Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

CULTURA LIVRE

Quem está despontando na cena musical brasileira e o mais recente trabalho de artistas consagrados estão no programa comandado por Roberta Martinelli.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 18 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 18 você verá que, por usarmos o sistema decimal, as multiplicações e divisões por 10, 100 e 1.000 podem ser feitas de cabeça. Para isso, basta mover os algarismos pelas ordens de acordo com a conta. Além disso, verá que essas multiplicações e divisões são muito úteis para converter uma unidade de medida em outra.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 29 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 29 você saberá a importância dos gráficos no nosso dia-a-dia, usados para fazer estimativas e projeções futuras, para organizar informações e para facilitar a visualização dos dados. Além disso, verá que uma amostra aleatória deve incluir os mais diferentes tipos de pessoas e camadas sociais.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 3

    Você aprenderá como interpretar o diagrama tensão/deformação e ainda conhecerá as diversas propriedades determinadas no ensaio de tração.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 21 - OFICINA OSWALD DE ANDRADE E CASA MÁRIO DE ANDRADE

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS IV - 77

    Histórias super divertidas estão guardadas dentro desse baú! Quando a caixa é aberta, tudo pode acontecer: uma hora nossos personagens são um príncipe e uma princesa. Na outra, eles se transformam até em passarinho. Neste programa você confere os seguintes episódios: “O segredo da dona velha” e “Cavalo mágico”.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 194 - REEDIÇÃO 3 - FEV/2010

    PROJETO ILHA DE VERA CRUZ (MATÉRIA INÉDITA). Em meio à reapresentação dos melhores momentos do Entrelinhas em 2009, o programa exibe matéria inédita sobre o projeto Ilha de Vera Cruz – proposta de educação comunitária e oficina literária voltada para jovens e adultos. Criado pelo colégio Vera Cruz, o projeto teve participação da escritora Beatriz Bracher (entrevistada pelo Entrelinhas). Um dos contos produzidos pelos alunos, de autoria de Vagner Ferrer, acabou servindo de base para Os Inquilinos (Os Incomodados que se Mudem), novo filme do cineasta Sergio Bianchi (que assina o roteiro com Beatriz Bracher). Além de conversar com participantes do projeto, o programa mostra trechos do filme, que acaba de entrar em cartaz. ANNE ENRIGHT. Dentre os destaques de 2009 está a entrevista com a escritora irlandesa Anne Enright, que ganhou o Man Booker Prize (mais importante prêmio de literatura da Grã-Bretanha) com o romance O Encontro. Ela contou como descobriu a obra de Clarice Lispector enquanto se preparava para a Festa Literária de Paraty (Flip), onde conversou com o Entrelinhas. ZAZIE NO METRÔ. Outra atração do programa foi a matéria sobre um dos lançamentos mais relevantes do ano passado: Zazie no Metrô, do escritor francês Raymond Queneau, que participou do surrealismo e das vanguardas europeias do pós-guerra. Um de seus principais livros, Zazie no Metrô foi adaptado para o cinema pelo diretor Louis Malle e acaba de ser lançado no Brasil.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 49 - TEMÁTICO 03

    Sexo em primeiro lugar, sexo em segundo lugar e sexo em terceiro lugar. A piada sobre uma preocupação recorrente na vida dos adolescentes resume a presença deste tema na série “Pedro e Bianca”. E não faltaram episódios discutindo virgindade, gravidez na adolescência, ansiedade pela primeira vez, prevenção, homossexualidade etc. Cobrados pelos amigos, pela família e pela sociedade, alunos da rede pública estadual falam abertamente sobre seus dilemas, prazeres e descobertas, em um bate-papo realizado na E.E. Alberto Torres, cenário do programa, com a apresentação dos protagonistas da série, Giovanni Gallo e Heslaine Vieira.

  • 09:30CULTURA 360

    BELO MONTE (MACKENZIE) + IN - GULA(UFBA) + SOL DA VAI VAI (SÃO JUDAS)

    VOCÊ VAI CONFERIR UMA REPORTAGEM SOBRE NUTRIÇÃO PRODUZIDA POR ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. E VERÁ TAMBÉM UM DOCUMENTÁRIO DA SÃO JUDAS CONTANDO A TRAJETÓRIA DO SOL DA VAI-VAI, UM DOS GRANDES PERSONAGENS DO SAMBA PAULISTA. O CULTURA 360 DE HOJE COMEÇA COM UM ASSUNTO POLÊMICO: A CONSTRUÇÃO DA USINA DE BELO MONTE. OS ALUNOS DE JORNALISMO DO MACKENZIE VIAJARAM ATÉ O RIO XINGU E CRIARAM O DOCUMENTÁRIO QUE VOCÊ VÊ A SEGUIR. O PRÓXIMO VÍDEO É UMA PRODUÇÃO DOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. NESSA REPORTAGEM SOBRE NUTRIÇÃO, OS ALUNOS INVESTIGARAM OS PRODUTOS E SUBSTÂNCIAS QUE MAIS PREJUDICAM NOSSA SAÚDE ATUALMENTE E, É CLARO, DÃO DICAS DE COMO PODEMOS TER UMA ALIMENTAÇÃO MAIS EQUILIBRADA. TODO MUNDO SABE QUE A VAI VAI É UMA DAS MAIS TRADICIONAIS ESCOLAS DA CIDADE DE SÃO PAULO. MAS POUCA GENTE CONHECE UM PERSONAGEM QUE, HÁ MAIS DE 30 ANOS, CONTRIBUI E MUITO PRO SUCESSO DA AGREMIAÇÃO. ELE É O CANTOR E COMPOSITOR CARLOS NATALINO BERNARDES, CONHECIDO COMO SOL DA VAI VAI. NO DOCUMENTÁRIO,OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS APRESENTAM A TRAJETÓRIA DESSE BALUARTE DO SAMBA PAULISTA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ASMA

    ESTE PROGRAMA IRA MOSTRAR COMO A ASMA ATINGE OS PULMOES, E COMO PODE APARECER EM QUALQUER IDADE.A ASMA E UMA DOENCA CRO NICA,MAS PODE SER CONTROLADA COM TRATAMENTOS ADEQUADOS. NAO DEVE SER CONFUNDIDA COM A BRONQUITE,DOENCA QUE REQUER UM TRATAMENTO DIFERENCIADO.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

    No Tamanho Família o convidado Ginecologista Malcom Montegomery, fala a respeito da Gravidez na Adolescência, qual a reação dos pais dos jovens, sobre como é comum os jovens que engravidam terem também pais imaturos emocionalmente, como as meninas hoje em dia começam a menstruar mais cedo que anos atrás, se não existe gravidez sem conflitos, a importância dos exames de Pré - Natal, os abortos, se existem diferenças entre as classes sociais, os esforços físicos e emocionais e a importância do díalogo com os jovens. Livros: Toques Ginecológicos Ed. Celebris Mulher.(Inspirou a série de TV com Eva Wilma e Patricia Pillar-Rede Globo).

  • 11:13GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - PAULO BRUSCKY

    Paulo Bruscky é um laboratório de idéias. Por onde ele anda enxerga a arte, o que lê o inspira para o fazer artístico, o que sente se transforma em arte. Com muitas histórias na memória, o artista nos conduz pelas ruas de Recife mostrando como encontra a arte em todos os lugares. A cidade foi o palco principal de seus trabalhos desde o final dos anos sessenta e suas idéias tranformaram-se em projetos multimídias de performances, livros de artista, fotografia, arte postal, filmes, exposições de objetos e invenções das mais diversas. Sua preocupação estende-se à preservação do patrimonio local, sobretudo através de registro e da divulgação da cultura popular de Pernambuco.

  • 12:06CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 39

    PGM 39 - 19/01/2012 VT Bipartidarismo Entrevista Cláudio Lembo Reclame Comercial Banespa Ofício Luthier A Pedido Baú de Histórias VT Encerra Tom Zé

  • 12:30MOSAICOS

    A ARTE DE SEVERINO ARAÚJO E ORQUESTRA TABAJARA

    MOSAICOS – A ARTE DE SEVERINO ARAÚJO E ORQUESTRA TABAJARA Maestro e compositor de 90 anos é homenageado em documentário musical que traz participações de Proveta, Spok, Jaime Araújo e Zérró Santos Big Band Project O clarinetista, arranjador e maestro Severino Araújo era um jovem de 21 anos quando assumiu a batuta da Orquestra Tabajara, em 1938. O que era um grupo de jazz tradicional, de sotaque americano, ele transformou em conjunto brasileiro, com linguagem própria na interpretação de sambas, valsas e choros. Hoje, sete décadas e mais de 100 discos depois, o incansável Severino, aos 90 anos de idade, vê sua orquestra atuando com a energia de sempre, fazendo a platéia dançar com um som de primeira. O documentário musical em homenagem a Severino Araújo e Orquestra Tabajara recupera no acervo da emissora imagens históricas do artista e seu grupo, em programas como “Festival de Verão do Guarujá” (1981), “Bem Brasil” (1992) e “Ensaio” (2005). “Severino é considerado um super clarinetista pelos clarinetistas. É considerado um dos maiores autores de choro pelos músicos de choro e pelos autores de choro. É considerado um formidável band leader pelos band leaders que existiam na época. E, ainda por cima, ele é um ensaiador extraordinário”, avalia Zuza Homem de Mello, em depoimento para o programa. MOSAICOS também promove o encontro inédito de Jaime Araújo (irmão de Severino e atual diretor da Tabajara), Spok e Proveta (respectivamente, líderes da Spok Frevo Orquestra e Banda Mantiqueira). Os três falam sobre a importância de Severino para a música brasileira e interpretam três clássicos de autoria do maestro pernambucano: “Relembrando o norte”, “Espinha de bacalhau” e “Chorinho em aldeia”. O programa se completa com a participação da Zérró Santos Big Band Project e dos cantores convidados Cláudio Nucci, Anaí Rosa e Edson Montenegro

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 11/12/2018 - AIDS HISTORIA

    HOJE RECEBEMOS O INFECTOLOGISTA ARTUR TIMERMAN, AUTOR DO LIVRO "HISTÓRIAS DA AIDS"./ O CINEASTA ANDRÉ CANTO, DIRETOR DO DOCUMENTÁRIO "CARTA PARA ALÉM DOS MUROS"./ E O YOUTUBER GABRIEL ESTRELA, ROTEIRISTA DO MESMO DOCUMENTÁRIO, E CRIADOR DO PROJETO BOA SORTE./ VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR DESSA CONVERSA./

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ASMA

    ESTE PROGRAMA IRA MOSTRAR COMO A ASMA ATINGE OS PULMOES, E COMO PODE APARECER EM QUALQUER IDADE.A ASMA E UMA DOENCA CRO NICA,MAS PODE SER CONTROLADA COM TRATAMENTOS ADEQUADOS. NAO DEVE SER CONFUNDIDA COM A BRONQUITE,DOENCA QUE REQUER UM TRATAMENTO DIFERENCIADO.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 06 - ATIVIDADE FÍSICA PARA A QUALIDADE DE VIDA

    O PROGRAMA É SOBRE ATIVIDADE FÍSICA PARA A QUALIDADE DE VIDA. ATIVIDADE FÍSICA É O CONJUNTO DE AÇÕES QUE UMA PESSOA PRATICA. QUANDO É FEITA COM FREQÜÊNCIA, TRAZ BENEFÍCIOS À SAÚDE.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    QUESTÕES ORTODÔNTICAS E A FALA

    O desenvolvimento da fala do bebê é um dos momentos mais esperados pelos pais. No programa de hoje vamos falar da relação disso com questões ortodônticas. A importância da amamentação nos primeiros meses de vida. O uso ou não da chupeta e outros bicos: qual a relação de tudo isso com a fala? A especialista explica porque a chupeta pode sim prejudicar este desenvolvimento. Fala do que é esperado.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    FILHO DE RECUPERAÇÃO

    Filho, ou filha, de recuperação. Muitos pais e mães ficam sem saber como ajudar nesta hora. Pode ser porque não estudaram direito ou por causa de dificuldades de aprendizagem. O fato é que a recuperação é uma segunda chance e que precisa ser bem aproveitada. A psicopedagoga dá dica para os estudantes e também para os pais, sobre como ajudar.

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    FESTAS POPULARES

    BLOCO 1 Felipe Reis e Tininha Mello abrem o programa falando sobre as datas e festas populares comemoradas no Brasil, como, por exemplo, o dia de São João, Santo Antônio, Folia de Reis, Bumba meu boi. O Povo fala responde a enquete: - “quais festas e feriados religiosos você conhece? / O que significa Corpus Christi? / Quem foi São João? / O que é Folia de Reis?” O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “folia” e o significado da Folia de Reis. Imagens de arquivo de festa de Folia de Reis ilustram o tema. O quadro “Curiosidades” fala sobre o mês de junho, mês das festas juninas e dos santos: Santo Antônio, São João e São Pedro. Trecho da canção “isto é lá com Santo Antônio”, de Lamartine Babo, dramatizada pelos atores Felipe Reis, no papel de São João e São Pedro e Tininha Mello como a donzela que recorre aos Santos para encontrar um marido. BLOCO 2 O Jornal Nossa Língua apresenta pesquisa de que 75 por cento das pessoas acreditam na existência do “coisa ruim” e 97 por cento dizem que acreditam na existência do todo poderoso. Felipe Reis foi às ruas e perguntou à população se elas sabem o assunto. O Povo Fala responde a enquete: - “O que é sincretismo religioso? / Qual sua religião? / Se já fizeram algo característico de outra religião? Tininha entrevista o professor e teólogo Jorge Cláudio Ribeiro, da PUC/SP, que fala sobre o significado das festas religiosas. O quadro CSI-LP traz os versos da escritora inglesa Elizabeth Barret Brownin traduzidos por Manuel Bandeira: “Amo-te com o doer das velhas penas; Com sorrisos, com lágrimas de prece,, E a fé da minha infância, ingênua e forte. Amo-te até nas coisas mais pequenas.” BLOCO 3 A equipe de detetives com a ajuda do Conselheiro Brás desvendam o caso do uso do “mais pequenas” no poema de Elizabeth Barret Brownin, traduzido por Manuel Bandeira. A forma “mais pequeno” seria o comparativo de superioridade e o superlativo relativo de superioridade de “pequeno”, da mesma forma que “mais bonito”, “mais feliz” ou “mais rápido”. A hipótese de que a forma “mais pequeno” é apenas popular, é desmentida pelos exemplos dados durante a investigação pelo Conselheiro Brás. Ele apresenta trechos do poema VIII, de O guardador de rebanhos, de Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando Pessoa e também, do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Felipe Reis interpreta trecho do poema “Profundamente”, de Manuel Bandeira. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a expressão “meio- dia e meio”, que, interpretada ao pé da letra, significa “meio-dia” mais “meio-dia”, ou seja, um dia inteiro... Tininha e Felipe encerram o programa comentando sobre suas superstições e simpatias para trazer sorte.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    BIG MEAL

    Nesta semana, a Ashlie faz aniversário e Stephen promete preparar uma refeição especial para ela. Eles vão para o bairro de China Town a fim de pegarem umas dicas de um chef chinês, mas na hora de pôr a mão na massa, Stephen percebe que vai precisar de ajuda. A repórter Carmen dá uma olhada na variedade extraordinária de comidas disponíveis no Reino Unido e descobre como os pratos típicos locais estão sendo reinventados usando ingredientes de diferentes culturas. O professor de inglês, Rob, mostra aos estudantes várias maneiras de se usar a palavra 'get'. E com a obesidade se tornando um problema cada vez maior no mundo, nossa especialista do ‘Seat on the Street’ responde a questões sobre as causas da obesidade e os esforços que estão sendo feitos para combater esse problema.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 21 - OFICINA OSWALD DE ANDRADE E CASA MÁRIO DE ANDRADE

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 18 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 18 você verá que, por usarmos o sistema decimal, as multiplicações e divisões por 10, 100 e 1.000 podem ser feitas de cabeça. Para isso, basta mover os algarismos pelas ordens de acordo com a conta. Além disso, verá que essas multiplicações e divisões são muito úteis para converter uma unidade de medida em outra.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 29 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 29 você saberá a importância dos gráficos no nosso dia-a-dia, usados para fazer estimativas e projeções futuras, para organizar informações e para facilitar a visualização dos dados. Além disso, verá que uma amostra aleatória deve incluir os mais diferentes tipos de pessoas e camadas sociais.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - PAULO BRUSCKY

    Paulo Bruscky é um laboratório de idéias. Por onde ele anda enxerga a arte, o que lê o inspira para o fazer artístico, o que sente se transforma em arte. Com muitas histórias na memória, o artista nos conduz pelas ruas de Recife mostrando como encontra a arte em todos os lugares. A cidade foi o palco principal de seus trabalhos desde o final dos anos sessenta e suas idéias tranformaram-se em projetos multimídias de performances, livros de artista, fotografia, arte postal, filmes, exposições de objetos e invenções das mais diversas. Sua preocupação estende-se à preservação do patrimonio local, sobretudo através de registro e da divulgação da cultura popular de Pernambuco.

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2018

    NON DVCOR DVCO (RIO BRANCO)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Non dvcor dvco”, produzido por alunos do curso de Rádio e TV da faculdade Rio Branco. Sobre “Non dvcor dvco”: NON DVCOR, DVCO” é o lema presente no brasão da cidade de São Paulo que significa "Não sou conduzido, conduzo", de onde surgiu a inspiração de pesquisar e observar mais a cidade. O projeto faz referência à rotina diversificada dos paulistanos e como o tempo a influência diretamente. É com esse propósito que a Produtora Clock Films realiza o primeiro episódio de um seriado documental sobre essa metrópole. Ano de produção: 2016

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 305 - CLIMA 2018

    ONDAS DE CALOR BATEM RECORDES NA EUROPA E OS ÚLTIMOS QUATRO ANOS FORAM OS MAIS QUENTES DA HISTÓRIA. DA ESPANHA E PORTUGAL ATÉ A ESCANDINÁVIA, OS TERMÔMETROS SE TRANSFORMAM EM SINAIS DE ALERTA. A CALIFÓRNIA ENFRENTA OS INCÊNDIOS FLORESTAIS. EM TODOS OS CONTINENTES, TEMPESTADES E INUNDAÇÕES DEIXAM VÍTIMAS E PREJUÍZOS. NO ÁRTICO, A CAMADA DE GELO É A MENOR EM 50 ANOS. DIANTE DE TODAS ESSAS EVIDÊNCIAS, AINDA HÁ QUEM COLOQUE EM DÚVIDA AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PROVOCADAS PELO AQUECIMENTO DO PLANETA. ALARMADOS COM A INDIFERENÇA DE ALGUNS PAÍSES, DIANTE DO PROBLEMA, COMO OS ESTADOS UNIDOS E O BRASIL, CIENTISTAS ALERTAM QUE É CHEGADA A HORA LIMITE PARA SALVAR O PLANETA. OU SE FAZ ISSO AGORA OU, EM BREVE, SERÁ TARDE DEMAIS, ADVERTEM OS PARTICIPANTES DA CONFERÊNCIA DA ONU SOBRE O CLIMA. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 19:30TELECONTO

    FOGO FRIO 3

  • 20:00SP PESQUISA

    SUBSOLO BRASILEIRO

    PARA MEDIR A ESPESSURA DA CROSTA BRASILEIRA, UMA EQUIPE DE GEOFÍSICOS REALIZOU EXPLOSÕES EM VÁRIOS PONTOS DO ESTADO DE SÃO PAULO, POR MEIO DE UMA TÉCNICA QUE ANALISA A PROPAGAÇÃO DAS ONDAS DE CHOQUE NO INTERIOR DA TERRA. O SP PESQUISA ACOMPANHOU A INSTALAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA E UMA DAS EXPLOSÕES REALIZADAS PARA A PESQUISA. ESSE ESFORÇO PARA DETERMINAR A ESPESSURA DA CROSTA TAMBÉM INTEGRA UMA PESQUISA REALIZADA NO IAG-USP PARA EXPLICAR OS TREMORES DE TERRA QUE EXISTEM NO BRASIL. DE ACORDO COM UMA DAS INVESTIGAÇÕES APRESENTADAS NO PROGRAMA, EXISTE UMA CORRELAÇÃO ENTRE A SISMICIDADE BRASILEIRA E O EXCESSO DE MASSA NO INTERIOR DA CROSTA. EM ÁREAS DE CROSTA MAIS FINA, HÁ MAIOR INTERFACE ENTRE A CROSTA E O MANTO, QUE É MAIS DENSO. OS PESQUISADORES CONSTATARAM QUE AS TENSÕES CRIADAS DURANTE ESSA INTERFACE PODEM SER SUFICIENTES PARA INDUZIR TREMORES DE TERRA. O PROGRAMA EXPLICA POR QUE E COMO ISSO ACONTECE.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 12/12/2018 - HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

    PARA FALAR SOBRE AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, RECEBEMOS A NEUROPSICÓLOGA E PSICOPEDAGOGA ADRIANA FOZ, PESQUISADORA DO LABORATÓRIO DE NEUROCIÊNCIAS CLÍNICAS DA UNIFESP E DIRETORA DA NEUROCONECTE./ E LUCIENE TOGNETTA, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DA UNESP, DE ARARAQUARA./

  • 21:00CURSOS USP: CIÊNCIA POLÍTICA - QUALIDADE DA DEMOCRACIA (LEGENDADO)

    PGM 13 (LEGENDADO) ANÁLISE BRASIL - PARTE 01

    NA AULA DE HOJE, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS MOSTRA A RELAÇÃO ENTRE CONFIANÇA POLITICA E ACCOUNTABILITY, O TERMO EM INGLÊS QUE SE REFERE À RESPONSABILIDADE PÚBLICA.

  • 22:00INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO 2014

    CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE ÉTICA COM AS NOVAS GERAÇÕES - CARLOS NOBRE

    Aumento de gases de efeito estufa, redução da camada de ozônio, desertificação, erosão, ocupação desordenada, poluição, escassez, desperdício... Vivemos uma crise ambiental e climática de graves proporções. Carlos Nobre explica como são feitos os cálculos econômicos que impactam diretamente na medida dos governos para a preservação ambiental para as gerações futuras. Mas para o climatologista a discussão sobre mudanças climáticas, mais que uma questão política e econômica, é antes de tudo uma questão ética.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 12/12/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    A INVASAO - RODOLFO KONDER

    A violação da intimidade de sua residência. Brutal. Truculenta. O sadismo0 dos “agentes da oredem” prostando -o no chão. Aos socos, aos chutes, aos ponta – pés. A humilhação da impotência. A falta de ação de alguém inerme e desvalido. A sensação de impotência e raiva misturada a dor das porradas.Os móveis destroçados, as gavetas jogadas no chão, os adornos quebrados. E o bafio da presunçosa pretensão da autoridade. Bestial e ignara. Situações-limite vividas nos dias repressivos de uma ditadura feroz e sanguinária. E a inanidade de qualquer resistência. Pelo menos, naquele momento....

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 1 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Primeira aula do Telecurso de Ciências. Nesse programa o professor ensina os conceitos básicos de expansão do gás e abaixamento da temperatura para a garçonete quando ela percebe que o gás do bar onde trabalha vazou.

  • 07:13NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 43 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 43 você aprenderá como é que as características hereditárias são transmitidas de pais para filhos. Metade das informações genéticas de cada ser vem da mãe, e a outra metade vem do pai, formando, assim, o genótipo desse novo ser. Porém, o genótipo pode ser influenciado pelas condições ambientais em que o indivíduo cresce. Além disso, saberá que o fenótipo é a soma das ações do genótipo e do ambiente.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 4

    Existem normas técnicas que garantem que os resultados de um ensaio sejam reproduzidos em qualquer parte do mundo. Você vai conhecer algumas entidades que se ocupam dessas normas adotadas pelos laboratórios de ensaio e aprenderá que o ensaio de tração é geralmente realizado na máquina universal.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    TERRITÓRIOS CULTURAIS - PGM 22

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS IV - 78

    Histórias super divertidas estão guardadas dentro desse baú! Quando a caixa é aberta, tudo pode acontecer: uma hora nossos personagens são um príncipe e uma princesa. Na outra, eles se transformam até em passarinho. Neste programa você confere os seguintes episódios: “A velha debaixo da cama” , “O sonho de Pedro Malasartes”e “O cabrito que era cachorro”.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 195 - REEDIÇÃO 4 - FEV/2010

    Nesse mês, o Entrelinhas mostra alguns dos destaques do programa em 2009 REINALDO MORAES. O Entrelinhas mostra um bate-papo com o autor do recém-lançado Pornopopéia. Um dos escritores brasileiros mais cultuados nos anos 80 a partir da publicação de Tanto faz e Abacaxi (livros em que as personagens caem na farra em Paris e Nova York, expressando o espírito de descontração do Brasil após 20 anos de ditadura), Moraes ficou quase duas décadas sem publicar, trabalhando como roteirista e tradutor. Ele fala sobre esse período de “ócio literário” (quebrado com o lançamento da novela Órbita dos caracóis e do volume de contos Umidade) e sobre seu retorno ao romance com um livro tão ambicioso quanto irreverente: P ornopopéia, uma jornada pornográfica e alucinógena pela noite paulistana. BERNARDO CARVALHO. O programa também entrevistou o escritor carioca Bernardo Carvalho, que acaba de lançar O Filho da Mãe, romance ambientado na Rússia na época da Guerra da Tchetchênia. Ele relembra a temporada que passou em São Petersburgo para escrever o romance dentro da série Amores Expressos – projeto no qual escritores brasileiros viajaram para diferentes cidades do mundo para escrever histórias de amor. Comentando a trama – em que confluem a paixão homoerótica entre um soldado russo e um refugiado tchetcheno e o tema do amor materno que sobrevive à aberração das guerras – Carvalho afirmou: “A normalidade não me interessa”. SOPHIE CALLE. E o programa destaca uma das personagens mais polêmicas da Flip: a artista plástica francesa Sophie Calle, que esteve em São Paulo com a exposição Cuide de Você. Nossa colaboradora Veronica Stigger comenta o trabalho de Sophie, que utiliza experiências de sua vida pessoal para fazer obras de arte que flertam com a literatura – como no livro Histórias Reais (que acaba de ser lançado no Brasil, no qual justapõe fotos e relatos supostamente confessionais) e na própria exposição, em que ela usou a carta de rompimento que recebeu do ex-namorado, o escritor Grégoire Bouillier , para fazer uma polêmica instalação na qual 104 mulheres comentam a mensagem. Além do comentário sobre a trajetória de Sophie Calle, a matéria mostra trechos da mesa na Flip da qual ela participou com Bouillier, expondo as feridas desse envolvimento amoroso.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 50 - TEMÁTICO 04

    Sexo em primeiro lugar, sexo em segundo lugar e sexo em terceiro lugar. A piada sobre uma preocupação recorrente na vida dos adolescentes resume a presença deste tema na série “Pedro e Bianca”. E não faltaram episódios discutindo virgindade, gravidez na adolescência, ansiedade pela primeira vez, prevenção, homossexualidade etc. Cobrados pelos amigos, pela família e pela sociedade, alunos da rede pública estadual falam abertamente sobre seus dilemas, prazeres e descobertas, em um bate-papo realizado na E.E. Alberto Torres, cenário do programa, com a apresentação dos protagonistas da série, Giovanni Gallo e Heslaine Vieira.

  • 09:30CULTURA 360

    MANO VÉIO (UNIVERSIDADE SÃO JUDAS + CHÁ VERDE (USP BAURU) + QUAL SUA TRIBO - ROCK (UNA)

    VOCÊ VAI CONHECER UMA NOVIDADE ODONTOLÓGICA. UMA REPORTAGEM DA TV USP MOSTRA UM GEL COM UM PRINCÍPIO ATIVO PRESENTE NO CHÁ VERDE, QUE AJUDA A PREVENIR A EROSÃO DENTÁRIA. OUTRO DESTAQUE DESTA EDIÇÃO DO CULTURA 360 É UM DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO PELOS ESTUDANTES DA SÃO JUDAS A RESPEITO DO RADIALISTA LUIZ DUARTE AMORIM FILHO, O POPULAR MANO VÉIO DO FORRÓ. MAS A GENTE ABRE O PROGRAMA DE OUVIDO LIGADO EM OUTRO ESTILO MUSICAL. UMA REPORTAGEM DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA NOS MOSTRA UM POUCO DA TRIBO DOS ROQUEIROS. ANTES DO VÍDEO, VOCÊ CONFERE O DEPOIMENTO DO NÉLIO SOUTO, UM DOS REALIZADORES DO TRABALHO. EM SÃO PAULO, QUEM COMANDA UM PROGRAMA DE GRANDE SUCESSO DEDICADO AO GÊNERO MUSICAL NORDESTINO É O VETERANO LOCUTOR LUIZ DUARTE AMORIM FILHO, QUE OS OUVINTES CONHECEM PELO CARINHOSO APELIDO DE MANO VÉIO. A CARREIRA DO PARAIBANO MANO VÉIO É O TEMA DESSE DOCUMENTÁRIO REALIZADO PELOS ESTUDANTES DE RÁDIO E TV DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ESTRESSE/ANSIEDADE/PANICO

    ESTE PROGRAMA MOSTRA QUE A ANSIEDADE E UMA EXPERIENCIA NOR - MAL DO SER HUMANO.E IMPORTANTE PORQUE ELA NOS AJUDA A SOBRE- VIVER.A QUESTAO,SEGUNDO OS MEDICOS, E SABER IDENTIFICAR QUANDO A ANSIEDADE PASSA A SE TORNAR UMA DOENCA PATOLOGICA. OS SINTOMAS MAIS COMUNS SAO:SENTIMENTO DE APREENSAO,CORACAO DISPARA,SUOR FRIO E, AS VEZES, FORMIGAMENTO NAS MAOS,FALTA DE AR E SENSACAO DE DESMAIO.

  • 10:31TAMANHO FAMÍLIA

    FOBIAS

    No Tamanho Família de hoje o convidado Psquiatra Eduardo Ferreira-Santos, esclarece qual é o sentimento que causa à Fobia, a Fobia é um medo desproporcial, você saberá como as crianças com esse tipo de problema se relacionam com as outras pessoas, as crianças tedem a evitar ambientes que possam à ameaçar, hoje em dia o fator fobia também muda conforme o lugar por exemplo: a violência urbana, através dos pais as crianças geram fobias, a violência sexual, também é um fator de trauma importante para o desenvolvimento de fobias, crianças vítimas de sequestros e assaltos a fobia social medo de se expôr em público, o Dr Eduardo Ferreira-Santos relatará casos de Terror Noturno e como identificar e a diferença de meninos e meninas quanto as fobias.

  • 11:14GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - EMMANUEL NASSAR

    Emmanuel Nassar nos apresenta seu centro urbano, sua fonte de inspiração, a cidade de Belém no Pará. De carro ou a pé, Emmanuel conduz o olhar do espectador na paisagem identificando tudo o que vê de interessante – a vida na rua, as formas de comunicação e de organização popular. Um artista contemporâneo - Emmanuel Nassar tem algo de erudito e popular simultaneamente, é uma espécie de síntese da cultura visual do norte do Brasil, sem ser apenas uma tradução da estética popular brasileira para o campo da cultura erudita.

  • 12:08CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 40

    PGM 40 - 26/01/12 VT Plano Collor / Poupança - 1990 VT ENTREVISTA Zelia Cardoso de Melo VT PATINHO DE BORRACHA A PEDIDO - QUEM SABE, SABE - 1982 VT ENCERRA ORQUESTRA CEAGESP - 1970

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 519

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE LULA BARBOSA, HENRIQUE ARAÚJO, REGIONAL IMPERIAL

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 12/12/2018 - HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS

    PARA FALAR SOBRE AS HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, RECEBEMOS A NEUROPSICÓLOGA E PSICOPEDAGOGA ADRIANA FOZ, PESQUISADORA DO LABORATÓRIO DE NEUROCIÊNCIAS CLÍNICAS DA UNIFESP E DIRETORA DA NEUROCONECTE./ E LUCIENE TOGNETTA, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO DA UNESP, DE ARARAQUARA./

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ESTRESSE/ANSIEDADE/PANICO

    ESTE PROGRAMA MOSTRA QUE A ANSIEDADE E UMA EXPERIENCIA NOR - MAL DO SER HUMANO.E IMPORTANTE PORQUE ELA NOS AJUDA A SOBRE- VIVER.A QUESTAO,SEGUNDO OS MEDICOS, E SABER IDENTIFICAR QUANDO A ANSIEDADE PASSA A SE TORNAR UMA DOENCA PATOLOGICA. OS SINTOMAS MAIS COMUNS SAO:SENTIMENTO DE APREENSAO,CORACAO DISPARA,SUOR FRIO E, AS VEZES, FORMIGAMENTO NAS MAOS,FALTA DE AR E SENSACAO DE DESMAIO.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 06 - MENOPAUSA E CLIMATÉRIO

    O PROGRAMA DE HOJE É SOBRE MENOPAUSA E CLIMATÉRIO. O QUE ACONTECE COM O ORGANISMO DAS MULHERES NESSA FASE DA VIDA? A PARTIR DE QUAL IDADE APARECEM OS SINTOMAS? QUAIS OS TRATAMENTOS RECOMENDADOS?

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    IRMÃOS NO MESMO QUARTO

    Quando nasce o segundo filho, muitas famílias por opção ou pela falta de espaço colocam os dois no mesmo quarto. A chegada do bebê vai fazer com que o irmão ou a irmã que veio primeiro tenha que se adaptar. Mas com paciência tudo acaba se encaixando. Os filhos da atriz Miá Mello dormem no mesmo quarto e gostam disso. Ela conta como é a relação entre eles, que tem 8 anos de diferença. Comentamos sobre as questões dos quartos de acordo com a realidade das famílias brasileiras.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    CRIANÇAS ABAIXO DO PESO

    Enquanto alguns pais lutam contra a obesidade infantil, outros tem a preocupação oposta: uma criança com baixo peso. Pode ser uma questão, hereditária, metabólica ou o sinal de alguma doença. O fato é que o baixo peso precisa ser investigado e tratado. Pais de filhos magrinhos sempre ficam preocupados com isso. Mas a especialista explica que se a criança está crescendo normalmente, não necessariamente é um problema e também respondeu dúvida de telespectadora.

  • 15:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 195 - REEDIÇÃO 4 - FEV/2010

    Nesse mês, o Entrelinhas mostra alguns dos destaques do programa em 2009 REINALDO MORAES. O Entrelinhas mostra um bate-papo com o autor do recém-lançado Pornopopéia. Um dos escritores brasileiros mais cultuados nos anos 80 a partir da publicação de Tanto faz e Abacaxi (livros em que as personagens caem na farra em Paris e Nova York, expressando o espírito de descontração do Brasil após 20 anos de ditadura), Moraes ficou quase duas décadas sem publicar, trabalhando como roteirista e tradutor. Ele fala sobre esse período de “ócio literário” (quebrado com o lançamento da novela Órbita dos caracóis e do volume de contos Umidade) e sobre seu retorno ao romance com um livro tão ambicioso quanto irreverente: P ornopopéia, uma jornada pornográfica e alucinógena pela noite paulistana. BERNARDO CARVALHO. O programa também entrevistou o escritor carioca Bernardo Carvalho, que acaba de lançar O Filho da Mãe, romance ambientado na Rússia na época da Guerra da Tchetchênia. Ele relembra a temporada que passou em São Petersburgo para escrever o romance dentro da série Amores Expressos – projeto no qual escritores brasileiros viajaram para diferentes cidades do mundo para escrever histórias de amor. Comentando a trama – em que confluem a paixão homoerótica entre um soldado russo e um refugiado tchetcheno e o tema do amor materno que sobrevive à aberração das guerras – Carvalho afirmou: “A normalidade não me interessa”. SOPHIE CALLE. E o programa destaca uma das personagens mais polêmicas da Flip: a artista plástica francesa Sophie Calle, que esteve em São Paulo com a exposição Cuide de Você. Nossa colaboradora Veronica Stigger comenta o trabalho de Sophie, que utiliza experiências de sua vida pessoal para fazer obras de arte que flertam com a literatura – como no livro Histórias Reais (que acaba de ser lançado no Brasil, no qual justapõe fotos e relatos supostamente confessionais) e na própria exposição, em que ela usou a carta de rompimento que recebeu do ex-namorado, o escritor Grégoire Bouillier , para fazer uma polêmica instalação na qual 104 mulheres comentam a mensagem. Além do comentário sobre a trajetória de Sophie Calle, a matéria mostra trechos da mesa na Flip da qual ela participou com Bouillier, expondo as feridas desse envolvimento amoroso.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    LOCH NESS

    NESTE PROGRAMA, ASHLIE E STEPHEN DECIDEM CAMINHAR PELOS PLANALTOS DA ESCÓCIA. ELES VIAJAM DE BARCO NO LAGO NESS E STEPHEN TEM CERTEZA DE QUE VÃO ENCONTRAR O MONSTRO DE LAGO NESS, MAS ASHLIE NÃO ACREDITA NA CRIATURA. A ESCÓCIA É UMA DAS NAÇÕES QUE FORMAM O REINO UNIDO. O REPÓRTER NICK EXPLICA ESSA RELAÇÃO E DÁ ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE OS OUTROS TRÊS PAÍSES - INGLATERRA, PAÍS DE GALES E IRLANDA DO NORTE. O ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA, ROB, AJUDA OS ALUNOS COM AS FRASES CONDICIONAIS. E NOSSO PERITO DO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A QUESTÕES SOBRE QUEM FAZ AS LEIS NA INGLATERRA E SE A RAINHA É REALMENTE A PESSOA MAIS PODEROSA DO PAÍS.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    TERRITÓRIOS CULTURAIS - PGM 22

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 1 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Primeira aula do Telecurso de Ciências. Nesse programa o professor ensina os conceitos básicos de expansão do gás e abaixamento da temperatura para a garçonete quando ela percebe que o gás do bar onde trabalha vazou.

  • 17:13NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 43 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 43 você aprenderá como é que as características hereditárias são transmitidas de pais para filhos. Metade das informações genéticas de cada ser vem da mãe, e a outra metade vem do pai, formando, assim, o genótipo desse novo ser. Porém, o genótipo pode ser influenciado pelas condições ambientais em que o indivíduo cresce. Além disso, saberá que o fenótipo é a soma das ações do genótipo e do ambiente.

  • 17:29GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - EMMANUEL NASSAR

    Emmanuel Nassar nos apresenta seu centro urbano, sua fonte de inspiração, a cidade de Belém no Pará. De carro ou a pé, Emmanuel conduz o olhar do espectador na paisagem identificando tudo o que vê de interessante – a vida na rua, as formas de comunicação e de organização popular. Um artista contemporâneo - Emmanuel Nassar tem algo de erudito e popular simultaneamente, é uma espécie de síntese da cultura visual do norte do Brasil, sem ser apenas uma tradução da estética popular brasileira para o campo da cultura erudita.

  • 18:29REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1265

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA AS PESQUISAS RECENTES QUE TENTAM DESVENDAR OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O PROJETO DE PRESERVAÇÃO DA LONTRA. E AINDA, UMA CONFECÇÃO TRANSFORMA SOBRAS DE TECIDOS EM ROUPAS DA MOD/. OS MATERIAIS DESCARTADOS SÃO COSTURADOS POR MULHERES HABILIDOSAS QUE GANHARAM UM NOVO DESTINO. ESTE ANIMAL, QUE VIVE NOS RIOS E LAGOS E SE ALIMENTA DE PEIXES, É VÍTIMA DA CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS E DA PERDA DE HÁBITAT . E AINDA, UMA ENTREVISTA SOBRE OS AVANÇOS DA ASTRONOMIA COM O ASTROFÍSICO E DIVULGADOR CIENTÍFICO, GUSTAVO ROJAS .

  • 18:59MESTRES DE OFICIO

    MADEIRA EM SAO PAULO

    ESTE EPISODIO MOSTRA ALGUNS ARTESAOS QUE TRABALHAM COM MACHE TARIA,TECNICA DE UNIR PEQUENOS PEDACOS DE DIFERENTES MADEI - RAS,COMBINANDO CORES,TEXTURAS E FORMAS.ESTA TECNICA DA ORI - GEM A LINDOS OBJETOS DE DECORACAO,MOVEIS E REVESTIMENTOS. A MACHETARIA E MILENAR,DATA DE 3.000 A.C. SEGUNDO OS ARTESA- OS,QUE MOSTRAM AINDA A BUSCA PELA MATERIA PRIMA(GERALMENTE ORIUNDA DA RECICLAGEM DE MOVEIS VELHOS E QUEBRADOS,E DE SO - BRAS DE SERRARIAS).

  • 19:29TELECONTO

    FOGO FRIO 4

  • 19:59SP PESQUISA

    GRAFENO

    O PROGRAMA MOSTRA AS PESQUISAS COM O GRAFENO REALIZADAS NO BRASIL. O GRAFENO É UM NANOMATERIAL QUE TEM COMO CARACTERÍSTICA SER UM EXCELENTE CONDUTOR DE ELETRICIDADE. O FATO DE PESQUISADORES DE MANCHESTER, NA INGLATERRA, TEREM CONSEGUIDO ISOLAR ESSE MATERIAL ABRIU CAMINHO PARA PESQUISAS QUE QUEREM USAR O GRAFENO NA INDÚSTRIA ELETRÔNICA, MECÂNICA E MÉDICA. O SP PESQUISA VISITOU CENTROS DE EXCELÊNCIA NO ESTUDO DESSE NANOMATERIAL E APRESENTA AS MANEIRAS DE SE OBTER O GRAFENO EM LABORATÓRIO.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 13/12/2018 - 50 ANOS AI5

    PARA FALAR SOBRE OS CINQUENTA ANOS DO AI5, RECEBEMOS MARCELO RIDENTI, PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DA UNICAMP E LÚCIO FLÁVIO RODRIGUES DE ALMEIDA, CIENTISTA POLÍTICO DA PUC DE SÃO PAULO / VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR DESSA CONVERSA./

  • 20:59CURSOS USP:

    CIÊNCIA POLÍTICA: QUALIDADE DA DEMOCRACIA - PGM 14 - ANÁLISE BRASIL - PARTE 02

    NA CONTINUAÇÃO DA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA DEMOCRACIA E DA CONFIANÇA POLITICA NO BRASIL.

  • 21:54CULTURA É CURRÍCULO

    ESTAÇÃO PINACOTECA

  • 22:01TERRADOIS II

    VIVA OU DEIXE MORRER

    Eutanásia, Distanásia, Ortotanásia, suicídio assistido... Em TERRADOIS a morte se multiplicou. Mas como a questão do direito à morte é enfrentada pela pós modernidade? E mais: Como o mundo jurídico lida com esses valores numa sociedade onde, cada vez mais, o direito à individualidade e às escolhas é reivindicado por todos? Neste episódio de TERRADOIS um bem sucedido advogado, no auge da carreira, decide colocar ponto final em sua existência. Para isso, ele contrata um especialista no ofício de matar. A coisa se complica quando tal ato se confunde com a ação de um serial killer e todos na trama passam se tornam suspeitos.

  • 22:29TERRADOIS II

    VIRGÍNIAS

    Em um mundo repleto de câmeras, escutas telefônicas e posts em tempo real, ainda será ainda possível discutir o sentido da palavra “intimidade”? Neste episódio de TERRADOIS propomos uma reflexão sobre o tema e seus desdobramentos: O que o outro vê em mim realmente sou eu? Em tempos digitais e de supremacia das redes sociais o que se depreende das pessoas; a essência ou a aparência? O que há por trás de cada um de nós e que câmera alguma é capaz de captar? A partir de um encontro insólito de uma celebridade da mídia e sua fã em um elevador quebrado, o episódio brinca com a possibilidade de se preservar a intimidade em tempos de pós modernidade.

  • 22:59JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 13/12/2018

  • 23:59CONTOS DA MEIA NOITE

    A CACADA - LYGIA FAGUNDES TELLES

    Numa loja de antiguidades está exposta uma velha e ampla tapeçaria. Nela desenha-se, nítida, uma cena de caçada. Umacliente adentra o estabelecimento. Imediatamente seus olhos são imanrtados para o desenho estampado no tapete. Aquela cena de caçada lhe diz alguma coisa que ele não consegue trazer à consciência e racionalizar. Impressionado, mal consegue dormir. Inquieta -se. No dia seguinte, não resiste ao fascínio e chega bem cedo à loja. Fixa sua atenção naquele bosque , naquele caçador, naquele céu. Tudo lhe era tão familiar! O caçador parecia sorrir perversamente embuçado. Mas atrás da touceira, detrás das folhas ele pressentia o vulto arquejante da caça. Aí passado e presente fundem-se num arrepio de vertigem que nos leva ao abismo misterioso de vidas ( e mortes) já vividas ( e já morridas). E a caçada se perfaz.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 28 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula vamos conhecer como as leis trabalhistas foram criadas, como o governo brasileiro garantiu a industrialização e como passou a controlar o mercado e a livre iniciativa. Vamos ver ainda como os trabalhadores de profissões sindicalizadas passaram a ter direitos sociais dignos de uma nação moderna. A carteira de trabalho pode não ser tudo, mas, com ela, os trabalhadores brasileiros ganharam cidadania, direitos civis e ganharam mais dignidade.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 28 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 28 você verá que a expressão "didn’t" é usada nas frases que estão na forma negativa do passado e que, o auxiliar "did", funciona do mesmo jeito que o auxiliar, "do", funciona no presente. Na parte de turismo, você conhecerá um país africano chamado Zimbábue.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 5

    A análise dos resultados indica as principais propriedades que podem ser obtidas no ensaio de tração. Você verá como são determinadas essas propriedades e qual a sua importância no dia-a-dia e nas aplicações na área da Mecânica. Além disso, você aprenderá a calcular o alongamento de um corpo de prova.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    TERRITÓRIOS CULTURAIS - PGM 23

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS IV - 70

    Histórias super divertidas estão guardadas dentro desse baú! Quando a caixa é aberta, tudo pode acontecer: uma hora nossos personagens são um príncipe e uma princesa. Na outra, eles se transformam até em passarinho. Neste programa você confere os seguintes episódios: “Precisa-se de funcionário” e ”A gralha azul”.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 196 - REEDIÇÃO 5 - MAR/2010

    Nesse mês, o Entrelinhas mostra alguns dos destaques do programa em 2009. JOSÉ MINDLIN. O Entrelinhas presta sua homenagem ao bibliófilo que morreu essa semana e que ao longo de seus 95 anos constituiu a mais importante biblioteca privada do Brasil. ESCRITORES CHINESES. O programa mostra entrevistas feitas durante a Flip 2009 com os escritores Xinran e Ma Jian. País com maior população do mundo, a China é conhecida como Império do Centro, mas sua literatura ainda é um continente a explorar. A Festa Literária Internacional de Paraty foi uma oportunidade para saber quais são os temas que preocupam os autores chineses – e o Entrelinhas esteve lá para conversar com a jornalista Xinran (que fala de experiências verídicas com sensibilidade de romancista) e com o romancista Ma Jian (que partiu de um evento histórico – o massacre da Paz Celestial, há 20 anos – para escrever o romance Pequim em Coma). MILTON HATOUM. O Entrelinhas entrevista um dos maiores romancistas do Brasil, que lançou em 2009 seu primeiro livro de contos: A Cidade Ilhada. Ele explica como transformou a decadência de Manaus e a devastação da Amazônia em uma metáfora da história brasileira (“A tragédia da minha cidade pode ser também uma metáfora de tantas outras cidades do Brasil e da América Latina”), como seus contos ajudam a compreender os premiados romances Relato de um Certo Oriente e Dois Irmãos (“Eu mesmo entendi, ou entendi melhor, os romances quando escrevi alguns contos”) – mas tira uma conclusão da diversidade temática do novo livro, no qual há contos que abordam o exílio e são ambientados em cidades como Paris e Barcelona: “Eu não estou fadado, nem condenado, nem destinado a escrever sobre Manaus a vida toda”.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 51 - TEMÁTICO 05

    Pais, amigos, avós, filhos, irmãos e pais dos amigos, muitos acabam se reinventando ou trocando os papéis, mas a referência é uma só - a família. Esta antiga instituição onde o acolhimento, o não e o sim, a alegria, o exemplo ou a decepção são as raízes para a construção da nossa identidade. A série “Pedro e Bianca” apresenta um retrato bastante fiel da família brasileira e sua diversidade. Neste bate-papo entre alunos da rede pública estadual e os protagonistas da série, realizado na E. E. Alberto Torres, a ficção e a realidade se encontram, através das histórias de cada um.

  • 09:30CULTURA 360

    JUDITH CAGGIANO - DESCONSTRUINDO OS 80 (SÃO JUDAS) + VIRA LATA VIRA VIDA (UNIMEP) + QUAL SUA TRIBO?

    A EDIÇÃO DE HOJE COMEÇA COM DOCUMENTÁRIO DOS ALUNOS DE JORNALISMO DA SÃO JUDAS SOBRE A DONA JUDITH CAGGIANO, QUE É UMA PERSONAGEM E TANTO. ÁÚDIO – BREAK OUTRO VÍDEO QUE FOI DESTAQUE NO NOSSO SITE FOI UMA PRODUÇÃO DA TV UNIMEP. A REPORTAGEM APRESENTA O IMPORTANTE TRABALHO DA “VIRA LATA, VIRA VIDA”, UM ORGANIZAÇÃO NÃO-GOVERNAMENTAL DEDICADA A CUIDAR DE CACHORROS ABANDONADOS. UMA AÇÃO QUE SÓ CONSEGUE SER MANTIDA COM O GRAÇAS AO APOIO DA COMUNIDADE E AO ENVOLVIMENTO DOS VOLTUNTÁRIOS. OUTRA REPORTAGEM DA SÉRIE “QUAL SUA TRIBO?”, COM PRODUÇÃO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA. DESSA VEZ O PESSOAL FOI INVESTIGAR O UNIVERSO DO SKATE, UM ESPORTE QUE CRIOU E DEFINIU UMA CULTURA PRÓPRIA AO REDOR DO MUNDO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    IMPOTENCIA SEXUAL

    A IMPOTENCIA SEXUAL SERA ABORDADA COM DEPOIMENTOS DE MEDICOS E PACIENTES,QUE REVELAM AS DIFICULDADES DO HOMEM EM SE EX - PRESSAR E EXPOR SEUS PROBLEMAS QUANDO DO APARECIMENTO DA DO- ENCA.ESTAS DIFICULDADES,ACABAM POR AUMENTAR O SOFRIMENTO E RETARDAM A BUSCA PELO TRATAMENTO,DIFICULTANDO A CURA. AS CAUSAS DA IMPOTENCIA PODEM SER DE CARATER PSICOLOGICO OU ORGANICO.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    DOENÇAS COMUNS NA INFÂNCIA

    O Tamanho Família recebe como convidado o Pediatra Dr. Antonio Iazzetti - Professor e Chefe de Enfermaria e Infectalogia Pediatrica da Universidade Federal de São Paulo, ele fala sobre as doenças mais comuns entre as crianças que são as viróticas que atacam as vias respiratórias. Como a diarréia pode ser fatal, a dor de ouvido, sobre a melhor prevenção que é a vacinação contra Sarampo, Rubeola, Catapora, o que em anos atrás causava a mortalidade infantil hoje a imonização é a melhor descoberta para uma infância saudavêl.

  • 11:10GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - GUTO LACAZ

    Guto Lacaz é um artista-inventor, aquele que tem engenhosidade e que investiga o mundo sem dividi-lo em disciplinas ou áreas. Guto é um multimídia, produz esculturas, videoinstalações, eletroperformances, projetos e instrumentos científicos. Sua obra, por vezes lúdica e inusitada, explora o cruzamento entre arte e ciência. Guto nos propõe redescobrir objetos e assim o acompanhamos em visita ao centro da cidade de São Paulo onde compra gadgets e traquitanas para compor suas obras. A relação com a cidade é também explícita na exposição “Maquetes Reunidas” registrada no dia da abertura.

  • 12:06CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 41

    PGM 41 - 02/02/12 ABRE/JÂNIO QUADROS ENTREVISTA GAUDÊNCIO TORQUATTO (Marketing político Jânio) OFICIO ÓCULOS RETRÔ A PEDIDOS - "Senta que lá vem a história" - 1990 Encerramento - Chico Science - Ensaio 1996

  • 12:31BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 04 - VIOLÕES

    Com o tema Violões, este programa destaca composições de nomes como Garoto, João Pernambuco e Dilermando Reis, entre outros

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 13/12/2018 - 50 ANOS AI5

    PARA FALAR SOBRE OS CINQUENTA ANOS DO AI5, RECEBEMOS MARCELO RIDENTI, PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DA UNICAMP E LÚCIO FLÁVIO RODRIGUES DE ALMEIDA, CIENTISTA POLÍTICO DA PUC DE SÃO PAULO / VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR DESSA CONVERSA./

  • 14:00SAUDE BRASIL

    IMPOTENCIA SEXUAL

    A IMPOTENCIA SEXUAL SERA ABORDADA COM DEPOIMENTOS DE MEDICOS E PACIENTES,QUE REVELAM AS DIFICULDADES DO HOMEM EM SE EX - PRESSAR E EXPOR SEUS PROBLEMAS QUANDO DO APARECIMENTO DA DO- ENCA.ESTAS DIFICULDADES,ACABAM POR AUMENTAR O SOFRIMENTO E RETARDAM A BUSCA PELO TRATAMENTO,DIFICULTANDO A CURA. AS CAUSAS DA IMPOTENCIA PODEM SER DE CARATER PSICOLOGICO OU ORGANICO.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 06 - PAPEL PSICOSSOCIAL DA TV

    Nosso tema é o papel psicossocial da tv. No Brasil, a televisão está presente em 95% dos domicílios do país. Desde a pioneira TV Tupi de São Paulo inaugurada na década de 50 até os dias de hoje, a programação das emissoras de tv foi sendo modificada com o objetivo de conquistar a audiência do grande público. Mas, audiência, a que preço? Se a televisão consegue uma penetração tão forte nos lares dos brasileiros, o tipo de programação traz influência na formação e desenvolvimento psíquico das crianças e jovens?

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DEFORMIDADE NA CABEÇA DOS BEBÊS

    Tem gente que brinca dizendo que bebês deveriam usar capacete para se proteger. Mas acredita que tem bebê que usa e que faz parte de um tratamento médico? É isso mesmo. São crianças que nascem com deformidades no crânio, ou desenvolvem por algum motivo, e precisam do tratamento com capacete, a chamada órtese craniana, para resolver o problema. Explicamos as causas das deformidades cranianas e como funciona o tratamento com o capacete.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    TOXOPLASMOSE

    Um assunto cercado de muitas dúvidas e receio: toxoplasmose. Afinal, qual o risco para a gestante? A doença é causada por um protozoário chamado toxoplasma gondii, que pode estar em carnes cruas ou mal passadas, alimentos mal lavados ou na terra. Pode ser transmitida pelas fezes do gato, mas fazemos um importante alerta para que as pessoas não tenham medo dos seus bichinhos, inclusive com o depoimento de uma veterinária. Basta a grávida tomar alguns cuidados. A especialista também respondeu dúvida de telespectadora.

  • 15:31NOSSA LÍNGUA 2010

    PECADOS CAPITAIS I

    Bloco 1 Felipe Reis e Tininha Mello abrem o programa falando sobre os 7 pecados capitais, mas nesse episódio vão explorar apenas 4: luxúria, inveja, gula e preguiça. O quadro “Etimologia” traz a origem do termo “luxúria” e os seus significados. Felipe e Tininha interpretam casal que tentam cometer alguns pecados, como o da gula... O Povo Fala responde a enquete: “Quais dos 7 pecados capitais você comete com mais freqüência? / Você sabe qual o contrário de gula? / E da preguiça? / e da luxúria? Arte com GCs mostra os 7 pecados capitais e as 7 virtudes correspondentes. Professor Eduardo Calbucci comenta os 7 pecados capitais. Felipe Reis encarna o personagem soberbo. BLOCO 2 O Jornal Nossa Língua traz à discussão qual seria a hora do dia em que as pessoas cometem mais pecados. O repórter Felipe Reis foi conferir com a população e descobriu que a hora do almoço é a preferida dos pecadores da gula. O casal Felipe e Tininha em outro momento evidenciam o pecado da preguiça. Tininha entrevista o professor Eduardo Calbucci sobre a diferença de sentido entre ser preguiçoso e sedentário. Trecho do filme “Macunaíma”, de Joaquim Pedro de Andrade, com a cena do ator Grande Otelo, como Macunaíma, dizendo – “ai, que preguiça!”, para ilustrar o tema. Felipe Reis entrevista o professor de literatura José de Paula Ramos sobre a obra Macunaíma, de Mário de Andrade. BLOCO 3 Tininha comenta que tão antigo quanto o pecado é o hábito de se falar deles. E essa ideia de mandar os pecadores queimarem no inferno, já aparecia na Idade Média. O quadro “Curiosidades” traz os 7 pecados capitais que foram retratados na Divina Comédia, de Dante Aliguieri. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz os bastidores de um comercial de sabonete onde a atriz comete erro pronominal na conjugação do verbo despir-se na primeira pessoa do singular. Ela diz: “eu não vou se despir”. O correto é: “eu não vou me despir”. Trecho da canção “Amor e sexo”, de Rita Lee e Arnaldo Jabor, para ilustrar o tema. Tininha e Felipe encerram o programa ao som de “Preguiça”, do Ultraje a Rigor.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    BESTIVAL

    NO EPISÓDIO DESTA SEMANA, ASHLIE E STEPHEN VÃO PARA A ILHA DE WIGHT. ASHLIE ESTÁ ANSIOSA PARA ACAMPAR EM SUA BARRACA, MAS STEPHEN TEM OUTRAS IDEIAS. AMBOS ENTRAM NO ESPÍRITO DA VIDA AO AR LIVRE COM UM CHURRASCO, MAS AS COISAS NÃO OCORREM COMO O PLANEJADO. A REPÓRTER CARMEN NOS CONTA SOBRE A HISTÓRIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NA INGLATERRA. ELA DESCOBRE O QUE FAZ DE UM CARRO UM CLÁSSICO E QUE TIPOS DE CARROS ESTAREMOS DIRIGINDO NO FUTURO. O PROFESSOR DE INGLÊS ROB TEM VÁRIAS DICAS PARA OS ESTUDANTES, INCLUINDO MANEIRAS DE USAR DOIS VERBOS JUNTOS. E COM A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO ACERCA DOS DANOS AMBIENTAIS, NOSSA ESPECIALISTA DO QUADRO 'SEAT ON THE STREET' FALA SOBRE AS MAIORES CAUSAS DA POLUIÇÃO.

  • 16:31INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    TERRITÓRIOS CULTURAIS - PGM 23

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 28 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula vamos conhecer como as leis trabalhistas foram criadas, como o governo brasileiro garantiu a industrialização e como passou a controlar o mercado e a livre iniciativa. Vamos ver ainda como os trabalhadores de profissões sindicalizadas passaram a ter direitos sociais dignos de uma nação moderna. A carteira de trabalho pode não ser tudo, mas, com ela, os trabalhadores brasileiros ganharam cidadania, direitos civis e ganharam mais dignidade.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 28 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 28 você verá que a expressão "didn’t" é usada nas frases que estão na forma negativa do passado e que, o auxiliar "did", funciona do mesmo jeito que o auxiliar, "do", funciona no presente. Na parte de turismo, você conhecerá um país africano chamado Zimbábue.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - GUTO LACAZ

    Guto Lacaz é um artista-inventor, aquele que tem engenhosidade e que investiga o mundo sem dividi-lo em disciplinas ou áreas. Guto é um multimídia, produz esculturas, videoinstalações, eletroperformances, projetos e instrumentos científicos. Sua obra, por vezes lúdica e inusitada, explora o cruzamento entre arte e ciência. Guto nos propõe redescobrir objetos e assim o acompanhamos em visita ao centro da cidade de São Paulo onde compra gadgets e traquitanas para compor suas obras. A relação com a cidade é também explícita na exposição “Maquetes Reunidas” registrada no dia da abertura.

  • 18:30ÁFRICA

    KALAHARI

    No antigo sudoeste africano, dois extraordinários desertos se encontram lado a lado. A água é escassa, mas ainda assim esses desertos estão cheios de vida, pois as criaturas que lá habitam mudaram as regras de sobrevivência a seu favor. Esse filme celebra a ingenuidade da natureza, não importando o quão resistente ela fique. Na vegetação rasa do Kalahari, suricatos espertos são superados por um pássaro astuto; solitários e agressivos rinocerontes negros se reúnem em uma festa; e insetos gigantes perseguem numerosos bandos de aves. A chuva quase nunca cai no Namib, ao invés disso, se tem uma névoa vaporosa. As criaturas neste lugar, que é o deserto mais antigo do mundo, já enfrentaram os extremos – aranhas se esforçam para escapar e uma girafa do deserto luta para defender seus recursos escassos na maior batalha de girafas já filmada.

  • 19:30TELECONTO

    FOGO FRIO 5

  • 20:02SP PESQUISA

    GRANDES EXTINÇÕES

    A VIDA EXISTE NA TERRA HÁ CERCA DE 4 BILHÕES DE ANOS. MAS, DE TEMPOS EM TEMPOS, UM GRANDE CATACLISMO ACONTECE E QUASE TODAS AS ESPÉCIES SÃO EXTINTAS. OS CIENTISTAS CONHECEM SEIS GRANDES EPISÓDIOS DESSE TIPO NO PASSADO TERRESTRE, E O MAIS AGRESSIVO DELES ¿ OCORRIDO 250 MILHÕES DE ANOS ATRÁS ¿ PODE TER COMEÇADO NA REGIÃO DE ARAGUAINHA, EM MATO GROSSO. A DESCOBERTA, QUE AINDA PRECISA DE MAIS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS PARA SER RATIFICADA, FOI FEITA POR UM GRUPO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES, COM MARCANTE PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA (FINANCIADA PELA FAPESP). A EQUIPE DO SP PESQUISA CONVERSOU COM OS PESQUISADORES ENVOLVIDOS NA PESQUISA. TAMBÉM É TEMA DO PROGRAMA A MAIS RECENTE GRANDE PERDA DE ESPÉCIES ACONTECIDA NO CONTINENTE AMERICANO: A DA MEGAFAUNA TERRESTRE. CRIATURAS COMO TIGRES DENTE-DE-SABRE, MAMUTES, PREGUIÇAS-GIGANTES E TATUS-GIGANTES EXISTIAM ATÉ BEM POUCO TEMPO ATRÁS, MAS SUMIRAM DE 15 MIL ANOS PARA CÁ. O QUE ACONTECEU? ESPECULA-SE QUE O HOMEM, RECÉM-CHEGADO AO CONTINENTE AMERICANO, PODE TER TIDO UM PAPEL NISSO. O SP PESQUISA ACOMPANHA A INVESTIGAÇÃO NAS TOCAS DE ALGUMAS DESSAS CRIATURAS GIGANTES.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 09/08/2018 - CRIANDO MENINOS

    HOJE FALAMOS SOBRE COMO CRIAR MENINOS PARA QUE NÃO SEJAM MACHISTAS./ COM A GENTE, O ESCRITOR E ILUSTRADOR VITOR FARAT./ E A PSICANALISTA VERA IACONELLI./

  • 21:00CURSOS USP: CIÊNCIA POLÍTICA - QUALIDADE DA DEMOCRACIA (LEGENDADO)

    PGM 15 (LEGENDADO) SISTEMA POLÍTICO E PRESIDENCIALISMO - PARTE 01

    HOJE O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS COMPARA A CONFIANÇA POLITICA NOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO COM A CONFIANÇA EM OUTRAS INSTITUIÇÕES COMO BOMBEIROS, IGREJA E PODER JUDICIÁRIO.

  • 21:56CULTURA É CURRÍCULO

    CASA DO BANDEIRANTE

  • 22:01CAFÉ FILOSÓFICO 2018

    KAFKA - O MAL-ESTAR COMO CULTURA ONTEM E HOJE

    Série As metamorfoses da banalidade do mal Curadoria - Flávio Ricardo Vassoler Mesmo após as experiências históricas do totalitarismo e do holocausto, nossa época ainda dá vazão ao recrudescimento da personalidade autoritária e a tendências neofascistas. E também, apesar dos avanços e descobertas técnico-científicos ainda convivemos com a disseminação em massa de males como a depressão. Esta série reflete sobre “as metamorfoses da banalidade do mal”, através dos pensadores: Dostoiévski, Freud e Kafka para buscar traçar um diagnóstico de época que procure as raízes da sociopatologia de nossa vida cotidiana. PGM 19 Kafka: o mal-estar como cultura ontem e hoje com Márcio Seligmann Silva, filósofo “Há esperança suficiente, esperança infinita - mas não para nós”, sentencia o escritor Franz Kafka. Seu universo traz a agonia das situações que nos oprimem e que não controlamos... traz o embate inútil com leis e acasos que nos escapam absolutamente. E assim o autor tcheco nos mostra o quanto é impossível compreender e dimensionar a complexa engrenagem de poder e vigilância que nos oprime - e da qual ao mesmo tempo dependemos. Na literatura de Kafka, há muito da psicanálise de seu contemporâneo Freud. Os seres kafkanianos padecem do mal-estar na civilização. “Há esperança, mas não para nós... “

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 14/12/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    TRES TESOUROS PERDIDOS - MACHADO DE ASSIS

    Um marido, desconfiado e ciumento, vai ao encontro do suposto amante de sua esposa. Tem convicção e certeza do que afirma, apesar das negativas do outro. Oferece-lhe boa soma de dinheiro para que abandone sua mulher e a Corte. O suposto amante, com uns belos patacos na mão, se põe a caminho de Juiz de Fora. O marido volta à casa. Encontra uma lacônica despedida da mulher, que fugiu para a Europa com o melhor amigo dele. Nada a fazer pois o paquete já zarpou. Assim perdem-se, na vida, mulher, amigo e uns bons dinheiros.

  • 07:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 1

    Na primeira teleaula deste curso, você aprenderá para que servem os ensaios de materiais e conhecerá algumas propriedades físicas e químicas necessárias para que os materiais sejam adequados às aplicações. Além disso, ficará sabendo que alguns ensaios que podem ser realizados em uma oficina e outros são realizados ou nos protótipos ou no corpo de prova.

  • 07:12NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 2

    Os ensaios de tração servem pra determinar como os materiais reagem ao esforço de tração. Você aprenderá que, quando um corpo de prova é submetido à força axial de tração, ele se deforma antes de romper. Além disso, conhecerá um pouco a deformação elástica e a deformação plástica.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 3

    Você aprenderá como interpretar o diagrama tensão/deformação e ainda conhecerá as diversas propriedades determinadas no ensaio de tração.

  • 07:42NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 4

    Existem normas técnicas que garantem que os resultados de um ensaio sejam reproduzidos em qualquer parte do mundo. Você vai conhecer algumas entidades que se ocupam dessas normas adotadas pelos laboratórios de ensaio e aprenderá que o ensaio de tração é geralmente realizado na máquina universal.

  • 08:02NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 5

    A análise dos resultados indica as principais propriedades que podem ser obtidas no ensaio de tração. Você verá como são determinadas essas propriedades e qual a sua importância no dia-a-dia e nas aplicações na área da Mecânica. Além disso, você aprenderá a calcular o alongamento de um corpo de prova.

  • 08:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    TERRITÓRIOS CULTURAIS - PGM 24

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 197 - REEDIÇÃO 6 - MAR/2010

    Nesse mês, o Entrelinhas mostra alguns dos destaques do programa em 2009. História em quadrinhos é literatura? O Entrelinhas destaca a linguagem dos cartoons, gênero que sempre flertou com a literatura e que, a exemplo desta, também tem seus clássicos e seus vanguardistas – como Will Eisner, Guido Crepax e Neil Gaiman. O programa entrevistou dois especialistas: o jornalista Paulo Ramos, que lançou em 2009 o livro A Leitura dos Quadrinhos, e o editor Gualberto Costa, dono da livraria HQMix. ARIEL DORFMAN. O programa mostra a entrevista com o escritor chileno Ariel Dorfman, autor dos livros Konfidenz e O Longo Adeus a Pinochet. Nascido na Argentina, ele morou nos Estados Unidos antes de se radicar no Chile; na entrevista concedida durante a Feira do Livro de Buenos Aires, Dorfman falou desse trânsito cheio de conflitos entre as duas Américas. CHICO BUARQUE. O poeta Heitor Ferraz Mello, colaborador do Entrelinhas, comenta o novo livro do compositor Chico Buarque: o romance Leite derramado – um romance que mostra como o racismo está nas raízes do Brasil.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 1

    “ENTRE NASCER E MORRER, A GENTE CRESCE” A expectativa, ansiedade, desejos e medos dos irmãos Pedro e Bianca poucas horas antes do primeiro dia de aulas do ensino médio. Pedro está animado, acredita que tudo acontecerá como imagina. Já Bianca mistura medo e ansiedade, às voltas com o cabelo ideal para o primeiro dia. Enquanto os pais, Zuzu e Edison, discutem por causa dos filhos, Vó Arminda, com humor e sabedoria, apoia os netos nesse momento importante de suas vidas. Na escola, Bianca pouco a pouco supera seu medo e impõe sua personalidade. O dia de Pedro é o inverso do que ele sonhou. Ele leva um trote que o expõe diante de todos os alunos e conta com a ajuda de Bianca para conseguir dar a volta por cima. Ao final, novamente unidos, Pedro e Bianca recebem a notícia da inesperada morte da vó Arminda. Pela primeira vez na vida, sentem na própria carne o quanto crescer dói, mas, ao mesmo tempo, é inevitável.

  • 09:30CULTURA 360

    FLASH MOB (ANHEMBI MORUMBI) + JULIO CÉSAR (SÃO JUDAS) + AOS MONTES (PUC)

    A PAUTA DA EDIÇÃO DE HOJE ESTÁ BEM VARIADA. VOCÊ VAI SABER, POR EXEMPLO, COMO É O DIA-A-DIA DOS REPÓRTERES QUE TRABALHAM NO RÁDIO. OUTRO DESTAQUE DO PROGRAMA É UMA REPORTAGEM QUE CONTA A HISTÓRIA DE IMMACULÉE ILIBAGIZA, A ESCRITORA QUE SOBREVIVEU AO GENOCÍDIO CAUSADO PELO CONFLITO ÉTNICO EM RUANDA, NOS ANOS 90. MAS COMEÇAMOS FALANDO DE VOLUNTARIADO, COM UM TRABALHO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA FACULDADE DE JORNALISMO DO IESB, DE BRASILIA. O COTIDIANO DE UM REPÓRTER DE RÁDIO É TÃO DINÂMICO QUANTO O VEÍCULO EM QUE ELE TRABALHA.UM GRUPO DE ESTUDANTES DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE ANHEMBI-MORUMBI PRODUZIU UM DOCUMENTÁRIO CONTANDO COMO É O DIA-A-DIA DESSES PROFISSIONAIS. EM 1994, RUANDA ESTEVE NO CENTRO DAS ATENÇÕES. O PAÍS AFRICANO FOI SACUDIDO POR UMA ONDA DE VIOLÊNCIA QUE RESULTOU DO CONFLITO ENTRE AS ETNIAS TUTSIS E HUTUS. A ESCRITORA IMMACULÉE ILIBAGIZA SOBREVIVEU AO GENOCÍDIO E HOJE ELA É UMA DAS MAIORES DEFENSORAS DOS DIREITOS HUMANOS NA ÁFRICA.IMMACULÉE, QUE ESTEVE NO BRASIL EM 2011 PARA LANÇAR SEU LIVRO DE MEMÓRIAS, CONVERSOU COM A TV PUC, DE SÃO PAULO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    HEPATITES

    HEPATITES SAO UM CONJUNTO DE DOENCAS QUE ACOMETEM O FIGADO. NEM TODOS OS TIPOS SAO BENIGNOS.SE NAO FOREM TRATADAS,PODEM EVOLUIR PARA A CIRROSE OU O CANCER.A HEPATITE A E A MAIS BRANDA,POREM A MAIS CONTAGIOSA,ATINGINDO PRINCIPALMENTE AS CRIANCAS.SE FOR BEM TRATADA,NAO DEIXA SEQUELAS E NAO TEM COM PLICACOES.MAS A DO TIPO B E CONSIDERADA TAO OU MAIS PREOCU - PANTE QUE A AIDS.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    ORGANIZAÇÃO - IDENTIDADE DA CRIANÇA

    No Tamanho Família com o tema Organização-Identidade Da Criança, a convidada Psicológa Natércia Tiba comenta, como o quarto é uma parte importante para a organização de uma criança, como e por ele que a criança se expressa e vê novos desafios para as mudanças em um lugar apenas dele, também discute como no quarto e aberto para convivência dos irmãos, e por ele que os pais verão a forma de expressão das crianças, como os pais devem fazer para as crianças se organizarem se tornando uma brincadeira a arrumação dos objetos, importante dizer que mandar a criança para seu quarto não é um castigo.

  • 11:05GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - ROBERTO BETHONICO

    Foi em Itabira, no interior de Minas Gerais, que o artista plástico Roberto Bethônico nasceu e conviveu com uma das principais questões de seu trabalho: o irreversível. A cidade do ferro foi palco da criação da Companhia Vale do Rio Doce, e numa viagem impressionante à cidade, o artista nos mostra como a exploração do minério transformou a natureza da região e como essa degradação do ambiente é definitiva, não tem mais recuperação. Esse sentimento é traduzido na obra de Bethônico como uma forma de protesto e é o ponto inicial de outras questões que envolvem o cuidado com a vida. São desenhos, objetos, instalações e fotografias que representam poeticamente este universo.

  • 12:03CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 42

    PGM 42 - 09/02/12 VT Chico Mendes - Doc "O Sonho de Chico Mendes - 1995" VT entrevista Marina Silva - Doc " Memória do Meio Ambiente - 2003" VT encerra Paul McCartney - homenagem Chico Mendes 1989

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    ZILO E ZALO (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Zilo e Zalo em épocas diferentes.

  • 13:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 09/08/2018 - CRIANDO MENINOS

    HOJE FALAMOS SOBRE COMO CRIAR MENINOS PARA QUE NÃO SEJAM MACHISTAS./ COM A GENTE, O ESCRITOR E ILUSTRADOR VITOR FARAT./ E A PSICANALISTA VERA IACONELLI./

  • 14:01SAUDE BRASIL

    HEPATITES

    HEPATITES SAO UM CONJUNTO DE DOENCAS QUE ACOMETEM O FIGADO. NEM TODOS OS TIPOS SAO BENIGNOS.SE NAO FOREM TRATADAS,PODEM EVOLUIR PARA A CIRROSE OU O CANCER.A HEPATITE A E A MAIS BRANDA,POREM A MAIS CONTAGIOSA,ATINGINDO PRINCIPALMENTE AS CRIANCAS.SE FOR BEM TRATADA,NAO DEIXA SEQUELAS E NAO TEM COM PLICACOES.MAS A DO TIPO B E CONSIDERADA TAO OU MAIS PREOCU - PANTE QUE A AIDS.

  • 14:32BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 06 - REABILITAÇÃO CARDÍACA

    NESTE PROGAMA VAMOS FALAR SOBRE: REABILITAÇÃO CARDÍACA AS DOENÇAS CARDIOVASCULARES ESTÃO ENTRE AS PRINCIPAIS CAUSAS DE MORTALIDADE NO BRASIL E NO MUNDO. AS CIRURGIAS, AS TERAPIAS, TIVERAM UM GRANDE AVANÇO E IMPULSIONARAM O DESENVOLVIMENTO DA REABILITAÇÃO CARDÍACA.

  • 15:01MOMENTO PAPO DE MÃE II

    RINITE NA GESTAÇÃO

    Mulheres alérgicas, ao engravidar, merecem atenção especial. A rinite na gestação precisa ser controlada com cuidados. Nem todos os medicamentos podem ser receitados para a grávida, então a prevenção para evitar as crises é fundamental. A rinite é hereditária, então a chance de o bebê ter também é grande. A grávida deve evitar bichos de estimação e de pelúcia no quarto. O especialista também respondeu dúvida de telespectadora.

  • 15:16MOMENTO PAPO DE MÃE II

    FILHOS MÚLTIPLOS

  • 15:31INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:31NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 28 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula vamos conhecer como as leis trabalhistas foram criadas, como o governo brasileiro garantiu a industrialização e como passou a controlar o mercado e a livre iniciativa. Vamos ver ainda como os trabalhadores de profissões sindicalizadas passaram a ter direitos sociais dignos de uma nação moderna. A carteira de trabalho pode não ser tudo, mas, com ela, os trabalhadores brasileiros ganharam cidadania, direitos civis e ganharam mais dignidade.

  • 16:46NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 28 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 28 você verá que a expressão "didn’t" é usada nas frases que estão na forma negativa do passado e que, o auxiliar "did", funciona do mesmo jeito que o auxiliar, "do", funciona no presente. Na parte de turismo, você conhecerá um país africano chamado Zimbábue.

  • 17:01TERRITÓRIOS CULTURAIS

    TERRITÓRIOS CULTURAIS - PGM 24

  • 17:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 20

    As criptomoedas, como o Bitcoin, estão gerando ao mesmo tempo desconfiança e empolgação. Muita gente quer entender melhor como funcionam essas moedas virtuais. Será que é seguro investir nelas? Nós preparamos uma matéria que vai esclarecer muitas das suas dúvidas. Você vai ver, também, uma matéria que fala sobre o desafio de unir ciência e empreendedorismo. Não perca.

  • 17:31GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - ROBERTO BETHONICO

    Foi em Itabira, no interior de Minas Gerais, que o artista plástico Roberto Bethônico nasceu e conviveu com uma das principais questões de seu trabalho: o irreversível. A cidade do ferro foi palco da criação da Companhia Vale do Rio Doce, e numa viagem impressionante à cidade, o artista nos mostra como a exploração do minério transformou a natureza da região e como essa degradação do ambiente é definitiva, não tem mais recuperação. Esse sentimento é traduzido na obra de Bethônico como uma forma de protesto e é o ponto inicial de outras questões que envolvem o cuidado com a vida. São desenhos, objetos, instalações e fotografias que representam poeticamente este universo.

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM07 - TEMPORADA 2 - MARCELO RAMOS

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    LABAQ

    A artista nos guia pela sua história com a música, conta a importância dos seus pais nessa caminhada e nos entretém com suas composições em português e espanhol.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    LABAQ (PARTICIPAÇÃO PHIL VERAS)

  • 21:00DEU A LOUCA NO MUNDO

  • 23:36JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 15/12/2018

  • 00:19ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 13 - DIREITO À VIDA

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 8 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 8 você acompanhará as aventuras da personagem da história de Machado em busca de oportunidades de emprego na cidade grande. Aprenderá que nem todas as profissões terminam em –ista, mas também em –lógo ou lóga e conhecerá o significado da expressão “olhar de soslaio”.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 28 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula 28 é uma revisão de teleaulas passadas, em que você relembrará como é possível entender textos em Inglês a partir das figuras, dos números e das palavras mais importantes que aparecem neles.

  • 07:28NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 18 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 18 você verá que, por usarmos o sistema decimal, as multiplicações e divisões por 10, 100 e 1.000 podem ser feitas de cabeça. Para isso, basta mover os algarismos pelas ordens de acordo com a conta. Além disso, verá que essas multiplicações e divisões são muito úteis para converter uma unidade de medida em outra.

  • 07:43NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 1 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Primeira aula do Telecurso de Ciências. Nesse programa o professor ensina os conceitos básicos de expansão do gás e abaixamento da temperatura para a garçonete quando ela percebe que o gás do bar onde trabalha vazou.

  • 08:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 28 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula vamos conhecer como as leis trabalhistas foram criadas, como o governo brasileiro garantiu a industrialização e como passou a controlar o mercado e a livre iniciativa. Vamos ver ainda como os trabalhadores de profissões sindicalizadas passaram a ter direitos sociais dignos de uma nação moderna. A carteira de trabalho pode não ser tudo, mas, com ela, os trabalhadores brasileiros ganharam cidadania, direitos civis e ganharam mais dignidade.

  • 08:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 20

    As criptomoedas, como o Bitcoin, estão gerando ao mesmo tempo desconfiança e empolgação. Muita gente quer entender melhor como funcionam essas moedas virtuais. Será que é seguro investir nelas? Nós preparamos uma matéria que vai esclarecer muitas das suas dúvidas. Você vai ver, também, uma matéria que fala sobre o desafio de unir ciência e empreendedorismo. Não perca.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 198 - REEDIÇÃO 7 - MAR/2010

    Nesse mês, o Entrelinhas mostra alguns dos destaques do programa em 2009. KINDLE. O Entrelinhas fala sobre os e-readers – ou leitores digitais (como o Kindle) – que prometem revolucionar nossos hábitos de leitura e que já chegaram ao Brasil. A gente conversou com escritores e usuários dessa nova tecnologia, uma pequena tela que se pode carregar debaixo do braço (como um livro de papel) e que comporta centenas de livros eletrônicos. AURÉLIO BECHERINI. O programa destaca o livro Aurélio Becherini, com imagens do fotógrafo que registrou a São Paulo do começo do século 20 – momento em que uma cidade até então provinciana começava a passar pelas mudanças que a transformariam numa das maiores metrópoles do mundo. Literatura gay. No dia da Parada do Orgulho Gay, em São Paulo, o Entrelinhas discutiu um tema que mexe com tabus e preconceitos: a literatura homoerótica ou GLS. Entrevistamos Laura Bacellar – dona da editora Malagueta, especializada em ficção voltada para o público homossexual feminino – e dois escritores que assumem sua orientação sexual: o poeta Horácio Costa e o romancista João Silvério Trevisan. Eles contestam o rótulo “literatura gay” para definir a expressão literária das minorias sexuais, mas afirmam que a homossexualidade dos grandes escritores ainda está cercada de preconceitos: “Por exemplo por que não se fala da homossexualidade de Guimarães Rosa? Por que esconder tanto? Por que esse imenso estigma de que isso vai acabar com a honra de uma pessoa? É o mesmo problema com a família de Pedro Nava. Não se pode tocar nesse assunto” – diz Trevisan, e acrescenta, denunciando a hipocrisia: “Quando abriram os baús [dos originais de Mário de Andrade] no Instituto de Estudos Brasileiros da USP, havia trechos cortados com gilete. O que é isso? Que doença é essa?”

  • 09:00INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 10:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    NA TRILHA DAS MULAS

  • 10:30OLHANDO PARA O CEU

    SOMOS PEQUENOS NO UNIVERSO

    ESTE PROGRAMA DA SERIE, VERSA SOBRE OS SEGUINTES ASPECTOS: - DIMENSAO DO SISTEMA SOLAR; - UNIDADES DE MEDIDA: DISTANCIA E TEMPO; - RELACAO ENTRE MEDIDA DE TEMPO E ASTRONOMIA; - OS VARIOS INSTRUMENTOS DE MEDIDA DE TEMPO; - COMPARACAO ENTRE TEMPO SOLAR E TEMPO SIDERAL; - OS PADROES DE TEMPO E DISTANCIA PARA O ESTUDO DAS MACRO-ES TRUTURAS DO UNIVERSO. ESTE PROGRAMA, COMO TODA A SERIE, TEVE COMO SET BASICO DE GRAVACAO, O IAG, INSTITUTO ASTRONOMICO E GEOFISICO DA USP E CENAS EXTERNAS EM ITAPEVA, MONTE VERDE, OBSERVATORIO NACIO- NAL DO RIO DE JANEIRO E ESTADIO CICERO POMPEU DE TOLEDO (MO- RUMBI).

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 2

    A morte de vó Arminda deixa um quarto vazio na casa de Pedro e Bianca. Os dois irmãos se digladiam na luta pela primazia na ocupação do novo quarto. Na escola, um trabalho de Geografia sobre “Disputa Territorial” mobiliza os dois irmãos. Bianca rejeita formar dupla com Rosário, uma retraída menina boliviana que acaba de entrar para a sua classe. Já Pedro repele Feijão, sua dupla definida, por causa do mau hálito do garoto. Ao final, ao verem sua percepção inicial dos colegas transformada, os irmãos se reconciliam com Rosário e Feijão, aprendem algo sobre si mesmos e sua relação como irmãos. E perdem o quarto extra, que passa a ser ocupado pelo pai, novamente brigado com a mãe.

  • 11:30O POVO BRASILEIRO

    BRASIL CAIPIRA

    ESTE PROGRAMA INVESTIGA AS ORIGENS E AS TRANSFORMACOES PELAS QUAIS PASSOU O CHMADO "MUNDO CAIPIRA".NELE,DARCY RIBEIRO FA- LA SOBRE OS BANDEIRANTES,A CACA AOS INDIOS E AO OURO,O SURGI MENTO E A DESCARACTERIZACAO DE MAIS ESSA REGIAO CULTURAL BRA SILEIRA.O PROGRAMA CONTEM IMAGENS ORIGINAIS CAPTADAS NO SUL DE MINAS,EM OURO PRETO E EM SAO PAULO. TAMBEM MOSTRA IMAGENS DA CONGADA E DO MOCAMBIQUE,DANCAS POPU LARES DO MUNDO CAIPIRA,FILMADAS EM 1935 POR T.LEVI-STRAUSS. O JECA TATU E O CAIPIRODROMO.AS INFLUENCIAS DAS MATRIZES POR TUGUESA E NEGRA.O REI DO GADO.A INDUSTRIALIZACAO E A URBANI- ZACAO.TOM ZE DECLAMA OSWALD DE ANDRADE.TRECHOS DE TEXTOS DE SERGIO BUARQUE DE HOLANDA PONTUAM O PROGRAMA.

  • 12:00CAMPUS EM AÇÃO 2018

    NON DVCOR DVCO (RIO BRANCO)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Non dvcor dvco”, produzido por alunos do curso de Rádio e TV da faculdade Rio Branco. Sobre “Non dvcor dvco”: NON DVCOR, DVCO” é o lema presente no brasão da cidade de São Paulo que significa "Não sou conduzido, conduzo", de onde surgiu a inspiração de pesquisar e observar mais a cidade. O projeto faz referência à rotina diversificada dos paulistanos e como o tempo a influência diretamente. É com esse propósito que a Produtora Clock Films realiza o primeiro episódio de um seriado documental sobre essa metrópole. Ano de produção: 2016

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1265

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA AS PESQUISAS RECENTES QUE TENTAM DESVENDAR OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O PROJETO DE PRESERVAÇÃO DA LONTRA. E AINDA, UMA CONFECÇÃO TRANSFORMA SOBRAS DE TECIDOS EM ROUPAS DA MOD/. OS MATERIAIS DESCARTADOS SÃO COSTURADOS POR MULHERES HABILIDOSAS QUE GANHARAM UM NOVO DESTINO. ESTE ANIMAL, QUE VIVE NOS RIOS E LAGOS E SE ALIMENTA DE PEIXES, É VÍTIMA DA CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS E DA PERDA DE HÁBITAT . E AINDA, UMA ENTREVISTA SOBRE OS AVANÇOS DA ASTRONOMIA COM O ASTROFÍSICO E DIVULGADOR CIENTÍFICO, GUSTAVO ROJAS .

  • 13:00RODA VIVA

    ELI HORN

    NASCIDO NA SÍRIA, VEIO PARA O BRASIL AOS 11 ANOS. EM 1962, FUNDOU A CYRELA, QUE SE TRANSFORMOU NUMA DAS MAIORES INCORPORADORAS DO PAÍS. EM 2014, TRANSFERIU O COMANDO DA EMPRESA PARA OS FILHOS E PASSOU A DEDICAR PARTE DE SEU TEMPO À ONG BEM MAIOR, QUE NASCEU COM A MISSÃO DE FOMENTAR A FILANTROPIA NO BRASIL. É O ÚNICO BRASILEIRO MEMBRO DO GIVING PLEDGE, GRUPO INTEGRADO POR BILL GATES E MICHAEL BLOOMBERG, RICHARD BRASON E OUTROS 150 BILIONÁRIOS, QUE ASSUMIRAM O COMPROMISSO DE DOAR A MAIOR PARTE DE SUAS FORTUNAS PARA PROJETOS SOCIAIS. COMO EMPRESÁRIO, ESTÁ OTIMISTA EM RELAÇÃO AO NOVO GOVERNO, QUE ASSUME EM JANEIRO, E ESPERA UM NOVO CICLO DE CRESCIMENTO ECONÔMICO. NO CENTRO DO RODA VIVA DE HOJE, ESTÁ O PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA CYRELA, ELIE HORN. PARA CONVERSAR COM ELIE HORN, CONVIDAMOS: ANDREA WOLFFENBÜTTEL - JORNALISTA E DIRETORA DO INSTITUTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO INVESTIMENTO SOCIAL. CIRCE BONATELLI - REPÓRTER DA AGÊNCIA ESTADO / BROADCAST. BETTINA BARROS - REPÓRTER DO JORNAL VALOR ECONÔMICO. JAIME SPITZCOVSKY - COLUNISTA DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO E INTEGRANTE DO GACINT, O GRUPO DE ANÁLISE DA CONJUNTURA INTERNACIONAL DA USP. KÁTIA MELLO - EDITORA-EXECUTIVA DA REVISTA FORBES.

  • 14:30ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 13 - DIREITO À VIDA

  • 14:58VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    ZILO E ZALO (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Zilo e Zalo em épocas diferentes.

  • 15:58MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    LABAQ

    A artista nos guia pela sua história com a música, conta a importância dos seus pais nessa caminhada e nos entretém com suas composições em português e espanhol.

  • 16:28MINIDOCS - SHOWS

    LABAQ (PARTICIPAÇÃO PHIL VERAS)

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    LABAQ (PARTICIPAÇÃO PHIL VERAS)

  • 17:28BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 04 - VIOLÕES

    Com o tema Violões, este programa destaca composições de nomes como Garoto, João Pernambuco e Dilermando Reis, entre outros

  • 17:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 04 - VIOLÕES

    Com o tema Violões, este programa destaca composições de nomes como Garoto, João Pernambuco e Dilermando Reis, entre outros

  • 18:28SR. BRASIL

    SR. BRASIL 519

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE LULA BARBOSA, HENRIQUE ARAÚJO, REGIONAL IMPERIAL

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 519

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE LULA BARBOSA, HENRIQUE ARAÚJO, REGIONAL IMPERIAL

  • 19:28ARNALDO COHEN E ORQUESTRA SINFONICA MUNICIPAL

  • 19:30ARNALDO COHEN E ORQUESTRA SINFONICA MUNICIPAL

  • 21:00FIGURAS DA DANÇA 2015

    NORA ESTEVES

    Nora Esteves nasceu em Porto Alegre e começou a dançar aos oito anos, no Rio de Janeiro, com Tatiana Leskova. Na sequência, cursou a Escola de Danças Clássicas Maria Olenewa. Aos 14, foi aprovada no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde, aos 17 anos, tornou-se primeira-bailarina. Ao longo de sua carreira, dançou em renomadas companhias como o Joffrey Ballet, em Nova York, Thêatre Populaire de Reims, Les Ballets de Marseille, Ballet Thêatre Contemporain e Ballet Thêatre Français, todos na França. Também trabalhou com diversos coreógrafos como Jérome Robbins, Gerald Arpino, Robert Joffrey, Willian Dollar, Oscar Arraiz, George Skibine e outros. Sua carreira é marcada pelo forte laço com o Brasil e com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde até hoje ministra aulas. Atualmente, também exerce função pedagógica no Centro de Movimento e na Companhia de Dança Deborah Colker.

  • 21:02FIGURAS DA DANÇA 2015

    NORA ESTEVES

    Nora Esteves nasceu em Porto Alegre e começou a dançar aos oito anos, no Rio de Janeiro, com Tatiana Leskova. Na sequência, cursou a Escola de Danças Clássicas Maria Olenewa. Aos 14, foi aprovada no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde, aos 17 anos, tornou-se primeira-bailarina. Ao longo de sua carreira, dançou em renomadas companhias como o Joffrey Ballet, em Nova York, Thêatre Populaire de Reims, Les Ballets de Marseille, Ballet Thêatre Contemporain e Ballet Thêatre Français, todos na França. Também trabalhou com diversos coreógrafos como Jérome Robbins, Gerald Arpino, Robert Joffrey, Willian Dollar, Oscar Arraiz, George Skibine e outros. Sua carreira é marcada pelo forte laço com o Brasil e com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde até hoje ministra aulas. Atualmente, também exerce função pedagógica no Centro de Movimento e na Companhia de Dança Deborah Colker.

  • 21:29JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM07 - TEMPORADA 2 - MARCELO RAMOS

  • 22:28INSPIRA.MOV BRASIL II

    GRINGO CARDIA

    7.GRINGO CARDIA - O designer Gringo Cardia assinou algumas das capas de discos mais marcantes da música brasileira recente. Neste programa, ele descreve como encontra inspiração nos lugares mais inusitados e conta que sua busca por novos desafios o levou a ampliar cada vez mais seu leque de atividades.

  • 22:58REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1265

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA AS PESQUISAS RECENTES QUE TENTAM DESVENDAR OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O PROJETO DE PRESERVAÇÃO DA LONTRA. E AINDA, UMA CONFECÇÃO TRANSFORMA SOBRAS DE TECIDOS EM ROUPAS DA MOD/. OS MATERIAIS DESCARTADOS SÃO COSTURADOS POR MULHERES HABILIDOSAS QUE GANHARAM UM NOVO DESTINO. ESTE ANIMAL, QUE VIVE NOS RIOS E LAGOS E SE ALIMENTA DE PEIXES, É VÍTIMA DA CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS E DA PERDA DE HÁBITAT . E AINDA, UMA ENTREVISTA SOBRE OS AVANÇOS DA ASTRONOMIA COM O ASTROFÍSICO E DIVULGADOR CIENTÍFICO, GUSTAVO ROJAS .

  • 23:28100% BRASIL

    PROJETO NACIONAL DST/AIDS

    O Brasil agora é um exemplo mundial de prevenção e controle da AIDS. O episódio mostra a eficiência do Programa Nacional de DST e Aids brasileiro, considerado o melhor do mundo. 100% Brasil visita também a maior colônia japonesa fora do Japão: São Paulo. Em Santa Catarina, a pequena Pomerode revela sua origem alemã, mantendo vivas as manifestações culturais trazidas pelos imigrantes, assim como a Italiana Rio dos Cedros. Com os imigrantes vieram costumes, comidas e bebidas. E é a cachaça que agora invade o mundo. A bebida destilada brasileira é um sucesso internacional.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 9 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 9 você verá como o dicionário é útil no estudo de uma língua. Aprenderá que as palavras no dicionário vêm em ordem alfabética e que, em um dicionário bilíngüe,você pode procurar do Inglês para o Português e vice-versa.

  • 07:14NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 20 (MOD.1 - MÉDIO)

    Na teleaula 20 você verá pessoas usando a linguagem culta e a linguagem popular, além de ver exemplos de exageros na utilização das duas. Conferirá também o que é onomatopéia e, para terminar, vai aprender a usar corretamente os pronomes de tratamento.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 6

    O ensaio de compressão é muito importante para os materiais utilizados na fabricação de fundações, que servem de base para martelamentos, suportes, bases de máquinas etc. Você verá que o ensaio de compressão tem várias coisas em comum com o ensaio de tração e conhecerá as suas limitações.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 30 (2006)

    HISTÓRIAS: "O BUFALO PACIENTE" "O PESCADOR E SUA ESPOSA"

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 199 - REEDIÇÃO 8 - MAR/2010

    Nesse mês, o Entrelinhas mostra alguns dos destaques do programa em 2009. Violência e literatura. O Entrelinhas mostra como um dos assuntos mais preocupantes do mundo contemporâneo – a violência – vem sendo discutido por poetas e romancistas. O programa entrevistou escritores de Portugal e Moçambique que estiveram em São Paulo para o encontro “Violência e Literatura”, promovido pela Biblioteca Mário de Andrade e pelo Centro Cultural São Paulo. Falamos ainda com o poeta e rapper Allan da Rosa e com o romancista e crítico de arte Teixeira Coelho, autor de História Natural da Ditadura. Eles dizem que a violência também pode ser simbólica e estar presente na linguagem, nos traumas políticos e na memória pessoal. Marcelo Ariel. O programa entrevistou um escritor que transforma a paisagem apocalíptica de Cubatão em cenário de uma poesia visionária. Fomos até o centro siderúrgico do litoral paulista – símbolo da catástrofe ambiental brasileira e pós-moderna – para uma conversa com o autor de Tratado dos Anjos Afogados, uma das mais surpreendentes revelações de nossa literatura. Marcelo Ariel faz uma poesia singular, que extrai do colapso social (como o trágico incêndio provocado por um oleoduto na favela de Vila Socó, em 1984) uma poesia repleta de referências eruditas e visões infernais. Cinema e literatura. Diretor de Macunaíma, Joaquim Pedro de Andrade tem uma filmografia com obras baseadas em textos de Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade – além do próprio Mário de Andrade. Nosso colaborador Ivan Marques analisa a relação do mais literário diretor do Cinema Novo com a tradição modernista brasileira.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 3

    Bianca sente-se discriminada pela vendedora de uma loja de tênis caros. Isso gera nela uma insatisfação com seu lugar social e humano e um desejo de dar o troco. Nessa jornada, encontra uma referência em Letícia, moça rica e descolada, voluntária de uma Ong com um projeto social na escola. Bianca consegue levantar o dinheiro que tanto queria com uma rifa, mas, ao final, põe a vingança de lado e gasta tudo se divertindo com os amigos da escola. Pedro faz bico como “agente de reciclagem”, ou, como seus colegas de classe dizem, “mendigo”. Ele quer poupar dinheiro para investir em um curso que pode lhe render um estágio ou um emprego melhor. Esse plano de Pedro é posto em xeque pelo que ele sente por Ciça, por quem é apaixonado desde criança. Pedro acaba usando suas economias para sair com Ciça. Mas, no fim, frustra-se ao entender que, por enquanto, ela o vê apenas como amigo.

  • 09:30CULTURA 360

    VOLUNTARIADO (IESB) + A VIDA DO REPÓRTER DE RÁDIO (ANHEMBI MORUMBI) + IMMACULÉE (PUC)

    O PROGRAMA ESTÁ BEM VARIADO. VOCÊ VAI SABER, POR EXEMPLO, COMO É O DIA-A-DIA DOS REPÓRTERES QUE TRABALHAM NO RÁDIO. OUTRO DESTAQUE DO PROGRAMA É UMA REPORTAGEM QUE CONTA A HISTÓRIA DE IMMACULÉE ILIBAGIZA, A ESCRITORA QUE SOBREVIVEU AO GENOCÍDIO CAUSADO PELO CONFLITO ÉTNICO EM RUANDA, NOS ANOS 90. MAS A GENTE COMEÇA FALANDO DE VOLUNTARIADO, COM UM TRABALHO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA FACULDADE DE JORNALISMO DO IESB, DE BRASILIA. ANTES DA REPORTAGEM, VOCÊ CONFERE O DEPOIMENTO DOS RESPONSÁVEIS PELA PRODUÇÃO DO VÍDEO. O COTIDIANO DE UM REPÓRTER DE RÁDIO É TÃO DINÂMICO QUANTO O VEÍCULO EM QUE ELE TRABALHA.UM GRUPO DE ESTUDANTES DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE ANHEMBI-MORUMBI PRODUZIU UM DOCUMENTÁRIO CONTANDO COMO É O DIA-A-DIA DESSES PROFISSIONAIS. EM 1994, RUANDA ESTEVE NO CENTRO DAS ATENÇÕES. O PAÍS AFRICANO FOI SACUDIDO POR UMA ONDA DE VIOLÊNCIA QUE RESULTOU DO CONFLITO ENTRE AS ETNIAS TUTSIS E HUTUS. A ESCRITORA IMMACULÉE ILIBAGIZA SOBREVIVEU AO GENOCÍDIO E HOJE ELA É UMA DAS MAIORES DEFENSORAS DOS DIREITOS HUMANOS NA ÁFRICA. IMMACULÉE, QUE ESTEVE NO BRASIL EM 2011 PARA LANÇAR SEU LIVRO DE MEMÓRIAS, CONVERSOU COM A TV PUC, DE SÃO PAULO. A REPORTAGEM VOCÊ CONFERE A SEGUIR.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    MENOPAUSA

    UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA MULHER E NAO UM PROBLEMA, OU UMA DOENCA.E ASSIM QUE OS MEDICOS FAZEM COM QUE AS MULHE- RES DE MEIA IDADE ENCAREM A MENOPAUSA.ELES TAMBEM ALERTAM PA RA A IMPORTANCIA DA PREVENCAO E TRATAMENTO, O QUE GARANTE MELHOR QUALIDADE DE VIDA,ALEM DE EVITAR OU ATENUAR COMPLICA- COES COMO OSTEOPOROSE, PROBLEMAS CARDIOVASCULARES, ENTRE OU- TRAS.A FASE DA MENOPAUSA E ANUNCIADA POR SINTOMAS COMO ONDAS DE CALOR, SUORES,ARREPIOS DE FRIO.MAS NEM TODAS AS MULHERES APRESENTAM ESTAS SENSACOES.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    PAIS AUSENTES

    No Programa Tamanho Família a convidada Professora de Terapia Familar da USP a terapeuta Marilene Grandesso, explica como as crianças precisam de seus pais presentes, as crianças necessitam de uma referência para criarem suas identidades. Os pais com a modernidade dos relacionamentos mudaram seus conceitos de educação e usam as crianças para conquistarem outros bens e não dão atenção necessária para seus filhos, a terapeuta fala sobre a frase equivocada em relação a educação de um filho: "Não importa a quantidade de tempo e sim a qualidade". Professora Marilene também dá dicas como aproveitar melhor seu tempo com seus filhos.

  • 11:08GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FERNANDO MEIRELLES

    Ele começou arquiteto e urbanista e se transformou num dos cineastas mais reconhecidos no seu país e no exterior. Uma espécie de “embaixador do cinema brasileiro”, esse paulistano começou com uma kombi e uma turma de amigos, importando equipamento direto do Japão, via Paraguai. Com sua turma de amigos do “Olhar Eletrônico”, experimentou na TV brasileira novas idéias e formatos. Foi para a publicidade e, finalmente, fez o que sempre quis: cinema. Diretor de “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles gosta mesmo é de novidades, de desafios.

  • 12:04CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 43

    PGM 43 - 16/02 VT TEATRO AMAZONAS Repórter Especial - "Teatro Amazonas, o resgate de uma época"- 1989 VT CICLO BORRACHA DOC "A Arvore da Fortuna" - 1992 ENTREVISTA AURÉLIO MICHILES DOC Teatro Amazonas - 2002 A PEDIDOS Vestibular da Canção - 1982 ENTREVISTA SOPRANO ROSANA LAMOSA ENCERRA ROGER WATERS - ópera "Ça Ira" no Teatro Amazonas

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 340

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 09/08/2018 - CRIANDO MENINOS

    HOJE FALAMOS SOBRE COMO CRIAR MENINOS PARA QUE NÃO SEJAM MACHISTAS./ COM A GENTE, O ESCRITOR E ILUSTRADOR VITOR FARAT./ E A PSICANALISTA VERA IACONELLI./

  • 14:00SAUDE BRASIL

    MENOPAUSA

    UM PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA MULHER E NAO UM PROBLEMA, OU UMA DOENCA.E ASSIM QUE OS MEDICOS FAZEM COM QUE AS MULHE- RES DE MEIA IDADE ENCAREM A MENOPAUSA.ELES TAMBEM ALERTAM PA RA A IMPORTANCIA DA PREVENCAO E TRATAMENTO, O QUE GARANTE MELHOR QUALIDADE DE VIDA,ALEM DE EVITAR OU ATENUAR COMPLICA- COES COMO OSTEOPOROSE, PROBLEMAS CARDIOVASCULARES, ENTRE OU- TRAS.A FASE DA MENOPAUSA E ANUNCIADA POR SINTOMAS COMO ONDAS DE CALOR, SUORES,ARREPIOS DE FRIO.MAS NEM TODAS AS MULHERES APRESENTAM ESTAS SENSACOES.

  • 14:31BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 07 - CORAÇÃO E O DIABETES

    No módulo “qualidade de vida” de hoje vamos falar sobre “coração e o diabetes”. O “diabetes” é uma doença provocada pela deficiência de produção ou de ação da insulina no organismo, que leva a sintomas agudos e a complicações crônico-degenerativas. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, o diabetes afeta 230 milhões de pessoas no mundo, e no Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, são 16 milhões de pessoas que sofrem com essa doença.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    TROMBOFILIA NA GRAVIDEZ

    Trombofilia na gravidez, você já ouviu falar disso? É uma condição que pode oferecer riscos para a gestante e o bebê se não houver o tratamento adequado. Para este Momento Papo de Mãe sobre trombofilia na gravidez recebemos a Shantal Verdelho, que está grávida e o ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana, Rodrigo da Rosa Filho.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    CRIANÇA NÃO NAMORA

    Neste Momento Papo de Mãe o tema é: criança não namora. Pode até acontecer de os pequenos de 4 ou 5 anos falarem que tem namorado ou namorada, mas os pais não devem incentivar isso. Já foram feitas, inclusive, campanhas para explicar que não é saudável para as crianças a ideia de namoro. Nossas convidadas são a mamãe Carla Freteschi e a psicóloga Natércia Tiba, que também respondeu dúvida de telespectadora. Tivemos também depoimento de outra telespectadora sobre o assunto.

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    PECADOS CAPITAIS II

    BLOCO 1 O programa apresenta como tema os pecados capitais da avareza, da ira e da soberba. Felipe Reis, com seu carro novo, encontra-se com Tininha Mello e lhe oferece uma carona. Tininha desdenha do carro do amigo e por obra do destino o carro para de funcionar. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “inveja”. Felipe e Tininha, com o carro parado, falam sobre inveja boa e admiração. Felipe cita trecho do livro “Mal secreto”, de Zuenir Ventura, que aborda o tema. O quadro “Curiosidades” traz o azar causado pelo olho de agouro com o exemplo do poema do século I, do poeta romano Catulo, “Dá-me pois mil beijos, e mais cem, (...).” O quadro CSI-LP traz à tona a questão da nasalização da palavra “muito”. BLOCO 2 A equipe do INL mais uma vez desvenda a questão sobre a nasalidade da palavra “muito”. De acordo com as investigações do Conselheiro Brás, a nasalização do “ui” em “muito” é recente, posterior à estabilização da grafia da palavra. Ele apresentou um trecho de “Os Lusíadas”, de Camões, em que a palavra “muito” aparece rimando com as palavras “fruito” (forma antiga de fruto) e “enxuito” (forma antiga de enxuto). Com isso, mostrou que o termo “muito” não apresentava marcas gráficas dessa nasalização, apesar de hoje essa pronúncia nasal estar consagrada pelo uso. O Jornal Nossa Língua traz a ira como notícia. Felipe Reis entrevista as pessoas nas ruas para saber o que eles entendem por “irado”. Tininha Mello, encarnada na personagem Ira, fala sobre o ser “irada”. Ela canta um trecho da canção “A ira”, de Cláudio Zoli. O Povo fala responde a enquete: - “Quando você fica iracundo? / Você conhece alguém que é irascível? Gelson Babosa, âncora do Jornal Nossa Língua, recebe o professor de língua portuguesa, Henrique Santos Braga, que explica o significado desses adjetivos derivados do substantivo “ira”. BLOCO 3 Felipe Reis entrevista o professor de grego da USP, Antonio Medina Rodrigues, que fala sobre a obra Ilíada, de Homero. E explica por que Homero apresenta Aquiles como “furioso”. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença entre os verbos “infligir” e “infringir”. Felipe Reis e Tininha Mello formam um casal do tipo que racha a conta do restaurante. Felipe encarna o personagem avarento. Volta cena da abertura do programa com Felipe Reis e Tininha Mello que continuam falando sobre os pecados capitais. O novo carro de Felipe volta a funcionar e ele dá carona para a amiga Tininha, ao som da canção “A ira”, de Lenine.

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    SHAKESPEARE

    NO PRIMEIRO EPISÓDIO DA NOVA TEMPORADA, ASHLIE E STEPHEN VISITAM O FAMOSO TEATRO GLOBE, DE SHAKESPEARE, PARA QUE STEPHEN POSSA PEGAR SEU TRAJE A FIM DE ATUAR EM UMA PEÇA. ENTÃO ELES VÃO ATÉ A CIDADE NATAL DE SHAKESPEARE, EM STRATFORD, ONDE ELES DESCOBREM QUE O PAPEL DE STEPHEN NÃO ERA BEM O QUE ELES ESPERAVAM. A REPÓRTER AMANDEEP EXPLORA A WEST END DE LONDRES - LOCAL COM MAIS TEATROS MUSICAIS NO MUNDO. ELA CONHECE, ENTÃO, OS BASTIDORES DE MAMMA MIA E DESCOBRE O QUE É PRECISO PARA A REALIZAÇÃO DE UMA GRANDE PRODUÇÃO. O PROFESSOR DE INGLÊS, ROB, DÁ DICAS SOBRE COMO ANOTAR NOVOS VOCABULÁRIOS E, COM AS PEÇAS DE SHAKESPEARE POPULARES ATÉ HOJE, NÓS PERGUNTAMOS PARA NOSSO ESPECIALISTA DO QUADRO 'SEAT ON THE STREET' O QUE FAZ UMA HISTÓRIA DURADOURA.

  • 16:31INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

  • 17:03NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 9 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 9 você verá como o dicionário é útil no estudo de uma língua. Aprenderá que as palavras no dicionário vêm em ordem alfabética e que, em um dicionário bilíngüe,você pode procurar do Inglês para o Português e vice-versa.

  • 17:17NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 20 (MOD.1 - MÉDIO)

    Na teleaula 20 você verá pessoas usando a linguagem culta e a linguagem popular, além de ver exemplos de exageros na utilização das duas. Conferirá também o que é onomatopéia e, para terminar, vai aprender a usar corretamente os pronomes de tratamento.

  • 17:33GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FERNANDO MEIRELLES

    Ele começou arquiteto e urbanista e se transformou num dos cineastas mais reconhecidos no seu país e no exterior. Uma espécie de “embaixador do cinema brasileiro”, esse paulistano começou com uma kombi e uma turma de amigos, importando equipamento direto do Japão, via Paraguai. Com sua turma de amigos do “Olhar Eletrônico”, experimentou na TV brasileira novas idéias e formatos. Foi para a publicidade e, finalmente, fez o que sempre quis: cinema. Diretor de “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles gosta mesmo é de novidades, de desafios.

  • 18:33METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 344 - 16/12/2018

    NO METRÓPOLIS DE HOJE, A ESTREIA DE MOGLI, NOVO FILME DE ANDY SERKIS, NA NETFLIX. MAIS UM HERÓIS DOS QUADRINHOS CHEGA AOS CINEMAS: AQUAMAN. E TAMBÉM UMA ENTREVISTA COM O DIRETOR M.NIGHT SHAYAMALAN. TEM LITERATURA, COM O FENÔMENO DA AUTOPUBLICAÇÃO. TEATRO, COM A NOVA MONTAGEM DE RODA VIVA, DO GRUPO OFICINA. E A EXPOSIÇÃO DE ROSANA PAULINO NA PINACOTECA. PRA COMPLETAR, MÚSICA AO VIVO NO ESTÚDIO COM TOM ZÉ E BANDA, COMEMORANDO 50 ANOS DO ÁLBUM "GRANDE LIQUIDAÇÃO".

  • 19:31TELECONTO

    LADEIRA DA MEMÓRIA 1

  • 20:02SP PESQUISA

    A VIDA CAIU DO CÉU?

    A ORIGEM DA VIDA SEMPRE INTRIGOU O SER HUMANO. ESTUDOS RECENTES ¿ DESENVOLVIDOS NO BRASIL E NO MUNDO ¿ CONVERGEM PARA A HIPÓTESE DE QUE A VIDA CAIU DO CÉU. O PROGRAMA SP PESQUISA CONTA A ATUAÇÃO DE CIENTISTAS BRASILEIROS NA TENTATIVA DE DESVENDAR ESSE MISTÉRIO. SÃO FÍSICOS E ASTROFÍSICOS QUE DEDICAM HORAS DE OBSERVAÇÃO, EXPERIMENTOS E ESTUDOS NA BUSCA DESSA RESPOSTA. O PROGRAMA TAMBÉM ABORDA O ESTUDO DA PALEONTOLOGIA QUE TENTA DESCREVER A EVOLUÇÃO DA VIDA NA TERRA.

  • 20:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 17/12/2018 - EMPREENDEDORISMO

  • 21:01CURSOS USP:

    CIÊNCIA POLÍTICA: QUALIDADE DA DEMOCRACIA - PGM 14 - ANÁLISE BRASIL - PARTE 02

    NA CONTINUAÇÃO DA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA A EVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA DEMOCRACIA E DA CONFIANÇA POLITICA NO BRASIL.

  • 21:54CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU CASA DE PORTINARI - BRODOWSKI

  • 22:01GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A PAUTA ESQUECIDA - FIM DA COMUNICACAO

    JORGE DA CUNHA LIMA lembra que há aproximadamente 250 gerações atrás, o homem inventou a escrita. Para sermos mais exatos, a escrita parece ter se desenvolvido independentemente em várias gerações do mundo alguns séculos atrás, não num momento específico da história, mas durante um prolongado período de tempo. Porém, mesmo hoje em dia, com o fim do século XX e o início do século XXI, com as viagens espaciais se tornando algo corriqueiro, uma parte significativa da humanidade ainda é analfabeta. A alfabetização das massas só ocorreu com a evolução da imprensa. Quando Johann Gutenberg girou lentamente as manivelas de sua primitiva prensa de madeira, para imprimir com tipos móveis os primeiros exemplares de sua famosa “Bíblia de Mezarino”, talvez não lhe tenha ocorrido que sua invenção acrescentaria um importante elemento cultural ao crescente acúmulo tecnológico ocorrido na sociedade ocidental, e que redundaria séculos mais tarde no aparecimento e no desabrochamento da comunicação de massa1. Com a escrita presente na sociedade ocidental, mais a nova possibilidade da reprodução múltipla dos documentos escritos, e com os novos sistemas políticos2, que dariam ao homem comum uma responsabilidade cada vez maior nas suas decisões civis3, o aparecimento das técnicas da comunicação de massa aguardou apenas a difusão da educação e dos progressos tecnológicos ocorridos no processo da impressão tipográfica. E na terceira década do século XIX, portanto, presenciou-se a tecnologia da impressão rápida e a idéia básica de um jornal reunidas no primeiro verdadeiro veículo de comunicação de massa. Com o aparecimento e a aceitação da imprensa popular o ritmo da atividade comunicativa do homem começou a se acelerar rapidamente. Por volta da metade do século passado, o telégrafo tornou-se uma realidade. Embora não fosse um veículo de comunicação de massa, este invento foi novamente um elemento importante na acumulação tecnológica que iria posteriormente conduzir aos veículos eletrônicos de massa. Algumas décadas mais tarde, experiências foram levadas a efeito com êxito, que eram condições indispensáveis para a produção do cinema e do telégrafo sem fio. Na década de 20 houve a introdução do rádio doméstico, que atingiu seu ponto de saturação nos anos 50, estando na maior parte das residências e nos automóveis americanos; na década de 40, é o início da televisão, que no fim da década de 50 e princípio da década de 1960 se presencia o início do ponto de saturação da mesma. No caso do Brasil, geralmente os princípios e os pontos de saturações, ocorreram 10 ou 15 anos após o acontecido nos Estados Unidos. Dessa forma a comunicação de massa tornara-se um dos fatos mais significativos e inevitáveis da vida moderna. Para Cunha Lima, esses inventos, que invadiram nossas casas, representam uma espécie de metamorfose comunicativa, ou até como poderíamos chamar de uma revolução da comunicação, por ter ocorrido um conjunto de rápidas transformações tecnológicas únicas na história da humanidade. Cada um desses veículos aumentou as oportunidades totais diárias do uso da linguagem por parte dos cidadãos das classes não abastadas.

  • 22:52PROFISSÕES

    ENGENHEIRO CARTÓGRAFO

    UM ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM MAPAS. A UNIVESP TV FOI CONHECER O TRABALHO DE ÉLCIA FERREIRA DA SILVA, DONA DE UMA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO.

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 17/12/2018

  • 23:46CONTOS DA MEIA NOITE

    OS MUSCULOS - IGNACIO DE LOYOLA BRANDAO

    De repente, no pequeno jardim fronteiro a casinhola, os arames começam a crescer e a brotar. Com um vigor, nunca visto em seivas de outras plantas, os arames crescem e crescem. Cercam o jardim, empilham-se. Danilo, o proprietário do terreno, não sabe o que fazer. A limpeza pública não dá conta. Dentro da casa não há mais lugar para depositar tão espantosa produção. As casas comerciais queixam-se de concorrência desleal. Os fiscais do governo não resolvem o problema. Ninguém, na verdade, o resolve: o arame se propaga. Cerca o país. Até que Danilo, no âmago uterio de um monte de arame, reeduca sua vida e sua condição humana. De forma pungente.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 29 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula 29 revisará algumas estratégias de comunicação. Você vai rever cenas que mostram situações de comunicação já vistas no Novo Telecurso de Inglês, como o uso correto dos pronomes “this“, “that“, “these“ e “those” e a utilização do verbo auxiliar “can”.

  • 07:11NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 19 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai saber o que vem a ser atmosfera. Vai aprender, também, o que é pressão e o que é pressão atmosférica e vai conhecer uma nova grandeza.

  • 07:27NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 7

    O ensaio de cisalhamento é feito na máquina universal. Você vai conhecer a força que produz o cisalhamento e verá que, dependendo do material, o ensaio precisa ser feito com dispositivos especiais.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 2 - FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 31

    HISTÓRIAS: *PEDRO MALAZARTES E O QUADRO DA VEIA *CAMPO DOS GIGANTES * VELHA À FIAR

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 200

    Ingo Schulze e o Muro de Berlim. O Entrelinhas entrevista Ingo Schulze, escritor alemão que faz parte de uma geração que fala da vida em seu país depois da queda do muro de Berlim. Depois de ter participado da Flip em 2008, Schulze – que nasceu e viveu na antiga Alemanha comunista – voltou ao Brasil para lançar Vidas Novas, livro que trata justamente da geração que viveu o processo de reunificação do país. Michel Melamed. A gente conversou com o poeta que faz performances polêmicas e que interpretou a personagem Bentinho na minissérie Capitu, baseada no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Melamed é autor da trilogia de espetáculos Dinheiro Grátis, Homemusica e Regurgitofagia – uma performance ousada, em que cada reação sonora da platéia (risos, aplausos, tosses) se transforma em descargas elétricas sobre o corpo do ator. Michel Melamed conversou com o Entrelinhas sobre essa nova forma de fazer literatura, em que o corpo funciona como metáfora. Ahmadou Kourouma. Às vésperas Copa do Mundo em que o Brasil vai enfrentar a Costa do Marfim, o programa destaca a obra de Ahmadou Kourouma – escritor marfinense que transformou o pesadelo político do país africano numa literatura repleta de amarga ironia. O comentário da obra de Kourouma (que morreu na França em 2003) é do poeta e educador Allan da Rosa.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 4

    Pedro precisa fazer uma apresentação oral para a aula de Biologia: o problema é que ele tem muita dificuldade para falar em público. Para superar suas limitações, Pedro aproxima-se de Leonardo, a quem vê como carismático, falante e popular. Na convivência com Leonardo, entende que não quer ser como o colega e, afinal, consegue fazer sua apresentação. Pedro se apresenta do seu jeito, talvez sem o mesmo carisma de Leonardo, mas encontra a sua própria voz. Já Bianca despreza um concurso criado pelos meninos para eleger a menina mais bonita e atraente do 1º ano. Porém, pouco a pouco, torna-se mais competitiva e engaja-se na disputa, jogando para ganhar. Ao final, ao ver como Fafá, uma de suas melhores amigas, sofre com o concurso, Bianca sabota a divulgação do resultado final – e a sua própria vitória.

  • 09:30CULTURA 360

    EU TE DESAFIO A ME AMAR(IESB) + HISTÓRIA OURO VERDE (UEL) + PERSEU ABRAMO (UNIFAE)

    PARA ABRIR O PROGRAMA, A GENTE EXIBE UM TRABALHO DOS ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO IESB. O CURTA METRAGEM “EU TE DESAFIO A ME AMAR” APRESENTA UM PEFIL DO JOVEM TRANSSEXUAL MARCELO CAETANO. É UMA ENTREVISTA EXCELENTE! AUDIO- EM FEVEREIRO DESSE ANO, UM GRAVE INCÊNDIO DESTRUIU BOA PARTE DO CINE-TEATRO OURO VERDE, EM LONDRINA.O EDIFÍCIO, CONSIDERADO PATRIMÔNIO CULTURAL DA CIDADE, FOI PROJETADO PELOS ARQUITETOS CARLOS CASCALDI E VILANOVA ARTIGAS. ANTES DO INCÊNDIO, A TV DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA PRODUZIU UM DOCUMENTÁRIO SOBRE A HISTÓRIA CINE-TEATRO OURO VERDE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A REGIÃO. NASCIDO NUMA FAMÍLIA DE ARTISTAS E INTELECTUAIS, PERSEU ABRAMO FEZ UMA CARREIRA IMPORTANTE NO JORNALISMO BRASILEIRO. QUANDO FALECEU EM 1996, AOS 66 ANOS, ELE ERA UMA REFERÊNCIA DA IMPRENSA NACIONAL. OS ALUNOS DO CURSO DE JORNALISMO DA UNIFAE OUVIRAM AMIGOS, FAMILIARES E COLEGAS DE PROFISSÃO PARA TRAÇAR A TRAJETÓRIA DE PERSEU ABRAMO, DESTACANDO INCLUSIVE SUA MILITÂNCIA POLÍTICA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ESCLEROSE MULTIPLA

    SERA ABORDADO NESTE PROGRAMA A ESCLEROSE MULTIPLA.PACIENTES CONTAM COMO SE SENTEM E O QUE DEVE SER FEITO QUANDO SE TEM A DOENCA.COMO OS PARENTES DEVEM AGIR NESTA SITUACAO. MEDICOS ALERTAM PARA OS SINTOMAS E INDICAM O MELHOR TRATAMEN TO PARA A DOENCA.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    CENSURA E REPRESÃO

    No Tamanho Família com o tema Censura e Repressão a convidada e a Psicológa Rosely Sayão autora dos livros "Como Educar Meu Filho"(coletanêa de textos sobre educação familiar publicados no jornal Folha de São Paulo de 2000 á 2002). A Repressão na visão da Psicológa e vista como algo prioritário para educar seu filho porque o ser humano aceita com as censuras a convivência em sociedade. Os pais contemporâneos não querem ser autoritários não querem se impôr, nisso as crianças impõe seus desejos, e ao invês de obedecerem são obedecidos. Filme indicado pela Psicológa : O Senhor Das Moscas e Programa em TV a Cabo já exibido: Esqueceram de Nós .

  • 11:14GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - INEZITA BARROSO

    Inezita Barroso apresenta o Viola, Minha Viola desde 1980 na TV Cultura. Mas antes disso, Inezita atuou em cinema, gravou samba, freqüentou a boêmia paulistana, viu florescer o Teatro Brasileiro de Comédia e foi a primeira cantora contratada da TV Record. Cinqüenta e sete anos de carreira profissional passados a limpo - uma justa homenagem a quem se transformou de dondoquinha paulistana em dama da música regional, folclórica e caipira.

  • 12:08CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 44

    CULTURA RETRÔ - Pgm 44 - no ar: 23/02/12 VT CORONELISMO - Telecurso 2º Grau - 19/05/1978 VT ENTREVISTA ACM NETO VT DOC MULHERES DICA - DOCTV "SANTA DICA DE GUERRA E FÉ" - 2005 VT PROVOCAÇÕES - 2006 VT A PEDIDO Zeca camargo - Ensaio Tim Maia - 1992 VT ENCERRAMENTO - CÁSSIA ELLER

  • 12:31MANOS E MINAS III

    LAYLAH ARRUDA

    Neste programa o Manos e Minas recebe Laylah Arruda. Representando a cena dos slams, BIRO-BIRO E NENZIN. Matérias: - Nosso videorreporter Rodney Suguita apresenta o perfil do Edson Leite, chef do Sonego Bistrô. - Roberta foi trocar uma ideia com os integrantes do coletivo fotográfico 'Afrotometria'. - um bate papo com as irmãs Joyce e Lucia Venancio, criadoras da Preta Pretinha, incentivam a reflexão sobre a diversidade através das bonecas de pano que produzem .

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 17/12/2018 - EMPREENDEDORISMO

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ESCLEROSE MULTIPLA

    SERA ABORDADO NESTE PROGRAMA A ESCLEROSE MULTIPLA.PACIENTES CONTAM COMO SE SENTEM E O QUE DEVE SER FEITO QUANDO SE TEM A DOENCA.COMO OS PARENTES DEVEM AGIR NESTA SITUACAO. MEDICOS ALERTAM PARA OS SINTOMAS E INDICAM O MELHOR TRATAMEN TO PARA A DOENCA.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 07 - NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA

    O TEMA DESTE PGM É “NUTRIÇÃO E ATIVIDADE FÍSICA”. UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA E ADEQUADA É FUNDAMENTAL PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE PRATICAM ATIVIDADE FÍSICA OU ESPORTIVA. MAS COMO SABER O QUE SE DEVE COMER ANTES, DURANTE E DEPOIS DE UMA ATIVIDADE QUE EXIGE GASTOS DE ENERGIA?

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MEU FILHO É TRANS

    Um filho ou filha trans. Aquele bebê que nasceu menina ou menino, descobre que se vê de outro jeito. Para muitos pais e mães essa revelação pode vir acompanhada de angústia, medos, dúvidas. Há quem rejeite, mas há os que vencem qualquer preconceito, acolhem, incentivam. Para este Momento Papo de Mãe, sobre este tema que ainda é tido como tabu, principalmente por causa da falta de informação, convidamos o psicólogo e psicanalista Reinaldo Lobo e o jornalista Marcelo Tas.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PERCEPÇÃO CORPORAL

    Faz parte do crescimento do bebê o desenvolvimento da percepção corporal. E isso varia de uma criança para outra. Algumas terão essa consciência corporal mais aguçada, outras menos e isso pode até influenciar na coordenação motora. Para este Momento Papo de Mãe sobre percepção corporal convidamos a Maria Cristina de Oliveira, que é terapeuta ocupacional e a mamãe Vanessa Magalhães.

  • 15:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 200

    Ingo Schulze e o Muro de Berlim. O Entrelinhas entrevista Ingo Schulze, escritor alemão que faz parte de uma geração que fala da vida em seu país depois da queda do muro de Berlim. Depois de ter participado da Flip em 2008, Schulze – que nasceu e viveu na antiga Alemanha comunista – voltou ao Brasil para lançar Vidas Novas, livro que trata justamente da geração que viveu o processo de reunificação do país. Michel Melamed. A gente conversou com o poeta que faz performances polêmicas e que interpretou a personagem Bentinho na minissérie Capitu, baseada no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Melamed é autor da trilogia de espetáculos Dinheiro Grátis, Homemusica e Regurgitofagia – uma performance ousada, em que cada reação sonora da platéia (risos, aplausos, tosses) se transforma em descargas elétricas sobre o corpo do ator. Michel Melamed conversou com o Entrelinhas sobre essa nova forma de fazer literatura, em que o corpo funciona como metáfora. Ahmadou Kourouma. Às vésperas Copa do Mundo em que o Brasil vai enfrentar a Costa do Marfim, o programa destaca a obra de Ahmadou Kourouma – escritor marfinense que transformou o pesadelo político do país africano numa literatura repleta de amarga ironia. O comentário da obra de Kourouma (que morreu na França em 2003) é do poeta e educador Allan da Rosa.

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    NORTHERN IRELAND

    NESTA SEMANA, STEPHEN E ASHLIE DECIDEM VIAJAR PARA A IRLANDA DO NORTE. ELES SE DIVERTEM ENQUANTO APRENDEM A SURFAR NO OCEANO ATLÂNTICO E DEPOIS INVESTIGAM ALGUNS DOS MITOS E LENDAS DA REGIÃO - INCLUINDO RUMORES DE QUE O HOTEL EM QUE ELES SE ENCONTRAM É ASSOMBRADO! A REPÓRTER AMANDEEP DESCOBRE PORQUE EXISTEM PINTURAS COLORIDAS NOS MURAIS DA CIDADE DE BELFAST, E ENTÃO ENCONTRA UM GRUPO DE JOVENS ARTISTAS CUJOS TRABALHOS REFLETEM UMA IRLANDA DO NORTE MAIS PACÍFICA. O PERITO EM LÍNGUA INGLESA, ROB, ESTÁ À DISPOSIÇÃO PARA EXPLICAR FRASES ÚTEIS PARA EXPLICAR COMO FAZER ALGO. E PARA AJUDAR A ENTENDER O PASSADO TURBULENTO DA IRLANDA DO NORTE, NÓS PERGUNTAMOS AO NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' COMO O CONFLITO COMEÇOU.

  • 16:31INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 2 - FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 29 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula 29 revisará algumas estratégias de comunicação. Você vai rever cenas que mostram situações de comunicação já vistas no Novo Telecurso de Inglês, como o uso correto dos pronomes “this“, “that“, “these“ e “those” e a utilização do verbo auxiliar “can”.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 19 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai saber o que vem a ser atmosfera. Vai aprender, também, o que é pressão e o que é pressão atmosférica e vai conhecer uma nova grandeza.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - INEZITA BARROSO

    Inezita Barroso apresenta o Viola, Minha Viola desde 1980 na TV Cultura. Mas antes disso, Inezita atuou em cinema, gravou samba, freqüentou a boêmia paulistana, viu florescer o Teatro Brasileiro de Comédia e foi a primeira cantora contratada da TV Record. Cinqüenta e sete anos de carreira profissional passados a limpo - uma justa homenagem a quem se transformou de dondoquinha paulistana em dama da música regional, folclórica e caipira.

  • 18:30PERSONA EM FOCO

    INÉDITOS DIVERSOS 2 (2018)

  • 19:31TELECONTO

    LADEIRA DA MEMÓRIA 2

  • 20:01SP PESQUISA

    CEM - CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE

    OS PESQUISADORES DO CEM, CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE, QUEREM MAPEAR, DESCREVER E ENTENDER AS RECENTES MUDANÇAS OCORRIDAS NAS CIDADES BRASILEIRAS. QUAL FOI E QUAL TEM SIDO O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NESSE PROCESSO? COMO ELAS ATUAM? AO MESMO TEMPO EM QUE OS PESQUISADORES DO CEM ELABORAM TAIS ESTUDOS, OS DADOS ANALISADOS RETORNAM PARA OS GOVERNOS, SUBSIDIANDO DECISÕES POLÍTICAS. O PROGRAMA MOSTRA UMA PARTE DOS RESULTADOS DESSAS PESQUISAS, APRESENTA ALGUNS DOS PROJETOS EM ANDAMENTO NO CEM E CONTA PARTICULARIDADES DA HISTÓRIA DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL.

  • 20:32PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/12/2018 - RETROSPECTIVA TECNOLOGIA

    PARA FALAR SOBRE TECNOLOGIA E CELULARES, RECEBEMOS A ENGENHEIRA LÚCIA FILGUEIRAS, PROFESSORA E PESQUISADORA DA INTERAÇÃO ENTRE OS SERES HUMANOS E O COMPUTADOR, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP./ E A JORNALISTA CRISTINA DE LUCA, ESPECIALIZADA EM TECNOLOGIA./

  • 21:01CURSOS USP: CIÊNCIA POLÍTICA - QUALIDADE DA DEMOCRACIA (LEGENDADO)

    PGM 15 (LEGENDADO) SISTEMA POLÍTICO E PRESIDENCIALISMO - PARTE 01

    HOJE O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS COMPARA A CONFIANÇA POLITICA NOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO COM A CONFIANÇA EM OUTRAS INSTITUIÇÕES COMO BOMBEIROS, IGREJA E PODER JUDICIÁRIO.

  • 21:51CULTURA É CURRÍCULO II

    PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO - SANTOS

  • 22:00BALANÇO DO SECULO XX, PARADIGMAS DO SECULO XXI

    EUCLIDES DA CUNHA E OS EXCLUÍDOS DA TERRA - PROFº JOSÉ LEONARDO DO NASCIMENTO

    Segundo o Prof. José Leonardo do Nascimento, o livro “Os Sertões”, de Euclides da Cunha, marca a cultura e a política brasileira no século XX. O filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, de Glauber Rocha, por exemplo, foi inspirado neste livro. Na sua concepção, “Os Sertões” é uma obra muito vinculada às concepções sociológicas e filosóficas de sua época. O livro é dividido em três partes: A Terra, O Homem e A Luta. Na Terra, Euclides se detém a explicar o clima, a região geológica, os rios; No Homem, o autor faz um balanço da sociedade brasileira, enfatizando os costumes do sertanejo baiano; e na Luta, Euclides narra o conflito entre a República e a população de Canudos. Antonio Conselheiro, líder religioso, se instala em Canudos em 1893 e os conflitos na região vão se desenvolver a partir de 1896. Segundo o palestrante, Euclides era um crítico da elite litorânea, aquela que imaginava que o Brasil se restringia à franja litorânea. Com esse livro, segundo o crítico literário José Veríssimo, ele vingava o massacre ocorrido às margens do rio Vaza Barris. José Leonardo do Nascimento - Professor do Instituto de Artes da UNESP (Universidade Estadual de São Paulo). Participou da organização dos livros “Os Sertões de Euclides da Cunha - Releituras e Diálogos” e ”Juízos Críticos”, com Valentim Facioli.

  • 23:02JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 18/12/2018

  • 00:02CONTOS DA MEIA NOITE

    PASSAGEM - LEO TROMBKA

    A velha matriarca judia, professora aposentada, tem sua rotina diária de hábitos e costumes. É o preparo de comidas, é o recebimento da minguada pensão, são os afazeres domésticos de sempre. E é num dia, também rotineiro, que acontece o rito de passagem. O que, pelo imprevisto, assusta os vizinhos e parentes. Mas traz, para a alma de quem tem o ocrpo extinto, o conforto de uma nova luz.

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 19 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 19 você aprenderá a fazer multiplicações e divisões com números decimais. Nas multiplicações, o resultado deve ter um número de casas decimais que é a soma das casas decimais dos dois números que foram multiplicados. Além disso, você verá que a divisão de um número decimal por um número inteiro pode ser prolongada. Para isso, basta colocar uma vírgula no quociente e seguir com a conta.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 30 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 30 você conhecerá a função do 1º grau e suas aplicações. Saberá que o gráfico deste tipo de função é uma reta e, ainda, aprenderá a construir a função a partir de dois pontos.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 8

    Nesta teleaula você conhecerá os esforços de dobramento e de flexão, verá como é feito o ensaio e conhecerá alguns processos de dobramento. Além disso, aprenderá que no ensaio de flexão se utiliza um extensômetro e conhecerá algumas propriedades mecânicas avaliadas nesse ensaio.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 3 - MUSEU DA IMIGRAÇÃO E MEMORIAL DA RESISTÊNCIA

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 32

    HISTÓRIAS: * A HISTÓRIA MAIS LONGA DO MUNDO * VASYA PÉ BRANCO * LELO E A ÁRVORE DA MONTANHA * A MENOR HISTÓRIA DO MUNDO

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 201

    Biblioteca de São Paulo. O Entrelinhas visita a Biblioteca de São Paulo, que acaba de ser inaugurada no espaço do antigo presídio do Carandiru com a proposta inovadora de disponibilizar em seu acervo obras recém-lançadas no mercado editorial brasileiro (fazendo assim da biblioteca pública um espaço que pode “rivalizar” com as principais livrarias do país). Além de mostrar como funciona a Biblioteca de São Paulo, o Entrelinhas levou até lá os escritores Fernando Bonassi, que deu oficinas literárias para os presos (experiência a partir da qual escreveu o roteiro do filme Carandiru, de Hector Babenco) e com Luiz Alberto Mendes, ex-detento que transformou sua experiência na prisão em literatura. Rilke. O Entrelinhas de hoje destaca a obra de um dos maiores poetas da língua alemã: Rainer Maria Rilke. Sua obra mais famosa, Cartas a um Jovem Poeta, foi adaptada para o teatro e está em cartaz em São Paulo, em monólogo com o ator Ivo Müller. A gente conversou com Müller e com o professor de literatura Tércio Redondo – autor de uma das traduções de Rilke que vêm sendo lançadas no mercado brasileiro e que marcam o “renascimento” do autor de Elegias de Duíno e Sonetos a Orfeu. Cabrera Infante. O programa comenta a nova edição do romance Três Tristes Tigres, que fez do cubano Guillermo Cabrera Infante (dissidente do regime de Fidel Castro que se autoexilou na Inglaterra, onde morreu em 2005) um clássico da moderna literatura latino-americana.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 5

    Uma onda de roubos na escola acende o sinal de alerta em todos. Pedro desconfia de Anderson (ex-interno da Fundação Casa) e denuncia-o à diretoria após o roubo de um presente que ele deu a Ciça. Mas Anderson é inocente. O verdadeiro culpado dos roubos é outro, Jorge Lucas, o generoso namorado de Bianca, um rapaz mais velho, afetuoso e acima de qualquer suspeita. Ao final, Bianca e Pedro têm de lidar com essa descoberta. Pedro, para tentar reparar os problemas causados a Anderson. Bianca, magoada e dividida entre calar-se ou alertar a mãe de Jorge, habitual frequentadora do salão de Zuzu, quanto aos riscos que sua família corre na comunidade.

  • 09:30CULTURA 360

    CARROS DE BOI (DOCTUM) + PÉ NA TÁBUA (USP) + O ARTISTA DA PALAVRA (UNIFAE)

    UM DE NOSSOS DESTAQUES É UM DOCUMENTÁRIO DOS ALUNOS DA UNIFAE SOBRE JOSÉ HAMILTON RIBEIRO. JOSÉ HAMILTON É UM DOS GRANDES REPÓRTERES BRASILEIROS, VENCEDOR DE SETE PRÊMIOS ESSO DE JORNALISMO. E O PROGRAMA TAMBÉM ESTÁ ESPECIAL PRA QUEM GOSTA DE CARROS ANTIGOS. A GENTE VAI MOSTRAR UMA REPORTAGEM DA TV USP DE PIRACICABA SOBRE O PÉ NA TÁBUA, UM EVENTO QUE REÚNE OS APAIXONADOS PELO ANTIGOMOBILISMO. POR FALAR EM CARRO ANTIGO, A EQUIPE DA DOCTUM TV, DE MINAS GERAIS, APRESENTA UMA MATÉRIA SOBRE UM VELHO MEIO DE TRANSPORTE QUE AINDA HOJE É BASTANTE USADO NAS ÁREAS RURAIS DO BRASIL: O CARRO DE BOI. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM ANTIGOMOBILISMO? ANTIGOMOBILISMO É PAIXÃO POR CARROS ANTIGOS. É UM HOBBY QUE, SÓ AQUI NO BRASIL, ATRAI MAIS DE DEZ MIL ADEPTOS. RECENTEMENTE, ALGUNS DESSES APAIXONADOS POR CALHAMBEQUES SE REUNIRAM PARA DISPUTAR A SEGUNDA EDIÇÃO DA CORRIDA “PÉ NA TÁBUA”.A PROVA ACONTECEU NA CIDADE DE FRANCA, NO INTERIOR DE SÃO PAULO, E NENHUM DOS CARROS CONCORRENTES TINHA MENOS DE 75 ANOS. UM GRUPO DE ALUNOS DA UNIFAE ENTREVISTOU FAMILIARES E COLEGAS DE PROFISSÃO DO REPÓRTER JOSE HAMILTOM RIBEIRO E MONTOU O DOCUMENTÁRIO “O ARTISTA DA PALAVRA”.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    INCONTINENCIA URINARIA

    ESTE PROGRAMA,REVELA QUE MILHARES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO SOFREM DESTE PROBLEMA DELICADO QUE CONSISTE NA PERDA INVOLUN TARIA DE URINA.E UMA AFECCAO QUE PODE ACONTECER EM QUALQUER IDADE E POR VARIAS CAUSAS.NO CASO DOS ADULTOS,SAO AS MULHE- RES QUE REPRESENTAM O MAIOR GRUPO DE RISCO,ESPECIALMENTE NA FASE POS-MENOPAUSA. NO HOMEM,A INCONTINENCIA URINARIA EM GERAL DECORRE DE PROBLE MAS NEUROLOGICOS E DE CORRECOES CIRURGICAS DE PROSTATA.O PRO GRAMA FALA DAS CAUSAS E CONSEQUENCIAS E DESTACA AS FORMAS DE TRATAMENTO,COM DEPOIMENTOS DE MEDICOS E PACIENTES.VALE LEM - BRAR QUE PERDER URINA, EM NEHUM CASO E NORMAL,SENDO UMA SITU ACAO QUE PODE E DEVE SER TRATADA.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    RELIGIÃO NA VIDA DAS CRIANÇAS

    No Tamanho Família o Filósofo Professor do Depto. de Teológia da PUC de São Paulo Mario Sergio Cortella, explica que a religião é típico do ser humano,e de como e vista á importância da religião na vida social e psique da criança. Como os adultos influênciam as crianças quanto a escolha de religião a seguir, com qual idade a criança entende a religiosidade e os dogmas, com é entendido a fé, e a morte na visão de uma criança e a fase do ceticismo e da incredulidade das crianças. Físico citado: Steve Walking e Freeman Daisson este autor do livro "Em Louvor Da Diversidade"

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HENFIL

    Henrique de Souza Filho, Henrique Filho e, para a família, Henriquinho. Dono de um humor cáustico e genial, para alguns Henfil “desenhava como se estivesse mastigando pedras”. O documentário Henfil Plural desenha o retrato desse mineiro de Nossa Senhora do Ribeirão das Neves, Minas Gerais, desde seu nascimento em 5 de fevereiro de 1944, até sua morte em 4 de janeiro de 1988, contaminado pelo vírus da AIDS em uma transfusão de sangue. Amigos, familiares, filho e críticos traçam as linhas que compõem o perfil e a alma de um brasileiro que lutou com talento e paixão para transformar o Brasil num país mais justo.

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 45

    CULTURA RETRÔ - Pgm 45 - no ar: 01/03/12 VT Doc Indústria Automobilística VT ENTREVISTA Luiz Adelar Scheuer - Roda Viva 1992 VT Ford T - JC de 2008 VT A PEDIDO - Bem Brasil - Marina Lima - 2003 VT ENCERRAMENTO - Wandi Doratiotto na Kombi

  • 12:30MOSAICOS

    A ARTE DE TIM MAIA

    MOSAICOS – A ARTE DE TIM MAIA Documentário musical traz participações de Funk Como Le Gusta, Skowa, Carlos Dafé, Paulinho Guitarra, Graça Cunha e Paul van Wingerden “Tem que ouvir Tim Maia. Se não ouvir Tim Maia, não sabe o que é o funk e soul brasileiros”, comenta o cantor e compositor Skowa em depoimento para o programa MOSAICOS O documentário musical MOSAICOS resgata depoimentos e números musicais de Tim Maia de diversas épocas, pertencentes ao acervo da TV Cultura, a exemplo do cantor interpretando ao violão o sucesso “Azul da cor do mar”, em 1980, e de um encontro dele com Jorge Benjor, nos estúdios da extinta TV Tupi, na década de 1970. Para comentar a carreira de Tim Maia (1942-1998), MOSAICOS promove o encontro de três personagens que conviveram com o Síndico: os compositores Carlos Dafé e Skowa e o instrumentista Paulinho Guitarra. O documentário musical se completa com as participações de Funk Como Le Gusta, Graça Cunha e Paul van Wingerden, interpretando algumas das músicas mais representativas do homenageado.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/12/2018

  • 14:00SAUDE BRASIL

    INCONTINENCIA URINARIA

    ESTE PROGRAMA,REVELA QUE MILHARES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO SOFREM DESTE PROBLEMA DELICADO QUE CONSISTE NA PERDA INVOLUN TARIA DE URINA.E UMA AFECCAO QUE PODE ACONTECER EM QUALQUER IDADE E POR VARIAS CAUSAS.NO CASO DOS ADULTOS,SAO AS MULHE- RES QUE REPRESENTAM O MAIOR GRUPO DE RISCO,ESPECIALMENTE NA FASE POS-MENOPAUSA. NO HOMEM,A INCONTINENCIA URINARIA EM GERAL DECORRE DE PROBLE MAS NEUROLOGICOS E DE CORRECOES CIRURGICAS DE PROSTATA.O PRO GRAMA FALA DAS CAUSAS E CONSEQUENCIAS E DESTACA AS FORMAS DE TRATAMENTO,COM DEPOIMENTOS DE MEDICOS E PACIENTES.VALE LEM - BRAR QUE PERDER URINA, EM NEHUM CASO E NORMAL,SENDO UMA SITU ACAO QUE PODE E DEVE SER TRATADA.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 07 - A FAMÍLIA EM DESORDEM

    Nosso tema de hoje é A FAMÍLIA EM DESORDEM. Uma das definições da palavra Família é: um grupo de pessoas ligadas por descendência a partir de um ancestral comum. Em verdade, a família é um mundo de relações, não de indivíduos. As mudanças econômicas e sociais vêm promovendo alterações no âmbito familiar, e os papéis de cada um já não são mais os mesmos.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    OS CINCO SENTIDOS DO BEBÊ

    Neste Momento Papo de Mãe vamos conversar sobre os 5 sentidos do bebê. Tato, visão, audição, paladar, olfato. No primeiro ano de vida os sentidos se desenvolvem muito. Aliás, nos primeiros meses é possível perceber isso a cada dia. De uma hora pra outra o bebê passa a observar tudo, depois segura objetos e por aí vai. Para nosso papo convidamos o pediatra Mario Santoro Junior e a Milena Lopes e o Eric Silva, pais Juan de 5 meses.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    O NEONATOLOGISTA NO PARTO

    Neste Momento Papo de Mãe vamos falar sobre o neonatologista. Você sabe quem é este profissional e qual a importância dele na sala de parto? O neonatologista é um pediatra especializado em recém-nascidos que já atende o bebê nos primeiros segundos de vida. Estão com a gente para este papo a neonatologista Miriam Rika e a Gabriella Montes, mãe do Bernardo, de 3 anos, e da Maya, de 3 meses.

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    ESPORTES/CLIMA

    BLOCO 1 Felipe e Tininha estão no parque do Ibirapuera e conversam usando expressões que utilizam as estações do ano. O Povo fala responde a enquete: - “o que quer dizer tudo azul? / quando uma pessoa diz “sol de inverno”, o que está querendo dizer? / Qual o significado da expressão “uma andorinha não faz verão? / qual o significado da expressão “céu de brigadeiro”? / E “saiu na chuva tem de se molhar”? Trecho da canção “Cântico à natureza”, de Paulinho da Viola, para ilustrar o tema. Felipe Reis interpreta o poema “Quando, Lídia, vier o nosso outono”, de Ricardo Reis, heterônimo de Fernando Pessoa. Tininha Mello entrevista o jornalista e crítico literário Manoel Costa Pinto que fala sobre as metáforas usadas por Ricardo Reis no poema “Quando, Lídia, vier o nosso outono”. BLOCO 2 O Jornal Nossa Língua traz a previsão do tempo com a nossa senhora do tempo, Lili Silva. Ela diz que o dia amanhecerá com leve sereno e formação de orvalho. No fim da manhã, o sol sairá, mas haverá ventos fortes. Já no meio da tarde, algumas cumulunimbus (nuvens) poderão causar forte tempestade. Lembra, ainda, que amanhã, passaremos por um equinócio, portanto, dia e noite terão 12 horas. O repórter Felipe Reis entrevista o colunista Fernando Vieira, da Federação Paulista de Golfe, que explica quais condições climáticas são mais favoráveis ao jogo de golfe. Felipe e Tininha arriscam algumas jogadas de golfe. O quadro “Curiosidades” traz a explicação para o fenômeno Equinócio. Trecho da canção ”Choro de Outono”, de Edvaldo Santana para ilustrar o tema. BLOCO 3 Trecho da canção “Uma noite e meia”, da Marina, para ilustrar tema climático. Tininha entrevista a meteorologista Desirée Brandt, da Somar Meteorologia, que fala sobre a linguagem usada pelos comentaristas climáticos. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença no uso do advérbio “meio” e do substantivo “meia”. Trecho da canção “Primavera”, do Los Hermanos, para ilustrar o tema. O quadro “Etimologia” traz a origem do termo “primavera”. Tininha e Felipe encerram o programa, ainda no Parque do Ibirapuera, ao som de “Quando o sol bater na janela do seu quarto”, da Legião Urbana.

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    ANIMALS

    NESTE EPISÓDIO, ASHLIE TEM UMA ENTREVISTA PARA UM COMERCIAL E ELA SE VÊ OBRIGADA A LEVAR SEU CACHORRO, POPPY, JUNTO COM ELA. O DIRETOR DO COMERCIAL É SEDUZIDO POR POPPY E STEPHEN LOGO SE VÊ ENCARREGADO DE LEVAR O ANIMAL AO PET SHOP PARA SE PREPARAR. O REPÓRTER JO DESCOBRE O QUANTO OS BRITÂNICOS AMAM SEUS ANIMAIS - ELE VAI A UM CENTRO DE RESGATE DE ANIMAIS FINANCIADO SOMENTE POR DOAÇÕES E ONDE SÓ TRABALHAM VOLUNTÁRIOS. O ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA, ROB, DISCUTE MANEIRAS DE FALAR DO FUTURO. E ENQUANTO FAZENDEIROS SE VÊEM PRESSIONADOS A PRODUZIR MAIS ALIMENTOS, NÓS PERGUNTAMOS À NOSSA CONVIDADA DO 'SEAT ON THE STREET' SOBRE AS IMPLICAÇÕES DO CULTIVO INTENSIVO PARA A SAÚDE DOS ANIMAIS.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 3 - MUSEU DA IMIGRAÇÃO E MEMORIAL DA RESISTÊNCIA

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 19 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 19 você aprenderá a fazer multiplicações e divisões com números decimais. Nas multiplicações, o resultado deve ter um número de casas decimais que é a soma das casas decimais dos dois números que foram multiplicados. Além disso, você verá que a divisão de um número decimal por um número inteiro pode ser prolongada. Para isso, basta colocar uma vírgula no quociente e seguir com a conta.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 30 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 30 você conhecerá a função do 1º grau e suas aplicações. Saberá que o gráfico deste tipo de função é uma reta e, ainda, aprenderá a construir a função a partir de dois pontos.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HENFIL

    Henrique de Souza Filho, Henrique Filho e, para a família, Henriquinho. Dono de um humor cáustico e genial, para alguns Henfil “desenhava como se estivesse mastigando pedras”. O documentário Henfil Plural desenha o retrato desse mineiro de Nossa Senhora do Ribeirão das Neves, Minas Gerais, desde seu nascimento em 5 de fevereiro de 1944, até sua morte em 4 de janeiro de 1988, contaminado pelo vírus da AIDS em uma transfusão de sangue. Amigos, familiares, filho e críticos traçam as linhas que compõem o perfil e a alma de um brasileiro que lutou com talento e paixão para transformar o Brasil num país mais justo.

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2018

    DA TERRA À MESA (FIAM FAAM)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Da Terra à Mesa”, produzido por alunos do curso de Rádio e TV da FIAM FAAM. Sobre “Da Terra à Mesa”: Da Terra à Mesa” é um filme do gênero documentário que explora o universo da produção de alimentos orgânicos sob a perspectiva de produtores orgânicos e convencionais, especialistas e pessoas que desconhecem sobre o tema. Ano de produção: 2016

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 306 -

  • 19:30TELECONTO

    LADEIRA DA MEMÓRIA 3

  • 20:00SP PESQUISA

    VIDA MICROSCÓPICA OU BIODIVERSIDADE MICRO

    O PROGRAMA MOSTRA A ENORME DIVERSIDADE DO MUNDO MICROBIANO. EXPÕE OS MOTIVOS DA IMPORTÂNCIA DE CONHECER ESSA BIODIVERSIDADE E PORQUE A VIDA HUMANA DEPENDE DA PRESERVAÇÃO DESSES MICRORGANISMOS. A EQUIPE DO SÃO PAULO PESQUISA FOI AO INSTITUTO OCEANOGRÁFICO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, ONDE CIENTISTAS ESTUDAM ORGANISMOS QUE VIVEM EM CONDIÇÕES AMBIENTAIS EXTREMAS, COMO TEMPERATURAS MUITO BAIXAS OU MUITO ALTAS. A REPORTAGEM OUVIU OS BIÓLOGOS DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS QUE ESTUDAM OS SERES VIVOS MAIS ANTIGOS DO PLANETA, ENTRE ELES AS ALGAS MARINHAS E AS AMEBAS, QUE SOBREVIVERAM A TODAS AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS DA TERRA POR BILHÕES DE ANOS. A BIOLOGIA MOLECULAR REVELOU AOS CIENTISTAS QUE CONHECEMOS APENAS UMA PEQUENA PARTE DESSAS ESPÉCIES.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 19/12/2018

  • 21:00CURSOS USP: CIÊNCIA POLÍTICA - QUALIDADE DA DEMOCRACIA (LEGENDADO)

    PGM 16 (LEGENDADO) SISTEMA POLÍTICO E PRESIDENCIALISMO - PARTE 02

    NA CONTINUAÇÃO DA AULA, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS APRESENTA OS NÍVEIS DE CONFIANÇA QUE A POPULAÇÃO TÊM NOS PODERES EXECUTIVO E LEGISLATIVO E COMO ESSA CONFIANÇA OSCILA ENTRE OS DIVERSOS SETORES DA SOCIEDADE.

  • 22:00INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO 2014

    O PAPEL DAS EMPRESAS FRENTE ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS - PAVAN SUKHDEV

    As mudanças climáticas estão cada vez mais visíveis e nos afetam diretamente. Em alguns lugares, sofre-se com os desabamentos e inundações; em outros, com a falta de água e os racionamentos. Ao invés de observarmos passivamente o que tem acontecido, o que podemos fazer em relação a isso? A responsabilidade é de todos. Mas alguns setores específicos da sociedade são especialmente importantes para gerar mudanças significativas. Neste programa, o economista indiano Pavan Sukhdev fala sobre como as corporações, o mundo do setor privado de negócios pode contribuir para amenizar os efeitos das mudanças climáticas, para criar uma voz realmente transformadora neste cenário.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 19/12/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    MURIBECA - MARCELINO FREIRE

    Em Recife existe um lixão, colocado na periferia da metrópole. É ali que muitos marginalizados econômicos vêm buscar o material de sua subsistência. Sem erro, poderíamos afirmar que a demasia do luxo do "andar de cima" se transforma no lixo que dá sobrevida aos do "andar de baixo". O problema, neste conto, surge quando medidas administrativas e burocráticas ameaçam extinguir o lixão. O monólogo da catadora de detritos permeia o texto, de começo a fim. E mostra estes desequilíbrios sociais gritantes que fazem do Brasil um campeão na má distribuição de rendas.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 2 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 2 você aprenderá que o Sol,as estrelas e os planetas, inclusive a Terra, são considerados astros celestes. Quando olhamos da Terra, todos os astros parecem se mover de leste para oeste. As estrelas não podem ser vistas durante o dia porque estão ofuscadas pela luz do Sol. O tempo pode ser medido pelo movimento do Sol, ou mesmo da Lua. Você aprenderá também que durante muito tempo se acreditou que a Terra estava parada, mas há muito tempo sabemos que a Terra realiza um movimento de rotação em torno de seu eixo, de oeste para leste. É devido a esse movimento que vemos os astros se movimentarem no sentido contrário, ou seja, de leste para oeste. A repetição dos dias e das noites se deve ao movimento de rotação da Terra.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 44 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 44 você aprenderá um pouco mais sobre o genótipo e o fenótipo dos seres vivos. Verá que existem formas de alterarmos o fenótipo dos seres vivos e que as características fenotípicas dependem não só de fatores externos, mas também da constituição genética do indivíduo. Além disso, saberá que existem alguns procedimentos para aumentar as chances de obter determinados genótipos desejados quando criamos e cruzamos animais.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 9

    Você perceberá a importância da ductilidade na estampagem de chapas, além de aprender como é feito o ensaio de embutimento em seus dois métodos: o ensaio Erichsen e o ensaio Olsen.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 4 - BIBLIOTECA DE SÃO PAULO - ETEC - ESPAÇO MEMORIA CARANDIRU

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 33

    HISTÓRIAS: * A GULOSA DISFARÇADA * NASRUDIN E O PALACIO DA VERDADE E DA MENTIRA * LELO E A HISTÓRIA DO GATO COMEU * O GÊNIO DA FOGUEIRA

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 202

    BRASÍLIA. O Entrelinhas apresenta um programa especial sobre os 50 anos da fundação de Brasília. Foi no dia 21 de abril que o Rio de Janeiro deixou de ser a capital do país e que o governo federal se mudou para a região central do Brasil. O resultado do projeto visionário do presidente Juscelino Kubitshek, realizado pelo urbanista Lúcio Costa, foi uma cidade inteiramente projetada. Uma cidade única no mundo, mas sem raízes e sem história. Nesse meio século, Brasília foi ganhando uma identidade, desenhada por artistas e escritores. O Entrelinhas foi até o Planalto Central para ver como é a vida literária de Brasília. NICOLAS BEHR. O programa começa com um passeio pela capital na companhia do matogrossense Nicolas Behr, um poeta da “geração marginal” que vive na cidade desde 1974. EUDORO AUGUSTO E ENCONTRO DE ESCRITORES. A viagem do Entrelinhas por Brasília continua num encontro com os escritores que estão escrevendo a história literária da capital. A gente conversou com o poeta Eudoro Augusto (que, assim como Nicolas Behr, fez parte da “geração marginal”), e encontrou outros escritores. Eles responderam à pergunta: passados 50 anos da fundação da cidade, existe uma literatura brasiliense?

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 6

    Bianca acusa Terezinha, a professora de Matemática, de mudar injustamente a nota de sua prova de 10 para 0. Como a professora não tem evidências de que Bianca colou, a garota acusa-a de discriminá-la e leva o caso à diretoria, certa de que recuperará seu 10. Diante do conflito, a única solução possível, encampada por Zuzu e Edison, é Bianca refazer a prova. A questão é que Bianca, de fato, colou. Agora, ela tem de estudar a sério para provar que pode, sim, tirar uma boa nota. Pedro e Feijão constatam que as meninas do 1º ano só se interessam por garotos do 3º e sonham com o dia em que terão 18 anos. Falta-lhes paciência para esperar mais 3 anos e eles decidem falsificar seus documentos. Para isso, pedem a ajuda de Raul, cadeirante, aluno de outra classe e monitor de informática. Com rgs falsificados, os garotos convidam as garotas para uma “balada” no posto de gasolina do bairro, garantindo que comprarão as bebidas sem maiores problemas. Porém, eles acabam desmascarados na loja de bebidas, e são ameaçados de prisão por um policial. Ao fim, o compreensivo policial dá apenas uma dura e uma “carona” a Pedro até sua casa. Mas ele terá de arcar com as consequências do que fez.

  • 09:30CULTURA 360

    GENOCÍDIO DO POVO GUARANI KAIOWÁ (PUC) + BEL BORBA (UFBA) + CLIMA E SAÚDE (USP)

    NA EDIÇÃO DE HOJE, A GENTE DESTACA UMA REPORTAGEM DA TV USP SOBRE CLIMA E SAÚDE. E VOCÊ VAI CONFERIR AINDA UMA ENTREVISTA COM O ARTISTA PLÁSTICO BAIANO BEL BORBA. MAS O PROGRAMA COMEÇA COM UMA REPORTAGEM DA TV PUC, QUE ACOMPANHOU UM ATO REALIZADO AQUI EM SÃO PAULO CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO GUARANI KAIOWÁ O ARTISTA PLÁSTICO BEL BORBA NASCEU EM 1957, NA CIDADE DE SALVADOR, E SEU TRABALHO É TOTALMENTE INFLUENCIADO PELA VIDA NA CAPITAL BAIANA. BEL BORBA CONVERSOU COM A REPORTAGEM DA TV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA E EXPLICOU DE ONDE VEM A INSPIRAÇÃO PARA CRIAR SUAS INTERVENÇÕES URBANAS. AGORA VAMOS DESTACAR UMA REPORTAGEM DA TV USP SOBRE A RELAÇÃO QUE EXISTE ENTRE AS DOENÇAS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. UMA PESQUISADORA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO EXPLICA COMO FUNCIONA O MODELO BRASILEIRO DE CLIMA E SAÚDE. O ESTUDO – QUE AVALIA DADOS DE INTERNAÇÕES, BOLETINS DE POLUIÇÃO E HISTÓRICO CLIMÁTICO – PODE SERVIR DE BASE PRA ELABORAÇÃO DE POLÍTICAS PUBLICAS QUE AMENIZEM OS PROBLEMAS DE SAÚDE DA POPULAÇÃO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    HERPES

    UMA DOENCA QUE AFETA A VIDA DE MILHARES DE PESSOAS DE DIVER- SAS IDADES E O DESTAQUE DESTE EPISODIO:HERPES.SAO VARIOS OS VIRUS,MAS OS PRINCIPAIS SAO:HERPES SIMPLES TIPO 1,CONHECIDO COMO HERPES LABIAL;HERPES SIMPLES TIPO 2,CONHECIDO COMO HER- PES GENITAL, E AINDA O HERPES ZOSTER,POPULARMENTE CONHECIDO COMO COBREIRO.O PROGRAMA RESSALTA CADA UM DELES,COM DEPOIMEN TOS DE PACIENTES E MEDICOS, INDICANDO TRATAMENTO E CUIDADOS ESPECIAIS. O HERPES LABIAL E GENITAL E UMA DOENCA INFECTO-CONTAGIOSA QUE PODE SER TRANSMITIDA FACILMENTE PELA TROCA DE SECRECOES. UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS E A POSSIBILIDADE DE REA- TIVACAO DO VIRUS, O QUE PODE OCORRER COM MUITA FREQUENCIA. A PRIMEIRA MANIFESTACAO DE HERPES GERALMENTE E A MAIS GRAVE E PODE ATE EXIGIR A INTERNACAO DO PACIENTE.O PERIODO DE CON- TAGIO VARIA DE DOIS DIAS A DUAS SEMANAS.E A PESSOA PODE ES - TAR TRANSMITINDO O VIRUS MESMO SEM LESAO APARENTE. POR ISSO E MUITO IMPORTANTE TOMAR MEDIDAS PREVENTIVAS.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    SAÚDE FRÁGIL

    No Tamanho Família de hoje a convidada Dra. Sandra de Oliveira Campos, professora pediatra da Universidade Federal de São Paulo, fala sobre qual a idade que as crianças estão mais propensas à adquirir doenças, as doenças mais comuns que são as respiratórias nesta faixa de idade, quais cuidados que os responsáveis devem ter com as crianças prematuras pois, estão mais fragilizadas, as relações com os irmãos, qual a prática de atividades que as crianças podem realizar, crianças diabéticas, asmáticas, e com alergias e a situação dos pais ao lidar com a fragilidade das crianças. A Dra. Sandra dá dicas para prevenção de doenças.

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - CRISTIANO MASCARO

    Mascarianas é um retrato da obra do fotógrafo Cristiano Mascaro, realizado por Caru Alves de Souza e produzido por Tata Amaral. O documentário acompanha o processo criativo do fotógrafo, desde a escolha da câmera até a revelação. Um dos grandes mestres da fotografia, Cristiano Mascaro é conhecido por suas fotografias em preto e branco. Ao longo de mais três décadas de trabalho acompanhou, através das lentes de sua câmera, as profundas transformações pelas quais a cidade de São Paulo passou. O filme conta com o depoimento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o designer Ricardo Otake, os fotógrafos Thomaz Farkas, Tuca Vieira e Rochelle Costi e a galerista Nara Roesler. Mascarianas faz parte da série da TV Cultura, intitulada Grandes Personagens Brasileiros.

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 46

    CULTURA RETRÔ - Pgm 46 - no ar: 08/03/12 VT ABRE DOC - Design: Versão Brasileira - 1991 Brasil Pensa - 500 anos de design - 1997 VT ENTREVISTA CARLOS MOTTA VT SPAZIO VINTAGE - Roupas militares VT DIA DA MULHER - Doc Memórias de Eva - 1969 VT ENCERRAMENTO - MPB Especial: Quarteto em Cy - 1973

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 520

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 19/12/2018

  • 14:00SAUDE BRASIL

    HERPES

    UMA DOENCA QUE AFETA A VIDA DE MILHARES DE PESSOAS DE DIVER- SAS IDADES E O DESTAQUE DESTE EPISODIO:HERPES.SAO VARIOS OS VIRUS,MAS OS PRINCIPAIS SAO:HERPES SIMPLES TIPO 1,CONHECIDO COMO HERPES LABIAL;HERPES SIMPLES TIPO 2,CONHECIDO COMO HER- PES GENITAL, E AINDA O HERPES ZOSTER,POPULARMENTE CONHECIDO COMO COBREIRO.O PROGRAMA RESSALTA CADA UM DELES,COM DEPOIMEN TOS DE PACIENTES E MEDICOS, INDICANDO TRATAMENTO E CUIDADOS ESPECIAIS. O HERPES LABIAL E GENITAL E UMA DOENCA INFECTO-CONTAGIOSA QUE PODE SER TRANSMITIDA FACILMENTE PELA TROCA DE SECRECOES. UMA DAS PRINCIPAIS CARACTERISTICAS E A POSSIBILIDADE DE REA- TIVACAO DO VIRUS, O QUE PODE OCORRER COM MUITA FREQUENCIA. A PRIMEIRA MANIFESTACAO DE HERPES GERALMENTE E A MAIS GRAVE E PODE ATE EXIGIR A INTERNACAO DO PACIENTE.O PERIODO DE CON- TAGIO VARIA DE DOIS DIAS A DUAS SEMANAS.E A PESSOA PODE ES - TAR TRANSMITINDO O VIRUS MESMO SEM LESAO APARENTE. POR ISSO E MUITO IMPORTANTE TOMAR MEDIDAS PREVENTIVAS.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 07 - DOENÇAS NO ESTOMÂGO

    HOJE, NO MÓDULO “MÉDICO DE FAMÍLIA”, VAMOS FALAR SOBRE O HELICOBACTER PYLORI – A BACTÉRIA QUE CAUSA DOENÇAS NO ESTÔMAGO. ESSA BACTÉRIA, DE ACORDO COM ESTUDOS CIENTÍFICOS, É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 90 POR CENTO DAS ÚLCERAS DUODENAIS E DE 80 POR CENTO DAS ÚLCERAS GÁSTRICAS. NESTE PROGRAMA FALAMOS DOS PROBLEMAS E TRABAMENTOS RELACIONADOS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PSICOSE PUERPERAL

    Você já ouviu falar em psicose puerperal? É uma condição diferente da depressão pós-parto e que também pode ocorrer com a mulher depois que o bebê nasce. A psicose puerperal, ou pós-parto, é um transtorno psiquiátrico com sintomas bem específicos e, embora não seja tão comum, é importante falar sobre ela para que as pessoas conheçam e assim o diagnóstico possa ser feito mais rapidamente. Para este Momento Papo de Mãe sobre psicose puerperal estão com a gente o psiquiatra Rodrigo da Silva Dias e o casal Rafael e Tatiane Vergueiro, pais da Alice, de 5 meses.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

    Apesar de tantas campanhas e orientações, a gravidez na adolescência ainda acontece e muito no nosso país. Se a menina tem por volta de 15 anos, por exemplo, é, inclusive, considerada uma gravidez de risco. Para este Momento Papo de Mãe sobre gravidez na adolescência convidamos a Ana Rodrigues, de 19 anos, mãe da Sophi de 5 meses e o ginecologista e obstetra Rodrigo da Rosa Filho. Depoimento de telespectadora sobre o tema.

  • 15:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 202

    BRASÍLIA. O Entrelinhas apresenta um programa especial sobre os 50 anos da fundação de Brasília. Foi no dia 21 de abril que o Rio de Janeiro deixou de ser a capital do país e que o governo federal se mudou para a região central do Brasil. O resultado do projeto visionário do presidente Juscelino Kubitshek, realizado pelo urbanista Lúcio Costa, foi uma cidade inteiramente projetada. Uma cidade única no mundo, mas sem raízes e sem história. Nesse meio século, Brasília foi ganhando uma identidade, desenhada por artistas e escritores. O Entrelinhas foi até o Planalto Central para ver como é a vida literária de Brasília. NICOLAS BEHR. O programa começa com um passeio pela capital na companhia do matogrossense Nicolas Behr, um poeta da “geração marginal” que vive na cidade desde 1974. EUDORO AUGUSTO E ENCONTRO DE ESCRITORES. A viagem do Entrelinhas por Brasília continua num encontro com os escritores que estão escrevendo a história literária da capital. A gente conversou com o poeta Eudoro Augusto (que, assim como Nicolas Behr, fez parte da “geração marginal”), e encontrou outros escritores. Eles responderam à pergunta: passados 50 anos da fundação da cidade, existe uma literatura brasiliense?

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    HALLOWEEN

    NESTE EPISÓDIO, STEPHEN E ASHLIE ESTÃO SE PREPARANDO PARA DAR UMA FESTA DE HALLOWEEN. ELES PRECISAM DECORAR A CASA, PREPARAR A COMIDA E ALUGAR SUAS FANTASIAS. STEPHEN DECIDE ENTRETER TODO MUNDO COM UM SHOW DE MÁGICA, MAS OS TRUQUES SE MOSTRAM MAIS DIFÍCEIS DE APRENDER DO QUE ELE ESPERAVA. O REPÓRTER JO MOSTRA OS BASTIDORES DA CELEBRAÇÃO DA NOITE DE GUY FAWKES, E DESCOBRE O QUE É PRECISO PARA MONTAR UM GRANDE EVENTO PIROTÉCNICO E SOBRE O QUE SE TRATAM AS FESTIVIDADES. O PROFESSOR DE INGLÊS, ROB, ENSINA SOBRE PRONOMES E MOSTRA DIFERENTES MANEIRAS DE USAR A PALAVRA 'THINK'. E PERGUNTAMOS AO NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' SE CELEBRAR FESTIVAIS HISTÓRICOS É APENAS UMA MANEIRA DE SE DIVERTIR OU SE EXISTE ALGO ALÉM DISSO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 4 - BIBLIOTECA DE SÃO PAULO - ETEC - ESPAÇO MEMORIA CARANDIRU

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 2 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 2 você aprenderá que o Sol,as estrelas e os planetas, inclusive a Terra, são considerados astros celestes. Quando olhamos da Terra, todos os astros parecem se mover de leste para oeste. As estrelas não podem ser vistas durante o dia porque estão ofuscadas pela luz do Sol. O tempo pode ser medido pelo movimento do Sol, ou mesmo da Lua. Você aprenderá também que durante muito tempo se acreditou que a Terra estava parada, mas há muito tempo sabemos que a Terra realiza um movimento de rotação em torno de seu eixo, de oeste para leste. É devido a esse movimento que vemos os astros se movimentarem no sentido contrário, ou seja, de leste para oeste. A repetição dos dias e das noites se deve ao movimento de rotação da Terra.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 44 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 44 você aprenderá um pouco mais sobre o genótipo e o fenótipo dos seres vivos. Verá que existem formas de alterarmos o fenótipo dos seres vivos e que as características fenotípicas dependem não só de fatores externos, mas também da constituição genética do indivíduo. Além disso, saberá que existem alguns procedimentos para aumentar as chances de obter determinados genótipos desejados quando criamos e cruzamos animais.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - CRISTIANO MASCARO

    Mascarianas é um retrato da obra do fotógrafo Cristiano Mascaro, realizado por Caru Alves de Souza e produzido por Tata Amaral. O documentário acompanha o processo criativo do fotógrafo, desde a escolha da câmera até a revelação. Um dos grandes mestres da fotografia, Cristiano Mascaro é conhecido por suas fotografias em preto e branco. Ao longo de mais três décadas de trabalho acompanhou, através das lentes de sua câmera, as profundas transformações pelas quais a cidade de São Paulo passou. O filme conta com o depoimento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o designer Ricardo Otake, os fotógrafos Thomaz Farkas, Tuca Vieira e Rochelle Costi e a galerista Nara Roesler. Mascarianas faz parte da série da TV Cultura, intitulada Grandes Personagens Brasileiros.

  • 18:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1266

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA EM BUSCA DOS VESTÍGIOS DE POVOS ANTIGOS QUE VIVERAM NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO DA TELHA ECOLÓGICA DE BAIXO CUSTO.E AINDA, A CIÊNCIA COMPROVA O PODER DE CURA DAS FOLHAS DE 2 FRUTAS NATIVAS. A PESQUISA REVELA QUE AS FOLHAS DA GOIABEIRA E DA PITANGUERIA TEM PODER CICATRIZANTE. ESTA JOVEM DE UMA COMUNIDADE DE SÃO PAULO USA FIBRA DE COCO E RESTOS DE PAPEL PARA CRIAR UMA COBERTURA EFICIENTE, COM PREÇO ACESSÍVEL. E , UMA EQUIPE DE PESQUISADORES INVESTIGA OS SINAIS DA PRESENÇA HUMANA HÁ MILHARES DE ANOS NA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.

  • 19:00MESTRES DE OFICIO

    COURO NO RIO GRANDE DO SUL

    A ARTE E O OFICIO DO TRABALHO COM O COURO,E ORIGINARIA DA TRADICAO ALEMA NO ESTADO E FOI ESTIMULADA PELA ABUNDANCIA DE MATERIA PRIMA.O PROGRAMA APRESENTA VARIOS ESTAGIOS DA PRODU- CAO ARTESANAL EM COURO,PROCESSO QUE COMECA COM O TRATAMENTO DADO NO CURTUME. VARIOS ARTESAOS E SUAS VARIAS TECNICAS E PRODUTOS SAO MOSTRA DOS COMO OS TRABALHADOS BRASOES DE FAMILIA,FEITOS COM PIRO - GRAVURA E PINTURA NO COURO.OSTROS OBJETOS TIPICOS DA CULTURA GAUCHA FEITOS DE COURO SAO OS ARTIGOS DE MONTARIA,CUIAS DE CHIMARAO,ALEM DE BOLSAS,CARTEIRAS,CINTOS,CAPAS DE AGENDA E M MOVEIS.

  • 19:30TELECONTO

    LADEIRA DA MEMÓRIA 4

  • 20:00SP PESQUISA

    ETANOL

    O ÚLTIMO RELATÓRIO DO IPCC AFIRMOU QUE NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE NUNCA HOUVE TANTO CO2 NA ATMOSFERA. GRANDE PARTE DESSAS EMISSÕES É RESULTADO DA QUEIMA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS. O ETANOL ¿ APESAR DE TER PERDIDO FORÇA NO BRASIL POR CONTA DO PRÉ- SAL ¿ AINDA É A ALTERNATIVA MAIS LIMPA E BARATA PARA A GASOLINA. PARA CADA TONELADA DE ETANOL COMBUSTÍVEL CONSUMIDO, 2,3 TONELADAS DE CO2 DEIXAM DE IR PARA A ATMOSFERA. MESMO ASSIM, É PRECISO TORNAR A PLANTAÇÃO E A COLHEITA MAIS PRODUTIVAS, A PRODUÇÃO DO ETANOL MAIS RENTÁVEL, E DIMINUIR O IMPACTO AMBIENTAL EM TODAS AS FASES DO PROCESSO. O SP PESQUISA ACOMPANHA OS TRABALHOS DO PROGRAMA DE PESQUISA EM BIOENERGIA ¿ BIOEN. CRIADO EM 2008 PELA FAPESP, O PROGRAMA FINANCIOU MAIS DE 400 PROJETOS E BOLSAS QUE ABRANGEM TODAS AS ETAPAS E ASPECTOS DA PRODUÇÃO DO ETANOL.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 20/12/2018

  • 21:00CURSOS USP: CIÊNCIA POLÍTICA - QUALIDADE DA DEMOCRACIA (LEGENDADO)

    PGM 17 (LEGENDADO) BALANÇO GERAL - PARTE 01

    NA PENÚLTIMA AULA DO CURSO, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS FAZ UM BALANÇO SOBRE QUALIDADE DA DEMOCRACIA, CULTURA POLITICA E ACCOUNTABILITY DEMONSTRANDO COMO ESSES CONCEITOS SÃO FUNDAMENTAIS NO PROCESSO DE DEMOCRACIA DE UM PAÍS.

  • 21:50CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DO FOLCLORE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

  • 22:00TERRADOIS II

    CAFFEINE

    Neste episódio abordaremos um tema absolutamente recorrente à Terra Dois: As Multitarefas. Se no mundo moderno as pessoas deviam ter foco, na pós modernidade o que vale é ser multifocal. A velha definição pejorativa do “pato”: Nada, canta e voa mas não faz nada disso bem feito, em Terra Dois desaparece pois o que vale é a multiplicidade de talento. O episódio Caffeine mostra um desses multifocais, na verdade dois; o marido e a esposa, diante do inconformismo do pai da moça, um legítimo representante dos conceitos profissionais de Terra Um. No final, fica claro para todos que antigas noções como horário fixo de trabalho e aposentadoria talvez não mais existam em Terra Dois.

  • 22:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 20/12/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    ORACAO DA NOITE - PAULO HECKER FILHO

    O olhar do menino vai registrando sucessivos quadros e articulando-os na sua experiência da contingência. A avó quebrou um bibelô da casa. Recrimin-se por isso. Sem parar. De nada valem as objeções tranquilizadoras da mãe “-- Isso não é nada. Não tem a menor importância.” A avó permanece inconsolável. Por trás da atitude, aparentemente casmurra, o garoto percebe na anciã o desconsolo, a vontade de partir, de deixar a vida. Pedem a ele que , naquela noite, durma no quarto da avó nervosa. Atônito, ele lhe toma a bênção e deita-se. Ouve então uma prece, entrecortada de queixas. Uma prece, entrecortada de verificações de suas cada vez maiores limitaçõies físicas. Uma prece que pede o descanso da morte. O repouso final. A paz..

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 29 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula 29 abre a quarta unidade do curso de História. Nesta unidade veremos que a primeira metade do século XX foi o tempo de guerras no mundo. As guerras, que trouxeram sacrifícios de vidas e recursos materiais, também acabaram por fazer surgir novas tecnologias e uma dependência, através das relações econômicas. Ao mesmo tempo, a defesa da democracia ganhou as ruas e trouxe à tona, muitas reivindicações. O Brasil viveu este período como um tempo de participação política e questionamento da ordem social conservadora e desigual. Assim, no Brasil, como no exterior, as forças da ordem resistiram duramente à realização dos projetos de liberdade e maior igualdade social.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 29 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 29 você verá como se deve fazer perguntas referentes ao passado e que o auxiliar "did" deve vir antes da pessoa, quando você usa a forma interrogativa do passado. Na sessão "Let’s travel together", você conhecerá as Ilhas de "Saint Vincent e Grenadines".

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 10

    Você verá quais são as propriedades avaliadas no ensaio de torção e qual é o corpo de prova para ele. Além disso, conhecerá o momento torsor, aprenderá como é feito o ensaio de torção e, também, verá algumas fraturas típicas deste processo.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 5 - MUSEU AFRO BRASIL E BAQUE ATITUDE

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 34

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 203

    HILDA HILST. O programa começa mostrando o evento que aconteceu essa semana em homenagem aos 80 anos de nascimento da escritora Hilda Hilst (que morreu em 2004). O encontro, organizado pela editora Globo, teve o lançamento de um curta-metragem sobre a escritora e uma apresentação do cantor Zeca Baleiro, com músicas baseadas em textos de Hilda Hilst. E as comemorações dos 80 anos da escritora também estão levantando um assunto polêmico: que destino que terá a Casa do Sol, a chácara em que Hilda viveu? MOACYR SCLIAR. Entrevistamos o gaúcho Moacyr Scliar, um dos escritores mais criativos da literatura brasileira. Ele escreveu uma série de romances baseados no “livro dos livros”, a Bíblia – como Manual da Paixão Soitária, que ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro do ano em 2009. ALICE. Alice no país das maravilhas – filme do excêntrico diretor Tim Burton com o ator Johnny Depp no papel do Chapeleiro Maluco – foi um dos lançamentos mais esperados desse início de ano. E o Entrelinhas conversou com escritores e leitores para saber por que a história da menina criada por Lewis Carroll na Inglaterra vitoriana continua fascinando os leitores.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 7

    Deco, um jovem, belo e novo professor de química, parte os corações das alunas na escola. Bianca se apaixona por ele, confunde o comportamento próximo e carinhoso do professor com amor. Pior, ela acredita que é correspondida por Deco. Pedro torna-se amigo de Deco e se beneficia de sua popularidade para atrair a atenção das meninas. Após declarar-se a Deco em um sarau na escola, Bianca espalha pelas redes sociais que está namorando o professor. O caso chega à Diretoria e, como consequência, Deco pede seu afastamento da escola, Bianca acaba sem sua paixão e Pedro sem seu “amigo” mais velho e popular.

  • 09:30CULTURA 360

    HELÔ (S.JUDAS) + FERNANDO MEIRELES (UNIFAE) + MECÂNICA DO JOGO (PUC)

    VOCÊ VAI VER UM VÍDEO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE SÃO JUDAS CONTANDO A HISTÓRIA DA JOVEM ATRIZ HELOÍSA DE PALMA, UMA APAIXONADA POR MUSICAIS. E CONFERE TAMBÉM UM DOCUMENTÁRIO MUITO LEGAL SOBRE A TRAJETÓRIA PROFISSIONAL DO CINEASTA FERNANDO MEIRELLES. MAS, PRA COMEÇAR, O VÍDEO “A MECÂNICA DO JOGO”, QUE FOI PRODUZIDO POR ALUNOS DA PUC DE SÃO PAULO E REVELA O MUNDO DOS VIDEOGAMES E SUA INFLUÊNCIA EM DIFERENTES CULTURAS. DESDE CRIANÇA HELOISA DE PALMA É UMA AMANTE DOS MUSICAIS. E FOI ESSA PAIXÃO QUE ACABOU LEVANDO-A PARA O PALCO.ATUALMENTE, HELÔ É UM DOS PRINCIPAIS NOMES DA NOVA GERAÇÃO DO TEATRO MUSICAL, ATUANDO EM ESPETÁCULOS COMO “MAMMA MIA” E ‘HAIRSPRAY”.UMA TURMA DE ALUNOS DA SÃO JUDAS ACOMPANHOU O DIA A DIA DA ATRIZ E O PRODUZIU O DOCUMENTÁRIO QUE VOCÊ CONFERE AGORA. DIRETOR RESPONSÁVEL POR FILMES COMO “CIDADE DE DEUS” E “O JARDINEIRO FIEL”, FERNANDO MEIRELLES TAMBÉM É UM DOS SÓCIOS DA O2 (LÊ-SE Ó-DOIS), UMA DAS MAIORES PRODUTORAS DA AMÉRICA LATINA. MAS VOCÊ SABE COMO ESSA TRAJETÓRIA DE SUCESSO COMEÇOU? POIS FICA SABENDO AGORA, NESSE DOCUMENTÁRIO FEITO PELOS ALUNOS DA UNIFAE.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    CANCER DE PROSTATA

    O CANCER DE PROSTATA,DOENCA QUE ATINGE HOMENS DE IDADE AVAN- CADA E E O TUMOR MAIS FREQUENTE DO SEXO MASCULINO. TODOS OS HOMENS COM 50 ANOS DEVEM FAZER UMA CONSULTA ANUAL A UM UROLOGISTA.ESTA DOENCA CAUSA PANICO ENTRE OS PACIENTES, MAS AO CONTRARIO DO QUE MUITOS PENSAM NAO E MAIS SINONIMO DE MORTE,NAO CAUSANDO GRAVES DANOS AOS DOENTES CASO MEDICADOS CORRETAMENTE.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    FASES DA CRIANÇA

    No Tamanho Família de hoje com o tema as fases da criança a convidada psicóloga e pedagoga Maria Guimarães Dummond Grupi, explica as fases da criança, especificando-as desde à primeira infância, puberdade, adolescência e o jovem adulto, toda fase possue suas caracteristicas próprias a convidada também explicíta a fase de sexualidade das crianças como a masturbação, e os cuidados que os pais devem ter em cada fase de seus filhos. Site indicado: www.pontoomegacci.com.br

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - ADONIRAN BARBOSA

    Filho de imigrantes italianos e nascido no interior de São Paulo em 1912, João Rubinato até tentou trabalhar como pintor, mascate, torneiro mecânico e garçom, entre outras profissões. Mas não funcionou. Tentou entrar para o teatro e não conseguiu. Quis ser cantor no rádio e não deu certo. Mas não desistiu. Depois de anos de persistência, tornou-se ator-cômico na Rádio Cruzeiro do Sul. Essa é apenas uma das tantas histórias que revelam a origem e a vida de um dos criadores do samba paulistano: Adoniran Barbosa.

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 47

    CULTURA RETRÔ Pgm 47 - no ar: 15/03/12 VT Abre Doc "Design:Versão Brasileira" - 1991 VT Entrevista Oswaldo Mellone - Arquiteto e Design VT A Pedidos - Poema José - Drummond Telecurso 2• grau - Pgm de 1978 VT Entrevista Lygia Fagundes Telles VT DOC CARLOS DRUMMOND - A partilha da poesia - 2002 Conexão Roberto D´Avila - 2002 VT Encerramento Milton Nascimento

  • 12:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 05 - ACORDEON

    Com o tema Acordeon, este programa homenageia os compositores Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 20/12/2018

  • 14:00SAUDE BRASIL

    CANCER DE PROSTATA

    O CANCER DE PROSTATA,DOENCA QUE ATINGE HOMENS DE IDADE AVAN- CADA E E O TUMOR MAIS FREQUENTE DO SEXO MASCULINO. TODOS OS HOMENS COM 50 ANOS DEVEM FAZER UMA CONSULTA ANUAL A UM UROLOGISTA.ESTA DOENCA CAUSA PANICO ENTRE OS PACIENTES, MAS AO CONTRARIO DO QUE MUITOS PENSAM NAO E MAIS SINONIMO DE MORTE,NAO CAUSANDO GRAVES DANOS AOS DOENTES CASO MEDICADOS CORRETAMENTE.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 07 - ENVELHECIMENTO

    HOJE, NO MÓDULO “MEDICINA DE REABILITAÇÃO” VAMOS FALAR SOBRE A REABILITAÇÃO NO ENVELHECIMENTO. ENVELHECER FAZ PARTE DO CICLO NATURAL DA VIDA. HÁ UM DESGASTE NATURAL DAS CÉLULAS E ÓRGÃOS DO NOSSO CORPO. À MEDIDA QUE SE ENVELHECE, APARECEM AS DOENÇAS CRÔNICAS, CARACTERIZADAS PRINCIPALMENTE PELA HIPERTENSÃO ARTERIAL, A ATEROSCLEROSE E O DIABETES, QUE PODEM DEIXAR O IDOSO COM DEPENDÊNCA TOTAL OU PARCIAL.NESTE PGM TRATAMOS DE COMO É A REABILITAÇÃO ADEQUADA AO IDOSO.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    INTOXICAÇÃO

    Por mais que a gente tome cuidado, acidentes acabam acontecendo. Uma das piores coisas que acontecem com crianças é a intoxicação. Seja por ingestão de medicamentos ou produtos de limpeza, por exemplo, o fato é que em primeiro lugar é preciso prevenir. Mas se acontece alguma coisa, é necessário saber como agir. Nossos convidados para este Momento Papo de Mãe sobre intoxicação são o toxicologista Anthony Wong e a mamãe Michely Pereira Goes.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    HOME OFFICE

    Hoje em dia, principalmente graças à internet, muita gente pode trabalhar de casa, sem abrir mão da carreira. É o chamado home office. Um nome em inglês para definir que o seu lugar de trabalho é sua própria casa. Essa alternativa pode ser muito interessante principalmente para aquelas mulheres que sofrem na hora de voltar da licença maternidade. Nossas convidadas para este Momento Papo de Mãe sobre home-office são a Thaís Abdalla, mãe do Tulio de 11 meses, e a Ana Fontes, da Rede Mulher Empreendedora. Depoimento de telespectadora sobre o tema.

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    MÚSICA POPULAR

    BLOCO 1 O programa aborda a linguagem usada na música popular. Felipe abre o programa interpretando um trecho de uma canção do Reginaldo Rossi. Tininha interpreta “Como uma deusa”, da cantora Rosana. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “brega”. Felipe e Tininha cantam trechos de canções populares e as pessoas tentam adivinhar quem canta. O quadro CSI-LP investiga o uso das expressões: “entrega a domicílio” ou “entrega em domicílio”. BLOCO 2 O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a colocação pronominal. Depois de preposição empregamos as formas tônicas dos pronomes pessoais do caso oblíquo, ou seja, depois da preposição “entre” usa-se "mim" no lugar de "eu". Entre mim e você. O Jornal Nossa Língua fala sobre as metáforas usadas pelas músicas ditas “bregas” para enaltecer as mulheres. Felipe Reis conversa com as pessoas na rua para saber que tipo de metáfora amorosa usam pra chamar a pessoa amada. Gelson Babosa recebe no estúdio do jornal Nossa Língua a professora de literatura Luciana Migliaccio que fala sobre as metáforas usadas na letra da canção “Fogo e Paixão”, interpretada pelo Wando. A equipe do INL desvenda mais um caso da língua portuguesa – de acordo com o Corpus do Português é possível verificar que as duas formas são utilizadas e que, inclusive, o uso de “entrega a domicílio” é mais freqüente do que “entrega em domicílio”. BLOCO 3 Felipe Reis entrevista o cantor assumidamente brega, Falcão, que fala sobre a linguagem usada em suas composições. Fala também dos cantores que o inspiraram, como Waldick Soriano, e canta trechos de suas canções, entre elas, Lends picantis in ânus autrem q’sucus est”, I’m not dog no e No cume. Felipe e Tininha, encerram interpretando a canção “Não se vá”, de Jane e Herondi.

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    PARIS

    NESTA SEMANA, STEPHEN E ASHLIE FAZEM UMA VIAGEM PARA PARIS A FIM DE AJUDAR STEPHEN A PRATICAR SEU FRANCÊS. ELES VISITAM OS PONTOS TURÍSTICOS E SABOREIAM UMA REFEIÇÃO TÍPICA DO PAÍS. STEPHEN ESTÁ ENCANTADO COM O FATO DE CONSEGUIR SER ENTENDIDO, E AO FINAL DA VIAGEM ATÉ ASHLIE CONSEGUIU APRENDER ALGUMAS FRASES ÚTEIS EM FRANCÊS. A REPÓRTER AMANDEEP TAMBÉM VIAJA À FRANÇA. NO CAMINHO, ELA EXPLORA ALGUMAS ATITUDES BRITÂNICAS EM RELAÇÃO À EUROPA - INCLUINDO A RELUTÂNCIA EM ADOTAR O EURO COMO MOEDA LOCAL. O ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA, ROB, DÁ ALGUMAS DICAS DE COMO PRATICAR E APRIMORAR UM NOVO IDIOMA. E COM A MAIORIA DOS PAÍSES DA EUROPA FAZENDO PARTE DA UNIÃO EUROPEIA, NÓS PERGUNTAMOS À NOSSA CONVIDADA DO 'SEAT ON THE STREET' SOBRE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DESSA UNIÃO POLÍTICA.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 5 - MUSEU AFRO BRASIL E BAQUE ATITUDE

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 29 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula 29 abre a quarta unidade do curso de História. Nesta unidade veremos que a primeira metade do século XX foi o tempo de guerras no mundo. As guerras, que trouxeram sacrifícios de vidas e recursos materiais, também acabaram por fazer surgir novas tecnologias e uma dependência, através das relações econômicas. Ao mesmo tempo, a defesa da democracia ganhou as ruas e trouxe à tona, muitas reivindicações. O Brasil viveu este período como um tempo de participação política e questionamento da ordem social conservadora e desigual. Assim, no Brasil, como no exterior, as forças da ordem resistiram duramente à realização dos projetos de liberdade e maior igualdade social.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 29 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 29 você verá como se deve fazer perguntas referentes ao passado e que o auxiliar "did" deve vir antes da pessoa, quando você usa a forma interrogativa do passado. Na sessão "Let’s travel together", você conhecerá as Ilhas de "Saint Vincent e Grenadines".

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - ADONIRAN BARBOSA

    Filho de imigrantes italianos e nascido no interior de São Paulo em 1912, João Rubinato até tentou trabalhar como pintor, mascate, torneiro mecânico e garçom, entre outras profissões. Mas não funcionou. Tentou entrar para o teatro e não conseguiu. Quis ser cantor no rádio e não deu certo. Mas não desistiu. Depois de anos de persistência, tornou-se ator-cômico na Rádio Cruzeiro do Sul. Essa é apenas uma das tantas histórias que revelam a origem e a vida de um dos criadores do samba paulistano: Adoniran Barbosa.

  • 18:30ÁFRICA

    SAVANA

    O leste africano é uma região em constante transformação. Para sobreviver aqui, as criaturas têm de lidar com inesperadas reviravoltas – umidade a seca, fome a fartura, frio a calor – não importando o quão hostil e inesperado se torne. Desde densas florestas a picos cobertos de neve, pântanos fumegantes a intermináveis savanas, essa terra única e variada também é um paraíso para vida – ela sustenta a maior densidade de mamíferos grandes que qualquer lugar na Terra. Mas distante dos bandos nômades, existe ainda um grande elenco de outros personagens – lagartos que roubam moscas da cara de leões, vastos pássaros parecidos com dinossauros que perseguem peixes-gato através de enormes pantanais, e elefantes que batalham por três dias pelo direito de procriar. O leste africano pode ser um lugar cruel e implacável, e quando os riscos são altos, você precisa estar preparado para se arriscar e, se necessário, apostar sua própria vida.

  • 19:30TELECONTO

    LADEIRA DA MEMÓRIA 5

  • 20:00SP PESQUISA

    NANOMEDICINA

    O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAMENTOS SOFISTICADOS TEM PERMITIDO AO HOMEM CONTROLAR O QUE É MUITO PEQUENO. O SP PESQUISA APRESENTA PESQUISAS QUE USAM FERRAMENTAS DA NANOTECNOLOGIA PARA MELHORAR A SAÚDE DAS PESSOAS. EM LABORATÓRIOS DO INSTITUTO BUTANTAN, DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO E DA UNICAMP, OS PESQUISADORES TÊM CONSTRUÍDO ESTRUTURAS QUE MEDEM 30 MIL VEZES MENOS DO QUE O DIÂMETRO DE UM FIO DE CABELO. SÃO OS NANOCARREADORES. AS DIFICULDADES, OS BENEFÍCIOS E OS RISCOS DE MANIPULAR ESSES VEÍCULOS QUE ENTRAM DENTRO DAS CÉLULAS, SÃO TEMA DESTE PROGRAMA.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/12/2018

  • 21:00CURSOS USP: CIÊNCIA POLÍTICA - QUALIDADE DA DEMOCRACIA (LEGENDADO)

    PGM 18 (LEGENDADO) BALANÇO GERAL - PARTE 02

    NA ÚLTIMA AULA DO CURSO, O PROFESSOR JOSÉ ÁLVARO MOISÉS EXPLICA ATRAVÉS DE EXEMPLOS ATUAIS O FUNCIONAMENTO DA CONFIANÇA POLÍTICA E O PROCESSO DE MELHORA QUE ELA TRAZ PARA VIDA POLITICA DO PAÍS.

  • 21:45CULTURA É CURRÍCULO II

    PALÁCIO DO HORTO

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2018

    ADOLESCENTES E ADULTOS: TUDO FORA DO EIXO

    Série: Adolescência em cartaz Palestrantes/curadoria: Diana Corso e Mario Corso – psicanalistas (CF 20,21 22) Os autores de Adolescência em cartaz: psicanálise e filmes para entendê-la recorrem ao cinema para lançar um olhar psicanalítico sobre a adolescência. Época de colocar a família em cheque, de amizades e amores intensos, de uma relação de fascínio e horror com o espelho, tempo de bravatas, riscos e de inquietudes para seus adultos. Esta série apresenta dá ênfase ao que tira o sono dos mais velhos. CF20 - Adolescentes e adultos: Tudo fora do eixo É na adolescência que os jovens mais precisariam que os mais velhos mantivessem algum equilíbrio. Infelizmente, estes costumam também entrar em crise. Tudo fica fora do eixo, principalmente os adultos que compreendem a adolescência através da lente de seus preconceitos e fantasias, pois mesmo depois de ultrapassado esse tempo, ainda guardamos em nós o adolescente que fomos. E é preciso ter coragem de olhar para ele. Coragem, sim, porque ele nos cobra dos planos que traímos... Mas quando é que alguém de fato deixa de ser adolescente e debuta na vida adulta? E quando é que a adolescência começou a existir como uma fase marcada da vida?

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 21/12/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    FELICIDADE - LUIZ VILELA

    Ao abrir a porta do apartamento, uma surpresa aguardava nosso herói: uma festinha-surpresa em comemoração a seu aniversário. Com o indefectível bolinho, com as competentes velinhas. E a turma cantando o “parabéns p´ra você.” Depois todos a pedir: fala, fala, fala. Mas o que ele tinha a dizer, dentro do seu constrangimento? A mulher acudiu a seu silêncio: é timidez. O empurra-empurra dos convidados, por entre bandejas de docinhos e salgados. E os refrigerantes e cervejas correndo soltos. As “piadas” contadas nas rodinhas e que ele nem consegue ouvir direito. Por fim o refúgio, o Nirvana: tranca-se dentro do banheiro e só, sozinho encontra seu primeiro momento de felicidade envolto pelo silêncio pacificador.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 6

    O ensaio de compressão é muito importante para os materiais utilizados na fabricação de fundações, que servem de base para martelamentos, suportes, bases de máquinas etc. Você verá que o ensaio de compressão tem várias coisas em comum com o ensaio de tração e conhecerá as suas limitações.

  • 07:15NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 7

    O ensaio de cisalhamento é feito na máquina universal. Você vai conhecer a força que produz o cisalhamento e verá que, dependendo do material, o ensaio precisa ser feito com dispositivos especiais.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 8

    Nesta teleaula você conhecerá os esforços de dobramento e de flexão, verá como é feito o ensaio e conhecerá alguns processos de dobramento. Além disso, aprenderá que no ensaio de flexão se utiliza um extensômetro e conhecerá algumas propriedades mecânicas avaliadas nesse ensaio.

  • 07:45NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 9

    Você perceberá a importância da ductilidade na estampagem de chapas, além de aprender como é feito o ensaio de embutimento em seus dois métodos: o ensaio Erichsen e o ensaio Olsen.

  • 08:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 10

    Você verá quais são as propriedades avaliadas no ensaio de torção e qual é o corpo de prova para ele. Além disso, conhecerá o momento torsor, aprenderá como é feito o ensaio de torção e, também, verá algumas fraturas típicas deste processo.

  • 08:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 205

    Menas. O Entrelinhas visita a exposição Menas, em cartaz no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo – uma amostra bem-humorada dos erros, das gírias e dos vícios de nossa linguagem cotidiana. O programa ouviu o público e a curadoria da exposição, mostrando como as diferenças entre a fala do dia a dia e a norma culta podem ser vistas como erros gramaticais, mas também são responsáveis pela riqueza e pela variedade do português falado no Brasil. Ernesto de Melo e Castro. O programa entrevista o escritor e ensaísta Ernesto de Melo e Castro, um dos precursores da poesia visual na literatura portuguesa. Associando a poesia verbal às novas tecnologias, Melo e Castro realiza em Portugal um trabalho que dialoga com a poesia concreta brasileira, com infopoemas e poemas digitais que mantêm vivo o ímpeto vanguardista da literatura experimental. A vida dos artistas. O Entrelinhas destaca ainda o livro A vida dos artistas, do norte-americano Calvin Tomkins. A escritora e crítica de arte Veronica Stigger (colaboradora do programa) comenta esse livro que mergulha na biografia de artistas como Damien Hirst, Cindy Sherman, Richard Serra, Jasper Johns e Jeff Koons para introduzir o público nos enigmas da produção contemporânea e no hermetismo das obras que desafiam o público de bienais e mostras de arte contemporânea.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 8

  • 09:30CULTURA 360

    NOS TRILHOS DA HISTÓRIA (UNIFAE) + NEGROS E O FUTEBOL (USP) + ANTÔNIO REBOUÇAS (UFBA)

    HOJE VOCÊ VAI CONHECER O TRABALHO DO ARTISTA PLÁSTICO ANTONIO REBOUÇAS. O PINTOR E ESCULTOR BAIANO É TEMA DE UMA REPORTAGEM PRODUZIDA PELA TV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. JÁ O PESSOAL DA TV USP CALÇOU AS CHUTEIRAS E FOI OUVIR ESPECIALISTAS PRA SABER COMO ESTÃO AS RELAÇÕES RACIAIS DENTRO E FORA DE CAMPO, QUANDO O ASSUNTO É O FUTEBOL BRASILEIRO. MAS A GENTE ABRE O PROGRAMA COM UM VÍDEO DA UNIFAE SOBRE A COMPANHIA MOGIANA, QUE FOI RESPONSÁVEL POR UMA DAS PRINCIPAIS ESTRADAS DE FERRO DO PAÍS BLOCO 2 EMBORA O FUTEBOL BRASILEIRO VENDA UMA IMAGEM DE DEMOCRACIA RACIAL, NA QUAL NÃO HÁ CONFLITOS, O COTIDIANO NOS GRAMADOS, ESTÁDIOS E CLUBES NÃO É BEM ASSIM. PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REVELAM QUE ALI, ASSIM COMO EM OUTROS SETORES DA SOCIEDADE, O PRECONCEITO RACIAL, INFELIZMENTE, CONTINUA EXISTINDO. E AGORA A GENTE FALA DE ARTES PLÁSTICAS. VOCÊ VAI CONHECER O TRABALHO DO PINTOR E ESCULTOR ANTONIO REBOUÇAS.COM MAIS DE DUAS DÉCADAS DE CARREIRA, ELE DESPONTOU NO INICIOU DOS ANOS 90 INVESTINDO NA ARTE NAIF. HOJE, COM UM TRABALHO MAIS EXPRESSIONISTA, ANTONIO REBOUÇAS JÁ CONQUISTOU VÁRIOS PRÊMIOS E FOI UM DOS REPRESENTANTES DO PAÍS NO ANO DO BRASIL DA FRANÇA, EM 2005. A TV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PRODUZIU UM DOCUMENTÁRIO SOBRE O ARTISTA

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DOR DE CABECA / ENXAQUECA

    ESTE PROGRAMA MOSTRA OS SINTOMAS DOS DIVERSOS TIPOS DE DORES DE CABECA,RELATADOS POR ESPECIALISTAS E POR PACIENTES. AS FORTES DORES, OS INCOMODOS E PRECONCEITOS SERAO DISCUTI - DOS,ALEM DE SEREM COMENTADOS TODOS OS TIPOS DE DORES EXISTEN TES COMO POR EXEMPLO: ENXAQUECA MIGRANEA, CEFALEIA TIPO TEN- SIONAL EPISODICA, CEFALEIA CRONICA DIARIA, CEFALEIA MENSTRU- AL, CEFALEIA EM SALVAS, ETC.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    TRABALHO EM EQUIPE

    No Tamanho em Família com o tema trabalho em equipe o convidado Professor de Educação Física e Esporte da USP Dante de Rose Junior, co-autor do livro com Valmor Tricoli: Basquetebol - Uma Visão Integrada Entre Ciência e Prática da Editora. Manoli(acadêmico) e autor do livro: Esporte Atividade Física na Infância e Adolescência - Uma Abordagem Multidisciplinar da Editora. ArtMed. Explica como o fator da educação física é importante para o desenvolvimento da criança, como os esportes podem ser grandes influenciadores para o comprometimento da aceitação de regras para as crianças, pois, sem elas os jogos não podem ser realizados, o comportamento dos pais diante ao esporte na vida das crianças, quais esportes são adequados para cada faixa etária, como é importante todas as crianças terem acesso a esse tipo de desenvolvimento, e que o no esporte você aprende a ganhar e a perder. Site recomendado: www.usp.br/eef

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FLÁVIO RANGEL

    Flávio Rangel – o teatro na palma da mão é um documentário sobre um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro. Com Antunes Filho, Antônio Abujamra, José Renato, Gianfrancesco Guarnieri e José Celso, formou a primeira geração de diretores a realizar espetáculos e liderar grupos de teatro genuinamente brasileiros. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro como Gimba, O Pagador de Promessas, Liberdade Liberdade, O Santo Inquérito, Piaf, Amadeus e Cyrano de Bergerac. Portanto, a história de Flávio Rangel é também a história do teatro brasileiro. Desafiando a passagem do tempo, seu legado continua vivo na memória daqueles que o conheceram e assistiram aos seus espetáculos. Mais do que isso, sua obra virou parâmetro de qualidade técnica e artística. O momento mais importante do teatro brasileiro é contado no documentário por aqueles que o viveram. Protagonizado por Flávio Rangel, apresenta imagens inéditas de montagens teatrais, além de um samba composto por Flávio numa gravação também inédita de Elis Regina. Mas o documentário não se encerra no passado: traz para os dias de hoje a discussão sobre teatro, arte e cultura de um modo geral no Brasil.

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 1

    SINOPSE PROGRAMA 01 - VT INAUGURAÇÃO TV CULTURA - VT CASAMENTO REALEZA - VT TRIBOS NA LÍBIA - VT MUSA RETRÔ: BRIGITTE BARDOT - VT MODA ROCKABILLY - VT MONIQUE MAION - CANTORA JAZZ

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    DUO GLACIAL (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Duo Glacial em épocas diferentes.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/12/2018

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DOR DE CABECA / ENXAQUECA

    ESTE PROGRAMA MOSTRA OS SINTOMAS DOS DIVERSOS TIPOS DE DORES DE CABECA,RELATADOS POR ESPECIALISTAS E POR PACIENTES. AS FORTES DORES, OS INCOMODOS E PRECONCEITOS SERAO DISCUTI - DOS,ALEM DE SEREM COMENTADOS TODOS OS TIPOS DE DORES EXISTEN TES COMO POR EXEMPLO: ENXAQUECA MIGRANEA, CEFALEIA TIPO TEN- SIONAL EPISODICA, CEFALEIA CRONICA DIARIA, CEFALEIA MENSTRU- AL, CEFALEIA EM SALVAS, ETC.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 08 - MORTE SÚBITA NOS ATLETAS

    COMEÇA AGORA O PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA. HOJE, NOSSO ASSUNTO É MORTE SÚBITA NOS ATLETAS. MUITAS PESSOAS FICARAM ABALADAS AO ASSISTIR PELA TELEVISÃO À MORTE DO JOGADOR SERGINHO, DO SÃO CAETANO, QUE CAIU EM CAMPO DURANTE A PARTIDA DE QUE PARTICIPAVA. A PARTIR DESSE FATO, OUTROS CASOS FORAM DIVULGADOS E MUITA DISCUSSÃO SURGIU. O PROGRAMA DE HJ É PARA ESCLARECER O QUE É E PORQUE OCORRE A MORTE SÚBITA .

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PAIS DEFICIENTES VISUAIS

    Outro dia uma mãe, que é cega, nos escreveu dizendo que enfrenta muito preconceito, como se ela não tivesse condições de cuidar da filha. Por isso decidimos fazer este Momento Papo de Mãe sobre pais deficientes visuais. Quem não enxerga tem todo o direito de ter filhos e condições para criá-los. Nossos convidados são a Silvia Andreossi, professora de orientação e mobilidade da Laramara e o casal Elza e Edio Malaquias que são pais do Edilson, de 21 anos. Elza e Edio são deficientes visuais.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    HEMANGIONA

    Neste Momento Papo de Mãe o assunto é hemangioma. Alguns bebês têm essas manchas avermelhadas e elas variam bastante de uma criança pra outra. O hemangioma é considerado um tumor benigno. Alguns podem desaparecer naturalmente, mas outros precisam de cuidados especiais. Nossos convidados são o pediatra Mario Santoro Junior e a Karina Colpani Madeira que tem 3 meninas: a Marcela de 2 anos, a Manuela de 4 e Mariana de 7. A Marcela tem hemangioma.

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 29 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula 29 abre a quarta unidade do curso de História. Nesta unidade veremos que a primeira metade do século XX foi o tempo de guerras no mundo. As guerras, que trouxeram sacrifícios de vidas e recursos materiais, também acabaram por fazer surgir novas tecnologias e uma dependência, através das relações econômicas. Ao mesmo tempo, a defesa da democracia ganhou as ruas e trouxe à tona, muitas reivindicações. O Brasil viveu este período como um tempo de participação política e questionamento da ordem social conservadora e desigual. Assim, no Brasil, como no exterior, as forças da ordem resistiram duramente à realização dos projetos de liberdade e maior igualdade social.

  • 16:45NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 29 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 29 você verá como se deve fazer perguntas referentes ao passado e que o auxiliar "did" deve vir antes da pessoa, quando você usa a forma interrogativa do passado. Na sessão "Let’s travel together", você conhecerá as Ilhas de "Saint Vincent e Grenadines".

  • 17:00TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

  • 17:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 21

    Não adianta ter uma boa ideia ou uma boa matéria prima na mão. É preciso saber o que fazer com elas! É por isso que criatividade é uma virtude altamente valorizada pelas empresas. Na primeira matéria do programa nós mostramos um exemplo do que acontece quando se incentiva a criatividade em universitários. Em outra matéria, nós mostramos um exemplo de como estimular jovens alunos a desenvolver a curiosidade e a vontade de empreender.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FLÁVIO RANGEL

    Flávio Rangel – o teatro na palma da mão é um documentário sobre um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro. Com Antunes Filho, Antônio Abujamra, José Renato, Gianfrancesco Guarnieri e José Celso, formou a primeira geração de diretores a realizar espetáculos e liderar grupos de teatro genuinamente brasileiros. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro como Gimba, O Pagador de Promessas, Liberdade Liberdade, O Santo Inquérito, Piaf, Amadeus e Cyrano de Bergerac. Portanto, a história de Flávio Rangel é também a história do teatro brasileiro. Desafiando a passagem do tempo, seu legado continua vivo na memória daqueles que o conheceram e assistiram aos seus espetáculos. Mais do que isso, sua obra virou parâmetro de qualidade técnica e artística. O momento mais importante do teatro brasileiro é contado no documentário por aqueles que o viveram. Protagonizado por Flávio Rangel, apresenta imagens inéditas de montagens teatrais, além de um samba composto por Flávio numa gravação também inédita de Elis Regina. Mas o documentário não se encerra no passado: traz para os dias de hoje a discussão sobre teatro, arte e cultura de um modo geral no Brasil.

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM08 - TEMPORADA 2 - JOÃO ALEXANDRINO AKA JAS

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

    Os curitibanos invadem o programa e mostram uma música eclética, brincando com o rap, rock, reggae. Eles ainda contam sobre seu trabalho, composições e como está o cenário da música em sua cidade.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

  • 21:00UM VIOLINISTA NO TELHADO

  • 00:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 22/12/2018

  • 00:45ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 14 - ÉTICA PROFISSIONAL

  • 01:15VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 9 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 9 você verá como o dicionário é útil no estudo de uma língua. Aprenderá que as palavras no dicionário vêm em ordem alfabética e que, em um dicionário bilíngüe,você pode procurar do Inglês para o Português e vice-versa.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 29 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula 29 revisará algumas estratégias de comunicação. Você vai rever cenas que mostram situações de comunicação já vistas no Novo Telecurso de Inglês, como o uso correto dos pronomes “this“, “that“, “these“ e “those” e a utilização do verbo auxiliar “can”.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 19 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 19 você aprenderá a fazer multiplicações e divisões com números decimais. Nas multiplicações, o resultado deve ter um número de casas decimais que é a soma das casas decimais dos dois números que foram multiplicados. Além disso, você verá que a divisão de um número decimal por um número inteiro pode ser prolongada. Para isso, basta colocar uma vírgula no quociente e seguir com a conta.

  • 07:45NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 2 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 2 você aprenderá que o Sol,as estrelas e os planetas, inclusive a Terra, são considerados astros celestes. Quando olhamos da Terra, todos os astros parecem se mover de leste para oeste. As estrelas não podem ser vistas durante o dia porque estão ofuscadas pela luz do Sol. O tempo pode ser medido pelo movimento do Sol, ou mesmo da Lua. Você aprenderá também que durante muito tempo se acreditou que a Terra estava parada, mas há muito tempo sabemos que a Terra realiza um movimento de rotação em torno de seu eixo, de oeste para leste. É devido a esse movimento que vemos os astros se movimentarem no sentido contrário, ou seja, de leste para oeste. A repetição dos dias e das noites se deve ao movimento de rotação da Terra.

  • 08:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 29 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula 29 abre a quarta unidade do curso de História. Nesta unidade veremos que a primeira metade do século XX foi o tempo de guerras no mundo. As guerras, que trouxeram sacrifícios de vidas e recursos materiais, também acabaram por fazer surgir novas tecnologias e uma dependência, através das relações econômicas. Ao mesmo tempo, a defesa da democracia ganhou as ruas e trouxe à tona, muitas reivindicações. O Brasil viveu este período como um tempo de participação política e questionamento da ordem social conservadora e desigual. Assim, no Brasil, como no exterior, as forças da ordem resistiram duramente à realização dos projetos de liberdade e maior igualdade social.

  • 08:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 21

    Não adianta ter uma boa ideia ou uma boa matéria prima na mão. É preciso saber o que fazer com elas! É por isso que criatividade é uma virtude altamente valorizada pelas empresas. Na primeira matéria do programa nós mostramos um exemplo do que acontece quando se incentiva a criatividade em universitários. Em outra matéria, nós mostramos um exemplo de como estimular jovens alunos a desenvolver a curiosidade e a vontade de empreender.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 206

    Leitura nos presídios. O Entrelinhas visitou a Penitenciária Feminina do Butantã para mostrar o projeto “Leiturativa”, um programa de incentivo à leitura nos presídios do Estado de São Paulo, com a criação de bibliotecas e rodas de leitura. A reportagem conversou com os idealizadores do projeto e com presidiárias que relatam essa experiência que transforma o convívio com os livros e com a literatura numa forma de inclusão social e de recuperação da cidadania. Francisco Alvim. O programa entrevista um dos maiores nomes da poesia brasileira contemporânea. Diplomata que viveu os momentos mais sombrios da ditadura brasileira, o mineiro Francisco Alvim fez da poesia uma forma ao mesmo tempo lírica e crítica de olhar a realidade, como no celebrado livro de poemas Elefante. Roberto Bolaño. O Entrelinhas destaca também a trajetória do escritor chileno que renovou a literatura latino-americana. Bolaño morreu em 2003, aos 50 anos, vítima de uma longa doença no fígado, mas deixou várias obras inéditas, que vêm sendo publicadas nos últimos anos e misturam de forma delirante elementos do romance policial e da alegoria política.

  • 09:00INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 10:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    OS SANTOS DEIXAM DE VOAR

    EM NENHUMA REGIÃO DO BRASIL EXUSTE UM CONSTRATE TÃO GRANDE ENTRE AS DIFICULDADES DO SÉC. XVIII E AS RIQUEZAS ACUMULADAS A PARTIR DO SEC. XIX COMO NO ESTADO DE SÃO PAULO.ANTES ISOLADA DO LITORAL PELA SERRA, A POPULAÇÃO DO PLANAUTO LEVAVA UMA VIDA POBRE PRATICANDO AGRICULTURA DE SUBSISTÊNCIA EM TERRAS DE PÉSSIMA QUALIDADE. APENAS NAS VILAS MAIS ANTIGAS BROTOU UMA ARTE SINGELA QUASE SEMPRE ENGOLIDA PELO PROGRESSO TARDIO TRAZIDO PELA MÁQUINA À VAPOR. ASSIM A PRODUÇÃO ARTÍSTICA PAULISTA DO SÉC. XVIII NÃO É TÃO RICA. PORÉM PODEMOS VER O AFASTAMENTO DAS CONCEPÇÕES BARROCAS QUE MARCARIA CLARAMENTE A ARTE BRASILEIRA DO SÉC. XIX.

  • 10:30OLHANDO PARA O CEU

    O COLECIONADOR DE ESTRELAS

    O PROGRAMA DA SERIE DISCORRE SOBRE OS SEGUINTES TEMAS DA AS- TRONOMIA: - O QUE PODEMOS OBSERVAR A OLHO NU; - ORIGEM DAS CONSTELACOES E SUAS PECULIARIDADES RETRATADAS POR DIFERENTES CULTURAS; - AS DIFERENTES FACES DO CEU NO DECORRER DAS ESTACOES DO ANO - ORIENTACAO SOBRE INSTRUMENTOS E MEDIDAS PARA RECONHECIMEN- TO DO CEU NOTURNO E DIURNO; - O ENSINO DE ASTRONOMIA NO BRASIL, COM DEPOIMENTOS DOS SE- GUINTES PROFISSIONAIS DA AREA: ROMILDO POVOA FARIA (DIRETOR DO PLANETARIO DE CAMPINAS), JORGE HONEL (COORDENADOR DO OB- SERVATORIO DE SAO CARLOS), MARCIO D. CAMPOS (PROFESSOR DE ASTRONOMIA E ANTROPOLOGIA), SAYD J. C. LANDABERRY (DIRETOR DO OBSERVATORIO NACIONAL DO RIO DE JANEIRO), A. M. GONZALES (COORDENADOR DO CURSO DE ASTRONOMIA DA UFRJ.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 9

    Bianca revela seu talento para manicure, e Zuzu aposta todas as fichas do sucesso do salão na filha. Mas Bianca não gosta de se ver como um reflexo da mãe. Bianca quer mais para si e se debate entre a descoberta de seu caminho, suas necessidades pessoais e a pressão cada vez maior da mãe para que ela trabalhe no salão. Bianca tenta dividir-se entre as unhas e a coordenação de um show de talentos na escola, em que mostra aptidão para comunicação. Ao final, obrigada a decidir-se entre uma atividade e outra, Bianca abre-se com a mãe e surpreende-se com a compreensão de Zuzu. Pedro reencontra seu ídolo da pré-adolescência, MC Profecia, um músico local que fez sucesso rápido, sumiu e agora retorna ao bairro. Tentando identificar sua vocação, Pedro inscreve-se no concurso de talentos que acontece na escola, e busca a ajuda de MC Profecia. Ao fim, Pedro decepciona-se com seu ídolo, mas resta um sentimento misto, de amargura pela atitude de Profecia, e de alegria, por ter a comprovação de seu talento.

  • 11:30O POVO BRASILEIRO

    BRASIL SULINO

    NESTE PROGRAMA DARCY RIBEIRO NOS FALA NAO DE UM,MAS DE TRES BRASIS SULINOS:O DOS INDIOS GUARANIS E DAS MISSOES JESUITI - CAS,QUE GERARAM OS GAUCHOS;O DOS ILHENHOS,QUE PORTUGAL MAN - DOU BUSCAR PARA POR UMA PRESENCA PORTUGUESA.E O DOS GRINGOS, QUE CAIRAM NA REGIAO COMO UMA ONDA". COM IMAGENS CAPTADAS NO RGS(NOS PAMPAS,EM PORTO ALEGRE E NA SERRA GAUCHA),IMAGENS DE ARQUIVO DAS MISSOES E DOS ACORES,E ICONOGRAFIA MUITO VARIADA,O PROGRAMA DESVENDA UM SUL POUCO CONHECIDO:SUL DE NEGROS QUE CULTUAM ORIXAS,SUL DOS SEM-TERRA ,DOS GAUCHOS-A-PE.O VELHO MONDADORI TOCA O "BOI BARROSO". LUPICINIO RODRIGUES CANTA.

  • 12:00CAMPUS EM AÇÃO 2018

    DA TERRA À MESA (FIAM FAAM)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Da Terra à Mesa”, produzido por alunos do curso de Rádio e TV da FIAM FAAM. Sobre “Da Terra à Mesa”: Da Terra à Mesa” é um filme do gênero documentário que explora o universo da produção de alimentos orgânicos sob a perspectiva de produtores orgânicos e convencionais, especialistas e pessoas que desconhecem sobre o tema. Ano de produção: 2016

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1266

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA EM BUSCA DOS VESTÍGIOS DE POVOS ANTIGOS QUE VIVERAM NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO DA TELHA ECOLÓGICA DE BAIXO CUSTO.E AINDA, A CIÊNCIA COMPROVA O PODER DE CURA DAS FOLHAS DE 2 FRUTAS NATIVAS. A PESQUISA REVELA QUE AS FOLHAS DA GOIABEIRA E DA PITANGUERIA TEM PODER CICATRIZANTE. ESTA JOVEM DE UMA COMUNIDADE DE SÃO PAULO USA FIBRA DE COCO E RESTOS DE PAPEL PARA CRIAR UMA COBERTURA EFICIENTE, COM PREÇO ACESSÍVEL. E , UMA EQUIPE DE PESQUISADORES INVESTIGA OS SINAIS DA PRESENÇA HUMANA HÁ MILHARES DE ANOS NA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.

  • 13:00RODA VIVA

    SÉRGIO SÁ LEITÃO (2018)

  • 14:30ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 14 - ÉTICA PROFISSIONAL

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    DUO GLACIAL (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Duo Glacial em épocas diferentes.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

    Os curitibanos invadem o programa e mostram uma música eclética, brincando com o rap, rock, reggae. Eles ainda contam sobre seu trabalho, composições e como está o cenário da música em sua cidade.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    DU GOMIDE + BERNARDO BRAVO

  • 17:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 05 - ACORDEON

    Com o tema Acordeon, este programa homenageia os compositores Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 520

  • 19:30BALÉ DA CIDADE DE SÃO PAULO - KHAOS E DICOTOMIA

  • 21:00FIGURAS DA DANÇA 2014

    ELIANA CAMINADA

    Eliana Caminada começa sua carreira profissional como bailarina quando ingressa na década de 60 no Corpo de Baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Também dançou no Teatro Guaíra, na Companhia Brasileira de Ballet, no Grupo Raízes e na Companhia de Dança Rio. Caminada também desenvolveu trabalhos como coreógrafa, professora e pesquisadora. Deu aulas de balé clássico no Parque de Recreação Darcy Vargas, Escola Estadual de Dança Maria Olenewa, Centro de Dança Rio, e entre outros, e como professora de disciplinas associadas à historicidade da dança na UniverCidade. Hoje é tida como referência na área.

  • 21:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM08 - TEMPORADA 2 - JOÃO ALEXANDRINO AKA JAS

  • 22:30INSPIRA.MOV BRASIL II

    BIA GRANJA

    8. BIA GRANJA - Fundadora do YouPix, Bia Granja ficou fascinada ao descobrir os inúmeros meios de conexão que as novas tecnologias digitais permitem realizar. Neste programa, ela conta a trajetória de tentativa e erro que a levou a se tornar uma especialista em cultura da Internet.

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1266

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA UMA EXPEDIÇÃO CIENTÍFICA EM BUSCA DOS VESTÍGIOS DE POVOS ANTIGOS QUE VIVERAM NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O PROJETO DA TELHA ECOLÓGICA DE BAIXO CUSTO.E AINDA, A CIÊNCIA COMPROVA O PODER DE CURA DAS FOLHAS DE 2 FRUTAS NATIVAS. A PESQUISA REVELA QUE AS FOLHAS DA GOIABEIRA E DA PITANGUERIA TEM PODER CICATRIZANTE. ESTA JOVEM DE UMA COMUNIDADE DE SÃO PAULO USA FIBRA DE COCO E RESTOS DE PAPEL PARA CRIAR UMA COBERTURA EFICIENTE, COM PREÇO ACESSÍVEL. E , UMA EQUIPE DE PESQUISADORES INVESTIGA OS SINAIS DA PRESENÇA HUMANA HÁ MILHARES DE ANOS NA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO.

  • 23:30100% BRASIL

    GLAUBER ROCHA

    O que a década de 60 trouxe de novo para o cinema brasileiro? Um cinema que propôs uma maneira diferente de enxergar o Brasil: o Cinema Novo. O programa conta um pouco da vida e da obra de Glauber Rocha, a estrela do movimento. Outro destaque é Vik Muniz, um artista brasileiro que mistura as artes plásticas com a fotografia, numa combinação inusitada de idéias. Os publicitários Lula Vieira e Adilson Xavier contam a evolução da propaganda através de suas maiores campanhas.

  • 00:00VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 10 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 10 a mocinha da história se verá às voltas com anúncios de jornal. Aprenderá que para serem eficazes, os anúncios tem que despertar o interesse das pessoas, falando muito em poucas palavras e usando expressões fortes e chamativas. Além disso, conhecerá um belo poema de Carlos Drummond de Andrade, chamado “Telegrama”.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 21 (MOD.1 - MÉDIO)

    Na teleaula 21 você verá como a publicidade é um ótimo exemplo da função apelativa da linguagem e aprenderá as expressões que usamos para abrir um canal de comunicação com os outros, usando a linguagem na sua função fática. Além disso, verá como as palavras podem ser usadas para provocar sugestões na nossa imaginação - quando a linguagem é usada na sua função poética – e saberá o que são palavras homógrafas.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 11

    O ensaio de dureza Brinell é um dos métodos de ensaio de dureza mais usados. Você aprenderá como é feito o cálculo da dureza de um material a partir desse tipo de ensaio e verá, ainda, as suas vantagens no controle do processo de fabricação.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO II

    FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 01 RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 03/09/2018

    ESTREIA AGORA O DE OLHO NA EDUCAÇÃO, PROGRAMA QUE UNE AS TVS PÚBLICAS E EDUCATIVAS DO PAÍS./ ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NÓS VAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL./ HOJE QUEM NOS FAZ COMPANHIA É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. A DIMENSÃO DO ENSINO NO BRASIL./ OS NÚMEROS DE ESTUDANTES, PROFESSORES E ESCOLAS SÃO IMPRESSIONANTES./ O QUE SE BUSCA É A UNIVERSALIZAÇÃO./ PORÉM, A QUALIDADE AINDA DEIXA A DESEJAR, APESAR DO ESFORÇO DOS PROFESSORES E DE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES QUE SENTEM PRAZER EM ESTUDAR./ A BUSCA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DOS ALUNOS É DIÁRIA E ENVOLVE TODO MUNDO NA ROTINA ESCOLAR.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 207

    O preço do livro. O Entrelinhas discute um assunto que sempre gera polêmica: o preço do livro no Brasil. A reportagem entrevistou editores e leitores para saber como se calcula o preço de capa dos livros, se ele é mesmo caro (argumento comum para justificar o baixo índice de leitura no país) e o que pesa na decisão de comprar ou não um livro. Salinger. O programa destaca a vida e a obra do misterioso escritor norte-americano, que se tornou um mito literário depois de publicar O Apanhador no Campo de Centeio, em 1951, mas viveu recluso até sua morte, no início de 2010. Eric Lax. O Entrelinhas entrevista o jornalista e biógrafo norte-americano, que veio ao Brasil para lançar o livro Conversas com Woody Allen, fruto de 40 anos de diálogos com o cineasta, em cartaz nos cinemas com o filme Tudo Pode Dar Certo.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    EDUCAÇÃO (I TEMPORADA)

    Neste programa o tema Educação será abordado atrevés dos seguintes quadros: Programa 1 - EDUCAÇÃO, PAPEL DE QUEM? 1.Grande REPORTAGEM - Educação: o que pode a parceria família e escola? Neste programa o foco da discussão recairá nas possibilidades de trabalho conjunto entre todos os envolvidos na tarefa de educar, além de pontuar informações sobre a formação da educação brasileira. 2.TELEJORNAL: As profecias relacionadas a tecnologia 3.GAME: Circuito Cultural Municipal (Teatro Municipal) 4.PILULAS DO SABER / CULTURA DE ALMANAQUE: •AL MANAK, palavra de origem árabe que significa: ¨lugar onde os camelos descansavam.¨ Local de pouso das caravanas onde durante a noite se ouviam histórias e se sabia das novidades. •VESTIBULAR, palavra derivada de vestíbulo, que significa ¨portal, porta principal, entrada...¨ Ou seja, é o portal que o aluno tem que passar para chegar à faculdade! •Você sabia que a palavra avião vem do francês ¨avion¨ que por sua vez vem do latim ¨avis¨ e foi criada pelo engenheiro francês Clement Adler. Ele precisava de um nome para batizar o invento dos seus sonhos: uma máquina voadora mais pesada que o ar! Pois é, foi assim que em 1875, ¨avis¨ virou ¨avion¨, ou seja, um pássaro grande. Mas se o francês inventou a palavra, quem inventou o avião de verdade, foi um brasileiro; Santos Dumont, o 14 bis em 1906. . A primeira projeção pública de um filme aconteceu na França, em 1895 e foi realizada pelos irmãos Lumiére. Por isso, Louis Lumiére é considerado o primeiro cineasta de documentários da história do cinema. Já seu irmão August, depois da invenção, largou a câmera e decidiu se tornar médico •PÍLULAS DE SABER. Nos Estados Unidos se encontra o maior número de montanhas russas do mundo. São mais de 700 espalhadas por vários parques temáticos em todo o pais! 4.PALAVRA DE MESTRE : Ciências – O professor Luis Campos traz para o cotidiano do grande público, explicações SOBRE fenômenos físicos, químicos e biológicos. Princípios para a realização das atividades: - a ação sempre tem o caráter de uma investigação; - as questões sempre partem dos personagens da trupe e não do professor; - o professor não responde, sugere uma investigação e sobre o resultado lança novas questões, aprofundando a investigação e incentivando deduções; - para obter a matéria prima necessária para realizar a investigação, o professor sempre sugere (ou solicita) materiais comuns e os personagens exploram o ambiente para encontrá-los. 5.PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES – Antônio Nóbrega 6.HORIZONTES CULTURAIS - Centro de Referência em Educação – Mario Covas 7.AO MESTRE COM CARINHO – cenas do filme a Língua das Mariposas – a importância do professor na vida das pessoas

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    DO ZERO AO INFINITO

    ESTE PROGRAMA E UMA INTRODUCAO A SERIE,COMO UMA ESPECIE DE GUIA.APONTA A POSSIBILIDADE DE LANCAR NOVOS OLHARES SOBRE VELHAS COISAS (TANTO NA ARTE COMO NA MATEMATICA) E FALA DE MANEIRA ABRANGENTE SOBRE OS TEMAS MATEMATICOS QUE SERAO ENFO CADOS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    EPILEPSIA - 17

    ESTE PROGRAMA EXPLICA OS SINTOMAS,OS TRATAMENTOS E OS TIPOS DE EPILEPSIA,QUE SAO COMENTADOS POR ESPECIALISTAS/PACIENTES. ELES TIRAM DUVIDAS E PRECONCEITOS,MOSTRANDO QUE A EPILEPSIA NAO E UMA DOENCA MENTAL E SIM UM DISTURBIO.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    CRIANÇA SEGURA

    No Tamanho Família com o tema Criança Segura, o convidado João Gilberto Maksoud Filho Presidente da Ong Criança Segura e Cirugião Pediátrico do Hospital das Clínicas em São Paulo, comenta quais os acidentes mais comuns entre as crianças, os acidentes que devem ser prevenidos pelos responsáveis, os dados estatistícos que apontam o acidente de trânsito uma das maiores causas mortis de crianças brasileiras, comenta sobre as queimaduras, quedas, afogamentos e sufocações que as crianças correm risco de morte, dicas sobre cadeiras de carros para adequação das crianças, os níveis de acidentes, por cada faixa etária e dicas a prevenção de acidentes. telefone do Ceatox- Hospital das Clínicas(centro de assistência toxicológica)de SP: (11)3069.8500 site recomendado: www.criancasegura.org.br

  • 11:00ALLELUIAH, SONS DE ESPERANCA

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 2

    SINOPSE PROGRAMA 02 - VT AYRTON SENNA - VT OSAMA BIN LADEN - VT OFÍCIO RETRÔ - BARBEIRO - VT PEDIDO FERNANDO FARO - MPB ESPECIAL CHICO BUARQUE - VT MODA lIBER MUNDI - VT MUSA RETRÔ - AUDREY HEPBURN - VT COZINHA MUSICAL

  • 12:30CULTURA LIVRE

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/12/2018

  • 14:00SAUDE BRASIL

    EPILEPSIA - 17

    ESTE PROGRAMA EXPLICA OS SINTOMAS,OS TRATAMENTOS E OS TIPOS DE EPILEPSIA,QUE SAO COMENTADOS POR ESPECIALISTAS/PACIENTES. ELES TIRAM DUVIDAS E PRECONCEITOS,MOSTRANDO QUE A EPILEPSIA NAO E UMA DOENCA MENTAL E SIM UM DISTURBIO.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 08 - ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO DE SOBRECARGA

    HOJE, VAMOS FALAR SOBRE ATIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO DE SOBRECARGA. O EXERCÍCIO COM PESOS DESENVOLVE A APTIDÃO E É UMA DAS MAIS COMPLETAS FORMAS DE PREPARAÇÃO FÍSICA. POR NÃO TER MOVIMENTOS BRUSCOS E RÁPÍDOS, APRESENTA BAIXO RISCO DE LESÕES TRAUMÁTICAS. NESTE PROGRAMAS FALAMOS DOS CUIDADOS E INDICAÇÕES DE TAL PRATICA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DISPRAXIA

    Neste Momento Papo de Mãe o assunto é dispraxia, um problema neurológico que pode afetar a coordenação motora, mas que tem tratamento. Você nota que a criança tem problema de equilíbrio, parece meio desajeitada. Algumas também apresentam dificuldade na fala. Para esta conversa convidamos a Maria Cristina de Oliveira, terapeuta ocupacional e a Yolanda Gin, mãe do Leonardo de 13 anos e do Bruno de 9. Maria Cristina também respondeu dúvida de telespectadora.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 01 RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 03/09/2018

    ESTREIA AGORA O DE OLHO NA EDUCAÇÃO, PROGRAMA QUE UNE AS TVS PÚBLICAS E EDUCATIVAS DO PAÍS./ ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NÓS VAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL./ HOJE QUEM NOS FAZ COMPANHIA É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. A DIMENSÃO DO ENSINO NO BRASIL./ OS NÚMEROS DE ESTUDANTES, PROFESSORES E ESCOLAS SÃO IMPRESSIONANTES./ O QUE SE BUSCA É A UNIVERSALIZAÇÃO./ PORÉM, A QUALIDADE AINDA DEIXA A DESEJAR, APESAR DO ESFORÇO DOS PROFESSORES E DE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES QUE SENTEM PRAZER EM ESTUDAR./ A BUSCA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DOS ALUNOS É DIÁRIA E ENVOLVE TODO MUNDO NA ROTINA ESCOLAR.

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    DISCURSO POLÍTICO

    BLOCO 1 O programa aborda o discurso político. Felipe Reis interpreta o discurso de um político pedindo voto da população. Ele é interrompido por uma cidadã que lhe questiona sobre o significa da palavra “política”. O Povo Fala responde a enquete: - “o que é política? / Para que ela serve? / Você sabe a origem do termo “política”? O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “política” e seu significado. Felipe Reis, no papel de bandido, e Tininha Mello, policial, dramatizam cena de lavagem de dinheiro. Tininha pega, em flagrante, Felipe lavando literalmente o dinheiro. Ela explica que “lavagem de dinheiro” é crime. O quadro “Curiosidades” traz o apelido “Águia de Haia” dado ao político, diplomata e escritor baiano, Rui Barbosa, pelo Barão de Rio Branco. Tininha recebe uma carta do namorado na qual ele escreve num tipo de discurso sem sentido para ela, na tentativa de enrolá-la. O Jornal Nossa Língua traz o discurso de um político que tem dificuldades para se comunicar com o povo. Sua assessora tenta ajudá-lo, mas piora a situação. Cena dramatizada com Felipe, no papel de político e, Tininha, no papel da assessora. Na são usados trechos do discurso de Jânio Quadros e Delfim Neto. Felipe Reis foi ouvir das pessoas o que elas entenderam do discurso do político e de sua assessora. O Povo fala respondeu a enquete: “O que quer dizer : a grande causa do processo inflacionário é o déficit orçamentário? E, “a causa da carestia é a roubalheira do governo? BLOCO 2 Felipe entrevista o professor de língua portuguesa Antonio Soares de Abreu que fala sobre a linguagem do discurso vazio. Felipe e Tininha destacam a importância do baiano Dias Gomes na dramaturgia brasileira e citam sua peça teatral Odorico, o Bem-Amado ou Os Mistérios do Amor e da Morte, que inspirou a telenovela O Bem-Amado. Felipe, como o personagem Odorico Paraguaçu, interpreta trecho da peça Odorico, o Bem-Amado, quando o personagem inaugura o tão esperado cemitério de Sucupira. BLOCO 3 Tininha faz leitura do texto “Analfabetismo”, de Machado de Assis, publicado em 1870. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença entre os termos “mandato” e “mandado”. No cemitério de Sucupira, o sufixo Mente, interpretado por Tininha Mello, descansa em paz na sua lápide. O sufixo Mente não permite que o advérbio Agora, interpretado por Felipe Reis, repouse ao seu lado. O sufixo só permite que adjetivos fiquem ao seu lado. E diz que ‘agoramente” não existe! Para encerrar o programa, Felipe Reis, vivenciando o mesmo político da abertura do programa, termina seu discurso pedindo votos ao seu eleitorado. Tininha, que faz o papel de cidadã, diz que pelo discurso afiado, ela até votaria nele. Mas, que se faz necessária uma análise do projeto apresentado para definir os conceitos de participação geral... O que o político não entendeu.

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    FLATHUNTING

    NESTE CAPÍTULO, ASHLIE ESTÁ CANSADA DE SEU VELHO APARTAMENTO E QUER SE MUDAR, ENTÃO ELA E STEPHEN CHAMAM UM CORRETOR DE IMÓVEIS PARA MOSTRAR A ELES ALGUNS APARTAMENTOS DISPONÍVEIS PARA ALUGUEL. NO DIA DA MUDANÇA, STEPHEN DÁ UMA MÃOZINHA COM O TRANSPORTE DE CAIXAS MAS AS COISAS NÃO VÃO DO JEITO QUE ASHLIE ESPERA. A REPÓRTER AMANDEEP DESCOBRE COMO É VIVER EM UMA CASA DO FUTURO, DANDO UMA OLHADA NOS APARELHOS TECNOLÓGICOS E DESIGN INTELIGENTE COM USO EFICIENTE DE ENERGIA. O PROFESSOR DE INGLÊS, ROB, NOS MOSTRA FRASES QUE EXPRESSAM DESGOSTO. E COM O AUMENTO NO NÚMERO DE PESSOAS VIVENDO EM CIDADES, NOSSO ESPECIALISTA DO QUADRO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A PERGUNTAS SOBRE OS PROBLEMAS ACERCA DA URBANIZAÇÃO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CRAZY LITTLE THING CALLED LOVE (QUEEN) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

  • 17:00LES BALLETS JAZZ DE MONTREAL

  • 18:30METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 345 - 23/12/2018

  • 19:30TELECONTO

    QUINCAS BORBA 1

  • 20:00O QUEBRA NOZES - CISNE NEGRO (2017)

  • 21:45PRIMEIRO MOVIMENTO

    PRIMEIRO MOVIMENTO - HOMENAGEM A HEITOR VILLA-LOBOS

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

  • 23:45CONTOS DA MEIA NOITE

    PERU DE NATAL - MARIO DE ANDRADE

    Vivendo numa família burguesa e austera, o narrador nos fala dos hábitos legados ao pai, recentemente falecido. Resolve, então, propiciar à sua mãe, à sua tia e à sua irmã uma ceia de Natal, farta e requintada. Sem parentes e sem visitas. Trava-se então a luta surda e inconsciente entre a saudade do morto recente, sempre invocado, e o prazer hedonístico da degustação daquelas tenras carnes de peru, com as farofas douradas e a cerveja espumosa. E até quando mãe, tia e irmã vão resistir?

  • 23:50CONCERTO DE NATAL - CAMERATA ATHENEUM (IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO)

  • 00:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 30 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula 30 vai relembrar os melhores momentos da sessão “What’s up?”, na qual você estudou muitas palavras em Inglês que todo mundo está acostumado a ouvir e a usar aqui no Brasil, mesmo que seja de um jeitinho bem brasileiro.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 20 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai conhecer melhor um aparelho usado para medir pressão de gases, o manômetro. Também vai aprender o que é o princípio de Pascal e algumas de suas aplicações baseadas na idéia dos vasos comunicantes. Também vai conhecer as principais unidades de pressão.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 12

    Você aprenderá como é feito o ensaio Rockwell, saberá qual o equipamento utilizado para executá-lo e como funcionam suas diferentes escalas de dureza.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 8 - MUSEU DO FUTEBOL E FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU FERROVIÁRIO AGENOR FRANCISCO FELIZARDO - ASSIS

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 02 - 04/09/2018

    ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUÇÕES PARA A ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É FLÁVIA YURI OSHIMA, JORNALISTA ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO E VENCEDORA DUAS VEZES DO PRÊMIO "JORNALISMO EM EDUCAÇÃO". A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ESTABELECE QUE O ENSINO FUNDAMENTAL COMECE AOS 6 ANOS DE IDADE./ COM UM DETALHE: A CRIANÇA PRECISA COMPLETAR ESSA IDADE MÍNIMA ATÉ O DIA 31 DE MARÇO DO ANO DA MATRÍCULA./ ESSA REGRA VALE PARA O SISTEMA PÚBLICO E PARA O PARTICULAR./ SÓ QUE ALGUMAS FAMÍLIAS NÃO CONCORDAM COM ESSA IDADE MÍNIMA./ ACREDITAM QUE CADA CRIANÇA TEM UM GRAU DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOCIONAL DIFERENTE.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 235 - ESPECIAL DE NATAL

    Edney Silvestre: O Entrelinhas entrevista o escritor e jornalista que ganhou o Jabuti de 2010 na categoria “melhor romance” com Se eu fechar os olhos agora – um thriller eletrizante, uma investigação policial que tem como pano de fundo as tensões sociais e raciais da sociedade brasileira. Adriana Calcanhotto: A cantora e compositora fala sobre suas parcerias com grandes poetas brasileiros, como Waly Salomão e Antonio Cícero, e de seu único livro de prosa, Saga Lusa, impressionante relato de sua experiência de um surto psíquico, após tomar uma dose excessiva de remédios antigripais durante turnê a Portugal. O Evangelho de Barrabás: Na semana do Natal, o Entrelinhas faz uma provocação bem-humorada: entrevista a dupla José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, que acaba de lançar mais um livro em parceria: O Evangelho de Barrabás, sátira dos relatos bíblicos que tem como cômico protagonista o célebre ladrão salvo da morte no julg amento que condenou Jesus Cristo à cruz.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ESPECIAL DE NATAL (2009)

    O pai de Cadu entra em contato depois de muito tempo e faz um convite surpresa: ele quer que o filho passe a ceia de Natal com ele. O problema é que dona Maria da Conceição não abrirá mão de ter o filho Cadu em casa por nada nesse mundo. No meio desse fogo cruzado, nosso jovem skatista será obrigado a decidir em qual lado irá ficar. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Papai Noel – Mamãe Noel explica a origem da lenda do Papai Noel e sua popularização no Brasil. Natal Finlandês – Tudo sobre a curiosa comemoração natalina irlandesa. Na véspera do Natal, antes da ceia, é obrigatório para qualquer finlandês uma passadinha na sauna para se purificar. Os Reis Magos – Baltazar conta a verdadeira história por trás da lenda dos Três Reis Magos. Fala Aí: Cadu e Mano vão até uma escola pública pra saber quem é que já pagou algum mico durante a famigerada festa de amigo secreto! Grande Reportagem: Cadu e Mano vão até uma mesquita conhecer as tradições da religião mulçumana na época do Natal. Túnel de Tempo: A queda do Mudo de Berlim, importante acontecimento na história mundial que, em 2009, completou 20 anos. TV do Cadu: Em clima de natal, a presença de alguém muito especial na TV do Cadu: Papai Noel!

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    ARTE E NUMEROS

    ESTE PROGRAMA TRACA UMA LINHA CRONOLOGICA DO HOMEM PRIMITIVO ,PASSANDO PELA IDADE MEDIA E CHEGANDO AO RENASCIMENTO NA AR- TE E NA MATEMATICA.DE UM LADO,A SUBSTITUICAO DAS REPRESENTA- COES SIMBOLICAS LIGADAS AO RITUALISMO MAGICO OU A FE CRISTA E DO OUTRO, O CAMINHO QUE VAI DO SENSO NUMERICO PRIMITIVO AS TECNICAS DE CALCULO QUE GEROU A MATEMATICA DEMOCRATICA DOS ALGARISMOS HINDU-ARABICOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DEPRESSAO

    ESTE PROGRAMA COMECA FAZENDO UM ALERTA SOBRE A QUANTIDADE CA DA VEZ MAIOR DE PESSOAS EM TODO O MUNDO QUE SOFREM OU JA SO- FRERAM DESTE MAL.UMA PESQUISA FEITA PELA ORGANIZACAO MUNDIAL DE SAUDE REVELA QUE UM EM CADA QUATRO INDIVIDUOS APRESENTARA PELO MENOS UM MOMENTO DEPRESSIVO EM ALGUM PERIODO DA VIDA. A DEPRESSAO PODE OCORRER EM CRIANCAS,ADULTOS E IDOSOS.MAS AS PESQUISAS INDICAM TAMBEM,QUE AS MULHERES SAO DUAS VEZES MAIS AFETADAS QUE OS HOMENS. DEPOIMENTOS DE PACIENTES E ESPECIALISTAS REFORCAM QUE, EM MUITOS CASOS, A DEPRESSAO E CONFUNDIDA COM UMA SIMPLES TRIS- TEZA OU ATE MESMO COM A FALTA DE CARATER,FRESCURA OU PREGUI- CA,QUE SO FAZ PIORAR A DOENCA.DE ACORDO COM OS MEDICOS,ELA DEVE SER COMPREENDIDA COMO UMA DOENCA QUE PODE E DEVE SER TRATADA.CASO CONTRARIO, A EVOLUCAO PODE ATE INCAPACITAR O PACIENTE.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    RUTH ROCHA

    No Tamanho Família de hoje a escritora sociológa Ruth Rocha, fala sobre sua família, estudos e a sua mudança de vida após ser bibliotecária então neste momento surge a escritora. Ruth Rocha também como orientadora pedagógica escrevia para a revista Recreio ed.Abril, onde foi publicada sua primeira história, comenta suas impressões sobre os meios de comunicações atuais, como os pais devem estar atentos as crianças, e fala sobre os escritores atuais na literatura infantil. Livros da escritora: Marcelo Martelo lançado em 1966(o mais famoso da escritora); Osisséia e Íliada (reconta clássicos gregos);Almanaque Ruth Rocha (desenhos e Passatempos e histórinhas); Rubens O semeador, todos os livros podem ser encontrados em todas as livrarias ( não foi dito o nome das editoras ).

  • 11:00CONCERTO DE NATAL - CAMERATA ATHENEUM (IGREJA IMACULADA CONCEIÇÃO)

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 3

    SINOPSE PROGRAMA 03 - VT RESILIÊNCIA - VT PEDIDO - THE SMITHS - VT OFÍCIO RETRÔ - FILMOTECÁRIO - VT MUSA RETRÔ - CATHERINE DENEUVE - VT MODA YSL - VT RETROGAMERS - VT VILA SÉSAMO - CRIAÇÃO GARIBALDO

  • 12:30MANOS E MINAS III

    EDI ROCK (2018)

    Neste programa o Manos e Minas recebe Edi Rock . Representando a cena dos slams, Kuma França e Evanilson. Matérias: - Nosso videorreporter Rodney Suguita foi conferir o festival Sons da Rua. - No quadro Discoteca Básica, Rubia RPW apresenta os seus 5 discos prediletos.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 20/12/2018

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DEPRESSAO

    ESTE PROGRAMA COMECA FAZENDO UM ALERTA SOBRE A QUANTIDADE CA DA VEZ MAIOR DE PESSOAS EM TODO O MUNDO QUE SOFREM OU JA SO- FRERAM DESTE MAL.UMA PESQUISA FEITA PELA ORGANIZACAO MUNDIAL DE SAUDE REVELA QUE UM EM CADA QUATRO INDIVIDUOS APRESENTARA PELO MENOS UM MOMENTO DEPRESSIVO EM ALGUM PERIODO DA VIDA. A DEPRESSAO PODE OCORRER EM CRIANCAS,ADULTOS E IDOSOS.MAS AS PESQUISAS INDICAM TAMBEM,QUE AS MULHERES SAO DUAS VEZES MAIS AFETADAS QUE OS HOMENS. DEPOIMENTOS DE PACIENTES E ESPECIALISTAS REFORCAM QUE, EM MUITOS CASOS, A DEPRESSAO E CONFUNDIDA COM UMA SIMPLES TRIS- TEZA OU ATE MESMO COM A FALTA DE CARATER,FRESCURA OU PREGUI- CA,QUE SO FAZ PIORAR A DOENCA.DE ACORDO COM OS MEDICOS,ELA DEVE SER COMPREENDIDA COMO UMA DOENCA QUE PODE E DEVE SER TRATADA.CASO CONTRARIO, A EVOLUCAO PODE ATE INCAPACITAR O PACIENTE.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 08 - CANCÊR DE PRÓSTATA

    O TEMA DE HJ É CÂNCER NA PRÓSTATA. A FREQÜÊNCIA DESSE TIPO DE CÂNCER TEM AUMENTADO MUITO NOS ÚLTIMOS ANOS. O CÂNCER DE PRÓSTATA É A SEGUNDA CAUSA DE MORTE ENTRE OS HOMENS. NESTE PGM , SÃO DSICUTIDOS CUIDADOS E TRATAMENTOS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    TEMPO X TECNOLOGIA

    Muitas pessoas nos escrevem perguntando o que fazer para os filhos largarem dos eletrônicos. E é mesmo um grande desafio para esta geração de pais com crianças e adolescentes que nasceram na era dos tablets e smartphones. Como convencer alguém a largar tudo isso e ir jogar bola ou ler um livro? Então vamos saber quais são as dicas dos nossos convidados para este Momento Papo de Mãe sobre tempo versus tecnologia. Participam desta conversa a psicóloga Andréa Jotta, o Marcelo Tas e a Bel Kowarick que são pais do Miguel de 17 anos e da Clarice de 13.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 02 - 04/09/2018

    ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUÇÕES PARA A ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É FLÁVIA YURI OSHIMA, JORNALISTA ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO E VENCEDORA DUAS VEZES DO PRÊMIO "JORNALISMO EM EDUCAÇÃO". A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ESTABELECE QUE O ENSINO FUNDAMENTAL COMECE AOS 6 ANOS DE IDADE./ COM UM DETALHE: A CRIANÇA PRECISA COMPLETAR ESSA IDADE MÍNIMA ATÉ O DIA 31 DE MARÇO DO ANO DA MATRÍCULA./ ESSA REGRA VALE PARA O SISTEMA PÚBLICO E PARA O PARTICULAR./ SÓ QUE ALGUMAS FAMÍLIAS NÃO CONCORDAM COM ESSA IDADE MÍNIMA./ ACREDITAM QUE CADA CRIANÇA TEM UM GRAU DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOCIONAL DIFERENTE.

  • 15:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 208

    Academia Brasileira de Letras. O Entrelinhas visita a suntuosa sede da ABL, no Rio de Janeiro, e conversa com o acadêmico Alberto da Costa e Silva (poeta e historiador da cultura africana) para ver como funciona a casa dos “imortais” da literatura. A reportagem mostra como as atividades da centenária instituição criada por Machado de Assis incluem a manutenção de importantes acervos de livros e publicação de obras de referência – além, é claro, do famoso chá que reúne os escritores semanalmente. Como bonus track da matéria, a entrevista termina com Costa e Silva lembrando um episódio cômico de quando era diplomata em Portugal e procurou as herdeiras de Carolina Xavier Novais (mulher de Machado) para obter algum documento sobre o escritor – tentativa que acabou numa divertida (e irônica) frustração. Anita Malfatti e Mário de Andrade. O programa lembra também a história da amizade entre dois grandes nomes do modernismo: a pintora Anita Malfatti e o poeta Mário de Andrade, nomes obrigatórios para se conhecer a origem do modernismo e da Semana de 22. Além da identificação artística, os dois tiveram uma longa amizade, registrada numa intensa correspondência mantida nos anos 20, comentada por nosso colaborador Ivan Marques (professor de literatura brasileira na USP). Thelma Guedes. O Entrelinhas traz uma entrevista com a roteirista da TV Globo e escritora Thelma Guedes, que acaba de lançar O Outro Escritor – um livro de contos que brinca com a ideia de influência, num jogo ficcional com o estilo e com as personagens de grandes autores da literatura universal.

  • 16:00WORD ON THE STREET II

    YORK

    NO PROGRAMA DESTA SEMANA, STEPHEN E ASHLIE VÃO PARA YORK, NO NORTE DA INGLATERRA PARA EXPLORAR O PASSADO BRITÂNICO. STEPHEN ESTÁ DETERMINADO A ENCONTRAR TESOUROS ENTERRADOS E, PARA ISSO, ELE LEVA CONSIGO SEU DETECTOR DE METAIS. MAS ASHLIE PREFERE DAR UMA OLHADA EM ARTEFATOS HISTÓRICOS NAS LOJAS! A CORRESPONDENTE AMANDEEP TAMBÉM VAI A YORK PARA DESCOBRIR O QUÃO IMPORTANTE A HISTÓRIA BRITÂNICA É NO TURISMO INDUSTRIAL - ATRAINDO VISITANTES DO MUNDO TODO. O ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA, ROB, TEM VÁRIAS DICAS PARA OS INICIANTES, INCLUINDO MANEIRAS DE USAR DOIS VERBOS JUNTOS. E NO QUADRO 'SEAT ON THE STREET', NOSSO CONVIDADO NOS AJUDA A ENTENDER COMO O PASSADO COLONIAL DA INGLATERRA AINDA AFETA O MODO COMO O PAÍS É VISTO AO REDOR DO MUNDO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CRAZY LITTLE THING CALLED LOVE (QUEEN) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45O QUEBRA NOZES - CISNE NEGRO (2017)

  • 18:30PERSONA EM FOCO

    MELHORES MOMENTOS 1 (2018)

  • 19:30TELECONTO

    QUINCAS BORBA 2

  • 20:00TRIBUTO A CAMARGO GUARNIERI

  • 21:00JOSHUA BELL

  • 22:00O MENINO MAIS RICO DO MUNDO

  • 23:00RODA VIVA

    PAPAI NOEL (ESPECIAL 2013)

  • 23:45JORNAL DA CULTURA

  • 00:45CONTOS DA MEIA NOITE

    O ANTI-NATAL DE 1951 - CARLOS SUSSEKIND

    Fugir da rotina obrigatória de ter um natal feliz, burguesmente acolchoado pelo carinho familiar. Como escapar dessa ditadura comportamental? Viajando de trem neste dia, pai e filho saem do Rio para São Paulo. Mas aí começa a batalha ....

  • 00:55VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

Contato Voltar

Confirme que você não é um robô!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado