Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

ENTRELINHAS

O programa incentiva a leitura e divulga para o público a literatura de qualidade por meio de reportagens especiais e entrevistas.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 85 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 85 você verá que as palavras podem ser usadas no sentido denotativo - o do dicionário - ou no sentido conotativo, que é o sentido figurado. Aprenderá que podemos expressar nossas idéias através de períodos simples, que contêm apenas um verbo e uma informação, ou de períodos compostos, organizados de diferentes maneiras para expressarem as diferentes relações lógicas.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 15 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 15 você aprenderá a formar frases negativas. Verá que o esquema da negativa do verbo “to be” é sujeito + “to be” + “not” + complemento e que, para formar a negativa de outros verbos, você precisa de um auxiliar. Além disso, vai descobrir as palavras em Inglês para os membros da família.

  • 07:31NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 5 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 5 você aprenderá a somar, operação matemática que é usada o tempo todo no dia-a-dia. Além disso, descobrirá que somar números grandes é tão fácil quanto somar números pequenos, só demora um pouco mais. Se você prestar bastante atenção, verá que não tem erro.

  • 07:46NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 35 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula vamos procurar estudar um pouco mais profundamente as características do México, a sua formação territorial, suas desigualdades regionais e tentar entender alguns aspectos do seu modelo de desenvolvimento. Portanto, se você quiser saber mais sobre esse país e sobre a nossa América Latina, fique atento.

  • 08:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 15 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai estudar o que aconteceu no Brasil após a Independência. Vai aprender sobre a divisão de partidos e sobre a Assembléia Constituinte. Vai aprender sobre as medidas autoritárias de D.Pedro e suas consequências para o país, culminando em sua renúncia.

  • 08:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 07

    Nessa edição nós mostramos duas realidades da vida no Brasil. Na primeira matéria falamos sobre os desafios cotidianos das populações ribeirinhas da Amazônia, em uma reportagem que acompanha uma equipe de voluntários de um projeto social que atua na região. Na segunda matéria você conhecerá um projeto de inclusão social para universitários negros que buscam oportunidades de emprego na área de Direito.

  • 08:33ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 104

    Uma entrevista com a encadernadora Lygia Prado Lopes, que é sinônimo de autoridade e prestígio em matéria de confecção artesanal de capas. Literatura e música se juntam no evento chamado "Primeiro popular", feito por escritores em parceria com músicos, na base da improvisação. Uma oficina para iniciação de jovens no universo da literatura, com a ajuda de recursos do teatro e da música. O programa exibe ainda um comentário, enviado por um espectador, sobre o livro "Martin e Hannah".

  • 09:05INGLÊS COM MÚSICA III

    THAT THING YOU DO ( THE WONDERS) - SÁBADO

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 10:09HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    O ENCONTRO DA BORBOLETA SILVESTRE

    A ACEITAÇÃO DOS ARTISTAS PRIMITIVOS OU INGÊNUOS COMEÇOU NA EUROPA NO FINAL DO SÉCULO XIX POR INFLUÊNCIA DOS PENSADORES ROMÂNTICOS QUE VALORIZAVAM A ARTE COM EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS E DEFENDIAM O MITO DO BOM SELVAGEM, O PRIMITIVO NÃO CORROMPIDO, PORTADOR DE UMA MENSAGEM ÍNTEGRA.

  • 10:39OLHANDO PARA O CEU

    MISTERIOS DO UNIVERSO

    "MISTERIOS DO UNIVERSO" E O NONO PROGRAMA DA SERIE,QUE TRATA OS SEGUINTES ASPECTOS DA ASTRONOMIA: - A EVOLUCAO ESTELAR, COM SUAS REACOES TERMONUCLEARES, COMO ORIGINARIA DA VIDA NO UNIVERSO; - TEORIAS SOBRE ORIGEM, IDADE E DESTINO DO UNIVERSO; - A TEORIA GERAL DA ORIGEM DO UNIVERSO, O BIG BANG; - DO SURGIMENTO DOS QUARKS E ANTIQUARKS ATE A FORMACAO DAS GALAXIAS, 200 MILHOES DE ANOS APOS O BIG BANG; - A FISICA NA BUSCA DOS CAMINHOS QUE O BIG BANG PERCORREU PA RA A GERACAO DA MATERIA FORMADORA DO UNIVERSO, ATRAVES DE A- CELERADORES DE PARTICULAS. PROGRAMA GRAVADO NO IAG (INSTITUTO DE ASTRONOMIA E GEOFISICA DA USP), JARDIM BOTANICO DE SAO PAULO E INSTITUTO DE FISICA DA USP.

  • 11:05PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 14

    Pedro faz bicos como bike-boy, entregando encomendas pelo bairro. Seu Antonio, um de seus clientes, começa a pagar uma boa grana por fora para que Pedro entregue pacotes misteriosos em circunstâncias suspeitas. Pedro desconfia dessas entregas, mas é tentado pelo dinheiro fácil. Tudo se complica quando ele é emboscado e perde um dos pacotes do Seu Antonio. E agora? Como Pedro vai reembolsar seu Antonio pela perda de sua carga valiosa e ilegal? Bianca e Luara são seduzidas pela chance de se tornarem modelos. As amigas vão juntas a uma pequena agência do bairro para tirar suas primeiras fotos. Mas a alegria dura pouco: tempos depois, as fotos de Luara, em poses provocantes, surgem na internet vinculadas a um site de garotas de programa. Isso causa alvoroço entre os meninos da escola, humilhação e bullying em Luara. Bianca se divide entre o apoio à amiga e a tensão de ser a próxima a ter suas fotos vazadas na web.

  • 11:39GUERRA FRIA

    O BLOCO SOCIALISTA: ASIA

    O PRIMEIRO REGIME SOCIALISTA DA ASIA SURGIU EM 1924, A MONGO LIA, MAS FOI A ENTRADA DA CHINA NO MUNDO SOCIALISTA QUE ABA- LOU O EQUILIBRIO ENTRE AS GRANDES POTENCIAS NO FINAL DOS ANO 40. O PROGRAMA APONTA OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS NA ASIA NA SEGUNDA METADE DO SECULO XX.

  • 12:14CAMPUS EM AÇÃO 2018

    SÍNDROME DE DOWN: O TEATRO COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO (FIAM FAAM)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Síndrome de Down: O teatro como tratamento alternativo”, produzido por alunos do curso de Rádio, TV e vídeo do FIAM FAAM Centro Universitário. Sobre “Síndrome de Down: O teatro como tratamento alternativo”: O documentário acompanha os bastidores e a apresentação de um grupo de teatro em que todos os atores tem Síndrome de Down,e traz depoimentos dos próprios atores,o dos demais profissionais envolvidos nesse projeto que trabalha a inclusão através da arte. Ano de produção: 2016

  • 12:44REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1252

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA O SUCESSO DO TAMAR QUE COMPLETA 38 ANOS COMO PROJETO DE REFERÊNCIA MUNDIAL NA CONSERVAÇÃO DA TARTARUGA MARINHA. CONHEÇA TAMBÉM O CURATIVO COM PODER CICATRIZANTE FEITO À BASE DE UMA SUBSTÂNCIA EXTRAÍDA DE UMA FRUTA APRECIADA PELOS BRASILEIROS. E AINDA, O MÉDICO PATOLOGISTA PAULO SALDIVA ANALISA OS IMPACTOS CAUSADOS PELA VIDA NAS METRÓPOLES. MORAR NAS GRANDES CIDADES PODE GERAR NÃO SÓ NOVAS OPORTUNIDADES , MAS TAMBÉM DOENÇAS, DIZ ESTE ESPECIALISTA EM POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. A BROMELINA DO ABACAXI É USADA NESTE CURATIVO PARA CORTES E QUEIMADURAS QUE OS PESQUISADORES ESTÃO DESENVOLVENDO. E, A HISTÓRIA DO TAMAR ,INICIATIVA DE SUCESSO NA PRESERVAÇÃO DESTE RÉPTIL DA ORDEM DOS QUELÔNEOS QUE SURGIU NA TERRA HÁ MILHOES DE ANOS.

  • 13:12RODA VIVA

    DESAFIOS 2018 - INFRAESTRUTURA

    Debate da série sobre desafios para o próximo governo. Desta vez, o tema em discussão será INFRAESTRUTURA. Representantes dos partidos mais bem situados nas pesquisas vão debater problemas relacionados com estradas, ferrovias, portos e energia, em todo o País. O programa vai ao ar, ao vivo, das 22h15 às 23h45. TEREMOS HOJE COMO DEBATEDORES: PAULO COUTINHO - PROFESSOR DE ECONOMIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E REPRESENTANTE DO PSL./ MIRIAM BELCHIOR - ENGENHEIRA, EX-MINISTRA DO PLANEJAMENTO E REPRESENTANTE DO PT./ ANA PAULA DE OLIVEIRA - ECONOMISTA E COORDENADORA DO PLANO DE GOVERNO DO PODEMOS./ NELSON MARCONI - ECONOMISTA, PROFESSOR DE GESTÃO PÚBLICA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS E REPRESENTANTE DO PDT./ CLAUDIO FRISCHTAK - ECONOMISTA E REPRESENTANTE DA REDE./ E/ PEDRO BIANCHI - ECONOMISTA E REPRESENTANTE DO PSDB./

  • 14:38ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 01 - LIBERDADE DE EXPRESSÃO

  • 15:05INGLÊS COM MÚSICA III

    THAT THING YOU DO ( THE WONDERS) - SÁBADO

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 15:59HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    O ENCONTRO DA BORBOLETA SILVESTRE

    A ACEITAÇÃO DOS ARTISTAS PRIMITIVOS OU INGÊNUOS COMEÇOU NA EUROPA NO FINAL DO SÉCULO XIX POR INFLUÊNCIA DOS PENSADORES ROMÂNTICOS QUE VALORIZAVAM A ARTE COM EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS E DEFENDIAM O MITO DO BOM SELVAGEM, O PRIMITIVO NÃO CORROMPIDO, PORTADOR DE UMA MENSAGEM ÍNTEGRA.

  • 16:29OLHANDO PARA O CEU

    MISTERIOS DO UNIVERSO

    "MISTERIOS DO UNIVERSO" E O NONO PROGRAMA DA SERIE,QUE TRATA OS SEGUINTES ASPECTOS DA ASTRONOMIA: - A EVOLUCAO ESTELAR, COM SUAS REACOES TERMONUCLEARES, COMO ORIGINARIA DA VIDA NO UNIVERSO; - TEORIAS SOBRE ORIGEM, IDADE E DESTINO DO UNIVERSO; - A TEORIA GERAL DA ORIGEM DO UNIVERSO, O BIG BANG; - DO SURGIMENTO DOS QUARKS E ANTIQUARKS ATE A FORMACAO DAS GALAXIAS, 200 MILHOES DE ANOS APOS O BIG BANG; - A FISICA NA BUSCA DOS CAMINHOS QUE O BIG BANG PERCORREU PA RA A GERACAO DA MATERIA FORMADORA DO UNIVERSO, ATRAVES DE A- CELERADORES DE PARTICULAS. PROGRAMA GRAVADO NO IAG (INSTITUTO DE ASTRONOMIA E GEOFISICA DA USP), JARDIM BOTANICO DE SAO PAULO E INSTITUTO DE FISICA DA USP.

  • 16:59MESTRES DA LITERATURA

    JOSE DE ALENCAR - O MULTIPLO

    O programa fala da vida e obra de José de Alencar - O Múltiplo, além de analisar o livro O Guarani.

  • 17:29MOSAICOS

    A ARTE DE PAULINHO DA VIOLA

    MOSAICOS – A ARTE DE PAULINHO DA VIOLA Documentário musical revê a trajetória do sambista a parir de diversas imagens do acervo da TV Cultura, tais como MPB Especial (1972), As Coisas Estão no Mundo (1976), Panorama (1981), Alegria do Choro (1985), Ensaio (2005), e muitos outros. Além disso, o programa oferece apresentações exclusivas de artistas nos estúdios da emissora (Mariana Aydar, As Choronas, Andréia Dias), além de depoimentos e interpretações (também exclusivas) de Monarco, Isaías do Bandolim e Elifas Andreato.

  • 18:29SR. BRASIL

    SR. BRASIL 506

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE VILMA ARAÚJO , TETÊ ESPÍNDOLA , GILSON ESPÍNDOLA

  • 19:28OPERA LA TRAVIATA

  • 21:58CAMPUS EM AÇÃO 2018

    SÍNDROME DE DOWN: O TEATRO COMO TRATAMENTO ALTERNATIVO (FIAM FAAM)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Síndrome de Down: O teatro como tratamento alternativo”, produzido por alunos do curso de Rádio, TV e vídeo do FIAM FAAM Centro Universitário. Sobre “Síndrome de Down: O teatro como tratamento alternativo”: O documentário acompanha os bastidores e a apresentação de um grupo de teatro em que todos os atores tem Síndrome de Down,e traz depoimentos dos próprios atores,o dos demais profissionais envolvidos nesse projeto que trabalha a inclusão através da arte. Ano de produção: 2016

  • 22:31INSPIRA.MOV BRASIL

    PAULO LIMA

    Há mais de 30 anos, Paulo Lima fundou a revista Trip, uma fórmula inovadora no mercado editorial brasileiro. Hoje ele comanda a Trip Editora, onde sua equipe produz também publicações customizadas, programas de rádio e reportagens em vídeo. No programa, Paulo Lima conta as experiências de vida que mais o inspiraram – como o surfe e as viagens pelo mundo – para criar a identidade que caracteriza até hoje seus projetos.

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1252

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA O SUCESSO DO TAMAR QUE COMPLETA 38 ANOS COMO PROJETO DE REFERÊNCIA MUNDIAL NA CONSERVAÇÃO DA TARTARUGA MARINHA. CONHEÇA TAMBÉM O CURATIVO COM PODER CICATRIZANTE FEITO À BASE DE UMA SUBSTÂNCIA EXTRAÍDA DE UMA FRUTA APRECIADA PELOS BRASILEIROS. E AINDA, O MÉDICO PATOLOGISTA PAULO SALDIVA ANALISA OS IMPACTOS CAUSADOS PELA VIDA NAS METRÓPOLES. MORAR NAS GRANDES CIDADES PODE GERAR NÃO SÓ NOVAS OPORTUNIDADES , MAS TAMBÉM DOENÇAS, DIZ ESTE ESPECIALISTA EM POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA. A BROMELINA DO ABACAXI É USADA NESTE CURATIVO PARA CORTES E QUEIMADURAS QUE OS PESQUISADORES ESTÃO DESENVOLVENDO. E, A HISTÓRIA DO TAMAR ,INICIATIVA DE SUCESSO NA PRESERVAÇÃO DESTE RÉPTIL DA ORDEM DOS QUELÔNEOS QUE SURGIU NA TERRA HÁ MILHOES DE ANOS.

  • 23:32100% BRASIL

    TAMAR

    Preservação da natureza e soluções para a poluição são duas bandeiras principais do Brasil para o novo século. O país que polui é o mesmo que mostra resultados animadores por meio da cidadania e da educação dos jovens. O programa apresenta o Projeto Tamar, um exemplo de sucesso na preservação das tartarugas marinhas, e as alternativas para a reciclagem do lixo plástico, principalmente das garrafas PET. O 100% Brasil mostra também o batuque de Carlinhos Brown, que com música e cidadania mudou a vida dos jovens num bairro pobre de Salvador.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 86 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 86 você verá o que é uma dissertação do tipo argumentativa. Aprenderá que ela começa com uma introdução, onde é apresentada a idéia que vai ser defendida; a seguir, vêm os argumentos e, logo depois, a conclusão. Além disso, verá que é muito importante que a dissertação tenha unidade e coerência.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 7 (MOD.1 - MÉDIO)

    Esta teleaula 7 falará sobre as diferenças entre falar e escrever, e mostrará que a linguagem formal e a informal podem ser usadas tanto na fala quanto na escrita. Você aprenderá também que a escrita é uma das técnicas de comunicação mais eficientes que existem e que a língua de um povo é um dos seus maiores patrimônios.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 41

    Você conhecerá a fresagem e verá alguns tipos de fresadoras, como a universal. Aprenderá a escolher a fresa adequada para cada tipo de usinagem e, também, acompanhará a aplicação de alguns tipos de fresas.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    ARCIMBOLDO

  • 07:53CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL EDWARD C. COSTA - VOTUPORANGA

  • 08:01BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS III - 62 - PORTUGAL

    Acompanhe as histórias criadas e interpretadas por SÉRGIO SERRANO, CRIS MIGUEL e ANGELO MIGUEL SERRANO.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 105

    O centenário da morte do autor Machado de Assis é destacado numa matéria e por depoimentos de leitores que falam sobre o fascínio da literatura do escritor. Entre 1956 e 1974, o jornal "O Estado de S. Paulo" publicou semalmente um suplemento literário que entrou para a história cultural do país, é o traz o livro "Que falta ele faz!". Uma entrevista com um dos jovens escritores mais requisitados do país. João Paulo Cuenca já participou de várias antologias e tem dois livros publicados.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 15

    Pedro agora estuda à noite e trabalha todos os dias na feira como ajudante do tio Éverton. Entre o trabalho duro, a escola noturna e o cansaço, seu namoro com Ciça vive um impasse. Quando Pedro pode sair, é Ciça quem tem de ficar em casa para cuidar de Juca, seu irmãozinho pequeno. No período noturno da Piquerobi, Pedro conhece e se sente atraído por Roseli, aluna negra mais velha do que ele. Numa noite eles vão para um baile “samba-rock”, com predominância de frequentadores negros e lá Pedro sente-se um estranho no ninho. O namoro de Bianca com Caio evolui tanto que ele quer apresentá-la, num jantar, a sua mãe, Adélia. Durante esse jantar, Bianca percebe que Adélia não aprova o namoro de seu filho com uma garota negra. É um momento doloroso na vida de Bianca, mas ela não vai ficar sem reagir.

  • 09:30CULTURA 360

    SUSTENTABILIDADE (PUC) + SAULO KAINUMA ( UFBA) + POR ONDE ANDA AMARELINHO (UNA)

    NESTA EDIÇÃO, VOCÊ VAI CONFERIR UMA ENTREVISTA COM EX-JOGADOR AMARELINHO, UM DOS ÍDOLOS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL MINEIRO. O PESSOAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA FOI DESCOBRIR POR ONDE ANDA O AMARELINHO. OUTRO DESTAQUE DO PROGRAMA DE HOJE É O TRABAHO DE SAULO KAINUMA. A REPORTAGEM DA TV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA TRAÇA UM PERFIL DESSE EXPERIENTE FOTÓGRAFO QUE MANTÉM UM ESTÚDIO EM SALVADOR. E PRA COMEÇAR, A GENTE FALA DE SUSTENTABILIDADE. UM PROJETO DO NÚCLEO DE ESTUDOS DO TERCEIRO SETOR, DA PUC DE SÃO PAULO, ESTÁ CAPACITANDO ALUNOS E EX-ALUNOS DA UNIVERSIDADE PARA ENSINAREM INICIATIVAS QUE CONTRIBUAM COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ESPECIAL BEBÊS - DE 2 A 3 ANOS

    Na fase entre 2 e 3 anos, a criança começa a se dar conta de que não é o centro do universo. É quando ela se depara com as REGRAS... E que para construir uma convivência saudável é preciso perceber que o MUNDO não é só dela. O MUNDO É NOSSO! É a frase que melhor define este período. Essa fase requer muita habilidade por parte dos pais. Ter calma na hora de ensinar, saber dizer NÃO quando necessário, impor limites. É quando a criança repete o tempo todo perguntas como: O que é isso??? É a idade em que a criança aguça sua curiosidade. Quer saber tudo e experimentar tudo. Por isso é fundamental a colocação de limites que, segundo os especialistas, é necessário até para o crescimento e amadurecimento da criança. A falta pode frustrar, mas implica num desejo. E se não tem desejo, não crescemos. Portanto, impor limites faz parte do processo de educação. Nesta fase, entre 2 e 3 anos, é comum a criança fazer birra para tentar conseguir o que quer É preciso ter equilíbrio. E dizer o não, na hora e do jeito certo. Com calma e firmeza. Para que a criança compreenda que a birra não funciona. E é fundamental, neste período, que os pais não permitam que o filho desrespeite pessoas (outras crianças, adultos ou os próprios pais). É quando se aprende a pedir ‘por favor’. Nessa idade a criança está mais preparada para se ajustar a novas rotinas. Ir à escola é uma delas. É a partir desse período que a criança passa a perceber que os pais se despedem, mas voltam para buscá-la. A criança (a partir de 2 anos): anda em linha reta, sobe e desce escada segurando o corrimão, senta e levanta bem, manipula bem as mãos, pula nos dois pés, puxa e empurra. E por volta dos 3 anos, já consegue: subir escada colocando um pé em cada degrau, pedalar um triciclo, ajudar em pequenas tarefas da casa (guardar livros, lavrar frutas, passar paninho para tirar o pó, ajudar a guardar os brinquedos etc). Depois dos dois anos de idade, continua a descobrir novas palavras a cada dia. E vai aprendendo a pronunciar com mais clareza. Até os 3 anos, já sabe mais de mil palavras. Neste período ocorre a retirada da fralda. Mas, é importante saber que entre 2 e 5 anos, a criança não tem total controle dos esfincters, e portanto pode molhar a cama, muitas vezes, no começo do treino da retirada das fraldas noturnas. É preciso ter calma. É o momento em que a criança começa a interagir com as pessoas e o mundo que a cerca.

  • 10:28TAMANHO FAMÍLIA

    A PRIMEIRA DENTIÇÃO

    Neste programa você vai entender a importância de uma boa dieta na gravidez, em relação a formação dos dentes da criança. A Odontopediatra, Dra. Maria Salete Nahas Corrêa, vai orientar sobre a higiene da criança, qual é o melhor momento de levá-la ao dentista, como escovar os dentes e como evitar a cárie precoce na infância. Fala também da importância da amamentação e do desmame, do uso das dedeiras e de uma série de dicas para uma melhor dentição.

  • 11:08LEITURAS DO BRASIL

    O POVO BRASILEIRO

    O DOCUMENTARIO MOSTRA O PROCESSO DE FORMACAO DO POVO BRASI- LEIRO NA VISAO DO ANTROPOLOGO DARCY RIBEIRO VE O POVO COMO UM GENERO HUMANO NOVO, FORMADO A PARTIR DA MISCIGENACAO DO INDIO, DO NEGRO E DO EUROPEU. O PROGRAMA PARTE DA HISTORIA BRASILEIRA E DE DEPOIMENTOS DO AUTOR E DE PERSONAGENS, QUE EXEMPLIFICAM COMO OCORREU ESTE PROCESSO.

  • 12:09CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 327

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    RAFAEL

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 14/09/2018 - PROFISSÕES TENDÊNCIAS

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ESPECIAL BEBÊS - DE 2 A 3 ANOS

    Na fase entre 2 e 3 anos, a criança começa a se dar conta de que não é o centro do universo. É quando ela se depara com as REGRAS... E que para construir uma convivência saudável é preciso perceber que o MUNDO não é só dela. O MUNDO É NOSSO! É a frase que melhor define este período. Essa fase requer muita habilidade por parte dos pais. Ter calma na hora de ensinar, saber dizer NÃO quando necessário, impor limites. É quando a criança repete o tempo todo perguntas como: O que é isso??? É a idade em que a criança aguça sua curiosidade. Quer saber tudo e experimentar tudo. Por isso é fundamental a colocação de limites que, segundo os especialistas, é necessário até para o crescimento e amadurecimento da criança. A falta pode frustrar, mas implica num desejo. E se não tem desejo, não crescemos. Portanto, impor limites faz parte do processo de educação. Nesta fase, entre 2 e 3 anos, é comum a criança fazer birra para tentar conseguir o que quer É preciso ter equilíbrio. E dizer o não, na hora e do jeito certo. Com calma e firmeza. Para que a criança compreenda que a birra não funciona. E é fundamental, neste período, que os pais não permitam que o filho desrespeite pessoas (outras crianças, adultos ou os próprios pais). É quando se aprende a pedir ‘por favor’. Nessa idade a criança está mais preparada para se ajustar a novas rotinas. Ir à escola é uma delas. É a partir desse período que a criança passa a perceber que os pais se despedem, mas voltam para buscá-la. A criança (a partir de 2 anos): anda em linha reta, sobe e desce escada segurando o corrimão, senta e levanta bem, manipula bem as mãos, pula nos dois pés, puxa e empurra. E por volta dos 3 anos, já consegue: subir escada colocando um pé em cada degrau, pedalar um triciclo, ajudar em pequenas tarefas da casa (guardar livros, lavrar frutas, passar paninho para tirar o pó, ajudar a guardar os brinquedos etc). Depois dos dois anos de idade, continua a descobrir novas palavras a cada dia. E vai aprendendo a pronunciar com mais clareza. Até os 3 anos, já sabe mais de mil palavras. Neste período ocorre a retirada da fralda. Mas, é importante saber que entre 2 e 5 anos, a criança não tem total controle dos esfincters, e portanto pode molhar a cama, muitas vezes, no começo do treino da retirada das fraldas noturnas. É preciso ter calma. É o momento em que a criança começa a interagir com as pessoas e o mundo que a cerca.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 17 - ÁLCOOL, FÍGADO E PÂNCREAS

    NO PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA, VAMOS DISCUTIR OS EFEITOS DO ÁLCOOL NO FÍGADO E NO PÂNCREAS. DOIS ÓRGÃOS IMPORTANTES, QUE EXERCEM FUNÇÕES DISTINTAS E ESSENCIAIS PARA O BOM FUNCIONAMENTO DO NOSSO ORGANISMO, O FÍGADO E O PÂNCREAS PODEM SOFRER DANOS SÉRIOS PELO USO ABUSIVO DO ÁLCOOL.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    FRUSTRAÇÕES

    Dizer não para as crianças pode ser difícil, a gente sabe. Mas sabemos também que é extremamente necessário. Faz parte da nossa missão como educadores dos nossos filhos impor limites e ensinar que tem coisa que pode e coisa que não pode. E poupar de frustrações não ajuda em nada. Para conversar sobre este tema, convidamos a psicóloga e escritora Olga Tessari e a jornalista Dani Monteiro, que tem dois filhos: a Maria e o Bento. Depoimento de telespectadora sobre o tema.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    COISAS QUE ASSUSTAM OS PAIS

    Os filhos crescem. Primeiro, começam a escolher e vestir a própria roupa. Daí pedem para mudar o cabelo. Mais tarde, alguns também querem piercing e tatuagem. E tem pais que se assustam com tudo isso. Deixar ou não deixar? O que pode e o que não pode? Nossos convidados para este Momento Papo de Mãe são o psicólogo Armando Ribeiro e mamãe Cristina Rabello.

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    HUMOR

    BLOCO 01: Tininha Mello e Felipe Reis abrem o programa sobre humor com algumas piadas leves. O quadro “Curiosidades” fala sobre o “O Teatro do Absurdo”, criado pelo romeno Eugène Ionesco. Para ilustrar o Teatro do Absurdo, Felipe e Tininha encarnam os personagens da peça “Cantora Careca”, de Eugène Ionesco. Tininha entrevista o professor Eduardo Calbucci sobre o uso do duplo sentido no humor e outros aspectos da língua que podem ser explorados com efeito humorístico. BLOCO 02: Felipe Reis entrevista o humorista e apresentador Marcelo Tas sobre a diferença de fazer o humor escrito e o falado. Marcelo Tas também fala sobre o que entende por “humor”. O Jornal Nossa Língua traz a encenação de um trecho da crônica “Convenções”, de Luis Fernando Veríssimo, com os atores Felipe Reis e Tininha Mello. O Povo Fala responde a enquete: O que você entende por “humor”. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “humor”. Tininha e Felipe interpretam trecho inspirado na crônica “Os diferentes Estilos”, de Paulo Mendes Campos. BLOCO 03: Felipe continua a entrevista com o humorista e apresentador Marcelo Tas. Neste bloco, Tas explica os diferentes aspectos utilizados para realizar o humor nos diversos meios de comunicação. Cenas ilustrativas do personagem Professor Tibúrcio, da série Rá-tim-bum. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença entre os termos “costa” e “costas”. Felipe e Tininha encerram o programa contando piadas leves.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    BLACKPOOL

    Nesta semana Ashlie e Stephen vão à cidade litorânea de Blackpool e revivem momentos de seus feriados em família. Depois de passear pelo cais, um deles é corajoso o suficiente para andar de montanha russa e ambos dançam no salão na famosa Tower Ballroom, de Blackpool. O repórter Nick compara o prazer do entretenimento tradicional, como o teatro de fantoches "Punch and Judy", com os emocionantes novos jogos virtuais e passatempos. O perito em língua inglesa, Rob, tem várias dicas para os estudantes, incluindo maneiras de fazer sugestões. E o especialista do ‘Seat on the Street’ responde a questões sobre a contínua popularidade de jogos eletrônicos e as mais recentes inovações.

  • 16:29INGLÊS COM MÚSICA III

    BORN THIS WAY (LADY GAGA) SEGUNDA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:41PROFISSÕES

    GERENTE DE PROJETOS

    O GERENTE DE PROJETOS, ESPECIALISTA EM PMO (PROJECT MANAGEMENT OFFICE), É UM PROFISSIONAL CAPAZ DE LIDERAR UMA EQUIPE PARA A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM DIVERSAS ÁREAS.

  • 16:49CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL EDWARD C. COSTA - VOTUPORANGA

  • 16:59NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 86 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 86 você verá o que é uma dissertação do tipo argumentativa. Aprenderá que ela começa com uma introdução, onde é apresentada a idéia que vai ser defendida; a seguir, vêm os argumentos e, logo depois, a conclusão. Além disso, verá que é muito importante que a dissertação tenha unidade e coerência.

  • 17:14NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 7 (MOD.1 - MÉDIO)

    Esta teleaula 7 falará sobre as diferenças entre falar e escrever, e mostrará que a linguagem formal e a informal podem ser usadas tanto na fala quanto na escrita. Você aprenderá também que a escrita é uma das técnicas de comunicação mais eficientes que existem e que a língua de um povo é um dos seus maiores patrimônios.

  • 17:27LEITURAS DO BRASIL

    O POVO BRASILEIRO

    O DOCUMENTARIO MOSTRA O PROCESSO DE FORMACAO DO POVO BRASI- LEIRO NA VISAO DO ANTROPOLOGO DARCY RIBEIRO VE O POVO COMO UM GENERO HUMANO NOVO, FORMADO A PARTIR DA MISCIGENACAO DO INDIO, DO NEGRO E DO EUROPEU. O PROGRAMA PARTE DA HISTORIA BRASILEIRA E DE DEPOIMENTOS DO AUTOR E DE PERSONAGENS, QUE EXEMPLIFICAM COMO OCORREU ESTE PROCESSO.

  • 18:27METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 331 - 16/09/2018

    NO DOMINGO O METROPÓLIS VAI PARA ESTRADA NA TRILHA DA VIOLA DE MINAS, UM PATRIMONIO IMATERIAL BRASILEIRO. O ESCRITOR XICO SÁ REVELA AS INFLUÊNCIAS DA CULTURA JAPONESA NA SUA LITERATURA. OS PROJETOS DO ARQUITETO PAULO MENDES DA ROCHA QUE NÃO SAÍRAM DO PAPEL. APRENDENDO COM ARTE. ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO VÃO VISITAR A BIENAL. UMA CONVERSA COM UM NOMES MAIS INFLUENTES DO FREE JAZZ, O SAXOFONISTA AMERICANO ARCHIE SHÉPP. E MAIS: O NOVO FILME DE DANIELA THOMAS,O BANQUETE; A TRANSFORMAÇÃO DAS BANCAS DE JORNAL E EXPOSIÇÕES PELO MUNDO.

  • 19:29CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 13

    SINOPSE PROGRAMA 13 VT REFUGIADOS VT PELÉ - Há 40 anos se despedia da seleção brasileira VT MUSA PAGU (Patrícia Galvão) VT TELEROMANCE - ENTREVISTA ESTHER GÓES (30 anos de Teleromance) A PEDIDO - COCORICÓ VT ENCERRAMENTO CAZUZA - morte há 21 anos

  • 19:59PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 06/06/2018 - SÍNDROME DO IMPOSTOR

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:58PROFISSÕES

    DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS

    O DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS OU PROGRAMADOR TRABALHA COM A CRIAÇÃO DE SOFTWARES, APLICATIVOS E MONITORA REDES E SISTEMA DIGITAIS. É UMA PROFISSÃO EM CRESCIMENTO E ATRAI OS JOVENS QUE GOSTAM DE COMPUTAÇÃO.

  • 21:08CABARET LITERÁRIO

    MENOTTI DEL PICCHIA - MÁSCARAS

    O PROGRAMA MOSTRA A OBRA DO CONSAGRADO POETA MENOTTI DEL PICCHIA, ATRAVÉS DA APRESENTAÇÃO DE SEU POEMA "MÁSCARAS", ENCENADO NUM CABARET.

  • 22:06GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    O CINEMA CLASSICO NA OTICA DE ALFRED HITCHCOCK - PERGUNTAS E RESPOSTAS

    Debate entre o público e o palestrante, Ismail Xavier, sobre a obra e os recursos de linguagem cinematográfica usados por Alfred Hitchcock. Hitchcock é um dos cineastas mais comentados, biografados e reverenciados de todos os tempos. Nos vários episódios da série, Ismail Xavier mostra como Hitch dominava a linguagem e os recursos técnicos que a indústria poderia lhe proporcionar, sempre disposto a brincar com o público (inclusive aparecendo rapidamente em seus filmes). Hitchcock nasceu na Inglaterra, teve uma rígida educação jesuíta e pretendia seu engenheiro, mas acabou, ainda bem jovem, desenhando legendas de filmes mudos numa produtora londrina. Na década de 20, com o cinema ainda numa fase romântica, a diferença entre desenhar legendas e dirigir um filme ainda não era tão grande. Depois de um breve período de aprendizado, como assistente de direção e montador, em 1925 fez seu primeiro filme, nunca concluído, "The pleasure garden", obra ainda medíocre. Em 1926, contudo, já assina "The Lodger", uma história com Jack, o Estripador, demonstrando grande talento. Daí por diante, não parou mais de filmar. Sua "fase inglesa" vai até 1949, quando David Selznick o leva para os Estados Unidos. Em Hollywood, a personalidade reservada de Hitch, pouco afeita a festas e badalações, contribuiu para criar a sua aura de "senhor do suspense e do mistério". Na verdade, o que ele queria era filmar. E filmava como ninguém. Já começou ganhando um Oscar com "Rebecca", e foi afirmando-se como um cineasta capaz de extrair bons filmes até de argumentos fracos. Como sua produção era muito extensa, e sempre no ritmo ditado pelos estúdio, teve momentos de maior ou menor qualidade. Ismail Xavier analisa dois momentos de extrema criatividade, entre outros; Vertigo (um corpo que cai, 1958) e Rear Window (Janela Indiscreta, 1954) O estilo de Hitchcock, que combina realismo na ação, uma certo maneirismo na construção dos personagens e extrema inventividade na narrativa visual (resultante, antes de tudo, de uma decupagem brilhante e sofisticada), já foi muito copiado, mas, como acontece com obras e autores de exceção, não pode servir de paradigma para ninguém.

  • 22:52PROFISSÕES

    RESTAURADOR

    VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.

  • 23:02JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 17/09/2018

    MINISTRO DIAS TOFFOLI, PRESIDENTE DO SUPREMO, REBATE JAIR BOLSONARO E AFIRMA QUE AS URNAS ELETRÔNICAS SÃO CONFIÁVEIS./ ==== PESQUISA DA CNT/MDA TEM BOLSONARO ISOLADO NA FRENTE E FERNANDO HADDAD EM SEGUNDO./ ==== MAIOR PREOCUPAÇÃO DOS BRASILEIROS, A SAÚDE NÃO RECEBE A MERECIDA ATENÇÃO DOS CANDIDATOS/ ===== CANDIDATOS COM MAIS CHANCES NO SEGUNDO TURNO COMEÇAM A DEFENDER A PRÁTICA DO VOTO ÚTIL ====== JUIZ ARGENTINO MANDA PRENDER A EX-PRESIDENTE CHRISTINA KIRCHNER, SUSPEITA DE CHEFIAR ESQUEMA DE PROPINA./ ==== PARTE DA FORTUNA DA COMITIVA DA GUINÉ EQUATORIAL APREENDIDA NO BRASIL DEVE IR A LEILÃO./ ==== DENÚNCIAS DE ASSÉDIO AVANÇAM EM VÁRIAS PARTES DO MUNDO E ENVOLVEM DIFERENTES CRENÇAS E RELIGIÕES. ===== INTENÇÃO DE VOTO BOLSONARO 28%; HADDAD 17,6% === SAÚDE TEMA NÃO RECEBE A ATENÇÃO QUE MERECE ==== VOTO ÚTIL CANDIDATOS PREGAM UNIÃO DE FORÇAS ==== EX-PRESIDENTE JUIZ PEDE PRISÃO DE CHRISTINA KIRCHNER ==== APREENSÃO MILIONÁRIA BENS E DINHEIRO NA COMITIVA DA GUINÉ EQUATORIAL ==== ASSÉDIO DENÚNCIAS AVANÇAM SOBRE RELIGIÕES

  • 00:02CONTOS DA MEIA NOITE

    O ANTI-NATAL DE 1951 - CARLOS SUSSEKIND

    Fugir da rotina obrigatória de ter um natal feliz, burguesmente acolchoado pelo carinho familiar. Como escapar dessa ditadura comportamental? Viajando de trem neste dia, pai e filho saem do Rio para São Paulo. Mas aí começa a batalha ....

  • 06:53NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 16 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 16 você conhecerá o imperativo negativo e entenderá algumas ordens que são dadas na forma negativa. Verá que, para formar este tempo verbal, basta acrescentar “don’t” antes do verbo no imperativo. Além disso, aprenderá a origem, a forma inglesa e a forma portuguesa dos nomes de alguns esportes.

  • 07:09NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 6 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula começaremos a entender um conceito que é muito importante em Física. O conceito de força. Você vai ver que a força é um vetor, vai aprender como se mede uma força e ainda como descobrir a força resultante.

  • 07:25NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 42

    Você aprenderá a escolher a velocidade e a profundidade de corte no fresamento, assim como verá como se faz o cálculo da rotação da fresa – a rpm – e do avanço da mesa.

  • 07:41TRAÇANDO ARTE II

    VELÁSQUEZ

  • 07:47CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL RUY MENESES - BARRETOS

  • 07:54BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS III - 63 - CELTAS

  • 08:23ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 106

    Uma entrevista muito bem humorada com a autora Ivana Arruda Leite, sobre a sua formação, suas lembranças dos anos 60, sua obsessão pela síntese entre outros assuntos. Destaque para o centenário do escritor Guimarães Rosa, com matéria e depoimentos de leitores, que inclusive interpretam uma passagem do clássico "Grande sertão: veredas". O romance “O passado”, do argentino Alan Pauls com adaptação de Hector Babenco para o cinema, é o comentário por um espectador do programa.

  • 08:53PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 16

    16) “SOB UM NOVO PONTO DE VISTA” Zuzu decide que é hora de retomar sua vida de onde um dia parou e volta à escola para completar o ensino médio no EJA – Educação para Jovens e Adultos. Para surpresa e desgosto de Pedro, ela entra no período noturno da Piquerobi. Numa fase em que ele se sente mais “adulto” e quer fazer parte de um grupinho de alunos mais velhos, alguns deles fumantes, tudo que Pedro não quer é ter a mãe por perto. Bianca, que inicialmente apoia a decisão da mãe voltar a estudar, pouco a pouco sofre as consequências da nova rotina de Zuzu. Assim, o serviço doméstico, além de várias clientes do salão, passa a ser sua responsabilidade. Numa noite, Bianca dá um basta e vai para a nova casa do pai. No puxadinho em que Edison agora vive, Bianca entende com seu pai que sacrifícios fazem parte da vida, especialmente por aqueles que amamos. No fim, resta a Pedro, Bianca e Edison o desafio de encontrar uma maneira de que a casa funcione sem que Zuzu precise abandonar a escola. Conseguirão?

  • 09:26CULTURA 360

    ARQUITETURA (MACKENZIE) + MARCELO BOSCOLI (PUC) + RUY ESPINHEIRA FILHO (UFBA)

    NA EDIÇÃO DE HOJE, VOCÊ CONFERE UMA ENTREVISTA COM O MÚSICO E PRODUTOR JOÃO MARCELO BÔSCOLI. ELE CONVERSOU COM A EQUIPE DA TV PUC E FALOU SOBRE O FUTURO DA MÚSICA EM TEMPOS DE INTERNET E NOVAS TECNOLOGIAS. ASSUNTOS CULTURAIS É QUE NÃO FALTAM .VOCÊ TAMBÉM VAI CONHECER UM POUCO MAIS DA TRAJETÓRIA DO ESCRITOR RUY ESPINHEIRA FILHO, UM DOS PRINCIPAIS POETAS CONTEMPORÂNEOS DA BAHIA. E A GENTE ABRE ESSA EDIÇÃO FALANDO DE ARQUITETURA. A REPORTAGEM DA TV MACKENZIE OUVIU ESPECIALISTAS DA AREA E NOS CONTA COMO É QUE ANDA ESSA CARREIRA, QUE É BASTANTE PROCURADA POR ESTUDANTES NOS DIAS DE HOJE. BLOCO 2 TODO MUNDO SABE QUE A INTERNET E AS NOVAS TECNOLOGIAS REVOLUCIONARAM AS MANEIRAS DE SE CONSUMIR E DE SE PRODUZIR MÚSICA. PRA ENTENDER MELHOR TODAS ESSAS MUDANÇAS, A REPORTAGEM DA TV PUC CONVERSOU COM O PRODUTOR JOÃO MARCELO BÔSCOLI. ELE COMENTOU OS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES QUE A REVOLUÇÃO DIGITAL TROUXE PARA OS ARTISTAS E AINDA FALOU SOBRE COMO A MÃE DELE – A CANTORA ELIS REGINA –, ENCARARIA ESSE CENÁRIO, SE VIVESSE NOS DIAS DE HOJE. BLOCO 3 COM CERCA DE TRINTA LIVROS PUBLICADOS – ENTRE ENSAIOS, FICÇÃO E POESIA –, RUY ESPINHEIRA FILHO POSSUI UMA CARREIRA ADMIRÁVEL. NASCIDO EM SALVADOR MAS CRIADO NO INTERIOR DA BAHIA, AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA, RUY ATUOU COMO JORNALISTA, ADVOGADO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. MAS A LITERATURA SEMPRE ESTEVE EM PRIMEIRO PLANO. É O QUE ELE CONTA NESSA ENTREVISTA CONCEDIDA À EQUIPE DA TV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.

  • 09:53SAUDE BRASIL

    ESPECIAL BEBÊS : PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS

    Criança tem muita energia! E não tem noção de perigo. Conforme a criança vai evoluindo, ganha habilidades, e amplia seu universo. E os riscos também vão aumentando. Cabe a nós, adultos - saber o que fazer, como protegê-los de acidentes, como tornar a nossa casa um lar seguro. Os acidentes domésticos acabam sendo subestimados. Por um lado, porque, a tendência – natural – é achar que não há lugar mais seguro para o filho do que dentro de nossa própria casa. Há também a falta de conhecimento sobre os riscos e sobre as habilidades que a criança vai ganhando com o crescimento e o desenvolvimento. Segundo estatísticas, no Brasil, desde 2002, os acidentes são a principal causa de morte a partir de um ano de idade. E os índices são altos também até a adolescência. Dentre os principais acidentes estão as quedas. O bebê, com 5 meses, rola e pode cair da cama, do sofá ou do trocador. Depois, cai do cadeirão. E também há índice alto de queda de laje, de muro, de escada. É preciso adotar medidas preventivas, colocando grade na janela, cadeirão baixo, retirar tapetes, proibir atividades em lajes e locais altos etc. Queimaduras ocupam a segunda posição na taxa de mortalidade. A criança se queima na água do banho, com a mamadeira, em tomadas, ao colocar a mão no ferro de passar etc. A cozinha é um local de perigo. Por isso, no fogão, panela só com cabo virado para dentro. Após usar o forno, não deixe a criança entrar na cozinha. E mantenha gavetas com facas e tesouras bem trancadas. Cuidado também com esgasgos, asfixias e aspiração de pequenos objetos. A ingestão de balas duras, bola de gude, botões ou peças de brinquedos causam graves acidentes. Afogamentos também podem quando não fatais, gerar sequelas irreversíveis. Crianças de 0 a 3 anos tem a cabeça mais pesada que o corpo. Por isso, se a gente deixa um vaso sanitário aberto ou um balde com água pela casa, a criança curiosa, tenta olhar o que tem dentro, e vira de cabeça para baixo. E não consegue levantar. Outro perigo são as intoxicações, com produtos que a criança ingere porque foram deixados ao alcance dela, como água sanitária, detergentes, álcool, inseticidas, e medicamentos. Aliás, não provoque o vômito pois pode complicar ainda mais as lesões. Entre em contato com o Centro de Controle de Intoxicações (192) para as primeiras providências. E leve a criança a um pronto socorro. Há muitas outras recomendações – com transporte, arma de fogo, mordeduras de animais etc -. Cabe a nós adultos – pais, professores, cuidadores, pediatras, adotar as medidas para que a criança e o adolescente não se machuquem. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:23TAMANHO FAMÍLIA

    RÓTULOS E APELIDOS

    Neste programa você vai saber como os rótulos e apelidos podem interferir na formação psicológica da criança. A Terapeuta e Escritora, Mônica Guttmann, vai falar dos apelidos que são carinhosos e dos que são preconceituosos. Fala também da receptividade desses apelidos e de como lidar com eles.

  • 11:02LEITURAS DO BRASIL

    DUAS AGUAS

    DUAS AGUAS CONTEM ENTREVISTAS EXCLUSIVAS E INEDITAS COM O POETA, EM VARIAS EPOCAS DE SUA VIDA, E COM VARIOS DE SEUS AMIGOS. DEPOIMENTOS DE ARIANO SUASSUNA, DO CERAMISTA FRAN- CISCO BRENNAND, DO IRMAO MAIS VELHO DO POETA, VIRGINIO CA- BRAL DE MELO NETO, DO PROFESSOR E ENSAISTA JOAO ALEXANDRE BARBOSA, UM DOS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS DA OBRA DE JOAO CABRAL DOS POETAS AUGUSTO E HAROLDO DE CAMPOS E DECIO PIGNATARI. A IDEIA DO TITULO DO DOCUMENTARIO, DUAS AGUAS, QUE NORTEIA TODO O DOCUMENTARIO, SURGIU EM FUNCAO DO LIVRO DE POESIAS REUNIDAS, DE 1956, QUE LEVAVA O MESMO TITULO. NESTE LIVRO. JOAO CABRAL DIVIDIA SUA OBRA EM DOIS MODULOS DISTINTOS: UMA AGUA CONSTRUTIVA, FEITA PARA POETAS, E OUTRA PARTICIPANTE. SEGUNDO DECIO PIGNATARI, "ELE SUSTENTA UMA ENORME CRISE, UM DEBATE QUE NUNCA SE RESOLVE ENTRE OBRA DE ARTE EM SI E A OBRA DE ARTE ENQUANTO INSTRUMENTO DE MELHORAMENTO E APERFEI- COAMENTO SOCIAL". A PRIMEIRA AGUA SERIA FORMADA PELOS POEMAS EXPERIMENTTAIS, ARQUITETONICOS, FEITOS PARA POETAS E QUE VERSAM SOBRE O PRO- PRIO FAZER POETICO. CARACTERISTICA PRINCIPAL DE LIVROS COMO "O ENGENHEIRO E PSICOLOGIA DA COMPOSICAO". A AGUA PARTICIPAN TE ESTA MAIS VOLTADA PARA A PROBLEMATICA SOCIAL DO HOMEM DO NORDESTE EM COBRAS COMO "MORTE E VIDA SEVERINA", "O CAO SEM PLUMAS". O ROTEIRO DE DUAS AGUAS AMPLIA O CONCEITO DIALETICO DA SOFIS TICADA POESIA DE JOAO CABRAL, MOSTRANDO QUE ESSAS DUAS AGUAS NAO SAO ESTANQUES, MAS INTEGRADOS E CONFLITANTES. E TAMBEM QUE SUA OBRA E FEITA DE ENCONTROS E TENSOES. ENCONTRO DOS RIOS PERNAMBUCANOS BEBERIBE E CAPIBARIBE; ENCONTRO DESSES RIOS COM O MAR; ENCONTROS DO LITORAL COM O SERTAO E TAMBEM DE SUAS CIDADES E PAISES DISTINTOS SEVILHA, NA ESPANHA E RECIFE, EM PERNAMBUCO. DIVIDIDO EM TRES BLOCOS, O DOCUMENTARIO SEGUE A LINHA ESTRU- TURAL DO LIVRO "A EDUCACAO PELA PEDRA" DE 1996. AS SUBDIVI- SOES TRAZEM POEMAS CURTOS SOBRE PERNAMBUCO, POEMAS CURTOS SOBRE O QUE NAO E PERNAMBUCO E OS POEMAS LONGOS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO E O QUE E RESPECTIVAMENTE. NAS SUBDIVISOES DE POEMAS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO, ENTRAM POEMAS SOBRE SEVILHA E AQUELES DE INFLUENCIA ESPANHOLA.

  • 12:04MANOS E MINAS III

    PRETTOS

    Neste programa o Manos e Minas recebe Prettos. Representando a cena dos slams, Evolutio. Matérias: Roberta foi trocar uma ideia com o Quebrada Quuer, o primeiro grupo composto por rappers LGBTQ+ da América Latina. Nosso videorreporter Rodney Suguita foi até a ETEC Jaraguá, aqui em São Paulo, que utiliza o Rap como método de ensino.

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    LEONARDO DA VINCI

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 06/06/2018 - SÍNDROME DO IMPOSTOR

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ESPECIAL BEBÊS : PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS

    Criança tem muita energia! E não tem noção de perigo. Conforme a criança vai evoluindo, ganha habilidades, e amplia seu universo. E os riscos também vão aumentando. Cabe a nós, adultos - saber o que fazer, como protegê-los de acidentes, como tornar a nossa casa um lar seguro. Os acidentes domésticos acabam sendo subestimados. Por um lado, porque, a tendência – natural – é achar que não há lugar mais seguro para o filho do que dentro de nossa própria casa. Há também a falta de conhecimento sobre os riscos e sobre as habilidades que a criança vai ganhando com o crescimento e o desenvolvimento. Segundo estatísticas, no Brasil, desde 2002, os acidentes são a principal causa de morte a partir de um ano de idade. E os índices são altos também até a adolescência. Dentre os principais acidentes estão as quedas. O bebê, com 5 meses, rola e pode cair da cama, do sofá ou do trocador. Depois, cai do cadeirão. E também há índice alto de queda de laje, de muro, de escada. É preciso adotar medidas preventivas, colocando grade na janela, cadeirão baixo, retirar tapetes, proibir atividades em lajes e locais altos etc. Queimaduras ocupam a segunda posição na taxa de mortalidade. A criança se queima na água do banho, com a mamadeira, em tomadas, ao colocar a mão no ferro de passar etc. A cozinha é um local de perigo. Por isso, no fogão, panela só com cabo virado para dentro. Após usar o forno, não deixe a criança entrar na cozinha. E mantenha gavetas com facas e tesouras bem trancadas. Cuidado também com esgasgos, asfixias e aspiração de pequenos objetos. A ingestão de balas duras, bola de gude, botões ou peças de brinquedos causam graves acidentes. Afogamentos também podem quando não fatais, gerar sequelas irreversíveis. Crianças de 0 a 3 anos tem a cabeça mais pesada que o corpo. Por isso, se a gente deixa um vaso sanitário aberto ou um balde com água pela casa, a criança curiosa, tenta olhar o que tem dentro, e vira de cabeça para baixo. E não consegue levantar. Outro perigo são as intoxicações, com produtos que a criança ingere porque foram deixados ao alcance dela, como água sanitária, detergentes, álcool, inseticidas, e medicamentos. Aliás, não provoque o vômito pois pode complicar ainda mais as lesões. Entre em contato com o Centro de Controle de Intoxicações (192) para as primeiras providências. E leve a criança a um pronto socorro. Há muitas outras recomendações – com transporte, arma de fogo, mordeduras de animais etc -. Cabe a nós adultos – pais, professores, cuidadores, pediatras, adotar as medidas para que a criança e o adolescente não se machuquem. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 17 - CONSTRUINDO CIDADANIA

    O PROGRAMA FALA SOBRE CONSTRUIR CIDADANIA. CONTA A EXPERIÊNCIA DO POF (POSTO DE ORIENTAÇÃO FAMILIAR), UM DOS PROGRAMAS SOCIAIS DA FEDERAÇÃO ISRAELITA DO ESTADO DE SÃO PAULO.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    INCOMPATIBILIDADE SANGUÍNEA

    Questões em torno de incompatibilidade sanguínea entre mãe e bebê provocam muitas dúvidas e receios. Pode existir uma incompatibilidade de Rh ou de ABO. Dependendo do sangue da mãe, os riscos são maiores. Mas com exames e controle é possível evitar consequências disso. Para nos explicar sobre este assunto, convidamos a ginecologista e obstetra Miriam Waligora e também está com a gente a mamãe Laura Capanema.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    INFECÇÃO URINÁRIA

    Neste Momento Papo de Mãe vamos falar sobre infecção urinária. Há crianças que nunca tiveram, outras que passaram por isso uma ou duas vezes e aquelas que costumam ter com frequência. Quais as causas da infecção urinária e será que ela aparece mais em meninas do que em meninos? Para esta conversa convidamos a Roberta Costa, mãe da Giovana, de 11 anos, e do Antônio, de 3, e o urologista Flávio Trigo, que também respondeu dúvidas de telespectadoras.

  • 15:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 106

    Uma entrevista muito bem humorada com a autora Ivana Arruda Leite, sobre a sua formação, suas lembranças dos anos 60, sua obsessão pela síntese entre outros assuntos. Destaque para o centenário do escritor Guimarães Rosa, com matéria e depoimentos de leitores, que inclusive interpretam uma passagem do clássico "Grande sertão: veredas". O romance “O passado”, do argentino Alan Pauls com adaptação de Hector Babenco para o cinema, é o comentário por um espectador do programa.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    NIGHTOUT

    NESTE EPISÓDIO, STEPHEN E ASHLIE ESTÃO NA BUSCA DA NOITE PERFEITA. ELES COMEÇAM COM UMA BEBIDA EM UM TRADICIONAL PUB INGLÊS. TODOS TÊM IDEIAS DIFERENTES SOBRE COMO SE DIVERTIR, MAS ELES TERMINAM A NOITE COM MUITO ENTRETENIMENTO. A REPÓRTER CARMEN NOS MOSTRA A IMPORTÂNCIA DOS PUBS NA CULTURA INGLESA, E AINDA INVESTIGA O QUE ESTÁ SENDO FEITO EM RELAÇÃO AO AUMENTO NO CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS. O EXPERIENTE EM LÍNGUA INGLESA, ROB, SUGERE PALAVRAS E FRASES QUE AJUDAM ESTRANGEIROS A SE VIRAREM NOS BARES INGLESES. E NOSSA ESPECIALISTA DO QUADRO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A DURAS PERGUNTAS SOBRE O PROBLEMA DE DOWNLOADS ILEGAIS DE MÚSICAS E COMO ESSA INDÚSTRIA ESTÁ SE ADAPTANDO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    BORN THIS WAY (LADY GAGA) TERÇA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:44PROFISSÕES

    DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS

    O DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS OU PROGRAMADOR TRABALHA COM A CRIAÇÃO DE SOFTWARES, APLICATIVOS E MONITORA REDES E SISTEMA DIGITAIS. É UMA PROFISSÃO EM CRESCIMENTO E ATRAI OS JOVENS QUE GOSTAM DE COMPUTAÇÃO.

  • 16:51CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL RUY MENESES - BARRETOS

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 16 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 16 você conhecerá o imperativo negativo e entenderá algumas ordens que são dadas na forma negativa. Verá que, para formar este tempo verbal, basta acrescentar “don’t” antes do verbo no imperativo. Além disso, aprenderá a origem, a forma inglesa e a forma portuguesa dos nomes de alguns esportes.

  • 17:17NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 6 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula começaremos a entender um conceito que é muito importante em Física. O conceito de força. Você vai ver que a força é um vetor, vai aprender como se mede uma força e ainda como descobrir a força resultante.

  • 17:36LEITURAS DO BRASIL

    DUAS AGUAS

    DUAS AGUAS CONTEM ENTREVISTAS EXCLUSIVAS E INEDITAS COM O POETA, EM VARIAS EPOCAS DE SUA VIDA, E COM VARIOS DE SEUS AMIGOS. DEPOIMENTOS DE ARIANO SUASSUNA, DO CERAMISTA FRAN- CISCO BRENNAND, DO IRMAO MAIS VELHO DO POETA, VIRGINIO CA- BRAL DE MELO NETO, DO PROFESSOR E ENSAISTA JOAO ALEXANDRE BARBOSA, UM DOS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS DA OBRA DE JOAO CABRAL DOS POETAS AUGUSTO E HAROLDO DE CAMPOS E DECIO PIGNATARI. A IDEIA DO TITULO DO DOCUMENTARIO, DUAS AGUAS, QUE NORTEIA TODO O DOCUMENTARIO, SURGIU EM FUNCAO DO LIVRO DE POESIAS REUNIDAS, DE 1956, QUE LEVAVA O MESMO TITULO. NESTE LIVRO. JOAO CABRAL DIVIDIA SUA OBRA EM DOIS MODULOS DISTINTOS: UMA AGUA CONSTRUTIVA, FEITA PARA POETAS, E OUTRA PARTICIPANTE. SEGUNDO DECIO PIGNATARI, "ELE SUSTENTA UMA ENORME CRISE, UM DEBATE QUE NUNCA SE RESOLVE ENTRE OBRA DE ARTE EM SI E A OBRA DE ARTE ENQUANTO INSTRUMENTO DE MELHORAMENTO E APERFEI- COAMENTO SOCIAL". A PRIMEIRA AGUA SERIA FORMADA PELOS POEMAS EXPERIMENTTAIS, ARQUITETONICOS, FEITOS PARA POETAS E QUE VERSAM SOBRE O PRO- PRIO FAZER POETICO. CARACTERISTICA PRINCIPAL DE LIVROS COMO "O ENGENHEIRO E PSICOLOGIA DA COMPOSICAO". A AGUA PARTICIPAN TE ESTA MAIS VOLTADA PARA A PROBLEMATICA SOCIAL DO HOMEM DO NORDESTE EM COBRAS COMO "MORTE E VIDA SEVERINA", "O CAO SEM PLUMAS". O ROTEIRO DE DUAS AGUAS AMPLIA O CONCEITO DIALETICO DA SOFIS TICADA POESIA DE JOAO CABRAL, MOSTRANDO QUE ESSAS DUAS AGUAS NAO SAO ESTANQUES, MAS INTEGRADOS E CONFLITANTES. E TAMBEM QUE SUA OBRA E FEITA DE ENCONTROS E TENSOES. ENCONTRO DOS RIOS PERNAMBUCANOS BEBERIBE E CAPIBARIBE; ENCONTRO DESSES RIOS COM O MAR; ENCONTROS DO LITORAL COM O SERTAO E TAMBEM DE SUAS CIDADES E PAISES DISTINTOS SEVILHA, NA ESPANHA E RECIFE, EM PERNAMBUCO. DIVIDIDO EM TRES BLOCOS, O DOCUMENTARIO SEGUE A LINHA ESTRU- TURAL DO LIVRO "A EDUCACAO PELA PEDRA" DE 1996. AS SUBDIVI- SOES TRAZEM POEMAS CURTOS SOBRE PERNAMBUCO, POEMAS CURTOS SOBRE O QUE NAO E PERNAMBUCO E OS POEMAS LONGOS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO E O QUE E RESPECTIVAMENTE. NAS SUBDIVISOES DE POEMAS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO, ENTRAM POEMAS SOBRE SEVILHA E AQUELES DE INFLUENCIA ESPANHOLA.

  • 18:38PERSONA EM FOCO

    FLÁVIO MIGLIACCIO

  • 19:35CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 14

    SINOPSE PROGRAMA 14 VT BEATRIZ SEGALL - 85 anos de vida em Julho A PEDIDO - Peter e sua caixa de brinquedos VT RAUL CORTEZ - 5 anos de morte VT AMY RETRÔ - Amy Winehouse VT ENCERRAMENTO MORRISON - Há 40 anos Jim Morrison morreu em Paris

  • 19:59PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/09/2018 - PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

    HOJE FALAMOS SOBRE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO./ COM A GENTE, A ARQUITETA VALÉRIA ROSSI DOMINGOS, COORDENADORA DO CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, O CONDEPHAAT./ O TAMBÉM ARQUITETO LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA, DIRETOR DO INSTITUTO PEDRA E EX-PRESIDENTE DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, O IPHAN./ E SHEILA WALBE ORNSTEIN, PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA ARQUITETURA DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP./

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    FONOAUDIÓLOGO

    CAMILA MERCATELLI É UMA FONOAUDIÓLOGA QUE TRABALHA COM VOZ PROFISSIONAL. EM UMA GRANDE EMISSORA DE TELEVISÃO, ELA DÁ SUPORTE AOS JORNALISTAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS REPORTAGENS.

  • 21:03CABARET LITERÁRIO

    GUILHERME DE ALMEIDA

    EM 1932, DURANTE A REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA, SOLDADO APAIXONADO RECITA POEMAS DE GUILHERME DE ALMEIDA.

  • 22:03BALANÇO DO SECULO XX, PARADIGMAS DO SECULO XXI

    O MARXISMO DA TEORIA CRITICA - MARCOS NOBRE

    O programa trata da Teoria Crítica, expressão fundada por Max Horkheimer a partir de e como continuidade do pensamento de Marx.

  • 23:07JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 18/09/2018

  • 00:09CONTOS DA MEIA NOITE

    UMA VELA PARA DARIO - DALTON TREVISAN

    Um pobre transeunte sente-se mal, em pleno centro da cidade. Encosta-se a uma parede e desfalece.A multidão, entre curiosa e falsamente solidária, depena o cadáver.

  • 06:59NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 6 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula número 6 será sobre subtração. Você verá várias situações do dia-a-dia em que essa operação aparece e aprenderá a executar, com segurança, a subtração de números inteiros e com vários algarismos.

  • 07:14NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 17 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 17 você verá algumas aplicações do Teorema de Tales. Além disso, compreenderá a relação entre retas paralelas cortadas por transversais e aprenderá a solucionar problemas práticos, como um cálculo de prestações.

  • 07:29NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 43

    Existem duas formas de fresar superfícies: a tangencial e a frontal. Você verá como se faz a fresagem simples de superfícies planas, a fresagem em esquadro e, também, a fresagem de superfícies inclinadas.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    DEGAS

  • 07:53CULTURA É CURRÍCULO II

    PALÁCIO DO HORTO

  • 07:59BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS III - 64 - BOLÍVIA

  • 08:29ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 107

    A contação de histórias é uma arte de raízes muito antigas. A acompanhamos uma apresentação de Ilan Brenman, um dos principais especialistas desta área. Uma entrevista com Geraldo Carneiro, que esteve recentemente em São Paulo para lançar o CD "Gozos de alma" e também seu sétimo livro de poemas, intitulado "Balada do impostor". O crítico Marcelo Coelho comenta o livro “Como falar dos livros que não lemos?” do psicanalista Pierre Bayard, que faz uma espécie de crítica à cultura livresca.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 17

    Caio, reconciliado com Bianca e agora morando sozinho, promove uma pequena festa em seu novo apartamento. Toda a turma de Pedro e Bianca é convidada, além de dois casais amigos de Caio. Mas os planos dão errado: Caio enxerga a turma de Bianca como um bando de crianças irresponsáveis, que se divertem com tolices que não fazem mais sentido para ele. Depois de discutir com Bianca, Caio faz um gesto romântico para reconquistá-la. Dividida, Bianca entende que a escolha que ela tem de fazer é mais profunda do que optar entre Caio e sua turma da Piquerobi, é uma escolha de vida. Ciça, que está com Pedro no apartamento de Caio, recebe um chamado de casa: um imprevisto a obriga a voltar para casa para ficar com o irmãozinho. A sós na casa da menina, surge o clima para que, enfim, Pedro e Ciça transem pela primeira vez. Porém, o choro da criança os interrompe. Sentindo-se pressionada, Ciça conta a verdade sobre seu pequeno “irmão”, algo que escondia de todos os seus amigos.

  • 09:31CULTURA 360

    QUADRINHOS (ANHEMBI MORUMBI)+ TANQUÃ (UNIMEP)+ SERVIÇO DE PRETO (UNESP)

    HOJE É A ESTREIA DA NOSSA NOVA TEMPORADA. AQUI VOCÊ ASSISTE AO QUE DE MELHOR OS ESTUDANTES E PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ESTÃO PRODUZINDO EM AUDIOVISUAL. ABRINDO A EDIÇÃO DE HOJE, VOCÊ CURTE UMA REPORTAGEM DOS ALUNOS DE JORNALISMO DA ANHEMBI-MORUMBI A RESPEITO DAS ADAPTAÇÕES DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O CINEMA. TANQUÃ É UM BAIRRO DA CIDADE DE PIRACIBACA QUE FICA ÀS MARGENS DO RIO QUE DÁ NOME À CIDADE, NO INTERIOR DE SÃO PAULO.O VILAREJO, QUE EXISTE DESDE A DÉCADA DE 1960, TEM UMA NATUREZA EXUBERANTE E SEUS MORADORES SOBREVIVEM ESPECIALMENTE DA PESCA. NO ENTANTO, A BELEZA E O SOSSÊGO DO TANQUÃ ESTÃO AMEAÇADOS PELA CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM QUE IRÁ AMPLIAR A HIDROVIA DO RIO TIETÊ. QUEM NOS CONTA ESSA HISTÓRIA SÃO OS ALUNOS DA UNIMEP. AGORA ABRIMOS ESPAÇO PARA A MÚSICA DOS RAPPERS DANIEL GARNET E PEQNOH (LÊ-SE: DANIEL GARNÊTE E PEQUENO).UMA CURIOSIDADE: O BONITO VIDEOCLIPE DA MÚSICA “SERVIÇO DE PRETO”, QUE VOCÊ CONFERE A SEGUIR, FOI DIRIGIDO PELO PRÓPRIO DANIEL, ALUNO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ESPECIAL FARMÁCIA & SAÚDE: FARMÁCIA E SAÚDE

    A farmácia – para chegar ao que conhecemos hoje em dia – passou por grandes transformações ao longo da história. E tem angariado, em tempo recente, conquistas importantes, que resgatam e também ajudam a consolidar uma vocação: a de auxiliar o cidadão na busca de saúde e qualidade de vida. A farmácia deve atuar como um estabelecimento de saúde. E nela, o profissional farmacêutico tem um papel importante, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde no universo do sistema de assistência à saúde. É o canal mais próximo da população, pois não necessita agendar uma consulta. O farmacêutico deve estar capacitado a orientar o indivíduo, na farmácia, sobre uma série de sintomas e condições que possam afetar a saúde e provocar distúrbios e doenças. Cabe à farmácia, nesse contexto de promoção de saúde, do proprietário aos outros profissionais que trabalham no estabelecimento, estar sempre se atualizando com a legislação e buscando prestar um serviço de valor agregado à população. Muitos municípios brasileiros, pequenos, tem na farmácia o principal local para busca de informações, orientações e remédios para aliviar as enfermidades. Daí a importância da farmácia seguir regras rígidas e ter uma conduta séria. Combater falsificações e pirataria de medicamentos é um dos alvos. Pois não pode haver farmácia que comercialize medicamento ilegal. Na farmácia devem, em função inclusive de uma nova legislação, a RDC 44, apenas serem comercializados produtos relacionados à saúde. Dessa forma, fica proibida a venda de bijouterias, alimentos, bebidas, sorvete, cartão telefônico etc. A farmácia pode também, a partir de agora, prestar uma série de serviços ao cidadão na sala de atenção farmacêutica: aferir pressão arterial (fundamental para controlar o hipertenso), medir glicemia capilar (importante para o controle do diabético), fazer furo para brinco, aplicar injecções, fazer inalações, verificar temperatura (febre), entre outros. E, claro, orientar sobre efeitos adversos dos medicamentos, colher relatos dos consumidores sobre reações no tratamento e notificar as autoridades de saúde (vigilância). Há uma série de novas regras para o bom funcionamento da farmácia, que podem ser acompanhados neste Especial do Saúde Brasil, a exemplo ainda dos medicamentos isentos de prescrição médica que saíram das gôndolas e agora ficam atrás do balcão; antibióticos que só podem ser adquiridos com uma receita médica; entre outras questões. O objetivo é resgatar o verdadeiro papel da farmácia e do farmacêutico no sistema de saúde do país.

  • 10:28TAMANHO FAMÍLIA

    CIÚME

    O ciúme é um alerta de que algo está errado. Neste programa você vai aprender como lidar com o problema. O Dr. Eduardo Ferreira Santos, Psiquiatra, explica qual a diferença entre o ciúme e a inveja, fala do ciúme entre irmãos e orienta como identificá-lo.

  • 11:03LEITURAS DO BRASIL

    CASA GRANDE & SENZALA

    O DUMENTARIO PROCURA ENFATIZAR AS INFLUENCIAS DO ENCONTRO DAS TRES RACAS: COLONIZADOR (BRANCO), O INDIO E O NEGRO, DES TACANDO PRINCIPALMENTE A HERANCA CULTURAL DE CADA UMA DELAS PRESENTE NOS DIAS ATUAIS. O PAPEL DO SENHOR DE ENGENHO COMO CENTRO DA SOCIEDADE QUE ABRANGIA OS LIMITES DO LATIFUNDIO DE ACUCAR, O DONO ABSOLUTO DE TUDO; A PRESENCA DA IGREJA, QUE NO BRASIL TOMOU A FORMA DE PEQUENAS CAPELAS AO LADO DA CASA- GRANDE; O ENCONTRO COM A COMUNIDADE INDIGENA, ATE ENTAO NUMA CONVIVENCIA HARMONIOSA COM A NATUREZA E A CHEGADA DOS NEGROS NA CONDICAO DE ESCRAVOS PARA SUBSTITUIR O INDIO NO CULTIVO DA CANA. O PRIMEIRO BLOCO DO PROGRAMA APRESENTA O AUTOR GILBERTO FREYRE - O QUE O MOTIVO PARA A CONFECCAO DO LIVRO "CASA-GRAN DE", INCLUSIVE TRAZENDO TRECHO DE SONORA (VOX POPULI 1980 E 1984) E COMENTA A "ENTRADA" DOS PORTUGUESES NO BRASIL. O SEGUNDO BLOCO TRAZ A RELACAO COLONIZADOR-INDIO; TRAZ NOVA- MENTE TRECHO COM GERALDO FREYRE FALANDO DA PRESENCA DA INDIA NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA; COMECA A INTRODUZIR O NE- GRO COMO NOVA FORCA DE TRABALHO. O TERCEIRO BLOCO E CENTRADO NA FIGURA DO NEGRO: SUA COLABORA CAO NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA DENTRO DA CASA-GRANDE.

  • 12:00ENSAIO

    LAERCIO DE FREITAS

    Neste programa Fernando Faro recebe Laercio de Freitas que lembra como começou quando conheceu Esmeraldino, Erlon Chaves e da primeira formação do Trio para acompanhar os artistas n TUPI, de quando saiu de campinas e tocava contrabaixo na orquestra de Esmeraldino e de quando tirou segundo lugar no programa "A Grande Chance" de Flavio Cavalcante. Fala de seu apelido "Tio", das recordações da mãe que foi muito importante para sua alfabetização. O Maestro fala de sua primeira composição e sua primeira musica de sucesso "Campim Gordura". Conta de quando voltou para o Brasil e foi trabalhar na boate Flag em Copacabana e quando chamou Emilio Santiago para cantar. Fala de quando trabalhou com Radamés Gnatalli e severino Araújo e que fez arranjos para muitos artistas.

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:26TRAÇANDO ARTE II

    VAN GOGH

  • 13:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/09/2018 - PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO PÚBLICO

    HOJE FALAMOS SOBRE PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO./ COM A GENTE, A ARQUITETA VALÉRIA ROSSI DOMINGOS, COORDENADORA DO CONSELHO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO, O CONDEPHAAT./ O TAMBÉM ARQUITETO LUIZ FERNANDO DE ALMEIDA, DIRETOR DO INSTITUTO PEDRA E EX-PRESIDENTE DO INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL, O IPHAN./ E SHEILA WALBE ORNSTEIN, PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DA ARQUITETURA DA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP./

  • 14:01SAUDE BRASIL

    ESPECIAL FARMÁCIA & SAÚDE: FARMÁCIA E SAÚDE

    A farmácia – para chegar ao que conhecemos hoje em dia – passou por grandes transformações ao longo da história. E tem angariado, em tempo recente, conquistas importantes, que resgatam e também ajudam a consolidar uma vocação: a de auxiliar o cidadão na busca de saúde e qualidade de vida. A farmácia deve atuar como um estabelecimento de saúde. E nela, o profissional farmacêutico tem um papel importante, reconhecido pela Organização Mundial da Saúde no universo do sistema de assistência à saúde. É o canal mais próximo da população, pois não necessita agendar uma consulta. O farmacêutico deve estar capacitado a orientar o indivíduo, na farmácia, sobre uma série de sintomas e condições que possam afetar a saúde e provocar distúrbios e doenças. Cabe à farmácia, nesse contexto de promoção de saúde, do proprietário aos outros profissionais que trabalham no estabelecimento, estar sempre se atualizando com a legislação e buscando prestar um serviço de valor agregado à população. Muitos municípios brasileiros, pequenos, tem na farmácia o principal local para busca de informações, orientações e remédios para aliviar as enfermidades. Daí a importância da farmácia seguir regras rígidas e ter uma conduta séria. Combater falsificações e pirataria de medicamentos é um dos alvos. Pois não pode haver farmácia que comercialize medicamento ilegal. Na farmácia devem, em função inclusive de uma nova legislação, a RDC 44, apenas serem comercializados produtos relacionados à saúde. Dessa forma, fica proibida a venda de bijouterias, alimentos, bebidas, sorvete, cartão telefônico etc. A farmácia pode também, a partir de agora, prestar uma série de serviços ao cidadão na sala de atenção farmacêutica: aferir pressão arterial (fundamental para controlar o hipertenso), medir glicemia capilar (importante para o controle do diabético), fazer furo para brinco, aplicar injecções, fazer inalações, verificar temperatura (febre), entre outros. E, claro, orientar sobre efeitos adversos dos medicamentos, colher relatos dos consumidores sobre reações no tratamento e notificar as autoridades de saúde (vigilância). Há uma série de novas regras para o bom funcionamento da farmácia, que podem ser acompanhados neste Especial do Saúde Brasil, a exemplo ainda dos medicamentos isentos de prescrição médica que saíram das gôndolas e agora ficam atrás do balcão; antibióticos que só podem ser adquiridos com uma receita médica; entre outras questões. O objetivo é resgatar o verdadeiro papel da farmácia e do farmacêutico no sistema de saúde do país.

  • 14:31BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 17 - HEMIPLEGIA

    O PROGRAMA TRATA DA HEMIPLEGIA, EM GREGO HEMI QUER DIZER METADE, PARTE, E PLEGIA SIGNIFICA PARALISIA. ENTÃO, HEMIPLEGIA É A PARALISIA DE UM LADO DO CORPO. NO PROGRAMA ESCLARECIMENTOS SOBRE A HEMIPLEGIA E SEUS TRATAMENTOS.

  • 15:01MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MUSEUS E EVENTOS CULTURAIS

    Será que criança gosta de visitar exposições e passear em museus? A partir de que idade já é legal levar a garotada para passeios culturais e como ensiná-las a se comportar e aproveitar o passeio? No programa falamos sobre a importância destes passeios para as crianças.

  • 15:16MOMENTO PAPO DE MÃE II

    A GUARDA DE UM FILHO

    Há muitas crianças que vivem em abrigos pelo país, mas não estão aptas para adoção. Existe todo um processo para que uma família perca a guarda desta criança. Daí vem um outro processo, para que a família adotiva tenha a guarda. Neste programa conhecemos a história de Adriana que ainda luta para registrar em seu nome o filho adotivo. Vítima da burocracia e da demora da justiça.

  • 15:32NOSSA LÍNGUA 2010

    SAMBA

    BLOCO 01: O programa tem como tema o “samba” e na abertura apresentamos Ney Matogrosso e A Parede interpretando “A ordem é samba”, de Jackson do Pandeiro e Severino Ramos. Felipe e Tininha na quadra da escola de samba Mocidade Alegre perguntam às pessoas quais as músicas que elas conhecem com a palavra “samba”. O quadro “Curiosidades” fala sobre a origem do termo “Samba”. O Jornal Nossa Língua traz a questão da autoria da canção “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida. O âncora Gélson Babosa conversa com o professor e apresentador do programa “O samba pede passagem”, da Rádio USP, Moises da Rocha, sobre os sambas “Lenço no pescoço”, de Wilson Batista e “Rapaz folgado”, de Noel Rosa. BLOCO 02: O bloco abre com trecho da canção “Voz do Morro”, de Zé Kéti, na interpretação do mesmo. Tininha entrevista a sambista Leci Brandão que fala sobre “samba de morro” e a diferença entre as expressões “samba de breque”, “samba canção” e “partido alto”. Leci ilustra a entrevista tocando pandeiro e cantando trechos de canções de diferentes ritmos. O quadro “CSI” investiga o caso de interpretação da personagem Gilda, do INL, entre “vou ser sua” e “você sua” BLOCO 03: A equipe do INL continua a investigação do caso. Felipe entrevista o sambista Arlindo Cruz que explica o que é o samba de raiz e como trabalha as letras de suas canções. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz os problemas de concordância do artigo com os substantivos: as “unha” e “os pé”. Desfecho do CSI. Os detetives Bento Montenegro e Marília Reis e o conselheiro Brás desvendam o mistério do caso: Homofonia – quando duas palavras com grafia e significados diferentes apresentam a mesma pronúncia (vou ser sua/ você sua).

  • 16:01WORD ON THE STREET I

    BIG MEAL

    Nesta semana, a Ashlie faz aniversário e Stephen promete preparar uma refeição especial para ela. Eles vão para o bairro de China Town a fim de pegarem umas dicas de um chef chinês, mas na hora de pôr a mão na massa, Stephen percebe que vai precisar de ajuda. A repórter Carmen dá uma olhada na variedade extraordinária de comidas disponíveis no Reino Unido e descobre como os pratos típicos locais estão sendo reinventados usando ingredientes de diferentes culturas. O professor de inglês, Rob, mostra aos estudantes várias maneiras de se usar a palavra 'get'. E com a obesidade se tornando um problema cada vez maior no mundo, nossa especialista do ‘Seat on the Street’ responde a questões sobre as causas da obesidade e os esforços que estão sendo feitos para combater esse problema.

  • 16:31INGLÊS COM MÚSICA III

    BORN THIS WAY (LADY GAGA) QUARTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:40PROFISSÕES

    FONOAUDIÓLOGO

    CAMILA MERCATELLI É UMA FONOAUDIÓLOGA QUE TRABALHA COM VOZ PROFISSIONAL. EM UMA GRANDE EMISSORA DE TELEVISÃO, ELA DÁ SUPORTE AOS JORNALISTAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS REPORTAGENS.

  • 16:55CULTURA É CURRÍCULO II

    PALÁCIO DO HORTO

  • 17:02NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 6 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula número 6 será sobre subtração. Você verá várias situações do dia-a-dia em que essa operação aparece e aprenderá a executar, com segurança, a subtração de números inteiros e com vários algarismos.

  • 17:18NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 17 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 17 você verá algumas aplicações do Teorema de Tales. Além disso, compreenderá a relação entre retas paralelas cortadas por transversais e aprenderá a solucionar problemas práticos, como um cálculo de prestações.

  • 17:31LEITURAS DO BRASIL

    CASA GRANDE & SENZALA

    O DUMENTARIO PROCURA ENFATIZAR AS INFLUENCIAS DO ENCONTRO DAS TRES RACAS: COLONIZADOR (BRANCO), O INDIO E O NEGRO, DES TACANDO PRINCIPALMENTE A HERANCA CULTURAL DE CADA UMA DELAS PRESENTE NOS DIAS ATUAIS. O PAPEL DO SENHOR DE ENGENHO COMO CENTRO DA SOCIEDADE QUE ABRANGIA OS LIMITES DO LATIFUNDIO DE ACUCAR, O DONO ABSOLUTO DE TUDO; A PRESENCA DA IGREJA, QUE NO BRASIL TOMOU A FORMA DE PEQUENAS CAPELAS AO LADO DA CASA- GRANDE; O ENCONTRO COM A COMUNIDADE INDIGENA, ATE ENTAO NUMA CONVIVENCIA HARMONIOSA COM A NATUREZA E A CHEGADA DOS NEGROS NA CONDICAO DE ESCRAVOS PARA SUBSTITUIR O INDIO NO CULTIVO DA CANA. O PRIMEIRO BLOCO DO PROGRAMA APRESENTA O AUTOR GILBERTO FREYRE - O QUE O MOTIVO PARA A CONFECCAO DO LIVRO "CASA-GRAN DE", INCLUSIVE TRAZENDO TRECHO DE SONORA (VOX POPULI 1980 E 1984) E COMENTA A "ENTRADA" DOS PORTUGUESES NO BRASIL. O SEGUNDO BLOCO TRAZ A RELACAO COLONIZADOR-INDIO; TRAZ NOVA- MENTE TRECHO COM GERALDO FREYRE FALANDO DA PRESENCA DA INDIA NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA; COMECA A INTRODUZIR O NE- GRO COMO NOVA FORCA DE TRABALHO. O TERCEIRO BLOCO E CENTRADO NA FIGURA DO NEGRO: SUA COLABORA CAO NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA DENTRO DA CASA-GRANDE.

  • 18:31CAMPUS EM AÇÃO 2018

    A ORDEM (UNILESTE) + DALIA (UNIFRAN)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam os vídeos “A Ordem”, produzido por alunos do curso de publicidade e propaganda da UNILESTE – Centro Universitários do Leste de Minas Gerais e “Dalia”, produzido por alunos do curso de design gráfico da Universidade de Franca – UNIFRAN. Sobre “A Ordem”: Ética e Moral. Um jovem acorda preso em uma cela e é obrigado a participar de um jogo proposto pela "Ordem". Desafiado a matar em troca de sua liberdade, o jovem reflete sobre o certo e o errado. Ano de produção: 2016 Sobre “Dalia”: Um curta sobre morte e vida. Sobre momentos decisivos dentro de cada instante eterno. Este é um filme sobre as escolhas que fazemos a cada momento. Não propõe uma moral e tampouco pretende ensinar. Oferece no entanto um olhar poético do todo pela parte. Ano de produção: 2010

  • 19:02ROTA DA INOVAÇÃO

    SUÍÇA (PARTE II)

    TEMA: A INOVAÇÃO SUÍÇA NA CIÊNCIA Neste episódio, a Rota da Inovação continua em solo suíço, desta vez na cidade de Berna, famosa por ser o lar do renomado cientista Albert Einstein. E é nesta cidade, que respira ciência, que fomos conhecer a Comissão para Tecnologia e Inovação, onde está sendo desenvolvido por uma startup local, um equipamento que transforma imagens de ossos gerados por raio-x e, através da impressão 3D, é capaz de criar próteses humanas muito mais eficientes. Também visitamos o Centro Paul Klee, que inova ao unir sob o mesmo teto um museu, teatro, centro de convenções e livraria, além de incentivar grupos de estudos inovadores. Visitamos a Sociedade Albert Einstein, instalada na casa onde viveu o famoso cientista, para conversar sobre as invenções e inovações de Einstein, lembrando que a Teoria da Relatividade foi desenvolvida nesta cidade. Comissão para Tecnologia e Inovação - Inovações no campo da medicina. Centro Paul Klee - Inovações no campo do laser e estudos.

  • 19:31CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 15

    PROGRAMA 15 VT CONCERTO DE BANGLADESH A PEDIDO - VARIG VT BAURU - aniversário da cidade e história do lanche VT JORGE AMADO - em Agosto deste ano Jorge Amado faria 99 anos VT MUSA SÔNIA BRAGA VT ENCERRAMENTO DORIVAL CAYMMI - MPB Especial 1972

  • 19:59PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 19/09/2018 - MULHERES POLÍTICA

    HOJE FALAMOS SOBRE A MULHER A E A POLÍTICA./ PARTICIPAM DO PANORAMA A CIENTISTA POLÍTICA BEATRIZ RODRIGUES SANCHES, PESQUISADORA DO GRUPO DE ESTUDOS DE GÊNERO E POLÍTICA DA USP E DO NÚCLEO DE DEMOCRACIA E AÇÃO COLETIVA DO CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO, O CEBRAP./ E A ADVOGADA PAULA BERNARDELLI, INTEGRANTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE DIREITO POLÍTICO E ELEITORAL DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO.

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    ATUÁRIO

    O ATUÁRIO É O PROFISSIONAL QUE ADMINISTRA RISCOS. NORMALMENTE ATUA EM EMPRESAS DE SEGUROS E DE PREVIDÊNCIA, USANDO MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CALCULAR A SOLVÊNCIA DAS EMPRESAS.

  • 21:02CABARET LITERÁRIO

    POESIA SERTANEJA

    O PROGRAMA TEM POR INTENÇÃO MOSTRAR NUM CABARET, POESIAS TÍPICAS SERTANEJAS.

  • 22:03PERSONA EM FOCO

    FLÁVIO MIGLIACCIO

  • 23:02JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 19/09/2018

  • 23:59CONTOS DA MEIA NOITE

    EU ESTAVA ALI DEITADO - LUIZ VILELA

    Encolhido em sua cama, observando o vento que fustigava as rosas do jardim, Carlos vai se enteirando da separação de seus pais.Num monólogo interior, relembra os diálogos com a mãe e com o pai. E desvalido, imóvel, inerte permanece "ali deitado".

  • 06:56NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 36 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai conhecer a Cordilheira dos Andes e a sua importância econômica e cultural nos diversos países que ela atravessa. Vai aprender, também, quais são as principais características geográficas dessa região de muitos contrastes, que engloba o altiplano, o litoral e a Bacia Amazônica.

  • 07:11NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 31 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 31 você verá que a digestão dos bois, vacas e outros herbívoros tem associação com microorganismos e que estes são fundamentais para o aproveitamento da celulose, ácidos orgânicos, vitaminas e proteínas produzidas por eles. Verá que o rúmen é o local ideal para os microorganismos viverem e se reproduzirem, e que a associação com os bois também é vantajosa.

  • 07:27NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 44

    Nesta teleaula você aprenderá a puxar coordenadas em fresadoras. Você verá que, para puxá-las com exatidão, são usados o centralizador Marva e o pino retificado. Além disso, aprenderá a fresar ranhuras retas por reprodução do perfil da fresa.

  • 07:42TRAÇANDO ARTE II

    WILLIAN TURNER

  • 07:49CULTURA É CURRÍCULO II

    FAZENDA BELA ALIANÇA - DESCALVADO

  • 07:57BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS III - 65 - TAILÂNDIA

  • 08:27ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 108

    O escritor Joca Reiners Terron comenta a obra do poeta Roberto Piva, num depoimento bastante pessoal e apaixonado. Formado por quatro mulheres, o grupo As Graças acumulou uma boa experiência com montagens inspiradas em textos literários. Na conversa, as atrizes falam sobre esse seu mergulho na poesia brasileira e sobre as dificuldades de transpor a literatura para o palco. As memórias de Gorki, um dos grandes nomes da literatura russa, foram editadas na íntegra no Brasil.

  • 08:57PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 18

    Desencantada e reflexiva após mais uma desilusão amorosa, Bianca começa a questionar o seu lugar no mundo. Cabeça e olhar se abrem para algumas situações escolares que, antes, ela ignorava. Ao conhecer Xavier, filho da zeladora, surge a ideia de gravar um vídeo na escola e publicar na internet. O vídeo bomba atrai muitas visitas e comentários. É assim que nasce o “Diário da Piquerobi”. O diário virtual repercute intensamente, traz consequências à rotina da escola e faz Bianca e sua turma refletirem sobre o significado da escola em suas vidas. Pedro, ainda no período noturno, tem uma prova difícil pela frente. Para relaxar antes do exame, aproveita o intervalo e descansa na sala de leitura. Mas acaba dormindo pesado, e só acorda tarde da noite com ruídos que vêm da Sala do Acessa. Pedro vê que estão roubando equipamentos da escola. Entre simplesmente cair fora ou, de alguma maneira, alertar para o roubo que acontece na Piquerobi, Pedro age, mesmo colocando sua segurança em risco.

  • 09:27CULTURA 360

    TETO (PUC) + UMA LONGA VIAGEM (PUC) + 1932 (UNIFAI) + RUGBY NO BRASIL (ANHEMBI MORUMBI)

    O PROGRAMA DE HOJE VAI APRESENTAR TEMAS BEM VARIADOS. UM VÍDEO PRODUZIDO NA ANHEMBI-MORUMBI REVELA O UNIVERSO DO RUBGY BRASIL, ESPORTE QUE VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS ADEPTOS NO PAÍS. OUTRO DESTAQUE DO PROGRAMA VEM DA UNIFAE, COM UM DOCUMENTÁRIO QUE RELEMBRA O OFICIAL ROMÃO GOMES, CONSIDERADO UM DOS HERÓIS PAULISTAS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. E PRA COMEÇAR, VAMOS APRESENTAR DUAS PRODUÇÕES DA TV PUC DE SÃO PAULO: A PRIMEIRA, UMA REPORTAGEM SOBRE O PROJETO HUMANITÁRIO TETO. VOCÊ ASSISTE TAMBÉM OUTRA PRODUÇÃO DA TV PUC DE SÃO PAULO: UMA ENTREVISTA COM A CINEASTA LÚCIA MURAT (LÊ-SE: MURÁ) FALANDO DE SEU MAIS NOVO FILME, “UMA LONGA VIAGEM”. O LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIFAE, POR EXEMPLO, NOS ENVIOU UM DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO DEDICADO A ROMÃO GOMES, PERSONAGEM DA REVOLUÇÃO DE 1932. A SELEÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY OCUPA APENAS A TRIGÉSIMA-SEXTA POSIÇÃO NO RANKING MUNDIAL. NA AMÉRICA DO SUL, ESTÁ ATRÁS DE ARGENTINA, URUGUAI E CHILE. MAS NOSSOS JOGADORES PROMETEM FAZER BONITO NA OLIMPÍADA DE 2016, NO RIO DE JANEIRO. É O QUE NOS MOSTRA A REPORTAGEM DA ANHEMBI-MORUMBI, QUE CONVERSOU COM ATLETAS E TREINADORES DESSE ESPORTE QUE VEM GANHANDO MUITOS ADEPTOS NO PAIS NOS ÚLTIMOS ANOS.

  • 09:56SAUDE BRASIL

    ESPECIAL FARMÁCIA & SAÚDE: VIGILÂNCIA SANITÁRIA

    A vigilância sanitária é um conceito que está presente em praticamente tudo na nossa vida diária. De um alimento que ingerimos a um medicamento que adquirimos na farmácia. Tudo o que é produzido e consumido, que pode por em risco a nossa saúde, tem uma ação da vigilância sanitária. No Brasil, em 1999, foi criado um órgão específico para regulamentar e fiscalizar produtos e serviços: a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).Esta agência atua de forma ampla em vários segmentos: alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza, agrotóxicos, serviços e produtos para a saúde (apoio a diagnóstico, laboratório, sangue, diálise etc). Combater a falsificação de medicamentos é uma das questões prioritárias. Mais de 16% das vendas de remédios, no mundo, no ano de 2010, foram de produtos adulterados, de acordo com a OMS. No Brasil, 40 toneladas de medicamentos irregulares foram apreendidas em 2008. E esse número saltou para 316 toneladas em 2009.A falsificação de medicamentos é tão grave que é considerado crime hediondo. Dá cadeia (pode chegar a 15 anos de prisão). E é importante que a farmácia, no Brasil, tenha consciência disso e ajude nesse combate, para ajudar a garantir saúde ao cidadão. Vale mencionar que um estabelecimento farmacêutico que esteja vendendo um remédio falsificado, mesmo sem saber por falta de controle e sistema, ele será punido. A pena vale contra o indivíduo que pratica a ilegalidade, e contra o estabelecimento comercial que faz a venda ou que produz e manipula o medicamento. O estabelecimento que comete o crime é fechado, leva multa e perde o alvará de funcionamento. Outra questão muito importante na atuação da farmácia no Brasil é a chamada farmacovigilância. Ou seja, um medicamento pode causar uma reação apenas em um indivíduo, ou num pequeno grupo. Mas, às vezes, pode afetar muita gente. É fundamental relatar isso ao médico e ao farmacêutico. Pois é muito importante monitorar os efeitos não esperados dos medicamentos. A farmácia, pública ou particular, deve ser, por esse conceito, um estabelecimento de saúde (e não apenas um estabelecimento comercial).

  • 10:26TAMANHO FAMÍLIA

    BRINQUEDOS

    Saiba neste programa quais são os brinquedos mais adequados para seus filhos, quais não podem faltar em casa e quais devem ser evitados. Participam do programa a Coordenadora do Núcleo de Estudos do Brincar, Maria Ângela Barbato Carneiro e a Técnica de Segurança do Brinquedo do INMETRO, Milene Cleto da Fonseca.

  • 11:06LEITURAS DO BRASIL

    OS SERTOES

    O DOCUMENTARIO FAZ UMA RECONSTITUICAO HISTORICA SOBRE A GUER RA DE CANUDOS, ATRAVES DA CAPTACAO DE IMAGENS LOCAIS E DE DE POIMENTOS DA SEGUNDA GERACAO DE SOBREVIVENTES DA GUERRA. O DOCUMENTARIO SEGUE A MESMA ESTRUTURA DO LIVRO. ABORDA A DIS- CUSSAO DE CULTURA, RACA E SOCIOLOGIA LEVANTADAS PELO AUTOR ATRAVES DE CENAS FEITAS NA PROPRIA REGIAO DE CANUDOS E NAS VILAS DE ROSARIO MASSACARA E ALDEIA KAIMBE E DA CIDADE HISTO RICA DE MONTE SANTO.

  • 12:05SR. BRASIL

    SR. BRASIL 507

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE O GRUPO CAMERATA CAIPIRA E JOÃO DE LIMA

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    MICHELANGELO

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 19/09/2018 - MULHERES POLÍTICA

    HOJE FALAMOS SOBRE A MULHER A E A POLÍTICA./ PARTICIPAM DO PANORAMA A CIENTISTA POLÍTICA BEATRIZ RODRIGUES SANCHES, PESQUISADORA DO GRUPO DE ESTUDOS DE GÊNERO E POLÍTICA DA USP E DO NÚCLEO DE DEMOCRACIA E AÇÃO COLETIVA DO CENTRO BRASILEIRO DE ANÁLISE E PLANEJAMENTO, O CEBRAP./ E A ADVOGADA PAULA BERNARDELLI, INTEGRANTE DA COMISSÃO PERMANENTE DE DIREITO POLÍTICO E ELEITORAL DO INSTITUTO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO.

  • 14:01SAUDE BRASIL

    ESPECIAL FARMÁCIA & SAÚDE: VIGILÂNCIA SANITÁRIA

    A vigilância sanitária é um conceito que está presente em praticamente tudo na nossa vida diária. De um alimento que ingerimos a um medicamento que adquirimos na farmácia. Tudo o que é produzido e consumido, que pode por em risco a nossa saúde, tem uma ação da vigilância sanitária. No Brasil, em 1999, foi criado um órgão específico para regulamentar e fiscalizar produtos e serviços: a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).Esta agência atua de forma ampla em vários segmentos: alimentos, medicamentos, cosméticos, produtos de limpeza, agrotóxicos, serviços e produtos para a saúde (apoio a diagnóstico, laboratório, sangue, diálise etc). Combater a falsificação de medicamentos é uma das questões prioritárias. Mais de 16% das vendas de remédios, no mundo, no ano de 2010, foram de produtos adulterados, de acordo com a OMS. No Brasil, 40 toneladas de medicamentos irregulares foram apreendidas em 2008. E esse número saltou para 316 toneladas em 2009.A falsificação de medicamentos é tão grave que é considerado crime hediondo. Dá cadeia (pode chegar a 15 anos de prisão). E é importante que a farmácia, no Brasil, tenha consciência disso e ajude nesse combate, para ajudar a garantir saúde ao cidadão. Vale mencionar que um estabelecimento farmacêutico que esteja vendendo um remédio falsificado, mesmo sem saber por falta de controle e sistema, ele será punido. A pena vale contra o indivíduo que pratica a ilegalidade, e contra o estabelecimento comercial que faz a venda ou que produz e manipula o medicamento. O estabelecimento que comete o crime é fechado, leva multa e perde o alvará de funcionamento. Outra questão muito importante na atuação da farmácia no Brasil é a chamada farmacovigilância. Ou seja, um medicamento pode causar uma reação apenas em um indivíduo, ou num pequeno grupo. Mas, às vezes, pode afetar muita gente. É fundamental relatar isso ao médico e ao farmacêutico. Pois é muito importante monitorar os efeitos não esperados dos medicamentos. A farmácia, pública ou particular, deve ser, por esse conceito, um estabelecimento de saúde (e não apenas um estabelecimento comercial).

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 18 - OBESIDADE

    NO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA O ASSUNTO É OBESIDADE. A OBESIDADE SE CARACTERIZA PELO ACÚMULO EXCESSIVO DE GORDURA CORPORAL, QUE TRAZ PREJUÍZOS À SAÚDE. NÃO SE TRATA APENAS DE UM PROBLEMA ESTÉTICO. É, ANTES DE TUDO, UM FATOR DE RISCO PARA UMA SÉRIE DE DOENÇAS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    SARAMPO

    Neste momento papo de mãe o assunto é sarampo. Infelizmente a doença voltou a aparecer entre os brasileiros depois de anos erradicada. Os surtos começaram nos estados de Roraima e do Amazonas, agora os casos chegam a outros estados e já foram registradas mortes, apesar de a vacina contra o sarampo fazer parte do calendário nacional de vacinação. Para este papo nossos convidados são a Gabriela Zuppa, mãe do Luan, de 1 ano e o infectologista e clínico da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Paulo Olzon.

  • 15:16MOMENTO PAPO DE MÃE II

    POLIOMELITE

    A paralisia infantil já tinha se tornado uma doença de um passado bem distante, mas o surto de poliomielite na Venezuela colocou o Brasil em alerta. A doença estava erradicada há 30 anos no nosso país. Com a ameaça do retorno, é fundamental reforçar a importância da vacinação. Nossos convidados são o pediatra Mario Santoro Junior e o casal Rai e Álvaro Lorezetti, avós do Felipe de 1 ano e meio e do Davi, de 5 meses.

  • 15:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 108

    O escritor Joca Reiners Terron comenta a obra do poeta Roberto Piva, num depoimento bastante pessoal e apaixonado. Formado por quatro mulheres, o grupo As Graças acumulou uma boa experiência com montagens inspiradas em textos literários. Na conversa, as atrizes falam sobre esse seu mergulho na poesia brasileira e sobre as dificuldades de transpor a literatura para o palco. As memórias de Gorki, um dos grandes nomes da literatura russa, foram editadas na íntegra no Brasil.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    LOCH NESS

    NESTE PROGRAMA, ASHLIE E STEPHEN DECIDEM CAMINHAR PELOS PLANALTOS DA ESCÓCIA. ELES VIAJAM DE BARCO NO LAGO NESS E STEPHEN TEM CERTEZA DE QUE VÃO ENCONTRAR O MONSTRO DE LAGO NESS, MAS ASHLIE NÃO ACREDITA NA CRIATURA. A ESCÓCIA É UMA DAS NAÇÕES QUE FORMAM O REINO UNIDO. O REPÓRTER NICK EXPLICA ESSA RELAÇÃO E DÁ ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE OS OUTROS TRÊS PAÍSES - INGLATERRA, PAÍS DE GALES E IRLANDA DO NORTE. O ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA, ROB, AJUDA OS ALUNOS COM AS FRASES CONDICIONAIS. E NOSSO PERITO DO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A QUESTÕES SOBRE QUEM FAZ AS LEIS NA INGLATERRA E SE A RAINHA É REALMENTE A PESSOA MAIS PODEROSA DO PAÍS.

  • 16:29INGLÊS COM MÚSICA III

    BORN THIS WAY (LADY GAGA) QUINTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:44PROFISSÕES

    ATUÁRIO

    O ATUÁRIO É O PROFISSIONAL QUE ADMINISTRA RISCOS. NORMALMENTE ATUA EM EMPRESAS DE SEGUROS E DE PREVIDÊNCIA, USANDO MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CALCULAR A SOLVÊNCIA DAS EMPRESAS.

  • 16:51CULTURA É CURRÍCULO II

    FAZENDA BELA ALIANÇA - DESCALVADO

  • 16:59NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 36 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai conhecer a Cordilheira dos Andes e a sua importância econômica e cultural nos diversos países que ela atravessa. Vai aprender, também, quais são as principais características geográficas dessa região de muitos contrastes, que engloba o altiplano, o litoral e a Bacia Amazônica.

  • 17:14NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 31 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 31 você verá que a digestão dos bois, vacas e outros herbívoros tem associação com microorganismos e que estes são fundamentais para o aproveitamento da celulose, ácidos orgânicos, vitaminas e proteínas produzidas por eles. Verá que o rúmen é o local ideal para os microorganismos viverem e se reproduzirem, e que a associação com os bois também é vantajosa.

  • 17:29LEITURAS DO BRASIL

    OS SERTOES

    O DOCUMENTARIO FAZ UMA RECONSTITUICAO HISTORICA SOBRE A GUER RA DE CANUDOS, ATRAVES DA CAPTACAO DE IMAGENS LOCAIS E DE DE POIMENTOS DA SEGUNDA GERACAO DE SOBREVIVENTES DA GUERRA. O DOCUMENTARIO SEGUE A MESMA ESTRUTURA DO LIVRO. ABORDA A DIS- CUSSAO DE CULTURA, RACA E SOCIOLOGIA LEVANTADAS PELO AUTOR ATRAVES DE CENAS FEITAS NA PROPRIA REGIAO DE CANUDOS E NAS VILAS DE ROSARIO MASSACARA E ALDEIA KAIMBE E DA CIDADE HISTO RICA DE MONTE SANTO.

  • 18:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1253

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA O SISTEMA PIONEIRO QUE MONITORA OS ANIMAIS ENCONTRADOS NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM A DESCOBERTA QUE AUMENTOU A POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR VIDA EM MARTE. E AINDA , A HISTÓRIA DO PRÉDIO DE SÃO PAULO QUE VIROU EXEMPLO PARA O BRASIL NA RECICLAGEM. SOB O COMANDO DA SÍNDICA VILMA PÊRAMÊZZA, O CONJUNTO NACIONAL IMPLANTOU NOS ANOS 90, UM GRANDE PROGRAMA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS. A CONFIRMAÇÃO DE ÁGUA LÍQUIDA NO PLANETA VERMELHO ENTUSIASMA OS CIENTISTAS QUE BUSCAM ALGUMA FORMA DE VIDA ORGÂNICA FORA DA TERRA. E O INSTITUTO MAMIRAUÁ COORDENA O PROJETO INTERNACIONAL "PROVIDENCE" QUE IDENTIFICA AS ESPÉCIES DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.

  • 18:59MESTRES DA LITERATURA

    MACHADO DE ASSIS - UM MESTRE NA PERIFERIA

    O documentário traz a vida de Machado de Assis,suas dificuldades e suas principais obras. Considerado um mago, um observador agudo da vida brasileira, mestre na periferia, este documentário mostra o menino pobre, flho de mãe lavadeira e pai pintor de paredes que chegou a Presidente da Academia Brasileira de letras e foi consagrado ainda em vida.

  • 19:30CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 16

    SINOPSE PGM 16 VT DIA TV VT NILTON TRAVESSO VT OFICIO RESTAURADOR DE QUADROS VT FIDEL CASTRO - 85 anos de nascimento VT ENCERRA/CUBANOS - Banda Azúcar e Conexión Caribe Companhia de Dança

  • 20:00PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 20/09/2018 - MODA DESCARTE

    HOJE FALAMOS SOBRE SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DA MODA./ COM A GENTE, FERNANDO VALENTE PIMENTEL, PRESIDENTE DA ABIT./ E ELOISA ARTUSO, DIRETORA EDUCACIONAL DO MOVIMENTO FASHION REVOLUTION BRAZIL.

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    GESTOR AMBIENTAL

    O GESTOR AMBIENTAL NÃO É ENGENHEIRO, BIÓLOGO NEM ADMINISTRADOR. É O PROFISSIONAL QUE GERE RESÍDUOS, PLANEJA O ARMAZENAMENTO E O DESTINO FINAL DO DESCARTE DE GRANDES INDÚSTRIAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.

  • 21:02CABARET LITERÁRIO

    RENATA PALLOTTINI, A TESTEMUNHA

    O PROGRAMA FAZ HOMENAGEM A POETISA RENATA PALOTINNI.

  • 22:01MANOS E MINAS III

    PRETTOS

    Neste programa o Manos e Minas recebe Prettos. Representando a cena dos slams, Evolutio. Matérias: Roberta foi trocar uma ideia com o Quebrada Quuer, o primeiro grupo composto por rappers LGBTQ+ da América Latina. Nosso videorreporter Rodney Suguita foi até a ETEC Jaraguá, aqui em São Paulo, que utiliza o Rap como método de ensino.

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 20/09/2018

    EM NOVA PESQUISA DATAFOLHA, JAIR BOLSONARO AMPLIA A VANTAGEM E FERNANDO HADDAD ULTRAPASSA CIRO GOMES./ ==== CIRO GOMES SERIA O ÚNICO QUE VENCERIA TODOS OS DEMAIS CANDIDATOS EM UM PROVÁVEL SEGUNDO TURNO./ ===== JUSTIÇA CONCEDE MAIS QUINZE DIAS PARA A POLÍCIA FEDERAL CONCLUIR O INQUÉRITO SOBRE A FACADA EM JAIR BOLSONARO. ===== CONGRESSO VAZIO PROVOCA REFLEXÃO SOBRE AS ESCOLHAS PARA O LEGISLATIVO./ ===== POLÍCIA DO RIO DE JANEIRO APRESENTA A MAIOR ARMA APREENDIDA ATÉ HOJE NAS MÃOS DE CRIMINOSOS. ===== MULHERES EMPREENDEDORAS SE REÚNEM PARA TROCAR EXPERIÊNCIAS E APONTAR SAÍDAS PARA A CRISE. ===== POR ORDEM DA JUSTIÇA, LÍDER DA EXTREMA DIREITA DA FRANÇA VAI PASSAR POR EXAMES PSIQUIÁTRICOS. ==== TORNADO DE FOGO ATINGE ÁREA DE FLORESTA DO CANADÁ POR MAIS DE QUARENTA MINUTOS./ === DATAFOLHA CIRO VENCERIA TODOS NO SEGUNDO TURNO === ATAQUE A BOLSONARO JUSTIÇA AMPLIA PRAZO DE INVESTIGAÇÃO ==== CONGRESSO NACIONAL QUAL A IMPORTÂNCIA DO PARLAMENTO? ==== ARMA DE GUERRA METRALHADORA NEGOCIADA A R$ 200 MIL ==== MULHERES EMPREENDEDORAS TROCAM EXPERIÊNCIAS === LOUCURA LÍDER DA EXTREMA-DIREITA DA FRANÇA FARÁ EXAME PSIQUIÁTRICO ==== TORNADO DE FOGO FENÔMENO SURGE EM MEIO AO TRABALHO DOS BOMBEIROS

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    A ARANHA - ORIGENES LESSA

    O Melo, proprietário de uma fazenda na alta paulista, toca violino. Um dia, das trincas de sua moradia rural, aparece uma aranha. Temível na aparência, acaba revelendo-se uma amante da boa música que Melo vai tocando. Até que um desavisado visitante comete um erro fatal.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 16 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula veremos que, depois da Independência, o poder político era dividido entre os liberais moderados, os liberais exaltados e os restauradores. A pressão pela descentralização era grande, e aí foi feita uma emenda da Constituição, o Ato Adicional de 1834. Em vez de acalmar as províncias, estouraram as chamadas Rebeliões Regenciais. Surgiu uma nova força política: os Regressistas. Veremos então, que a partir daí, o Império passou a ter dois partidos, que se alternavam no governo: o liberal e o conservador. Mas o maestro da orquestra era o Poder Moderador.

  • 07:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 16 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 16 você aprenderá uma expressão muito importante, que deve ser usada nas frases que falam dos planos para o futuro: “going to”. Você verá, ainda, que ela pode ser usada para falar de um futuro imediato. Na parte de turismo da teleaula, você visitará as maravilhosas ilhas do Havaí.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 45

    Você aprenderá a fresar ranhuras em "T", ranhuras trapezoidais e verá como se faz um rabo de andorinha. Além disso, verá como fresar ranhuras de chavetas.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    DEBRET

  • 07:50CULTURA É CURRÍCULO II

    FAZENDA PINHAL - SÃO CARLOS

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS IV - 66

    Histórias super divertidas estão guardadas dentro desse baú! Quando a caixa é aberta, tudo pode acontecer: uma hora nossos personagens são um príncipe e uma princesa. Na outra, eles se transformam até em passarinho. Neste programa você confere os seguintes episódios: “O ferreiro que enganou a morte” e ”O morro do quebra pote”.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 109

    Mario Bellatin, uma das grandes revelações da literatura latino-americana contemporânea, conta as suas tentativas arrojadas de questionar os mitos da literatura. O Entrelinhas também cobriu a oficina de criação literária coordenada por Mario Bellatin no Centro Cultural Barco, em São Paulo. E uma conversa com a diretora Laís Bodanzky, na semana em que estréia este seu segundo longa-metragem "Chega de saudade". Ela fala dos seus hábitos de leitura e da relação entre literatura e cinema.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 19

    A Festa Junina da E.E. Piquerobi mobiliza a turma e reúne toda a comunidade. No embalo das músicas típicas da festa, nossas personagens vivem várias histórias em que revelam facetas até então desconhecidas: - Pedro divide-se entre Ciça e Roseli e vê a chance única de ficar com as duas; - Bianca está focada no trabalho durante a festa para que tudo saia como ela planejou, mas Leonardo faz o possível para desconcentrá-la e ficar com ela; - Edison tenta reaproximar-se de Zuzu, mas se frustra e se irrita ao achar que ela flerta pelo correio elegante com outro homem; - Raul marca um encontro com uma menina com quem se relaciona pela internet. O problema é que ele escondeu sua condição de cadeirante e agora, temendo ser rejeitado, evita ir ao encontro dela.

  • 09:30CULTURA 360

    IMERSÃO ( UNESP) + BIODIESEL (UFBA) + LUTHIERIA SOCIAL (USP PIRACICABA)

    OS ALUNOS DA UNESP,NOS ENVIARAM UMA VIDEOPERFORMANCE BEM POÉTICA EM HOMENAGEM À CIDADE DE PIRACICABA. NO ELENCO, ESTÃO AS ATRIZES MARIA JULIA MINERVINO E LISANI ALBERTINI DE SOUZA. E É COM ESSE TRABALHO QUE ABRIMOS A EDIÇÃO DE HOJE. VOCÊ SABIA QUE O OLÉO VELHO, USADO NA COZINHA EM FRITURAS, PODE SER UMA BOA FONTE DE ENERGIA SUSTENTÁVEL? POIS O LABORATÓRIO DE ENERGIA DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA VEM ESTUDANDO UMA MANEIRA DE TRANSFORMAR OLÉOS VEGETAIS EM BIOCOMBUSTÍVEL.É A REPORTAGEM DA TV UFBA QUE MOSTRA PRA GENTE COMO FUNCIONA ESSA TECNOLOGIA CAPAZ DE MOVIMENTAR UM CARRO E DE GERAR ELETRICIDADE. PRA QUEM NÃO SABE, NA MÚSICA, LUTHIER É UM PERSONAGEM TÃO IMPORTANTE QUANTO O PRÓPRIO ARTISTA. AFINAL DE CONTAS, ELE É O RESPONSÁVEL POR CONSTRUIR OU REFORMAR OS INSTRUMENTOS MUSICAIS. E OLHA SÓ QUE INTERESSANTE. O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA ESALQ/USP DESENVOLVE UM PROJETO QUE ENSINA A FAZER VIOLÕES A UM PREÇO BEM ACESSÍVEL, USANDO MADEIRA DE EUCAPLIPTO.

  • 10:01SAUDE BRASIL

    ESPECIAL FARMÁCIA & SAÚDE: MEDICAMENTOS

    A expectativa de vida tem aumentado de forma significativa. Estamos vivendo por mais tempo e, portanto, com maior risco de desenvolver doenças crônicas que merecem cuidados (medidas preventivas como alimentação adequada, atividade física regular) e tratamento com medicamentos. O medicamento é um advento da medicina fundamental para tratar, curar e controlar doenças, melhorando além da longevidade, também a qualidade de vida. Entretando, é preciso saber como utilizar os remédios e usufruir apenas dos seus benefícios à saúde. No Brasil, há três tipos de medicamentos registrados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O medicamento de referência, o de marca (ou seja, o inovador, o que resultou das pesquisas). O genérico (que deve passar por testes de bioequivalência com o de marca). E o similar. Na farmácia, podemos encontrar: medicamentos com embalagens com faixa (vermelha ou preta). Estes somente podem ser adquiridos com prescrição e orientação médica. E em geral, destinam-se a quadros clínicos que exigem maior cuidado e controle. Nessa linha há os antibióticos que, de acordo com a nova legislação da Anvisa, só podem ser adquiridos com retenção de receita médica. Uma via fica na farmácia, com os dados do consumidor, o número do lote do remédio; a outra, fica com o paciente. Essa medida faz parte do combate às chamadas superbactérias (pelo uso abusivo e descontrolado desse tipo de remédio, que pode desencadear uma resistência bacteriana). As interações medicamentosas são um risco à saúde, especialmente, das pessoas de mais idade, que em muitos casos necessitam ingerir diversos remédios para controlar várias doenças associadas. O uso inadequado – até a dose errada – podem causar intoxicações medicamentosas que levam a complicações e podem levar o indivíduo à morte. Até mesmo a forma de ingerir o remédio pode interferir na eficácia do mesmo: tomar um remédio com certos alimentos pode modificar e atrapalhar a absorção no organismo. Recomenda-se ingerir remédio apenas com um pouco de água. E seguir à risca a orientação do médico e do farmacêutico. Há dicas que podem ser úteis também na hora de adquirir (para evitar comprar remédio falso) e para guardar em casa de forma adequada. Vale ver o documentário.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    QUANTO CUSTA CRIAR UM FILHO

    Saiba neste programa como planejar financeiramente a criação de um filho. O Coordenador do Centro de Estudos e Negócios da CEFIPE, Marcos Silvestre, orienta como a criança aprende a valorizar o dinheiro e fala do peso de um filho no orçamento familiar.

  • 11:05LEITURAS DO BRASIL

    O POVO BRASILEIRO

    O DOCUMENTARIO MOSTRA O PROCESSO DE FORMACAO DO POVO BRASI- LEIRO NA VISAO DO ANTROPOLOGO DARCY RIBEIRO VE O POVO COMO UM GENERO HUMANO NOVO, FORMADO A PARTIR DA MISCIGENACAO DO INDIO, DO NEGRO E DO EUROPEU. O PROGRAMA PARTE DA HISTORIA BRASILEIRA E DE DEPOIMENTOS DO AUTOR E DE PERSONAGENS, QUE EXEMPLIFICAM COMO OCORREU ESTE PROCESSO.

  • 12:05MOSAICOS

    MUSICAIS - PAULINHO DA VIOLA E PAULO VANZOLINI

    MOSAICOS MUSICAIS: Paulinho da Viola e Paulo Vanzolini O programa é uma coletânea que mescla homenagens exclusivas de artistas que se apresentaram nos estúdios da TV Cultura e em gravações em locações externas. Homenageando Paulinho da Viola, este musical apresenta Monarco, Isaías do Bandolim, Mariana Aydar, As Choronas, Andréia Dias, entre outros. Para homenagear Paulo Vanzolini, o programa revela apresentações exclusivas de Aline Calixto, Mônica Salmaso, Adriana Godoy, Eduardo Gudin, Maria Martha e Ítalo Perón.

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    MONET

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 20/09/2018 - MODA DESCARTE

    HOJE FALAMOS SOBRE SUSTENTABILIDADE NA INDÚSTRIA DA MODA./ COM A GENTE, FERNANDO VALENTE PIMENTEL, PRESIDENTE DA ABIT./ E ELOISA ARTUSO, DIRETORA EDUCACIONAL DO MOVIMENTO FASHION REVOLUTION BRAZIL.

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ESPECIAL FARMÁCIA & SAÚDE: MEDICAMENTOS

    A expectativa de vida tem aumentado de forma significativa. Estamos vivendo por mais tempo e, portanto, com maior risco de desenvolver doenças crônicas que merecem cuidados (medidas preventivas como alimentação adequada, atividade física regular) e tratamento com medicamentos. O medicamento é um advento da medicina fundamental para tratar, curar e controlar doenças, melhorando além da longevidade, também a qualidade de vida. Entretando, é preciso saber como utilizar os remédios e usufruir apenas dos seus benefícios à saúde. No Brasil, há três tipos de medicamentos registrados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O medicamento de referência, o de marca (ou seja, o inovador, o que resultou das pesquisas). O genérico (que deve passar por testes de bioequivalência com o de marca). E o similar. Na farmácia, podemos encontrar: medicamentos com embalagens com faixa (vermelha ou preta). Estes somente podem ser adquiridos com prescrição e orientação médica. E em geral, destinam-se a quadros clínicos que exigem maior cuidado e controle. Nessa linha há os antibióticos que, de acordo com a nova legislação da Anvisa, só podem ser adquiridos com retenção de receita médica. Uma via fica na farmácia, com os dados do consumidor, o número do lote do remédio; a outra, fica com o paciente. Essa medida faz parte do combate às chamadas superbactérias (pelo uso abusivo e descontrolado desse tipo de remédio, que pode desencadear uma resistência bacteriana). As interações medicamentosas são um risco à saúde, especialmente, das pessoas de mais idade, que em muitos casos necessitam ingerir diversos remédios para controlar várias doenças associadas. O uso inadequado – até a dose errada – podem causar intoxicações medicamentosas que levam a complicações e podem levar o indivíduo à morte. Até mesmo a forma de ingerir o remédio pode interferir na eficácia do mesmo: tomar um remédio com certos alimentos pode modificar e atrapalhar a absorção no organismo. Recomenda-se ingerir remédio apenas com um pouco de água. E seguir à risca a orientação do médico e do farmacêutico. Há dicas que podem ser úteis também na hora de adquirir (para evitar comprar remédio falso) e para guardar em casa de forma adequada. Vale ver o documentário.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 18 - ATIVIDADE FÍSICA E HIPERTENSÃO

    NO PROGRAMA PROMOÇÃO DE SAÚDE, VAMOS FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A PREVENÇÃO DA HIPERTENSÃO OU PRESSÃO ALTA. SEDENTARISMO, OBESIDADE, STRESS, DIABETES, HÁBITOS ALIMENTARES ERRADOS E MESMO A QUESTÃO GENÉTICA PODEM SER FATORES DE RISCO PARA A HIPERTENSÃO. POR SER UMA DOENÇA “SILENCIOSA”, A PRESSÃO ALTA REQUER ATENÇÃO E CUIDADOS. A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA PODE AJUDAR NA PREVENÇÃO E CONTROLE DA PRESSÃO ARTERIAL.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MÃES EMPREENDEDORAS

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    AUTOMUTILAÇÃO

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    AS VÁRIAS CARAS DA NOTÍCIA

    1. bloco O programa traz à discussão as notícias nos diferentes meios de comunicação – imprensa escrita, rádio, tv e internet. Tininha Mello e Felipe Reis fazem um balanço de como as notícias eram transmitidas na imprensa escrita e também no rádio e na tv. O Povo Fala responde a enquete: - Você acha que a mesma notícia é dada de maneira diferente na imprensa escrita, no rádio e na tv? Foram várias as respostas, entre elas, que dependendo do meio de comunicação ela pode ser mais enxuta prejudicando dessa maneira a compreensão do fato ou mais detalhada como no caso da imprensa escrita – jornal e/ou revistas, que podem ter a possibilidade de explorar o tema. Felipe Reis conversa com o professor, radialista e jornalista Heródoto Barbeiro na rádio CBN. Ele fala sobre sua vivência nos diferentes meios de comunicação e como os profissionais de comunicação devem tratar a informação: com ética e isenção ao passar uma notícia para o cidadão. Fala também na confluência de mídias para a divulgação das notícias – que junta o rádio, a tv e internet. 2. bloco Tininha Mello e Felipe Reis explicam que antigamente os jornais eram vendidos nas ruas e as manchetes eram apregoadas para chamar a atenção do leitor. Hoje, ele é vendido em bancas ou entregue na casa das pessoas. O quadro “Etimologia” traz a origem do termo “jornal”. Trecho da canção “Notícia de Jornal”, de Chico Buarque, é dramatizado pelos atores Felipe Reis e Tininha Mello, que introduz notícia do Jornal Nossa Língua que fala sobre um crime que chocou a cidade. Joana de tal assassinou um tal de João. Felipe Reis foi conferir o que a população acha de terem prendido a “viúva de um falecido”? O âncora, Gélson Babosa, recebe como convidada a professora de português Luciana Migliaccio que fala sobre pleonasmos – quando não é planejado é considerado “vício de linguagem”, quando é intencionalmente criado para dar ênfase a uma ideia, ele é considerado “figura de estilo”. Ela cita como exemplo de figura de estilo, trecho do poema “Soneto da Fidelidade”, de Vinícius de Moraes. Bloco 3 Alguns jornais tratam a notícia de maneira sensacionalista para vender mais exemplares. O Povo fala responde a enquete: - O que é sensacionalismo para você? Um dos entrevistados relembra manchetes do extinto jornal Notícias Populares. Felipe Reis entrevista a jornalista e ex-editora do Notícias Populares na década de 90, Laura Capriglione, que fala sobre sua experiência de trabalhar com a linguagem nesse tipo de jornal. Relembra algumas manchetes de sua época e reforça a questão da ética no trato da notícia. O quadro “Curiosidades” traz a notícia que correu a imprensa a partir de um boato: o ET de Varginha. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA aborda a questão do uso do pleonasmo como vício de linguagem.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    BESTIVAL

    NO EPISÓDIO DESTA SEMANA, ASHLIE E STEPHEN VÃO PARA A ILHA DE WIGHT. ASHLIE ESTÁ ANSIOSA PARA ACAMPAR EM SUA BARRACA, MAS STEPHEN TEM OUTRAS IDEIAS. AMBOS ENTRAM NO ESPÍRITO DA VIDA AO AR LIVRE COM UM CHURRASCO, MAS AS COISAS NÃO OCORREM COMO O PLANEJADO. A REPÓRTER CARMEN NOS CONTA SOBRE A HISTÓRIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NA INGLATERRA. ELA DESCOBRE O QUE FAZ DE UM CARRO UM CLÁSSICO E QUE TIPOS DE CARROS ESTAREMOS DIRIGINDO NO FUTURO. O PROFESSOR DE INGLÊS ROB TEM VÁRIAS DICAS PARA OS ESTUDANTES, INCLUINDO MANEIRAS DE USAR DOIS VERBOS JUNTOS. E COM A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO ACERCA DOS DANOS AMBIENTAIS, NOSSA ESPECIALISTA DO QUADRO 'SEAT ON THE STREET' FALA SOBRE AS MAIORES CAUSAS DA POLUIÇÃO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    BORN THIS WAY (LADY GAGA) SEXTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:46PROFISSÕES

    GESTOR AMBIENTAL

    O GESTOR AMBIENTAL NÃO É ENGENHEIRO, BIÓLOGO NEM ADMINISTRADOR. É O PROFISSIONAL QUE GERE RESÍDUOS, PLANEJA O ARMAZENAMENTO E O DESTINO FINAL DO DESCARTE DE GRANDES INDÚSTRIAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.

  • 16:53CULTURA É CURRÍCULO II

    FAZENDA PINHAL - SÃO CARLOS

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 16 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula veremos que, depois da Independência, o poder político era dividido entre os liberais moderados, os liberais exaltados e os restauradores. A pressão pela descentralização era grande, e aí foi feita uma emenda da Constituição, o Ato Adicional de 1834. Em vez de acalmar as províncias, estouraram as chamadas Rebeliões Regenciais. Surgiu uma nova força política: os Regressistas. Veremos então, que a partir daí, o Império passou a ter dois partidos, que se alternavam no governo: o liberal e o conservador. Mas o maestro da orquestra era o Poder Moderador.

  • 17:17NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 16 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 16 você aprenderá uma expressão muito importante, que deve ser usada nas frases que falam dos planos para o futuro: “going to”. Você verá, ainda, que ela pode ser usada para falar de um futuro imediato. Na parte de turismo da teleaula, você visitará as maravilhosas ilhas do Havaí.

  • 17:30LEITURAS DO BRASIL

    O POVO BRASILEIRO

    O DOCUMENTARIO MOSTRA O PROCESSO DE FORMACAO DO POVO BRASI- LEIRO NA VISAO DO ANTROPOLOGO DARCY RIBEIRO VE O POVO COMO UM GENERO HUMANO NOVO, FORMADO A PARTIR DA MISCIGENACAO DO INDIO, DO NEGRO E DO EUROPEU. O PROGRAMA PARTE DA HISTORIA BRASILEIRA E DE DEPOIMENTOS DO AUTOR E DE PERSONAGENS, QUE EXEMPLIFICAM COMO OCORREU ESTE PROCESSO.

  • 18:29SP PESQUISA

    COMO VOTA O BRASILEIRO

    COMO OS BRASILEIROS FORMAM SUAS PREFERÊNCIAS NA HORA DE ESCOLHER SEUS GOVERNANTES? O SÃO PAULO PESQUISA FOI ATÉ AS MAIORES UNIVERSIDADES BRASILEIRAS SABER COMO OS CIENTISTAS POLÍTICOS ESTUDAM O COMPORTAMENTO DO ELEITOR. QUAIS OS FATORES QUE INTERFEREM NAS ESCOLHAS? O QUE CHAMA A ATENÇÃO DOS PESQUISADORES NO ELEITOR BRASILEIRO? E POR QUE ESTUDAR O COMPORTAMENTO ELEITORAL É IMPORTANTE PARA APERFEIÇOAR O SISTEMA POLÍTICO? NO PROGRAMA, UMA PESQUISA EM DOCUMENTOS DO SÉCULO XIX MOSTRA UMA ABORDAGEM DIFERENTE SOBRE COMO ERAM AS ELEIÇÕES E COMO VOTAVAM OS PRIMEIROS ELEITORES DO BRASIL, AINDA NO PERÍODO DO IMPÉRIO.

  • 18:59HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    A INSTITUIÇÃO DO INEXISTENTE

    A TRAJETÓRIA DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO E DO RIO DE JANEIRO, A CRIAÇÃO DO MAC- MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA.

  • 19:29CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 17

    SINOPSE PGM 17 VT ENTREVISTA ZECA CAMARGO À PEDIDO - COMERCIAL FUSCA VT MUSA RETRÔ - MARLENE DIETRICH VT ÍCONE FUSCA - 25 ANOS DO PRIMEIRO ENCERRAMENTO DA PRODUÇÃO VT OSCARITO - 105 ANOS DE NASCIMENTO

  • 19:59PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/09/2018 - LUTA PESSOA DEFICIENTE

    HOJE FALAMOS SOBRE A REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA./ COM A GENTE, O JORNALISTA JAIRO MARQUES./ E O RAPPER E ATIVISTA BILLY SAGA.

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    MUSEÓLOGO

    ROSA ESTEVES É MUSEÓLOGA DO MUSEU LASAR SEGALL. ESPECIALISTA EM FOTOGRAFIA E NA OBRA DO PINTOR LITUANO, ELA CONTA O DIA A DIA DA PROFISSÃO.

  • 21:04CABARET LITERÁRIO

    OLAVO BILAC

    CABARET LITERÁRIO HOMENAGEIA O POETA OVALO BILAC.

  • 22:04CAFÉ FILOSÓFICO 2018

    POR UM COLAPSO DO INDIVÍDUO E DE SEUS AFETOS

    série: “O circuito dos afetos” Curadoria: Vladimir Safatle Uma forma de organização política econômica e social alimenta um certo ritmo de nossos desejos, das nossas formas de sofrer, onde um circuito de afetos se naturaliza. Mas presos aos mesmos afetos de sempre, não se é capaz de criar novas formas sociais. Como promover uma transformação? Esta série do café filosófico procura refletir sobre esse desafio a partir de uma articulação entre psicanálise, filosofia e teoria social. CF 8 - Por um colapso do indivíduo e de seus afetos Com Vladimir Safatle – filósofo O conceito moderno de indivíduo é, principalmente, o conceito de um sistema de afetos, no fundamento de tal sistema, encontraremos afetos como a segurança ("ser o proprietário de minha própria pessoa", como diria Locke) e o medo ('o outro é sempre um invasor em potencial). Neste programa, as consequências políticas deste primado do indivíduo com seus afetos e os caminhos para sua superação através da recuperação de certos aspectos da teoria freudiana.

  • 23:04JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 21/09/2018

    GOVERNADORA DE RORAIMA FAZ ACORDO COM NICOLÁS MADURO PARA MANDAR VENEZUELANOS DE VOLTA AO PAÍS DE ORIGEM./ ====== EM NOVA GRAVAÇÃO, JAIR BOLSONARO GARANTE QUE ESTÁ BEM E PREVÊ ALTA HOSPITALAR NO FINAL DO MÊS ==== GERALDO ALCKIMIN DÁ APOIO À CARTA DO EX-PRESIDENTE FERNANDO HENRIQUE, QUE DEFENDE A ESCOLHA DE UM CANDIDATO CAPAZ DE PACIFICAR O PAÍS./ ===== MAIORIA DOS JOVENS BRASILEIROS NÃO ACREDITA NA MELHORA DO PAÍS APÓS AS ELEIÇÕES ====== MULHERES PROTESTAM NO SENADO DOS ESTADOS UNIDOS CONTRA INDICAÇÃO DE JUIZ ACUSADO DE ABUSO PARA A CORTE SUPREMA./ ==== NOVO PRESIDENTE DO SUPREMO, DIAS TOFFOLI, TAMBÉM VAI ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COM A VIAGEM DE TEMER. ===== BANCO DO BRASIL ASSUME COMPROMISSO DE RESERVAR 30 POR CENTO DE VAGAS PARA ESTAGIÁRIOS NEGROS. ===== PELA PRIMEIRA VEZ, UMA MULHER ASSUME COMO ÂNCORA DO PRINCIPAL TELEJORNAL DA ARÁBIA SAUDITA. === ELEIÇÕES 2018 BOLSONARO ESPERA TER ALTA NO FIM DO MÊS ==== PACIFICAR O PAÍS ALCKMIN DÁ APOIO À CARTA DE FHC ==== DESÂNIMO ELEITORES MAIS JOVENS NÃO ACREDITAM EM MUDANÇAS ===== JUIZ DA SUPREMA CORTE INDICADO DE TRUMP É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL ==== PRESIDENTE DIAS TOFFOLI VAI ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ==== COTA RACIAL 30% DE VAGAS DO BANCO DO BRASIL PARA APRENDIZ E ESTAGIÁRIO ==== ARÁBIA SAUDITA MULHER NO COMANDO DO PRINCIPAL TELEJORNAL

  • 00:03CONTOS DA MEIA NOITE

    PEQUENAS DISTRACOES - GREGORIO BACIC

    A psicose obsessiva de uma sociedade, amedontrada com o problema de segurança, gera distorções.Neste conto, mostra-se o paroxismo a que chegam os receios de uma família que transforma seu lar num verdadeiro bunker.Mas o resultado final é surpreendente.

  • 07:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 41

    Você conhecerá a fresagem e verá alguns tipos de fresadoras, como a universal. Aprenderá a escolher a fresa adequada para cada tipo de usinagem e, também, acompanhará a aplicação de alguns tipos de fresas.

  • 07:15NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 42

    Você aprenderá a escolher a velocidade e a profundidade de corte no fresamento, assim como verá como se faz o cálculo da rotação da fresa – a rpm – e do avanço da mesa.

  • 07:29NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 43

    Existem duas formas de fresar superfícies: a tangencial e a frontal. Você verá como se faz a fresagem simples de superfícies planas, a fresagem em esquadro e, também, a fresagem de superfícies inclinadas.

  • 07:45NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 44

    Nesta teleaula você aprenderá a puxar coordenadas em fresadoras. Você verá que, para puxá-las com exatidão, são usados o centralizador Marva e o pino retificado. Além disso, aprenderá a fresar ranhuras retas por reprodução do perfil da fresa.

  • 08:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 45

    Você aprenderá a fresar ranhuras em "T", ranhuras trapezoidais e verá como se faz um rabo de andorinha. Além disso, verá como fresar ranhuras de chavetas.

  • 08:15TRAÇANDO ARTE II

    REMBRANDT

  • 08:23CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU ARTE DE RIBEIRÃO PRETO

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 110

    Nossa reportagem conta um pouco da história da Biblioteca Nacional e apresenta as principais atrações e seu monumental acervo. Manuel da Costa Pinto visitou a biblioteca de José Mindlin, onde está a principal coleção da Impressão Régia. Duzentos anos após o início da tipografia e da edição de livros no Brasil, o país já está incluído entre os dez maiores mercados editoriais do mundo. O Entrelinhas ouviu a opinião de especialistas na área.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 20

    20) “DESCOBERTAS DO ACASO” Julho, período de férias na Piquerobi. Pedro trabalha pesado na feira-livre para pagar a dívida da família com seu tio Éverton. Tudo que ele quer nas férias é cama... para dormir. Tanto que nem percebe o charme que Roseli, da barraca ao lado, regularmente joga em sua direção. Já Bianca arma com Luara para passar o dia em Bertioga. Um pedido de ajuda de Roseli faz com que Pedro adie sua desejada tarde de sono. Um mal-entendido atrapalha os planos de Bianca, e Luara vai sem ela para o litoral. Entre a raiva por ter sido abandonada e o tédio, Bianca reage e curte um programa sozinha. Ela vai ao sarau de poesia periférica e lá se emociona com os poemas e se surpreende ao encontrar... Leonardo. Enquanto isso, Roseli leva Pedro a sua casa. O garoto não capta os sinais claros que a moça manda. Mas, pouco a pouco, os sentimentos fluem e, enfim, Pedro pode estar bem perto de sua primeira vez, quando nem procurava por isso.

  • 09:30CULTURA 360

    BAIRRO CARIOBA ( UNIMEP) + TOM ZÉ (PUC)+ JACK RONC (UNIFAE)

    NA EDIÇÃO DE HOJE, VOCÊ CONFERE UMA ENTREVISTA COM O COMPOSITOR TOM ZÉ, QUE CONVERSOU COM A REPORTAGEM DA TV PUC, DE SÃO PAULO. DESTACAMOS AINDA UM DOCUMENTÁRIO DA UNIFAE A RESPEITO DO TRABALHO DO ARTISTA PLÁSTICO E PUBLICITÁRIO JACK RONC.JACK RONC FOI UM CRIADOR QUE SE DESTACOU NAS SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO: AS ARTES PLÁSTICAS E A PUBLICIDADE. AO FALECER EM 2011, ELE DEIXOU UMA GRANDE OBRA. REALIZOU DEZENAS DE EXPOSIÇÕES COM SEUS TRABALHOS DE PINTURA E ESCULTURA, E AINDA GANHOU INÚMEROS PRÊMIOS NA PROPAGANDA, ENTRE ELES UM LEÃO DE OURO NO FESTIVAL DE CANNES. MAS PRA ABRIR O PROGRAMA, SELECIONAMOS UM VÍDEO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA UNIMEP, CONTANDO A HISTÓRIA DO BAIRRO CARIOBA, EM PIRACICABA.

  • 10:00REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO

    REVISTA DO CINEMA BRASILEIRO 134 (APAGADO)

  • 10:29TAMANHO FAMÍLIA

    HIPERATIVIDADE

    Neste programa você vai saber o que é Hiperatividade. O Coordenador da Psiquiatria Infantil do Hospital das Clínicas, Dr. Ênio Andrade, esclarece como perceber se seu filho é Hiperativo, orienta quais são os medicamentos adequados e como enfrentar os preconceitos com doença.

  • 11:02LEITURAS DO BRASIL

    DUAS AGUAS

    DUAS AGUAS CONTEM ENTREVISTAS EXCLUSIVAS E INEDITAS COM O POETA, EM VARIAS EPOCAS DE SUA VIDA, E COM VARIOS DE SEUS AMIGOS. DEPOIMENTOS DE ARIANO SUASSUNA, DO CERAMISTA FRAN- CISCO BRENNAND, DO IRMAO MAIS VELHO DO POETA, VIRGINIO CA- BRAL DE MELO NETO, DO PROFESSOR E ENSAISTA JOAO ALEXANDRE BARBOSA, UM DOS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS DA OBRA DE JOAO CABRAL DOS POETAS AUGUSTO E HAROLDO DE CAMPOS E DECIO PIGNATARI. A IDEIA DO TITULO DO DOCUMENTARIO, DUAS AGUAS, QUE NORTEIA TODO O DOCUMENTARIO, SURGIU EM FUNCAO DO LIVRO DE POESIAS REUNIDAS, DE 1956, QUE LEVAVA O MESMO TITULO. NESTE LIVRO. JOAO CABRAL DIVIDIA SUA OBRA EM DOIS MODULOS DISTINTOS: UMA AGUA CONSTRUTIVA, FEITA PARA POETAS, E OUTRA PARTICIPANTE. SEGUNDO DECIO PIGNATARI, "ELE SUSTENTA UMA ENORME CRISE, UM DEBATE QUE NUNCA SE RESOLVE ENTRE OBRA DE ARTE EM SI E A OBRA DE ARTE ENQUANTO INSTRUMENTO DE MELHORAMENTO E APERFEI- COAMENTO SOCIAL". A PRIMEIRA AGUA SERIA FORMADA PELOS POEMAS EXPERIMENTTAIS, ARQUITETONICOS, FEITOS PARA POETAS E QUE VERSAM SOBRE O PRO- PRIO FAZER POETICO. CARACTERISTICA PRINCIPAL DE LIVROS COMO "O ENGENHEIRO E PSICOLOGIA DA COMPOSICAO". A AGUA PARTICIPAN TE ESTA MAIS VOLTADA PARA A PROBLEMATICA SOCIAL DO HOMEM DO NORDESTE EM COBRAS COMO "MORTE E VIDA SEVERINA", "O CAO SEM PLUMAS". O ROTEIRO DE DUAS AGUAS AMPLIA O CONCEITO DIALETICO DA SOFIS TICADA POESIA DE JOAO CABRAL, MOSTRANDO QUE ESSAS DUAS AGUAS NAO SAO ESTANQUES, MAS INTEGRADOS E CONFLITANTES. E TAMBEM QUE SUA OBRA E FEITA DE ENCONTROS E TENSOES. ENCONTRO DOS RIOS PERNAMBUCANOS BEBERIBE E CAPIBARIBE; ENCONTRO DESSES RIOS COM O MAR; ENCONTROS DO LITORAL COM O SERTAO E TAMBEM DE SUAS CIDADES E PAISES DISTINTOS SEVILHA, NA ESPANHA E RECIFE, EM PERNAMBUCO. DIVIDIDO EM TRES BLOCOS, O DOCUMENTARIO SEGUE A LINHA ESTRU- TURAL DO LIVRO "A EDUCACAO PELA PEDRA" DE 1996. AS SUBDIVI- SOES TRAZEM POEMAS CURTOS SOBRE PERNAMBUCO, POEMAS CURTOS SOBRE O QUE NAO E PERNAMBUCO E OS POEMAS LONGOS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO E O QUE E RESPECTIVAMENTE. NAS SUBDIVISOES DE POEMAS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO, ENTRAM POEMAS SOBRE SEVILHA E AQUELES DE INFLUENCIA ESPANHOLA.

  • 12:04VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    ABEL E CAIM (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Abel e Caim em épocas diferentes.

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    CÉZANNE

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/09/2018 - LUTA PESSOA DEFICIENTE

    HOJE FALAMOS SOBRE A REPRESENTATIVIDADE POLÍTICA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA./ COM A GENTE, O JORNALISTA JAIRO MARQUES./ E O RAPPER E ATIVISTA BILLY SAGA.

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ESPECIAL FARMÁRICA E SAÚDE: MIPS - MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO

    Certamente você já adquiriu um Mip, já tomou um remédio isento de prescrição. São aqueles que nós podemos adquirir na farmácia, sem uma receita prescrita por um médico. Eles fazem parte do que a Organização Mundial da Saúde denomina de Automedicação Responsável . E este é um assunto muito complexo. Um medicamento, utilizado de maneira adequada, funciona justamente para nos ajudar a promover a saúde, combatendo doenças e males que afetam o nosso organismo. Mas, é preciso saber exatamente como, quando e por que utilizá-los. Isso vale para todos os medicamentos (os de tarja vermelha e preta que precisam de prescrição) e os sem tarja, que são os que podemos adquirir sem receita médica. Contudo, as intoxicações por medicamentos estão entre as principais causas de intoxicações. E nessa lista estão remédios, como analgésicos, antitérmicos, vitaminas, laxantes, descongestionantes nasais etc, da categoria dos MIPs. Daí a importância de sabermos que não podemos tomar remédio por conta própria, sem conhecimento. E por isso podemos, neste caso, buscar orientações com o farmacêutico na farmácia. Aliás, ele é um profissional, de curso superior, que estuda justamente os medicamentos (os vários tipos, efeitos adversos, formas de administração, dosagem etc). Por isso, é um profissional indicado para nos ajudar na hora de adquirir um mip. E recentemente uma nova legislação da Anvisa decreta que os medicamentos isentos de prescrição não podem mais ficar expostos nas gôndolas ao acesso do consumidor na farmácia. Antes, portanto, podíamos entrar num estabelecimento e pegar, ao alcance de nossas mãos, diversos remédios que julgávamos necessários. Pagar no caixa e levar. Hoje, podemos, da mesma forma, adquiri-los sem receita médica. Mas, ao chegar na farmácia, devemos procurar ajuda do farmacêutico, pois esses remédios ficam atrás do balcão. É um momento de aproveitar e pedir auxílio sobre como tomar o remédio, em que dosagem, de quanto em quanto tempo, antes ou após a refeição etc. Até porque tem riscos: por exemplo, se uma pessoa está com dengue e não sabe, e toma um remédio com uma substância chamada ácido acetilsalicílico pode morrer. Um hipertenso que toma um analgésico (com determinada substância) também pode ter um infarto. É preciso estar bem orientado. Na farmácia, também o farmacêutico deve ser pró-ativo e abordar o cidadão, ajudar a esclarecer suas dúvidas. O objetivo do MIP é tratar males menores: dor de cabeça, uma febre, uma dor no estômago, gripes e resfriados, um mal estar. E é muito importante procurar atendimento médico se o problema persistir.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 18 - OSTEOPOROSE

    NO PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA VAMOS FALAR SOBRE OSTEOPOROSE. OSTEOPOROSE É A DIMINUIÇÃO DA MASSA ÓSSEA. LEVA A UM ESTADO DE FRAGILIDADE EM QUE PODEM OCORRER FRATURAS APÓS TRAUMAS MÍNIMOS. A OSTEOPOROSE É UMA DAS MAIS IMPORTANTES DOENÇAS ASSOCIADAS AO ENVELHECIMENTO.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    FEBRE AMARELA

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    TROMBOFILIA NA GRAVIDEZ

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA III

    BORN THIS WAY (LADY GAGA) SÁBADO

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 16 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula veremos que, depois da Independência, o poder político era dividido entre os liberais moderados, os liberais exaltados e os restauradores. A pressão pela descentralização era grande, e aí foi feita uma emenda da Constituição, o Ato Adicional de 1834. Em vez de acalmar as províncias, estouraram as chamadas Rebeliões Regenciais. Surgiu uma nova força política: os Regressistas. Veremos então, que a partir daí, o Império passou a ter dois partidos, que se alternavam no governo: o liberal e o conservador. Mas o maestro da orquestra era o Poder Moderador.

  • 16:47NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 16 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 16 você aprenderá uma expressão muito importante, que deve ser usada nas frases que falam dos planos para o futuro: “going to”. Você verá, ainda, que ela pode ser usada para falar de um futuro imediato. Na parte de turismo da teleaula, você visitará as maravilhosas ilhas do Havaí.

  • 17:01NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 45

    Você aprenderá a fresar ranhuras em "T", ranhuras trapezoidais e verá como se faz um rabo de andorinha. Além disso, verá como fresar ranhuras de chavetas.

  • 17:16MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 08

    Você tem cuidado da sua saúde? Fique ligado nesta edição do Mackenzie em Movimento, porque vamos dar dicas importantes para quem quer ter uma vida mais saudável. Por exemplo, você tem dormido bem ultimamente? Veja dicas bem práticas para ter uma noite de sono mais reparadora. Nós também vamos falar sobre cuidados que você deve ter com a sua voz. Em outra matéria falamos sobre “segurança alimentar”. Você sabe o que é isso? A gente explica pra você. E pra terminar, vamos mostrar como foi a comemoração do aniversário da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • 17:34LEITURAS DO BRASIL

    DUAS AGUAS

    DUAS AGUAS CONTEM ENTREVISTAS EXCLUSIVAS E INEDITAS COM O POETA, EM VARIAS EPOCAS DE SUA VIDA, E COM VARIOS DE SEUS AMIGOS. DEPOIMENTOS DE ARIANO SUASSUNA, DO CERAMISTA FRAN- CISCO BRENNAND, DO IRMAO MAIS VELHO DO POETA, VIRGINIO CA- BRAL DE MELO NETO, DO PROFESSOR E ENSAISTA JOAO ALEXANDRE BARBOSA, UM DOS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS DA OBRA DE JOAO CABRAL DOS POETAS AUGUSTO E HAROLDO DE CAMPOS E DECIO PIGNATARI. A IDEIA DO TITULO DO DOCUMENTARIO, DUAS AGUAS, QUE NORTEIA TODO O DOCUMENTARIO, SURGIU EM FUNCAO DO LIVRO DE POESIAS REUNIDAS, DE 1956, QUE LEVAVA O MESMO TITULO. NESTE LIVRO. JOAO CABRAL DIVIDIA SUA OBRA EM DOIS MODULOS DISTINTOS: UMA AGUA CONSTRUTIVA, FEITA PARA POETAS, E OUTRA PARTICIPANTE. SEGUNDO DECIO PIGNATARI, "ELE SUSTENTA UMA ENORME CRISE, UM DEBATE QUE NUNCA SE RESOLVE ENTRE OBRA DE ARTE EM SI E A OBRA DE ARTE ENQUANTO INSTRUMENTO DE MELHORAMENTO E APERFEI- COAMENTO SOCIAL". A PRIMEIRA AGUA SERIA FORMADA PELOS POEMAS EXPERIMENTTAIS, ARQUITETONICOS, FEITOS PARA POETAS E QUE VERSAM SOBRE O PRO- PRIO FAZER POETICO. CARACTERISTICA PRINCIPAL DE LIVROS COMO "O ENGENHEIRO E PSICOLOGIA DA COMPOSICAO". A AGUA PARTICIPAN TE ESTA MAIS VOLTADA PARA A PROBLEMATICA SOCIAL DO HOMEM DO NORDESTE EM COBRAS COMO "MORTE E VIDA SEVERINA", "O CAO SEM PLUMAS". O ROTEIRO DE DUAS AGUAS AMPLIA O CONCEITO DIALETICO DA SOFIS TICADA POESIA DE JOAO CABRAL, MOSTRANDO QUE ESSAS DUAS AGUAS NAO SAO ESTANQUES, MAS INTEGRADOS E CONFLITANTES. E TAMBEM QUE SUA OBRA E FEITA DE ENCONTROS E TENSOES. ENCONTRO DOS RIOS PERNAMBUCANOS BEBERIBE E CAPIBARIBE; ENCONTRO DESSES RIOS COM O MAR; ENCONTROS DO LITORAL COM O SERTAO E TAMBEM DE SUAS CIDADES E PAISES DISTINTOS SEVILHA, NA ESPANHA E RECIFE, EM PERNAMBUCO. DIVIDIDO EM TRES BLOCOS, O DOCUMENTARIO SEGUE A LINHA ESTRU- TURAL DO LIVRO "A EDUCACAO PELA PEDRA" DE 1996. AS SUBDIVI- SOES TRAZEM POEMAS CURTOS SOBRE PERNAMBUCO, POEMAS CURTOS SOBRE O QUE NAO E PERNAMBUCO E OS POEMAS LONGOS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO E O QUE E RESPECTIVAMENTE. NAS SUBDIVISOES DE POEMAS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO, ENTRAM POEMAS SOBRE SEVILHA E AQUELES DE INFLUENCIA ESPANHOLA.

  • 18:38VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    ABEL E CAIM (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Abel e Caim em épocas diferentes.

  • 19:32CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 18

    SINOPSE PGM 18 VT MUROS - Construção há 50 anos VT MURALISTA EDUARDO KOBRA VT OFICIO TELEFONE VT GLAUBER ROCHA - 30 anos da morte VT ENCERRAMENTO ELVIS - 34 anos da morte / DANÇA ROCKABILLY

  • 20:00ROTA DA INOVAÇÃO

    HOLANDA (PAÍSES BAIXOS) PARTE 1

    TEMA: A DIVERSIDADE INNOVADORA DA HOLANDA Em Amsterdam a Rota da Inovação foi conhecer a DSP, onde a tecnologia e a robótica são empregadas em soluções para prevenção de crimes, lazer, esportes, saúde e cultura. Tudo isso a partir de estudos com realidade virtual e biomecânica. Também visitaremos, em Rotterdam, um mercado público que traz um conceito inovador, misturando várias culturas, mercados, lojas e apartamentos. Na empresa TNO, conheceremos uma ciclovia que utiliza a energia solar para gerar energia elétrica reutilizável. E na XCOR Space Expeditions, veremos a criação de simuladores mais reais e eficientes para o programa espacial holandês. DSP - Inovações nos campos da tecnologia, segurança, lazer, esportes, saúde e cultura. TNO - Inovações nos campos da sustentabilidade e transportes. XCOR Space Expeditions - Inovações no campo da astronomia.

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    GERONTÓLOGO

    O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

  • 21:05BONEQUINHA DE LUXO (BLAKE EDWARDS)

  • 23:15JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 22/09/2018

  • 00:16ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 02 - TRANSPORTE AÉREO

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 86 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 86 você verá o que é uma dissertação do tipo argumentativa. Aprenderá que ela começa com uma introdução, onde é apresentada a idéia que vai ser defendida; a seguir, vêm os argumentos e, logo depois, a conclusão. Além disso, verá que é muito importante que a dissertação tenha unidade e coerência.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 16 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 16 você conhecerá o imperativo negativo e entenderá algumas ordens que são dadas na forma negativa. Verá que, para formar este tempo verbal, basta acrescentar “don’t” antes do verbo no imperativo. Além disso, aprenderá a origem, a forma inglesa e a forma portuguesa dos nomes de alguns esportes.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 6 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula número 6 será sobre subtração. Você verá várias situações do dia-a-dia em que essa operação aparece e aprenderá a executar, com segurança, a subtração de números inteiros e com vários algarismos.

  • 07:32NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 6 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula número 6 será sobre subtração. Você verá várias situações do dia-a-dia em que essa operação aparece e aprenderá a executar, com segurança, a subtração de números inteiros e com vários algarismos.

  • 07:45NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 36 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai conhecer a Cordilheira dos Andes e a sua importância econômica e cultural nos diversos países que ela atravessa. Vai aprender, também, quais são as principais características geográficas dessa região de muitos contrastes, que engloba o altiplano, o litoral e a Bacia Amazônica.

  • 07:46NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 36 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai conhecer a Cordilheira dos Andes e a sua importância econômica e cultural nos diversos países que ela atravessa. Vai aprender, também, quais são as principais características geográficas dessa região de muitos contrastes, que engloba o altiplano, o litoral e a Bacia Amazônica.

  • 08:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 16 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula veremos que, depois da Independência, o poder político era dividido entre os liberais moderados, os liberais exaltados e os restauradores. A pressão pela descentralização era grande, e aí foi feita uma emenda da Constituição, o Ato Adicional de 1834. Em vez de acalmar as províncias, estouraram as chamadas Rebeliões Regenciais. Surgiu uma nova força política: os Regressistas. Veremos então, que a partir daí, o Império passou a ter dois partidos, que se alternavam no governo: o liberal e o conservador. Mas o maestro da orquestra era o Poder Moderador.

  • 08:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 16 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula veremos que, depois da Independência, o poder político era dividido entre os liberais moderados, os liberais exaltados e os restauradores. A pressão pela descentralização era grande, e aí foi feita uma emenda da Constituição, o Ato Adicional de 1834. Em vez de acalmar as províncias, estouraram as chamadas Rebeliões Regenciais. Surgiu uma nova força política: os Regressistas. Veremos então, que a partir daí, o Império passou a ter dois partidos, que se alternavam no governo: o liberal e o conservador. Mas o maestro da orquestra era o Poder Moderador.

  • 08:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 08

    Você tem cuidado da sua saúde? Fique ligado nesta edição do Mackenzie em Movimento, porque vamos dar dicas importantes para quem quer ter uma vida mais saudável. Por exemplo, você tem dormido bem ultimamente? Veja dicas bem práticas para ter uma noite de sono mais reparadora. Nós também vamos falar sobre cuidados que você deve ter com a sua voz. Em outra matéria falamos sobre “segurança alimentar”. Você sabe o que é isso? A gente explica pra você. E pra terminar, vamos mostrar como foi a comemoração do aniversário da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • 08:17MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 08

    Você tem cuidado da sua saúde? Fique ligado nesta edição do Mackenzie em Movimento, porque vamos dar dicas importantes para quem quer ter uma vida mais saudável. Por exemplo, você tem dormido bem ultimamente? Veja dicas bem práticas para ter uma noite de sono mais reparadora. Nós também vamos falar sobre cuidados que você deve ter com a sua voz. Em outra matéria falamos sobre “segurança alimentar”. Você sabe o que é isso? A gente explica pra você. E pra terminar, vamos mostrar como foi a comemoração do aniversário da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 111

    As obras completas do escritor baiano Jorge Amado, estão sendo relançadas num dos projetos mais audaciosos do mercado editorial brasileiro. O Entrelinhas mostra a festa de lançamento da coleção. Ao contrário do que se poderia imaginar, a internet não matou a literatura. Muito pelo contrário, facilitar o acesso dos leitores às obras literárias e ajuda na divulgação de inúmeros autores. Heloísa Buarque de Hollanda e Augusto de Campos falam sobre o assunto.

  • 08:35ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 111

    As obras completas do escritor baiano Jorge Amado, estão sendo relançadas num dos projetos mais audaciosos do mercado editorial brasileiro. O Entrelinhas mostra a festa de lançamento da coleção. Ao contrário do que se poderia imaginar, a internet não matou a literatura. Muito pelo contrário, facilitar o acesso dos leitores às obras literárias e ajuda na divulgação de inúmeros autores. Heloísa Buarque de Hollanda e Augusto de Campos falam sobre o assunto.

  • 09:00INGLÊS COM MÚSICA III

    BORN THIS WAY (LADY GAGA) SÁBADO

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 09:07INGLÊS COM MÚSICA III

    BORN THIS WAY (LADY GAGA) SÁBADO

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 10:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    A INSTITUIÇÃO DO INEXISTENTE

    A TRAJETÓRIA DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO E DO RIO DE JANEIRO, A CRIAÇÃO DO MAC- MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA.

  • 10:09HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    A INSTITUIÇÃO DO INEXISTENTE

    A TRAJETÓRIA DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO E DO RIO DE JANEIRO, A CRIAÇÃO DO MAC- MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA.

  • 10:30OLHANDO PARA O CEU

    VIDA NO UNIVERSO

    "VIDA NO UNIVERSO" E O DECIMO PROGRAMA DA SERIE, QUE TRATA SOBRE OS SEGUINTES ASPECTOS DA ASTRONOMIA: - O DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO PARA A PESQUISA DE VIDA COMO A NOSSA, E OUTRAS FORMAS DE VIDA NO UNIVERSO; - RELACAO ENTRE MACROCOSMO ESTRUTURAS ELEMENTARES DA VIDA NO INTERIOR ESTELAR; - TEORIAS SOBRE OUTRAS FORMAS DE VIDA, A PARTIR DE TEORIAS SOBRE O SURGIMENTO DA VIDA NO NOSSO PLANETA; - COMO A FICCAO APRESENTAVA A FIGURA DO EXTRATERRESTRE NUMA EPOCA EM QUE PREDOMINAVAM, SEM LIMITES, OS INTERESSES POLI- TICOS E SOCIAIS, EM CONTRAPONTO COM A IMAGEM ATUAL. - OS PLANETAS ONDE PODEM EXISTIR FORMAS DE VIDA NO NOSSO SISTEMA SOLAR E A POSSIBILIDADE DE VIDA EM OUTROS PLANETAS DE POSSIVEIS OUTROS SISTEMAS SOLARES DO UNIVERSO.

  • 10:38OLHANDO PARA O CEU

    VIDA NO UNIVERSO

    "VIDA NO UNIVERSO" E O DECIMO PROGRAMA DA SERIE, QUE TRATA SOBRE OS SEGUINTES ASPECTOS DA ASTRONOMIA: - O DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO PARA A PESQUISA DE VIDA COMO A NOSSA, E OUTRAS FORMAS DE VIDA NO UNIVERSO; - RELACAO ENTRE MACROCOSMO ESTRUTURAS ELEMENTARES DA VIDA NO INTERIOR ESTELAR; - TEORIAS SOBRE OUTRAS FORMAS DE VIDA, A PARTIR DE TEORIAS SOBRE O SURGIMENTO DA VIDA NO NOSSO PLANETA; - COMO A FICCAO APRESENTAVA A FIGURA DO EXTRATERRESTRE NUMA EPOCA EM QUE PREDOMINAVAM, SEM LIMITES, OS INTERESSES POLI- TICOS E SOCIAIS, EM CONTRAPONTO COM A IMAGEM ATUAL. - OS PLANETAS ONDE PODEM EXISTIR FORMAS DE VIDA NO NOSSO SISTEMA SOLAR E A POSSIBILIDADE DE VIDA EM OUTROS PLANETAS DE POSSIVEIS OUTROS SISTEMAS SOLARES DO UNIVERSO.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 21

    Com o retorno às aulas, todos percebem algo de diferente em Fafá e Pedro. Fafá, sempre tão solar, volta das férias calada, arredia, sem o sorriso habitual. Já Pedro, paga a dívida da mãe com o tio Éverton, sente-se mais adulto, ainda mais depois de sua primeira vez com Roseli. Todos notam essa transformação, e Roseli ficará irritada com Pedro por sua língua solta. Por outro lado, ninguém consegue arrancar qualquer explicação para o comportamento de Fafá. Bianca é a mais preocupada. Um dia, quando se preparava para mais um encontro secreto com Leonardo, Bianca recebe a visita inesperada de Fafá. A amiga parece ter medo de voltar para a sua casa. Depois que Zuzu percebe um hematoma em seu braço, Fafá, com grande dificuldade, se abre com Bianca: Reinaldo, namorado de sua mãe, um cara que parecia legal, começou a assediá-la. Passado o choque, Bianca, com a ajuda de Zuzu, dá o apoio que Fafá precisa para abrir-se com a mãe e desmascarar Reinaldo. Porque certos segredos precisam vir à tona.

  • 11:07PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 21

    Com o retorno às aulas, todos percebem algo de diferente em Fafá e Pedro. Fafá, sempre tão solar, volta das férias calada, arredia, sem o sorriso habitual. Já Pedro, paga a dívida da mãe com o tio Éverton, sente-se mais adulto, ainda mais depois de sua primeira vez com Roseli. Todos notam essa transformação, e Roseli ficará irritada com Pedro por sua língua solta. Por outro lado, ninguém consegue arrancar qualquer explicação para o comportamento de Fafá. Bianca é a mais preocupada. Um dia, quando se preparava para mais um encontro secreto com Leonardo, Bianca recebe a visita inesperada de Fafá. A amiga parece ter medo de voltar para a sua casa. Depois que Zuzu percebe um hematoma em seu braço, Fafá, com grande dificuldade, se abre com Bianca: Reinaldo, namorado de sua mãe, um cara que parecia legal, começou a assediá-la. Passado o choque, Bianca, com a ajuda de Zuzu, dá o apoio que Fafá precisa para abrir-se com a mãe e desmascarar Reinaldo. Porque certos segredos precisam vir à tona.

  • 11:30GUERRA FRIA

    O TERCEIRO MUNDO: ORIENTE MEDIO

    A SEGUNDA PARTE DO PROGRAMA VAI MOSTRAR COMO O ORIENTE MEDIO SE TORNOU UM DOS CENTROS NERVOSOS DA GUERRA FRIA. NA SEGUNDA METADE DO SECULO XX, A REGIAO TRANSFORMOU-SE NUM GRANDE BAR- RIL DE POLVORA. E' UMA AREA ESTRATEGICA DO PONTO DE VISTA ECONOMICO, PRINCIPALMENTE POR CAUSA DO PETROLEO. E' TAMBEM UM IMPORTANTE CENARIO GEOPOLITICO E MILITAR, PORQUE SERVE DE PASSAGEM ENTRE A EUROPA E A ASIA. DEPOIMENTOS DO RABINO HENRY SOBEL, DO PRESIDENTE DA FEDERACAO ARABE-PALESTINA NO BRASIL, HASAN EL-EMLEH, E DO GEOGRAFO NELSON BACIC OLIC.

  • 11:38GUERRA FRIA

    O TERCEIRO MUNDO: ORIENTE MEDIO

    A SEGUNDA PARTE DO PROGRAMA VAI MOSTRAR COMO O ORIENTE MEDIO SE TORNOU UM DOS CENTROS NERVOSOS DA GUERRA FRIA. NA SEGUNDA METADE DO SECULO XX, A REGIAO TRANSFORMOU-SE NUM GRANDE BAR- RIL DE POLVORA. E' UMA AREA ESTRATEGICA DO PONTO DE VISTA ECONOMICO, PRINCIPALMENTE POR CAUSA DO PETROLEO. E' TAMBEM UM IMPORTANTE CENARIO GEOPOLITICO E MILITAR, PORQUE SERVE DE PASSAGEM ENTRE A EUROPA E A ASIA. DEPOIMENTOS DO RABINO HENRY SOBEL, DO PRESIDENTE DA FEDERACAO ARABE-PALESTINA NO BRASIL, HASAN EL-EMLEH, E DO GEOGRAFO NELSON BACIC OLIC.

  • 12:00CAMPUS EM AÇÃO 2018

    A ORDEM (UNILESTE) + DALIA (UNIFRAN)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam os vídeos “A Ordem”, produzido por alunos do curso de publicidade e propaganda da UNILESTE – Centro Universitários do Leste de Minas Gerais e “Dalia”, produzido por alunos do curso de design gráfico da Universidade de Franca – UNIFRAN. Sobre “A Ordem”: Ética e Moral. Um jovem acorda preso em uma cela e é obrigado a participar de um jogo proposto pela "Ordem". Desafiado a matar em troca de sua liberdade, o jovem reflete sobre o certo e o errado. Ano de produção: 2016 Sobre “Dalia”: Um curta sobre morte e vida. Sobre momentos decisivos dentro de cada instante eterno. Este é um filme sobre as escolhas que fazemos a cada momento. Não propõe uma moral e tampouco pretende ensinar. Oferece no entanto um olhar poético do todo pela parte. Ano de produção: 2010

  • 12:12CAMPUS EM AÇÃO 2018

    A ORDEM (UNILESTE) + DALIA (UNIFRAN)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam os vídeos “A Ordem”, produzido por alunos do curso de publicidade e propaganda da UNILESTE – Centro Universitários do Leste de Minas Gerais e “Dalia”, produzido por alunos do curso de design gráfico da Universidade de Franca – UNIFRAN. Sobre “A Ordem”: Ética e Moral. Um jovem acorda preso em uma cela e é obrigado a participar de um jogo proposto pela "Ordem". Desafiado a matar em troca de sua liberdade, o jovem reflete sobre o certo e o errado. Ano de produção: 2016 Sobre “Dalia”: Um curta sobre morte e vida. Sobre momentos decisivos dentro de cada instante eterno. Este é um filme sobre as escolhas que fazemos a cada momento. Não propõe uma moral e tampouco pretende ensinar. Oferece no entanto um olhar poético do todo pela parte. Ano de produção: 2010

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1253

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA O SISTEMA PIONEIRO QUE MONITORA OS ANIMAIS ENCONTRADOS NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM A DESCOBERTA QUE AUMENTOU A POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR VIDA EM MARTE. E AINDA , A HISTÓRIA DO PRÉDIO DE SÃO PAULO QUE VIROU EXEMPLO PARA O BRASIL NA RECICLAGEM. SOB O COMANDO DA SÍNDICA VILMA PÊRAMÊZZA, O CONJUNTO NACIONAL IMPLANTOU NOS ANOS 90, UM GRANDE PROGRAMA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS. A CONFIRMAÇÃO DE ÁGUA LÍQUIDA NO PLANETA VERMELHO ENTUSIASMA OS CIENTISTAS QUE BUSCAM ALGUMA FORMA DE VIDA ORGÂNICA FORA DA TERRA. E O INSTITUTO MAMIRAUÁ COORDENA O PROJETO INTERNACIONAL "PROVIDENCE" QUE IDENTIFICA AS ESPÉCIES DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.

  • 12:42REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1253

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA O SISTEMA PIONEIRO QUE MONITORA OS ANIMAIS ENCONTRADOS NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM A DESCOBERTA QUE AUMENTOU A POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR VIDA EM MARTE. E AINDA , A HISTÓRIA DO PRÉDIO DE SÃO PAULO QUE VIROU EXEMPLO PARA O BRASIL NA RECICLAGEM. SOB O COMANDO DA SÍNDICA VILMA PÊRAMÊZZA, O CONJUNTO NACIONAL IMPLANTOU NOS ANOS 90, UM GRANDE PROGRAMA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS. A CONFIRMAÇÃO DE ÁGUA LÍQUIDA NO PLANETA VERMELHO ENTUSIASMA OS CIENTISTAS QUE BUSCAM ALGUMA FORMA DE VIDA ORGÂNICA FORA DA TERRA. E O INSTITUTO MAMIRAUÁ COORDENA O PROJETO INTERNACIONAL "PROVIDENCE" QUE IDENTIFICA AS ESPÉCIES DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.

  • 13:00RODA VIVA

    DESAFIOS 2018 - ECONOMIA

    Debate sobre ECONOMIA, com representantes dos partidos mais bem situados nas pesquisas para a eleição presidencial. Em pauta, como promover a retomada do crescimento econômico e a geração de empregos para os milhões de brasileiros que estão fora do mercado de trabalho? De onde virão os recursos para investimentos e como atrair o capital privado para os projetos que podem colocar o País na rota do desenvolvimento. TEREMOS HOJE COMO DEBATEDORES: PERSIO ARIDA - ECONOMISTA, DOUTOR PELO MIT - O INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE MASSACHUSETTS E REPRESENTANTE DO PSDB./ RICARDO CARNEIRO - PROFESSOR TITULAR DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP E REPRESENTANTE DO PT./ MAURO BENEVIDES - PHD EM ECONOMIA, PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E REPRESENTANTE DO PDT./ E/ BAZILEU MARGARIDO - ECONOMISTA E COORDENADOR DA CAMPANHA DA REDE./

  • 13:11RODA VIVA

    DESAFIOS 2018 - ECONOMIA

    Debate sobre ECONOMIA, com representantes dos partidos mais bem situados nas pesquisas para a eleição presidencial. Em pauta, como promover a retomada do crescimento econômico e a geração de empregos para os milhões de brasileiros que estão fora do mercado de trabalho? De onde virão os recursos para investimentos e como atrair o capital privado para os projetos que podem colocar o País na rota do desenvolvimento. TEREMOS HOJE COMO DEBATEDORES: PERSIO ARIDA - ECONOMISTA, DOUTOR PELO MIT - O INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE MASSACHUSETTS E REPRESENTANTE DO PSDB./ RICARDO CARNEIRO - PROFESSOR TITULAR DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP E REPRESENTANTE DO PT./ MAURO BENEVIDES - PHD EM ECONOMIA, PROFESSOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ E REPRESENTANTE DO PDT./ E/ BAZILEU MARGARIDO - ECONOMISTA E COORDENADOR DA CAMPANHA DA REDE./

  • 14:30ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 02 - TRANSPORTE AÉREO

  • 14:39ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 02 - TRANSPORTE AÉREO

  • 15:00INGLÊS COM MÚSICA III

    BORN THIS WAY (LADY GAGA) SÁBADO

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 15:09INGLÊS COM MÚSICA III

    BORN THIS WAY (LADY GAGA) SÁBADO

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    A INSTITUIÇÃO DO INEXISTENTE

    A TRAJETÓRIA DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO E DO RIO DE JANEIRO, A CRIAÇÃO DO MAC- MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA.

  • 16:02HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    A INSTITUIÇÃO DO INEXISTENTE

    A TRAJETÓRIA DO MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO E DO RIO DE JANEIRO, A CRIAÇÃO DO MAC- MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA.

  • 16:30OLHANDO PARA O CEU

    VIDA NO UNIVERSO

    "VIDA NO UNIVERSO" E O DECIMO PROGRAMA DA SERIE, QUE TRATA SOBRE OS SEGUINTES ASPECTOS DA ASTRONOMIA: - O DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO PARA A PESQUISA DE VIDA COMO A NOSSA, E OUTRAS FORMAS DE VIDA NO UNIVERSO; - RELACAO ENTRE MACROCOSMO ESTRUTURAS ELEMENTARES DA VIDA NO INTERIOR ESTELAR; - TEORIAS SOBRE OUTRAS FORMAS DE VIDA, A PARTIR DE TEORIAS SOBRE O SURGIMENTO DA VIDA NO NOSSO PLANETA; - COMO A FICCAO APRESENTAVA A FIGURA DO EXTRATERRESTRE NUMA EPOCA EM QUE PREDOMINAVAM, SEM LIMITES, OS INTERESSES POLI- TICOS E SOCIAIS, EM CONTRAPONTO COM A IMAGEM ATUAL. - OS PLANETAS ONDE PODEM EXISTIR FORMAS DE VIDA NO NOSSO SISTEMA SOLAR E A POSSIBILIDADE DE VIDA EM OUTROS PLANETAS DE POSSIVEIS OUTROS SISTEMAS SOLARES DO UNIVERSO.

  • 16:30OLHANDO PARA O CEU

    VIDA NO UNIVERSO

    "VIDA NO UNIVERSO" E O DECIMO PROGRAMA DA SERIE, QUE TRATA SOBRE OS SEGUINTES ASPECTOS DA ASTRONOMIA: - O DESENVOLVIMENTO CIENTIFICO PARA A PESQUISA DE VIDA COMO A NOSSA, E OUTRAS FORMAS DE VIDA NO UNIVERSO; - RELACAO ENTRE MACROCOSMO ESTRUTURAS ELEMENTARES DA VIDA NO INTERIOR ESTELAR; - TEORIAS SOBRE OUTRAS FORMAS DE VIDA, A PARTIR DE TEORIAS SOBRE O SURGIMENTO DA VIDA NO NOSSO PLANETA; - COMO A FICCAO APRESENTAVA A FIGURA DO EXTRATERRESTRE NUMA EPOCA EM QUE PREDOMINAVAM, SEM LIMITES, OS INTERESSES POLI- TICOS E SOCIAIS, EM CONTRAPONTO COM A IMAGEM ATUAL. - OS PLANETAS ONDE PODEM EXISTIR FORMAS DE VIDA NO NOSSO SISTEMA SOLAR E A POSSIBILIDADE DE VIDA EM OUTROS PLANETAS DE POSSIVEIS OUTROS SISTEMAS SOLARES DO UNIVERSO.

  • 17:00MESTRES DA LITERATURA

    MACHADO DE ASSIS - UM MESTRE NA PERIFERIA

    O documentário traz a vida de Machado de Assis,suas dificuldades e suas principais obras. Considerado um mago, um observador agudo da vida brasileira, mestre na periferia, este documentário mostra o menino pobre, flho de mãe lavadeira e pai pintor de paredes que chegou a Presidente da Academia Brasileira de letras e foi consagrado ainda em vida.

  • 17:00MESTRES DA LITERATURA

    MACHADO DE ASSIS - UM MESTRE NA PERIFERIA

    O documentário traz a vida de Machado de Assis,suas dificuldades e suas principais obras. Considerado um mago, um observador agudo da vida brasileira, mestre na periferia, este documentário mostra o menino pobre, flho de mãe lavadeira e pai pintor de paredes que chegou a Presidente da Academia Brasileira de letras e foi consagrado ainda em vida.

  • 17:30MOSAICOS

    MUSICAIS - PAULINHO DA VIOLA E PAULO VANZOLINI

    MOSAICOS MUSICAIS: Paulinho da Viola e Paulo Vanzolini O programa é uma coletânea que mescla homenagens exclusivas de artistas que se apresentaram nos estúdios da TV Cultura e em gravações em locações externas. Homenageando Paulinho da Viola, este musical apresenta Monarco, Isaías do Bandolim, Mariana Aydar, As Choronas, Andréia Dias, entre outros. Para homenagear Paulo Vanzolini, o programa revela apresentações exclusivas de Aline Calixto, Mônica Salmaso, Adriana Godoy, Eduardo Gudin, Maria Martha e Ítalo Perón.

  • 17:30MOSAICOS

    MUSICAIS - PAULINHO DA VIOLA E PAULO VANZOLINI

    MOSAICOS MUSICAIS: Paulinho da Viola e Paulo Vanzolini O programa é uma coletânea que mescla homenagens exclusivas de artistas que se apresentaram nos estúdios da TV Cultura e em gravações em locações externas. Homenageando Paulinho da Viola, este musical apresenta Monarco, Isaías do Bandolim, Mariana Aydar, As Choronas, Andréia Dias, entre outros. Para homenagear Paulo Vanzolini, o programa revela apresentações exclusivas de Aline Calixto, Mônica Salmaso, Adriana Godoy, Eduardo Gudin, Maria Martha e Ítalo Perón.

  • 18:29SR. BRASIL

    SR. BRASIL 507

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE O GRUPO CAMERATA CAIPIRA E JOÃO DE LIMA

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 507

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE O GRUPO CAMERATA CAIPIRA E JOÃO DE LIMA

  • 19:30ROMEU E JULIETA

  • 19:33ROMEU E JULIETA

  • 22:30INSPIRA.MOV BRASIL

    NEGRA LI

    Cantora, compositora, rapper e atriz, negra Li tornou-se conhecida a partir da década de 90 com o grupo RZO (ou Rapaziada da Zona Oeste). Desde então, ela se aventurou por outros gêneros musicais, encarnou Maria Madalena no musical Jesus Cristo Superstar e estrelou o filme e a série Antônia. Neste programa, ela conta quais foram as influências que moldaram sua vida pessoal e sua carreira, e que até hoje a inspiram.

  • 22:51INSPIRA.MOV BRASIL

    NEGRA LI

    Cantora, compositora, rapper e atriz, negra Li tornou-se conhecida a partir da década de 90 com o grupo RZO (ou Rapaziada da Zona Oeste). Desde então, ela se aventurou por outros gêneros musicais, encarnou Maria Madalena no musical Jesus Cristo Superstar e estrelou o filme e a série Antônia. Neste programa, ela conta quais foram as influências que moldaram sua vida pessoal e sua carreira, e que até hoje a inspiram.

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1253

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA O SISTEMA PIONEIRO QUE MONITORA OS ANIMAIS ENCONTRADOS NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM A DESCOBERTA QUE AUMENTOU A POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR VIDA EM MARTE. E AINDA , A HISTÓRIA DO PRÉDIO DE SÃO PAULO QUE VIROU EXEMPLO PARA O BRASIL NA RECICLAGEM. SOB O COMANDO DA SÍNDICA VILMA PÊRAMÊZZA, O CONJUNTO NACIONAL IMPLANTOU NOS ANOS 90, UM GRANDE PROGRAMA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS. A CONFIRMAÇÃO DE ÁGUA LÍQUIDA NO PLANETA VERMELHO ENTUSIASMA OS CIENTISTAS QUE BUSCAM ALGUMA FORMA DE VIDA ORGÂNICA FORA DA TERRA. E O INSTITUTO MAMIRAUÁ COORDENA O PROJETO INTERNACIONAL "PROVIDENCE" QUE IDENTIFICA AS ESPÉCIES DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.

  • 23:21REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1253

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ ACOMPANHA O SISTEMA PIONEIRO QUE MONITORA OS ANIMAIS ENCONTRADOS NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM A DESCOBERTA QUE AUMENTOU A POSSIBILIDADE DE ENCONTRAR VIDA EM MARTE. E AINDA , A HISTÓRIA DO PRÉDIO DE SÃO PAULO QUE VIROU EXEMPLO PARA O BRASIL NA RECICLAGEM. SOB O COMANDO DA SÍNDICA VILMA PÊRAMÊZZA, O CONJUNTO NACIONAL IMPLANTOU NOS ANOS 90, UM GRANDE PROGRAMA DE RECICLAGEM DE RESÍDUOS. A CONFIRMAÇÃO DE ÁGUA LÍQUIDA NO PLANETA VERMELHO ENTUSIASMA OS CIENTISTAS QUE BUSCAM ALGUMA FORMA DE VIDA ORGÂNICA FORA DA TERRA. E O INSTITUTO MAMIRAUÁ COORDENA O PROJETO INTERNACIONAL "PROVIDENCE" QUE IDENTIFICA AS ESPÉCIES DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.

  • 23:30100% BRASIL

    PIATAM

    A partir do projeto Piatam, criado para estudar o impacto ambiental da exploração e do transporte do gás e do petróleo na Amazônia, a série segue o caminho daqueles que lutam pela preservação da biodiversidade da natureza brasileira com a Fundação SOS Mata Atlântica e a Associação Mico-leão-dourado até chegar nos irmãos Campana, designers que usam material reciclado em suas criações.

  • 23:53100% BRASIL

    PIATAM

    A partir do projeto Piatam, criado para estudar o impacto ambiental da exploração e do transporte do gás e do petróleo na Amazônia, a série segue o caminho daqueles que lutam pela preservação da biodiversidade da natureza brasileira com a Fundação SOS Mata Atlântica e a Associação Mico-leão-dourado até chegar nos irmãos Campana, designers que usam material reciclado em suas criações.

  • 00:00VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 87 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 87 você vai rever quais são as classes gramaticais. Além disso, acompanhará vários exemplos referentes a elas e assistirá a primeira parte da história do engraxate que sonha em mudar de profissão.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 8 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 8 você verá que é possível dizer a mesma coisa de maneiras diferentes e acompanhará um confronto de opiniões sobre as novas relações no trabalho. Aprenderá também que os adjetivos concordam em gênero e número com os substantivos e que se deve tomar cuidado com os casos em que a colocação do adjetivo antes ou depois do substantivo modifica o sentido da oração.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 46

    A fresagem de um quadrado com o aparelho divisor universal depende da escolha correta do disco divisor. Você aprenderá a calcular o número de furos do disco divisor, o diâmetro mínimo da peça e a profundidade de corte.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    GIOTTO

  • 07:50CULTURA É CURRÍCULO II

    FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA DE SANTOS

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS IV - 67

    Histórias super divertidas estão guardadas dentro desse baú! Quando a caixa é aberta, tudo pode acontecer: uma hora nossos personagens são um príncipe e uma princesa. Na outra, eles se transformam até em passarinho. Neste programa você confere os seguintes episódios: “O sonho de Pedro Malasartes” e ”Arca de Noé”.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 112

    Uma reportagem especial sobre uma das maiores paixões cultivadas por escritores de todos os lugares e de todas as épocas, os animais. Uma entrevista com a jovem escritora e atriz Márcia Bechara, que acaba de lançar seu primeiro volume de contos, "Casa das feras". E as obras "Lolita" e "A defesa Lujin" de Vladmir Nabokov.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 22

    22) “IGUAIS, MAS DIFERENTES” As meninas do time de handebol da E.E. Piquerobi aguardam com ansiedade o jogo do sábado contra o time de uma escola particular do Morumbi, o Colégio Circunferência. Pedro ganha um convite para almoçar em um restaurante da moda e vê a chance de proporcionar algo bacana a Roseli. Chega o sábado e as jogadoras do colégio particular chegam com seus uniformes e cabelos impecáveis. O contraste com as meninas da Piquerobi é gritante. O jogo começa num clima de grande rivalidade, principalmente entre Bianca e Sofia, a melhor jogadora do Circunferência. Roseli e Pedro chegam de kombi ao restaurante, e, logo à entrada, percebem que não são tratados como os demais clientes. Na Piquerobi, o jogo é tenso, cheio de provocações de parte a parte. Bianca e Sofia saem antes do final do jogo e vivem um último e significativo encontro no vestiário, enquanto a partida emocionante é decidida nos últimos instantes.

  • 09:30CULTURA 360

    BARÃO DE SERRA NEGRA (UNIMEP) + PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINHO (USP PIRACICABA) + TEATRO CEGO (PUC)

    NO PROGRAMA DE HOJE, VOCÊ VAI VER QUE MUITAS VINICOLAS BRASILEIRAS AINDA PRESERVAM A PRODUÇÃO ARTESANAL. UMA REPORTAGEM DA TV USP REVELA QUE FAZER VINHO É UMA TRADIÇÃO QUE PASSA DE PAI PRA FILHO. OUTRO DESTAQUE DESSA EDIÇÃO É A PEÇA TEATRAL “O GRANDE VIÚVO”, UM ESPETÁCULO PIONEIRO DEDICADO AO PÚBLICO CEGO. TODA A ENCENAÇÃO É APRESENTADA NO ESCURO. E A PRA COMEÇAR O PROGRAMA, A GENTE VIAJA ATÉ O INTERIOR DE SÃO PAULO, PRA CONHECER O ESTÁDIO BARÃO DE SERRA NEGRA, CAMPO DO GLORIOSO QUINZE DE PIRACICABA. A HISTÓRIA DO LUGAR VOCÊ CONFERE A SEGUIR, NUM DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIMEP.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    PERTUSSIS

    PERTUSSIS ou COQUELUCHE: é uma doença re-emergente. Novos casos estão surgindo entre adolescentes e adultos jovens (o que não se via antes)... Nem sempre, apresentam sintomas. Mas, podem estar transmitindo, sem saber, para uma criança menor. O bebê, recém-nascido, que ainda não tem anticorpos, é o mais vulnerável para complicações. Para se ter uma idéia, 90% deles desenvolvem a doença em contato com a bactéria chamada bordetella pertussis, que só é transmitida entre os seres humanos. E a letalidade chega a cerca de 8% dos casos. Pertussis, que é uma doença muito contagiosa. A transmissão se dá pelas vias aéreas respiratórias - por gotículas que expelimos ao falar, tossir ou espirrar. A doença se manifesta, em geral, em três fases: a primeira é a catarral, com tosse leve, em geral com febre baixa ou até sem febre, parecendo um resfriado. Depois, evolui para a segunda fase, a mais crítica, chamada paroxística. Dura de 3 a 6 semanas. O bebê, neste período, apresenta uma tosse terrível e intensa e faz um barulho chamado ‘guincho’, pois ele não consegue respirar e tenta inspirar de forma prolongada. E após esta fase segue para a convalescença que pode levar semanas ou até meses. O problema é que o bebê, especialmente menor de 6 meses, corre maior risco de evoluir para complicações: pneumonias severas, encefalopatia, sangramentos oculares, nasal e no sistema nervoso central, que pode deixar seqüelas por toda a vida. O grande desafio, neste momento, em que o mundo todo se preocupa com o ressurgimento da doença, é a adoção da vacinação de acordo com a estratégia cocoon. Estudos identificam que os principais transmissores da doença para os grupos mais vulneráveis (bebês) são adolescentes e adultos (tanto os familiares, e mesmo os que tiveram a doença ou foram vacinados na infância). A vacina não protege para sempre. Após um período que varia de 5 a 10 anos, a imunidade declina. Por isso, os especialistas recomendam a vacinação cocoon, ou seja, tentar vacinar todas as pessoas próximas do convívio da criança pequena. Neste raciocínio estão os pais, parentes próximos (tios, avós), funcionários da casa (como a babá), profissionais de creches e de saúde e que atuam em maternidades. É importante que todos aprendam a suspeitar de Pertussis diante de um quadro de tosse que dure por mais de 2 semanas. Afinal, Pertussis é de notificação obrigatória, pois diante de um caso confirmado é preciso que a equipe de saúde avalie a necessidade de profilaxia (com antibióticos) e recomendação de vacina para as pessoas próximas do convívio. Mais informações no Saúde Brasil: tv@saudebrasilnet.com.br / www.saudebrasilnet.com.br.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    PRIMEIRO DIA DE AULA

    A parceria da família com a escola é muito importante para a criança. A Coordenadora Pedagógica da Escola da Vila, Vânia Marincek, vai orientar os pais na escolha de uma boa escola para seus filhos, como deve ser o primeiro dia de aula e quais são as principais dificuldades da criança.

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - REGINA SILVEIRA

    Regina Silveira expõe sua visão sobre o fazer artístico, traçando relações entre obras recentes, sua trajetória e a cidade de São Paulo. O programa começa com a exposição Mundus Admirabilis e Outras Pragas que impressiona o espectador com uma verdadeira invasão de silhuetas de insetos. Este tema é retomado no decorrer da narrativa em outras obras suas, como a intervenção Transit, que foi re-feita especialmente para as gravações, onde a imagem de uma mosca é projetada em movimento sobre os prédios da Av. Paulista. O documentário culmina na visita à oba Duplo na praça Ana dos Santos Figueiredo, ao encontrá-la completamente depredada, Regina surpreendida reflete sobre o fazer artístico.

  • 12:00CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 328

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    ARCIMBOLDO

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/09/2018

  • 14:00SAUDE BRASIL

    PERTUSSIS

    PERTUSSIS ou COQUELUCHE: é uma doença re-emergente. Novos casos estão surgindo entre adolescentes e adultos jovens (o que não se via antes)... Nem sempre, apresentam sintomas. Mas, podem estar transmitindo, sem saber, para uma criança menor. O bebê, recém-nascido, que ainda não tem anticorpos, é o mais vulnerável para complicações. Para se ter uma idéia, 90% deles desenvolvem a doença em contato com a bactéria chamada bordetella pertussis, que só é transmitida entre os seres humanos. E a letalidade chega a cerca de 8% dos casos. Pertussis, que é uma doença muito contagiosa. A transmissão se dá pelas vias aéreas respiratórias - por gotículas que expelimos ao falar, tossir ou espirrar. A doença se manifesta, em geral, em três fases: a primeira é a catarral, com tosse leve, em geral com febre baixa ou até sem febre, parecendo um resfriado. Depois, evolui para a segunda fase, a mais crítica, chamada paroxística. Dura de 3 a 6 semanas. O bebê, neste período, apresenta uma tosse terrível e intensa e faz um barulho chamado ‘guincho’, pois ele não consegue respirar e tenta inspirar de forma prolongada. E após esta fase segue para a convalescença que pode levar semanas ou até meses. O problema é que o bebê, especialmente menor de 6 meses, corre maior risco de evoluir para complicações: pneumonias severas, encefalopatia, sangramentos oculares, nasal e no sistema nervoso central, que pode deixar seqüelas por toda a vida. O grande desafio, neste momento, em que o mundo todo se preocupa com o ressurgimento da doença, é a adoção da vacinação de acordo com a estratégia cocoon. Estudos identificam que os principais transmissores da doença para os grupos mais vulneráveis (bebês) são adolescentes e adultos (tanto os familiares, e mesmo os que tiveram a doença ou foram vacinados na infância). A vacina não protege para sempre. Após um período que varia de 5 a 10 anos, a imunidade declina. Por isso, os especialistas recomendam a vacinação cocoon, ou seja, tentar vacinar todas as pessoas próximas do convívio da criança pequena. Neste raciocínio estão os pais, parentes próximos (tios, avós), funcionários da casa (como a babá), profissionais de creches e de saúde e que atuam em maternidades. É importante que todos aprendam a suspeitar de Pertussis diante de um quadro de tosse que dure por mais de 2 semanas. Afinal, Pertussis é de notificação obrigatória, pois diante de um caso confirmado é preciso que a equipe de saúde avalie a necessidade de profilaxia (com antibióticos) e recomendação de vacina para as pessoas próximas do convívio. Mais informações no Saúde Brasil: tv@saudebrasilnet.com.br / www.saudebrasilnet.com.br.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 18 - FOME DE QUE?

    O PROGRAMA FALA A FOME DE SER, DE SABER, DE SENTIR, DE TER E DE FAZER.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    CRIANÇA NÃO NAMORA

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MEU FILHO É TRANS

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    HUMOR

    BLOCO 01: Tininha Mello e Felipe Reis abrem o programa sobre humor com algumas piadas leves. O quadro “Curiosidades” fala sobre o “O Teatro do Absurdo”, criado pelo romeno Eugène Ionesco. Para ilustrar o Teatro do Absurdo, Felipe e Tininha encarnam os personagens da peça “Cantora Careca”, de Eugène Ionesco. Tininha entrevista o professor Eduardo Calbucci sobre o uso do duplo sentido no humor e outros aspectos da língua que podem ser explorados com efeito humorístico. BLOCO 02: Felipe Reis entrevista o humorista e apresentador Marcelo Tas sobre a diferença de fazer o humor escrito e o falado. Marcelo Tas também fala sobre o que entende por “humor”. O Jornal Nossa Língua traz a encenação de um trecho da crônica “Convenções”, de Luis Fernando Veríssimo, com os atores Felipe Reis e Tininha Mello. O Povo Fala responde a enquete: O que você entende por “humor”. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “humor”. Tininha e Felipe interpretam trecho inspirado na crônica “Os diferentes Estilos”, de Paulo Mendes Campos. BLOCO 03: Felipe continua a entrevista com o humorista e apresentador Marcelo Tas. Neste bloco, Tas explica os diferentes aspectos utilizados para realizar o humor nos diversos meios de comunicação. Cenas ilustrativas do personagem Professor Tibúrcio, da série Rá-tim-bum. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença entre os termos “costa” e “costas”. Felipe e Tininha encerram o programa contando piadas leves.

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    SHAKESPEARE

    NO PRIMEIRO EPISÓDIO DA NOVA TEMPORADA, ASHLIE E STEPHEN VISITAM O FAMOSO TEATRO GLOBE, DE SHAKESPEARE, PARA QUE STEPHEN POSSA PEGAR SEU TRAJE A FIM DE ATUAR EM UMA PEÇA. ENTÃO ELES VÃO ATÉ A CIDADE NATAL DE SHAKESPEARE, EM STRATFORD, ONDE ELES DESCOBREM QUE O PAPEL DE STEPHEN NÃO ERA BEM O QUE ELES ESPERAVAM. A REPÓRTER AMANDEEP EXPLORA A WEST END DE LONDRES - LOCAL COM MAIS TEATROS MUSICAIS NO MUNDO. ELA CONHECE, ENTÃO, OS BASTIDORES DE MAMMA MIA E DESCOBRE O QUE É PRECISO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA GRANDE PRODUÇÃO. O PROFESSOR DE INGLÊS, ROB, DÁ DICAS SOBRE COMO ANOTAR NOVOS VOCABULÁRIOS E, COM AS PEÇAS DE SHAKESPEARE POPULARES ATÉ HOJE, NÓS PERGUNTAMOS PARA NOSSO ESPECIALISTA DO QUADRO 'SEAT ON THE STREET' O QUE FAZ UMA HISTÓRIA DURADOURA.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    WHO KNEW (PINK) SEGUNDA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45PROFISSÕES

    MUSEÓLOGO

    ROSA ESTEVES É MUSEÓLOGA DO MUSEU LASAR SEGALL. ESPECIALISTA EM FOTOGRAFIA E NA OBRA DO PINTOR LITUANO, ELA CONTA O DIA A DIA DA PROFISSÃO.

  • 16:50CULTURA É CURRÍCULO II

    FUNDAÇÃO ARQUIVO E MEMÓRIA DE SANTOS

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 87 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 87 você vai rever quais são as classes gramaticais. Além disso, acompanhará vários exemplos referentes a elas e assistirá a primeira parte da história do engraxate que sonha em mudar de profissão.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 8 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 8 você verá que é possível dizer a mesma coisa de maneiras diferentes e acompanhará um confronto de opiniões sobre as novas relações no trabalho. Aprenderá também que os adjetivos concordam em gênero e número com os substantivos e que se deve tomar cuidado com os casos em que a colocação do adjetivo antes ou depois do substantivo modifica o sentido da oração.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - REGINA SILVEIRA

    Regina Silveira expõe sua visão sobre o fazer artístico, traçando relações entre obras recentes, sua trajetória e a cidade de São Paulo. O programa começa com a exposição Mundus Admirabilis e Outras Pragas que impressiona o espectador com uma verdadeira invasão de silhuetas de insetos. Este tema é retomado no decorrer da narrativa em outras obras suas, como a intervenção Transit, que foi re-feita especialmente para as gravações, onde a imagem de uma mosca é projetada em movimento sobre os prédios da Av. Paulista. O documentário culmina na visita à oba Duplo na praça Ana dos Santos Figueiredo, ao encontrá-la completamente depredada, Regina surpreendida reflete sobre o fazer artístico.

  • 18:30METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 332 - 23/09/2018

  • 19:30CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 19

    Cultura Retrô - PGM 19 VT JK - 109 anos de nascimento À PEDIDO - Confissões de Adolescente VT MUSA GRETA GARBO VT TARSILA 125 anos de nascimento Encerra FREDDIE MERCURY

  • 20:00PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 24/09/2018

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    RESTAURADOR

    VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    OLAVO BILAC

    CABARET LITERÁRIO HOMENAGEIA O POETA OVALO BILAC.

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    VER TV DE OLHOS FECHADOS - A ERA DO ESPETACULO

    Este é o primeiro programa de uma série de cinco, em que o jornalista, professor e crítico de televisão, EUGÊNIO BUCCI, propõe uma ruptura com a lógica do entretenimento e diversão, analisando a tv como relação social, que envolve um duplo aspecto: produção de mercadorias e linguagem. Em "A Era do Espetáculo", Eugênio Bucci mostra a evolução do espaço público, da Grécia até hoje, quando se torna palco virtual e telespaço globalizado edominado pela tirania da imagem.

  • 22:40PROFISSÕES

    MÚSICO

    TRÊS PERSONAGENS CONTAM O DIA A DIA DO MÚSICO NO PROGRAMA PROFISSÕES - MÚSICO.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 24/09/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    A CONQUISTA - RIBEIRO COUTO

    Uma mulher com um hobby: fingir-se sedutora de homens. Sua rotina: Andar como mulher fatal, pelas ruas do centro do Rio. Sua vítima: o narrador desta história.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 17 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 17 você aprenderá Inglês conhecendo um pouco sobre o funcionamento dos computadores e conhecerá os tipos de perguntas mais importantes que podem lhe ajudar a aprender como usar um computador.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 7 (MOD.4 - MÉDIO)

    Na teleaula sete você vai conhecer uma grandeza chamada momento da força ou torque. Vai saber as condições de equilíbrio de um corpo e também o que é centro de gravidade.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 47

    Os pontos de centragem e o cilindro-padrão são as duas maneiras de alinhar a mesa divisora com a árvore da fresadora. Você conhecerá a mesa divisora e o cálculo da divisão angular. Além disso, aprenderá a furar com a fresadora.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    RAFAEL

  • 07:50CULTURA É CURRÍCULO II

    FUNDAÇÃO CULTURAL EMA GORDON KLABIN

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS IV - 68

    Histórias super divertidas estão guardadas dentro desse baú! Quando a caixa é aberta, tudo pode acontecer: uma hora nossos personagens são um príncipe e uma princesa. Na outra, eles se transformam até em passarinho. Neste programa você confere os seguintes episódios: “A lenda do mate” , ”Como surgiram os cães” e “A festa no céu”.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 113

    O Entrelinhas visita uma das livrarias mais populares de Havana, a "Centenario del Apostol", que fica no centro da cidade e é um lugar onde os poetas se reúnem. Uma entrevista com o poeta paulistano Fabio Weintraub, que já ganhou o prêmio Casa de Las Américas e cuja obra vem se destacando no cenário contemporâneo por combinar o lirismo com o tratamento agressivo de temas sociais. E um depoimento do escritor amazonense Milton Hatoum sobre o seu novo livro, "Órfãos do Eldorado".

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 23

    Para driblar a bagunça e o desinteresse da classe de Bianca, Toninho, o professor de literatura, recita uma “canção de escárnio”, do poeta do séc. XVII Gregório de Matos, também conhecido como “Boca do Inferno”. A estratégia funciona e Toninho resolve aprofundar o tema e declama outras poesias, inclusive de cunho erótico – contextualizando-as dentro do estilo do autor e do próprio significado da Arte. Luara usa seu celular para gravar em vídeo a performance do professor, publica-o em sua página numa rede social, e muitos alunos “curtem”. O problema é que alguns pais também assistem, não gostam do que veem e pedem a cabeça do professor de Literatura. A diretora defende Toninho, mas os pais que lideram o repúdio são inflexíveis. A situação torna-se insustentável e o professor, para não complicar tudo ainda mais, pede uma licença. Pedro e Bianca, ao saberem disso, promovem uma mobilização para que o professor volte e tenha liberdade para dar suas aulas. Os alunos agrupam-se no pátio, onde promovem um sarau com poesias aberto a todos: alunos, funcionários, professores e pais. Em meio à música e poesia, eles atravessam a noite na escola com um só objetivo: fazer com que Toninho volte a lecionar na Piquerobi.

  • 09:30CULTURA 360

    DOE UM LIVRO (PUC) + VILAREJO (UNIMEP) + VITRINISMO (PUC)

    VOCÊ VAI ASSISTIR A UM DOCUMENTÁRIO DA UNIMEP CONTANDO A HISTÓRIA DE ITAQUERI DA SERRA, VILAREJO PERTENCENTE À CIDADE DE ITAPIRA, NO INTERIOR DE SÃO PAULO. TAMBÉM UMA REPORTAGEM DA TV PUC MOSTRANDO COMO AS VITRINES DAS LOJAS INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES. ABRIMOS O PROGRAMA COM UMA MATÉRIA A RESPEITO DA CAMPANHA “DOE UM LIVRO”, PROJETO QUE COMEÇOU NA INTERNET, PELO TWITTER, E JÁ ARRECADOU MAIS DE 200 MIL TÍTULOS. COM APENAS DOIS QUARTEIRÕES E CERCA DE 30 HABITANTES, ITAQUERI DA SERRA É UM DISTRITO DE ITAPIRA, CIDADE AQUI DO INTERIOR DE SÃO PAULO. APESAR DE SUA DIMENSÃO REDUZIDA, ITAQUERI DA SERRA APRESENTA HISTÓRIAS BEM INTERESSANTES. E FOI ISSO QUE CHAMOU A ATENÇÃO DE RENATO LAZZARINI, ALUNO DO CURSO DE RÁDIO E TV DA UNIMEP. A PARTIR DE CONVERSAS COM OS MORADORES, RENATO PRODUZIU O DOCUMENTÁRIO “O VILAREJO”, OUTRO DESTAQUE DO CUILTURA 360. AUDIO- VT VIDEO – UNIMEP VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM VITRINISMO? ESSE É O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS EM MONTAR AS VITRINES DE LOJAS. A FUNÇÃO É ESTIMULAR O DESEJO DO CONSUMIDOR – E QUASE SEMPRE ELES CONSEGUEM. OU VOCÊ NUNCA COMPROU UM PRODUTO SÓ PORQUE ELE ESTAVA BEM APRESENTADO NA VITRINE?CONHEÇA UM POUCO MAIS DAS TÁTICAS USADAS PELOS VITRINISTAS NESSA REPORTAGEM PRODUZIDA PELA TV PUC, DE SÃO PAULO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ESCLEROSE TUBEROSA

    Pouca gente ainda ouviu falar sobre Esclerose Tuberose. É uma desordem genética, capaz de produzir tumores em vários órgãos do nosso organismo: cérebro, pulmão, rim, pele, olhos, coração. Não tratada, a Esclerose Tuberosa pode evoluir para quadros graves como insuficiência renal, hipertensão intracraniana, deficiência mental, comprometer a fala, a locomoção, e inclusive levar à morte. No Brasil estima-se que tenhamos cerca de 30 mil portadores da doença. E o diagnóstico costuma ser tardio, em função da falta de informação das pessoas. De difícil diagnóstico, é comum também o paciente perambular por anos por vários consultórios e especialistas. A ciência, felizmente, descobriu que há dois genes envolvidos (localizados nos cromossomos 9 e 16). Descobriu ainda que há relação com um regulador denominado M-Thor, associado às substâncias hamartina e tuberina, que são proteínas ue funcionam como um complexo denominado TSC1.TSC2 que tem a função de inibir a proliferação celular. E a falta dessas substâncias leva a uma disfunção e consequente formação de tumores. Essa descoberta é importante pois possibilitou o desenvolvimento de novas abordagens medicamentosas para tratar os casos de Esclerose Tuberosa, que ajudam a inibir a progressão da doença e, em determinados casos, recupera parte das habilidades perdidas pelo paciente. Daí a importância de buscar atendimento médico, pois é preciso manter um acompanhamento continuado do paciente em tratamento. Para o diagnóstico o histórico do paciente é fundamental, além de alguns exames que o médico pode solicitar, como exames de imagem do cérebro, fundo de olho, tomografia também de rins e pulmão, exames cardiológicos, entre outros. É importante ficar atento a alguns sinais de alerta que podem levantar a suspeita da doença: crises de epilepsia, o bebê pequeno que fica meio aéreo, alterações comportamentais, alterações no sono, manchas esbranquiçadas na pele (parece um desenho de folha), angiofibroma facial, tumores na retina, renais e no sistema nervoso central etc. Quanto antes identificada a Esclerose Tuberosa, melhor a chance de tratar e combater a doença. Mais informações: Saúde Brasil (tv@saudebrasilnet.com.br) 11 3846-2649

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    O AMIGO DO MEU FILHO

    Pais e Mães devem instruir seus filhos para que desenvolvam relações saudáveis e construtivas. Neste programa você vai saber em que idade uma criança passa a ter necessidade de ter amigos de fora do ciclo familiar. A Dra. Elizabeth Polity, Presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar, vai orientar como diferenciar as amizades boas das ruins.

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - EFRAIN ALMEIDA

    Efrain Almeida nos conduz carinhosamente em viagem à sua cidade de origem Olho D’água dos Facundos – Ceará, nos paresenta seus pais e o lugar onde nasceu. Somos levados ao ponto de partida do artista – a primeira imagem, uma imagem de menina milagrosa na igreja de São Fancisco no Canindé. São os elementos marcantes desse universo, vivido na infância do artista, que compõem sua obra hoje: as cabras, pintinhos, cachorros, a referência às imagens de ex-votos e a iconografia das igrejas católicas. A obra de Efrain traz “algo guardado na memória” que dividido com o publico universaliza a iconografia e a experiência da região nordeste brasileira.

  • 12:00MANOS E MINAS III

    DRIK BARBOSA (2018)

    Neste programa o Manos e Minas recebe Drik Barbosa. Representando a cena dos slams, Rafa Nunes. Matérias: No quadro "Erick Apresenta", nosso DJ foi dar um role em Nova Iorque para trocar uma ideia com o Fantastic Chic, produtor e dj brasileiro , criador da rádio Nação Zulu. Nosso videorreporter Rodney Suguita traz um perfil do grafiteiro e artista plástico Quinho. Fomos até a Mooca, bairro tradicional de São Paulo, conhecer a cultura das Bikes Lowriders.

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    VELÁSQUEZ

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 24/09/2018

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ESCLEROSE TUBEROSA

    Pouca gente ainda ouviu falar sobre Esclerose Tuberose. É uma desordem genética, capaz de produzir tumores em vários órgãos do nosso organismo: cérebro, pulmão, rim, pele, olhos, coração. Não tratada, a Esclerose Tuberosa pode evoluir para quadros graves como insuficiência renal, hipertensão intracraniana, deficiência mental, comprometer a fala, a locomoção, e inclusive levar à morte. No Brasil estima-se que tenhamos cerca de 30 mil portadores da doença. E o diagnóstico costuma ser tardio, em função da falta de informação das pessoas. De difícil diagnóstico, é comum também o paciente perambular por anos por vários consultórios e especialistas. A ciência, felizmente, descobriu que há dois genes envolvidos (localizados nos cromossomos 9 e 16). Descobriu ainda que há relação com um regulador denominado M-Thor, associado às substâncias hamartina e tuberina, que são proteínas ue funcionam como um complexo denominado TSC1.TSC2 que tem a função de inibir a proliferação celular. E a falta dessas substâncias leva a uma disfunção e consequente formação de tumores. Essa descoberta é importante pois possibilitou o desenvolvimento de novas abordagens medicamentosas para tratar os casos de Esclerose Tuberosa, que ajudam a inibir a progressão da doença e, em determinados casos, recupera parte das habilidades perdidas pelo paciente. Daí a importância de buscar atendimento médico, pois é preciso manter um acompanhamento continuado do paciente em tratamento. Para o diagnóstico o histórico do paciente é fundamental, além de alguns exames que o médico pode solicitar, como exames de imagem do cérebro, fundo de olho, tomografia também de rins e pulmão, exames cardiológicos, entre outros. É importante ficar atento a alguns sinais de alerta que podem levantar a suspeita da doença: crises de epilepsia, o bebê pequeno que fica meio aéreo, alterações comportamentais, alterações no sono, manchas esbranquiçadas na pele (parece um desenho de folha), angiofibroma facial, tumores na retina, renais e no sistema nervoso central etc. Quanto antes identificada a Esclerose Tuberosa, melhor a chance de tratar e combater a doença. Mais informações: Saúde Brasil (tv@saudebrasilnet.com.br) 11 3846-2649

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 18 - TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO

    NO PROGRAMA MEDICINA DE REABILITAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE TRAUMATISMO CRÂNIO ENCEFÁLICO. UMA DAS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTE NO PAÍS É O TRAUMA, SEJA POR FERIMENTO INTERNO OU EXTERNO. OS TRAUMAS SÃO, NA SUA MAIORIA, CAUSADOS POR ACIDENTES DE TRÂNSITO, TRABALHO E DOMÉSTICOS, PODENDO LEVAR A VÍTIMA À MORTE OU À INVALIDEZ.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PERCEPÇÃO CORPORAL

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    OS CINCO SENTIDOS DO BEBÊ

  • 15:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 113

    O Entrelinhas visita uma das livrarias mais populares de Havana, a "Centenario del Apostol", que fica no centro da cidade e é um lugar onde os poetas se reúnem. Uma entrevista com o poeta paulistano Fabio Weintraub, que já ganhou o prêmio Casa de Las Américas e cuja obra vem se destacando no cenário contemporâneo por combinar o lirismo com o tratamento agressivo de temas sociais. E um depoimento do escritor amazonense Milton Hatoum sobre o seu novo livro, "Órfãos do Eldorado".

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    NORTHERN IRELAND

    NESTA SEMANA, STEPHEN E ASHLIE DECIDEM VIAJAR PARA A IRLANDA DO NORTE. ELES SE DIVERTEM ENQUANTO APRENDEM A SURFAR NO OCEANO ATLÂNTICO E DEPOIS INVESTIGAM ALGUNS DOS MITOS E LENDAS DA REGIÃO - INCLUINDO RUMORES DE QUE O HOTEL EM QUE ELES SE ENCONTRAM É ASSOMBRADO! A REPÓRTER AMANDEEP DESCOBRE PORQUE EXISTEM PINTURAS COLORIDAS NOS MURAIS DA CIDADE DE BELFAST, E ENTÃO ENCONTRA UM GRUPO DE JOVENS ARTISTAS CUJOS TRABALHOS REFLETEM UMA IRLANDA DO NORTE MAIS PACÍFICA. O PERITO EM LÍNGUA INGLESA, ROB, ESTÁ À DISPOSIÇÃO PARA EXPLICAR FRASES ÚTEIS PARA EXPLICAR COMO FAZER ALGO. E PARA AJUDAR A ENTENDER O PASSADO TURBULENTO DA IRLANDA DO NORTE, NÓS PERGUNTAMOS AO NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' COMO O CONFLITO COMEÇOU.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    WHO KNEW (PINK) TERÇA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45PROFISSÕES

    GERONTÓLOGO

    O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

  • 16:50CULTURA É CURRÍCULO II

    FUNDAÇÃO CULTURAL EMA GORDON KLABIN

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 17 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 17 você aprenderá Inglês conhecendo um pouco sobre o funcionamento dos computadores e conhecerá os tipos de perguntas mais importantes que podem lhe ajudar a aprender como usar um computador.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 7 (MOD.4 - MÉDIO)

    Na teleaula sete você vai conhecer uma grandeza chamada momento da força ou torque. Vai saber as condições de equilíbrio de um corpo e também o que é centro de gravidade.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - EFRAIN ALMEIDA

    Efrain Almeida nos conduz carinhosamente em viagem à sua cidade de origem Olho D’água dos Facundos – Ceará, nos paresenta seus pais e o lugar onde nasceu. Somos levados ao ponto de partida do artista – a primeira imagem, uma imagem de menina milagrosa na igreja de São Fancisco no Canindé. São os elementos marcantes desse universo, vivido na infância do artista, que compõem sua obra hoje: as cabras, pintinhos, cachorros, a referência às imagens de ex-votos e a iconografia das igrejas católicas. A obra de Efrain traz “algo guardado na memória” que dividido com o publico universaliza a iconografia e a experiência da região nordeste brasileira.

  • 18:30PERSONA EM FOCO

    LOUISE CARDOSO

  • 19:30CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 20

    Cultura Retrô PGM 20 - 08/09/11 VT MAO TSE TUNG - 35 ANOS DE MORTE VT MATÉRIA GLUB GLUB - 20 ANOS DE ESTRÉIA À PEDIDOS - TELEROMANCE MARIA STUART VT TOY ART VT LENNON / IMAGINE - 40 ANOS LANÇAMENTO DISCO "IMAGINE"

  • 20:00PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 25/09/2018

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    MÚSICO

    TRÊS PERSONAGENS CONTAM O DIA A DIA DO MÚSICO NO PROGRAMA PROFISSÕES - MÚSICO.

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    A POÉTICA DOS NOVÍSSIMOS

    O PROGRAMA TEM O OBJETIVO DE DIVULGAR JOVENS POETAS DO PAÍS.

  • 22:00BALANÇO DO SECULO XX, PARADIGMAS DO SECULO XXI

    FENOMENOLOGIA E EXISTENCIALISMO - FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA

    Programa sobre a Fenomenologia de Edmund Husserl, que redefiniu a realção de sujeito e objeto, considerou a relatividade do conhecimento, abrangendo as funções transcendentais do conhecimento. A fenomenologia funda a filosofia contemporânea e influencia Sartre, que parte dos conceitos de Husserl para chegar ao Existencialismo.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 25/09/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    O EX-MAGICO DA TABERNA MINHOTA - MURILO RUBIÃO

    Já em 1947, Murilo Rubião com este conto, fazia o realismo mágico. Vinte anos antes de Gabriel Garcia Marquez e de todos autores latinos que exploraram este filão. O herói vive sussecivamente, duas vidas: como mágico trabalhando e moldando a realidade à sua vontade. Perdendo poderes de transformação, passa a viver a vida burocrática, previsível, tediosa. Tenta o suicídio de várias maneiras, mas o resto de seus poderes, impedem o sucesso dessas tentativas. Vai ter de aguentar a mediocridade da vida.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:40VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 7 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 7 você verá que a adição tem qualidades especiais, ou propriedades. A primeira é: a ordem das parcelas não altera a soma. A segunda propriedade pode ser enunciada assim: a ordem que se juntam às parcelas não altera a soma. Além disso, conhecerá uma terceira: da mesma forma que os recebimentos se somam, também os pagamentos se somam, para formar um só pagamento total.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 18 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 18 você conhecerá o significado da raiz quadrada de um número positivo. Além disso, aprenderá a calcular a raiz fazendo aproximações, reconhecerá a existência de números irracionais e saberá como aplicar algumas propriedades das raízes.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 48

    Relembrando o que são engrenagens, você aprenderá a calcular o diâmetro primitivo e o diâmetro externo delas. Além disso, verá como se calcula o comprimento e a altura do dente, e como escolher a fresa.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    LEONARDO DA VINCI

  • 07:50CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DA MEMORIA REGIONAL - ROSANA

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS IV - 69

    Histórias super divertidas estão guardadas dentro desse baú! Quando a caixa é aberta, tudo pode acontecer: uma hora nossos personagens são um príncipe e uma princesa. Na outra, eles se transformam até em passarinho. Neste programa você confere os seguintes episódios: “A velha debaixo da cama”, ”O lobisomem de Joanópolis” e “Uma questão de ponto de vista”.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 114

    Uma visita a uma das bibliotecas mais belas e mais tradicionais do país, o Real Gabinete Português de Leitura. O crítico Marcelo Coelho comenta o livro "Eu sou trezentos, eu sou 350", que reúne diversos depoimentos de pessoas que conviveram com o grande líder do modernismo brasileiro. "Macunaíma", a obra-prima de Mário de Andrade, já foi transposta com sucesso para o cinema e o teatro. Agora o livro também virou CD, na versão da cantora e compositora Iara Rennó.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 24

    24) “ATÉ AS COBRAS TROCAM DE PELE” Uma visita curricular ao Instituto Butantã reúne as turmas de Pedro e Bianca em um momento explosivo das relações afetivas entre vários alunos e alunas. Bianca teme que todos descubram que ela tem ficado com Leonardo e, para encobrir a relação, simula uma discussão com ele. Tuca e Carla sentem-se atraídas uma pela outra e tentam lidar com essa mistura de sentimentos e temores pela reação dos outros. Pedro quer convencer Ciça a não abandonar a escola – ela teme o afastamento cada vez maior de seu filhinho, que é criado por Sara, sua mãe. Em meio a fofocas e gozações da turma, as personagens vivem o dilema de isolar seus sentimentos – e perder a chance de vivê-los - ou aceitá-los, sabendo que assumirão as consequências que virão quando eles forem expostos.

  • 09:30CULTURA 360

    MERGULHO LONGHILL (IESB) + FERNANDO MORAIS (ANHEMBI MORUMBI) + BIENAL - LONDON CALLING

    VOCÊ VAI ASSISTIR AO DOCUMENTÁRIO “O RESISTENTE”, UM TRABALHO PRODUZIDO NA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI SOBRE A TRAJETÓRIA DO PREMIADO REPÓRTER E ESCRITOR FERNANDO MORAIS. E VAI VER TAMBÉM UMA ENTREVISTA COM A JOVEM JORNALISTA ADRIANA FARIAS SOBRE SEU PRIMEIRO LIVRO, “LONDON CALLING”, QUE CONTA AS HISTÓRIAS DE BRASILEIROS NA INGLATERRA. PRA ABRIR O PROGRAMA, A GENTE DESTACA O VÍDEOCLIPE “MERGULHO – LONGHILL”, DOS ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO IESB, DE BRASÍLIA. FERNANDO MORAIS É UM DOS PRINCIPAIS NOMES DO JORNALISMO BRASILEIRO. MAIS DO QUE ISSO: É UM GRANDE ESCRITOR, E FOI UM DOS RESPONSÁVEIS POR REVOLUCIONAR O GÊNERO LITERÁRIO DAS BIOGRAFIAS. MORAIS É AUTOR DE BEST SELLERS QUE CONTAM A HISTÓRIA DE PERSONAGENS COMO OLGA BENÁRIO, ASSIS CHATEAUBRIAND E PAULO COELHO. ELE ESCREVEU TAMBÉM GRANDES REPORTAGENS DE VIÉS POLÍTICO, ESPECIALMENTE SOBRE CUBA, COMO OS LIVROS “A ILHA” E O RECENTE “OS ÚLTIMOS SOLDADOS DA GUERRA FRIA”. MAS O PRÓPRIO JORNALISTA TEM UMA VIDA REPLETA DE BOAS HISTÓRIAS E CURIOSIDADES. É O QUE VOCÊ CONFERE AGORA NO DOCUMENTÁRIO “O RESISTENTE”, PRODUZIDO PELOS ALUNOS DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI. EM 2011, A ENTÃO ESTUDANTE DE JORNALISMO ADRIANA FARIAS FOI PRA LONDRES FAZER UM INTERCÂMBIO E VOLTOU COM UMA IDEIA PRO SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA FACULDADE.ELA PRODUZIU UMA REPORTAGEM CONTANDO A VIDA DOS BRASILEIROS QUE VIVEM NA INGLATERRA, COM SEUS SUCESSOS E FRACASSOS. A INICIATIVA DEU TÃO CERTO QUE, ALÉM DE GARANTIR O DIPLOMA PRA ADRIANA, O TRABALHO ACABOU SE TRANSFORMANDO NO LIVRO “LONDON CALLING”, QUE A JORNALISTA LANÇOU NA MAIS RECENTE BIENAL DE SÃO PAULO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    EPILEPSIA - 213

    Epilepsia O conhecimento sobre a doença, o diagnóstico prévio e tratamento rigoroso ajudam pacientes com epilepsia a levarem uma vida normal Muitas pessoas ainda não sabem lidar com a Epilepsia. E por desconhecimento tomam atitudes receosas, levando a discriminações, o que prejudica ainda mais a vida de quem convive com a doença. A Epilepsia é uma condição neurológica crônica que se caracteriza pela ocorrência de crises epilépticas. Estudos indicam que há picos de incidência da doença em crianças menores de 10 anos e em pessoas acima de 60 anos de idade. A crise epiléptica mais conhecida é a convulsiva, identificada pela população como ataque epiléptico. Nesse caso, a pessoa pode cair no chão, apresentar contrações musculares no corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar. A convulsão assusta especialmente quem a presencia. E por desconhecimento não é rara a existência de preconceito por não se saber, por exemplo, que a convulsão não é passada de uma pessoa para outra e que a salivação não transmite a doença. O recomendado é que diante de uma crise se mantenha a calma para garantir a segurança do paciente. A Epilepsia pode ser causada por uma lesão no cérebro, infecção, problemas intra-uterinos, excesso de bebidas alcoólicas e drogas ou por neurocisticercose. É importante aprender a reconhecer sinais de alerta de uma reincidência de crise. Pode ser ansiedade, depressão, uma sensação de que algo está por acontecer. O diagnóstico da Epilepsia é essencial para o melhor manejo da doença, sendo a entrevista do médico com o paciente indispensável. Só depois da detecção das características é possível combater as crises. Além da questão clínica podemos complementar a avaliação diagnóstica com exames. O principal deles é o eletroencefalograma e também exames de neuroimagem, como a ressonância magnética de encéfalo. Quanto antes detectada a doença, mais cedo a equipe médica poderá tratar o paciente. A epilepsia é uma das enfermidades na neurologia que mais resultado positivo tem com o tratamento medicamentoso. Uma vez que 70% das pessoas que tem crises epilépticas as tem controladas, com uso correto e consistente dos fármacos. A troca, a suspensão ou aumento da dosagem de uma medicação sem o aval médico pode desequilibrar o organismo e propiciar novas crises. Uma vida ativa e normal para o paciente depende de um tratamento rigoroso, assim como o apoio psicológico, que pode ajudar tanto o paciente quanto sua família.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    EDUCAÇÃO NA MÍDIA

    Neste programa o assunto abordado será a educação na mídia. O Professor Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, Ismar de Oliveira Soares, comenta a mudança de linguagem dos programas educativos de hoje, da diversificação de canais e do auxílio da mídia na educação.

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - PAULO BRUSCKY

    Paulo Bruscky é um laboratório de idéias. Por onde ele anda enxerga a arte, o que lê o inspira para o fazer artístico, o que sente se transforma em arte. Com muitas histórias na memória, o artista nos conduz pelas ruas de Recife mostrando como encontra a arte em todos os lugares. A cidade foi o palco principal de seus trabalhos desde o final dos anos sessenta e suas idéias tranformaram-se em projetos multimídias de performances, livros de artista, fotografia, arte postal, filmes, exposições de objetos e invenções das mais diversas. Sua preocupação estende-se à preservação do patrimonio local, sobretudo através de registro e da divulgação da cultura popular de Pernambuco.

  • 12:00ENSAIO

    PEDRO LUIS (2015)

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    DEGAS

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 25/09/2018 - TRÂNSITO

    INSERIR SINOPSE

  • 14:00SAUDE BRASIL

    EPILEPSIA - 213

    Epilepsia O conhecimento sobre a doença, o diagnóstico prévio e tratamento rigoroso ajudam pacientes com epilepsia a levarem uma vida normal Muitas pessoas ainda não sabem lidar com a Epilepsia. E por desconhecimento tomam atitudes receosas, levando a discriminações, o que prejudica ainda mais a vida de quem convive com a doença. A Epilepsia é uma condição neurológica crônica que se caracteriza pela ocorrência de crises epilépticas. Estudos indicam que há picos de incidência da doença em crianças menores de 10 anos e em pessoas acima de 60 anos de idade. A crise epiléptica mais conhecida é a convulsiva, identificada pela população como ataque epiléptico. Nesse caso, a pessoa pode cair no chão, apresentar contrações musculares no corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar. A convulsão assusta especialmente quem a presencia. E por desconhecimento não é rara a existência de preconceito por não se saber, por exemplo, que a convulsão não é passada de uma pessoa para outra e que a salivação não transmite a doença. O recomendado é que diante de uma crise se mantenha a calma para garantir a segurança do paciente. A Epilepsia pode ser causada por uma lesão no cérebro, infecção, problemas intra-uterinos, excesso de bebidas alcoólicas e drogas ou por neurocisticercose. É importante aprender a reconhecer sinais de alerta de uma reincidência de crise. Pode ser ansiedade, depressão, uma sensação de que algo está por acontecer. O diagnóstico da Epilepsia é essencial para o melhor manejo da doença, sendo a entrevista do médico com o paciente indispensável. Só depois da detecção das características é possível combater as crises. Além da questão clínica podemos complementar a avaliação diagnóstica com exames. O principal deles é o eletroencefalograma e também exames de neuroimagem, como a ressonância magnética de encéfalo. Quanto antes detectada a doença, mais cedo a equipe médica poderá tratar o paciente. A epilepsia é uma das enfermidades na neurologia que mais resultado positivo tem com o tratamento medicamentoso. Uma vez que 70% das pessoas que tem crises epilépticas as tem controladas, com uso correto e consistente dos fármacos. A troca, a suspensão ou aumento da dosagem de uma medicação sem o aval médico pode desequilibrar o organismo e propiciar novas crises. Uma vida ativa e normal para o paciente depende de um tratamento rigoroso, assim como o apoio psicológico, que pode ajudar tanto o paciente quanto sua família.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 19 - PREVENÇÃO DE CARDIOPATIAS

    ESTE PROGRAMA TRATA DAS CARDIOPATIAS E DO PAPEL IMPORTANTE DA PREVENÇÃO. A PREVENÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE ENGLOBA UM CONJUNTO DE MEDIDAS QUE PODEM E DEVEM SER TOMADAS PELA POPULAÇÃO A FIM DE EVITAR UMA SÉRIE DE PROBLEMAS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    O NEONATOLOGISTA NO PARTO

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PSICOSE PUERPERAL

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    SAMBA

    BLOCO 01: O programa tem como tema o “samba” e na abertura apresentamos Ney Matogrosso e A Parede interpretando “A ordem é samba”, de Jackson do Pandeiro e Severino Ramos. Felipe e Tininha na quadra da escola de samba Mocidade Alegre perguntam às pessoas quais as músicas que elas conhecem com a palavra “samba”. O quadro “Curiosidades” fala sobre a origem do termo “Samba”. O Jornal Nossa Língua traz a questão da autoria da canção “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida. O âncora Gélson Babosa conversa com o professor e apresentador do programa “O samba pede passagem”, da Rádio USP, Moises da Rocha, sobre os sambas “Lenço no pescoço”, de Wilson Batista e “Rapaz folgado”, de Noel Rosa. BLOCO 02: O bloco abre com trecho da canção “Voz do Morro”, de Zé Kéti, na interpretação do mesmo. Tininha entrevista a sambista Leci Brandão que fala sobre “samba de morro” e a diferença entre as expressões “samba de breque”, “samba canção” e “partido alto”. Leci ilustra a entrevista tocando pandeiro e cantando trechos de canções de diferentes ritmos. O quadro “CSI” investiga o caso de interpretação da personagem Gilda, do INL, entre “vou ser sua” e “você sua” BLOCO 03: A equipe do INL continua a investigação do caso. Felipe entrevista o sambista Arlindo Cruz que explica o que é o samba de raiz e como trabalha as letras de suas canções. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz os problemas de concordância do artigo com os substantivos: as “unha” e “os pé”. Desfecho do CSI. Os detetives Bento Montenegro e Marília Reis e o conselheiro Brás desvendam o mistério do caso: Homofonia – quando duas palavras com grafia e significados diferentes apresentam a mesma pronúncia (vou ser sua/ você sua).

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    ANIMALS

    NESTE EPISÓDIO, ASHLIE TEM UMA ENTREVISTA PARA UM COMERCIAL E ELA SE VÊ OBRIGADA A LEVAR SEU CACHORRO, POPPY, JUNTO COM ELA. O DIRETOR DO COMERCIAL É SEDUZIDO POR POPPY E STEPHEN LOGO SE VÊ ENCARREGADO DE LEVAR O ANIMAL AO PET SHOP PARA SE PREPARAR. O REPÓRTER JO DESCOBRE O QUANTO OS BRITÂNICOS AMAM SEUS ANIMAIS - ELE VAI A UM CENTRO DE RESGATE DE ANIMAIS FINANCIADO SOMENTE POR DOAÇÕES E ONDE SÓ TRABALHAM VOLUNTÁRIOS. O ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA, ROB, DISCUTE MANEIRAS DE FALAR DO FUTURO. E ENQUANTO FAZENDEIROS SE VÊEM PRESSIONADOS A PRODUZIR MAIS ALIMENTOS, NÓS PERGUNTAMOS À NOSSA CONVIDADA DO 'SEAT ON THE STREET' SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO CULTIVO INTENSIVO PARA A SAÚDE DOS ANIMAIS.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    WHO KNEW (PINK) QUARTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45PROFISSÕES

    RESTAURADOR

    VOCÊ SABIA QUE EXISTE UM CURSO DE GRADUAÇÃO PARA FORMAR RESTAURADORES E CONSERVADORES DE ARTE? É UMA DAS COISAS QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - RESTAURADOR VAI MOSTRAR.

  • 16:50CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DA MEMORIA REGIONAL - ROSANA

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 7 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 7 você verá que a adição tem qualidades especiais, ou propriedades. A primeira é: a ordem das parcelas não altera a soma. A segunda propriedade pode ser enunciada assim: a ordem que se juntam às parcelas não altera a soma. Além disso, conhecerá uma terceira: da mesma forma que os recebimentos se somam, também os pagamentos se somam, para formar um só pagamento total.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 18 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 18 você conhecerá o significado da raiz quadrada de um número positivo. Além disso, aprenderá a calcular a raiz fazendo aproximações, reconhecerá a existência de números irracionais e saberá como aplicar algumas propriedades das raízes.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - PAULO BRUSCKY

    Paulo Bruscky é um laboratório de idéias. Por onde ele anda enxerga a arte, o que lê o inspira para o fazer artístico, o que sente se transforma em arte. Com muitas histórias na memória, o artista nos conduz pelas ruas de Recife mostrando como encontra a arte em todos os lugares. A cidade foi o palco principal de seus trabalhos desde o final dos anos sessenta e suas idéias tranformaram-se em projetos multimídias de performances, livros de artista, fotografia, arte postal, filmes, exposições de objetos e invenções das mais diversas. Sua preocupação estende-se à preservação do patrimonio local, sobretudo através de registro e da divulgação da cultura popular de Pernambuco.

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2018

    TRANSGÊNEROS: A VIDA ALÉM DA IDENTIDADE (ANHEMBI MORUMBI)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Transgêneros: a vida além da identidade”, produzido por alunos do curso de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. Sobre “Transgêneros: a vida além da identidade”: O documentário “Transgêneros: a vida além da identidade”, conta a trajetória de vida da professora Danieli, do adolescente Luan, da cabeleireira Alessandra, dos irmãos gêmeos Erik e Vitor e da cartunista Laerte. Todos transgêneros com diferentes visões sobre a transgeneridade, que relatam suas histórias desde o momento que se identificaram com o gênero oposto até a aceitação familiar e social. O documentário também inclui o ponto de vista dos profissionais da área. Ano de produção: 2016

  • 19:00ROTA DA INOVAÇÃO

    JORDÂNIA

    TEMA: INOVANDO NO ORIENTE MÉDIO A Rota da Inovação passa pelo Oriente Médio e vai conhecer uma empresaria que desafiou as questões religiosas e o preconceito e hoje conduz sua inovadora empresa de cosméticos naturais, a Monojo. É lá que fica a Freedom Machine, uma empresa que está desenvolvendo novos e eficientes sistemas de irrigação para a agricultura. Também conheceremos a empresa Digilabrador, que criou um equipamento eletrônico para controle de drogas nos aeroportos. Monojo - Inovações no campo dos cosméticos. Freedom Machine - Inovações nos campos dos alimentos e sustentabilidade. Digilabrador - Inovações no campo da segurança.

  • 19:30CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 21

    CULTURA RETRÔ - PGM 21 NO AR: 15/09 VT LAMARCA VT GREENPEACE - 40 anos fundação A PEDIDOS - Vox Populi Chacrinha VT OFÍCIO PANELEIRO VT OLIVER STONE VT ARRIGO BARNABÉ - 60 anos

  • 20:00PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 26/09/2018 - BRASIL SEDENTÁRIO

    INSERIR SINOPSE

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    ARQUEÓLOGO

    PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    O POETA DESCONHECIDO: RAGUNA CABRAL

    UM GRUPO DE JOVENS ATORES QUER FAZER UM ESPETÁCULO SOBRE A SÃO PAULO DOS ANOS 1930. O RAUTOR DA PEÇA EM SUAS PESQUISAS DESCOBRE O JOVEM POETA RAGUNA CABRAL, QUE MORREU AOS 23 ANOS E PUBLICOU APENAS DOIS LIVROS. ENCANTADOS PELA OBRA DE CABRAL O GRUPO MONTA UM ESPETÁCULO QUE É UM SUCESSO.

  • 22:00PERSONA EM FOCO

    LOUISE CARDOSO

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 26/09/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    UMA GALINHA - CLARICE LISPECTOR

    Uma reversão do tradicional esquema do conhecimento (sujeito cognoscente - objeto conhecido), tirando da realidade o centro antropomórfico. Vemos, respiramos, ouvimos pela sensibilidade de uma galinha.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 37 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula, a gente vai estudar a Colômbia: um país que promete ser a grande potência econômica da América Andina. Vamos ver suas principais atividades econômicas, dentro dos conjuntos naturais existentes.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 32 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 32 você verá que existem parasitas internos e externos, e que ambos podem causar diferentes danos ao hospedeiro. Além disso, conhecerá o ciclo do berne e verá que, na relação de parasitismo entre dois indivíduos, ocorrem efeitos negativos para o hospedeiro e efeitos positivos para o parasita.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 49

    Você aprenderá a fazer o cálculo do módulo frontal, do diâmetro primitivo e do diâmetro externo da engrenagem. Saberá, também, como calcular o número imaginário de dentes e como fazer o cálculo da grade de engrenagens. Utilizando os resultados de todos estes cálculos, você verá como usinar dentes helicoidais em engrenagens cilíndricas.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    VAN GOGH

  • 07:50CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DA MEMÓRIA DO GÁS

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS IV - 70

    Histórias super divertidas estão guardadas dentro desse baú! Quando a caixa é aberta, tudo pode acontecer: uma hora nossos personagens são um príncipe e uma princesa. Na outra, eles se transformam até em passarinho. Neste programa você confere os seguintes episódios: “Precisa-se de funcionário” e ”A gralha azul”.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 115

    A escritora Veronica Stigger, conta detalhes do "Manifesto Antropófago" e fala sobre a importância da contribuição de Tarsila do Amaral. Uma entrevista com Zé Celso que fala sobre a atualidade das idéias de Oswald e sobre a sua relação com Euclides da Cunha entre outros assuntos. Obras importantes do período colonial foram reunidas no volume "Épicos", o professor Ivan Teixeira, que organizou o livro, fala sobre as epopéias escritas nos primeiros séculos da literatura brasileira.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 25

    25) “MEU NAMORADO SUMIU” A alegria de Bianca durou pouco. Ao assumir seu namoro com Leonardo, ela sofre com a reprovação de Pedro e um comportamento inesperado do namorado. Leo anda ausente, e tem evitado Bianca. Irritado com Leonardo, Pedro briga com ele e, aparentemente, provoca o seu sumiço. Ninguém sabe por onde ele anda, nem mesmo a sua avó, que o criou desde que a mãe de Leo saiu de sua vida. Acusado pela irmã de ter causado o desaparecimento de Leo, Pedro sente o peso da culpa. A turma toda se mobiliza para achar Leonardo. Pedro e Bianca finalmente encontram Leonardo que revela uma história que mistura raiva e amor por sua mãe. Eles irão se empenhar para ajudar Leo a fazer as pazes com o passado e seguir adiante, agora sem tanta mágoa.

  • 09:30CULTURA 360

    BELO MONTE (MACKENZIE) + IN - GULA(UFBA) + SOL DA VAI VAI (SÃO JUDAS)

    VOCÊ VAI CONFERIR UMA REPORTAGEM SOBRE NUTRIÇÃO PRODUZIDA POR ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. E VERÁ TAMBÉM UM DOCUMENTÁRIO DA SÃO JUDAS CONTANDO A TRAJETÓRIA DO SOL DA VAI-VAI, UM DOS GRANDES PERSONAGENS DO SAMBA PAULISTA. O CULTURA 360 DE HOJE COMEÇA COM UM ASSUNTO POLÊMICO: A CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE. OS ALUNOS DE JORNALISMO DO MACKENZIE VIAJARAM ATÉ O RIO XINGU E CRIARAM O DOCUMENTÁRIO QUE VOCÊ VÊ A SEGUIR. O PRÓXIMO VÍDEO É UMA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. NESSA REPORTAGEM SOBRE NUTRIÇÃO, OS ALUNOS INVESTIGARAM OS PRODUTOS E SUBSTÂNCIAS QUE MAIS PREJUDICAM NOSSA SAÚDE ATUALMENTE E, É CLARO, DÃO DICAS DE COMO PODEMOS TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS EQUILIBRADA. TODO MUNDO SABE QUE A VAI VAI É UMA DAS MAIS TRADICIONAIS ESCOLAS DA CIDADE DE SÃO PAULO. MAS POUCA GENTE CONHECE UM PERSONAGEM QUE, HÁ MAIS DE 30 ANOS, CONTRIBUI E MUITO PRO SUCESSO DA AGREMIAÇÃO. ELE É O CANTOR E COMPOSITOR CARLOS NATALINO BERNARDES, CONHECIDO COMO SOL DA VAI VAI. NO DOCUMENTÁRIO,OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS APRESENTAM A TRAJETÓRIA DESSE BALUARTE DO SAMBA PAULISTA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ARTRITE REUMATÓIDE (ESPECIAL REUMATOLOGIA)

    Artrite Reumatóide Dores nas articulações podem precisar de tratamento interdisciplinar para aliviar os sintomas identificados, em sua maioria, na idade adulta Com maior freqüência em pequenas articulações, como mãos, punhos, cotovelos, pés, joelhos, tornozelos, bem como ombros, quadris e coluna vertebral, a Artrite Reumatóide atinge, principalmente, mulheres entre 30 e 40 anos. No entanto, a doença também acomete jovens antes dos 16 anos de idade - a chamada Artrite Reumatóide Juvenil; e idosos, mesmo do sexo masculino. A Artrite Reumatóide, que atinge a membrana sinovial - tecido que reveste o interior das articulações, está na lista de doenças auto-imunes, ou seja, quando o sistema imunológico cria uma defesa para algo que considera estranho ao próprio organismo. Não há uma causa específica para a doença. Portanto, o aparecimento da artrite pode ser motivada por pré-disposição genética, exposição ambiental ou outras doenças imunológicas. A dor causada pela artrite tem padrão inflamatório e pode piorar pela manhã, denominada rigidez matinal. Cansaço, perda de peso, mal estar, desânimo, fraqueza e, até febre, também são sintomas que podem aparecer. Se não tratada a doença pode, ao evoluir, atingir além da cartilagem, o osso, agravando o caso e potencializando o grau de complicações. Assim como qualquer doença, quanto mais cedo descoberta, melhor o prognóstico. Por isso, dor e inchaço nas articulações, principalmente, nas mãos, por mais de uma ou duas semanas, deve-se recorrer ao médico reumatologista para se investigar. O tratamento pode envolver uma equipe multidisciplinar, como reumatologista, fisioterapeuta, psicólogo, cirurgião, entre outros. O uso de medicação é determinante para melhorar a qualidade de vida do paciente e também para buscar o controle da artrite. O medicamento age em pontos-chave do processo imunológico, modificando o erro no sistema imune e diminuindo, dessa forma, o ataque às articulações. Outra questão que merece atenção é a Osteoporose, que deixa os ossos fracos, porosos. Essa doença, em geral, se acentua com a Artrite Reumatóide devido ao uso de corticóides, ao sedentarismo e à própria inflamação - que leva à perda de massa óssea. É importante também que o paciente artrítico saiba lidar com situações de estresse, pois distúrbios emocionais podem dificultar ou piorar a sensação de dor, atrapalhando, inclusive, a adesão ao tratamento, o que tardará a busca por qualidade de vida.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    PERGUNTAS CONSTRANGEDORAS

    Neste programa saiba em que idade a criança entra na fase do "porque" e porque ela entra nesta fase. A Psicóloga e Terapeuta Fudadora do Instituto Familae, Dra. Helena Maffei Cruz, fala da importância desta fase da criança e orienta como os pais devem proceder diante de perguntas constrangedoras.

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - EMMANUEL NASSAR

    Emmanuel Nassar nos apresenta seu centro urbano, sua fonte de inspiração, a cidade de Belém no Pará. De carro ou a pé, Emmanuel conduz o olhar do espectador na paisagem identificando tudo o que vê de interessante – a vida na rua, as formas de comunicação e de organização popular. Um artista contemporâneo - Emmanuel Nassar tem algo de erudito e popular simultaneamente, é uma espécie de síntese da cultura visual do norte do Brasil, sem ser apenas uma tradução da estética popular brasileira para o campo da cultura erudita.

  • 12:00SR. BRASIL

    SR. BRASIL 508

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE, JOÃO SUPLICY E JEAN GARFUNKEL

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    WILLIAN TURNER

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 26/09/2018 - BRASIL SEDENTÁRIO

    INSERIR SINOPSE

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ARTRITE REUMATÓIDE (ESPECIAL REUMATOLOGIA)

    Artrite Reumatóide Dores nas articulações podem precisar de tratamento interdisciplinar para aliviar os sintomas identificados, em sua maioria, na idade adulta Com maior freqüência em pequenas articulações, como mãos, punhos, cotovelos, pés, joelhos, tornozelos, bem como ombros, quadris e coluna vertebral, a Artrite Reumatóide atinge, principalmente, mulheres entre 30 e 40 anos. No entanto, a doença também acomete jovens antes dos 16 anos de idade - a chamada Artrite Reumatóide Juvenil; e idosos, mesmo do sexo masculino. A Artrite Reumatóide, que atinge a membrana sinovial - tecido que reveste o interior das articulações, está na lista de doenças auto-imunes, ou seja, quando o sistema imunológico cria uma defesa para algo que considera estranho ao próprio organismo. Não há uma causa específica para a doença. Portanto, o aparecimento da artrite pode ser motivada por pré-disposição genética, exposição ambiental ou outras doenças imunológicas. A dor causada pela artrite tem padrão inflamatório e pode piorar pela manhã, denominada rigidez matinal. Cansaço, perda de peso, mal estar, desânimo, fraqueza e, até febre, também são sintomas que podem aparecer. Se não tratada a doença pode, ao evoluir, atingir além da cartilagem, o osso, agravando o caso e potencializando o grau de complicações. Assim como qualquer doença, quanto mais cedo descoberta, melhor o prognóstico. Por isso, dor e inchaço nas articulações, principalmente, nas mãos, por mais de uma ou duas semanas, deve-se recorrer ao médico reumatologista para se investigar. O tratamento pode envolver uma equipe multidisciplinar, como reumatologista, fisioterapeuta, psicólogo, cirurgião, entre outros. O uso de medicação é determinante para melhorar a qualidade de vida do paciente e também para buscar o controle da artrite. O medicamento age em pontos-chave do processo imunológico, modificando o erro no sistema imune e diminuindo, dessa forma, o ataque às articulações. Outra questão que merece atenção é a Osteoporose, que deixa os ossos fracos, porosos. Essa doença, em geral, se acentua com a Artrite Reumatóide devido ao uso de corticóides, ao sedentarismo e à própria inflamação - que leva à perda de massa óssea. É importante também que o paciente artrítico saiba lidar com situações de estresse, pois distúrbios emocionais podem dificultar ou piorar a sensação de dor, atrapalhando, inclusive, a adesão ao tratamento, o que tardará a busca por qualidade de vida.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 19 - ATIVIDADE FÍSICA NO SETOR PÚBLICO DE SAÚDE

    O TEMA QUE SERÁ DISCUTIDO NO PROGRAMA É A PROMOÇÃO DA SAÚDE MEDIANTE A ATIVIDADE FÍSICA NO SETOR PÚBLICO DE SAÚDE. NAS ÚLTIMAS DÉCADAS, A CONSCIENTIZAÇÃO DA NECESSIDADE DE PRATICAR ATIVIDADE FÍSICA VEM AUMENTANDO. ALÉM DE REDUZIR OS FATORES DE RISCO NO DESENVOLVIMENTO DE VÁRIAS DOENÇAS, A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA TAMBÉM REDUZ OS CUSTOS COM SERVIÇOS MÉDICOS E HOSPITALARES.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    INTOXICAÇÃO

  • 15:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 115

    A escritora Veronica Stigger, conta detalhes do "Manifesto Antropófago" e fala sobre a importância da contribuição de Tarsila do Amaral. Uma entrevista com Zé Celso que fala sobre a atualidade das idéias de Oswald e sobre a sua relação com Euclides da Cunha entre outros assuntos. Obras importantes do período colonial foram reunidas no volume "Épicos", o professor Ivan Teixeira, que organizou o livro, fala sobre as epopéias escritas nos primeiros séculos da literatura brasileira.

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    HALLOWEEN

    NESTE EPISÓDIO, STEPHEN E ASHLIE ESTÃO SE PREPARANDO PARA DAR UMA FESTA DE HALLOWEEN. ELES PRECISAM DECORAR A CASA, PREPARAR A COMIDA E ALUGAR SUAS FANTASIAS. STEPHEN DECIDE ENTRETER TODO MUNDO COM UM SHOW DE MÁGICA, MAS OS TRUQUES SE MOSTRAM MAIS DIFÍCEIS DE APRENDER DO QUE ELE ESPERAVA. O REPÓRTER JO MOSTRA OS BASTIDORES DA CELEBRAÇÃO DA NOITE DE GUY FAWKES, E DESCOBRE O QUE É PRECISO PARA MONTAR UM GRANDE EVENTO PIROTÉCNICO E SOBRE O QUE SE TRATAM AS FESTIVIDADES. O PROFESSOR DE INGLÊS, ROB, ENSINA SOBRE PRONOMES E MOSTRA DIFERENTES MANEIRAS DE USAR A PALAVRA 'THINK'. E PERGUNTAMOS AO NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' SE CELEBRAR FESTIVAIS HISTÓRICOS É APENAS UMA MANEIRA DE SE DIVERTIR OU SE EXISTE ALGO ALÉM DISSO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    WHO KNEW (PINK) QUINTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45PROFISSÕES

    MÚSICO

    TRÊS PERSONAGENS CONTAM O DIA A DIA DO MÚSICO NO PROGRAMA PROFISSÕES - MÚSICO.

  • 16:55CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL OSVALDO RUSSOMANO - BRAGANÇA PAULISTA

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 37 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula, a gente vai estudar a Colômbia: um país que promete ser a grande potência econômica da América Andina. Vamos ver suas principais atividades econômicas, dentro dos conjuntos naturais existentes.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 32 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 32 você verá que existem parasitas internos e externos, e que ambos podem causar diferentes danos ao hospedeiro. Além disso, conhecerá o ciclo do berne e verá que, na relação de parasitismo entre dois indivíduos, ocorrem efeitos negativos para o hospedeiro e efeitos positivos para o parasita.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - EMMANUEL NASSAR

    Emmanuel Nassar nos apresenta seu centro urbano, sua fonte de inspiração, a cidade de Belém no Pará. De carro ou a pé, Emmanuel conduz o olhar do espectador na paisagem identificando tudo o que vê de interessante – a vida na rua, as formas de comunicação e de organização popular. Um artista contemporâneo - Emmanuel Nassar tem algo de erudito e popular simultaneamente, é uma espécie de síntese da cultura visual do norte do Brasil, sem ser apenas uma tradução da estética popular brasileira para o campo da cultura erudita.

  • 18:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1254

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , CONHEÇA OS GUARDIÕES ORGÂNICOS QUE CULTIVAM ALIMENTOS SAUDÁVEIS, LIVRES DE AGROTÓXICOS. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM A PESQUISA QUE MOSTRA COMO FOI A DISTRIBUIÇÃO DAS CHUVAS NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 2 MIL ANOS. E AINDA , OS NOVOS CONCEITOS DE ECONOMIA VOLTADOS PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL . A ECONOMIA COMPARTILHADA E A CIRCULAR SÃO ALIADAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, COM MENOR CONSUMO E MAIOR REAPROVEITAMENTO DO QUE É PRODUZIDO. ESTUDO INTERNACIONAL COMPROVA PELA PRIMEIRA VEZ QUE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO HEMISFÉRIO NORTE AFETARAM AS CHUVAS NA AMÉRICA DO SUL. E NOVO LIVRO APRESENTA OS PRODUTORES PAULISTAS QUE INVESTEM EM AGRICULTURA ORGÂNICA.

  • 19:00MESTRES DA LITERATURA

    LIMA BARRETO - UM GRITO BRASILEIRO

    Mostra a vida de Lima Barreto, a sua história as suas primeiras publicações e os seus principais Romances.

  • 19:30CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 22

    CULTURA RETRÔ - PGM 22 NO AR: 22/09 DIA SEM AUTOMÓVEL LANCHONETE CIDADE MUSA RITA HAYWORTH A PEDIDOS - Novos Baianos - 1973 - Preta Pretinha FESTIVAL DE CANNES - estréia há 65 anos JOHN COLTRANE/ENCERRA - nascimento há 85 anos

  • 20:00PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 27/09/2018 - ELEIÇÕES LEGISLATIVO

    INSERIR SINOPSE

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    GEOFÍSICO

    O QUE HÁ EMBAIXO DO CHÃO QUE NÓS PISAMOS? É UMA COISA QUE UM GEOFÍSICO PODERIA RESPONDER.

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    VICENTE DE CARVALHO - O POETA DO MAR

    ACOMPANHANDO UM GRUPO DE ESTUDANTES EM UMA VIAGEM PARA BERTIOGA, O PROGRAMA CABARET LITERÁRIO CONTA A VIDA E A OBRA DE VICENTE DE CARVALHO, O POETA DO MAR.

  • 22:00MANOS E MINAS III

    DRIK BARBOSA (2018)

    Neste programa o Manos e Minas recebe Drik Barbosa. Representando a cena dos slams, Rafa Nunes. Matérias: No quadro "Erick Apresenta", nosso DJ foi dar um role em Nova Iorque para trocar uma ideia com o Fantastic Chic, produtor e dj brasileiro , criador da rádio Nação Zulu. Nosso videorreporter Rodney Suguita traz um perfil do grafiteiro e artista plástico Quinho. Fomos até a Mooca, bairro tradicional de São Paulo, conhecer a cultura das Bikes Lowriders.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 27/09/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    APOLOGO BRASILEIRO SEM VEU DE ALEGORIA - ANTONIO ALCANTARA MACHADO

    Um músico cego pega um trem que o leve da cidade de Maguari, para Belém. O trenzinho vai "danado" pelo caminho. Súbito, apagam-se as luzes.Todos ficam nas trevas da noite.Há então uma revolta que acaba por envolver todos os viajantes. Depredam o vagão.Quando o delegado de Belém pergunta quem liderou a revolta contra a escuridão, não pode acreditar: foi o cego flautista.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 17 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula veremos que o movimento abolicionista cresceu muito durante o século XIX. Um passo importante para o fim da escravidão foi a extinção do tráfico negreiro, em 1850. O movimento abolicionista foi se espalhando e conseguindo cada vez mais simpatizantes. Os negros desempenharam um papel fundamental na luta pela abolição. Em 1887, as fugas de escravos se generalizaram nas novas áreas do café e o exército se recusou a capturar os fugidos. Em 13 de maio de 1888, quando, finalmente, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, praticamente já não havia mais escravos no Brasil. E foi assim que, pela primeira vez na nossa história, todos os nascidos no Brasil se tornaram cidadãos brasileiros perante a lei.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 17 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 17 você aprofundará os seus conhecimentos sobre a estrutura das frases em inglês que utilizamos quando fazemos planos para o futuro. Você recordará as situações onde a estrutura "going to" foi utilizada para falar do futuro, no sentido afirmativo, e vai comparar essa estrutura com frases de negação. Estas, usam a expressão "not going to". Na sessão "Let’s travel together", você conhecerá a ilha de Hong Kong.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 50

    Para usinar dentes cônicos retos, você aprenderá a fazer o cálculo do ângulo primitivo, da geratriz, do ângulo do fundo do dente, do ângulo externo da engrenagem, da altura da cabeça do dente, do módulo mínimo e do número de dentes equivalente.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    MICHELANGELO

  • 07:50CULTURA É CURRÍCULO II

    PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO - SANTOS

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS IV - 71

    Histórias super divertidas estão guardadas dentro desse baú! Quando a caixa é aberta, tudo pode acontecer: uma hora nossos personagens são um príncipe e uma princesa. Na outra, eles se transformam até em passarinho. Neste programa você confere os seguintes episódios: “Sabiás do sertão / O vaqueiro que não mentia” e ”O fazendeiro, o filho e o burro”.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 116

    Uma entrevista com o famoso poeta amazonense, Thiago de Mello, que já tem quase 30 livros publicados. Luiz Bolognesi, roteirista dos filmes "Chega de saudade" e "Bicho de sete cabeças", fala sobre a influência da poesia no processo de criação. A famosa ruptura ocorrida na época do pós-guerra entre o filósofo Jean-Paul Sartre e o escritor Albert Camus é contada num livro que acaba de ser traduzido no país, e é comentado por Manuel da Costa Pinto.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 26

    26) “NOSSAS RAÍZES, LEVAMOS COM A GENTE” A rua onde Pedro e Bianca moram entra em ebulição. Uma grande construtora fez uma oferta para comprar todas as casas e lá construir um grande condomínio. Mas a proposta tem de ser aceita coletivamente, sem exceções. A vizinhança está rachada, entre a emoção e a razão. Bianca e Pedro são radicalmente contrários à venda e pressionam seus pais. Mas Zuzu e Edison nunca se entendem ao mesmo tempo: quando um quer ficar, o outro quer vender. Pra complicar, Pedro é ameaçado por Luisão, garoto mais velho, agressivo e grandalhão: se ele não convencer Zuzu e Edison a venderem, vai se arrepender. Entre o medo de apanhar e a tímida voz que lhe manda fazer o que sente, Pedro alia-se a Bianca para tentar impedir o inimaginável: sair da casa onde nasceram no mesmo dia, 15 anos atrás. A batalha contra o representante da construtora será dura e, qualquer que seja o desfecho, os irmãos aprendem que sua história vive dentro deles e que suas raízes serão levadas aonde forem. ________________________________________

  • 09:30CULTURA 360

    EXTRAÇÃO DO VENENO DE ARTRÓPODES (PUC) + CAPINAM (UFBA) + CIRCO DA FÍSICA (USP RIBEIRÃO)

    NESSA EDIÇÃO, A GENTE DESTACA UMA ENTREVISTA COM O POETA BAIANO CAPINAM, PARCEIRO MUSICAL DE GILBERTO GIL E PAULINHO DA VIOLA, ENTRE OUTROS, E TAMBÉM UM GRANDE MILITANTE DA CULTURA BRASILEIRA. PARCEIRO DE GILBERTO GIL, EDU LOBO E PAULINHO DA VIOLA, O BAIANO JOSÉ CARLOS CAPINAM É UM DOS GRANDES LETRISTAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.. NA ENTREVISTA QUE VOCÊ ASSISTE CONCEDIDA À TV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, O POETA NARRA SUA PRODUTIVA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA. O CULTURA 360 TAMBÉM FALA DE CIÊNCIA. VOCÊ VAI CONHECER O CIRCO DA FÍSICA, UM PROJETO QUE HÁ DEZ ANOS USA O TEATRO PARA ENSINAR CONCEITOS CIENTÍFICOS. FÍSICA É UM TEMA PARA O QUAL MUITO ESTUDANTE TORCE O NARIZ, NÉ MESMO? MAS PROS ESPECTADORES DO CIRCO DA FÍSICA, O ASSUNTO É MOTIVO DE BOAS RISADAS. CIRCO DA FÍSICA É UM PROJETO QUE HÁ DEZ ANOS FAZ DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA USANDO ELEMENTOS TEATRAIS. NO ESPETÁCULO, ESTUDANTES E EX-ALUNOS DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MÉDICA DA USP SE TRANSFORMAM EM ATORES. ELES SOBEM AO PALCO PRA FAZER EXPERIMENTOS E ENSINAR DE MANEIRA DIVERTIDA OS PRINCIPAIS CONCEITOS DA FÍSICA. E PRA COMEÇAR O PROGRAMA, VOCÊ CONFERE UMA REPORTAGEM QUE MOSTRA UM EQUIPAMENTO DESENVOLVIDO NA PUC CAPAZ DE EXTRAIR VENENO DE ARANHAS, ESCORPIÕES E OUTROS ARTRÓPODES, SEM QUE OS ANIMAIS SEJAM MALTRATADOS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ESPONDILITE ANQUILOSANTE (ESPECIAL REUMATOLOGIA)

    Quem tem dor nas costas que piora quando repousa, pode ter Espondilite Anquilosante, uma das mais frequentes doenças reumáticas. Geralmente tem diagnóstico tardio pelo fato dos pacientes procurarem diversos médicos, antes de chegar ao reumatologista. Neste documentário, vamos conhecer um pouco mais sobre esta doença e saber como é importante o diagnóstico precoce para manter a doença controlada. A Espondilite Anquilosante acomete, principalmente, os homens, jovens, - entre 20 e 30 anos - causando grande impacto, pois, afeta o indivíduo em plena idade produtiva. É conhecida como uma doença que afeta o corpo por dentro e por fora. E pode atingir, além da coluna e articulações, outros órgãos do nosso organismo. No Brasil, o diagnóstico ainda é tardio – leva de 7 a 8 anos, em média. Não se sabe ainda as causas da doença, no entanto os estudos apontam a presença de alguns gatilhos que estimulam o desencadeamento da Espondilite Anquilosante em quem tem a pré-disposição. A doença impacta o emocional e gera, num primeiro momento, medos e insegurança. O apoio psicológico também pode ser estendido para atender pessoas da família. Quanto mais estivermos preparados, melhor para ajudar o paciente a enfrentar e lidar com a doença. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico correto, melhor a chance do paciente evitar sequelas e complicações da doença e maior a possibilidade de levar uma vida ativa. Lembre-se: - Uma dor que, no adulto jovem, piora com o repouso e melhora com o movimento é diferente da dor comum que todos já tivemos ao fazer muito exercício, ou carregar peso. - Essa dor que não passa ao descansar, que pode acordá-lo à noite, pode ser o primeiro sinal de espondilite anquilosante. - Nesse caso, o ideal é recorrer ao médico reumatologista para um diagnóstico correto e um tratamento adequado. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    AUTOMEDICAÇÃO

    A informação é o melhor remédio. O Pediatra Presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, Dr. Clóvis Francisco Constantino, vai falar também da automedicação que pode impedir o crescimento da criança, dos perigos que podem trazer o aborto e orienta como os pais devem proceder em caso de entoxicação.

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - GUTO LACAZ

    Guto Lacaz é um artista-inventor, aquele que tem engenhosidade e que investiga o mundo sem dividi-lo em disciplinas ou áreas. Guto é um multimídia, produz esculturas, videoinstalações, eletroperformances, projetos e instrumentos científicos. Sua obra, por vezes lúdica e inusitada, explora o cruzamento entre arte e ciência. Guto nos propõe redescobrir objetos e assim o acompanhamos em visita ao centro da cidade de São Paulo onde compra gadgets e traquitanas para compor suas obras. A relação com a cidade é também explícita na exposição “Maquetes Reunidas” registrada no dia da abertura.

  • 12:00MOSAICOS

    MUSICAIS - INEZITA BARROSO E SERGIO REIS

    MOSAICOS MUSICAIS: Inezita Barroso e Sérgio Reis O programa é uma coletânea que mescla homenagens exclusivas de artistas que se apresentaram nos estúdios da TV Cultura e em gravações em locações externas. Homenageando Inezita Barroso, este musical apresenta Sérgio Reis, Renato Teixeira, Roberto Corrêa, Renato Braz, Tetê Espíndola e Daniela Lasalvia. Para homenagear Sérgio Reis, o programa revela apresentações exclusivas de Barra da Saia, Cezar e Paulinho, Rossa Nova, Andreson e Alyson e Chico Teixeira.

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    DEBRET

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 27/09/2018 - ELEIÇÕES LEGISLATIVO

    INSERIR SINOPSE

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ESPONDILITE ANQUILOSANTE (ESPECIAL REUMATOLOGIA)

    Quem tem dor nas costas que piora quando repousa, pode ter Espondilite Anquilosante, uma das mais frequentes doenças reumáticas. Geralmente tem diagnóstico tardio pelo fato dos pacientes procurarem diversos médicos, antes de chegar ao reumatologista. Neste documentário, vamos conhecer um pouco mais sobre esta doença e saber como é importante o diagnóstico precoce para manter a doença controlada. A Espondilite Anquilosante acomete, principalmente, os homens, jovens, - entre 20 e 30 anos - causando grande impacto, pois, afeta o indivíduo em plena idade produtiva. É conhecida como uma doença que afeta o corpo por dentro e por fora. E pode atingir, além da coluna e articulações, outros órgãos do nosso organismo. No Brasil, o diagnóstico ainda é tardio – leva de 7 a 8 anos, em média. Não se sabe ainda as causas da doença, no entanto os estudos apontam a presença de alguns gatilhos que estimulam o desencadeamento da Espondilite Anquilosante em quem tem a pré-disposição. A doença impacta o emocional e gera, num primeiro momento, medos e insegurança. O apoio psicológico também pode ser estendido para atender pessoas da família. Quanto mais estivermos preparados, melhor para ajudar o paciente a enfrentar e lidar com a doença. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico correto, melhor a chance do paciente evitar sequelas e complicações da doença e maior a possibilidade de levar uma vida ativa. Lembre-se: - Uma dor que, no adulto jovem, piora com o repouso e melhora com o movimento é diferente da dor comum que todos já tivemos ao fazer muito exercício, ou carregar peso. - Essa dor que não passa ao descansar, que pode acordá-lo à noite, pode ser o primeiro sinal de espondilite anquilosante. - Nesse caso, o ideal é recorrer ao médico reumatologista para um diagnóstico correto e um tratamento adequado. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 19 - ILUSÕES E UTOPIAS

    NO PROGRAMA SOBRE A MENTE HUMANA VAMOS CONVERSAR SOBRE ILUSÕES E UTOPIAS . AS UTOPIAS PODEM GERAR ILUSÕES E FALSAS CONSCIÊNCIAS DE MUNDO DE UMA SOCIEDADE IDEAL?

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    HOME OFFICE

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PAIS DEFICIENTES VISUAIS

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    AS VÁRIAS CARAS DA NOTÍCIA

    1. bloco O programa traz à discussão as notícias nos diferentes meios de comunicação – imprensa escrita, rádio, tv e internet. Tininha Mello e Felipe Reis fazem um balanço de como as notícias eram transmitidas na imprensa escrita e também no rádio e na tv. O Povo Fala responde a enquete: - Você acha que a mesma notícia é dada de maneira diferente na imprensa escrita, no rádio e na tv? Foram várias as respostas, entre elas, que dependendo do meio de comunicação ela pode ser mais enxuta prejudicando dessa maneira a compreensão do fato ou mais detalhada como no caso da imprensa escrita – jornal e/ou revistas, que podem ter a possibilidade de explorar o tema. Felipe Reis conversa com o professor, radialista e jornalista Heródoto Barbeiro na rádio CBN. Ele fala sobre sua vivência nos diferentes meios de comunicação e como os profissionais de comunicação devem tratar a informação: com ética e isenção ao passar uma notícia para o cidadão. Fala também na confluência de mídias para a divulgação das notícias – que junta o rádio, a tv e internet. 2. bloco Tininha Mello e Felipe Reis explicam que antigamente os jornais eram vendidos nas ruas e as manchetes eram apregoadas para chamar a atenção do leitor. Hoje, ele é vendido em bancas ou entregue na casa das pessoas. O quadro “Etimologia” traz a origem do termo “jornal”. Trecho da canção “Notícia de Jornal”, de Chico Buarque, é dramatizado pelos atores Felipe Reis e Tininha Mello, que introduz notícia do Jornal Nossa Língua que fala sobre um crime que chocou a cidade. Joana de tal assassinou um tal de João. Felipe Reis foi conferir o que a população acha de terem prendido a “viúva de um falecido”? O âncora, Gélson Babosa, recebe como convidada a professora de português Luciana Migliaccio que fala sobre pleonasmos – quando não é planejado é considerado “vício de linguagem”, quando é intencionalmente criado para dar ênfase a uma ideia, ele é considerado “figura de estilo”. Ela cita como exemplo de figura de estilo, trecho do poema “Soneto da Fidelidade”, de Vinícius de Moraes. Bloco 3 Alguns jornais tratam a notícia de maneira sensacionalista para vender mais exemplares. O Povo fala responde a enquete: - O que é sensacionalismo para você? Um dos entrevistados relembra manchetes do extinto jornal Notícias Populares. Felipe Reis entrevista a jornalista e ex-editora do Notícias Populares na década de 90, Laura Capriglione, que fala sobre sua experiência de trabalhar com a linguagem nesse tipo de jornal. Relembra algumas manchetes de sua época e reforça a questão da ética no trato da notícia. O quadro “Curiosidades” traz a notícia que correu a imprensa a partir de um boato: o ET de Varginha. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA aborda a questão do uso do pleonasmo como vício de linguagem.

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    PARIS

    NESTA SEMANA, STEPHEN E ASHLIE FAZEM UMA VIAGEM PARA PARIS A FIM DE AJUDAR STEPHEN A PRATICAR SEU FRANCÊS. ELES VISITAM OS PONTOS TURÍSTICOS E SABOREIAM UMA REFEIÇÃO TÍPICA DO PAÍS. STEPHEN ESTÁ ENCANTADO COM O FATO DE CONSEGUIR SER ENTENDIDO, E AO FINAL DA VIAGEM ATÉ ASHLIE CONSEGUIU APRENDER ALGUMAS FRASES ÚTEIS EM FRANCÊS. A REPÓRTER AMANDEEP TAMBÉM VIAJA À FRANÇA. NO CAMINHO, ELA EXPLORA ALGUMAS ATITUDES BRITÂNICAS EM RELAÇÃO À EUROPA - INCLUINDO A RELUTÂNCIA EM ADOTAR O EURO COMO MOEDA LOCAL. O ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA, ROB, DÁ ALGUMAS DICAS DE COMO PRATICAR E APRIMORAR UM NOVO IDIOMA. E COM A MAIORIA DOS PAÍSES DA EUROPA FAZENDO PARTE DA UNIÃO EUROPEIA, NÓS PERGUNTAMOS À NOSSA CONVIDADA DO 'SEAT ON THE STREET' SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DESSA UNIÃO POLÍTICA.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    WHO KNEW (PINK) SEXTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45PROFISSÕES

    ARQUEÓLOGO

    PESQUISA NA UNIVERSIDADE E TRABALHO EM CAMPO. SÃO AS POSSIBILIDADES QUE O PROGRAMA PROFISSÕES - ARQUEÓLOGO MOSTRA.

  • 16:55CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL EDWARD C. COSTA - VOTUPORANGA

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 17 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula veremos que o movimento abolicionista cresceu muito durante o século XIX. Um passo importante para o fim da escravidão foi a extinção do tráfico negreiro, em 1850. O movimento abolicionista foi se espalhando e conseguindo cada vez mais simpatizantes. Os negros desempenharam um papel fundamental na luta pela abolição. Em 1887, as fugas de escravos se generalizaram nas novas áreas do café e o exército se recusou a capturar os fugidos. Em 13 de maio de 1888, quando, finalmente, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, praticamente já não havia mais escravos no Brasil. E foi assim que, pela primeira vez na nossa história, todos os nascidos no Brasil se tornaram cidadãos brasileiros perante a lei.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 17 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 17 você aprofundará os seus conhecimentos sobre a estrutura das frases em inglês que utilizamos quando fazemos planos para o futuro. Você recordará as situações onde a estrutura "going to" foi utilizada para falar do futuro, no sentido afirmativo, e vai comparar essa estrutura com frases de negação. Estas, usam a expressão "not going to". Na sessão "Let’s travel together", você conhecerá a ilha de Hong Kong.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - GUTO LACAZ

    Guto Lacaz é um artista-inventor, aquele que tem engenhosidade e que investiga o mundo sem dividi-lo em disciplinas ou áreas. Guto é um multimídia, produz esculturas, videoinstalações, eletroperformances, projetos e instrumentos científicos. Sua obra, por vezes lúdica e inusitada, explora o cruzamento entre arte e ciência. Guto nos propõe redescobrir objetos e assim o acompanhamos em visita ao centro da cidade de São Paulo onde compra gadgets e traquitanas para compor suas obras. A relação com a cidade é também explícita na exposição “Maquetes Reunidas” registrada no dia da abertura.

  • 18:30SP PESQUISA

    AMAZÔNIA

    O SÃO PAULO PESQUISA VAI APRESENTAR O TRABALHO DE UMA BRASILEIRA QUE GANHOU A CAPA DA REVISTA CIENTÍFICA NATURE. A PESQUISADORA LUCIANA VANNI GATTI MOSTROU QUAL O PAPEL DA FLORESTA AMAZÔNICA NO BALANÇO DE EMISSÕES DE CARBONO. A CIENTISTA USOU UM MÉTODO QUE PERMITIU A MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA EM VÁRIOS PONTOS DA FLORESTA, EM DIFERENTES MESES DO ANO, E DESCOBRIU QUE A QUANTIDADE DE CHUVA ALTERA COMPLETAMENTE O PAPEL DA FLORESTA NA EMISSÃO DO CO2, O PRINCIPAL GÁS QUE CONTRIBUI COM O AQUECIMENTO GLOBAL. TAMBÉM NA AMAZÔNIA, UM GRUPO DE CIENTISTAS DE SÃO PAULO INVESTIGA COMO A POLUIÇÃO INTERFERE NA FORMAÇÃO DAS NUVENS, E NO REGIME DE CHUVAS EM VÁRIAS PARTES DO PAÍS.

  • 19:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    REGRA E CONFUSÃO

  • 19:30CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 23

    CULTURA RETRÔ - PGM 23 NO AR: 29/09/11 DIA NAO VIOLENCIA -(Gandhi) RODA VIVA - 25 anos (pgm piloto com Roberto Santos) A PEDIDO - Som Pop com Kid Vinil OFICIO AMOLADOR A PEDIDO - Chuá Chuágua DIA DA MPB - 27/09 Entrevista Fernando Faro - MPB Especial

  • 20:00PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 08/06/2018 - MÚSICA CLÁSSICA DIGITAL

    HOJE FALAMOS SOBRE A MÚSICA CLÁSSICA NA ERA DIGITAL./ COM A GENTE, A MUSICÓLOGA CAROLINA BORGES FERREIRA, ASSESSORA DE ADMINISTRAÇÃO ARTÍSTICA DA OSESP. / E O VIOLISTA MARCELO JAFFÉ, INTEGRANTE DO QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO./

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    VETERINÁRIO

    QUE TAL UM PASSEIO NO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO COM UMA VETERINÁRIA ESPECIALIZADA EM ANIMAIS SILVESTRES?

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    JORGE DE LIMA

    O PROGRAMA TEM O OBJETIVO DE INCENTIVAR O TELESPECTADOR A LEITURA DE OBRAS DOS AUTORES APRESENTADOS. NESTE PROGRAMA É APRESENTADO O GRANDE POETA JORGE DE LIMA.

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2018

    HANNAH ARENDT: A CAPACIDADE DE JULGAR

    Série: Grandes intérpretes para questões do século 21 A realidade parece ter se agigantado, se prolifera por redes, impactando a subjetividade, as formas de agir, de pensar e de se relacionar. Há um excesso de sentidos e explicações que parecem impulsionar a percepção de uma insuficiência do indivíduo diante do mundo. A reflexão é a arma potente para reconstruir sujeitos, estimular novas formulações nestes tempos de vínculos efêmeros e de rápidas transformações; por isto esta série empresta o olhar de grandes intérpretes dos impasses contemporâneos. PGM 09; Hannah Arendt: a capacidade de julgar com José Alves de Freitas Neto (historiador e curador da série) A banalidade do mal é chave fundamental no pensamento de Hannah Arendt e se desdobra nas questões que enfrentamos no século XXI. A partir do célebre julgamento de um burocrata nazista, Arendt sugeriu formulações incômodas sobre a capacidade de julgar, de discernir, de pensar. A banalidade do mal é, de certa forma, uma advertência aos que supõem a existência de “monstros” humanos e procuram ocultar a percepção de que as pessoas comuns podem participar e produzir um mal extremo. O impasse entre a moral e política e as indiferenças em torno do outo, do reconhecimento da singularidade e da pluralidade, expõem uma outra questão: onde reside a nossa capacidade de julgar? O pensamento de Hannah Arendt, nascido num mundo que havia acabado de conhecer as atrocidades do nazismo, pode nos ajudar nesta dura e necessária tarefa de tomar posição diante dos problemas do nosso tempo.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 28/09/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    A CABECA - LUIZ VILELA

    Uma cabeça encontrada no meio da rua. Chama-se a polícia? E a burocracia? Passa gente, mais gente. Muitos palpites. Suposições. Considerações religiosas e metafísicas. Suspeitas de crime. Chama-se a TV? Decapitação por ciúme? Adultério? No fim, os garotos imaginam a esférica cabeça numa "pelada" entre amigos, como bola de futebol.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 46 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

  • 07:15NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 47

    Os pontos de centragem e o cilindro-padrão são as duas maneiras de alinhar a mesa divisora com a árvore da fresadora. Você conhecerá a mesa divisora e o cálculo da divisão angular. Além disso, aprenderá a furar com a fresadora.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 48

    Relembrando o que são engrenagens, você aprenderá a calcular o diâmetro primitivo e o diâmetro externo delas. Além disso, verá como se calcula o comprimento e a altura do dente, e como escolher a fresa.

  • 07:45NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 49

    Você aprenderá a fazer o cálculo do módulo frontal, do diâmetro primitivo e do diâmetro externo da engrenagem. Saberá, também, como calcular o número imaginário de dentes e como fazer o cálculo da grade de engrenagens. Utilizando os resultados de todos estes cálculos, você verá como usinar dentes helicoidais em engrenagens cilíndricas.

  • 08:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 50

    Para usinar dentes cônicos retos, você aprenderá a fazer o cálculo do ângulo primitivo, da geratriz, do ângulo do fundo do dente, do ângulo externo da engrenagem, da altura da cabeça do dente, do módulo mínimo e do número de dentes equivalente.

  • 08:15TRAÇANDO ARTE II

    MONET

  • 08:25CULTURA É CURRÍCULO II

    CASA DE CULTURA MARCELO GRASSMAN - SÃO SIMÃO

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 117

    Como ensinar literatura e chamar a atenção dos jovens estudantes para o mundo dos livros? O Entrelinhas mostra técnicas utilizadas por professores de São Paulo. A atriz Walderez de Barros fala sobre sua relação com o dramaturgo Plínio Marcos e sobre sua paixão pela poesia. O programa também apresenta imagens da performance "Eu, Machado de Assis", apresentado na Virada Cultural.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 27

    27) “FAMÍLIA SABE TUDO” De casa nova – mas nem tanto – Bianca inscreve sua família no programa de TV “Família Sabe Tudo” e é selecionada. O prêmio é - uma reforma completa da casa. Mas pra chegar lá, Zuzu, Edison, Pedro e Bianca precisam estar afinados, um ligado no outro. Bianca não tem dúvidas de que irão ganhar o grande prêmio. Para ela, nenhuma família é tão unida e conectada como a sua. Mas a cadeira da verdade do “Família Sabe Tudo” não perdoa: segredos são revelados, e as brigas começam. Frustrada, menos com a possível perda do prêmio, e mais com suas ilusões desfeitas, Bianca entra em crise. Com a família dividida, a reforma que faria Bianca feliz não é mais a de sua casa, mas de sua própria família.

  • 09:30CULTURA 360

    CONTARDO CALLIGARIS (ANHEMBI MORUMBI) +100 ANOS DE JOHN CAGE (PUC) + MEFISTO (UNA)

    VOCÊ CONFERE UMA REPORTAGEM DA TV PUC SOBRE CENTENÁRIO DO COMPOSITOR NORTE-AMERICANO JOHN CAGE, O MESTRE DA MÚSICA EXPERIMENTAL. E POR FALAR EM EXPERIMENTALISMO, VOCÊ VERÁ TAMBÉM A ANIMAÇÃO “MEFISTO”, CURTA METRAGEM PRODUZIDO POR ALUNOS DO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA. MAS QUEM ABRE O PROGRAMA SÃO OS ESTUDANTES DA ANHEMBI-MORUMBI, COM UM DOCUMENTÁRIO QUE TRAÇA O PERFIL DO ITALIANO CONTARDO CALLIGARIS, UM DOS MAIS POPULARES PSICANALISTAS EM ATIVIDADE NO BRASIL. EM 2012, O COMPOSITOR NORTE-AMERICANO JOHN CAGE COMPLETARIA CEM ANOS. PIONEIRO DA ELETROACÚSTICA E DA MÚSICA ALEATÓRIA, CAGE FOI UM DOS GRANDES ARTISTAS EXPERIMENTAIS DO SÉCULO 20. O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO MÚSICO FOI CELEBRADO NUM EVENTO EM SÃO PAULO, QUE CONTOU COM AS PARTICIPAÇÕES DOS POETAS MULTIMÍDIA ARNALDO ANTUNES E AUGUSTO DE CAMPOS.A REPORTAGEM DA TV PUC ESTEVE LÁ E CONTA COMO FOI. PRA DESTACAR UMA ANIMAÇÃO PRODUZIDA POR ALUNOS DO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA. TRATA-SE DE UM CURTA-METRAGEM QUE CONTA A HISTÓRIA DE UM PERSONAGEM QUE OBTÉM VIDA DE ACORDO COM A INTENSIDADE E A DIREÇÃO DA LUZ. CERCADO POR QUATRO PAREDES E EM CONFLITO CONSIGO MESMO, ELE LUTA PRA ENTENDER SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS.“MEFISTO” É O TÍTULO DO VÍDEO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DOENÇAS REUMÁTICAS (ESPECIAL REUMATOLOGIA)

    É comum pensarmos que reumatismo é uma doença específica. Não é. É um conjunto de doenças com causas, diagnóstico e tratamento diversos. Estima-se que 15 a 20 por cento da população tenha algum tipo de doença reumática que provoca dores no corpo. Dentre as doenças, destacam-se: artrite reumatóide, osteoartrite e especialmente a gota, o lúpus, a fibromialgia e a chamada SAF (Síndrome do Anticorpo Fosfolipídio) são abordadas neste educativo. A Gota é mais comum em homens adultos e é causada pelo excesso de ácido úrico, provocando dores nas articulações. A crise pode ocorrer, de repente, sem a pessoa esperar. E a dor pode imobilizar o indivíduo e durar poucos dias. Se não for diagnosticada e tratada, a tendência é haver repetição das crises. O Lúpus é uma doença auto-imune, na qual o indivíduo desenvolve anticorpos que combatem algumas estruturas próprias do individuo. Como o sistema imunológico envolve todo o organismo, podem ocorrer alterações imunológicas ou inflamatórias em diversos órgãos: pele, coração, pulmões e rins (entre outros). A busca pelo auxílio médico é fundamental. Vale lembrar que o diagnóstico é tardio, leva em média 18 meses no país. A Fibromialgia pode atingir até 5% da população. É uma doença caracterizada pela sensibilidade exacerbada à dor. Então, pessoas que tem a fibromialgia sentem mais dor que a população normal. Ela acomete mais mulheres que homens, e requer uma pré-disposição genética. E a chamada Síndrome do Anticorpo Fosfolipídio – SAF – é uma doença auto-imune que provoca uma alteração do sangue levando a maior risco de eventos trombóticos recorrentes. Os trombos podem ocorrer em diversos órgãos: olho, pele, intestino ou fígado. A busca, aos sinais de alerta, por um reumatologista é a medida mais eficaz para um diagnóstico correto e precoce, para que o tratamento seja instalado e a doença controlada. Mais informações: Saúde Brasil: 11 3846-2649 – www.saudebrasilnet.com.br.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    TIMIDEZ

    Neste programa saiba o que é timidez. A Psicóloga, Dra. Glausa de Oliveira Munduruca, vai orientar como identificar se uma criança é tímida, como vencer a timidez e como os pais podem ajudar os filhos tímidos.

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - ROBERTO BETHONICO

    Foi em Itabira, no interior de Minas Gerais, que o artista plástico Roberto Bethônico nasceu e conviveu com uma das principais questões de seu trabalho: o irreversível. A cidade do ferro foi palco da criação da Companhia Vale do Rio Doce, e numa viagem impressionante à cidade, o artista nos mostra como a exploração do minério transformou a natureza da região e como essa degradação do ambiente é definitiva, não tem mais recuperação. Esse sentimento é traduzido na obra de Bethônico como uma forma de protesto e é o ponto inicial de outras questões que envolvem o cuidado com a vida. São desenhos, objetos, instalações e fotografias que representam poeticamente este universo.

  • 12:00VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    LOURENÇO E LOURIVAL (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Lourenço e Lourival em épocas diferentes.

  • 13:00HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 13:25TRAÇANDO ARTE II

    REMBRANDT

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 08/06/2018 - MÚSICA CLÁSSICA DIGITAL

    HOJE FALAMOS SOBRE A MÚSICA CLÁSSICA NA ERA DIGITAL./ COM A GENTE, A MUSICÓLOGA CAROLINA BORGES FERREIRA, ASSESSORA DE ADMINISTRAÇÃO ARTÍSTICA DA OSESP. / E O VIOLISTA MARCELO JAFFÉ, INTEGRANTE DO QUARTETO DE CORDAS DA CIDADE DE SÃO PAULO./

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DOENÇAS REUMÁTICAS (ESPECIAL REUMATOLOGIA)

    É comum pensarmos que reumatismo é uma doença específica. Não é. É um conjunto de doenças com causas, diagnóstico e tratamento diversos. Estima-se que 15 a 20 por cento da população tenha algum tipo de doença reumática que provoca dores no corpo. Dentre as doenças, destacam-se: artrite reumatóide, osteoartrite e especialmente a gota, o lúpus, a fibromialgia e a chamada SAF (Síndrome do Anticorpo Fosfolipídio) são abordadas neste educativo. A Gota é mais comum em homens adultos e é causada pelo excesso de ácido úrico, provocando dores nas articulações. A crise pode ocorrer, de repente, sem a pessoa esperar. E a dor pode imobilizar o indivíduo e durar poucos dias. Se não for diagnosticada e tratada, a tendência é haver repetição das crises. O Lúpus é uma doença auto-imune, na qual o indivíduo desenvolve anticorpos que combatem algumas estruturas próprias do individuo. Como o sistema imunológico envolve todo o organismo, podem ocorrer alterações imunológicas ou inflamatórias em diversos órgãos: pele, coração, pulmões e rins (entre outros). A busca pelo auxílio médico é fundamental. Vale lembrar que o diagnóstico é tardio, leva em média 18 meses no país. A Fibromialgia pode atingir até 5% da população. É uma doença caracterizada pela sensibilidade exacerbada à dor. Então, pessoas que tem a fibromialgia sentem mais dor que a população normal. Ela acomete mais mulheres que homens, e requer uma pré-disposição genética. E a chamada Síndrome do Anticorpo Fosfolipídio – SAF – é uma doença auto-imune que provoca uma alteração do sangue levando a maior risco de eventos trombóticos recorrentes. Os trombos podem ocorrer em diversos órgãos: olho, pele, intestino ou fígado. A busca, aos sinais de alerta, por um reumatologista é a medida mais eficaz para um diagnóstico correto e precoce, para que o tratamento seja instalado e a doença controlada. Mais informações: Saúde Brasil: 11 3846-2649 – www.saudebrasilnet.com.br.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 19 - REFLUXO GASTROESOFÁGICO

    NO PROGRAMA MÉDICO DE FAMÍLIA VAMOS FALAR SOBRE REFLUXO GASTROESOFÁGICO. AZIA, QUEIMAÇÃO, IRRITAÇÃO DA GARGANTA, TOSSE E ROUQUIDÃO PODEM SER SINTOMAS CAUSADOS PELO REFLUXO GASTROESOFÁGICO.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    HEMANGIONA

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DISPRAXIA

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA III

    WHO KNEW (PINK) SÁBADO

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 17 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula veremos que o movimento abolicionista cresceu muito durante o século XIX. Um passo importante para o fim da escravidão foi a extinção do tráfico negreiro, em 1850. O movimento abolicionista foi se espalhando e conseguindo cada vez mais simpatizantes. Os negros desempenharam um papel fundamental na luta pela abolição. Em 1887, as fugas de escravos se generalizaram nas novas áreas do café e o exército se recusou a capturar os fugidos. Em 13 de maio de 1888, quando, finalmente, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, praticamente já não havia mais escravos no Brasil. E foi assim que, pela primeira vez na nossa história, todos os nascidos no Brasil se tornaram cidadãos brasileiros perante a lei.

  • 16:45NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 17 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 17 você aprofundará os seus conhecimentos sobre a estrutura das frases em inglês que utilizamos quando fazemos planos para o futuro. Você recordará as situações onde a estrutura "going to" foi utilizada para falar do futuro, no sentido afirmativo, e vai comparar essa estrutura com frases de negação. Estas, usam a expressão "not going to". Na sessão "Let’s travel together", você conhecerá a ilha de Hong Kong.

  • 17:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    PROCESSOS DE FABRICAÇÃO 50

    Para usinar dentes cônicos retos, você aprenderá a fazer o cálculo do ângulo primitivo, da geratriz, do ângulo do fundo do dente, do ângulo externo da engrenagem, da altura da cabeça do dente, do módulo mínimo e do número de dentes equivalente.

  • 17:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 09

    O Brasil tem um litoral com mais de 7 mil quilômetros de extensão. Não é à toa que os esportes de praia fazem sucesso por aqui. Aliás, você sabia que esse tipo de modalidade esportiva vem crescendo no Brasil? Tem até um evento para esportes de areia que acontece em Campinas, uma cidade do estado de São Paulo que fica bem longe das praias! Nós fomos lá para conferir. Em outra matéria nós abordamos os desafios do futebol profissional em nosso país. E você também vai conhecer uma iniciativa que facilita o acesso do cidadão comum à justiça.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - ROBERTO BETHONICO

    Foi em Itabira, no interior de Minas Gerais, que o artista plástico Roberto Bethônico nasceu e conviveu com uma das principais questões de seu trabalho: o irreversível. A cidade do ferro foi palco da criação da Companhia Vale do Rio Doce, e numa viagem impressionante à cidade, o artista nos mostra como a exploração do minério transformou a natureza da região e como essa degradação do ambiente é definitiva, não tem mais recuperação. Esse sentimento é traduzido na obra de Bethônico como uma forma de protesto e é o ponto inicial de outras questões que envolvem o cuidado com a vida. São desenhos, objetos, instalações e fotografias que representam poeticamente este universo.

  • 18:30VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    LOURENÇO E LOURIVAL (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Lourenço e Lourival em épocas diferentes.

  • 19:30CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 18

    SINOPSE PGM 18 VT MUROS - Construção há 50 anos VT MURALISTA EDUARDO KOBRA VT OFICIO TELEFONE VT GLAUBER ROCHA - 30 anos da morte VT ENCERRAMENTO ELVIS - 34 anos da morte / DANÇA ROCKABILLY

  • 20:00ROTA DA INOVAÇÃO

    HOLANDA (PAÍSES BAIXOS) PARTE 2

    A Rota da Inovação continua na Holanda, mas desta vez visitando Eindhoven e Waghnigen. Em Eindhoven, visitaremos a Universidade de Tecnologia, onde foi criada a Copa do Mundo de Futebol para Robôs, cujo intuito é desenvolver robôs mais eficientes, resistentes e ativos para as mais diversas aplicações. Em Waghnigen, fomos visitar a Solynta, uma empresa que realiza estudos inovadores para o desenvolvimento de novos alimentos. Através de cruzamentos e estudos são criadas, por exemplo, batatas mais resistentes, nutritivas e que necessitem de uma quantidade muito pequena de pesticidas.

  • 20:30HORARIO ELEITORAL GRATUITO

    HORARIO ELEITORAL GRATUITO - 1º TURNO (2018)

  • 20:55PROFISSÕES

    LIMNÓLOGO

    O MAIS COMUM É SER BIÓLOGO, QUÍMICO OU FÍSICO, MAS QUEM PROCURA A PÓS-GRADUAÇÃO EM LIMNOLOGIA SE TORNA UM ESPECIALISTA EM ESTUDOS DE ÁGUA DOCE.

  • 21:00CINDERELA EM PARIS

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 29/09/2018

  • 00:00ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 03 - TERCEIRIZAÇÃO

  • 00:30VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

Contato Voltar

Confirme que você não é um robô!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado