Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

CURSOS USP - OCEANOGRAFIA: SISTEMA BENTÔNICO

COM A PROFESSORA ANA MARIA VANIN DO INSTITUTO OCEANOGRÁFICO, DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 17H30

EXPEDIÇÃO GEOLOGIA

A EQUIPE DA UNIVESP TV, JUNTO COM GEÓLOGOS E PESQUISADORES, ACOMPANHOU A PESQUISA DE CAMPO DO PROFESSOR ASTHOLFO ARAÚJO, DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA USP. DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 17H00

AS CRUZADAS

SÉRIE EM TRÊS EPISÓDIOS, DA BBC WORLDWIDE AMERICAS, SEXTA FEIRA 13/12 ÀS 18H30.

SALA DE CINEMA

UMA PARCERIA COM A SP CINE PARA EXIBIÇÃO DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS, ALGUNS INÉDITOS NA TV. SÁBADO, 14/12 ÀS 21H00, GIRIMUNHO, DIRIGIDO POR CLARISSA CAMPOLINA E HELVÉCIO MARINS JR.


RODA VIVA

NO PRÓXIMO DOMINGO, 15/12, ÀS 19H30, ENTREVISTA COM EUGÊNIO SCANNAVINO, MÉDICO E FUNDADOR DA ONG "SAÚDE E ALEGRIA".

EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O PROGRAMA RECEBE ESPECIALISTAS PARA FALAR SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, O FUTURO DO BRASIL E O ACESSO AO CONHECIMENTO EM PERIFERIAS E TRIBOS INDÍGENAS SÃO ALGUNS DOS TEMAS EM PAUTA. DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 09H30.

METRÓPOLIS

ÚNICO PROGRAMA TOTALMENTE DEDICADO ÀS ARTES NA TV ABERTA, O METRÓPOLIS VALORIZA A CULTURA TRADICIONAL E AS EXPERIMENTAÇÕES E TRAZ O MELHOR DA MÚSICA, CINEMA, TEATRO, LITERATURA, ARTES PLÁSTICAS, GAMES E COMPORTAMENTO. SEGUNDA FEIRA ÀS 18H30.


  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 04 - PRÁTICA DO LIEN CH'I

    Prof. Ricardo Cneio Alves prof. de terapia prânica. -Dr. Jou Eel Jia - médico e prof. medicina chinesa.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 17

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    PRECONCEITO E ARTE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu resolve dançar em um grupo de maracatu! Mano fica inconformado, pois pra ele “dança é muito mais pra mulher do que pra homem”. Contrariado ao ser levado aos ensaios e ao fazer a Grande Reportagem, ele aprenderá que qualquer pessoa pode se expressar por meio dessa arte, que a profissão de bailarino é valorizada no mundo inteiro e que o maracatu é um ritmo musical importantíssimo na cultura brasileira. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Maracatu – uma rápida explicação sobre o termo maracatu, que no Brasil é usado tanto para designar um ritmo musical como para nomear um folguedo que simboliza a guerra entre duas tribos africanas . Quarup – uma animada índia explica o Quarup, dança em homenagem aos mortos realizada pelas tribos do Xingu. Nas coxas: sentada no interior de uma senzala, com argila sobre as pernas, uma escrava explica a origem do termo ‘feito nas coxas’. Como se Faz: Aro, pele e corpo. Mostramos o processo de fabricação de um tambor! Túnel do Tempo: Os dançarinos mais populares do cinema: Gene Kelly, Fred Astaire, Michael Jackson, John Travolta, Donald o´Connor e muitos outros! Grande Reportagem: Cadu e Mano vão até uma academia de balé para conhecer um pouco mais sobre o mundo da dança. TV do Cadu: Cadu apresenta uma divertidíssima, mas desastrosa, competição televisiva: a Dança dos Anônimos!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 182

    CORONEL FAWCETT. O Entrelinhas conversa com o jornalista David Grann, que esteve no Brasil para participar da Bienal do Livro do Rio de Janeiro e é autor do livro sobre o aventureiro britânico Percy Fawcett, que desapareceu no Brasil em busca de uma antiga civilização amazônica. O coronel Fawcett é normalmente considerado uma das fontes inspiradoras de Indiana Jones e ele mesmo será vivido nas telas por Brad Pitt. O roteiro do filme, que está em preparação, se baseia no livro Z, a Cidade Perdida. Para escrevê-lo, o jornalista norte-americano teve ac esso aos diários de Fawcett e refez os passos do explorador, que acreditava na existência de um Eldorado brasileiro e realizou expedições pela Amazônia entre 1906 e 1925. LETRAS DO AMAPÁ. O programa mostra a riqueza literária de um estado que não costuma entrar no mapa cultural brasileiro: o Amapá – cuja capital, Macapá, fica na foz do rio Amazonas e é cortada pela linha do Equador (que divide os hemisférios norte e sul do planeta). A “capital do meio do mundo”, entretanto, ainda é um continente perdido, com acesso difícil por terra – e que por isso encontrou na literatura um canal de comunicação com o Brasil, como mostra a reportagem, com entrevistas, leituras e performances de escritores locais. ZAZIE NO METRÔ. O Entrelinhas destaca o livro Zazie no Metrô, do escritor francês Raymond Queneau, que participou do surrealismo e das vanguardas europeias do pós-guerra. Um de seus principais livros, Zazie no Metrô foi adaptado para o cinema pelo diretor Louis Malle e acaba de ser lançado no Brasil – como mostra o comentário de nosso colaborador Carlos Eduardo Ortolan.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 03 - O PULSO AINDA PULSA

    No episódio de hoje, veremos os diferentes gêneros textuais e a interpretação de texto. Os componentes de um texto e as etapas do processo de leitura de bulas, cardápios, folhetos de propaganda, matérias de jornais e poemas. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:18SE LIGA NA CIÊNCIA

    O TEMPO NÃO PARA!

  • 09:31EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    NORA RUT KRAWCZYK E CELSO JOÃO FERRETTI - 06/11

    O ENSINO MÉDIO É O ASSUNTO DA CONVERSA COM OS PESQUISADORES NORA RUT KRAWCZYK (FE-UNICAMP) E CELSO JOÃO FERRETTI (CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E SOCIEDADE). AMBOS ACOMPANHAM A DISCUSSÃO QUE OCORRE NA COMISSÃO ESPECIAL PARA REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO, DA CÂMARA FEDERAL. QUAIS SÃO AS IDEIAS PARA UM NOVO ENSINO MÉDIO? COMO AS PROPOSTAS PODEM LIDAR COM OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES E JOVENS DE 15 A 17 ANOS ENFRENTAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA? O DEPUTADO FEDERAL WILSON FILHO, RELATOR DA COMISSÃO, PARTICIPA POR TELEFONE DO DEBATE.

  • 10:05SAUDE BRASIL

    DOR DE CABEÇA

    Dor de Cabeça ou Cefaléia (nome cientifico que se dá para a dor de cabeça), um mal que aflige milhões de pessoas no mundo todo. São vários tipos de dores de cabeça que existem, sendo as dores de cabeça primária: cefaleia tensional e a enxaqueca/migrânea as mais frequentes. A dor de cabeça pode acometer qualquer um de nós, homens, mulheres, idosos e crianças e sua incidência é grande na população principalmente em mulheres. Estima-se que 15% da população brasileira sofra de enxaqueca. O impacto da dor de cabeça nas vidas das pessoas é grande. Ela é responsável por queda de produtividade e por altos índices de falta ao trabalho e também do convívio social

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    29 - BULLYING E CYBERBULLYING

    O professor Wagner Pinheiro, a psicóloga do Núcleo Interdisciplinar de Apoio as Unidades Escolares (Niap/SME) Taís Baía e a também psicóloga Maria Tereza Maldonado debatem a definição e fatores de risco do bullying e do cyberbullying, o papel da escola e da família na prevenção e na abordagem das situações e a necessidade de envolvimento de toda a comunidade escolar.

  • 10:47TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 22 - PROJETO GURI (POLO JUNDIAÍ E POLO PIRACICABA)

    Territórios Culturais de hoje viaja até às cidades de Piracicaba e Jundiaí, ambas no interior de São Paulo, Lá, Tuti e Felipe – nossos apresentadores –mostram as realizações do Projeto Guri nesses polos. Iniciativa com mais de 20 anos de sucesso, hoje o Projeto Guri está em 270 municípios e atende a 336 pontos entre a Fundação Casa e Polos Regionais.

  • 11:02MICRO MACRO

    MICRO MACRO 10

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE CULTIVOS ILICITOS (COLOM- BIA), KAMAYOO (PERU) E ABRACO VERDE (BRASIL).

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 1

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao dia 05/11, às 20:00, temos como convidados Milton Htoum e Glauco Mattoso.

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 554

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS TITANE, LISLIE FIORINNI, SUZANA SALLES, LENINE SANTOS E IVAN VILELA

  • 13:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 14/11/2018 - EMPREENDEDORISMO FEMININO

    HOJE FALAMOS SOBRE EMPREENDEDORISMO FEMININO./ COM A GENTE, AS ESCRITORAS E CRIADORAS DO PROJETO "THE GIRLS ON THE ROAD", FERNANDA MOURA E TACIANA MELLO./ E A CONSULTORA DO SEBRAE SÃO PAULO, ELISABETE FERNANDES.

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 4

    SINOPSE PROGRAMA 04 - VT CASAMENTOS GAY - VT PEDIDO - LUCILLE BALL - VT MUSA RETRÔ - CARMEN MIRANDA - VT MUSEU LUPA - VT SAX - 165 ANOS DA CRIAÇÃO

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    O ARTISTA E O MATEMATICO

    ESTE PROGRAMA FALA DA RECENTE SEPARACAO ENTRE ARTISTA E MA - TEMATICO, TOMANDO COMO EXEMPLO LEONARDO DA VINCI.COMENTA OS CASAMENTOS MAIS DIRETOS DESSAS DUAS AREAS ATRAVES DE DOIS EXEMPLOS BASTANTE DISTINTOS:A ARQUITETURA (TRADICIONALMENTE LIGADA A MATEMATICA ATRAVES DA FIGURA DO CALCULISTA) E A AR- TE CONCRETA QUE BUSCAVA UMA EXPRESSAO DIRETAMENTE LILGADA A RAZAO MATEMATICA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PAI SOZINHO

  • 15:16DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 31 REGIME DE COLABORAÇÃO - 12/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS DISCUTIR O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. O MECANISMO NÃO É NOVO, MAS AGORA É APONTADO COMO FUNDAMENTAL PARA IMPLEMENTAR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO

  • 15:36O FUTURO DO PLANETA

    O AR

    A POLUICAO DO AR E UM PROBLEMA INTERNACIONAL,NORMALMENTE IN- VISIVEL MAS MORTAL. NA CIDADE DO MEXICO,AS CRIANCAS FICARAM UM MES SEM IR A ESCO LA DEVIDO AO EXCESSO DE POLUICAO. EM TODO O MUNDO,O DESENVOLVIMENTO E A INDUSTRIALIZACAO TRA - ZEM POLUICAO.NA SUECIA,ALEMANHA E GRA-BRETANHA VEMOS AS CON- SEQUENCIAS DO DESENVOLVIMENTO.A POLUICAO ESTA DISSOLVENDO AS ANTIGAS ESTATUAS DEVIDO AOS PRODUTOS QUIMICOS ACIDOS EXISTEN TES NO AR,NA GRECIA. DE TODAS AS CARACTERISTICAS UNICAS QUE NOSSO PLANETA TEM,O AR E A MAIS PRECIOSA:O AR E O SOPRO DA VIDA.

  • 16:00O FORNO DO ALASCA

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    PRICE TAG ( JESSIE J.) QUINTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 9 - BIBLIOTECA PARQUE VILLA LOBOS E PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA

    Um parque onde a acessibilidade e a inclusão foi o ponto de partida. Essa pode ser a melhor definição do Parque Villa Lobos, um dos mais frequentados pela população de São Paulo e que, diariamente, oferece inúmeras opções culturais. Entre elas, a BVL, Biblioteca Villa Lobos, uma das finalistas do Prêmio “Biblioteca Pública do Ano”, concedido durante o congresso mundial da “IFLA”, Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecária. Neste programa, Felipe e Tuti mostram porque o Parque Villa Lobos e sua biblioteca dão um show de acessibilidade e qualidade.

  • 17:00CURSOS LIVRES: MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL (LEGENDADO)

    ORIGENS DE EMISSÃO GEE - LEG

    NESSA 4ª AULA, O PROFESSOR BRITO MOSTRA COMO OS CIENTISTAS CONSEGUIRAM MEDIR A CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA DE HOJE ATÉ 800 MIL ANOS ATRÁS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE BOLHAS DE AR QUE FICARAM PRESAS NO GELO DE REGIÕES POLARES. ASSIM, FOI POSSÍVEL DESCOBRIR QUE NUNCA NA HISTÓRIA DO PLANETA TERRA HOUVE TANTO CO2 NA ATMOSFERA COMO EXISTE HOJE. NENHUM EVENTO NATURAL CAUSOU TANTO AUMENTO DE DIÓXIDO DE CARBONO NA ATMOSFERA QUANTO A AÇÃO ANTROPOGÊNICA. TODO ESSE GÁS CARBÔNICO PASSOU A SER LIBERADO NA ATMOSFERA A PARTIR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, DEVIDO À GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE COMBUSTÃO PARA O FUNCIONAMENTO DE MÁQUINAS, E MAIS TARDE DO AUTOMÓVEL. ATUALMENTE, OS MAIORES RESPONSÁVEIS PELAS EMISSÕES DE GEE NO MUNDO SÃO A CHINA EM PRIMEIRO LUGAR, OS EUA EM SEGUNDO E A UNIÃO EUROPÉIA EM TERCEIRO. O BRASIL OCUPA UMA CONFORTÁVEL POSIÇÃO EM 18º LUGAR DEVIDO AO USO DE FONTES DE ENERGIA LIMPAS, COMO AS HIDROELÉTRICAS E O ETANOL. PORÉM, DEIXA A DESEJAR QUANDO O ASSUNTO É O USO DA ENERGIA COM EFICIÊNCIA. O DESAFIO DA HUMANIDADE HOJE É PESQUISAR E DESENVOLVER NOVAS FORMAS DE GERAR ENERGIA QUE NÃO DEPENDAM DO PETRÓLEO E NÃO LIBEREM CO2 NA ATMOSFERA.

  • 17:30CURSOS USP: OCEANOGRAFIA - SISTEMA BETÔNICO (LEGENDADO)

    PGM 08 (LEGENDADO) PRAIAS: COSTÃO ROCHOSO - PARTE 02

    O ASSUNTO AGORA É O COSTÃO ROCHOSO, ECOSSISTEMA QUE TEM CARACTERÍSTICAS ÚNICAS NA DISTRIBUIÇÃO DAS ESPÉCIES QUE VIVEM NELE. ENTRE OS ASSUNTOS DA AULA, A PROFESSORA EXPLICA O QUE É ZONAÇÃO E COMO A GRANDE VARIAÇÃO DE FATORES FÍSICOS AFETA TODA A VIDA NESSE AMBIENTE LIMITE ENTRE ÁGUA E AR.

  • 18:32REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1306

    O REPÓRTER ECO ESPECIAL DE HOJE LEMBRA OS QUATRO ANOS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DA SAMARCO EM MARIANA, MINAS GERAIS- UMA DAS MAIORES TRAGÉDIAS SOCIOAMBIENTAIS DO BRASIL E DO MUNDO.

  • 19:01ÁGUA NO SEU TANQUE

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    MARIKA GIDALI

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:31SEXO FORTE

    SEXO FORTE 9

  • 21:01DIREÇÕES

    VALOR DE TROCA - DE SÉRGIO DE CARVALHO

    Baseado numa notícia de jornal, Valor de Troca mostra a reconstituição de um crime de estupro ocorrido numa delegacia de polícia na França. Senhorita L, a vítima, é uma moça “um pouco miserável”, mãe solteira e prostituta ocasional. Nas palavras do advogado, uma "boneca que nunca disse não".

  • 22:01RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 22 - TRADIÇÕES INDÍGENAS - GUARANÍS - TEMP I

    Na pequena aldeia indígena Jaraguá, em São Paulo, cerca de cem famílias lutam para manter as tradições Guaranis. Todos as noites, elas se reúnem para cultuar Nhanderú, o Deus Guarani. O pajé Tupã explica os principais rituais dos Guaranis, enquanto Karai Ryapua reflete sobre a missão do povo Guarani.

  • 22:31ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 01

    No primeiro episódio da segunda temporada de Rota da Inovação, Clodoaldo Araújo relembra alguns momentos da primeira temporada, na qual ele viajou pelo mundo mostrando o que tem sido feito de mais avançado em vários segmentos – rememorando casos específicos para tirar de cada sequência uma lição sobre inovação. Em seguida, Clodoaldo Araujo antecipa alguns momentos da segunda temporada mostrando como tudo que a primeira temporada tinha ensinado, o Vale do Silício incorporou e implantou. O que o mundo pôde ensinar a respeito da inovação na primeira temporada, desse modo, será otimizado e ratificado pelo Vale do Silício na segunda temporada. Existem, por isso, vários motivos que tornam o Vale do Silício tão essencial para a inovação no mundo de hoje – e por isso todos os 13 episódios da segunda temporada se passarão no Vale do Silício, onde Clodoaldo vai se inteirar do modo como funciona a inovação no lugar que é o centro da inovação no mundo.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 05/12/2019

  • 00:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    UZBEQUISTÃO - A NORA

    O Uzbequistão mostra seus hábitos, onde a sogra tem forte influência e respeito no casamento. O programa mostra este regime cultural do ponto de vista da nora.

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 05 - ACUPUNTURA NO ESPORTE

    O NOSSO TEMA DESTE PROGRAMA É ACUPUNTURA NO ESPORTE. A ACUPUNTURA É UMA TÉCNICA MILENAR, ORIGINÁRIA DA MEDICINA TRADICIONAL ORIENTAL, DE TRATAMENTO QUE CONSISTE NO ESTÍMULO DE PONTOS DETERMINADOS DA SUPERFÍCIE DA PELE. ELA PASSOU A SER UMA DAS TERAPIAS MAIS PROCURADAS PARA O TRATAMENTO E ALÍVIO DAS DORES. ESSA TÉCNICA JÁ É RECOMENDADA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E NO BRASIL, EM 1995, FOI RECONHECIDA PELO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA E É UTILIZADA INCLUSIVE NO TRATAMENTO DE LESÕES ESPORTIVAS. PARA FALAR SOBRE A ACUPUNTURA NO ESPORTE RECEBEMOS O NOSSO CONSULTOR RICARDO CNEIO ALVES E O MÉDICO ACUPUNTURISTA DOUTOR RICARDO GALOTTI, DO ESPORTE CLUBE CORINTHIANS PAULISTA.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 18

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    EDUCAÇÃO SEXUAL *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu ganha uma camisinha de Gilberto, o namorado de sua mãe. A partir daí, ele e seu amigo Mano vão investigar “tudo o que sempre quiseram saber sobre sexo, mas tinham vergonha de perguntar” pra poder fazer um Almanaque sobre educação sexual. Porém, uma grande confusão será armada quando a mãe de Cadu achar a camisinha! Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Surdina – um caricato trompetista explica a expressão ‘fazer algo na surdina’, que significa fazer algo escondido. Até tu, Brutus? – uma pílula sobre as mais famosas frases do imperador romano Júlio César. Fala Aí: Cadu e Mano vão pras escolas perguntar pra galera: Os seus pais pegam muito no seu pé? Quando você fica muito tempo no quarto, eles vão ver o que você tá fazendo? Porque você acha que eles fazem isso? Como se Faz: O processo de produção de um preservativo, a popular camisinha. Viver e Aprender: Cadu recebe uma matéria especial vinda de Ponta Grossa, Paraná. É o projeto ‘Menarca de Promoção à Saúde da Menina’, que promove palestras sobre sexualidade para adolescentes de escolas públicas. O mais interessante é que essas palestras são ministradas por adolescentes também! TV do Cadu: Cadu apresenta um programa especial sobre sexo: “Tudo o que você nunca quis saber sobre sexo, mas um dia precisou perguntar”!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 183

    HUMBERTO WERNECK. Inconformado com as repetições de fórmulas prontas que jornalistas e escritores usam em seus textos, Humberto Werneck juntou um monte de expressões do tipo “futebol é uma caixinha de surpresas”, “dar com os burros n’água” ou “meter os pés pelas mãos” no livro Pai dos Burros – um dicionário de lugares-comuns e frases feitas. O Entrelinhas saiu às ruas com Werneck, para ver como todo mundo acaba caindo na armadilha da frase-feita e do lugar-comum. MARIO SABINO. O Dia em que Matei Meu Pai e O Anti-Narciso. Os títulos dos primeiros livros de Mario Sabino mostram como ele entende a literatura: uma forma de causar incômodo, de mostrar o lado sombrio de nossos sentimentos e questionar nossas vaidades. Redator-chefe da revista Veja, Sabino acaba de publicar A Boca da Verdade. Ele falou com o Entrelinhas sobre esse livro de contos que aborda temas como a inveja e o fantasma da figura paterna. PAULO EMÍLIO. Acaba de ser lançada, em parceria da editora Cosac Naify com as Edições SESC São Paulo, uma caixa que reúne dois ensaios clássicos do crítico de cinema brasileiro Paulo Emílio Sales Gomes: Jean Vigo, texto sobre um dos maiores cineastas franceses, e Vigo, Vulgo Almereyda, sobre o pai do diretor, um anarquista que faz parte da história da esquerda francesa. Completam a caixa dois DVDS com toda a filmografia de Vigo e depoimentos do também cineasta François Truffaut, do crítico Antonio Candido e da escritora Lygia Fagundes Teles. O Entrelinhas esteve no lançamento e conta como foi.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 05 - VLADIMIR, O SAPO, E OUTRAS HISTÓRIAS

    No episódio de hoje, veremos a definição de conto e os elementos de um texto de base narrativa. Dos contos de fadas aos contos de terror, passando pelos maiores contistas do Brasil. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:17SE LIGA NA CIÊNCIA

    NO VAI E VEM DA ÁGUAS

  • 09:31EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    OTAVIANO HELENE (13/11)

    VOCÊ SABE O QUE QUER DIZER CAQI? ESTA SIGLA SIGNIFICA O CUSTO ALUNO QUALIDADE, QUE É O VALOR INVESTIDO EM CADA ALUNO DA REDE PÚBLICA PELO GOVERNO FEDERAL COM COLABORAÇÃO DOS ESTADOS E MUNICÍPIOS. PARA ENTENDER MELHOR O CAQI, QUE É UM DOS PONTOS CENTRAIS DO PNE (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO), CONVERSAMOS COM O PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, OTAVIANO HELENE.

  • 10:04SAUDE BRASIL

    ARBOVIROSES

    As arboviroses são doenças transmitidas por artrópodes e infelizmente estão fazendo parte do nosso dia a dia. As arboviroses acometem e vitimam milhões de pessoas em todo o mundo sendo consideradas um sério problema de saúde pública. Existem vários tipos de arboviroses, mas as mais incidentes em nosso meio são: • DENGUE • CHIKUNGUYA • ZIKA • FEBRE AMARELA O principal transmissor das arboviroses é o mosquito Aedes Aegypti. Um sintoma comum das arboviroses é a febre, mas com características diferentes, por isso, é importante o diagnóstico médico. O tratamento sempre deve ser recomendado e acompanhado pelo médico.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    01 - PATERNIDADE CUIDADORA

    O impacto positivo da paternidade cuidadora nos filhos, na parceira, do próprio homem e na sociedade. Marcelo Costa, enfermeiro na Maternidade Carmela Dutra (SMS-Rio), Sancler Corrêa, enfermeiro da Clínica da Família Santa Marta (SMS-Rio), e Milena do Carmo, socióloga no Instituto Promundo, conversam sobre o papel de educadores e da própria sociedade na formação desse pai cuidador.

  • 10:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 23 - BALLET PARAISÓPOLIS E COLETIVOS

    No programa de hoje Tuti e Felipe assistem a uma apresentação da Companhia de Ballet Paraisópolis que acontece no auditório do Ibirapuera. Lá, o grupo formado por jovens moradores dessa comunidade exibem toda a sua aprendizagem no campo da dança em um espetáculo de muita sensibilidade e aberto a todo o público. Na segunda parte do programa, Territórios Culturais apresenta dois importantes coletivos de São Paulo: O Samba do Congo, na região da Brasilândia e o Oriente-se, grupo de pesquisa teatral formado exclusivamente por atores de São Paulo com origem asiática. Vale a pena conferir!

  • 11:01MICRO MACRO

    MICRO MACRO 11

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE ASPIRADOR DE PO (CHILE), ENERGIA SOLAR (REP.DOMINICANA), BIOFUMIGACAO (URUGUAI).

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 2

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao ar dia 03/12, às 20:00, temos como convidados Marcelo Rubens Paiva e Marçal Aquino.

  • 12:30REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - ZÉLIA DUNCAN

    Reedição de show gravado em 1995, onde a cantora e compositora Zélia Duncan interpreta músicas do seu segundo disco ,na época foi muito bem recebido pela crítica, impressionada com sua voz afinada de timbres graves.Neste show ela mostra maturidade no seu trabalho como intérprete e como compositora , em especial sua parceria com Christiaan Oyens.omposições suas. A Banda que acompanha Zélia Duncan, é formada por: bateria Wallace Cardia contrabaixo Ézio Filho teclado Luiz Hirochi baixo Gilberto Assis de Oliveira guitarra , violão e bandolim Luiz Chaffin

  • 13:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/11/2018 - REDUÇÃO ANIMAIS

    HOJE FALAMOS SOBRE A REDUÇÃO DE ANIMAIS NO PLANETA./ COM A GENTE, A GESTORA AMBIENTAL ANNA CAROLINA LOBO DA WWF BRASIL./ E O ANALISTA AMBIENTAL ROGÉRIO CUNHA DO ICM BIO.

  • 14:01CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 5

    SINOPSE PROGRAMA 05 - VT ANDREY SAKAROV - VT ENERGIA NUCLEAR - VT A PEDIDO - CASTELO RÁ-TIM-BUM - VT MUSA GRACE KELLY - VT MOTOS CUSTOMIZAÇÃO - VT DENNIS HOPPER - VT ENCERRAMENTO BOB DYLAN

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    A ORDEM NO CAOS

    O RECONHECIMENTO DO PADRAO DENTRO DA DIVERSIDADE FOI, E AIN- DA E, A PRIMEIRA E PRINCIPAL FORMA DE MANIFESTACAO DE INTELI GENCIA.A BUSCA DA ORDEM NO CAOS, TEM SIDO A MAIS FREQUENTE EMPREITADA DO HOMEM,SEJA ELE ARTISTA OU MATEMATICO, OU NAO, NA LUTA PELA VIDA.MOSAICOS ARABES,VOLPI,FOTOS DE ANA MARIANI ,ESCHER E FAVOS DE MEL, ASSIM COMO OS PADROES DE CONTAGEM A- DOTADOS PELOS SERES HUMANOS COMO O SISTEMA DECIMAL,SAO AL - GUNS DOS TOPICOS TRATADOS NO PROGRAMA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    SALA DE APOIO À AMAMENTAÇÃO

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 32 FUNDEB - 23/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O FUNDEB - O FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO.// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.

  • 15:38TV, TRADIÇÃO E CULTURAS

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    PRICE TAG ( JESSIE J.) SEXTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:44TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 10 - CONDEPHAAT - BENS TOMBADOS NO INTERIOR

    O Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo completa 50 anos. Hoje o nosso programa viaja para o interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e Paranapiacaba. Lá, nossos apresentadores mostram que os patrimônios históricos fazem parte da construção e memória dessas e de muitas cidades do Estado.

  • 17:00CURSOS LIVRES: MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL (LEGENDADO)

    IMPACTOS DAS EMISSÕES DE GEE (LEGENDADO)

    NESTA 5ª E ÚLTIMA AULA DO CURSO SOBRE "MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL", O PROFESSOR BRITO APRESENTA OS IMPACTOS CAUSADOS PELAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA, QUE RESULTAM EM UM INQUESTIONÁVEL AQUECIMENTO GLOBAL. TAIS IMPACTOS, ILUSTRADOS POR IMAGENS E GRÁFICOS DURANTE A AULA, VÃO DESDE O DEGELO DAS CALOTAS POLARES E O CONSEQÜENTE AUMENTO DO NÍVEL DOS OCEANOS, ATÉ A MUDANÇAS CLIMÁTICAS CAPAZES DE PREJUDICAR A AGRICULTURA OU FAVORECER O AUMENTO DE MOSQUITOS E A TRANSMISSÃO DE DOENÇAS. O PROFESSOR EXPLICA AINDA COMO FUNCIONA O TRABALHO DO IPCC (INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE) PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DA MUDANÇA CLIMÁTICA. E, POR FIM, SÃO APRESENTADAS AS PROVIDÊNCIAS QUE PODEM SER TOMADAS PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA, E QUE DEPENDEM DE UM GRANDE AVANÇO NO ACORDO ENTRE OS PAÍSES E TAMBÉM DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS PARA DESCOBRIR MANEIRAS DE PRODUZIR ENERGIA QUE NÃO CAUSEM EMISSÃO DE GÁS CARBÔNICO PARA A ATMOSFERA.

  • 17:30CURSOS USP: OCEANOGRAFIA - SISTEMA BETÔNICO (LEGENDADO)

    PGM 10 (LEGENDADO) PRAIAS ARENOSAS E DUNAS - PARTE 01

    DEPOIS DE FALAR SOBRE O COSTÃO, A PROFESSORA ANA MARIA VANIN FALA AGORA SOBRE OUTROS AMBIENTES DE LIMITE ENTRE TERRA E MAR: AS PRAIAS ARENOSAS E DUNAS. OS ANIMAIS E PLANTAS QUE VIVEM NESSES SUBSTRATOS TAMBÉM TÊM SUAS VIDAS CONDICIONADAS POR FATORES FÍSICOS DO AMBIENTE, COMO VARIAÇÕES DE ÁGUA E TEMPERATURA.

  • 18:31AS CRUZADAS

    AS CRUZADAS - 1

    EPISÓDIO 1 A história das Cruzadas é lembrada como um conto de fanatismo religioso e brutalidade indescritível, de cavaleiros medievais e guerreiros jihadistas; de castelos e reis; de heroísmo, traição e sacrifício. Mas agora, usando novas evidências, depoimentos de testemunhas oculares e relatos contemporâneos - tanto do mundo cristão quanto do mundo islâmico - o dr. Thomas Asbridge reexamina esse épico conto medieval. Refazendo os passos dos cruzados de uma pequena cidade na França para as magníficas cidades da Terra Santa, ele traz à vida a experiência humana das Cruzadas e lança uma nova luz sobre como duas grandes religiões do mundo travaram guerra no nome de Deus; porque centenas de milhares de cristãos e muçulmanos responderam ao apelo à Cruzada e à Jihad.

  • 19:32PERSONA EM FOCO

    SONIA GUEDES

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:32SEXO FORTE

    SEXO FORTE 10

  • 21:02DIREÇÕES

    QUANDO AS MÁQUINAS PARAM - DE PLÍNIO MARCOS

    A crise conjugal de um casal frente ao desemprego e a uma gravidez inesperada. Um retrato poético e cruel de um amor que tenta sobreviver a uma realidade que o rejeita

  • 22:01CAFÉ FILOSÓFICO 2019

    SÍNTESE DA SÉRIE OCIDENTE E ORIENTE EM DIÁLOGO

    Síntese da série Ocidente e Oriente em diálogo com os filósofos Antonio Florentino Neto e Oswaldo Giacoia Jr, o dr em filosofia indiana Dilip Loundo, a cientista social Rosana Pinheiro Machado e o monge budista Joaquim Shaku Shoshin Monteiro Este programa traz uma visão geral da série que discutiu as proximidades e distâncias entre nosso mundo e o oriental; e nos convida a olhar um pouco mais de perto para estas culturas. Se por muito tempo Ocidente e Oriente se mantiveram como dois universos, distintos e inclusive, em alguns períodos da história, com suas relações rompidas, no século XX com a retomada das relações comerciais e diplomáticas, países como China e Japão se apropriaram, de forma rápida e eficaz, do legado técnico-teórico produzido pelo Ocidente até então. A Índia passou também a desempenhar um papel decisivo na reorganização geopolítica na passagem para este milênio. Mas Será que é possível falar que o Oriente está se ocidentalizando? Suas tradições milenares: cultural, filosófica e religiosa foram preservadas ou estão se transformando? O que podemos aprender com elas?

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 06/12/2019

  • 00:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    CAZAQUISTÃO - PRIMEIROS PASSOS PARA O REVIVESCIMENTO

    Vera Klimôva é uma das poucas mulheres que habitam o pequeno povoado de Yázevka, localizado na fronteira norte do Cazaquistão. O programa mostra as dificuldades de Vera no seu dia-a-dia e suas ambições em querer fazer com que seu povoado cresca e se desenvolva.

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 06 - ACUPUNTURA E NEUROCIÊNCIA

    NESTE PROGRAMA, VAMOS CONTINUAR O ASSUNTO ACUPUNTURA E FALAR TAMBÉM SOBRE NEUROCIÊNCIA.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 30

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: O PROTAGONISMO DAS MULHERES NO CAMPO. PRESENÇA FEMININA GANHA FORÇA E DOMINA CADA VEZ MAIS O COMANDO DE FAZENDAS PELO BRASIL. UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESPIRITO SANTO, QUE FICA NAS MONTANHAS CAPIXADAS, É CONSIDERADA A CAPITAL DO AGROTURISMO NO BRASIL.

  • 08:30ENERGIA

    ENERGIA 27

  • 09:01MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 79

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 01

    Nesse primeiro programa, dessa quarta temporada, vamos falar do Velo city 2018, a principal conferência internacional sobre ciclismo e mobilidade urbana aconteceu nas ruas do Rio de Janeiro. No primeiro bloco falamos o que é o Velo City e o que representa ele acontecer pela primeira vez no hemisfério Sul, e melhor ainda no Rio de Janeiro. Conversamos com Marcio Delandes, diretor do Velo City, Zé Lobo do Transporte Ativo que fez parte da organização, com Marcelo Alves, presidente da Riotur, sore a importância do Rio receber um evento desde tamanho, Simone Gallo, head de relações institucionais do Itaú Unibanco, a importância de participar e patrocinar o Velo City e com Natalia Cerri que cuida da parte de mobilidade urbana do Itaú Unibanco. Já no segundo bloco conversamos com a Secretaria de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação, Verena Andreatta, sobre infraestrutura e projetos envolvendo mobilidade urbana e a bike. Ouvimos também o ciclo ativista Zé Lobo, do Transporte Ativo e o Marcio de Miranda, do Planeta da Bike. Ainda conversamos com alguns participantes do Velo City, são eles: Paulo Aguiar do Pedala Manaus Alex Gomes do blog São Paulo a Bike do jornal O Estado de São Paulo Daniel Guth coordenador de projetos da Aliança Bike. No último bloco vamos mostrar um pouco das diferenças e da diversidade do evento, buscamos visões diferentes sobre a bicicleta e sua importância. Conversamos com Reindert Augustijn, da Embaixada Holandesa de Ciclismo, Manuel Araújo, prefeito de Quelimane, em Moçambique e com Pascal Smet, Ministro de Mobilidade e Serviços Públicos de Bruxelas, Bélgica. Conversamos com mais alguns participantes do Velo City, são eles: João Lacerda da Coalizão Clima e Mobilidade Ativa – CCMob Thiago Benicchio do ITDP Aline Cavalcante – Ciclocidade Sayuri Oliveira – Associação Ciclo Urbano

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    02 - GENTILEZA NO NAMORO

    O estudante de teatro Marcos Diniz, a assistente social Eliane Gomes, e a pesquisadora da Fiocruz Queiti B. M. Oliveira, fazem uma reflexão sobre relacionamentos saudáveis, construtivos e gentis, a prevenção da violência no namoro e os mitos que sustentam os relacionamentos abusivos.

  • 10:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 24 - MÚSICOS DE RUA

    Projeto musical apresentado nas estações de metrô de São Paulo, “Músicos de Rua” faz parte das ações de Cultura no metrô e oferece à população som de grande qualidade, gratuito e em local público de amplo acesso. Felipe e Tuti embarcam nos vagões do metrô de São Paulo para revelar alguns desses talentos musicais que estão colocando a cultura sonora de São Paulo nos trilhos.

  • 11:01MICRO MACRO

    MICRO MACRO 12

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DO FUNDO MAIA (GUATEMALA), EDUARDO PRIETO (MEXICO) E CADERNO RECICLADO (PERU).

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 3

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/01, às 20:00, temos como convidados o escritor Modesto Carone, que traduz Kafka e o cronista Xico Sá.

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    ENCONTROS: FAMÍLIAS (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de famílias se apresentando no programa, participam os seguintes artistas: Vieira & Vieirinha, Lui & Léu, Zico & Zeca, Craveiro & Cravinho, Cezar & Paulinho, Ed e Fábio Cesar, André e Andrade, Irmãs Freitas, Bárbara Viola e Sandra Reis, Nonô e Naná, Zita Carreiro e Carreirinho, Joseval e Josiane, Moacyr e Sandra, Almir Sater, Rodrigo Sater e Gisele Sater, Renato Teixeira e Chico Teixeira, Grupa Paranga.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 27/11/2018 - NOVIDADES CANCER

    HOJE NÓS RECEBEMOS O CIENTISTA KENNETH GOLLOB, CHEFE DO GRUPO DE IMUNO-ONCOLOGIA "TRANSLACIONAL" DO AC CAMARGO CANCER CENTER./ E FELIPE ROITBERG, MÉDICO ONCOLOGISTA DO INSTITUTO DO CÂNCER DE SÃO PAULO E DO HOSPITAL SÍRIO-LIBANÊS./ VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR DESSA CONVERSA./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 6

    SINOPSE PROGRAMA 06 - VT CONTRACULTURA - VT WALMOR CHAGAS - QUEM SABE, SABE - VT ARQUIVO BEM BRASIL - ERASMOS CARLOS E WANDERLÉIA - VT MUSA LEILA DINIZ - VT A PEDIDO - MUSIKAOS - VT ENCERRAMENTO BANDA PUNK VELOCETTE

  • 14:31ARTE & MATEMATICA

    SIMETRIAS

    O CONCEITO DE SIMETRIA ESTA INTIMAMENTE LIGADO AO DE EQUILI- BRIO,SEJA EM NOSSO COTIDIANO,SEJA NA MATEMATICA.ESTE PROGRA- MA MOSTRA NA PRATICA ONDE ESTE CONCEITO ESTA PRESENTE NAS O- BRAS DE PINTORES, ARQUITETOS,COMPOSITORES,ENTRE OUTROS PRO - FISSIONAIS. O PROGRAMA ANALISA A SIMETRIA NO QUADRO DE PIERO DELLA FRAN- CESCA;NA OBRA DE ALEIJADINHO;NA MATEMATICA SOB A FORMA DE E- QUACAO; E VOLTANDO AO LADO ARTISTICO, NOS TRABALHOS DE OSCAR NIEMEYER;NA MUSICA DE BACH,ARNOLD SCHOEMBERG E TAMBEM NA EM- BOLADA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    IDENTIDADE DAS MÃES COM FILHOS DEFICIENTES

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 33 ENSINO NOTURNO - 16/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO NOTURNO.// NO BRASIL, MILHÕES DE ALUNOS SÓ TÊM ESSE HORÁRIO PARA ESTUDAR E CONSEGUIR O SONHADO DIPLOMA DO ENSINO MÉDIO./ MAS AS ESCOLAS PÚBLICAS NÃO TÊM CUMPRIDO SEU PAPEL EM RELAÇÃO A ESSES ESTUDANTES.// VAMOS TENTAR ENTENDER PORQUÊ.// NOSSA CONVIDADA É A EDUCADORA ROSE NEUBAUER.

  • 15:37INGLÊS COM MÚSICA III

    PRICE TAG ( JESSIE J.) SÁBADO

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:32PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 17

    Caio, reconciliado com Bianca e agora morando sozinho, promove uma pequena festa em seu novo apartamento. Toda a turma de Pedro e Bianca é convidada, além de dois casais amigos de Caio. Mas os planos dão errado: Caio enxerga a turma de Bianca como um bando de crianças irresponsáveis, que se divertem com tolices que não fazem mais sentido para ele. Depois de discutir com Bianca, Caio faz um gesto romântico para reconquistá-la. Dividida, Bianca entende que a escolha que ela tem de fazer é mais profunda do que optar entre Caio e sua turma da Piquerobi, é uma escolha de vida. Ciça, que está com Pedro no apartamento de Caio, recebe um chamado de casa: um imprevisto a obriga a voltar para casa para ficar com o irmãozinho. A sós na casa da menina, surge o clima para que, enfim, Pedro e Ciça transem pela primeira vez. Porém, o choro da criança os interrompe. Sentindo-se pressionada, Ciça conta a verdade sobre seu pequeno “irmão”, algo que escondia de todos os seus amigos.

  • 17:01TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 11 - CONDEPHAAT - CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO MUSICAL E VIRADO A PAULISTA

    CONDEPHAAT: Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. O nome é comprido e pode assustar. Mas o que não assusta mesmo são as inúmeras obras espalhadas pela cidade conservadas por este senhor cinquentão, o CONDEPHAAT. Na verdade o CONDEPHAAT completa 50 anos de existência. Por isso Territórios Culturais e seus apresentadores vão conferir de perto o trabalho dessa importante instituição da cultura do nosso Estado.

  • 17:16MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 71

    Existem muitas tecnologias que estão transformando a vida no campo. E que também vêm revolucionando o trabalho de produzir alimentos. É o que a gente vai mostrar no Mackenzie em Movimento desta semana. Você viaja com a gente até o Interior do Paraná para conhecer melhor como essas inovações estão beneficiando os produtores. Depois você vai ver uma matéria que esclarece algumas questões que os incêndios recentes na Amazônia trouxeram.

  • 17:31MOSAICOS

    A ARTE DE TOM JOBIM

    MOSAICOS – A ARTE DE TOM JOBIM Documentário musical revê a trajetória do compositor e mestre da bossa nova e traz participações de Danilo Caymmi, Paulo Jobim, Roberto Menescal, Lucio Maia e Maquinado, Arthur Nestrovski, Paula Morelembaum, Dani Gurgel, entre outros, interpretando clássicos do maestro, além de imagens do acervo da TV Cultura protagonizadas pelo próprio homenageado, em programas como "As Nascentes", "3 Antonios e 1 Jobim", etc...

  • 18:30PRELÚDIO

    PRELÚDIO 2019 - 1ª ELIMINATÓRIA

  • 19:36MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    LABAQ

    A artista nos guia pela sua história com a música, conta a importância dos seus pais nessa caminhada e nos entretém com suas composições em português e espanhol.

  • 20:03MINIDOCS - SHOWS

    LABAQ (PARTICIPAÇÃO PHIL VERAS)

  • 21:01SALA DE CINEMA

    CORPO ELÉTRICO

    Elias (Kelner Macêdo) é assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros com homens. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários.

  • 22:41TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 35 - CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

    Tatuí, no interior de São Paulo, é conhecida como a cidade mais musical do Estado. Hoje, Territórios Culturais invade Tatuí e Felipe e Tuti vão conhecer o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, um dos mais respeitados da América Latina. Lá nossa dupla conhece não só as diversas opções de especialização em diferentes campos da arte como também o trabalho de construção de instrumentos musicais, representado pelo ofício da luteria.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 07/12/2019

  • 23:45MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 342 - ÁGUA, UM ARTIGO DE LUXO

    UM PLANETA EM TRANSFORMAÇÃO. INCÊNDIOS FLORESTAIS NA AUSTRÁLIA, NA AMAZÔNIA E NA CALIFÓRNIA. INUNDAÇÕES EM VENEZA E NO INTERIOR DA INGLATERRA. TODOS ESSES EVENTOS EM PONTOS DISTANTES.? O QUE ESTÁ POR TRÁS DE TUDO ISSO? ? O QUE TÊM A VER OS VOOS INTERNACIONAIS COM A VELOCIDADE DOS NAVIOS NOS MARES ? SÃO MUITAS AS PERGUNTAS NESSES TEMPOS QUE ESTAMOS ATRAVESSANDO. ENQUANTO ALGUMAS REGIÕES ENFRENTAM INUNDAÇÕES, EM OUTRAS PERSISTE A ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL. NO MUNDO TODO, UM BILHÃO DE PESSOAS NÃO DISPÕEM DE ÁGUA LIMPA E CONFIÁVEL. E NOS PRÓXIMOS CINCO ANOS ESSE NÚMERO DEVE AUMENTAR PARA MAIS DE 3 BILHÕES. À MEDIDA EM QUE A POPULAÇÃO AUMENTA E A OFERTA PERMANECE A MESMA, A CONTA NÃO FECHA. ENTÃO, O QUE FAZER? . DESCUBRA NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.

  • 00:15SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    CHINA - NÃO VOU ESCONDER

    Shu quin Xiá é portadora do vírus HIV, na China. Durante uma doação de sangue em junho de 2002, ela e seu marido contraíram o vírus. O programa mostra a trajetória dessa chinesa em busca de uma vida normal e saudável.

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 07 - NATUROLOGIA

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE NATUROLOGIA, A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS RECURSOS NATURAIS E O SEU USO PARA A PROMOÇÃO, MANUTENÇÃO E TRATAMENTO DA SAÚDE.

  • 07:30TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 4 - BIBLIOTECA DE SÃO PAULO - ETEC - ESPAÇO MEMORIA CARANDIRU

    Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.

  • 07:45MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 71

    Existem muitas tecnologias que estão transformando a vida no campo. E que também vêm revolucionando o trabalho de produzir alimentos. É o que a gente vai mostrar no Mackenzie em Movimento desta semana. Você viaja com a gente até o Interior do Paraná para conhecer melhor como essas inovações estão beneficiando os produtores. Depois você vai ver uma matéria que esclarece algumas questões que os incêndios recentes na Amazônia trouxeram.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 30

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: O PROTAGONISMO DAS MULHERES NO CAMPO. PRESENÇA FEMININA GANHA FORÇA E DOMINA CADA VEZ MAIS O COMANDO DE FAZENDAS PELO BRASIL. UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESPIRITO SANTO, QUE FICA NAS MONTANHAS CAPIXADAS, É CONSIDERADA A CAPITAL DO AGROTURISMO NO BRASIL.

  • 08:30ENERGIA

    ENERGIA 28

  • 09:00CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    AS FORMAS DE MORAR EM SÃO PAULO NOS SÉCULOS XVIII E XIX

    A HISTORIADORA MARIA APARECIDA DE MENEZES BORREGO ANALISA O DESENVOLVIMENTO URBANO DE SÃO PAULO DESDE A ELEVAÇÃO DA VILA À CATEGORIA DE CIDADE, EM 1711, ATÉ AS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX. ATRAVÉS DA HISTORIOGRAFIA SOBRE SÃO PAULO E DE OBJETOS COLONIAIS PRESENTES NA ÁREA EXPOSITIVA DO MUSEU PAULISTA, A PROFESSORA TRAÇA UM RETRATO DE COMO ERAM OS INTERIORES DOMÉSTICOS DAS CASAS PAULISTANAS DO PERÍODO COLONIAL. A PALESTRA FAZ PARTE DO CURSO LIVRE "O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO", ORGANIZADO PELO MUSEU PAULISTA EM AGOSTO DE 2011 PARA COMEMORAR OS 300 DA ELEVAÇÃO DE SÃO PAULO A CIDADE E COORDENADO PELA PROFA.DRA. CECÍLIA HELENA DE SALLES OLIVEIRA.

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 02

    Nesse primeiro bloco fomos conhecer o trabalho de Marcos Perassolo, um restaurador, talvez mais que isso, um artista. Marcos já perdeu as contas de quantas bicicletas voltaram ao original nestes 30 anos de ofício. Nada coo escutar boas histórias. Depois o nosso especialista Mário Canna vai falar sobre luzes para sua bike. Como é importante para sua segurança. Já no segundo bloco conversamos com a Duda, Eduarda Penso voltou da China com uma vaga garantida para os Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Da brincadeira de infância à paixão pela modalidade, Eduarda, conhecida hoje como Duda BMX, está na elite do esporte. Fomos conhecer essa história. Fomos conhecer como se fabrica alforjes para bike com a Priscila Moreno da Alforjaria. No último bloco vamos conversar com Bruno Covas, prefeito da cidade de São Paulo, que pedala para manter a forma e se divertir.

  • 10:30VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 17

    O VITRINE BRASIL DE HOJE TE LEVA ATÉ ABAETETUBA, NO PARÁ PARA CONHECER OS BRINQUEDOS DE MIRITI // ACOMPANHA UMA AULA DE CERÂMICA PARA A MELHOR IDADE, EM CURITIBA, ONDE A PRINCIPAL LIÇÃO É SE DIVERTIR// TE MOSTRA A TRADIÇÃO ITALIANA EM SÃO PAULO. // ANDRÉ VASCO FOI SABOREAR AS DELÍCIAS DA CULINARIA ITALIANA NA TRADICIONAL FESTA DE SÃO VITO, NO BAIRRO DO BRÁS// E AINDA BATEU UM PAPO COM UM LEGITIMO DESCENDENTE, O ATOR SERGIO MAMBERTI QUE MORA NO BEXIGA, MAIS UM BAIRRO DA COLONIA ITALIANA EM SÃO PAULO.// O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR,// MAMA MIA!!!

  • 11:00DESAFIANDO A CIÊNCIA - VIII

    DESAFIANDO A CIÊNCIA - VIII - 08

    "Furacões, inundações, terremotos, guerras - todos podem desencadear não apenas milhares de vítimas e refugiados, mas também um esforço humanitário mundial, com as raízes de seu sucesso fundadas na ciência. No campo de refugiados de Zaatari, lar temporário para cerca de 90 mil sírios, Maggie Philbin analisa os problemas que a comunidade humanitária enfrenta quando enfrenta um desastre, e como as lições aprendidas ali podem ajudar mais perto de casa. Liz Bonnin fica cara a cara com a cólera, uma das bactérias mais temidas do planeta. E a equipe se une ao Dr. Chris Van Tulleken, que faz do Plumpy'nut, uma pasta simples à base de amendoim que salvou dezenas de milhares de vítimas da fome."

  • 11:31SUPER IDEIAS

    CRIAÇÕES VISIONÁRIAS

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 2: A coisa da visão Como vemos o mundo tem sido vital para o nosso progresso. Encontramos quatro inventores visionários que reinventaram o nosso mundo. O criador cuja ideia elétrica nos mantém entretidos, o astrônomo que quer ver o nascimento de estrelas, o advogado cuja copiadora aterroriza os governos e o motorista de rali que salva vidas.

  • 12:30BEM BRASIL

    MARIANA AYDAR

    Mariana Aydar mostra todo seu talento da MPB no palco do Bem Brasil

  • 13:42SINFONIA CULTURA

    SINFONIA CULTURA 01 (FABIO ZANON E CELINE IMBERT)

    PROGRAMA ESPECIAL COM A SINFONIA CULTURA , FABIO ZANON (VIO- LINISTA) E CELINE IMBERT (MEZZO-SOPRANO), SOB REGENCIA DO MAESTRO LUTERO RODRIGUES. MIX DE DOI PROGRAMAS ESPECIAIS COM A SINFONIA CULTURA SOB REGENCIA DO AMESTRO LUTERO RODRIGUES. PARTICIPACAO DE FABIO ZANON (VIOLONISTA) E CELINE IMBERT (MEZZO SOPRANO).

  • 14:47FIGURAS DA DANÇA 2017

    ARACY EVANS

    Aracy Evans é uma grande personalidade da dança do Brasil. Reconhecida como a professora das professoras, recebeu em Londres o título de Maitre de Ballet pela Royal Academy of Dance e é membro da Royal Academy of Dance desde 1972. Durante 40 anos foi professora da Escola Municipal de Bailado de São Paulo, sendo responsável pela formação de várias gerações de bailarinos, professores, coreógrafos e educadores. Dançou no Ballet do IV Centenário, no grupo de dança Teatro de Revista e fez muitos programas de televisão. Exigente e carismática, Aracy Evans é uma mestra no ensino da arte da dança no nosso país.

  • 15:14VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    ENCONTROS: FAMÍLIAS (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de famílias se apresentando no programa, participam os seguintes artistas: Vieira & Vieirinha, Lui & Léu, Zico & Zeca, Craveiro & Cravinho, Cezar & Paulinho, Ed e Fábio Cesar, André e Andrade, Irmãs Freitas, Bárbara Viola e Sandra Reis, Nonô e Naná, Zita Carreiro e Carreirinho, Joseval e Josiane, Moacyr e Sandra, Almir Sater, Rodrigo Sater e Gisele Sater, Renato Teixeira e Chico Teixeira, Grupa Paranga.

  • 16:07MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    LABAQ

    A artista nos guia pela sua história com a música, conta a importância dos seus pais nessa caminhada e nos entretém com suas composições em português e espanhol.

  • 16:34MINIDOCS - SHOWS

    LABAQ (PARTICIPAÇÃO PHIL VERAS)

  • 17:30REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - NÁ OZZETTI

    Reedição de show gravado em 1995, onde a cantora e compositora Ná Ozzetti interpreta músicas d o seu segundo disco lançado em 1994 , com o título de Ná. Comn este disco ela recebeu 2 premios Sharp: o de melhor cantora e melhor Disco.Ná pertence a chamada geração da vanguarda paulista dos anos 80. Este show , batizado de Canto Em Qualquer Canto, tem o mesmo nome da música de Itamar Assumpção, que ela assina a letra. Ná também interpreta clássicos com NO Rancho Fundo e outras composições suas. A Banda que acompanha Ná Ozzetti , é formada por:

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 554

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS TITANE, LISLIE FIORINNI, SUZANA SALLES, LENINE SANTOS E IVAN VILELA

  • 19:30RODA VIVA

    HENRIQUE MEIRELLES (2019)

    ELEITO DEPUTADO FEDERAL PELO PSDB, EM 2002, ELE ABDICOU DO MANDATO E DO PARTIDO PARA ASSUMIR A PRESIDÊNCIA DO BANCO CENTRAL, NO PRIMEIRO GOVERNO DE LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA./ NA OCASIÃO, SEU NOME APLACOU O NERVOSISMO DE UMA PARCELA SIGNIFICATIVA DO MERCADO FINANCEIRO E ENTROU PARA A HISTÓRIA COMO INTEGRANTE DA EQUIPE ECONÔMICA DE UM GOVERNO QUE PROMOVEU REDUÇÃO MARCANTE NOS ÍNDICES DE DESIGUALDADE SOCIAL, ALÉM DE CRESCIMENTO, MANTENDO O RECEITUÁRIO ORTODOXO DE SEUS ANTECESSORES. / AFASTOU-SE DA POLÍTICA ECONÔMICA NO INÍCIO DO MANDATO DE DILMA ROUSSEFF E FOI CHAMADO POR MICHEL TEMER A ASSUMIR O MINISTÉRIO DA FAZENDA, APÓS O IMPEACHMENT DELA./ NO POSTO, REFREOU A MAIOR RECESSÃO NA HISTÓRIA RECENTE DO PAÍS E INTRODUZIU O DEBATE SOBRE A REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO NOTICIÁRIO, MAS NÃO CUMPRIU TODAS AS EXPECTATIVAS DE RETOMADA DO EMPREGO E DOS INVESTIMENTOS./ CANDIDATO À PRESIDÊNCIA PELO MDB, EM 2018, ACABOU EM SÉTIMO LUGAR. HOJE, NA SECRETARIA DE FAZENDA E PLANEJAMENTO DE SP, TRAVA O DEBATE DE UMA REFORMA DA PREVIDÊNCIA NO ESTADO, A MAIOR ECONOMIA DO PAÍS./ NO CENTRO DO RODA VIVA, HENRIQUE MEIRELLES. PARA CONVERSAR COM HENRIQUE MEIRELLES, NÓS CONVIDAMOS: - RENATA PEDINI - EDITORA DO BROADCAST DA AGÊNCIA ESTADO; - SAMANTA PEARSON - CORRESPONDENTE DO THE WALL STREET JOURNAL NO BRASIL; - ÉRICA FRAGA - REPÓRTER ESPECIAL DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO; - SERGIO LAMUCCI - REPÓRTER DO JORNAL VALOR ECONÔMICO; - RODRIGO PISCITELLI - REPÓRTER DA TV CULTURA.

  • 21:00JAZZ SINFÔNICA BRASIL

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM08 - TEMPORADA 1 - SPOK

  • 21:59POR DENTRO DO CORPO HUMANO

    CRIAÇÃO

    No primeiro episódio, Michael Mosley conta a história da sua criação. Ele traz à vida uma surpreendente pesquisa médica, revelando a sequência improvável de eventos que levaram ao seu nascimento. Usando gráficos de última geração, viajamos com milhões de espermatozóides em sua corrida perigosa em direção ao óvulo, descobrimos as maneiras engenhosas pelas quais o corpo da mulher seleciona o melhor, vê um corpo começar a se auto-montar e, em um televisor, observe um rosto humano se unir. Ao longo do programa, acompanhamos o progresso de um casal que espera trigêmeos; da varredura 4D, quando eles ficam frente a frente com seus bebês para um final dramático - o nascimento. Nós também encontramos uma mulher esperando seu 16º bebê e os gêmeos siameses mais velhos do mundo.

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1306

    O REPÓRTER ECO ESPECIAL DE HOJE LEMBRA OS QUATRO ANOS DO ROMPIMENTO DA BARRAGEM DA SAMARCO EM MARIANA, MINAS GERAIS- UMA DAS MAIORES TRAGÉDIAS SOCIOAMBIENTAIS DO BRASIL E DO MUNDO.

  • 23:30PADRE BROWN IV

    PADRE BROWN IV - A RESSURREIÇÃO

    EPISÓDIO 8 - OS RESSUSCITADORES Enquanto o padre Brown e a Sra. McCarthy procuram cogumelos, eles se deparam com um acidente de carro em que um motociclista, Alexander, foi decapitado. As tentativas do padre Brown de rezar pelo falecido são repreendidas pelo doutor Harris quando os agentes funerários colocam o corpo apressadamente dentro de um carro fúnebre. Quando a mãe de Alexander, Ruth, diz algumas palavras em seu funeral, ela fica irritada com a presença de seu velho inimigo, Peter, e grita para ele ir embora. No apartamento acima dos agentes funerários de Peter, Catherine o castiga por ir, acusando-o de deliberadamente provocar Ruth. Mais tarde naquela noite, o filho de Ruth, Iain, vê algo pela janela, seu rosto registrando surpresa e descrença. Do lado de fora ele procura freneticamente e depois colide com alguém que não vemos. No dia seguinte, a Sra. McCarthy diz ao padre Brown que é melhor ver isso. O túmulo de Alexandre foi desenterrado - o caixão está aberto e o corpo desapareceu...

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    ÍNDIA - PAPÉIS INVERTIDOS

    O PROGRAMA MOSTRA A VIDA DAS MULHERES DA ÍNDIA. SUAS DIFICULDADES E SUA LIBERDADE DE COLOCAR SUAS FORMAS DE PENSAR E DE AGIR E AS DISCRIMINAÇÕES QUE AINDA EXITEM PELO COSTUME DOS HOMENS INDIANOS.

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 08 - MEDICINA AYURVÉDICA

    HOJE, VAMOS VOLTAR A FALAR SOBRE NATUROLOGIA, ABORDANDO ESPECIFICAMENTE A MEDICINA AYURVÉDICA.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 19

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    BALADA - (2010) *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A turma toda se prepara para ir à balada do ano, mas Cadu não tem permissão para sair à noite. Com a ajuda de Mano, ele vai usar todo o seu poder de persuasão para convencer sua mãe a deixá-lo ir a essa festa. No fim, com o fracasso de suas tentativas, reinventará um antigo ditado: se Cadu não vai à balada, a balada vai a Cadu!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 184

    30 ANOS DA ANISTIA. Em novembro de 1979, começava o retorno de políticos e intelectuais que haviam saído do país durante o regime militar iniciado em 64 e que foram beneficiados pela Lei da Anistia. Promulgada naquele mesmo ano, a Anistia política foi o principal marco da abertura política e da transição para o regime democrático – precipitada pelos assassinatos do jornalista Vladimir Herzog e do operário Manoel Fiel Filho, que mobilizaram a opinião pública contra os órgãos de tortura. Intelectuais e escritores tiveram papel fundamental no movimento que exigiu o fim do regime militar e o Entrelinhas conversou com escritores Maria José Silveira e Renato Tapajós – que viveram e escreveram sobre esse momento traumático – para saber como a literatura sobreviveu à repressão e à censura. 20 ANOS DA QUEDA DO MURO DE BERLIM. No dia 9 de novembro de 1989, o mundo assistiu ao fim do maior símbolo da guerra fria: o muro de Berlim. Erguido em 1961, o muro dividiu não só a cidade alemã, mas o próprio planeta: de um lado, países capitalistas alinhados aos Estados Unidos; de outro, países comunistas, satélites do império soviético. Essa divisão também atingiu a literatura – e o Entrelinhas entrevistou Wolfgang Bader, diretor do Instituto Goethe de São Paulo, para saber como era a produção literária nas duas Alemanhas e o que aconteceu depois da reunificação, e o professor de literatura russa Boris Schnaiderman, que contou como era a vida dos escritores sob o jugo do governo comunista – e o que emergiu dos arquivos soviéticos após o fim da “cortina de ferro”. CLAUDE LÉVI-STRAUSS. O Entrelinhas mostra um depoimento do historiador François Dosse – estudioso da cena intelectual francesa, em especial do estruturalismo – sobre o etnólogo Claude Lévi-Strauss, que morreu essa semana aos 100 anos. Dosse, que esteve no Fórum das Letras de Ouro Preto, destaca o fato de que a experiência de Lévi-Strauss no Brasil, onde estudou as sociedades indígenas, deu origem a suas teorias etnológicas e aponta para a importância de um pensamento que destruiu o mito da hierarquia entre raças e civilizações.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 06 - UM VÍDEO SOBRE A NOSSA VIDA

    No episódio de hoje, veremos as origens e características da crônica e sua inspiração no cotidiano, as formas de construção e conteúdo de uma crônica, a relação com os vlogs e os grandes cronistas brasileiros. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:17SE LIGA NA CIÊNCIA

    A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

  • 09:34EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    ROMUALDO PORTELA E OCIMAR ALAVARSE - PESQUISA E DESIGUALDADE NA ESCOLA (11/12)

    UMA PESQUISA DA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA ANALISOU AS NOTAS DE MATEMÁTICA DA PROVA BRASIL DE 2009 (AVALIAÇÃO QUE MEDE O APRENDIZADO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA) NAS ESCOLAS PÚBLICAS URBANAS E APLICOU UM QUESTIONÁRIO EM 252 INSTITUIÇÕES, SENDO 108 NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, 53 NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E 91 EM OUTROS MUNICÍPIOS. O RESULTADO MOSTROU QUE AS INSTITUIÇÕES LOCALIZADAS NA PERIFERIA APRESENTAM RESULTADOS MAIS BAIXOS, PORÉM MAIS HOMOGÊNEOS. POR OUTRO LADO, AS MELHORES ESCOLAS, AS LOCALIZADAS NAS REGIÕES CENTRAIS, SÃO AS QUE MAIS TÊM DESIGUALDADE DE APRENDIZAGEM.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    FARMACOVIGILÂNCIA

    Cada vez mais a ciência avança e desenvolve medicamentos que tem contribuído para a garantia e promoção da saúde. Para se desenvolver um medicamento pesquisa-se anos e são utilizados diversos testes a fim de garantir a sua segurança e eficácia. Mas apesar de todas as pesquisas e testes, alguns medicamentos quando estão no mercado podem apresentar efeitos colaterais prejudiciais a população em gera, ou a públicos específicos. Por isso, para garantir a segurança na utilização destes produtos foi criado o conceito de Farmacovigilância. O principal objetivo da farmacovigilância é fazer a monitoração dos medicamentos que estão no mercado relatando as reações adversas dos produtos.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    03 - O NOVO HOMEM

    A importância de ampliar o conceito de masculinidade e como formar jovens que sejam aliados na construção da equidade de gênero, na disseminação da cultura de paz e no cuidado com sua saúde, a dos filhos e a dos parceiros. No estúdio, Renan Oliveira, RAP da Saúde (SMS-Rio), Pedro Luís, cantor e compositor, e Marco Aurélio Martins, psicólogo.

  • 10:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 25 - SP ESCOLA DE TEATRO E MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL

    Felipe e Tuti visitam uma das praças mais descoladas do território cultural de São Paulo: A Praça Roosevelt. Lá, eles conhecem a sede da SP ESCOLA DE TEATRO e conversam com alunos, professores e frequentadores do local. Ainda neste programa a dupla de apresentadores visita o Museu da Diversidade, na Estação República do metrô e batem um papo com representantes da diversidade étnica e de gênero. Gente que têm se destacado por sua atuação marcante na cultura do Estado.

  • 11:00MICRO MACRO

    MICRO MACRO 13

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE AGUA EM NAZARE PAULISTA, PERU, URUGUAI E REPUBLICA DOMINICANA.

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 4

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 25/02, às 20h, temos como convidadas a escritora Ruth Rocha e a romancista e dramaturga Maria Adelaide Amaral.

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 363

    363 - CÉU O Cultura Livre recebe a compositora e cantora Céu que fala sobre o “APKÁ!”, seu quinto álbum de estúdio. Além dela, tem BNegão escolhendo as suas músicas favoritas do clássico “A Tábua de Esmeralda”, de Jorge Ben Jor e o público confere uma compilação de raridades do acervo da TV Cultura.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 05/12/2018 - ESQUIZOFRENIA

    HOJE A GENTE RECEBE A FILÓSOFA E PESQUISADORA DO COMPORTAMENTO HUMANO MARIA DAS GRAÇAS PIRES, AUTORA DO LIVRO "MANU E O POVO QUE MORA NA MENTE"./ O PSICÓLOGO BRUNO TARPANI, DIRETOR DO DOCUMENTÁRIO "OUVIDORES DE VOZES"./ E A PSIQUIATRA E TERAPEUTA COMPORTAMENTAL MARIA FERNANDA CALIANI./ VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR DESSA CONVERSA./ MANDE SUAS PERGUNTAS E COMENTÁRIOS PELO FACEBOOK E PELO TWITTER USANDO A HASHTAG PANORAMATVCULTURA./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 7

    SINOPSE PROGRAMA 07 - VT MAZZAROPI - ESTRÉIA UM CAIPIRA EM BARILOCHE - VT OFÍCIO PENDULEIRO - VT A PEDIDO - ENSAIO CLARA BECKER - VT ARQUITETURA PRÉDIOS SP - VT GAUDI - VT MODA ACERVO - VT ENCERRAMENTO MAYSA ESTUDOS

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    O NUMERO DE OURO

    ESTE PROGRAMA TRAZ O NUMERO DE OURO, QUE E O RESULTADO DA DI VISAO DOS LADOS DE UM RETANGULO AUREO.A PROPORCAO AUREA FOI ELEITA PELOS GREGOS COMO CRITERIO ESTETICO DE PERFEICAO E HARMONIA. NO RENASCIMENTO, A REVALORIZACAO DOS CRITERIOS ES- TETICOS DA GRECIA FEZ RESSURGIR OS ESTUDOS A RESPEITO DESTA PROPORCAO. NO SECULO XII, O MATEMATICO LEONARDO FIBONACCI, ATRAVES DE SEUS ESTUDOS, DESCOBRIU ESTE CHAMADO NUMERO DE OURO E CONS - TATOU QUE A PROPORCAO AUREA NAO ESTA APENAS NOS TRABALHOS ARTISTICOS, MAS SIM, EM TODA A NATUREZA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    O SEIO DA MULHER QUE AMAMENTA

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 34 PAIS INCENTIVAM - 17/10/2018

    NO PROGRAMA DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO QUE DEVE VIR DE CASA./ PORQUE NADA EDUCA TÃO BEM QUANTO O EXEMPLO DOS PAIS./ NOSSA CONVIDADA PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO É GUIOMAR NAMO DE MELLO - EDUCADORA E INTEGRANTE DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

  • 15:36CIDADES SEDENTAS

  • 16:34INGLÊS COM MÚSICA III

    REHAB ( AMY WINEHOUSE) SEGUNDA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:47TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 12 - MUSEU DA CASA BRASILEIRA / MIS / MUBE

    Localizados numa região privilegiada de São Paulo, próximo a Avenida Faria Lima, no seu entorno encontramos três museus que fazem parte do nosso imenso território Cultural: O MIS, Museu da Imagem e do Som; o MUBE, Museu Brasileiro da Escultura e o Museu da Casa Brasileira. Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti invadem esse territórios culturais e mostram ao telespectador o motivo de todo o sucesso desse trio de cultura junto ao público de São Paulo.

  • 17:02LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    EXPEDIÇÃO GEOLOGIA - EMBASAMENTO CRISTALINO

    A EQUIPE DA UNIVESP TV, JUNTO COM GEÓLOGOS E PESQUISADORES, FAZ UMA VIAGEM PELO ESTADO DE SÃO PAULO EM BUSCA DE IMPORTANTES REGISTROS QUE AJUDAM A CONTAR A HISTÓRIA GEOLÓGICA DESSA REGIÃO E DE TODO O PLANETA. NESSE PRIMEIRO PROGRAMA, CONHECEREMOS O EMBASAMENTO CRISTALINO, A PORÇÃO MAIS ANTIGA DO ESTADO. VISITAREMOS A NASCENTE DO RIO TIETÊ EM SALESÓPOLIS, E O PARQUE DAS NEBLINAS NA SERRA DO MAR E VEREMOS O REGISTRO DE UM ANTIGO OCEANO NO MEIO DA CIDADE DE PIRAPORA DO BOM JESUS.

  • 17:36CURSOS USP: OCEANOGRAFIA - SISTEMA BETÔNICO (LEGENDADO)

    PGM 12 (LEGENDADO) PRAIAS ARENOSAS E DUNAS - PARTE 03

    DEPOIS DE FALAR SOBRE O COSTÃO, A PROFESSORA ANA MARIA VANIN FALA AGORA SOBRE OUTROS AMBIENTES DE LIMITE ENTRE TERRA E MAR: AS PRAIAS ARENOSAS E DUNAS. OS ANIMAIS E PLANTAS QUE VIVEM NESSES SUBSTRATOS TAMBÉM TÊM SUAS VIDAS CONDICIONADAS POR FATORES FÍSICOS DO AMBIENTE, COMO VARIAÇÕES DE ÁGUA E TEMPERATURA.

  • 18:38METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 395 - 08/12/2019

    NOVO APLICATIVO DE ÁUDIO DO MASP QUE TE AJUDA A CONHECER MELHOR MAIS DE 150 OBRAS DO ACERVO DO MUSEU. GASTRONOMIA. O RESTAURANTE MAIS SUSTENTÁVEL DA AMÉRICA LATINA FICA EM SÃO PAULO.... E CONTROLA NÃO SÓ A ORIGEM COMO O DESCARTE DOS ALIMENTOS. A ATRIZ FRANCESA JULIETTE BINOCHE VEIO AO BRASIL PELA PRIMEIRA VEZ E CUNHA JUNIOR NÃO PERDEU A CHANCE DE FALAR COM ELA. E TEM POLÊMICA: O DIRETOR MARTIN SCORSESE DIZ QUE FILME DE SUPER-HERÓI NÃO É CINEMA, O QUE VOCÊ ACHA?

  • 19:04VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 18

    O VITRINE BRASIL DE HOJE TE LEVA ATÉ SANTA CATARINA PARA CONHECER A TRADIÇÃO GERMÂNICA NO MUNÍCIPIO DE POMERODE // E CONFERIR A VISITA ANUAL DAS BALEIAS FRANCAS NO LITORAL CATARINENSE // VOCÊ VAI ACOMPANHAR COMO É FEITA A RAPADURA ARTESANAL NO MATO GROSSO // VELEJAR COM O PROJETO GRAEL EM NITEROI NO RIO DE JANEIRO. // O VITRINE BRASIL ENTRA NO RITMO ASIÁTICO QUE CONTAGIA MILHARES DE JOVENS MUNDO AFORA. // ANDRÉ VASCO FOI NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO CONVERSAR COM UMA TURMA APAIXONADA POR K-POP.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    OTÁVIO AUGUSTO

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:31SEXO FORTE

    SEXO FORTE 1

    CUBA Depoimento de três médicas cubanas. A educação e a formação médica, em meio a tantas experiências frustradas, são dois trunfos incontestáveis conquistados ao longo dos últimos cinquenta anos pelo governo cubano. ÁUSTRIA Como toda a Europa rica, é assediada cada vez mais por uma população que precisa escapar da míséria de seus países.Mas a política austríaca dificulta a entrada e a permanência dessas pessoas. Nesse quadro, aparece a figura de Ute Bock que luta por esses desvalidos. Hoje, aposentada, ela fundou a casa de abrigos a refugiados: a Vérrin Ute Bock.. BOLÍVIA A Bolívia tem 9 milhões de habitantes. Desses, 5 milhões e quatrocentos mil são índios. Sempre discriminados. Sempre explorados. E ignorados como cidadãos, mas houve uma ruptura em 2003. Pela primeira vez, em eleições democráticas, os índios assumiram o poder. Hoje, além do índio Evo Morales, há quatro mulheres que compõem o Ministério, duas mulheres na chefia do poder executivo - Cristina Kirchner na Argentina, e Michelle Bachelet no Chile. CHINA Nesses primeiros anos de século XXI, a China se configura como uma das maiores promessas de desenvolvimento. É alardeado tanto seu progresso na educação, como no campo industrial e financeiro. No interior do país, emergem histórias parecidas com as da época feudal. Uma delas, chamada "O novo mundo de Guên Liufên". Guên aplica a frase "os incomodados que mudem o mundo". Trabalha duro para que uma remota comunidade se eduque, se transforme e assim evolua.

  • 21:02DIREÇÕES

    HOMELESS - DE NOEMI MARINHO

    A classe média foi expulsa do paraíso e veio encalhar nas ruas da cidade. Foi a violência econômica, física e moral que lhe roubou a cidadania e a paralisou. E uma nova estrutura familiar se desenvolve nessa estagnação vitimizante. O percurso que parte da isenção de responsabilidades e chega até a primeira tomada de consciência pessoal e social é o objeto deste roteiro. Os personagens nos são todos conhecidos e caros. O casal, o velho, o jovem, o travesti. Somos a classe média arremessada a um tempo futuro e hipotético experimentando as nem tão imprevisíveis assim conseqüências deste presente nefasto em que vivemos.

  • 22:05GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    O CINEMA CLASSICO NA OTICA DE ALFRED HITCHCOCK - SIMULACAO E PONTO DE VISTA

    Alfred Hitchcock é um dos cineastas mais comentados, biografados e reverenciados de todos os tempos. Ele já foi tratado como um mero empregado dos estúdios, repetindo a mesma fórmula para garantir bilheterias, mas também já foi alçado à condição de gênio, de grande autor, principalmente depois que os franceses da Nouvelle Vague (Truffaut à frente) promoveram uma releitura respeitosa (e quase sempre precisa) de seus principais filmes. Ismail Xavier vê Alfred Hitchcock como um trabalhador do cinema e um artesão da linguagem. Decidir o enquadramento sempre foi mais importante para ele do que decidir o orçamento e talvez, por isso, ele conseguiu imprimir aos seus filmes um caráter ao mesmo tempo autoral e popular. Hitch manteve um olho essencial no cinema. Dominando a linguagem e os recursos técnicos que a indústria podia lhe proporcionar, ele interroga, junto com o espectador, o alcance do real e do imaginário na diversidade dos pontos de vista captados pela câmera.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 09/12/2019

  • 23:45SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    NEPAL - SHAKTI - FORÇA PARA AS MULHERES

    O programa mostra a vida de Anu, uma mulher que foi vítima do comércio sexual no Nepal, e hoje luta para evitar que outras mulheres não sejam vítimas de discriminação e do ostracismo que sofrera.

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 09 - IRIDOLOGIA

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE IRIDOLOGIA, A TÉCNICA QUE PERMITE ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA ÍRIS – A PARTE COLORIDA DOS OLHOS, AVALIAR O ESTADO GERAL DE SAÚDE DA PESSOA.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 20

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    RESPONSABILIDADE E ORGANIZAÇÃO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A memória de Cadu não anda muito boa: ele esqueceu de entregar um trabalho de história, não se lembrou de pagar o que devia à cantina e deixou de entregar a conta de luz pra sua mãe, o que fez com que a energia de sua casa fosse cortada. Com todos esses problemas aparecendo ao mesmo tempo, Cadu terá de encontrar uma estratégia para conseguir organizar melhor suas responsabilidades.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 185

    FLIPORTO. O Entrelinhas esteve na Fliporto – festa literária que aconteceu na semana passada em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco – para ver como foram as mesas reunindo escritores de Portugal, Espanha e países latino-americanos, e para conferir a homenagem a João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano que morreu há dez anos e viveu em Sevilha e Barcelona. BIOGRAFIAS. O programa entrevistou o historiador francês François Dosse – que esteve no Fórum das Letras de Ouro Preto. Ele acaba de lançar no Brasil o livro O Desafio Biográfico, sobre as origens históricas do fenômeno editorial das biografias, que tem crescido ano a ano em todo o mundo. DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA. Na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra, nosso colaborador Allan da Rosa – poeta, arte-educador e editor – comenta a obra de Wole Soyinka, poeta e dramaturgo nigeriano que foi o primeiro escritor africano a ganhar o prêmio Nobel de literatura, em 1986.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 07 - UM MERGULHO NO ESPELHO

    No episódio de hoje, veremos o que é um romance, a estrutura desse tipo de texto, os diferentes tipos de narrador, a diferença entre tempo psicológico e cronológico e entre protagonista e antagonista. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:17SE LIGA NA CIÊNCIA

    POR DENTRO DA TERRA

  • 09:31EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    JOSÉ MARCELINO PINTO (27/11)

    O CUSTO ALUNO-QUALIDADE INICIAL OU SIMPLESMENTE CAQI ESTÁ PRESENTE NO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, QUE É DEBATIDO NO CONGRESSO NACIONAL. ELE ESTIPULA UM VALOR ANUAL MÍNIMO POR ALUNO PARA CADA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, A FIM DE GARANTIR UM PADRÃO MÍNIMO DE QUALIDADE. PARA FALAR SOBRE A SUA ELABORAÇÃO E COMO ESTÁ SENDO TRATADO PELOS SENADORES E DEPUTADOS, O EDUCAÇÃO BRASILEIRA RECEBE NO ESTÚDIO O PROFESSOR JOSÉ MARCELINO PINTO (USP - RIBEIRÃO PRETO), QUE CONSTRUIU AS BASES DE CÁLCULO DO CAQI, E DANIEL CARA (CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO), PROTAGONISTA NA EFETIVAÇÃO POLÍTICA DO CONCEITO.

  • 10:02SAUDE BRASIL

    ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO DO CÂNCER

    Cada vez mais a ciência avança e desenvolve medicamentos que tem contribuído para a garantia e promoção da saúde. Para se desenvolver um medicamento pesquisa-se anos e são utilizados diversos testes a fim de garantir a sua segurança e eficácia. Mas apesar de todas as pesquisas e testes alguns medicamentos quando estão no mercado podem apresentar efeitos colaterais prejudiciais a população em geral ou a públicos específicos. Por isso, para garantir a segurança na utilização destes produtos foi criado o conceito de Farmacovigilância. O principal objetivo da farmacovigilância é fazer a monitoração dos medicamentos que estão no mercado relatando as reações adversas dos produtos.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    04 - MEU AMBIENTE

    O adolescente como agente de mudanças, o impacto na escola e na comunidade, sobretudo quanto ao descarte e à reciclagem do lixo. No estúdio, Ives Rocha, assessor técnico do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), Roberto Trindade, professor do GEO Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa, e Cris dos Prazeres, coordenadora do projeto ReciclAção – Morro dos Prazeres.

  • 10:46TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 26 - CINECLUBES (MIS E OFICINA OSWALD DE ANDRADE)

    Territórios Culturais de hoje viaja pelo mundo da sétima arte e conhece os cineclubes do MIS, Museu da Imagem e do Som e da oficina Oswald de Andrade. No MIS, nos tornamos espectadores das sessões que acontecem mensalmente e abrangem tanto o público infantil, como os aficionado e leigos. Já as sessões da casa Oswald de Andrade são novidades para a comunidade do Bom Retiro, mas nem por isso deixam de ter a sua importância e magia. Além disso o programa apresenta uma conversa com especialistas no PROAC, programa de que vem apoiando a cultura e a arte em nosso Estado.

  • 11:01MICRO MACRO

    MICRO MACRO 14

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DA PATAGONIA ARGENTINA E DO CAMINHO DO JAGUAR.

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 5

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 0303, às 20h, temos como convidados os escritores Sérgio Sant'anna e Cristóvão Tezza.

  • 12:30MANOS E MINAS III

    BLACK ALIEN (2019)

    No palco do Manos e Minas, Black Alien. Gustavo Black Alien é um dos maiores nomes do rap nacional. Após um longo período de reabilitação, chega pra apresentar seu novo trabalho Abaixo de Zero: Hello Hell! Natural de Niterói, Rio de Janeiro, ele começou sua trajetória nos anos 90, quando integrava o grupo Planet Hemp. Babylon By Gus Volume 1, seu primeiro disco solo, lançado em 2004, é considerado um clássico do rap nacional. No slam, a poesia de Negabi, poetiza deficiente auditiva, diretamente da Paraíba. - nosso vídeorrepórter Rodney Suguita foi até Heliópolis na Zona Sul de São Paulo conhecer um projeto que tem como principal objetivo a publicação de obras e títulos de escritores da região. - Erick Jay foi trocar uma ideia com o produtor Rick Bonadio.

  • 13:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 10/12/2018 - ROTULOS ALIMENTOS

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 8

    SINOPSE PROGRAMA 08 - VT SARAMAGO - 1 ANO MORTE - VT ÁFRICA - 20 ANOS APARTHEID - VT PAULO GRACINDO - PGM JOGO DA VERDADE - 100 ANOS NASCIMENTO - VT A PEDIDO - PROFESSOR TIBÚRCIO - VT OFÍCIO CHAPELEIRO - VT ENCERRAMENTO BAILARINO NUREYEV

  • 14:31ARTE & MATEMATICA

    MUSICA DAS ESFERAS

    UM PASSEIO PELAS MAIS DIVERSAS SONORIDADES DO PLANETA ATRA - VES DA IDEIA DA MUSICA DAS ESFERAS DE PITAGORAS.CHEGANDO AO FIM A DECIFRAR AS RELACOES MATEMATICAS EXISTENTES NA ESCALA BEM TEMPERADA UTILIZADA PELO COMPOSITOR J.S.BACH.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    LÍNGUA DO BEBÊ

  • 15:16DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 35 ALFABETIZAÇÃO - 18/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO , VAMOS CONVERSAR SOBRE ALFABETIZAÇÃO.// UM PROCESSO QUE NÃO SE RESUME A ENSINAR A LER./ AS CRIANÇAS TAMBÉM PRECISAM ENTENDER O SENTIDO DAS FRASES./ E ISSO ENVOLVE IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE, RACIOCÍNIO LÓGICO.../ NOSSA CONVIDADA É A CONSULTORA EM EDUCAÇÃO, ILONA BECSKEHÁZY.

  • 15:38CAÇADORES DE GENES

  • 16:33INGLÊS COM MÚSICA III

    REHAB ( AMY WINEHOUSE) TERÇA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:46TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 13 - VIRADA CULTURAL PAULISTA

    O interior de São Paulo também tem Virada cultural. E como tem. O Territórios culturais de hoje viaja às cidades de Mogi das Cruzes e Indaiatuba e acompanha de perto as apresentações em palcos experimentais e também shows de gente como Zeca Baleiro, Nação Zumbi e muito mais! Felipe e Tuti nos mostram tudo isso! Você não pode perder essa Virada! É só ficar ligado em Territórios Culturais de hoje!

  • 17:01LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    EXPEDIÇÃO GEOLOGIA - BACIA SEDIMENTAR - PARTE 01

    NO SEGUNDO PROGRAMA DA SÉRIE, A EQUIPE DA UNIVESP TV CONTINUA A VIAGEM RUMO AO OESTE DO ESTADO. AGORA, NOSSOS EXPEDICIONÁRIOS ENCONTRAM, NO CAMINHO PARA ITU, REGISTROS DA TRANSIÇÃO DO EMBASAMENTO CRISTALINO PARA A BACIA SEDIMENTAR DO PARANÁ.

  • 17:30CURSOS USP: OCEANOGRAFIA - SISTEMA BETÔNICO (LEGENDADO)

    PGM 14 (LEGENDADO) BENTOS DE ESTUÁRIOS, MARISMAS E MANGUEZAIS - PARTE 02

    OS AMBIENTES APRESENTADOS SÃO OS ESTUÁRIOS, MARISMAS E MANGUEZAIS. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS QUE HABITAM CADA UM DESSES ECOSSISTEMAS, COMO É A CADEIA TRÓFICA DE CADA UM E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS BENTOS SÃO OS ASSUNTOS DESSA AULA.

  • 18:30A GUERRA CONTRA AS PRAGAS

  • 19:31PERSONA EM FOCO

    LUIZ SERRA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:32SEXO FORTE

    SEXO FORTE 2

    ÍNDIA O episódio mostra a Índia e sua incrível diferença entre a população urbana e a velha e tradicional população rural. Num país que já teve Indira Ghandi como chefe de governo, por mais de 15 anos, o machismo e as resistências continuam, apesar da constituição de 92 garantir a participação feminina. FRANÇA Em matéria de direitos políticos, as mulheres brasileiras no século vinte saíram bem na frente das francesas. Enquanto nós tivemos uma primeira deputada federal já em 1934, a França só deu voz e voto à ala feminina no pós-guerra, a partir de 1945. E até hoje ela reclamam maior participação. AFEGANISTÃO O Afeganistão é uma nação muçulmana e um dos países mais pobres do mundo. É de lá que chega até nós a história de Malai Joya, uma das 48 parlamentares da República Islâmica do Afeganistão. Em meio aos muitos conflitos e à permanente reconstrução do país, sempre invadido,o trabalho dessa mulher afegã decidida e corajosa é um exemplo de compromisso com as causas populares e com a dignidade nacional. JAPÃO É natural que, como um dos sete países mais ricos do mundo, o Japão seja visto pelos países vizinhos como um eldorado promissor. Muitas moças, de um desses vizinhos, as Filipinas , chegam ao Japão com o sonho de um emprego e acabam enfrentando uma realidade cruel, quase sempre o comércio sexual. Conheça a história de uma dessas moças que emigrou e, após ver muitas de suas colegas sendo exploradas fundou o Centro da Migrante Filipina, para tirá-las da marginalidade.

  • 21:03DIREÇÕES

    A NOIVA - DIRETOR: RODOLFO GARCIA VASQUEZ - (DIREÇÕES 2ª FASE)

    O teleteatro conta as aventuras e desventuras de Maria, moça interiorana de origem evangélica que faz tudo para perseguir o maior sonho de sua vida: casar-se vestida de noiva. O teleteatro foi gravado em fevereiro em externas na cidade de Pirapora do Bom Jesus/SP.

  • 22:03BALANÇO DO SÉCULO XX, PARADIGMAS DO SÉCULO XXI

    A REVOLUÇÃO NANOTECNOLÓGICA

    Neste programa, o físico e professor emérito da Unicamp, Cylon Gonçalves da Silva, fala da revolução científica do século 21, a nanotecnologia. Com ela, a revolução industrial encontra um novo patamar. A nanotecnologia vai permitir que o ser humano veja e manipule diretamente os átomos, as menores partículas de qualquer matéria. Isso terá implicações profundas na criação de novos materiais para diversas áreas, da têxtil até a medicina, do esporte à informática.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 10/12/2019

  • 00:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    SERRA LEOA - O CÉU É O LIMITE

    Neste episódio o programa traz a vida de Fatima Kainessie, uma das mulheres que foi capturada e mantida presa por rebeldes na época das guerras. Essa é uma das situações que podem ser presenciadas em Freetown, capital de Serra Leoa na África.

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 10 - TERAPIA PRÂNICA - 1

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE TERAPIA PRÂNICA, UMA CIÊNCIA E ARTE DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA QUE UTILIZA AS MÃOS SEM TOCAR NO CORPO FÍSICO DO PACIENTE.O TERAPEUTA PROJETA A ENERGIA EM ALGUNS PONTOS PRINCIPAIS DA ACUPUNTURA, ONDE ESTÃO OS NOSSOS CENTROS DE ENERGIA, OS CHAMADOS CHAKRAS, E TAMBÉM NOS PONTOS SEMI-PRINCIPAIS, CHAMADOS DE CHAKRAS MENORES.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 21

  • 08:01ALMANAQUE EDUCACAO

    ASTRONOMIA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Mano grava um OVNI com sua câmera e mostra para Cadu. Intrigados com as imagens, os dois iniciam uma verdadeira investigação sobre o caso. No meio dessa aventura, vão pesquisar e aprender sobre o universo, as estrelas, vida em outros planetas e sobre os mais curiosos assuntos relacionados ao mundo da astronomia. A turma toda se prepara para ir à balada do ano, mas Cadu não tem permissão para sair à noite. Com a ajuda de Mano, ele vai usar todo o seu poder de persuasão para convencer sua mãe a deixá-lo ir a essa festa. No fim, com o fracasso de suas tentativas, reinventará um antigo ditado: se Cadu não vai à balada, a balada vai a Cadu!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 186

    JOSÉ LUÍS PEIXOTO. O Entrelinhas entrevista o escritor português, que foi finalista do Prêmio Portugal Telecom com o romance Cemitério de Pianos e acaba de lançar no Brasil o romance Uma casa na escuridão. Uma das revelações da literatura de seu país, Peixoto combina referências de sua região natal, o Alentejo (que encarna um Portugal arcaico, parado no tempo), com uma prosa moderna, que fala de eventos contemporâneos e dialoga com a linguagem do rock. Ele conversou com o Entrelinhas durante a última edição da Fliporto – festa literária que acontece em Porto de Galinhas, no litoral de Pernambuco. CADÃO VOLPATO e FABRÍCIO CORSALETTI. Nosso colaborador Heitor Ferraz comenta os novos livros de dois escritores que encarnam diferentes momentos da prosa contemporânea brasileira: o volume de contos Relógio sem sol, de Cadão Volpato, e o romance Golpe de ar, do poeta Fabrício Corsaletti. Lançados quase ao mesmo tempo, os livros tratam de temas semelhantes: o balanço de geração, os ciclos de esperança e frustração que se sucederam desde o fim do regime militar brasileiros até nosso presente destituído de utopias. JOÃO ANZANELLO CARRASCOZA. O Entrelinhas mostra uma conversa com o escritor paulista, que escreveu romances e livros para o público juvenil, mas que se tornou um dos destaques da literatura contemporânea em livros de contos como O Vaso Azul, Duas tardes e Dias Raros. Desde seu primeiro livro, Hotel Solidão, Carrascoza foi criando uma linguagem delicad a e contida, que extrai iluminações das experiências da vida comum – e ganhou um prêmio Jabuti em 2007 pela antologia O volume do silêncio.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 08 - SUPER-RUIVA

    No episódio de hoje, veremos a linguagem das histórias em quadrinhos, com todos os seus recursos e significados e como construir uma personagem super-heroína: a Super-Ruiva. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:17SE LIGA NA CIÊNCIA

    É LIXO!

  • 09:32EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    GISELE GAMA E CECÍLIA CONDEIXA - PISA (04/12)

    A OCDE (ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO) DIVULGOU NO DIA 03 DE DEZEMBRO O RESULTADO DO PISA, O PROGRAMA INTERNACIONAL DE AVALIAÇÃO DE ALUNOS, REALIZADO A CADA TRÊS ANOS. A MÉDIA DO BRASIL SUBIU DE 356 PARA 391 PONTOS (GANHO DE 10%) ENTRE 2003 E 2012. O PAÍS OBTEVE 410 PONTOS EM LEITURA, 405 EM CIÊNCIAS E 391 EM MATEMÁTICA. PARA CONVERSAR SOBRE O PISA, CONVIDAMOS DUAS ESTUDIOSAS DO TEMA QUE TAMBÉM JÁ FORAM CONSULTORAS DA OCDE: GISELE GAMA, QUE É DOUTORA EM LÍNGUA PORTUGUESA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO E PRESIDENTE DA ABAQUAR CONSULTORES, E CECÍLIA CONDEIXA, QUE É PESQUISADORA NA ÁREA DE AVALIAÇÃO.

  • 10:03SAUDE BRASIL

    ARTRITE REUMATOIDE 2017

    A artrite reumatoide é uma doença mais comum do que pensamos, pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade e atinge cerca de 1% da população, sendo as mulheres mais acometidas do que os homens. Essa enfermidade é considerada uma doença sistêmica e crônica. Significa que, ela pode afetar diversas partes do organismo e, por ser crônica, não se obtém a cura e mas sim o controle.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    05 - COMIDA DE VERDADE

    Os mitos relacionados às comidas saudáveis, os alimentos naturais e processados e a importância da culinária caseira e das refeições em família são alguns dos assuntos abordados. No estúdio, Jorginete Damião, professora do Instituto de Nutrição da Uerj, Juliana Dias, jornalista e pesquisadora na área de Comunicação, Alimentação e Cultura, e Irma Maria Ferreira, agricultora e comerciante da Feira Agroecológica de Campo Grande.

  • 10:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 27 - MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA E RESTAURO PINACOTECA

    As obras de restauração e recuperação do Museu da Língua Portuguesa seguem a todo o vapor. No programa de hoje, Tuti e Felipe invadem essas obras e mostram, em primeira mão, como vai ficar o Museu da Língua Portuguesa após sua restauração. E como a conversa é restauro, os apresentadores atravessam a rua em frente ao Museu da Língua e vão conferir de perto um dos lugares mais secretos e reservados da Pinacoteca do Estado, o setor de conservação e restauro.

  • 11:01MICRO MACRO

    MICRO MACRO 15

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE AGRICULTURA NA BOLÍVIA, RIO GRANDE DO SUL, MÉXICO E SURINAME.

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 6

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/04, às 20h, temos como convidados os escritores Ruy Castro e Paulo Lins.

  • 12:30MOSAICOS

    A ARTE DE LUIZ VIEIRA

    MOSAICOS – A ARTE DE LUIZ VIEIRA Documentário musical revê a trajetória do cantor e compositor a parir de diversas imagens do acervo da TV Cultura, tais como Bem Brasil (1992), Ensaio (1991), MPB Especial (1975), entre outros. Além disso, o programa oferece apresentações exclusivas de artistas nos estúdios da emissora (Trio Virgulino, Arirê, Ana Salvagni), além de depoimentos e interpretações (também exclusivas) de Pery Ribeiro e Carlos José.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 03/12/2018 - EDUCACAO TECNOLOGIA

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 9

    SINOPSE PROGRAMA 09 - VT PARADA GAY - VT PICASSO - VT A PEDIDO - A PEDRA DOS SONHOS - VT RETRÔ HAIR - VT ENCERRAMENTO JOHN LEE HOOKER

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    A MATEMATICA DA MUSICA

    COMO O CONHECIMENTO DAS FRACOES PODE ESCLARECER OS MISTERIOS DA MUSICA?E ISSO QUE PRETENDE ESTE PROGRAMA AO MOSTRAR QUE POR TRAS DAS SENSACOES DE TENSAO E REPOUSO AUDITIVAS, PRESEN TES DAS MUSICAS DE EPOCAS E POUCOS DISTINTOS, ESTAO FRACOES MUITO SIMPLES.VEREMOS TAMBEM QUE A INCORPORACAO OU NAO DES - SAS DISSONANCIAS - RELACOES NUMERICAS COMPLEXAS -E QUE DERAM A COR DO SOM DAS MUSICAS CHINESAS, MEDIEVAL OU MODERNA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    RELACTAÇÃO

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 36 COMPETÊNCIAS BNCC - 19/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS, QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS A PARTIR DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.// SEGUNDO O DOCUMENTO, O COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA É A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA, DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA.// NOSSA CONVIDADA É MARIA INÊS FINI - PRESIDENTE DO INEP.

  • 15:36ENERGIA: UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    REHAB ( AMY WINEHOUSE) QUARTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 14 - MUSEU PELÉ E SANTOS

    Felipe e Tuti descem a serra e invadem um novo território cultural do estado: Santos, suas praias, sua cultura e toda a história da cidade. Lá, eles visitam o Museu do Café, passeiam de bonde pelo centro histórico, percorrem caminhos antigos na estrada velha que levou os primeiros habitantes do litoral ao planalto e muito mais. Uma viagem no tempo em que nossos apresentadores conhecem de perto tudo o que a cultura de Santos tem para oferecer.

  • 17:00LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    EXPEDIÇÃO GEOLOGIA - BACIA SEDIMENTAR - PARTE 02

    A EXPEDIÇÃO ENTRA NA BACIA SEDIMENTAR DO PARANÁ E INVESTIGA O COMPARTIMENTO DE RELEVO CONHECIDO COMO DEPRESSÃO PERIFÉRICA. PERTO DE IPERÓ, A EQUIPE DA UNIVESP TV VISITA A FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA E ENCONTRA AS RUÍNAS DE ANTIGOS FORNOS DE FERRO, RESPONSÁVEIS PELAS PRIMEIRAS FUNDIÇÕES DE FERRO NAS AMÉRICAS. EM RIO CLARO, CONHECEMOS UMA MINA DE CALCÁRIO ONDE FORAM ENCONTRADOS FOSSÉIS DO MESOSAURO, CRIATURA QUE ANDOU POR AQUI HÁ MAIS DE 200 MILHÕES DE ANOS.

  • 17:31CURSOS USP: OCEANOGRAFIA - SISTEMA BETÔNICO (LEGENDADO)

    PGM 16 (LEGENDADO) BENTOS DE ESTUÁRIOS, MARISMAS E MANGUEZAIS - PARTE 04

    OS AMBIENTES APRESENTADOS SÃO OS ESTUÁRIOS, MARISMAS E MANGUEZAIS. QUAIS AS CARACTERÍSTICAS DOS ORGANISMOS QUE HABITAM CADA UM DESSES ECOSSISTEMAS, COMO É A CADEIA TRÓFICA DE CADA UM E QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE OS BENTOS SÃO OS ASSUNTOS DESTA AULA DA PROFESSORA ANA MARIA VANIN.

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2019

    PULSANTE (UNIVALI) + PEÇO LICENÇA (ECA USP) + AQUÁRIO (ECA USP) + CABURÉ JAZZ CLUB (UFSCAR)

    Neste programa, Aline Jones e Eduardo Guimarães apresentam os vídeos "Pulsante", produzido por alunos do curso de produção audiovisual da Univali, "Peço Licença", produzido por alunos do curso de artes visuais da ECA USP, "Aquario", produzido por alunos do curso de Superior do Audiovisual da ECA USP e "Caburé Jazz Club" produzido por alunos do curso de licenciatura em música da UFSCar. Sobre "Pulsante": O documentário Pulsante retrata o universo teatral a partir da comemoração dos 20 anos da Téspis Cia. de Teatro, apresentando ao público a visão sensível dos artistas. Ano de produção: 2013 Sobre "Peço Licença": Conjunto de autorretratos de Aryani Marciano em formato de videopoesia. Ano de produção: 2018 Sobre "Aquario": Os paralelos entre a vida de um humano e seu peixe. Ano de produção: 2018 Sobre "Caburé Jazz Club": Caburé Jazz Club é um grupo de estudos sobre som e movimento, que busca aproximar as áreas de Música e Dança, em uma fusão das Artes. O grupo é coordenado por artistas que atuam na área de educação, da música e da dança, e seus participantes possuem diferentes formações, fazendo com o que o grupo construísse uma concepção de “ser artista” ampla e transdisciplinar. Partindo da ideia de que todo movimento produz um som e que todo som é resultado de um movimento, o corpo é compreendido como um organismo vivo e ativo, e esse é um dos pilares do Caburé Jazz Club. Pensando nisso, o grupo propõe, a partir do estudo sobre a Música e a Dança, um laboratório onde os integrantes ora atuam como intérpretes do som, ora como intérpretes do movimento. Neste vídeo, apresentamos o resultado de um estudo sobre o repertório do Jazz dos anos 20. Esse recorte foi escolhido por conta da movimentação social vivenciada nesta época: a visibilidade cada vez maior de músicos negros, e a liberdade que as mulheres modernas puderam experimentar. Em cenários sempre tão opressores, valorizar essas pequenas conquistas torna-se um ato de resistência. O arranjo musical foi feito para a formação do grupo, que somado aos instrumentos convencionais, conta com o sapateado na percussão. Ano de produção: 2018

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 343 - SOS OCEANOS

    DE QUE MANEIRA OS TUBARÕES CONTRIBUEM PARA A SAÚDE DOS OCEANOS? O QUE PODEMOS APRENDER COM ELES? PORQUE POUCOS GOVERNOS CUIDAM DOS MARES E DEIXAM A TAREFA APENAS PARA AS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS? SÃO MUITAS AS PERGUNTAS RELACIONADAS COM O PLANETA E POUCAS TÊM AS RESPOSTAS ADEQUADAS. A CADA MINUTO, TONELADAS DE LIXO SÃO DESPEJADAS NOS RIOS E OCEANOS. ESSE VOLUME ASSUSTADOR INCLUI TANTO O LIXO DOMÉSTICO, QUE AS PESSOAS JOGAM NAS RUAS E CALÇADAS, COMO O INDUSTRIAL, QUE INCLUI PRODUTOS QUÍMICOS, ALTAMENTE PREJUDICIAIS À SAÚDE HUMANA E DE TODA A FAUNA MARINHA. E AÍ VEM A PERGUNTA: QUEM RECOLHE ESSE LIXO, QUEM TRABALHA PELA SAÚDE DOS OCEANOS? SÃO OS VOLUNTÁRIOS QUE FAZEM DESSA LUTA UM OBJETIVO DE VIDA. A QUESTÃO É QUE ELES ESTÃO PERDENDO ESSA GUERRA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA

  • 19:24

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    BARBARA PAZ

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 3

  • 21:00DIREÇÕES

    O FINGIDOR - DIRETOR: SAMIR YAZBEK

    História de ficção inspirada na vida e obra de Fernando Pessoa, recriando seus últimos dias de vida. Envolvendo personagens reais e fictícios, inclusive seus heterônimos, o teleteatro traz uma visão bem-humorada sobre a poética do autor.

  • 22:00#PROVOCAÇÕES

    #PROVOCAÇÕES - 28 - ALE SANTOS

    O programa #Provocações, comandado por Marcelo Tas, recebe Ale Santos. Conhecido como o "negro drama do storytelling", ele é autor de Rastros de Resistência - Histórias de luta e liberdade do povo negro. No programa, o apresentador conversa com o escritor sobre os reflexos da escravidão no Brasil, racismo, representatividade e muito mais.

  • 22:30TRAJETÓRIAS

    DÓRIS MONTEIRO

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 11/12/2019

  • 00:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    ESPANHA - O PODER E A FÚRIA

    O Episódio mostra uma situação de agressão onde um homem é acusado pela polícia de ter agredido sua mulher.

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 11 - HOMEOPATIA

    O PROGRAMA EXPLICA O FUNCIONAMENTO DA HOMEOPATIA CLÁSSICA. UM SISTEMA DE TRATAMENTO MÉDICO BASEADO NA LEI DOS SEMELHANTES, NO QUAL QUANTIDADES MUITO PEQUENAS DE REMÉDIO, FORTEMENTE DILUÍDOS, SÃO INGERIDAS PELOS PACIENTES. ESTAS SUBSTÂNCIAS EM GRANDES DOSAGENS, PRODUZEM EFEITOS SEMELHANTES AOS DA DOENÇA QUE ESTÁ SENDO TRATADA EM PEQUENAS TRAZEM A CURA AOS PACIENTES.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 22

  • 08:01ALMANAQUE EDUCACAO

    ACHADO NÃO É ROUBADO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu acha 150 reais no banheiro da escola. Mano o aconselha a ficar com o dinheiro, afinal, o que é achado não é roubado. Com a consciência limpa, ele decide usar a grana pra comprar um tênis novo. O problema começa quando os amigos descobrem que o dinheiro é, na verdade, de um dos colegas de classe. A turma toda se prepara para ir à balada do ano, mas Cadu não tem permissão para sair à noite. Com a ajuda de Mano, ele vai usar todo o seu poder de persuasão para convencer sua mãe a deixá-lo ir a essa festa. No fim, com o fracasso de suas tentativas, reinventará um antigo ditado: se Cadu não vai à balada, a balada vai a Cadu!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 187

    JORGE DÍAZ. O Entrelinhas mostra uma entrevista com o escritor espanhol, que se diz apaixonado pelo Brasil e gosta de ser chamado de “Jorginho carioca”. Um dos roteiristas mais conhecidos da Europa, criador da série televisiva Hospital Central, de grande popularidade na Espanha, Díaz escolheu o Rio de Janeiro para ambientar seu romance de estreia: Os Números do Elefante. Ele conversou com o Entrelinhas durante a Fliporto – a festa literária de Porto de Galinhas, em Pernambuco. MANUEL VAZQUEZ MONTALBÁN. O programa destaca também a obra de outro espanhol: o catalão Manuel Vázquez Montalbán (1939-2003), que escreveu mais de 40 narrativas, 10 livros de poesias e por volta de 50 ensaios, mas se tornou mundialmente conhecido com o gênero policial. Nossa colaboradora Andréa del Fuego comenta a trajetória de Montalbán e o romance Quarteto. RENATA PALLOTINI. O Entrelinhas traz ainda um bate-papo com a poeta e dramaturga Renata Pallotini, que já escreveu sobre os anarquistas italianos, levou Dostoiévski para as telenovelas e recebeu o prêmio Molière com a peça O Crime da Cabra.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 09 - IDEIAS DEMAIS

    No episódio de hoje, veremos o que é argumentação, a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, os diferentes tipos de argumento e as diversas formas de aplicá-los. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:17SE LIGA NA CIÊNCIA

    A VIDA LÁ FORA

  • 09:32EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    MARIÂNGELA GRACIANO E EDNEIA GONÇALVES (18/12)

    QUAL É O PAPEL DA EDUCAÇÃO PARA PESSOAS QUE CUMPREM PENA POR ALGUM CRIME E QUE DEPOIS SERÃO REINTEGRADAS À SOCIEDADE? E ESTAS PESSOAS ESTUDAM OU JÁ ESTUDARAM EM PRESÍDIOS OU CENTROS DE DETENÇÃO PROVISÓRIA? COMO A EDUCAÇÃO É OFERECIDA? ESTAS E OUTRAS QUESTÕES FAZEM PARTE DA PESQUISA EDUCAÇÃO NAS PRISÕES: O PERFIL DE ESCOLARIDADE DA POPULAÇÃO PRISIONAL DE SÃO PAULO, REALIZADA PELA ONG AÇÃO EDUCATIVA.

  • 10:04SAUDE BRASIL

    PAF - PARAMILOIDOSE FAMILIAR

    A PAF (Paramiloidose Familiar) é uma doença neurodegenerativa, rara, hereditária, progressiva e crônica que pode ser fatal. Ela também é conhecida por "doença dos pezinhos", pois inicialmente suas manifestações sensitivas acontecem primeiramente nos membros inferiores (pés). A PAF afeta homens e mulheres proporcionalmente e é mais incidente em descendentes de portugueses. Os principais órgãos acometidos pela doença são os nervos periféricos, o coração, o rim.

  • 10:31AQUELA CONVERSA

    06 - CORPO EM MOVIMENTO

    Victor Ladeira, diretor do Instituto Bola pra Frente, Lucilia Rugani, facilitadora de Biodanza, e Carmem Marins, professora de Educação Física no programa Academia Carioca da SMS-Rio, são os convidados para debater a relevância do movimento para uma vida integrada e saudável. Também serão discutidas as estratégias para incorporar, no dia a dia, mais atividades físicas que respeitem as singularidades e individualidades.

  • 10:46TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 28 - PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES E PROAC

    A qualificação em artes é um programa de formação, voltado à orientação artística de grupos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Territórios Culturais de hoje invade os palcos desse projeto. Esse ano os espetáculos acontecem na oficina Oswald de Andrade. O programa contribui com a descentralização de polos culturais e movimenta o circuito cultural dos municípios qualificando artistas locais e promovendo a circulação de espetáculos. Tuti e Felipe conferem tudo isso bem de perto.

  • 11:02MICRO MACRO

    MICRO MACRO 16

    PROGRAMA QUE MOSTRA PROJETOS NO CHILE, SAO PAULO E OPINIAO DE ESPECIALISTAS.

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 7

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 19/05, às 20:30h, temos como convidados o jornalista Laurentino Gomes e o romancista Moacyr Scliar.

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 555

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS RICARDO NAZAR E LUIZA LARA

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 12/12/2018 - HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

    PARA FALAR SOBRE AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, RECEBEMOS A NEUROPSICÓLOGA E PSICOPEDAGOGA ADRIANA FOZ, PESQUISADORA DO LABORATÓRIO DE NEUROCIÊNCIAS CLÍNICAS DA UNIFESP E DIRETORA DA NEUROCONECTE./ E LUCIENE TOGNETTA, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DA UNESP, DE ARARAQUARA./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 10

    SINOPSE PROGRAMA 10 VT MARCHAS VT A PEDIDO - CASSIANO RICARDO (PGM ENIGMA 1987) VT OFICIO GUARDA-CHUVEIRO VT MEL BROOKS (NASCIA HÁ 85 ANOS) VT BIQUINI (CRIAÇÃO HÁ 65 ANOS) VT ENCERRAMENTO - ALCEU VALENÇA

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    TEMPO E INFINITO

    ESTE PROGRAMA TRAZ DIVERSAS VISOES E ABORDAGENS RELATIVAS AO TEMPO, NAS ARTES E AS CIENCIAS.A PRIMEIRA OBSERVACAO E SOBRE A CONTRADICAO DO TEMPO:POR UM LADO, E SIMETRICO PELO RITMO CONSTANTE DO SEU FLUIR E,POR OUTRO, E ASSIMETRICO, POR ANDAR SEMPRE NA MESMA DIRECAO E IMPOSSIBILITA DESFAZER ALGO JA FEI TO. AS RELACOES DO TEMPO COM AS PERCEPCOES HUMANAS SAO RESSALTA- DAS POR ESPECTADORES DE UMA EXPOSICAO DE ARTE,NA QUAL UNS SENTEM O TEMPO FLUIR MAIS VELOZMENTE E OUTROS MAIS LENTAMEN- TE.AS ARTES,CLASSICAMENTE, SE DIVIDEM EM ARTES DO TEMPO E DO ESPACO. MUSICA, CINEMA,TEATRO,ENTRE OUTRAS, SAO ARTES DO TEMPO, NAS QUAIS UMA OBRA E APRECIADA DE ACORDO COM SEU TEMPO PROPRIO. JA NA ARQUITETURA, NA ESCULTURA E NA PINTURA, O ESPACO E DE- TERMINADO PELA OBRA, MAS O TEMPO FICA A CARGO DO OBSERVADOR.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    GRAVIDEZ PSICOLÓGICA

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 37 CRECHES II - 24/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O NOVO PAPEL DAS CRECHES NA VIDA DAS CRIANÇAS E DAS FAMÍLIAS.// PORQUE CRECHE NÃO É SÓ UM LUGAR ONDE OS PAIS DEIXAM OS FILHOS QUANDO VÃO TRABALHAR./ A CRECHE É TAMBÉM O PRIMEIRO AMBIENTE SOCIAL ONDE A CRIANÇA SE DESCOBRE COMO UM INDIVÍDUO./ E VAMOS FALAR TAMBÉM, CLARO, SOBRE A FALTA DE VAGAS NAS CRECHES PÚBLICAS.// NOSSA CONVIDADA É ANA TERESA GAVIÃO.

  • 15:36MEDICINA VERDE

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    REHAB ( AMY WINEHOUSE) QUINTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 15 - PALACETE DONA VERIDIANA E CASA DA DONA YAYÁ

    Lasar Segall, Dona Yayá, Dona Veridiana, Parque Buenos Aires... Neste programa Felipe e Tuti invadem um novo território cultural de São Paulo: o bairro de Higienópolis. Desvendando as histórias e equipamentos culturais que existem na região, nossa dupla de apresentadores mergulha num dos pontos mais interessantes da história brasileira: A economia dos barões do café e o movimento modernista.

  • 17:00LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    EXPEDIÇÃO GEOLOGIA - DEPRESSÃO PERIFÉRICA

    SEGUIMOS NA BACIA SEDIMENTAR DO PARANÁ. NESSE PROGRAMA, A EXPEDIÇÃO CHEGA NA DEPRESSÃO PERIFÉRICA E EXPLORA AS CUESTAS, NA REGIÃO DE BOTUCATU. EM ARARAQUARA, CONHECEMOS O MUSEU DE ARQUEOLOGIA, QUE GUARDA FOSSÉIS DA VIDA QUE EXISTIA NO GRANDE DESERTO QUE COBRIU PARTE DO ESTADO HÁ MILHÕES DE ANOS.

  • 17:31CURSOS USP: OCEANOGRAFIA - SISTEMA BETÔNICO (LEGENDADO)

    PGM 18 (LEGENDADO) SISTEMAS VEGETADOS (COMUNIDADES FITAIS) - PARTE 02

    BANCOS DE MACROALGAS, GRANDES FLORESTAS DE ALGAS E PRADARIAS DE ANGIOSPERMAS. OS GRANDES SISTEMAS VEGETADOS SÃO O TEMA DESSA AULA, QUE FALA SOBRE AS COMUNIDADES FITAIS.

  • 18:33REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1307

    HOJE, NO REPÓRTER ECO, CONHEÇA O CINEASTA BRASILEIRO QUE USA A ARTE PARA FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DA NATUREZA/ VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O ESTUDO QUE MOSTRA COMO O MAIOR MAMÍFERO TERRESTRE PODE AJUDAR NO CONTROLE DO CLIMA. E AINDA, OS IMPACTOS DO MAIOR DESASTRE AMBIENTAL DO LITORAL NORDESTINO. AS MANCHAS DE ÓLEO CRU DEIXAM MARCAS PROFUNDAS NA VIDA DA POPULAÇÃO E DE ESPÉCIES DE PLANTAS E ANIMAIS MARINHOS. CIENTISTAS DESCOBREM QUE O ELEFANTE-DA-FLORESTA, QUE HABITA A ÁFRICA CENTRAL, FAVORECE O CRESCIMENTO DE ÁRVORES DE TRONCOS MAIS GROSSOS QUE RETIRAM MAIS DIÓXIDO DE CARBONO DA ATMOSFERA. E , FERNANDO MEIRELLES REVELA O LADO POUCO CONHECIDO DE ATIVISTA AMBIENTAL.

  • 19:02A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    HUGO POSSOLO

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 4

    REPÚBLICA TCHECA No episódio, o foco está nos bebês recém-nascidos da República Tcheca. Muitas mães, por serem jovens , medrosas e inexperientes, simplesmente os abandonam. E é a partir desse momento que vamos acompanhar as soluções que a sociedade tcheca vem testando e colocando em prática, para que o problema fique cada vez menor.Razão, coragem e coração aparecem no documentário. FIJI O arquipélago se tornou independente em 1970 mas , desde então , alternam-se períodos de estabilidade democrática com golpes de estado. Em todo o país , principalmente no campo, prevalece a cultura de que as mulheres de Fiji devem ser donas de casa. Apenas isso. Os ventos começam a mudar. Algumas mulheres, pressionadas pela dificuldade econômica da família, começaram a comercializar o que faziam de melhor na cozinha, como picles e chutney de manga. A atividade cresceu, algumas se reuniram em ONGs e a atitude dessas mulheres começa agora acompanhar seus sonhos de um futuro promissor. JORDÂNIA Não basta Um país ter um nível de educação elevado se, quando se trata de acesso ao emprego, há uma grande diferença entre homens e mulheres. A contribuição deste país do Oriente Médio para a série é o relato da dra.Nauál Al Faúr. No papel de educadora e de líder comunitária esta corajosa mulher se dedica a mudar a maneira do povo jordanense enxergar as suas mulheres e as mulheres em geral. Uma batalha que deve ser travada todo dia e que ela, junto a outras militantes, desenvolve com toda a esperança. ITÁLIA Há muitas histórias particulares que são difíceis de se contar. Mas algumas são tão duras que, ficar em silêncio pode ser ainda pior. Rosa, o capítulo que nos chega da Itália, traz o drama de uma mulher que teve seus filhos desaparecidos e que, desde então, não dá descanso às autoridades e à mídia, na busca das crianças. Como o ocorrido envolve o pai dos meninos, na comunidade de Rosa, ela já chegou a ser segregada e tachada de louca. Em um verdadeiro impasse, o documentário italiano nos traz a denúncia aflita de uma mulher que só quer uma coisa: ter seus filhos de volta.

  • 21:00DIREÇÕES

    VALOR DE TROCA - DE SÉRGIO DE CARVALHO

    Baseado numa notícia de jornal, Valor de Troca mostra a reconstituição de um crime de estupro ocorrido numa delegacia de polícia na França. Senhorita L, a vítima, é uma moça “um pouco miserável”, mãe solteira e prostituta ocasional. Nas palavras do advogado, uma "boneca que nunca disse não".

  • 22:01RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 23 - SEICHO NO IE - TEMP I

    No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, líderes da Seicho No Ie falam das suas origens. Em Ibiúna, São Paulo, centenas de fiéis participam da Academia de Treinamento Espiritual. Um dos fiéis revela como conheceu a tradição religiosa e o que mudou na sua vida depois que se converteu à religião.

  • 22:31ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 02

    Clodoaldo Araujo se encontra com seu amigo Andre Bianchi, que o recebe em San Francisco, e os dois passeiam um pouco pela cidade. Andre Bianchi apresenta uma curiosidade tecnológica ligada a serviços: a Café X, a máquina que serve café automaticamente com o braço de um robô. Clodoaldo Araujo mostra a operação e experimenta o café, não só como uma curiosidade mas também como uma forma de mostrar o quanto a inovação está incorporada e espalhada pelas ruas do Vale do Silício e especificamente de San Francisco. Em seguida, Clodoaldo vai até a aceleradora The Vault e explica como funciona uma aceleradora no Vale do Silício, com entrevistas com Fernando Figueiredo e Rafael Ferra. Finalmente, ele conhece e entrevista os fundadores da Nabis, uma startup especializada num formato inédito e muito curioso de distribuição de maconha.

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 12/12/2019

  • 00:01SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    RÚSSIA - APELANDO PARA O AMOR

    Sinais de Mudança aborda a vida de Olga, uma mulher que viveu uma discriminação por seu marido onde foi abandonada por causa de seu 5° filho que nascera com síndrome de down. O programa mostra a vida de Olga com todas as suas dificuldades de sustentar, orientar e educar seus filhos.

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 12 - TAI CHI CHUAN

    O PROGRAMA FALA SOBRE TAI CHI. TAI CHI SIGNIFICA ENERGIA SUPREMA, É A FUSÃO DO YIN E YANG; E CHUAN SIGNIFICA AGILIDADE, FLEXIBILIDADE E PUNHO. YIN É A ENERGIA PASSIVA, POPULARMENTE CHAMADA DE FEMININA, E YANG É A ENERGIA ATIVA, TAMBÉM CONHECIDA COMO MASCULINA. O BALANÇO ENTRE O YIN E O YANG TRAZ O EQUILÍBRIO.

  • 07:25CULTURA É CURRÍCULO

    SÍTIO MORRINHOS

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 23

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    BULLYING *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano sempre se divertiram com as brincadeiras que a turma aprontou com o Pamonha, o nerd da classe. Desconfiados de que estão exagerando, os dois descobrem que o amigo está sendo vítima de bullying e decidem traçar um plano para salvá-lo das zombarias e conscientizar a galera do comportamento.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 188

    RETRATO FALADO. O Entrelinhas faz uma experiência inusitada: o “retrato falado” de algumas das maiores personagens da história da literatura. O programa pediu que o desenhista Yoshiharu Kawasaki (também conhecido como Yoshi), que é retratista criminal da Polícia Civil de São Paulo, desenhasse o rosto de alguns heróis da ficção, como Dom Quixote e Capitu, com base no "depoimento" dos leitores. O resultado é uma divertida matéria em que Yoshi - acostumado a fazer o retrato falado de criminosos e suspeitos - cria as feições das personagens, procurando transpor para o papel o que antes estava apenas na imaginação dos leitores. EDUARDO GALEANO. O programa entrevista o escritor uruguaio Eduardo Galeano, autor de As Veias Abertas da América Latina - um clássico sobre a exploração dos países latino-americanos pelo imperialismo econômico, que recentemente foi presenteado a Barack Obama pelo presidente venezuelano Hugo Chávez. Desde a publicação do livro, nos anos 70, Galeano criou um estilo próprio de contar as histórias e mitos do continente, incluindo as lendas do futebol. O Entrelinhas conversou com ele durante a Fliporto – a festa literária de Porto de Galinhas, em Pernambuco. JOÃO GILBERTO NOLL. O programa destaca também a estreia do escritor gaúcho na literatura infanto-juvenil. Um dos autores mais ousados da literatura contemporânea brasileira (na forma e no conteúdo), Noll agora leva essa escrita densa, poética, para o público jovem, como mostra nosso colaborador, o professor de literatura Ivan Marques, ao comentar os recém-lançados Sou Eu e O Nervo da Noite.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 10 - A HORA DE UMA ESTRELA

    No episódio de hoje, veremos os diferentes tipos de texto encontrados em jornais e revistas e as características específicas de cada gênero textual. O que são reportagens, artigos de opinião, peças publicitárias e as intenções por trás de cada texto. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:15SE LIGA NA CIÊNCIA

    O JOGO DA VIDA

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    ANDRÉA BERGAMASCHI E MARIA AMABILE MANSUTTI - CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2013 (12/03)

    NO PRIMEIRO EDUCAÇÃO BRASILEIRA DE 2014, O ASSUNTO É O CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DIVULGADO PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EM MARÇO. AS PESQUISADORAS MARIA AMÁBILE MANSUTTI (CENPEC) E ANDREA BERGAMASCHI (TODOS PELA EDUCAÇÃO) COMENTARAM OS PRINCIPAIS DESTAQUES DO QUE MUDOU NA EDUCAÇÃO ENTRE 2012 E 2013: A REDUÇÃO DE MATRÍCULAS NO ENSINO MÉDIO E A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    CÂNCER DE PULMÃO

    O Câncer de Pulmão é um dos tipos mais agressivos de câncer e é o que mais mata. Mas, felizmente, cada vez mais surgem novos tratamentos que curam ou que garantem a qualidade de vida aos pacientes. Nesse educativo vamos conhecer mais sobre o Câncer de Pulmão, a importância do diagnóstico precoce, os tratamentos e como preveni-lo.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    07 - PROTAGONISMO JUVENIL

    A participação dos jovens no planejamento e desenvolvimento das ações como recurso para a promoção da saúde e a qualificação das práticas educativas. Vítor da Silva Cândido, estudante de Direito, Lucas Pablo Oliveira, estudante de Comunicação, a assistente social, Roberta Sales e MC Xandy, estudante de Pedagogia, conversam sobre o protagonismo juvenil.

  • 10:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 29 - THEATRO SÃO PEDRO

    Felipe e Tuti invademo Território Cultural do Theatro São Pedro, um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo. Além de desvendar o mundo da ópera e os bastidores desse teatro secular, a nossa dupla de apresentadores acompanha a encenação de Jorge Takla da ópera Sonho de Uma Noite Verão, inspirada no texto teatral de William Shakespeare.

  • 11:00MICRO MACRO

    MICRO MACRO 01

    ESTE PROGRAMA MOSTRA OS PROJETOS TAMAR(ES),MAZUNTE(MEXICO) E AYACARA (CHILE).

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 8

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é o poeta e linguista Carlos Vogt e o poeta e tradutor Nelson Ascher.

  • 12:30REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - DJAVAN

    Neste show Djavan comemora 17 anos de carreira e o lançamento da nova torre do Sumaré da Tv Cultura.Ele intrepreta sucessos de vários dos seus discos . Desde " A VOZ, O VIOLÃO E ARTE DE DJAVAN" lançado em 1976 com o hit Flor de Lis passando por sucessos do disco Oceano de 1989 e Luz de 1982 que foi produzido nos Estados Unidos. A Banda que acompanha Djavan é formada por: PAULO CALAZANS E DALTON CAMPELO - TECLADOS MARCELO MARTINS - SAX E FLAUTA CARLINHOS BALA - BATERIA LUIS FERNANDO- PERCUSSÃO TORQUATO MARIANO - GUITARRA ARTUR MAIA - CONTRA-BAIXO

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 17/12/2018 - EMPREENDEDORISMO

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 11

    SINOPSE PROGRAMA 11 VT NOSTRADAMUS - MORTE 445 ANOS VT HEMINGWAY - NASCIMENTO 112 ANOS VT MUSA MARILYN MONROE VT CAMISETAS RETRÔ VT A PEDIDO - MPB Especial Elis Regina - 1973 VT ENCERRAMENTO CARLOS GOMES - NASCIMENTO HÁ 175 ANOS

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    A FORMA DENTRO DA FORMA

    ESTE PROGRAMA BORDA O FASCINIO QUE AS FORMAS GEOMETRICAS EXERCEM SOBRE OS HOMENS, O QUAL PODE SER OBSERVADO EM INUME- RAS OBRAS DE ARTE DAS MAIS DIVERSAS CIVILIZACOES.ESTE FASCI- NIO E ANTERIOR AO NASCIMENTO DA GEOMETRIA COMO CIENCIA:QUAN- DO UM HOMEM PRIMITIVO ESCOLHE O ESPACO DE UMA CAVERNA PARA SUA HABITACAO, E COMPARA O TAMANHO DELE COM O DA CAVERNA,ES- TA FAZENDO GEOMETRIA, COMO EXPLICA O PROF.LUIZ BARCO.OUTROS EXEMPLOS CITADOS ENVOLVEM OS EGIPCIOS E OS GREGOS.O PROGRAMA TRAZ DIVERSAS REPRESENTACOES DO ESPACO,COMECANDO MAIS DE 4 MIL ANOS ATRAS. ESTA EDICAO DESTACA AINDA A DIMENSAO DO TEMPO, INTRODUZIDA NAS PINTURAS COM A REPRESENTACAO DE PROFUNDIDADE,A TERCEIRA DIMENSAO DO ESPACO.O USO SISTEMATICO DA PERSPECTIVA LEVOU AR TISTAS NO SECULO XIX A BUSCAR OUTRAS FORMAS DE REPRESENTACAO DO ESPACO TRIDIMENSIONAL. EM SEGUIDA, O PROFESSOR BARCO AFIRMA QUE A GEOMETRIA EUCLI DIANA,BASE DA PERSPECTIVA,VIGOROU COM O PARADIGMA DA MATEMA- TICA E DAS CIENCIAS ATE O SECULO XIX, QUANDO NASCERAM NOVAS GEOMETRIAS, IGUALMENTE VALIDAS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DEPENDÊNCIA DAS REDES SOCIAIS

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 38 ENSINO SUPERIOR - 26/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR.// O NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS AUMENTOU NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS SENTAR NOS BANCOS DE UMA UNIVERSIDADE AINDA É UM SONHO INATINGÍVEL PARA MUITOS BRASILEIROS./ ALÉM DISSO, NOSSAS FACULDADES PRECISAM SE MODERNIZAR PARA FORMAR OS PROFISSIONAIS DO SÉCULO 21.// MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO É NOSSA CONVIDADA.

  • 15:30TERRA DOS SONHOS

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    REHAB ( AMY WINEHOUSE) SEXTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 16 - MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA E PONTO CHIC

    O bairro da Lapa é um dos territórios culturais de maior tradição em São Paulo. Lá, além de muita história fica a sede de um dos principais equipamentos culturais do estado: o Memorial da América Latina. No programa de hoje Tuti e Felipe invadem o Memorial e revelam tudo o que existe por lá. De quebra, a dupla faz um passeio também pela história de um dos sanduíches mais tradicionais da cidade: O Bauru. O programa está uma delícia. Vale conferir!

  • 17:00LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    EXPEDIÇÃO GEOLOGIA - CASOS PARTICULARES

    NO ÚLTIMO EPISÓDIO DA SÉRIE, A EQUIPE DA UNIVESP TV MOSTRA COMO A ÁGUA ATUA EM ALGUMAS FORMAÇÕES PARTICULARES DO ESTADO DE SÃO PAULO: AS CAVERNAS DO PETAR, AS VOÇOROCAS EM CASA BRANCA E OS GEISERITOS EM ANHEMBI.

  • 17:30CURSOS USP: OCEANOGRAFIA - SISTEMA BETÔNICO (LEGENDADO)

    PGM 20 (LEGENDADO) SISTEMAS VEGETADOS (COMUNIDADES FITAIS) - PARTE 04

    BANCOS DE MACROALGAS, GRANDES FLORESTAS DE ALGAS E PRADARIAS DE ANGIOSPERMAS. OS GRANDES SISTEMAS VEGETADOS SÃO O TEMA DESTA AULA, QUE FALA SOBRE AS COMUNIDADES FITAIS.

  • 18:30AS CRUZADAS

    AS CRUZADAS - 2

    Em julho de 1192, Ricardo Coração de Leão preparou-se para atacar Jerusalém. Ao mesmo tempo, Saladino - sultão do Islã e herói muçulmano - preparou suas tropas dentro da cidade, preparando-se para o inevitável ataque. Durante uma campanha de um ano em toda a Palestina, esses dois lendários líderes lutaram entre si para ficarem parados. Milhares morreram, atrocidades atrozes foram perpetradas de ambos os lados. Agora eles se enfrentaram em uma batalha por seu objetivo sagrado. Na segunda parte da série, o Dr. Thomas Asbridge olha além das lendas desses dois titãs medievais para começar a entendê-los como homens - cada um capaz de atos obscuros e atos de gênio impressionante.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    ROSI CAMPOS

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 5

  • 21:00DIREÇÕES

    VOU-ME - DIRETOR: GEORGETTE FADEL

    O teleteatro traça um paralelo no relacionamento de dois casais. Um que transita num ambiente que rescende a “nobreza decadente” e o outro, um jovem casal contemporâneo.

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2019

    A AGONIA DO AMADURECIMENTO

    A agonia do amadurecimento Com Danit Pondé, psicanalista O que significa amadurecer? O psicanalista Winnicott dizia que todos temos tendência a amadurecer, desde que o ambiente em que somos criados nos favoreça. Porém, na sociedade de hoje, a recusa a este crescimento aparece como uma nova epidemia. Quando estamos preparados de fato para enfrentar a vida como adultos? Num mundo em franca transformação, pais inseguros estariam indo além do cuidado suficiente e criando a superproteção de filhos. Como equilibrar este caminho entre a vulnerabilidade e a independência? Será que os confortos e os avanços tecnológicos que tivemos nos últimos tempos, têm reforçado esse desejo bastante comum no ser humano: o de ser jovem para sempre?

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 13/12/2019

  • 00:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    AFEGANISTÃO - UM COSTUME RUIM

    O programa exibe a vida das mulheres que passaram por diversos tipos de discriminação durante o regime Taliban, no Afeganistão. Depois da queda do regime do Taliban em 2001, o povo afegão teve a chance de respirar novamente, especialmente as mulheres. Elas começaram a reconstruir suas vidas.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 13 - FITOTERAPIA CHINESA

    O programa fala sobre a fitoterrapia chinesa que é uma parte da medicina tradicional chinesa e consiste no uso de substâncias que não foram quimicamente processadas para uso terapêutico.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 31

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: ESTADO DO ESPIRITO SANTO, LÍDER DE EXPORTAÇÕES DE MAMÃO, MANTÉM A EXCELÊNCIA COM RIGOROSOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE. E ROTA DOS QUEIJOS, PELO INTERIOR CAPIXABA, É ATRAÇÃO TURÍSTICA. CADA PARADA VALE A VIAGEM. PELO CAMINHO OS AROMAS E SABORES SÃO IRRESISTÍVEIS.

  • 08:30ENERGIA

    ENERGIA 29

  • 09:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 80

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 03

    Nesse primeiro bloco fomos viajar de bike, pela América do Sul, este é o Projeto Giramérica idealizado pela cicloturista Carol Emboava. Ela partiu de Curitiba (PR) em agosto de 2013, pedalou para o sul até a primeira fronteira, passou pelo Uruguai, entrou na Argentina e conheceu pessoas e lugares da Patagônia ao sul do país. Em seu roteiro ainda passou pelo Chile, Bolívia e Peru. Ela vai contar muitas histórias dessa aventura. Depois o nosso especialista Mário Canna vai falar sobre capacete. Como é importante para sua segurança. Já no segundo bloco fomos saber mais sobre o mercado de bike share e São Paulo. Conversamos com: Luciana Nicola, Superintendente de Relações Institucionais e Governamentais do Itaú, Eduardo Musa, CEO da Yellow e José Police Neto, vereador de São Paulo. No último bloco vamos conversar com Andy Singer, mais humor, menos motor. Com traços únicos e sarcasmo, o trabalho do cartunista Andy Singer questiona, a obra inspira os que querem enfrentar corporações, engarrafamentos e cidades voltadas inteiramente para carros. Um papo e tanto!

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    08 - MOBILIDADE URBANA

    Mauro Ferreira, diretor do Centro de Educação para o Trânsito/CET-Rio, Christian Costa, coordenador de linhas da Auto Viação 1001, e Clarisse Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (IPTD), debatem a ética do cuidado no trânsito e a importância da participação ativa da sociedade no planejamento da cidade e da mobilidade.

  • 10:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 30 - MUSEU CATAVENTO

    Hoje Territórios Culturais visita o museu mais querido do estado de São Paulo. O Museu Catavento que há anos faz a cabeça de crianças, jovens e adultos com obras que instigam e colocam a galera para pensar. Dividido em 4 categorias, universo, vida, engenho e sociedade, o museu é pura descoberta e diversão! Pegue seu ingresso e venha com a gente!

  • 11:00MICRO MACRO

    MICRO MACRO 02

    NESTE PROGRAMA, VEREMOS OS PROJETOS RED SECO(MÉXICO), TOTORAS (URUGUAI) E CAATINGA (ALAGOAS).

  • 11:25CULTURA É CURRÍCULO

    MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 10

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Fernando Bonassi. No ar dia 11 de agosto, às 20:30hs.

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES ENCONTROS - 01 (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias neste programa selecionamos os encontros que ocorreram no Viola. Os encontros foram: Nonô Basílo e Jeca Mineiro; Craveiro e Cravinho e João Pacífico; Liu e Léu, Taviano e Tavares, Zé do Cedro e João Pinho; Adauto Santos, Inezita Barroso, Almir Sater, Vieira e Vieirinha, As Galvão, Nonô e Naná, Abel e Caim, Tonico e Tinoco, Zé do Rancho e Zé do Pinho, Tião Carreiro e Pardinho, Nhô Morais, Zé Fortuna e Pitangueira, Maurício e Mauri, Moraes Sarmento; Reanto Teixeira e Pena Branca e Xavantinho; Pedro Bento e Zé da Estrada, Otávio augusto e Gabriel; Agnaldo Timóteo; Cezar e paulinho, Belmonte e Amaraí; Cesar Menoti e Fabiano, Leo Canhoto e Robertinho; Moacyr Franco e Marciano; Irmãs Barbosa, Wilsinho, Mococa e Paraíso; Raul Gil; Lima Duarte

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 19/12/2018 - TERCEIRO SETOR

    A GENTE RECEBE O PROFESSOR MARCELO MARCHESINI, COORDENADOR DO PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA DO INSPER./ E FRANKLIN FÉLIX, COORDENADOR DE ARTICULAÇÃO E MEMBRO DO CONSELHO DIRETOR DA ABONG, A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 12

    SINOPSE PROGRAMA 12 VT BOMBA NEUTRONS VT LOUIS ARMSTRONG - Morte há 40 anos A PEDIDO - Mundo da Lua - 1991 VT OFÍCIO LUTHIER VT ENCERRAMENTO TOM ZÉ

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    A FORMA QUE SE TRANFORMA

    ESTE PROGRAMA DESTACA A TOPOLOGIA,GEOMETRIA CRIADA NO SECULO XX E QUE ESTUDA A ELASTICIDADE DOS OBJETOS. SE UMA PECA E CONSTRUIDA SEM TIRAR OU ACRESCENTAR PEDACOS TEM-SE UMA SERIE DE TRANSFORMACOES CONTINUAS.UM DOS OBJETOS MAIS CURIOSOS ESTUDADOS PELA TOPOLOGIA E A FITA DE MOEBIUS. TRATA-SE DE UMA SUPERFICIE UNILATERAL,INTERESSANTE E PARADO- XAL, QUE INTRIGOU MATEMATICOS,ARTISTAS,PSICOLOGOS,E TODOS OS QUE JA SE DEFRONTARAM COM ELA.ESSE CASO RARO DE TOPOLOGIA E MOSTRADO DETALHADAMENTE NO PROGRAMA. OUTROS TIPOS DE TOPOLOGIA ANALISADOS SAO A ARTE ORIGAMI E OS POEMAS DE AUGUSTO DE CAMPOS E DO ARTISTA PLASTICO JULIO PLA- ZA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    LINGUAGEM NAS REDES

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 01 RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 03/09/2018

    ESTREIA AGORA O DE OLHO NA EDUCAÇÃO, PROGRAMA QUE UNE AS TVS PÚBLICAS E EDUCATIVAS DO PAÍS./ ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NÓS VAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL./ HOJE QUEM NOS FAZ COMPANHIA É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. A DIMENSÃO DO ENSINO NO BRASIL./ OS NÚMEROS DE ESTUDANTES, PROFESSORES E ESCOLAS SÃO IMPRESSIONANTES./ O QUE SE BUSCA É A UNIVERSALIZAÇÃO./ PORÉM, A QUALIDADE AINDA DEIXA A DESEJAR, APESAR DO ESFORÇO DOS PROFESSORES E DE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES QUE SENTEM PRAZER EM ESTUDAR./ A BUSCA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DOS ALUNOS É DIÁRIA E ENVOLVE TODO MUNDO NA ROTINA ESCOLAR.

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA III

    REHAB ( AMY WINEHOUSE) SÁBADO

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 18

    Desencantada e reflexiva após mais uma desilusão amorosa, Bianca começa a questionar o seu lugar no mundo. Cabeça e olhar se abrem para algumas situações escolares que, antes, ela ignorava. Ao conhecer Xavier, filho da zeladora, surge a ideia de gravar um vídeo na escola e publicar na internet. O vídeo bomba atrai muitas visitas e comentários. É assim que nasce o “Diário da Piquerobi”. O diário virtual repercute intensamente, traz consequências à rotina da escola e faz Bianca e sua turma refletirem sobre o significado da escola em suas vidas. Pedro, ainda no período noturno, tem uma prova difícil pela frente. Para relaxar antes do exame, aproveita o intervalo e descansa na sala de leitura. Mas acaba dormindo pesado, e só acorda tarde da noite com ruídos que vêm da Sala do Acessa. Pedro vê que estão roubando equipamentos da escola. Entre simplesmente cair fora ou, de alguma maneira, alertar para o roubo que acontece na Piquerobi, Pedro age, mesmo colocando sua segurança em risco.

  • 17:00TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 17 - FÁBRICAS DE CULTURA JAÇANÃ E VILA NOVA CACHOEIRINHA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – visitam duas das mais atuantes fábricas de cultura de São Paulo: Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha. De dentro dos estúdios de som dessas fábricas nascem os discos que têm feito a cabeça das comunidades no entorno: O Som das Fábricas, repletos de composições dos próprios frequentadores dessas fábricas de cultura. Um programa que vai no embalo do mais moderno som feito em São Paulo hoje em dia.

  • 17:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 72

    Já pensou ir até os Estados Unidos e participar de reuniões na ONU (Organização das Nações Unidas) para debater grandes problemas da humanidade? Uma aluna brasileira teve essa oportunidade e conta para você como foi. É o que a gente vai mostrar no Mackenzie em Movimento deste sábado. Em outra matéria, nós entrevistamos engenheiros para descobrir quais serão os desafios para os profissionais dessa área no futuro. Se você sonha em seguir carreira em engenharia, vale a pena ver a matéria!

  • 17:30MOSAICOS

    A ARTE DE LUIZ VIEIRA

    MOSAICOS – A ARTE DE LUIZ VIEIRA Documentário musical revê a trajetória do cantor e compositor a parir de diversas imagens do acervo da TV Cultura, tais como Bem Brasil (1992), Ensaio (1991), MPB Especial (1975), entre outros. Além disso, o programa oferece apresentações exclusivas de artistas nos estúdios da emissora (Trio Virgulino, Arirê, Ana Salvagni), além de depoimentos e interpretações (também exclusivas) de Pery Ribeiro e Carlos José.

  • 18:30PRELÚDIO

    PRELÚDIO 2019 - 2ª ELIMINATÓRIA

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

    Os curitibanos invadem o programa e mostram uma música eclética, brincando com o rap, rock, reggae. Eles ainda contam sobre seu trabalho, composições e como está o cenário da música em sua cidade.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

  • 21:00SALA DE CINEMA

    GIRIMUNHO

    Esta é a história de duas mulheres que observam os redemoinhos no rio, em pleno sertão mineiro. Uma delas perdeu o marido, e sofre em silêncio, tendo apenas as novidades dos netos como consolação. A outra carrega consigo um tambor, e marca o ambiente com seus sons.

  • 22:30TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 14/12/2019

  • 23:45MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 343 - SOS OCEANOS

    DE QUE MANEIRA OS TUBARÕES CONTRIBUEM PARA A SAÚDE DOS OCEANOS? O QUE PODEMOS APRENDER COM ELES? PORQUE POUCOS GOVERNOS CUIDAM DOS MARES E DEIXAM A TAREFA APENAS PARA AS ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS? SÃO MUITAS AS PERGUNTAS RELACIONADAS COM O PLANETA E POUCAS TÊM AS RESPOSTAS ADEQUADAS. A CADA MINUTO, TONELADAS DE LIXO SÃO DESPEJADAS NOS RIOS E OCEANOS. ESSE VOLUME ASSUSTADOR INCLUI TANTO O LIXO DOMÉSTICO, QUE AS PESSOAS JOGAM NAS RUAS E CALÇADAS, COMO O INDUSTRIAL, QUE INCLUI PRODUTOS QUÍMICOS, ALTAMENTE PREJUDICIAIS À SAÚDE HUMANA E DE TODA A FAUNA MARINHA. E AÍ VEM A PERGUNTA: QUEM RECOLHE ESSE LIXO, QUEM TRABALHA PELA SAÚDE DOS OCEANOS? SÃO OS VOLUNTÁRIOS QUE FAZEM DESSA LUTA UM OBJETIVO DE VIDA. A QUESTÃO É QUE ELES ESTÃO PERDENDO ESSA GUERRA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA

  • 00:15SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    PAQUISTÃO - DO PAQUISTÃO, COM AMOR

    JORNALISTA, EDITORA E ATIVISTA AMBIENTAL, SANEEYA HUSSAIN PERSONIFICA 'FEMINISMO' E 'DIREITO DAS MULHERES' DE FORMA NÃO-DOGMÁTICA, VIVENDO A VIDA EM SEUS PRÓPRIOS TERMOS E - AO FAZÊ-LO - CONTRARIANDO AS TENDÊNCIAS QUE MILITAM CONTRA AS LIBERDADES INDIVIDUAIS DAS MULHERES NO PAQUISTÃO ESPECIFICAMENTE E SUL DA ÁSIA EM GERAL. ESTE FILME CELEBRA SUA VIDA E O LEGADO INSPIRADOR QUE ELA DEIXOU PARA TRÁS.

  • 00:20VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 14 - HIPNOSE

    O PROGRAMA FALA SOBRE A HIPNOSE QUE SE TRATA DE UMA TÉCNICA DE INDUÇÃO AO TRANSE, UM ESTADO ALTERADO DE CONSCIÊNCIA, QUE PERMITE AO INDIVÍDUO ACESSAR MEMÓRIAS E EMOÇÕES GUARDADAS NO INCONSCIENTE, MANTENDO SEU CONTATO SENSORIAL COM O AMBIENTE. DURANTE O TRANSE HIPNÓTICO, O PACIENTE FICA MAIS RECEPTIVO A SUGESTÕES DE MUDANÇA DE COMPORTAMENTO, E MAIS ABERTO A NOVAS IDÉIAS.

  • 07:25CULTURA É CURRÍCULO

    MUSEU DE ARTE MODERNA

  • 07:30TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 11 - CONDEPHAAT - CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO MUSICAL E VIRADO A PAULISTA

    CONDEPHAAT: Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. O nome é comprido e pode assustar. Mas o que não assusta mesmo são as inúmeras obras espalhadas pela cidade conservadas por este senhor cinquentão, o CONDEPHAAT. Na verdade o CONDEPHAAT completa 50 anos de existência. Por isso Territórios Culturais e seus apresentadores vão conferir de perto o trabalho dessa importante instituição da cultura do nosso Estado.

  • 07:45MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 72

    Já pensou ir até os Estados Unidos e participar de reuniões na ONU (Organização das Nações Unidas) para debater grandes problemas da humanidade? Uma aluna brasileira teve essa oportunidade e conta para você como foi. É o que a gente vai mostrar no Mackenzie em Movimento deste sábado. Em outra matéria, nós entrevistamos engenheiros para descobrir quais serão os desafios para os profissionais dessa área no futuro. Se você sonha em seguir carreira em engenharia, vale a pena ver a matéria!

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 31

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: ESTADO DO ESPIRITO SANTO, LÍDER DE EXPORTAÇÕES DE MAMÃO, MANTÉM A EXCELÊNCIA COM RIGOROSOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE. E ROTA DOS QUEIJOS, PELO INTERIOR CAPIXABA, É ATRAÇÃO TURÍSTICA. CADA PARADA VALE A VIAGEM. PELO CAMINHO OS AROMAS E SABORES SÃO IRRESISTÍVEIS.

  • 08:30ENERGIA

    ENERGIA 30

  • 09:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    ENCONTRO COM A TERRA

    TRATA-SE DO PROGRAMA DE ABERTURA DA SÉRIE. PROF PEDRO MAUEL FAZ UM BREVE APANHADO SOBRE CINCO SÉCULOS DE MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICAS NO BRASIL.

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 04

    VAMOS PEDALAR É UM PROGRAMA DEDICADO AO CICLISMO, ABORDANDO REPORTAGENS E MATÉRIAS SOBRE SUAS DIVERSAS CATEGORIAS E INCENTIVANDO O USO DA BICICLETA COMO UM MEIO DE TRANSPORTE, COM TESTES DE DESEMPENHO, AVALIAÇÕES DE ESPECIALISTAS, LANÇAMENTOS, DICAS DE CICLOVIAS E ASSUNTOS AFINS.

  • 10:30VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 18

    O VITRINE BRASIL DE HOJE TE LEVA ATÉ SANTA CATARINA PARA CONHECER A TRADIÇÃO GERMÂNICA NO MUNÍCIPIO DE POMERODE // E CONFERIR A VISITA ANUAL DAS BALEIAS FRANCAS NO LITORAL CATARINENSE // VOCÊ VAI ACOMPANHAR COMO É FEITA A RAPADURA ARTESANAL NO MATO GROSSO // VELEJAR COM O PROJETO GRAEL EM NITEROI NO RIO DE JANEIRO. // O VITRINE BRASIL ENTRA NO RITMO ASIÁTICO QUE CONTAGIA MILHARES DE JOVENS MUNDO AFORA. // ANDRÉ VASCO FOI NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO CONVERSAR COM UMA TURMA APAIXONADA POR K-POP.

  • 11:00DESAFIANDO A CIÊNCIA - V

    DESAFIANDO A CIÊNCIA - V - 01

    Jem faz seus próprios diamantes e depois prova que eles não são para sempre, o Dr. Yan explica a ciência secreta da pipoca, e Dallas encontra a equipe que espera curar o câncer de mama.

  • 11:30SUPER IDEIAS

    RIQUEZAS CRIMINAIS

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 3: RIQUEZAS CRIMINOSAS O crime sempre foi uma força motriz para a invenção. Examinamos quatro inovações que mudam o mundo e geram negócios de bilhões de dólares, provando que o crime realmente paga! Um alarme que mantém os criminosos à distância, um dispositivo que revoluciona o varejo, a arma amada por bandidos e a ideia criminosa que foi resolvida.

  • 12:30BEM BRASIL

    CÉU

    No centro do palco do Bem Brasil a participação muito especial da nova diva da MPB, Céu.

  • 13:30ORQUESTRA SINFÔNICA MUNICIPAL - OLIVIER TONI (1978)

  • 14:30FIGURAS DA DANÇA 2016

    JOSÉ POSSI NETO - ESPECIAL

    Diretor de teatro, iluminador, cenógrafo e figurinista, José Possi Neto tem seu trabalho marcado pelo trânsito entre as artes e pela presença do artista em cena, sempre enfatizando a linguagem corporal. Um exemplo disso é o espetáculo Master Class, texto de Terrence MacNally, onde dirigiu a atriz Christiane Torloni que interpretava a cantora lírica Maria Callas. Respeitado no meio artístico, é um dos profissionais mais requisitados da área. Dirige importantes espetáculos de dança, shows, peças de teatro e musicais. Paulistano, concluiu sua formação em dramaturgia e crítica na Escola de Comunicação e Artes da USP, em 1970. Foi diretor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde dirigiu montagens experimentais. Iniciou seu trabalho na dança em 1980, dirigindo Marilena Ansaldi num espetáculo inspirado na personagem Geni, da música de Chico Buarque. A partir daí, dedicou-se a espetáculos de dança-teatro em realizações inquietantes como Um Sopro de Vida, de 1979, e Picasso e Eu, em 1982, também com Marilena Ansaldi; Tratar com Murdock, coreografia de Victor Navarro, em 1981; e A Dama das Camélias, com o Balé da Cidade de São Paulo – grupo que dirigiu em 1983, entre outros. Ganhou o prêmio APCA de Melhor Diretor de Dança por Um Sopro de Vida (1979). Atualmente dirige diversos espetáculos da Studio 3 Cia. de Dança, entre eles Paixão e Fúria – Callas o Mito, que rendeu à Marilena Ansaldi o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para Cultura em 2014, Orpheus (2015) e Martha Graham Memórias (2010), entre outros.

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES ENCONTROS - 01 (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias neste programa selecionamos os encontros que ocorreram no Viola. Os encontros foram: Nonô Basílo e Jeca Mineiro; Craveiro e Cravinho e João Pacífico; Liu e Léu, Taviano e Tavares, Zé do Cedro e João Pinho; Adauto Santos, Inezita Barroso, Almir Sater, Vieira e Vieirinha, As Galvão, Nonô e Naná, Abel e Caim, Tonico e Tinoco, Zé do Rancho e Zé do Pinho, Tião Carreiro e Pardinho, Nhô Morais, Zé Fortuna e Pitangueira, Maurício e Mauri, Moraes Sarmento; Reanto Teixeira e Pena Branca e Xavantinho; Pedro Bento e Zé da Estrada, Otávio augusto e Gabriel; Agnaldo Timóteo; Cezar e paulinho, Belmonte e Amaraí; Cesar Menoti e Fabiano, Leo Canhoto e Robertinho; Moacyr Franco e Marciano; Irmãs Barbosa, Wilsinho, Mococa e Paraíso; Raul Gil; Lima Duarte

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

  • 17:30REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - FLORA PURIM & AIRTO MOREIRA

    Após 20 anos fora do Brasil Flora Purim e Airto Moreira fizeram o primeiro show no país , no antigo Palace. Flora durante a década de 70 foi escolhida pelos críticos de Jazz por 4 anos consecutivos como a melhor cantora de jazz e o percussionista Aitro Moreira , revolucionou a figura do percussionista.Tocou com Miles Davis e foi um dos fundadores do grupo Wather Report. A banda que acompanha o casal é formada por: STEVE BACH - TECLADOS GARRY MEEK - SAX MICHAEL SHAPIRO - BATERIA AIRTO MOREIRA- PERCUSSÃO ROBERT HARRISON - CONTRA-BAIXO

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 555

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS RICARDO NAZAR E LUIZA LARA

  • 19:30RODA VIVA

    EUGENIO SCANNAVINO

  • 21:00JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM01 - TEMPORADA 2 - SAMBAS

  • 22:00VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 15 - MEDITAÇÃO E SEUS EFEITOS NO CÉREBRO

    O programa fala sobre a meditação e seus efeitos no cérebro. Por milênios, técnicas de meditação como a raja yoga, de pantajali, a kundalini yoga, entre outras técnicas, foram usadas como caminhos poderosos para atingir esse estado de consciência chamado iluminação. Essas técnicas envolvem direta ou indiretamente a concentração na glândula pineal, localizada no centro do cérebro. O programa discuta ainda os efeitos da meditação no cérebro.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 24

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    HIGIENE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A criatividade de Cadu está cada vez mais aguçada. Infelizmente, sua preocupação com a higiêne pessoal não anda lá essas coisas: ele dorme sem tomar banho, usa o mesmo par de meias por dias e não escova os dentes após as refeições, o que, além de uma dor de dente insuportável, vai colocá-lo diante de seu maior medo: dentista!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 189

    ANTONIO SKÁRMETA. O Entrelinhas entrevista o escritor chileno, que ficou mundialmente conhecido quando seu romance O Carteiro e o Poeta chegou aos cinemas, pelas mão do diretor Michael Radford. Convidado para a Fliporto (a festa literária de Porto de Galinhas, em Pernambuco), Skámeta falou de seus encontros com Pablo Neruda (a personagem do romance) e sobre sua trajetória –que, como a do poeta e prêmio Nobel, foi marcada pelo exílio, após o golpe militar no Chile, em 1973. CLARICE LISPECTOR. O programa traz também um bate-papo com Benjamin Moser, o biógrafo que está apresentando a obra de Clarice Lispector ao mundo. Moser conheceu a escritora quase por acaso. Depois de tentar aprender o idioma chinês, ele optou pelo português e acabou descobrindo a literatura enigmática da autora de Perto do Coração Selvagem. Moser falou ao Entrelinhas sobre suas viagens à Ucrânia (país natal da escritora brasileira, onde conheceu as circunstâncias traumáticas de seu nascimento) e pelos outros países em que a Clarice viveu. Recentemente, a biografia escrita por Benjamin Moser foi indicada pelo jornal New York Times como um dos cem lançamentos mais importantes do ano. O GÊNIO DO CRIME. O Entrelinhas conversou também com João Carlos Marinho, o autor de um clássico da literatura juvenil que está fazendo 40 anos: O Gênio do Crime. Ele falou sobre esse livro, que marcou diversas gerações e deu origem às “Aventuras da Turma do Gordo”, uma das séries mais bem-sucedidas de nossa ficção juvenil.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 01 - AIPIM, CASTELINHA, MANDIOCA, MACAXEIRA

    No episódio de hoje, veremos a relação entre a linguagem e a construção de identidade. As variações linguísticas, a comunicação verbal e não verbal, linguagem formal e informal, diferenças entre oralidade e escrita. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:15SE LIGA NA CIÊNCIA

    QUAL O FORMATO DA TERRA?

    Os integrantes do Ciência em Show; Daniel, Gerson e Wilson demonstram como fazer uma experiência que comprova que a Terra é esférica.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    MARIA TERESA MANTOAN E ELIZABETH RENDERS (19/03)

    RECENTEMENTE, A CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVOU UMA MEDIDA QUE OBRIGA AS ESCOLAS REGULARES A OFERECER CUIDADOR ESPECÍFICO PARA ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. QUAL É A IMPORTÂNCIA DESTA MEDIDA? QUAL É A FORMAÇÃO DESTE PROFISSIONAL? ESTAS E OUTRAS QUESTÕES REFERENTES À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS FORAM DEBATIDAS PELAS PROFESSORAS MARIA TERESA MANTOAN, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, E ELIZABETE RENDERS, DA UNIVERSIDADE METODISTA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    URTICÁRIA CRÔNICA ESPONTÂNEA

    Você já ouviu falar em Urticária? É uma doença mais comum do que imaginamos. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida. Neste educativo vamos conhecer mais sobre as Urticárias e suas características. Falaremos principalmente sobre a Urticária Crônica Espontânea, o tipo que mais afeta a qualidade de vida dos pacientes. Saiba que Urticária Crônica Espontânea tem tratamento, por isso, procure ajuda médica e não conviva com esse problema!

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    09 - QUEM CUIDA DA MÃE ?

    Os cuidados com a mulher desde o pré-natal influenciam a forma como ela vivencia a maternidade. As convidadas Maria Luiza de Carvalho, psicóloga e professora no curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, Edymara Medina, enfermeira obstétrica e docente na Faculdade de Enfermagem da Uerj, e Cynthia Ozon, pesquisadora do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas sobre a Infância e terapeuta de família, comentam o tema.

  • 10:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 31 - PROJETO ESPETÁCULO

    Prepare-se para assistir o projeto Espetáculo que acontece na fábrica de Cultura do bairro Cidade Tiradentes. O bairro que fica na Zona Leste de São Paulo tem uma das cinco fábricas gerenciadas pela Organização Social Catavento e oferece à população uma diversa e intensa programação cultural, com cursos de dança, teatro, música, circo, artes visuais, multimeios, sessões de cinema, shows musicais, bibliotecas e muito mais. No programa Felipe e Tuti acompanham os preparativos e a apresentação Nascenteouvida. O espetáculo já vai começar!

  • 11:00MICRO MACRO

    MICRO MACRO 03

    NESTE PROGRAMA, VEREMOS OS PROJETOS DE ANDRE GONCALVES(RS), PROBIOMA (BOLIVIA) E LOGROS (URUGUAI)

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 11

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Luis Fernando Verissimo e José Miguel Wisnik. No ar dia 11 de setembro, às 23:10hs.

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 364

    364 - LIVIA NERY Roberta Martinelli recebe no programa Cultura Livre a compositora e cantora Livia Nery que apresenta seu disco de estreia: “Estranha Melodia”. Além dela, tem uma matéria sobre jornalismo musical com Pedro Antunes e mais uma preciosidade do acervo da TV Cultura

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 06/02/2018 - FLORESTA EM PE

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 13

    SINOPSE PROGRAMA 13 VT REFUGIADOS VT PELÉ - Há 40 anos se despedia da seleção brasileira VT MUSA PAGU (Patrícia Galvão) VT TELEROMANCE - ENTREVISTA ESTHER GÓES (30 anos de Teleromance) A PEDIDO - COCORICÓ VT ENCERRAMENTO CAZUZA - morte há 21 anos

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    CAOS

    O CHOQUE GERADO PELAS TEORIAS MATEMATICAS MODERNAS E PELO CONHECIMENTO DA MECANICA QUANTICA FOI SEMELHANTE AO ESPANTO PELA ARTE ABSTRATA MODERNA.O PROGRAMA EXPLICA A TEORIA DO CA OS E PASSEIA PELO MUNDO DAS PINTURAS ABSTRATAS DO INICIO DO SECULO.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    RELAÇÃO DA MÃE COM A FILHA ADOLESCENTE

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 02 - 04/09/2018

    ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUÇÕES PARA A ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É FLÁVIA YURI OSHIMA, JORNALISTA ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO E VENCEDORA DUAS VEZES DO PRÊMIO "JORNALISMO EM EDUCAÇÃO". A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ESTABELECE QUE O ENSINO FUNDAMENTAL COMECE AOS 6 ANOS DE IDADE./ COM UM DETALHE: A CRIANÇA PRECISA COMPLETAR ESSA IDADE MÍNIMA ATÉ O DIA 31 DE MARÇO DO ANO DA MATRÍCULA./ ESSA REGRA VALE PARA O SISTEMA PÚBLICO E PARA O PARTICULAR./ SÓ QUE ALGUMAS FAMÍLIAS NÃO CONCORDAM COM ESSA IDADE MÍNIMA./ ACREDITAM QUE CADA CRIANÇA TEM UM GRAU DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOCIONAL DIFERENTE.

  • 15:30OS DESVALIDOS

    UM MUNDO EM MUDANÇA

    A SITUAÇÃO DOS REFUGIADOS ATRAVÉS DOS CAMPOS DE MOÇAMBICANOS, QUE INSTALARAM-SE EM ACAMPAMENTOS NO MALÁUI. A MAIOR DIFICULDADE NESSE CASO É A FALTA CRÔNICA DE ALIMENTOS, ÁGUA E ACESSO A CONDIÇÕES BÁSICAS DE SAÚDE E A DIFICULDADE DOS GOVERNOS POBRES DA ÁFRICA EM ATENDER AS NECESSIDADES DOS REFUGIADOS QUE RECEBEM. A ONU TEM PERDIDO A CAPACIDADE DE ALOCAÇÃO DE RECURSOS, QUE DIMINUEM ANO A ANO, E TEM SUAS AÇÕES ATRELADAS À POLÍTICA INTERNACIONAL DOS PAÍSES DO PRIMEIRO MUNDO,QUE FINANCIAM SUAS ATIVIDADES. A CONSEQUÊNCIA DIRETA DESSA SITUAÇÃO SOBRE OS REFUGIADOS DO MALÁUI FOI O CORTE OU A DIMINUIÇÃO NO FORNECIMENTO DE ALIMENTOS. EM 1991, A ONU DEIXOU DE FORNECER TUBÉRCULOS E O CAMPO FOI ATINGIDO POR UMA EPIDEMIA DE PELAGRA, UMA DOENÇA PROVOCADA PELA FALTA DE VITAMINA B. LOGO DEPOIS, OS PROBLEMAS COM O ABASTECIMENTO DE ÁGUA POTÁVEL PROVOCOU UMA EPIDEMIA DE CÓLERA QUE MATOU CENTENAS DE PESSOAS. AS CRIANÇAS TEM SIDO AS VÍTIMAS MAIS DRAMÁTICAS DA SITUAÇÃO AFRICANA. MUITAS SOFREM DE DESNUTRIÇÃO CRÔNICA E NÃO HÁ PERSPECTIVAS DE MELHORA.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    PRETTY WOMAN (ROY ORBISON) SEGUNDA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 18 - SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA E TEATRO SÉRGIO CARDOSO

    O Teatro Sérgio Cardoso é um dos mais tradicionais de São Paulo. Nele, além de peças e espetáculos históricos, há também muita lenda para contar e personagens a descobrir. Felipe e Tuti visitam os bastidores do teatro, descobrem histórias dele e da região – o Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Para completar o programa, a dupla acompanha a apresentação de um espetáculo da São Paulo Companhia de Dança nos palcos do Sergio Cardoso: O Lago dos Cisnes.

  • 17:00APLICATIVOS PARA A VIDA

    MUNDO DOS APLICATIVOS (REINO UNIDO/ÁFRICA DO SUL)

    Os jovens fazem milhões de aplicativos para celular - e muitos só querem ajudar. Numa turnê pelo mundo, encontramos crianças que criam aplicativos para resolver os problemas dos preços dos alimentos, de como regar plantas ou apenas acordar de manhã. O intuito do programa é desafiar esses jovens designers a criar novos "Aplicativos para a Vida".

  • 17:30CURSOS USP: OCEANOGRAFIA - SISTEMA BETÔNICO (LEGENDADO)

    PGM 22 (LEGENDADO) USO DO BENTOS EM MONITORAMENTO AMBIENTAL - PARTE 02

    OS ORGANISMOS QUE VIVEM NO SUBSTRATO OCEÂNICO RESPONDEM DE MANEIRAS DIFERENTES ÀS TRANSFORMAÇÕES DO MEIO AMBIENTE. POR ISSO, MUITOS PODEM SER UTILIZADOS PARA O MONITORAMENTO AMBIENTAL. NESSA AULA VEMOS COMO E PORQUÊ ESSES ORGANISMOS RESPONDEM ÀS ALTERAÇÕES E QUAIS SÃO OS MELHORES PARA ALGUMAS SITUAÇÕES.

  • 18:30METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 396 - 15/12/2019

  • 19:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 01

    A PARTIR DE HOJE VOCÊ VAI VER O BRASIL PASSAR POR AQUI. A REDE CULTURA, COM DEZESSETE EMISSORAS ESPALHADAS POR TODO O PAÍS, TE LEVA NUMA VIAGEM ONDE O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR É GENTE. NOSSA PRIMEIRA VIAGEM NOS LEVA AO NORDESTE DO BRASIL. UM DOS ESTADOS ONDE A CULTURA DE AGORA NÃO CANSA DE BEBER NA FONTE DA PRÓPRIA HISTÓRIA. SEJA BEM-VINDO, O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR. VAMOS A CARUARU NA MAIOR FEIRA LIVRE DO MUNDO E TAMBÉM A CASA MUSEU DE MESTRE VITALINO. O FREVO PERMEIA TODA A HISTÓRIA CULTURAL DE PERNAMBUCO.O RITMO E A DANÇA SÃO TÃO IMPORTANTES QUE TÊM ESCOLA E MUSEU DEDICADOS AO FREVO. ANDRÉ VASCO CONVERSA COM A MAIS ANTIGA PASSISTA DE FREVO DO RECIFE.E CONHECE O NOVO GRANDE NOME DO RITMO QUE ACELERA AS PERNAS E O CORAÇÃO.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    CLAUDIA RAIA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 6

  • 21:00DIREÇÕES

    A LONGA VIAGEM - DIRETOR: ANDRÉ GAROLLI

    O diretor André Garolli dá continuidade na televisão ao seu projeto de teatro “Homens ao Mar” da Companhia Triptal, onde encenou três dos dramas escritos por O'Neill (1888-1953) durante a primeira fase de sua carreira. Nela, o dramaturgo aborda a condição de homens que ele conhecia bem, especialmente aqueles ligados ao mar. O desenvolvimento dramático de suas primeiras peças baseia-se no naturalismo cênico. A grande novidade desta obra não estava na forma, mas nos temas escolhidos e na sua abordagem, na rudeza de seus personagens, na devassa que ele fazia de seus pensamentos e sentimentos mais íntimos. Desde o inicio, O'Neill permeou suas obras de uma ironia trágica. Quase sempre, os homens alimentavam-se de sonhos que não conseguiam realizar diante da inexorabilidade de seus destinos, contingenciados por condições sócio-econômicas adversas. Se, por um lado, os personagens de O'Neill não podem viver sem ilusões, também é certo que sofrem com a impressão de que jamais alcançarão seus objetivos. As ilusões constituem a perdição e a redenção dos personagens, pois O'Neil afirma que sonhar é uma das condições para se viver. Devemos alimentar nossos sonhos, mesmo sabendo que será difícil concretizá-los. Para O'Neill, "o único sucesso está no fracasso" e qualquer homem que se surpreenda um dia pensando não haver mais o que perseguir, está acabado. Elenco: Ainda confirmado as participações de: Cacá Amaral, Luiz Serra, Ênio Gonçalves entre outros... (não tenho o nome completo dos outros atores).

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    O CINEMA CLASSICO NA OTICA DE ALFRED HITCHCOCK - O OLHAR FABRICADO

    Alfred Hitchcock é um dos cineastas mais comentados, biografados e reverenciados de todos os tempos. Ele já foi tratado como um mero empregado dos estúdios, repetindo a mesma fórmula para garantir bilheterias, mas também já foi alçado à condição de gênio, de grande autor, principalmente depois que os franceses da Nouvelle Vague (Truffaut à frente) promoveram uma releitura respeitosa (e quase sempre precisa) de seus principais filmes. Ismail Xavier analisa Alfred Hitchcock como um trabalhador do cinema e um artesão do olhar em Vertigo (Um Corpo que Cai, 1958), baseado no livro "D'Entre les Morts", da dupla Pierre Boileau e Thomas Narcejac. O livro foi escrito especialmente para Hitchcock, que inventou para o filme a célebre sequência de zooms e afastamento da câmera, que transmite ao espectadr o terrível medo de alturas sentido pelo personagem - um detetive (James Stewart) contratado por um amigo para vigiar sua esposa (Kim Novak), suicida em potencial. Em Vertigo, Hitchcock ( que aparece em cena aos exatos 11 minutos, caminhando em frente a um estaleiro) brinca com o olhar do público. Pela lentes do mestre descobrimos, num primeiro momento, saber tanto quanto o desnorteado Jimmy. Em seguida descobrimos saber mais que ele (o que nos faz ter pena de todo o sofrimento do protagonista) e no final do filme voltamos a saber tanto quanto Jimmy. Vertigo recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Som ( trilha sonora hipnótica de Bernard Herrmann e excelente abertura de Saul Bass) e Melhor Direção de Arte.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 16/12/2019

  • 23:45SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    ÁFRICA DO SUL - TRABALHADORAS NA LINHA

    Na África do Sul as mulheres trabalhadoras de fábricas de tecido foram prejudicadas pela invasão da China deixando muitas mulheres desempregadas, sem estudo a dificuldade de conseguir um emprego melhor é grande incluíndo a precária econômia do próprio país. O preconceito contra mulher culturalmente e desolador, uma mulher sozinha sustenta o marido e filhos e quando não obtém mais sua fonte de sustento é humilhada, desavalorizada por si mesmo perde sua auto-estima.

  • 23:55VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 16 - TUI-NÁ

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 25

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    INTELIGÊNCIA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano convocam o melhor aluno da classe pra ajudá-los a estudar, pois o consideram o cara mais inteligente da escola. Mas por que o Luiz Antônio é mais inteligente do que eles? Só por que ele consegue tirar notas mais altas nas provas? Intrigados com a situação, os amigos decidem investigar o que é essa tal inteligência!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 190

    JOÃO UBALDO RIBEIRO. O Entrelinhas entrevista um dos maiores escritores brasileiros: o baiano João Ubaldo Ribeiro, autor de Sargento Getúlio e Viva o Povo Brasileiro, dois clássicos de nossa literatura contemporânea. Com uma obra marcada pelas tradições orais de sua Itaparica natal, ele acaba de lançar o romance O Albatroz Azul, ambientado na cidade do litoral da Bahia. BÍBLIA E LITERATURA. Às vésperas do Natal, o Entrelinhas mostra como a Bíblia marcou a história da literatura universal, numa conversa com o escritor Moacyr Scliar, autor de três romances que partem de histórias bíblicas, e com o professor de filosofia da religião (e colunista da Folha de S. Paulo) Luiz Felipe Pondé. O programa comenta também o Guia Literário da Bíblia, livro de ensaios que ensina a ler o livro sagrado de judeus e cristãos como se fosse uma grande obra de ficção e poesia.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 02 - TINHA UMA IRMÃ NO MEIO DO CAMINHO

    No episódio de hoje, veremos as diferentes formas de intertextualidade em textos verbais e não verbais, como citação, paráfrase e paródia. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:15SE LIGA NA CIÊNCIA

    REPERESENTAÇÕES DA TERRA

    Os integrantes do Ciência em Show; Daniel, Gerson e Wilson demonstram como fazer uma experiência que comprova que a Terra é esférica.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    JOSÉ PACHECO E DENIS PLAPLER (26/03)

    O PROFESSOR PORTUGUÊS JOSÉ PACHECO, UM DOS IDEALIZADORES DA ESCOLA DA PONTE EM PORTUGAL, VOLTA AO EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA FALAR SOBRE O ANDAMENTO DAS COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NO BRASIL. RESIDENTE NO PAÍS HÁ OITO ANOS, O EDUCADOR PARTICIPA DE VÁRIOS PROJETOS EM PARCERIA COM SECRETARIAS MUNICIPAIS E ESTADUAIS. SEGUNDO ELE, HÁ PELO MENOS CEM ESCOLAS BRASILEIRAS QUE TRABALHAM SOB A INFLUÊNCIA DOS PRECEITOS DESENVOLVIDOS NA PONTE: ALUNOS ESCOLHEM O QUE E COM QUEM ESTUDAR, DEBRUÇAM-SE SOBRE PROJETOS, CONVIVEM INTEGRALMENTE COM ESTUDANTES DE IDADES DIFERENTES E A SALA DE AULA DEIXA DE EXISTIR COMO AMBIENTE DE ENSINO PADRONIZADO. DENIS PLAPLER, CRIADOR DO PORTAL DO EDUCADOR E UM DOS RESPONSÁVEIS PELA REDE NACIONAL DE EDUCAÇÃO DEMOCRÁTICA, FALA DAS DISCUSSÕES DO GRUPO SOBRE UM NOVO JEITO DE PENSAR A ESCOLA. ELE FAZ PARTE DA COORDENAÇÃO DO COLÉGIO VIVER, EM COTIA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    SUICÍDIO

    Suicídio: um ato complexo, presente em nosso meio que merece mais atenção. Com grande impacto social e econômico, o suicídio é considerado um sério problema de saúde pública. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 32 pessoas tiram a própria vida diariamente, colocando o país como oitavo colocado no mundo em taxas de suicídio. Neste educativo, vamos abordar o tema e como podemos ajudar uma pessoa que pensa em se suicidar.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    10 - PRIMEIRA INFÂNCIA SAUDÁVEL

    A primeira infância como prioridade para as políticas públicas e “momento ouro” para o desenvolvimento de habilidades para a vida e a saúde. No estúdio, Maria Isabel Abelson, consultora de Primeira Infância e Proteção no Unicef, Maria Lúcia Lara, especialista em Educação Infantil, e Marisa Maia, psicanalista e professora da Maternidade Escola da UFRJ, falam sobre a importância do brincar e da escuta empática das crianças.

  • 10:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 32 - MUSEU DE ARTE SACRA E CORDEL

    No Museu de Arte Sacra de São Paulo a tradição e as nossas origens se encontram. A construção localiza em um período colonial no centro da cidade traz ainda uma das coleções de presépio mais famosas do país. E como o assunto é tradição, neste episódio Felipe e Tuti visitam também o IEB, Instituto de Estudos Brasileiros. Lá fazem uma viagem fascinante pelo mundo do cordel, uma das manifestações artísticas mais genuínas do povo nordestino.

  • 11:00MICRO MACRO

    MICRO MACRO 04

    NESTE PROGRAMA, VEREMOS OS PROJETOS FAVEIRAS(GOIAS),AGUAS DO INFERNO ( PERU) E POVOS TRADICIONAIS (GUATEMALA).

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 12

    PERGUNTAS BLOCO 1 Fernando Bonassi p/ Cíntia: Você acredita nessa coisa de "literatura feminina"? Existe "literatura feminina" diferente de "literatura masculina"? Você não acha que essa conversa de "literatura feminina" só serve pra manter a mulher escritora em casa, lavando louça, meio que impedida de atuar nas grandes discussões do país e da própria literatura? • Ferréz: o rótulo “escritor da periferia”, assim como o da “literatura feminina”, também é uma forma de enquadrar o escritor, amenizando o impacto de sua literatura? • Cíntia: literatura tem algum impacto sobre realidade? Ou isso só acontece quando vira filme ou série de TV? PERGUNTAS BLOCO 2 Antonio Dutra para Ferréz • Cíntia: a condição judaica é também uma forma de marginalidade? • Ferréz: pq os artistas da periferia mantêm postura e visual agressivo para protestar contra a violência? Adotando essa postura, não se reforça o preconceito? • Cíntia: no livro Por que sou gorda mamãe? vc lida com um outro tipo de preconceito – o preconceito contra a obesidade. As antigas patrulhas ideológicas deram lugar a uma patrulha sanitária e estética? PERGUNTAS BLOCO 3 Nadia Gotlib para Cíntia (Clarice Lispector) • Ferréz: já ouvi você dizer que um dos escritores mais importantes na sua carreira foi Flaubert. Como esse tipo de referência transparece na sua obra? • Para os dois: Quero fazer uma pergunta que explora a diferença entre vocês dois. Cíntia, vc trata de temas tabu (como o Holocausto) com humor, que é um traço se sua obra. No Ferréz, ao contrário, o humor está ausente. Falta ironia na literatura dita marginal, ou humor é um luxo dos escritores de classe média? • Ferréz: Quando compõe, vc acredita estar fazendo literatura? PERGUNTAS BLOCO 4 Fernando Bonassi p/ Ferréz Ferréz, meu caro: qual é o futuro da periferia, ou dessa idéia de periferia que a gente faz hoje? Você acha que o destino dos miseráveis é se aburguesar? Dá pra ter prosperidade e atitude? • Ferréz: vc se “aburguesou” com o sucesso? • Cíntia: existe contradição entre viver da escrita – dando oficinas, participando de júris, comissões etc – e fazer uma literatura independente, crítica? Antonio Dutra para Cíntia – emendar na pergunta: Vc fez parte de um antologia chamada “Geração 90”; os escritores não estão querendo virar “medalhões” muito rapidamente? • Ferréz: que diferença há entre escritores que tratam da violência tendo vivido isso no cotidiano e a abordagem de escritores de classe média?

  • 12:30MANOS E MINAS III

    REALIDADE CRUEL

    No palco do Manos e Minas, Realidade Cruel. Criado em 1992, em Hortolândia, interior de São Paulo, Realidade Cruel é um dos grupos de Rap mais importantes do Brasil. Chegam no palco do Manos para apresentar músicas do último trabalho ' A voz que não se cala", lançado no fnal de 2018. No slam, a poesia do Lucas Rafael, diretamente do Rio Grande do Norte. - fomos trocar uma ideia com as mulheres da Capulanas Cia de Arte Negra. Atrizes da periferia de São Paulo que desde 2007 dialogam com o público sobre as descobertas, anseios e percepções da mulher negra. - Erick Jay foi trocar uma ideia com Celso Marcílio, deficiente visual e proprietário da loja de vinil 'Cel-som discos'. Cego desde 1997, o economista comanda a loja de discos no centro de São Paulo.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 07/02/2018 - DIETA ENGORDA

    [TAKE :ENTRA CAMERA 2OUTCUE:dolly] {***CAMERA 2***} [TAKE :ENTRA CAMERA 3] {***CAMERA 3***} PARA FALAR SOBRE A BUSCA PELA MELHOR DIETA E TREINAMENTO FÍSICO, RECEBEMOS A NUTRICIONISTA SOPHIE DERAM, PESQUISADORA DO AMBULATÓRIO DO PROGRAMA DE TRANSTORNOS ALIMENTARES DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SÃO PAULO./ E NUNO COBRA JÚNIOR, ESPECIALISTA EM TREINAMENTO INTEGRAL./ VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR DESSA CONVERSA./ MANDE SUAS PERGUNTAS E COMENTÁRIOS PELO FACEBOOK E PELO TWITTER USANDO A HASHTAG PANORAMATVCULTURA./ [CG :PAN-CREDITO-2L\SOPHIE DERAM\nutricionista ] [CG :PAN-CREDITO-2L\NUNO COBRA JÚNIOR\especialista em treinamento integral] [CG :PAN-CREDITO-1L\twitter.com/jornal_cultura]

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 14

    SINOPSE PROGRAMA 14 VT BEATRIZ SEGALL - 85 anos de vida em Julho A PEDIDO - Peter e sua caixa de brinquedos VT RAUL CORTEZ - 5 anos de morte VT AMY RETRÔ - Amy Winehouse VT ENCERRAMENTO MORRISON - Há 40 anos Jim Morrison morreu em Paris

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    BELO

    PODEMOS FALAR EM ESTETICA MATEMATICA ? CERTAMENTE QUE SIM.E TALVEZ O HORROR QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES SENTEM PELA DIS CIPLINA ESCOLAR DAS CONTAS E DOS NUMEROS SE DEVA AO FATO DE QUE NINGUEM ATENTOU QUE POR TRAS DE UMA EQUACAO,POR MAIS SIM PLES QUE ELA SEJA, EXISTE UMA INTENSA BELEZA QUE PODE (E DE- VE) SER APRECIADA COMO SE APRECIA UM QUADRO. O PROGRAMA TAMBEM VIAJARA NO TEMPO E BUSCARA ESCLARECER UM POUCO DA EVOLUCAO DO CONCEITO DE BELO NAS ARTES ATRAVES DOS TEMPOS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ALERGIAS RESPIRATÓRIAS

    Bebês e crianças com alergias respiratórias. A prevenção é importante para que aquilo que começa como alergia não se torne uma infecção grave. Alérgicos, em geral, ficam mais resfriados e os quadros com comprometimento respiratório merecem atenção. O quarto das crianças alérgicas deve ser especial e os pais precisam de alguns cuidados.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 03 SAEB - 05/09/2018

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO ESTÁ COMEÇANDO. UM COMPROMISSO DA REDE DE EMISSORAS PÚBLICAS COM O ENSINO BRASILEIRO, CONSIDERADO PRIMORDIAL PARA FAZER O PAÍS AVANÇAR EM TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE.ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUCÕES NA ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO./

  • 15:30OS DESVALIDOS

    ESTRANHOS NA PRÓPRIA TERRA

    A VIDA DOS FILIPINOS QUE VIVEM NAS MONTANHAS ERA AINDA PIOR QUE A DOS MOCAMBICANOS EM MALAVI NA EPOCA DA PRODUCAO DESTE PROGRAMA.VITIMA DA GUERRILHA ENTRE O GOVERNO E OS REBELDES DO NOVO EXERCITO DO POVO,A POPULACAO CIVIL ACABOU REFUGIADA EM SEU PROPRIO PAIS,ATACADA DE UM LADO PELOS REBELDES E DE OUTRO PELO EXERCITO FILIPINO,FORMADO EM PARTE POR RELIGIOSOS FANATICOS.OS ASSASSINATOS ERAM FREQUENTES E NAO HAVIA A QUEM RECORRER.COMO NAO ATRAVESSARAM A FRONTEIRA,AS ENTIDADES IN - TERNACIONAIS DE AJUDA ESTAVAM IMPEDIDAS POR LEIS TAMBEM IN - TERNACIONAIS DE INTERVIR E DEPENDIAM DO CONSENTIMENTO E APO- IO DO GOVERNO LOCAL PARA INSTALAREM CAMPOS DE REFUGIADOS,O QUE NAO ERA POSSIVEL NA EPOCA. A SITUACAO DOS FILIPINOS E USADA NO PROGHRAMA COMO EXEMPLO DE REFUGIADOS INTERNOS.APESAR DAS LEIS INTERNACIONAIS,O ALTO COMISSARIADO DA ONU PARA OS REFUGIADOS ASSISTIU A 5,4 MI - LHOES DE REFUGIADOS INTERNOS EM 1995,DE UM TOTAL ESTIMADO DE 26 MILHOES DE PESSOAS.NESSE ANO O ESFORCO DE PROTECAO MUNDI- AL CONCENTROU-SE NAS POPULACOES DA BOSNIA,ATINGINDO 2,7 MI - LHOES DE PESSOAS.EM 1991 A ONU NAO TINHA ACESSO A POPULACAO DAS FILIPINAS,QUE ERA ATENDIDA POR IGREJAS MISSIONARIAS INS- TALADAS NAS REGIOES DE CONFLITOS.AS ACOES,NO ENTANTO,ERAM LI MITADAS E EXTREMAMENTE ARRISCADAS,JA QUE OS INTEGRANTES DO EXERCITO LUTAVAM CONTRA O "PERIGO COMUNISTA" E MUITAS DAS ATIVIDADES DE AJUDA ERAM ENCARADAS COMO TRAICAO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    PRETTY WOMAN (ROY ORBISON) TERÇA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 19 - EXPOSIÇÃO QUADRINHOS - MIS

    No MIS, Museu da Imagem e do Som, visitaremos mais uma das muitas exposições que já se tornaram marca registrada do lugar. Depois de mostras como a do Castelo Ra Tim Bum, David Bowie, Tim Burton e tantas outras, chegou a vez dos Quadrinhos. Territórios Culturais de hoje é uma viagem pelo mundo das HQs conduzida por Tuti e Felipe que vão conferir bem de perto, esse universo que faz a cabeça de tanta gente.

  • 17:00APLICATIVOS PARA A VIDA

    SAFARI DO SILÍCIO (QUÊNIA)

    No computador dos Cybercafes em Nairobi, você pode estar em qualquer cidade do mundo. Realidade bem diferente das imagens tradicionais do Quênia - e de fazendeiros como William. Poderá Muniu construir um 'Aplicativo para Vida' para ajudar William a ser o fazendeiro que ele quer? E o que os homens do campo poderão fazer para ajudarem uns aos outros?

  • 17:30CURSOS USP: OCEANOGRAFIA - SISTEMA BETÔNICO (LEGENDADO)

    PGM 24 (LEGENDADO) O BENTOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL - PARTE 01

    QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE BENTÔNICO DA PLATAFORMA CONTINENTAL, COMO AS COMUNIDADES DE MACROFAUNA SE RELACIONAM COM ESSE AMBIENTE E COMO ESSES ORGANISMOS SE RELACIONAM ENTRE SI, SÃO ALGUNS DOS ASSUNTOS ABORDADOS PELA PROFESSORA ANA MARIA VANIN NESTE PROGRAMA.

  • 18:30A TERRA CONSUMIDA

    O OUTRO LADO DO PARAÍSO

    A PRIMEIRA PARTE DO DOCUMENTARIO,RELATA A EXPERIENCIA DE REDUÇÃO DAS TAXAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL DA INDONÉSIA E DO MÉXICO, PAÍSES DE CARACTERISTICAS TOTALMENTE OPOSTAS,MAS QUE INVESTIRAM NA INFORMACAO E APRESENTAM RESULTADOS SATISFATORIOS.A INDONESIA APOSTOU NA APROXIMACAO COM A COMUNIDADE ,LEVANDO INFORMACAO E SERVICOS A SUAS 67 MIL COMUNIDADES. O MEXICO INVESTIU NA RECONHECIDA FORCA DA MIDIA,DESENVOLVENDO CAMPANHAS EDUCATIVAS PRINCIPALMENTE PARA OS JOVENS E ADOLESCENTES.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    JÚLIA LEMMERTZ

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 7

  • 21:00DIREÇÕES

    RÉQUIEM - MAUCIR CAMPANHOLI

    Réquiem Dirigido por Maucir Campanholi Réquiem conta duas histórias paralelas. Na primeira, vemos o cotidiano de um escritor contemporâneo, um membro da geração que foi jovem nos anos 60 e 70. Enfrentando uma doença muito grave, ele decide adaptar “A Morte de Ivan Ilitch”, um pequeno romance (ou novela) de Liev Tolstoi, que admira muito. No processo de adaptação, ele é auxiliado por uma jovem assistente, que aos poucos é transformada por esse contato. A narrativa é entrecortada pelas cenas entre os dois e a adaptação que eles fazem da história de Tolstoi, a segunda história paralela, a de Ivan Ilitch. Escrito por Tolstoi em 1887, é um dos grandes textos da literatura russa. O elenco é formado por Marat Descartes, Hélio Cícero, Arieta Corrêa, Virgínia Buckowski, Douglas Simon, Carlos Palma, Oswaldo Mendes, Inês Aranha, André Correa, Eric Nowinski.

  • 22:00BALANÇO DO SÉCULO XX, PARADIGMAS DO SÉCULO XXI

    ORIGEM E EVOLUÇÃO DO UNIVERSO

    Neste programa, o professor e astrofísico João Evangelista Steiner procura mostrar como entendemos a origem e a evolução do universo no contexto dos paradigmas do século 20, e o que nos espera neste século 21. Para tanto analisa as principais teorias e descobertas da astronomia e astrofísica.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 17/12/2019

  • 00:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    ITÁLIA - A GUERRA DE PINA

    Neste episódio Pina uma mulher como poucas, assistente social não tem salário fixo, luta para as famílias terem um teto para morar. Devido ao altíssimo custo dos imóveis, a crise econômica e do crescente número de gente vivendo abaixo da linha de pobreza, muitos inquilinos estão sendo rejeitados. Pina resolveu tomar frente a esta briga estuda caso a caso das famílias despejadas invade prédios abandonados e os transforma em moradia digna com a ajuda das famílias envolvidas.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 17 - ROLFING

    O PROGRAMA FALA SOBRE ROLFING MÉTODO CRIADO PELA CIENTISTA NORTE-AMERICANA IDA ROLF, PHD EM BIOQUÍMICA PELA UNIVERSIDADE DE COLUMBIA. IDA ROLF NÃO OBTINHA OS RESULTADOS QUE DESEJAVA COM A MEDICINA TRADICIONAL PARA SOLUCIONAR UM PROBLEMA FÍSICO PROVOCADO POR UM ACIDENTE NA ADOLESCÊNCIA ELA COMEÇOU A INVESTIGAR TRABALHOS CORPORAIS COM BASES ESTRUTURAIS OU FUNCIONAIS, COMO A IOGA, A OSTEOPATIA E A QUIROPRAXIA. COM BASE NAS PRÓPRIAS EXPERIÊNCIAS, ACABOU ENCONTRANDO OS FUNDAMENTOS DO MÉTODO QUE ELA, MAIS TARDE, CHAMARIA DE INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL, DIFUNDIDO NOS ESTADOS UNIDOS A PARTIR DOS ANOS 60.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 26

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    BAGUNÇA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Um boato se espalha pela escola de que na última Reunião de Conselho os professores decidiram tomar medidas drásticas para acabar com a bagunça em sala de aula. E uma dessas medidas atingirá diretamente a dupla Cadu e Mano: eles serão colocados em turmas diferentes. Indignados, os amigos farão de tudo para que isso não aconteça!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 191

    KINDLE. O último Entrelinhas de 2009 fala sobre os e-readers – ou leitores digitais (como o Kindle) – que prometem revolucionar nossos hábitos de leitura e que já chegaram ao Brasil. A gente conversou com escritores e usuários dessa nova tecnologia, uma pequena tela que se pode carregar debaixo do braço (como um livro de papel) e que comporta centenas de livros eletrônicos. UTOPIAS LITERÁRIAS. Às vésperas do Ano Novo, o programa comenta os clássicos da literatura tentaram adivinhar o que o futuro da humanidade reservava de luminoso e sombrio – livros como Utopia, de Thomas More, Admirável Mundo Novo, de Aldous Huxley, 1984, de George Orwell, e Fahrenheit 451, de Ray Bradbury. BRUNA BEBER. O Entrelinhas mostra ainda uma entrevista com a poeta carioca, que tem dois livros publicados e já é presença constante em antologias, sites e blogs. Bruna Beber vem despontando como uma das revelações da poesia brasileira e conta que cresceu entre os poetas da literatura e os poetas da MPB.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 03 - O PULSO AINDA PULSA

    No episódio de hoje, veremos os diferentes gêneros textuais e a interpretação de texto. Os componentes de um texto e as etapas do processo de leitura de bulas, cardápios, folhetos de propaganda, matérias de jornais e poemas. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:15SE LIGA NA CIÊNCIA

    QUEM PROCURA ACHA!

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    FERNANDA MARIA MACAHIBA MASSAGARDI (02/04/2014)

    DE QUE MANEIRA O PROFESSOR PODE UTILIZAR A LITERATURA INFANTIL COMO ALIADA NO ENSINO DE VÁRIOS CONTEÚDOS NA SALA DE AULA? E COMO, ALÉM DE ENSINAR O CURRÍCULO PROPOSTO, ELE TAMBÉM PODE AUXILIAR AS CRIANÇAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO, PROPORCIONANDO A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO CRÍTICO? TUDO ISSO COM HISTÓRIAS INFANTIS! PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO, CONVERSAMOS COM A PESQUISADORA DA UNICAMP FERNANDA MARIA MACAHIBA MASSAGARDI, QUE É DOUTORA EM EDUCAÇÃO, E COM O PROFESSOR JOÃO FRANCISCO DUARTE JÚNIOR, DO INSTITUO DE ARTES DA UNICAMP.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    FIBROSE CÍSTICA 2018

    A Fibrose Cística, também conhecida como “mucoviscidose” é uma doença genética, não contagiosa. Na Fibrose Cística todas as secreções do organismo são alteradas. Por uma mutação genética, há um defeito, ou seja, um mau funcionamento das glândulas de secreção e as sudoríparas. Nos últimos anos, os avanços na Medicina e a precocidade do diagnóstico tem ajudado a aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos portadores desta doença. Neste educativo, conheça mais sobre a Fibrose Cística e os avanços em seu tratamento.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    11 - CRIANÇA E NATUREZA

    A importância do contato com os demais elementos da natureza para o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social da criança. Daniel Becker, pediatra e professor da UFRJ, Bernard Carvalho, arte educador no Instituto Tear, e Aline Lima, professora e mãe de escoteiro, conversam sobre os riscos do afastamento da natureza e seu impacto negativo na saúde.

  • 10:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 33 - PONTOS DE CULTURA

    Acesso democratizado à arte e cultura. Esse é um dos objetivos dos Pontos de Cultura que desde o início do século XXI espalham-se por todo o Brasil. E São Paulo não podia ficar de fora dessa onda. O nosso programa de hoje mostra o trabalho de diferentes Pontos de Cultura do estado de São Paulo numa viagem que vai dos jovens violeiros de Joanópolis às rendeiras de Carapicuíba e ao rap e o slam poetry das quebradas de Santo André. Tuti e Felipe conferem tudo isso bem de perto.

  • 11:00MICRO MACRO

    MICRO MACRO 05

    ESTE PROGRAMA MOSTRA OS PROJETOS: COOPAMARE (SP) SILVIO RUIZ (COLOMBIA) LIXO (REPUBLICA DOMINICANA)

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 13

    Convidados: Márcia Tiburi e Ignácio de Loyola Brandão Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Como disse na apresentação, vocês dois escrevem uma prosa difícil, exigente – mas ambos mantêm trabalho de aproximação do grande público (Marcia na TV e em livros de filosofia p/ não-especialistas; Loyola como cronista). A literatura está fadada a viver num gueto? Nelson de Oliveira p/ Loyola [por que a literatura é tão desprezada pelos editores e pelos leitores europeus e norte-americanos?] • Ser best seller é uma degradação da literatura? [Paulo Coelho] O valor da literatura consiste em não ter um valor de troca? • Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer? PERGUNTAS BLOCO 2 Nelson p/ Márcia: [a principal função da literatura contemporânea é questionar o leitor?] • Fazer a mesma pergunta para Loyola. • Loyola: Vc escreveu um livro – O Anônimo célebre – que ironiza a sociedade do espetáculo. Ao mesmo tempo vc trabalha na Vogue, uma revista de moda. Como vc transita nesses dois mundos (literatura e moda)? • Marcia: trabalhar na TV (Saia Justa) significa participar da sociedade do espetáculo? [lembrar do livro de Marcia sobre Adorno, maior crítico da indústria cultural] • Loyola: em tempos de politicamente correto, há tabus para o escritor? PERGUNTAS BLOCO 3 Veronica Stigger p/ Márcia: [de que forma filosofia, literatura e artes plásticas interagem na sua produção?] • Loyola: vc trabalha com vários gêneros (romance, conto, carta, teatro, crônica). Vc visa públicos diferentes em cada um desses gêneros? • Marcia: Existe transgressão hoje? Transgressão ainda é um valor literário? • Loyola: Seu livro Zero foi censurado pelo regime militar. Existe hoje outro tipo de censura? Censura da crítica, da academia? • Marcia: existe uma ética na literatura? Ela é diferente da ética do filósofo? PERGUNTAS BLOCO 4 Veronica p/ Loyola [qual é o livro que você jamais vai ler?] • Repetir pergunta para Marcia Tiburi. [Lembrar dos panfletos anti-semitas de Céline] • Loyola: vc é conhecido por ser um dos escritores mais identificados com a cidade de São Paulo, mas hoje fala-se mais de literatura da periferia do que literatura urbana. A vivência urbana se deslocou? Ou essa literatura faz parte de um processo de industrialização da miséria? • Marcia: como a tecnologia, a técnica, modifica a subjetividade? Existem personagens características da vida pós-moderna? • Loyola: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal?

  • 12:30MOSAICOS

    A ARTE DE ITAMAR ASSUMPÇÃO

    MOSAICOS – A ARTE DE ITAMAR ASSUMPÇÃO Documentário musical revê a trajetória do cantor e compositor a parir de diversas imagens do acervo da TV Cultura, tais como Ensaio (1999), Fábrica do Som(1984), Panorama (1985), entre outros. Além disso, o programa oferece apresentações exclusivas de artistas nos estúdios da emissora (Z'África Brasil, Dona Zica e Curumim), além de depoimentos e interpretações (também exclusivas) de Vânia Bastos, Virgínia Rosa, Suzana Salles e Paulo Lepetit.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 16/02/2018 - PERDAO DIFICL

    HOJE, A GENTE RECEBE HELOÍSA CAPELAS, ESPECIALISTA EM DESENVOLVIMENTO HUMANO E AUTORA DO LIVRO "PERDÃO, A REVOLUÇÃO QUE FALTA", E A PSICÓLOGA PAMELA MAGALHÃES./ VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR DESSA CONVERSA./ MANDE SUAS PERGUNTAS E COMENTÁRIOS PELO TWITTER USANDO A HASHTAG PANORAMATVCULTURA./ TAMBÉM ESTAMOS AO VIVO PELO YOUTUBE.COM/JORNALISMOTVCULTURA. / /

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 15

    PROGRAMA 15 VT CONCERTO DE BANGLADESH A PEDIDO - VARIG VT BAURU - aniversário da cidade e história do lanche VT JORGE AMADO - em Agosto deste ano Jorge Amado faria 99 anos VT MUSA SÔNIA BRAGA VT ENCERRAMENTO DORIVAL CAYMMI - MPB Especial 1972

  • 14:30ARTE & MATEMATICA

    DO ZERO AO INFINITO

    ESTE PROGRAMA E UMA INTRODUCAO A SERIE,COMO UMA ESPECIE DE GUIA.APONTA A POSSIBILIDADE DE LANCAR NOVOS OLHARES SOBRE VELHAS COISAS (TANTO NA ARTE COMO NA MATEMATICA) E FALA DE MANEIRA ABRANGENTE SOBRE OS TEMAS MATEMATICOS QUE SERAO ENFO CADOS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ENSINO FUNDAMENTAL 1

    Quando as crianças estão na educação infantil, pais e mães muitas vezes tem dúvidas sobre a idade certa para entrar no ensino fundamental 1, antigamente chamado de primário. Ele vai do primeiro ao quinto ano. A psicopedagoga explica as diferenças no ritmo de cada criança com diferença de idade de um ano. Explica como se dá a alfabetização nesta fase e como se dão as relações. Explicamos o que mudou na educação nos últimos anos.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 04 AULA CRIATIVA - 06/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS AULAS CRIATIVAS./ QUAIS OS RECURSOS E TÉCNICAS QUE PROFESSORES E EDUCADORES ESTÃO USANDO PARA CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS QUE JÁ CRESCERAM USANDO A INTERNET?/ NOSSO CONVIDADO É O PROFESSOR SENIOR DA USP, LUIZ CARLOS DE MENEZES./

  • 15:30OS DESVALIDOS

    FUGAS SEM VOLTA

    OS AFEGAOS FORAM PERSONAGENS,NOS ANOS 80,DO MAIOR EXODO DE REFUGIADOS JA REGISTRADO NA HISTORIA MODERNA.DOIS MILHOES E MEIO DE AFEGAOS FUGIRAM PARA O IRA DURANTE A OCUPACAO DE SEU PAIS PELOS SOVIETICOS.OUTROS 3,5 MILHOES FORAM ACOLHIDOS PE- LO PAQUISTAO,QUE OS ABRIGOU EM CAMPOS ATENDIDOS PELA ONU. ATUALMENTE,UM EM CADA QUATRO REFUGIADOS DO MUNDO E AFEGAO.A MOBILIZACAO DE RECURSOS NA EPOCA CONTOU COM A AJUDA DA GRAN- DE EXPOSICAO DO EXODO NA MIDIA,QUE MOBILIZOU A OPINIAO PUBLI CA INTERNACIONAL.HOJE,10 ANOS DEPOIS,ESSES REFUGIADOS CONTI- NUAM NOS CAMPOS,MAS A ONU NAO CONSEGUE MAIS JUSTIFICAR SUA EXISTENCIA E,POR CONSEQUENCIA,OS RECURSOS DIMINUIRAM SENSI - VELMENTE. A REPATRIACAO DOS AFEGAOS ESBARRA NAS CONDICOES DE SEGURANCA DO PAIS,QUE EM 1991 TINHA OS CAMPOS DENSAMENTE MINADOS E AIN DA REGISTRAVA FOCOS DE GUERRILHA.NAO EXISTIAM PROGRAMAS EFI- CIENTES PARA A DESATIVACAO DE BOMBAS QUE NAO EXPLODIRAM OU DE MINAS E A ONU ESTAVA DIVIDIDA ENTRE CUMPRIR O PLANO DE RE PATRIACAO TRACADO E APROVADO PELOS PAISES QUE A FINANCIAM E CUMPRIR AS NORMAS INTERNACIONAIS,QUE SO PERMITEM A REPATRIA- CAO QUANDO HA CERTEZA DE QUE HAVERA SEGURANCA E TRANQUILIDA- DE NO PAIS DE ORIGEM.MUITOS DOS QUE VOLTARAM SOFRERAM ACIDEN TES COM AS MINAS,OU FORAM VITIMAS DE ATAQUES DA GUERRILHA E ESTAVAM NOVAMENTE NO CAMPO PAQUISTAO.NESSA VOLTA A CONDICAO DE REFUGIADO,O AFEGAO PERDE OS DIREITOS QUE TINHA ANTERIOR- MENTE E VIVE EM CONDICOES MAIS DO QUE PRECARIAS.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA III

    PRETTY WOMAN (ROY ORBISON) QUARTA

    A TERCEIRA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA FOI AO AR NAS VERSÕES DIÁRIAS E DE SÁBADO. TEVE INÍCIO NA TV CULTURA DIA 10/10/11 (SEGUNDA) E NA UNIVESP TV NO DIA 26/09/11 (SEGUNDA) NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA DAS 19H30MIN ÀS 19H45MIN E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA FOI FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 20 - COMPANHIA DE DANÇAS DE DIADEMA E ALUNA DE HARPA DA EMESP

    Territórios Culturais de hoje viaja até Diadema, cidade próxima a São Paulo, onde acontece uma das maiores revoluções na dança brasileira. Aqui, Ana Botosso e sua companhia têm colocado a cidade para dançar e conquistado prêmios mundo afora. Na segunda parte do programa conheceremos um pouco da harpa e de uma instrumentista que tem provado que com força de vontade e dedicação a gente vai longe.

  • 17:00APLICATIVOS PARA A VIDA

    HORTA COMUNITÁRIA (BRASIL)

    Pedro vive no Brasil - e ele nunca andou pelas favelas. Enquanto investiga como um aplicativo pode ajudar as famosas favelas do Rio de Janeiro, nosso designer de software descobre um mundo secreto de fazendas urbanas e jardins... exatamente o que ele precisa para o seu 'Aplicativo para a Vida'.

  • 17:30CURSOS USP: OCEANOGRAFIA - SISTEMA BETÔNICO (LEGENDADO)

    PGM 26 (LEGENDADO) O BENTOS DA PLATAFORMA CONTINENTAL - PARTE 03

    QUAIS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE BENTÔNICO DA PLATAFORMA CONTINENTAL, COMO AS COMUNIDADES DE MACROFAUNA SE RELACIONAM COM ESSE AMBIENTE E COMO ESSES ORGANISMOS SE RELACIONAM ENTRE SI, SÃO ALGUNS DOS ASSUNTOS ABORDADOS PELA PROFESSORA ANA MARIA VANIN NESTE PROGRAMA.

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2019

    NENHUMA DIFICULDADE VAI ME IMPEDIR (FIAM FAAM) + EUGÊNIA (FIAM FAAM)

    Neste programa, Aline Jones e Eduardo Guimarães apresentam os vídeos "Nenhuma Dificuldade Vai me Impedir", produzido por alunos do curso de Jornalismo da FIAM-FAAM e "Eugênia", produzido por alunos do curso de produção audiovisual da FIAM-FAAM. Sobre "Nenhuma Dificuldade Vai me Impedir" O filme documentário mostra a história de Renato. Formado em Arquitetura e Urbanismo, perdeu a visão aos 41 anos de idade devido a um Glaucoma Hereditário. Diante das dificuldades diárias como a falta de acessibilidade, principalmente na região Leste da capital paulista onde reside, você vai acompanhar essa emocionante história de vida e superação, mostrando que a deficiência visual não torna nenhum ser humano incapaz, pelo contrário, mostra novas possibilidades trazendo um novo ponto de vista que normalmente não é pautado mostrando o deficiente visual como uma pessoa independente. Ano de produção: 2019 Sobre "Eugênia": Eugênia é uma jovem negra que aparentemente leva uma vida normal, contudo, em seu interior habita uma intensa rejeição à sua cor de pele e cabelos crespos. Diariamente segue o que considera sua rotina de beleza, que na verdade é apenas uma forma de distanciar e esconder suas características negras. Apesar disso, Eugênia depara-se com uma situação que provocará fortes conflitos, colocando em jogo as suas convicções. Ano de produção: 2019

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    BIBI FERREIRA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 8

  • 21:00DIREÇÕES

    YERMA - DIREÇÃO: ANTONIO ABUJAMRA

    Drama de Garcia Lorca sobre o sofrimento de Yerma. Durante cinco anos Yerma procura que o seu marido lhe dê um filho. Para isso vai esperar, lutar, desesperar-se, recriminar, enchendo-se pouco a pouco de ódio e de silêncio. A revolta contra a causa – direta ou indireta – do seu fracasso existencial leva-a a destruir aquela que é a única possibilidade de realização do seu sonho. Yerma, a estéril ou infecunda, não abdica da sua honra e assume-se como instrumento trágico do seu próprio destino, enquanto à sua volta se canta e dança um rito de fertilidade.

  • 22:00#PROVOCAÇÕES

    #PROVOCAÇÕES - 29 - BABY DO BRASIL

    O programa #Provocações, comandado por Marcelo Tas, recebe Bernadete Dinorah, mais conhecida como Baby do Brasil. A cantora, compositora e multi-instrumentista é provocada sobre diversos assuntos, como drogas, religião, discos voadores, carreira, família e muito mais.

  • 22:30TRAJETÓRIAS

    WANDERLEY CARDOSO

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 18/12/2019

  • 00:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    REPÚBLICA TCHECA - MULHERES NO PODER

    A HISTÓRIA DE IVANA PODE SER CONFUNDIDA COM A DE MUITAS MULHERES. DEPOIS DE QUINZE ANOS TRABALHANDO COM ÊXITO EM UMA BIBLIOTECA REGIONAL ELA FOI REBAIXADA DE CARGO POR VELHICE. ENTÃO IVANA SE DEMITIU E FICOU DEPRESSIVA. MUITAS PESSOAS À EVITAVAM POR NÃO TER MAIS O EMPREGO, MAS OUTRAS MULHERES DAVAM APOIO A ENCORAJANDO PARA TENTAR À SORTE NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS. ELAS RESOLVERAM FUNDAR A "ASSOCIAÇÃO DE MULHERES DE BROD", DIZENDO NÃO AO PRECONCEITO E LUTANDO POR UMA IGUALDADE DE DIREITOS. HOJE O PARTIDO TÊM ATÉ UMA PREFEITA ELEITA.

  • 00:15VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

Contato Voltar

Confirme que você não é um robô!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado