Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

TERRITÓRIOS CULTURAIS

Comandado por Felipe Gaia e Tuti Müller, a série percorre espaços culturais da cidade e do estado de São Paulo, que são apresentados ao público de forma bem humorada e informativa.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 21 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Neste teleaula 21 você vai verá uma aula diferente do nosso curso de Língua Portuguesa, onde conhecerá o pensamento de um profissional da palavra. Vamos ver uma entrevista com Villas-Bôas Correia, um jornalista político que há quase 50 anos trabalha em jornal e televisão.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 32 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 32 você verá dois trabalhadores do campo proseando sobre estudo e amizade, e aprenderá um pouco mais sobre as línguas oral, falada e escrita. Também notará que as palavras se agrupam para formar uma oração, dando origem a períodos simples e compostos, e conhecerá as diferenças entre verso e prosa.

  • 07:31NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 21 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que existem muitos tipos de aço e que uns enferrujam, outros não; verá também que o aço que não enferruja é chamado de aço inoxidável e que ele não enferruja por causa da casquinha que se forma sobre o metal. Você verificará, ainda, como é a estrutura de uma liga de aço inoxidável, e ficará sabendo que as partículas de uma substância simples têm todas o mesmo tamanho e a mesma massa. Por último, você verá como é o processo de obtenção do aço a partir da sucata.

  • 07:47TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 – EMESP E SALA SÃO PAULO

    Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.

  • 08:04CULTURA É CURRÍCULO II

    CASA DE CULTURA MARCELO GRASSMAN - SÃO SIMÃO

  • 08:11DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 30 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 15/10/2018

    NO DIA DOS PROFESSORES, O PROGRAMA DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAI CONVERSAR SOBRE AS DORES E DELÍCIAS DESSA CARREIRA TÃO IMPORTANTE E TÃO DIFÍCIL NO BRASIL DE HOJE./ COMO GARANTIR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA E MELHORES SALÁRIOS PARA QUEM EDUCA E FORMA NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.//

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 260

    Adriana Falcão: O programa entrevista a escritora carioca, que é roteirista da série A Grande Família, da Rede Globo, e também colaborou na adaptação de O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna, e Comédia da Vida Privada, com versões para a TV da s crônicas de Luis Fernando Verissimo. Nesse bate-papo com o Entrelinhas, Adriana Falcão fala de seu trabalho com cinema e de como se especializou na arte literária de escrever diálogos. Antoine de Baecque: O Entrelinhas exibe entrevista, feita em Paris, com o crítico de cinema que foi editor dos Cahiers du cinéma (célebre publicação dos cineastas da nouvelle vague) e que recentemente esteve no Brasil para lançar o livro Cinefilia – no qual mostra como a paixão pelo cinema marcou gerações de intelectuais e escritores entre o fim da Segunda Guerra e as revoluções contraculturais de maio de 1968. Andrei Tarkovski: Filho do poeta Arseny Tarkovski, o cineasta russo Andrei Tarkóvski adaptou diversos romances para o cinema e criou filmes cheios de metáforas visuais. O programa mostra as relações estreitas do cineasta com a literatura, em matéria que inclui depoimento de Antoine de Baecque, para quem Tarkóvski concebia o cinema com autêntica “lógica poética”.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    MEMÓRIAS

    QUADROS • Grande Reportagem – Relembrar o passado para entender o presente e projetar o futuro. É assim que Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa, define a importância do registro das histórias de vida no Museu, criado em 1992. Em um programa sobre Memória, a Grande Reportagem do Almanaque Educação foi bater um papo com Karen e conhecer como funciona esse museu virtual. • Pequenas Histórias - quadro que vai privilegiar passagens em que personagens falam de fatos do passado que repercutiram em suas vidas futuras tanto profissional como emocionalmente. • Túnel do Tempo - imagens da TV Cultura que nos remetam a memória do Brasil e do mundo através dos tempos • Minha Visão das Coisas - Dorinha conversa com jovens nas ruas fazendo as seguintes perguntas: Por que é que dizem que o nosso país não tem memória? Prá você, o que significa preservar a memória de um povo? O bairro que você mora tem memória? O que é a memória de uma cidade para você? • Horizontes Culturais - a TV Cultura em parceria com a FDE e a secretaria de educação tem levado aos estudantes paulistas da rede estadual de ensino a série cultura é currículo. São episódios sobre locais da cidade de São Paulo onde ao mesmo tempo em que encontramos arte e cultura contemporânea, a memória do povo brasileiro se mantém preservada...

  • 09:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 03

    NESTE PROGRAMA, VEREMOS OS PROJETOS DE ANDRE GONCALVES(RS), PROBIOMA (BOLIVIA) E LOGROS (URUGUAI)

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DIARREIAS

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    A CRISE DOS SETE ANOS

    Saiba neste programa o que é crise dos sete anos. A Terapeuta Familiar e Psicanalista Infantil, Anne Lise Scappaticci, vai falar sobre a crise dos sete anos. Orienta como os pais podem perceber essa crise, quais as marcas que ela pode trazer e como evitá-la.

  • 11:07LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 14

    Sinopse PGM 14 Convidados: Ana Miranda e Luiz Ruffato Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Ana: Você escreveu livros tendo escritores como personagens e livros com pesquisa histórica: a invenção puramente ficcional se esgotou? • Ruffato: A idéia de representar a formação do proletariado faz parte dessa preocupação em buscar lastro de realidade para a ficção? • Ana: Livros e filmes inspirados em fatos reais, documentários, relatos testemunhais fazem parte dessa tendência? Poeta Diógenes Moura para Ruffato [como fazer com que o texto emocione?] PERGUNTAS BLOCO 2 Historiadora e escritora Márcia Camargos p/ Ana Miranda: [escrever é erguer uma casa?] • Ruffato: Falando em “construção” Inferno provisório retoma a idéia dos grandes panoramas históricos (como ocorre em Balzac). Isso não é incompatível com realidade (e literatura) contemporâneas? • Ana: de que maneira, na ficção, a história pode falar sobre o presente? Como é seu processo de criação a partir da pesquisa histórica e biográfica? • P/ ambos: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal? Diógenes Moura para Ruffato [futebol] PERGUNTAS BLOCO 3 Diógenes p/ Ana [controle das idéias] • Pergunta para ambos sobre poesia: Ruffato/As máscaras singulares; Ana estreou com livro de poesia • Vocês dois lidam com personagens distantes no tempo e espaço: como recriar a linguagem do outro, do diferente, de uma outra época e de realidades distantes ? • Ana: vc muda de estilo dependendo da época em que seus livros estão ambientados? Como é escrever sobre Augusto dos Anjos ou Clarice sem parodiá-los? PERGUNTAS BLOCO 4 Márcia p/ Ruffato: [origens mineiras] • Ana: Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Ruffato: vc organizou duas antologias, para a editora Record, com contos de “mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”. Existe literatura feminina? • Ana: fazer mesma pergunta. • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer?

  • 12:03CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 19

    Cultura Retrô - PGM 19 VT JK - 109 anos de nascimento À PEDIDO - Confissões de Adolescente VT MUSA GRETA GARBO VT TARSILA 125 anos de nascimento Encerra FREDDIE MERCURY

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 337

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 14/11/2018 - EMPREENDEDORISMO FEMININO

    HOJE FALAMOS SOBRE EMPREENDEDORISMO FEMININO./ COM A GENTE, AS ESCRITORAS E CRIADORAS DO PROJETO "THE GIRLS ON THE ROAD", FERNANDA MOURA E TACIANA MELLO./ E A CONSULTORA DO SEBRAE SÃO PAULO, ELISABETE FERNANDES.

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DIARREIAS

  • 14:31BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 20 - COLUNA VERTEBRAL E AS DORES

    NO PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA VAMOS FALAR SOBRE A COLUNA VERTEBRAL E AS DORES. A COLUNA VERTEBRAL É COMPOSTA PELAS REGIÕES CERVICAL, TORÁCICA, LOMBAR E SACRO. AS DORES DE COLUNA ACOMETEM UMA GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO E AS DORES MAIS FREQUENTES SÃO DOR NA COLUNA CERVICAL, REGIÃO DA NUCA E PESCOÇO E DORES LOMBARES.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ENGATINHAR E ANDAR

    Neste momento papo de mãe vamos falar sobre os primeiros passos do bebê. Será que é necessário engatinhar antes de andar? Essa fase gera muita angústia entre pais e mães porque as comparações com outras crianças são inevitáveis. Só que cada uma tem seu ritmo. Para este papo convidamos a pediatra Renata Scatena e a Ana Paula Trivino, mãe da Malu de 1 ano e 3 meses.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 30 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 15/10/2018

    NO DIA DOS PROFESSORES, O PROGRAMA DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAI CONVERSAR SOBRE AS DORES E DELÍCIAS DESSA CARREIRA TÃO IMPORTANTE E TÃO DIFÍCIL NO BRASIL DE HOJE./ COMO GARANTIR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA E MELHORES SALÁRIOS PARA QUEM EDUCA E FORMA NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.//

  • 15:34GIGANTES DO OCEANO

    A VIDA DE GIGANTE

    Este primeiro episódio da Série Gigantes do Oceano explora os detalhes íntimos dos maiores animais que já viveram em nosso planeta - as grandes baleias. Os experientes cinegrafistas subaquáticos - Doug Allan e Didier Noirot – nos deixam Cara a cara com baleias Jubarte de duzentas toneladas, Baleias Holandesas do Sul e alimentam Baleias Azuis. Confira!

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 – EMESP E SALA SÃO PAULO

    Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 21 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Neste teleaula 21 você vai verá uma aula diferente do nosso curso de Língua Portuguesa, onde conhecerá o pensamento de um profissional da palavra. Vamos ver uma entrevista com Villas-Bôas Correia, um jornalista político que há quase 50 anos trabalha em jornal e televisão.

  • 17:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 32 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 32 você verá dois trabalhadores do campo proseando sobre estudo e amizade, e aprenderá um pouco mais sobre as línguas oral, falada e escrita. Também notará que as palavras se agrupam para formar uma oração, dando origem a períodos simples e compostos, e conhecerá as diferenças entre verso e prosa.

  • 17:31LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 14

    Sinopse PGM 14 Convidados: Ana Miranda e Luiz Ruffato Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Ana: Você escreveu livros tendo escritores como personagens e livros com pesquisa histórica: a invenção puramente ficcional se esgotou? • Ruffato: A idéia de representar a formação do proletariado faz parte dessa preocupação em buscar lastro de realidade para a ficção? • Ana: Livros e filmes inspirados em fatos reais, documentários, relatos testemunhais fazem parte dessa tendência? Poeta Diógenes Moura para Ruffato [como fazer com que o texto emocione?] PERGUNTAS BLOCO 2 Historiadora e escritora Márcia Camargos p/ Ana Miranda: [escrever é erguer uma casa?] • Ruffato: Falando em “construção” Inferno provisório retoma a idéia dos grandes panoramas históricos (como ocorre em Balzac). Isso não é incompatível com realidade (e literatura) contemporâneas? • Ana: de que maneira, na ficção, a história pode falar sobre o presente? Como é seu processo de criação a partir da pesquisa histórica e biográfica? • P/ ambos: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal? Diógenes Moura para Ruffato [futebol] PERGUNTAS BLOCO 3 Diógenes p/ Ana [controle das idéias] • Pergunta para ambos sobre poesia: Ruffato/As máscaras singulares; Ana estreou com livro de poesia • Vocês dois lidam com personagens distantes no tempo e espaço: como recriar a linguagem do outro, do diferente, de uma outra época e de realidades distantes ? • Ana: vc muda de estilo dependendo da época em que seus livros estão ambientados? Como é escrever sobre Augusto dos Anjos ou Clarice sem parodiá-los? PERGUNTAS BLOCO 4 Márcia p/ Ruffato: [origens mineiras] • Ana: Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Ruffato: vc organizou duas antologias, para a editora Record, com contos de “mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”. Existe literatura feminina? • Ana: fazer mesma pergunta. • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer?

  • 18:30METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 356 - 10/03/2019

    DOMINGO É DIA DE METRÓPOLIS COM UMA REVELAÇÃO DA ARTE BRASILEIRA QUE ESTÁ NAS GALERIAS, NA INTERNET, NAS REVISTAS DE MODA. E O PERNAMBUCANO SAMUEL DE SABOIA SÓ TEM 21 ANOS. ANDREA BELTRÃO E ALEXANDRE NERO FALAM SOBRE ALBATROZ, UM FILME CHEIO DE ENIGMAS. VOCÊ É O QUE VOCÊ LÊ? TRÊS AUTORES E UM PÚBLICO DE APAIXONADOS POR LIVROS TEM ZECA BALEIRO E AS MÚSICAS DO NOVO DISCO NO NOSSO ESTÚDIO E MAIS: O CASAL QUE PRODUZ UM VIDEOCLIPE POR SEMANA, CAPITÃ MARVEL NOS CINEMA, DICAS DE SÉRIE, DE LIVRO...

  • 19:30TELECONTO

    FOGO FRIO 1

  • 20:00NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES

    NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES - EPISÓDIO 4

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 11/03/2019

  • 21:00IMAGEM DO SOM

    OS PARALAMAS DO SUCESSO - DVD: VAMO BATÊ LATA - AO VIVO

  • 22:03GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A TV LEVADA A SERIO - OUTRAS QUESTOES

    Entre as muitas questões que cercam a televisão, Arlindo Machado sugere algumas respostas e aponta tendências. Entre as perguntas que responde, estão: - A TV Universitária e seu Real Papel; - Televisão e Poder; - Propaganda e Videoclipe; - O telespectador; - A Audiência; - A Comunicação de Massa;

  • 22:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 30 – MUSEU CATAVENTO

    Hoje Territórios Culturais visita o museu mais querido do estado de São Paulo. O Museu Catavento que há anos faz a cabeça de crianças, jovens e adultos com obras que instigam e colocam a galera para pensar. Dividido em 4 categorias, universo, vida, engenho e sociedade, o museu é pura descoberta e diversão! Pegue seu ingresso e venha com a gente!

  • 23:02JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 11/03/2019

    PRESIDENTE JAIR BOLSONARO PEDE PARA DEIXAR AS INVESTIGAÇÕES CONTINUAREM AO SE REFERIR ÀS CANDIDATURAS LARANJAS ATRIBUÍDAS AO MINISTRO DO TURISMO. ====== CONSIDERADO O GURU DO BOLSONARISMO, O FILÓSOFO OLAVO DE CARVALHO PEDE AOS SEUS ALUNOS QUE DEIXEM O GOVERNO/ ----- APAGÃO ATINGE A VENEZUELA E TAMBÉM DEIXA PARTE DO ESTADO DE RORAIMA SEM LUZ./ ----- PROPOSTA INCENTIVA A CRIAÇÃO DE MAIS SINDICATOS POR CATEGORIA PROFISSIONAL PARA ESTIMULAR A CONCORRÊNCIA/ ( sonora: "...é importante ter mais sindicatos, pra gente avaliar e escolher") ----- O DIA INTERNACIONAL DA MULHER NO MUNDO É MARCADO POR PROTESTOS EM BUSCA DE IGUALDADE E RESPEITO. ------ NO BRASIL, TRABALHADORAS RECEBEM SALÁRIO MÉDIO VINTE POR CENTO ABAIXO DO QUE É PAGO AOS HOMENS. ------ MUSEU NO ÁRTICO ARQUIVA DEPOIMENTOS GRAVADOS EM ÁREA ISOLADA EM SEM RISCO DE ATAQUE CIBERNÉTICO. / ( SOBE SOM DO ÁUDIO ) ----GC ---- GURU DA DIREITA OLAVO DE CARVALHO PEDE A ALUNOS QUE SAIAM DO GOVERNO ----- APAGÃO VENEZUELA FICA 20 HORAS SEM LUZ ------ SINDICATOS TRABALHADOR PODERIA ESCOLHER QUEM DÁ MAIS BENEFÍCIOS ------ DIA INTERNACIONAL DA MULHER PROTESTOS DENUNCIAM VIOLÊNCIA E DISCRIMINAÇÃO ------- BRASIL MULHERES RECEBEM 20% A MENOS DO QUE HOMENS ----- VOZES PARA O FUTURO GRAVAÇÕES FICAM GUARDADAS NA GELADA NORUEGA ( sobe som de uma gravação)

  • 23:46CONTOS DA MEIA NOITE

    MONOLOGO DE TUQUINHA BATISTA - ANIBAL MACHADO

    Sair da Zona norte - ideal da garota suburbana. A irmã saiu, está nas evidências da mídia da zona sul (Copacabna, Ipanema, Gávea, Leblon). O dilema de Tuquinha: volta minha irmã X me leva também.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 11 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 11 você aprenderá a identificar locais de trabalho de acordo com as profissões. Além disso, descobrirá que, em Inglês, as palavras não têm gênero e saberá como reconhecer e fazer perguntas usando os verbos corretamente.

  • 07:13NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 31 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai começar aprendendo os princípios da ótica geométrica e vai conhecer como esses princípios afetam nossa vida cotidiana.

  • 07:29NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 22 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que o ferro enferruja ao entrar em contato com o ar e com a água. Verá também que a maneira mais fácil de proteger o ferro do enferrujamento é pintar ou até mesmo engraxar os objetos de aço. Hoje, você ainda ficará sabendo por que um pouco de ferrugem é útil no processo de reciclagem do aço e também por que o ferro enferrujado pesa mais que o ferro limpo. Por último, você verá que o enferrujamento do ferro é um processo natural. Na verdade, é a volta do ferro à natureza.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 2 - FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

    Territórios Culturais viaja hoje para o extremo sul da cidade, na região do Capão Redondo. Berço de um movimento cultural e artístico forte e militante, o Capão abriga uma das Fábricas de Cultura mais atuantes da cidade. Lá, Felipe e Tuti conhecem - além das diversas ações culturais realizadas pela comunidade – Harley e seu grupo vocal que tem bombado na internet: O Quebrada Queer.

  • 08:02CULTURA É CURRÍCULO II

    SÍTIO SANTO ANTONIO - SÃO ROQUE

  • 08:10DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 31 REGIME DE COLABORAÇÃO - 12/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS DISCUTIR O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. O MECANISMO NÃO É NOVO, MAS AGORA É APONTADO COMO FUNDAMENTAL PARA IMPLEMENTAR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 261

    Por que ler os clássicos: Entrelinhas apresenta seu novo quadro, em que escritores e críticos apresentam de modo didático, mas sem prejuízo da profundidade, os maiores clássicos da literatura universal. Na primeira edição de “Por que ler os clássicos?” (cujo nome é uma homenagem ao célebre ensaio de Italo Calvino), o poeta Eduardo Sterzi, maior estudioso brasileiro da obra de Dante Alighieri, apresenta a Divina Comédia, o monumental e complexo poema que parte da cosmologia medieval (Paraíso, Purgatório e Inferno) para lançar as sementes da literatura moderna. Antonio Cicero: O programa entrevista o filósofo, letrista de música popular e poeta carioca Antonio Cicero. Autor de Guardar e A cidade e os livros, Cicero esteve em São Paulo para participar da “Estante Viva” (projeto do Sesc Belenzinho em que os escritores comentam livros que marcaram suas trajetórias) e falou da importância da cultura da Antiguidade grega para seus ensaios e para sua p oesia – que inclui, no campo da música, parcerias com sua irmã, a cantora Marina. Ex-Isto: O programa apresenta também uma entrevista com Cao Guimarães, diretor do filme baseado em Catatau. Nesse romance experimental do poeta Paulo Leminski, o filósofo francês René Descartes embarca na expedição do holandês Maurício de Nassau ao Brasil e, abaixo da linha do Equador, enlouquece com a exuberância tropical e com os efeitos de um a erva que turva seu projeto de fundar uma abordagem racionalista do mundo. Em Ex-Isto, Cao Guimarães faz um adaptação ousada de Catatau, intercalando trechos do livro a cenas em que o ator João Miguel, na pele de Descartes, vaga entorpecido pelas selvas tropicais e pelas ruas atuais de Recife e Brasília (cenários em que Leminski projeta a erosão solar, e intemporal, do racionalismo cartesiano).

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CONHECIMENTO

    Quadros • GRANDE REPORTAGEM - NUM PROGRAMA ONDE O CONHECIMENTO É O FOCO, O ALMANAQUE EDUCAÇÃO USOU UMA EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO PARA ENTENDER O UNIVERSO QUE ENVOLVE O SABER. COM A AJUDA DO FÍSICO E PROFESSOR DA UNICAMP MARCELO KNOBEL, FOMOS CONHECER O LEGADO DEIXADO PELO CIENTISTA ALBERT EINSTEIN E COMPREENDER COMO SUAS PESQUISAS FORAM INFLUENCIADAS POR ÁREAS COMO CULTURA, MÚSICA, HISTÓRIA E FILOSOFIA. É O CONHECIMENTO E SUA MULTIDISCIPLINARIDADE. • MINHA VISÃO DAS COISAS – O QUADRO VAI MOSTRAR, POR MEIO DE RESPOSTAS, UM PAINEL COM ALGUNS FRAGMENTOS DO “CONHECIMENTO” DOS PARTICIPANTES SOBRE ALGUNS DOS TEMAS DISCUTIDOS. • TÚNEL DO TEMPO - MATERIAL DA TV CULTURA SOBRE O CONHECIMENTO (IMAGENS DE PESQUISADORES, CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS, DEBATES DE INTELECTUAIS, IMAGENS DE PESQUISAS E AVANÇOS ESPACIAIS ETC.) • PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES - EDIÇÃO RÁPIDA DE VÁRIOS “PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES” QUE FORAM AO AR NOS EPISÓDIOS DO ALMANAQUE. • HORIZONTES CULTURAIS - IMAGENS DE DIVERSOS LOCAIS DO PGM CULTURA É CURRÍCULO: MUSEUS, VIVEIRO MANEQUINHO LOPES, CASA DOS BANDEIRANTES • QUANDO EU CRESCER - QUADRO EM QUE UMA ALUNA DA ESCOLA PÚBLICA QUE SONHA SER PROFESSORA VAI SABER O QUE É NECESSÁRIO PARA A PROFISSÃO. ELA CONVERSA COM O PROFESSOR FERNANDO ALMEIDA, QUE EXPLICA QUAIS OS PASSOS PARA CHEGAR A SER PROFESSOR E FALA SOBRE O OFÍCIO DA PROFISSÃO.

  • 09:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 04

    NESTE PROGRAMA, VEREMOS OS PROJETOS FAVEIRAS(GOIAS),AGUAS DO INFERNO ( PERU) E POVOS TRADICIONAIS (GUATEMALA).

  • 10:00SAUDE BRASIL

    CUIDADOS COM A PELE DO BEBE

    A PELE DO BEBE MERECE CUIDADIS ESPECIAIS.SENSIVEL, E ATRAVES DELA QUE A CRIANCA SENTE O TOQUE DE CARINHO DOS PAIS...POREM ,E NA PELE QUE TAMEM PODE OCORRER UMA SERIE DE PROBLEMAS,JA QUE E ATRAVES DELA O CONTATO COM O MEIO AMBIENTE E COM AGEN- TES FISICOS E QUIMICOS. OS CUIDADOS COM A PELE DO BEBE MERECEM ATENCAO POR PARTE DOS PAIS QUE DEVEM RECORRER AO PEDIATRA E/OU AO DERMATOLOGISTA PARA A PROMOCAO DA SAUDE E DO BEM-ESTAR DE SEUS FILHOS. ESTE PROGRAMA TRAZ ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS DAS ADVERSIDADES COM A PELE DO BEBE.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    AGENDA LOTADA

    Saiba neste programa quais são as principais atividades de uma agenda lotada. A Psicopedagoga do CAD - Centro de Aprendizado e Desenvolvimento, Silvia Amaral, vai falar das conseqüências que uma agenda lotada pode trazer para a criança. Fala também como montar uma boa agenda para seu filho e como fazer a escolha certa.

  • 11:07LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 15

    Sinopse PGM 15 Convidados: Carlos Heitor Cony e Nuno Ramos Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 · Cony: depois de escrever Pilatos, vc ficou mais de 20 anos sem escrever. E vc Nuno, lançou seu primeiro livro, Cujo, em 93, quando já tinha mais de. O que desencadeia (ou interrompe) o processo da escrita? · PERGUNTA CRISTOVÃO TEZZA para CONY (relação literatura/jornalismo) · Nuno: Além de escritor e artista plástico, vc é ensaísta e crítico. Que relação há entre reflexão teórica e invenção? · Cony: Existe invenção sem reflexão sobre literatura? E a crítica literária conta na hora de escrever? PERGUNTAS BLOCO 2 · PERGUNTA CRISTOVÃO TEZZA para NUNO (relação arte/literatura) · Cony: fazendo um paralelo com a pergunta do Cristovão, no seu caso a filosofia parece ser um discurso fora da literatura com o qual vc dialoga. Já se disse que O Ventre é um romance existencialista e Informação ao crucificado ecoa a idéia de Nietzsche de que “Deus está morto”. O romance é uma forma de filosofia? · Nuno: vc é formado em filosofia; que papel teve a filosofia na sua formação artística? · Cony: vc é de uma geração em que os intelectuais tinham um papel público, tinham (ou pareciam ter) um poder de intervenção. Ao mesmo tempo vc ironizou isso em Pessach, a travessia. A figura do intelectual como consciência crítica de seu tempo é uma ilusão? O títulos Pilatos indica um gesto de lavar as mãos? · Nuno: o artista (ou o escritor) tem alguma possibilidade de intervir na realidade social? · Cony: pq a indenização que vc recebeu por ter sido perseguido pelo regime militar gerou polêmicas e protestos? PERGUNTAS BLOCO 3 · PERGUNTA MAURICIO SANTANA DIAS para CONY (Casa do Poeta Trágico) - emendar para Nuno: o crítico José Pasta escreve nas orelhas de Ó que o livro é uma “meditação sobre a ruína”. Que fascínio é esse que os escombros exercem sobre vocês? · Nuno: Assim como o Cony tem livros memorialísticos, como Informação ao crucificado e Quase memória, vc começou a escrever a partir de sua experiência no ateliê. A vivência é fundamental ou a poesia é “coisa mental”, como dizia Leonardo da Vinci? · Cony: de que maneira a experiência no seminário marcou sua obra? · Nuno: futebol e música popular, temas de alguns dos textos de Ensaio Geral, são as melhores traduções da realidade brasileira? · Cony: ao escrever vc se preocupa em retratar o Brasil de hoje? · Nuno: o tema de identidade brasileira, tão presente na reflexão sobre a arte no Brasil, ainda faz sentido? PERGUNTAS BLOCO 4 · PERGUNTA MAURICIO SANTANA DIAS para NUNO (poesia sem versos) · emendar na pergunta gravada: Nuno, seus livros parecem mesmo estar numa zona de indefinição: Cujo e o recente Ó são livros de ficção, com minicontos, ou são poesia em prosa? · Cony: o romance é o melhor gênero para representar e discutir a realidade? · Nuno: o poeta João Bandeira me disse que vc tem poemas de juventude publicados numa revista literária; vc pretende publicá-los em livro?

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 20

    Cultura Retrô PGM 20 - 08/09/11 VT MAO TSE TUNG - 35 ANOS DE MORTE VT MATÉRIA GLUB GLUB - 20 ANOS DE ESTRÉIA À PEDIDOS - TELEROMANCE MARIA STUART VT TOY ART VT LENNON / IMAGINE - 40 ANOS LANÇAMENTO DISCO "IMAGINE"

  • 12:30MANOS E MINAS III

    DEVOTOS

    Neste programa o Manos e Minas recebe a banda Devotos, comemorando 30 anos de carreira. Representando a cena dos slams, Naia e Bione. Matérias: - Nosso videorreporter Rodney Suguita foi conhecer a GALERIA VIADUTO. - No quadro 'Discoteca Básica' , vamos conhecer os discos que compõe a trilha sonora da Andre Soriano, a Lovesteady, Dj do Feminine HI FI. - O bairro da Liberdade, aqui em São Paulo, é conhecido pela cultura japonesa, mas a verdadeira história do bairro une as culturas negra e oriental e agora será contada em história em quadrinhos.

  • 13:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 11/03/2019 - PECUARIA AMAZONIA

    PARA FALAR SOBRE OS IMPACTOS DA PECUÁRIA NO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA, A GENTE RECEBE O ENGENHEIRO FLORESTAL PAULO BARRETO, COFUNDADOR E PESQUISADOR ASSOCIADO DO IMAZON, O INSTITUTO DO HOMEM E MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA./ E O ENGENHEIRO AGRÍCOLA, EDUARDO ASSAD, PESQUISADOR DA EMPRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA E UM DOS RESPONSÁVEIS PELO PLANO ABC, AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA.

  • 14:01SAUDE BRASIL

    CUIDADOS COM A PELE DO BEBE

    A PELE DO BEBE MERECE CUIDADIS ESPECIAIS.SENSIVEL, E ATRAVES DELA QUE A CRIANCA SENTE O TOQUE DE CARINHO DOS PAIS...POREM ,E NA PELE QUE TAMEM PODE OCORRER UMA SERIE DE PROBLEMAS,JA QUE E ATRAVES DELA O CONTATO COM O MEIO AMBIENTE E COM AGEN- TES FISICOS E QUIMICOS. OS CUIDADOS COM A PELE DO BEBE MERECEM ATENCAO POR PARTE DOS PAIS QUE DEVEM RECORRER AO PEDIATRA E/OU AO DERMATOLOGISTA PARA A PROMOCAO DA SAUDE E DO BEM-ESTAR DE SEUS FILHOS. ESTE PROGRAMA TRAZ ALGUNS DOS PRINCIPAIS PROBLEMAS, SINTOMAS E TRATAMENTOS DAS ADVERSIDADES COM A PELE DO BEBE.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 20 - DIABETES

    NO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA VAMOS FALAR SOBRE O DIABETES, A DOENÇA QUE ATINGE CERCA DE 11 MILHÕES DE PESSOAS NO BRASIL. O DIABETES É RESPONSÁVEL POR SÉRIAS COMPLICAÇÕES NO ORGANISMO, ENTRE ELAS, A CEGUEIRA, AS AMPUTAÇÕES E O ATAQUE CARDÍACO.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    GRAVIDEZ APÓS CÂNCER

    Neste momento papo de mãe vamos falar sobre mulheres que passaram por um tratamento contra o câncer e depois puderam engravidar normalmente. Alguns cuidados são necessários para a mulher que passa por quimioterapia e ainda deseja ter filhos. Para este papo, convidamos a Érica Brandão, mãe da Júlia, de um ano e o mastologista, Waldemir Rezende.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 31 REGIME DE COLABORAÇÃO - 12/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS DISCUTIR O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. O MECANISMO NÃO É NOVO, MAS AGORA É APONTADO COMO FUNDAMENTAL PARA IMPLEMENTAR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO

  • 15:36GIGANTES DO OCEANO

    PENSADORES DAS PROFUNDEZAS

    Como nós, as baleias e os golfinhos têm grandes cérebros, vivem em sociedades complexas e se mostram capazes de um comportamento altamente inteligente. Mas os mamíferos marinhos são tão inteligentes quanto imaginamos? Das águas calmas do Caribe para os ricos mares do Alasca, nossa equipe subaquática - Doug Allan e Didier Noirot - enfrentam engenhosas baleias jubarte e os astutos Golfinhos que impressionam com sua técnica de caça. Neste episódio, vamos descobrir exatamente como as baleias e os golfinhos inteligentes são na prática. Confira!

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 2 - FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

    Territórios Culturais viaja hoje para o extremo sul da cidade, na região do Capão Redondo. Berço de um movimento cultural e artístico forte e militante, o Capão abriga uma das Fábricas de Cultura mais atuantes da cidade. Lá, Felipe e Tuti conhecem - além das diversas ações culturais realizadas pela comunidade – Harley e seu grupo vocal que tem bombado na internet: O Quebrada Queer.

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 11 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 11 você aprenderá a identificar locais de trabalho de acordo com as profissões. Além disso, descobrirá que, em Inglês, as palavras não têm gênero e saberá como reconhecer e fazer perguntas usando os verbos corretamente.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 31 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai começar aprendendo os princípios da ótica geométrica e vai conhecer como esses princípios afetam nossa vida cotidiana.

  • 17:31LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 15

    Sinopse PGM 15 Convidados: Carlos Heitor Cony e Nuno Ramos Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 · Cony: depois de escrever Pilatos, vc ficou mais de 20 anos sem escrever. E vc Nuno, lançou seu primeiro livro, Cujo, em 93, quando já tinha mais de. O que desencadeia (ou interrompe) o processo da escrita? · PERGUNTA CRISTOVÃO TEZZA para CONY (relação literatura/jornalismo) · Nuno: Além de escritor e artista plástico, vc é ensaísta e crítico. Que relação há entre reflexão teórica e invenção? · Cony: Existe invenção sem reflexão sobre literatura? E a crítica literária conta na hora de escrever? PERGUNTAS BLOCO 2 · PERGUNTA CRISTOVÃO TEZZA para NUNO (relação arte/literatura) · Cony: fazendo um paralelo com a pergunta do Cristovão, no seu caso a filosofia parece ser um discurso fora da literatura com o qual vc dialoga. Já se disse que O Ventre é um romance existencialista e Informação ao crucificado ecoa a idéia de Nietzsche de que “Deus está morto”. O romance é uma forma de filosofia? · Nuno: vc é formado em filosofia; que papel teve a filosofia na sua formação artística? · Cony: vc é de uma geração em que os intelectuais tinham um papel público, tinham (ou pareciam ter) um poder de intervenção. Ao mesmo tempo vc ironizou isso em Pessach, a travessia. A figura do intelectual como consciência crítica de seu tempo é uma ilusão? O títulos Pilatos indica um gesto de lavar as mãos? · Nuno: o artista (ou o escritor) tem alguma possibilidade de intervir na realidade social? · Cony: pq a indenização que vc recebeu por ter sido perseguido pelo regime militar gerou polêmicas e protestos? PERGUNTAS BLOCO 3 · PERGUNTA MAURICIO SANTANA DIAS para CONY (Casa do Poeta Trágico) - emendar para Nuno: o crítico José Pasta escreve nas orelhas de Ó que o livro é uma “meditação sobre a ruína”. Que fascínio é esse que os escombros exercem sobre vocês? · Nuno: Assim como o Cony tem livros memorialísticos, como Informação ao crucificado e Quase memória, vc começou a escrever a partir de sua experiência no ateliê. A vivência é fundamental ou a poesia é “coisa mental”, como dizia Leonardo da Vinci? · Cony: de que maneira a experiência no seminário marcou sua obra? · Nuno: futebol e música popular, temas de alguns dos textos de Ensaio Geral, são as melhores traduções da realidade brasileira? · Cony: ao escrever vc se preocupa em retratar o Brasil de hoje? · Nuno: o tema de identidade brasileira, tão presente na reflexão sobre a arte no Brasil, ainda faz sentido? PERGUNTAS BLOCO 4 · PERGUNTA MAURICIO SANTANA DIAS para NUNO (poesia sem versos) · emendar na pergunta gravada: Nuno, seus livros parecem mesmo estar numa zona de indefinição: Cujo e o recente Ó são livros de ficção, com minicontos, ou são poesia em prosa? · Cony: o romance é o melhor gênero para representar e discutir a realidade? · Nuno: o poeta João Bandeira me disse que vc tem poemas de juventude publicados numa revista literária; vc pretende publicá-los em livro?

  • 18:30PERSONA EM FOCO

    RUTH DE SOUZA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 19:31TELECONTO

    FOGO FRIO 2

  • 20:01NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES

    NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES - EPISÓDIO 5

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 12/03/2019 - MONTADORAS

    PARA FALAR SOBRE O DECLÍNIO DAS MONTADORAS, A GENTE RECEBE O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DA USP, GLAUCO ARBIX, ESPECIALISTA EM TEORIA DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA./ E O ECONOMISTA MARIANO LAPLANE, PROFESSOR DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP./

  • 21:03IMAGEM DO SOM

    PAULO MOURÃO E OS CABOCLOS DAS MATAS - DVD: PAULO MOURÃO E OS CABLOCOS DAS MATAS

  • 22:00BALANÇO DO SECULO XX, PARADIGMAS DO SECULO XXI

    IRACEMA, A CONSTRUÇÃO DA HEROÍNA INDÍGENA

    O livro ‘Iracema’ tem sido trabalhado pelos críticos e difundido pelas escolas como um esforço feito por José de Alencar de fazer uma mitologia brasileira e de compor uma literatura nacional. Por outro lado, tem habitado o imaginário popular como um livro de fundo erótico que narra o romance entre uma índia e um conquistador português. E a personagem que dá o nome ao livro é vista como exemplo de dedicação, resignação e obediência; a tão conhecida ‘virgem dos lábios de mel”. O professor Paulo Franchetti, da Unicamp, mostra que a estrutura do livro é mais complexa do que é, e continua sendo, difundida. Ele aborda o esforço de José de Alencar em buscar na etimologia da língua tupi um sentido novo para uma nova literatura, que é a nacional. E é através das notas de rodapé, um recurso utilizado por Alencar e pouco abordado pelos críticos, que Franchetti demonstra como ‘Iracema’ “incorpora novas imagens ao patrimônio da poesia e da literatura ocidental”. Paulo Franchetti é professor de Teoria Literária da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Dirige a Editora da Unicamp. Livre-Docente pela Unicamp, publicou alguns aspectos da teoria da poesia concreta: o ensaio “Nostalgia, exílio e melancolia” e a novela “O sangue dos dias transparentes”. Realizou também estudos sobre Camilo Peçanha, Oliveira Martins, Eça de Queirós, Wenceslau de Moraes e sobre poesia e cultura brasileira.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 12/03/2019

    DOIS SUSPEITOS DOS ASSASSINATOS DE MARIELLE FRANCO E ANDERSON GOMES SÃO PRESOS NO RIO DE JANEIRO ./ ======= AS PRISÕES DOS SUSPEITOS ACONTECERAM DE MADRUGADA E OS ENVOLVIDOS SÃO UM POLICIAL MILITAR REFORMADO E UM EX-POLICIAL, EXPULSO DA CORPORAÇÃO./ ===== JAIR BOLSONARO DIZ QUE É PRECISO DESCOBRIR O MANDANTE DO CASO MARIELLE E TAMBÉM DA FACADA QUE ELE LEVOU NA CAMPANHA./ ------- SOBE PARA TREZE O NÚMERO DE MORTES CAUSADAS PELAS CHUVAS NA GRANDE SÃO PAULO/ MORADORES E EMPRESAS SOMAM OS PREJUÍZOS./ ------- O SISTEMA WORLD WIDE WEB, O WWW, ESTÁ COMPLETANDO 30 ANOS E PRECISANDO DE REFORMAS,/ ( sobe som ) -------- SETORES DA INDÚSTRIA SE ANIMAM, APESAR DOS SINAIS DE RECUPERAÇÃO LENTA DA ECONOMIA./ --------- PRIMEIRA-MINISTRA BRITÂNICA THEREZA MAY SOFRE NOVA DERROTA AO COLOCAR A PROPOSTA DO BREXIT NOVAMENTE EM VOTAÇÃO/ -------- DOIS COMENTARISTAS DO JORNAL DA CULTURA LANÇAM LIVROS PARA DISCUTIR QUESTÕES FILÓSOFICAS. -------

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    BALAIO - MARCAL AQUINO

    Na periferia, um bar; no bar, um jogo: balaio. O vencedor ganha o direito de atirar primeiro na próxima ocasião. Dois forasteiros entram no bar a cata de informações sobre Tiãozinho. O narrador senta-se com eles numa mesa. Começa uma situação tensa que vai evoluindo perigosamente.Há um intervalo tácito, com a passagem da polícia pelo local. mas o fim violento será o caminho de mão única para o qual se dirige todo o grupo. Menos, é claro, o dono do bar: Josué.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 31 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 31 você aprenderá um pouco mais sobre ângulos e verá que o ângulo de 180 graus é chamado de ângulo raso. Além disso, saberá que, quando dois ângulos formam um ângulo raso, eles são chamados de ângulos suplementares; quando duas retas paralelas são cortadas por uma terceira reta transversal a elas, formam-se ângulos correspondentes.

  • 07:13NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 42 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 42 você verá que calcular as medidas de triângulos acutângulos exige fórmulas diferentes das exigidas pelo triângulo retângulo. Conhecerá a Lei dos Cossenos - uma expressão geral utilizada para qualquer lado de triângulos que não são retângulos – e, ainda, acompanhará uma aplicação prática da Lei dos Cossenos.

  • 07:28NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 23 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula veremos que existem várias maneiras de proteger o aço. Você conhecerá os processos de cromeação, niquelação e estanhagem. Saberá por que não devemos comprar latas amassadas. Verá a zincagem e aprenderá por que o óxido de zinco é tão importante na proteção do aço. Você ainda aprenderá que o hidrogênio é um gás leve e muito explosivo. Por último, verá um processo usado em plataformas de petróleo, onde o alumínio é grudado à estaca de aço e funciona como um metal de sacrifício.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 3 - MUSEU DA IMIGRAÇÃO E MEMORIAL DA RESISTÊNCIA

    Neste episódio de Territórios Culturais, Felipe e Tuti – nossos apresentadores – “invadem” dois museus intimamente ligados à história de São Paulo: O Memorial da Resistência, onde nos anos de chumbo da ditadura militar funcionou a prisão do DEOPS e hoje é uma homenagem aos que lutaram pela democracia no Brasil. Nossos apresentadores “invadem” também o Museu da Imigração, localizado onde – no passado – funcionou a hospedaria dos imigrantes, local em que eram recebidas as famílias que aqui chegavam em navios vindos da Europa e que tanto contribuíram para a história de São Paulo.

  • 08:01CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DO TELEFONE DE BRAGANÇA PAULISTA

  • 08:08DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 32 FUNDEB - 23/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O FUNDEB - O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.

  • 08:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 262

    Alta Ajuda para Gaddafi & Cia: No quadro “Alta Ajuda” – que dá dicas de alta literatura para quem precisa de auto-ajuda –, o professor de literatura árabe Mamede Mustafá Jarouche (autor da premiada tradução brasileira do Livro das Mil e uma Noites) sugere algumas leituras para o líder Muammar Gaddafi e outros ditadores depostos na Primavera Árabe. Entre os livros sugeridos por Mamede para as “férias forçadas” dos tiranos, estão desde O leão e o chacal mergulhador (fábula anônima do século 12) até Orientalismo, do ensaísta palestino Edward Said. Buenos Aires literária: O Entrelinhas leva o espectador num passeio por Buenos Aires com o escritor Alvaro Abós – autor de um guia literário sobre a cidade que foi escolhida pela Unesco como a “capital mundial do livro” em 2011-2012. Livrarias e lugares frequentados por grandes escritores compõem o itinerário livresco da cidade mais literária da América do Sul. Oliverio Coelho: Argentino descendente de portugueses, Oliverio Coelho foi apontado pela revista Granta como um dos melhores jovens autores de língua espanhola. Oliverio esteve no Brasil para lançar Um homem chamado Lobo e o Entrelinhas conversou com ele sobre esse romance que mostra um lado pouco conhecido de seu país: o subúrbio de Buenos Aires e cidades do interior dominadas pela corrupção e pelas negociatas entre famílias – compondo uma imagem do país bem diferente do mundo intelectualizado da capital argentina.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ATITUDES

  • 09:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 05

    ESTE PROGRAMA MOSTRA OS PROJETOS: COOPAMARE (SP) SILVIO RUIZ (COLOMBIA) LIXO (REPUBLICA DOMINICANA)

  • 10:00SAUDE BRASIL

    HIGIENE E SAUDE DO LAR

    A HIGIENE E FUNDAMENTAL PARA A NOSSA SAUDE.ADOTAR BONS HABI- TOS VALE PARA TUDO:NOSSA HIGIENE PESSOAL,EM CASA,NO TRABALHO NA ESCOLA.NESTE PROGRAMA ESTAO DESTACADAS, ESPECIALMENTE,CUI DADOS BASICOS QUE PODEM SER ADOTADOS NO DIA-A-DIA PARA EVI - TAR CONTAGIO DE DOENCAS E PROMOVER A SAUDE DO LAR. EM CASA COM A CRIANCA O CUIDADO DEVE SER REDOBRADO.O BEBE, PEQUENO,POE OBJETOS A BOCA,AO ENGATINHAR E AO COMECAR A AN - DAR COMECA A DESCOBRIR, DENTRO DE CASA, UM MUNDO NOVO.E NELE PODE HAVER MAIS SUJEIRA E MICROORGANISMOS DO QUE DEVERIA. E FUNDAMENTAL FAZER A DEVIDA LIMPEZA EM TODOS OS AMBIENTES DA CASA.EM GERAL, UTILIZAM-SE COMO MATERIAL DE LIMPEZA - AGUA,SABAO E BACTERICIDAS. NESTE PROGRAMA VEREMOS TODOS OS CUIDAADOS QUE DEVEM SER TOMA DOS E QUAIS OS PRINCIPAIS VILOES DA FALTA DE HIGIENE NO LAR.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    EDUCANDO PARA PENSAR

    Saiba neste programa como educar seu filho a pensar. O Professor da Faculdade de Educação da USP, Nilson José Machado, vai orientar como educar seu filho a pensar. Fala também qual é a melhor idade para incentivar seu filho a aprender, fala da importância da leitura e dos contos de fada, na formação da personalidade da criança.

  • 11:12LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 16

    Sinopse PGM 16 (no ar: 09/04/2009) Convidados: Lygia Fagundes Telles e Marcelino Freire Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Lygia: Você é autora de romances e contos fundamentais na prosa brasileira, mas nos últimos anos vem publicando livros de crônicas e contos que partem de lembranças e fatos autobiográficos, como Invenção e Memória e Conspiração de Nuvens. Para abordar esse assunto, eu queria chamar uma pergunta feita para você pela escritora Ivana Arruda Leite. Vamos ouvir a pergunta. • Ivana Arruda Leite para Lygia (escrita autobiográfica) Lygia, minha estrela guia, minha meta na vida, como escritora e como mulher. Eu to escrevendo um romance atualmente bastante autobiográfico mas de coisas que aconteceram há muito tempo atrás. E to conseguindo ate me divertir muito com coisas tristézimas e duríssimas de serem vividas, na época. Me diz é sempre assim, a gente só consegue escrever depois que a ferida cicatriza?? • Marcelino: Como você trabalha sua experiência pessoal na ficção? A atenção que dá a aos excluídos, retirantes, empregadas domésticas, é um a questão de compromisso ético ou tem que ver com experiência pessoal? • Lygia: Seus principais romances – Ciranda de Pedra e As Meninas – parecem descrever a saída de um mundo doméstico, protegido pelo jardim da casa paterna, para aos perigos das ruas, para uma exposição ao sexo e às drogas. São romances geracionais? PERGUNTAS BLOCO 2 • Pergunta Fábio Lucas para Marcelino Freire (mini-conto) Marcelino, esta se tornandomoda na literatura brasielira a pratica do miniconto e ele é algo muito sumario. O conto tem uma tradição primeiro folhetinesca, baseado em aventuras e tinha um efeito final que era explosivo. Depois, qdo a ficção a consciência do narrador portanto aos conflitos internos, íntimos, formou-se outro tipo de ficção da qual por exemplo faz parte a Lygia Fagundes Telles. Eu acho que o mini conto acabou se restringindo a jogos de palavras. Eu temo que esse gênero não consiga florescer doq eu já fez. Eu gostaria que vc comentasse esse tema para nos. O Mini conto. • Lygia: Seria correto dizer que seus romances são mais realistas, enquanto boa parte dos contos deriva para o fantástico ou para o alegórico (como “A Caçada”, em que a personagem penetra numa velha tapeçaria, ou “Seminário dos Ratos”, em que os roedores invadem uma cúpula de burocratas)? • Lygia: Como foi sua experiência de escrever o roteiro Capitu com Paulo Emilio Salles Gomes? Como vc lidou com a questão da traição da personagem de Dom Casmurro? PERGUNTAS BLOCO 3 • Pergunta Fábio Lucas para Lygia Fagundes Telles [inveja e ciúme] Lygia, Vc foi uma das primeiras escritoras brasileiras a usar o fluxo da consciência da mulher na ficção. Tematicamente, vc sempre explorou os desencontros da alma. E desses desencontros vc explorou tematicamente, principalmente o ciúme e a inveja. Eu gostaria que vc falasse dessa opção por essa temática. Perguntas de platéia PERGUNTAS BLOCO 4 Pergunta Ivana p/ Marcelino [pessimismo x alegria] Marcelino querido, se eu não te conhecesse e lesse os seus contos eu diria que se trata de uma pessoa muito seria, negativista, pessimista, revoltada com a vida. Um cara irado, nervoso. E eu tenho a felicidade de partilhar amizade com você e sei que não é nada disso. Um cara cheio de esperança , de alegria, que nos anima a todos, cheio de sonhos. Como vc faz e resolve esse descompasso?? • Lygia: Qual a diferença entre ser escritor debaixo de uma ditadura militar (como no caso de As Meninas, escrito no pior momento da repressão) e durante a democracia? Vc se considera uma escritora engajada? • Marcelino: A temática da violência, tão presente nos autores da chamada Geração 90, não contrasta com a euforia midiática dessa geração?

  • 12:05CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 21

    CULTURA RETRÔ - PGM 21 NO AR: 15/09 VT LAMARCA VT GREENPEACE - 40 anos fundação A PEDIDOS - Vox Populi Chacrinha VT OFÍCIO PANELEIRO VT OLIVER STONE VT ARRIGO BARNABÉ - 60 anos

  • 12:30MOSAICOS

    MUSICAIS - MARTINHO DA VILA/JOÃO PACÍFICO/SILVIO CALDAS E TIÃO CARREIRO

    MOSAICOS MUSICAIS: Martinho da Vila, João Pacífico, Silvio caldas e Tião Carreiro O programa é fruto das gravações musicais da série Mosaicos. Esse quinto programa especial homenageia Martinho da Vila, João Pacífico, Silvio caldas e Tião Carreiro, com a interpretação dos seguintes músicos: Thalma de Freitas, Quinteto em Preto e Branco, Moyseis Marques, Luiz Carlos da Vila e Cláudio Jorge (Martinho da Vila), Otávio Augusto e Gabriel, Wilson Teixeira, Freddy e Maria Antônia, Mariza e Osvaldo Viana, Liu e Léo e Cláudio Lacerda (João Pacífico), Fernanda Cunha, Billy Blanco, Billynho Blanco, Zé Renato, Bruna Caram, Marcos Sacramento e Rogério Caetano (Silvio Caldas), Miltinho Edilberto e Zé Gomes, Neymar Dias Trio, Inezita Barroso, João Mulato, Mococa e Paraíso (Tião Carreiro)

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 12/03/2019 - MONTADORAS

    PARA FALAR SOBRE O DECLÍNIO DAS MONTADORAS, A GENTE RECEBE O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DA USP, GLAUCO ARBIX, ESPECIALISTA EM TEORIA DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA./ E O ECONOMISTA MARIANO LAPLANE, PROFESSOR DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP./

  • 14:00SAUDE BRASIL

    HIGIENE E SAUDE DO LAR

    A HIGIENE E FUNDAMENTAL PARA A NOSSA SAUDE.ADOTAR BONS HABI- TOS VALE PARA TUDO:NOSSA HIGIENE PESSOAL,EM CASA,NO TRABALHO NA ESCOLA.NESTE PROGRAMA ESTAO DESTACADAS, ESPECIALMENTE,CUI DADOS BASICOS QUE PODEM SER ADOTADOS NO DIA-A-DIA PARA EVI - TAR CONTAGIO DE DOENCAS E PROMOVER A SAUDE DO LAR. EM CASA COM A CRIANCA O CUIDADO DEVE SER REDOBRADO.O BEBE, PEQUENO,POE OBJETOS A BOCA,AO ENGATINHAR E AO COMECAR A AN - DAR COMECA A DESCOBRIR, DENTRO DE CASA, UM MUNDO NOVO.E NELE PODE HAVER MAIS SUJEIRA E MICROORGANISMOS DO QUE DEVERIA. E FUNDAMENTAL FAZER A DEVIDA LIMPEZA EM TODOS OS AMBIENTES DA CASA.EM GERAL, UTILIZAM-SE COMO MATERIAL DE LIMPEZA - AGUA,SABAO E BACTERICIDAS. NESTE PROGRAMA VEREMOS TODOS OS CUIDAADOS QUE DEVEM SER TOMA DOS E QUAIS OS PRINCIPAIS VILOES DA FALTA DE HIGIENE NO LAR.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 21 - MAL DE HANSEN

    NO PROGRAMA MEDICINA DE REABILITAÇÃO O TEMA A SER DISCUTIDO É MAL DE HANSEN. A HANSENÍASE, POPULARMENTE CONHECIDA COMO LEPRA, É CAUSADA PELO BACILO DE HANSEN, QUE PROVOCA LESÕES NA PELE E NOS NERVOS PERIFÉRICOS. APESAR DOS AVANÇOS DA MEDICINA E DO FATO DE SER CURÁVEL, A HANSENÍASE É UMA DOENÇA AINDA ESTIGMATIZADA, QUE TEM COMO MAIOR PROBLEMA O PRECONCEITO DAS PESSOAS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    AMIGO IMAGINÁRIO

    Um amigo imaginário. Como agir quando a criança tem um? Até que idade é normal ter um amigo assim e por que isso às vezes acontece? Um papo divertido com a nossa colega Didi do Metrópolis. O filho dela tem 2 amigos imaginários. Falamos sobre como é saudável ter um amigo imaginário, mas que também é preciso saber a hora de deixar ele partir.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 32 FUNDEB - 23/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O FUNDEB - O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.

  • 15:38GIGANTES DO OCEANO

    VOZES DO MAR

    Baleias e golfinhos são vocalistas supremos da natureza. O poderoso esperma da baleia produz cliques ensurdecedores em seu buraco de sopro que ela usa para localizar Lulas gigantes a duas milhas no abismo dos oceanos. Durante a migração, os Narvais usam sons semelhantes para identificar os bolsões de ar, sem eles não conseguiriam respirar sob o gelo Ártico. Um grupo de golfinhos Nariz de Garrafa, no Brasil, aprendeu a se comunicar com os pescadores em uma parceria única. Mas, o máximo da famosa e misteriosa voz de todos os gigantes do oceano certamente pertence às Baleias Jubarte masculinas, cujas performances de ópera assustadoras remetem à um canto real Vozes dos oceanos revela um surpreendente mundo subaquático onde o som toma o lugar da vista.

  • 16:32INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 3 - MUSEU DA IMIGRAÇÃO E MEMORIAL DA RESISTÊNCIA

    Neste episódio de Territórios Culturais, Felipe e Tuti – nossos apresentadores – “invadem” dois museus intimamente ligados à história de São Paulo: O Memorial da Resistência, onde nos anos de chumbo da ditadura militar funcionou a prisão do DEOPS e hoje é uma homenagem aos que lutaram pela democracia no Brasil. Nossos apresentadores “invadem” também o Museu da Imigração, localizado onde – no passado – funcionou a hospedaria dos imigrantes, local em que eram recebidas as famílias que aqui chegavam em navios vindos da Europa e que tanto contribuíram para a história de São Paulo.

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 11 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 11 você aprenderá a identificar locais de trabalho de acordo com as profissões. Além disso, descobrirá que, em Inglês, as palavras não têm gênero e saberá como reconhecer e fazer perguntas usando os verbos corretamente.

  • 17:14NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 31 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai começar aprendendo os princípios da ótica geométrica e vai conhecer como esses princípios afetam nossa vida cotidiana.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 16

    Sinopse PGM 16 (no ar: 09/04/2009) Convidados: Lygia Fagundes Telles e Marcelino Freire Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Lygia: Você é autora de romances e contos fundamentais na prosa brasileira, mas nos últimos anos vem publicando livros de crônicas e contos que partem de lembranças e fatos autobiográficos, como Invenção e Memória e Conspiração de Nuvens. Para abordar esse assunto, eu queria chamar uma pergunta feita para você pela escritora Ivana Arruda Leite. Vamos ouvir a pergunta. • Ivana Arruda Leite para Lygia (escrita autobiográfica) Lygia, minha estrela guia, minha meta na vida, como escritora e como mulher. Eu to escrevendo um romance atualmente bastante autobiográfico mas de coisas que aconteceram há muito tempo atrás. E to conseguindo ate me divertir muito com coisas tristézimas e duríssimas de serem vividas, na época. Me diz é sempre assim, a gente só consegue escrever depois que a ferida cicatriza?? • Marcelino: Como você trabalha sua experiência pessoal na ficção? A atenção que dá a aos excluídos, retirantes, empregadas domésticas, é um a questão de compromisso ético ou tem que ver com experiência pessoal? • Lygia: Seus principais romances – Ciranda de Pedra e As Meninas – parecem descrever a saída de um mundo doméstico, protegido pelo jardim da casa paterna, para aos perigos das ruas, para uma exposição ao sexo e às drogas. São romances geracionais? PERGUNTAS BLOCO 2 • Pergunta Fábio Lucas para Marcelino Freire (mini-conto) Marcelino, esta se tornandomoda na literatura brasielira a pratica do miniconto e ele é algo muito sumario. O conto tem uma tradição primeiro folhetinesca, baseado em aventuras e tinha um efeito final que era explosivo. Depois, qdo a ficção a consciência do narrador portanto aos conflitos internos, íntimos, formou-se outro tipo de ficção da qual por exemplo faz parte a Lygia Fagundes Telles. Eu acho que o mini conto acabou se restringindo a jogos de palavras. Eu temo que esse gênero não consiga florescer doq eu já fez. Eu gostaria que vc comentasse esse tema para nos. O Mini conto. • Lygia: Seria correto dizer que seus romances são mais realistas, enquanto boa parte dos contos deriva para o fantástico ou para o alegórico (como “A Caçada”, em que a personagem penetra numa velha tapeçaria, ou “Seminário dos Ratos”, em que os roedores invadem uma cúpula de burocratas)? • Lygia: Como foi sua experiência de escrever o roteiro Capitu com Paulo Emilio Salles Gomes? Como vc lidou com a questão da traição da personagem de Dom Casmurro? PERGUNTAS BLOCO 3 • Pergunta Fábio Lucas para Lygia Fagundes Telles [inveja e ciúme] Lygia, Vc foi uma das primeiras escritoras brasileiras a usar o fluxo da consciência da mulher na ficção. Tematicamente, vc sempre explorou os desencontros da alma. E desses desencontros vc explorou tematicamente, principalmente o ciúme e a inveja. Eu gostaria que vc falasse dessa opção por essa temática. Perguntas de platéia PERGUNTAS BLOCO 4 Pergunta Ivana p/ Marcelino [pessimismo x alegria] Marcelino querido, se eu não te conhecesse e lesse os seus contos eu diria que se trata de uma pessoa muito seria, negativista, pessimista, revoltada com a vida. Um cara irado, nervoso. E eu tenho a felicidade de partilhar amizade com você e sei que não é nada disso. Um cara cheio de esperança , de alegria, que nos anima a todos, cheio de sonhos. Como vc faz e resolve esse descompasso?? • Lygia: Qual a diferença entre ser escritor debaixo de uma ditadura militar (como no caso de As Meninas, escrito no pior momento da repressão) e durante a democracia? Vc se considera uma escritora engajada? • Marcelino: A temática da violência, tão presente nos autores da chamada Geração 90, não contrasta com a euforia midiática dessa geração?

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2018

    O MENINO E O MUNDO: A VIAGEM (BELAS ARTES)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “O Menino e o Mundo: A Viagem Sonora”, produzido por alunos do curso de jornalismo da Belas Artes. Sobre “O Menino e o Mundo: A Viagem Sonora”: O documentário visa analisar como foi feita a trilha sonora da premiada animação brasileira, "O Menino e o Mundo" de Alê Abreu, que foi criada com instrumentos artesanais e sons corporais, além da criatividade no idioma do filme. Ano de produção: 2017

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 310 - GIGANTES TECNO

    RESPONDA RÁPIDO: QUAL É A IDEIA BÁSICA QUE DEU ORIGEM ÀS REDES COMO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E WHATSAPP? AINDA ESTÁ PENSANDO? O PRINCÍPIO BÁSICO É O DESEJO DAS PESSOAS DE VEREM, DE SEREM VISTAS, DE SE COMUNICAR E TAMBÉM DE INFLUENCIAR OS OUTROS. EM NENHUM OUTRO MOMENTO DA HISTÓRIA HOUVE UMA MUDANÇA TÃO SIGNIFICATIVA NA SOCIEDADE E EM TÃO POUCO TEMPO QUANTO ESTA PROVOCADA PELAS REDES SOCIAIS. A CIÊNCIA E A FILOSOFIA LEVARAM SÉCULOS PARA PROMOVER ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES NA MANEIRA DE PENSAR OU DE AGIR DAS PESSOAS. JÁ AS REDES SOCIAIS, AO MESMO TEMPO EM QUE CONQUISTARAM ESSE ENORME PODER, COMEÇAM A SER QUESTIONADAS. HÁ QUEM ENTENDA QUE ELAS ACABARAM COM A PRIVACIDADE, QUE VICIAM E ATÉ QUE PREJUDICAM O RACIOCÍNIO DAS PESSOAS. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, DEDICADA A ANALISAR O PODER DO UNIVERSO DIGITAL.

  • 19:30TELECONTO

    FOGO FRIO 3

  • 20:00NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES

    NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES - EPISÓDIO 6

  • 20:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - BUMBÁ PATRIMÔNIO

    PARA FALAR SOBRE A INFLUÊNCIA DO BOI BUMBÁ NA CULTURA NACIONAL, A GENTE RECEBE A COORDENADORA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SENAC SÃO PAULO, LÍVIA CRISTINA TONETO, QUE PESQUISOU O BUMBA MEU BOI NA CAPITAL PAULISTA PARA A TESE DE MESTRADO./ E MARCOS APOLO MUNIZ, SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS./

  • 21:00IMAGEM DO SOM

    MARIA EUGÊNIA - DVD: MARIA EUGÊNIA AO VIVO

  • 22:00INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO 2012

    A VIDA PODE SER FORA DAS NORMAS?

    O que significa dizer que a Filosofia avança em direção à tolerância, ao respeito dos outros pensamentos ? Significa que ela busca afrouxar o curso das normas dentro das quais as existências estão contidas. A vida esta’ em relação estreita com as normas e estas normas são plurais, múltiplas. Entre, inclusão, exclusão e precariedade, onde cada um de nós se situa? Se resvalamos para a margem, para a periferia da sociedade, nos tornamos um fora-das-normas, um excluído do jogo social, um condenado pela maldição social? Segundo Guillaume Le Blanc, a margem não é simplesmente o que esta’ fora do mapa de uma sociedade, mas também algo que abre novas formas de vida.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 13/03/2019

  • 23:59CONTOS DA MEIA NOITE

    CARTA DE UM DEFUNTO RICO - LIMA BARRETO

    De seu túmulo, no cemitério São João Batista, o defunto João Boa Ventura da Silva, vai se comunicando epistolarmente com o mundo dos vivos.Seus comentários são críticos, zombeteiros. Po~em-se a nu o ridículo de certas convenções sociais e de certos protocolos exigidos pela boa educação.Mas fustiga, principalmente, a vaidade e o egoísmo dos vivos, capazes das maiores hipocrisias na defesa de seus mesquinhos interesses. Por fim, numa auto-ironia, também faz reparos do próprio enterro.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 14 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 14 você aprenderá que o ar que fica preso na terra por causa da gravidade,exerce uma pressão sobre tudo o que se encontra na sua superfície: é a pressão atmosférica. O valor da pressão atmosférica depende da altitude do local. Na praia, onde a altitude é zero, a pressão atmosférica é a maior possível. Já nos locais mais altos, o valor da pressão atmosférica é menor.

  • 07:13NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    TEATRO 1

    Para começar o mergulho neste curso de teatro, na teleaula de número 01, partiremos da pergunta: o mundo é um palco? E para tentar compreender a importância do "fazer teatral" no dia-a-dia da sociedade, aprenderemos que as artes cênicas englobam todas aquelas artes que contam histórias usando palavras e gestos. Veremos que o teatro surgiu no mundo a partir dos rituais religiosos, como o teatro grego, que se desenvolveu a partir de rituais em louvor a Dionísio, deus do vinho e da uva. Conheceremos um pouco sobre o espaço do teatro grego e da atitude do seu público. E também ficaremos sabendo um pouco sobre dois estilos de contar histórias teatrais: a tragédia grega e a comédia grega.

  • 07:28NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 24 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá que o alumínio é um grande concorrente do aço e cada vez mais, ele é utilizado como matéria-prima na forma de ligas de alumínio. Você aprenderá por que o alumínio é mais leve que o ferro e verá também que o alumínio pode facilmente ser transformado em chapas e fios. Também verá que o alumínio pode ser reciclado e que sua temperatura de fusão é bem menor que a do ferro.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 4 - BIBLIOTECA DE SÃO PAULO - ETEC - ESPAÇO MEMORIA CARANDIRU

    Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DO CAFÉ - SANTOS

  • 08:12DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 20 EDUCAÇÃO INTEGRAL - 26/09/2018

    HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 263

    Literatura pós-11 de setembro: No dia em que o mundo lembra os dez anos dos atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos, o Entrelinhas mostra qual foi o impacto da era do terror sobre a literatura. Em destaque, romances de autores como Jonathan Safran Foer, Don DeLillo, Ian McEwan e Kamila Shamsie, além do álbum em quadrinhos À sombra das torres ausentes, de Art Spiegelman, e livros de Bernardo Carvalho, Contardo Calligaris e Teixeira Coelho que sintonizaram a literatura brasileira com questões da política internacional. Sérgio Fantini: O escritor mineiro sempre esteve à margem do mercado e dos holofotes da cena literária, mas foi incluído na antologia Geração 90 –marco editorial que apontou os caminhos da prosa brasileira na última década. Fantini – que começou escrevendo poesia e reuniu parte de sua produção poética no livro Coleta Seletiva – falou ao Entrelinhas sobre seu novo trabalho em prosa, Silas, obra que está na fronteira entre o romance e o livro de contos, com diferentes narrativas protagonizadas por um mesmo personagem. Luis Krausz: O programa também conversa com o jornalista e professor de literaturas hebraica e judaica, que acaba de estrear na ficção com o romance Desterro – Memórias em ruínas. Autor de ensaios sobre cultura clássica, Krausz fala sobre esse livro que mistura ficção com a memória familiar de judeus qu e vieram para São Paulo fugindo de perseguições na Europa central.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    MEDICINA ESPORTIVA - (II TEMPORADA)*(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu convida seu melhor amigo, o Mano, pra fazer parte do Almanaque Educação. Juntos, eles iniciam o processo de criação do programa e gravam, além da opinião da galera nas escolas, uma entrevista muito louca com o Batman, na TV do Cadu. Além disso, usam a criatividade na preparação da primeira grande reportagem, sobre medicina esportiva.

  • 09:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 06

    ESTE PROGRAMA APRESENTA OS PROJETOS: - FOGAO SOLAR, DA COSTA RICA; - BAGACO, DE SAO PAULO; - FRUTAS SECAS, DO SURINAME

  • 10:00SAUDE BRASIL

    INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO / AVC

    E POSSIVEL CADA DIA MAIS, EM FUNCAO DO CONHECIMENTO E DOS AVANCOS DA MEDICINA, PREVENIR E TRATAR OCORRENCIAS CARDIOVAS CULARES.ESTE PROGRAMA ENFOCA ALGUMAS ORIENTACOES PARA DRI - BLAR OU LIDAR COM UM INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO OU UM ACI - DENTE VASCULAR CEREBRAL.

  • 10:31TAMANHO FAMÍLIA

    PRIMEIROS SOCORROS

    Saiba neste programa como socorrer as crianças dos acidentes mais comuns. A Coordenadora do Pronto Socorro do Hospital da Criança, Maria Inês Pinto Nantes, vai orientar os pais como socorrer seus filhos de acidentes mais comuns. Fala também quais são esses acidentes, como evitá-los e em que situações chamar o resgate.

  • 11:14LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 17

    Convidados: Betty Milan e Cláudio Willer Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Betty: Você e o Willer estão identificados com dois fenômenos que tiveram originalmente um papel transgressivo, questionador, mas que hoje parecem incorporados à vida normal das pessoas: o surrealismo, no caso do Willer, a psicanálise, no seu. A psicanálise ainda representa uma forma de ver a realidade fora do senso-comum? Ela é uma fonte para a literatura, como foi para o surrealismo? • Donizete Galvão para Claudio Willer (surrealismo ainda é transgressor?) • Para ambos: Essas duas questões têm que ver com a idéia de que a literatura representa um desvio em relação à linguagem ordinária. O que é a literatura para vocês? PERGUNTAS BLOCO 2 • Pergunta Marcello Rollemberg para Betty Milan – Aliás, a gente tem uma outra pergunta nesse sentido para você, feita pelo poeta Donizete Galvão. • Pergunta Donizete para Betty Milan • Willer: Você faz parte de uma geração poética que buscou referências fora da idéia de uma literatura “nacional”? O Brasil e identidade nacional são um problema ultrapassado? Você se considera um poeta brasileiro? • Betty: Você escreveu livros sobre carnaval e futebol. Essas manifestações nos traduzem melhor do que arte e literatura? PERGUNTAS BLOCO 3 • Pergunta Marcello Rollemberg para Willer [geração 60] • Betty: Vc passou e passa muito tempo fora do Brasil e seus interlocutores parecem ser escritores europeus, franceses (lembrar livros de entrevistas A Força da Palavra e O Século). Qual a relação da sua ficção com a literatura brasileira? Quais suas referências, modelos literários? • Willer: Existem linhagens poéticas que ficaram esquecidas pela critica literária e pelo ensino de literatura? (lembrar de Murilo Mendes e Jorge de Lima como escritores que fogem ao padrão modernista/concreto) • Betty: Como você avalia a prosa contemporânea brasileira? Ela toca nas questões que p/ vc, como psicanalista e escritora, são fundamentais? PERGUNTAS BLOCO 4 Pergunta Donizete Galvão p/ Betty [humor x mimetização da realidade] – Explicar o que é “mimetização da realidade” • Willer: E no seu caso, a anarquia surrealista e beatnik tem função humorística? Ou sua poesia sempre carrega no tom sacrificial: “escrever é matar-se aos poucos”, como vc escreve no poema “A Chegada do Tempo”? • Betty: Vc escreve uma seção chamada “Consultório Sentimental” na revista Veja. Como fazer para isso não virar um balcão de aconselhamentos afetivos, uma repetição de clichês? • Willer: Apesar do caráter visionário, às vezes místico, da sua poesia, sua obra está impregnada pela cidade, em especial pela paisagem caótica de São Paulo. Qual o impacto dessa experiência da metrópole sobre a literatura? • Betty: Falando no tema, tão moderno, da cidade: você poderia escrever crônicas sobre São Paulo da mesma maneira que escreveu sobre Paris? (Mencionar o romance inédito Consolação, que tem uma epígrafe tirada do poema Uivo, de Allen Ginsberg, traduzido por Willer).

  • 12:03CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 22

    CULTURA RETRÔ - PGM 22 NO AR: 22/09 DIA SEM AUTOMÓVEL LANCHONETE CIDADE MUSA RITA HAYWORTH A PEDIDOS - Novos Baianos - 1973 - Preta Pretinha FESTIVAL DE CANNES - estréia há 65 anos JOHN COLTRANE/ENCERRA - nascimento há 85 anos

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 516

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE GUILHERME LAMAS & RAFAEL THOMAZ E MÔNICA ALBUQUERQUE

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - BUMBÁ PATRIMÔNIO

    PARA FALAR SOBRE A INFLUÊNCIA DO BOI BUMBÁ NA CULTURA NACIONAL, A GENTE RECEBE A COORDENADORA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SENAC SÃO PAULO, LÍVIA CRISTINA TONETO, QUE PESQUISOU O BUMBA MEU BOI NA CAPITAL PAULISTA PARA A TESE DE MESTRADO./ E MARCOS APOLO MUNIZ, SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS./

  • 14:00SAUDE BRASIL

    INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO / AVC

    E POSSIVEL CADA DIA MAIS, EM FUNCAO DO CONHECIMENTO E DOS AVANCOS DA MEDICINA, PREVENIR E TRATAR OCORRENCIAS CARDIOVAS CULARES.ESTE PROGRAMA ENFOCA ALGUMAS ORIENTACOES PARA DRI - BLAR OU LIDAR COM UM INFARTO AGUDO DO MIOCARDIO OU UM ACI - DENTE VASCULAR CEREBRAL.

  • 14:31BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 21 - TRAMA PSÍQUICO

    NO PROGRAMA SOBRE A MENTE HUMANA VAMOS CONVERSAR SOBRE TRAUMA PSÍQUICO. GUERRAS, ATENTADOS, O CAOS DAS GRANDES CIDADES – TODAS ESSAS IMAGENS CHEGAM EM TEMPO REAL NAS NOSSAS CASAS ATRAVÉS DA TELEVISÃO. VIVENCIAMOS A VIOLÊNCIA URBANA: ONDAS DE SEQUESTROS, AGRESSÕES FÍSICAS E PSICOLÓGICAS GERAM OS PÂNICOS, OS TRAUMAS. NO TRÂNSITO, QUANDO ALGUÉM SE APROXIMA DO CARRO, PENSAMOS LOGO EM ASSALTO E TANTAS OUTRAS COISAS RUINS QUE JÁ FAZEM PARTE DO NOSSO INCONSCIENTE.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    TORCICOLO CONGÊNITO

    O bebê nasce com o pescoço um pouco torto e, às vezes, o diagnóstico assusta: torcicolo congênito. Este é um problema ortopédico que o recém-nascido pode apresentar e que precisa ser tratado. Esta é a boa notícia: tem solução. A importância do diagnóstico correto e do tratamento precoce.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 20 EDUCAÇÃO INTEGRAL - 26/09/2018

    HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//

  • 15:32GOLFINHOS - ESPIÃO NO GRUPO

    GOLFINHOS - ESPIÃO NO GRUPO - PARTE 1

    Em Moçambique, um golfinho recém nascido aprende de sua mãe enquanto eles seguem um misterioso conjunto de arraias e depois caçam peixes. Ele pratica seu sonar e brinca com bolhas. Perto dele, os machos vivem uma vida tranquila enquanto visitam "spas de corais" e surfam nas ondas. Quando eles tentam seduzir as fêmeas, acabam assustando os filhotes, mas eventualmente, seu cortejo acaba tendo o efeito esperado.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 4 - BIBLIOTECA DE SÃO PAULO - ETEC - ESPAÇO MEMORIA CARANDIRU

    Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 14 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 14 você aprenderá que o ar que fica preso na terra por causa da gravidade,exerce uma pressão sobre tudo o que se encontra na sua superfície: é a pressão atmosférica. O valor da pressão atmosférica depende da altitude do local. Na praia, onde a altitude é zero, a pressão atmosférica é a maior possível. Já nos locais mais altos, o valor da pressão atmosférica é menor.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    TEATRO 1

    Para começar o mergulho neste curso de teatro, na teleaula de número 01, partiremos da pergunta: o mundo é um palco? E para tentar compreender a importância do "fazer teatral" no dia-a-dia da sociedade, aprenderemos que as artes cênicas englobam todas aquelas artes que contam histórias usando palavras e gestos. Veremos que o teatro surgiu no mundo a partir dos rituais religiosos, como o teatro grego, que se desenvolveu a partir de rituais em louvor a Dionísio, deus do vinho e da uva. Conheceremos um pouco sobre o espaço do teatro grego e da atitude do seu público. E também ficaremos sabendo um pouco sobre dois estilos de contar histórias teatrais: a tragédia grega e a comédia grega.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 17

    Convidados: Betty Milan e Cláudio Willer Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Betty: Você e o Willer estão identificados com dois fenômenos que tiveram originalmente um papel transgressivo, questionador, mas que hoje parecem incorporados à vida normal das pessoas: o surrealismo, no caso do Willer, a psicanálise, no seu. A psicanálise ainda representa uma forma de ver a realidade fora do senso-comum? Ela é uma fonte para a literatura, como foi para o surrealismo? • Donizete Galvão para Claudio Willer (surrealismo ainda é transgressor?) • Para ambos: Essas duas questões têm que ver com a idéia de que a literatura representa um desvio em relação à linguagem ordinária. O que é a literatura para vocês? PERGUNTAS BLOCO 2 • Pergunta Marcello Rollemberg para Betty Milan – Aliás, a gente tem uma outra pergunta nesse sentido para você, feita pelo poeta Donizete Galvão. • Pergunta Donizete para Betty Milan • Willer: Você faz parte de uma geração poética que buscou referências fora da idéia de uma literatura “nacional”? O Brasil e identidade nacional são um problema ultrapassado? Você se considera um poeta brasileiro? • Betty: Você escreveu livros sobre carnaval e futebol. Essas manifestações nos traduzem melhor do que arte e literatura? PERGUNTAS BLOCO 3 • Pergunta Marcello Rollemberg para Willer [geração 60] • Betty: Vc passou e passa muito tempo fora do Brasil e seus interlocutores parecem ser escritores europeus, franceses (lembrar livros de entrevistas A Força da Palavra e O Século). Qual a relação da sua ficção com a literatura brasileira? Quais suas referências, modelos literários? • Willer: Existem linhagens poéticas que ficaram esquecidas pela critica literária e pelo ensino de literatura? (lembrar de Murilo Mendes e Jorge de Lima como escritores que fogem ao padrão modernista/concreto) • Betty: Como você avalia a prosa contemporânea brasileira? Ela toca nas questões que p/ vc, como psicanalista e escritora, são fundamentais? PERGUNTAS BLOCO 4 Pergunta Donizete Galvão p/ Betty [humor x mimetização da realidade] – Explicar o que é “mimetização da realidade” • Willer: E no seu caso, a anarquia surrealista e beatnik tem função humorística? Ou sua poesia sempre carrega no tom sacrificial: “escrever é matar-se aos poucos”, como vc escreve no poema “A Chegada do Tempo”? • Betty: Vc escreve uma seção chamada “Consultório Sentimental” na revista Veja. Como fazer para isso não virar um balcão de aconselhamentos afetivos, uma repetição de clichês? • Willer: Apesar do caráter visionário, às vezes místico, da sua poesia, sua obra está impregnada pela cidade, em especial pela paisagem caótica de São Paulo. Qual o impacto dessa experiência da metrópole sobre a literatura? • Betty: Falando no tema, tão moderno, da cidade: você poderia escrever crônicas sobre São Paulo da mesma maneira que escreveu sobre Paris? (Mencionar o romance inédito Consolação, que tem uma epígrafe tirada do poema Uivo, de Allen Ginsberg, traduzido por Willer).

  • 18:31REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1262

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE , CONHEÇA A POLÊMICA EM TORNO DA CAVA SUBAQUÁTICA DE CUBATÃO, NA BAIXADA SANTISTA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS PESQUISAS PARA TENTAR EVITAR A EXTINÇÃO DE UMA ESPÉCIE DE RAPOSA SÓ ENCONTRADA NO CERRADO BRASILEIRO. E AINDA, O CLUBE DA CAÇAMBA GARIMPA PRECIOSIDADES EM MEIO AO LIXO. OBJETOS E MATERIAIS ENCONTRADOS NAS RUAS DA CAPITAL PAULISTA GANHAM NOVO DESTINO NAS MÃOS DESTES ARTISTAS DA RECICLAGEM. ESTE CIENTISTA ESTUDA O COMPORTAMENTO DA RAPOSA-DO-CAMPO PARA PRESERVAR O ANIMAL AMEAÇADO PELAS AÇÕES HUMANAS E, MORADORES DE CUBATÃO SE MOBILIZAM CONTRA UMA GRANDE CRATERA SUBMERSA ,QUE RECEBE SEDIMENTOS CONTAMINADOS , CONSTRUÍDA PERTO DA ÁREA DE MANGUE- BERÇÁRIO NATURAL DE PEIXES E CRUSTÁCEOS.

  • 19:03APLICATIVOS PARA A VIDA

    COLHEITA MÓVEL (ÍNDIA)

    Em New Delhi, Sachin mantém computadores longe dos hackers -- agora ele tem um desafio ainda maior. India está cada vez mais assustada com a onda de suicídios de fazendeiros, e Sachin está disposto a ajudar. Quando ele conversa com os fazendeiros, ele encontra respostas... mas conseguirá escrever um 'Aplicativo para Vida'?

  • 19:31TELECONTO

    FOGO FRIO 4

  • 20:00NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES

    NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES - EPISÓDIO 7

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 14/03/2019

  • 21:02IMAGEM DO SOM

    FORROÇACANA - DVD: O MELHOR FORRÓ DO MUNDO

  • 22:01TERRADOIS

    TOLERÂNCIA ZERO

    O que muda em Terra Dois quanto às políticas públicas contra a violência? Em que medida a repressão policial e o aparato militar podem dar lugar a novos paradigmas na transformação do laço social numa sociedade pós moderna? Tendo como base a teoria das Janelas Quebradas desenvolvida nos EUA e Canadá e responsável pela recuperação de áreas deterioradas em grandes metrópoles como New York e Medelín, a dramaturgia desse episódio narra o encontro de uma vereadora - líder comunitária - com a tia da vítima de uma chacina ocorrida no maior reduto eleitoral dessa vereadora. Desse encontro, nenhuma das duas saíra incólume.

  • 22:48TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 23:03JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 14/03/2019

    SUPREMO CONTRARIA O MINISTÉRIO PÚBLICO, E DECIDE QUE CAIXA DOIS DEVE SER JULGADO PELA JUSTIÇA ELEITORAL/ ===== POLÍCIA PEDE APREENSÃO DE TERCEIRO SUSPEITO DE ENVOLVIMENTO NO ATAQUE À ESCOLA EM SUZANO./ ------ UM ANO APÓS OS CRIMES, SUSPEITOS DAS MORTES DE MARIELLE E ANDERSON PRESTAM DEPOIMENTO./ ------ JORNAL DA CULTURA VAI À SALA DE AULA PARA SABER SE ESTUDANTES SABEM RECONHECER UMA NOTÍCIA FALSA. ------ PARLAMENTO BRITÂNICO APROVA ADIAMENTO DO BREXIT PARA 30 DE JUNHO, E A UNIÃO EUROPEIA DIZ QUE NÃO HÁ MAIS NENHUM ACORDO DISPONÍVEL./ ------- ALEMANHA RESTAURA O ANTIGO AEROPORTO DE BERLIN, QUE SE TORNA UM GRANDE MUSEU A CÉU ABERTO. ----------- ESCRITOR E ROMANCISTA IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO É O NOVO IMORTAL DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS./

  • 00:01CONTOS DA MEIA NOITE

    FRIO - JOAO ANTONIO

    Paraná, escolado malandro frequentador de mesas de sinuca, protege e alberga um frágil menino: um "neguinho" com seus dez anos de idade. Nesta noite, desperta-o e dá-lhe uma missão importante. Deverá levar um embrulho até Perdizes, logo depois do largo Padre Péricles. E o nosso miúdo herói lá vai pela alta noite paulistana, desviando-se de prostitutas, esquivando-se de meganhas.Com medo, fome e principalmente frio. É o inverno de São Paulo.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 1 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Na primeira teleaula de Geografia você verá que identificar os lugares é um passo fundamental para fazer Geografia. Verá que cada lugar possui seus pontos de referência, características próprias que o individualizam perante os outros. Você também aprenderá que, para identificar um lugar na superfície da Terra, é necessário dominar noções básicas como distância e extensão. Por último, você verá como o CEP, Código de Endereçamento Postal, agiliza o trabalho dos Correios.

  • 07:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MÚSICA 1 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai descobrir que os sons nos provocam reações, vai aprender o que são fontes sonoras e que elas podem ser naturais, humanas ou artificiais. Também vai conhecer os elementos básicos da música: ritmo, melodia e harmonia.

  • 07:32NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 25 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá que quase todo metal que é meio amarelo ou meio marrom tem cobre, como é o caso do latão e dos fios elétricos e aprenderá a importância das especificações para a qualidade de todos os produtos e serviços. Verificará, ainda, que a reciclagem do cobre é quase igual à do aço e a do alumínio. Por último, verá que os metais têm propriedades parecidas, mas que eles não são iguais.

  • 07:48TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 5 - MUSEU AFRO BRASIL E BAQUE ATITUDE

    No episódio de hoje os apresentadores de Territórios Culturais, Felipe Gaia e Tuti Muller, invadem o Museu Afro e desvendam as muitas exposições –temporárias e permanentes – do lugar. Ainda no Museu Afro, a dupla conhece de perto a ação do Baque Atitude, coletivo da região formado por jovens de comunidades e que realiza – no museu – intervenções a partir dos ritmos brasileiros.

  • 08:04CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DO CAFÉ - FAZENDA LAGEADO - BOTUCATU

  • 08:12DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 21 TRANSIÇÃO MUNICÍPIO - 01/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE UM PERÍODO DELICADO PARA OS NOSSOS ESTUDANTES:/ A TRANSIÇÃO DO FUNDAMENTAL 1 PARA O FUNDAMENTAL 2.// UMA FASE QUE JUNTA A ADOLESCÊNCIA COM A TROCA DE APENAS UM PARA VÁRIOS PROFESSORES NA SALA DE AULA./ NOSSO CONVIDADO É FRANCISCO CARBONARI – MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO./ ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 264

    Deborah Colker: A bailarina e coreógrafa brasileira, um dos nomes de maior destaque no cenário internacional da dança, conversa com o Entrelinhas sobre sua relação com a literatura e sobre o espetáculo que marca o 18º aniversário de sua companhia: Tatyana, balé baseado no romance em versos Evguêni Oniéguin, de Alexandr Púchkin, clássico da literatura russa que só recentemente ganhou sua primeira tradução para o português. Alberto Mussa: Autor de livros que misturam técnicas narrativas modernas com as fábulas orientais e a tradição oral indígena, o escritor carioca fala de seu novo livro, que se afasta dessa dicção para criar um romance histórico: O senhor do lado esquerdo, livro em que um crime num prostíbulo desencadeia trama policial que desvenda o submundo do Rio de Janeiro no início do século 20. Dom Quixote no quadro “Por que ler os clássicos?”: O novo quadro do Entrelinhas – em que escritores e críticos apresentam de modo didático, mas sem prejuízo da profundidade, as maiores obras da literatura universal – destaca Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. Sérgio Molina – autor da mais respeitada tradução brasileira do clássico espanhol – explica a estrutura do livro (dividido em duas partes e três viagens do “cavaleiro da triste figura” pela região da Mancha) e mostra como Dom Quixote vai bem além de uma paródia dos romances de cavalaria, lançando as bases do romance moderno.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    SOLIDARIEDADE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano têm uma tarefa difícil pela frente: fazer um trabalho pra escola sobre solidariedade. Decididos a produzir algo diferente e autêntico, os amigos acabam convencendo a mãe de Cadu a ajudá-los a colocar em prática um super projeto de distribuição de livros para pessoas carentes nos semáforos. Neste episódio, são apresentados os quadros: Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone perguntam para alunos de escolas públicas: o que é solidariedade? Pílula do Saber: Biblioteca – a origem da palavra biblioteca, curiosidades sobre a biblioteca de Alexandria e a história da primeira biblioteca do Brasil. Pílula do Saber: Palmas: ‘Cauby Peixoto’ explica como surgiu a tradição de pater palmas após uma apresentação. Viver e Aprender: Uma emocionante matéria sobre Kcal Gomes, um agitador cultural de Recife que montou sozinho uma biblioteca para sua comunidade, na periferia da cidade. TV do Cadu: Um decisivo Quis Show com Maria da Conceição, mãe de Cadu. O prêmio, no entanto, será uma surpresa pra ela: ajudar o filho no trabalho de escola sobre solidariedade. Como se Faz: fomos até uma gráfica para mostrar com detalhes todas as etapas no processo de confecção de um livro. Grande Reportagem: uma super reportagem com o jornalista Rodrigo Ratier, que fala de sua iniciativa de distribuir livros para jovens carentes nos faróis, ambulantes e moradores de rua.

  • 09:31MICRO MACRO

    MICRO MACRO 07

    ESTE PROGRAMA APRESENTA OS PROJETOS: - ENERGIA SOLAR, DE BARBADOS - COMBUSTAO LIMPA, DO CHILE - PERMER, DA ARGENTINA

  • 10:01SAUDE BRASIL

    INSUFICIÊNCIA CARDÍACA - NÃO EXIBIR = PGM 97

    O programa mostra que a insuficiência cardíaca merece cada dia mais atenção porque ela se caracteriza por uma falência do coração em dar conta do seu trabalho. O coração é um tipo de músculo, formado por duas metades - a direita e a esquerda. Sua função vital é bombear o sangue para todas as partes do organismo. É um trabalho de ida e volta, em equilíbrio perfeito. Mas ele pode ser alvo de lesões ou doenças. E quando a cavidade - esquerda ou direita - falha como bomba e não consegue levar adiante o sangue que recebe, há insuficiência cardíaca. Estima-se que exista, no Brasil, aproximadamente, de 3 a 5 milhões de indivíduos com insuficiência cardíaca, em torno de 3% da população. A doença pode ser classificada em: aguda ou crônica. Dentre as causas, a hipertensão arterial é uma das principais. É preciso redobrar a atenção também em relação à aterosclerose e também à Doença de Chagas - que é inflamação do coração por um parasita (barbeiro). O SAÚDE BRASIL destaca que os sintomas de alerta são: falta de ar , fadiga e cansaço. Este quadro pode evoluir chegando a incapacitar a pessoa até para atividades simples da vida diária. Pode ainda haver: acúmulo de líquido nos pulmões e tosse com chiado no peito. O processo de diagnóstico, além da avaliação da história do paciente e do exame físico, pode necessitar de alguns exames complementares, principalmente, para averiguação de causas e da extensão do problema, a exemplo de eletrocardiograma, raio X ou ecocardiograma, entre outros. Buscar auxílio médico o quanto antes é fundamental para o sucesso do tratamento. Essa consideração é muito importante, até porque hoje sabe-se que existe uma fase assintomática da insuficiência cardíaca, mas que o coração, através de mecanismos adaptativos, principalmente por estimulação neuro-hormonal, já começa a apresentar, a nível celular, alguma forma de insuficiência. E o tratamento moderno da insuficiência, inclusive com drogas que controlam esta estimulação neuro-hormonal, já se mostra eficaz mesmo nessa fase assintomática. O programa mostra que a cirurgia também é uma abordagem que pode ser utilizada pelos médicos frente a uma insuficiência cardíaca. E há ainda determinados casos em que a situação evolui a tal ponto em que é necessário um transplante de coração. É fundamental associar ao controle das doenças de base, a prática de atividade física regular, orientada, e de dieta, com redução de sal e líquidos

  • 10:31TAMANHO FAMÍLIA

    PAIS DE IDADE E FILHO ÚNICO

    Saiba neste programa quais os cuidados e os riscos de ter um filho muito mais tarde. O Psiquiatra e Psicólogo Infantil, Haim Grunspun, vai falar quais são os medos e preconceitos e o que leva uma mulher a ter um filho mais tarde.

  • 11:12LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 18

  • 12:03CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 23

    CULTURA RETRÔ - PGM 23 NO AR: 29/09/11 DIA NAO VIOLENCIA -(Gandhi) RODA VIVA - 25 anos (pgm piloto com Roberto Santos) A PEDIDO - Som Pop com Kid Vinil OFICIO AMOLADOR A PEDIDO - Chuá Chuágua DIA DA MPB - 27/09 Entrevista Fernando Faro - MPB Especial

  • 12:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 04 - VIOLÕES

    Com o tema Violões, este programa destaca composições de nomes como Garoto, João Pernambuco e Dilermando Reis, entre outros

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 14/03/2019

  • 14:00SAUDE BRASIL

    INSUFICIÊNCIA CARDÍACA - NÃO EXIBIR = PGM 97

    O programa mostra que a insuficiência cardíaca merece cada dia mais atenção porque ela se caracteriza por uma falência do coração em dar conta do seu trabalho. O coração é um tipo de músculo, formado por duas metades - a direita e a esquerda. Sua função vital é bombear o sangue para todas as partes do organismo. É um trabalho de ida e volta, em equilíbrio perfeito. Mas ele pode ser alvo de lesões ou doenças. E quando a cavidade - esquerda ou direita - falha como bomba e não consegue levar adiante o sangue que recebe, há insuficiência cardíaca. Estima-se que exista, no Brasil, aproximadamente, de 3 a 5 milhões de indivíduos com insuficiência cardíaca, em torno de 3% da população. A doença pode ser classificada em: aguda ou crônica. Dentre as causas, a hipertensão arterial é uma das principais. É preciso redobrar a atenção também em relação à aterosclerose e também à Doença de Chagas - que é inflamação do coração por um parasita (barbeiro). O SAÚDE BRASIL destaca que os sintomas de alerta são: falta de ar , fadiga e cansaço. Este quadro pode evoluir chegando a incapacitar a pessoa até para atividades simples da vida diária. Pode ainda haver: acúmulo de líquido nos pulmões e tosse com chiado no peito. O processo de diagnóstico, além da avaliação da história do paciente e do exame físico, pode necessitar de alguns exames complementares, principalmente, para averiguação de causas e da extensão do problema, a exemplo de eletrocardiograma, raio X ou ecocardiograma, entre outros. Buscar auxílio médico o quanto antes é fundamental para o sucesso do tratamento. Essa consideração é muito importante, até porque hoje sabe-se que existe uma fase assintomática da insuficiência cardíaca, mas que o coração, através de mecanismos adaptativos, principalmente por estimulação neuro-hormonal, já começa a apresentar, a nível celular, alguma forma de insuficiência. E o tratamento moderno da insuficiência, inclusive com drogas que controlam esta estimulação neuro-hormonal, já se mostra eficaz mesmo nessa fase assintomática. O programa mostra que a cirurgia também é uma abordagem que pode ser utilizada pelos médicos frente a uma insuficiência cardíaca. E há ainda determinados casos em que a situação evolui a tal ponto em que é necessário um transplante de coração. É fundamental associar ao controle das doenças de base, a prática de atividade física regular, orientada, e de dieta, com redução de sal e líquidos

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 21 - PAPEL DOS JOVENS NO COMBATE ÀS DROGAS

    NO PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA É SOBRE O PAPEL DO JOVEM NO COMBATE ÀS DROGAS. PESQUISAS RECENTES MOSTRAM QUE O USO DE DROGAS AUMENTA EM RITMO ACELERADO, E É NA ADOLESCÊNCIA, EM GERAL, QUE SE INICIA O CONSUMO. ESSA É UMA QUESTÃO QUE PREOCUPA CADA VEZ MAIS OS PAIS, OS PROFISSIONAIS DA SAÚDE E DA EDUCAÇÃO.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ANEMIA NA GRAVIDEZ

    O assunto é anemia na gravidez. Mais uma vez vamos falar da importância do pré-natal e o que fazer quando há alguma alteração. A anemia é a falta de ferro no organismo e isso acontece em mais da metade das gestantes. Explicamos as causas da anemia, os tratamentos e a importância da alimentação. Os riscos para o bebê nascer antes do tempo e abaixo do peso. A especialista também respondeu dúvida de telespectadora.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 21 TRANSIÇÃO MUNICÍPIO - 01/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE UM PERÍODO DELICADO PARA OS NOSSOS ESTUDANTES:/ A TRANSIÇÃO DO FUNDAMENTAL 1 PARA O FUNDAMENTAL 2.// UMA FASE QUE JUNTA A ADOLESCÊNCIA COM A TROCA DE APENAS UM PARA VÁRIOS PROFESSORES NA SALA DE AULA./ NOSSO CONVIDADO É FRANCISCO CARBONARI – MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO./ ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:33GOLFINHOS - ESPIÃO NO GRUPO

    GOLFINHOS - ESPIÃO NO GRUPO - PARTE 2

    Em algum lugar no oceano, um jovem nariz-de-garrafa começa uma vida própria junto aos golfinhos espiões - câmeras que conversam com golfinhos de verdade! O mais jovem faz amizade com um raro golfinho humpback, se junta a um grupo e participa de uma bizarra cerimônia de iniciação. Ele também acaba se intoxicando nas secreções de um baiacu e finalmente paquera uma fêmea com presentes e muito charme.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 5 - MUSEU AFRO BRASIL E BAQUE ATITUDE

    No episódio de hoje os apresentadores de Territórios Culturais, Felipe Gaia e Tuti Muller, invadem o Museu Afro e desvendam as muitas exposições –temporárias e permanentes – do lugar. Ainda no Museu Afro, a dupla conhece de perto a ação do Baque Atitude, coletivo da região formado por jovens de comunidades e que realiza – no museu – intervenções a partir dos ritmos brasileiros.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 1 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Na primeira teleaula de Geografia você verá que identificar os lugares é um passo fundamental para fazer Geografia. Verá que cada lugar possui seus pontos de referência, características próprias que o individualizam perante os outros. Você também aprenderá que, para identificar um lugar na superfície da Terra, é necessário dominar noções básicas como distância e extensão. Por último, você verá como o CEP, Código de Endereçamento Postal, agiliza o trabalho dos Correios.

  • 17:17NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MÚSICA 1 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai descobrir que os sons nos provocam reações, vai aprender o que são fontes sonoras e que elas podem ser naturais, humanas ou artificiais. Também vai conhecer os elementos básicos da música: ritmo, melodia e harmonia.

  • 17:32LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 18

  • 18:30A GRANDE BARREIRA DE CORAL

    DO RECIFE ATÉ A FLORESTA TROPICAL

    Na Austrália encontra-se a Grande Barreira de Coral, uma das maravilhas naturais do mundo e a maior estrutura viva em nosso planeta. Monty Halls explora seu comprimento total de 2.000 quilômetros, dos arrecifes externos selvagens do Mar de Coral ao manguezal emaranhado e à floresta vaporosa na costa; De grandes ilhas montanhosas a minúsculos cayos de coral pouco acima do nível do mar; Das profundezas escuras do abismo além do recife aos coloridos jardins de corais das águas rasas. Ao longo do caminho, ele explora o perigoso e intrigante recife, e visita áreas que raramente foram filmadas, do grande naufrágio da vida selvagem na terra até o misterioso fundo marinho da lagoa, onde animais estranhos espreitam sob as rochas. A Grande Barreira de Coral, como um todo, abrange uma área maior do que a Grã-Bretanha, mas surpreendentemente, apenas sete por cento são recifes de coral. O resto é uma variedade de habitats interconectados, incluindo a selva mais antiga do mundo, centenas de ilhas, manguezais, misteriosos jardins de águas profundas, vastos planos de areia e prados de grama marinha - todos cheios de vida selvagem incrível. Uma gigantesca lagoa de águas profundas conecta tudo isso, e muitas das criaturas que vivem nele são quase impossivelmente estranhas - desde tubarões gigantes até os "peixinhos estranhos” que vivem sua vida do raso até o fundo onde encontramos o pepino do mar. A vida marinha aqui também existe em profusão espetacular, como no naufrágio de 100 anos do SS Yongala, considerado o maior naufrágio da vida selvagem na Terra. As conexões entre todos esses ambientes significam que não só eles dependem um do outro, mas sem eles o próprio recife de coral não sobreviveria.

  • 19:31TELECONTO

    FOGO FRIO 5

  • 20:04NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES

    NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES - EPISÓDIO 8

  • 20:33PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - BUMBÁ PATRIMÔNIO

    PARA FALAR SOBRE A INFLUÊNCIA DO BOI BUMBÁ NA CULTURA NACIONAL, A GENTE RECEBE A COORDENADORA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SENAC SÃO PAULO, LÍVIA CRISTINA TONETO, QUE PESQUISOU O BUMBA MEU BOI NA CAPITAL PAULISTA PARA A TESE DE MESTRADO./ E MARCOS APOLO MUNIZ, SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS./

  • 21:02IMAGEM DO SOM

    GRUPO RUMO - DVD: GRUPO RUMO

  • 22:01CAFÉ FILOSÓFICO 2018

    O CONTEMPORÂNEO E A EDUCAÇÃO

    Série Educação: tensões e tendências CF 27: o contemporâneo e a educação Palestrante: Viviane Mosé – filósofa É comum a ideia de que a educação seria a solução para os problemas do mundo. Ou então de que os males da nossa sociedade são frutos da falta de um ensino adequado. Acontece que a instituição máxima do ensino, a escola, não está acima do mundo, ela é parte deste mesmo universo. A escola não tem o gabarito de respostas para as nossas crises. Ao contrário, é o palco onde se manifestam todas as nossas angústias sociais... O senso comum também perpetuou a ideia de que somos um país péssimo em ensino. A nossa trajetória educacional confirma essa má fama? Nessa nossa era, de tanta potência tecnológica que tornou possível acessar a qualquer momento toda a informação que o conhecimento humano já produziu, que espaço sobra para o adivinhar? E que lugar ocupa o afeto, no ato de ensinar, se agora aprendemos com as máquinas? Nos dias de hoje enfim, o que uma escola deve querer ser?

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 15/03/2019

    ATAQUES SIMULTÂNEOS A DUAS MESQUITAS NA NOVA ZELÂNDIA DEIXAM 49 MORTOS E 48 FERIDOS./ ==== MENOR SUSPEITO DE PARTICIPAR DO PLANEJAMENTO DO MASSACRE EM ESCOLA DE SUZANO, É OUVIDO PELA POLÍCIA E DISPENSADO./ ------- DOIS SUSPEITOS DOS ASSASSINATO DE MARIELLE E ANDERSON VIRAM RÉUS E SÃO TRANSFERIDOS PARA O PRESÍDIO DE BANGU/ --------- CRIMES COM ARMA DE FOGO NO REINO UNIDO É UM DOS MAIS BAIXOS NO MUNDO. ATÉ A POLÍCIA ANDA DESARMADA/ ------- DEPUTADO CAUÊ MACRIS VENCE DISPUTA COM JANAÍNA PASCHOAL E É REELEITO NA PRESIDÊNCIA DA ASSEMBLEIA PAULISTA./ ------- GOVERNO FEDERAL FATURA QUASE DOIS BILHÕES E MEIO DE DE REAIS COM O LEILÃO DOS AEROPORTOS ------- MILHARES DE ESTUDANTES VÃO ÀS RUAS EM MAIS DE CEM PAÍSES PARA EXIGIR MEDIDAS CONTRA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS./ (SOBE SOM ) ----- ---gc ---- TRAGÉDIA EM SUZANO MENOR NEGA PARTICIPAÇÃO NO CRIME ------ CASO MARIELLE SUSPEITOS SE TORNAM RÉUS E SÃO TRASFERIDOS DE PRISÃO ----- REINO UNIDO POLICIAIS DESARMADOS E BAIXA CRIMINALIDADE ------ SÃO PAULO CAUÊ MACRIS É REELEITO NO COMANDO DA ALESP ------ LEILÃO DOS AEROPORTOS GOVERNO FEDERAL FATURA R$ 2,4 BILHÕES ----- PROTESTO GLOBAL JOVENS FAZEM ALERTA SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    O JANTAR - HILDA HILST

    Neste programa, três pequenos contos integrados numa única narração.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 21 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que existem muitos tipos de aço e que uns enferrujam, outros não; verá também que o aço que não enferruja é chamado de aço inoxidável e que ele não enferruja por causa da casquinha que se forma sobre o metal. Você verificará, ainda, como é a estrutura de uma liga de aço inoxidável, e ficará sabendo que as partículas de uma substância simples têm todas o mesmo tamanho e a mesma massa. Por último, você verá como é o processo de obtenção do aço a partir da sucata.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 22 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que o ferro enferruja ao entrar em contato com o ar e com a água. Verá também que a maneira mais fácil de proteger o ferro do enferrujamento é pintar ou até mesmo engraxar os objetos de aço. Hoje, você ainda ficará sabendo por que um pouco de ferrugem é útil no processo de reciclagem do aço e também por que o ferro enferrujado pesa mais que o ferro limpo. Por último, você verá que o enferrujamento do ferro é um processo natural. Na verdade, é a volta do ferro à natureza.

  • 07:31NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 23 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula veremos que existem várias maneiras de proteger o aço. Você conhecerá os processos de cromeação, niquelação e estanhagem. Saberá por que não devemos comprar latas amassadas. Verá a zincagem e aprenderá por que o óxido de zinco é tão importante na proteção do aço. Você ainda aprenderá que o hidrogênio é um gás leve e muito explosivo. Por último, verá um processo usado em plataformas de petróleo, onde o alumínio é grudado à estaca de aço e funciona como um metal de sacrifício.

  • 07:47NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 24 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá que o alumínio é um grande concorrente do aço e cada vez mais, ele é utilizado como matéria-prima na forma de ligas de alumínio. Você aprenderá por que o alumínio é mais leve que o ferro e verá também que o alumínio pode facilmente ser transformado em chapas e fios. Também verá que o alumínio pode ser reciclado e que sua temperatura de fusão é bem menor que a do ferro.

  • 08:03NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 25 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá que quase todo metal que é meio amarelo ou meio marrom tem cobre, como é o caso do latão e dos fios elétricos e aprenderá a importância das especificações para a qualidade de todos os produtos e serviços. Verificará, ainda, que a reciclagem do cobre é quase igual à do aço e a do alumínio. Por último, verá que os metais têm propriedades parecidas, mas que eles não são iguais.

  • 08:19TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 08:35VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 21 - KRIYA YOGA - PARTE 1

    NO VIVER NATURAL NOSSO ASSUNTO É A KRIYA YOGA. VOCÊ SABE O QUE É KRIYA YOGA? A KRIYA YOGA É UM CONJUNTO DE MEDITAÇÕES MUITO AVANÇADAS, QUE, DE ACORDO COM OS SEUS PRATICANTES, AJUDAM A ACELERAR O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL E A OBTER ILUMINAÇÃO. ILUMINAÇÃO É UM ESTADO DE PROFUNDA PAZ INTERIOR, ALEGRIA E FELICIDADE. CONHECIDA TAMBÉM COMO A CIÊNCIA ESPIRITUAL PARA AUTO-REALIZAÇÃO, A KRIYA YOGA FOI DIFUNDIDA NO OCIDENTE POR PARAMAHANSA YOGANANDA. NASCIDO EM 5 DE JANEIRO DE 1893, COMO MUKUNDA LAL GHOSH, EM UTTAR PRADESH, NA ÍNDIA, AINDA JOVEM, PARAMAHANSA YOGANANDA VIVEU EXPERIÊNCIAS ESPIRITUAIS EXTRAORDINÁRIAS. DURANTE SUA JUVENTUDE, ELE PROCUROU VÁRIOS SÁBIOS E SANTOS HINDUS ESPERANDO ENCONTRAR UM MESTRE PARA SUA BUSCA ESPIRITUAL. SUA HISTÓRIA FICOU IMORTALIZADA EM SEU LIVRO A AUTOBIOGRAFIA DE UM YOGI. COM 17 ANOS DE IDADE, YOGANANDA ENCONTROU SEU GURU, O SWAMI SRI YUKSTESWAR GIRI, COM QUEM CONVIVEU DURANTE VÁRIOS ANOS DE SUA JUVENTUDE. A LINHAGEM DO GURU DE YOGANANDA FOI RESPONSÁVEL POR PROVÊ-LO COM UMA DISCIPLINA CENTRAL DE SEUS ENSINAMENTOS, A KRIYA YOGA. SRI YUKTESWAR FOI DISCÍPULO DE LAHIRI MAHASAYA, QUE POR SUA VEZ FOI DISCÍPULO DO MÍTICO GURU MAHAVATAR BABAJI, QUE REVIVEU A KRIYA YOGA E ATRAVÉS DE SEUS DISCÍPULOS, INCLUINDO YOGANANDA, COMEÇOU A DIFUNDÍ-LA. EM 1920, YOGANANDA FOI AOS ESTADOS UNIDOS COMO DELEGADO DA ÍNDIA PARA O CONGRESSO INTERNACIONAL DE RELIGIOSOS LIBERAIS, REALIZADO EM BOSTON. NESSE MESMO ANO, ELE FUNDOU A SELF REALIZATION FELLOWSHIP, COM A FINALIDADE DE DISSEMINAR POR TODO O MUNDO OS ENSINAMENTOS E PRÁTICAS ANCESTRAIS DA ÍNDIA, ESPECIALMENTE A KRIYA YOGA. EM 1925, ESTABELECEU, EM LOS ANGELES, A SEDE INTERNACIONAL DA SELF-REALIZATION FELLOWSHIP, QUE SE TORNOU O CORAÇÃO ADMINISTRATIVO E ESPIRITUAL DE SEU CRESCENTE TRABALHO. ESTE TRABALHO AINDA É REALIZADO POR VÁRIAS ORGANIZAÇÕES. A SELF REALIZATION FELLOWSHIP, FUNDADA POR YOGANANDA, POSSUI VÁRIOS CENTROS DE MEDITAÇÃO E TEMPLOS ESPALHADOS PELO MUNDO. ATUALMENTE, É PRESIDIDA POR SRI DAYA MATA, UMA DISCÍPULA DIRETA DE YOGANANDA. NO BRASIL, RECENTEMENTE FOI FUNDANDO O PRIMEIRO RETIRO OFICIAL DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP, NA CIDADE DE NAVEGANTES, EM SANTA CATARINA. DOIS MONGES DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP, SANTOSHANANDA E ABRÃO BRAMACHARIA VIERAM AO BRASIL INAUGURÁ-LO. O VIVER NATURAL FOI ATÉ SANTA CATARINA ENTREVISTAR O MONGE SANTOSHANANDA, QUE NOS FALOU SOBRE A KRIYA YOGA, SOBRE SEU AMADO GURU, PARAMAHANSA YOGANANDA E SEUS ENSINAMENTOS. SANTOSHANANDA NOS EXPLICOU QUE A KRIYA YOGA É UMA TÉCNICA CIENTÍFICA DE MEDITAÇÃO, E ATRAVÉS DE SUA CONSTANTE PRÁTICA, AJUDA A LIBERAR A ALMA, FAZENDO COM QUE O PRATICANTE ATINGA UM ESTADO SUPERIOR DE CONSCIÊNCIA, CHAMADO DE ILUMINAÇÃO. O MONGE SANTOSHANANDA TAMBÉM MENCIONOU QUE ATRAVÉS DA PRÁTICA DA KRIYA YOGA, O STRESS E A TENSÃO DE UMA PESSOA SÃO ALIVIADOS, HAVENDO TAMBÉM A MELHORA DA CIRCULAÇÃO DO SANGUE, ENTRE OUTROS BENEFÍCIOS. POR SER UMA TÉCNICA MUITO PODEROSA, A KRIYA YOGA REQUER UM PERÍODO DE PREPARAÇÃO DE UM ANO ANTES QUE O ASPIRANTE APRENDA E COMECE A PRATICAR A TÉCNICA DIARIAMENTE. SANTOSHANANDA NOS DISSE QUE A KRIYA YOGA DIRECIONA A MENTE E, CONSEQUENTEMENTE, A ENERGIA PARA PONTOS ESPECÍFICOS DA ESPINHA, DENOMINADOS CHAKRAS. ISSO FAZ COM QUE AS ENERGIAS NEGATIVAS QUE FICAM EM NOSSO CORPO SEJAM LITERALMENTE QUEIMADAS, MELHORANDO A VIDA DO PRATICANTE EM TODOS OS ASPECTOS.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    SHAKESPEARE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano precisam encenar uma peça de Shakespeare pra escola e Cadu tem uma super idéia: encenar várias peças do dramaturgo inglês em uma só! E mais: os personagens serão representados pelos professores e funcionários da escola. Os amigos só não contavam que teriam de gerenciar uma verdadeira guerra de egos entre os atores... e entre os próprios personagens! Pílulas do Saber: Romeu e Julieta - Um excêntrico Mestre Cuca prepara uma sobremesa com queijo e goiabada. Durante a preparação, ele explica por que o prato recebeu o nome de Romeu e Julieta. Pagar o Mico – Um vaidoso mico-leão-dourado explica o surgimento da expressão “pagar o mico”. TV do Cadu: Cadu comanda um caloroso debate entre os personagens de Shakespeare! Isso vai dar a maior confusão. Grande Reportagem: Cadu e Mano vão até o CPT, Centro de Pesquisas Teatrais, conversar com atores da companhia e com o diretor Antunes Filho sobre a importância da obra de Shakespeare para o teatro e literatura. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber dos alunos de escolas de São Paulo como eles se declaram para a pessoa amada! Ser ou Não Ser: a jovem estudante Bruna Tristão, de 15 anos, cujo maior sonho é ser cantora, bate um papo esclarecedor com a incrível Paula Lima! Túnel do Tempo: resgatamos a incrível imagem do parlamento italiano, que se transformou em um verdadeiro ringue de luta livre em 1994. Um fato vergonhoso para a política daquele país.

  • 09:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 08

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE CAMARONEIRAS (COLOMBIA), CANANEIA (BRASIL) E PESCA (SANTA LUCIA).

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DEGENERACAO MACULAR RELACIONADA A IDADE

    A Degeneração Macular Relacionada à Idade, também conhecida como Degeneração Macular Senil, merece atenção redobrada. O programa apresenta algumas das principais características da doença e medidas que podem ser adotadas para promover, a partir dos 50 anos, a saúde da visão.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    A INFLUÊNCIA DA TV

    Saiba neste programa sobre as influências da TV para as crianças. A Psicanalista e Escritora, Maria Rita Kehl, vai falar das influências que a Televisão pode trazer para as crianças. Fala também dos programas infantis, dos programas que devem ser proibidos e da importância dos pais em assistir TV com os filhos.

  • 11:10LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 19

    Convidados: Marisa Lajolo e Marcia Camargos No ar: 11/06 Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Por que Lobato se tornou o maior escritor de literatura infanto-juvenil brasileiro? Qual a diferença entre a obra dele e de outros escritores do gênero no Brasil? • A preocupação que Lobato teve de aproximar a linguagem literária da fala coloquial e de criar personagens nacionais foi a grande marca da sua literatura? • Ele criou um estilo brasileiro de fazer ficção? • Que escritores marcaram a literatura de Lobato? • Pode-se dizer que, assim como Euclides da Cunha, ele olhou para um Brasil ignorado pela cultura dos centros urbanos? PERGUNTAS BLOCO 2 • Qual a relação de Monteiro Lobato com os modernistas? • Poderiam explicar o episódio da crítica à exposição de Anita Malfatti? Que peso isso teve na imagem do escritor? • PERGUNTA DO CRÍTICO DE ARTE TADEU CHIARELLI, UM JECA NOS VERNISSAGES • A questão da identidade nacional em geral é vista como uma virtude de modernistas como Mário e Oswald de Andrade, mas com Lobato parece ser o contrário. Ele ficou com imagem de provinciano. Por quê? PERGUNTAS BLOCO 3 • A visão de Lobato como autor infanto-juvenil obscureceu a obra dele como autor de ficção adulta? • Como avaliar a ficção adulta de Lobato? Quais os principais livros? • Como situar tais livros na vertente modernista? • Em quais gêneros literários Lobato escreveu? • Como foi a trajetória de Lobato como editor? Qual sua importância na indústria gráfica brasileira? • Marisa Lajolo: como essa atividade se reflete na produção da obra infantil analisada em Monteiro Lobato Livro a Livro? PERGUNTAS BLOCO 4 • Qual a posição política de Lobato? Por que ele foi preso pelo Estado Novo? • Agora que Barack Obama foi eleito nos Estados Unidos, como vocês avaliam seu único romance, O presidente negro? • O livro – que está longe de ser “politicamente correto” – teve repercussão internacional? • Qual a importância da questão racial em Lobato, lembrando que o título original de O presidente negro era O choque das raças? • Como avaliar as personagens de tia Nastácia e do Jeca Tatu frente aos estereótipos sociais brasileiros?

  • 12:01CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 24

    CULTURA RETRÔ - PGM 24 NO AR: 06/10/11 VT TOURADAS - proibição na Espanha + histórico RECLAME À PEDIDO/ENTREVISTA CLARISSE ABUJAMRA Pgm É Proibido Colar - 1999 MUSA SUSAN SARANDON RECLAME JOGOS DE TABULEIRO ENCERRAMENTO Divinas Divas do Jazz

  • 12:31VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    DANIEL (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações do cantor Daniel em épocas diferentes.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - BUMBÁ PATRIMÔNIO

    PARA FALAR SOBRE A INFLUÊNCIA DO BOI BUMBÁ NA CULTURA NACIONAL, A GENTE RECEBE A COORDENADORA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SENAC SÃO PAULO, LÍVIA CRISTINA TONETO, QUE PESQUISOU O BUMBA MEU BOI NA CAPITAL PAULISTA PARA A TESE DE MESTRADO./ E MARCOS APOLO MUNIZ, SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS./

  • 14:01SAUDE BRASIL

    DEGENERACAO MACULAR RELACIONADA A IDADE

    A Degeneração Macular Relacionada à Idade, também conhecida como Degeneração Macular Senil, merece atenção redobrada. O programa apresenta algumas das principais características da doença e medidas que podem ser adotadas para promover, a partir dos 50 anos, a saúde da visão.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 21 - POLÍTICA PÚBLICA E PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA

    NO PROGRAMA PROMOÇÃO DE SAÚDE O ASSUNTO QUE SERÁ ABORDADO É POLÍTICA PÚBLICA E PROMOÇÃO DA ATIVIDADE FÍSICA. NOS ÚLTIMOS TEMPOS, TEM SIDO MUITO IMPORTANTE CUIDAR DA SAÚDE A FIM DE REDUZIR AS CHANCES DE ADOECIMENTO, DE SOFRIMENTO DESNECESSÁRIO E DE MORTE PREMATURA. A TRANSFORMAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE VEM ACOMPANHANDO O PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE. AS POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE TÊM INVESTIDO NAS AÇÕES DE MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO EM GERAL.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    COMO EVITAR ACIDENTES COM OS OLHOS

    Acidentes acontecem, a gente sabe. E é bom falarmos sobre eles justamente para pensar em prevenção. Os olhos merecem uma atenção especial. São sensíveis e traumas ou contato com produtos tóxicos podem até causar cegueira. Falamos sobre os riscos da criança correr com objetos na mão. Pirulitos, facas, galhos, lápis. A prevenção. Os cuidados. Os primeiros socorros. A especialista também respondeu dúvida de telespectadora.

  • 15:16DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 22 - LEITURA INFANTIL - 02/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.// ?QUAL O PAPEL DOS PAIS E PROFESSORES NA FORMAÇÃO DOS NOVOS LEITORES?// ?ONDE NÃO HÁ BIBLIOTECAS, COMO TER ACESSO AO UNIVERSO DOS LIVROS?// NOSSA CONVIDADA PARA DEBATER ESSE ASSUNTO É MARISA LAJOLO - ESCRITORA E PROFESSORA DE LITERATURA.// ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:33INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 1 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Na primeira teleaula de Geografia você verá que identificar os lugares é um passo fundamental para fazer Geografia. Verá que cada lugar possui seus pontos de referência, características próprias que o individualizam perante os outros. Você também aprenderá que, para identificar um lugar na superfície da Terra, é necessário dominar noções básicas como distância e extensão. Por último, você verá como o CEP, Código de Endereçamento Postal, agiliza o trabalho dos Correios.

  • 16:47NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 25 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá que quase todo metal que é meio amarelo ou meio marrom tem cobre, como é o caso do latão e dos fios elétricos e aprenderá a importância das especificações para a qualidade de todos os produtos e serviços. Verificará, ainda, que a reciclagem do cobre é quase igual à do aço e a do alumínio. Por último, verá que os metais têm propriedades parecidas, mas que eles não são iguais.

  • 17:02TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 17:18MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 33

    Educação é um direito fundamental previsto na nossa constituição. Mas nem todo mundo consegue exercê-lo plenamente. É o caso de muitos alunos com algum tipo de deficiência. O que é necessário para facilitar o acesso à educação dessas pessoas? É o que a gente vai mostrar na primeira matéria do programa. E você sabe realmente o que é empreendedorismo? Na segunda matéria do programa a gente desvenda alguns mitos sobre o assunto.

  • 17:33LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 19

    Convidados: Marisa Lajolo e Marcia Camargos No ar: 11/06 Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Por que Lobato se tornou o maior escritor de literatura infanto-juvenil brasileiro? Qual a diferença entre a obra dele e de outros escritores do gênero no Brasil? • A preocupação que Lobato teve de aproximar a linguagem literária da fala coloquial e de criar personagens nacionais foi a grande marca da sua literatura? • Ele criou um estilo brasileiro de fazer ficção? • Que escritores marcaram a literatura de Lobato? • Pode-se dizer que, assim como Euclides da Cunha, ele olhou para um Brasil ignorado pela cultura dos centros urbanos? PERGUNTAS BLOCO 2 • Qual a relação de Monteiro Lobato com os modernistas? • Poderiam explicar o episódio da crítica à exposição de Anita Malfatti? Que peso isso teve na imagem do escritor? • PERGUNTA DO CRÍTICO DE ARTE TADEU CHIARELLI, UM JECA NOS VERNISSAGES • A questão da identidade nacional em geral é vista como uma virtude de modernistas como Mário e Oswald de Andrade, mas com Lobato parece ser o contrário. Ele ficou com imagem de provinciano. Por quê? PERGUNTAS BLOCO 3 • A visão de Lobato como autor infanto-juvenil obscureceu a obra dele como autor de ficção adulta? • Como avaliar a ficção adulta de Lobato? Quais os principais livros? • Como situar tais livros na vertente modernista? • Em quais gêneros literários Lobato escreveu? • Como foi a trajetória de Lobato como editor? Qual sua importância na indústria gráfica brasileira? • Marisa Lajolo: como essa atividade se reflete na produção da obra infantil analisada em Monteiro Lobato Livro a Livro? PERGUNTAS BLOCO 4 • Qual a posição política de Lobato? Por que ele foi preso pelo Estado Novo? • Agora que Barack Obama foi eleito nos Estados Unidos, como vocês avaliam seu único romance, O presidente negro? • O livro – que está longe de ser “politicamente correto” – teve repercussão internacional? • Qual a importância da questão racial em Lobato, lembrando que o título original de O presidente negro era O choque das raças? • Como avaliar as personagens de tia Nastácia e do Jeca Tatu frente aos estereótipos sociais brasileiros?

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM05 - TEMPORADA 2 - NELSON AYRES & MONICA SALMASO

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    BRENO RUIZ

    Breno Ruiz comenta sobre sua infância musical, influenciada pelos pais, e as lembranças e sensações de quando descobriu os primeiros acordes.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    BRENO RUIZ

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 21:00UM ESTRANHO CASAL

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 16/03/2019

  • 23:45MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 310 - GIGANTES TECNO

    RESPONDA RÁPIDO: QUAL É A IDEIA BÁSICA QUE DEU ORIGEM ÀS REDES COMO FACEBOOK, INSTAGRAM, TWITTER E WHATSAPP? AINDA ESTÁ PENSANDO? O PRINCÍPIO BÁSICO É O DESEJO DAS PESSOAS DE VEREM, DE SEREM VISTAS, DE SE COMUNICAR E TAMBÉM DE INFLUENCIAR OS OUTROS. EM NENHUM OUTRO MOMENTO DA HISTÓRIA HOUVE UMA MUDANÇA TÃO SIGNIFICATIVA NA SOCIEDADE E EM TÃO POUCO TEMPO QUANTO ESTA PROVOCADA PELAS REDES SOCIAIS. A CIÊNCIA E A FILOSOFIA LEVARAM SÉCULOS PARA PROMOVER ALGUMAS TRANSFORMAÇÕES NA MANEIRA DE PENSAR OU DE AGIR DAS PESSOAS. JÁ AS REDES SOCIAIS, AO MESMO TEMPO EM QUE CONQUISTARAM ESSE ENORME PODER, COMEÇAM A SER QUESTIONADAS. HÁ QUEM ENTENDA QUE ELAS ACABARAM COM A PRIVACIDADE, QUE VICIAM E ATÉ QUE PREJUDICAM O RACIOCÍNIO DAS PESSOAS. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, DEDICADA A ANALISAR O PODER DO UNIVERSO DIGITAL.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 21 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Neste teleaula 21 você vai verá uma aula diferente do nosso curso de Língua Portuguesa, onde conhecerá o pensamento de um profissional da palavra. Vamos ver uma entrevista com Villas-Bôas Correia, um jornalista político que há quase 50 anos trabalha em jornal e televisão.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 11 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 11 você aprenderá a identificar locais de trabalho de acordo com as profissões. Além disso, descobrirá que, em Inglês, as palavras não têm gênero e saberá como reconhecer e fazer perguntas usando os verbos corretamente.

  • 07:29NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 31 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 31 você aprenderá um pouco mais sobre ângulos e verá que o ângulo de 180 graus é chamado de ângulo raso. Além disso, saberá que, quando dois ângulos formam um ângulo raso, eles são chamados de ângulos suplementares; quando duas retas paralelas são cortadas por uma terceira reta transversal a elas, formam-se ângulos correspondentes.

  • 07:42NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 14 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 14 você aprenderá que o ar que fica preso na terra por causa da gravidade,exerce uma pressão sobre tudo o que se encontra na sua superfície: é a pressão atmosférica. O valor da pressão atmosférica depende da altitude do local. Na praia, onde a altitude é zero, a pressão atmosférica é a maior possível. Já nos locais mais altos, o valor da pressão atmosférica é menor.

  • 07:55NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 1 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Na primeira teleaula de Geografia você verá que identificar os lugares é um passo fundamental para fazer Geografia. Verá que cada lugar possui seus pontos de referência, características próprias que o individualizam perante os outros. Você também aprenderá que, para identificar um lugar na superfície da Terra, é necessário dominar noções básicas como distância e extensão. Por último, você verá como o CEP, Código de Endereçamento Postal, agiliza o trabalho dos Correios.

  • 08:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 33

    Educação é um direito fundamental previsto na nossa constituição. Mas nem todo mundo consegue exercê-lo plenamente. É o caso de muitos alunos com algum tipo de deficiência. O que é necessário para facilitar o acesso à educação dessas pessoas? É o que a gente vai mostrar na primeira matéria do programa. E você sabe realmente o que é empreendedorismo? Na segunda matéria do programa a gente desvenda alguns mitos sobre o assunto.

  • 08:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 22 - KRIYA YOGA - PARTE 2

    O PROGRAMA CONTINUA FALANDO SOBRE A KRIYA YOGA É CONJUNTO DE MEDITAÇÕES MUITO AVANÇADAS QUE, DE ACORDO COM SEUS PRATICANTES, AJUDAM A PESSOA A ACELERAR O SEU DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL PARA OBTER A ILUMINAÇÃO, UM ESTADO DE PROFUNDA PAZ INTERIOR, ALEGRIA E FELICIDADE. CONHECIDA TAMBÉM COMO A CIÊNCIA ESPIRITUAL DA AUTO-REALIZAÇÃO, A KRIYA YOGA FOI DIFUNDIDA NO OCIDENTE ATRAVÉS DE PARAMAHANSA YOGANANDA, QUE FOI UM GRANDE GURU INDIANO, AUTOR DO LIVRO SOBRE SUA VIDA CHAMADO A AUTOBIOGRAFIA DE UM YOGI, CAMPEÃO DE VENDAS NO MUNDO INTEIRO POR SUA ABORDAGEM SOBRE YOGA, ENERGIA, MEDITAÇÃO E SOBRE OUTROS SANTOS QUE VIVERAM E VIVEM ATÉ HOJE NA ÍNDIA. A AUTOBIOGRAFIA DE UM YOGI FOI UM DOS PRIMEIRO LIVROS A DESVENDAR O MISTICISMO POR TRAZ DA MEDITAÇÃO E DA YOGA DO PONTO DE VISTA DE UM YOGI. DE ACORDO COM O DR. QUINCY HOWE JR., PROFESSOR DE LÍNGUAS ANTIGAS NO SCRIPPS COLLEGE, PARAMAHANSA YOGANANDA TROUXE AO OCIDENTE, NÃO APENAS A PERENE PROMESSA DA REALIZAÇÃO DE DEUS, MAS TAMBÉM UM MÉTODO PRÁTICO, POR MEIO DO QUAL OS BUSCADORES ESPIRITUAIS DE TODOS OS NÍVEIS SOCIAIS PODEM PROGREDIR RAPIDAMENTE. YOGANANDA COLOCOU OS MÉTODOS SUPREMOS DE CONTEMPLAÇÃO AO ALCANCE DE TODAS AS PESSOAS. EM 1920 YOGANANDA FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS ONDE FUNDOU A SELF REALIZATION FELLOSHIP PARA DIVULGAR OS ENSINAMENTOS DA SUA LINHAGEM DE GURUS E ESPECIALMENTE A KRIYA YOGA. HOJE, A SELF REALIZATION FELLOWSHIP TEM MAIS DE 500 CENTROS DE MEDITAÇÃO LOCALIZADOS EM 54 PAÍSES. EM 2006 O PRIMEIRO RETIRO INTERNACIONAL DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP FOI INAUGURADO NO BRASIL, NA CIDADE DE NAVEGANTES, SANTA CATARINA. DOIS MONGES, SANTOSHANANDA E BRAHMACHARI ABRÃO , DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP, VIERAM AO BRASIL OFICIALIZAR A CERIMÔNIA. O VIVER NATURAL FOI CONVERSAR COM ELES.

  • 09:00INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 10:01LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    BAGRE CEGO DE IPORANGA

    A EQUIPE DA UNIVESP TV VIAJOU ATÉ OS MUNICÍPIOS DE IPORANGA E APIAÍ, NO INTERIOR DE SÃO PAULO, PARA CONHECER O BAGRE CEGO DE IPORANGA, O PRIMEIRO PEIXE DE CAVERNA DESCRITO NA AMÉRICA DO SUL. PARA ENTENDER MELHOR COMO ESTA ESPÉCIE SE DESENVOLVEU, A REPORTAGEM ENTREVISTOU PESQUISADORES E VISITOU UMA DAS CAVERNAS DO PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA, O PETAR.

  • 10:15LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    BIOLOGIA - ALGAS

    ALUNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FAZEM ESTUDO DA BIODIVERSIDADE DE ALGAS VERMELHAS COM USO DE DNA BARCODING PARA IDENTIFICAÇÃO DE ESPÉCIES E COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES EM BANCOS DE DADOS NA INTERNET.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    EDUCANDO PARA PENSAR

    Saiba neste programa como educar seu filho a pensar. O Professor da Faculdade de Educação da USP, Nilson José Machado, vai orientar como educar seu filho a pensar. Fala também qual é a melhor idade para incentivar seu filho a aprender, fala da importância da leitura e dos contos de fada, na formação da personalidade da criança.

  • 11:09A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 11

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 11:40LEITURAS DO BRASIL

    CASA GRANDE & SENZALA

    O DUMENTARIO PROCURA ENFATIZAR AS INFLUENCIAS DO ENCONTRO DAS TRES RACAS: COLONIZADOR (BRANCO), O INDIO E O NEGRO, DES TACANDO PRINCIPALMENTE A HERANCA CULTURAL DE CADA UMA DELAS PRESENTE NOS DIAS ATUAIS. O PAPEL DO SENHOR DE ENGENHO COMO CENTRO DA SOCIEDADE QUE ABRANGIA OS LIMITES DO LATIFUNDIO DE ACUCAR, O DONO ABSOLUTO DE TUDO; A PRESENCA DA IGREJA, QUE NO BRASIL TOMOU A FORMA DE PEQUENAS CAPELAS AO LADO DA CASA- GRANDE; O ENCONTRO COM A COMUNIDADE INDIGENA, ATE ENTAO NUMA CONVIVENCIA HARMONIOSA COM A NATUREZA E A CHEGADA DOS NEGROS NA CONDICAO DE ESCRAVOS PARA SUBSTITUIR O INDIO NO CULTIVO DA CANA. O PRIMEIRO BLOCO DO PROGRAMA APRESENTA O AUTOR GILBERTO FREYRE - O QUE O MOTIVO PARA A CONFECCAO DO LIVRO "CASA-GRAN DE", INCLUSIVE TRAZENDO TRECHO DE SONORA (VOX POPULI 1980 E 1984) E COMENTA A "ENTRADA" DOS PORTUGUESES NO BRASIL. O SEGUNDO BLOCO TRAZ A RELACAO COLONIZADOR-INDIO; TRAZ NOVA- MENTE TRECHO COM GERALDO FREYRE FALANDO DA PRESENCA DA INDIA NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA; COMECA A INTRODUZIR O NE- GRO COMO NOVA FORCA DE TRABALHO. O TERCEIRO BLOCO E CENTRADO NA FIGURA DO NEGRO: SUA COLABORA CAO NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA DENTRO DA CASA-GRANDE.

  • 12:37REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1262

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE , CONHEÇA A POLÊMICA EM TORNO DA CAVA SUBAQUÁTICA DE CUBATÃO, NA BAIXADA SANTISTA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS PESQUISAS PARA TENTAR EVITAR A EXTINÇÃO DE UMA ESPÉCIE DE RAPOSA SÓ ENCONTRADA NO CERRADO BRASILEIRO. E AINDA, O CLUBE DA CAÇAMBA GARIMPA PRECIOSIDADES EM MEIO AO LIXO. OBJETOS E MATERIAIS ENCONTRADOS NAS RUAS DA CAPITAL PAULISTA GANHAM NOVO DESTINO NAS MÃOS DESTES ARTISTAS DA RECICLAGEM. ESTE CIENTISTA ESTUDA O COMPORTAMENTO DA RAPOSA-DO-CAMPO PARA PRESERVAR O ANIMAL AMEAÇADO PELAS AÇÕES HUMANAS E, MORADORES DE CUBATÃO SE MOBILIZAM CONTRA UMA GRANDE CRATERA SUBMERSA ,QUE RECEBE SEDIMENTOS CONTAMINADOS , CONSTRUÍDA PERTO DA ÁREA DE MANGUE- BERÇÁRIO NATURAL DE PEIXES E CRUSTÁCEOS.

  • 13:07APLICATIVOS PARA A VIDA

    COLHEITA MÓVEL (ÍNDIA)

    Em New Delhi, Sachin mantém computadores longe dos hackers -- agora ele tem um desafio ainda maior. India está cada vez mais assustada com a onda de suicídios de fazendeiros, e Sachin está disposto a ajudar. Quando ele conversa com os fazendeiros, ele encontra respostas... mas conseguirá escrever um 'Aplicativo para Vida'?

  • 13:34RODA VIVA

    MARK LILLA

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    DANIEL (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações do cantor Daniel em épocas diferentes.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    BRENO RUIZ

    Breno Ruiz comenta sobre sua infância musical, influenciada pelos pais, e as lembranças e sensações de quando descobriu os primeiros acordes.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    BRENO RUIZ

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 17:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 04 - VIOLÕES

    Com o tema Violões, este programa destaca composições de nomes como Garoto, João Pernambuco e Dilermando Reis, entre outros

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 516

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE GUILHERME LAMAS & RAFAEL THOMAZ E MÔNICA ALBUQUERQUE

  • 19:31MÚSICA NAS ARCADAS

    GRUPO MÚSICOS E POETAS

  • 20:31CORPO DE BAILE

    CISNE NEGRO COMPANHIA DE DANÇA - GADGET - DEL VERDE AL AMARILLO

  • 21:01CANTEIRO DE OBRAS

    CANTEIRO DE OBRAS (2012)

    CANTEIRO DE OBRAS 2012 - ENSAIO SOBRE O MOVIMENTO É UM FILME DE EVALDO MOCARZEL, QUE REVELA DE DIFERENTES ÂNGULOS OS BASTIDORES DA SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA. NO FILME SÃO MOSTRADOS TRECHOS DAS SEGUINTES OBRAS DO REPERTÓRIO DA SPCD: DOIS A DOIS [GRAND PAS DE DEUX DE O QUEBRA NOZES (1892) E GRAND PAS DE DEUX DE DOM QUIXOTE (1869)], DE MARIUS PETIPA E LEV IVANOV; IN THE MIDDLE, SOMEWHAT ELEVATED (1987), DE WILLIAM FORSYTHE; BALLET 101 (2006), DE ERIC GAUTHIER; SUPERNOVA (2005), DE MARCO GOECKE E BACHIANA N°1 (2012), UMA CRIAÇÃO DE RODRIGO PEDERNEIRAS.

  • 21:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM05 - TEMPORADA 2 - NELSON AYRES & MONICA SALMASO

  • 22:26APLICATIVOS PARA A VIDA

    COLHEITA MÓVEL (ÍNDIA)

    Em New Delhi, Sachin mantém computadores longe dos hackers -- agora ele tem um desafio ainda maior. India está cada vez mais assustada com a onda de suicídios de fazendeiros, e Sachin está disposto a ajudar. Quando ele conversa com os fazendeiros, ele encontra respostas... mas conseguirá escrever um 'Aplicativo para Vida'?

  • 22:56REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1262

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE , CONHEÇA A POLÊMICA EM TORNO DA CAVA SUBAQUÁTICA DE CUBATÃO, NA BAIXADA SANTISTA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS PESQUISAS PARA TENTAR EVITAR A EXTINÇÃO DE UMA ESPÉCIE DE RAPOSA SÓ ENCONTRADA NO CERRADO BRASILEIRO. E AINDA, O CLUBE DA CAÇAMBA GARIMPA PRECIOSIDADES EM MEIO AO LIXO. OBJETOS E MATERIAIS ENCONTRADOS NAS RUAS DA CAPITAL PAULISTA GANHAM NOVO DESTINO NAS MÃOS DESTES ARTISTAS DA RECICLAGEM. ESTE CIENTISTA ESTUDA O COMPORTAMENTO DA RAPOSA-DO-CAMPO PARA PRESERVAR O ANIMAL AMEAÇADO PELAS AÇÕES HUMANAS E, MORADORES DE CUBATÃO SE MOBILIZAM CONTRA UMA GRANDE CRATERA SUBMERSA ,QUE RECEBE SEDIMENTOS CONTAMINADOS , CONSTRUÍDA PERTO DA ÁREA DE MANGUE- BERÇÁRIO NATURAL DE PEIXES E CRUSTÁCEOS.

  • 23:26100% BRASIL

    BALEIA JUBARTE

    O Brasil tem oito mil e quinhentos quilômetros de litoral, além da maior bacia hidrográfica do mundo. Nestas águas, estão algumas das maiores riquezas do país. O programa mostra como os investimentos em meio-ambiente têm trazido de volta à costa brasileira as dóceis baleias jubarte. Também no litoral, 100% Brasil entrevista alguns dos maiores nomes do surfe nacional. No litoral Norte, destaca as velas coloridas das embarcações maranhenses.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 22 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 22 você verá como se faz o perfil de alguém, a descrição das características de uma pessoa. Verá também que é muito comum uma palavra ter vários sentidos e que, procurar o sentido correto para se utilizar em determinadas situações não tem nada a ver com loteria, nem sorte. É uma questão de atenção.

  • 07:14NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 33 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 33 você conhecerá um pouco mais sobre a comunicação em prosa e verso e verá que não se deve escrever da mesma forma que falamos, porque a escrita tem que seguir certas regras da Língua Portuguesa. Aprenderá o que são orações subordinadas substantivas objetivas e acompanhará uma discussão sobre as mudanças da situação da mulher na sociedade.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 26 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá que dá pra explicar tudo o que a gente está aprendendo usando alguns termos químicos, assim, você aprenderá o que são átomos. Verá por que uma substância simples não pode ser transformada em outra substância simples. Ficará sabendo que os átomos se ligam formando grupinhos, que são chamados de moléculas, e, por último, ficará sabendo que alguns gases são formados por átomos livres, os gases nobres.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

    A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.

  • 08:01CULTURA É CURRÍCULO II

    QUILOMBO CANGUME - ITAOCA

  • 08:14DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 06 FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - 10/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE OS PROGRAMAS DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO SUPERIOR./ ? SERÁ QUE AS BOLSAS DE ESTUDO E OS FINANCIAMENTOS ESTÃO, DE FATO, DANDO ACESSO A QUEM QUER CHEGAR À UNIVERSIDADE ?/ E COMO CONSEGUIR PAGAR A CONTA, DEPOIS DE PEGAR O DIPLOMA?//

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 265

    Graciliano Ramos e Antonio Candido: O Entrelinhas mostra a homenagem aos 75 anos de publicação do romance Angústia, de Graciliano Ramos. Além de lançar uma edição especial, em capa dura, reunindo resenhas e ensaios sobre o romance com mais densidade psicológica na obra do escritor alagoano, a editora Record promove uma série de eventos p elo Brasil. O primeiro deles aconteceu essa semana na USP, com uma conferência de abertura do maior crítico brasileiro, o professor Antonio Candido, que falou com exclusividade ao Entrelinhas sobre a importância de Graciliano Ramos no panorama da moderna literatura brasileira. Fábio Moon e Gabriel Bá: O programa exibe um bate-papo com os irmãos quadrinistas Fábio Moon e Gabriel Bá, que acabam de ganhar o Eisner Awards (o Oscar dos quadrinhos) com Daytripper. Lançado nos E stados Unidos, o álbum atingiu o primeiro lugar na lista de quadrinhos mais vendidos do jornal The New York Times e será lançado no Brasil no dia 28 de setembro. Stevenson: Durante muito tempo, a obra de Robert Louis Stevenson (1850-1894) foi associada a narrativas de aventuras como A Ilha do Tesouro e a romances de terror como O médico e o monstro. Mas a recente edição de O Clube do Suicídio mostra por qu e esse escritor escocês se tornou um clássico admirado por personalidades como Jorge Luis Borges e John Lennon– conforme o espectador do Entrelinhas verá no comentário do crítico e colaborador do programa Carlos Eduardo Ortolan.

  • 09:03ALMANAQUE EDUCACAO

    EDUCAÇÃO INCLUSIVA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu quebra o tornozelo ao tentar uma manobra mais radical de skate e passa a sofrer na pele as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta para frequentar lugares não adaptados. Mas como pra ele e pro Mano tudo vira assunto pro Almanaque, a dupla vai fazer um programa especial sobre inclusão. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílula do Saber: Corpo Humano – um cientista caricato explica as características ósseas do corpo humano. Pílula do Saber: Caixa de Pandora: a curiosa história do mito grego de Pandora. TV do Cadu: uma entrevista com Leonard Ang, brasileiro vencedor do segundo campeonato mundial de aviões de papel, que aconteceu na Áustria. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone pedem a opinião de alunos sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam o Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da arte. Túnel do Tempo: imagens da contusão de Pelé na Copa de 1962, no Chile. A torcida acreditava que sem Pelé o Brasil não seria campeão do mundo, Mas Garrincha chamou para si a responsabilidade e se sagrou uma figura importante na conquista da copa.

  • 09:31MICRO MACRO

    MICRO MACRO 09

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE SIMON VELEZ (COLOMBIA), PAPEL TIFA (COSTA RICA) E CIPO (GUIANA).

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DEGENERACAO MACULAR RELACIONADA A IDADE

    A Degeneração Macular Relacionada à Idade, também conhecida como Degeneração Macular Senil, merece atenção redobrada. O programa apresenta algumas das principais características da doença e medidas que podem ser adotadas para promover, a partir dos 50 anos, a saúde da visão.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    TATIANA BELINKY

    Neste programa você vai saber um pouco mais da vida da Escritora Tatiana Belinky. Ela vai falar de sua infância, de seus irmãos, de quando começou a escrever, de seu público alvo e muito mais.

  • 11:12LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 20

  • 12:02CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 25

    CULTURA RETRÔ - PGM 25 NO AR: 13/10/11 VT CRISTO REDENTOR - 80 anos VT A PEDIDO X-TUDO/Entrevista Fernando Gomes VT OFICIO CONSERTA BRINQUEDOS VT PATINHO BORRACHA VT BRINCADEIRAS RETRÔ - Encerra

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 338

  • 13:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - BUMBÁ PATRIMÔNIO

    PARA FALAR SOBRE A INFLUÊNCIA DO BOI BUMBÁ NA CULTURA NACIONAL, A GENTE RECEBE A COORDENADORA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SENAC SÃO PAULO, LÍVIA CRISTINA TONETO, QUE PESQUISOU O BUMBA MEU BOI NA CAPITAL PAULISTA PARA A TESE DE MESTRADO./ E MARCOS APOLO MUNIZ, SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS./

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DEGENERACAO MACULAR RELACIONADA A IDADE

    A Degeneração Macular Relacionada à Idade, também conhecida como Degeneração Macular Senil, merece atenção redobrada. O programa apresenta algumas das principais características da doença e medidas que podem ser adotadas para promover, a partir dos 50 anos, a saúde da visão.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 21 - HEMODINÂMICA

    NO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA VAMOS FALAR SOBRE A HEMODINÂMICA – O ESTUDO DOS MOVIMENTOS E PRESSÕES DA CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA. O TERMO HEMODINÂMICA TAMBÉM É UTILIZADO PARA DESIGNAR O APARELHO OU EXAMES PARA DIAGNÓSTICO E TRATAMENTOS DE DOENÇAS CARDÍACAS, PULMONARES E GINECOLÓGICAS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    NARIZ, OUVIDO E GARGANTA

    Conversa sobre nariz, ouvido e garganta. Como prevenir infecções e inflamações? Algumas crianças parecem ter mais tendências a problemas nessas áreas do que outras. Apresentam coriza frequente, dores de ouvido de repetição, garganta arranhado com frequência. O médico explicou como estes órgãos são interligados. Deu dicas para prevenir infecções e também respondeu dúvidas de telespectadoras.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 06 FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - 10/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE OS PROGRAMAS DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO SUPERIOR./ ? SERÁ QUE AS BOLSAS DE ESTUDO E OS FINANCIAMENTOS ESTÃO, DE FATO, DANDO ACESSO A QUEM QUER CHEGAR À UNIVERSIDADE ?/ E COMO CONSEGUIR PAGAR A CONTA, DEPOIS DE PEGAR O DIPLOMA?//

  • 15:31BRASIL SELVAGEM

    UM MUNDO PERIGOSO

    Três famílias carismáticas de animais, macacos, lontras gigantes e quatis, se esforçam para criar suas famílias em um pano de fundo de paisagens extraordinárias e extremos de clima - um mundo bonito e perigoso, cheio de onças e caimãs. Uma jornada íntima para o coração de um país espetacular, este primeiro capítulo da trilogia vê os bebês darem os primeiros passos durante uma breve pausa entre os extremos sazonais climáticos.

  • 16:31INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

    A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 22 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 22 você verá como se faz o perfil de alguém, a descrição das características de uma pessoa. Verá também que é muito comum uma palavra ter vários sentidos e que, procurar o sentido correto para se utilizar em determinadas situações não tem nada a ver com loteria, nem sorte. É uma questão de atenção.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 33 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 33 você conhecerá um pouco mais sobre a comunicação em prosa e verso e verá que não se deve escrever da mesma forma que falamos, porque a escrita tem que seguir certas regras da Língua Portuguesa. Aprenderá o que são orações subordinadas substantivas objetivas e acompanhará uma discussão sobre as mudanças da situação da mulher na sociedade.

  • 17:31LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 20

  • 18:30METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 357 - 17/03/2019

    DOMINGO NO METRÓPOLIS VAMOS MERGULHAR NO UNIVERSO DA PINTORA MODERNISTA DJANIRA. CINEMAS DE RUA TENTAM SOBREVIVER EM SÃO PAULO. E MAIS O JOVEM E A INTERNET: FORUNS SECRETOS DE DISCUSSÃO INCENTIVAM A VIOLÊNCIA? O JOVEM E A POLÍTICA: DOCUMENTÁRIO MOSTRA OS BASTIDORES DA ELEIÇÃO DE UM GRÊMIO ESCOLAR. TEM TAMBÉM AS FOTOGRAFIAS IMPACTANTES DE PEDRO MOTTA QUE QUESTIONAM A RELAÇÃO ENTRE O HOMEM E A NATUREZA. E A BANDA FRANCISCO EL HOMBRE LANÇA DISCO NOVO NO NOSSO ESTÚDIO.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    LUCÉLIA SANTOS

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/03/2019 - BITCOINS

    PARA FALAR SOBRE AS CRIPTOMOEDAS, A GENTE RECEBE A ADVOGADA MILENA "FÓRIO", ESPECIALISTA EM DIREITO DIGITAL./ E A TAMBÉM ADVOGADA TATIANA REVOREDO, ESPECIALIZADA NA TECNOLOGIA BLOCKCHAIN E COAUTORA DO LIVRO "CRIPTOMOEDAS NO CENÁRIO INTERNACIONAL"./

  • 21:01IMAGEM DO SOM

    GRUPO RUMO - DVD: GRUPO RUMO

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A POESIA REFLEXIVA DE DRUMMOND - NO MEIO DO CAMINHO

    O Prof. Davi Arrigucci Junior fala sobre o universo poético de Carlos Drummond de Andrade. Segundo o Prof. Davi, em termos drummondianos, o poema é justamente um sentimento do mundo lavrado em palavras. Para ele, Carlos Drummond de Andrade é o grande poeta da passagem para a poesia moderna. De acordo com sua análise, para o Drummond chegar à poesia supõe um esforço, a poesia é o resultado de um esforço, de um trabalho, de uma luta com as palavras. Segundo Davi, quando Drummond aparece em 1930, a novidade em sua poesia é que ele traz para o universo da lírica brasileira o pensamento mesclado à expansão lírica. Sua expansão lírica não se dá com a naturalidade corrente, mas se dá mediada por um esforço de pensamento, por um trabalho de reflexão. Nesse programa o prof. Davi Arrigucci analisa principalmente o poema “NO MEIO DO CAMINHO” (de Alguma Poesia, 1930), que para ele, desde o princípio aparece como uma forma de pensar o próprio problema da poesia, ou seja, o problema de como criar a poesia para o Drummond. Outros poemas de Drummond também são analisados no programa tais como: “Cota Zero” e “Anedota Búlgara” (de Alguma Poesia, 1930). Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902 na cidade de Itabira, Minas Gerais, filho de fazendeiros. Viveu sua infância e adolescência no interior de Minas Gerais. A partir de 1920 passa a residir em Belo Horizonte onde se relaciona com jovens escritores. Em 1922 recebe um prêmio de cinqüenta mil reis da revista Novella Mineira, de Belo Horizonte, pelo conto “Joaquim do Telhado”. Em 1926, trabalha no Diário de Minas. Publica, em 1928, o poema “No meio do Caminho” na revista de Antropofagia, que se torna o alvo predileto dos inimigos do Modernismo. Inicia sua carreira de funcionário público na Secretaria de Educação de Minas Gerais. Em 1930, torna-se auxiliar de gabinete da Secretaria do Interior mineira chefiada por Cristiano Machado e , depois, Gustavo Capanema. Publica seu primeiro livro, “Alguma Poesia”. Em 1934 é redator do Estado de Minas e do diário da Tarde. Transfere-se par ao Rio de Janeiro como chefe de gabinete de Capanema, novo ministro da Educação e Saúde. Publica “Brejo das almas” e colabora na Revista Acadêmica, do Rio. Os dois livros (“Alguma Poesia” e “Brejo das almas”) são caracteristicamente modernos. Seguiram-se “Sentimento do Mudo”(1940), “Claro Enigma” e “Contos de Aprendiz (1951), “Lição de Coisas” (1962), “Lição de Amigo” (1982) e muitos outros. O Professor Davi Arrigucci Junior, nasceu em São João da Boa Vista (São Paulo) em 1943. Professor aposentado de teoria literária e literatura comparada na USP, , onde lecionou de 1965 a 1996, crítico e ensaísta consagrado, estreou como romancista com Ugolino e a Perdiz, a “saga” de um caçador quixotesco em busca de uma perdiz encantada. Ao estrear como ficcionista, Arrigucci disse estar sentindo um prazer que não sentia com sua produção anterior de ensaios – o que talvez soe injusto com uma das mais sólidas coleções artigos sobre escritores nacionais e estrangeiros, com destaque para O Escorpião Encalacrado (sobre o argentino Julio Cortázar) e O Cacto e as Ruínas (sobre Manuel Bandeira e Murilo Mendes). Publicou recentemente o livro "Coração Partido", em que analisa a poesia reflexiva de Carlos Drummond de Andrade.

  • 22:44TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 32 – MUSEU DE ARTE SACRA E CORDEL

    No Museu de Arte Sacra de São Paulo a tradição e as nossas origens se encontram. A construção localiza em um período colonial no centro da cidade traz ainda uma das coleções de presépio mais famosas do país. E como o assunto é tradição, neste episódio Felipe e Tuti visitam também o IEB, Instituto de Estudos Brasileiros. Lá fazem uma viagem fascinante pelo mundo do cordel, uma das manifestações artísticas mais genuínas do povo nordestino.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 18/03/2019

  • 23:45CONTOS DA MEIA NOITE

    SOLFIERI - ALVARES DE AZEVEDO

    Numa taberna sombria e escusa, vários companheiros disputam a glória de ter vivido a mais louca aventura.Cada um deles busca lembrar-se do caso mais espantoso.É a vez de Solfieri. Seu relato nos leva a Roma.Numa história que entremeia cemitérios, cadáveres e seres inanimados devido à catalepsia, Solfieri narra sua experiência macabra com uma jovem. Obra exemplar do romantismo brasileiro, na qual são facilmente percebidas as influências de Byron e Musset.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 12 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 12 você verá que é possível descobrir o significado dos verbos observando as pessoas em ação e que, usando o verbo certo, pode-se dizer em uma única frase o que cada profissão faz. Além disso, aprendeu que, neste tipo de frase, o pronome precisa aparecer antes do verbo.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 32 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai estudar como são formadas as imagens nos espelhos planos e nos espelhos esféricos, sejam côncavos ou convexos.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 27 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá o que é uma reação química, verá também, que quando duas substâncias reagem, como o oxigênio e o hidrogênio, os átomos trocam de lugar. Quando existe uma troca de átomos, o resultado é uma terceira substância. As substâncias que reagem são chamadas reagentesa substância que aparece é chamada produto.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 8 - MUSEU DO FUTEBOL E FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

    Neste episódio os apresentadores invadem um dos territórios culturais mais procurados pelos moradores da cidade de São Paulo e também por quem está aqui em visita: O Museu do Futebol. E para completar o programa, nossa dupla vai até a Fábrica de Cultura da Vila Brasilândia, onde se reúne jovens dos mais ativos e militantes nos novos ritmos musicais de São Paulo. Futebol e música, duas paixões nacionais num mesmo Território Cultural.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO II

    JARDIM BOTÂNICO DE BOTUCATU - UNESP

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 07 ENSINO MÉDIO - 11/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO MÉDIO./ A ÚLTIMA ETAPA PARA CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL./ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITIU QUE ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO./ POR QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO?/ QUAIS AS SAÍDAS?/ NOSSA CONVIDADA É ILONA BECSKEHÁZY - CONSULTORA EM EDUCAÇÃO

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 266

    Crônica da Casa Assassinada: O Entrelinhas mostra a obra mais importante do escritor Lúcio Cardoso, Crônica da Casa Assassinada, que narra os conflitos de uma tradicional família mineira, numa atmosfera de traições, escândalos sexuais e decomposição moral. Adaptado para o cinema nos anos 70, por Paulo César Saraceni, o romance ganhou agora uma versão teatral, assinada pelo diretor Gabriel Villela e pelo dramaturgo Dib Carneiro Neto. Marcelino Freire: Contos, minicontos, micro-romances. Seja qual for a definição dos textos de Marcelino Freire, todos eles têm um ponto em comum: a musicalidade que o escritor pernambucano herdou da tradição oral nordestina. Veja no comentário de nossa colaboradora Veronica Stigger. Heloísa Seixas e Ruy Castro: O programa também mostra um bate-papo com os escritores Heloísa Seixas e Ruy Castro, que acabam de lançar Terramarear, uma crônica de viagens culturais por diversas cidades do mundo. A gente conversou com eles em São Paulo, onde o casal participou de uma edição de “Sempre um Papo”, série de encontros promovida há 25 anos pelo Sesc Vila Mariana.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    COMPUTADOR E EDUCAÇÃO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    O último boletim de Cadu não agrada em nada sua mãe, que culpa o uso exagerado do computador pelo baixo rendimento do filho. Com o acesso livre ao micro ameaçado, ele terá de provar que as novas tecnologias, especialmente a informática, podem ser aliadas importantes no aprendizado. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Nuvens - O famoso cientista, inventor, político, filósofo e economista americano Benjamin Franklin dá uma aula sobre nuvens e eletricidade. Tempo – Uma ferreira medieval explica que não é de hoje que as pessoas tentam controlar o tempo! Ela conta que há oito séculos o sino e o relógio iniciaram uma batalha para definir quem marcaria as horas no mundo Ocidental! Fala Aí : Mano na câmera e Cadu no microfone perguntam pra galera: Você já tirou nota baixa? Como foi que você contou para seus pais? Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam o Yahoo para conhecer de perto como funciona o primeiro site de busca do planeta. Tv do Cadu: Um bate papo descontraído com Einsten, que esclarece para o público do Almanaque se ele foi um bom aluno na escola.

  • 09:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 10

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE CULTIVOS ILICITOS (COLOM- BIA), KAMAYOO (PERU) E ABRACO VERDE (BRASIL).

  • 10:00SAUDE BRASIL

    CONSTIPACAO

    A Constipação, também conhecida por obstipação instestinal ou prisão de ventre, é uma síndrome e, em geral, vem acompanhada de um conjunto de sinais e sintomas. Ela atinge cerca de 20% da população, portanto, é um sintoma freqüente e que merece mais atenção e atendimento médico. Qualquer pessoa, em qualquer idade pode sofrer de constipação. Porém, há grupos que têm maior risco: idosos, adultos de uma forma geral. Mas a mulher tem uma freqüência de constipação intestinal maior o que o homem. É cada dia mais freqüente a queixa de constipação e muito se deve à vida sedentária, à alimentação inadequada, pobre em fibras, e ao estresse do dia-a-dia Para entendermos melhor o que é constipação, é preciso , antes, sabermos o que é hábito instestinal. Em geral, não há um número certo de evacuações diárias ou semanais para um determinado indivíduo. O conceito, pela média, de constipação instestinal diz respeito a um número de evacuações inferior a três vezes por semana. OS SINAIS QUE PODEM SERVIR DE ALERTA PARA A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL: - força excessiva para evacuar - aspectos das fezes (fezes fragmentadas / endurecidas) - sensação de evacuação incompleta - sensação de obstrução - sangue nas fezes - mudança no seu hábito intestinal - emagrecimento sem fazer dieta É muito importante identificar a causa da Constipação, que pode, em geral, ser classificada em: - simples ou funcional ou primária: (de curta duração, com fator desencadeante casual e recente ) AS CAUSAS DA CONSTIPAÇÃO: - dieta inadequada (pouca ingestão de fibra) – é a causa mais comum de contipação - falta de líquido (em especial de água) - falta de exercícios - excesso de peso - doenças que afetam o intestino grosso como câncer ou spíndrome do cólon irritável - doenças neurológicas como Esclerose Múltipla ou Parkinson DIAGNÓSTICO O diagnóstico da Contipação Intestinal, prisão de ventre, é realizado através de uma boa história clínica, analisando a freqU6ência de evacuação do indivíduo. O médico também deve estar atento a questão alimentar. O TRATAMENTO DA CONSTIPAÇÃO: A alimentação tem um papel muito importante. A ingesta de quantidade adequada diária, de fibras, são fundamentais para o intestino funcionar normalmente. A pessoa deve ingerir, por dia, de um litro e meio a dois litros de água. Manter o peso adequado, combater a obesidade, também ajuda. E nesse processo, a atividade física tem um papel muito importante, pois o sedentarismo prejudica o função intestinal. O uso de reguladores intestinais deve ser sempre prescrito pelos médicos A Constipação pode levar a algumas complicações, se não tratarmos de forma adequada. A freqüência de hemorróidas é muito maior em indivíduos constipados. Além disso indivíduos que passam muito tempo sem evacuar podem ter um processo de petrificação das fezes e isso pode exigir uma intervenção médica. A grande maioria dos casos de constipação é resolvida através de mudanças de hábitos alimentares e de vida.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    ENSINAR APRENDENDO

    Neste programa saiba qual é a importância da escola na vida de uma criança. O Psiquiatra e Escritor, Içami Tiba, vai falar de como deve ser a relação entre a escola e os pais, da amizade entre professor e aluno e o que precisa ser feito para melhorar a educação.

  • 11:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 22

    • João, sua literatura e seu trabalho intelectual estão associados a uma trajetória de militância política, pelas minorias etc, ao passo que o Reinaldo apareceu justamente com um livro, Tanto Faz, que joga isso pro alto. Pergunta para vocês dois: a literatura pode e deve ter compromisso com a realidade? • Reinaldo: Tanto Faz surgiu no começo da abertura; havia um cansaço da política, do discurso engajado? • João: que importância teve a contracultura na sua trajetória? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Luiz Roberto Guedes para João Silvério Trevisan (rótulo GLS) • Reinaldo: no seu caso, o rótulo é o da literatura desencanada, hedonista, espontânea – mas vc é tradutor de autores importantes, como Burroughs Thomas Pynchon. Você esconde essas referências? • João: em quais livros entra a temática homoerótica em sua obra? • Reinaldo: o que mudou entre o momento em que escreveu “Tanto Faz” ou “Abacaxi” e o atual, de “Pornopopéia”? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Guedes para Reinaldo (publicidade) • João: como foi sua participação no jornal Lampião? Como surgiu? Quem editava? • Reinaldo: em Tanto Faz, a curtição do protagonista tinha um sentido eufórico, enquanto no Pornopopéia, apesar do humor, ele parece cair de modo compulsivo nessa da espiral de sexo e drogas. O prazer virou uma fissura? • João: o papel da sexualidade mudou, deixou de ser libertária para virar objeto de site de sacanagem, Big Brother, revista de celebridades etc? Pergunta Guedes para Trevisan (cinema) PERGUNTAS BLOCO 4 • João: Ana em Veneza tem como pano de fundo a questão da identidade brasileira, de uma arte brasileira: esse tema ainda é importante no Brasil? • Reinaldo: por que vc ficou tanto tempo sem escrever entre Abacaxi, de 1985, até Órbita dos caracóis, de 2003 e os contos de Umidade, de 2005? • João: Parece que seu novo livro – Rei do Cheiro – tem algo em comum com o universo do Reinaldo Moraes. Vc pode falar um pouco dele?

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 26

    Pgm 25 - no ar: 20/10/11 VT DESARMAMENTO - 6 anos do Referendo do Estatuto do Desarmamento VT TRICAMPEONATO SENNA - 20 anos do Tricampeonato - Entrevista Roda Viva VT LEON CAKOFF - Homenagem VT ENTREVISTA ROLANDO BOLDRIN - 75 anos de nascimento e arquivo Sr. Brasil ENCERRA MUSICAL ROLANDO BOLDRIN

  • 12:30MANOS E MINAS III

    DJ HUM (2018)

    Neste programa o Manos e Minas recebe Dj Hum, e a banda Expresso do groove. Representando a cena dos slams, representando o Acre, Giulia e MB. Matérias: - Roberta foi conferir a exposição Mãe Preta, em cartaz na Galeria Mario Schenberg, que reúne fotos, vídeos, acerca das questões da mulher negra e a maternidade na sociedade brasileira.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/03/2019

  • 14:00SAUDE BRASIL

    CONSTIPACAO

    A Constipação, também conhecida por obstipação instestinal ou prisão de ventre, é uma síndrome e, em geral, vem acompanhada de um conjunto de sinais e sintomas. Ela atinge cerca de 20% da população, portanto, é um sintoma freqüente e que merece mais atenção e atendimento médico. Qualquer pessoa, em qualquer idade pode sofrer de constipação. Porém, há grupos que têm maior risco: idosos, adultos de uma forma geral. Mas a mulher tem uma freqüência de constipação intestinal maior o que o homem. É cada dia mais freqüente a queixa de constipação e muito se deve à vida sedentária, à alimentação inadequada, pobre em fibras, e ao estresse do dia-a-dia Para entendermos melhor o que é constipação, é preciso , antes, sabermos o que é hábito instestinal. Em geral, não há um número certo de evacuações diárias ou semanais para um determinado indivíduo. O conceito, pela média, de constipação instestinal diz respeito a um número de evacuações inferior a três vezes por semana. OS SINAIS QUE PODEM SERVIR DE ALERTA PARA A CONSTIPAÇÃO INTESTINAL: - força excessiva para evacuar - aspectos das fezes (fezes fragmentadas / endurecidas) - sensação de evacuação incompleta - sensação de obstrução - sangue nas fezes - mudança no seu hábito intestinal - emagrecimento sem fazer dieta É muito importante identificar a causa da Constipação, que pode, em geral, ser classificada em: - simples ou funcional ou primária: (de curta duração, com fator desencadeante casual e recente ) AS CAUSAS DA CONSTIPAÇÃO: - dieta inadequada (pouca ingestão de fibra) – é a causa mais comum de contipação - falta de líquido (em especial de água) - falta de exercícios - excesso de peso - doenças que afetam o intestino grosso como câncer ou spíndrome do cólon irritável - doenças neurológicas como Esclerose Múltipla ou Parkinson DIAGNÓSTICO O diagnóstico da Contipação Intestinal, prisão de ventre, é realizado através de uma boa história clínica, analisando a freqU6ência de evacuação do indivíduo. O médico também deve estar atento a questão alimentar. O TRATAMENTO DA CONSTIPAÇÃO: A alimentação tem um papel muito importante. A ingesta de quantidade adequada diária, de fibras, são fundamentais para o intestino funcionar normalmente. A pessoa deve ingerir, por dia, de um litro e meio a dois litros de água. Manter o peso adequado, combater a obesidade, também ajuda. E nesse processo, a atividade física tem um papel muito importante, pois o sedentarismo prejudica o função intestinal. O uso de reguladores intestinais deve ser sempre prescrito pelos médicos A Constipação pode levar a algumas complicações, se não tratarmos de forma adequada. A freqüência de hemorróidas é muito maior em indivíduos constipados. Além disso indivíduos que passam muito tempo sem evacuar podem ter um processo de petrificação das fezes e isso pode exigir uma intervenção médica. A grande maioria dos casos de constipação é resolvida através de mudanças de hábitos alimentares e de vida.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 22 - TABAGISMO

    O PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA TRAZ UM TEMA MUITO DISCUTIDO NOS ÚLTIMOS TEMPOS: O TABAGISMO. NICOTINA, ALCATRÃO, MONÓXIDO DE CARBONO: 3 SUBSTÂNCIAS QUE ESTÃO PRESENTES NO TABACO E QUE SÃO PREJUDICIAIS À SAÚDE. VÁRIOS FATORES LEVAM UMA PESSOA A EXPERIMENTAR O CIGARRO OU OUTROS DERIVADOS DO TABACO. A MAIOR PARTE COMEÇA POR SIMPLES CURIOSIDADE OU POR NECESSIDADE DE AUTO-AFIRMAÇÃO. E É AÍ QUE MORA O PERIGO...

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    CRECHE PARENTAL

    Quando pai e mãe trabalham fora, um grande dilema é: com quem deixar os filhos? Cada família precisa se adaptar de acordo com sua realidade. Tem quem deixe bebês e crianças com babás, avós, ou com uma vizinha. Outros optam por creche, berçário, escolinha. E tem ainda quem escolha a creche parental, como a atriz Miá Mello que dividiu com a gente esta experiência. Ela descobriu a creche parental depois do nascimento do segundo filho. Um papo divertido. A especialista também respondeu dúvidas de telespectadoras.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 07 ENSINO MÉDIO - 11/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO MÉDIO./ A ÚLTIMA ETAPA PARA CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL./ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITIU QUE ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO./ POR QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO?/ QUAIS AS SAÍDAS?/ NOSSA CONVIDADA É ILONA BECSKEHÁZY - CONSULTORA EM EDUCAÇÃO

  • 15:30BRASIL SELVAGEM

    ENFRENTANDO A ENCHENTE

    A jornada no coração de um Brasil continua, seguindo as famílias de animais que enfrentam as formidáveis chuvas de monção. Os bebês da lontra gigante devem estar atentos às onças e às aves predadoras e devem aprender a nadar antes das inundações do rio. Os quatis devem comer tudo o que puderem antes do seu mundo desaparecer debaixo d'água, e o macaco capuchinho mais novo deve aprender rapidamente algumas habilidades inteligentes de sobrevivência.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 8 - MUSEU DO FUTEBOL E FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

    Neste episódio os apresentadores invadem um dos territórios culturais mais procurados pelos moradores da cidade de São Paulo e também por quem está aqui em visita: O Museu do Futebol. E para completar o programa, nossa dupla vai até a Fábrica de Cultura da Vila Brasilândia, onde se reúne jovens dos mais ativos e militantes nos novos ritmos musicais de São Paulo. Futebol e música, duas paixões nacionais num mesmo Território Cultural.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 12 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 12 você verá que é possível descobrir o significado dos verbos observando as pessoas em ação e que, usando o verbo certo, pode-se dizer em uma única frase o que cada profissão faz. Além disso, aprendeu que, neste tipo de frase, o pronome precisa aparecer antes do verbo.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 32 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai estudar como são formadas as imagens nos espelhos planos e nos espelhos esféricos, sejam côncavos ou convexos.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 22

    • João, sua literatura e seu trabalho intelectual estão associados a uma trajetória de militância política, pelas minorias etc, ao passo que o Reinaldo apareceu justamente com um livro, Tanto Faz, que joga isso pro alto. Pergunta para vocês dois: a literatura pode e deve ter compromisso com a realidade? • Reinaldo: Tanto Faz surgiu no começo da abertura; havia um cansaço da política, do discurso engajado? • João: que importância teve a contracultura na sua trajetória? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Luiz Roberto Guedes para João Silvério Trevisan (rótulo GLS) • Reinaldo: no seu caso, o rótulo é o da literatura desencanada, hedonista, espontânea – mas vc é tradutor de autores importantes, como Burroughs Thomas Pynchon. Você esconde essas referências? • João: em quais livros entra a temática homoerótica em sua obra? • Reinaldo: o que mudou entre o momento em que escreveu “Tanto Faz” ou “Abacaxi” e o atual, de “Pornopopéia”? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Guedes para Reinaldo (publicidade) • João: como foi sua participação no jornal Lampião? Como surgiu? Quem editava? • Reinaldo: em Tanto Faz, a curtição do protagonista tinha um sentido eufórico, enquanto no Pornopopéia, apesar do humor, ele parece cair de modo compulsivo nessa da espiral de sexo e drogas. O prazer virou uma fissura? • João: o papel da sexualidade mudou, deixou de ser libertária para virar objeto de site de sacanagem, Big Brother, revista de celebridades etc? Pergunta Guedes para Trevisan (cinema) PERGUNTAS BLOCO 4 • João: Ana em Veneza tem como pano de fundo a questão da identidade brasileira, de uma arte brasileira: esse tema ainda é importante no Brasil? • Reinaldo: por que vc ficou tanto tempo sem escrever entre Abacaxi, de 1985, até Órbita dos caracóis, de 2003 e os contos de Umidade, de 2005? • João: Parece que seu novo livro – Rei do Cheiro – tem algo em comum com o universo do Reinaldo Moraes. Vc pode falar um pouco dele?

  • 18:30POR DENTRO DO CORPO HUMANO

    CRIAÇÃO

    No primeiro episódio, Michael Mosley conta a história da sua criação. Ele traz à vida uma surpreendente pesquisa médica, revelando a sequência improvável de eventos que levaram ao seu nascimento. Usando gráficos de última geração, viajamos com milhões de espermatozóides em sua corrida perigosa em direção ao óvulo, descobrimos as maneiras engenhosas pelas quais o corpo da mulher seleciona o melhor, vê um corpo começar a se auto-montar e, em um televisor, observe um rosto humano se unir. Ao longo do programa, acompanhamos o progresso de um casal que espera trigêmeos; da varredura 4D, quando eles ficam frente a frente com seus bebês para um final dramático - o nascimento. Nós também encontramos uma mulher esperando seu 16º bebê e os gêmeos siameses mais velhos do mundo.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    BIBI FERREIRA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 19/03/2019

  • 21:00IMAGEM DO SOM

    THE ORIGINALS - DVD: PRA TODO MUNDO OUVIR

    Programa exibe DVDs de artistas da música popular brasileira na íntegra Os telespectadores que apreciam os discos de Carlos Lyra, Olívia Hime, Toquinho, entre outros, terão a oportunidade de assistir aos DVDs desses artistas na tela da TV Cultura. No dia 25/09, à 1h, estréia o programa “Imagem do Som”, que exibirá um catálogo de vídeos de importantes nomes da música popular brasileira. Apresentado pela cantora e atriz AMANDA ACOSTA, “Imagem do Som” será produzido pelo Núcleo de Música da TV Cultura, por meio de um acordo entre a emissora, gravadoras/produtoras e artistas, com a proposta de divulgar o que de melhor está sendo produzido no campo da música brasileira, vocal ou instrumental. A intenção é abrir um espaço na televisão para os artistas exibirem seus DVDs, sejam eles recém-lançados ou não, e mostrarem seu trabalho ao grande público.

  • 22:00BALANÇO DO SECULO XX, PARADIGMAS DO SECULO XXI

    LEONARDO E A CULTURA DO MALANDRO - MEMÓRIAS DE UM SARGENTO DE MILÍCIAS

    No programa Leonardo e a Cultura do Malandro o professor Antonio Arnoni Prado analisa o livro Memórias de um Sargento de Milícias de Manual contrapondo várias análises e críticas literárias que recebeu desde sua publicação até os tempos atuais. E é na visão do crítico Antonio Candido que a principal obra de Manuel Antônio de Almeida se destaca. Nela, Leonardo, personagem principal, encarna o primeiro malandro de literatura nacional. Além disso, “Memórias...” pode ser visto como uma tradução das relações humanas do Brasil no século XIX, onde já se percebe aquilo que o historiador Sérgio Buarque de Holanda viria dizer décadas depois: “...a ordem sempre foi entre nós uma coisa abstrata”. Antonio Arnoni Prado é professor-doutor do Instituto de Estudos da Linguagem –UNICAMP, doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da USP e também bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC-SP.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 19/03/2019

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    A MORALISTA - DINAH SILVEIRA DE QUEIROZ

    No ambiente acanhado de pequena cidade, filha de uma senhora dominadora, relata a personalidade da mãe. Uma visão cruel, cheia de finas e sutis observações. O domínio moral da velha e orgulhosa dama vai sendo posto a prova com a chegada no povoado, de um tipo estranho e afeminado. O relacionamento entre os dois chega aos limites de uma perigosa intimidade, para depois romper-se. Desse rompimento, as duas personagens não saem incólumes. Principalmente o jovem rapaz.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 32 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 32 você verá que o triângulo é uma das figuras mais importantes da geometria. Saberá que as propriedades do triângulo podem ser utilizadas para fazer uma estante ficar firme, sem balançar, e que, até nos jogos de futebol, ouve-se falar em triângulos. Além disso, aprenderá a propriedade mais importante: não importa o tamanho ou o tipo de triângulo, a soma dos ângulos dele será sempre 180 graus.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 43 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 43 você aprenderá a calcular a área de triângulos e o ângulo formado por seus lados, além de conhecer a Lei dos Senos.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 28 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que os átomos têm apelidos que são muito úteis para que os químicos do mundo inteiro possam se comunicar. Esses apelidos são chamados de símbolos químicos. E você verá que os símbolos químicos são tirados dos nomes dos átomos em latim. E verá também que uma lista de átomos não segue a ordem alfabética, e, sim, a ordem dada por um número muito importante, que está ao lado do símbolo e que diz muito sobre as propriedades dos elementos. Por último, você verificará que, quando se trata de substâncias, a gente não fala de símbolos, mas de fórmulas.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 9 - BIBLIOTECA PARQUE VILLA LOBOS E PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA

    Um parque onde a acessibilidade e a inclusão foi o ponto de partida. Essa pode ser a melhor definição do Parque Villa Lobos, um dos mais frequentados pela população de São Paulo e que, diariamente, oferece inúmeras opções culturais. Entre elas, a BVL, Biblioteca Villa Lobos, uma das finalistas do Prêmio “Biblioteca Pública do Ano”, concedido durante o congresso mundial da “IFLA”, Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecária. Neste programa, Felipe e Tuti mostram porque o Parque Villa Lobos e sua biblioteca dão um show de acessibilidade e qualidade.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO II

    CENTRO INTEGRADO DE CIÊNCIA E CULTURA - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 08 ANALFABETISMO FUNCIONAL - 12/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ANALFABETISMO FUNCIONAL./ MILHÕES DE JOVENS E ADULTOS QUE ATÉ TÊM UM DIPLOMA ESCOLAR, MAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER UMA PLACA DE RUA, NEM SE COMUNICAR DIREITO./ UMA MULTIDÃO DE BRASILEIROS CONDENADOS A SUB-EMPREGOS PORQUE NÃO FORAM EDUCADOS CORRETAMENTE./ NOSSA CONVIDADA É SILVIA GASPARIAN COLELLO, PEDAGOGA E PROFESSORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 268

    Geração 00: O Entrelinhas destaca um livro que vem provocando muita polêmica: a antologia Geração 00, organizada por Nelson de Oliveira. O livro reúne contos de escritores que, segundo o organizador, deram o tom da prosa brasileira na primeira década do século 21. Assim como suas duas antologias sobre a Geração 90, a nova coletânea rendeu discussões acaloradas, incluindo recente polêmica entre Nelson de Oliveira e o jornalista e editor Paulo Roberto Pires nas páginas do caderno “Iluistríssima”, da Folha de S. Paulo. A gente conversou sobre a antologia Geração 00 com a ensaísta e crítica literária Beatriz Resende, com duas escritoras incluídas no livro (Andrea del Fuego e Ana Paula Maia) e com o próprio Nelson de Oliveira. Ricardo Piglia: O programa mostra um bate-papo com o maior escritor argentino da atualidade, que esteve no Brasil para lançar seu novo romance: Alvo Noturno – um policial cheio de referências à vida política da Argentina. Por que ler Hamlet: No quadro “Por que ler os clássicos”, o escritor Rodrigo Lacerda fala sobre Hamlet – uma das obras-primas do poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare. Nobel: O Entrelinhas comenta o significado da recente atribuição do prêmio Nobel de literatura ao poeta sueco Tomas Tranströmer – mostrando as contradições de um prêmio que comete injustiças, consagra autores pouco conhecidos, mas contribui para romper as barreiras lingüísticas que isolam autores e tradições literárias.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    COMPUTADOR E EDUCAÇÃO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    O último boletim de Cadu não agrada em nada sua mãe, que culpa o uso exagerado do computador pelo baixo rendimento do filho. Com o acesso livre ao micro ameaçado, ele terá de provar que as novas tecnologias, especialmente a informática, podem ser aliadas importantes no aprendizado. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Nuvens - O famoso cientista, inventor, político, filósofo e economista americano Benjamin Franklin dá uma aula sobre nuvens e eletricidade. Tempo – Uma ferreira medieval explica que não é de hoje que as pessoas tentam controlar o tempo! Ela conta que há oito séculos o sino e o relógio iniciaram uma batalha para definir quem marcaria as horas no mundo Ocidental! Fala Aí : Mano na câmera e Cadu no microfone perguntam pra galera: Você já tirou nota baixa? Como foi que você contou para seus pais? Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam o Yahoo para conhecer de perto como funciona o primeiro site de busca do planeta. Tv do Cadu: Um bate papo descontraído com Einsten, que esclarece para o público do Almanaque se ele foi um bom aluno na escola.

  • 09:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 11

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE ASPIRADOR DE PO (CHILE), ENERGIA SOLAR (REP.DOMINICANA), BIOFUMIGACAO (URUGUAI).

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DPOC - DOENCA PULMONAR OBSTRUTIVA CRONICA

    A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) mata uma pessoa a cada 11 segundos no mundo. Com íntima relação com o tabagismo, a maioria dos pacientes nem sabe que tem a doença. É comum descobrir ser portador em função das complicações da DPOC. A DPOC engloba uma série de situações que desencadeiam problemas respiratórios, especialmente os decorrentes do enfisema e da bronquite crônica. Atinge o pulmão: em caso de enfisema, muitos alvéolos pulmonares (tipos de sacos de ar) são destruídos, causando falta de ar. E em quadros de bronquite crônica, a passagem de ar fica comprometida por causa de uma inflamação e espessamento das mucosas, causando tosse, com catarro. Dentre os sintomas, destacam-se: tosse crônica que o fumante acha normal; de manhã o indivíduo toma o café da manhã e depois ele tem alguns pigarros e uma tosse com alguma expectoração – essa é uma manifestação mais comum; falta de ar que vai progressivamente acontecendo com esforços cada vez menores até o indivíduo chegar a ter falta de ar mesmo em repouso. O processo de diagnóstico envolve, além do histórico do paciente com avaliação dos sintomas, também um exame chamado de espirometria, que mede fluxos e volumes pulmonares. O tratamento da DPOC pode envolver uma série de abordagens: parar de fumar (medida fundamental para prevenir a doença, e atitude obrigatória para quem já tem DPOC); uso de medicamentos; reabilitação pulmonar; uso de oxigênio. Vale responder a cinco perguntas básicas para avaliar o risco de ter a doença ou o momento de buscar auxílio médico: 1) Você tem muco (catarro ou secreção) pulmonar na maioria dos dias?; 2) Você tosse na maior parte dos dias?; 3) Você tem mais falta de ar do que as pessoas da mesma idade, ao fazer qualquer atividade física?; 4) Você tem mais de 40 anos de idade?; 5) Você é fumante ou ex-fumante? Se você responder das cinco perguntas, três positivas, tem possibilidade de ter DPOC e deveria procurar o seu centro de saúde , procurar o seu médico e fazer o exame adequado para fazer o diagnóstico. É possível manter a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica sob controle, com tratamento adequado e respirar mais aliviado.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    TERAPIA FAMILIAR

    Neste programa você vai saber em que situação é necessário à terapia familiar. A Terapeuta Familiar, Helena Maffei Cruz, vai esclarecer o que é, quando surgiu e quando é necessário uma Terapia Familiar. Fala também quais são os problemas mais comuns e das diferenças entre Terapia familiar e Terapia Individual.

  • 11:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 23

    PERGUNTAS BLOCO 1 • Maria Rita: Você acaba de publicar um livro sobre a depressão. Qual a importância desse distúrbio doença psíquica? Existem doenças que traduzem uma época? • Beatriz: Na hora de escrever um romance ou conto, você escolhe um assunto que seja “sintomático”? • Maria Rita: Existe hoje espaço para a intervenção intelectual de um psicanalista? A psicanálise tem repercussão? • Beatriz: A literatura, a ficção, tem algum alcance? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Olgária Matos para Maria Rita Kehl (pobreza do mundo interior) • Beatriz: Pegando carona nessa pergunta, você escreveu o argumento do filme Cronicamente Inviável, do Sergio Bianchi, que expõe o lado perverso das elites brasileiras. Onde existe “mundo interior” nessa realidade dividida entre elites preconceituosas e uma massa de pessoas oprimidas e aterrorizadas? • Maria Rita: na falta de perspectiva de transformações políticas ou econômicas efetivas, a questão ética substituiu as questões infra-estruturais,? (Lembrar Castoriadis) • Beatriz: você estreou com o romance Azul e Dura, que narra história de uma mulher de classe alta que atropela uma inválida; de onde veio essa espécie de cena inaugural da sua obra? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Olgária Matos para Beatriz (tempo da leitura) • Maria Rita: Videologias, escrito com Eugênio Bucci, é uma análise dos mecanismos ideológicos da televisão. O que mudou nos últimos anos na relação da nossa subjetividade com a mídia? • Beatriz: Em Meu Amor, você escreve contos a partir de episódios de grande repercussão como os assassinatos do menino João Helio ou de Isabela Nardoni – mas seu foco é o tratamento que esses assuntos tiveram na mídia. A violência da informação pode indignar tanto quanto a violência em si? • Maria Rita: é como é p/ vc participar desse universo midiático, televisivo? • Beatriz: Vc participou Flip e publicou em Meu Amor um conto – “Comida em Parati” – que contém críticas, ou pelo menos ironias, em relação a essa exposição do autor. Eventos como esse fazem a obra ser substituída pelo autor? PERGUNTAS BLOCO 4 • Maria Rita: quando se fala em depressão, sempre vem à tona a questão dos psicofármacos: remédios psiquiátricos são uma forma de apaziguar os conflitos? • Beatriz: Você passou do tema da culpa social em Azul e Dura, para a culpa política, em Não Falei. Como foi esse processo. A culpa é tão central quanto a depressão? Azul e Dura: "irmandade apátrida" da riqueza globalizada: o "único pecado é o fracasso", Não Falei: "Deixamos isso acontecer, acontecemos esse horror. (...) Talvez jamais alguém tenha me considerado um traidor, a não ser eu mesmo", • Maria Rita: por que o título O tempo e o cão? Vc já lidou pessoalmente com a depressão? • Beatriz: que importância teve o trabalho como editora para sua literatura?

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 27

    Pgm 27 - No ar: 27/10/11 VLADIMIR HERZOG - 36 anos de morte ENTREVISTA IVO HERZOG - Filho Vladimir Herzog A PEDIDO - Disparada Jair Rodrigues OFÍCIO RETRÔ ALFAIATE MODA BRECHÓ ENCERRA MUTANTES

  • 12:30MOSAICOS

    A ARTE DE LUIZ GONZAGA

    MOSAICOS – A ARTE DE LUIZ GONZAGA Documentário musical homenageia Rei do Baião e traz como convidados Dominguinhos, Waldonys, Marcelo Melo, Toinho Alves e os grupos Bicho de Pé, Meketrefe e Trio Sabiá Misturando imagens de arquivo com gravações inéditas, “Mosaicos” retrata os diversos momentos da carreira do criador do baião, apresentando grandes clássicos de seu repertório, como “Asa branca” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), “Xote das meninas” (Luiz Gonzaga/Zé Dantas), “Numa sala de reboco” (Luiz Gonzaga/José Marcolino) e “Assum preto” (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira). Especialmente para essa homenagem, o programa reuniu os sanfoneiros Dominguinhos e Waldonys a dois integrantes do Quinteto Violado, Toinho Alves e Marcelo Melo. Os convidados relembram histórias vividas com Luiz Gonzaga, analisam a obra do amigo e interpretam juntos canções do mestre. Esta edição do “Mosaicos” é dedicada ao músico e compositor Toinho Alves (1943-2008), que faleceu um mês após a gravação de sua participação no especial. Outro destaque do programa são as participações dos grupos Bicho de Pé, Meketrefe e Trio Sabiá, apresentando releituras para algumas das principais músicas do repertório de Gonzagão. Além disso, “Mosaicos” recupera no acervo da TV Cultura preciosas imagens das participações de Luiz Gonzaga em programas da emissora em diversas épocas, como o especial “Proposta” (1972) – com a presença de Dominguinhos, Quinteto Violado e de Gonzaguinha – e “Festival de Verão do Guarujá” (1981). O documentário musical também resgata a atuação de Luiz Gonzaga nos filmes “O comprador de fazendas” (1951), dirigido por Alberto Pieralisi, e “Sem essa aranha” (1970), de Rogério Sganzerla.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 19/03/2019

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DPOC - DOENCA PULMONAR OBSTRUTIVA CRONICA

    A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) mata uma pessoa a cada 11 segundos no mundo. Com íntima relação com o tabagismo, a maioria dos pacientes nem sabe que tem a doença. É comum descobrir ser portador em função das complicações da DPOC. A DPOC engloba uma série de situações que desencadeiam problemas respiratórios, especialmente os decorrentes do enfisema e da bronquite crônica. Atinge o pulmão: em caso de enfisema, muitos alvéolos pulmonares (tipos de sacos de ar) são destruídos, causando falta de ar. E em quadros de bronquite crônica, a passagem de ar fica comprometida por causa de uma inflamação e espessamento das mucosas, causando tosse, com catarro. Dentre os sintomas, destacam-se: tosse crônica que o fumante acha normal; de manhã o indivíduo toma o café da manhã e depois ele tem alguns pigarros e uma tosse com alguma expectoração – essa é uma manifestação mais comum; falta de ar que vai progressivamente acontecendo com esforços cada vez menores até o indivíduo chegar a ter falta de ar mesmo em repouso. O processo de diagnóstico envolve, além do histórico do paciente com avaliação dos sintomas, também um exame chamado de espirometria, que mede fluxos e volumes pulmonares. O tratamento da DPOC pode envolver uma série de abordagens: parar de fumar (medida fundamental para prevenir a doença, e atitude obrigatória para quem já tem DPOC); uso de medicamentos; reabilitação pulmonar; uso de oxigênio. Vale responder a cinco perguntas básicas para avaliar o risco de ter a doença ou o momento de buscar auxílio médico: 1) Você tem muco (catarro ou secreção) pulmonar na maioria dos dias?; 2) Você tosse na maior parte dos dias?; 3) Você tem mais falta de ar do que as pessoas da mesma idade, ao fazer qualquer atividade física?; 4) Você tem mais de 40 anos de idade?; 5) Você é fumante ou ex-fumante? Se você responder das cinco perguntas, três positivas, tem possibilidade de ter DPOC e deveria procurar o seu centro de saúde , procurar o seu médico e fazer o exame adequado para fazer o diagnóstico. É possível manter a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica sob controle, com tratamento adequado e respirar mais aliviado.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 22 - A CIDADE E A ATIVIDADE FÍSICA

    O PROGRAMA TRATA DA RELAÇÃO DAS CIDADES COM A ATIVIDADE FÍSICA, COMENTANDO PROJETOS COMO O "PASSEIO LIVRE" E "TRANSPORTE ATIVO" QUE PROMOVEM A QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    GÊMEOS IDÊNTICOS

    Ter filhos gêmeos é trabalho e alegria em dobro. E surgem muitas dúvidas sobre a criação deles. Se forem gêmeos ou gêmeas idênticas, então, há ainda mais dúvidas. Como respeitar a individualidade? As crianças também participaram do programa, muito fofas. A especialista deu dicas de como deve ser na escola. Mesma classe ou não? A especialista também respondeu dúvida de telespectador.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 08 ANALFABETISMO FUNCIONAL - 12/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ANALFABETISMO FUNCIONAL./ MILHÕES DE JOVENS E ADULTOS QUE ATÉ TÊM UM DIPLOMA ESCOLAR, MAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER UMA PLACA DE RUA, NEM SE COMUNICAR DIREITO./ UMA MULTIDÃO DE BRASILEIROS CONDENADOS A SUB-EMPREGOS PORQUE NÃO FORAM EDUCADOS CORRETAMENTE./ NOSSA CONVIDADA É SILVIA GASPARIAN COLELLO, PEDAGOGA E PROFESSORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.

  • 15:30BRASIL SELVAGEM

    ENFRENTANDO A SECA

    Concluindo a série Brasil Selvagem, agora vamos presenciar uma seca feroz, que culmina em incêndios enormes e ferozes. Os macacos capuchinhos, lontras gigantes, quatis e jaguares estão provando suas habilidades de sobrevivência extremas, enquanto procuram companheiros e corridas para criar para garantir que a próxima geração nasça exatamente quando chegar a próxima estação climática. Uma produção surpreendente conta uma história extraordinária de amor em um mundo hostil.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 9 - BIBLIOTECA PARQUE VILLA LOBOS E PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA

    Um parque onde a acessibilidade e a inclusão foi o ponto de partida. Essa pode ser a melhor definição do Parque Villa Lobos, um dos mais frequentados pela população de São Paulo e que, diariamente, oferece inúmeras opções culturais. Entre elas, a BVL, Biblioteca Villa Lobos, uma das finalistas do Prêmio “Biblioteca Pública do Ano”, concedido durante o congresso mundial da “IFLA”, Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecária. Neste programa, Felipe e Tuti mostram porque o Parque Villa Lobos e sua biblioteca dão um show de acessibilidade e qualidade.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 32 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 32 você verá que o triângulo é uma das figuras mais importantes da geometria. Saberá que as propriedades do triângulo podem ser utilizadas para fazer uma estante ficar firme, sem balançar, e que, até nos jogos de futebol, ouve-se falar em triângulos. Além disso, aprenderá a propriedade mais importante: não importa o tamanho ou o tipo de triângulo, a soma dos ângulos dele será sempre 180 graus.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 43 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 43 você aprenderá a calcular a área de triângulos e o ângulo formado por seus lados, além de conhecer a Lei dos Senos.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 23

    PERGUNTAS BLOCO 1 • Maria Rita: Você acaba de publicar um livro sobre a depressão. Qual a importância desse distúrbio doença psíquica? Existem doenças que traduzem uma época? • Beatriz: Na hora de escrever um romance ou conto, você escolhe um assunto que seja “sintomático”? • Maria Rita: Existe hoje espaço para a intervenção intelectual de um psicanalista? A psicanálise tem repercussão? • Beatriz: A literatura, a ficção, tem algum alcance? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Olgária Matos para Maria Rita Kehl (pobreza do mundo interior) • Beatriz: Pegando carona nessa pergunta, você escreveu o argumento do filme Cronicamente Inviável, do Sergio Bianchi, que expõe o lado perverso das elites brasileiras. Onde existe “mundo interior” nessa realidade dividida entre elites preconceituosas e uma massa de pessoas oprimidas e aterrorizadas? • Maria Rita: na falta de perspectiva de transformações políticas ou econômicas efetivas, a questão ética substituiu as questões infra-estruturais,? (Lembrar Castoriadis) • Beatriz: você estreou com o romance Azul e Dura, que narra história de uma mulher de classe alta que atropela uma inválida; de onde veio essa espécie de cena inaugural da sua obra? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Olgária Matos para Beatriz (tempo da leitura) • Maria Rita: Videologias, escrito com Eugênio Bucci, é uma análise dos mecanismos ideológicos da televisão. O que mudou nos últimos anos na relação da nossa subjetividade com a mídia? • Beatriz: Em Meu Amor, você escreve contos a partir de episódios de grande repercussão como os assassinatos do menino João Helio ou de Isabela Nardoni – mas seu foco é o tratamento que esses assuntos tiveram na mídia. A violência da informação pode indignar tanto quanto a violência em si? • Maria Rita: é como é p/ vc participar desse universo midiático, televisivo? • Beatriz: Vc participou Flip e publicou em Meu Amor um conto – “Comida em Parati” – que contém críticas, ou pelo menos ironias, em relação a essa exposição do autor. Eventos como esse fazem a obra ser substituída pelo autor? PERGUNTAS BLOCO 4 • Maria Rita: quando se fala em depressão, sempre vem à tona a questão dos psicofármacos: remédios psiquiátricos são uma forma de apaziguar os conflitos? • Beatriz: Você passou do tema da culpa social em Azul e Dura, para a culpa política, em Não Falei. Como foi esse processo. A culpa é tão central quanto a depressão? Azul e Dura: "irmandade apátrida" da riqueza globalizada: o "único pecado é o fracasso", Não Falei: "Deixamos isso acontecer, acontecemos esse horror. (...) Talvez jamais alguém tenha me considerado um traidor, a não ser eu mesmo", • Maria Rita: por que o título O tempo e o cão? Vc já lidou pessoalmente com a depressão? • Beatriz: que importância teve o trabalho como editora para sua literatura?

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2018

    OS RITUAIS CULINÁRIOS DOS SONAIAB (UNEB)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Rituais Culinários entre os Sanaiab” produzido por alunos do curso de Relações públicas da UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Sobre “Rituais Culinários entre os Sanaiab”: Documentário sobre cultura e alimentação na Bahia. Ano de produção: 2014

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 311 - ENGENHARIA DAS NUVENS

    TERIAM OS CIENTISTAS DESCOBERTO O CAMINHO PARA REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL E NEUTRALIZAR AS AMEAÇAS AO PLANETA? SERÁ QUE A SOLUÇÃO ESTÁ NA GEOENGENHARIA? HÁ QUEM ACREDITE QUE SIM E MAIS: UMA INTERVENÇÃO EM GRANDE ESCALA NO CLIMA DA TERRA PODERIA NÃO APENAS REDUZIR AS TEMPERATURAS, MAS ATÉ CONTROLAR FURACÕES E OUTROS FENÔMENOS CLIMÁTICOS. VOLUME DE ÁGUA POTÁVEL NOS ICEBERGS QUE SE SOLTAM DA ANTÁRTICA, A CADA ANO, É MAIOR DO QUE O TOTAL CONSUMIDO EM TODO O PLANETA. É POSSÍVEL UTILIZAR ESSA ÁGUA? E MAIS: CHINA PLANEJA LUA ARTIFICIAL, COM CAPACIDADE DE ILUMINAÇÃO OITO VEZES MAIOR DO QUE O SATÉLITE NATURAL DA TERRA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    LOUISE CARDOSO

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 20/03/2019

  • 21:00IMAGEM DO SOM

    KATIA B - DVD: SÓ DEIXO MEU CORAÇÃO NA MÃO DE QUEM PODE

    Programa exibe DVDs de artistas da música popular brasileira na íntegra Os telespectadores que apreciam os discos de Carlos Lyra, Olívia Hime, Toquinho, entre outros, terão a oportunidade de assistir aos DVDs desses artistas na tela da TV Cultura. No dia 25/09, à 1h, estréia o programa “Imagem do Som”, que exibirá um catálogo de vídeos de importantes nomes da música popular brasileira. Apresentado pela cantora e atriz AMANDA ACOSTA, “Imagem do Som” será produzido pelo Núcleo de Música da TV Cultura, por meio de um acordo entre a emissora, gravadoras/produtoras e artistas, com a proposta de divulgar o que de melhor está sendo produzido no campo da música brasileira, vocal ou instrumental. A intenção é abrir um espaço na televisão para os artistas exibirem seus DVDs, sejam eles recém-lançados ou não, e mostrarem seu trabalho ao grande público.

  • 22:00INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO 2012

    PODER E LUTO ORIGINÁRIO

    Os pensadores franceses dos anos 60 estão ligados a uma certa imagem de França e nos ajudam a entender as implicações decisivas de nosso presente. Três deles são essenciais: Foucault, Deleuze e Derrida. Expoentes dos anos 60, eles se focalizaram nos anos precedentes para prever os subseqüentes e nos permitem assim, compreender nossa atualidade. Eles pensaram a vida, mas nunca de uma maneira direta e simples, como se a vida fosse um objeto ou um fato, ou uma essência diretos. Eles a abordam sempre de uma maneira indireta, de maneira critica, de praticas de poder, através da linguagem, da política. Os últimos textos escritos por Derrida, Foucault e Deleuze, pouco antes de morrer, falam da vida. E é porque eles sempre abordam a vida de maneira indireta que eles têm algo a nos ensinar hoje.

  • 22:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 34 – APLICATIVO SEC – MAM E MAC

    O melhor de shows, exposições, teatro, dança e visitas culturais do Estado de São Paulo agora está disponível na palma da mão com o aplicativo digital lançado pela Secretaria de Cultura do Estado. Tuti e Felipe desvendam dois dos museus mais famosos de São Paulo, o MAC e o MAM, com a ajuda desse aplicativo. Territórios Culturais traz até você a tecnologia aplicada à cultura. Vale a pena conferir!

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 20/03/2019

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    DIARIO DE AMOR DE UM MOCO DELICADO - RIBEIRO COUTO

    Funcionário público democrata, o autor deste diário, vai registrando suas venturas e desventuras com uma garota suburbana, empregada numa casa comercial.Desde o deslumbramento dos primeiros encontros e dos passeios pela cidade. Os presentes que lhe oferece, a gentileza de acompanhá-la até o subúrbio onde mora. Um dia, finalmente, contra os desejos da amada, vai até sua casa. Aí, o espera uma surpresa que não só o põe assustado, como o obriga a viagens súbitas e inesperadas.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 15 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você aprenderá que a aparência da Lua, vista da Terra, se modifica com o passar do tempo: são as chamadas fases da Lua. Verá que a Lua demora de sete a oito dias para passar de uma fase e que tudo depende da posição deste astro em relação ao Sol e a Terra. Aprendemos ainda que a Lua demora vinte e nove dias para completar todo o ciclo, e voltar a repetir a mesma fase: é o período de lunação.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    TEATRO 2

    Na teleaula de número 02 veremos que os romanos recriaram o teatro grego; conheceremos um pouco sobre o circo romano e a nova atitude do espectador do teatro que queria diversão. Veremos como o teatro surgiu dentro das igrejas, na Idade Média e como foi para as praças públicas; e, por fim, aprenderemos que os autos medievais foram se transformando em teatro de rua, não religioso.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 29 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá que para se pesar substâncias pequenas é necessário uma balança de precisão e que, pesando as substâncias e conhecendo a massa das partículas, o químico sabe quantas partículas existem dentro das substâncias. Aprenderá que a massa dos produtos que se formam numa reação é a soma das massas dos reagentes. E saberá mais sobre o francês Lavoisier, que deduziu em suas experiências que, na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 10 - CONDEPHAAT - BENS TOMBADOS NO INTERIOR

    O Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo completa 50 anos. Hoje o nosso programa viaja para o interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e Paranapiacaba. Lá, nossos apresentadores mostram que os patrimônios históricos fazem parte da construção e memória dessas e de muitas cidades do Estado.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO II

    CASA MARTIM AFONSO - SÃO VICENTE

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 09 CRECHES - 13/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS CRECHES.UM DIREITO DAS CRIANÇAS./ UMA NECESSIDADE DE MÃES E PAIS QUE PRECISAM TRABALHAR./ SÓ QUE HOJE, POR FALTA DE VAGAS, UM TERÇO DAS CRIANÇAS MAIS POBRES DO BRASIL ESTÃO FORA DESSA ETAPA IMPORTANTE DA INFÂNCIA./ VAMOS CONVERSAR SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DESSA SITUAÇÃO COM BEATRIZ CARDOSO - DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA USP E PRESIDENTE DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 269

    Polêmicas filosóficas de Pondé e Luc Ferry: O Entrelinhas exibe entrevistas que mostram como a filosofia, hoje em dia confinada nas universidades, ainda tem o poder de lançar um olhar crítico sobre o mundo contemporâneo, falar das questões fundamentais (como o sentido da existência) e discutir temas polêmicos como a ecologia, a religião e o discurso politicamente correto. O programa conversou com o filósofo francês Luc Ferry – esteve no Brasil para participar da série Fronteiras do Pensamento – e com o filósofo da religião e colunista da Folha de S. Paulo Luiz Felipe Pondé, que falou sobre um de seus livros mais recentes, que traz um título provocador: Contra um mundo melhor. As entrevistas foram feitas separadamente, mas editadas em conjunto, ocupando dois blocos do programa e estabelecendo um confronto de visões. Luc Ferry mostra como a religião transformou a filosofia numa disciplina escolar, afastando os pensadores dos problemas fundamentais do ser humano, como a finitude e a incerteza diante do futuro (temas que, para filosofia acadêmica, estão hoje associados à literatura de auto-ajuda). Ex-ministro da Educação da França, autor de Aprender a Viver – best seller que recupera o pensamento grego –, Ferry considera a filosofia uma “religião sem Deus” e não poupa o discurso dos ecologistas: “A ecologia é o primeiro movimento político da história que repousa inteiramente sobre uma sacralização do medo. Filmes de ecologistas como Al Gore [ex-vice presidente do EUA e militante contra o aquecimento global, autor do documentário “Verdade Inconveniente”] são destinados a dar medo nas pessoas para que elas reajam. Pode funcionar, mas acho detestável. Há nos ecologistas uma espécie de ódio pela liberdade que me dá medo: tenho medo do medo!” – diz o pensador, para quem a felicidade, entendida como satisfação plena, é uma ideia absurda, e para quem a filosofia consiste justamente em suplantar o medo, trazendo serenidade diante de nossa precariedade. Já Luiz Felipe Pondé, o sempre ácido colunista da Folha de S. Paulo, define-se como um pensador trágico, que encara de frente o lado perverso do ser humano e não hesita em ser politicamente incorreto ao satirizar os “jantares inteligentes” de pseudointelectuais que se apresentam como boa consciência do mundo (“Uma pessoa que se acha moral e ética deve estar mal-informada acerca de si mesma”) ou práticas religiosas light como o budismo (“religião sustentável não sustenta nada, a não ser uma dieta balanceada, uma bike legal e cinco minutos de meditação”). E, respondendo a quem o acusa de ser politicamente conservador e filosoficamente anti-moderno, Pondé dispara: “Eu me acho mais fiel à tentativa do homem moderno de saber quem ele é, qual as chances que ele tem, quais os fracassos que tem de enfrentar, do que uma pessoa que se acha do lado do bem”. Melancolia: O Entrelinhas mostra também como Melancolia, filme do diretor dinamarquês Lars Von Trier em cartaz nas salas de cinema, traz para as telas um tema denso e fascinante, que percorre a história da filosofia, da arte e da literatura. Daniel Antônio – repórter do Entrelinhas e escritor com especialização em cinema na França, onde pesquisou o tema da melancolia na estética cinematográfica – mostra como, desde a Antiguidade e o Renascimento, a melancolia é uma afecção da alma associada às artes e ao espírito contemplativo de quem não foge das próprias incertezas e não cria ilusões sobre as ruínas da história. De Freud a Walter Benjamin, de Baudelaire a Drummond, passando pela pintura e chegando até o olhar psiquiátrico (que ident ifica o melancólico ao depressivo), todas as principais conotações artísticas e filosóficas da melancolia são abordadas nessa matéria especial do Entrelinhas.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    EJA - EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A mãe de Cadu decide voltar a estudar e se matricula numa classe da EJA na mesma escola do filho. Surpreso e envergonhado com a situação, ele descobrirá que nunca é tarde para as pessoas investirem na própria educação. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Sherlock Holmes – o famoso detetive Sherlock Holmes, criado pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, conta a história de Jack, o estripador, um dos mais misteriosos criminosos de todos os tempos! Idade Média – Numa taverna típica de Idade Média, um casal de europeus fala sobre os curiosos costumes daquela época. Túnel do Tempo: Famoso discurso de Martin Luther King, proferido nos degraus do Lincoln Memorial, em Washington, em 28 de Agosto de 1963. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber da galera nas escolas se eles sentiriam vergonha se seus pais voltassem a estudar na mesma escola que eles. TV do Cadu: Comandando o programa ‘Confissões de um Aborrecente’, o psicanalista Freud recebe Cadu em seu divã. Viver e Aprender: Uma matéria sobre a Estação É Já, um programa de rádio feito por alunos e professores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da prefeitura de Florianópolis. Grande Reportagem: Cadu e Mano fazem uma grande investigação sobre a EJA: vão até uma escola estadual onde o curso é oferecido, conversam com pessoas que decidiram voltar a estudar e batem um papo esclarecedor com Sérgio Haddad Coordenador Geral da ONG Ação Educativa.

  • 09:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 12

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DO FUNDO MAIA (GUATEMALA), EDUARDO PRIETO (MEXICO) E CADERNO RECICLADO (PERU).

  • 10:00SAUDE BRASIL

    AGUA - CONSUMO CONSCIENTE

    A água precisa ser entendida como um bem finito e escasso. Três quartos do planeta são formados por água. Só que 97% dessa água é salgada. Dos 3% de água doce que restam, mais de 2% correspondem a águas congeladas em geleiras e nos pólos. E menos de 1% de toda a água do planeta pode ser aproveitado para consumo humano, que dobra a cada 20 anos. Hoje, mais de 80 países já sofrem com a escassez de água. Uma grande parte da população do planeta não tem acesso a água potável e são muitas as pessoas acometidas por doenças relacionadas à água. O uso racional e responsável da água pode ajudar a mudar esse quadro. É fundamental agir, de forma consciente, para evitar a poluição dos mananciais de água doce e reduzir as perdas e desperdícios. Pequenas atitudes, diárias, na vida prática, podem dar resultados surpreendentes. Evitar uma torneira gotejando, que desperdiça mais de 16 mil litros de água por ano... daria para matar a sede de uma pessoa por quase 23 anos... Os cuidados devem ser adotados em relação ao banho, ao uso da pia do banheiro, ao lavar a roupa ou a louça na cozinha, ao regar plantas, ao lavar o carro, enfim, há uma série de atitudes que ajudam a economizar água (e que são retratadas neste educativo). Para evitar racionamentos e ter água suficiente, proporcionando condições de boa saúde, inclusive, para as novas gerações é preciso que cada um de nós seja um CONSUMIDOR CONSCIENTE. O desafio está em percebermos o poder que existe no ato de consumo. O gesto de cada um – por incrível que possa parecer – pode gerar benefícios ou prejuízos que extrapolam a própria casa. E reflete na comunidade, na cidade, no país, no planeta. Um exemplo está num simples ato de escovar os dentes. Se um milhão de pessoas fecharem a torneira na hora de escovar os dentes durante um mês, a água que nós vamos economizar é o equivalente a dez minutos da água que cai pelas Cataratas do Iguaçu. As empresas também podem colaborar com a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais: adotando sistema de tratamento de seus efluentes; desenvolvendo produtos biodegradáveis; criando processos de reuso da água. E para evitar racionamentos e que o custo da água fique cada vez mais alto, é preciso, também, saber calcular a quantidade de água que se consome, por meio da leitura do hidrômetro (aparelho que mede o consumo de água) e da análise da conta mensal. Esta é também uma maneira para avaliar o esforço de nossa atitude responsável.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    FRUSTRAÇÕES

    Neste programa saiba o que é a frustração e o que ela pode causar. O Psiquiatra e Escritor, Içami Tiba, vai esclarecer o que é e o que gera a frustração.

  • 11:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 24

    Sinopse PGM 24 Convidados: Psicanalista e ensaísta Renato Mezan e professora de literatura Cleusa Rios P. Passos Tema: No ano em que se comemora os 70 anos de morte de Freud (23/09) o Letra Livre discute a relação entre literatura e psicanálise. No ar: 08 de outubro Cleusa Rios P. Passos Ensaísta e professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, Cleusa Rios Passos representa uma das vertentes mais instigantes dos estudos literários: uma aproximação entre a teoria psicanalítica e as correntes da crítica contemporânea. Seu trabalho oscila da análise de autores e obras específicos – como no livro Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias – a ensaios em que estabelece pontes entre os conceitos criados por Freud e conceitos sobre a representação ficcional e o imaginário poético – como em Confluências: crítica literária e psicanálise. Em seu livro mais recente, As Armadilhas do Saber, Cleusa Rios Passos aborda desde Machado Assis, Murilo Mendes e Cecília Meireles até Nelson Rodrigues e Chico Buarque. Renato Mezan Um dos mais importantes psicanalistas do país, Renato Mezan é autor de livros que investigam a obra de Freud tanto na perspectiva da clínica quanto do ponto de vista de seu impacto sobre a cultura do século 20. Freud: A Trama dos Conceitos, um de seus primeiros livros, é uma leitura das contradições, impasses e soluções que constituíram a teoria freudiana. E Freud, Pensador da Cultura é um estudos monumental sobre o ambiente artístico e filosófico no qual surgiu a psicanálise. Seus ensaios – reunidos em livros como A Vingança da Esfinge, Psicanálise, Judaísmo – Ressonâncias e Interfaces da Psicanálise – continua essa reflexão a partir de um amplo espectro de autores e temas, que inclui desde a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, à obra do filósofo francês de Michel Foucault. PERGUNTAS BLOCO 1 • Mezan: Esse ano marca os 70 anos da morte de Freud; como foi que a psicanálise se incorporou à cultura contemporânea? Dá para fazer um paralelo com autores como Darwin e Marx? • Cleusa: A psicanálise influenciou a literatura posterior a Freud? • Mezan: E como a literatura serviu a Freud na elaboração da psicanálise? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Yudith Rosenbaum para Mezan (psicanálise/literatura policial). • Cleusa: Existem autores mais psicanalíticos? • Mezan: Como Freud se relacionou com os escritores e artistas de seu tempo (questão das vanguardas, fluxo de consciência, escrita automática etc)? • Cleusa: O que é a psicanálise aplicada à literatura e como é vista no meio literário? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Yudith para Cleusa (consciência do escritor) • Pedir para Mezan explicar análise que Freud fez da Gradiva de Jensen? • Mezan: Fazer análise inibe a criatividade, resolvendo os conflitos do escritor, eliminando o recalque? • Cleusa: Que diferença existe entre os temas psicológicos da época de Freud e da literatura contemporânea? PERGUNTAS BLOCO 4 • Cleusa: Como a crítica literária navega pelas diferentes escolas da psicanálise? • Para ambos: o único prêmio recebido por Freud foi o prêmio Goethe. Dá para ler seus textos como um romance? • Mezan: Após 70 de morte, a obra de Freud cai em domínio público. O que significa isso em termos de edição e tradução de suas obras?

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 28

    Pgm 28 - No ar: 02/11/11 CRÉDITOS - PGM 28 VT VOTO MULHER - 3 de novembro de 1930, as mulheres do Brasil conquistaram o direito de votar VT A PEDIDO/PAULINHO da Viola VT MUSA TONIA CARRERO VT Filme 1 noite em 67 VT FESTIVAL DE MÚSICA RETRÔ 1

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 517

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE DAÍRA E JURAILDES DA CRUZ

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 20/03/2019

  • 14:00SAUDE BRASIL

    AGUA - CONSUMO CONSCIENTE

    A água precisa ser entendida como um bem finito e escasso. Três quartos do planeta são formados por água. Só que 97% dessa água é salgada. Dos 3% de água doce que restam, mais de 2% correspondem a águas congeladas em geleiras e nos pólos. E menos de 1% de toda a água do planeta pode ser aproveitado para consumo humano, que dobra a cada 20 anos. Hoje, mais de 80 países já sofrem com a escassez de água. Uma grande parte da população do planeta não tem acesso a água potável e são muitas as pessoas acometidas por doenças relacionadas à água. O uso racional e responsável da água pode ajudar a mudar esse quadro. É fundamental agir, de forma consciente, para evitar a poluição dos mananciais de água doce e reduzir as perdas e desperdícios. Pequenas atitudes, diárias, na vida prática, podem dar resultados surpreendentes. Evitar uma torneira gotejando, que desperdiça mais de 16 mil litros de água por ano... daria para matar a sede de uma pessoa por quase 23 anos... Os cuidados devem ser adotados em relação ao banho, ao uso da pia do banheiro, ao lavar a roupa ou a louça na cozinha, ao regar plantas, ao lavar o carro, enfim, há uma série de atitudes que ajudam a economizar água (e que são retratadas neste educativo). Para evitar racionamentos e ter água suficiente, proporcionando condições de boa saúde, inclusive, para as novas gerações é preciso que cada um de nós seja um CONSUMIDOR CONSCIENTE. O desafio está em percebermos o poder que existe no ato de consumo. O gesto de cada um – por incrível que possa parecer – pode gerar benefícios ou prejuízos que extrapolam a própria casa. E reflete na comunidade, na cidade, no país, no planeta. Um exemplo está num simples ato de escovar os dentes. Se um milhão de pessoas fecharem a torneira na hora de escovar os dentes durante um mês, a água que nós vamos economizar é o equivalente a dez minutos da água que cai pelas Cataratas do Iguaçu. As empresas também podem colaborar com a preservação do meio ambiente, dos recursos naturais: adotando sistema de tratamento de seus efluentes; desenvolvendo produtos biodegradáveis; criando processos de reuso da água. E para evitar racionamentos e que o custo da água fique cada vez mais alto, é preciso, também, saber calcular a quantidade de água que se consome, por meio da leitura do hidrômetro (aparelho que mede o consumo de água) e da análise da conta mensal. Esta é também uma maneira para avaliar o esforço de nossa atitude responsável.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 22 - CÂNCER DE ESTÔMAGO

    NO PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA VAMOS FALAR SOBRE CÂNCER DE ESTÔMAGO. O CÂNCER DE ESTÔMAGO É O TERCEIRO TUMOR MALIGNO MAIS FREQUENTE NO MUNDO. A INCIDÊNCIA EM HOMENS É DUAS VEZES MAIOR DO QUE EM MULHERES. HÁBITOS ALIMENTARES RICOS EM GORDURAS E POLISSATURADOS, O FUMO E HISTÓRICO FAMILIAR, PODEM SER ALGUNS DOS FATORES DE RISCO PARA DESENCADEAR A DOENÇA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MEU FILHO NÃO DORME NA CAMA DELE

    Você faz um quarto lindo, tá tudo certo com o berço ou com a cama. Mas não adianta. A criança não dorme lá de jeito nenhum. Muitos casais passam por isso. No meio da noite, uma criancinha aparece no quarto pedindo pra dormir ali com o pai e a mãe. Radicalizar, como trancar a porta do quarto, nem sempre funciona. A especialista dá dicas de como ensinar os filhos a dormirem na própria cama.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 09 CRECHES - 13/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS CRECHES.UM DIREITO DAS CRIANÇAS./ UMA NECESSIDADE DE MÃES E PAIS QUE PRECISAM TRABALHAR./ SÓ QUE HOJE, POR FALTA DE VAGAS, UM TERÇO DAS CRIANÇAS MAIS POBRES DO BRASIL ESTÃO FORA DESSA ETAPA IMPORTANTE DA INFÂNCIA./ VAMOS CONVERSAR SOBRE AS CONSEQUÊNCIAS DESSA SITUAÇÃO COM BEATRIZ CARDOSO - DOUTORA EM EDUCAÇÃO PELA USP E PRESIDENTE DO LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO.

  • 15:30GOLFINHOS - ESPIÃO NO GRUPO

    GOLFINHOS - ESPIÃO NO GRUPO - PARTE 1

    Em Moçambique, um golfinho recém nascido aprende de sua mãe enquanto eles seguem um misterioso conjunto de arraias e depois caçam peixes. Ele pratica seu sonar e brinca com bolhas. Perto dele, os machos vivem uma vida tranquila enquanto visitam "spas de corais" e surfam nas ondas. Quando eles tentam seduzir as fêmeas, acabam assustando os filhotes, mas eventualmente, seu cortejo acaba tendo o efeito esperado.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 10 - CONDEPHAAT - BENS TOMBADOS NO INTERIOR

    O Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo completa 50 anos. Hoje o nosso programa viaja para o interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e Paranapiacaba. Lá, nossos apresentadores mostram que os patrimônios históricos fazem parte da construção e memória dessas e de muitas cidades do Estado.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 15 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você aprenderá que a aparência da Lua, vista da Terra, se modifica com o passar do tempo: são as chamadas fases da Lua. Verá que a Lua demora de sete a oito dias para passar de uma fase e que tudo depende da posição deste astro em relação ao Sol e a Terra. Aprendemos ainda que a Lua demora vinte e nove dias para completar todo o ciclo, e voltar a repetir a mesma fase: é o período de lunação.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    TEATRO 2

    Na teleaula de número 02 veremos que os romanos recriaram o teatro grego; conheceremos um pouco sobre o circo romano e a nova atitude do espectador do teatro que queria diversão. Veremos como o teatro surgiu dentro das igrejas, na Idade Média e como foi para as praças públicas; e, por fim, aprenderemos que os autos medievais foram se transformando em teatro de rua, não religioso.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 24

    Sinopse PGM 24 Convidados: Psicanalista e ensaísta Renato Mezan e professora de literatura Cleusa Rios P. Passos Tema: No ano em que se comemora os 70 anos de morte de Freud (23/09) o Letra Livre discute a relação entre literatura e psicanálise. No ar: 08 de outubro Cleusa Rios P. Passos Ensaísta e professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, Cleusa Rios Passos representa uma das vertentes mais instigantes dos estudos literários: uma aproximação entre a teoria psicanalítica e as correntes da crítica contemporânea. Seu trabalho oscila da análise de autores e obras específicos – como no livro Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias – a ensaios em que estabelece pontes entre os conceitos criados por Freud e conceitos sobre a representação ficcional e o imaginário poético – como em Confluências: crítica literária e psicanálise. Em seu livro mais recente, As Armadilhas do Saber, Cleusa Rios Passos aborda desde Machado Assis, Murilo Mendes e Cecília Meireles até Nelson Rodrigues e Chico Buarque. Renato Mezan Um dos mais importantes psicanalistas do país, Renato Mezan é autor de livros que investigam a obra de Freud tanto na perspectiva da clínica quanto do ponto de vista de seu impacto sobre a cultura do século 20. Freud: A Trama dos Conceitos, um de seus primeiros livros, é uma leitura das contradições, impasses e soluções que constituíram a teoria freudiana. E Freud, Pensador da Cultura é um estudos monumental sobre o ambiente artístico e filosófico no qual surgiu a psicanálise. Seus ensaios – reunidos em livros como A Vingança da Esfinge, Psicanálise, Judaísmo – Ressonâncias e Interfaces da Psicanálise – continua essa reflexão a partir de um amplo espectro de autores e temas, que inclui desde a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, à obra do filósofo francês de Michel Foucault. PERGUNTAS BLOCO 1 • Mezan: Esse ano marca os 70 anos da morte de Freud; como foi que a psicanálise se incorporou à cultura contemporânea? Dá para fazer um paralelo com autores como Darwin e Marx? • Cleusa: A psicanálise influenciou a literatura posterior a Freud? • Mezan: E como a literatura serviu a Freud na elaboração da psicanálise? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Yudith Rosenbaum para Mezan (psicanálise/literatura policial). • Cleusa: Existem autores mais psicanalíticos? • Mezan: Como Freud se relacionou com os escritores e artistas de seu tempo (questão das vanguardas, fluxo de consciência, escrita automática etc)? • Cleusa: O que é a psicanálise aplicada à literatura e como é vista no meio literário? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Yudith para Cleusa (consciência do escritor) • Pedir para Mezan explicar análise que Freud fez da Gradiva de Jensen? • Mezan: Fazer análise inibe a criatividade, resolvendo os conflitos do escritor, eliminando o recalque? • Cleusa: Que diferença existe entre os temas psicológicos da época de Freud e da literatura contemporânea? PERGUNTAS BLOCO 4 • Cleusa: Como a crítica literária navega pelas diferentes escolas da psicanálise? • Para ambos: o único prêmio recebido por Freud foi o prêmio Goethe. Dá para ler seus textos como um romance? • Mezan: Após 70 de morte, a obra de Freud cai em domínio público. O que significa isso em termos de edição e tradução de suas obras?

  • 18:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1263

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE SÃO PAULO QUE PROMOVE O APRENDIZADO DE HABILIDADES PARA CRESCER E ENFRENTAR AS ADVERSIDADES DA VIDA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS VANTAGENS PARA A SAÚDE DE UMA FARINHA À BASE DO BAMBU. E AINDA , NOVO ESTUDO COMPROVA O DESAPARECIMENTO DE ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA. EM CINCO SÉCULOS, A FLORESTA PERDEU MAIS DE 70 POR CENTO DOS SEUS MAMÍFEROS. PESQUISADORES CRIAM UMA FARINHA FEITA A PARTIR DO CAULE JOVEM DESTA PLANTA , QUE PODE AJUDAR NO CONTROLE DA DIABETES E DA OBESIDADE. SITUADA EM UMA DAS REGIÕES MAIS VIOLENTAS DA CAPITAL PAULISTA, A ESCOLA DA RESILIÊNCIA PROMOVE O APRENDIZADO DA CONFIANÇA , DA FORÇA DE VONTADE E DA PAZ.

  • 19:00APLICATIVOS PARA A VIDA

    UMA VEZ NÔMADE... (NAMÍBIA)

    Você não pode ser mais isolado do que as pessoas da Namíbia. Eles usam poucas roupas, jóias... e telefones celulares! Todos sabem que um 'aplicativo para a vida' pode ajudar, mas Windhoek e o designer Dalton estão se perguntando como mulheres analfabetas podem ler as mensagens de texto de seus maridos? Eles estão determinados a ajudar ....

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    FERNANDA MONTENEGRO - I

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/03/2019

  • 21:00IMAGEM DO SOM

    ORQUESTRA PAULISTANA DE VIOLA CAIPIRA - DVD: O.P.DE VLA. CAIPIRA - AO VIVO NO NO THEATRO SÃO PEDRO

    Programa exibe DVDs de artistas da música popular brasileira na íntegra Os telespectadores que apreciam os discos de Carlos Lyra, Olívia Hime, Toquinho, entre outros, terão a oportunidade de assistir aos DVDs desses artistas na tela da TV Cultura. No dia 25/09, à 1h, estréia o programa “Imagem do Som”, que exibirá um catálogo de vídeos de importantes nomes da música popular brasileira. Apresentado pela cantora e atriz AMANDA ACOSTA, “Imagem do Som” será produzido pelo Núcleo de Música da TV Cultura, por meio de um acordo entre a emissora, gravadoras/produtoras e artistas, com a proposta de divulgar o que de melhor está sendo produzido no campo da música brasileira, vocal ou instrumental. A intenção é abrir um espaço na televisão para os artistas exibirem seus DVDs, sejam eles recém-lançados ou não, e mostrarem seu trabalho ao grande público.

  • 22:00TERRADOIS

    REALIDADE ARTIFICIAL

    O relacionamento entre casais, em Terra Dois, parte de quais pressupostos? Se os encontros já têm o suporte da tecnologia virtual, poderemos em breve ter a terapia de casais também por meio de uma realidade artificial? No episódio em questão, um casal enfrenta suas dificuldades com o auxílio de uma terapeuta virtual. No entanto a situação sai do controle e uma nova realidade se apresenta a todos os envolvidos.

  • 22:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 35 – CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

    Tatuí, no interior de São Paulo, é conhecida como a cidade mais musical do Estado. Hoje, Territórios Culturais invade Tatuí e Felipe e Tuti vão conhecer o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, um dos mais respeitados da América Latina. Lá nossa dupla conhece não só as diversas opções de especialização em diferentes campos da arte como também o trabalho de construção de instrumentos musicais, representado pelo ofício da luteria.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 21/03/2019

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    O ARQUIVO - VICTOR GIUDICE

    Um zeloso funcionário que após o decurso de um tempo determinado se vê "promovido" pela direção da empresa. E de tempo em tempo, de regalia em regalia, se vê convertido em arquivo. De ser humano a utensílio - eis a gratidão patronal.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 2 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula dois você aprenderá que o mapa é uma importante ferramenta para localizar pontos de referência e encontrar lugares desconhecidos. Verá, também, que todos os mapas utilizam um sistema de coordenadas que ajudam a encontrar a correta posição dos lugares. E, por último, você ficará sabendo que pode usar o Atlas Geográfico para localizar e obter informações sobre as características dos lugares que precisa conhecer.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MÚSICA 2 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai descobrir o que tem dentro do som. Vai entender os elementos do som: altura, intensidade, duração, timbre e dinâmica; e ver que essa combinação gera diferentes expressões musicais. Essas expressões formam uma identidade cultural.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 30 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que reação química é uma troca de átomos. Ligações entre átomos são quebradas e novas ligações entre átomos são formadas. Aprenderá, também, que equação química é a representação de uma reação química por meio de fórmulas de compostos. Verá que coeficientes estequiométricos são números na frente das fórmulas dos compostos numa equação química, que indicam a proporção em que os compostos reagem ou se formam e que acertar esses coeficientes é escrever esses números de modo que o número dos átomos de cada tipo seja igual nos reagentes e nos produtos. Foi desse modo, determinando a massa de uma substância que reage com a outra, que os químicos conseguiram deduzir as fórmulas das substâncias.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 11 - CONDEPHAAT - CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO MUSICAL E VIRADO A PAULISTA

    CONDEPHAAT: Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. O nome é comprido e pode assustar. Mas o que não assusta mesmo são as inúmeras obras espalhadas pela cidade conservadas por este senhor cinquentão, o CONDEPHAAT. Na verdade o CONDEPHAAT completa 50 anos de existência. Por isso Territórios Culturais e seus apresentadores vão conferir de perto o trabalho dessa importante instituição da cultura do nosso Estado.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DO FOLCLORE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 10 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 14/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE A FORMAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES. / ?AS FACULDADES ESTÃO PREPARANDO BEM OS FUTUROS MESTRES? / O QUE É PRECISO MUDAR PARA QUE QUEM ENSINA, TAMBÉM RECEBA UM ENSINO DE QUALIDADE ?// PARA COMENTAR ESSA QUESTÃO TÃO IMPORTANTE, TEREMOS A COMPANHIA DE GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO./

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 270

    Zélia Duncan: O programa mostra um bate papo com a cantora e compositora, que esteve em São Paulo para participar da série “Ilustre Leitor”, no Sesc Bom Retiro, em que grandes nomes da música brasileira revelam suas preferências literárias. Zélia conversou com o Entrelinhas sobre influência da literatura no seu processo de criação e sobre suas leituras dos poetas Carlos Drummond de Andrade e Hilda Hilst. Rubens Figueiredo: O Entrelinhas entrevista o autor de Passageiro do fim do dia, livro que ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura de 2011 e é finalista do Portugal Telecom, que será anunciado em novembro. No romance, a personagem Pedro percorre o Rio de Janeiro dentro de ônibus e vai aprimorando aos poucos seu olhar sobre as relaç� �es e as desigualdades sociais brasileiras. Rubens Figueiredo falou ainda da influência, sobre sua ficção, de seu aclamado trabalho como tradutor de clássicos da literatura russa. Alice Walker: O programa destaca o novo livro da escritora norte-americana, que ficou mundialmente conhecida quando seu romance A cor púrpura foi adaptado para o cinema por Steven Spielberg. Em Rompendo o silêncio, recém- publicado no Brasil, Alice Walker volta a falar dos horrores do racismo – agora numa série de relatos sobre suas experiências em Ruanda, no Congo Oriental e na Palestina. O comentário é do poeta e arte-educador Allan da Rosa, colaborador do Entrelinhas que tem feito várias matérias sobre escritores que abordam questões sociais e raciais na América Latina e na África.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CONSUMO EXCESSIVO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu foi afligido por um mal cada vez mais comum entre os jovens: a febre do consumo excessivo. E para financiar a compra de uma placa de vídeo nova, um par de tênis e rolamentos pro skate, ele e Mano organizam uma rifa na escola! Neste episódio, são apresentados os quadros: Como se Faz: neste epísódio, uma curiosidade high-tech! Mostramos o processo de fabricação de uma placa-mãe, usada nos computadores domésticos. Pílula do Saber: Moedas – uma vendedora de doces explica a incrível história da inveção do dinheiro. E conta todas as curiosidades sobre a protagonista desta história: a moeda. Águia – um biólogo fala sobre as principais características da águia, uma ave de rapina que é conhecida por ter uma visão extremamente aguda. Piratas - uma breve história da pirataria, desde os piratas que aterrorizavam os mares na época das grandes navegações até os piratas virtuais! TV do Cadu: vale tudo por um tostão! Cadu e Mano montam uma divertida paródia dos programas de televendas. Eles recebem no estúdio da TV do Cadu uma caricata vendedora, que usa todo o seu poder de persuasão para vender produtos um tanto extravagantes, como um par de tênis usado e um álbum de figurinhas já completo da Copa de 2006! Ser ou Não Ser: o jovem estudante Rodrigo Honório, cujo objetivo é seguir a carreira de economista, visita a FEA (Faculdade e Economia e Administração) e bate um papo com o professor e economista Joaquim Guilhoto sobre as características da profissão. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber da galera nas escolas: você é consumista? Grande Reportagem: Cadu e Mano vão até a sede do DA (Devedores Anônimos) pra conhecer um pouco mais sobre os problemas que o consumo exagerado e descontrolado pode trazer às pessoas.

  • 09:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 13

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE AGUA EM NAZARE PAULISTA, PERU, URUGUAI E REPUBLICA DOMINICANA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DIALISE

    O Saúde Brasil fala sobre Diálise-Insuficiência Renal, mostra o que é esta doença e quais são os tratamentos para ela. Sociedade Brasileira de Nefrologia.Tel. (011) 5579.1242- www.sbn.org.br UNIR-União dos insulficientes Renais de SP- Tel. (011) 3129.4700 / 3129.4101 Ambulatório de Insulficiência Renal Crônica- EPM- UNIFESP -Tel.(011) 5549.9060 Fund. Oswaldo Ramos- Unidade Satélite de Diálise EPM- UNIFESP- Tel.(011)5571.3261 / 5572.0530 Fundação de Apoio à Nefrologia Pediátrica EPM- UNIFESP- Tel.(011)5083.8370 Secretária da Diálise HC- FMUSP- Tel. (011) 3085.5350 Divisão de Enfermagem HC- FMUSP- Tel. (011) 3069.6344 / 3069.6438 Fundação Pró Renal- Te. 00800 41 60 02

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    LIMITES DA EDUCAÇÃO

    No Programa Tamanho Família o tema Limites Na Educação, vai esclarecer o que realmente é fundamental para o crescimento saudavêl das crianças. A convidada Dra. Vera Ferrari Rego Barros (Psicóloga), Diretora do Serviço de Psiquiatria e Psicólogia do Inst. da Criança do Hospital das Clínicas, irá comentar como a família surge sendo a estrutura das crianças para que os "limites" não se tornem barreiras os "limites" se tornem fronteiras para as crianças terem segurança no momento que se tornarem independentes e no convívio dentro da sociedade.

  • 11:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 25

    • Gloria: como a gente acabou de ver, você se tornou reconhecida por livros sobre etiqueta, moda e comportamento: por que hoje esses temas fazem parte da pauta não apenas de pessoas ligadas à alta sociedade e ao circuito da moda, mas de pessoas voltadas à discussão da cultura?• Olgaria: isso faz parte do projeto da modernidade, de fazer também da vida pessoal uma performance estética, uma obra de arte? (lembrar Benjamin e Michel Onfray, A escultura de si)• Gloria: quem dita a etiqueta e o bom gosto? é sempre a classe dominante? • Olgaria: como você vê a apropriação dos valores estéticos dos “excluídos” pela indústria cultural (relação entre o rock e cultura operária – como no caso dos punks – ou a influência dos rappers sobre a classe média)? Pergunta Jaime Pinsky para Olgária (intelectual público e circulação do saber)• Gloria: Por que no seu livro Chic[érrimo] você criou seções especialmente voltadas à etiqueta das celebridades?• Olgaria: o que seria uma etiqueta de “esquerda”?• Gloria: o fato de termos um presidente de origem operária alterou os parâmetros estéticos, tornou-os mais democráticos ou tolerantes? Pergunta Jaime Pinsky para Gloria (cultura intensifica elegância?) • Olgária: o conhecimento dos códigos culturais pode ser um instrumento de exclusão, como a etiqueta foi nas origens, no Antigo Regime? • Gloria: como você vê matérias que saem em revistas semanais dando dicas para se ter um verniz cultural em reuniões sociais, com dicas de autores/livros que é chic conhecer e citar? • Pergunta da plateia para Olgaria: No capítulo "O teatro do mundo: heróis míticos, revoluções históricas" do livro Adivinhas do tempo, citando Horkheimer, escreve em seu texto que as revoluções até hoje foram traídas porque não levaram em consideração a felicidade pessoal dos indivíduos. Pode-se dizer que o eterno equívoco dos movimentos revolucionários seria sempre ignorar a natureza desejante individual do homem em detrimento de um bem coletivo idealizado e utópico? Rogério Silva de Magalhães • Gloria: existe utopia no mundo da moda? • Olgaria: nós vivemos numa cultura do gozo. Em que medida esse imperativo do prazer é repressivo, normatizador?• Gloria: você tem um twitter seguido por mais de 10 mil pessoas. O que há de saudável ou de patológico, invasivo, nesses fenômenos de exposição da vida privada?• Olgaria: o filósofo Michel Foucault disse num ensaio que hoje a permissividade em relação à exposição do corpo, apesar de aparentemente libertária, exige que só se exponham corpos belos. Existe uma ditadura do belo?

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 29

    CRÉDITOS - PGM 29 - no ar 10/11/11 VT PRIMAVERA ÁRABE À PEDIDO Samba de Rainha Arquivo Tv Cultura MBP Especial Elis Regina - 1973 VT OFICIO CANETEIRO VT ENCERRA SAMBA RAINHA

  • 12:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 05 - ACORDEON

    Com o tema Acordeon, este programa homenageia os compositores Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/03/2019 - SINDROME DE DOWN

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DIALISE

    O Saúde Brasil fala sobre Diálise-Insuficiência Renal, mostra o que é esta doença e quais são os tratamentos para ela. Sociedade Brasileira de Nefrologia.Tel. (011) 5579.1242- www.sbn.org.br UNIR-União dos insulficientes Renais de SP- Tel. (011) 3129.4700 / 3129.4101 Ambulatório de Insulficiência Renal Crônica- EPM- UNIFESP -Tel.(011) 5549.9060 Fund. Oswaldo Ramos- Unidade Satélite de Diálise EPM- UNIFESP- Tel.(011)5571.3261 / 5572.0530 Fundação de Apoio à Nefrologia Pediátrica EPM- UNIFESP- Tel.(011)5083.8370 Secretária da Diálise HC- FMUSP- Tel. (011) 3085.5350 Divisão de Enfermagem HC- FMUSP- Tel. (011) 3069.6344 / 3069.6438 Fundação Pró Renal- Te. 00800 41 60 02

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 22 - SONHAR ACORDADO

    NO PROGRAMA MENTE HUMANA VAMOS DISCUTIR OS MITOS, AS FANTASIAS E O SONHAR ACORDADO.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    FAKE NEWS

    Muito se fala em fake news e a gente, mesmo sem saber, pode também acabar compartilhando uma notícia falsa. Todo cuidado é pouco. Mas como fazer para ter certeza sobre a veracidade de uma informação que circula na internet, ainda mais quando se trata de assuntos ligados a nossos filhos e filhas? Falamos sobre os riscos das fake news, como a notícia falsa sobre vacinação que chegou a prejudicar a adesão à vacina da gripe no Brasil. Os filhos participaram e mostraram que também ensinam muitas coisas aos pais.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 10 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 14/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE A FORMAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES. / ?AS FACULDADES ESTÃO PREPARANDO BEM OS FUTUROS MESTRES? / O QUE É PRECISO MUDAR PARA QUE QUEM ENSINA, TAMBÉM RECEBA UM ENSINO DE QUALIDADE ?// PARA COMENTAR ESSA QUESTÃO TÃO IMPORTANTE, TEREMOS A COMPANHIA DE GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO./

  • 15:30GOLFINHOS - ESPIÃO NO GRUPO

    GOLFINHOS - ESPIÃO NO GRUPO - PARTE 2

    Em algum lugar no oceano, um jovem nariz-de-garrafa começa uma vida própria junto aos golfinhos espiões - câmeras que conversam com golfinhos de verdade! O mais jovem faz amizade com um raro golfinho humpback, se junta a um grupo e participa de uma bizarra cerimônia de iniciação. Ele também acaba se intoxicando nas secreções de um baiacu e finalmente paquera uma fêmea com presentes e muito charme.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 11 - CONDEPHAAT - CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO MUSICAL E VIRADO A PAULISTA

    CONDEPHAAT: Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. O nome é comprido e pode assustar. Mas o que não assusta mesmo são as inúmeras obras espalhadas pela cidade conservadas por este senhor cinquentão, o CONDEPHAAT. Na verdade o CONDEPHAAT completa 50 anos de existência. Por isso Territórios Culturais e seus apresentadores vão conferir de perto o trabalho dessa importante instituição da cultura do nosso Estado.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 2 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula dois você aprenderá que o mapa é uma importante ferramenta para localizar pontos de referência e encontrar lugares desconhecidos. Verá, também, que todos os mapas utilizam um sistema de coordenadas que ajudam a encontrar a correta posição dos lugares. E, por último, você ficará sabendo que pode usar o Atlas Geográfico para localizar e obter informações sobre as características dos lugares que precisa conhecer.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MÚSICA 2 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai descobrir o que tem dentro do som. Vai entender os elementos do som: altura, intensidade, duração, timbre e dinâmica; e ver que essa combinação gera diferentes expressões musicais. Essas expressões formam uma identidade cultural.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 25

    • Gloria: como a gente acabou de ver, você se tornou reconhecida por livros sobre etiqueta, moda e comportamento: por que hoje esses temas fazem parte da pauta não apenas de pessoas ligadas à alta sociedade e ao circuito da moda, mas de pessoas voltadas à discussão da cultura?• Olgaria: isso faz parte do projeto da modernidade, de fazer também da vida pessoal uma performance estética, uma obra de arte? (lembrar Benjamin e Michel Onfray, A escultura de si)• Gloria: quem dita a etiqueta e o bom gosto? é sempre a classe dominante? • Olgaria: como você vê a apropriação dos valores estéticos dos “excluídos” pela indústria cultural (relação entre o rock e cultura operária – como no caso dos punks – ou a influência dos rappers sobre a classe média)? Pergunta Jaime Pinsky para Olgária (intelectual público e circulação do saber)• Gloria: Por que no seu livro Chic[érrimo] você criou seções especialmente voltadas à etiqueta das celebridades?• Olgaria: o que seria uma etiqueta de “esquerda”?• Gloria: o fato de termos um presidente de origem operária alterou os parâmetros estéticos, tornou-os mais democráticos ou tolerantes? Pergunta Jaime Pinsky para Gloria (cultura intensifica elegância?) • Olgária: o conhecimento dos códigos culturais pode ser um instrumento de exclusão, como a etiqueta foi nas origens, no Antigo Regime? • Gloria: como você vê matérias que saem em revistas semanais dando dicas para se ter um verniz cultural em reuniões sociais, com dicas de autores/livros que é chic conhecer e citar? • Pergunta da plateia para Olgaria: No capítulo "O teatro do mundo: heróis míticos, revoluções históricas" do livro Adivinhas do tempo, citando Horkheimer, escreve em seu texto que as revoluções até hoje foram traídas porque não levaram em consideração a felicidade pessoal dos indivíduos. Pode-se dizer que o eterno equívoco dos movimentos revolucionários seria sempre ignorar a natureza desejante individual do homem em detrimento de um bem coletivo idealizado e utópico? Rogério Silva de Magalhães • Gloria: existe utopia no mundo da moda? • Olgaria: nós vivemos numa cultura do gozo. Em que medida esse imperativo do prazer é repressivo, normatizador?• Gloria: você tem um twitter seguido por mais de 10 mil pessoas. O que há de saudável ou de patológico, invasivo, nesses fenômenos de exposição da vida privada?• Olgaria: o filósofo Michel Foucault disse num ensaio que hoje a permissividade em relação à exposição do corpo, apesar de aparentemente libertária, exige que só se exponham corpos belos. Existe uma ditadura do belo?

  • 18:30A GRANDE BARREIRA DE CORAL

    ALÉM DO RECIFE

    Neste terceiro episódio da série A grande barreira de Coral, Monty Halls explora seu comprimento total de 2.000 quilômetros, dos arrecifes externos selvagens do Mar de Coral ao manguezal emaranhado e à floresta a vapor na costa, desde grandes ilhas montanhosas até pequenos cais de coral, de pouco acima do nível do mar às profundidades escuras do abismo, além do recife aos coloridos jardins de coral dos águas rasas. Dentro deste mundo mágico e intensamente abarrotado, este episódio revela como as incríveis criaturas do recife compõem e cooperam - de caracóis de caça de peixes mortíferos a tubarões que podem caminhar em terra, corais de luta e peixe-papagaio que geram sacos de dormir todas as noites. Câmeras remotas, a fotografia subaquática e o time-lapse digital têm capturado muitas sequências que nunca foram filmadas antes, fornecendo perspectivas completamente novas sobre essa extraordinária maravilha natural.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    FERNANDA MONTENEGRO - II

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 22/03/2019

  • 21:00IMAGEM DO SOM

    RAMIRO MUSOTTO - DVD: SUDAKA - AO VIVO

    Programa exibe DVDs de artistas da música popular brasileira na íntegra Os telespectadores que apreciam os discos de Carlos Lyra, Olívia Hime, Toquinho, entre outros, terão a oportunidade de assistir aos DVDs desses artistas na tela da TV Cultura. No dia 25/09, à 1h, estréia o programa “Imagem do Som”, que exibirá um catálogo de vídeos de importantes nomes da música popular brasileira. Apresentado pela cantora e atriz AMANDA ACOSTA, “Imagem do Som” será produzido pelo Núcleo de Música da TV Cultura, por meio de um acordo entre a emissora, gravadoras/produtoras e artistas, com a proposta de divulgar o que de melhor está sendo produzido no campo da música brasileira, vocal ou instrumental. A intenção é abrir um espaço na televisão para os artistas exibirem seus DVDs, sejam eles recém-lançados ou não, e mostrarem seu trabalho ao grande público.

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2018

    FÉ LÍQUIDA

    série: Afinal, isso é tudo? Fé, razão e fama na busca da transcendência no mundo líquido Curador: Leandro Karnal CF 32: Fé Liquida com Leandro Karnal - historiador Como a fé se manifesta em tempos de vida digital? Outros tempos declararam a morte de Deus e depositaram a fé na ciência. Hoje, a tecnologia cria um novo espaço para o sagrado: a fé do século 21 é professada, compartilhada e curtida nas redes sociais, à maneira de cada um. Não é mais Deus quem cria o homem. Somos nós quem criamos Deus, à imagem e semelhança de cada um de nós. Um Deus customizado. Foram só as nossas demonstrações religiosas que migraram para as redes sociais? Ou elas transformam a nossa forma de viver a fé?

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 22/03/2019

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    LEAO DE CHACARA - JOAO ANTONIO

    Na zona sul do Rio de Janeiro dos anos de 1960, a "leonagem" das casas noturnas com seus tipos característicos. Seus problemas, suas virações, seus códigos de honra. Um microcosmo da malandragem carioca.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 26 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá que dá pra explicar tudo o que a gente está aprendendo usando alguns termos químicos, assim, você aprenderá o que são átomos. Verá por que uma substância simples não pode ser transformada em outra substância simples. Ficará sabendo que os átomos se ligam formando grupinhos, que são chamados de moléculas, e, por último, ficará sabendo que alguns gases são formados por átomos livres, os gases nobres.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 27 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá o que é uma reação química, verá também, que quando duas substâncias reagem, como o oxigênio e o hidrogênio, os átomos trocam de lugar. Quando existe uma troca de átomos, o resultado é uma terceira substância. As substâncias que reagem são chamadas reagentesa substância que aparece é chamada produto.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 28 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que os átomos têm apelidos que são muito úteis para que os químicos do mundo inteiro possam se comunicar. Esses apelidos são chamados de símbolos químicos. E você verá que os símbolos químicos são tirados dos nomes dos átomos em latim. E verá também que uma lista de átomos não segue a ordem alfabética, e, sim, a ordem dada por um número muito importante, que está ao lado do símbolo e que diz muito sobre as propriedades dos elementos. Por último, você verificará que, quando se trata de substâncias, a gente não fala de símbolos, mas de fórmulas.

  • 07:45NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 29 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você verá que para se pesar substâncias pequenas é necessário uma balança de precisão e que, pesando as substâncias e conhecendo a massa das partículas, o químico sabe quantas partículas existem dentro das substâncias. Aprenderá que a massa dos produtos que se formam numa reação é a soma das massas dos reagentes. E saberá mais sobre o francês Lavoisier, que deduziu em suas experiências que, na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

  • 08:00NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 30 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que reação química é uma troca de átomos. Ligações entre átomos são quebradas e novas ligações entre átomos são formadas. Aprenderá, também, que equação química é a representação de uma reação química por meio de fórmulas de compostos. Verá que coeficientes estequiométricos são números na frente das fórmulas dos compostos numa equação química, que indicam a proporção em que os compostos reagem ou se formam e que acertar esses coeficientes é escrever esses números de modo que o número dos átomos de cada tipo seja igual nos reagentes e nos produtos. Foi desse modo, determinando a massa de uma substância que reage com a outra, que os químicos conseguiram deduzir as fórmulas das substâncias.

  • 08:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 12 - MUSEU DA CASA BRASILEIRA / MIS / MUBE

    Localizados numa região privilegiada de São Paulo, próximo a Avenida Faria Lima, no seu entorno encontramos três museus que fazem parte do nosso imenso território Cultural: O MIS, Museu da Imagem e do Som; o MUBE, Museu Brasileiro da Escultura e o Museu da Casa Brasileira. Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti invadem esse territórios culturais e mostram ao telespectador o motivo de todo o sucesso desse trio de cultura junto ao público de São Paulo.

  • 08:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 23 - KRIYA YOGA - PARTE 3

    O EMPENHO DA HUMANIDADE DEVE SER NÃO APENAS ADQUIRIR SEGURANÇA FINANCEIRA E BOA SAÚDE, MAS PROCURAR O SIGNIFICADO DA VIDA. A VIDA DO QUE SE TRATA? ... QUANDO PENSAMOS COM SUFICIENTE PROFUNDIDADE, ENCONTRAMOS UMA RESPOSTA EM NOSSO INTERIOR, ESTA É UMA FORMA DE PRECE ATENDIDA. ESTA É A MENSAGEM DE PARAMAHANSA YOGANANDA. VAMOS CONTINUAR A NOSSA SÉRIE DE TRÊS PROGRAMAS SOBRE A KRIYA YOGA, PARAMAHANSA YOGANANDA E A SELF REALIZATION FELLOWSHIP. O “VIVER NATURAL” ESTEVE EM LOS ANGELES, ONDE ENTREVISTAMOS OUTRO MONGE DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP, O ATMANANDA. NA SEDE DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP, ORGANIZAÇÃO FUNDADA POR PARAMAHANSA YOGANANDA, EM 1920, ATMANANDA NOS FALOU COMO A KRIYA YOGA FOI ACEITA NOS ESTADOS UNIDOS, COMO YOGANANDA DIVULGOU A TÉCNICA NO PAÍS, ENTRE OUTRAS INFORMAÇÕES. ESTIVEMOS NO LUGAR ONDE FICARAM PARTES DAS CINZAS DE UM DOS MAIORES LÍDERES PACIFISTAS DE TODA A HISTÓRIA, MAHATMA GANDHI. YOGANANDA FOI QUEM INICIOU GANDHI NA SAGRADA TÉCNICA DA KRIYA YOGA. A KRIYA YOGA É UM CONJUNTO DE MEDITAÇÕES MUITO AVANÇADAS QUE, DE ACORDO COM SEUS PRATICANTES, AJUDAM A ACELERAR O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL DE UMA PESSOA PARA QUE ELA OBTENHA A ILUMINAÇÃO, UM ESTADO DE PROFUNDA PAZ INTERIOR, ALEGRIA E FELICIDADE. CONHECIDA TAMBÉM COMO A CIÊNCIA ESPIRITUAL DA AUTO-REALIZAÇÃO, A KRIYA YOGA FOI DIFUNDIDA PARA O OCIDENTE ATRAVÉS DE PARAMAHANSA YOGANANDA. ATMANANDA EXPLICOU O QUE ELE SENTE DURANTE A PRÁTICA DA KRIYA YOGA, E COMO ESTA TÉCNICA PODE AJUDAR A VIDA DAS PESSOAS QUE A PRATICAM.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    NOVA ESTRUTURA FAMILIAR *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A mãe de Cadu tem um novo amigo. E agora? É namoro ou amizade? Intrigado com essa história, Cadu vai iniciar uma verdadeira investigação sobre o caso. E ainda descobrirá que a família brasileira está de cara nova!

  • 09:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 14

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DA PATAGONIA ARGENTINA E DO CAMINHO DO JAGUAR.

  • 10:00VAMOS PEDALAR II

    VAMOS PEDALAR II - 1

    SINOPSE: Nesse primeiro bloco vamos bater um papo com Marcelo Siqueira, um artista plástico que usa como tema a bicicleta. Ele vai contar a sua trajetória e como foi se apaixonar pela bicicleta. Na matéria de manutenção, com Mario Canna, vai nos falar como diagnosticar os problemas da sua bike. Já no segundo bloco fomos conhecer a Lilian Frazão que pedala pela cidade e organiza o PEDAL VOLUNTARIO uma ação muito legal onde todos podemos participar. A partir de hoje o Vamos Pedalar entra em uma nova fase, o ciclismo esportivo. Nesse bloco vamos conhecer Lucas Borba uma das feras do Brasil no mundo do mountain bike downhill. No último bloco vamos acompanhar uma aventura por 40 países, onde o foco são as descobertas e as pessoas. Vamos acompanhar o professor viajante Charles Zimmermamm.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    MAUS EXEMPLOS

    O Programa Tamanho Família com o tema Maus Exemplos têm como convidado o pediatra do instituto da criança da fac. medicina da Usp. O que está em questão e como lidar com o comportamento não adequado das crianças e adolecentes e na verdade "todo" comportamento ou a "maior parte" dele é a influência dos adultos que cercam essas crianças(o diálogo entre pais é a melhor solução para os problemas de maus exemplos das crianças). Telefones de contato Hospital das clínicas ceatox : (0800)148110. e-mail: anthonywong@icr.hcnet.usp.br.

  • 11:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 26

    Sinopse PGM 26 Convidados: Edney Silvestre e Mario Sabino O Letra Livre tem a presença de dois autores que não apenas fazem história no jornalismo cultural, mas que se tornaram dois nomes de destaque em nossa literatura contemporânea: o romancista e contista Mario Sabino e o também romancista Edney Silvestre. • Uma pergunta para ambos, começando pelo Sabino: No seu caso, em que momento o jornalista literário ou de cultura passa para o outro lado do balcão? • Sabino: O jornalismo atrapalha ou ajuda? O processo de escrita é diferente, já que a linguagem da literatura contemporânea tende a ser oblíqua, enviesada, sendo diferente portanto da linguagem do jornalismo? • Edney: A experiência de entrevistar autores inibe? Existem decepções? Não falo de simpatia ou antipatia, mas de uma questão que me parece fundamental na literatura: a capacidade de refletir sobre o ato criativo. Algum autor cresceu (ou descresceu) aos seus pela capacidade (ou pela incapacidade) de falar sobre a própria obra? • Sabino: A reflexão crítica é inerente à criação? Pergunta de Tiago Novaes para Sabino (o sofrimento é essencial para literatura?) – emendar na pergunta trecho da Nota Autoral de A Boca da Verdade: “O mundo pode ser divertido e proporcionar momentos de alegria genuína, mas o que faz a boa literatura é a infelicidade. Ela, a infelicidade, é a roda do mundo do escritor. Os melhores romances e contos são aqueles em que os protagonistas são movidos por angústia, tormento, sofrimento.” • Edney: O que deflagrou seu processo de escrita? É a infelicidade, como no caso do Sabino? • Sabino: Seus 3 livros tem uma pegada “psicanalítica”: seu romance fala do tabu do assassinato ritual do pai e termina com uma referência ao Édipo de Sófocles, O Antinarciso é amarrado por um tema freudiano e A Boca da Verdade começa com um conto sobre a imagem repugnante do pai na morgue. A literatura é uma forma de expiar fantasmas? • Edney: Como surgiu o tema de Se eu fechar os olhos agora, em que a trama policial e a questão da violência das relações sociais no Brasil são deflagradas pela curiosidade juvenil em relação à sexualidade? Pergunta de Tiago Novaes para Edney (revolução e melancolia) • Sabino: A literatura brasileira atual é melancólica? (lembrar referências à literatura italiana de Dante e Leopardi a Montale) • Edney: Se eu fechar os olhos agora tem algo em comum com os recentes Heranças, de Silviano Santiago, Leite Derramado, de Chico Buarque, e Immaculada, de Ivone Benedetti: um enredo atravessado pelas contradições brasileiras e suas elites predatórias. A questão da identidade nacional ainda é central na cultura brasileira? • Sabino: Você parece se afastar dessas questões, a exemplo de um escritor como Bernardo Carvalho? Essa obrigação de falar sobre o Brasil é anacrônica? • Sabino: Como um autor para quem “a infelicidade é a roda do mundo do escritor”, o que vc acha do clima de festas e prêmios literários? • Refazer pergunta para Edney: Prêmios, Flips (e suas franquias) criam uma percepção festiva da literatura? Isso é literatura ou espetáculo? • Sabino: Como jornalista e escritor, você vive entre dois mundos: o que acha sobre o divórcio litigioso entre crítica acadêmica e jornalística? Existe espaço para o intelectual, essa figura tão massacrada pela mídia? • Edney: Se eu fechar os olhos agora foi um caso esporádico ou o início de um projeto literário? O que vem por aí?

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 30

    CRÉDITOS - PGM 30 - NO AR EM 17/11/11 ABRE CONSCIENCIA NEGRA ENTREVISTA EMANOEL ARAUJO MUSA EVA WILMA A PEDIDO EVA WILMA Arquivo TV Cultura Programa Concerto - Maestro João Carlos Martins de 1973 VT ENCERRA FESTIVAL RETRÔ

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    PENA BRANCA E XAVANTINHO (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Pena Branca e Xavantinho em épocas diferentes.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 22/03/2019

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DOENCAS PREVENIVEIS

    Hoje em dia há uma série de doenças que já pode ser combatida por meio de vacinas. Esta edição mostra quais são essas doenças, destaca o calendário de vacinação, o universo das vacinas e revela como uma simples medida de prevenção pode ajudar a preservar a saúde e garantir uma melhor qualidade de vida.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 22 - MONITORIZAÇÃO INTRAOPERATÓRIA

    NO PROGRAMA MEDICINA DE REABILITAÇÃO VAMOS FALAR DE MONITORAÇÃO INTRA-OPERATÓRIA. QUANDO SE SUBMETE UM PACIENTE A UMA CIRURGIA, ELE DEVE SER CONSTANTEMENTE OBSERVADO E MONITORADO PARA VERIFICAÇÃO, POR EXEMPLO, DE SEUS SINAIS VITAIS. PARA EXPLICAR O QUE É E COMO É FEITA A MONITORAÇÃO INTRA-OPERATÓRIA, RECEBEMOS NOSSA CONSULTORA, PROFESSORA DOUTORA LINAMARA RIZZO BATTISTELLA, MÉDICA FISIATRA E DIRETORA DA DIVISÃO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP, E OS DOUTORES PAULO POTIGUARA E TAE MO CHUNG, MÉDICOS FISIATRAS DA DIVISÃO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    QUESTÕES ORTODÔNTICAS E A FALA

    O desenvolvimento da fala do bebê é um dos momentos mais esperados pelos pais. No programa de hoje vamos falar da relação disso com questões ortodônticas. A importância da amamentação nos primeiros meses de vida. O uso ou não da chupeta e outros bicos: qual a relação de tudo isso com a fala? A especialista explica porque a chupeta pode sim prejudicar este desenvolvimento. Fala do que é esperado.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 11 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - 17/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, NOSSO ASSUNTO É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR./ UMA GRANDE MUDANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, QUE TODO MUNDO PRECISA ENTENDER.// NOSSA CONVIDADA É VALÉRIA DE SOUZA - DOUTOURA EM EDUCAÇÃO E ASSESSORA DE GABINETE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 2 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula dois você aprenderá que o mapa é uma importante ferramenta para localizar pontos de referência e encontrar lugares desconhecidos. Verá, também, que todos os mapas utilizam um sistema de coordenadas que ajudam a encontrar a correta posição dos lugares. E, por último, você ficará sabendo que pode usar o Atlas Geográfico para localizar e obter informações sobre as características dos lugares que precisa conhecer.

  • 16:45NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MÚSICA 2 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai descobrir o que tem dentro do som. Vai entender os elementos do som: altura, intensidade, duração, timbre e dinâmica; e ver que essa combinação gera diferentes expressões musicais. Essas expressões formam uma identidade cultural.

  • 17:00TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 12 - MUSEU DA CASA BRASILEIRA / MIS / MUBE

    Localizados numa região privilegiada de São Paulo, próximo a Avenida Faria Lima, no seu entorno encontramos três museus que fazem parte do nosso imenso território Cultural: O MIS, Museu da Imagem e do Som; o MUBE, Museu Brasileiro da Escultura e o Museu da Casa Brasileira. Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti invadem esse territórios culturais e mostram ao telespectador o motivo de todo o sucesso desse trio de cultura junto ao público de São Paulo.

  • 17:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 34

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 26

    Sinopse PGM 26 Convidados: Edney Silvestre e Mario Sabino O Letra Livre tem a presença de dois autores que não apenas fazem história no jornalismo cultural, mas que se tornaram dois nomes de destaque em nossa literatura contemporânea: o romancista e contista Mario Sabino e o também romancista Edney Silvestre. • Uma pergunta para ambos, começando pelo Sabino: No seu caso, em que momento o jornalista literário ou de cultura passa para o outro lado do balcão? • Sabino: O jornalismo atrapalha ou ajuda? O processo de escrita é diferente, já que a linguagem da literatura contemporânea tende a ser oblíqua, enviesada, sendo diferente portanto da linguagem do jornalismo? • Edney: A experiência de entrevistar autores inibe? Existem decepções? Não falo de simpatia ou antipatia, mas de uma questão que me parece fundamental na literatura: a capacidade de refletir sobre o ato criativo. Algum autor cresceu (ou descresceu) aos seus pela capacidade (ou pela incapacidade) de falar sobre a própria obra? • Sabino: A reflexão crítica é inerente à criação? Pergunta de Tiago Novaes para Sabino (o sofrimento é essencial para literatura?) – emendar na pergunta trecho da Nota Autoral de A Boca da Verdade: “O mundo pode ser divertido e proporcionar momentos de alegria genuína, mas o que faz a boa literatura é a infelicidade. Ela, a infelicidade, é a roda do mundo do escritor. Os melhores romances e contos são aqueles em que os protagonistas são movidos por angústia, tormento, sofrimento.” • Edney: O que deflagrou seu processo de escrita? É a infelicidade, como no caso do Sabino? • Sabino: Seus 3 livros tem uma pegada “psicanalítica”: seu romance fala do tabu do assassinato ritual do pai e termina com uma referência ao Édipo de Sófocles, O Antinarciso é amarrado por um tema freudiano e A Boca da Verdade começa com um conto sobre a imagem repugnante do pai na morgue. A literatura é uma forma de expiar fantasmas? • Edney: Como surgiu o tema de Se eu fechar os olhos agora, em que a trama policial e a questão da violência das relações sociais no Brasil são deflagradas pela curiosidade juvenil em relação à sexualidade? Pergunta de Tiago Novaes para Edney (revolução e melancolia) • Sabino: A literatura brasileira atual é melancólica? (lembrar referências à literatura italiana de Dante e Leopardi a Montale) • Edney: Se eu fechar os olhos agora tem algo em comum com os recentes Heranças, de Silviano Santiago, Leite Derramado, de Chico Buarque, e Immaculada, de Ivone Benedetti: um enredo atravessado pelas contradições brasileiras e suas elites predatórias. A questão da identidade nacional ainda é central na cultura brasileira? • Sabino: Você parece se afastar dessas questões, a exemplo de um escritor como Bernardo Carvalho? Essa obrigação de falar sobre o Brasil é anacrônica? • Sabino: Como um autor para quem “a infelicidade é a roda do mundo do escritor”, o que vc acha do clima de festas e prêmios literários? • Refazer pergunta para Edney: Prêmios, Flips (e suas franquias) criam uma percepção festiva da literatura? Isso é literatura ou espetáculo? • Sabino: Como jornalista e escritor, você vive entre dois mundos: o que acha sobre o divórcio litigioso entre crítica acadêmica e jornalística? Existe espaço para o intelectual, essa figura tão massacrada pela mídia? • Edney: Se eu fechar os olhos agora foi um caso esporádico ou o início de um projeto literário? O que vem por aí?

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM06 - TEMPORADA 2 - REGGAE IN CONCERT

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    ORITÁ (PART. VANESSA MORENO)

    Em um papo entre amigos, o trio conta como sempre trabalharam em conjunto, dividindo todas as etapas de composição, e como se deu o processo de transição para o trabalho autoral na vida de cada um.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    ORITÁ (PARTICIPAÇÃO VANESSA MORENO)

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 21:00BONEQUINHA DE LUXO (BLAKE EDWARDS)

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 23/03/2019

  • 23:45MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 311 - ENGENHARIA DAS NUVENS

    TERIAM OS CIENTISTAS DESCOBERTO O CAMINHO PARA REVERTER O AQUECIMENTO GLOBAL E NEUTRALIZAR AS AMEAÇAS AO PLANETA? SERÁ QUE A SOLUÇÃO ESTÁ NA GEOENGENHARIA? HÁ QUEM ACREDITE QUE SIM E MAIS: UMA INTERVENÇÃO EM GRANDE ESCALA NO CLIMA DA TERRA PODERIA NÃO APENAS REDUZIR AS TEMPERATURAS, MAS ATÉ CONTROLAR FURACÕES E OUTROS FENÔMENOS CLIMÁTICOS. VOLUME DE ÁGUA POTÁVEL NOS ICEBERGS QUE SE SOLTAM DA ANTÁRTICA, A CADA ANO, É MAIOR DO QUE O TOTAL CONSUMIDO EM TODO O PLANETA. É POSSÍVEL UTILIZAR ESSA ÁGUA? E MAIS: CHINA PLANEJA LUA ARTIFICIAL, COM CAPACIDADE DE ILUMINAÇÃO OITO VEZES MAIOR DO QUE O SATÉLITE NATURAL DA TERRA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 00:15VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 22 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 22 você verá como se faz o perfil de alguém, a descrição das características de uma pessoa. Verá também que é muito comum uma palavra ter vários sentidos e que, procurar o sentido correto para se utilizar em determinadas situações não tem nada a ver com loteria, nem sorte. É uma questão de atenção.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 12 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 12 você verá que é possível descobrir o significado dos verbos observando as pessoas em ação e que, usando o verbo certo, pode-se dizer em uma única frase o que cada profissão faz. Além disso, aprendeu que, neste tipo de frase, o pronome precisa aparecer antes do verbo.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 32 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 32 você verá que o triângulo é uma das figuras mais importantes da geometria. Saberá que as propriedades do triângulo podem ser utilizadas para fazer uma estante ficar firme, sem balançar, e que, até nos jogos de futebol, ouve-se falar em triângulos. Além disso, aprenderá a propriedade mais importante: não importa o tamanho ou o tipo de triângulo, a soma dos ângulos dele será sempre 180 graus.

  • 07:45NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 15 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você aprenderá que a aparência da Lua, vista da Terra, se modifica com o passar do tempo: são as chamadas fases da Lua. Verá que a Lua demora de sete a oito dias para passar de uma fase e que tudo depende da posição deste astro em relação ao Sol e a Terra. Aprendemos ainda que a Lua demora vinte e nove dias para completar todo o ciclo, e voltar a repetir a mesma fase: é o período de lunação.

  • 08:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 2 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula dois você aprenderá que o mapa é uma importante ferramenta para localizar pontos de referência e encontrar lugares desconhecidos. Verá, também, que todos os mapas utilizam um sistema de coordenadas que ajudam a encontrar a correta posição dos lugares. E, por último, você ficará sabendo que pode usar o Atlas Geográfico para localizar e obter informações sobre as características dos lugares que precisa conhecer.

  • 08:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 34

  • 08:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 25 - TERAPIA PRÂNICA - 3

    NO PROGRAMA VIVER NATURAL CONTINUAREMOS A NOSSA CONVERSA COM O MESTRE EM TERAPIA PRÂNICA, DOUTOR GLENN MENDOZA, QUE TAMBÉM É MÉDICO DO HOSPITAL GOOD SAMARITAN, EM NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. NO PROGRAMA ANTERIOR, FALAMOS SOBRE A TERAPIA PRÂNICA E SUA CORRESPONDÊNCIA COM O QUINTO NÍVEL DE CURA E TRATAMENTO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, TAMBÉM CONHECIDO COMO CHI-KUNG MÉDICO. DE ACORDO COM O GRÃO MESTRE CHOA KOK SUI, A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É DIVIDIDA EM CINCO NÍVEIS. O PRIMEIRO É A MASSAGEM. O SEGUNDO É A MASSAGEM COM A UTILIZAÇÃO DE ERVAS E CHÁS MEDICINAIS. O TERCEIRO É A ACUPUNTURA. O QUARTO É A ACUPUNTURA COM PROJEÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DAS AGULHAS. E O QUINTO NÍVEL É O CHI KUNG MÉDICO. O CHI KUNG MÉDICO É DIVIDIDO EM INTERNO E EXTERNO. NO CHI KUNG MÉDICO INTERNO, O TERAPEUTA UTILIZA A PRÓPRIA ENERGIA PARA CURAR O PACIENTE. UM BOM MESTRE EM CHI KUNG MÉDICO INTERNO CONSEGUE TRATAR NO MÁXIMO DOIS OU TRÊS PACIENTES POR DIA, SEM FICAR COMPLETAMENTE EXAUSTO APÓS O TRATAMENTO. NO CHI KUNG MÉDICO EXTERNO, TAMBÉM CONHECIDO COMO TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA UTILIZA A ENERGIA DO SOL, DO AR E DO SOLO PARA CURAR O PACIENTE. NO CHI KUNG MÉDICO EXTERNO, OU TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA PODE FAZER VÁRIOS TRATAMENTOS DURANTE O DIA, SEM EXAURIR SUA ENERGIA, MAS SE SENTINDO AINDA MAIS ENERGIZADO. COMO FOI MENCIONADO NO PROGRAMA ANTERIOR PELO DOUTOR GLENN MENDOZA, EXISTEM VÁRIOS NÍVEIS DENTRO DA TERAPIA PRÂNICA. NO PRIMEIRO NÍVEL, O BÁSICO, O TERAPEUTA APRENDE A ANATOMIA ENERGÉTICA DO CORPO HUMANO, APRENDE A SENTIR A ENERGIA, E, EM ALGUNS CASOS, APRENDE A VER A ENERGIA DE UMA PESSOA. NO SEGUNDO NÍVEL, O AVANÇADO, O TERAPEUTA UTILIZA PRANAS COLORIDOS PARA O TRATAMENTO DE CASOS MAIS GRAVES E NUM PERÍODO MENOR DE TEMPO. NO TERCEIRO NÍVEL DE TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA APRENDE A TRATAR PROBLEMAS EMOCIONAIS TAIS COMO DEPRESSÃO, VÍCIOS, FOBIAS, TRAUMAS, E ASSIM POR DIANTE. O DOUTOR GLENN MENDOZA VAI NOS EXPLICAR O QUARTO NÍVEL DE TERAPIA PRÂNICA, TAMBÉM CHAMADO DE TERAPIA PRÂNICA COM CRISTAIS. É IMPORTANTE LEMBRARMOS QUE, APESAR DE HAVER CENTENAS DE MILHARES DE TERAPEUTAS PRÂNICOS FORMADOS NO MUNDO INTEIRO, HÁ APENAS 8 MESTRES E UM GRÃO MESTRE, O CRIADOR DA TÉCNICA, GRÃO MESTRE CHOA KOK SUI. PARA SE TORNAR UM MESTRE NA TERAPIA PRÂNICA, É NECESSÁRIO SE DEDICAR INTEGRALMENTE AO ESTUDO E PRÁTICA DA TÉCNICA, ALÉM DE FORMAR MILHARES DE ALUNOS DE TERAPIA PRÂNICA E CURAR MILHARES DE CASOS UTILIZANDO AS TÉCNICAS DA TERAPIA PRÂNICA. NA ÚLTIMA PARTE, VAMOS MOSTRAR UMA RÁPIDA ENTREVISTA COM O DOUTOR EUGENIUS ANG, PHD PELA PRESTIGIADA UNIVERSIDADE DE YALE, NOS ESTADOS UNIDOS. O DOUTOR EUGENIUS, TAMBÉM CONHECIDO COMO DOUTOR GEAN ANG, VAI NOS EXPLICAR COMO A MEDICINA TRADICIONAL E A CIÊNCIA ESTÃO ACEITANDO E VENDO AS TERAPIAS COM ENERGIA.

  • 09:00INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 10:00VAMOS PEDALAR II

    VAMOS PEDALAR II - 2

    SINOPSE: Nesse primeiro bloco vamos a um divertido passeio ciclístico liderado pelos artistas que atuam nos hospitais das cidades, os Doutores da Alegria. O Bobociclismo tem por objetivo compartilhar a causa da alegria e seus valores com a sociedade, além de conscientizar a comunidade dos espaços de lazer e integração com a cidade a partir do uso da bicicleta. Na matéria de manutenção, com Mario Canna, vai no falar sobre como trocar a corrente da sua bike. Já no segundo bloco fomos conhecer o Alexandre Ribeiro, um cara que curte mexer com cores, criatividade e arte. É um ativista urbano, anda de bicicleta (e acredita nela). Trabalha com serigrafia, busca com seu trabalho criar espaços para compartilhar experiências, aproximar as pessoas e ideias e descobrir técnicas mais sustentáveis. Fomos participar de um conceito único que une inovação, ciência e tecnologia para proporcionar a experiência real de um atleta de alto rendimento do ciclismo, o Studio220. No último bloco vamos conversar e conhecer a carreira de um atleta Olímpico de BMX Renato Rezende.

  • 10:30COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI

    LIMPEZA

    A água suja matou mais humanos do que todas as guerras da história combinadas, mas nos últimos 150 anos, uma série de ideias radicais, inovações extraordinárias e heróis desconhecidos mudaram nosso mundo e a maneira como vivemos. Steven mergulha em um esgoto para entender o que fez um engenheiro independente decidir erguer toda a cidade de Chicago para construir o primeiro sistema de esgoto dos Estados Unidos abaixo dela. Casas, lojas e hotéis são elevados a 10 metros de altura, enquanto os negócios continuam como de costume. Steven nos conta sobre John Leal e como ele deliberadamente envenenou o abastecimento de água de 200.000 pessoas, mas transformou o modo como vivemos. Em 1908, o consenso era de que o cloro era letal, mas ele pensava de forma diferente. Sem autorização, Leal acrescentou-o à água da cidade e tornou-a segura para beber. Imagine se não tivesse funcionado? Teria sido escrito nos livros de história como assassinato em massa. Não se trata apenas do mundo se tornar um lugar mais limpo. O iphone, o metrô, TVs de tela plana e até mesmo os biquínis são o resultado dos valentes esforços dos heróis desconhecidos da limpeza.

  • 11:30A GRANDE BARREIRA DE CORAL

    ALÉM DO RECIFE

    Neste terceiro episódio da série A grande barreira de Coral, Monty Halls explora seu comprimento total de 2.000 quilômetros, dos arrecifes externos selvagens do Mar de Coral ao manguezal emaranhado e à floresta a vapor na costa, desde grandes ilhas montanhosas até pequenos cais de coral, de pouco acima do nível do mar às profundidades escuras do abismo, além do recife aos coloridos jardins de coral dos águas rasas. Dentro deste mundo mágico e intensamente abarrotado, este episódio revela como as incríveis criaturas do recife compõem e cooperam - de caracóis de caça de peixes mortíferos a tubarões que podem caminhar em terra, corais de luta e peixe-papagaio que geram sacos de dormir todas as noites. Câmeras remotas, a fotografia subaquática e o time-lapse digital têm capturado muitas sequências que nunca foram filmadas antes, fornecendo perspectivas completamente novas sobre essa extraordinária maravilha natural.

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1263

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE SÃO PAULO QUE PROMOVE O APRENDIZADO DE HABILIDADES PARA CRESCER E ENFRENTAR AS ADVERSIDADES DA VIDA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS VANTAGENS PARA A SAÚDE DE UMA FARINHA À BASE DO BAMBU. E AINDA , NOVO ESTUDO COMPROVA O DESAPARECIMENTO DE ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA. EM CINCO SÉCULOS, A FLORESTA PERDEU MAIS DE 70 POR CENTO DOS SEUS MAMÍFEROS. PESQUISADORES CRIAM UMA FARINHA FEITA A PARTIR DO CAULE JOVEM DESTA PLANTA , QUE PODE AJUDAR NO CONTROLE DA DIABETES E DA OBESIDADE. SITUADA EM UMA DAS REGIÕES MAIS VIOLENTAS DA CAPITAL PAULISTA, A ESCOLA DA RESILIÊNCIA PROMOVE O APRENDIZADO DA CONFIANÇA , DA FORÇA DE VONTADE E DA PAZ.

  • 13:00APLICATIVOS PARA A VIDA

    UMA VEZ NÔMADE... (NAMÍBIA)

    Você não pode ser mais isolado do que as pessoas da Namíbia. Eles usam poucas roupas, jóias... e telefones celulares! Todos sabem que um 'aplicativo para a vida' pode ajudar, mas Windhoek e o designer Dalton estão se perguntando como mulheres analfabetas podem ler as mensagens de texto de seus maridos? Eles estão determinados a ajudar ....

  • 13:30RODA VIVA

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    PENA BRANCA E XAVANTINHO (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Pena Branca e Xavantinho em épocas diferentes.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    ORITÁ (PART. VANESSA MORENO)

    Em um papo entre amigos, o trio conta como sempre trabalharam em conjunto, dividindo todas as etapas de composição, e como se deu o processo de transição para o trabalho autoral na vida de cada um.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    ORITÁ (PARTICIPAÇÃO VANESSA MORENO)

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 17:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 05 - ACORDEON

    Com o tema Acordeon, este programa homenageia os compositores Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 517

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE DAÍRA E JURAILDES DA CRUZ

  • 19:30BALE DA CIDADE DE SAO PAULO - NO PORAO

  • 21:00FIGURAS DA DANÇA 2011

    CÉLIA GOUVÊA

    A bailarina Célia Gouvêa nasceu em Campinas e é um dos grandes nomes da dança paulista. Dividiu sua carreira entre o Brasil e a Europa e integrou a primeira turma do Mudra - Centro Europeu de Aperfeiçoamento e de Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo, dirigido por Maurice Bejárt (1927-2007). Ao lado de outros criadores fundou, na Bélgica, o Grupo Chandra - Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha Van Hoecke. No Brasil coreografou para o Teatro de Dança de São Paulo, Teatro Galpão, Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo), Célia Gouvêa Grupo de Dança, Teatro Guaíra, e outras. No exterior, coreografou para nomes como: All Angels Theatre Troupe, de Nova York; Escola Superior de Dança de Lisboa e Companhia de Dança de Lisboa, Portugal; Lyon 5ême e Francheville, na França. É membro fundadora da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos de São Paulo.

  • 21:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM06 - TEMPORADA 2 - REGGAE IN CONCERT

  • 22:30APLICATIVOS PARA A VIDA

    UMA VEZ NÔMADE... (NAMÍBIA)

    Você não pode ser mais isolado do que as pessoas da Namíbia. Eles usam poucas roupas, jóias... e telefones celulares! Todos sabem que um 'aplicativo para a vida' pode ajudar, mas Windhoek e o designer Dalton estão se perguntando como mulheres analfabetas podem ler as mensagens de texto de seus maridos? Eles estão determinados a ajudar ....

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1263

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE SÃO PAULO QUE PROMOVE O APRENDIZADO DE HABILIDADES PARA CRESCER E ENFRENTAR AS ADVERSIDADES DA VIDA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS VANTAGENS PARA A SAÚDE DE UMA FARINHA À BASE DO BAMBU. E AINDA , NOVO ESTUDO COMPROVA O DESAPARECIMENTO DE ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA. EM CINCO SÉCULOS, A FLORESTA PERDEU MAIS DE 70 POR CENTO DOS SEUS MAMÍFEROS. PESQUISADORES CRIAM UMA FARINHA FEITA A PARTIR DO CAULE JOVEM DESTA PLANTA , QUE PODE AJUDAR NO CONTROLE DA DIABETES E DA OBESIDADE. SITUADA EM UMA DAS REGIÕES MAIS VIOLENTAS DA CAPITAL PAULISTA, A ESCOLA DA RESILIÊNCIA PROMOVE O APRENDIZADO DA CONFIANÇA , DA FORÇA DE VONTADE E DA PAZ.

  • 23:30PADRE BROWN

    PADRE BROWN - TEMPORADA I - O MARTELO DE DEUS

    Episódio 1 - O Martelo de Deus Quando um homem ímpio é assassinado na inauguração de uma nova torre de relógio da igreja, o Padre Brown deve encontrar o assassino antes que uma mulher inocente seja enviada para a forca.

  • 00:30VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

Contato Voltar

Confirme que você não é um robô!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado