Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O PROGRAMA RECEBE ESPECIALISTAS PARA FALAR SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, O FUTURO DO BRASIL E O ACESSO AO CONHECIMENTO EM PERIFERIAS E TRIBOS INDÍGENAS SÃO ALGUNS DOS TEMAS EM PAUTA. DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 09H30.

METRÓPOLIS

ÚNICO PROGRAMA TOTALMENTE DEDICADO ÀS ARTES NA TV ABERTA, O METRÓPOLIS VALORIZA A CULTURA TRADICIONAL E AS EXPERIMENTAÇÕES E TRAZ O MELHOR DA MÚSICA, CINEMA, TEATRO, LITERATURA, ARTES PLÁSTICAS, GAMES E COMPORTAMENTO. SEGUNDA FEIRA ÀS 21H00.


CURSOS USP

DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 11H30 - ASTRONOMIA UMA VISÃO GERAL, COM O PROFESSOR JOÃO STEINER DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP.

CURSOS LIVRES

DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 17H30 -VISÕES DO BRASIL, SÉCULO 19.

SUPER IDEIAS

DOCUMENTÁRIOS DA BBC WORLDWIDE SOBRE HISTÓRIAS FASCINANTES E SURPREENDENTES DE GENIALIDADE, DETERMINAÇÃO E SUCESSO QUE FIZERAM MILHÕES PARA ALGUNS E LITERALMENTE MUDARAM O MUNDO, DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 16H30.

MATÉRIA DE CAPA

DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA, ÀS 20H30: A CADA DIA , O TELESPECTADOR PODE CONHECER, ENTENDER E SE APROFUNDAR NOS TEMAS MAIS IMPORTANTES DA ATUALIDADE.

SALA DE CINEMA

UMA PARCERIA COM A SP CINE PARA EXIBIÇÃO DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS, ALGUNS INÉDITOS NA TV. SÁBADO, 25/01 ÀS 21H30, CINE SÃO PAULO, DIRIGIDO POR RICARDO MARTENSEN E FELIPE TOMAZELLI .


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL SÁBADO 25/01 - ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO

DE QUARTA (22/01) A SÁBADO (25/01), ÀS 18H30 CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO, COM A PROFESSORA VERA BITTENCOURT, QUE TRAÇA PARALELOS ENTRE A HISTÓRIA DO MUSEU PAULISTA E O DESENVOLVIMENTO DE SÃO PAULO DURANTE OS SÉCULO 18 E 19, ANALISANDO ESPECIALMENTE O MOMENTO POLÍTICO NA VIRADA DA DÉCADA DE VINTE.

PROGRAMA PANORAMA, SÁBADO ÀS 13H30 - OS NOVOS PAULISTANOS

HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO, SÁBADO DAS 15H00 ÀS 18H30

BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO - RETRATOS - COREOGRAFIA BASEADA NA OBRA PAULICEIA DESVAIRADA DE MÁRIO DE ANDRADE, SÁBADO ÀS 19H30.

MÁRIO SÃO PAULO DE ANDRADE - COM O BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO E O CORAL PAULISTANO, SÁBADO ÀS 20H30.

SALA DE CINEMA - CINE SÃO PAULO, SÁBADO ÀS 21H30.

RODA VIVA

NO PRÓXIMO DOMINGO, 26/01, ÀS 19H30, ENTREVISTA COM A EMPRESÁRIA E CONSULTORA DE MODA COSTANZA PASCOLATO.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 15

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 01 - INTRODUÇÃO À SÉRIE

    Prof. Ricardo Cneio Alves e Dr. Ruy Tanigawa falam dos benefício da acupuntura, já incorporados na medicina ocidental.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 15

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: PESQUISADORES DESENVOLVEM NOVAS VARIEDADES DE FEIJÃO CARIOCA, O MAIS CONSUMIDO NO BRASIL, PARA GARANTIR GRÃOS COM MAIS QUALIDADE E RESISTENTES AS DOENÇAS./ PLANO SAFRA É LANÇADO COM RECURSOS DE MAIS DE 225 BILHÕES DE REAIS, VERBA RECORDE PARA O SEGURO RURAL E MEIO BILHÃO DE REAIS PARA CONSTRUÇÃO E REFORMA DE CASAS RURAIS.//

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 215

    Entretenimento com qualidade. O Entrelinhas conversa com um grupo de escritores do Rio de Janeiro que defendem a ideia de que a literatura pode ser entretenimento – sem perder a qualidade e o valor estético. Na contramão da tendência contemporânea de uma ficção enigmática, hermética e experimental, eles criaram até um manifesto em defesa da narrativa envolvente, “legível”, que cativa o leitor. O Entrelinhas encontrou com eles numa livraria de São Paulo para conhecer esse movimento – que é uma espécie de vanguarda às avessas. Em defesa do experimentalismo. Como contraponto a essa apologia da narrativa sem experimentalismos, o Entrelinhas mostra uma leitura da escritora Márcia Tiburi – que acha que literatura deve apostar na linguagem hermética. Ela participou do quadro “Estante do Escritor” e ela leu trechos de um dos autores mais experimentais da literatura brasileira: o pernambucano Osman Lins. Sérgio Sant’Anna. O programa entrevista também o romancista e contista carioca que é um dos escritores mais complexos da prosa brasileira, com ficções e peças teatrais que fogem aos padrões da narrativa realista – mas que abordam de forma penetrante a realidade social e política do país. A gente conversou com Sérgio Sant’Anna durante o encontro “Sempre um Papo”, série promovida pelo Sesc São Paulo.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    MEMÓRIAS

    QUADROS • Grande Reportagem – Relembrar o passado para entender o presente e projetar o futuro. É assim que Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa, define a importância do registro das histórias de vida no Museu, criado em 1992. Em um programa sobre Memória, a Grande Reportagem do Almanaque Educação foi bater um papo com Karen e conhecer como funciona esse museu virtual. • Pequenas Histórias - quadro que vai privilegiar passagens em que personagens falam de fatos do passado que repercutiram em suas vidas futuras tanto profissional como emocionalmente. • Túnel do Tempo - imagens da TV Cultura que nos remetam a memória do Brasil e do mundo através dos tempos • Minha Visão das Coisas - Dorinha conversa com jovens nas ruas fazendo as seguintes perguntas: Por que é que dizem que o nosso país não tem memória? Prá você, o que significa preservar a memória de um povo? O bairro que você mora tem memória? O que é a memória de uma cidade para você? • Horizontes Culturais - a TV Cultura em parceria com a FDE e a secretaria de educação tem levado aos estudantes paulistas da rede estadual de ensino a série cultura é currículo. São episódios sobre locais da cidade de São Paulo onde ao mesmo tempo em que encontramos arte e cultura contemporânea, a memória do povo brasileiro se mantém preservada...

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    REBECA OTERO E GUSTAVO NOGUEIRA

    NESTE PROGRAMA, REBECA OTERO, COORDENADORA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DA UNESCO DO BRASIL, E O PROFESSOR GUSTAVO NOGUEIRA, PESQUISADOR DO USO DE VIDEOGAMES NO LETRAMENTO DE CRIANÇAS, CONVERSAM COM EDERSON GRANETTO SOBRE COMO SUPERAR O PRECONCEITO CONTRA O USO DE TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ESPECIAL FARMÁRICA E SAÚDE: MIPS - MEDICAMENTOS ISENTOS DE PRESCRIÇÃO

    Certamente você já adquiriu um Mip, já tomou um remédio isento de prescrição. São aqueles que nós podemos adquirir na farmácia, sem uma receita prescrita por um médico. Eles fazem parte do que a Organização Mundial da Saúde denomina de Automedicação Responsável . E este é um assunto muito complexo. Um medicamento, utilizado de maneira adequada, funciona justamente para nos ajudar a promover a saúde, combatendo doenças e males que afetam o nosso organismo. Mas, é preciso saber exatamente como, quando e por que utilizá-los. Isso vale para todos os medicamentos (os de tarja vermelha e preta que precisam de prescrição) e os sem tarja, que são os que podemos adquirir sem receita médica. Contudo, as intoxicações por medicamentos estão entre as principais causas de intoxicações. E nessa lista estão remédios, como analgésicos, antitérmicos, vitaminas, laxantes, descongestionantes nasais etc, da categoria dos MIPs. Daí a importância de sabermos que não podemos tomar remédio por conta própria, sem conhecimento. E por isso podemos, neste caso, buscar orientações com o farmacêutico na farmácia. Aliás, ele é um profissional, de curso superior, que estuda justamente os medicamentos (os vários tipos, efeitos adversos, formas de administração, dosagem etc). Por isso, é um profissional indicado para nos ajudar na hora de adquirir um mip. E recentemente uma nova legislação da Anvisa decreta que os medicamentos isentos de prescrição não podem mais ficar expostos nas gôndolas ao acesso do consumidor na farmácia. Antes, portanto, podíamos entrar num estabelecimento e pegar, ao alcance de nossas mãos, diversos remédios que julgávamos necessários. Pagar no caixa e levar. Hoje, podemos, da mesma forma, adquiri-los sem receita médica. Mas, ao chegar na farmácia, devemos procurar ajuda do farmacêutico, pois esses remédios ficam atrás do balcão. É um momento de aproveitar e pedir auxílio sobre como tomar o remédio, em que dosagem, de quanto em quanto tempo, antes ou após a refeição etc. Até porque tem riscos: por exemplo, se uma pessoa está com dengue e não sabe, e toma um remédio com uma substância chamada ácido acetilsalicílico pode morrer. Um hipertenso que toma um analgésico (com determinada substância) também pode ter um infarto. É preciso estar bem orientado. Na farmácia, também o farmacêutico deve ser pró-ativo e abordar o cidadão, ajudar a esclarecer suas dúvidas. O objetivo do MIP é tratar males menores: dor de cabeça, uma febre, uma dor no estômago, gripes e resfriados, um mal estar. E é muito importante procurar atendimento médico se o problema persistir.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    PRIMEIRO DIA DE AULA

    A parceria da família com a escola é muito importante para a criança. A Coordenadora Pedagógica da Escola da Vila, Vânia Marincek, vai orientar os pais na escolha de uma boa escola para seus filhos, como deve ser o primeiro dia de aula e quais são as principais dificuldades da criança.

  • 11:04PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 15

    Pedro agora estuda à noite e trabalha todos os dias na feira como ajudante do tio Éverton. Entre o trabalho duro, a escola noturna e o cansaço, seu namoro com Ciça vive um impasse. Quando Pedro pode sair, é Ciça quem tem de ficar em casa para cuidar de Juca, seu irmãozinho pequeno. No período noturno da Piquerobi, Pedro conhece e se sente atraído por Roseli, aluna negra mais velha do que ele. Numa noite eles vão para um baile “samba-rock”, com predominância de frequentadores negros e lá Pedro sente-se um estranho no ninho. O namoro de Bianca com Caio evolui tanto que ele quer apresentá-la, num jantar, a sua mãe, Adélia. Durante esse jantar, Bianca percebe que Adélia não aprova o namoro de seu filho com uma garota negra. É um momento doloroso na vida de Bianca, mas ela não vai ficar sem reagir.

  • 11:30CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 13 (LEGENDADO) OS PLANETAS GASOSOS (OU GIGANTES) PARTE 01

    O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, FALA SOBRE OS PLANETAS: JÚPITER, SATURNO, URANO E NETUNO.

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 369 - MELHORES MOMENTOS 1

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 25/08/2017 - OCUPACAO LITERARIA

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 41

    PGM 41 - 02/02/12 ABRE/JÂNIO QUADROS ENTREVISTA GAUDÊNCIO TORQUATTO (Marketing político Jânio) OFICIO ÓCULOS RETRÔ A PEDIDOS - "Senta que lá vem a história" - 1990 Encerramento - Chico Science - Ensaio 1996

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    BELO

    PODEMOS FALAR EM ESTETICA MATEMATICA ? CERTAMENTE QUE SIM.E TALVEZ O HORROR QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES SENTEM PELA DIS CIPLINA ESCOLAR DAS CONTAS E DOS NUMEROS SE DEVA AO FATO DE QUE NINGUEM ATENTOU QUE POR TRAS DE UMA EQUACAO,POR MAIS SIM PLES QUE ELA SEJA, EXISTE UMA INTENSA BELEZA QUE PODE (E DE- VE) SER APRECIADA COMO SE APRECIA UM QUADRO. O PROGRAMA TAMBEM VIAJARA NO TEMPO E BUSCARA ESCLARECER UM POUCO DA EVOLUCAO DO CONCEITO DE BELO NAS ARTES ATRAVES DOS TEMPOS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DESAFIOS NA INTERNET

    Um assunto que apavora os pais porque coloca as crianças em risco: os desafios na internet. Há registros de mortes provocadas por estes desafios e todos precisam saber deste perigo. O que pode parecer uma brincadeira boba pode sim terminar em tragédia. Citamos casos trágicos. O filho da nossa entrevistada cheirou perfume, achando que fosse desodorante. Falamos sobre este risco real e de como pais precisam estar atentos.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 29 ENSINO DE PORTUGUÊS - 11/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA.// IMERSOS NO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS E DOS MEMES DA INTERNET, OS JOVENS PARECEM SE AFASTAR CADA VEZ MAIS DA FORMA CULTA DE ESCREVER E SE EXPRESSAR./ QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DISSO PARA O FUTURO E A VIDA PROFISSIONAL?/ NOSSO CONVIDADO É O PROFESSOR PASQUALE CIPRO NETO.

  • 15:33SUPER IDEIAS

    CHOQUE E MEDO

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 1: CHOQUE E AWE Algumas invenções têm o poder de assustar a humanidade. Quatro invenções aterrorizantes que chocam o mundo e fazem milhões. Ouija - um jogo que diz falar com os mortos, Dynamite - um explosivo inventado para salvar vidas, a cadeira elétrica que é executada milhares e a montanha-russa que transforma o medo em um grande negócio.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    YOU AND I (LADY GAGA) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 13 - VIRADA CULTURAL PAULISTA

    O interior de São Paulo também tem Virada cultural. E como tem. O Territórios culturais de hoje viaja às cidades de Mogi das Cruzes e Indaiatuba e acompanha de perto as apresentações em palcos experimentais e também shows de gente como Zeca Baleiro, Nação Zumbi e muito mais! Felipe e Tuti nos mostram tudo isso! Você não pode perder essa Virada! É só ficar ligado em Territórios Culturais de hoje!

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 11

    HOJE O VITRINE BRASIL VAI ATÉ RIBEIRÃO CLARO NO PARANÁ//BANHADA PELO RIO PARANAPANEMA, A CIDADE RESPIRA HISTÓRIA E AINDA TEM PAISAGENS EXUBERANTES CHEIAS DE MONTANHAS E CACHOEIRAS//A CIDADE DE GOIÁS, VIU A POETISA CORA CORALINA CRESCER, VIRAR DOCEIRA, E, DEPOIS, UMA DAS PERSONALIDADES MAIS IMPORTANTES DO ESTADO DE GOIÁS.// VAMOS CONHECER UM SERVIÇO GRATUITO QUE EXISTE HÁ QUASE 18 ANOS EM SÃO PAULO,INSPIRADO NO FILME "CENTRAL DO BRASIL" , O PROJETO "ESCREVE CARTAS" AJUDA PESSOAS QUE NÃO SABEM LER E ESCREVER.

  • 17:30CURSOS LIVRES: VISÕES DO BRASIL, SÉCULO 19

    HISTÓRIA DA CRÍTICA DE ARTE NO BRASIL

    EM SUA PALESTRA, A HISTORIADORA PAULA VERMEERSCH DESTACA FIGURAS COMO MANUEL DE ARAÚJO PORTO ALEGRE, CONSIDERADO O PATRONO DA CRÍTICA DE ARTE BRASILEIRA. OUTROS PERSONAGENS SÃO O ESCRITOR JOSÉ DE ALENCAR E O JOVEM JOAQUIM NABUCO QUE DURANTE DOIS ANOS SUSTENTARAM UMA POLÊMICA SOBRE A ESCRAVIDÃO NO BRASIL NO JORNAL "O GLOBO". A EXPRESSÃO "ESCOLA BRASILEIRA DE ARTE" , QUE APARECEU PELA PRIMEIRA VEZ NUMA EXPOSIÇÃO DA ACADEMIA IMPERIAL DE ARTES DO RIO DE JANEIRO, CAUSOU POLÊMICA ENTRE OS ARTICULISTA DO SÉCULO XIX. FATOS COMO ESTE ENVOLVERAM NOMES IMPORTANTES DA CRÍTICA DE ARTE NO BRASIL, COMO O DO JORNALISTA LUIZ GONZAGA DUQUE ESTRADA.

  • 18:30CAÇADORES DE GENES

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    LOUISE CARDOSO

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 341 - MISSÃO ÁRTICO

    A MAIOR EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA PARA ESTUDO DO ÁRTICO CENTRAL JÁ ESTÁ EM ANDAMENTO. DURANTE UM ANO, CENTENAS DE CIENTISTAS VÃO SE REVEZAR À BORDO DO NAVIO ALEMÃO POLARSTERN, PARA DESCOBRIR ATÉ QUE PONTO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS ESTÃO TRANSFORMANDO O TOPO DO PLANETA E PROVOCANDO ALTERAÇÕES QUE VÃO AFETAR A POPULAÇÃO DE TODO O GLOBO. PARA REALIZAR ESTA TAREFA, OS CIENTISTAS VÃO ENFRENTAR INÚMEROS DESAFIOS, QUE VÃO DO CLIMA, À POLÍTICA E ATÉ OS URSOS. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA VOCÊ VAI VER AINDA QUAIS FORAM OS PRIMEIROS EXPLORADORES A CHEGAR AOS POLOS E AS POLÊMICAS ENVOLVENDO AS CONQUISTAS.

  • 21:00METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 401 - 19/01/2020

  • 21:32VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 10

    O VITRINE BRASIL DE HOJE MERGULHA NO MAR DO ESPÍRITO SANTO //BERÇO DAS BALEIAS JUBARTE NA COSTA BRASILEIRA//NO ESTADO DO PARÁ //O SOL QUE GERA ENERGIA POR UM CUSTO BEM MAIS BAIXO E SEM PREJUDICAR A NATUREZA//NAS DELÍCIAS DA GASTRONOMIA MINEIRA //A VALORIZAÇÃO DOS INGREDIENTES VAI DA COZINHA TRADICIONAL AOS GRANDES CHEFES// A GENTE FAZ UM GIRO EM TRÊS CIDADES DO PAÍS E PERGUNTA: QUAL A COMIDA DE RUA PREFERIDA EM SÃO PAULO, BELÉM DO PARÁ E PARNAIBA NO PIAUÍ?

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A CONSTRUCAO DO ROMANCE - OS PERSONAGENS

    No quarto episódio da série "A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE", o professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas e escritor amazonense Milton Hatoum analisa a criação, a importância e o desenvolvimento dos personagens na construção narrativa deste difícil gênero literário que elegeu como seu na publicação da sua primeira obra "Viagem a um certo Oriente", de 1989, e na seguinte "Dois Irmãos", publicado 12 anos depois, em 2000. Ganhou, com cada um de seus livros, o Prêmio Jabuti, categoria romance, da Câmara Brasileira do Livro. Durante o programa, Hatoum - que é também poeta bissexto (publicou poemas na revista Babel em 1979) e ensaísta (é dele o prefácio para o livro "O Oriente é uma Invenção do Ocidente", do inglês Eduard Said - analisa questões relacionadas às semelhanças e diferenças entre gêneros literários através da obra de vários autores e assim como as influências da cultura árabe e da cidade de Manaus no seu processo criativo e o trabalho com as palavras.

  • 22:46TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 12 - MUSEU DA CASA BRASILEIRA / MIS / MUBE

    Localizados numa região privilegiada de São Paulo, próximo a Avenida Faria Lima, no seu entorno encontramos três museus que fazem parte do nosso imenso território Cultural: O MIS, Museu da Imagem e do Som; o MUBE, Museu Brasileiro da Escultura e o Museu da Casa Brasileira. Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti invadem esse territórios culturais e mostram ao telespectador o motivo de todo o sucesso desse trio de cultura junto ao público de São Paulo.

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 20/01/2020

  • 23:45CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 25

    CULTURA RETRÔ - PGM 25 NO AR: 13/10/11 VT CRISTO REDENTOR - 80 anos VT A PEDIDO X-TUDO/Entrevista Fernando Gomes VT OFICIO CONSERTA BRINQUEDOS VT PATINHO BORRACHA VT BRINCADEIRAS RETRÔ - Encerra

  • 00:15SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    LITUÂNIA - ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU

    O episódio marca presença de mulheres como Margarita Jankauskait, colaboradora do centro avançado pela igualdade e Kristina Ivanauuskien, uma teóloga da igreja luterana de Vilnius, as convidadas debatem em um programa de rádio com o locutor e mediador do programa "Cultura e Religião" Julius Sasnauskas, elas falam do lugar da mulher nas religiões e como a igreja católica encara estas mulheres no universo religioso, com é o preconceito e a visão de cada uma em relação a sociedade e convenções já estabelecidas.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 16

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 02 - TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO

    Prof.Ricardo Cneio Alves e Dr. Roberto falam sobre as técnicas de meditação e seus benefícios, principalmente utilizadas em mulheres grávidas.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 16

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: BRASIL SEDIA FÓRUM MUNDIAL DOS PRODUTORES DE CAFÉ - O MAIOR EVENTO DA CAFEICULTURA DESTE ANO. BAHIA É O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE ALGODÃO DO BRASIL E EXPORTA 40% PARA PAÍSES ASIÁTICOS.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 216

    PATRÍCIA MELO. O Entrelinhas entrevista a escritora Patrícia Melo, que acaba de lançar o romance “Ladrão de Cadáveres”. Patrícia cansou de ouvir a expressão “um Rubem Fonseca de saias" para descrever sua literatura. Ela é de fato uma escritora de livros policiais tão talentosa quanto o autor de “A Grande Arte”. Patrícia Melo falou ao Entrelinhas sobre o seu novo livro, sobre suas parcerias com Rubem Fonseca e de que, apesar de escrever para cinema e teatro, é na literatura que ela se sente em casa. GILBERTO FREYRE. O programa destaca também o livro Modos de homem & modas de mulher, do sociólogo Gilberto Freyre – escritor homenageado na Flip desse ano. O sociólogo pernambucano é conhecido por clássicos de interpretação do Brasil como “Casa Grande e Senzala” e “Sobrados e Mucambos”. Mas a curiosidade de Gilberto Freyre não tinha limites – e chegou até o mundo da moda. GHOST WRITERS. O mais recente filme de Roman Polanski – “The Ghost Writer” (“O Escritor Fantasma”) – tem como personagem uma das figuras mais curiosas (e misteriosas) da literatura: o autor que vive nas sombras, escrevendo livros e textos publicados em nome de outras pessoas. O Entrelinhas tenta revelar um pouco da história secreta dos escritores fantasmas e mostra o que os espectadores do filme acharam dessa personagem que quase nunca aparece.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CONHECIMENTO

    Quadros • GRANDE REPORTAGEM - NUM PROGRAMA ONDE O CONHECIMENTO É O FOCO, O ALMANAQUE EDUCAÇÃO USOU UMA EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO PARA ENTENDER O UNIVERSO QUE ENVOLVE O SABER. COM A AJUDA DO FÍSICO E PROFESSOR DA UNICAMP MARCELO KNOBEL, FOMOS CONHECER O LEGADO DEIXADO PELO CIENTISTA ALBERT EINSTEIN E COMPREENDER COMO SUAS PESQUISAS FORAM INFLUENCIADAS POR ÁREAS COMO CULTURA, MÚSICA, HISTÓRIA E FILOSOFIA. É O CONHECIMENTO E SUA MULTIDISCIPLINARIDADE. • MINHA VISÃO DAS COISAS – O QUADRO VAI MOSTRAR, POR MEIO DE RESPOSTAS, UM PAINEL COM ALGUNS FRAGMENTOS DO “CONHECIMENTO” DOS PARTICIPANTES SOBRE ALGUNS DOS TEMAS DISCUTIDOS. • TÚNEL DO TEMPO - MATERIAL DA TV CULTURA SOBRE O CONHECIMENTO (IMAGENS DE PESQUISADORES, CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS, DEBATES DE INTELECTUAIS, IMAGENS DE PESQUISAS E AVANÇOS ESPACIAIS ETC.) • PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES - EDIÇÃO RÁPIDA DE VÁRIOS “PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES” QUE FORAM AO AR NOS EPISÓDIOS DO ALMANAQUE. • HORIZONTES CULTURAIS - IMAGENS DE DIVERSOS LOCAIS DO PGM CULTURA É CURRÍCULO: MUSEUS, VIVEIRO MANEQUINHO LOPES, CASA DOS BANDEIRANTES • QUANDO EU CRESCER - QUADRO EM QUE UMA ALUNA DA ESCOLA PÚBLICA QUE SONHA SER PROFESSORA VAI SABER O QUE É NECESSÁRIO PARA A PROFISSÃO. ELA CONVERSA COM O PROFESSOR FERNANDO ALMEIDA, QUE EXPLICA QUAIS OS PASSOS PARA CHEGAR A SER PROFESSOR E FALA SOBRE O OFÍCIO DA PROFISSÃO.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    ÂNGELA MESSA E GRETEL ERES

    ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO ENSINO MÉDIO: SÃO RAROS OS ALUNOS QUE CONCLUEM ESSA ETAPA DOS ESTUDOS COM ALGUMA COMPETÊNCIA NA LÍNGUA ESTRANGEIRA CURRICULAR, SEJA ESPANHOL OU INGLÊS. ESTE É O PONTO DE PARTIDA DA CONVERSA DE EDERSON GRANETTO COM GRETEL ERES FERNANDES, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP E ÂNGELA LESSA, DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA PUC DE SÃO PAULO.

  • 10:01SAUDE BRASIL

    PERTUSSIS

    PERTUSSIS ou COQUELUCHE: é uma doença re-emergente. Novos casos estão surgindo entre adolescentes e adultos jovens (o que não se via antes)... Nem sempre, apresentam sintomas. Mas, podem estar transmitindo, sem saber, para uma criança menor. O bebê, recém-nascido, que ainda não tem anticorpos, é o mais vulnerável para complicações. Para se ter uma idéia, 90% deles desenvolvem a doença em contato com a bactéria chamada bordetella pertussis, que só é transmitida entre os seres humanos. E a letalidade chega a cerca de 8% dos casos. Pertussis, que é uma doença muito contagiosa. A transmissão se dá pelas vias aéreas respiratórias - por gotículas que expelimos ao falar, tossir ou espirrar. A doença se manifesta, em geral, em três fases: a primeira é a catarral, com tosse leve, em geral com febre baixa ou até sem febre, parecendo um resfriado. Depois, evolui para a segunda fase, a mais crítica, chamada paroxística. Dura de 3 a 6 semanas. O bebê, neste período, apresenta uma tosse terrível e intensa e faz um barulho chamado ‘guincho’, pois ele não consegue respirar e tenta inspirar de forma prolongada. E após esta fase segue para a convalescença que pode levar semanas ou até meses. O problema é que o bebê, especialmente menor de 6 meses, corre maior risco de evoluir para complicações: pneumonias severas, encefalopatia, sangramentos oculares, nasal e no sistema nervoso central, que pode deixar seqüelas por toda a vida. O grande desafio, neste momento, em que o mundo todo se preocupa com o ressurgimento da doença, é a adoção da vacinação de acordo com a estratégia cocoon. Estudos identificam que os principais transmissores da doença para os grupos mais vulneráveis (bebês) são adolescentes e adultos (tanto os familiares, e mesmo os que tiveram a doença ou foram vacinados na infância). A vacina não protege para sempre. Após um período que varia de 5 a 10 anos, a imunidade declina. Por isso, os especialistas recomendam a vacinação cocoon, ou seja, tentar vacinar todas as pessoas próximas do convívio da criança pequena. Neste raciocínio estão os pais, parentes próximos (tios, avós), funcionários da casa (como a babá), profissionais de creches e de saúde e que atuam em maternidades. É importante que todos aprendam a suspeitar de Pertussis diante de um quadro de tosse que dure por mais de 2 semanas. Afinal, Pertussis é de notificação obrigatória, pois diante de um caso confirmado é preciso que a equipe de saúde avalie a necessidade de profilaxia (com antibióticos) e recomendação de vacina para as pessoas próximas do convívio. Mais informações no Saúde Brasil: tv@saudebrasilnet.com.br / www.saudebrasilnet.com.br.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    O AMIGO DO MEU FILHO

    Pais e Mães devem instruir seus filhos para que desenvolvam relações saudáveis e construtivas. Neste programa você vai saber em que idade uma criança passa a ter necessidade de ter amigos de fora do ciclo familiar. A Dra. Elizabeth Polity, Presidente da Associação Paulista de Terapia Familiar, vai orientar como diferenciar as amizades boas das ruins.

  • 11:06PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 16

    16) “SOB UM NOVO PONTO DE VISTA” Zuzu decide que é hora de retomar sua vida de onde um dia parou e volta à escola para completar o ensino médio no EJA – Educação para Jovens e Adultos. Para surpresa e desgosto de Pedro, ela entra no período noturno da Piquerobi. Numa fase em que ele se sente mais “adulto” e quer fazer parte de um grupinho de alunos mais velhos, alguns deles fumantes, tudo que Pedro não quer é ter a mãe por perto. Bianca, que inicialmente apoia a decisão da mãe voltar a estudar, pouco a pouco sofre as consequências da nova rotina de Zuzu. Assim, o serviço doméstico, além de várias clientes do salão, passa a ser sua responsabilidade. Numa noite, Bianca dá um basta e vai para a nova casa do pai. No puxadinho em que Edison agora vive, Bianca entende com seu pai que sacrifícios fazem parte da vida, especialmente por aqueles que amamos. No fim, resta a Pedro, Bianca e Edison o desafio de encontrar uma maneira de que a casa funcione sem que Zuzu precise abandonar a escola. Conseguirão?

  • 11:37CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 15 (LEGENDADO) OS PLANETAS ANÕES

    O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, EXPLICA O QUE SÃO PLANETAS ANÕES E CITA CINCO PLANETAS CLASSIFICADOS COMO ANÕES: PLUTÃO, CERES, HAUMEA, MAKEMAKE E ERIS. ELE TAMBÉM CITA ALGUNS CANDIDATOS, TAIS COMO ORCUS, SALACIA E QUAOAR.

  • 12:32MANOS E MINAS III

    MARCELO D2

    Neste programa o Manos e Minas recebe Marcelo D2, que vem lançar o seu novo trabalho "Amar é para os fortes'. Representando a cena dos slams, do Rio de Janeiro, 4-Ó. Matérias: - Nosso videorreporter, Rodney Suguita, apresenta um perfil do congolês Gloire Ilonde. Refugiado no Brasil, o rapper lança seu primeiro trabalho musical. - No quadro Discoteca Básica, Pepe Paulo, que é embaixador no Brasil da GROOVALIZACION RADIO, um coletivo mundial de DJs, apresenta os seus 5 discos prediletos.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 30/08/2017 - ESCLEROSE MULTIPLA

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 42

    PGM 42 - 09/02/12 VT Chico Mendes - Doc "O Sonho de Chico Mendes - 1995" VT entrevista Marina Silva - Doc " Memória do Meio Ambiente - 2003" VT encerra Paul McCartney - homenagem Chico Mendes 1989

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    DO ZERO AO INFINITO

    ESTE PROGRAMA E UMA INTRODUCAO A SERIE,COMO UMA ESPECIE DE GUIA.APONTA A POSSIBILIDADE DE LANCAR NOVOS OLHARES SOBRE VELHAS COISAS (TANTO NA ARTE COMO NA MATEMATICA) E FALA DE MANEIRA ABRANGENTE SOBRE OS TEMAS MATEMATICOS QUE SERAO ENFO CADOS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    HIERARQUIA DENTRO DE CASA

    Quando você era pequeno ou pequena, ouvia muito a frase: quem manda aqui sou eu? Ou então na sua casa seu pai dizia: quem resolve é a sua mãe. Ou era sua mãe que falava: pergunta pro seu pai. Ou seja, numa família tem que ter um chefe que dá a palavra final? As famílias mudaram e mesmo a justiça já não fala mais em pátrio poder e sim em poder familiar.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 30 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 15/10/2018

    NO DIA DOS PROFESSORES, O PROGRAMA DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAI CONVERSAR SOBRE AS DORES E DELÍCIAS DESSA CARREIRA TÃO IMPORTANTE E TÃO DIFÍCIL NO BRASIL DE HOJE./ COMO GARANTIR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA E MELHORES SALÁRIOS PARA QUEM EDUCA E FORMA NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.//

  • 15:35SUPER IDEIAS

    CRIAÇÕES VISIONÁRIAS

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 2: A coisa da visão Como vemos o mundo tem sido vital para o nosso progresso. Encontramos quatro inventores visionários que reinventaram o nosso mundo. O criador cuja ideia elétrica nos mantém entretidos, o astrônomo que quer ver o nascimento de estrelas, o advogado cuja copiadora aterroriza os governos e o motorista de rali que salva vidas.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    YOU AND I (LADY GAGA) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 14 - MUSEU PELÉ E SANTOS

    Felipe e Tuti descem a serra e invadem um novo território cultural do estado: Santos, suas praias, sua cultura e toda a história da cidade. Lá, eles visitam o Museu do Café, passeiam de bonde pelo centro histórico, percorrem caminhos antigos na estrada velha que levou os primeiros habitantes do litoral ao planalto e muito mais. Uma viagem no tempo em que nossos apresentadores conhecem de perto tudo o que a cultura de Santos tem para oferecer.

  • 17:01VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 12

    O VITRINE BRASIL DE HOJE CELEBRA OS CINQUENTA ANOS DO BALÉ TEATRO GUAIRÁ EM CURITIBA NO PARANA// TE LEVA NA FESTA DO DIVINO PAI ETERNO, EM TRINDADE, NA REGIÃO METROPOLITANA DE GOIÂNIA QUE ATRAI DEVOTOS DE VÁRIOS ESTADOS BRASILEIROS COM HISTÓRIAS DE FÉ E SACRIFÍCIO.// EM SÃO PAULO VOCÊ É NOSSO CONVIDADO PARA UMA VIAGEM NO TEMPO DO MODERNISMO BRASILEIRO . //NO THEATRO JOSÉ DE ALENCAR, O ESPETÁCULO COMEÇA NA ENTRADA// PALCO DE GRANDES HISTÓRIAS , O PRÉDIO CEARENCE É REFERÊNCIA ARTÍSTICA, TURISTICA E ARQUITETONICA NO PAIS.

  • 17:30CURSOS LIVRES: VISÕES DO BRASIL, SÉCULO 19

    A PINTURA HISTÓRICA ENTRE O IMPÉRIO E A REPÚBLICA

  • 18:30CIDADES SEDENTAS

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    LUCÉLIA SANTOS

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:31MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 342 - ÁGUA, UM ARTIGO DE LUXO

    UM PLANETA EM TRANSFORMAÇÃO. INCÊNDIOS FLORESTAIS NA AUSTRÁLIA, NA AMAZÔNIA E NA CALIFÓRNIA. INUNDAÇÕES EM VENEZA E NO INTERIOR DA INGLATERRA. TODOS ESSES EVENTOS EM PONTOS DISTANTES.? O QUE ESTÁ POR TRÁS DE TUDO ISSO? ? O QUE TÊM A VER OS VOOS INTERNACIONAIS COM A VELOCIDADE DOS NAVIOS NOS MARES ? SÃO MUITAS AS PERGUNTAS NESSES TEMPOS QUE ESTAMOS ATRAVESSANDO. ENQUANTO ALGUMAS REGIÕES ENFRENTAM INUNDAÇÕES, EM OUTRAS PERSISTE A ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL. NO MUNDO TODO, UM BILHÃO DE PESSOAS NÃO DISPÕEM DE ÁGUA LIMPA E CONFIÁVEL. E NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS ESSE NÚMERO DEVE AUMENTAR PARA MAIS DE 3 BILHÕES. À MEDIDA EM QUE A POPULAÇÃO AUMENTA E A OFERTA PERMANECE A MESMA, A CONTA NÃO FECHA. ENTÃO, O QUE FAZER? . DESCUBRA NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.

  • 21:00LEITURAS DO BRASIL

    O POVO BRASILEIRO

    O DOCUMENTARIO MOSTRA O PROCESSO DE FORMACAO DO POVO BRASI- LEIRO NA VISAO DO ANTROPOLOGO DARCY RIBEIRO VE O POVO COMO UM GENERO HUMANO NOVO, FORMADO A PARTIR DA MISCIGENACAO DO INDIO, DO NEGRO E DO EUROPEU. O PROGRAMA PARTE DA HISTORIA BRASILEIRA E DE DEPOIMENTOS DO AUTOR E DE PERSONAGENS, QUE EXEMPLIFICAM COMO OCORREU ESTE PROCESSO.

  • 22:01BALANÇO DO SÉCULO XX, PARADIGMAS DO SÉCULO XXI

    A QUÍMICA SUPRAMOLECULAR: DESENHANDO NOVOS MATERIAIS

    Neste programa, o professor Henrique Toma procura mostrar os caminhos que a química supramolecular têm trilhado na direção da criação de novos materiais. Ele faz isso explicando as diferenças entre química molecular e supramolecular além das aplicações práticas e teóricas que ela pode ter.

  • 22:53CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU CULTURAL E ARQUEOLÓGICO ÁGUA VERMELHA - OUROESTE

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 21/01/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 26

    Pgm 25 - no ar: 20/10/11 VT DESARMAMENTO - 6 anos do Referendo do Estatuto do Desarmamento VT TRICAMPEONATO SENNA - 20 anos do Tricampeonato - Entrevista Roda Viva VT LEON CAKOFF - Homenagem VT ENTREVISTA ROLANDO BOLDRIN - 75 anos de nascimento e arquivo Sr. Brasil ENCERRA MUSICAL ROLANDO BOLDRIN

  • 00:31SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    LETÔNIA - WWW.PORQUENAO.LV

    No país da Letônia se encontra 2,4 milhões de pessoas, sendo assim foi iniciado uma campanha em massa para educar as pessoas sobre a igualdade de gêneros. As mulheres ainda ficam com uma grande parte do trabalho doméstico subestimado, enquanto os homens exercem geralmente o papel do provedor, mas apesar disso as mudanças estão sendo notadas e aprovadas, como um homem cuidar de seus filhos enquanto a mulher trabalha fora, o papel do machismo sendo substituído pelo companheirismo sendo aceito por ambos os sexos.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 17

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 03 - FITOTERAPIA

    HOJE, NOSSO ASSUNTO É FITOTERAPIA. FITOTERAPIA É A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS EM PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS QUE AUXILIAM NO TRATAMENTO DE DOENÇAS E NA MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E NO PROGRAMA SÃO ESCLARECIDAS AS UTILIZAÇÕES E CUIDADOS NESTE TRATAMENTO.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 17

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: NO INTERIOR DO PIAUÍ, EM PLENA CAATINGA, UM PROJETO DE IRRIGAÇÃO GARANTE O CULTIVO DA ACEROLA PARA EXPORTAÇÃO. NO AMAZONAS, O AÇAÍ, CONHECIDO COMO FONTE DE ENERGIA, CHAMA ATENÇÃO DO MERCADO EUROPEU. E OS PRINCIPAIS IMPACTOS DO ACORDO DE LIVRE COMERCIO ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA PARA PRODUTORES E CONSUMIDORES.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 217

    LOU REED. O Entrelinhas de hoje destaca a trajetória do cantor, compositor e poeta Lou Reed, um dos ícones da música pop. Lou Reed era uma das presenças mais aguardadas na Festa Literária Internacional de Paraty, que começa essa semana. O cantor e compositor acabou cancelando sua participação. Mas o livro Atravessar o Fogo, com as letras de Lou Reed, acaba de ser lançado no Brasil. ATORES E LITERATURA. O programa mostra também o modo bem particular com que os atores lidam com os livros e a literatura. A gente conversou com os atores Leona Cavalli, Marat Descartes e Ary França para saber que obras e autores influenciaram suas atuações no teatro, no cinema e na teledramaturgia. LITERATURA COREANA. Entrevistamos escritores de um país que expressa as tensões políticas do mundo contemporâneo: a Coreia do Sul. O Entrelinhas conversou com o professor de literatura Kwon Oh-Ryong, com a poeta Shin Dal Já, com a professora Im Yun Jung e com o contista e romancista Lee Ho-cheol – que nasceu na Coreia do Norte e foi prisioneiro do exército sul-coreano antes de atravessar definitivamente a fronteira que divide os dois países.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ATITUDES

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    MAURÍCIO KLEINKE E MARTHA MARIANDO

    ENTREVISTA COM OS EDUCADORES MAURÍCIO KLEINKE (UNICAMP) E MARTHA MARANDINO (USP) SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E A INCLUSÃO DA DISCIPLINA NA PROVA BRASIL.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ESCLEROSE TUBEROSA

    Pouca gente ainda ouviu falar sobre Esclerose Tuberose. É uma desordem genética, capaz de produzir tumores em vários órgãos do nosso organismo: cérebro, pulmão, rim, pele, olhos, coração. Não tratada, a Esclerose Tuberosa pode evoluir para quadros graves como insuficiência renal, hipertensão intracraniana, deficiência mental, comprometer a fala, a locomoção, e inclusive levar à morte. No Brasil estima-se que tenhamos cerca de 30 mil portadores da doença. E o diagnóstico costuma ser tardio, em função da falta de informação das pessoas. De difícil diagnóstico, é comum também o paciente perambular por anos por vários consultórios e especialistas. A ciência, felizmente, descobriu que há dois genes envolvidos (localizados nos cromossomos 9 e 16). Descobriu ainda que há relação com um regulador denominado M-Thor, associado às substâncias hamartina e tuberina, que são proteínas ue funcionam como um complexo denominado TSC1.TSC2 que tem a função de inibir a proliferação celular. E a falta dessas substâncias leva a uma disfunção e consequente formação de tumores. Essa descoberta é importante pois possibilitou o desenvolvimento de novas abordagens medicamentosas para tratar os casos de Esclerose Tuberosa, que ajudam a inibir a progressão da doença e, em determinados casos, recupera parte das habilidades perdidas pelo paciente. Daí a importância de buscar atendimento médico, pois é preciso manter um acompanhamento continuado do paciente em tratamento. Para o diagnóstico o histórico do paciente é fundamental, além de alguns exames que o médico pode solicitar, como exames de imagem do cérebro, fundo de olho, tomografia também de rins e pulmão, exames cardiológicos, entre outros. É importante ficar atento a alguns sinais de alerta que podem levantar a suspeita da doença: crises de epilepsia, o bebê pequeno que fica meio aéreo, alterações comportamentais, alterações no sono, manchas esbranquiçadas na pele (parece um desenho de folha), angiofibroma facial, tumores na retina, renais e no sistema nervoso central etc. Quanto antes identificada a Esclerose Tuberosa, melhor a chance de tratar e combater a doença. Mais informações: Saúde Brasil (tv@saudebrasilnet.com.br) 11 3846-2649

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    EDUCAÇÃO NA MÍDIA

    Neste programa o assunto abordado será a educação na mídia. O Professor Coordenador do Núcleo de Comunicação e Educação da USP, Ismar de Oliveira Soares, comenta a mudança de linguagem dos programas educativos de hoje, da diversificação de canais e do auxílio da mídia na educação.

  • 11:06PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 17

    Caio, reconciliado com Bianca e agora morando sozinho, promove uma pequena festa em seu novo apartamento. Toda a turma de Pedro e Bianca é convidada, além de dois casais amigos de Caio. Mas os planos dão errado: Caio enxerga a turma de Bianca como um bando de crianças irresponsáveis, que se divertem com tolices que não fazem mais sentido para ele. Depois de discutir com Bianca, Caio faz um gesto romântico para reconquistá-la. Dividida, Bianca entende que a escolha que ela tem de fazer é mais profunda do que optar entre Caio e sua turma da Piquerobi, é uma escolha de vida. Ciça, que está com Pedro no apartamento de Caio, recebe um chamado de casa: um imprevisto a obriga a voltar para casa para ficar com o irmãozinho. A sós na casa da menina, surge o clima para que, enfim, Pedro e Ciça transem pela primeira vez. Porém, o choro da criança os interrompe. Sentindo-se pressionada, Ciça conta a verdade sobre seu pequeno “irmão”, algo que escondia de todos os seus amigos.

  • 11:33CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 17 (LEGENDADO) LUAS E ANÉIS

    NESTA AULA, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, ESTUDA AS LUAS DE JÚPITER, SATURNO, URANO, NETUNO, MARTE E DA TERRA. ELE TAMBÉM FALA DA ÁGUA E DOS TIPOS DE CHUVA PRESENTES EM PLANETAS E LUAS DA VIA LÁCTEA. O PROFESSOR TAMBÉM CITA OS ANÉIS DE SATURNO E A ATIVIDADE GEOLÓGICA DE PLANETAS COMO A TERRA.

  • 12:32MOSAICOS

    A ARTE DE PIXINGUINHA

    Programa homenageia os 110 anos de nascimento do compositor carioca, reunindo imagens históricas do acervo da TV Cultura e números musicais inéditos com André Mehmari, Fabiana Cozza, Verônica Ferriani, Danilo Brito e grupo Choro Rasgado. O programa é um documentário musical que conta a trajetória do compositor carioca, a partir de depoimentos de especialistas na obra do autor de “Carinhoso”, como Sérgio Cabral, biógrafo do artista, além de entrevistas com seus admiradores, amigos e parceiros recuperadas do arquivo da TV Cultura, como Tom Jobim, Braguinha, João Bosco, Vinicius de Moraes e Altamiro Carrilho. Outros números musicais, recuperados dos programas MPB Especial, Ensaio, Bem Brasil e outros especiais, também são destaque, com a presença de nomes como Paulo Moura, Joel Nascimento, conjunto Época de Ouro, Laércio de Freitas, Baden Powell, Beth Carvalho, Tom Zé, Sivuca, Pedro Amorim e Paquito D’Rivera. A parte documental, narrada por Rolando Boldrin, recupera fotos do homenageado e exibe imagens do músico extraídas dos documentários “Pixinguinha”, de João Carlos Horta, “Saravah”, de Pierre Barrouh, “Pixinguinha e a velha guarda do samba”, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias, e a animação “Alma carioca – um choro de menino”, de William Côgo. Desta forma, unindo registros passados com gravações atuais, MOSAICOS – A ARTE DE PIXINGUINHA prova que a passagem do compositor carioca pela música brasileira é inesquecível e sua obra, atemporal.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 31/08/2017 - POLUICAO URBANA

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 43

    PGM 43 - 16/02 VT TEATRO AMAZONAS Repórter Especial - "Teatro Amazonas, o resgate de uma época"- 1989 VT CICLO BORRACHA DOC "A Arvore da Fortuna" - 1992 ENTREVISTA AURÉLIO MICHILES DOC Teatro Amazonas - 2002 A PEDIDOS Vestibular da Canção - 1982 ENTREVISTA SOPRANO ROSANA LAMOSA ENCERRA ROGER WATERS - ópera "Ça Ira" no Teatro Amazonas

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    ARTE E NUMEROS

    ESTE PROGRAMA TRACA UMA LINHA CRONOLOGICA DO HOMEM PRIMITIVO ,PASSANDO PELA IDADE MEDIA E CHEGANDO AO RENASCIMENTO NA AR- TE E NA MATEMATICA.DE UM LADO,A SUBSTITUICAO DAS REPRESENTA- COES SIMBOLICAS LIGADAS AO RITUALISMO MAGICO OU A FE CRISTA E DO OUTRO, O CAMINHO QUE VAI DO SENSO NUMERICO PRIMITIVO AS TECNICAS DE CALCULO QUE GEROU A MATEMATICA DEMOCRATICA DOS ALGARISMOS HINDU-ARABICOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    APRENDENDO MATEMÁTICA

    O ensino da matemática mudou nos últimos anos, o que tem deixado alguns pais confusos. Nossas convidadas para falar sobre como aprender matemática nos dias de hoje são a pedagoga Claudia Siqueira e a Audrey Pedote, mãe do Davi, de 11 anos, e da Isabela, de 10.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 31 REGIME DE COLABORAÇÃO - 12/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS DISCUTIR O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. O MECANISMO NÃO É NOVO, MAS AGORA É APONTADO COMO FUNDAMENTAL PARA IMPLEMENTAR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO

  • 15:36SUPER IDEIAS

    RIQUEZAS CRIMINAIS

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 3: RIQUEZAS CRIMINOSAS O crime sempre foi uma força motriz para a invenção. Examinamos quatro inovações que mudam o mundo e geram negócios de bilhões de dólares, provando que o crime realmente paga! Um alarme que mantém os criminosos à distância, um dispositivo que revoluciona o varejo, a arma amada por bandidos e a ideia criminosa que foi resolvida.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    YOU AND I (LADY GAGA) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 15 - PALACETE DONA VERIDIANA E CASA DA DONA YAYÁ

    Lasar Segall, Dona Yayá, Dona Veridiana, Parque Buenos Aires... Neste programa Felipe e Tuti invadem um novo território cultural de São Paulo: o bairro de Higienópolis. Desvendando as histórias e equipamentos culturais que existem na região, nossa dupla de apresentadores mergulha num dos pontos mais interessantes da história brasileira: A economia dos barões do café e o movimento modernista.

  • 17:01VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 13

    NO VITRINE BRASIL DE HOJE//VOCÊ MERGULHA NUM PASSEIO NO RIO SÃO FRANCISCO//SE DELICIA COM OS QUITUTES DA DONA LINDINHA, UMA MINEIRA DE 96 ANOS QUE CONQUISTOU OS GOIANOS // O VITRINE BRASIL VAI MOSTRAR COMO FOI A FESTA DE SÃO PEDRO EM SÃO LUIS DO MARANHÃO.// ACOMPANHAMOS OS ALUNOS DO INSTITUTO CHEFS ESPECIAIS EM SÃO PAULO //QUE TEM COMO MISSÃO FACILITAR A AUTONOMIA DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN E INSERÍ-LAS NA SOCIEDADE ATRAVÉS DA GASTRONOMIA//

  • 17:30CURSOS LIVRES: VISÕES DO BRASIL, SÉCULO 19

    ESCULTURAS E MEMÓRIA DO BRASIL

    A PROFESSORA DA UNICAMP MARIA DO CARMO COUTO DA SILVA DISCORRE SOBRE A OBRA DO ESCULTOR RODOLFO BERNARDELLI, QUE NASCEU NO MÉXICO MAS PASSOU GRANDE PARTE DA VIDA NO BRASIL. DURANTE O SÉCULO XIX ELE FOI O PRIMEIRO A ESCULPIR UM MÁRMORE DE GRANDES DIMENSÕES PARA A ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES, NO RIO DE JANEIRO. NA SEGUNDA PARTE DE SUA PALESTRA A PROFESSORA MARIA DO CARMO MOSTRA OUTRAS OBRAS E MONUMENTOS DE RODOLFO BERNARDELLI. ELA VAI CONTAR TAMBÉM COMO ELE PARTICIPOU DA REURBANIZAÇÃO DO RIO DE JANEIRO NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX.

  • 18:30CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    NARRATIVAS SOBRE A HISTÓRIA DE SÃO PAULO E DA NAÇÃO

    A HISTORIADORA VERA BITTENCOURT PARTICIPOU DO CURSO "O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO ", ORGANIZADO PELO MUSEU EM AGOSTO DE 2011. EM SUA AULA A PROFESSORA VERA TRAÇA PARALELOS ENTRE A HISTÓRIA DO MUSEU, INAUGURADO EM 1895, E O DESENVOLVIMENTO DE SÃO PAULO DURANTE OS SÉCULOS 18 E 19. ELA ANALISA ESPECIALMENTE O MOMENTO POLÍTICO NA VIRADA DA DÉCADA DE VINTE, QUANDO O MUSEU SE PREPARAVA PARA COMEMORAR O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. UM DETALHE CURIOSO É QUE FOI NAQUELA ÉPOCA QUE A FRENTE DO MUSEU FOI DINAMITADA PARA CRIAR A COLINA SOBRE A QUAL O PRÉDIO ESTÁ HOJE, COM OS JARDINS NUM PLANO REBAIXADO.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    FERNANDA MONTENEGRO - I

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:31MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 343 - SOS OCEANOS

    DE QUE MANEIRA OS TUBARÕES CONTRIBUEM PARA A SAÚDE DOS OCEANOS? O QUE PODEMOS APRENDER COM ELES? PORQUE POUCOS GOVERNOS CUIDAM DOS MARES E DEIXAM A TAREFA APENAS PARA AS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS? SÃO MUITAS AS PERGUNTAS RELACIONADAS COM O PLANETA E POUCAS TÊM AS RESPOSTAS ADEQUADAS. A CADA MINUTO, TONELADAS DE LIXO SÃO DESPEJADAS NOS RIOS E OCEANOS. ESSE VOLUME ASSUSTADOR INCLUI TANTO O LIXO DOMÉSTICO, QUE AS PESSOAS JOGAM NAS RUAS E CALÇADAS, COMO O INDUSTRIAL, QUE INCLUI PRODUTOS QUÍMICOS, ALTAMENTE PREJUDICIAIS À SAÚDE HUMANA E DE TODA A FAUNA MARINHA. E AÍ VEM A PERGUNTA: QUEM RECOLHE ESSE LIXO, QUEM TRABALHA PELA SAÚDE DOS OCEANOS? SÃO OS VOLUNTÁRIOS QUE FAZEM DESSA LUTA UM OBJETIVO DE VIDA. A QUESTÃO É QUE ELES ESTÃO PERDENDO ESSA GUERRA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA

  • 21:00CAMPUS EM AÇÃO 2019

    KOALA PARK (MELIES) + SERÔDIA (MELIES) + BLANK_ (MELIES) + LUNNA (MELIES) + DESTRAÇADO (ECA USP)

    Neste programa Aline Jones e Eduardo Guimarães apresentam os vídeos "Koala Park", "Serôdia" e "Lunna", produzido por alunos do curso voyage da Faculdade Melies, "Blank_", produzido por alunos do curso de produção audiovisual 3D da Faculdade Melies e "DesTraçado", produzido por alunos do curso superior do audiovisual da ECA USP. Sobre "Koala Park": Em um parque tranquilo, um garoto realizará o seu maior desejo: entrar em contato com a natureza. Para sua surpresa, ele acabará mexendo com forças além de sua compreensão. Ano de produção: 2015 Sobre "Serôdia": Serôdia é um curta sobre Lucy, uma menina triste e solitária que vive no topo de um rochedo. Um dia, ela conhece o menino Gabriel, e descobre que sua vida está prestes a se transformar. Ano de produção: 2012 Sobre "Blank_": O curta conta a história de um escritor passando por um bloqueio criativo, e durante um sonho atormentado, encontra uma solução para a história. Batizado com o nome de “Blank”, do inglês vazio, o nome se encaixa perfeitamente com a idéia que buscamos passar, de um vazio de pensamento, aquele branco que nós temos, quando travamos em algo, fora também se encaixar com elementos que existem dentro do curta, onde literalmente no clímax da história, o personagem se encontra, assustado em um espaço “vazio”. Sendo do gênero suspense, este curta tenta passar uma sensação de ansiedade e nervosismo, com sua direção e narrativa propositalmente fazendo com quem assiste pela primeira vez, não saber o que está acontecendo, até o seu final onde tudo tudo faz sentido. A história é um roteiro original escrito por Mariana Kvothe, e adaptado pelos integrantes da produção do Trabalho de Conclusão de Curso. A ideia da história original era mais simples e bonita, porém, não passava a mesma sensação que nós queríamos, a partir disso, nós procuramos adaptar a história para uma idéia um pouca mais profunda e que passa-se uma outra tipo sensação. Fazendo uso de todo o conhecimento e criatividade dos 3 integrantes, participaram juntos de todas as partes do trabalho, onde puderam se destacar mais nas áreas de maior interesse de cada um. Ano de produção: 2018 Sobre "Lunna": Lunna é um ser místico e misterioso que consegue, com seu charme e carisma, unir seres completamente opostos como o dia e a noite. Ano de produção: 2012/ 2013 Sobre "DesTraçado": Beatriz, uma arquiteta que vive às margens do Minhocão em São Paulo, tenta trabalhar em um ensolarado fim de semana. Por uma infeliz coincidência, seus desenhos acabam virando realidade de forma mágica, e então Beatriz decide alterar seu futuro. Ano de produção: 2017

  • 21:30ANTÁRTICA - PORTAL DA MUDANCA CLIMÁTICA

  • 22:00#PROVOCAÇÕES

    #PROVOCAÇÕES - 34 - RITA LOBO

    O programa #Provocações, comandado por Marcelo Tas, recebe recebe a chef Rita Lobo. No programa, ela fala sobre temas como família, política e sobre as mudanças culturais que afetam a alimentação. “Não dá para gente achar que as mulheres vão voltar para cuidar, abandonar nas suas carreiras, suas vidas e voltar para cozinha. Mas dá para a gente pensar que os jovens casais vão entender que alimentação é uma coisa tão importante para a família que os dois vão dividir essa responsabilidade”, afirma Rita.

  • 22:30TRAJETÓRIAS

    MARTINHA

    Cantora e compositora, foi apelidada de "Queijinho de Minas" pelo rei Roberto Carlos que gravou várias de suas canções. Com o declínio da Jovem Guarda, passou a utilizar em seu repertório músicas românticas e participou de festivais internacionais em vários países da América Latina. Ganhou todos os prêmios possíveis no país, e muitos outros no exterior. Como compositora conseguiu grande êxito, tanto com cantores da Jovem Guarda como com os sertanejos e contabiliza mais de 4 mil gravações. O Trajetórias apresenta, em primeira pessoa, a história de Martinha! Entrevistadores: Luis Antônio Giron, Maíra Zimmermann, Rafal Righini e Vilmar Bittencourt

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 22/01/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 27

    Pgm 27 - No ar: 27/10/11 VLADIMIR HERZOG - 36 anos de morte ENTREVISTA IVO HERZOG - Filho Vladimir Herzog A PEDIDO - Disparada Jair Rodrigues OFÍCIO RETRÔ ALFAIATE MODA BRECHÓ ENCERRA MUTANTES

  • 00:31SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    BRASIL - INDAIÁ

    Neste episódio "Indaiá" mulher brasileira mostra recuperação dos conflitos causados pelas drogas, falta de educação e a revolta pela pobreza sem perspectiva de uma melhora relativa em sua vida social. Gravidez ainda na adolescência e usuaria de drogas, Indaiá se encontrava sozinha sem apoio da família que ela mesma havia abandonado, encontrou refúgio na casa de apoio aprendeu a cuidar de sua filha, uma profissão e de encarar com coragem e sobriamente o dia-a-dia e a volta para sua família, recebendo o apoio de sua mãe e de seu novo companheiro.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 18

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 04 - PRÁTICA DO LIEN CH'I

    Prof. Ricardo Cneio Alves prof. de terapia prânica. -Dr. Jou Eel Jia - médico e prof. medicina chinesa.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 18

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: FAZENDA URBANA SUBSTITUI SOL POR LÂMPADA LED E TROCA ÁREA GIGANTESCA DE PLANTAÇÃO POR ESPAÇO PEQUENO. ESTA É A APOSTA DO FAZENDEIRO DO FUTURO QUE INVESTE EM INOVAÇÃO. COLHEITA MOVIMENTA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA CONHECIDA COMO CAPITAL MUNDIAL DA LARANJA. A PRODUÇÃO DEVE BATER NOVO RECORDE ESTE ANO. É NESTE SÁBADO NO AGROCULTURA.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 218

    ESCRITORES TCHECOS. O Entrelinhas mostra uma entrevista com escritores da República Tcheca feita durante a Feira do Livro de Buenos Aires – onde eles participaram também da 2ª Bienal Borges-Kafka. JULIO CORTAZAR. O programa destaca ainda o livro Papéis Inesperados, com vários textos de ficção, poemas e artigos inéditos de Julio Cortázar que ficaram guardados por 25 anos nas gavetas de uma escrivaninha, na casa de sua primeira mulher. NELSON DE OLIVEIRA. O Entrelinha entrevistou um autor que tem uma grande afinidade com cronistas do absurdo como Kafka, Borges e Cortázar: o escritor paulista Nelson de Oliveira – que acaba de publicar um novo romance: Poeira: Demônios e Maldições. PREMIO SP DE LITERATURA. Foram anunciados os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura – a mais importante premiação para romances publicados no Brasil.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    MEDICINA ESPORTIVA - (II TEMPORADA)*(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu convida seu melhor amigo, o Mano, pra fazer parte do Almanaque Educação. Juntos, eles iniciam o processo de criação do programa e gravam, além da opinião da galera nas escolas, uma entrevista muito louca com o Batman, na TV do Cadu. Além disso, usam a criatividade na preparação da primeira grande reportagem, sobre medicina esportiva.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    NÃO USAR NO PERÍODO ELEITORAL!!! LISETE ARELARO E ERNESTO MARTINS FARIA

    ENTREVISTA COM A EDUCADORA LISETE ARELARO (FE-USP) E O ECONOMISTA ERNESTO FARIA (FUNDAÇÃO LEMANN) SOBRE O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO, COM FOCO NA APROVAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A REVISÃO FEITA PELO SENADOR JOSÉ PIMENTEL (PT-CE).

  • 10:00SAUDE BRASIL

    EPILEPSIA - 213

    Epilepsia O conhecimento sobre a doença, o diagnóstico prévio e tratamento rigoroso ajudam pacientes com epilepsia a levarem uma vida normal Muitas pessoas ainda não sabem lidar com a Epilepsia. E por desconhecimento tomam atitudes receosas, levando a discriminações, o que prejudica ainda mais a vida de quem convive com a doença. A Epilepsia é uma condição neurológica crônica que se caracteriza pela ocorrência de crises epilépticas. Estudos indicam que há picos de incidência da doença em crianças menores de 10 anos e em pessoas acima de 60 anos de idade. A crise epiléptica mais conhecida é a convulsiva, identificada pela população como ataque epiléptico. Nesse caso, a pessoa pode cair no chão, apresentar contrações musculares no corpo, mordedura da língua, salivação intensa, respiração ofegante e, às vezes, até urinar. A convulsão assusta especialmente quem a presencia. E por desconhecimento não é rara a existência de preconceito por não se saber, por exemplo, que a convulsão não é passada de uma pessoa para outra e que a salivação não transmite a doença. O recomendado é que diante de uma crise se mantenha a calma para garantir a segurança do paciente. A Epilepsia pode ser causada por uma lesão no cérebro, infecção, problemas intra-uterinos, excesso de bebidas alcoólicas e drogas ou por neurocisticercose. É importante aprender a reconhecer sinais de alerta de uma reincidência de crise. Pode ser ansiedade, depressão, uma sensação de que algo está por acontecer. O diagnóstico da Epilepsia é essencial para o melhor manejo da doença, sendo a entrevista do médico com o paciente indispensável. Só depois da detecção das características é possível combater as crises. Além da questão clínica podemos complementar a avaliação diagnóstica com exames. O principal deles é o eletroencefalograma e também exames de neuroimagem, como a ressonância magnética de encéfalo. Quanto antes detectada a doença, mais cedo a equipe médica poderá tratar o paciente. A epilepsia é uma das enfermidades na neurologia que mais resultado positivo tem com o tratamento medicamentoso. Uma vez que 70% das pessoas que tem crises epilépticas as tem controladas, com uso correto e consistente dos fármacos. A troca, a suspensão ou aumento da dosagem de uma medicação sem o aval médico pode desequilibrar o organismo e propiciar novas crises. Uma vida ativa e normal para o paciente depende de um tratamento rigoroso, assim como o apoio psicológico, que pode ajudar tanto o paciente quanto sua família.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    PERGUNTAS CONSTRANGEDORAS

    Neste programa saiba em que idade a criança entra na fase do "porque" e porque ela entra nesta fase. A Psicóloga e Terapeuta Fudadora do Instituto Familae, Dra. Helena Maffei Cruz, fala da importância desta fase da criança e orienta como os pais devem proceder diante de perguntas constrangedoras.

  • 11:08PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 18

    Desencantada e reflexiva após mais uma desilusão amorosa, Bianca começa a questionar o seu lugar no mundo. Cabeça e olhar se abrem para algumas situações escolares que, antes, ela ignorava. Ao conhecer Xavier, filho da zeladora, surge a ideia de gravar um vídeo na escola e publicar na internet. O vídeo bomba atrai muitas visitas e comentários. É assim que nasce o “Diário da Piquerobi”. O diário virtual repercute intensamente, traz consequências à rotina da escola e faz Bianca e sua turma refletirem sobre o significado da escola em suas vidas. Pedro, ainda no período noturno, tem uma prova difícil pela frente. Para relaxar antes do exame, aproveita o intervalo e descansa na sala de leitura. Mas acaba dormindo pesado, e só acorda tarde da noite com ruídos que vêm da Sala do Acessa. Pedro vê que estão roubando equipamentos da escola. Entre simplesmente cair fora ou, de alguma maneira, alertar para o roubo que acontece na Piquerobi, Pedro age, mesmo colocando sua segurança em risco.

  • 11:34CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 19 (LEGENDADO) EXOPLANETAS

    O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, EXPLICA O QUE SÃO EXOPLANETAS, QUAIS SÃO OS MÉTODOS DE BUSCA PARA ENCONTRÁ-LOS, ALÉM DAS PROPRIEDADES E ESTATÍSTICAS DOS EXOPLANETAS.

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 561

    ROLANDO RECEBE O GRUPO ÁGUA DE VINTÉM.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 01/09/2017 - PROFESSOR TECNOLOGIA

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 44

    CULTURA RETRÔ - Pgm 44 - no ar: 23/02/12 VT CORONELISMO - Telecurso 2º Grau - 19/05/1978 VT ENTREVISTA ACM NETO VT DOC MULHERES DICA - DOCTV "SANTA DICA DE GUERRA E FÉ" - 2005 VT PROVOCAÇÕES - 2006 VT A PEDIDO Zeca camargo - Ensaio Tim Maia - 1992 VT ENCERRAMENTO - CÁSSIA ELLER

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    O ARTISTA E O MATEMATICO

    ESTE PROGRAMA FALA DA RECENTE SEPARACAO ENTRE ARTISTA E MA - TEMATICO, TOMANDO COMO EXEMPLO LEONARDO DA VINCI.COMENTA OS CASAMENTOS MAIS DIRETOS DESSAS DUAS AREAS ATRAVES DE DOIS EXEMPLOS BASTANTE DISTINTOS:A ARQUITETURA (TRADICIONALMENTE LIGADA A MATEMATICA ATRAVES DA FIGURA DO CALCULISTA) E A AR- TE CONCRETA QUE BUSCAVA UMA EXPRESSAO DIRETAMENTE LILGADA A RAZAO MATEMATICA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    BRINCANDO NA RUA

    Vamos falar sobre brincadeiras de rua neste Momento Papo de Mãe. O nosso pai convidado para este papo é o jornalista esportivo e apresentador Ivan Moré, que tem a Mel de 5 anos e o Lui de 3. Também participa da conversa o psicólogo Tiago Tamborini.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 32 FUNDEB - 23/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O FUNDEB - O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.

  • 15:38SUPER IDEIAS

    ATRAÍDOS PELO PERIGO

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 4: PERIGO MAGNETS Às vezes não é suficiente para chegar a uma ideia original. Às vezes você tem que estar disposto a arriscar tudo - até mesmo sua vida - para provar que funciona. Este episódio centra-se em quatro inventores que pretendem ficar ricos ou morrer tentando. Apresentando as histórias por trás da armadura, a máscara de gás, o clorofórmio e o wingsuit.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    YOU AND I (LADY GAGA) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 16 - MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA E PONTO CHIC

    O bairro da Lapa é um dos territórios culturais de maior tradição em São Paulo. Lá, além de muita história fica a sede de um dos principais equipamentos culturais do estado: o Memorial da América Latina. No programa de hoje Tuti e Felipe invadem o Memorial e revelam tudo o que existe por lá. De quebra, a dupla faz um passeio também pela história de um dos sanduíches mais tradicionais da cidade: O Bauru. O programa está uma delícia. Vale conferir!

  • 17:01VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 14

    O VITRINE BRASIL MERGULHA NAS ÁGUAS DE FERNANDO DE NORONHA, UM PARAÍSO BRASILEIRO NO OCEANO ATLÂNTICO./ TE LEVA ATÉ O PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO, NO TOCANTINS.// VOCÊ VAI CONHECER UM JEITO NOVO DE PENSAR A RELAÇÃO ENTRE MEIO AMBIENTE E PRODUÇÃO ECONÔMICA NA BACIA DO ARAGUAIA //SÃO PAULO NÃO PARA DE CRESCER. NÃO É DE HOJE QUE A METRÓPOLE MAIS POPULOSA DO PAÍS EXPLORA ESPAÇOS DE BAIXO DA TERRA. TEM TÚNEL SOB O QUARTEL DA ROTA// UMA HORTA NO SUBSOLO DE UM EDIFÍCIO. // E UM BAR NO SUBTERRÂNEO DO TEATRO MUNICIPAL.

  • 17:30CURSOS LIVRES: VISÕES DO BRASIL, SÉCULO 19

    PRIMEIRAS CARICATURAS

    UM CASO DE SUBORNO PRATICADO POR UM FUNCIONÁRIO DO IMPÉRIO FOI TEMA DA PRIMEIRA CARICATURA PUBLICADA NO BRASIL, EM 1834. O AUTOR FOI MANUEL DE ARAÚJO PORTO ALEGRE, PERSONAGEM IMPORTANTE DO CENÁRIO CULTURAL DO SÉCULO XIX. QUEM CONTA A HISTÓRIA DA CARICATURA NO PAÍS É A PROFESSORA ROSANGELA DE JESUS SILVA, DO INSTITUTO DE FILOSOFIA DE CIÊNCIAS HUMANAS DA UNICAMP. NA SEGUNDA PARTE DE SUA PALESTRA A PROFESSORA ROSANGELA DESTACA O TRABALHO DE ÂNGELO AGOSTINI NA REVISTA ILUSTRADA, UM DOS PERIÓDICOS CRIADOS POR ELE. A IGREJA, A POLÍTICA, OS PROBLEMAS SOCIAIS, AS ENCHENTES NO RIO DE JANEIRO E AS TORTURAS QUE SE PRATICAVAM CONTRA OS ESCRAVOS ESTAVAM ENTRE OS TEMAS PREFERIDOS DO CARICATURISTA.

  • 18:30CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    DOS BANDEIRANTES AOS PRÓCERES DA INDEPENDÊNCIA

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    FERNANDA MONTENEGRO - II

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 19:52

  • 19:55PERSONA EM FOCO

    FERNANDA MONTENEGRO - II

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 327 - TUBARÕES SOB ATAQUE

    QUANTAS ESPÉCIES DE TUBARÕES VOCÊ ACHA QUE EXISTEM? QUER ARRISCAR UM NÚMERO? SERIAM MAIS DE DEZ OU MAIS DE CEM? .....JÁ JÁ VOCÊ VAI SABER. POR ENQUANTO, PODEMOS DIZER QUE O NÚMERO É BEM ALTO COMPARADO COM OUTRAS CRIATURAS DO MUNDO ANIMAL. AINDA SOBRE OS TUBARÕES, VOCÊ TEM IDEIA DE QUANTO TEMPO DURA A GESTAÇÃO E DE QUANTOS FILHOTES SÃO GERADOS PELAS DIVERSAS ESPÉCIES? ESSE DADO TAMBÉM É SURPREENDENTE. ESSAS E OUTRAS CURIOSIDADES SOBRE OS TUBARÕES VOCÊ VAI DESCOBRIR NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, QUE TRATA DA IMPORTÂNCIA DELES NA CADEIA ALIMENTAR E NO EQUILÍBRIO DOS OCEANOS. APRESENTADOS SEMPRE COMO AMEAÇADORES E PERIGOSOS, ELES SÃO DIZIMADOS AOS MILHÕES A CADA ANO PELO SEU MAIOR PREDADOR: O HOMEM. SÃO PRESAS FÁCEIS NAS REDES DOS BARCOS DE PESCA, QUE ALIMENTAM UM COMÉRCIO ILEGAL. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.

  • 21:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1313

    OS CORAIS DA AMAZÔNIA, O VALOR DA NATUREZA PRESERVADA E UM PRIMATA VÍTIMA DA FEBRE AMARELA. SÃO OS DESTAQUES DO REPÓRTER ECO DE HOJE: OS BUGIOS,DISPERSORES DE SEMENTES NAS FLORESTAS,FORAM OS QUE MAIS SOFRERAM O IMPACTO DA DOENÇA. CIENTISTAS CALCULAM QUE A VEGETAÇÃO NATIVA PROTEGIDA EM PROPRIEDADES RURAIS ,GERA MAIS DE 6 TRILHÕES DE REAIS POR ANO EM SERVIÇOS PRESTADOS AO MEIO AMBIENTE. E NOVA EXPEDIÇÃO DA ONG GREENPEACE REVELA QUE O SISTEMA DE RECIFES ENTRE O BRASIL E A GUIANA FRANCESA , É RICO EM BIODIVERSIDADE MARINHA.

  • 21:30EMISSÃO IMPOSSÍVEL

  • 22:01RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 02 - DAIME - TEMP I

    Os preceitos do Daime são explicados a partir de entrevistas realizadas no berço da doutrina, o Alto Santo, em Rio Branco, Acre. A equipe acompanha a festa de São João, uma das principais datas do calendário da religião. Daimistas mostram como acontece a preparação do Daime e das fardas. Finalmente, é mostrado o hinário, cerimônia com doze horas seguidas de cânticos.

  • 22:31ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 06

    Clodoaldo Araujo visita a Circuit Launch, uma enorme aceleradora de hardware e entrevista Alex Dantas, seu fundador. Ele mostra o espaço onde todos trabalham, explica como funciona uma aceleradora de hardware e porque o sistema de compartilhamento e colaboração é tão importante para o ambiente e a operação de seu negócios. No mesmo episódio, o fundador da Joerobotics, Joe Meisel – que é uma das empresas alocadas na própria Circuit Launch - mostra um protótipo que ensina a conectar circuitos eletrônicos; Blaze Sunders apresenta outro protótipo de um projeto que entrega café diretamente das máquinas em estações de trem; Andrew Etherington, representante da SICK, uma das maiores produtoras de sensores e soluções de aplicações para automação industrial do mundo, dá um depoimento sobre a aceleradora e Dan O’ Mara, um dos sócios da Circuit Launch, comenta sobre a empresa e sobre placas de circuito.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 23/01/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 28

    Pgm 28 - No ar: 02/11/11 CRÉDITOS - PGM 28 VT VOTO MULHER - 3 de novembro de 1930, as mulheres do Brasil conquistaram o direito de votar VT A PEDIDO/PAULINHO da Viola VT MUSA TONIA CARRERO VT Filme 1 noite em 67 VT FESTIVAL DE MÚSICA RETRÔ 1

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    BOLÍVIA - TECENDO O FUTURO

    A Bolívia têm setenta por cento de sua população em terras indígenas, deste grupo as mulheres são as que tem menos acesso a educação, Jesusa Flores pertencente a uma destas tribos explica como consegui recuperar as tradições de tecer fios os transformando em roupas, tapetes, jogos de toalhas de mesa com motivos exclusivos sendo que os conhecimentos de seus antepassados foram se perdendo, fala como as mulheres são obrigadas a trabalhar muito, explica como ganha dinheiro vendendo o que faz, com poucos recursos as mulheres indígenas lutam por educação e sair da condição de grupo marginal.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 19

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 05 - ACUPUNTURA NO ESPORTE

    O NOSSO TEMA DESTE PROGRAMA É ACUPUNTURA NO ESPORTE. A ACUPUNTURA É UMA TÉCNICA MILENAR, ORIGINÁRIA DA MEDICINA TRADICIONAL ORIENTAL, DE TRATAMENTO QUE CONSISTE NO ESTÍMULO DE PONTOS DETERMINADOS DA SUPERFÍCIE DA PELE. ELA PASSOU A SER UMA DAS TERAPIAS MAIS PROCURADAS PARA O TRATAMENTO E ALÍVIO DAS DORES. ESSA TÉCNICA JÁ É RECOMENDADA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E NO BRASIL, EM 1995, FOI RECONHECIDA PELO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA E É UTILIZADA INCLUSIVE NO TRATAMENTO DE LESÕES ESPORTIVAS. PARA FALAR SOBRE A ACUPUNTURA NO ESPORTE RECEBEMOS O NOSSO CONSULTOR RICARDO CNEIO ALVES E O MÉDICO ACUPUNTURISTA DOUTOR RICARDO GALOTTI, DO ESPORTE CLUBE CORINTHIANS PAULISTA.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 19

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: O SORGO, CEREAL RESISTENTE À SECA E AS ALTAS TEMPERATURAS, GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO NAS LAVOURAS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS. O ESTADO DO PARÁ ABRIGA O MAIOR BANCO GENÉTICO DE CACAU DO MUNDO. SÃO MAIS DE 50 MIL PLANTAS, UMA DAS MAIORES RIQUEZAS AGRÍCOLAS DA AMAZÔNIA.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 220

    WENDY GUERRA. O Entrelinhas entrevistou Wendy Guerra, a escritora e jornalista cubana que foi uma das estrelas da última Flip. Ela falou sobre o livro Nunca fui primeira dama, um retrato irônico da ilha de Fidel Castro. LIEV TOLSTÓI. O programa destaca também o clássico Ressurreição, último dos grandes romances escritos pelo russo Liev Tolstoi, que morreu há 100 anos. Esse livro sobre culpa e expiação tem vários traços autobiográficos e acaba de ganhar uma nova tradução, feita diretamente do russo pelo escritor Rubens Figueiredo. BIENAL DO LIVRO. Com uma intensa programação de lançamentos e debates, o maior evento do mercado editorial brasileiro começou em plena sexta-feira 13, num encontro com José Mojica Marins (criador do Zé do Caixão) e com escritores brasileiros que embarcaram na onda internacional da literatura sobre vampiros. AZAR NAFISI. Outro destaque da Bienal de São Paulo foi a iraniana Azar Nafisi, que também participou da Flip e falou do livro Lendo Lolita em Teerã, que trata da condição feminina sob o regime dos aiatolás.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    SOLIDARIEDADE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano têm uma tarefa difícil pela frente: fazer um trabalho pra escola sobre solidariedade. Decididos a produzir algo diferente e autêntico, os amigos acabam convencendo a mãe de Cadu a ajudá-los a colocar em prática um super projeto de distribuição de livros para pessoas carentes nos semáforos. Neste episódio, são apresentados os quadros: Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone perguntam para alunos de escolas públicas: o que é solidariedade? Pílula do Saber: Biblioteca – a origem da palavra biblioteca, curiosidades sobre a biblioteca de Alexandria e a história da primeira biblioteca do Brasil. Pílula do Saber: Palmas: ‘Cauby Peixoto’ explica como surgiu a tradição de pater palmas após uma apresentação. Viver e Aprender: Uma emocionante matéria sobre Kcal Gomes, um agitador cultural de Recife que montou sozinho uma biblioteca para sua comunidade, na periferia da cidade. TV do Cadu: Um decisivo Quis Show com Maria da Conceição, mãe de Cadu. O prêmio, no entanto, será uma surpresa pra ela: ajudar o filho no trabalho de escola sobre solidariedade. Como se Faz: fomos até uma gráfica para mostrar com detalhes todas as etapas no processo de confecção de um livro. Grande Reportagem: uma super reportagem com o jornalista Rodrigo Ratier, que fala de sua iniciativa de distribuir livros para jovens carentes nos faróis, ambulantes e moradores de rua.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    JOSÉ PACHECO E DENIS PLAPLER (26/03)

    O PROFESSOR PORTUGUÊS JOSÉ PACHECO, UM DOS IDEALIZADORES DA ESCOLA DA PONTE EM PORTUGAL, VOLTA AO EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA FALAR SOBRE O ANDAMENTO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO BRASIL. RESIDENTE NO PAÍS HÁ OITO ANOS, O EDUCADOR PARTICIPA DE VÁRIOS PROJETOS EM PARCERIA COM SECRETARIAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS. SEGUNDO ELE, HÁ PELO MENOS CEM ESCOLAS BRASILEIRAS QUE TRABALHAM SOB A INFLUÊNCIA DOS PRECEITOS DESENVOLVIDOS NA PONTE: ALUNOS ESCOLHEM O QUE E COM QUEM ESTUDAR, DEBRUÇAM-SE SOBRE PROJETOS, CONVIVEM INTEGRALMENTE COM ESTUDANTES DE IDADES DIFERENTES E A SALA DE AULA DEIXA DE EXISTIR COMO AMBIENTE DE ENSINO PADRONIZADO. DENIS PLAPLER, CRIADOR DO PORTAL DO EDUCADOR E UM DOS RESPONSÁVEIS PELA REDE NACIONAL DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, FALA DAS DISCUSSÕES DO GRUPO SOBRE UM NOVO JEITO DE PENSAR A ESCOLA. ELE FAZ PARTE DA COORDENAÇÃO DO COLÉGIO VIVER, EM COTIA.

  • 10:01SAUDE BRASIL

    ARTRITE REUMATÓIDE (ESPECIAL REUMATOLOGIA)

    Artrite Reumatóide Dores nas articulações podem precisar de tratamento interdisciplinar para aliviar os sintomas identificados, em sua maioria, na idade adulta Com maior freqüência em pequenas articulações, como mãos, punhos, cotovelos, pés, joelhos, tornozelos, bem como ombros, quadris e coluna vertebral, a Artrite Reumatóide atinge, principalmente, mulheres entre 30 e 40 anos. No entanto, a doença também acomete jovens antes dos 16 anos de idade - a chamada Artrite Reumatóide Juvenil; e idosos, mesmo do sexo masculino. A Artrite Reumatóide, que atinge a membrana sinovial - tecido que reveste o interior das articulações, está na lista de doenças auto-imunes, ou seja, quando o sistema imunológico cria uma defesa para algo que considera estranho ao próprio organismo. Não há uma causa específica para a doença. Portanto, o aparecimento da artrite pode ser motivada por pré-disposição genética, exposição ambiental ou outras doenças imunológicas. A dor causada pela artrite tem padrão inflamatório e pode piorar pela manhã, denominada rigidez matinal. Cansaço, perda de peso, mal estar, desânimo, fraqueza e, até febre, também são sintomas que podem aparecer. Se não tratada a doença pode, ao evoluir, atingir além da cartilagem, o osso, agravando o caso e potencializando o grau de complicações. Assim como qualquer doença, quanto mais cedo descoberta, melhor o prognóstico. Por isso, dor e inchaço nas articulações, principalmente, nas mãos, por mais de uma ou duas semanas, deve-se recorrer ao médico reumatologista para se investigar. O tratamento pode envolver uma equipe multidisciplinar, como reumatologista, fisioterapeuta, psicólogo, cirurgião, entre outros. O uso de medicação é determinante para melhorar a qualidade de vida do paciente e também para buscar o controle da artrite. O medicamento age em pontos-chave do processo imunológico, modificando o erro no sistema imune e diminuindo, dessa forma, o ataque às articulações. Outra questão que merece atenção é a Osteoporose, que deixa os ossos fracos, porosos. Essa doença, em geral, se acentua com a Artrite Reumatóide devido ao uso de corticóides, ao sedentarismo e à própria inflamação - que leva à perda de massa óssea. É importante também que o paciente artrítico saiba lidar com situações de estresse, pois distúrbios emocionais podem dificultar ou piorar a sensação de dor, atrapalhando, inclusive, a adesão ao tratamento, o que tardará a busca por qualidade de vida.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    AUTOMEDICAÇÃO

    A informação é o melhor remédio. O Pediatra Presidente do Conselho Regional de Medicina de São Paulo, Dr. Clóvis Francisco Constantino, vai falar também da automedicação que pode impedir o crescimento da criança, dos perigos que podem trazer o aborto e orienta como os pais devem proceder em caso de entoxicação.

  • 11:07PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 19

    A Festa Junina da E.E. Piquerobi mobiliza a turma e reúne toda a comunidade. No embalo das músicas típicas da festa, nossas personagens vivem várias histórias em que revelam facetas até então desconhecidas: - Pedro divide-se entre Ciça e Roseli e vê a chance única de ficar com as duas; - Bianca está focada no trabalho durante a festa para que tudo saia como ela planejou, mas Leonardo faz o possível para desconcentrá-la e ficar com ela; - Edison tenta reaproximar-se de Zuzu, mas se frustra e se irrita ao achar que ela flerta pelo correio elegante com outro homem; - Raul marca um encontro com uma menina com quem se relaciona pela internet. O problema é que ele escondeu sua condição de cadeirante e agora, temendo ser rejeitado, evita ir ao encontro dela.

  • 11:36CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 21 (LEGENDADO) A VIDA NO UNIVERSO

    O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP FALA SOBRE O PRINCÍPIO COPERNICANO, AS TEORIAS PARA A ORIGEM DA VIDA E A EXPERIÊNCIA DE MILLER-UREY.

  • 12:41REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - ROSINHA DE VALENÇA

    A VIOLONISTA , ARRANJADORA , COMPOSITORA E PRODUTORA ROSINHA DE VALENÇA, COMEÇOU SUA CARREIRA NOS ANOS 60, NO RIO DE JANEIRO, NO AUGE DA BOSSA NOVA. ELA TOCOU NO LENDÁRIO BECO DAS GARRAFAS, PARTICIPOU AO LADO DE BADEN POWELL DO PROGRAMA O FINO DA BOSSA, ACOMPANHOU AS GRANDES CANTORAS DA ÉPOCA COMO NARA LEÃO E ELIANA PITMAN. EM 1964 FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS COM SERGIO MENDES. TEVE SEU TALENTO RECONHECIDO NAS EUROPA E NO JAPÃO , E TOCOU AO LADO DE STAN GETZ , SARAH VAUGHAN E O MAESTRO HENRY MANCINI. APÓS 12 ANOS EM COMA , ROSINHA FALECEU EM 2004. OS MÚSICOS QUE ACOMPANHAM A VIOLONISTA NESTE PROGRAMA SÃO: HURGO - CONTRA BAIXO SÉRGIO BORÉ - PERCUSSÃO

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 05/09/2017 - IMIGRACAO HISTORIA

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 45

    CULTURA RETRÔ - Pgm 45 - no ar: 01/03/12 VT Doc Indústria Automobilística VT ENTREVISTA Luiz Adelar Scheuer - Roda Viva 1992 VT Ford T - JC de 2008 VT A PEDIDO - Bem Brasil - Marina Lima - 2003 VT ENCERRAMENTO - Wandi Doratiotto na Kombi

  • 14:29ARTE & MATEMATICA

    A ORDEM NO CAOS

    O RECONHECIMENTO DO PADRAO DENTRO DA DIVERSIDADE FOI, E AIN- DA E, A PRIMEIRA E PRINCIPAL FORMA DE MANIFESTACAO DE INTELI GENCIA.A BUSCA DA ORDEM NO CAOS, TEM SIDO A MAIS FREQUENTE EMPREITADA DO HOMEM,SEJA ELE ARTISTA OU MATEMATICO, OU NAO, NA LUTA PELA VIDA.MOSAICOS ARABES,VOLPI,FOTOS DE ANA MARIANI ,ESCHER E FAVOS DE MEL, ASSIM COMO OS PADROES DE CONTAGEM A- DOTADOS PELOS SERES HUMANOS COMO O SISTEMA DECIMAL,SAO AL - GUNS DOS TOPICOS TRATADOS NO PROGRAMA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    SEPARAÇÃO DOS PAIS

    Quando um casal se separa, sempre vem a preocupação em relação a como os filhos vão reagir. Isso também depende muito da idade das crianças. Nossos convidados são o psiquiatra Tabajara Dias de Andrade e a Natali que tem 3 meninos: Felipe, de 14, Eric de 9 e Pedro de 2 anos. Natali conta que no começo foi difícil, principalmente para o filho mais velho. O psiquiatra ressalta que é mais saudável ter pais separados do que pais que brigam.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 33 ENSINO NOTURNO - 16/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO NOTURNO.// NO BRASIL, MILHÕES DE ALUNOS SÓ TÊM ESSE HORÁRIO PARA ESTUDAR E CONSEGUIR O SONHADO DIPLOMA DO ENSINO MÉDIO./ MAS AS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO TÊM CUMPRIDO SEU PAPEL EM RELAÇÃO A ESSES ESTUDANTES.// VAMOS TENTAR ENTENDER PORQUÊ.// NOSSA CONVIDADA É A EDUCADORA ROSE NEUBAUER.

  • 15:37SUPER IDEIAS

    NECESSIDADE POR VELOCIDADE

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 5: NECESSIDADE DE VELOCIDADE Quatro inovadores inspirados e suas invenções que transformam o transporte para inaugurar a era moderna. De borracha vulcanizada para o avião de combate que inspira um buggy; os tênis que mudam nossos hábitos de lazer e Glenn Curtiss, o engenheiro aeronáutico que assume os irmãos Wright.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    YOU AND I (LADY GAGA) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 17 - FÁBRICAS DE CULTURA JAÇANÃ E VILA NOVA CACHOEIRINHA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – visitam duas das mais atuantes fábricas de cultura de São Paulo: Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha. De dentro dos estúdios de som dessas fábricas nascem os discos que têm feito a cabeça das comunidades no entorno: O Som das Fábricas, repletos de composições dos próprios frequentadores dessas fábricas de cultura. Um programa que vai no embalo do mais moderno som feito em São Paulo hoje em dia.

  • 17:01VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 15

    O VITRINE BRASIL DE HOJE VAI ATÉ ITAÚNAS NO ESPÍRITO SANTO, FAMOSA PELO TRADICIONAL FORRÓ PÉ-DE-SERRA// VOCÊ VAI CONHECER OS MESTRES DA CULTURA CEARENSE// A GENTE COMEÇA O PROGRAMA DE HOJE DIRETO DO BAIRRO DA LIBERDADE: UM PEDAÇO DA ÁSIA EM SÃO PAULO. VOCÊ VAI SABER O QUE MUDOU NAS TRADIÇÕES DO ORIENTE POR AQUI, DESCOBRIR NOVOS SABORES E SOLTAR A VOZ NUM AUTÊNTICO KARAOKÊ.

  • 17:38CURSOS LIVRES: VISÕES DO BRASIL, SÉCULO 19

    ENTRE O OLHO E A PAISAGEM EXISTE CULTURA

    AS LIGAÇÕES ENTRE A POLÍTICA E A PINTURA DE PAISAGEM NO BRASIL DO SÉCULO XIX FOI O TEMA DA PALESTRA DA PROFESSORA CLÁUDIA VALADÃO, DO INSTITUTO DE ARTES DA UNICAMP. ATRAVÉS DO ESTUDO DE OBRAS DE ARTISTAS COMO DEBRET, RUGENDAS E HÉRCULE FLORENCE ELA MOSTRA COMO CADA UM DELES TINHA UMA POSIÇÃO POLÍTICA ASSUMIDA DENTRO DO CONTEXTO COLONIAL. NA SEGUNDA PARTE DE SUA PALESTRA A PROFESSORA CLÁUDIA VALADÃO DESTACA O TRABALHO DO PINTOR FELIX EMILIE TAUNAY PARA DEMONSTRAR COMO A PINTURA DE PAISAGEM SE RELACIONAVA COM PROJETOS POLÍTICOS ESPECÍFICOS.

  • 18:31CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    SÃO PAULO NAS ROTAS DO COMÉRCIO COLONIAL

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    ZEZÉ MOTA

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 325 - VIAGEM PELO RIO NEGRO

    BEM DISTANTE DOS GRANDES CENTROS, EXISTEM UM, DOIS, TRÊS, INÚMEROS BRASIS QUE A MAIORIA DE NÓS NEM IMAGINA. NESSES LUGARES, AS PESSOAS VIVEM DO QUE A TERRA E OS RIOS, OU SEJA, A NATUREZA, OFERECEM. LÁ, A PRESENÇA DO ESTADO É MÍNIMA OU NENHUMA. E, NA MAIORIA DAS VEZES, QUANDO APARECE, É PARA ATRAPALHAR. VIVER NESSES LOCAIS EXIGE MUITA FORÇA E DETERMINAÇÃO. BEM MAIS DO QUE O NECESSÁRIO NAS GRANDES CIDADES. EM BUSCA DE UM RETRATO DESSE BRASIL DISTANTE, A REPÓRTER LAÍS DUARTE PERCORREU AS ÁGUAS DO RIO NEGRO, NA AMAZÔNIA, CONVERSOU COM OS RIBEIRINHOS E TROUXE PARA ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA UM IMPORTANTE DOCUMENTO. UM REGISTRO DE COMO VIVEM ESSES BRASILEIROS NESSE MUNDO DISTANTE. UM MUNDO AINDA PRESERVADO, MAS AMEAÇADO. VEJA QUE BRASIL É ESSE.

  • 21:00ANTIGAS CIDADES PERDIDAS

    OS SOMBRIOS SENHORES DE HATTUSHA

    Conta a história dos hititas – povo que construiu uma poderosa civilização há mais de 3 mil anos. Na capital, Háttusha, havia uma das maiores bibliotecas do mundo antigo. Todos os segredos dessa civilização que surgiu do nada para construir um império que rivalizava com os do Egito e da Babilônia eram escritos em dois códigos. Para conhecê-los foi preciso decifrar cerca de 30 mil pequenas tábuas, que explicam a ascensão e queda do grande império hitita.

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2019

    A DATA SCIENCE COMO A NOVA CIÊNCIA SOCIAL DEFINITIVA

    A data science como a ciência social definitive Com Kaike Nanne, jornalista É difícil pensar num aspecto da nossa vida que não esteja relacionado, de algum modo, a um computador. Involuntariamente e até de maneira voluntária, pouco a pouco vamos entregando nossa vida para os domínios das máquinas e aquilo que parecia um futuro longínquo já está aqui, no presente: big data, redes neurais, inteligência artificial autônoma… Quais são os perigos de uma sociedade baseada em algoritmos para nós, feitos de carne e osso? quais serão as consequências desses avanços espantosos para as ciências, para a sociedade, para a nossa privacidade daqui pra frente?

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 24/01/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 29

    CRÉDITOS - PGM 29 - no ar 10/11/11 VT PRIMAVERA ÁRABE À PEDIDO Samba de Rainha Arquivo Tv Cultura MBP Especial Elis Regina - 1973 VT OFICIO CANETEIRO VT ENCERRA SAMBA RAINHA

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    JAPÃO - VIDA DE SOLTEIRA

    No Japão o número de mulheres que trabalham vem aumentando, e seu conceito de mundo também está mudando, nas grandes cidades metade das mulheres na faixa dos 30 anos não estão casadas, são independentes finaceiramente e não moram mais com os pais, elas saem, se divertem e dizem que não sentem falta do casamento e sim de um companheiro para uma relação compensadora e não querem ficar presas ou que depedam do marido financeiramente, no Japão por estar sendo tão difícil a relação homem e mulher existe uma escola de noivos no qual um professor ensina como os homens devem se comportar para conquistar essa nova mulher.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 20

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 06 - ACUPUNTURA E NEUROCIÊNCIA

    NESTE PROGRAMA, VAMOS CONTINUAR O ASSUNTO ACUPUNTURA E FALAR TAMBÉM SOBRE NEUROCIÊNCIA.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 20

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: CAFÉS ESPECIAIS DA REGIÃO DE CAPARAÓ CAPIXABA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, SE DESTACAM PELA ALTA QUALIDADE E GANHAM FAMA NO BRASIL E NO EXTERIOR. E A PRODUÇÃO DE LEITE ORGÂNICO NO INTERIOR PAULISTA. OS CONSUMIDORES ESTÃO CADA VEZ MAIS INTERESSADOS EM ALIMENTOS NATURAIS E SAUDÁVEIS O QUE TEM LEVADO PRODUTORES A SE ADAPTAREM AO NOVO NEGÓCIO.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 221

    JOHN BOYNE. O Entrelinhas entrevistou o escritor irlandês John Boyne, que participou da Bienal do Livro de São Paulo. Ele falou sobre seus romances que partem de episódios históricos, como O Menino do Pijama Listrado e O Garoto no Convés. VERONICA STIGGER. O Entrelinhas conversou com a escritora Veronica Stigger. Ela falou sobre o humor negro do livro de contos Os Anões, que acaba de ser lançado, e sobre seu primeiro livro infantojuvenil: Dora e o Sol. NURUDDIN FARAH. O nosso colaborador Allan da Rosa comenta a obra de Nuruddin Farah, um dos maiores escritores da África contemporânea.

  • 09:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 84

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 15

    EP 15 – A empresaria Tatiana Bassi conta como decidiu conciliar o comando do Tempo da Carne com o ciclismo. Mario Canna fala sobre lubrificação. Os soldados: Silvestre e Alencar, da PM, falam sobre a importância do registro dos chassis em sua bicicleta. O Coach Giba Ambrogi fala sobre o seu vínculo com o ciclismo. Garry Fisher conta como inventou a Mountain Bike.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    TIMIDEZ

    Neste programa saiba o que é timidez. A Psicóloga, Dra. Glausa de Oliveira Munduruca, vai orientar como identificar se uma criança é tímida, como vencer a timidez e como os pais podem ajudar os filhos tímidos.

  • 11:05PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 20

    20) “DESCOBERTAS DO ACASO” Julho, período de férias na Piquerobi. Pedro trabalha pesado na feira-livre para pagar a dívida da família com seu tio Éverton. Tudo que ele quer nas férias é cama... para dormir. Tanto que nem percebe o charme que Roseli, da barraca ao lado, regularmente joga em sua direção. Já Bianca arma com Luara para passar o dia em Bertioga. Um pedido de ajuda de Roseli faz com que Pedro adie sua desejada tarde de sono. Um mal-entendido atrapalha os planos de Bianca, e Luara vai sem ela para o litoral. Entre a raiva por ter sido abandonada e o tédio, Bianca reage e curte um programa sozinha. Ela vai ao sarau de poesia periférica e lá se emociona com os poemas e se surpreende ao encontrar... Leonardo. Enquanto isso, Roseli leva Pedro a sua casa. O garoto não capta os sinais claros que a moça manda. Mas, pouco a pouco, os sentimentos fluem e, enfim, Pedro pode estar bem perto de sua primeira vez, quando nem procurava por isso.

  • 11:31CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 23 (LEGENDADO) CLASSIFICAÇÃO ESPECTRAL: A TEMPERATURA DAS ESTRELAS

    O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP FALA SOBRE: ESPECTROSCOPIA, A LEI DE WIEN E SUBCLASSES DE TEMPERATURA.

  • 12:31VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES COMPOSITORES: GOIÁ (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca o trabalho do músico e compositor Goiá e toda sua trajetória.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 25/01/2019 - PANORAMA NOVOS PAULISTANOS

    OLÁ./ HOJE É ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO./ A CIDADE COMPLETA 465 ANOS./ PARA COMEMORAR ESTA DATA, O PANORAMA VAI FALAR SOBRE OS NOVOS PAULISTANOS./ PESSOAS VINDAS DE VÁRIAS PARTES DO MUNDO E QUE CONTRIBUEM PARA ENRIQUECER A NOSSA CULTURA COM SOTAQUES, RITMOS E SABORES./ A ORQUESTRA MUNDANA REFUGI ESTÁ AQUI COM A GENTE E TRAZ TALENTOS DA PALESTINA, DA GUINÉ, DO CONGO E DO BRASIL./ RECEBEMOS TAMBÉM O PADRE PAOLO PARISE, COORDENADOR DA MISSÃO PAZ, UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA DE APOIO E ACOLHIMENTO A IMIGRANTES E REFUGIADOS NA CAPITAL PAULISTA./ A SOCIÓLOGA MAURA VÉRAS, PROFESSORA TITULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA PUC DE SÃO PAULO./ E O MÚSICO E HISTORIADOR CARLINHOS ANTUNES, DIRETOR MUSICAL DA ORQUESTRA MUNDANA REFUGI./

  • 14:02CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 46

    CULTURA RETRÔ - Pgm 46 - no ar: 08/03/12 VT ABRE DOC - Design: Versão Brasileira - 1991 Brasil Pensa - 500 anos de design - 1997 VT ENTREVISTA CARLOS MOTTA VT SPAZIO VINTAGE - Roupas militares VT DIA DA MULHER - Doc Memórias de Eva - 1969 VT ENCERRAMENTO - MPB Especial: Quarteto em Cy - 1973

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    SIMETRIAS

    O CONCEITO DE SIMETRIA ESTA INTIMAMENTE LIGADO AO DE EQUILI- BRIO,SEJA EM NOSSO COTIDIANO,SEJA NA MATEMATICA.ESTE PROGRA- MA MOSTRA NA PRATICA ONDE ESTE CONCEITO ESTA PRESENTE NAS O- BRAS DE PINTORES, ARQUITETOS,COMPOSITORES,ENTRE OUTROS PRO - FISSIONAIS. O PROGRAMA ANALISA A SIMETRIA NO QUADRO DE PIERO DELLA FRAN- CESCA;NA OBRA DE ALEIJADINHO;NA MATEMATICA SOB A FORMA DE E- QUACAO; E VOLTANDO AO LADO ARTISTICO, NOS TRABALHOS DE OSCAR NIEMEYER;NA MUSICA DE BACH,ARNOLD SCHOEMBERG E TAMBEM NA EM- BOLADA.

  • 15:00HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    TERRA DESOLADA

    No primeiro episódio, o século 16. Os primeiros momentos daquela que hoje é a maior cidade do país, mas que por décadas foi apenas a vila mais distante do litoral paulista, numa época em que o Brasil ainda era apenas a América Portuguesa.

  • 18:30CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    AS FORMAS DE MORAR EM SÃO PAULO NOS SÉCULOS XVIII E XIX

    A HISTORIADORA MARIA APARECIDA DE MENEZES BORREGO ANALISA O DESENVOLVIMENTO URBANO DE SÃO PAULO DESDE A ELEVAÇÃO DA VILA À CATEGORIA DE CIDADE, EM 1711, ATÉ AS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX. ATRAVÉS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE SÃO PAULO E DE OBJETOS COLONIAIS PRESENTES NA ÁREA EXPOSITIVA DO MUSEU PAULISTA, A PROFESSORA TRAÇA UM RETRATO DE COMO ERAM OS INTERIORES DOMÉSTICOS DAS CASAS PAULISTANAS DO PERÍODO COLONIAL. A PALESTRA FAZ PARTE DO CURSO LIVRE "O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO", ORGANIZADO PELO MUSEU PAULISTA EM AGOSTO DE 2011 PARA COMEMORAR OS 300 DA ELEVAÇÃO DE SÃO PAULO A CIDADE E COORDENADO PELA PROFA.DRA. CECÍLIA HELENA DE SALLES OLIVEIRA.

  • 19:30RETRATOS

  • 20:16TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 20:32MARIO SÃO PAULO DE ANDRADE

  • 21:33SALA DE CINEMA

    CINE SÃO PAULO

    Seu Chico Telles cresceu brincando no cinema de seu pai, um majestoso prédio construído em 1910, na cidade de Dois Córregos, interior paulista. A sala é propriedade da família desde 1940 e Seu Chico, hoje com 70 anos de idade, aprendeu a operar o projetor a carvão aos 12, tão logo atingiu a altura para alcançar os controles da máquina. Sua vida sempre girou em torno do cinema, sua grande paixão. Hoje, o simpático senhor luta para manter a sala funcionando, ainda que ela não represente mais uma atividade lucrativa. O local foi interditado pelos bombeiros por motivos de segurança e ele iniciou uma complexa reforma para reativá-lo. Como ele mesmo diz, essa é sua missão de vida.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 25/01/2020

  • 23:47METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 401 - 19/01/2020

  • 00:15CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 30

    CRÉDITOS - PGM 30 - NO AR EM 17/11/11 ABRE CONSCIENCIA NEGRA ENTREVISTA EMANOEL ARAUJO MUSA EVA WILMA A PEDIDO EVA WILMA Arquivo TV Cultura Programa Concerto - Maestro João Carlos Martins de 1973 VT ENCERRA FESTIVAL RETRÔ

  • 00:45SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    CUBA - CARMEN, A PROFESSORA DE MÚSICA

    Em Cuba a determinação de uma professora de música Carmen Rosa López, fazendo a diferença em um país com poucos recursos para população em questão de educação e econômia, as mulheres cubanas com forte senso de integração social, se unem para as obrigações diárias de fazer com que seus filhos virem cidadãos que lutem para um país melhor.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 21

  • 07:31VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 07 - NATUROLOGIA

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE NATUROLOGIA, A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS RECURSOS NATURAIS E O SEU USO PARA A PROMOÇÃO, MANUTENÇÃO E TRATAMENTO DA SAÚDE.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 21

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: EM UMA REGIÃO COLONIZADA POR IMIGRANTES ITALIANOS, UMA PEQUENA E CHARMOSA CIDADE NA SERRA GAÚCHA SE DESTACA PELA PRODUÇÃO DE UVAS ESPECIAIS, FRUTO DOS CUIDADOS DE FAMÍLIAS PRODUTORAS. E OS ESPUMANTES E VINHOS FINOS QUE CONQUISTARAM O PALADAR INTERNACIONAL E MAIS DE 500 PRÊMIOS NO BRASIL E EXTERIOR.

  • 08:30MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 78

    Nem sempre a gente presta atenção nos impactos que as novas tecnologias causam no nosso dia a dia. Por exemplo: elas já transformaram pra valer a forma como a gente consome notícia. Mas você já pensou nas consequências disso? Assista ao programa desta semana que a gente vai explicar pra você. Depois tem uma matéria sobre memes. Eles são divertidos e todo mundo gosta de compartilhar. Mas o que muita gente não imagina é que eles já se tornaram uma forma de comunicação importante dos tempos atuais. Assista à matéria e entenda por quê.

  • 08:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

    Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.

  • 09:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    MUITA HISTÓRIA E POUCA COR

    EM MEADOS DO SÉC. XIX, O RIO DE JANEIRO PASSA A SER A CIDADE MAIS IMPORTANTE DA AMÉRICA LATINA. A ESTABILIDADE POLÍTICA DO BRASIL ALCANÇADA COM A PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA,SOMAVA-SE AGORA A PROSPERIDADE ECONÔMICA BASEADA NA AGRICULTURA DO CAFÉ. FOI AÍ QUE SURGIRAM AS CONDIÇÕES NECESSÁRIAS PARA UM ALTO GRAU DE DESENVOLVIMENTO ARTÍSTICO E CULTURAL DO PAÍS, NUM MOMENTO DE AFIRMAÇÃO DA NACIONALIDADE E POR ISSO É COMPREENSÍVEL A TEMÁTICA HISTÓRICA PASSASSE A TER MUITA IMPORTÂNCIA PARA O MUNDO OFICIAL.

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 16

    EP 16 - Neste programa vamos conhecer o primeiro portal brasileiro focado em mobilidade urbana sustentável. Mario Canna, dá dicas de manutenção para as bikes, desta vez fala sobre regulagem. Projeto Pedalando Sem Idade, mostra uma grande iniciativa do organizador Aldo Nakamura, que trabalha em prol das pessoas com idade avançada e pessoas de pouca mobilidade.No final do programa, uma entrevista com o ciclista Vinícius Martins, que conta sobre o evento Inca Divide, que ocorre no Peru.

  • 10:30VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 10

    O VITRINE BRASIL DE HOJE MERGULHA NO MAR DO ESPÍRITO SANTO //BERÇO DAS BALEIAS JUBARTE NA COSTA BRASILEIRA//NO ESTADO DO PARÁ //O SOL QUE GERA ENERGIA POR UM CUSTO BEM MAIS BAIXO E SEM PREJUDICAR A NATUREZA//NAS DELÍCIAS DA GASTRONOMIA MINEIRA //A VALORIZAÇÃO DOS INGREDIENTES VAI DA COZINHA TRADICIONAL AOS GRANDES CHEFES// A GENTE FAZ UM GIRO EM TRÊS CIDADES DO PAÍS E PERGUNTA: QUAL A COMIDA DE RUA PREFERIDA EM SÃO PAULO, BELÉM DO PARÁ E PARNAIBA NO PIAUÍ?

  • 11:02PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 21

    Com o retorno às aulas, todos percebem algo de diferente em Fafá e Pedro. Fafá, sempre tão solar, volta das férias calada, arredia, sem o sorriso habitual. Já Pedro, paga a dívida da mãe com o tio Éverton, sente-se mais adulto, ainda mais depois de sua primeira vez com Roseli. Todos notam essa transformação, e Roseli ficará irritada com Pedro por sua língua solta. Por outro lado, ninguém consegue arrancar qualquer explicação para o comportamento de Fafá. Bianca é a mais preocupada. Um dia, quando se preparava para mais um encontro secreto com Leonardo, Bianca recebe a visita inesperada de Fafá. A amiga parece ter medo de voltar para a sua casa. Depois que Zuzu percebe um hematoma em seu braço, Fafá, com grande dificuldade, se abre com Bianca: Reinaldo, namorado de sua mãe, um cara que parecia legal, começou a assediá-la. Passado o choque, Bianca, com a ajuda de Zuzu, dá o apoio que Fafá precisa para abrir-se com a mãe e desmascarar Reinaldo. Porque certos segredos precisam vir à tona.

  • 11:32SUPER IDEIAS

    CHOQUE E MEDO

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 1: CHOQUE E AWE Algumas invenções têm o poder de assustar a humanidade. Quatro invenções aterrorizantes que chocam o mundo e fazem milhões. Ouija - um jogo que diz falar com os mortos, Dynamite - um explosivo inventado para salvar vidas, a cadeira elétrica que é executada milhares e a montanha-russa que transforma o medo em um grande negócio.

  • 12:30BEM BRASIL

    ALCIONE

    Mais samba no palco do Bem Brasil, e agora é a vez da grandiosa marrom: Alcione!!!!

  • 13:37MARIO SÃO PAULO DE ANDRADE

  • 14:35FIGURAS DA DANÇA 2017

    ARACY EVANS

    Aracy Evans é uma grande personalidade da dança do Brasil. Reconhecida como a professora das professoras, recebeu em Londres o título de Maitre de Ballet pela Royal Academy of Dance e é membro da Royal Academy of Dance desde 1972. Durante 40 anos foi professora da Escola Municipal de Bailado de São Paulo, sendo responsável pela formação de várias gerações de bailarinos, professores, coreógrafos e educadores. Dançou no Ballet do IV Centenário, no grupo de dança Teatro de Revista e fez muitos programas de televisão. Exigente e carismática, Aracy Evans é uma mestra no ensino da arte da dança no nosso país.

  • 15:03VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES COMPOSITORES: JOÃO PACÍFICO (VIOLA 2018)

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    FEDERICO PUPI (PART. MARIA GADÚ)

    O artista conta como conheceu o violoncelo, quando ainda morava na Itália. Apresenta as influências que teve com a música brasileira e a sua parceria com a cantora e amiga Maria Gadú.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    FEDERICO PUPPI (PARTICIPAÇÃO MARIA GADÚ)

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!Neste episódio, Federicco Puppi se apresenta com participação especial de Maria Gadú.

  • 17:31REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - PEPEU GOMES E BABY CONSUELO

    PEPEU GOMES E BABY CONSUELO , NESTE PROGRAMA GRAVADO EM 1978 , DAVAM INÍCIO A CARREIRA SOLO , APÓS O SUCESSO COMO INTEGRANTES DO GRUPO OS NOVOS BAIANOS. PEPEU ACABAVA DE LANÇAR O DISCO INSTRUMENTAL " GERAÇÃO DO SOM" , CONSIDERADO PELA CRÍTICA COMO UM DE SEUS MELHORES TRABALHOS, ONDE ELE PODE MOSTRAR TODO O SEU VIRTUOSIMO NA GUITARRA, BANDOLIM E GUITARRA BAIANA. BABY CONSUELO , LANÇAVA O DISCO " O QUE VIER EU TRAÇO " ONDE ELA EXPLORA SUA BELA VOZ E PROVA QUE É UMA CANTORA QUE SABE ARRISCAR . SEU REPERTÓRIO TEM FREVO , CHORINHO , SAMBA E UMA INTERPRETAÇÃO MEIO JAZZISTA DA AQUARELA DO BRASIL. PEPEU CONTA COM A PARTICIPAÇÃO DE SEU IRMÃO JORGINHO GOMES NA BATERIA E MÚ CARVALHO NOS TECLADOS.

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 561

    ROLANDO RECEBE O GRUPO ÁGUA DE VINTÉM.

  • 19:24CULTURA É CURRÍCULO

    INSTITUTO TOMIE OTHAKE

  • 19:30RODA VIVA

    COSTANZA PASCOLATO

    .

  • 21:00JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM03 - TEMPORADA 2 - AGORA É ROCK!

  • 22:00POR DENTRO DO CORPO HUMANO

    MUNDO HOSTIL

    "No episódio quatro, revelamos o mundo bizarro e fascinante do seu sistema imunológico, que inclui o maior órgão do corpo: a pele. O sistema de defesa é alimentado por um exército ameaçador de bilhões de glóbulos brancos que circulam em seu sangue e aguardam em seus órgãos, constantemente vigilantes contra a ameaça externa. Se suas defesas estão quebradas, elas atacam e destroem. E uma vez que seu sistema imunológico tenha lidado com um invasor, ele nunca esquece. Esta é uma batalha travada a cada minuto da sua vida. Nós também exploramos nossa habilidade embutida para proteger e nos defender de nossos tempos de reação surpreendentes que usamos para evitar o perigo, para a nossa capacidade de regenerar e reparar, mesmo após o mais cruel dos ataques."

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1313

    OS CORAIS DA AMAZÔNIA, O VALOR DA NATUREZA PRESERVADA E UM PRIMATA VÍTIMA DA FEBRE AMARELA. SÃO OS DESTAQUES DO REPÓRTER ECO DE HOJE: OS BUGIOS,DISPERSORES DE SEMENTES NAS FLORESTAS,FORAM OS QUE MAIS SOFRERAM O IMPACTO DA DOENÇA. CIENTISTAS CALCULAM QUE A VEGETAÇÃO NATIVA PROTEGIDA EM PROPRIEDADES RURAIS ,GERA MAIS DE 6 TRILHÕES DE REAIS POR ANO EM SERVIÇOS PRESTADOS AO MEIO AMBIENTE. E NOVA EXPEDIÇÃO DA ONG GREENPEACE REVELA QUE O SISTEMA DE RECIFES ENTRE O BRASIL E A GUIANA FRANCESA , É RICO EM BIODIVERSIDADE MARINHA.

  • 23:30PADRE BROWN V

    PADRE BROWN V - A MÃO DE LUCIA

    EP 5 - A MÃO DE LUCIA - um vaso cai em cima da famosa autora Lucia Morrell. Dias antes ela havia dito em uma entrevista que revelaria em quem ela se baseou para criar o personagem Lulu, isso leva a crer que talvez alguém estivesse tentando proteger sua identidade. O padre Brown estuda uma lista de 20 opções possíveis e deduz que Lulu é provavelmente Lady Ursula. Enquanto isso, Lucia visita Lady Ursula e pede dinheiro porque não consegue um contrato de publicação. Lucia ameaça dizer ao seu filho James sobre seu passado sórdido, mas Lady Ursula a ameaça.

  • 00:18TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 16 - MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA E PONTO CHIC

    O bairro da Lapa é um dos territórios culturais de maior tradição em São Paulo. Lá, além de muita história fica a sede de um dos principais equipamentos culturais do estado: o Memorial da América Latina. No programa de hoje Tuti e Felipe invadem o Memorial e revelam tudo o que existe por lá. De quebra, a dupla faz um passeio também pela história de um dos sanduíches mais tradicionais da cidade: O Bauru. O programa está uma delícia. Vale conferir!

  • 00:36CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 31

    PGM 31 - No ar: 24/11/11 CRÉDITOS - PGM 31 VT Dia Internacional da Não Violência a Mulher VT Entrevista Luiza Eluf - Procuradora de Justiça de São Paulo VT Dia Mundial da TV - Arquivo TV Cultura Entrevista Boni 2001 VT OFÍCIO ENGRAXATE VT FESTIVAL MÚSICA RETRÔ 3

  • 01:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    UZBEQUISTÃO - A NORA

    O Uzbequistão mostra seus hábitos, onde a sogra tem forte influência e respeito no casamento. O programa mostra este regime cultural do ponto de vista da nora.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 22

  • 07:31VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 08 - MEDICINA AYURVÉDICA

    HOJE, VAMOS VOLTAR A FALAR SOBRE NATUROLOGIA, ABORDANDO ESPECIFICAMENTE A MEDICINA AYURVÉDICA.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 22

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: AS NOVIDADES DA TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA E AS ÚLTIMAS PESQUISAS SOBRE MELHORAMENTO GENÉTICO APRESENTADAS DURANTE A EXPOINTER, UMA DAS MAIORES FEIRAS A CÉU ABERTO DA AMÉRICA LATINA, REALIZADA NO RIO GRANDE DO SUL. E EM UMA FAZENDA NO PARANÁ, VACAS DORMEM EM COLCHÃO DE ESPUMA E NUM ESPAÇO COM AR-CONDICIONADO. A CHAMADA PRÁTICA DE BEM-ESTAR ANIMAL VISA MELHORAR A CRIAÇÃO E GARANTIR MAIOR PRODUTIVIDADE.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 222

    SAMBA E LITERATURA. O Entrelinhas destaca o diálogo entre literatura e música popular e os centenários de Adoniram Barbosa e Noel Rosa em entrevistas com Martinho da Vila e Hermínio Bello de Carvalho Adoniran e Noel, 100 anos. O programa faz uma homenagem aos centenários de nascimento de dois grandes poetas do samba: o carioca Noel Rosa e o paulista Adoniran Barbosa. A matéria traz entrevista com Celso de Campos Jr., biógrafo de Adoniran, e com o sambista Martinho da Vila, que acaba de lançar o CD Poeta da cidade, em homenagem ao “poeta de Vila Isabel”. Martinho, que tem dez livros publicados, fala também de sua recente candidatura a uma vaga na Academia Brasileira de Letras – e explica que concorreu como um gesto simb� �lico pela inclusão de um negro na instituição criada pelo mulato Machado de Assis. Hermínio Bello de Carvalho. O Entrelinhas mostra um lado pouco conhecido do sambista carioca que é autor de clássicos da música popular brasileira como “Alvorada” (em parceria com Cartola e Carlos Cachaça) e “Doce de Coco” (com Jacob do Bandolim). Com uma obra literária que não se confunde com suas letras mu sicais, Hermínio Bello de Carvalho escreveu vários livros e teve seus poemas selecionados na antologia Embornal. Em entrevista ao programa, Hermínio fala de sua relação com a poesia de Mário de Andrade, Manuel Bandeira e, sobretudo, Carlos Drummond de Andrade – com quem manteve uma correspondência que será lançada em livro este mês. Alguma Poesia. Carlos Drummond de Andrade também é destaque do Entrelinhas: o programa mostra a edição especial, em comemoração aos 80 anos de publicação de seu primeiro livro, Alguma Poesia. O volume reproduz em fac-símile o exemplar que pertenceu ao próprio poeta mineiro, com anotações e correções que seriam incorporadas às edições subseqüentes desse marco da literatura brasileira, cujos poemas são a mais perfeita realização das propostas do Modernismo.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    SHAKESPEARE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano precisam encenar uma peça de Shakespeare pra escola e Cadu tem uma super idéia: encenar várias peças do dramaturgo inglês em uma só! E mais: os personagens serão representados pelos professores e funcionários da escola. Os amigos só não contavam que teriam de gerenciar uma verdadeira guerra de egos entre os atores... e entre os próprios personagens! Pílulas do Saber: Romeu e Julieta - Um excêntrico Mestre Cuca prepara uma sobremesa com queijo e goiabada. Durante a preparação, ele explica por que o prato recebeu o nome de Romeu e Julieta. Pagar o Mico – Um vaidoso mico-leão-dourado explica o surgimento da expressão “pagar o mico”. TV do Cadu: Cadu comanda um caloroso debate entre os personagens de Shakespeare! Isso vai dar a maior confusão. Grande Reportagem: Cadu e Mano vão até o CPT, Centro de Pesquisas Teatrais, conversar com atores da companhia e com o diretor Antunes Filho sobre a importância da obra de Shakespeare para o teatro e literatura. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber dos alunos de escolas de São Paulo como eles se declaram para a pessoa amada! Ser ou Não Ser: a jovem estudante Bruna Tristão, de 15 anos, cujo maior sonho é ser cantora, bate um papo esclarecedor com a incrível Paula Lima! Túnel do Tempo: resgatamos a incrível imagem do parlamento italiano, que se transformou em um verdadeiro ringue de luta livre em 1994. Um fato vergonhoso para a política daquele país.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    ANDRÉA BERGAMASCHI E RICARDO SENNES 18/09

    NO INÍCIO DO MÊS DE SETEMBRO, A ONG TODOS PELA EDUCAÇÃO FOI RESPONSÁVEL POR ORGANIZAR UM CONGRESSO EM BRASÍLIA, EM PARCERIA COM O CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. TEMAS COMO O SISTEMA EDUCACIONAL BRASILEIRO, A COOPERAÇÃO ENTRE OS TRÊS PODERES PELA EDUCAÇÃO E A IMPORTÂNCIA DA SOCIEDADE CIVIL ESTIVERAM EM PAUTA DURANTE O EVENTO. PARA SABER COMO FORAM ESTES DIÁLOGOS, CONVERSAMOS COM ANDRÉA BERGAMASCHI, GERENTE DE PROJETOS DO TODOS PELA EDUCAÇÃO, E RICARDO SENNES, COORDENADOR GERAL DO GRUPO DE ANÁLISE INTERNACIONAL DA USP E UM DOS PARTICIPANTES DO CONGRESSO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ESPONDILITE ANQUILOSANTE (ESPECIAL REUMATOLOGIA)

    Quem tem dor nas costas que piora quando repousa, pode ter Espondilite Anquilosante, uma das mais frequentes doenças reumáticas. Geralmente tem diagnóstico tardio pelo fato dos pacientes procurarem diversos médicos, antes de chegar ao reumatologista. Neste documentário, vamos conhecer um pouco mais sobre esta doença e saber como é importante o diagnóstico precoce para manter a doença controlada. A Espondilite Anquilosante acomete, principalmente, os homens, jovens, - entre 20 e 30 anos - causando grande impacto, pois, afeta o indivíduo em plena idade produtiva. É conhecida como uma doença que afeta o corpo por dentro e por fora. E pode atingir, além da coluna e articulações, outros órgãos do nosso organismo. No Brasil, o diagnóstico ainda é tardio – leva de 7 a 8 anos, em média. Não se sabe ainda as causas da doença, no entanto os estudos apontam a presença de alguns gatilhos que estimulam o desencadeamento da Espondilite Anquilosante em quem tem a pré-disposição. A doença impacta o emocional e gera, num primeiro momento, medos e insegurança. O apoio psicológico também pode ser estendido para atender pessoas da família. Quanto mais estivermos preparados, melhor para ajudar o paciente a enfrentar e lidar com a doença. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico correto, melhor a chance do paciente evitar sequelas e complicações da doença e maior a possibilidade de levar uma vida ativa. Lembre-se: - Uma dor que, no adulto jovem, piora com o repouso e melhora com o movimento é diferente da dor comum que todos já tivemos ao fazer muito exercício, ou carregar peso. - Essa dor que não passa ao descansar, que pode acordá-lo à noite, pode ser o primeiro sinal de espondilite anquilosante. - Nesse caso, o ideal é recorrer ao médico reumatologista para um diagnóstico correto e um tratamento adequado. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    PROBLEMAS ORTOPÉDICOS E ERGONOMIA

    Neste programa você vai saber quais os problemas de coluna mais comuns nas crianças. O Professor Dr. Henrrique Sodré, Ortopedista Pediatrico da Escola Paulista de Medicina, vai dar dicas de uma boa saúde para os pés e para a coluna.

  • 11:08PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 21

    Com o retorno às aulas, todos percebem algo de diferente em Fafá e Pedro. Fafá, sempre tão solar, volta das férias calada, arredia, sem o sorriso habitual. Já Pedro, paga a dívida da mãe com o tio Éverton, sente-se mais adulto, ainda mais depois de sua primeira vez com Roseli. Todos notam essa transformação, e Roseli ficará irritada com Pedro por sua língua solta. Por outro lado, ninguém consegue arrancar qualquer explicação para o comportamento de Fafá. Bianca é a mais preocupada. Um dia, quando se preparava para mais um encontro secreto com Leonardo, Bianca recebe a visita inesperada de Fafá. A amiga parece ter medo de voltar para a sua casa. Depois que Zuzu percebe um hematoma em seu braço, Fafá, com grande dificuldade, se abre com Bianca: Reinaldo, namorado de sua mãe, um cara que parecia legal, começou a assediá-la. Passado o choque, Bianca, com a ajuda de Zuzu, dá o apoio que Fafá precisa para abrir-se com a mãe e desmascarar Reinaldo. Porque certos segredos precisam vir à tona.

  • 11:36CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 25 (LEGENDADO) DE ONDE VEM A ENERGIA DAS ESTRELAS?

    NESTA AULA, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP ABORDA OS TÓPICOS: CICLO DE CNO, CADEIA P-P, CICLO DO TRIPLO ALFA.

  • 12:37CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 370 - MELHORES MOMENTOS 2

    370 - MELHORES MOMENTOS 2 O Cultura Livre apresenta uma seleção dos melhores momentos da temporada 2019. Nesta edição você vai ver ZECA BALEIRO, CHICO BERNARDES, TEAGO OLIVEIRA, TUYO, DOUGLAS GERMANO, KAROL CONKA, FRANCISCO EL HOMBRE, TERNO REI e MARIA GADÚ.

  • 13:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 01/04/2019 - DENGUE AUMENTA

    PARA FALAR SOBRE O AUMENTO DA DENGUE NO PAÍS, RECEBEMOS O BIÓLOGO PAOLO ZANOTTO, PROFESSOR DE VIROLOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA USP./ E O MÉDICO INFECTOLOGISTA ÉSPER KALLÁS, DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 47

    CULTURA RETRÔ Pgm 47 - no ar: 15/03/12 VT Abre Doc "Design:Versão Brasileira" - 1991 VT Entrevista Oswaldo Mellone - Arquiteto e Design VT A Pedidos - Poema José - Drummond Telecurso 2• grau - Pgm de 1978 VT Entrevista Lygia Fagundes Telles VT DOC CARLOS DRUMMOND - A partilha da poesia - 2002 Conexão Roberto D´Avila - 2002 VT Encerramento Milton Nascimento

  • 14:31ARTE & MATEMATICA

    O NUMERO DE OURO

    ESTE PROGRAMA TRAZ O NUMERO DE OURO, QUE E O RESULTADO DA DI VISAO DOS LADOS DE UM RETANGULO AUREO.A PROPORCAO AUREA FOI ELEITA PELOS GREGOS COMO CRITERIO ESTETICO DE PERFEICAO E HARMONIA. NO RENASCIMENTO, A REVALORIZACAO DOS CRITERIOS ES- TETICOS DA GRECIA FEZ RESSURGIR OS ESTUDOS A RESPEITO DESTA PROPORCAO. NO SECULO XII, O MATEMATICO LEONARDO FIBONACCI, ATRAVES DE SEUS ESTUDOS, DESCOBRIU ESTE CHAMADO NUMERO DE OURO E CONS - TATOU QUE A PROPORCAO AUREA NAO ESTA APENAS NOS TRABALHOS ARTISTICOS, MAS SIM, EM TODA A NATUREZA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    CYBERBULLYING

    Nós já fizemos programas sobre bullying e desta vez o assunto é cyberbullying, ou o bullying que é praticado no mundo virtual. Seja em sites, redes sociais ou até grupos de whatsapp. O fato é que constranger alguém e de maneira insistente ganha dimensões ainda maiores no ambiente digital e fica difícil reverter isso. A mãe conta que o filho chegou a sofrer ameaças pela internet. A dificuldade de tratar do assunto com a escola e com outros pais. E a própria mãe chegou a sofrer ataques.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 34 PAIS INCENTIVAM - 17/10/2018

    NO PROGRAMA DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO QUE DEVE VIR DE CASA./ PORQUE NADA EDUCA TÃO BEM QUANTO O EXEMPLO DOS PAIS./ NOSSA CONVIDADA PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO É GUIOMAR NAMO DE MELLO - EDUCADORA E INTEGRANTE DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

  • 15:36SUPER IDEIAS

    CHOQUE E MEDO

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 1: CHOQUE E AWE Algumas invenções têm o poder de assustar a humanidade. Quatro invenções aterrorizantes que chocam o mundo e fazem milhões. Ouija - um jogo que diz falar com os mortos, Dynamite - um explosivo inventado para salvar vidas, a cadeira elétrica que é executada milhares e a montanha-russa que transforma o medo em um grande negócio.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    LOSING MY RELIGION (R.E.M.) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:46TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 18 - SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA E TEATRO SÉRGIO CARDOSO

    O Teatro Sérgio Cardoso é um dos mais tradicionais de São Paulo. Nele, além de peças e espetáculos históricos, há também muita lenda para contar e personagens a descobrir. Felipe e Tuti visitam os bastidores do teatro, descobrem histórias dele e da região – o Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Para completar o programa, a dupla acompanha a apresentação de um espetáculo da São Paulo Companhia de Dança nos palcos do Sergio Cardoso: O Lago dos Cisnes.

  • 17:01VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 16

    NO VITRINE BRASIL DE HOJE TEM CARIMBÓ DIRETO DA ILHA DO MARAJÓ NO PARÁ/ BALLET DA ESCOLA DE DANÇA DO THEATRO GUAIRÁ NO PARANÁ/ A ARTE DA PERNAMBUCANA ANA DAS CARRANCAS QUE CONQUISTOU O MUNDO/ A INTELIGÊNCIA DE UM PRÉDIO NA METRÓPOLE PAULISTANA.// A COZINHA MINEIRA RECEBE INFLUENCIA DE BRANCOS, NEGROS E INDÍGENAS. DE TODAS AS PARTES DO MUNDO. DESTE CALDEIRÃO CULTURAL SÓ PODIA NASCER MESMO UMA COZINHA INCONFUNDÍVEL.

  • 17:30LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    EXPEDIÇÃO GEOLOGIA - EMBASAMENTO CRISTALINO

    A EQUIPE DA UNIVESP TV, JUNTO COM GEÓLOGOS E PESQUISADORES, FAZ UMA VIAGEM PELO ESTADO DE SÃO PAULO EM BUSCA DE IMPORTANTES REGISTROS QUE AJUDAM A CONTAR A HISTÓRIA GEOLÓGICA DESSA REGIÃO E DE TODO O PLANETA. NESSE PRIMEIRO PROGRAMA, CONHECEREMOS O EMBASAMENTO CRISTALINO, A PORÇÃO MAIS ANTIGA DO ESTADO. VISITAREMOS A NASCENTE DO RIO TIETÊ EM SALESÓPOLIS, E O PARQUE DAS NEBLINAS NA SERRA DO MAR E VEREMOS O REGISTRO DE UM ANTIGO OCEANO NO MEIO DA CIDADE DE PIRAPORA DO BOM JESUS.

  • 18:04COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI

    LIMPEZA

    A água suja matou mais humanos do que todas as guerras da história combinadas, mas nos últimos 150 anos, uma série de ideias radicais, inovações extraordinárias e heróis desconhecidos mudaram nosso mundo e a maneira como vivemos. Steven mergulha em um esgoto para entender o que fez um engenheiro independente decidir erguer toda a cidade de Chicago para construir o primeiro sistema de esgoto dos Estados Unidos abaixo dela. Casas, lojas e hotéis são elevados a 10 metros de altura, enquanto os negócios continuam como de costume. Steven nos conta sobre John Leal e como ele deliberadamente envenenou o abastecimento de água de 200.000 pessoas, mas transformou o modo como vivemos. Em 1908, o consenso era de que o cloro era letal, mas ele pensava de forma diferente. Sem autorização, Leal acrescentou-o à água da cidade e tornou-a segura para beber. Imagine se não tivesse funcionado? Teria sido escrito nos livros de história como assassinato em massa. Não se trata apenas do mundo se tornar um lugar mais limpo. O iphone, o metrô, TVs de tela plana e até mesmo os biquínis são o resultado dos valentes esforços dos heróis desconhecidos da limpeza.

  • 19:01SP PESQUISA

    BÓSON DE HIGGS

    EM MARÇO DE 2013, AS MANCHETES DO MUNDO TODO SE VOLTARAM À DESCOBERTA DO BÓSON DE HIGGS. ERA A PEÇA QUE FALTAVA PARA COMPLETAR O MODELO PADRÃO DA FÍSICA DE PARTÍCULAS, O ARCABOUÇO TEÓRICO QUE EXPLICA DE QUE SÃO FEITAS TODAS AS COISAS QUE SÃO VISTAS NA NATUREZA ¿ DOS ÁTOMOS DO NOSSO CORPO ÀS REAÇÕES NUCLEARES NO CORAÇÃO DAS ESTRELAS. A DESCOBERTA FOI FEITA NO LHC (O MAIOR ACELERADOR DE PARTÍCULAS DO MUNDO), NA SUÍÇA. O BRASIL TEVE CERTA PARTICIPAÇÃO, AO COLABORAR PARA O PROCESSAMENTO DA MONTANHA DE DADOS VINDOS DOS ACELERADORES, COMPONDO UMA SOFISTICADA REDE COMPUTACIONAL CHAMADA SPRACE, MONTADA NA UNESP COM FINANCIAMENTO FAPESP. O PROGRAMA APRESENTA TAL PARTICIPAÇÃO E EXPLICA O QUE É O CAMPO DE HIGGS, ONDE ESTÁ O BÓSON E POR QUE A DESCOBERTA É TÃO RELEVANTE.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    MARCELO SERRADO

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 108 - DINOSSAUROS

    QUE TAL DAR UMA OLHADA NO TÚNEL DO TEMPO E FAZER UMAS PEQUENAS CONTAS? ESTA CIVILIZAÇÃO EM QUE VIVEMOS TEM POUCO MAIS DE DOIS MIL ANOS. O IMPÉRIO ROMANO COMEÇOU ALI PELO ANO DE 753 ANTES DE CRISTO. SE RECUARMOS UM POUCO MAIS, CHEGAMOS AOS ASSÍRIOS, BABILÔNIOS E SUMÉRIOS. ATÉ AÍ NÃO FOMOS ALÉM DE 6 MIL E 500 ANOS ANTES DE CRISTO. PORTANTO, NÃO CHEGAMOS NEM A DEZ MIL ANOS. UM PISCAR DE OLHOS, SE COMPARARMOS COM O PERÍODO QUE VAMOS TRATAR HOJE QUE É O TEMPO DOS DINOSSAUROS. DE ACORDO COM OS CIENTISTAS, ELES FORAM OS SERES PREDOMINANTES NO PLANETA DURANTE 160 MILHÕES DE ANOS E OS ÚLTIMOS DESAPARECERAM HÁ 65 MILHÕES DE ANOS. DEPOIS DE TANTO TEMPO ASSIM, IMAGINEM O TAMANHO DO DESAFIO ENFRENTADO PELOS CIENTISTAS QUE TENTAM RECOLHER O QUE SOBROU DESSES GIGANTES PARA RECONSTITUIR UM POUCO DAQUELE PASSADO E ENTENDER MELHOR O PRESENTE.

  • 21:01METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 402 - 26/01/2020

    NO METROPÓLIS AS MAIORES CAMPEÃS DO CARNAVAL DE SAO PAULO SAMBAM PARA CHEGAR NO GRUPO DE ACESSO... E NAO FALTA ANIMAÇÃO. DONA JUDITE, A COSTUREIRA QUE DÁ VIDA A FIGURINOS NO TEATRO E MUSICAIS HÁ TRINTA ANOS. A SÉRIE QUE IMAGINA A VOLTA DE JESUS À TERRA. E TEM AINDA MÚSICA NA CRIPTA DA CATEDRAL DA SÉ, EM SÃO PAULO.

  • 21:29SEXO FORTE

    SEXO FORTE 1

    CUBA Depoimento de três médicas cubanas. A educação e a formação médica, em meio a tantas experiências frustradas, são dois trunfos incontestáveis conquistados ao longo dos últimos cinquenta anos pelo governo cubano. ÁUSTRIA Como toda a Europa rica, é assediada cada vez mais por uma população que precisa escapar da míséria de seus países.Mas a política austríaca dificulta a entrada e a permanência dessas pessoas. Nesse quadro, aparece a figura de Ute Bock que luta por esses desvalidos. Hoje, aposentada, ela fundou a casa de abrigos a refugiados: a Vérrin Ute Bock.. BOLÍVIA A Bolívia tem 9 milhões de habitantes. Desses, 5 milhões e quatrocentos mil são índios. Sempre discriminados. Sempre explorados. E ignorados como cidadãos, mas houve uma ruptura em 2003. Pela primeira vez, em eleições democráticas, os índios assumiram o poder. Hoje, além do índio Evo Morales, há quatro mulheres que compõem o Ministério, duas mulheres na chefia do poder executivo - Cristina Kirchner na Argentina, e Michelle Bachelet no Chile. CHINA Nesses primeiros anos de século XXI, a China se configura como uma das maiores promessas de desenvolvimento. É alardeado tanto seu progresso na educação, como no campo industrial e financeiro. No interior do país, emergem histórias parecidas com as da época feudal. Uma delas, chamada "O novo mundo de Guên Liufên". Guên aplica a frase "os incomodados que mudem o mundo". Trabalha duro para que uma remota comunidade se eduque, se transforme e assim evolua.

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A CONSTRUCAO DO ROMANCE - DIALOGOS

    No quinto e último episódio da série "A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE", o professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas e escritor amazonense Milton Hatoum explora as possibilidades do "diálogo" na construção narrativa deste difícil gênero literário que elegeu como seu na publicação da sua primeira obra "Viagem a um certo Oriente", de 1989, e na seguinte "Dois Irmãos", publicado 12 anos depois, em 2000. Ganhou, com cada um de seus livros, o Prêmio Jabuti, categoria romance, da Câmara Brasileira do Livro. Durante o programa, Hatoum - que é também poeta bissexto (publicou poemas na revista Babel em 1979) e ensaísta (é dele o prefácio para o livro "O Oriente é uma Invenção do Ocidente", do inglês Eduard Said - analisa questões relacionadas às semelhanças e diferenças entre gêneros literários através da obra de vários autores e assim como as influências da cultura árabe e da cidade de Manaus no seu processo criativo e o trabalho com as palavras.

  • 22:59JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 27/01/2020

  • 23:45CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 32

    CRÉDITOS - PGM 32 - NO AR EM 01/12/2011 ABRE DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ENTREVISTA JOSÉ GREGORI RECLAME / HITLER FOLHA MARIO LAGO 100 ANOS A PEDIDO / RAUL SEIXAS MUSA ELZA SOARES

  • 00:15SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    CAZAQUISTÃO - PRIMEIROS PASSOS PARA O REVIVESCIMENTO

    Vera Klimôva é uma das poucas mulheres que habitam o pequeno povoado de Yázevka, localizado na fronteira norte do Cazaquistão. O programa mostra as dificuldades de Vera no seu dia-a-dia e suas ambições em querer fazer com que seu povoado cresca e se desenvolva.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 23

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 09 - IRIDOLOGIA

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE IRIDOLOGIA, A TÉCNICA QUE PERMITE ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA ÍRIS – A PARTE COLORIDA DOS OLHOS, AVALIAR O ESTADO GERAL DE SAÚDE DA PESSOA.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 23

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: CAVALO CRIOULO, RAÇA CONHECIDA PELA FORÇA, AGILIDADE, RESISTÊNCIA, É O ANIMAL-SÍMBOLO DO RIO GRANDE DO SUL. VAMOS MOSTRAR OS MOTIVOS DESTA PAIXÃO DOS CRIADORES GAÚCHOS. E SAFRA DE ALGODÃO BATE RECORDE E BRASIL ESTÁ NO RANKING DOS MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS DO PRODUTO.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 223

    Ferreira Gullar, 80 anos. O Entrelinhas entrevista aquele que é considerado o maior poeta contemporâneo do Brasil. Aos 80 anos, comemorados neste 10 de setembro, Gullar continua fiel a uma poesia que, segundo suas próprias palavras, “nasce do espanto” e expressa sua perplexidade diante do mundo. Estrela da última Flip, ele falou ao Entrelinhas em Paraty sobre seu novo livro, Em Alguma Parte Alguma, que será lançado esta semana em São Paulo. Chacal. O programa destaca também Uma História à Margem, livro de memórias em que o poeta carioca Chacal se define como um “mercador de palavras” e recapitula sua trajetória como um dos grandes nomes da chamada “geração marginal”. Composta por ele e por escritores como Ana Cristina Cesar, Cacaso e Nicolas Behr, esse movimento espontâneo e contracultural optou por ficar à margem da vida literária oficial (imprimindo suas poesias em mimeógrafos) para fazer a poesia saltar do papel e entrar na vida real. Clássicos na TV. O Entrelinhas conversa com três roteiristas de televisão – Walcyr Carrasco, Thelma Guedes e Guilherme Vasconcelos – sobre a adaptação de rom ances para as telenovelas: eles contam como (sem que a gente perceba) muitas histórias e personagens das novelas são inspiradas em grandes clássicos da literatura como Balzac, Machado de Assis e Jorge Amado. Yoko Ono. No quadro “Estante do Escritor”, em que escritores lêem seus autores preferidos, a artista plástica, escritora e performer Lenora de Barros lê poemas da também artista plástica Yoko Ono, provando por que a controvertida mulher do “beatle” John Lennon se transformou num ícone das vanguardas de Nova York.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    EDUCAÇÃO INCLUSIVA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu quebra o tornozelo ao tentar uma manobra mais radical de skate e passa a sofrer na pele as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta para frequentar lugares não adaptados. Mas como pra ele e pro Mano tudo vira assunto pro Almanaque, a dupla vai fazer um programa especial sobre inclusão. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílula do Saber: Corpo Humano – um cientista caricato explica as características ósseas do corpo humano. Pílula do Saber: Caixa de Pandora: a curiosa história do mito grego de Pandora. TV do Cadu: uma entrevista com Leonard Ang, brasileiro vencedor do segundo campeonato mundial de aviões de papel, que aconteceu na Áustria. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone pedem a opinião de alunos sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam o Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da arte. Túnel do Tempo: imagens da contusão de Pelé na Copa de 1962, no Chile. A torcida acreditava que sem Pelé o Brasil não seria campeão do mundo, Mas Garrincha chamou para si a responsabilidade e se sagrou uma figura importante na conquista da copa.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    FERNANDA CAMPAGNUCCI E ANANDA GRINKRAUT - 25/09

    A ONG AÇÃO EDUCATIVA ACABA DE LANÇAR A PUBLICAÇÃO EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES NA CIDADE DE SÃO PAULO. PARA EXPLICAR OS NÚMEROS QUE COMPÕEM O ESTUDO, OUVIMOS ANANDA GRINKRAUT, ASSESSORA DO PROGRAMA DIVERSIDADE, RAÇA E PARTICIPAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA, E FERNANDA CAMPAGNUCCI, PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO E UMA DAS EDITORAS DESTE ESTUDO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DOENÇAS REUMÁTICAS (ESPECIAL REUMATOLOGIA)

    É comum pensarmos que reumatismo é uma doença específica. Não é. É um conjunto de doenças com causas, diagnóstico e tratamento diversos. Estima-se que 15 a 20 por cento da população tenha algum tipo de doença reumática que provoca dores no corpo. Dentre as doenças, destacam-se: artrite reumatóide, osteoartrite e especialmente a gota, o lúpus, a fibromialgia e a chamada SAF (Síndrome do Anticorpo Fosfolipídio) são abordadas neste educativo. A Gota é mais comum em homens adultos e é causada pelo excesso de ácido úrico, provocando dores nas articulações. A crise pode ocorrer, de repente, sem a pessoa esperar. E a dor pode imobilizar o indivíduo e durar poucos dias. Se não for diagnosticada e tratada, a tendência é haver repetição das crises. O Lúpus é uma doença auto-imune, na qual o indivíduo desenvolve anticorpos que combatem algumas estruturas próprias do individuo. Como o sistema imunológico envolve todo o organismo, podem ocorrer alterações imunológicas ou inflamatórias em diversos órgãos: pele, coração, pulmões e rins (entre outros). A busca pelo auxílio médico é fundamental. Vale lembrar que o diagnóstico é tardio, leva em média 18 meses no país. A Fibromialgia pode atingir até 5% da população. É uma doença caracterizada pela sensibilidade exacerbada à dor. Então, pessoas que tem a fibromialgia sentem mais dor que a população normal. Ela acomete mais mulheres que homens, e requer uma pré-disposição genética. E a chamada Síndrome do Anticorpo Fosfolipídio – SAF – é uma doença auto-imune que provoca uma alteração do sangue levando a maior risco de eventos trombóticos recorrentes. Os trombos podem ocorrer em diversos órgãos: olho, pele, intestino ou fígado. A busca, aos sinais de alerta, por um reumatologista é a medida mais eficaz para um diagnóstico correto e precoce, para que o tratamento seja instalado e a doença controlada. Mais informações: Saúde Brasil: 11 3846-2649 – www.saudebrasilnet.com.br.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    BATER OU CONVERSAR

    Saiba neste programa porque bater não é a melhor maneira de educar. A Coordenadora do Laboratório de Estudos da Criança da USP, Dra. Maria Amélia Azevedo e o Psicólogo Cristiano da Silveira Longo, falam de outras formas para educar uma criança e afirmam que o diálogo é uma delas.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 22

    22) “IGUAIS, MAS DIFERENTES” As meninas do time de handebol da E.E. Piquerobi aguardam com ansiedade o jogo do sábado contra o time de uma escola particular do Morumbi, o Colégio Circunferência. Pedro ganha um convite para almoçar em um restaurante da moda e vê a chance de proporcionar algo bacana a Roseli. Chega o sábado e as jogadoras do colégio particular chegam com seus uniformes e cabelos impecáveis. O contraste com as meninas da Piquerobi é gritante. O jogo começa num clima de grande rivalidade, principalmente entre Bianca e Sofia, a melhor jogadora do Circunferência. Roseli e Pedro chegam de kombi ao restaurante, e, logo à entrada, percebem que não são tratados como os demais clientes. Na Piquerobi, o jogo é tenso, cheio de provocações de parte a parte. Bianca e Sofia saem antes do final do jogo e vivem um último e significativo encontro no vestiário, enquanto a partida emocionante é decidida nos últimos instantes.

  • 11:30CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 27 (LEGENDADO) ESTRELAS MORTAS: ANÃS BRANCAS

    O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP FALA SOBRE: A TRAJETÓRIA EVOLUTIVA DAS NEBULOSAS, O LIMITE DE CHANDRASEKHAR E AS ESTRELAS DE NÊUTRONS.

  • 12:30MANOS E MINAS III

    DEXTER + PROJETONAVE

    Neste programa o Manos e Minas recebe Dexter. Representando a cena dos slams, King. Matérias: - Nosso videorreporter, Rodney Suguita, fez um perfil do artista visual Robinho Santana. - Fomos conhecer a primeira orquestra de beatmakers do mundo: a Beat Brasilis Orquestra.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/03/2019 - BITCOINS

    PARA FALAR SOBRE AS CRIPTOMOEDAS, A GENTE RECEBE A ADVOGADA MILENA "FÓRIO", ESPECIALISTA EM DIREITO DIGITAL./ E A TAMBÉM ADVOGADA TATIANA REVOREDO, ESPECIALIZADA NA TECNOLOGIA BLOCKCHAIN E COAUTORA DO LIVRO "CRIPTOMOEDAS NO CENÁRIO INTERNACIONAL"./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 1

    SINOPSE PROGRAMA 01 - VT INAUGURAÇÃO TV CULTURA - VT CASAMENTO REALEZA - VT TRIBOS NA LÍBIA - VT MUSA RETRÔ: BRIGITTE BARDOT - VT MODA ROCKABILLY - VT MONIQUE MAION - CANTORA JAZZ

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    MUSICA DAS ESFERAS

    UM PASSEIO PELAS MAIS DIVERSAS SONORIDADES DO PLANETA ATRA - VES DA IDEIA DA MUSICA DAS ESFERAS DE PITAGORAS.CHEGANDO AO FIM A DECIFRAR AS RELACOES MATEMATICAS EXISTENTES NA ESCALA BEM TEMPERADA UTILIZADA PELO COMPOSITOR J.S.BACH.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    VOVÓ JOVEM

    Muitas mulheres se tornam avós quando ainda são jovens, como aconteceu com a Cláudia Piche, que é avó do Lorenzo de 2 anos. Papo sobre a emoção de se tornar avó e as avós de hoje que são joviais e cheias de energia. Cláudia conta que muitas vezes acham que ela é a mãe do neto.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 35 ALFABETIZAÇÃO - 18/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO , VAMOS CONVERSAR SOBRE ALFABETIZAÇÃO.// UM PROCESSO QUE NÃO SE RESUME A ENSINAR A LER./ AS CRIANÇAS TAMBÉM PRECISAM ENTENDER O SENTIDO DAS FRASES./ E ISSO ENVOLVE IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE, RACIOCÍNIO LÓGICO.../ NOSSA CONVIDADA É A CONSULTORA EM EDUCAÇÃO, ILONA BECSKEHÁZY.

  • 15:30SUPER IDEIAS

    CRIAÇÕES VISIONÁRIAS

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 2: A coisa da visão Como vemos o mundo tem sido vital para o nosso progresso. Encontramos quatro inventores visionários que reinventaram o nosso mundo. O criador cuja ideia elétrica nos mantém entretidos, o astrônomo que quer ver o nascimento de estrelas, o advogado cuja copiadora aterroriza os governos e o motorista de rali que salva vidas.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    LOSING MY RELIGION (R.E.M.) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 19 - EXPOSIÇÃO QUADRINHOS - MIS

    No MIS, Museu da Imagem e do Som, visitaremos mais uma das muitas exposições que já se tornaram marca registrada do lugar. Depois de mostras como a do Castelo Ra Tim Bum, David Bowie, Tim Burton e tantas outras, chegou a vez dos Quadrinhos. Territórios Culturais de hoje é uma viagem pelo mundo das HQs conduzida por Tuti e Felipe que vão conferir bem de perto, esse universo que faz a cabeça de tanta gente.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 17

    O VITRINE BRASIL DE HOJE TE LEVA ATÉ ABAETETUBA, NO PARÁ PARA CONHECER OS BRINQUEDOS DE MIRITI // ACOMPANHA UMA AULA DE CERÂMICA PARA A MELHOR IDADE, EM CURITIBA, ONDE A PRINCIPAL LIÇÃO É SE DIVERTIR// TE MOSTRA A TRADIÇÃO ITALIANA EM SÃO PAULO. // ANDRÉ VASCO FOI SABOREAR AS DELÍCIAS DA CULINARIA ITALIANA NA TRADICIONAL FESTA DE SÃO VITO, NO BAIRRO DO BRÁS// E AINDA BATEU UM PAPO COM UM LEGITIMO DESCENDENTE, O ATOR SERGIO MAMBERTI QUE MORA NO BEXIGA, MAIS UM BAIRRO DA COLONIA ITALIANA EM SÃO PAULO.// O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR,// MAMA MIA!!!

  • 17:30LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    EXPEDIÇÃO GEOLOGIA - BACIA SEDIMENTAR - PARTE 01

    NO SEGUNDO PROGRAMA DA SÉRIE, A EQUIPE DA UNIVESP TV CONTINUA A VIAGEM RUMO AO OESTE DO ESTADO. AGORA, NOSSOS EXPEDICIONÁRIOS ENCONTRAM, NO CAMINHO PARA ITU, REGISTROS DA TRANSIÇÃO DO EMBASAMENTO CRISTALINO PARA A BACIA SEDIMENTAR DO PARANÁ.

  • 18:00COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI

    TEMPO

    Por mais de 3000 anos, o homem confia no sol para determinar o tempo. E não foi há muito tempo que os relógios perdiam até 20 minutos por dia e ninguém notava, mas hoje vivemos em um mundo obcecado pelo tempo, medido e controlado por átomos. Steven visita o submarino UUS Ashville para descobrir exatamente o que representa a falta de luz natural para o dia de trabalho de um marinheiro, e visita Heathrow, o aeroporto mais movimentado do mundo, para ver como é medido o tempo no controle de tráfego aéreo. A história de como nos envolvemos com o tempo é repleta de curiosos pensadores de garagem. Steven nos conta a história de William F. Allen, um funcionário da ferrovia, que estava tão farto do caos causado pelos 8.000 fusos horários locais nos Estados Unidos que lutou com unhas e dentes para padronizar o tempo em todo o país em quatro zonas, revolucionando nossa capacidade de viajar e nos conectar com pessoas de fora de nossa própria cidade. Dos avanços na navegação até o modo como trabalhamos, da tecnologia e das viagens no tempo, nada disso teria sido possível sem os heróis desconhecidos do Tempo.

  • 19:00SP PESQUISA

    VACINA DA AIDS

    POR QUE É TÃO DIFÍCIL PRODUZIR UMA VACINA CONTRA AIDS? COMO ATUA O VÍRUS H.I.V. NO CORPO HUMANO? COMO UMA EQUIPE DE CIENTISTAS BRASILEIROS DA USP/INCOR, UNIFESP E INSTITUTO BUTANTAN ENFRENTARAM OS DESAFIOS PARA CONSTRUIR A PRIMEIRA VACINA BRASILEIRA PARA COMBATER A EPIDEMIA QUE JÁ ATINGIU MAIS DE 30 MILHÕES DE PESSOAS NO MUNDO. O SÃO PAULO PESQUISA FOI AOS LABORATÓRIOS ONDE NASCEU E FOI DESENVOLVIDA A HIVBR18. A REPORTAGEM ACOMPANHA OS PRIMEIROS RESULTADOS OBTIDOS COM A VACINA QUE ESTÁ EM FASE DE TESTES COM PRIMATAS, E MOSTRA O QUE FALTA PARA CHEGAR AOS TESTES EM SERES HUMANOS.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    ALCIDES NOGUEIRA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 134 - DINOSSAUROS, NOVA TEORIA

    NÃO FOSSE UMA COMBINAÇÃO DE FATORES, OS DINOSSAUROS PODERIAM ESTAR VIVOS ATÉ HOJE E O PLANETA SERIA MUITO DIFERENTE DESSE QUE CONHECEMOS. A AFIRMAÇÃO FAZ PARTE DE UM DOS MAIS AMPLOS ESTUDOS JÁ PUBLICADOS SOBRE A EXISTÊNCIA DOS GIGANTESCOS RÉPTEIS QUE POVOARAM A TERRA HÁ MILHÕES DE ANOS. O ESTUDO REUNE AS CONCLUSÕES DE ONZE ESPECIALISTAS INGLESES, CANADENSES E NORTE-AMERICANOS, LIDERADOS POR STEVE BRUSATTE PROFESSOR DA ESCOLA DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE EDIMBURGO, NA ESCÓCIA. PARA ELES, NÃO HÁ DÚVIDA: OS GIGANTES PODERIAM ESTAR POR AÍ, NÃO FOSSE UM TERRÍVEL ACASO. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.

  • 21:00LEITURAS DO BRASIL

    DUAS AGUAS

    DUAS AGUAS CONTEM ENTREVISTAS EXCLUSIVAS E INEDITAS COM O POETA, EM VARIAS EPOCAS DE SUA VIDA, E COM VARIOS DE SEUS AMIGOS. DEPOIMENTOS DE ARIANO SUASSUNA, DO CERAMISTA FRAN- CISCO BRENNAND, DO IRMAO MAIS VELHO DO POETA, VIRGINIO CA- BRAL DE MELO NETO, DO PROFESSOR E ENSAISTA JOAO ALEXANDRE BARBOSA, UM DOS PRINCIPAIS ESTUDIOSOS DA OBRA DE JOAO CABRAL DOS POETAS AUGUSTO E HAROLDO DE CAMPOS E DECIO PIGNATARI. A IDEIA DO TITULO DO DOCUMENTARIO, DUAS AGUAS, QUE NORTEIA TODO O DOCUMENTARIO, SURGIU EM FUNCAO DO LIVRO DE POESIAS REUNIDAS, DE 1956, QUE LEVAVA O MESMO TITULO. NESTE LIVRO. JOAO CABRAL DIVIDIA SUA OBRA EM DOIS MODULOS DISTINTOS: UMA AGUA CONSTRUTIVA, FEITA PARA POETAS, E OUTRA PARTICIPANTE. SEGUNDO DECIO PIGNATARI, "ELE SUSTENTA UMA ENORME CRISE, UM DEBATE QUE NUNCA SE RESOLVE ENTRE OBRA DE ARTE EM SI E A OBRA DE ARTE ENQUANTO INSTRUMENTO DE MELHORAMENTO E APERFEI- COAMENTO SOCIAL". A PRIMEIRA AGUA SERIA FORMADA PELOS POEMAS EXPERIMENTTAIS, ARQUITETONICOS, FEITOS PARA POETAS E QUE VERSAM SOBRE O PRO- PRIO FAZER POETICO. CARACTERISTICA PRINCIPAL DE LIVROS COMO "O ENGENHEIRO E PSICOLOGIA DA COMPOSICAO". A AGUA PARTICIPAN TE ESTA MAIS VOLTADA PARA A PROBLEMATICA SOCIAL DO HOMEM DO NORDESTE EM COBRAS COMO "MORTE E VIDA SEVERINA", "O CAO SEM PLUMAS". O ROTEIRO DE DUAS AGUAS AMPLIA O CONCEITO DIALETICO DA SOFIS TICADA POESIA DE JOAO CABRAL, MOSTRANDO QUE ESSAS DUAS AGUAS NAO SAO ESTANQUES, MAS INTEGRADOS E CONFLITANTES. E TAMBEM QUE SUA OBRA E FEITA DE ENCONTROS E TENSOES. ENCONTRO DOS RIOS PERNAMBUCANOS BEBERIBE E CAPIBARIBE; ENCONTRO DESSES RIOS COM O MAR; ENCONTROS DO LITORAL COM O SERTAO E TAMBEM DE SUAS CIDADES E PAISES DISTINTOS SEVILHA, NA ESPANHA E RECIFE, EM PERNAMBUCO. DIVIDIDO EM TRES BLOCOS, O DOCUMENTARIO SEGUE A LINHA ESTRU- TURAL DO LIVRO "A EDUCACAO PELA PEDRA" DE 1996. AS SUBDIVI- SOES TRAZEM POEMAS CURTOS SOBRE PERNAMBUCO, POEMAS CURTOS SOBRE O QUE NAO E PERNAMBUCO E OS POEMAS LONGOS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO E O QUE E RESPECTIVAMENTE. NAS SUBDIVISOES DE POEMAS SOBRE O QUE E PERNAMBUCO, ENTRAM POEMAS SOBRE SEVILHA E AQUELES DE INFLUENCIA ESPANHOLA.

  • 22:00BALANÇO DO SÉCULO XX, PARADIGMAS DO SÉCULO XXI

    A EXPLOSÃO DO SABER NOS ÚLTIMOS 150 ANOS E A EVOLUÇÃO DA CIÊNCIA NO BRASIL

    Neste programa, o cientista e professor Leopoldo de Meis nos leva por um passeio fascinante pela história do conhecimento. História que começa no tempo em que o saber se limitava a entender a natureza para sobreviver a ela. Com o passar dos séculos, surgem na Grécia os filósofos. Já nos séculos 14 e 15 da era cristã, o saber interpretativo dos filósofos se encontra com o saber experimental dos artesãos. Nasce a ciência, e com ela a maneira de o homem compreender o mundo nunca mais será a mesma.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 28/01/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 33

    PGM 33 - 08/12/11 ABRE/ AI5 - O Dia que não existiu Sobre AI5: Entrevistas com Boris Fausto - Historiador e Cientista Político e Paulo de Tarso Vanucchi - Diretor Instituto Cidadania OFICIO Gibiteiro Festival Retrô 4 Chico Buarque e Elis Regina

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    CHINA - NÃO VOU ESCONDER

    Shu quin Xiá é portadora do vírus HIV, na China. Durante uma doação de sangue em junho de 2002, ela e seu marido contraíram o vírus. O programa mostra a trajetória dessa chinesa em busca de uma vida normal e saudável.

  • 00:35VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 24

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 10 - TERAPIA PRÂNICA - 1

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE TERAPIA PRÂNICA, UMA CIÊNCIA E ARTE DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA QUE UTILIZA AS MÃOS SEM TOCAR NO CORPO FÍSICO DO PACIENTE.O TERAPEUTA PROJETA A ENERGIA EM ALGUNS PONTOS PRINCIPAIS DA ACUPUNTURA, ONDE ESTÃO OS NOSSOS CENTROS DE ENERGIA, OS CHAMADOS CHAKRAS, E TAMBÉM NOS PONTOS SEMI-PRINCIPAIS, CHAMADOS DE CHAKRAS MENORES.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 24

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: PESQUISA REVELA QUE PEQUENAS PROPRIEDADES, QUE NÃO COMBATEM O GREENNING - PRAGA QUE DEVASTA A CITRICULTURA - COLABORAM COM A MIGRAÇÃO DO INSETO VETOR DA DOENÇA CAUSANDO DANOS A PRODUÇÃO DE FRUTAS CÍTRICAS EM FAZENDAS. PEQUENOS PRODUTORES INVESTEM NA FABRICAÇÃO DE DERIVADOS DO LEITE COMO ALTERNATIVA DE NEGÓCIO PARA CRESCER O FATURAMENTO.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 224

    ONDJAKI. O Entrelinhas entrevista o escritor angolano Ondjaki. Com romances, poemas, infantojuvenis e peças teatrais, o angolano (que vive no Rio de Janeiro) vem dando voz à juventude que circula pelas ruas de Luanda, sua cidade natal. Ele é finalista do prêmio Portugal Telecom de Literatura com Avó Dezanove e o segredo do soviético e acaba de lançar no Brasil seu segundo romance, Quantas madrugadas tem a noite. FERNANDO PESSOA. Fizemos uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, onde acontece a exposição Fernando Pessoa, plural como o universo. A mostra explora a vida do escritor português que criou vários “heterônimos”, personalidades com biografias e obras poéticas autônomas. VILA-MATAS. O programa mostra Bartleby e Companhia, romance do espanhol Enrique Vila-Matas, baseado numa célebre novela de Herman Melville. JOSÉ CARLOS HONÓRIO. O Entrelinhas conversou com José Carlos Honório, um dos livreiros mais conhecidos dos leitores de São Paulo. Há quase 30 anos, ele atende os frequentadores da livraria Cultura, no Conjunto Nacional, sempre com dicas preciosas. Também já faz tempo que Zé Carlos, como é chamado carinhosamente pelo público, transformou sua paixão pelos livros em poesia: ele acaba de lançar seu sexto livro, Dias de Colecionar Borboletas.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    COMPUTADOR E EDUCAÇÃO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    O último boletim de Cadu não agrada em nada sua mãe, que culpa o uso exagerado do computador pelo baixo rendimento do filho. Com o acesso livre ao micro ameaçado, ele terá de provar que as novas tecnologias, especialmente a informática, podem ser aliadas importantes no aprendizado. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Nuvens - O famoso cientista, inventor, político, filósofo e economista americano Benjamin Franklin dá uma aula sobre nuvens e eletricidade. Tempo – Uma ferreira medieval explica que não é de hoje que as pessoas tentam controlar o tempo! Ela conta que há oito séculos o sino e o relógio iniciaram uma batalha para definir quem marcaria as horas no mundo Ocidental! Fala Aí : Mano na câmera e Cadu no microfone perguntam pra galera: Você já tirou nota baixa? Como foi que você contou para seus pais? Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam o Yahoo para conhecer de perto como funciona o primeiro site de busca do planeta. Tv do Cadu: Um bate papo descontraído com Einsten, que esclarece para o público do Almanaque se ele foi um bom aluno na escola.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    EDUARDO MARINO E ELY HARASAWA - DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA (02/10)

    ESPECIALISTAS DE DIVERSOS PAÍSES SE REÚNEM EM SÃO PAULO AGORA NO INÍCIO DE OUTUBRO PARA O III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA. PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO, CONVERSAMOS COM EDUARDO MARINO E ELY HARASAWA, AMBOS DA FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL, QUE É QUEM ESTÁ ORGANIZANDO ESTE EVENTO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DMRI (DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA À IDADE)

    Com o aumento da expectativa de vida é fundamental cuidar também da saúde dos olhos. Uma afecção freqüente é a DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade), também chamada de Degeneração Macular Senil, que costuma acometer pessoas acima de 50, 60 anos de idade. É considerada a principal causa de visão ruim e de cegueira no mundo moderno. Neste documentário vamos esclarecer algumas das principais características deste distúrbio, inclusive alertando sobre fatores de risco e sintomas da DMRI, bem como exames para detectar a doença e abordagens para tratá-la, controlando complicações e promovendo qualidade de vida. A DMRI não ocorre de uma única forma. Em geral, classificada de duas maneiras: a chamada ‘seca’ que apresenta manchas no fundo de olho, na retina; e a ‘úmida’, mais agressiva, que afeta um maior número de casos e é caracterizada pela presença de sangramento e de vasos. Um dos principais sinais de alerta é uma distorção da imagem. O cidadão percebe que o formato de determinado objeto está diferente do que realmente é. Pois com a evolução da doença o indivíduo passa a ter uma grande mancha preta no centro da visão. E há um teste (Tela ou Grade de Amsler) que pode ser demonstrado que ajuda na avaliação do problema. A avaliação médica é fundamental para instituir o tratamento adequado (há diferentes abordagens para tratar as formas seca e úmida). Por isso, a recomendação é que pessoas acima de 50, 60 anos de idade procurem, pelo menos, uma vez por ano, um médico oftalmologista. Mais informações: Saúde Brasil: 11 3846-2649 – www.saudebrasilnet.com.br.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    SEPARAÇÃO

    Filhos são frutos de uma união e qualquer separação deve ser muito bem trabalhada. Neste programa saiba como falar para a criança sobre a separação. A Advogada e Terapeuta Familiar, Dra. Verônica César Ferreira, vai orientar como os pais devem dar a notíca aos filhos e como apresentar um novo relacionamento. Fala também dos medos e sequelas que uma separação pode causar com o tempo.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 23

    Para driblar a bagunça e o desinteresse da classe de Bianca, Toninho, o professor de literatura, recita uma “canção de escárnio”, do poeta do séc. XVII Gregório de Matos, também conhecido como “Boca do Inferno”. A estratégia funciona e Toninho resolve aprofundar o tema e declama outras poesias, inclusive de cunho erótico – contextualizando-as dentro do estilo do autor e do próprio significado da Arte. Luara usa seu celular para gravar em vídeo a performance do professor, publica-o em sua página numa rede social, e muitos alunos “curtem”. O problema é que alguns pais também assistem, não gostam do que veem e pedem a cabeça do professor de Literatura. A diretora defende Toninho, mas os pais que lideram o repúdio são inflexíveis. A situação torna-se insustentável e o professor, para não complicar tudo ainda mais, pede uma licença. Pedro e Bianca, ao saberem disso, promovem uma mobilização para que o professor volte e tenha liberdade para dar suas aulas. Os alunos agrupam-se no pátio, onde promovem um sarau com poesias aberto a todos: alunos, funcionários, professores e pais. Em meio à música e poesia, eles atravessam a noite na escola com um só objetivo: fazer com que Toninho volte a lecionar na Piquerobi.

  • 11:30CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 29 (LEGENDADO) ESTRELAS MORTAS: BURACOS NEGROS

    NESTA AULA, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP EXPLICA O QUE SÃO OS BURACOS NEGROS ESTELARES, O RAIO DE SCHWARZCHILD E OS SISTEMAS BINÁRIOS COM BURACOS NEGROS ESTELARES.

  • 12:30MOSAICOS

    A ARTE DE ALTAMIRO CARRILHO

    Altamiro Carrilho, a principal referência da flauta no Brasil e um dos mais destacados músicos de choro do país. Nascido no Rio de Janeiro, em 1924, Altamiro iniciou sua carreira artística aos 14 anos e logo se destacou como herdeiro da tradição de flautistas como Joaquim da Silva Callado, Benedito Lacerda e Pixinguinha. Participou de diversos grupos regionais e atuou ativamente nas emissoras de rádio na década de 1940. Como líder do grupo Bandinha do Altamiro Carrilho, criado na década de 1950, o músico fez enorme sucesso e gravou dezenas de discos – só o lançamento do título “Rio Antigo” chegou a vender 980 mil cópias. Com sua flauta, Altamiro excursionou por países da Europa, América do Norte e Ásia. O documentário musical MOSAICOS – A ARTE DE ALTAMIRO CARRILHO recupera no acervo da TV Cultura importantes imagens do flautista e compositor em programas da emissora, como “O Choro das Sextas-Feiras” (1974), “Ensaio” (1992), “Pixinguinha 100 Anos” (1997) e “Bem Brasil” (1991, 1996 e 2000) – cujo título do programa é inspirado em um dos choros de Altamiro. Destaque do material de arquivo é um encontro de Altamiro com o clarinetista Abel Ferreira, registrado em 1977, no qual os artistas improvisam sob o tema “Urubu Malandro” (Loro/João de Barro). MOSAICOS ainda traz depoimentos e números musicais inéditos de Maurício Carrilho, Isaías do Bandolim, Léa Freire e Teco Cardoso, entre outros.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 12/03/2019 - MONTADORAS

    PARA FALAR SOBRE O DECLÍNIO DAS MONTADORAS, A GENTE RECEBE O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DA USP, GLAUCO ARBIX, ESPECIALISTA EM TEORIA DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA./ E O ECONOMISTA MARIANO LAPLANE, PROFESSOR DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 2

    SINOPSE PROGRAMA 02 - VT AYRTON SENNA - VT OSAMA BIN LADEN - VT OFÍCIO RETRÔ - BARBEIRO - VT PEDIDO FERNANDO FARO - MPB ESPECIAL CHICO BUARQUE - VT MODA lIBER MUNDI - VT MUSA RETRÔ - AUDREY HEPBURN - VT COZINHA MUSICAL

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    A MATEMATICA DA MUSICA

    COMO O CONHECIMENTO DAS FRACOES PODE ESCLARECER OS MISTERIOS DA MUSICA?E ISSO QUE PRETENDE ESTE PROGRAMA AO MOSTRAR QUE POR TRAS DAS SENSACOES DE TENSAO E REPOUSO AUDITIVAS, PRESEN TES DAS MUSICAS DE EPOCAS E POUCOS DISTINTOS, ESTAO FRACOES MUITO SIMPLES.VEREMOS TAMBEM QUE A INCORPORACAO OU NAO DES - SAS DISSONANCIAS - RELACOES NUMERICAS COMPLEXAS -E QUE DERAM A COR DO SOM DAS MUSICAS CHINESAS, MEDIEVAL OU MODERNA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    CRIANDO MENINOS E MENINAS

    Muito se fala sobre a questão de gênero e vem a dúvida: como criar meninos e meninas nos dias de hoje? Precisa ter diferença? Para este Momento Papo de Mãe convidamos um casal que tem menino e menina em casa: o apresentador Ivan Moré e a Mariana Del Grande Moré. Também participa da conversa o Tiago Tamborini, psicólogo.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 36 COMPETÊNCIAS BNCC - 19/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS, QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS A PARTIR DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.// SEGUNDO O DOCUMENTO, O COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA É A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA, DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA.// NOSSA CONVIDADA É MARIA INÊS FINI - PRESIDENTE DO INEP.

  • 15:30SUPER IDEIAS

    RIQUEZAS CRIMINAIS

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 3: RIQUEZAS CRIMINOSAS O crime sempre foi uma força motriz para a invenção. Examinamos quatro inovações que mudam o mundo e geram negócios de bilhões de dólares, provando que o crime realmente paga! Um alarme que mantém os criminosos à distância, um dispositivo que revoluciona o varejo, a arma amada por bandidos e a ideia criminosa que foi resolvida.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    LOSING MY RELIGION (R.E.M.) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 20 - COMPANHIA DE DANÇAS DE DIADEMA E ALUNA DE HARPA DA EMESP

    Territórios Culturais de hoje viaja até Diadema, cidade próxima a São Paulo, onde acontece uma das maiores revoluções na dança brasileira. Aqui, Ana Botosso e sua companhia têm colocado a cidade para dançar e conquistado prêmios mundo afora. Na segunda parte do programa conheceremos um pouco da harpa e de uma instrumentista que tem provado que com força de vontade e dedicação a gente vai longe.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 18

    O VITRINE BRASIL DE HOJE TE LEVA ATÉ SANTA CATARINA PARA CONHECER A TRADIÇÃO GERMÂNICA NO MUNÍCIPIO DE POMERODE // E CONFERIR A VISITA ANUAL DAS BALEIAS FRANCAS NO LITORAL CATARINENSE // VOCÊ VAI ACOMPANHAR COMO É FEITA A RAPADURA ARTESANAL NO MATO GROSSO // VELEJAR COM O PROJETO GRAEL EM NITEROI NO RIO DE JANEIRO. // O VITRINE BRASIL ENTRA NO RITMO ASIÁTICO QUE CONTAGIA MILHARES DE JOVENS MUNDO AFORA. // ANDRÉ VASCO FOI NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO CONVERSAR COM UMA TURMA APAIXONADA POR K-POP.

  • 17:30LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    EXPEDIÇÃO GEOLOGIA - BACIA SEDIMENTAR - PARTE 02

    A EXPEDIÇÃO ENTRA NA BACIA SEDIMENTAR DO PARANÁ E INVESTIGA O COMPARTIMENTO DE RELEVO CONHECIDO COMO DEPRESSÃO PERIFÉRICA. PERTO DE IPERÓ, A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITA A FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA E ENCONTRA AS RUÍNAS DE ANTIGOS FORNOS DE FERRO, RESPONSÁVEIS PELAS PRIMEIRAS FUNDIÇÕES DE FERRO NAS AMÉRICAS. EM RIO CLARO, CONHECEMOS UMA MINA DE CALCÁRIO ONDE FORAM ENCONTRADOS FOSSÉIS DO MESOSAURO, CRIATURA QUE ANDOU POR AQUI HÁ MAIS DE 200 MILHÕES DE ANOS.

  • 18:00COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI

    VIDRO

    Milhares de anos atrás, nossos ancestrais aqueceram areia a temperaturas extremamente altas para criar o primeiro pedaço de vidro. A partir desse momento, nosso mundo foi transformado por um material que pode suportar o peso de 100.000 elefantes e ainda ser desfiado como um pedaço de algodão. A jornada de Steven o leva a Veneza, uma sala de espelhos e a paisagem marciana no Mauna Kea, no Havaí. Ele observa como a invenção do espelho deu origem ao maior movimento cultural do nosso tempo, o Renascimento; como lentes de vidro nos permitem revelar mundos dentro de mundos - destrancando o infinitamente grande e o microscopicamente pequeno - e como, no fundo do oceano, o vidro é essencial para a comunicação. Na verdade, toda vez que você pressiona um botão no seu computador ou telefone, você está enviando luz através de vidro sob o oceano. Steven descobre as façanhas ousadas de um fabricante de vidros forçado a trabalhar sob ameaça de pena de morte; um professor de física que gostava de atirar vidro fundido de uma besta; e um cientista, Stan Lebar, cuja manipulação de lentes de vidro permitiu a 600 milhões de pessoas verem o homem pôr os pés na lua. A ligação entre os mundos da arte, da ciência, da astronomia, da prevenção de doenças e da comunicação global começa com os pouco conhecidos inovadores do vidro.

  • 19:00SP PESQUISA

    SUBSOLO BRASILEIRO

    PARA MEDIR A ESPESSURA DA CROSTA BRASILEIRA, UMA EQUIPE DE GEOFÍSICOS REALIZOU EXPLOSÕES EM VÁRIOS PONTOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, POR MEIO DE UMA TÉCNICA QUE ANALISA A PROPAGAÇÃO DAS ONDAS DE CHOQUE NO INTERIOR DA TERRA. O SP PESQUISA ACOMPANHOU A INSTALAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA E UMA DAS EXPLOSÕES REALIZADAS PARA A PESQUISA. ESSE ESFORÇO PARA DETERMINAR A ESPESSURA DA CROSTA TAMBÉM INTEGRA UMA PESQUISA REALIZADA NO IAG-USP PARA EXPLICAR OS TREMORES DE TERRA QUE EXISTEM NO BRASIL. DE ACORDO COM UMA DAS INVESTIGAÇÕES APRESENTADAS NO PROGRAMA, EXISTE UMA CORRELAÇÃO ENTRE A SISMICIDADE BRASILEIRA E O EXCESSO DE MASSA NO INTERIOR DA CROSTA. EM ÁREAS DE CROSTA MAIS FINA, HÁ MAIOR INTERFACE ENTRE A CROSTA E O MANTO, QUE É MAIS DENSO. OS PESQUISADORES CONSTATARAM QUE AS TENSÕES CRIADAS DURANTE ESSA INTERFACE PODEM SER SUFICIENTES PARA INDUZIR TREMORES DE TERRA. O PROGRAMA EXPLICA POR QUE E COMO ISSO ACONTECE.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    GABRIEL VILELA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 316 - DINOS, A HORA FINAL

    A MAGIA DA CIÊNCIA. DESCOBERTA RECENTE PERMITE UMA VOLTA NO TEMPO DE 66 MILHÕES DE ANOS. MAIS PRECISAMENTE PARA O DIA EM QUE UM GIGANTESCO ASTERÓIDE SE CHOCOU COM A TERRA PROVOCANDO UMA ONDA DE DESTRUIÇÃO QUE LEVOU AO DESAPARECIMENTO DE VÁRIAS ESPÉCIES DE ANIMAIS, INCLUINDO OS DINOSSAUROS. OS FÓSSEIS FORAM ENCONTRADOS A 3 MIL QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA DO LOCAL DA COLISÃO, ONDE HOJE FICA A PENÍNSULA DE YUCATAN, NO MÉXICO. A ANÁLISE DO MATERIAL PERMITIU AOS CIENTISTAS RECONSTITUIR, EM BOA PARTE, O QUE OCORREU NAQUELE PASSADO DISTANTE E ENTENDER MELHOR O FENÔMENO QUE ALTEROU DE FORMA SIGNIFICATIVA A VIDA NA TERRA. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA É UMA VIAGEM NO TEMPO.

  • 21:00CAMPUS EM AÇÃO 2019

    TETÊ (ECA USP)

    Neste programa Aline Jones e Eduardo Guimarães apresentam o vídeo "Tetê", produzido por alunos do curso superior do audiovisual da ECA USP. Sobre "Tetê": Tetê é um documentário que explora o universo da compositora, instrumentista e intérprete Tetê Espindola, investigando seu trabalho de pesquisa criativa - em especial a forte ligação com a natureza como tema e fonte de inspiração. Ano de produção: 2018

  • 21:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 2

    ÍNDIA O episódio mostra a Índia e sua incrível diferença entre a população urbana e a velha e tradicional população rural. Num país que já teve Indira Ghandi como chefe de governo, por mais de 15 anos, o machismo e as resistências continuam, apesar da constituição de 92 garantir a participação feminina. FRANÇA Em matéria de direitos políticos, as mulheres brasileiras no século vinte saíram bem na frente das francesas. Enquanto nós tivemos uma primeira deputada federal já em 1934, a França só deu voz e voto à ala feminina no pós-guerra, a partir de 1945. E até hoje ela reclamam maior participação. AFEGANISTÃO O Afeganistão é uma nação muçulmana e um dos países mais pobres do mundo. É de lá que chega até nós a história de Malai Joya, uma das 48 parlamentares da República Islâmica do Afeganistão. Em meio aos muitos conflitos e à permanente reconstrução do país, sempre invadido,o trabalho dessa mulher afegã decidida e corajosa é um exemplo de compromisso com as causas populares e com a dignidade nacional. JAPÃO É natural que, como um dos sete países mais ricos do mundo, o Japão seja visto pelos países vizinhos como um eldorado promissor. Muitas moças, de um desses vizinhos, as Filipinas , chegam ao Japão com o sonho de um emprego e acabam enfrentando uma realidade cruel, quase sempre o comércio sexual. Conheça a história de uma dessas moças que emigrou e, após ver muitas de suas colegas sendo exploradas fundou o Centro da Migrante Filipina, para tirá-las da marginalidade.

  • 22:00#PROVOCAÇÕES

    #PROVOCAÇÕES - 32 - FERNANDO MEIRELLES

    O programa #Provocações, comandado por Marcelo Tas, recebe um dos cineastas mais respeitados do mundo, Fernando Meirelles. Diretor do premiado Cidade de Deus, está lançando agora o longa Dois Papas, com Anthony Hopkins e Jonathan Price, recém indicado a Melhor Filme de Drama no Globo de Ouro 2020. No programa, ele fala sobre carreira, sonhos, Papa Francisco e até morte.

  • 22:30TRAJETÓRIAS

    ALAÍDE COSTA

    Alaíde Costa começou a cantar em programas de calouros infantis. No início da década de 1950, participou do programa "Calouros em desfile", do temido Ary Barroso e recebeu a nota máxima. Sua carreira profissional teve início em 1955, como crooner do dancing Avenida, no Rio de Janeiro. A consagração veio em 1964 com “Onde está você ?”, música que embalou muitos casais. Com um canto suave e sussurrado, é considerada uma das mais perfeitas vozes do país. Em 2014, lançou seu primeiro disco autoral, “Canções de Alaíde”, em que apresenta obras compostas por ela em parceria com grandes nomes da MPB como Tom Jobim (“Você é amor”) e Vinicius de Moraes (“Amigo Amado”). O Trajetórias de hoje apresenta em primeira pessoa a história da vida de Alaíde Costa Entrevistadores: Luis A. Giron,Rafael Righini,Teca Lima e Vilmar Bittencourt

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 29/01/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 34

    Pgm 34 - no ar: 15/12/11 BLOCO 1 ABRE/PINOCHET RECLAME UNICEF ENTREVISTA CAO RATIMBUM BLOCO 02 MUSAS CECÍLIA/CLARICE SIVUCA

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    ÍNDIA - PAPÉIS INVERTIDOS

    O PROGRAMA MOSTRA A VIDA DAS MULHERES DA ÍNDIA. SUAS DIFICULDADES E SUA LIBERDADE DE COLOCAR SUAS FORMAS DE PENSAR E DE AGIR E AS DISCRIMINAÇÕES QUE AINDA EXITEM PELO COSTUME DOS HOMENS INDIANOS.

  • 00:35VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 25

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 11 - HOMEOPATIA

    O PROGRAMA EXPLICA O FUNCIONAMENTO DA HOMEOPATIA CLÁSSICA. UM SISTEMA DE TRATAMENTO MÉDICO BASEADO NA LEI DOS SEMELHANTES, NO QUAL QUANTIDADES MUITO PEQUENAS DE REMÉDIO, FORTEMENTE DILUÍDOS, SÃO INGERIDAS PELOS PACIENTES. ESTAS SUBSTÂNCIAS EM GRANDES DOSAGENS, PRODUZEM EFEITOS SEMELHANTES AOS DA DOENÇA QUE ESTÁ SENDO TRATADA EM PEQUENAS TRAZEM A CURA AOS PACIENTES.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 25

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: AS AÇÕES PARA RECUPERAR E PROTEGER NASCENTES DOS AFLUENTES DA BACIA DO RIO DOCE, DEVASTADA PELA TRAGÉDIA EM MARIANA. O PROJETO, QUE CONTA COM PARCERIA DE PRODUTORES RURAIS, É DESENVOLVIDO PELO INSTITUTO TERRA, ONG FUNDADA PELO FOTÓGRAFO SEBASTIÃO SALGADO E A ESPOSA LÉLIA WANICK. E FOMOS CONHECER JAGUARUNA, CIDADE CONSIDERADA A MAIOR PRODUTORA DE MELANCIA DO SUL DE SANTA CATARINA.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 225

    Claude Chabrol. O Entrelinhas presta uma homenagem ao cineasta francês, que morreu este mês, mostrando como diretor da nouvelle vague sempre manteve uma relação estreita com a literatura, levando para as telas um dois maiores clássicos da literatura: o romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Joca Reiners Terron. Um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, o escritor fala de suas experiências no Egito para escrever o romance Do fundo do poço se vê a lua. O livro faz parte da coleção “Amores Expressos”, da Companhia das Letras – projeto no qual escritores brasileiros viajaram para diferentes cidades do mundo para escrever uma história de amor. Terron passou uma temporada no Cairo e compôs um enredo mirabolante, sobre um transexual brasileiro que vive no submundo da capital egípcia e é obcecado pela rainha Cleópatra e sua encarnação hollywoodiana, a atriz Elizabeth Taylor. Literatura africana. O programa entrevista Abdourahman Waberi, saudado pelo francês Le Clézio (no discurso de recepção do prêmio Nobel de Literatura, em 2008) como um dos grandes escritores contemporâneos da África. Nascido no Djibuti em 1965, Waberi ainda é pouco conhecido no Brasil, mas esteve este ano em São Paulo para participar de um encontro na Casa das Áfricas, onde conversou com o poeta e arte-educador Allan da Rosa, colaborador do Entrelinhas. Primeiro Leitor. O Entrelinhas estreia o quadro “Primeiro Leitor”, em que os escritores revelam quem são aquelas pessoas que têm o privilégio de ler seus textos inéditos. Nessa edição, o romancista e contista carioca Sérgio Sant’Anna conta quem é seu primeiro leitor.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu está com o colesterol alto e terá de mudar seus hábitos alimentares. Em busca de uma solução pra esse problema, ele descobrirá junto com seu amigo Mano os muitos benefícios de uma alimentação saudável. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: D. João – O próprio D. João VI explica sua fama de comilão. Lutador de Sumô – Uma curiosa pílula sobre a excêntrica dieta de um lutador de Sumô, que realiza apenas duas refeições diárias. Fala Aí : Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber como anda a alimentação da galera! Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam a Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, que desenvolve um projeto no qual os alunos ajudam no plantio da horta da escola e no preparo de refeições. Túnel do Tempo: A emocionante cena protagonizada pela maratonista suiça Gabriela Andersen nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, quando cruzou cambaleante e completamente exausta a linha de chegada da maratona. Tv do Cadu: Num divertido programa de culinária, o famoso cozinheiro francês Claude Du Rangô ensina Cadu e Mano a preparar uma refeição saudável. Ser ou Não Ser: a estudante Andressa Oliveira bate um papo com a modelo Samira Carvalho e tira todas as dúvidas sobre a profissão. Como se Faz: mostramos com detalhes todo o processo de fabricação de uma vassoura!

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    PATRÍCIA GUEDES E MARIA AMABILE MANSUTTI (09/10)

    O ASSUNTO É EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. PATRÍCIA GUEDES, ESPECIALISTA EM GESTÃO EDUCACIONAL E GERENTE DA FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, FALA DA PESQUISA QUE OUVIU OS BRASILEIROS SOBRE O ESTUDANTE FICAR MAIS TEMPO NA ESCOLA. MARIA AMABILE, DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC), DIZ QUE É IMPORTANTE CRIAR POLÍTICAS E DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. AS CONVIDADAS DEBATEM AS CARACTERÍSTICAS E MODELOS DESSE TIPO DE EDUCAÇÃO, AINDA MUITO TÍMIDO NO BRASIL.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ÁGUA E SAÚDE (ESPECIAL ÁGUA & SAÚDE)

    A água é fonte de vida. Cada molécula de água é formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio. A molécula de água é representada pela fórmula química H2O. Setenta por cento do Planeta Terra é constituído por água. Desse total, cerca de 97 por cento é de água salgada, vindas dos mares e oceanos. De água doce temos menos de três por cento do total de água do planeta. Sendo que, mais de dois por cento estão em estado sólido, especificamente em geleiras. Para suprir as necessidades dos homens e dos ecossistemas sobra menos de um por cento em rios, lagos e fontes subterrâneas. A água é de fato um recurso vital para a nossa vida, uma vez que nosso corpo basicamente é constituído de água, aproximadamente 75 por cento. Precisamos da água para realizarmos as reações químicas do nosso corpo. A água ajuda a manter toda a estrutura e o volume do nosso sangue. A recomendação é que cada indivíduo tome, por dia, de um litro e meio a dois litros de água. A água cumpre também o papel de regulador térmico do meio ambiente e também tem a capacidade de absorver e conservar calor. Vale lembrar que, mesmo quem recebe água de uma estação de tratamento deve filtrá-la para o consumo. Tudo porque pode haver contaminação na caixa d’água do prédio ou da casa, ou infiltrações nos canos. Devemos entender a Importância do Saneamento Básico. O Brasil é bastante desigual. Há regiões que recebem melhor cobertura de rede de água e tratamento de esgoto. No entanto, temos regiões desassistidas, com maiores índices de doenças e óbitos, numa direta associação com a saúde. As duas questões – tanto a falta quanto a escassez de água – merecem atenção redobrada e ações contundentes. Por este motivo, as estações de tratamento da água são de fundamental importância. Nelas, a água - de rio ou de represa - é tratada, purificada, e só depois é distribuída para as casas. Todos os seres vivos dependem da água para sobreviver. Entretanto, é muito importante conhecermos mais sobre alguns cuidados que devemos ter para cuidar melhor da água no nosso dia-a-dia. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    A CRIANÇA E OS ANIMAIS

    Neste programa você vai saber porque os animais são importantes na vida da criança. A Veterinária e Psicóloga, Dra. Hannelore Fuchs, Fundadora da Associação Brasileira de Zooterapia, vai falar das responsabilidades que as crianças adquirem cuidando dos animais.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 24

    24) “ATÉ AS COBRAS TROCAM DE PELE” Uma visita curricular ao Instituto Butantã reúne as turmas de Pedro e Bianca em um momento explosivo das relações afetivas entre vários alunos e alunas. Bianca teme que todos descubram que ela tem ficado com Leonardo e, para encobrir a relação, simula uma discussão com ele. Tuca e Carla sentem-se atraídas uma pela outra e tentam lidar com essa mistura de sentimentos e temores pela reação dos outros. Pedro quer convencer Ciça a não abandonar a escola – ela teme o afastamento cada vez maior de seu filhinho, que é criado por Sara, sua mãe. Em meio a fofocas e gozações da turma, as personagens vivem o dilema de isolar seus sentimentos – e perder a chance de vivê-los - ou aceitá-los, sabendo que assumirão as consequências que virão quando eles forem expostos.

  • 11:30CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 31 (LEGENDADO) ESTRELA VARIÁVEIS

    O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP EXPLICA O QUE SÃO ESTRELAS VARIÁVEIS, QUAIS SÃO AS CLASSES E OS GRUPOS.

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 562

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS PETRÚCIO AMORIM E EVINHA.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 11/03/2019 - PECUARIA AMAZONIA

    PARA FALAR SOBRE OS IMPACTOS DA PECUÁRIA NO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA, A GENTE RECEBE O ENGENHEIRO FLORESTAL PAULO BARRETO, COFUNDADOR E PESQUISADOR ASSOCIADO DO IMAZON, O INSTITUTO DO HOMEM E MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA./ E O ENGENHEIRO AGRÍCOLA, EDUARDO ASSAD, PESQUISADOR DA EMPRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA E UM DOS RESPONSÁVEIS PELO PLANO ABC, AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA.

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 3

    SINOPSE PROGRAMA 03 - VT RESILIÊNCIA - VT PEDIDO - THE SMITHS - VT OFÍCIO RETRÔ - FILMOTECÁRIO - VT MUSA RETRÔ - CATHERINE DENEUVE - VT MODA YSL - VT RETROGAMERS - VT VILA SÉSAMO - CRIAÇÃO GARIBALDO

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    TEMPO E INFINITO

    ESTE PROGRAMA TRAZ DIVERSAS VISOES E ABORDAGENS RELATIVAS AO TEMPO, NAS ARTES E AS CIENCIAS.A PRIMEIRA OBSERVACAO E SOBRE A CONTRADICAO DO TEMPO:POR UM LADO, E SIMETRICO PELO RITMO CONSTANTE DO SEU FLUIR E,POR OUTRO, E ASSIMETRICO, POR ANDAR SEMPRE NA MESMA DIRECAO E IMPOSSIBILITA DESFAZER ALGO JA FEI TO. AS RELACOES DO TEMPO COM AS PERCEPCOES HUMANAS SAO RESSALTA- DAS POR ESPECTADORES DE UMA EXPOSICAO DE ARTE,NA QUAL UNS SENTEM O TEMPO FLUIR MAIS VELOZMENTE E OUTROS MAIS LENTAMEN- TE.AS ARTES,CLASSICAMENTE, SE DIVIDEM EM ARTES DO TEMPO E DO ESPACO. MUSICA, CINEMA,TEATRO,ENTRE OUTRAS, SAO ARTES DO TEMPO, NAS QUAIS UMA OBRA E APRECIADA DE ACORDO COM SEU TEMPO PROPRIO. JA NA ARQUITETURA, NA ESCULTURA E NA PINTURA, O ESPACO E DE- TERMINADO PELA OBRA, MAS O TEMPO FICA A CARGO DO OBSERVADOR.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    VOVÔ CORUJA

    A gente acaba sempre falando muito da avó. Mas e o avô? Como é para o pai se tornar vovô? Nosso convidado é um avô muito coruja: o Nilton Ribeiro, que tem duas netas: Lorena de 3 anos e Malu de 6. Elas são filhas da filha de Nilton, a jornalista Joyce Ribeiro, apresentadora do jornal da cultura. Um avô coruja que se emociona ao falar das netas. A importância de respeitar o lugar do avô e as delícias desta relação para o avô e para as netas.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 37 CRECHES II - 24/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O NOVO PAPEL DAS CRECHES NA VIDA DAS CRIANÇAS E DAS FAMÍLIAS.// PORQUE CRECHE NÃO É SÓ UM LUGAR ONDE OS PAIS DEIXAM OS FILHOS QUANDO VÃO TRABALHAR./ A CRECHE É TAMBÉM O PRIMEIRO AMBIENTE SOCIAL ONDE A CRIANÇA SE DESCOBRE COMO UM INDIVÍDUO./ E VAMOS FALAR TAMBÉM, CLARO, SOBRE A FALTA DE VAGAS NAS CRECHES PÚBLICAS.// NOSSA CONVIDADA É ANA TERESA GAVIÃO.

  • 15:30SUPER IDEIAS

    ATRAÍDOS PELO PERIGO

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 4: PERIGO MAGNETS Às vezes não é suficiente para chegar a uma ideia original. Às vezes você tem que estar disposto a arriscar tudo - até mesmo sua vida - para provar que funciona. Este episódio centra-se em quatro inventores que pretendem ficar ricos ou morrer tentando. Apresentando as histórias por trás da armadura, a máscara de gás, o clorofórmio e o wingsuit.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    LOSING MY RELIGION (R.E.M.) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 21 - OFICINA OSWALD DE ANDRADE E CASA MÁRIO DE ANDRADE

    NESTE EPISÓDIO DE TERRITÓRIOS CULTURAIS NOSSOS APRESENTADORES FELIPE E TUTI SÃO RECEPCIONADOS POR DOIS GRANDES ANFITRIÕES DA CULTURA DE SÃO PAULO: OSWALD E MARIO DE ANDRADE, DOIS PAULISTANOS LIGADOS À HISTÓRIA E À CULTURA DO NOSSO PAÍS. NOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS QUE LEVAM OS NOMES DESSES DOIS ARTISTAS, FELIPE E TUTI DESCOBREM MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE AMBOS E TAMBÉM SOBRE AS AÇÕES REALIZADAS EM CADA UM DESSES ESPAÇOS. E PARA FECHAR O PROGRAMA UMA SURPRESA: O ENCONTRO FICTÍCIO ENTRE MARIO E OSWALD, PERSONAGENS DA PEÇA "ESBARRO" DE AUTORIA DE PASCHOAL DA CONCEIÇÃO E INTERPRETADA PELO AUTOR E POR EDUARDO SILVA. NELA, OS AMIGOS ESCRITORES QUE MORRERAM BRIGADOS SE REENCONTRAM NO CÉU E TENTAM RESOLVER - DEPOIS DE MORTOS - AS DIFERENÇAS QUE TIVERAM AQUI NA TERRA.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 01

    A PARTIR DE HOJE VOCÊ VAI VER O BRASIL PASSAR POR AQUI. A REDE CULTURA, COM DEZESSETE EMISSORAS ESPALHADAS POR TODO O PAÍS, TE LEVA NUMA VIAGEM ONDE O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR É GENTE. NOSSA PRIMEIRA VIAGEM NOS LEVA AO NORDESTE DO BRASIL. UM DOS ESTADOS ONDE A CULTURA DE AGORA NÃO CANSA DE BEBER NA FONTE DA PRÓPRIA HISTÓRIA. SEJA BEM-VINDO, O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR. VAMOS A CARUARU NA MAIOR FEIRA LIVRE DO MUNDO E TAMBÉM A CASA MUSEU DE MESTRE VITALINO. O FREVO PERMEIA TODA A HISTÓRIA CULTURAL DE PERNAMBUCO.O RITMO E A DANÇA SÃO TÃO IMPORTANTES QUE TÊM ESCOLA E MUSEU DEDICADOS AO FREVO. ANDRÉ VASCO CONVERSA COM A MAIS ANTIGA PASSISTA DE FREVO DO RECIFE.E CONHECE O NOVO GRANDE NOME DO RITMO QUE ACELERA AS PERNAS E O CORAÇÃO.

  • 17:30LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    EXPEDIÇÃO GEOLOGIA - DEPRESSÃO PERIFÉRICA

    SEGUIMOS NA BACIA SEDIMENTAR DO PARANÁ. NESSE PROGRAMA, A EXPEDIÇÃO CHEGA NA DEPRESSÃO PERIFÉRICA E EXPLORA AS CUESTAS, NA REGIÃO DE BOTUCATU. EM ARARAQUARA, CONHECEMOS O MUSEU DE ARQUEOLOGIA, QUE GUARDA FOSSÉIS DA VIDA QUE EXISTIA NO GRANDE DESERTO QUE COBRIU PARTE DO ESTADO HÁ MILHÕES DE ANOS.

  • 18:00COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI

    LUZ

    Por 40.000 anos, a única fonte de luz do homem vinha do sol e do fogo. Então, há 150 anos, o interruptor foi ligado para uma revolução luminosa. Da banheira, Steven começa a contar a extraordinária história das pessoas que nos levaram da escuridão à luz. Nós ouvimos sobre a lâmpada de Edison, que ele na verdade não inventa, e Steven descobre, enquanto viaja por Nantucket, como um comandante de navio do século 18 descobriu uma fonte de iluminação colocando uma criança dentro da cabeça de uma baleia. Steven se torna um eletricista para entender como um cientista francês louco acidentalmente descobriu um modo de criar luz colorida. Sua invenção, a luz neon, levou a uma revolução na publicidade. A história da luz dissipa o mito do momento "eureca" individual, revelando como o trabalho em equipe e a colaboração em grupo lideram o caminho para as ideias mais transformadoras. Seja alterando nossa composição genética, mudando fundamentalmente os padrões de sono do mundo, transformando nossa arquitetura, nos levando ao espaço ou desencadeando uma das grandes reformas sociais da história americana, os pioneiros da luz tornaram-se indispensáveis ao longo da humanidade.

  • 19:00SP PESQUISA

    GRAFENO

    O PROGRAMA MOSTRA AS PESQUISAS COM O GRAFENO REALIZADAS NO BRASIL. O GRAFENO É UM NANOMATERIAL QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA SER UM EXCELENTE CONDUTOR DE ELETRICIDADE. O FATO DE PESQUISADORES DE MANCHESTER, NA INGLATERRA, TEREM CONSEGUIDO ISOLAR ESSE MATERIAL ABRIU CAMINHO PARA PESQUISAS QUE QUEREM USAR O GRAFENO NA INDÚSTRIA ELETRÔNICA, MECÂNICA E MÉDICA. O SP PESQUISA VISITOU CENTROS DE EXCELÊNCIA NO ESTUDO DESSE NANOMATERIAL E APRESENTA AS MANEIRAS DE SE OBTER O GRAFENO EM LABORATÓRIO.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    ARLETE MONTENEGRO

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 333 - DINOSSAUROS, O DIA D

    CIENTISTAS ENCONTRAM VESTÍGIOS DO QUE PODE TER SIDO O PIOR DIA NA TERRA. OU, PELO MENOS, O PIOR DOS ÚLTIMOS 66 MILHÕES DE ANOS. PEDAÇOS DE UMA ROCHA RETIRADA DO FUNDO DO MAR, NO GOLFO DO MÉXICO, GUARDAM REGISTROS DO IMPACTO DE UM ASTERÓIDE QUE MUDOU RADICALMENTE A VIDA NA TERRA .... E PROVOCOU A EXTINÇÃO DOS DINOSSAUROS. MAIS DE OITOCENTOS ASTERÓIDES, DOS MILHARES QUE CIRCULAM PELO SISTEMA SOLAR, JÁ FORAM IDENTIFICADOS. OS CIENTISTAS SABEM O TAMANHO, PESO E A ROTA QUE ELES TRAFEGAM. O MAPEAMENTO TAMBÉM INCLUI O DIA E ANO EM QUE VÃO PASSAR MAIS PERTO DA TERRA. A IDÉIA É EVITAR O RISCO DE UMA EVENTUAL COLISÃO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 21:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1284

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ VAI CONHECER O MAIS RECENTE TRABALHO DO MAWACA -O GRUPO QUE PESQUISA MÚSICA DOS MAIS DIVERSOS POVOS DA TERRA. SAIBA TAMBÉM COMO FOI POSSÍVEL REGISTRAR UMA IMAGEM INÉDITA DO UNIVERSO, QUE MARCOU A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA. E AINDA , AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS AGORA ENTRAM NO CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR. AS CHAMADAS PANCS TêM VITAMINAS E NUTRIENTES E FAZEM PARTE DA ALIMENTAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUNDIAÍ, NO INTERIOR PAULISTA. A PRIMEIRA FOTO REAL DE UM BURACO NEGRO FOI CAPTADA GRAÇAS AO ESFORÇO DE UMA EQUIPE INTERNACIONAL DE CIENTISTAS E TELESCÓPIOS DE ALTA TECNOLOGIA , INSTALADOS EM LOCAIS DIFERENTES DO PLANETA. A PESQUISADORA E DIRETORA MUSICAL MAGDA PUCCI FALA SOBRE A RECRIAÇÃO DA SONORIDADE DOS ÍNDIOS DA ETNIA KAYAPÓ.

  • 21:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 3

  • 22:00RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 04 - ISLAMISMO - TEMP I

    Um sheik recém-chegado a São Paulo e seu colega de Foz do Iguaçu explicam os preceitos do islamismo. Em Manaus, um praticante visita a primeira mesquita da cidade, enquanto, em Curitiba, um casal recém convertido fala sobre o processo de adaptação aos novos hábitos da vida islâmica.

  • 22:30ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 07

    Num episódio todo dedicado ao papel e a importância das mulheres n o Vale do Silício, Clodoaldo Araujo conversa na Rocket Space com Fernanda Baker, da Apex Brasil e com Maria Fujihara, fundadora e CEO da Sinai Technologies Inc., especialista em cidades e construções sustentáveis e tecnologias exponenciais, sobre a vida no Vale do Silício, o estado da inovação na Califórnia, os usos da Inteligência Artificial e seus projetos de redução de carbono. No segundo bloco, Clodoaldo Araujo entrevista Gloria Hunt, do Consulado do Brasil em San Francisco, que conta sua experiência profissional e seu ponto de vista sobre a inovação no Vale do Silício.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 30/01/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 35

    PGM 35 - NO AR: 22/12/11 VT ABRE/EXPEDIÇÕES FAMOSAS - Expedições Irmãos Villas Boas VT VILLAS /RONCADOR - Entrevista Marina Villas Boas VT RODA VIVA - Orlando Villas Boas - 10/12/1999 VT OFICIO Presepeiro - Artesão presépios VT ENCERRA - CORAL COCORICÓ - 2005

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    NEPAL - SHAKTI - FORÇA PARA AS MULHERES

    O programa mostra a vida de Anu, uma mulher que foi vítima do comércio sexual no Nepal, e hoje luta para evitar que outras mulheres não sejam vítimas de discriminação e do ostracismo que sofrera.

  • 00:35VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 26

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 12 - TAI CHI CHUAN

    O PROGRAMA FALA SOBRE TAI CHI. TAI CHI SIGNIFICA ENERGIA SUPREMA, É A FUSÃO DO YIN E YANG; E CHUAN SIGNIFICA AGILIDADE, FLEXIBILIDADE E PUNHO. YIN É A ENERGIA PASSIVA, POPULARMENTE CHAMADA DE FEMININA, E YANG É A ENERGIA ATIVA, TAMBÉM CONHECIDA COMO MASCULINA. O BALANÇO ENTRE O YIN E O YANG TRAZ O EQUILÍBRIO.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 26

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: UM SEGREDO GUARDADO A SETE CHAVES MANTÉM A TRADIÇÃO DA PRODUÇÃO DO QUEIJO ARTESANAL NAS FAZENDAS DO INTERIOR DE MINAS GERAIS. A ATIVIDADE COMEÇA NAS MADRUGADAS FRIAS NA VOZ DO VAQUEIRO, TAMBÉM CONHECIDO COMO PEÃO DE BOIADEIRO. É TEMPORADA DO CAJU CEARÁ. O ESTADO É O PRIMEIRO NO RANKING DA PRODUÇÃO NO NORDESTE E O MAIOR EXPORTADOR DE CASTANHAS DO BRASIL.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 226

    LUIZ SCHWARCZ. O Entrelinhas entrevista Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras. Ele acaba de lançar o livro Linguagem de Sinais, que reúne contos marcados por situações de estranhamento e pelas memórias familiares. FRIDA KAHLO. O programa destaca o livro Frida Kahlo: Suas Fotos, que reúne imagens inéditas da artista mexicana que teve uma vida turbulenta: sofreu um acidente que a mutilou, foi casada com o muralista Diego Rivera e viveu num momento de efervescência da cultura latino-americana. MASH-UP NOVELS E CLUBE DE AUTORES. O Entrelinhas mostra duas formas diferentes de escrever e de editar livros: as mash-up novels – gênero novo que mistura enredos e personagens de livros de outros autores, criando efeitos completamente inesperados - e o Clube de Autores – uma iniciativa que permite aos escritores editarem e venderem seus livros pela Internet, sem nenhum custo. A gente conversou com um editor do Clube de Autores e com um escritor que lançou sua mash-up novel por lá.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    EJA - EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A mãe de Cadu decide voltar a estudar e se matricula numa classe da EJA na mesma escola do filho. Surpreso e envergonhado com a situação, ele descobrirá que nunca é tarde para as pessoas investirem na própria educação. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Sherlock Holmes – o famoso detetive Sherlock Holmes, criado pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, conta a história de Jack, o estripador, um dos mais misteriosos criminosos de todos os tempos! Idade Média – Numa taverna típica de Idade Média, um casal de europeus fala sobre os curiosos costumes daquela época. Túnel do Tempo: Famoso discurso de Martin Luther King, proferido nos degraus do Lincoln Memorial, em Washington, em 28 de Agosto de 1963. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber da galera nas escolas se eles sentiriam vergonha se seus pais voltassem a estudar na mesma escola que eles. TV do Cadu: Comandando o programa ‘Confissões de um Aborrecente’, o psicanalista Freud recebe Cadu em seu divã. Viver e Aprender: Uma matéria sobre a Estação É Já, um programa de rádio feito por alunos e professores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da prefeitura de Florianópolis. Grande Reportagem: Cadu e Mano fazem uma grande investigação sobre a EJA: vão até uma escola estadual onde o curso é oferecido, conversam com pessoas que decidiram voltar a estudar e batem um papo esclarecedor com Sérgio Haddad Coordenador Geral da ONG Ação Educativa.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    EDSON DO CARMO INFORSATO E SILVIA ANDRADE GALLETTA - FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOCENTE (16/10)

    EM VIRTUDE DA SEMANA DOS PROFESSORES, VAMOS FALAR SOBRE A FORMAÇÃO E VALORIZAÇÃO DESTE PROFISSIONAL. PARA TRATAR DO TEMA, PARTICIPAM DA DISCUSSÃO EDSON DO CARMO INFORSATO, COORDENADOR PEDAGÓGICO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP / UNIVESP, E SILVIA ANDRADE GALLETTA, COORDENADORA DA ESCOLA DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES PAULO RENATO COSTA SOUZA, DA SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ÁGUA E DOENÇAS ASSOCIADAS - TRANSMISSÃO FECAL-ORAL (ESPECIAL ÁGUA & SAÚDE)

    A água é um recurso essencial para a vida humana e tem íntima relação com a nossa saúde. No entanto, vale nos atentarmos que também pode ser um agente transmissor de doenças das mais diversas. Neste especial, vamos conhecer algumas das principais doenças de transmissão hídrica e saber o que fazer para preveni-las e tratá-las, evitando complicações e agravos para a saúde. Utilizamos a água em muitos momentos do nosso dia a dia. Saciamos a sede, preparamos alimentos entre outras coisas. Diferente do que muitos pensam, não basta parecer cristalina ou transparente para estar limpa. Mesmo nestas condições, a água pode conter uma série de agentes infecciosos que podem fazer mal à saúde, como: bactérias, protozoários, helmintos e vírus. Se bebermos água contaminada por micróbios podemos adoecer, assim como se comermos um alimento contaminado pela água. A contaminação pode ocorrer antes, durante ou após o preparo de alimentos e pode estar relacionada: com a preparação inadequada (como alimentos não lavados adequadamente, crus ou mal passados), com a manipulação sem higiene adequada (mãos que não foram lavadas de forma correta) ou com o contato com insetos (moscas e baratas). Esta contaminação pode nos acometer a afecções como a diarreia. Vamos também conhecer mais detalhes sobre a Cólera: uma doença infecciosa que ataca o intestino do ser humano e sobre a Hepatite A, que apresenta sintomas como de uma gripe. As mãos, como sabemos, são vetores de diversos microorganismos que podem prejudicar a nossa saúde.Por isso, evite compartilhar alimentos num mesmo recipiente com outras pessoas (comum em bares e aperitivos de restaurantes), pois isso aumenta o risco de contrair doenças também. Outra questão que vale salientar, diz respeito à possibilidade da água estar contaminada com metais pesados, bactérias e outros poluentes.É muito importante termos conhecimento sobre sintomas que possam servir de alerta para quadros de doenças que, como vimos, podem ser transmitidas por água e alimentos contaminados. E com a conscientização sobre a importância de cuidar da água para que ela seja um vetor de saúde. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    IMAGINAÇÃO

    A capacidade da imaginação da criança, colabora na formação de sua personalidade. A Presidente da Associação Brasileira de Terapia Familiar, Sandra Fedullo Colombo, orienta como estimular a imaginação e fala das diferenças entre imaginação, fantasia e criatividade.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 25

    25) “MEU NAMORADO SUMIU” A alegria de Bianca durou pouco. Ao assumir seu namoro com Leonardo, ela sofre com a reprovação de Pedro e um comportamento inesperado do namorado. Leo anda ausente, e tem evitado Bianca. Irritado com Leonardo, Pedro briga com ele e, aparentemente, provoca o seu sumiço. Ninguém sabe por onde ele anda, nem mesmo a sua avó, que o criou desde que a mãe de Leo saiu de sua vida. Acusado pela irmã de ter causado o desaparecimento de Leo, Pedro sente o peso da culpa. A turma toda se mobiliza para achar Leonardo. Pedro e Bianca finalmente encontram Leonardo que revela uma história que mistura raiva e amor por sua mãe. Eles irão se empenhar para ajudar Leo a fazer as pazes com o passado e seguir adiante, agora sem tanta mágoa.

  • 11:30CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 33 (LEGENDADO) AGLOMERADOS E POPULAÇÕES DE ESTRELAS

    NESTA AULA, O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP EXPLICA A DIFERENÇA ENTRE AGLOMERADOS DE ESTRELAS ABERTOS E FECHADOS, MOSTRA EXEMPLOS COMO AS M68, M3 E AS PLÊIADES. ELE TAMBÉM FALA DAS POPULAÇÕES ESTELARES I, II E III.

  • 12:30REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - LÔ BORGES

    O show " Sonho Real " de Lo Borges, gravado em 1984, época de lançamento de seu quarto disco , traz seus grandes sucessos e músicas deste disco.Lô Borges e seu irmão Marcio Borges ao lado de Milton Nascimento , Fernado Brant e outros o famoso clube da esquina. A turma se reunia numa esquina de Belo Horizonte para trocar idéias sobre música. Neste show Ló Borges esta acompanhado por grandes músicos , alguns ainad bem jovens: Teclados; Paulinho Calazans Michel Freidenson Guitarra; Candido Serra Contra-baixo ; Paulinho de Carvalho Bateria; MAguinho

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 27/02/2019 - AQUECIMENTO GLOBAL

    PARA FALAR SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL , A GENTE RECEBE A GEÓLOGA SONIA MARIA BARROS DE OLIVEIRA, PROFESSORA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA USP./ E O ENGENHEIRO ANDRÉ LUIS FERREIRA, DIRETOR-PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE, O IEMA./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 4

    SINOPSE PROGRAMA 04 - VT CASAMENTOS GAY - VT PEDIDO - LUCILLE BALL - VT MUSA RETRÔ - CARMEN MIRANDA - VT MUSEU LUPA - VT SAX - 165 ANOS DA CRIAÇÃO

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    A FORMA DENTRO DA FORMA

    ESTE PROGRAMA BORDA O FASCINIO QUE AS FORMAS GEOMETRICAS EXERCEM SOBRE OS HOMENS, O QUAL PODE SER OBSERVADO EM INUME- RAS OBRAS DE ARTE DAS MAIS DIVERSAS CIVILIZACOES.ESTE FASCI- NIO E ANTERIOR AO NASCIMENTO DA GEOMETRIA COMO CIENCIA:QUAN- DO UM HOMEM PRIMITIVO ESCOLHE O ESPACO DE UMA CAVERNA PARA SUA HABITACAO, E COMPARA O TAMANHO DELE COM O DA CAVERNA,ES- TA FAZENDO GEOMETRIA, COMO EXPLICA O PROF.LUIZ BARCO.OUTROS EXEMPLOS CITADOS ENVOLVEM OS EGIPCIOS E OS GREGOS.O PROGRAMA TRAZ DIVERSAS REPRESENTACOES DO ESPACO,COMECANDO MAIS DE 4 MIL ANOS ATRAS. ESTA EDICAO DESTACA AINDA A DIMENSAO DO TEMPO, INTRODUZIDA NAS PINTURAS COM A REPRESENTACAO DE PROFUNDIDADE,A TERCEIRA DIMENSAO DO ESPACO.O USO SISTEMATICO DA PERSPECTIVA LEVOU AR TISTAS NO SECULO XIX A BUSCAR OUTRAS FORMAS DE REPRESENTACAO DO ESPACO TRIDIMENSIONAL. EM SEGUIDA, O PROFESSOR BARCO AFIRMA QUE A GEOMETRIA EUCLI DIANA,BASE DA PERSPECTIVA,VIGOROU COM O PARADIGMA DA MATEMA- TICA E DAS CIENCIAS ATE O SECULO XIX, QUANDO NASCERAM NOVAS GEOMETRIAS, IGUALMENTE VALIDAS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    APRENDIZAGEM COLABORATIVA

    Aprendizagem colaborativa, você já ouviu falar? Sempre surgem muitas novidades sobre educação e o Momento Papo de Mãe traz todos esses assuntos. Nossas convidadas desta vez são a Audrey Pedote, que tem dois filhos, o Davi de 11 e Isabela de 10 anos, e a pedagoga Claudia Siqueira.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 38 ENSINO SUPERIOR - 26/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR.// O NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS AUMENTOU NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS SENTAR NOS BANCOS DE UMA UNIVERSIDADE AINDA É UM SONHO INATINGÍVEL PARA MUITOS BRASILEIROS./ ALÉM DISSO, NOSSAS FACULDADES PRECISAM SE MODERNIZAR PARA FORMAR OS PROFISSIONAIS DO SÉCULO 21.// MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO É NOSSA CONVIDADA.

  • 15:30SUPER IDEIAS

    NECESSIDADE POR VELOCIDADE

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 5: NECESSIDADE DE VELOCIDADE Quatro inovadores inspirados e suas invenções que transformam o transporte para inaugurar a era moderna. De borracha vulcanizada para o avião de combate que inspira um buggy; os tênis que mudam nossos hábitos de lazer e Glenn Curtiss, o engenheiro aeronáutico que assume os irmãos Wright.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    LOSING MY RELIGION (R.E.M.) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 22 - PROJETO GURI (POLO JUNDIAÍ E POLO PIRACICABA)

    Territórios Culturais de hoje viaja até às cidades de Piracicaba e Jundiaí, ambas no interior de São Paulo, Lá, Tuti e Felipe – nossos apresentadores –mostram as realizações do Projeto Guri nesses polos. Iniciativa com mais de 20 anos de sucesso, hoje o Projeto Guri está em 270 municípios e atende a 336 pontos entre a Fundação Casa e Polos Regionais.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 02

    O VITRINE BRASIL SE ABRE À PARAÍBA. TERRA DE ARIANO SUASSUNA, ASSIS CHATEAUBRIANT, AUGUSTO DOS ANJOS, JOSÉ LINS DO REGO... SÓ PARA CITAR ALGUNS DOS TANTOS PARAIBANOS QUE DEIXARAM O BRASIL MELHOR. O MUSEU DOS TRÊS PANDEIROS É UMA OBRA ARQUITETÔNICA COM A ASSINATURA DE OSCAR NIEMEYER, O QUE JÁ DÁ UMA IMPORTÂNCIA INCRÍVEL AO LUGAR. / MAS DENTRO DO ESPAÇO, A ESTRELA É A HISTÓRIA DA CULTURA BRASILEIRA. ANDRÉ VASCO VASCULHOU O MUSEU E AGORA MOSTRA PARA A GENTE. A VOZ DE VELUDO QUE ENCANTA SEGUIDORES DA INTERNET (OU WEB).AGNES NUNES, UMA MORADORA DE CAMPINA GRANDE COMEÇA A FAZER SUCESSO NO BRASIL INTEIRO. A JOVEM CANTORA AINDA SE DIVIDE ENTRE A ESCOLA E OS POSTS NAS REDES SOCIAIS.MAS SE PREPARA PARA UM FUTURO NA MÚSICA.

  • 17:30LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    EXPEDIÇÃO GEOLOGIA - CASOS PARTICULARES

    NO ÚLTIMO EPISÓDIO DA SÉRIE, A EQUIPE DA UNIVESP TV MOSTRA COMO A ÁGUA ATUA EM ALGUMAS FORMAÇÕES PARTICULARES DO ESTADO DE SÃO PAULO: AS CAVERNAS DO PETAR, AS VOÇOROCAS EM CASA BRANCA E OS GEISERITOS EM ANHEMBI.

  • 18:00COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI

    FRIO

    O homem conquistou o fogo há quase meio milhão de anos, mas só nos últimos duzentos anos aprendemos a esfriar as coisas. Steven começa esta incrível jornada no primeiro e único hotel de gelo da América do Norte. Ele analisa a extraordinária história do maior empresário de gelo do mundo, Frederic Tudor, um homem que dedica sua vida a fazer da entrega de gelo o segundo maior negócio de exportação dos EUA. É incrível a forma como ele faz isso. Ele simplesmente começa a cortar grandes pedaços de gelo dos enormes lagos da América e envia-nos para o sul. Steven pega um trenó de cachorro em direção ao lugar onde Clarence Birdseye, o pai da indústria de alimentos congelados, mudou a maneira de cozinhar, comprar e viver para sempre. Ele vai pescar com o Innuit para experimentar em primeira mão o que levou ao momento “eureca” de Birdseye e depois viaja para Dubai para ver como o domínio do homem sobre o frio foi levado a pinguins no deserto. Da FIV à comida que comemos, da política e de Hollywood à migração humana, os heróis desconhecidos do frio abriram o caminho.

  • 19:00SP PESQUISA

    GRANDES EXTINÇÕES

    A VIDA EXISTE NA TERRA HÁ CERCA DE 4 BILHÕES DE ANOS. MAS, DE TEMPOS EM TEMPOS, UM GRANDE CATACLISMO ACONTECE E QUASE TODAS AS ESPÉCIES SÃO EXTINTAS. OS CIENTISTAS CONHECEM SEIS GRANDES EPISÓDIOS DESSE TIPO NO PASSADO TERRESTRE, E O MAIS AGRESSIVO DELES ¿ OCORRIDO 250 MILHÕES DE ANOS ATRÁS ¿ PODE TER COMEÇADO NA REGIÃO DE ARAGUAINHA, EM MATO GROSSO. A DESCOBERTA, QUE AINDA PRECISA DE MAIS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS PARA SER RATIFICADA, FOI FEITA POR UM GRUPO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES, COM MARCANTE PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA (FINANCIADA PELA FAPESP). A EQUIPE DO SP PESQUISA CONVERSOU COM OS PESQUISADORES ENVOLVIDOS NA PESQUISA. TAMBÉM É TEMA DO PROGRAMA A MAIS RECENTE GRANDE PERDA DE ESPÉCIES ACONTECIDA NO CONTINENTE AMERICANO: A DA MEGAFAUNA TERRESTRE. CRIATURAS COMO TIGRES DENTE-DE-SABRE, MAMUTES, PREGUIÇAS-GIGANTES E TATUS-GIGANTES EXISTIAM ATÉ BEM POUCO TEMPO ATRÁS, MAS SUMIRAM DE 15 MIL ANOS PARA CÁ. O QUE ACONTECEU? ESPECULA-SE QUE O HOMEM, RECÉM-CHEGADO AO CONTINENTE AMERICANO, PODE TER TIDO UM PAPEL NISSO. O SP PESQUISA ACOMPANHA A INVESTIGAÇÃO NAS TOCAS DE ALGUMAS DESSAS CRIATURAS GIGANTES.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    MIRIAM MUNIZ - IN MEMORIAN

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 317 - MISTÉRIOS DO UNIVERSO

    OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO. O FATO DE QUE OS CIENTISTAS CONSEGUIRAM REGISTRAR A PRIMEIRA IMAGEM DE UM BURACO NEGRO, LOCALIZADO NUMA GALÁXIA MUITO DISTANTE DA TERRA, DESPERTOU IMEDIATAMENTE UMA SÉRIE DE QUESTÕES. ENTRE ELAS, O QUE SÃO E COMO SE FORMAM OS BURACOS NEGROS? ESSE FOTOGRAFADO RECENTEMENTE É 6 BILHÕES E MEIO MAIOR DO QUE O SOL. EM ALGUM MOMENTO, UM DELES PODE SE APROXIMAR DA TERRA E ENGOLIR NOSSO PLANETA COM SUA IMPRESSIONANTE FORÇA GRAVITACIONAL? CADA NOVA CONQUISTA DA CIÊNCIA TRAZ DE VOLTA ANTIGAS QUESTÕES. POR EXEMPLO: OS CIENTISTAS SABEM QUE A GALÁXIA ONDE ESTÁ LOCALIZADO ESSE BURACO NEGRO FICA A 55 MILHÕES DE ANOS-LUZ DA TERRA. SERÁ QUE UM DIA VÃO DESCOBRIR OS LIMITES DO UNIVERSO? E SERÁ QUE É POSSÍVEL SABER QUANTAS ESTRELAS EXISTEM NOS CÉUS? TAREFA DIFÍCIL, MAS TEM GENTE TRABALHANDO NISSO. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA ESTÁ REPLETA DE SURPRESAS.

  • 21:00OS FARAÓS NEGROS, IMPÉRIO DOURADO

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2019

    ESPIRITUALIDADE INCONSISTENTE: DEUS COMO MERCADORIA

    A espiritualidade inconsistente e o mercado de Deus Com Ed René Kivitz, teólogo A angústia de existirmos sem saber a que se destina a nossa existência, nos leva a buscar sentidos maiores, nos leva muitas vezes a Deus. Antes, os templos eram o lugares oficiais para praticarmos nossa espiritualidade e tínhamos os líderes religiosos como os porta-vozes das divindades. Hoje, num mundo digital, com as relações em rede, as religiões e seus líderes tem usado a mídia para pregar, lançando mão de ferramentas de marketing e redes sociais para converter fiéis, oferecendo Deus como um produto que pode ser adquirido. “Deus criou o homem a sua imagem e semelhança” ou é o homem que cria Deus na medida de sua necessidade? Como esse Deus que vira mercadoria muda a nossa fé e a nossa relação com o sagrado?

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 31/01/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 36

    PGM 36 - NO AR: 29/12/11 VT Abre/Cinema - história cinema VT CINEMA BRASIL - O Construtor de Sonhos (sobre Franco Zampari) Entrevista Nydia Licia VT SAO SILVESTRE - historia e curiosidades A pedido - Vila Sésamo - 1972 VT ANO NOVO VELHO - comemorações na década de 70

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    SERRA LEOA - O CÉU É O LIMITE

    Neste episódio o programa traz a vida de Fatima Kainessie, uma das mulheres que foi capturada e mantida presa por rebeldes na época das guerras. Essa é uma das situações que podem ser presenciadas em Freetown, capital de Serra Leoa na África.

  • 00:35VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 27

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 13 - FITOTERAPIA CHINESA

    O programa fala sobre a fitoterrapia chinesa que é uma parte da medicina tradicional chinesa e consiste no uso de substâncias que não foram quimicamente processadas para uso terapêutico.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 27

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: PESQUISAS GARANTEM RECORDE DE PRODUÇÃO E A ALTA QUALIDADE DO CAFÉ. AGROFLORESTA, TÉCNICA DE CULTIVO QUE ALIA PRODUÇÃO DE ALIMENTOS COM PRESERVAÇÃO DE FLORESTAS, GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO E É EXEMPLO DE CULTIVO SUSTENTÁVEL. E A QUALIFICAÇÃO DO PRODUTOR, INVESTIMENTOS EM GENÉTICA E EM TECNOLOGIA CONTRIBUEM PARA QUE UMA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS GERAIS MANTENHA O TÍTULO DE SEGUNDA MAIOR PRODUTORA DE LEITE DO BRASIL.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 228

    Bernardo Ajzenberg. O Entrelinhas entrevista o escritor paulistano, finalista do prêmio Portugal Telecom de Literatura com o romance Olhos Secos. A literatura de Ajzenberg não trata de tensões sociais agudas, como a violência urbana, ou de personagens com graves desvios de comportamento; justamente por isso, ele é um dos poucos autores da prosa brasileira contemporânea que conseguem fazer grande literatura com problemas cotidianos, conflitos psicológicos e impasses afetivos. Suso Cecchi D’Amico. O programa presta uma homenagem à escritora e roteirista italiana que morreu em Roma no mês de julho, aos 96 anos. Principal parceira do diretor Luchino Visconti , Suso adaptou para as telas algumas obras-primas da ficção universal, como Noites Brancas, de Dostoiévski, O Estrangeiro, de Albert Camus, e O Leopardo, de Tomasi di Lampedusa – obras que fizeram dela a maior “romancista do cinema”. Graphic novels. O Entrelinhas destaca também um projeto editorial em que escritores e desenhistas se reúnem para criar graphic novels (ou romances em quadrinhos). Publicado pela Companhia das Letras, o primeiro livro da série foi Cachalote, de Rafael Coutinho e Daniel Galera. O programa conversou com o escritor Emilio Fraia e com o quadrinista DW Ribatski sobre o próximo lançamento, a graphic novel “Campo em Branco”. Estante do Escritor. No quadro em que escritores leem trechos de seus livros preferidos, a filósofa Olgária Matos leu uma passagem de Em Busca do Tempo Perdido, do romancista francês Marcel Proust.

  • 09:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 85

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 17

    EP 17 - Neste programa vamos conhecer Eduardo, que trabalha em um banco e apresenta a primeira linha de crédito específica para quem quer comprar bikes elétricas. A Aliança Bike mostra uma pesquisa sobre a tendência no mercado de bicicletas elétricas no Brasil. Um bate papo com a atleta de Mountain Bike, Babi Jechow, que conta sobre suas experiências e sua vida em relação à bicicleta. E para fechar o programa, Juli Hirata, bióloga e ciclista, conta sobre o Projeto Extremos das Américas.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    DISTÚRBIOS DO SONO

    Saiba neste programa, quais os tratamentos adequados para os problemas causados pelo sono. O Pediatra, Dr.Gustavo Moreira do Instituto do Sono de São Paulo, fala sobre doenças como o sonambolismo, o terror noturno e a Apnéia. Fala também da inportância de uma boa soneca e dos sonhos para as crianças.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 26

    26) “NOSSAS RAÍZES, LEVAMOS COM A GENTE” A rua onde Pedro e Bianca moram entra em ebulição. Uma grande construtora fez uma oferta para comprar todas as casas e lá construir um grande condomínio. Mas a proposta tem de ser aceita coletivamente, sem exceções. A vizinhança está rachada, entre a emoção e a razão. Bianca e Pedro são radicalmente contrários à venda e pressionam seus pais. Mas Zuzu e Edison nunca se entendem ao mesmo tempo: quando um quer ficar, o outro quer vender. Pra complicar, Pedro é ameaçado por Luisão, garoto mais velho, agressivo e grandalhão: se ele não convencer Zuzu e Edison a venderem, vai se arrepender. Entre o medo de apanhar e a tímida voz que lhe manda fazer o que sente, Pedro alia-se a Bianca para tentar impedir o inimaginável: sair da casa onde nasceram no mesmo dia, 15 anos atrás. A batalha contra o representante da construtora será dura e, qualquer que seja o desfecho, os irmãos aprendem que sua história vive dentro deles e que suas raízes serão levadas aonde forem. ________________________________________

  • 11:30CURSOS USP: ASTRONOMIA: UMA VISÃO GERAL I (LEGENDADO)

    PGM 34 (LEGENDADO) MOLÉCULAS E POEIRA CÓSMICA

    O PROFESSOR JOÃO STEINER, DO INSTITUTO DE ASTRONOMIA, GEOFÍSICA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS DA USP, RESSALTA A IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR A MATÉRIA INTERESTELAR, EXPLICA O QUE É E QUAIS OS EFEITOS DA POEIRA INTERESTELAR E A COMPOSIÇÃO DESSA POEIRA. ELE TAMBÉM FALA DO GÁS INTERESTELAR FRIO, DAS NUVENS MOLECULARES GIGANTES E MOSTRA EXEMPLOS, TAIS COMO: A NEBULOSA DA CABEÇA DE CAVALO E A NUVEM MOLECULAR EM CARINA.

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES ENCONTROS - 01 (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias neste programa selecionamos os encontros que ocorreram no Viola. Os encontros foram: Nonô Basílo e Jeca Mineiro; Craveiro e Cravinho e João Pacífico; Liu e Léu, Taviano e Tavares, Zé do Cedro e João Pinho; Adauto Santos, Inezita Barroso, Almir Sater, Vieira e Vieirinha, As Galvão, Nonô e Naná, Abel e Caim, Tonico e Tinoco, Zé do Rancho e Zé do Pinho, Tião Carreiro e Pardinho, Nhô Morais, Zé Fortuna e Pitangueira, Maurício e Mauri, Moraes Sarmento; Reanto Teixeira e Pena Branca e Xavantinho; Pedro Bento e Zé da Estrada, Otávio augusto e Gabriel; Agnaldo Timóteo; Cezar e paulinho, Belmonte e Amaraí; Cesar Menoti e Fabiano, Leo Canhoto e Robertinho; Moacyr Franco e Marciano; Irmãs Barbosa, Wilsinho, Mococa e Paraíso; Raul Gil; Lima Duarte

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 22/02/2019 - FORMAÇÃO DE LEITORES

    RECEBEMOS HOJE A ESCRITORA CELINA BODENMILER, PROPRIETÁRIA DE UMA LIVRARIA INFANTIL./ E A TAMBÉM ESCRITORA MIRNA BRASIL PORTELLA, PESQUISADORA DE LITERATURA PARA A INFÂNCIA E ESPECIALISTA EM FORMAÇÃO DO LEITOR./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 5

    SINOPSE PROGRAMA 05 - VT ANDREY SAKAROV - VT ENERGIA NUCLEAR - VT A PEDIDO - CASTELO RÁ-TIM-BUM - VT MUSA GRACE KELLY - VT MOTOS CUSTOMIZAÇÃO - VT DENNIS HOPPER - VT ENCERRAMENTO BOB DYLAN

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    A FORMA QUE SE TRANFORMA

    ESTE PROGRAMA DESTACA A TOPOLOGIA,GEOMETRIA CRIADA NO SECULO XX E QUE ESTUDA A ELASTICIDADE DOS OBJETOS. SE UMA PECA E CONSTRUIDA SEM TIRAR OU ACRESCENTAR PEDACOS TEM-SE UMA SERIE DE TRANSFORMACOES CONTINUAS.UM DOS OBJETOS MAIS CURIOSOS ESTUDADOS PELA TOPOLOGIA E A FITA DE MOEBIUS. TRATA-SE DE UMA SUPERFICIE UNILATERAL,INTERESSANTE E PARADO- XAL, QUE INTRIGOU MATEMATICOS,ARTISTAS,PSICOLOGOS,E TODOS OS QUE JA SE DEFRONTARAM COM ELA.ESSE CASO RARO DE TOPOLOGIA E MOSTRADO DETALHADAMENTE NO PROGRAMA. OUTROS TIPOS DE TOPOLOGIA ANALISADOS SAO A ARTE ORIGAMI E OS POEMAS DE AUGUSTO DE CAMPOS E DO ARTISTA PLASTICO JULIO PLA- ZA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

    Depressão na adolescência é algo cada vez mais comum, infelizmente. E é importante falar sobre isso para alertar. A Ketty Marussi é mãe do Lucca, de 14 anos que começou a ter depressão aos 12 anos. Lucca que pediu para a mãe participar do programa porque acha importante falar do assunto para alertar outros pais. Depressão precisa de tratamento. Ninguém fica deprimido porque quer.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 01 RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 03/09/2018

    ESTREIA AGORA O DE OLHO NA EDUCAÇÃO, PROGRAMA QUE UNE AS TVS PÚBLICAS E EDUCATIVAS DO PAÍS./ ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NÓS VAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL./ HOJE QUEM NOS FAZ COMPANHIA É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. A DIMENSÃO DO ENSINO NO BRASIL./ OS NÚMEROS DE ESTUDANTES, PROFESSORES E ESCOLAS SÃO IMPRESSIONANTES./ O QUE SE BUSCA É A UNIVERSALIZAÇÃO./ PORÉM, A QUALIDADE AINDA DEIXA A DESEJAR, APESAR DO ESFORÇO DOS PROFESSORES E DE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES QUE SENTEM PRAZER EM ESTUDAR./ A BUSCA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DOS ALUNOS É DIÁRIA E ENVOLVE TODO MUNDO NA ROTINA ESCOLAR.

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    LOSING MY RELIGION (R.E.M.) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 79

    Talvez você não saiba, mas nesse exato momento, vários dos seus dados pessoais estão circulando pela internet. E podem ser usados por empresas, sem você saber. Você já parou para pensar nisso? Então dá uma olhada no Mackenzie em Movimento desta semana, porque nós vamos falar sobre esse assunto. E você tem ideia de como se constrói um túnel? Não é uma tarefa fácil! É o que nós mostramos na segunda matéria do programa.

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 23 - BALLET PARAISÓPOLIS E COLETIVOS

    No programa de hoje Tuti e Felipe assistem a uma apresentação da Companhia de Ballet Paraisópolis que acontece no auditório do Ibirapuera. Lá, o grupo formado por jovens moradores dessa comunidade exibem toda a sua aprendizagem no campo da dança em um espetáculo de muita sensibilidade e aberto a todo o público. Na segunda parte do programa, Territórios Culturais apresenta dois importantes coletivos de São Paulo: O Samba do Congo, na região da Brasilândia e o Oriente-se, grupo de pesquisa teatral formado exclusivamente por atores de São Paulo com origem asiática. Vale a pena conferir!

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 03

    OLÁ, O VITRINE BRASIL DE HOJE DESEMBARCA NO AMAZONAS, UM DOS ESTADOS MAIS EMBLEMÁTICOS DO BRASIL. SESSENTA POR CENTO DELE ABRIGA A SELVA AMAZÔNICA, A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO PLANETA. IMAGINA O QUE ISTO SIGNIFICA EM BIODIVERSIDADE E HISTÓRIAS. ANDRÉ VASCO FOI CONHECER O HOMEM QUE MORA SOZINHO NUMA CIDADE ABANDONADA. E DESVENDOU A POLÊMICA: QUEM VEIO PRIMEIRO? O CALÇADÃO DE COPACABANA NO RIO DE JANEIRO OU O DO LARGO DE SÃO SEBASTIÃO, EM MANAUS? E NAVEGOU ATÉ O ENCONTRO DAS ÁGUAS, UM DOS MAIS INCRÍVEIS FENÔMENOS NATURAIS DO AMAZONAS.

  • 17:30MOSAICOS

    A ARTE DE DICK FARNEY

    MOSAICOS – A ARTE DE DICK FARNEY Programa recupera imagens raras do artista das décadas de 1960 e 1970, apresentando depoimentos e números musicais inéditos com Luiz Carlos Miéle, Carlos Fernando, Alfredo Del Penho, Ana Luisa e Luis Felipe Gama Dick Farney (1921-1987) nem imaginava tornar-se um cantor de sucesso. Aliás, ele nem queria. Ao se lançar como músico, seu único interesse era ser um grande pianista, como seus ídolos do jazz – Dave Brubeck, Nat King Cole. No entanto, após estrear profissionalmente no microfone, em 1937, se revelaria um dos mais importantes intérpretes da música popular brasileira. Farnésio Dutra e Silva, o Dick Farney, tocou em orquestras de jazz e música popular, sendo uma das atrações do Cassino da Urca, no Rio, e especializou-se no repertório norte-americano até lançar a canção “Copacabana” (João de Barro/Alberto Ribeiro) em 1946. Ainda nos anos 40 esteve nos Estados Unidos onde se apresentou com Nat King Cole, Davis Brubeck e Bill Evans, e passou mais de um ano. Foi o primeiro cantor a gravar o sucesso mundial “Tenderly” (Walter Gross). Nos anos 50 envolveu-se com o movimento de bossa nova, do qual é considerado um dos precursores. Um dos destaques de MOSAICOS – A ARTE DE DICK FARNEY é um encontro de Dick Farney e Lúcio Alves, nos estúdios da TV Cultura, em 1969, no qual eles interpretam “Tereza da Praia” sucesso de Tom Jobim e Billy Blanco. Além de apresentar outras imagens históricas do arquivo da emissora.

  • 18:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 01 - PIXINGUINHA

    Este programa homenageia o compositor e instrumentista Pixinguinha

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    GABRIEL SATER (PART. RENATO TEIXEIRA)

    Gabriel Sater fala da forte influência dos ritmos latino-americanos absorvidos de seu avô e de seu pai, Almir Sater, além da profunda identificação musical com Renato Teixeira e suas experiências como ator.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    GABRIEL SATER (PART. PEDRO ALTERIO + BRUNO PIAZZA)

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!Gabriel Sater se apresenta com participação especial de Pedro Alterio e Bruno Piazza.

  • 21:00SALA DE CINEMA

    CRIOULA REINADO: ENCONTRO DE RAÍZES

    “Crioula Reinado: Encontro de Raízes” é um documentário realizado através de um encontro precioso entre povos de matriz africana. A expedição, em forma de intercâmbio, foi aos quilombos Santa Rosa dos Pretos (MA), Mato da Tição (MG) e aos povos reinadeiros de Oliveira (MG). Durante dezesseis dias, dezoito participantes foram viver, respirar o cotidiano de pessoas que lutam para manter viva sua ancestralidade, para se manter vivos enquanto participantes ativos da construção cultural, histórica e territorial desse país. Nos deparamos com outro tempo, outro fazer, linguagem, sabores, relação com identidade, luta e resistência em um caldeirão de mistura inebriante. O longa metragem retrata as afirmações identitária destes povos, durantes os festejos tradicionais de suas culturas populares. Através do registro do tambor de crioula, tambor de mina, caixeiras do Divino, a Festa do Congo do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, do toque de kandombe, das cozinhas de Santo, dos rituais dos mastros e bandeiras, o filme aproxima o espectador do reconhecimento tão necessário da cultura ancestral e da afrocentricidade.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 01/02/2020

  • 23:45METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 402 - 26/01/2020

    NO METROPÓLIS AS MAIORES CAMPEÃS DO CARNAVAL DE SAO PAULO SAMBAM PARA CHEGAR NO GRUPO DE ACESSO... E NAO FALTA ANIMAÇÃO. DONA JUDITE, A COSTUREIRA QUE DÁ VIDA A FIGURINOS NO TEATRO E MUSICAIS HÁ TRINTA ANOS. A SÉRIE QUE IMAGINA A VOLTA DE JESUS À TERRA. E TEM AINDA MÚSICA NA CRIPTA DA CATEDRAL DA SÉ, EM SÃO PAULO.

  • 00:15CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 37

    PGM 37 - 05/01/12 VT ABRE/JOGO DA VERDADE com última entrevista Elis Regina - 05/01/1982 Entrevista Salomão Esper À PEDIDO/ELIS Bastidores de Show c/ Elis Regina de 1973 VT OFICIO CHAPELEIRO VT TOY ARTS VT ENCERRA A PEDIDO DAVID BOWIE

  • 00:45SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    ESPANHA - O PODER E A FÚRIA

    O Episódio mostra uma situação de agressão onde um homem é acusado pela polícia de ter agredido sua mulher.

  • 00:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 28

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 14 - HIPNOSE

    O PROGRAMA FALA SOBRE A HIPNOSE QUE SE TRATA DE UMA TÉCNICA DE INDUÇÃO AO TRANSE, UM ESTADO ALTERADO DE CONSCIÊNCIA, QUE PERMITE AO INDIVÍDUO ACESSAR MEMÓRIAS E EMOÇÕES GUARDADAS NO INCONSCIENTE, MANTENDO SEU CONTATO SENSORIAL COM O AMBIENTE. DURANTE O TRANSE HIPNÓTICO, O PACIENTE FICA MAIS RECEPTIVO A SUGESTÕES DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, E MAIS ABERTO A NOVAS IDÉIAS.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 28

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: EXPORTADORES BRASILEIROS ACOMPANHAM COM EXPECTATIVA DESDOBRAMENTOS DA POLÍTICA EUROPEIA QUE PODEM AFETAR BALANÇA COMERCIAL. CRESCE A PRODUÇÃO DE ETANOL NO BRASIL E O DESTAQUE É O BIOCOMBUSTÍVEL FEITO A BASE DE MILHO. ALUGUEL DE ABELHAS PARA POLINIZAÇÃO GERA LUCRO E GARANTE AUMENTO DE PRODUTIVIDADE DAS LAVOURAS.

  • 08:30MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 79

    Talvez você não saiba, mas nesse exato momento, vários dos seus dados pessoais estão circulando pela internet. E podem ser usados por empresas, sem você saber. Você já parou para pensar nisso? Então dá uma olhada no Mackenzie em Movimento desta semana, porque nós vamos falar sobre esse assunto. E você tem ideia de como se constrói um túnel? Não é uma tarefa fácil! É o que nós mostramos na segunda matéria do programa.

  • 08:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 2 - FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

    Territórios Culturais viaja hoje para o extremo sul da cidade, na região do Capão Redondo. Berço de um movimento cultural e artístico forte e militante, o Capão abriga uma das Fábricas de Cultura mais atuantes da cidade. Lá, Felipe e Tuti conhecem - além das diversas ações culturais realizadas pela comunidade – Harley e seu grupo vocal que tem bombado na internet: O Quebrada Queer.

  • 09:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    ARTE EM DISCUSSÃO

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 18

    EP 18 - Bia Neres, atleta profissional fala sobre o início de sua carreira e também sobre diversão. Mário Canna dá dicas para manutenção de bicicletas.Uma entrevista com Clint Miller, um australiano apaixonado por BMX e que fundou uma empresa chamada Colony BMX. Instituto Cicloativo do Brasil, apresenta sua proposta, que é fazer o bem e promover a desigualdade social. Para finalizar, uma homenagem a Henrique Avancini, campeão mundial de XCM (2018) e um dos maiores atletas de Mountain Bike do Brasil.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    O CORPO FALA

    Saiba neste programa como interpretar os sinais dos bebês. O Pediatra Dr.José Hugo Lins Pessoa, Vice-Presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo, vai orientar sobre como interpretar os sinais e o olhar dos bebês. Fala também de alguns problemas como a Hiperatividade, os tiques e a dislexia.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 27

    27) “FAMÍLIA SABE TUDO” De casa nova – mas nem tanto – Bianca inscreve sua família no programa de TV “Família Sabe Tudo” e é selecionada. O prêmio é - uma reforma completa da casa. Mas pra chegar lá, Zuzu, Edison, Pedro e Bianca precisam estar afinados, um ligado no outro. Bianca não tem dúvidas de que irão ganhar o grande prêmio. Para ela, nenhuma família é tão unida e conectada como a sua. Mas a cadeira da verdade do “Família Sabe Tudo” não perdoa: segredos são revelados, e as brigas começam. Frustrada, menos com a possível perda do prêmio, e mais com suas ilusões desfeitas, Bianca entra em crise. Com a família dividida, a reforma que faria Bianca feliz não é mais a de sua casa, mas de sua própria família.

  • 11:30SUPER IDEIAS

    CRIAÇÕES VISIONÁRIAS

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 2: A coisa da visão Como vemos o mundo tem sido vital para o nosso progresso. Encontramos quatro inventores visionários que reinventaram o nosso mundo. O criador cuja ideia elétrica nos mantém entretidos, o astrônomo que quer ver o nascimento de estrelas, o advogado cuja copiadora aterroriza os governos e o motorista de rali que salva vidas.

  • 12:30BEM BRASIL

    BARÃO VERMELHO

    Barão Vermelho em apresentação no Palco do Bem Brasil.

  • 13:30ARRANJADORES

    IDENTIDADE BRASILEIRA

  • 14:30FIGURAS DA DANÇA 2016

    JOSÉ POSSI NETO - ESPECIAL

    Diretor de teatro, iluminador, cenógrafo e figurinista, José Possi Neto tem seu trabalho marcado pelo trânsito entre as artes e pela presença do artista em cena, sempre enfatizando a linguagem corporal. Um exemplo disso é o espetáculo Master Class, texto de Terrence MacNally, onde dirigiu a atriz Christiane Torloni que interpretava a cantora lírica Maria Callas. Respeitado no meio artístico, é um dos profissionais mais requisitados da área. Dirige importantes espetáculos de dança, shows, peças de teatro e musicais. Paulistano, concluiu sua formação em dramaturgia e crítica na Escola de Comunicação e Artes da USP, em 1970. Foi diretor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde dirigiu montagens experimentais. Iniciou seu trabalho na dança em 1980, dirigindo Marilena Ansaldi num espetáculo inspirado na personagem Geni, da música de Chico Buarque. A partir daí, dedicou-se a espetáculos de dança-teatro em realizações inquietantes como Um Sopro de Vida, de 1979, e Picasso e Eu, em 1982, também com Marilena Ansaldi; Tratar com Murdock, coreografia de Victor Navarro, em 1981; e A Dama das Camélias, com o Balé da Cidade de São Paulo – grupo que dirigiu em 1983, entre outros. Ganhou o prêmio APCA de Melhor Diretor de Dança por Um Sopro de Vida (1979). Atualmente dirige diversos espetáculos da Studio 3 Cia. de Dança, entre eles Paixão e Fúria – Callas o Mito, que rendeu à Marilena Ansaldi o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura em 2014, Orpheus (2015) e Martha Graham Memórias (2010), entre outros.

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    INFLUÊNCIAS (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a influência das músicas argentinas, paraguaias e mexicanas. Participaram os seguintes músicos: Renato Borghetti, Almir Sater, Lucyanna, ascatinha e Inhana, Célia, Mococa e Oaraíso e Los Castilhos, Tostão e Guarany, Perla, Mazinho Quevedo e Adrielli, Milionário E José Rico, Suzamar, Pedro Bento e Zé da Estrada.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    GABRIEL SATER (PART. RENATO TEIXEIRA)

    Gabriel Sater fala da forte influência dos ritmos latino-americanos absorvidos de seu avô e de seu pai, Almir Sater, além da profunda identificação musical com Renato Teixeira e suas experiências como ator.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    GABRIEL SATER (PART. PEDRO ALTERIO + BRUNO PIAZZA)

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!Gabriel Sater se apresenta com participação especial de Pedro Alterio e Bruno Piazza.

  • 17:30REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - JOÃO BOSCO

    Show gravado em 1987 no Teatro Bandeirantes em comemoração aos 17 aqnos de carreira. João Bosco acopanhado só com seu violão Suguyama desfila alguns sucessos de sua carreira e do disco AI, AI, AI DE MIM, lançado em 1986 . Nesta época ele acabava de voltar de uma bem sucedida tourne pela Europa , na Fança seu disco Ai, Ai, Ai de Mim foi considerado pela crítica do jornal Liberation como o melhor da última safra de estrangeiros.

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 562

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS PETRÚCIO AMORIM E EVINHA.

  • 19:30RODA VIVA

    SÉRGIO MORO (2020)

    .

  • 21:00JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM04 - TEMPORADA 2 - BERNSTEIN 100

  • 22:00CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 370 - MELHORES MOMENTOS 2

    370 - MELHORES MOMENTOS 2 O Cultura Livre apresenta uma seleção dos melhores momentos da temporada 2019. Nesta edição você vai ver ZECA BALEIRO, CHICO BERNARDES, TEAGO OLIVEIRA, TUYO, DOUGLAS GERMANO, KAROL CONKA, FRANCISCO EL HOMBRE, TERNO REI e MARIA GADÚ.

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1284

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , VOCÊ VAI CONHECER O MAIS RECENTE TRABALHO DO MAWACA -O GRUPO QUE PESQUISA MÚSICA DOS MAIS DIVERSOS POVOS DA TERRA. SAIBA TAMBÉM COMO FOI POSSÍVEL REGISTRAR UMA IMAGEM INÉDITA DO UNIVERSO, QUE MARCOU A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA. E AINDA , AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS AGORA ENTRAM NO CARDÁPIO DA MERENDA ESCOLAR. AS CHAMADAS PANCS TêM VITAMINAS E NUTRIENTES E FAZEM PARTE DA ALIMENTAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE JUNDIAÍ, NO INTERIOR PAULISTA. A PRIMEIRA FOTO REAL DE UM BURACO NEGRO FOI CAPTADA GRAÇAS AO ESFORÇO DE UMA EQUIPE INTERNACIONAL DE CIENTISTAS E TELESCÓPIOS DE ALTA TECNOLOGIA , INSTALADOS EM LOCAIS DIFERENTES DO PLANETA. A PESQUISADORA E DIRETORA MUSICAL MAGDA PUCCI FALA SOBRE A RECRIAÇÃO DA SONORIDADE DOS ÍNDIOS DA ETNIA KAYAPÓ.

  • 23:30PADRE BROWN V

    PADRE BROWN V - A ÁGUIA E A GRALHA

    EP 6 - A ÁGUIA E A GRALHA - Padre Brown visita uma prisão de mulheres para ouvir uma confissão de Katharine, uma prisioneira condenada à forca pelo assassinato de seu marido. Ela confessa que também planejou a morte de seu ex-amante, Raymond. Brown então visita Raymond, que entrega uma arma ao padre, alegando não confiar em si mesmo por conta de seus pensamentos sombrios sobre Katharine. Mas o Inspetor Mallory descobre sobre a arma, e quando ele encontra o corpo de Raymond com um ferimento de bala na cabeça, só há um suspeito em sua mente...

  • 00:30CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 38

    PGM 38 - 12/01/12 VT Abre/ Inezita Barroso (entrevista sobre cinema e Viola Minha Viola) RECLAME - praia Matte Leão VT BIQUINI VERAO - Documentário "Memórias de Eva" - 1963 A PEDIDO - Pgm Matéria Prima - 13/08/1990 VT Encerra Musical Inezita Musica Brasileira - 1969

  • 01:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    RÚSSIA - APELANDO PARA O AMOR

    Sinais de Mudança aborda a vida de Olga, uma mulher que viveu uma discriminação por seu marido onde foi abandonada por causa de seu 5° filho que nascera com síndrome de down. O programa mostra a vida de Olga com todas as suas dificuldades de sustentar, orientar e educar seus filhos.

  • 01:05VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

Contato Voltar

Confirme que você não é um robô!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado