Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O PROGRAMA RECEBE ESPECIALISTAS PARA FALAR SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, O FUTURO DO BRASIL E O ACESSO AO CONHECIMENTO EM PERIFERIAS E TRIBOS INDÍGENAS SÃO ALGUNS DOS TEMAS EM PAUTA. DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 09H30.

METRÓPOLIS

ÚNICO PROGRAMA TOTALMENTE DEDICADO ÀS ARTES NA TV ABERTA, O METRÓPOLIS VALORIZA A CULTURA TRADICIONAL E AS EXPERIMENTAÇÕES E TRAZ O MELHOR DA MÚSICA, CINEMA, TEATRO, LITERATURA, ARTES PLÁSTICAS, GAMES E COMPORTAMENTO. SEGUNDA FEIRA ÀS 21H00 E SÁBADO ÀS 23H45.


CURSOS UNESP

HISTÓRIA DA MÚSICA - DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 15H30, COM A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP.

CURSOS LIVRES

DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 17H30 - MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL, COM O PROFESSOR CARLOS HENRIQUE DE BRITO CRUZ, DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UNICAMP E DIRETOR CIENTÍFICO DA FAPESP.

LETRA LIVRE

DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA, ÀS 18H00, MEDIADO PELA CRÍTICO LITERÁRIO MANUEL DA COSTA PINTO, O PROGRAMA REÚNE ESCRITORES DE GRANDE REPERCUSSÃO NA CENA CULTURA PARA DISCUTIR TEMAS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA, ARTE E PRINCIPALMENTE LITERATURA.

SP PESQUISA

DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 19H00.

MATÉRIA DE CAPA

DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA, ÀS 20H30: A CADA DIA , O TELESPECTADOR PODE CONHECER, ENTENDER E SE APROFUNDAR NOS TEMAS MAIS IMPORTANTES DA ATUALIDADE.

ANTUNES FILHO EM PRETO E BRANCO

IMPLOSÃO - TERÇA FEIRA, 25/02, ÀS 21H00.

SALA DE CINEMA

UMA PARCERIA COM A SP CINE PARA EXIBIÇÃO DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS, ALGUNS INÉDITOS NA TV. SÁBADO, 22/02 ÀS 21H00, JONAS E O CIRCO SEM LONA, DIRIGIDO POR PAULA TEIXEIRA GOMES.


RODA VIVA

NO PRÓXIMO DOMINGO, 23/02, ÀS 19H30, ENTREVISTA COM DR. DRAUZIO VARELLA, UMA DAS MAIORES AUTORIDADES DO BRASIL EM SAÚDE PÚBLICA.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 39

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 23 - KRIYA YOGA - PARTE 3

    O EMPENHO DA HUMANIDADE DEVE SER NÃO APENAS ADQUIRIR SEGURANÇA FINANCEIRA E BOA SAÚDE, MAS PROCURAR O SIGNIFICADO DA VIDA. A VIDA DO QUE SE TRATA? ... QUANDO PENSAMOS COM SUFICIENTE PROFUNDIDADE, ENCONTRAMOS UMA RESPOSTA EM NOSSO INTERIOR, ESTA É UMA FORMA DE PRECE ATENDIDA. ESTA É A MENSAGEM DE PARAMAHANSA YOGANANDA. VAMOS CONTINUAR A NOSSA SÉRIE DE TRÊS PROGRAMAS SOBRE A KRIYA YOGA, PARAMAHANSA YOGANANDA E A SELF REALIZATION FELLOWSHIP. O “VIVER NATURAL” ESTEVE EM LOS ANGELES, ONDE ENTREVISTAMOS OUTRO MONGE DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP, O ATMANANDA. NA SEDE DA SELF REALIZATION FELLOWSHIP, ORGANIZAÇÃO FUNDADA POR PARAMAHANSA YOGANANDA, EM 1920, ATMANANDA NOS FALOU COMO A KRIYA YOGA FOI ACEITA NOS ESTADOS UNIDOS, COMO YOGANANDA DIVULGOU A TÉCNICA NO PAÍS, ENTRE OUTRAS INFORMAÇÕES. ESTIVEMOS NO LUGAR ONDE FICARAM PARTES DAS CINZAS DE UM DOS MAIORES LÍDERES PACIFISTAS DE TODA A HISTÓRIA, MAHATMA GANDHI. YOGANANDA FOI QUEM INICIOU GANDHI NA SAGRADA TÉCNICA DA KRIYA YOGA. A KRIYA YOGA É UM CONJUNTO DE MEDITAÇÕES MUITO AVANÇADAS QUE, DE ACORDO COM SEUS PRATICANTES, AJUDAM A ACELERAR O DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL DE UMA PESSOA PARA QUE ELA OBTENHA A ILUMINAÇÃO, UM ESTADO DE PROFUNDA PAZ INTERIOR, ALEGRIA E FELICIDADE. CONHECIDA TAMBÉM COMO A CIÊNCIA ESPIRITUAL DA AUTO-REALIZAÇÃO, A KRIYA YOGA FOI DIFUNDIDA PARA O OCIDENTE ATRAVÉS DE PARAMAHANSA YOGANANDA. ATMANANDA EXPLICOU O QUE ELE SENTE DURANTE A PRÁTICA DA KRIYA YOGA, E COMO ESTA TÉCNICA PODE AJUDAR A VIDA DAS PESSOAS QUE A PRATICAM.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 39

    VOCÊ VAI REVER NO AGROCULTURA DESTA SEMANA REPORTAGENS ESPECIAIS EXIBIDAS NO PROGRAMA. FIZEMOS UMA SELEÇÃO DE ASSUNTOS RELACIONADOS A GRANDES TEMAS DO AGRONEGÓCIO. A PRODUÇÃO DE FLORES TRANSFORMOU HOLAMBRA, NO INTERIOR PAULISTA, EM UM DOS DESTINOS MAIS ROMÂNTICOS E CHARMOSOS DO ESTADO. E UMA PLATEIA FORMADA POR COMPRADORES LOTA ARQUIBANCADAS PARA VER UM ESPETÁCULO CURIOSO: UM LEILÃO DE PLANTAS INSPIRADO EM UM MÉTODO HOLANDÊS. E O ESCRITOR PARAIBANO ARIANO SUASSUNA, CONSAGRADO PELAS OBRAS SOBRE O SERTÃO NORDESTINO, TEVE OUTRA PAIXÃO ALÉM DA LITERATURA: A CRIAÇÃO DE CABRAS.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 239

    Matthew Shirts: No Brasil há 35 anos, o jornalista Matthew Shirts se sente tão à vontade no país que prefere ser chamado de Mateus. Editor-chefe da edição brasileira da revista National Geographic, Shirts também incorporou o jeitinho do mais brasileiro dos gêneros literários: a crônica. Com tudo isso, o livro reunindo 99 cr� �nicas que “Mateus” publicou no jornal O Estado de S. Paulo não poderia ter outro nome: O Jeitinho Americano. “Eu gosto de andar de ônibus porque nele eu posso ler, eu posso largar o ônibus quando o trânsito está muito ruim e ir a pé... Você não tem que estacionar o ônibus, graças a Deus. E no fim, né, é mais sustentável. Eu li todo o Pornopopéia [livro de Reinaldo Moraes] no ônibus. (...) Agora estou numa fase de twittar dentro do ônibus, e de tirar fotos. Eu estou me modernizando”– diz Shirts nessa entrevista que, respeitando seus hábitos cotidianos, foi gravada durante um trajeto da editora Abril (onde ele comanda a National Geographic) até o restaurante Pasquale, um dos redutos do mais brasileiro dos jornalistas americanos. Alta Ajuda para Maria Bethânia: No novo quadro do Entrelinhas – com dicas de alta literatura que podem servir de literatura de auto-ajuda –, o poeta Frederico Barbosa sugere algumas leituras para a cantora, que nas últimas semanas foi o centro de uma acalorada polêmica. A notícia de que um projeto de blog com vídeos de Bethânia lendo poemas diariamente obteve aprovação para captar 1,3 milhão de reais pela Lei Rouanet gerou contestações e defesas apaixonadas, pela desproporção entre o custo de um blog e a remuneração prevista para os envolvidos. Na Alta Ajuda, Frederico Barbosa mostra, de modo divertido, como alguns trechos de prosa e poesia podem ajudar Bethânia enfrentar as turbulências. Leituras Íntimas: O Entrelinhas conversa com os poetas Fabiano Calixto e Fabrício Corsaletti sobre o projeto Leituras Íntimas, uma série encontros literários e musicais promovidos pela Editora 34 no bar Casa de Francisca, toda última terça-feira do mês. Conceição Evaristo: O poeta e educador Allan da Rosa, colaborador do Entrelinhas, apresenta a literatura da escritora mineira Conceição Evaristo. Nascida numa favela de Belo Horizonte em 1946, ela se transferiu para o Rio de Janeiro, onde se formou em letras pela Universidade Federal Fluminense e publicou seus primeiros versos na série Cadernos Negros, nos anos 90. Desde então, Conceição Evaristo se firmou como um dos nomes mais importantes da literatura afrobrasileira: foi finalista do Prêmio Portugal de 2009 com o livro Poemas da recordação e outros movimentos e teve seu romance Ponciá Vicêncio publicado nos EUA.

  • 08:55CULTURA É CURRÍCULO

    VIVEIRO MANEQUINHO LOPES

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    RESPONSABILIDADE E ORGANIZAÇÃO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A memória de Cadu não anda muito boa: ele esqueceu de entregar um trabalho de história, não se lembrou de pagar o que devia à cantina e deixou de entregar a conta de luz pra sua mãe, o que fez com que a energia de sua casa fosse cortada. Com todos esses problemas aparecendo ao mesmo tempo, Cadu terá de encontrar uma estratégia para conseguir organizar melhor suas responsabilidades.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    MARIA TERESA MANTOAN E ELIZABETH RENDERS (19/03)

    RECENTEMENTE, A CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVOU UMA MEDIDA QUE OBRIGA AS ESCOLAS REGULARES A OFERECER CUIDADOR ESPECÍFICO PARA ALUNOS PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. QUAL É A IMPORTÂNCIA DESTA MEDIDA? QUAL É A FORMAÇÃO DESTE PROFISSIONAL? ESTAS E OUTRAS QUESTÕES REFERENTES À INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS FORAM DEBATIDAS PELAS PROFESSORAS MARIA TERESA MANTOAN, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP, E ELIZABETE RENDERS, DA UNIVERSIDADE METODISTA.

  • 10:01SAUDE BRASIL

    ARTRITE REUMATÓIDE - EXERCÍCIOS

    Exercitar-se é fundamental para qualquer pessoa e em todas as idades, inclusive para portadores de doenças reumáticas. Segundo estudos científicos, as atividades físicas regulares ajudam a melhorar a capacidade física, o equilíbrio emocional e intereferem positivamente no tratamento da Artrite Reumatóide, proporcionando melhor qualidade de vida aos praticantes. Neste documentário, vamos entender o objetivo dos exercícios de fortalecimento muscular para os pacientes com Artrite Reumatóide. Além de aprender passo a passo de como realizá-los em casa, com segurança. É importante lembrar que é fundamental que o indivíduo ao receber o diagnóstico de Artrite Reumatóide procure não perder o condicionamento físico, aeróbico, muscular que já tenha. Para isso é importante adotar uma forma sistemática de fazer atividade física. Organizar a rotina é essencial. Especialistas recomendam a prática do treino aeróbico de três a quatro vezes por semana. Ou seja, caminhar, andar de bicicleta ou atividade aquática para a melhora do fôlego e das funções do coração e pulmão. E paralelamente, o treinamento de força que deve ser realizado duas a três vezes por semana para a melhora da postura, do deslocamento e redução do risco de lesões. Para bons resultados a disciplina deve ser um dos pré-requisitos. Os exercícios ajudam a reabilitar funções e principalmente costumam ter efeitos positivos na redução da dor associada às doenças reumáticas. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    INTERNET

    Saiba neste programa se o computador é uma boa ferramenta pedagógica para as crianças. A Coordenadora do Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem da Escola do Futuro da USP, Silvia Fichmann, fala como o computador está inserido naturalmente na vida das crianças, orienta do que as crianças devem ser protegidas na rede e como evitar a dependência de navegar na internet.

  • 11:06PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 38

    38) “A TENTAÇÃO DA OSTENTAÇÃO” O pai de Raul, trabalha como motorista na casa de uma família rica, com a viagem dos patrões, o pai de Raul leva o filho para ajudá-lo a tomar conta da mansão no fim de semana. Raul só não contava com a insistência de Pedro em fazer uma visita e, seu verdadeiro plano, gravar na “casa dos bacanas” um legítimo videoclipe de “funk de ostentação”. Para desespero de Raul, junto com Pedro aparece toda a turma. Até mesmo Bianca, com sua visão crítica da desigualdade do mundo, vai conferir como vivem os ricos e colher material para seu trabalho de Geografia. Vestindo roupas dos donos da mansão, a turma se esbalda na piscina enquanto grava o videoclipe. Mas o pai de Raul volta do aeroporto antes do esperado e provoca a fuga da turma. Tudo acabaria com boas risadas não fosse Bianca, impulsivamente, levar em sua mochila uma peça de roupa da dona da casa. Arrependida, Bianca conta com Pedro para ajudá-la a enfrentar e sair dessa situação.

  • 11:32GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - CRISTIANO MASCARO

    Mascarianas é um retrato da obra do fotógrafo Cristiano Mascaro, realizado por Caru Alves de Souza e produzido por Tata Amaral. O documentário acompanha o processo criativo do fotógrafo, desde a escolha da câmera até a revelação. Um dos grandes mestres da fotografia, Cristiano Mascaro é conhecido por suas fotografias em preto e branco. Ao longo de mais três décadas de trabalho acompanhou, através das lentes de sua câmera, as profundas transformações pelas quais a cidade de São Paulo passou. O filme conta com o depoimento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o designer Ricardo Otake, os fotógrafos Thomaz Farkas, Tuca Vieira e Rochelle Costi e a galerista Nara Roesler. Mascarianas faz parte da série da TV Cultura, intitulada Grandes Personagens Brasileiros.

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 564

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS SANNY ALVES E MARLON MOUZER.

  • 13:21PROFISSÕES

    ENGENHEIRO CARTÓGRAFO

    UM ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM MAPAS. A UNIVESP TV FOI CONHECER O TRABALHO DE ÉLCIA FERREIRA DA SILVA, DONA DE UMA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/02/2019 - SEXUALIDADE MULHER

    HOJE NÓS VAMOS APRESENTAR UM PANORAMA SOBRE SEXUALIDADE FEMININA./ COM QUE FREQUÊNCIA VOCÊ VAI AO GINECOLOGISTA? CONFIA NELE? O ACESSO É FÁCIL? A QUEM CABE DECIDIR SOBRE A INTERRUPÇÃO DE UMA GRAVIDEZ? ESSAS FORAM ALGUMAS PERGUNTAS FEITAS PELA FEBRASGO A MULHERES DE TODO PAÍS./ RECEBEMOS O GINECOLOGISTA E OBSTETRA CORINTIO MARIANI NETO, DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO DA FEBRASGO, A FEDERAÇÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA./ E A PSIQUIATRA CARMITA ABDO, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE PSIQUIATRIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 15

    PROGRAMA 15 VT CONCERTO DE BANGLADESH A PEDIDO - VARIG VT BAURU - aniversário da cidade e história do lanche VT JORGE AMADO - em Agosto deste ano Jorge Amado faria 99 anos VT MUSA SÔNIA BRAGA VT ENCERRAMENTO DORIVAL CAYMMI - MPB Especial 1972

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 04

    NESTE PROGRAMA, VEREMOS OS PROJETOS FAVEIRAS(GOIAS),AGUAS DO INFERNO ( PERU) E POVOS TRADICIONAIS (GUATEMALA).

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ADOLESCENTE COM SÍNDROME DE DOWN

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 11 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - 17/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, NOSSO ASSUNTO É A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR./ UMA GRANDE MUDANÇA NAS ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS, QUE TODO MUNDO PRECISA ENTENDER.// NOSSA CONVIDADA É VALÉRIA DE SOUZA - DOUTOURA EM EDUCAÇÃO E ASSESSORA DE GABINETE DA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:33CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 07 - ÓPERA NA PRIMEIRA METADE DO SÉC XIX - PARTE 02

    CONTINUANDO SUA EXPLICAÇÃO SOBRE A ÓPERA NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XIX, A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, EXPLICA A QUESTÃO DAS ESCALAS UTILIZADAS, O RITMO E A SONORIDADE. O USO MAIOR DOS INSTRUMENTOS DE METAL E PERCUSSÃO NAS OBRAS. POR CONTA DA MAIOR UTILIZAÇÃO DE OUTROS INSTRUMENTOS, O TAMANHO DAS ORQUESTRAS TAMBÉM PASSA A SER MAIOR DO SÉCULO XIX EM DIANTE.

  • 15:54CULTURA É CURRÍCULO

    SÍTIO MORRINHOS

  • 16:00CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 08 - ÓPERA NA PRIMEIRA METADE DO SÉC XIX - PARTE 03

    NESTE PROGRAMA, A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, TRATA ESPECIFICAMENTE DOS ESTILOS E CATEGORIAS DAS ÓPERAS. O ESTILO LÍRICO E O CÔMICO, AS ÓPERAS DE RESGATE, A GRAND OPERA. EXEMPLIFICA CADA ESTILO COM OBRAS DE GRANDES COMPOSITORES.

  • 16:31INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 33 - PONTOS DE CULTURA

    Acesso democratizado à arte e cultura. Esse é um dos objetivos dos Pontos de Cultura que desde o início do século XXI espalham-se por todo o Brasil. E São Paulo não podia ficar de fora dessa onda. O nosso programa de hoje mostra o trabalho de diferentes Pontos de Cultura do estado de São Paulo numa viagem que vai dos jovens violeiros de Joanópolis às rendeiras de Carapicuíba e ao rap e o slam poetry das quebradas de Santo André. Tuti e Felipe conferem tudo isso bem de perto.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 13

    NO VITRINE BRASIL DE HOJE//VOCÊ MERGULHA NUM PASSEIO NO RIO SÃO FRANCISCO//SE DELICIA COM OS QUITUTES DA DONA LINDINHA, UMA MINEIRA DE 96 ANOS QUE CONQUISTOU OS GOIANOS // O VITRINE BRASIL VAI MOSTRAR COMO FOI A FESTA DE SÃO PEDRO EM SÃO LUIS DO MARANHÃO.// ACOMPANHAMOS OS ALUNOS DO INSTITUTO CHEFS ESPECIAIS EM SÃO PAULO //QUE TEM COMO MISSÃO FACILITAR A AUTONOMIA DE PESSOAS COM SÍNDROME DE DOWN E INSERÍ-LAS NA SOCIEDADE ATRAVÉS DA GASTRONOMIA//

  • 17:30CURSOS LIVRES: ATUALIDADE DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA

    VIDA INTELECTUAL E URBANA - MARIA ALICE REZENDE DE CARVALHO

    PALESTRA DE MARIA ALICE REZENDE DE CARVALHO, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DA PUC-RJ, NO SEMINÁRIO "ATUALIDADE DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA" REALIZADO PELO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, IEB/USP, ENTRE 13 E 16 DE SETEMBRO DE 2011. UMA DISCUSSÃO SOBRE COMO AS CIÊNCIAS SOCIAIS LIDAM COM O LEGADO DA OBRA DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA. A MUDANÇA DO HISTORIADOR PARA SÃO PAULO, EM 1946, E A INFLUÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NA SUA VIDA INTELECTUAL.

  • 18:00A TERRA CONSUMIDA

    O OUTRO LADO DO PARAÍSO

    A PRIMEIRA PARTE DO DOCUMENTARIO,RELATA A EXPERIENCIA DE REDUÇÃO DAS TAXAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL DA INDONÉSIA E DO MÉXICO, PAÍSES DE CARACTERISTICAS TOTALMENTE OPOSTAS,MAS QUE INVESTIRAM NA INFORMACAO E APRESENTAM RESULTADOS SATISFATORIOS.A INDONESIA APOSTOU NA APROXIMACAO COM A COMUNIDADE ,LEVANDO INFORMACAO E SERVICOS A SUAS 67 MIL COMUNIDADES. O MEXICO INVESTIU NA RECONHECIDA FORCA DA MIDIA,DESENVOLVENDO CAMPANHAS EDUCATIVAS PRINCIPALMENTE PARA OS JOVENS E ADOLESCENTES.

  • 18:51CULTURA É CURRÍCULO

    ESPECIAL - CULTURA VISUAL

  • 19:00SP PESQUISA

    PALEOCLIMATOLOGIA

    PESQUISADORES DA USP QUE ESTUDAM CAVERNAS, O FUNDO MAR E FLORESTAS SE JUNTARAM NUMA CIÊNCIA CHAMADA PALEOCLIMATOLOGIA. CADA UM À SUA MANEIRA, ELES QUEREM MAPEAR O CLIMA DO PASSADO. O BIÓLOGO MARINHO CONSEGUE ENXERGAR NAS BACTÉRIAS CALCIFICADAS NO FUNDO DO MAR INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA DE MILHARES DE ANOS ATRÁS. O GEÓLOGO VISITA CAVERNAS, OBSERVA ESTALAGMITES E ESTALACTITES E DELAS CONSEGUE EXTRAIR DADOS SOBRE AS CHUVAS DO PASSADO E AINDA DIZER DE ONDE ELAS VIERAM. O BIÓLOGO QUE ESTUDA TESTEMUNHOS DE ÁRVORES TAMBÉM CONSEGUE OBSERVAR DADOS SOBRE AS CHUVAS E A TEMPERATURA NO PASSADO. O PROGRAMA ACOMPANHA ESSAS TRÊS PESQUISAS E CONTA COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA DO PASSADO E PARA QUE ISSO SERVE.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    DEDÉ SANTANA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 119 - ORIGEM DO PLANETA

    É APENAS UMA MINÚSCULA PEDRA. NA VERDADE, UM DIAMANTE DE BAIXA QUALIDADE, COM MENOS DE 5 MILÍMETROS DE COMPRIMENTO. MAS ESCONDE UM SEGREDO GUARDADO HÁ MILHÕES DE ANOS QUE PODE REVOLUCIONAR O CONHECIMENTO QUE OS CIENTISTAS TEM SOBRE A TERRA E A FORMAÇÃO DO PLANETA. ELA FOI ENCONTRADA POR PESQUISADORES ESTRANGEIROS AQUI NO BRASIL, PERTO DE UMA PEQUENA CIDADE SITUADA A NOROESTE DE MATO GROSSO. E A MENSAGEM QUE ELA TRAZ É A SEGUINTE: DEBAIXO DA CROSTA TERRESTRE EXISTE UM OCEANO GIGANTESCO. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA ESTÁ SÓ COMEÇANDO.

  • 21:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1292

    HOJE, NO REPÓRTER ECO , CONHEÇA A JOVEM QUE DECIDIU COLABORAR PARA A MELHORIA DA CONDIÇÃO DE VIDA DE COMUNIDADES CARENTES/. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM A PESQUISA INTERNACIONAL QUE INDICA OS INGREDIENTES DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. E AINDA, CIENTISTAS CRIAM UMA EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL COM MATÉRIA-PRIMA DE ORIGEM VEGETAL. O PROJETO ,DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP, EM SÃO PAULO, OFERECE UMA ALTERNATIVA ECOLÓGICA ,E SEGURA AO USO DO PLÁSTICO CONVENCIONAL. ESTUDO MOSTRA QUE COMER DIARIAMENTE FRUTAS , VERDURAS E LEGUMES EVITA DOENÇAS CARDÍACAS. E BEATRIZ MARCELINO ESTÁ ENTRE OS CRIADORES DE UMA ONG QUE OFERECE APOIO E AJUDA HUMANITÁRIA NO BRASIL E NA ÁFRICA.

  • 21:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 9

  • 22:00RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 06 - VALE DO AMANHECER - TEMP I

    Retratos de Fé visita Planaltina no Distrito Federal, Santana do Parnaíba, em São Paulo, e Curitiba, no Paraná, na busca por compreender a Doutrina do Amanhecer. Criada em 1959 pela médium Tia Neiva, a doutrina tem elementos de várias outras religiões e foi trazida à médium pelo espírito de Francisco de Assis, conhecido no meio como “Pai Seta Branca”.

  • 22:30ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 09

    Num episódio todo dedicado à inovação na educação do Vale do Silício, Clodoaldo Araujo visita a Universidade de Stanford acompanhado pela artista plástica Mariangela Smania. Ela mostra a universidade, explica suas origens, dá um exemplo de inovação em seus campi com o grupo de esculturas de Rodin, e comenta como se dá, no Vale do Silício, a articulação entre inovação, educação, tecnologia e empreendedorismo. No segundo bloco, Clodoaldo visita William Barry, com quem conversa sobre seu revolucionário projeto de robótica ligado a educação.

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 13/02/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 2

    SINOPSE PROGRAMA 02 - VT AYRTON SENNA - VT OSAMA BIN LADEN - VT OFÍCIO RETRÔ - BARBEIRO - VT PEDIDO FERNANDO FARO - MPB ESPECIAL CHICO BUARQUE - VT MODA lIBER MUNDI - VT MUSA RETRÔ - AUDREY HEPBURN - VT COZINHA MUSICAL

  • 00:22CONTOS DA MEIA NOITE

    ORACAO DA NOITE - PAULO HECKER FILHO

    O olhar do menino vai registrando sucessivos quadros e articulando-os na sua experiência da contingência. A avó quebrou um bibelô da casa. Recrimin-se por isso. Sem parar. De nada valem as objeções tranquilizadoras da mãe “-- Isso não é nada. Não tem a menor importância.” A avó permanece inconsolável. Por trás da atitude, aparentemente casmurra, o garoto percebe na anciã o desconsolo, a vontade de partir, de deixar a vida. Pedem a ele que , naquela noite, durma no quarto da avó nervosa. Atônito, ele lhe toma a bênção e deita-se. Ouve então uma prece, entrecortada de queixas. Uma prece, entrecortada de verificações de suas cada vez maiores limitaçõies físicas. Uma prece que pede o descanso da morte. O repouso final. A paz..

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    JAPÃO - VIDA DE SOLTEIRA

    No Japão o número de mulheres que trabalham vem aumentando, e seu conceito de mundo também está mudando, nas grandes cidades metade das mulheres na faixa dos 30 anos não estão casadas, são independentes finaceiramente e não moram mais com os pais, elas saem, se divertem e dizem que não sentem falta do casamento e sim de um companheiro para uma relação compensadora e não querem ficar presas ou que depedam do marido financeiramente, no Japão por estar sendo tão difícil a relação homem e mulher existe uma escola de noivos no qual um professor ensina como os homens devem se comportar para conquistar essa nova mulher.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 40

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 24 - TERAPIA PRÂNICA - 2

    A TERAPIA PRÂNICA É O QUINTO NÍVEL DE TRATAMENTO DENTRO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA. VAMOS FALAR SOBRE ESSES NÍVEIS. O PRIMEIRO NÍVEL É CHAMADO DE TUENA, NO QUAL O PRATICANTE FAZ MASSAGENS PARA ALIVIAR O DESCONFORTO E A DOENÇA DO PACIENTE. NO SEGUNDO NÍVEL, TEMOS A ACUPUNTURA, EM QUE O PRATICANTE UTILIZA AS AGULHAS PARA ALIVIAR O DESCONFORTO. NO TERCEIRO NÍVEL, ESTÃO A ACUPUNTURA E A UTILIZAÇÃO DE CHÁS E ERVAS PARA ALIVIAR OS PROBLEMAS DO PACIENTE. NO QUARTO NÍVEL, A ACUPUNTURA COM A PROJEÇÃO DE ENERGIA PELAS AGULHAS. ENERGIA QUE PODE SER ELÉTRICA, TAMBÉM CHAMADA DE ELETROACUPUNTURA, OU ENERGIA CHI, EM QUE O PRATICANTE PROJETA SUA PRÓPRIA ENERGIA NAS AGULHAS PARA ALIVIAR O PACIENTE TRATADO. O QUINTO NÍVEL DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É CONHECIDO COMO CHI-KUNG. O CHI KUNG SE DIVIDE EM DUAS PARTES: O CHI-KUNG MÉDICO INTERNO E O CHI KUNG MÉDICO EXTERNO. NO CHI KUNG MÉDICO INTERNO, O PRATICANTE UTILIZA A SUA PRÓPRIA ENERGIA PARA TRATAR O PACIENTE. NO CHI KUNG MÉDICO EXTERNO, O PRATICANTE UTILIZA A ENERGIA DO AR, DO SOL E DA TERRA PARA TRATAR O PACIENTE, SEM USAR A SUA PRÓPRIA ENERGIA. DEVIDO À GRANDE POPULARIZAÇÃO E ÀS TROCAS CULTURAIS ENTRE A CHINA E A ÍNDIA, HOJE O CHI KUNG MÉDICO EXTERNO É TAMBÉM CONHECIDO COMO TERAPIA PRÂNICA. PARA FALAR MAIS SOBRE A TERAPIA PRÂNICA, O VIVER NATURAL ESTEVE NOS ESTADOS UNIDOS ENTREVISTANDO O DOUTOR GLENN MENDOZA, MÉDICO DO PRESTIGIADO HOSPITAL GOOD SAMARITAN DE NOVA IORQUE, MESTRE EM TERAPIA PRÂNICA, E UM DOS DISCÍPULOS MAIS ANTIGOS DO FUNDADOR DA TÉCNICA.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 40

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA QUE EM UMA INICIATIVA INÉDITA, FOI CRIADA A PRIMEIRA FAZENDA URBANA DO MUNDO DENTRO DE UMA INDÚSTRIA DE AUTOMÓVEIS EM SÃO PAULO. 8 MIL FUNCIONÁRIOS ESTÃO SE ALIMENTANDO COM HORTALIÇAS FRESCAS, LIVRES DE AGROTÓXICOS. O MUSEU DO CAFÉ EM SANTOS, LITORAL PAULISTA, REÚNE TRADIÇÃO, HISTÓRIA, ARQUITETURA, AROMAS E SABORES.E A PRODUÇÃO DE PÊSSEGO EM SANTA CATARINA É DESTAQUE NACIONAL. O CLIMA FAVORECE O PLANTIO DA FRUTA QUE É TÍPICA DO VERÃO.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 240

    Guilherme Fiuza: O Entrelinhas entrevista o escritor jornalista Fiuza, autor do livro que deu origem ao filme Meu nome não é Johnny. Grande sucesso de bilheteria, com Selton Mello no papel principal, o longa de Mauro Lima teve como ponto de partida a reportagem em que Fiuza reconstitui a trajetória de João Guilherme Estrella – um jovem de classe média que ingressou no submundo do tráfico de drogas, no Rio de Janeiro dos anos 80. Na entrevista, Fiuza também fala dos livros 3.000 dias no bunker (sobre os bastidores da criação do Plano Real) e Bussunda – A vida do casseta, biografia do humorista morto em 2006. Rafinha Bastos: Nessa semana, o jornal americano The New York Times divulgou um ranking das pessoas mais influentes no Twiter – e no primeiro lugar, à frente até mesmo do presidente Barack Obama, está o humorista Rafinha Bastos, do programa CQC. Rafinha esteve na TV Cultura para participar do programa Metrópolis, e o Entr elinhas aproveitou para perguntar o que ele anda lendo – e quais livros levaria para uma ilha deserta. O resultado são comentários divertidos, mas que também revelam um lado pouco conhecido do apresentador: o leitor arguto e cheio de ironia. Haroldo de Campos: O programa visita a Ocupação Haroldo de Campos, em cartaz no Itaú Cultural e na Casa das Rosas, em São Paulo, para conhecer a mostra que homenageia a obra do escritor, tradutor e ensaísta que criou a poesia concreta – último movimento de vanguarda do Brasil. A matéria inclui, além de passeio por instalações que mostram o caráter poliédrico do autor de Galáxias, uma conversa com o poeta Frederico Barbosa, um dos curadores da exposição. Ficção atômica: No momento em que o mundo volta atenções para vazamento das usinas atômicas do Japão, após o terremoto seguido de tsunami ocorrido em 11 de março, o Entrelinhas mostra como o fantasma nuclear deu origem a um gênero à parte no cinema – em filmes como Chuva Negra, de Shohei Imamura, Hiroshima, meu amor, de Alain Resnais, e Síndrome da China, de James Bridges – mas também aparece na literatura brasileira – em livros como Vale Tudo, de Roberto Causo, O dia da nuvem, de Fausto Cunha, A Terceira expedição, de Daniel Fresnot, e Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão.

  • 08:52PROFISSÕES

    ATUÁRIO

    O ATUÁRIO É O PROFISSIONAL QUE ADMINISTRA RISCOS. NORMALMENTE ATUA EM EMPRESAS DE SEGUROS E DE PREVIDÊNCIA, USANDO MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CALCULAR A SOLVÊNCIA DAS EMPRESAS.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ASTRONOMIA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Mano grava um OVNI com sua câmera e mostra para Cadu. Intrigados com as imagens, os dois iniciam uma verdadeira investigação sobre o caso. No meio dessa aventura, vão pesquisar e aprender sobre o universo, as estrelas, vida em outros planetas e sobre os mais curiosos assuntos relacionados ao mundo da astronomia. A turma toda se prepara para ir à balada do ano, mas Cadu não tem permissão para sair à noite. Com a ajuda de Mano, ele vai usar todo o seu poder de persuasão para convencer sua mãe a deixá-lo ir a essa festa. No fim, com o fracasso de suas tentativas, reinventará um antigo ditado: se Cadu não vai à balada, a balada vai a Cadu!

  • 09:23CULTURA É CURRÍCULO II

    PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO - SANTOS

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    FERNANDA MARIA MACAHIBA MASSAGARDI (02/04/2014)

    DE QUE MANEIRA O PROFESSOR PODE UTILIZAR A LITERATURA INFANTIL COMO ALIADA NO ENSINO DE VÁRIOS CONTEÚDOS NA SALA DE AULA? E COMO, ALÉM DE ENSINAR O CURRÍCULO PROPOSTO, ELE TAMBÉM PODE AUXILIAR AS CRIANÇAS NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E AFETIVO, PROPORCIONANDO A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO CRÍTICO? TUDO ISSO COM HISTÓRIAS INFANTIS! PARA FALAR SOBRE O ASSUNTO, CONVERSAMOS COM A PESQUISADORA DA UNICAMP FERNANDA MARIA MACAHIBA MASSAGARDI, QUE É DOUTORA EM EDUCAÇÃO, E COM O PROFESSOR JOÃO FRANCISCO DUARTE JÚNIOR, DO INSTITUO DE ARTES DA UNICAMP.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    HIPERCOLESTEROLEMIA FAMILIAR

    A Hipercolesterolemia Familiar (HF) é considerada um problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde. De 15 a 20 milhões de pessoas sofrem da doença no mundo inteiro. Trata-se de uma doença hereditária, que ocorre por uma alteração genética que causa níveis altos de colesterol no sangue. A doença é transmitida por gerações. Em geral, um em cada dois filhos que nascem, numa família que tem a doença, vai sofrer de Hipercolesterolemia Familiar. Na Hipercolesterolemia Familiar, os níveis de colesterol são de duas a três vezes mais altos que na população em geral. E o colesterol alto impõe maior risco de problemas cardiovasculares (infartos, derrames). É fundamental, portanto aferir o colesterol desde criança. E quando necessário, fazer teste genético para identificar o gene anormal do receptor do LDL (o colesterol ruim). É preciso redobrar a atenção pois a Hipercolesterolemia Familiar não costuma apresentar sintomas iniciais que sirvam de alerta. Tanto, que a maioria dos pacientes não sabe que tem a doença. O tratamento para a Hipercolesterolemia Familiar, engloba medicamentos (sempre orientados pelo médico), adoção de dieta alimentar (menos gordura, menos açúcar, mais fibras, frutas e legumes) e estilo de vida saudável (menos sedentarismo, mais atividade física). Conhecer o problema é o primeiro passo para um diagnóstico precoce e um tratamento eficaz. E, assim, para que as famílias com Hipercolesterolemia Familiar possam viver mais e melhor! Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    DESCOBERTA DO SEXO

    Saiba neste programa quando a criança descobre sua sexualidade. O Psicólogo e Sexólogo, Cládio Picazio, vai falar de quando a criança começa a dar os primeiros sinais de descoberta da sexualidade. Fala também da masturbação infantil, como educar e como falar de sexo com seu filho.

  • 11:12PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 39

    39) “NUNCA DIGA ISSO É NATURAL” Edison vai parar no hospital e dá um susto e tanto na família. A partir desse acontecimento, só comida saudável tem lugar à mesa de casa. Mas Bianca leva a nova consciência adquirida longe demais. Ela dá início na Piquerobi a uma campanha agressiva contra a má alimentação e as gordurinhas a mais no corpo alheio. Pedro acha que a irmã exagera e, movido por sua própria culpa em relação à fofinha professora de Filosofia, começa uma campanha contrária a de Bianca: o importante é ser feliz! As coisas se complicam quando Bianca expõe publicamente Daiana, uma aluna gordinha, e promove a garota a símbolo dos riscos de uma alimentação descontrolada. Quem sabe, a partir dessa confusão, Pedro e Bianca não se liguem que a aparência está longe de ser a maneira mais justa de julgar uma pessoa?

  • 11:37GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - ADONIRAN BARBOSA

    Filho de imigrantes italianos e nascido no interior de São Paulo em 1912, João Rubinato até tentou trabalhar como pintor, mascate, torneiro mecânico e garçom, entre outras profissões. Mas não funcionou. Tentou entrar para o teatro e não conseguiu. Quis ser cantor no rádio e não deu certo. Mas não desistiu. Depois de anos de persistência, tornou-se ator-cômico na Rádio Cruzeiro do Sul. Essa é apenas uma das tantas histórias que revelam a origem e a vida de um dos criadores do samba paulistano: Adoniran Barbosa.

  • 12:31REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - LENY ANDRADE

    SHOW GRAVADO AO VIVO EM 1984 , ÉPOCA EM QUE A CANTORA VOLTAVA DE UMA BEM SUCEDIDA TEMPORADA NA BLUE NOTE DE NOVA YORK , E LANÇAVA O SEU NONO DISCO. A TEMPORA EM NOVA YORK LHE RENDEU UMA BELA CRITICA DO NEW YORK TIMES , QUE A COMPAROU A EDITH PIASF E ELLA FITZGERALD. LENY CANTA BOSSA NOVA, JAZZ, SAMBA E BOLEROS, SEMPRE MANTENDO O CLIMA DA NOITE. NESTE SHOW ELA ESTÁ ACOMPANHADA POR: JULIO CESAR - PIANO CHU VIANA - CONTRA- BAIXO LILIAN CARMONA - BATERIA TATÁ - PERCUSSÃO

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 12/09/2018 - DEFINIÇÃO DOS CANDIDATOS

    HOJE FALAMOS SOBRE A CORRIDA ELEITORAL./ COM A GENTE, OS CIENTISTAS POLÍTICOS MARCELO ISSA E GUILHERME RUSSO.

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 16

    SINOPSE PGM 16 VT DIA TV VT NILTON TRAVESSO VT OFICIO RESTAURADOR DE QUADROS VT FIDEL CASTRO - 85 anos de nascimento VT ENCERRA/CUBANOS - Banda Azúcar e Conexión Caribe Companhia de Dança

  • 14:32MICRO MACRO

    MICRO MACRO 05

    ESTE PROGRAMA MOSTRA OS PROJETOS: COOPAMARE (SP) SILVIO RUIZ (COLOMBIA) LIXO (REPUBLICA DOMINICANA)

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MÉTODO MONTESSORI

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 12 COMUNIDADE NA ESCOLA - 20/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS E DA COMUNIDADE NA GESTÃO DA ESCOLA PÚBLICA./ EM TODO O PAÍS, HÁ BOAS EXPERIÊNCIAS PARA SE INSPIRAR.// NOSSA CONVIDADA É DÉBORA GONZALEZ COSTA BLANCO - EDUCADORA E DIRIGENTE REGIONAL DE ENSINO.// ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORARIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:33CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 09 - MÚSICA ORQUESTRAL DO SÉCULO XIX - PARTE 01

    SINFONIA - PALAVRA QUE VEM DO LATIM SYMPHONIA - SIGNIFICA SOAR EM CONJUNTO, CONCORDÂNCIA. A PROFESSORA DOROTÉA KERR EXPLICA O CONCEITO DE SINFONIA E A SUA IMPORTÂNCIA NA MÚSICA DO SÉCULO XIX. ABORDA, TAMBÉM, O CRESCIMENTO DA MÚSICA ORQUESTRAL E O DESENVOLVIMENTO TÉCNICO DOS INSTRUMENTOS.

  • 16:18PROFISSÕES

    MÚSICO

    TRÊS PERSONAGENS CONTAM O DIA A DIA DO MÚSICO NO PROGRAMA PROFISSÕES - MÚSICO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 34 - APLICATIVO SEC, MAM E MAC

    O melhor de shows, exposições, teatro, dança e visitas culturais do Estado de São Paulo agora está disponível na palma da mão com o aplicativo digital lançado pela Secretaria de Cultura do Estado. Tuti e Felipe desvendam dois dos museus mais famosos de São Paulo, o MAC e o MAM, com a ajuda desse aplicativo. Territórios Culturais traz até você a tecnologia aplicada à cultura. Vale a pena conferir!

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 14

    O VITRINE BRASIL MERGULHA NAS ÁGUAS DE FERNANDO DE NORONHA, UM PARAÍSO BRASILEIRO NO OCEANO ATLÂNTICO./ TE LEVA ATÉ O PARQUE ESTADUAL DO JALAPÃO, NO TOCANTINS.// VOCÊ VAI CONHECER UM JEITO NOVO DE PENSAR A RELAÇÃO ENTRE MEIO AMBIENTE E PRODUÇÃO ECONÔMICA NA BACIA DO ARAGUAIA //SÃO PAULO NÃO PARA DE CRESCER. NÃO É DE HOJE QUE A METRÓPOLE MAIS POPULOSA DO PAÍS EXPLORA ESPAÇOS DE BAIXO DA TERRA. TEM TÚNEL SOB O QUARTEL DA ROTA// UMA HORTA NO SUBSOLO DE UM EDIFÍCIO. // E UM BAR NO SUBTERRÂNEO DO TEATRO MUNICIPAL.

  • 17:30CURSOS LIVRES: ATUALIDADE DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA

    DEMOCRACIA E CULTURA POLÍTICA - BRASILIO SALLUM JR.

    PALESTRA DE BRASILIO SALLUM JR, PROFESSOR TITULAR DE SOCIOLOGIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, NO SEMINÁRIO "ATUALIDADE DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA" REALIZADO PELO INSTITUTO DE ESTUDOS BRASILEIROS, IEB/USP, ENTRE 13 E 16 DE SETEMBRO DE 2011. UM PANORAMA DA DEMOCRACIA E DA CULTURA POLÍTICA NO BRASIL E NO MUNDO NAS DUAS EDIÇÕES DO LIVRO DE SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, RAÍZES DO BRASIL. A PRIMEIRA EDIÇÃO ESCRITA EM 1936 E A SEGUNDA LANÇADA EM 1947.

  • 18:00A TERRA CONSUMIDA

    UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

    A SEGUNDA PARTE DO DOCUMENTARIO,ABORDA EXPERIENCIAS EM DOIS PAISES AFRICANOS,UM DOS CONTINENTES MAIS AFETADOS PELA DIS - PARIDADE ENTRE NASCIMENTO E PRODUCAO DE ALIMENTOS.APESAR DA INFLUENCIA DO ISLAMISMO NO MARROCOS,A REDUCAO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL FOI OBTIDA ATRAVES DE PROGRAMAS DE SAUDE DE MA- ES E FILHOS.APESAR DAS MULHERES DESEMPENHAREM PAPEL FUDAMEN- TAL NA ECONOMIA DE GANA,E O TRADICIONALISMO E A FORCA DOS ANCESTRAIS QUE CONTROLAM O NASCIMENTO DE FILHOS,O QUE TEM GERADO O AUMENTO DA POPULACAO,APESAR DO ESFORCO DE ENTIDADES NAO-GOVERNAMENTAIS INICIAREM COM SUCESSO A DISCUSSAO SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR.

  • 18:51CULTURA É CURRÍCULO

    INSTITUTO BUTANTAN

  • 19:00SP PESQUISA

    CORAÇÃO

    AS PESQUISAS NA ÁREA DE CARDIOLOGIA BRASILEIRA SÃO RECONHECIDAS INTERNACIONALMENTE E O PROGRAMA SP PESQUISA DEDICADO AO CORAÇÃO ACOMPANHA ALGUMAS DELAS. NA ESCOLA PAULISTA DE MEDICINA, PAULO TUCCI COORDENA UMA LINHA DE ESTUDOS QUE ANALISA COMO O CORAÇÃO QUE SOFRE INFARTO DO MIOCÁRDIO RESPONDE A ESTÍMULOS COMO EXERCÍCIOS FÍSICOS E USO DE DETERMINADOS MEDICAMENTOS. A PESQUISA É REALIZADA EM RATOS E CONTA COM UMA EQUIPE DE CIENTISTAS. NO INCOR, CARLOS EDUARDO NEGRÃO COORDENA UMA PESQUISA QUE BUSCA COMPREENDER O EFEITO DO EXERCÍCIO FÍSICO NA MUSCULATURA DE PACIENTES COM DOENÇAS CARDÍACAS E A CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORA DO FUNCIONAMENTO DO CORAÇÃO. TAMBÉM NO INCOR, PROTÁSIO DA LUZ AVALIA OS EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO, MAS SOB OUTRO PONTO DE VISTA. SUA EQUIPE QUER ENTENDER A CONTRIBUIÇÃO DA INGESTÃO DO VINHO NO BOM FUNCIONAMENTO DO CORAÇÃO.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    IRENE RAVACHE

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 183 - SOS PLANETA

    OS DADOS ESTÃO AÍ PRA QUEM QUISER PESQUISAR. O PLANETA VEM SENDO AGREDIDO DAS MAIS DIVERSAS MANEIRAS E MOSTRA EVIDENTES SINAIS DE EXAUSTÃO. A EMISSÃO DE POLUENTES PELAS INDÚSTRIAS, AS TERMOELÉTRICAS QUE QUEIMAM CARVÃO, OS CAMINHÕES E AUTOMÓVEIS NAS RUAS, AS QUEIMADAS E A DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS SÃO APENAS OS EXEMPLOS MAIS CONHECIDOS. A AÇÃO DO HOMEM ESTÁ PROVOCANDO A ELEVAÇÃO DA TEMPERATURA GLOBAL E, A CONTINUAR NESSE RITMO, CEM MILHÕES DE PESSOAS SERÃO ATIRADAS NA POBREZA NOS PRÓXIMOS 15 ANOS. E MILHÕES SERÃO EXPULSAS DAS ÁREAS LITORÂNEAS. ESTUDO FEITO POR TÉCNICOS DO BANCO MUNDIAL ADVERTE QUE, OU OS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS CONCORDAM EM REDUZIR SUAS EMISSÕES DE POLUENTES, OU O PLANETA VAI CAMINHAR PARA UMA SEQUÊNCIA DE DESASTRES NATURAIS NUNCA VISTA NA HISTÓRIA. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.

  • 21:00A GRANDE ARTE DOS PAÍSES BAIXOS

    A GRANDE ARTE DOS PAÍSES BAIXOS - EXPLOSÃO E RECESSÃO

    O crítico de arte, Andrew Graham-Dixon, visita a região dos Países Baixos, explorando como a história influenciou a arte, a arquitetura e a cultura da Bélgica, Holanda e Luxemburgo. EP 2 Andrew Graham-Dixon examina como um período de boom econômico impulsionado por uma classe média florescente e secular levou à era dourada holandesa do século XVII.

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2019

    SAÚDE COMO INCLUSÃO SOCIAL

    CF 31 Saúde e inclusão Social Palestrante: Vera Cordeiro – médica Cuidar é anterior ao curar. Não existe cura, não existe saúde sem inclusão social. Tratar da saúde significa ir além do paciente, entender seu entorno, as condições em que ele vive, tanto ambientais como principalmente familiares. É preciso pensar em ações integradas. A atenção à saúde de uma população não é apenas responsabilidade dos pais, ou só do governo e o Brasil é celeiro de inovações sociais da sociedade civil, reconhecidas no mundo mas, ainda pouco conhecidas dentro do próprio país. São iniciativas que comprovam que é possível transformar o panorama da saúde a partir da inclusão social. A médica Vera Cordeiro narra a sua experiência.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 14/02/2020

  • 23:56CONTOS DA MEIA NOITE

    A INVASAO - RODOLFO KONDER

    A violação da intimidade de sua residência. Brutal. Truculenta. O sadismo0 dos “agentes da oredem” prostando -o no chão. Aos socos, aos chutes, aos ponta – pés. A humilhação da impotência. A falta de ação de alguém inerme e desvalido. A sensação de impotência e raiva misturada a dor das porradas.Os móveis destroçados, as gavetas jogadas no chão, os adornos quebrados. E o bafio da presunçosa pretensão da autoridade. Bestial e ignara. Situações-limite vividas nos dias repressivos de uma ditadura feroz e sanguinária. E a inanidade de qualquer resistência. Pelo menos, naquele momento....

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 3

    SINOPSE PROGRAMA 03 - VT RESILIÊNCIA - VT PEDIDO - THE SMITHS - VT OFÍCIO RETRÔ - FILMOTECÁRIO - VT MUSA RETRÔ - CATHERINE DENEUVE - VT MODA YSL - VT RETROGAMERS - VT VILA SÉSAMO - CRIAÇÃO GARIBALDO

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    CUBA - CARMEN, A PROFESSORA DE MÚSICA

    Em Cuba a determinação de uma professora de música Carmen Rosa López, fazendo a diferença em um país com poucos recursos para população em questão de educação e econômia, as mulheres cubanas com forte senso de integração social, se unem para as obrigações diárias de fazer com que seus filhos virem cidadãos que lutem para um país melhor.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 41

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 25 - TERAPIA PRÂNICA - 3

    NO PROGRAMA VIVER NATURAL CONTINUAREMOS A NOSSA CONVERSA COM O MESTRE EM TERAPIA PRÂNICA, DOUTOR GLENN MENDOZA, QUE TAMBÉM É MÉDICO DO HOSPITAL GOOD SAMARITAN, EM NOVA YORK, ESTADOS UNIDOS. NO PROGRAMA ANTERIOR, FALAMOS SOBRE A TERAPIA PRÂNICA E SUA CORRESPONDÊNCIA COM O QUINTO NÍVEL DE CURA E TRATAMENTO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, TAMBÉM CONHECIDO COMO CHI-KUNG MÉDICO. DE ACORDO COM O GRÃO MESTRE CHOA KOK SUI, A MEDICINA TRADICIONAL CHINESA É DIVIDIDA EM CINCO NÍVEIS. O PRIMEIRO É A MASSAGEM. O SEGUNDO É A MASSAGEM COM A UTILIZAÇÃO DE ERVAS E CHÁS MEDICINAIS. O TERCEIRO É A ACUPUNTURA. O QUARTO É A ACUPUNTURA COM PROJEÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DAS AGULHAS. E O QUINTO NÍVEL É O CHI KUNG MÉDICO. O CHI KUNG MÉDICO É DIVIDIDO EM INTERNO E EXTERNO. NO CHI KUNG MÉDICO INTERNO, O TERAPEUTA UTILIZA A PRÓPRIA ENERGIA PARA CURAR O PACIENTE. UM BOM MESTRE EM CHI KUNG MÉDICO INTERNO CONSEGUE TRATAR NO MÁXIMO DOIS OU TRÊS PACIENTES POR DIA, SEM FICAR COMPLETAMENTE EXAUSTO APÓS O TRATAMENTO. NO CHI KUNG MÉDICO EXTERNO, TAMBÉM CONHECIDO COMO TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA UTILIZA A ENERGIA DO SOL, DO AR E DO SOLO PARA CURAR O PACIENTE. NO CHI KUNG MÉDICO EXTERNO, OU TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA PODE FAZER VÁRIOS TRATAMENTOS DURANTE O DIA, SEM EXAURIR SUA ENERGIA, MAS SE SENTINDO AINDA MAIS ENERGIZADO. COMO FOI MENCIONADO NO PROGRAMA ANTERIOR PELO DOUTOR GLENN MENDOZA, EXISTEM VÁRIOS NÍVEIS DENTRO DA TERAPIA PRÂNICA. NO PRIMEIRO NÍVEL, O BÁSICO, O TERAPEUTA APRENDE A ANATOMIA ENERGÉTICA DO CORPO HUMANO, APRENDE A SENTIR A ENERGIA, E, EM ALGUNS CASOS, APRENDE A VER A ENERGIA DE UMA PESSOA. NO SEGUNDO NÍVEL, O AVANÇADO, O TERAPEUTA UTILIZA PRANAS COLORIDOS PARA O TRATAMENTO DE CASOS MAIS GRAVES E NUM PERÍODO MENOR DE TEMPO. NO TERCEIRO NÍVEL DE TERAPIA PRÂNICA, O TERAPEUTA APRENDE A TRATAR PROBLEMAS EMOCIONAIS TAIS COMO DEPRESSÃO, VÍCIOS, FOBIAS, TRAUMAS, E ASSIM POR DIANTE. O DOUTOR GLENN MENDOZA VAI NOS EXPLICAR O QUARTO NÍVEL DE TERAPIA PRÂNICA, TAMBÉM CHAMADO DE TERAPIA PRÂNICA COM CRISTAIS. É IMPORTANTE LEMBRARMOS QUE, APESAR DE HAVER CENTENAS DE MILHARES DE TERAPEUTAS PRÂNICOS FORMADOS NO MUNDO INTEIRO, HÁ APENAS 8 MESTRES E UM GRÃO MESTRE, O CRIADOR DA TÉCNICA, GRÃO MESTRE CHOA KOK SUI. PARA SE TORNAR UM MESTRE NA TERAPIA PRÂNICA, É NECESSÁRIO SE DEDICAR INTEGRALMENTE AO ESTUDO E PRÁTICA DA TÉCNICA, ALÉM DE FORMAR MILHARES DE ALUNOS DE TERAPIA PRÂNICA E CURAR MILHARES DE CASOS UTILIZANDO AS TÉCNICAS DA TERAPIA PRÂNICA. NA ÚLTIMA PARTE, VAMOS MOSTRAR UMA RÁPIDA ENTREVISTA COM O DOUTOR EUGENIUS ANG, PHD PELA PRESTIGIADA UNIVERSIDADE DE YALE, NOS ESTADOS UNIDOS. O DOUTOR EUGENIUS, TAMBÉM CONHECIDO COMO DOUTOR GEAN ANG, VAI NOS EXPLICAR COMO A MEDICINA TRADICIONAL E A CIÊNCIA ESTÃO ACEITANDO E VENDO AS TERAPIAS COM ENERGIA.

  • 07:54CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DE ARTE SACRA DOS JESUITAS - EMBU

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 41

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA, UM COFRE ENTERRADO EM UMA MONTANHA DE GELO, A CAMINHO DO POLO NORTE, GUARDA UMA RELÍQUIA: MILHÕES DE SEMENTES DE TODO MUNDO, INCLUSIVE BRASILEIRAS, QUE SERVEM COMO RESERVA PARA FUTURAS GERAÇÕES. PIRACICABA, INTERIOR DE SÃO PAULO, CONHECIDA COMO VALE DO AGRONEGÓCIO, SE REVELA COMO PARAÍSO DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS E POLO DE PESQUISAS. E UM PASSEIO PELA ROTA DOS VINHOS NA SERRA CATARINENSE. UM PERCURSO QUE UNE LINDAS PAISAGENS E SABORES IRRESISTÍVEIS.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 241

    Alta Ajuda para Jair Bolsonaro: Nas últimas semanas, o deputado Jair Bolsonaro andou dando declarações desastradas. Além de elogiar a ditadura militar, respondeu com frases racistas a uma pergunta da cantora Preta Gil no programa CQC. Depois, se retratou – mas a emenda saiu pior que o soneto: disse que tinha entendido que ela se referia aos homossexuais (como se, em se tratando da orientação sexual, as ofensas tivessem validade). O Entrelinhas pediu ao jornalista Alexandre Machado – da TV Cultura e da Cultura FM – que desse algumas dicas de leitura para Bolsonaro na Alta Ajuda dessa semana. O novo quadro do programa traz sugestões de alta literatura para quem precisa de literatura de auto-ajuda – e, no caso de Bolsonaro, o resultado é uma lista muito séria de livros que podem “ajudar”, com alguma ironia, o deputado a rever suas convicções. Poesia e pintura. Olá: O Entrelinhas conversa com o poeta Antonio Fernando De Franceschi e com o artista plástico Sergio Fingermann sobre o diálogo entre poesia e pintura a que ambos deram início com Cinco Formas Clássicas – obra em que parceria entre palavra e imagem lança um olhar moderno sobre a lírica greco-latina. Na entrevista, Sergio Fingermann fala também de seu livro Uma Aprendizagem, com reflexões poéticas sobre uma tela de Aldo Bonadei: “Minha pretensão não é fazer literatura, mas dar o testemunho de uma experiência que às vezes é muito silenciosa, muito fechada no ateliê.” Um dos maiores nomes da poesia contemporânea, De Franceschi comenta seu novo livro, Sete Suítes, que inclui poemas que dialogam com gravuras de Fingermann: “Se nós tornarmos a poesia mais cerrada, ela pode, a qualquer momento, brilhar. Essa é a busca, é a coisa que transforma a poesia em algo que ilumine. Há uma busca permanente. A gente faz poesia, a gente pinta, a gente faz música com uma intenção.” Leonilson: O programa explora a faceta literária da obra do artista plástico Leonilson, que morreu de Aids em 1993 e é tema da exposição Sob o Peso dos Meus Amores, em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo. Os desenhos e bordados do cearense Leonilson são a expressão de uma sensibilidade melancólica, que vai colecionando registros de sofrimento e solidão. Sensibilidade em que a palavra poética ajuda a compor uma narrativa íntima de angústias e pequenas alegrias – como mostra essa matéria do Entrelinhas. Luiz Roberto Guedes: Nossa colaboradora Andrea Del Fuego entrevista esse autor versátil, que escreveu poesias em limericks (forma sintética e debochada de poesia, de longa tradição na lírica inglesa) e a novela satírica O Mamaluco Voador (em que parodia o português arcaico), e que acaba de publicar o livro de contos Alguém para amar no fim de semana: “Escrevo desde uns 12 anos de idade: escrevi histórias de cowboy, depois fui ser publicitário, porque eu era pai solteiro , tinha duas filhas, precisava cuidar da família. Eu me considero um estreante tardio. O Luiz Ruffato diz que Alguém para amar no fim de semana contém uma novela: são contos esparsos, mas com o mesmo personagem atravessando diversas histórias, e isso constituiria uma novela fragmentária, uma novela pop. Gostei da definição: pop é tudo a que se aspira ser!”, diz Guedes.

  • 09:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 87

  • 09:52PROFISSÕES

    FONOAUDIÓLOGO

    CAMILA MERCATELLI É UMA FONOAUDIÓLOGA QUE TRABALHA COM VOZ PROFISSIONAL. EM UMA GRANDE EMISSORA DE TELEVISÃO, ELA DÁ SUPORTE AOS JORNALISTAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS REPORTAGENS.

  • 10:00VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 03

    AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE. AGUARDANDO SINOPSE.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    CUIDADOS COM A PELE

    Neste programa saiba quais são os problemas de pele mais comuns que existem. A Médica Dermatologista Infantil do Hospital das Clínicas, Dra. Maria Célia Rivitti Machado, fala da genética em relação às doenças de pele, das influências do frio, da emoção e da poluição.

  • 11:06PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 40

    40) PERDAS E GANHOS Depois dos últimos dias de chuva intensa, a Piquerobi torna-se abrigo provisório de muitas famílias desabrigadas. É hora dos alunos mostrarem que aprenderam também a ser solidários. Mas, além de ajudar como podem, Pedro e Bianca entram de cabeça em dois dramas pessoais. Ele se empenha em encontrar Fabinho, jovem bom de basquete que o havia derrotado no dia anterior. A possível morte do colega mexe muito com Pedro e o ajuda a superar um momento difícil na sua relação com Edison. Já Bianca descobre algo que Luara mantinha em segredo há muito tempo.

  • 11:32GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FLÁVIO RANGEL

    Flávio Rangel – o teatro na palma da mão é um documentário sobre um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro. Com Antunes Filho, Antônio Abujamra, José Renato, Gianfrancesco Guarnieri e José Celso, formou a primeira geração de diretores a realizar espetáculos e liderar grupos de teatro genuinamente brasileiros. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro como Gimba, O Pagador de Promessas, Liberdade Liberdade, O Santo Inquérito, Piaf, Amadeus e Cyrano de Bergerac. Portanto, a história de Flávio Rangel é também a história do teatro brasileiro. Desafiando a passagem do tempo, seu legado continua vivo na memória daqueles que o conheceram e assistiram aos seus espetáculos. Mais do que isso, sua obra virou parâmetro de qualidade técnica e artística. O momento mais importante do teatro brasileiro é contado no documentário por aqueles que o viveram. Protagonizado por Flávio Rangel, apresenta imagens inéditas de montagens teatrais, além de um samba composto por Flávio numa gravação também inédita de Elis Regina. Mas o documentário não se encerra no passado: traz para os dias de hoje a discussão sobre teatro, arte e cultura de um modo geral no Brasil.

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES COMPOSITORES: PARAÍSO (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Paraíso, com a participação da dupla Mococa e Paraíso para falar sobre suas composições. Participaram do programa os músicos: Zé do cedro e João do Pinho, João Mulato e Douradinho, Goiano e Paranaense, Craveiro e Cravinho, Pardinho, Liu e Léu, Otávio Augsto e Gabriel, Cezar e Paulinho, Lourenço e Lourival, Duo Glacial.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 15/02/2019 - ANSIEDADE ECONOMIA

    PARA FALAR SOBRE OS IMPACTOS DA ANSIEDADE NA ECONOMIA MUNDIAL, A GENTE RECEBE O PSIQUIATRA MÁRCIO BERNIK, COORDENADOR DO PROGRAMA DE ANSIEDADE DO INSTITUTO DE PSIQUIATRIA DA USP./ E A SOCIÓLOGA DANIELA CARTONI, COORDENADORA-GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO DA TREVISAN ESCOLA DE NEGÓCIOS./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 17

    SINOPSE PGM 17 VT ENTREVISTA ZECA CAMARGO À PEDIDO - COMERCIAL FUSCA VT MUSA RETRÔ - MARLENE DIETRICH VT ÍCONE FUSCA - 25 ANOS DO PRIMEIRO ENCERRAMENTO DA PRODUÇÃO VT OSCARITO - 105 ANOS DE NASCIMENTO

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 06

    ESTE PROGRAMA APRESENTA OS PROJETOS: - FOGAO SOLAR, DA COSTA RICA; - BAGACO, DE SAO PAULO; - FRUTAS SECAS, DO SURINAME

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ALIMENTAÇÃO DO ADOLESCENTE

    Quando temos criança pequena tem a fase em que elas recusam alimentos, principalmente saladas e legumes. Tudo o que envolve alimentação costuma preocupar demais os pais, mesmo quando os filhos crescem. Daí chega a adolescência e os problemas mudam. Tem os que não se alimentam direito, os que passam a comer demais. Os horários das refeições, então, ficam uma bagunça. Participaram dessa conversa a hebiatra, Bianca Lundberg e a Patrícia Pillar Vianna que tem dois filhos: Thiago, de 15 e Amanda, de 16 anos. Outra convidada foi a nutricionista Elaine Moreira que trouxe algumas dicas de alimentação.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 13 ENSINO PARTICULAR - 18/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE O CRESCIMENTO DO ENSINO PARTICULAR NO BRASIL./ POR QUE, MESMO EM TEMPOS DE CRISE ECONÔMICA, VÁRIAS FAMÍLIAS APERTAM O ORÇAMENTO PARA CONSEGUIR PAGAR UMA ESCOLA PRIVADA PARA OS FILHOS?// PARA COMENTAR O ASSUNTO, NOSSO CONVIDADO É MAURO DE SALLES AGUIAR.

  • 15:32INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 81

    Você tem ideia de como um fisioterapeuta pode ajudar na qualidade de vida de uma pessoa? Muita gente ainda não conhece a amplitude de atuação que esses profissionais têm. Por exemplo: você consegue imaginar um fisioterapeuta trabalhando com pessoas que vão passar por um transplante de fígado? É o que a gente vai mostrar na primeira matéria do Mackenzie em Movimento desta semana. Depois nós vamos falar sobre um projeto que apresenta opções de qualificação para quem já conquistou o seu diploma.

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 35 - CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

    Tatuí, no interior de São Paulo, é conhecida como a cidade mais musical do Estado. Hoje, Territórios Culturais invade Tatuí e Felipe e Tuti vão conhecer o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, um dos mais respeitados da América Latina. Lá nossa dupla conhece não só as diversas opções de especialização em diferentes campos da arte como também o trabalho de construção de instrumentos musicais, representado pelo ofício da luteria.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 15

    O VITRINE BRASIL DE HOJE VAI ATÉ ITAÚNAS NO ESPÍRITO SANTO, FAMOSA PELO TRADICIONAL FORRÓ PÉ-DE-SERRA// VOCÊ VAI CONHECER OS MESTRES DA CULTURA CEARENSE// A GENTE COMEÇA O PROGRAMA DE HOJE DIRETO DO BAIRRO DA LIBERDADE: UM PEDAÇO DA ÁSIA EM SÃO PAULO. VOCÊ VAI SABER O QUE MUDOU NAS TRADIÇÕES DO ORIENTE POR AQUI, DESCOBRIR NOVOS SABORES E SOLTAR A VOZ NUM AUTÊNTICO KARAOKÊ.

  • 17:30MOSAICOS

    A ARTE DE ERASMO CARLOS

    MOSAICOS – A ARTE DE ERASMO CARLOS MOSAICOS recupera no acervo da emissora imagens de diversas fases da carreira do "tremendão" Erasmo Carlos, a exemplo de suas participações nos programas “Bem Brasil” (1992), “Ensaio” (1993), “Vitrine” (1994), “Metrópolis” (2001) e “Musikaos” (2002). Outro grande destaque do MOSAICOS é um encontro de Erasmo e Roberto Carlos, em 1971, nos estúdios da extinta TV Tupi, no qual eles interpretam “Sentado à beira do caminho”, uma das principais canções compostas pela dupla. O programa também promove o encontro de três grandes nomes da geração de Erasmo Carlos: os músicos Ed Wilson, Martinha e Nenê. Amigos do Tremendão desde seus primeiros tempos de música, eles relembram histórias do início do rock and roll brasileiro e do programa “Jovem Guarda” – sucesso de audiência na TV Record dos anos 60, sob o comandado por Erasmo, Roberto e Wanderléa. Para completar, MOSAICOS apresenta algumas das mais representativas músicas de Erasmo na interpretação do Clube do Balanço, Alex Valenzi e da banda Seedão HD e os Destruidores de Arquivo.

  • 18:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 03 - SOPROS

    Com o tema Sopros, este programa destaca obras de compositores como K-Ximbinho, Paulo Moura, Abel Ferreira e Severino Araújo, entre outros

  • 19:21PROFISSÕES

    MUSEÓLOGO

    ROSA ESTEVES É MUSEÓLOGA DO MUSEU LASAR SEGALL. ESPECIALISTA EM FOTOGRAFIA E NA OBRA DO PINTOR LITUANO, ELA CONTA O DIA A DIA DA PROFISSÃO.

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    PAULO NOVAES (PART. BRUNA CARAM)

    O cantor conta como foi sua iniciação precoce como compositor, motivada pela influência musical da família. Se abre sobre suas inspirações e o porquê de suas músicas serem compostas de forma tão natural.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    PAULO NOVAES (PARTICIPAÇÃO BRUNA CARAM)

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 21:00SALA DE CINEMA

    INFERNINHO

    Deusimar é a dona do Inferninho, bar que é um refúgio de sonhos e fantasias. Ela sonha em deixar tudo pra trás e ir embora, pra um lugar distante. Jarbas, o marinheiro que acabara de chegar, sonha em ancorar, fincar raízes. O amor que nasce entre os dois vai transformar por completo o cotidiano do bar e a vida dos seus funcionários: Luizianne, a cantora; Coelho, o garçom; e Caixa-Preta, a faxineira.

  • 22:25MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    MINIDOCS - COLETÂNEA - 2ª TEMPORADA

    O episódio mostra um conjunto de todos os artistas, intercalados entre ensaios musicais, imagens de making off e entrevistas que expressam a natureza de cada um deles e suas relações íntimas com a música.

  • 22:53CONTOS DA MEIA NOITE

    OS MUSCULOS - IGNACIO DE LOYOLA BRANDAO

    De repente, no pequeno jardim fronteiro a casinhola, os arames começam a crescer e a brotar. Com um vigor, nunca visto em seivas de outras plantas, os arames crescem e crescem. Cercam o jardim, empilham-se. Danilo, o proprietário do terreno, não sabe o que fazer. A limpeza pública não dá conta. Dentro da casa não há mais lugar para depositar tão espantosa produção. As casas comerciais queixam-se de concorrência desleal. Os fiscais do governo não resolvem o problema. Ninguém, na verdade, o resolve: o arame se propaga. Cerca o país. Até que Danilo, no âmago uterio de um monte de arame, reeduca sua vida e sua condição humana. De forma pungente.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 15/02/2020

  • 23:45METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 404 - 09/02/2020

    NO METRÓPOLIS DE DOMINGO O POEMA VISUAL GIGANTE QUE MUDOU A O PRÉDIO DO MAC/USP E A PERCEPÇÃO DE QUEM PASSA POR LÁ... TEM TAMBÉM A SÉRIE DOCUMENTAL QUE MOSTRA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE DE TODO MUNDO TENTANDO CONTER EPIDEMIAS. MAIS - A OBRA INCLUSIVA E GENIAL DA ARQUITETA LINA BO BARDI INSPIRA A MÚSICA DA TRUPE CHÁ DE BOLDO E AS AVENTURAS DE CLUBBER DA ESQUINA NA BIOGRAFIA DO DJ MINEIRO ANDERSON NOISE.

  • 00:15CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 4

    SINOPSE PROGRAMA 04 - VT CASAMENTOS GAY - VT PEDIDO - LUCILLE BALL - VT MUSA RETRÔ - CARMEN MIRANDA - VT MUSEU LUPA - VT SAX - 165 ANOS DA CRIAÇÃO

  • 00:37CULTURA É CURRÍCULO

    CCBB - CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

  • 00:45SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    UZBEQUISTÃO - A NORA

    O Uzbequistão mostra seus hábitos, onde a sogra tem forte influência e respeito no casamento. O programa mostra este regime cultural do ponto de vista da nora.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 42

  • 07:32VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 26 - MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES

    NO PROGRAMA VIVER NATURAL NOSSO ASSUNTO É A MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES. ESSA TÉCNICA É MUITO ANTIGA E FOI GUARDADA EM SEGREDO DURANTE MILÊNIOS. A MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES É UMA DAS TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO MAIS PODEROSAS EXISTENTES HOJE EM DIA. O NOME DOIS CORAÇÕES VEM DA ATIVAÇÃO DE DOIS CENTROS DE ENERGIA NO CORPO, CHAMADOS CHAKRA DO CORAÇÃO E CHAKRA DA COROA. ESSES DOIS CENTROS SÃO RESPONSÁVEIS PELO BEM-ESTAR FÍSICO, EMOCIONAL E MENTAL. A MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES PODE SER PRATICADA POR QUALQUER PESSOA, DESDE AQUELA QUE NUNCA MEDITOU NA VIDA, ATÉ OS MAIS AVANÇADOS PRATICANTES DE YOGA. TAMBÉM CONHECIDA COMO MEDITAÇÃO PARA PAZ E ILUMINAÇÃO, ESSA TÉCNICA JÁ É UTILIZADA DENTRO DE PRISÕES AO REDOR DO MUNDO, COM A FINALIDADE DE ACALMAR E MELHORAR O ESTADO EMOCIONAL E MENTAL DOS PRESIDIÁRIOS. PARA FALAR MAIS SOBRE A MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES, O VIVER NATURAL FOI AOS ESTADOS UNIDOS ENTREVISTAR O DOUTOR GLENN MENDOZA DO HOSPITAL GOOD SAMARITAN, DE NOVA YORK. O DOUTOR GLENN FEZ INÚMERAS PESQUISAS SOBRE A MEDITAÇÃO DOS DOIS CORAÇÕES E SEUS EFEITOS NO CORPO FÍSICO.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 10

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: AS DIFERENÇAS ENTRE OS CAFÉS ARÁBICA E CONILON, VARIEDADES MAIS CONSUMIDAS NO BRASIL. E A PRODUÇÃO DE ALGODÃO COLORIDO EM CAMPINA GRANDE, INTERIOR DA PARAÍBA.

  • 08:30MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 81

    Você tem ideia de como um fisioterapeuta pode ajudar na qualidade de vida de uma pessoa? Muita gente ainda não conhece a amplitude de atuação que esses profissionais têm. Por exemplo: você consegue imaginar um fisioterapeuta trabalhando com pessoas que vão passar por um transplante de fígado? É o que a gente vai mostrar na primeira matéria do Mackenzie em Movimento desta semana. Depois nós vamos falar sobre um projeto que apresenta opções de qualificação para quem já conquistou o seu diploma.

  • 08:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 4 - BIBLIOTECA DE SÃO PAULO - ETEC - ESPAÇO MEMORIA CARANDIRU

    Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.

  • 09:02HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    O ENCONTRO DA BORBOLETA SILVESTRE

    A ACEITAÇÃO DOS ARTISTAS PRIMITIVOS OU INGÊNUOS COMEÇOU NA EUROPA NO FINAL DO SÉCULO XIX POR INFLUÊNCIA DOS PENSADORES ROMÂNTICOS QUE VALORIZAVAM A ARTE COM EXPRESSÃO DOS SENTIMENTOS E DEFENDIAM O MITO DO BOM SELVAGEM, O PRIMITIVO NÃO CORROMPIDO, PORTADOR DE UMA MENSAGEM ÍNTEGRA.

  • 10:00VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 04

    Vamos conhecer uma das mais legais iniciativas do mundo da bike. A “Bike Anjo”, que ajuda as pessoas que não sabem e tem medo de pedalar. Mario Canna nos ensina os diferentes tipos de pneus para cada tipo de bike e cada tipo de atividade a ser realizado, passeio, mountain bike e estrada. No segundo bloco, Arnaldo Machado, arquiteto e professor Universitário, nos conta como conheceu o universo da bike e como transformou sua vida. Também veremos como se confeccionam as roupas exclusivas dos ciclistas. E no terceiro e ultimo bloco, vamos para mais um bate papo com o Educador Ambiental Lemuel Santos (Rex), que nos conta como a sua vida mudou após a compra da sua primeira bicicleta.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    IMITAÇÃO - ESPELHO E CONTRASTE

    Os filhos são espelhos dos pais. O Dr. Raul Gorayeb, Psiquiatra e Psicanalista da Escola Paulista de Medicina, vai falar sobre os órgãos sensoriais, sobre os modelos e referências das crianças e como os pais podem ajudar no desenvolvimento harmoniosamente.

  • 11:12PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 41

    41) “OS PERIGOS DO MAR” Já estamos perto do final do ano, e a turma da Piquerobi anda cheia de trabalhos para entregar. Bianca vai bem, enquanto Pedro faz o que pode, com a certeza de que tudo haverá de dar certo. O que importa é curtir o fim de semana na praia, um velho desejo de Zuzu que Edison pode realizar porque os serviços não param de entrar. Acontece, que Edison não contava com a obrigação de abrir empresa, como condição para pegar uma grande encomenda. Com isso, Zuzu vai ter de esperar para molhar seus pezinhos no mar. Mas se depender de Pedro, a mãe não terá de esperar não. Pedro convence Bianca a entrar numa arriscada empreitada: vender trabalhos nota 10 para os alunos da escola. Dividida entre a ética e a vontade de realizar o sonho da mãe, Bianca entra no barco de Pedro. Mas, onde eles vão chegar com atividade tão arriscada e ilegal? Às ondas do mar ou à sala da direção da Piquerobi?

  • 11:38SUPER IDEIAS

    ATRAÍDOS PELO PERIGO

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 4: PERIGO MAGNETS Às vezes não é suficiente para chegar a uma ideia original. Às vezes você tem que estar disposto a arriscar tudo - até mesmo sua vida - para provar que funciona. Este episódio centra-se em quatro inventores que pretendem ficar ricos ou morrer tentando. Apresentando as histórias por trás da armadura, a máscara de gás, o clorofórmio e o wingsuit.

  • 12:30BEM BRASIL

    TERESA CRISTINA / TERESA GAMA

    Tereza Gama e Teresa Cristina apresentam seu Samba no palco do Bem Brasil.

  • 13:41TRIBUTO A CAMARGO GUARNIERI

  • 14:35FIGURAS DA DANÇA 2015

    NORA ESTEVES

    Nora Esteves nasceu em Porto Alegre e começou a dançar aos oito anos, no Rio de Janeiro, com Tatiana Leskova. Na sequência, cursou a Escola de Danças Clássicas Maria Olenewa. Aos 14, foi aprovada no Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro onde, aos 17 anos, tornou-se primeira-bailarina. Ao longo de sua carreira, dançou em renomadas companhias como o Joffrey Ballet, em Nova York, Thêatre Populaire de Reims, Les Ballets de Marseille, Ballet Thêatre Contemporain e Ballet Thêatre Français, todos na França. Também trabalhou com diversos coreógrafos como Jérome Robbins, Gerald Arpino, Robert Joffrey, Willian Dollar, Oscar Arraiz, George Skibine e outros. Sua carreira é marcada pelo forte laço com o Brasil e com o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, onde até hoje ministra aulas. Atualmente, também exerce função pedagógica no Centro de Movimento e na Companhia de Dança Deborah Colker.

  • 15:02VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    ENCONTROS: HUMOR (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de humoristas no programa. Os convidados são: Ranchinho II e Banda Sertaneja, Nhá Barbina e Moraes Sarmento, Canário e Passarinho, Nhô Moraes, Paixão e Paxá, Bambuzinho e Juninho, Ary Toledo,Zé Mulato e Cassiano, Craveiro e Cravinho.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    PAULO NOVAES (PART. BRUNA CARAM)

    O cantor conta como foi sua iniciação precoce como compositor, motivada pela influência musical da família. Se abre sobre suas inspirações e o porquê de suas músicas serem compostas de forma tão natural.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    PAULO NOVAES (PARTICIPAÇÃO BRUNA CARAM)

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 17:30REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - GRUPO D'ALMA/STENIO MENDES

    Este programa traz como protagonista a sonoridade do violão. Gravado em 1980 nos estúdios da Tv Cultura , na primeira metade O Grupo D'Alma, um trio de violonistas formado por André Gereissati, Ruy Salene e Candido Penteado, mostram suas composições com nítidas influencias do Jazz. O Trio gravou este programa logo após sua participação com muito sucesso no segundo Festival Internacional de JAzz de São Paulo. A segunda metade do programa traz o som do compositor Stenio Mendes, que atavés de sua craviola, uma criação de outro violonista Paulinho Nogueira, funde o som da viola caipira com algumas escalas que lembram até mesmo cítaras e alaúdes. Participam com Stenio Mendes os Percussionistas José Eduardo Nazário e Ubiraci de OLiveira.

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 564

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS SANNY ALVES E MARLON MOUZER.

  • 19:21CULTURA É CURRÍCULO

    ESPECIAL - CULTURA VISUAL

  • 19:30RODA VIVA

    FERNANDO MEIRELLES (2020)

    PARA ENTREVISTAR O DIRETOR FERNANDO MEIRELLES - NÓS CONVIDAMOS: - ISABELA BOSCOV - COLUNISTA DA REVISTA VEJA - MARCELO MUSA CAVALLARI - ESCRITOR E JORNALISTA - ESPECIALIZADO EM TEMAS RELIGIOSOS - LUIZ ZANIN - COLUNISTA DO JORNAL - O ESTADO DE S.PAULO - IVAN FINOTTI - REPÓRTER ESPECIAL - DA FOLHA DE S.PAULO E BARBARA DEMEROV - CRÍTICA DO SITE - ADOROCINEMA CONTAMOS AINDA - COM O OLHAR DO -PAPA DA CARICATURA - O NOSSO PAULO CARUSO / BOA NOITE, FERNANDO, MUITO OBRIGADA PELA SUA PRESENÇA AQUI NO RODA VIVA...EU COMEÇO PERGUNTANDO....

  • 21:00JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM06 - TEMPORADA 2 - REGGAE IN CONCERT

  • 22:00CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 372

    372 - MARIA LUIZA JOBIM O Cultura Livre recebe Maria Luiza Jobim que apresenta “Casa branca”, seu primeiro disco. Além dela, tem o ator Gero Camilo falando sobre Belchior e um arquivo emocionante do baú da TV Cultura.

  • 22:50PROFISSÕES

    FONOAUDIÓLOGO

    CAMILA MERCATELLI É UMA FONOAUDIÓLOGA QUE TRABALHA COM VOZ PROFISSIONAL. EM UMA GRANDE EMISSORA DE TELEVISÃO, ELA DÁ SUPORTE AOS JORNALISTAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS REPORTAGENS.

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1292

    HOJE, NO REPÓRTER ECO , CONHEÇA A JOVEM QUE DECIDIU COLABORAR PARA A MELHORIA DA CONDIÇÃO DE VIDA DE COMUNIDADES CARENTES/. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM A PESQUISA INTERNACIONAL QUE INDICA OS INGREDIENTES DE UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL. E AINDA, CIENTISTAS CRIAM UMA EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL COM MATÉRIA-PRIMA DE ORIGEM VEGETAL. O PROJETO ,DESENVOLVIDO NO LABORATÓRIO DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP, EM SÃO PAULO, OFERECE UMA ALTERNATIVA ECOLÓGICA ,E SEGURA AO USO DO PLÁSTICO CONVENCIONAL. ESTUDO MOSTRA QUE COMER DIARIAMENTE FRUTAS , VERDURAS E LEGUMES EVITA DOENÇAS CARDÍACAS. E BEATRIZ MARCELINO ESTÁ ENTRE OS CRIADORES DE UMA ONG QUE OFERECE APOIO E AJUDA HUMANITÁRIA NO BRASIL E NA ÁFRICA.

  • 23:30PADRE BROWN V

    PADRE BROWN V - A PENA VERMELHA

    EP 8 - A PENA VERMELHA - A Sra. McCarthy tem o prazer de receber uma visita de sua filha Joselyn, mas o Padre Brown suspeita que há algo suspeito em sua aparição repentina. Enquanto isso, no clube The Crimson Feather, o empresário Maurice empresta dinheiro para uma de suas dançarinas, Verity. Na manhã seguinte, a Sra. McCarthy descobre que Joselyn desapareceu - apenas uma nota e uma longa pena vermelha permanecem. Bunty examina a pena e diz que um lugar vem à mente. Bunty se infiltra no clube e é empregada como dançarina, observando Joselyn lá dentro. O padre Brown consegue persuadir Maurice a deixá-lo falar com ela, mas no camarim eles encontram o cadáver de Verity. Janek, um segurança polonês, está sobre ela com as mãos ensanguentadas, mas será que ele é realmente responsável por sua morte?

  • 00:20CONTOS DA MEIA NOITE

    A CACADA - LYGIA FAGUNDES TELLES

    Numa loja de antiguidades está exposta uma velha e ampla tapeçaria. Nela desenha-se, nítida, uma cena de caçada. Umacliente adentra o estabelecimento. Imediatamente seus olhos são imanrtados para o desenho estampado no tapete. Aquela cena de caçada lhe diz alguma coisa que ele não consegue trazer à consciência e racionalizar. Impressionado, mal consegue dormir. Inquieta -se. No dia seguinte, não resiste ao fascínio e chega bem cedo à loja. Fixa sua atenção naquele bosque , naquele caçador, naquele céu. Tudo lhe era tão familiar! O caçador parecia sorrir perversamente embuçado. Mas atrás da touceira, detrás das folhas ele pressentia o vulto arquejante da caça. Aí passado e presente fundem-se num arrepio de vertigem que nos leva ao abismo misterioso de vidas ( e mortes) já vividas ( e já morridas). E a caçada se perfaz.

  • 00:30CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 5

    SINOPSE PROGRAMA 05 - VT ANDREY SAKAROV - VT ENERGIA NUCLEAR - VT A PEDIDO - CASTELO RÁ-TIM-BUM - VT MUSA GRACE KELLY - VT MOTOS CUSTOMIZAÇÃO - VT DENNIS HOPPER - VT ENCERRAMENTO BOB DYLAN

  • 01:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    CAZAQUISTÃO - PRIMEIROS PASSOS PARA O REVIVESCIMENTO

    Vera Klimôva é uma das poucas mulheres que habitam o pequeno povoado de Yázevka, localizado na fronteira norte do Cazaquistão. O programa mostra as dificuldades de Vera no seu dia-a-dia e suas ambições em querer fazer com que seu povoado cresca e se desenvolva.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 43

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 01 - INTRODUÇÃO À SÉRIE

    Prof. Ricardo Cneio Alves e Dr. Ruy Tanigawa falam dos benefício da acupuntura, já incorporados na medicina ocidental.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 11

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: OS CAFÉS ESPECIAIS E OS PRESUNTOS ARTESANAIS PRODUZIDOS EM UMA FAZENDA NO AGRESTE PERNAMBUCANO. OS ANIMAIS RECEBEM TRATAMENTO ESPECIAL: COMEM FRUTAS, CASTANHAS E OUVEM ATÉ MÚSICA.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 242

    Angeli e Laerte: O Entrelinhas entrevista os cartunistas que renovaram os quadrinhos brasileiros com personagens antológicos, que ironizam a cultura pop, e com um olhar ácido sobre os costumes e a realidade política do país. Numa conversa bem-humorada, os amigos de longa data falaram sobre processos de criação, sobre o nascimento e morte de suas personagens e sobre suas provocações (a mais recente delas foi a decisão de Laerte de contestar os códigos sociais se vestindo de mulher). Durante a conversa, Angeli – que de vez em quando, na falta de assunto, publica tiras com o tema “Angeli em crise” – acabou incluindo o colega em suas mazelas : “Para mim, ver o Laerte desenhar é um prazer. O meu desenho é sofrido. Quando desenho, eu sofro pra construir as coisas. É um desenho que aos poucos vai se formando. O Laerte é aquele que senta e – tchum-tchum – sai o desenho equacionado.” Laerte: ”Mas agora você me ensinou a sofrer desenhando também (risos); então esse prazer, essa parte lúdica, eu não tenho mais. Agora eu também sofro...” Antropofagia: Quando se fala no Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, todo mundo pensa na literatura que o escritor paulista produziu depois da Semana de 22. Mas Antropofagia vai bem além de um movimento poético: é também uma forma de entender como se formam as identidades culturais a partir da “deglutição” de tradições e influências. Nossa colaboradora Veronica Stigger comenta a “antropologia antropofágica” do autor que esse ano será homenageado na Fli p – a Festa Literária Internacional de Paraty. Roniwalter Jatobá: Vencedor do prêmio Casa das Américas de 1978 com Crônicas da Vida Operária, Roniwalter Jatobá é um escritor que, de maneira ímpar, colocou as classes trabalhadoras rurais e urbanas como protagonistas da narrativa contemporânea: “Uma das grandes reclamaç ões de muita gente quanto à literatura brasileira é que os personagens não trabalham. As minhas trabalham – e viajam de trem pra ir ao trabalho.” O Entrelinhas conversou com Roniwalter Jatobá na Estação da Luz – um dos cenários possíveis dessa ficção que contempla as personagens, muitas vezes anônimas, da história social brasileira. Tolstói: O programa destaca ainda A última estação, de Michael Hoffman, que está em cartaz nos cinemas e mostra os momentos finais da vida de Liev Tolstói. Baseado no romance homônimo de Jay Parini, o filme tem Christopher Plummer no papel do escritor russo e Helen Mirren como sua esposa, Sófia Andreiêvna. A ação é ambientada em Iasnaia Poliana –propriedade rural do conde Tolstói – no momento em que o autor de Guerra e Paz, que na juventude foi um esteta libertino, passa por conflitos morais e religiosos que o levaram a abdicar de seus bens, da paz conjugal e até mesmo da literatura.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ACHADO NÃO É ROUBADO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu acha 150 reais no banheiro da escola. Mano o aconselha a ficar com o dinheiro, afinal, o que é achado não é roubado. Com a consciência limpa, ele decide usar a grana pra comprar um tênis novo. O problema começa quando os amigos descobrem que o dinheiro é, na verdade, de um dos colegas de classe. A turma toda se prepara para ir à balada do ano, mas Cadu não tem permissão para sair à noite. Com a ajuda de Mano, ele vai usar todo o seu poder de persuasão para convencer sua mãe a deixá-lo ir a essa festa. No fim, com o fracasso de suas tentativas, reinventará um antigo ditado: se Cadu não vai à balada, a balada vai a Cadu!

  • 09:23CULTURA É CURRÍCULO

    MEMORIAL DO IMIGRANTE

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    ANTÔNIO JOSÉ LOPES (09/04/2014)

    O BRASIL CONTINUA COM UM DESEMPENHO INSATISFATÓRIO NO PISA, A PROVA INTERNACIONAL ORGANIZADA PELA OCDE QUE MEDE A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO EM VÁRIOS PAÍSES. EM RELAÇÃO À RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS, OS ALUNOS BRASILEIROS OCUPAM A 38ª POSIÇÃO, ENTRE 44 PAÍSES. APENAS 1,8% DOS ADOLESCENTES CONSEGUIU SOLUCIONAR PROBLEMAS COMPLEXOS. PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO, O EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONVIDA ANTÔNIO JOSÉ LOPES, CONHECIDO COMO BIGODE. EDUCADOR, MATEMÁTICO, CONSULTOR DO MEC E AUTOR DE VÁRIOS LIVROS DIDÁTICOS, ELE FAZ UMA LEITURA CRÍTICA DO RANKING, DO ENSINO DA MATEMÁTICA E DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES BRASILEIROS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    CONVIVÊNCIA COM ARTRITE REUMATÓIDE

    Artrite Reumatóide é uma doença crônica que requer uma série de cuidados por parte do indivíduo para evitar complicações. Diagnosticada e tratada de maneira correta, a doença pode ser mantida sob controle, ajudando a promover qualidade de vida para o paciente. Trata-se de uma doença auto-imune, ou seja, o sistema imunológico se volta contra o próprio organismo e afeta o tecido que reveste as articulações, causando inchaço e dor. Pela manhã, especialmente, pode haver uma rigidez que dificulta a pessoa a movimentar as mãos até para pegar um copo de água. É importante manter uma relação com o médico de muita confiança e transparência, o que contribui para que a adesão ao tratamento seja eficaz. Afinal, se não controlada, a Artrite Reumatoide pode evoluir e comprometer mãos, pés, várias regiões do organismo, causando sérias incapacidades. É comum cursar com a doença, outros distúrbios como ansiedade, transtorno do pânico, alteração do sono e depressão. Por isso é importante ser atendido por uma equipe multidisciplinar. E qualquer problema ou dúvida, o indivíduo deve relatar e esclarecer com a equipe médica. Em conjunto com o tratamento medicamentoso (para alívio da dor e controle da evolução da doença), é fundamental a adoção também de outras medidas coadjuvantes: um programa regular de exercícios ajuda a fortalecer músculos e manter a flexibilidade. É importante ter disciplina e para isso combater a preguiça e o sedentarismo. Outra medida que pode ser necessária é a reabilitação, por meio de fisioterapia orientada. Até porque pode haver limitações em função de deformidades que a doença pode ter causado. Nestes casos, há uma série de adaptações que podem ser implementadas para facilitar a vida diária: de adaptadores para segurar colher e garfo, a facilidades e proteções como barras de segurança, evitar tapetes e pisos escorregadios etc. São ações que auxiliam a melhorar a funcionalidade, que gera independência. Recomenda-se ainda adotar uma alimentação saudável, rica em fibras, legumes, verduras. Evitando gorduras, pois o excesso de peso prejudica o controle da doença. É aconselhável também evitar bebida alcoólica e o tabagismo, e procurar adotar ações de lazer que motivem o paciente. Nesse processo de tratamento a longo prazo, a relação médico e paciente deve ser boa. O que se busca é o controle da Artrite Reumatóide, evitando complicações e promovendo qualidade de vida. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    A CRECHE

    Saiba neste programa o que é e para que serve a creche. A Psicóloga Maria Tereza Venceslau, vai explicar o que é e para que serve a creche. Fala também como deve ser a formação dos funcionários, a segurança, o espaço físico de uma creche e quais são as estruturas para um melhor desenvolvimento para a criança.

  • 11:06PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 42

    42) “QUESTÃO DE SORTE E CORAGEM” Na reta final do interclasses misto de handebol da Piquerobi, as emoções explodem. A classe de Bianca pega a de Pedro para decidir quem vai a final. Pedro, que joga um bolão na posição de corneteiro, sentadinho no banco de reservas, é obrigado a substituir o goleiro Leo nos momentos decisivos da partida, e vira herói...por acidente. Carregado nos braços da turma, Pedro curte o presente e sofre com o futuro: a finalíssima contra um forte time do 3º ano. Ninguém sabe, mas Pedro simplesmente morre de medo de levar bolada. Isso para um goleiro não pega muito bem. Com a ajuda de Bianca e Tuca, Pedro terá de provar a si mesmo o que vale mais na vida: a sorte ou a coragem?

  • 11:34GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - MARIKA GIDALI

    Ela nasceu em Budapeste, mas dançou o Brasil como poucos: Marika Gidali, fundadora do Ballet Stagium, de São Paulo, rompeu fronteiras, tirou a sapatilha e subiu ao palco levando santos e orixás. Retratou o índio brasileiro, o operário, o folclore, o oprimido e o opressor, Marika do Brasil Gidali revela a história dessa bailarina talentosa por nascimento e inquieta por opção.

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 373

    373 - FAFÁ DE BELÉM A cantora Fafá de Belém pisa no palco do Cultura Livre pela primeira vez para apresentar o disco “Humana”, seu trabalho mais recente. O público também confere um arquivo especial do acervo da TV Cultura.

  • 13:24CULTURA É CURRÍCULO

    MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 04/02/2019 - EMPREENDER NA PERIFERIA

    HOJE NÓS VAMOS APRESENTAR UM PANORAMA SOBRE EMPREENDEDORISMO NA PERIFERIA./ SÃO MUITAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS./ SE JUNTÁSSEMOS TODAS AS COMUNIDADES, ELAS FORMARIAM O QUINTO MAIOR ESTADO DO PAÍS EM NÚMERO DE HABITANTES./ RECEBEMOS O JORNALISTA WALLACE LERAY, CRIADOR DO PROJETO DE WEB DOCUMENTÁRIOS "O GIRO DA PERIFERIA"./ A ANALISTA DE NEGÓCIOS DO SEBRAE DE SÃO PAULO, CAMILA RIBEIRO GONÇALVES./ E O CABELEIREIRO GILSON RIBEIRO, PROPRIETÁRIO DO SALÃO OASYS HAIR./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 18

    SINOPSE PGM 18 VT MUROS - Construção há 50 anos VT MURALISTA EDUARDO KOBRA VT OFICIO TELEFONE VT GLAUBER ROCHA - 30 anos da morte VT ENCERRAMENTO ELVIS - 34 anos da morte / DANÇA ROCKABILLY

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 07

    ESTE PROGRAMA APRESENTA OS PROJETOS: - ENERGIA SOLAR, DE BARBADOS - COMBUSTAO LIMPA, DO CHILE - PERMER, DA ARGENTINA

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MÉTODO CANGURU

    Vamos falar desta vez sobre os benefícios do método canguru, que é adotado em hospitais para intensificar os cuidados com os recém- nascidos internados em UTI neonatal. No método canguru, pai e mãe tem uma participação ativa na recuperação do bebê. E é possível ter o contato corporal com o recém-nascido que inspira cuidados. Vamos conversar com a pediatra neonatologista Miriam Rika e com a Tatiane Dutra Guerreiro, mãe dos gêmeos Theo e Luca. Participação de telespectadora no quadro papo de rua.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 14 AVALIAÇÕES CURRICULARES - 19/09/2018

    O DE OLHO NA EDUCAÇÃO FALA SOBRE AS PROVAS COMO ENEM, IDEB, SAEB. TODAS ESSAS AVALIAÇÕES TÊM COMO OBJETIVO MEDIR O QUANTO OS ALUNOS CONSEGUIRAM APRENDER EM CADA ETAPA DO NOSSO SISTEMA DE ENSINO. ASSIM, O GOVERNO PODE TRAÇAR NOVAS ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO. ALÉM DISSO, EM ALGUNS CASOS, AS PROVAS TAMBÉM REPRESENTAM UM PASSAPORTE PARA OS MELHORES ESTUDANTES. HOJE COM MARIA INÊS FINI - PRESIDENTE DO INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA, QUE É LIGADO AO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.

  • 15:38CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 11 - MÚSICA ORQUESTRAL DO SÉCULO XIX - PARTE 03

    CONTINUANDO A EXPLICAÇÃO SOBRE OS SINFONISTAS, A PROFESSORA DOROTÉA KERR TRAZ DETALHES DA OBRA E AS CARACTERÍSTICAS DOS COMPOSITORES: ANTON BRUCKNER E LUDWING VAN BEETHOVEN.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

    Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 16

    NO VITRINE BRASIL DE HOJE TEM CARIMBÓ DIRETO DA ILHA DO MARAJÓ NO PARÁ/ BALLET DA ESCOLA DE DANÇA DO THEATRO GUAIRÁ NO PARANÁ/ A ARTE DA PERNAMBUCANA ANA DAS CARRANCAS QUE CONQUISTOU O MUNDO/ A INTELIGÊNCIA DE UM PRÉDIO NA METRÓPOLE PAULISTANA.// A COZINHA MINEIRA RECEBE INFLUENCIA DE BRANCOS, NEGROS E INDÍGENAS. DE TODAS AS PARTES DO MUNDO. DESTE CALDEIRÃO CULTURAL SÓ PODIA NASCER MESMO UMA COZINHA INCONFUNDÍVEL.

  • 17:30CURSOS LIVRES: MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL (LEGENDADO)

    ESTIMATIVA SIMPLES PARA A TEMPERATURA DO PLANETA - LEG

    NESTA 1ª AULA DO CURSO SOBRE "MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL", O PROFESSOR CARLOS HENRIQUE DE BRITO CRUZ (PROFESSOR DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UNICAMP E DIRETOR CIENTÍFICO DA FAPESP) NOS ENSINA QUE O PRINCIPAL EFEITO DA MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL É O AQUECIMENTO GLOBAL, ISTO É, A TEMPERATURA DO NOSSO PLANETA ESTÁ SE ELEVANDO POUCO A POUCO. PARA QUE NÓS POSSAMOS ENTENDER COMO ISSO ESTÁ ACONTECENDO, O PROFESSOR IRÁ NOS MOSTRAR QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FATORES QUE DETERMINAM A TEMPERATURA DO PLANETA TERRA. PARA ISSO, ELE UTILIZARÁ CONCEITOS SIMPLES DE TERMOLOGIA, ESTUDADOS NAS AULAS DE FÍSICA DO COLEGIAL. ASSIM, PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE O PLANETA TERRA ESTÁ EM EQUILÍBRIO TÉRMICO, A ENERGIA QUE ENTRA NO PLANETA DEVE SER IGUAL A QUE SAI. ENTÃO, A ENERGIA DO SOL QUE ENTRA NA TERRA, MENOS A ENERGIA DO SOL QUE É REFLETIDA, DEVE SER IGUAL A ENERGIA QUE A TERRA IRRADIA, MENOS A ENERGIA QUE AS MOLÉCULAS DE EFEITO ESTUFA DA ATMOSFERA ABSORVEM. ASSIM, O PROFESSOR BRITO CHEGARÁ A UMA FÓRMULA SIMPLES PARA CALCULAR A ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DO PLANETA TERRA.

  • 18:02LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 1

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao dia 05/11, às 20:00, temos como convidados Milton Htoum e Glauco Mattoso.

  • 19:00SP PESQUISA

    A ORIGEM DO HOMEM AMERICANO

    O PROGRAMA VAI APRESENTAR AS NOVAS DESCOBERTAS SOBRE A ORIGEM DO HOMEM AMERICANO. COMO A ESPÉCIE HUMANA CHEGOU A AMÉRICA É UM DOS MISTÉRIOS QUE A CIÊNCIA AINDA NÃO DESVENDOU. MAS OS CIENTISTAS DO BRASIL TÊM ENCONTRADO CADA VEZ MAIS PROVAS DE QUE A OCUPAÇÃO DA AMÉRICA FOI MUITO MAIS DIVERSIFICADA DO QUE SE PENSAVA EM DÉCADAS PASSADAS. O BIOANTROPÓLOGO WALTER NEVES MOSTRA OS FÓSSEIS QUE CONFIRMAM QUE OS PRIMEIROS HABITANTES DA AMÉRICA DO SUL PERTENCIAM AO CHAMADO POVO DE LUZIA. O SÃO PAULO PESQUISA MOSTRA COMO OS CIENTISTAS INVESTIGAM OS COSTUMES DOS NOSSOS ANCESTRAIS, E PORQUE OS MAIS RECENTES ACHADOS PODEM MUDAR O CONHECIMENTO SOBRE A HISTÓRIA PRÉ-COLOMBIANA.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    WALCYR CARRASCO

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 322 - PLÁSTICO, O VILÃO

    POR MAIS QUE SE TENTE CHAMAR A ATENÇÃO PARA O PROBLEMA, O BRASILEIRO CONTINUA DETONANDO NO USO DE EMBALAGENS PLÁSTICAS. A CADA ANO, SÃO BILHÕES DE SACOLAS DE SUPERMERCADO. PRA SE TER UMA IDEIA, SE FOSSEM ENFILEIRADAS, AS SACOLINHAS FARIAM 16 VIAGENS À LUA. DE IDA E VOLTA. E O LIXO DESCARTADO DARIA PARA CONSTRUIR UMA MURALHA DE QUASE 13 METROS DE ALTURA, POR TODA A COSTA BRASILEIRA. E AINDA FALTA FALAR DOS COPOS PLÁSTICOS, QUE VOCÊS VÃO SABER JÁ JÁ O TAMANHO DO ESTRAGO. DIANTE DESTA REALIDADE QUE SE ESPALHA POR TODO O PLANETA, O CANADÁ ASSUME A LIDERANÇA NA GUERRA CONTRA O PLÁSTICO E ESTABELECE O PRAZO DE 2021 PARA O BANIMENTO DE TODAS AS EMBALAGENS DESCARTÁVEIS. A UNIÃO EUROPÉIA CAMINHA NO MESMO SENTIDO, COM O OBJETIVO DE REDUZIR A POLUIÇÃO DOS OCEANOS. E O REINO UNIDO ESTABELECE META DE EMISSÃO ZERO DE POLUENTES NA ATMOSFERA. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.

  • 21:00METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 405 - 16/02/2020

    AS INCRÍVEIS INVENÇÕES DO CIENTISTA FRANCÊS LOUIS PASTEUR GANHAM UMA EXPOSIÇÃO. VOCÊ TOMA LEITE DE CAIXINHA E CERVEJA GRAÇAS A ELE. GOSTA DE VIDEOGAME? FALA AÍ O SEU JOGO PREFERIDO...AGORA VOCÊ PODE CONHECER A HISTÓRIA DELE EM UM LIVRO... TEM TAMBÉM OS DEZ ANOS DA BIBLIOTECA DE SÃO PAULO, NO PARQUE DA JUVENTUDE. E O VIDEO INCRÍVEL DAS DANÇARINAS BRASILEIRAS QUE VIRALIZOU NA INTERNET E CONQUISTOU ATÉ O JUSTIN BIEBER.

  • 21:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 10

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A PAUTA ESQUECIDA - FIM DAS CIDADES

    Avaliando o quadro geral das cidades atuais – em que os problemas se acumulam em velocidade sempre superior às possibilidades de solução –, Jorge da Cunha Lima levanta algumas questões que se impõem à reflexão: o modelo de cidade moderna, ou pós-moderna, responde às exigências impostas pelo mundo nesta entrada de milênio? O pensamento sobre as cidades, que repousa nos princípios herdados do racionalismo, ainda consegue responder à necessidade de garantir o planejamento e os projetos de sistemas complexos como a cidade e o território? Será que os valores implícitos nesse paradigma ainda são compatíveis com as grandes transformações em curso, como o movimento de desterritorialização, novos princípios de organização do espaço baseados na idéia de fluxos – de matéria, de mercadorias, de capitais, de pessoas, de bens, de informações? Como pensar e projetar o futuro, de forma a garantir que a realidade urbana possa ser vivida como experiência humana, individual e coletiva? Jorge da Cunha Lima acredita que fornecer respostas a estas questões implica a construção de outras formas de compreensão da cidade e do fenômeno urbano, como parte integrante de um projeto de sociedade planetária, estabelecendo um diálogo interdisciplinar que busque interconexões e possa constituir as bases para um saber menos restritivo e redutor. Nessa perspectiva, as crises urbanas não podem ser pensadas como resultado de um processo linear ou determinado, mas como um processo complexo, que requer uma visão macroscópica, capaz de identificar seus atributos, suas tendências, contratendências, determinações e indeterminações.

  • 22:31TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

    Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.

  • 22:48CONTOS DA MEIA NOITE

    IDEIAS DE CANARIO - MACHADO DE ASSIS

    Se aceitarmos o postulado de Ortega y Gasset a verdade somos nós e a circunstância. O canário, criado por Machado de Assis, antecipou esta reflexão. Passando por diversos ambientes, vivendo de várias maneiras, ele vai de uma casa de belchior, para um jardim residencial e daí para o mundo ... vasto mundo. Acaba por ensinar ao narrador a precariedade das verdades assentadas. E entre um trinado e outro zomba de tudo e de todos.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 17/02/2020

  • 23:46CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 6

    SINOPSE PROGRAMA 06 - VT CONTRACULTURA - VT WALMOR CHAGAS - QUEM SABE, SABE - VT ARQUIVO BEM BRASIL - ERASMOS CARLOS E WANDERLÉIA - VT MUSA LEILA DINIZ - VT A PEDIDO - MUSIKAOS - VT ENCERRAMENTO BANDA PUNK VELOCETTE

  • 00:08PROFISSÕES

    GERENTE DE PROJETOS

    O GERENTE DE PROJETOS, ESPECIALISTA EM PMO (PROJECT MANAGEMENT OFFICE), É UM PROFISSIONAL CAPAZ DE LIDERAR UMA EQUIPE PARA A EXECUÇÃO DE PROJETOS EM DIVERSAS ÁREAS.

  • 00:15SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    CHINA - NÃO VOU ESCONDER

    Shu quin Xiá é portadora do vírus HIV, na China. Durante uma doação de sangue em junho de 2002, ela e seu marido contraíram o vírus. O programa mostra a trajetória dessa chinesa em busca de uma vida normal e saudável.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 44

  • 07:31VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 02 - TÉCNICAS DE MEDITAÇÃO

    Prof.Ricardo Cneio Alves e Dr. Roberto falam sobre as técnicas de meditação e seus benefícios, principalmente utilizadas em mulheres grávidas.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 12

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: A CIDADE DE UBERABA, NO TRIÂNGULO MINEIRO, É CONSIDERADA A CAPITAL MUNDIAL DO BOI ZEBU. PESQUISAS POSSIBILITARAM O MELHORAMENTO GENÉTICO DA RAÇÃO, QUE CHEGOU AO BRASIL HÁ 100 ANOS.E O ESCRITOR PARAIBANO ARIANO SUASSUNA, CONSAGRADO PELAS OBRAS SOBRE O SERTÃO NORDESTINO, TEVE OUTRA PAIXÃO ALÉM DA LITERATURA: A CRIAÇÃO DE CABRAS.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 243

    João Gilberto Noll: O Entrelinhas entrevista o escritor gaúcho sobre seus últimos livros, voltados para o público adolescente. Um dos mais premiados romancistas brasileiros, Noll sempre escreveu obras carregadas de um erotismo que expressa a solidão do sujeito moderno e sua busca de identidade. Nos seus últimos livros, com temática adolescente (mas voltados tanto para um público juvenil quanto para adultos), esse erotismo ficou mais sutil – porém preservando a densidade poética do conjunto de sua literatura: “Estou mais elegante para tratar de sexo. Talvez pela idade – você perde um pouco o furor. Até porque eu não vivia na adolescência uma sexualidade furiosa, de jeito nenhum. (...) Eu não me abstraí de mim mesmo para escrever esses livros. As minhas obsessões continuam ali: a solidão, a fome de afeto, a amizade, a questão da identidade” – comenta ele a propósito dos livros Sou Eu, Nervo da Noite e Anjo das Ondas,protagonizados por adolescentes. Noll também fala de sua relação com o cinema, das adaptações dos livros Nunca fomos tão felizes, Harmada e Hotel Atlântico, e da importância da poesia para sua escrita: “A palavra tem para mim um sentido poético muito forte. (...) Além da palavra poética, a coisa musical é que me tange também na escrita. É dar à palavra uma importância a partir da sua materialidade, seu som, seu ritmo sintático. A lírica de Camões me influenciou muito mais do que Machado de Assis. E de onde vem a narrativa, já que também tenho gosto por relatar? Vem do cinema, muito mais do que do romance.” MPB: O programa destaca também dois livros com contos e histórias feitos a partir de canções da música popular brasileira. Em Essa história está diferente: dez contos para canções de Chico Buarque, Ronaldo Bressane convidou escritores brasileiros e estrangeiros (os argentinos Alan Pauls e Rodrigo Fresan, o mexicano Mário Bellatín , o moçambicano Mia Couto e os brasileiros Luis Fernando Verissimo, João Gilberto Noll, André Sant’Anna, Cadão Volpato, Carla Saavedra e Xico Sá) para criarem contos a partir de uma canção de Chico. Já em O Brasil não existe: ficções e canções, organizado por Arthur Nestrovski, artistas e ensaístas interpretam clássicos da MPB em diferentes linguagens e gêneros, tendo o Brasil e a identidade nacional como tema de reflexão. A matéria, com comentários do poeta Heitor Ferraz Mello (colaborador do Entrelinhas), inclui entrevista com Ronaldo Bressane e um depoimento do chargista Laerte sobre sua interpretação em quadrinhos do “Samba da minha terra”, de Dorival Caymmi, no livro O Brasil não existe, que traz ainda um “causo” do ator Gero Camilo, contos de Cecília Giannetti e Amílcar Bettega, entre outros. Carpinejar: Além de João Gilberto Noll, o Entrelinhas faz um bate-papo com outro importante escritor gaúcho: o poeta e cronista Fabrício Carpinejar. Autor de Biografia de uma árvore e Caixa de sapatos – livros que injetaram lirismo e angústia existencial na poesia brasileira contemporânea – e do livro de crônicas Canalha!, ele é um escritor que carrega no nome a herança lite rária dos pais, os poetas Maria Carpi e Carlos Nejar: “Acho que tudo começa na família e termina na família. A família é esse fantasma presente, visceral. Não tem como fugir da cilada do sangue. O que a gente pode fazer é ficar confortável dentro dela.” Carpinejar comentou ainda utilização do suporte da internet, o livro que reúne suas intervenções no Twitter – www.twitter.com/carpinejar – A Poesia em 140 Caracteres – e sua coluna no blog Consultório Poético: “Todo mundo precisa explicar qualquer coisa. Um médico precisa explicar uma receita. Eu acho que o escritor precisa ter um pouco mais de humildade para entender o que ele escreve, para preservar o leitor que ele já foi.”

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    BULLYING *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano sempre se divertiram com as brincadeiras que a turma aprontou com o Pamonha, o nerd da classe. Desconfiados de que estão exagerando, os dois descobrem que o amigo está sendo vítima de bullying e decidem traçar um plano para salvá-lo das zombarias e conscientizar a galera do comportamento.

  • 09:23CULTURA É CURRÍCULO II

    JARDIM BOTÂNICO DE BOTUCATU - UNESP

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    ANDRÉA MARIA PAVEL E LUIZ EDUARDO OSSE - ENSINO VOCACIONAL (16/04)

    O TEMA DESTE PROGRAMA EDUCAÇÃO BRASILEIRA É O ENSINO VOCACIONAL, EXPERIÊNCIA DESENVOLVIDA NOS ANOS 60 EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO. A PROPOSTA PEDAGÓGICA DOS GINÁSIOS VOCACIONAIS UTILIZAVA ESTRATÉGIAS DE INTEGRAÇÃO CURRICULAR, COMO OS ESTUDOS DO MEIO E OS PROJETOS DE INTERVENÇÃO NA COMUNIDADE - UMA MANEIRA DE TRAZER A REALIDADE SOCIAL PARA O INTERIOR DA ESCOLA. PARA CONHECER MELHOR ESTA EXPERIÊNCIA, QUE FOI INTERROMPIDA DURANTE O PERÍODO DA DITADURA MILITAR, E TAMBÉM RELACIONÁ-LA COM AS ESCOLAS DE HOJE, CONVERSAMOS COM A PEDAGOGA ANDRÉA MARIA PAVEL E COM O ADVOGADO LUIZ EDUARDO OSSE, DOIS EX-ALUNOS DO GINÁSIO VOCACIONAL.

  • 10:01SAUDE BRASIL

    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (OBESIDADE)

    É íntima a relação entre Alimentação e Obesidade. A vida moderna contribui com o sobrepeso, e transforma a obesidade – que aumenta o risco de doenças e complicações – em uma epidemia. Precisamos agir, rapidamente. Adotar um estilo de vida saudável que nos ajude a viver mais e melhor. E isso vale pra todo mundo, especialmente para crianças e adolescentes. A Organização Mundial de Saúde prevê pra 2020 ou 2030, 360 milhões de diabéticos no mundo e pasme aonde vai subir muito? Na Ásia, porque com a globalização os asiáticos entraram na nossa dieta que é uma dieta ruim. Para ficar mais atraente e saboroso para o consumo, novos ingredientes foram sendo introduzidos na produção de alimentos: * açúcar – para adoçar; * gordura saturada e gordura trans – para dar maior maciez e cremosidade; * sódio – para acentuar o sabor; * corantes – para dar cor especial; * (e) aromatizantes – para criar um cheiro irresistível. Para ficar mais claro, veja só: * Açúcar – é fonte de energia. Mas, em exagero, pode causar aumento de peso e excesso de gordura no sangue. *Gordura saturada – encontrada principalmente em alimentos de origem animal. *Gordura trans – produzida pela transformação de óleos vegetais em gordura vegetal hidrogenada, presente em produtos como biscoitos e chocolates. (essas gorduras, em excesso, podem fazer mal ao coração) *Sódio – faz parte do sal de cozinha. É utilizado na produção da maioria dos produtos para dar mais sabor e aumentar o tempo de conservação (a validade do produto). Em excesso pode causar pressão alta e afetar o coração. Se uma pessoa está DEZ POR CENTO acima do peso que deveria – é considerado um sobrepeso. Se essa porcentagem é de VINTE E CINCO POR CENTO ou MAIS já está na faixa da obesidade. O desafio é que crianças e adolescentes tem ganhado muito peso, aumentando o risco de adoecerem jovens e de permanecerem assim enquando adultos. A obesidade é doença crônica, complexa. Diversos fatores podem estar envolvidos: genéticos, ambientais e comportamentais. A imagem corporal também funciona, muitas vezes, como uma primeira apresentação. E pode determinar, principalmente, entre crianças e adolescentes, a aceitação ou não num grupo. E nesta fase ser bem visto, aceito, é vital para ajudar no desenvolvimento da personalidade. Vamos aproveitar e ver algumas dicas que podem nos ajudar a compor uma alimentação equilibrada e balanceada. E para isso, é bom lembrar, que ela não precisa ser cara. Podemos utilizar alimentos naturais, de época, produzidos na região em que vivemos. Para aprendermos o que devemos consumir, podemos pegar como exemplo a PIRÂMIDE ALIMENTAR. Ela funciona como um tipo de guia nutricional para conscientizar sobre os hábitos alimentares corretos. Você já ouviu o ditado: somos o que comemos! Pois é, muitos de nós estão comendo errado. Levando uma vida sedentária. Com muito estressse. Sem exercício! Resultado: mais obesidade, que traz mais doenças, como o Diabetes e suas complicações. Mas, sempre é hora de agirmos para mudar nossos hábitos. Agora que você já tem mais noção sobre como compor uma alimentação equilibrada e saudável, tome atitude! Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    AGRESSIVIDADE

    Saiba neste programa como lidar com a agressividade de uma criança. A Psicóloga e Professora da Universidade Federal de São Paulo, Márcia Pedromônico, vai orientar como lidar com as crianças agressivas. Fala também de como identificar essa agressividade, como lidar com as crianças que agridem os pais e qual o papel da escola em relação a isso.

  • 11:13PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 43

    “BOMBADO” A chegada de Larissa ao 3º ano da Piquerobi mexe com a vaidade das meninas e os hormônios dos meninos. A garota linda e descolada torna-se o centro das atenções. Melhor pra Bianca, de quem “ Lari” foi vizinha anos atrás e, instantaneamente, torna-se sua companheira de todas as horas. Pedro acha ótimo, já que “Lari” agora não sai de sua casa e não perde a chance de insinuar que ele seria irresistível com uns músculos a mais no corpo. Enquanto Bianca se entrega à diversão com “Lari”, Pedro alucina e se arrisca no projeto de ganhar bíceps a jato. Mas junto com seu brilho pessoal,”Lari” carrega um lado obscuro, de dependente de drogas.

  • 11:39GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - REGINA SILVEIRA

    Regina Silveira expõe sua visão sobre o fazer artístico, traçando relações entre obras recentes, sua trajetória e a cidade de São Paulo. O programa começa com a exposição Mundus Admirabilis e Outras Pragas que impressiona o espectador com uma verdadeira invasão de silhuetas de insetos. Este tema é retomado no decorrer da narrativa em outras obras suas, como a intervenção Transit, que foi re-feita especialmente para as gravações, onde a imagem de uma mosca é projetada em movimento sobre os prédios da Av. Paulista. O documentário culmina na visita à oba Duplo na praça Ana dos Santos Figueiredo, ao encontrá-la completamente depredada, Regina surpreendida reflete sobre o fazer artístico.

  • 12:32MANOS E MINAS III

    CRACA E DANI NEGA

    No palco do Manos e Minas, Craca e Dani Nega. Depois do "Dispositivo tralha", disco de estreia que recebeu vários prêmios, a dupla volta ao Manos e Minas para apresentar músicas do segundo disco "O Desmanche". Dani Nega e Craca trazem para suas músicas pautas como racismo e a resistência em tempos de perdas de direitos no Brasil. Este novo trabalho conta com várias participações como Juçara Marçal, Sandra-X , Clarianas, Luedji Luna, entre outros. Representando a cena dos slams, diretamente do Rio Grande do Sul, Barth Vieira. Matérias: - no quadro de danças urbanas, Igor Trakinas apresenta o popping. - A troca de experiências entre três grafiteiros da pesada e adolescentes da Fundação Casa de Pirituba rendeu novos muros e a certeza de que a arte tem o poder de transformar. Nosso videorrepórter Rodney Suguita acompanhou a transformação do espaço.

  • 13:32PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 05/02/2019 - EDICAO DNA

    ARGUMENTO Enviar HOJE VAMOS APRESENTAR UM PANORAMA SOBRE MODIFICAÇÃO GENÉTICA./ A CIÊNCIA VEM EVOLUINDO EM TÉCNICAS QUE PROMETEM ACABAR COM VÁRIAS DOENÇAS./ E QUE TAMBÉM PODEM SER USADAS PARA ESCOLHER AS CARACTERÍSTICAS DE UM BEBÊ./ COMO USAR ESSAS PODEROSAS FERRAMENTAS DENTRO DOS LIMITES ÉTICOS? COM A GENTE, A GENETICISTA LYGIA DA VEIGA PEREIRA, CHEFE DO LABORATÓRIO NACIONAL DE CÉLULAS-TRONCO EMBRIONÁRIAS, O LANCE, DA USP./ E A BIÓLOGA IRENE YAN, PROFESSORA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS, TAMBÉM DA USP.

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 19

    Cultura Retrô - PGM 19 VT JK - 109 anos de nascimento À PEDIDO - Confissões de Adolescente VT MUSA GRETA GARBO VT TARSILA 125 anos de nascimento Encerra FREDDIE MERCURY

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 08

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE CAMARONEIRAS (COLOMBIA), CANANEIA (BRASIL) E PESCA (SANTA LUCIA).

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ANIMAIS SOLIDÁRIOS

    Um bichinho de estimação pode fazer muito bem para a criançada, a gente já sabe. E estudos mostram que o contato com animais tem ajudado até no tratamento de crianças doentes ou que dependam de necessidades especiais. São os chamados animais solidários, normalmente cachorros que visitam pacientes em hospitais e até em casa. Outros são treinados para viver com o dono, como cães guia, como a cadela Tifany, da nossa convidada.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 15 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR II - 21/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS VER COMO ESTÃO SENDO MONTADOS OS NOVOS CURRÍCULOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES DE TODO O BRASIL A PARTIR DAS MUDANÇAS DETERMINADAS PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.// NOSSA CONVIDADA PARA COMENTAR ESSE ASSUNTO É GHISLEINE TRIGO - MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:33CULTURA É CURRÍCULO II

    PALÁCIO DO HORTO

  • 15:40CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 13 - MÚSICA PROGRAMÁTICA - PARTE 02

    A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, EXPLICA OS MEIOS PARA A COMPOSIÇÃO PROGRAMÁTICA E OS RECURSOS MUSICAIS USADOS PELOS COMPOSITORES. NESTA AULA, ELA DÁ DETALHES DA OBRA DE HECTOR BERLIOZ, CONSIDERADO "O PAI" DA MÚSICA PROGRAMÁTICA.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 2 - FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

    Territórios Culturais viaja hoje para o extremo sul da cidade, na região do Capão Redondo. Berço de um movimento cultural e artístico forte e militante, o Capão abriga uma das Fábricas de Cultura mais atuantes da cidade. Lá, Felipe e Tuti conhecem - além das diversas ações culturais realizadas pela comunidade – Harley e seu grupo vocal que tem bombado na internet: O Quebrada Queer.

  • 17:01VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 17

    O VITRINE BRASIL DE HOJE TE LEVA ATÉ ABAETETUBA, NO PARÁ PARA CONHECER OS BRINQUEDOS DE MIRITI // ACOMPANHA UMA AULA DE CERÂMICA PARA A MELHOR IDADE, EM CURITIBA, ONDE A PRINCIPAL LIÇÃO É SE DIVERTIR// TE MOSTRA A TRADIÇÃO ITALIANA EM SÃO PAULO. // ANDRÉ VASCO FOI SABOREAR AS DELÍCIAS DA CULINARIA ITALIANA NA TRADICIONAL FESTA DE SÃO VITO, NO BAIRRO DO BRÁS// E AINDA BATEU UM PAPO COM UM LEGITIMO DESCENDENTE, O ATOR SERGIO MAMBERTI QUE MORA NO BEXIGA, MAIS UM BAIRRO DA COLONIA ITALIANA EM SÃO PAULO.// O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR,// MAMA MIA!!!

  • 17:30CURSOS LIVRES: MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL (LEGENDADO)

    EFEITO ESTUFA E A TEMPERATURA DO PLANETA - LEG

    NESTA 2ªAULA, O PROFESSOR BRITO EXPLICA COMO FUNCIONA O EFEITO ESTUFA. NA ATMOSFERA EXISTEM CERTAS MOLÉCULAS QUE ABSORVEM A RADIAÇÃO INFRA-VERMELHA EMITIDA PELA TERRA, COMO É O CASO DO VAPOR DE ÁGUA E DO GÁS CARBÔNICO, ALÉM DO METANO E DO ÓXIDO NÍTRICO. O EFEITO ESTUFA É BOM PARA NÓS HUMANOS E PRA VIDA NO PLANETA, POIS É ELE QUE GARANTE UMA TEMPERATURA ADEQUADA PARA NOSSA EXISTÊNCIA. O PROBLEMA QUE TEMOS AGORA NÃO É O EFEITO ESTUFA EM SI, MAS SIM O AUMENTO DELE, E O PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR ISSO É O GÁS CARBÔNICO. ISTO PORQUE MUITAS DAS ATIVIDADES HUMANAS GERAM E LIBERAM GÁS CARBÔNICO, O QUE ESTÁ CAUSANDO A ALTERAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA E O AUMENTO DA PORCENTAGEM DE ENERGIA EMITIDA PELA TERRA QUE FICA RETIDA NA ATMOSFERA (O FATOR G). O PROFESSOR BRITO VAI MOSTRAR UM GRÁFICO DA TEMPERATURA DA TERRA EM FUNÇÃO DE G. NESSE GRÁFICO É POSSÍVEL OBSERVAR QUE QUANTO MAIOR FOR O FATOR G, MAIS A TEMPERATURA DA TERRA SE ELEVA. A QUESTÃO PRA HUMANIDADE AGORA É PREVER DE QUANTO SERÁ ESSE AUMENTO DE TEMPERATURA, POR ISSO SE TORNOU TÃO IMPORTANTE ESTUDAR, ENTENDER E CONHECER MELHOR QUAIS OS MECANISMOS QUE DEFINEM A TEMPERATURA MÉDIA DO PLANETA.

  • 18:01LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 2

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao ar dia 03/12, às 20:00, temos como convidados Marcelo Rubens Paiva e Marçal Aquino.

  • 19:00SP PESQUISA

    MICROBIOTA INTESTINAL

    A literatura científica sobre prebióticos e probióticos aumentou sensivelmente nos últimos 10 anos. E quanto mais os estudos avançam, parece confirmar-se a tese de que a microbiota intestinal pode estar relacionada com muitas doenças humanas. O programa SP Pesquisa conversou visitou dois laboratórios que se dedicam à microbiota: um da Unicamp, que quer entender a relação da microbiota com a obesidade e o diabetes; outro da Unifesp, que fez um levantamento entre a microbiota de crianças de classes sociais diferentes.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    EDSON CELULARI

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 323 - VIVER PARA SEMPRE

    VOCÊ GOSTARIA DE VIVER ATÉ OS 150 OU 200 ANOS? ACREDITA QUE, UM DIA O HOMEM VAI ALCANÇAR A CONDIÇÃO DE IMORTAL? ACHA QUE, PELO MENOS ALGUMAS PESSOAS DEVERIAM VIVER PARA SEMPRE? OLHA, POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, TEM MUITA GENTE POR AÍ QUE SONHA COM A IMORTALIDADE. MAIS DO QUE SONHAR, HÁ QUEM ESTEJA TRABALHANDO PARA QUE ISSO ACONTEÇA. NOS ESTADOS UNIDOS, EXISTE A COALIZÃO PARA A EXTENSÃO RADICAL DA VIDA. NA INGLATERRA, A SOCIEDADE BRITÂNICA PARA A LONGEVIDADE. ESSES GRUPOS NÃO PARAM DE GANHAR ADEPTOS. GENTE QUE DORME EM COLCHÕES ELETROMAGNÉTICOS, TOMA ATÉ 150 PÍLULAS POR DIA E FAZ MUITO MAIS. A PROPÓSITO, VOCÊ SABE QUANTAS PESSOAS QUE JÁ PASSARAM DESTA PARA OUTRA , ESTÃO CONGELADAS, ATUALMENTE, ESPERANDO UM AVANÇO DA CIÊNCIA QUE AS TRAGA DE VOLTA PARA A VIDA? ESSE E OUTROS DETALHES VOCÊ VAI VER NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 21:00ANTUNES FILHO EM PRETO E BRANCO

    A CASA FECHADA

    Uma cidadezinha, onde os habitantes têm muito tempo para fofocar. O asunto do momento é uma mulher, mãe de três filhos, que traiu seu marido e teve que sair da cidade. A casa foi desabitada e agora todos estão de volta, trancados, discutindo e resolvendo o passado. Os habitantes da cidade que estão do lado de fora, mal podem esperar a hora da adúltera sair. Nessa expectativa, vão se revelando e demonstrando que são piores do que ela.

  • 22:01BALANÇO DO SÉCULO XX, PARADIGMAS DO SÉCULO XXI

    TÊM OS GREGOS AINDA ALGO A NOS DIZER?

    TÊM OS GREGOS AINDA ALGO A NOS DIZER? Marcelo Perine Neste programa, o professor Marcelo Perine faz um resumo de como se define a psique dos gregos e apresenta tanto a gênese quanto as definições do conceito de subjetividade desde os filósofos gregos até os modernos. A partir dessas duas definições ele coloca em discussão conceitos e idéias do filósofos gregos que a modernidade abandonou, mas que poderiam ser uma boa alternativa ao atual modo de vida.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 18/02/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 7

    SINOPSE PROGRAMA 07 - VT MAZZAROPI - ESTRÉIA UM CAIPIRA EM BARILOCHE - VT OFÍCIO PENDULEIRO - VT A PEDIDO - ENSAIO CLARA BECKER - VT ARQUITETURA PRÉDIOS SP - VT GAUDI - VT MODA ACERVO - VT ENCERRAMENTO MAYSA ESTUDOS

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    ÍNDIA - PAPÉIS INVERTIDOS

    O PROGRAMA MOSTRA A VIDA DAS MULHERES DA ÍNDIA. SUAS DIFICULDADES E SUA LIBERDADE DE COLOCAR SUAS FORMAS DE PENSAR E DE AGIR E AS DISCRIMINAÇÕES QUE AINDA EXITEM PELO COSTUME DOS HOMENS INDIANOS.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 45

  • 07:32VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 03 - FITOTERAPIA

    HOJE, NOSSO ASSUNTO É FITOTERAPIA. FITOTERAPIA É A UTILIZAÇÃO DAS PLANTAS EM PREPARAÇÕES FARMACÊUTICAS QUE AUXILIAM NO TRATAMENTO DE DOENÇAS E NA MANUTENÇÃO E RECUPERAÇÃO DA SAÚDE E NO PROGRAMA SÃO ESCLARECIDAS AS UTILIZAÇÕES E CUIDADOS NESTE TRATAMENTO.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 13

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: A PRODUÇÃO DE FLORES TRANSFORMOU HOLAMBRA, NO INTERIOR PAULISTA, EM UM DOS DESTINOS MAIS ROMÂNTICOS E CHARMOSOS DO ESTADO. A INSPIRAÇÃO VEIO DESTE PARAÍSO FLORIDO, A HOLANDA, NA EUROPA, MAIOR PRODUTORA DO MUNDO. E UMA PLATEIA FORMADA POR COMPRADORES LOTA ARQUIBANCADAS PARA VER UM ESPETÁCULO CURIOSO: UM LEILÃO DE PLANTAS INSPIRADO EM UM MÉTODO HOLANDÊS.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 244

    Lourenço Mutarelli: O Entrelinhas entrevista o cartunista que nos últimos anos se firmou como uma das vozes mais fortes da ficção brasileira contemporânea. Mutarelli fala sobre seus últimos livros – a trilogia A Arte de produzir efeito sem causa, Miguel e os dem ônios e Nada me faltará – e comenta a adaptação para o cinema de seu romance O natimorto, dirigido por Paulo Machine, no qual ele próprio atua como protagonista, ao lado da atriz Simone Spoladore. Mutarelli já havia participado, como coadjuvante, de outra adaptação de um de seus livros: O cheiro do ralo, do diretor Heitor Dhalia, com Selton Mello no papel de principal. Agora, ocupa o centro de uma trama asfixiante, em que a personagem propõe a uma mulher um isolamento do mundo, como forma de superarem suas feridas subjetivas. Alta Ajuda: No quadro em que os convidados dão dicas de alta literatura que podem servir de literatura de auto-ajuda, o escritor e jornalista Xico Sá sugere leituras que podem ser úteis para Kate Middleton (nova princesa do Reino Unido) enfrentar o desafio de ser uma plebeia entre gente de sangue azul. Zulmira Ribeiro Tavares: O Entrelinhas entrevista uma das maiores escritora brasileiras, que acaba de lançar Vesúvio, seu primeiro livro contendo exclusivamente poemas. Nos romances Jóias de família e O nome do bispo, Zulmira Ribeiro Tavares traçou um perfil irônico das elites brasileiras. Mas esse olhar crítico também está presente numa parte menos conhecida de sua obra: a poesia. Zulmira explica que a poesia se fazia presente já em seu livro de estréia, Termos de Comparação, ao lado de ensaios e pequenas peças de ficção, e que Vesúvio aprofunda essa linguagem concisa tanto em versos quanto em pequeno textos em prosa – que desdobram as variações, constantes em sua obra, entre romances, contos e relatos breves que ela denomina “ficções”. Eça de Queirós: O programa destaca ainda a recém-lançada fotobiografia do maior romancista português. O autor do clássico Os Maias viveu na época de ascensão da fotografia, adorava ser retratado e chegou a ter uma câmera. O livro cobre desde a infância de Eça até os momentos de uma glória literária conquistada graças a seu olhar corrosivo sobre o provincianismo da sociedade portuguesa do século 19.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    HIGIENE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A criatividade de Cadu está cada vez mais aguçada. Infelizmente, sua preocupação com a higiêne pessoal não anda lá essas coisas: ele dorme sem tomar banho, usa o mesmo par de meias por dias e não escova os dentes após as refeições, o que, além de uma dor de dente insuportável, vai colocá-lo diante de seu maior medo: dentista!

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    MIRIAM BRITO GUIMARÃES E SILVIA CARVALHO (23/04/2014)

    NA PESQUISA DE MESTRADO REALIZADA NA FE-USP, A BIÓLOGA E EDUCADORA MIRIAM BRITO GUIMARÃES PERCEBEU QUE BOA PARTE DOS PROFESSORES NÃO SABE LIDAR COM A HETEROGENEIDADE QUE EXISTE NAS SALAS DE AULA DO ENSINO FUNDAMENTAL. OS DADOS MOSTRAM QUE MUITOS DELES TENTAM TRATAR AS DIFERENÇAS HOMOGENEIZANDO A CLASSE E IGNORANDO OS ALUNOS COM DIFICULDADES. PARA DEBATER O ASSUNTO COM MIRIAM, CONVIDAMOS A COORDENADORA DO INSTITUTO AVISA LÁ, SILVIA CARVALHO, QUE TRABALHA COM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM VÁRIOS LUGARES NO BRASIL.

  • 10:01SAUDE BRASIL

    OSTEOPOROSE - EXERCÍCIOS

    A prática de atividade física faz bem à saúde. Exercícios, feitos de maneira adequada, geram benefícios ao nosso organismo. E já está comprovado que exercício fortalece, além de músculos, também os ossos. Por isso, manter um programa regular de atividade física ajuda a prevenir a Osteoporose, a reabilitar funções e a combater quedas e fraturas. O tratamento da Osteoporose engloba várias abordagens: atividade física, ingesta adequada de cálcio, vitamina D (por exposição ao sol ou suplementação) e medicamentos (sempre que necessário). A atividade física, segundo pesquisas científicas, ajuda na formação de massa óssea. Ao fazermos movimentos, contraímos a musculatura... e o osso sofre uma pequena deformação. É essa deformação que estimula os ossos a produzirem mais osso. Ou seja, o osso responde ao estímulo sobre ele. É fundamental que, antes de iniciar um programa de exercícios, o indivíduo passe por uma criteriosa avaliação profissional. Especialmente, o paciente com Osteoporose, em tratamento, deve seguir a orientação médica para exercitar-se de forma adequada e segura. Outro benefício da atividade física para o portador de Osteoporose é a melhora do equilíbrio e da coordenação, o que ajuda a prevenir quedas e fraturas. E exercícios, bem orientados, também ajudam a combater a dor, melhorando a qualidade de vida. Há basicamente três grupos de exercícios: o primeiro grupo é o de Exercícios de Alongamento: alongam os músculos e são importantes para manter a flexibilidade; preparam para os exercícios de fortalecimento; e diminuem o risco de lesões como distenções. O segundo grupo é composto pelos Exerícios de Fortalecimento: são os mais importantes para quem tem Osteoporose. Fortalecem músculos e estimulam o fortalecimento também dos ossos e ajudam a formar massa óssea. E o terceiro grupo é o de Exercícios Aeróbicos, que ajudam no condicionamento cardio-respiratório e facilitam a realização de atividades diárias. A quantidade e o tipo de exercício recomendado para cada indivíduo pode variar, a depender do estágio da doença, do condicionamento físico, se o paciente já passou por cirurgia etc. Por isso, recomenda-se que cada paciente converse com o médico, e receba avaliação e orientações da equipe multidisciplinar, que envolve o fisiatra, o fisioterapeuta, o terapeuta ocupacional, entre outros profissionais. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    MUDANÇA DE ENDEREÇO

    Neste programa saiba como lidar com seu filho em relação à mudança de endereço. A psicóloga e Coordenadora do CAD, Silvia Amaral, vai falar quais são os pontos positivos de uma mudança de endereço e como ajudar seu filho a se adequar em um novo local.

  • 11:08PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 44

    44) “LIVRISMO” A fase não anda boa para Pedro. Além de precisar de notas na escola, ainda tem de aguentar os pais, que comparam seu desempenho com o de Bianca. Mas tudo começa a mudar durante a aula de Artes. Desafiados a se colocarem de corpo e alma numa pintura, desta vez é Pedro quem se sai melhor. Seu estranho e intenso quadro magnetiza todo mundo na Piquerobi. Bianca se morde de ciúmes e ainda tem de engolir suas melhores amigas entre o grupo de fãs que o irmão atrai para, inspirado nos vanguardistas europeus dos anos 1930, quebrar todas as regras. De repente, Pedro é o astro da família, e Bianca tem de aprender a conviver com essa nova ordem.

  • 11:34GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - EFRAIN ALMEIDA

    Efrain Almeida nos conduz carinhosamente em viagem à sua cidade de origem Olho D’água dos Facundos – Ceará, nos paresenta seus pais e o lugar onde nasceu. Somos levados ao ponto de partida do artista – a primeira imagem, uma imagem de menina milagrosa na igreja de São Fancisco no Canindé. São os elementos marcantes desse universo, vivido na infância do artista, que compõem sua obra hoje: as cabras, pintinhos, cachorros, a referência às imagens de ex-votos e a iconografia das igrejas católicas. A obra de Efrain traz “algo guardado na memória” que dividido com o publico universaliza a iconografia e a experiência da região nordeste brasileira.

  • 12:30MOSAICOS

    A ARTE DE NELSON CAVAQUINHO

    MOSAICOS – A ARTE DE NELSON CAVAQUINHO MOSAICOS – A ARTE DE NELSON CAVAQUINHO O programa é um documentário musical que traça a trajetória artística de um dos mais representativos nomes da música popular brasileira, autor de clássicos do samba, como “Folhas secas” (Nelson Cavaquinho/Guilherme de Brito), “Luz negra” (Amâncio Cardoso/Nelson Cavaquinho) e “Juízo final (Élcio Soares/Nelson Cavaquinho)”. Para relembrar momentos da carreira de Nelson Cavaquinho (1911-1986), MOSAICOS promove o encontro de três amigos do compositor: os músicos Nelson Sargento, Carlinhos Vergueiro e Eduardo Gudin. O programa também recupera as participações de Nelson Cavaquinho em programas clássicos da emissora, como o “MPB Especial” (1973) e o “Festival de Verão do Guarujá” (1980). MOSAICOS se completa com números musicais inéditos das cantoras Giana Viscardi, Ângela Evans e Dayse Cordeiro que, acompanhadas pelo grupo Ó do Borogodó, interpretam algumas das principais músicas do repertório do homenageado.

  • 13:20PROFISSÕES

    ENGENHEIRO CARTÓGRAFO

    UM ENGENHEIRO ESPECIALISTA EM MAPAS. A UNIVESP TV FOI CONHECER O TRABALHO DE ÉLCIA FERREIRA DA SILVA, DONA DE UMA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA NO INTERIOR DE SÃO PAULO.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 06/02/2019 - EAD

    PARA FALAR SOBRE ENSINO A DISTÂNCIA, RECEBEMOS O PROFESSOR RODOLFO JARDIM DE AZEVEDO, PRESIDENTE DA UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO, A UNIVESP./ E A PROFESSORA VANI MOREIRA KENSKI, VICE-PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, A ABED./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 20

    Cultura Retrô PGM 20 - 08/09/11 VT MAO TSE TUNG - 35 ANOS DE MORTE VT MATÉRIA GLUB GLUB - 20 ANOS DE ESTRÉIA À PEDIDOS - TELEROMANCE MARIA STUART VT TOY ART VT LENNON / IMAGINE - 40 ANOS LANÇAMENTO DISCO "IMAGINE"

  • 14:22CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU CASA DE PORTINARI - BRODOWSKI

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 09

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE SIMON VELEZ (COLOMBIA), PAPEL TIFA (COSTA RICA) E CIPO (GUIANA).

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DISFAGIA

    Enzo era uma criança normal até seus 10 meses. Com 10 meses ele deu entrada com um coágulo no crânio, fez cirurgias e teve sequelas. Entre elas a disfagia. Disfagia não é exatamente uma doença, mas um mau funcionamento do esôfago que pode atingir, inclusive, bebês. Os pais precisam se adaptar a uma nova realidade quando um filho ou filha tem disfagia porque isso interfere em toda a alimentação da criança. O pai e a criança ficaram no espaço infantil. Participação de telespectadora no quadro papo de rua.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 16 REFORMA DO ENSINO MÉDIO - 24/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO. QUAIS OS PONTOS MAIS POLÊMICOS DA MUDANÇA? COMO VAI FICAR O ENEM? NOSSO CONVIDADO É SIMON SCHWARTZMAN - EDUCADOR E MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS.

  • 15:32PROFISSÕES

    MÚSICO

    TRÊS PERSONAGENS CONTAM O DIA A DIA DO MÚSICO NO PROGRAMA PROFISSÕES - MÚSICO.

  • 15:44CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 15 - LIED E CHANSON - PARTE 01

    A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA SOBRE O LIED E A CHANSON, COMPOSIÇÕES TÍPICAS DO FINAL DO SÉCULO XIX. SÃO COMPOSIÇÕES COM LETRAS (NO GERAL, BASEADAS EM POESIAS) E ACOMPANHAMENTO DE PIANO. OS COMPOSITORES DO LIED TEM UM ENTUSIASMO POR TUDO QUE É HISTÓRICO E FOLCLÓRICO. ESSE MODELO SE DESENVOLVEU PRINCIPALMENTE NA ALEMANHA.

  • 16:25CULTURA É CURRÍCULO II

    FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO

  • 16:32INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 3 - MUSEU DA IMIGRAÇÃO E MEMORIAL DA RESISTÊNCIA

    Neste episódio de Territórios Culturais, Felipe e Tuti – nossos apresentadores – “invadem” dois museus intimamente ligados à história de São Paulo: O Memorial da Resistência, onde nos anos de chumbo da ditadura militar funcionou a prisão do DEOPS e hoje é uma homenagem aos que lutaram pela democracia no Brasil. Nossos apresentadores “invadem” também o Museu da Imigração, localizado onde – no passado – funcionou a hospedaria dos imigrantes, local em que eram recebidas as famílias que aqui chegavam em navios vindos da Europa e que tanto contribuíram para a história de São Paulo.

  • 17:01VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 18

    O VITRINE BRASIL DE HOJE TE LEVA ATÉ SANTA CATARINA PARA CONHECER A TRADIÇÃO GERMÂNICA NO MUNÍCIPIO DE POMERODE // E CONFERIR A VISITA ANUAL DAS BALEIAS FRANCAS NO LITORAL CATARINENSE // VOCÊ VAI ACOMPANHAR COMO É FEITA A RAPADURA ARTESANAL NO MATO GROSSO // VELEJAR COM O PROJETO GRAEL EM NITEROI NO RIO DE JANEIRO. // O VITRINE BRASIL ENTRA NO RITMO ASIÁTICO QUE CONTAGIA MILHARES DE JOVENS MUNDO AFORA. // ANDRÉ VASCO FOI NO CENTRO CULTURAL SÃO PAULO CONVERSAR COM UMA TURMA APAIXONADA POR K-POP.

  • 17:30CURSOS LIVRES: MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL (LEGENDADO)

    GASES DE EFEITO ESTUFAS: MEDIÇÃO DE CO2 NA ATMOSFERA - LEG

    NESTA 3ª AULA, O PROFESSOR BRITO MOSTRA COMO A MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA PODE AJUDAR A CALCULAR A TEMPERATURA DO PLANETA TERRA. O PRINCIPAL CIENTISTA QUE SE DEDICOU A ESSAS MEDIÇÕES FOI O AMERICANO CHARLES KEELING, COMEÇANDO NO FINAL DOS ANOS 50. DE LÁ PRA CÁ, CIENTISTAS NO MUNDO TODO MEDIRAM A VARIAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO, E NÃO RESTA MAIS NENHUMA DÚVIDA DE QUE SUA CONCENTRAÇÃO ESTÁ AUMENTANDO NA ATMOSFERA DO PLANETA. ASSIM, POR MEIO DESSA MEDIDA, É POSSÍVEL PROVAR DE MANEIRA IRREFUTÁVEL O QUE ATÉ ALGUM TEMPO ATRÁS AINDA ERA QUESTIONANDO POR ALGUNS, QUE O PLANETA TERRA ESTÁ SOFRENDO DE FATO UM AQUECIMENTO.

  • 18:05LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 3

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/01, às 20:00, temos como convidados o escritor Modesto Carone, que traduz Kafka e o cronista Xico Sá.

  • 19:00SP PESQUISA

    ORNITOLOGIA NO BRASIL

    O PROGRAMA OBSERVA ORNITÓLOGOS QUE OBSERVAM AVES BRASILEIRAS. O QUE NÃO É POUCA COISA, JÁ QUE O BRASIL É O SEGUNDO PAÍS EM NÚMERO DE ESPÉCIES AVES CONHECIDAS E DESCRITAS PELA CIÊNCIA. O SÃO PAULO PESQUISA VISITA UMA DESSAS COLEÇÕES DE PÁSSAROS QUE ESTÁ NO MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP E CONVERSA COM PESQUISADORES SOBRE A MANEIRA DE CLASSIFICAR ESPÉCIES. TAMBÉM FALAMOS COM A ORNITÓLOGA ELISABETH HOFLING, QUE ESTUDA ANATOMIA DE PÁSSAROS DE METRÓPOLES; PAULINE PROVINI QUE OBSERVA A ANATOMIA DAS PERNAS DOS PÁSSAROS NA BUSCA DE ENTENDER A ORIGEM DO VÔO; E AINDA COM THALITA DA CHUNHA PIRES QUE DEBRUÇA-SE SOBRE SIRINGES PARA SABER MAIS SOBRE O CANTO DAS AVES.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    JOSÉ POSSI NETO

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 324 - O HOMEM E A LUA

    NA ANTIGUIDADE, PARA MUITOS POVOS, ERA UMA DEUSA CHEIA DE PODERES MISTERIOSOS. PARA OS POETAS, OBJETO DE FASCÍNIO E INSPIRAÇÃO. NO PLANETA, É UMA FORÇA QUE ATUA SOBRE OS CICLOS DA NATUREZA, INFLUINDO NO RITMO DAS MARÉS, NO CRESCIMENTO DAS PLANTAS, DOS ANIMAIS E ATÉ NO CORPO HUMANO. PARA OS ASTRÓLOGOS, UM DOS FATORES QUE REGEM NOSSOS DESTINOS. JÁ OS ASTRÔNOMOS A VÊEM COMO O ÚNICO SATÉLITE NATURAL DA TERRA E O QUINTO MAIOR DO SISTEMA SOLAR. NA POLÍTICA, QUEM DIRIA, ACABOU SE TORNANDO ALVO PREFERENCIAL, DURANTE A GUERRA FRIA, TRAVADA ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E A ANTIGA UNIÃO SOVIÉTICA. DEPOIS QUE O RUSSO YURI GAGARIN SE TORNOU O PRIMEIRO HOMEM A IR AO ESPAÇO, EM 1961, OS AMERICANOS NÃO SE CONFORMARAM. E O ENTÃO PRESIDENTE KENNEDY EXIGIU QUE A NASA ENVIASSE MISSÃO PARA O PRIMEIRO POUSO TRIPULADO NA LUA. ISSO SÓ ACONTECEU OITO ANOS APÓS O FEITO DOS SOVIÉTICOS. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA É DEDICADA AOS 50 ANOS DA CHEGADA DO HOMEM À LUA.

  • 21:00CAMPUS EM AÇÃO 2019

    NENHUMA DIFICULDADE VAI ME IMPEDIR (FIAM FAAM) + EUGÊNIA (FIAM FAAM)

    Neste programa, Aline Jones e Eduardo Guimarães apresentam os vídeos "Nenhuma Dificuldade Vai me Impedir", produzido por alunos do curso de Jornalismo da FIAM-FAAM e "Eugênia", produzido por alunos do curso de produção audiovisual da FIAM-FAAM. Sobre "Nenhuma Dificuldade Vai me Impedir" O filme documentário mostra a história de Renato. Formado em Arquitetura e Urbanismo, perdeu a visão aos 41 anos de idade devido a um Glaucoma Hereditário. Diante das dificuldades diárias como a falta de acessibilidade, principalmente na região Leste da capital paulista onde reside, você vai acompanhar essa emocionante história de vida e superação, mostrando que a deficiência visual não torna nenhum ser humano incapaz, pelo contrário, mostra novas possibilidades trazendo um novo ponto de vista que normalmente não é pautado mostrando o deficiente visual como uma pessoa independente. Ano de produção: 2019 Sobre "Eugênia": Eugênia é uma jovem negra que aparentemente leva uma vida normal, contudo, em seu interior habita uma intensa rejeição à sua cor de pele e cabelos crespos. Diariamente segue o que considera sua rotina de beleza, que na verdade é apenas uma forma de distanciar e esconder suas características negras. Apesar disso, Eugênia depara-se com uma situação que provocará fortes conflitos, colocando em jogo as suas convicções. Ano de produção: 2019

  • 21:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 1

    CUBA Depoimento de três médicas cubanas. A educação e a formação médica, em meio a tantas experiências frustradas, são dois trunfos incontestáveis conquistados ao longo dos últimos cinquenta anos pelo governo cubano. ÁUSTRIA Como toda a Europa rica, é assediada cada vez mais por uma população que precisa escapar da míséria de seus países.Mas a política austríaca dificulta a entrada e a permanência dessas pessoas. Nesse quadro, aparece a figura de Ute Bock que luta por esses desvalidos. Hoje, aposentada, ela fundou a casa de abrigos a refugiados: a Vérrin Ute Bock.. BOLÍVIA A Bolívia tem 9 milhões de habitantes. Desses, 5 milhões e quatrocentos mil são índios. Sempre discriminados. Sempre explorados. E ignorados como cidadãos, mas houve uma ruptura em 2003. Pela primeira vez, em eleições democráticas, os índios assumiram o poder. Hoje, além do índio Evo Morales, há quatro mulheres que compõem o Ministério, duas mulheres na chefia do poder executivo - Cristina Kirchner na Argentina, e Michelle Bachelet no Chile. CHINA Nesses primeiros anos de século XXI, a China se configura como uma das maiores promessas de desenvolvimento. É alardeado tanto seu progresso na educação, como no campo industrial e financeiro. No interior do país, emergem histórias parecidas com as da época feudal. Uma delas, chamada "O novo mundo de Guên Liufên". Guên aplica a frase "os incomodados que mudem o mundo". Trabalha duro para que uma remota comunidade se eduque, se transforme e assim evolua.

  • 22:00#PROVOCAÇÕES

    #PROVOCAÇÕES - 24 - BRUNO MAZZEO

    O programa #Provocações, comandado por Marcelo Tas, recebe o ator e roteirista Bruno Mazzeo. Na edição, ele revela como lida com o assédio da imprensa, alguns detalhes sobre sua relação com seu pai, Chico Anysio, discute sobre o “politicamente correto”e muito mais.

  • 22:30TRAJETÓRIAS

    GERMANO MATHIAS

    Nascido em São Paulo, começou ainda menino nas rodas de samba dos engraxates – famosos no centro da cidade. Fez parte da bateria das escolas de samba Rosas Negras e Lavapés. Foi produtor de jingles famosos e gravou dezenas de discos de samba. Foi premiado e homenageado pela sua contribuição ao samba brasileiro, sendo apelidado como "O Catedrático do Samba". O Trajetórias de hoje homenageia a história do sambista Germano Mathias. Entrevistadores: Vilmar Bittencourt, Dafne Sampaio e José Roberto Walker

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 19/02/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 8

    SINOPSE PROGRAMA 08 - VT SARAMAGO - 1 ANO MORTE - VT ÁFRICA - 20 ANOS APARTHEID - VT PAULO GRACINDO - PGM JOGO DA VERDADE - 100 ANOS NASCIMENTO - VT A PEDIDO - PROFESSOR TIBÚRCIO - VT OFÍCIO CHAPELEIRO - VT ENCERRAMENTO BAILARINO NUREYEV

  • 00:22CONTOS DA MEIA NOITE

    LUZ NA VARANDA - DALTON TREVISAN

    Um caso de adultério.A luz, quando acesa na varanda é o sinal combinado de que o marido está ausente. Até que os vizinhos descobrem e denunciam a farsa. E a violência explode a noite de Curitiba.

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    NEPAL - SHAKTI - FORÇA PARA AS MULHERES

    O programa mostra a vida de Anu, uma mulher que foi vítima do comércio sexual no Nepal, e hoje luta para evitar que outras mulheres não sejam vítimas de discriminação e do ostracismo que sofrera.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 46

  • 07:31VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 04 - PRÁTICA DO LIEN CH'I

    Prof. Ricardo Cneio Alves prof. de terapia prânica. -Dr. Jou Eel Jia - médico e prof. medicina chinesa.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 14

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: QUASE A METADE DE TUDO QUE É PRODUZIDO NO CAMPO PASSA, DE ALGUMA FORMA, POR UMA COOPERATIVA. O BRASIL TEM MAIS DE 1600 COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS QUE REÚNEM 1 MILHÃO DE ASSOCIADOS E GERAM 200 MIL EMPREGOS. NO OESTE DO PARANÁ A INSPIRAÇÃO VEM DA UNIÃO E DISCIPLINA DAS ABELHAS NA PRODUÇÃO DE MEL. E PRODUTORES DE TILÁPIA SE UNEM PARA CONSEGUIR FINANCIAMENTOS, INSUMOS, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E ENFRENTAR A MAIOR DIFICULDADE: A COMERCIALIZAÇÃO. É NESTE SÁBADO NO AGROCULTURA.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 245

    CONTARDO CALLIGARIS: O Entrelinhas entrevista o psicanalista e escritor que assina na Folha de S. Paulo uma das colunas mais lidas do Brasil. Calligaris estreou na literatura com O Conto do Amor e acaba de lançar seu segundo romance: A mulher de vermelho e branco – uma história de investigação com alta densida de psicológica e duas tramas confluentes, que se passam entre São Paulo, Nova York e Paris. Uma das tramas tem a mulher brasileira de um marroquino envolvido com grupos terroristas dos EUA; na outra, uma refugiada vietnamita vem ao Brasil para um ajuste de contas com o passado. Fazendo a ponte entre as duas personagens está o psicanalista Carlo Antonini, mesmo protagonista de O Conto do Amor. Perguntado se o narrador seria seu alter ego, Calligaris respondeu: “Não. Eu é que sou o alter ego dele...”. Além da trama envolvente, em ritmo alucinante, o livro traz as reflexões do escritor sobre questões de identidade e sobre o desterro subjetivo dos imigrantes no mundo globalizado – um dos mais candentes temas da contemporaneidade e do multiculturalismo DIA DAS MÃES: O Entrelinhas dá dicas de livros com as mães mais famosas da literatura, desde a tragédia grega Édipo rei, de Sófocles, até a Supermãe do cartunista Henfil. EVANDRO AFFONSO FERREIRA: O programa conversa também com o autor de Minha mãe se matou sem dizer adeus, que recebeu o prêmio de melhor romance de 2010 da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte). O romance mistura ironia e amargura ao tratar das relações maternais, assinalando uma nova fase de sua obra – mais contemplativa e melancólica. Evandro Affonso Ferreira falou também de suas primeiras obras, como Grogotó e Catrâmbias – em que desencavava palavras esquecidas do vocabulário para criar tramas esdrúxulas, repletas de humor – e da paixão pelos livros que levou o escritor mineiro a ter dois dos sebos mais famosos de São Paulo. HIPERDOTADOS DA LITERATURA: O escritor Joca Reiners Terron, colaborador do Entrelinhas, trata da nova onda da literatura mundial: os livros que têm crianças e adolescentes hiperdotados como protagonistas. São romances como O Último Samurai, de Helen Dewitt, City, de Alessandro Baricco, Afluentes do Rio Silencioso, de John Wray, e Submarino, de Joe Dunthorne – que têm como “antepassado” Holden Caulfield, o adolescente de boca suja criado por J.D. Salinger no clássico O Apanhador no Campo de Centeio.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    INTELIGÊNCIA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano convocam o melhor aluno da classe pra ajudá-los a estudar, pois o consideram o cara mais inteligente da escola. Mas por que o Luiz Antônio é mais inteligente do que eles? Só por que ele consegue tirar notas mais altas nas provas? Intrigados com a situação, os amigos decidem investigar o que é essa tal inteligência!

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    ROSA IAVELBERG E MILA CHIOVATTO - O ENSINO DE ARTES (21/05)

    UM LEVANTAMENTO DO TODOS PELA EDUCAÇÃO COM BASE NOS DADOS DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE 2013 APONTA QUE METADE DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E QUASE UM TERÇO DOS DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL NÃO POSSUEM LICENCIATURA ESPECÍFICA NA DISCIPLINA QUE LECIONAM. O CASO DE ARTES É O MAIS COMPLEXO: 14,9% DOS PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO E APENAS 7,7% DOS QUE ATUAM NO ENSINO FUNDAMENTAL TÊM FORMAÇÃO ESPECÍFICA NA ÁREA. AS CONVIDADAS ROSA IAVELBERG (FE-USP) E MILA CHIOVATTO (PINACOTECA DO ESTADO DE SP) FALAM SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE ARTES E DA IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA COM APOIO NOS MUSEUS, COMO A QUE ACONTECE NO NÚCLEO DE AÇÃO EDUCATIVA DA PINACOTECA.

  • 10:01SAUDE BRASIL

    OSTEOPOROSE - FRATURAS E COMPLICAÇÕES

    Assim como o infarto está para a Hipertensão Arterial, a fratura está para a Osteoporose. Evitar as fraturas e suas complicações está entre os grandes desafios de combate a essa doença que tem sido cada dia mais frequente, em função da longevidade da população brasileira. Mulheres pós-menopausa e homens, depois dos 60, 65 anos de idade, são alvos da Osteoporose que, infelizmente, ainda tem diagnóstico tardio. É muito frequente a pessoa descobrir a doença no pronto socorro ao descobrir uma fratura. A Osteoporose deixa os ossos porosos e, se não tratada, pode ocorrer fraturas por pequenos esforços – até mesmo ao espirrar. Há casos, porém, em que uma fratura ocorre, por exemplo, no fêmur, incapacitando o indivíduo, e aumentando inclusive o índice de mortalidade por complicações. Dentre as fraturas mais comuns estão a de fêmur, de coluna cervical, punhos e braços. Não é raro observamos senhoras que vão diminuindo na altura e vão ficando curvadas, são micro-fraturas que vão ocorrendo, sem ela perceber. As quedas, cada vez mais frequentes conforme a idade avança, são vilões importantes a combatermos. Por isso é necessário fazer adaptações no ambiente em casa para torná-la mais segura. Barras de proteção em banheiro, corrimões em escadas, evitar armários altos pois isso evita banquinhos e escadas, bem como evita que a dona-de-casa tenha que fazer o movimento de olhar e esticar-se para tentar alcançar um objeto. Aliás, como muitas mulheres vão ficando encurvadas, há casos em que a pessoa não consegue mais fazer o movimento de olhar para cima. As fraturas podem exigir tratamentos e intervenções mais complexas, como cirurgias e a depender da extensão, de difícil e lenta reabilitação. Além do mais, uma pessoa que fratura, tem maior risco de fraturar novamente. O impacto das fraturas é grande tanto sob aspecto individual, como social e econômico. Para se ter uma idéia, o custo de 2009 e 2010 com quedas, internações, fraturas e medicações, para pessoas idosas foi em torno de R$ 80 milhões, segundo dados do Ministério da Saúde. É possível, entretanto, diagnóstico precoce por meio de histórico do indivíduo, e de exames como a densitometria óssea, capaz de avaliar a densidade mineral óssea nas várias regiões do corpo. E assim que detectada é preciso seguir a orientação médica: aderir a tratamento medicamentoso, fazer programa regular de exercícios, manter uma alimentação saudável, quando necessário suplementar cálcio e vitamina D, fazer adaptações em casa para manter um ambiente seguro. Tudo para evitar fraturas e aprendermos a viver por mais tempo, e melhor. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    SUPERDOTADOS

    Saiba neste programa como perceber se seu filho é superdotado. A Psicóloga, Maria Tereza Campos, vai falar como interagir com essas crianças, quem mais se incomoda com os talentosos e como eles enxergam o mundo.

  • 11:05PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 45

    45) “CADÊ O BEBÊ LINDO, CADÊ?” É o último dia de inscrição num programa de intercâmbio que Bianca quer muito fazer, depois de agendar horário, ela segue para a escola e deixa a casa todinha para Pedro. Confiante de que vai passar de ano raspando, mas vai, ele quer curtir a casa vazia como se não houvesse amanhã. Mas logo chega Ciça, com seu filho nos braços, requisitando Pedro como “babá” enquanto ela vai a uma entrevista de emprego. Como dizer não a Ciça? E alguém aí pode explicar ao Pedro como é que se cuida de um bebê que não para de chorar? Desesperado, ele sai pra uma voltinha na praça e não é que dá certo? Juquinha se acalma e a coisa ainda só melhora: Pedro, tomado por uma linda garota como o pai do bebê, descola seu telefone pra um cineminha. O problema é que... Juquinha sumiu! Já Bianca leva Luara, que está com enjoo e dores que não passam, para o hospital. Há suspeita de gravidez. No final, será que Bianca consegue fazer a inscrição para disputar a vaga no intercâmbio? E Pedro, encontra Juquinha ?

  • 11:31GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - PAULO BRUSCKY

    Paulo Bruscky é um laboratório de idéias. Por onde ele anda enxerga a arte, o que lê o inspira para o fazer artístico, o que sente se transforma em arte. Com muitas histórias na memória, o artista nos conduz pelas ruas de Recife mostrando como encontra a arte em todos os lugares. A cidade foi o palco principal de seus trabalhos desde o final dos anos sessenta e suas idéias tranformaram-se em projetos multimídias de performances, livros de artista, fotografia, arte postal, filmes, exposições de objetos e invenções das mais diversas. Sua preocupação estende-se à preservação do patrimonio local, sobretudo através de registro e da divulgação da cultura popular de Pernambuco.

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 565

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS EDUARDO GUDIN E LÉLA SIMÕES.

  • 13:23CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU CULTURAL E ARQUEOLÓGICO ÁGUA VERMELHA - OUROESTE

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 09/02/2018 - PREPARA CARNAVAL

    PARA FALAR SOBRE COMO SE PREPARAR FISICAMENTE PARA CAIR NA FOLIA, RECEBEMOS A NUTRICIONISTA LIVIA HASEGAWA , ESPECIALISTA EM NUTRIÇÃO ESPORTIVA E FUNCIONAL./ E O PREPARADOR FÍSICO ALEXANDRE BRO./ VOCÊ TAMBÉM PODE PARTICIPAR DESSA CONVERSA./ MANDE SUAS PERGUNTAS E COMENTÁRIOS PELO FACEBOOK E PELO TWITTER USANDO A HASHTAG PANORAMATVCULTURA./

  • 13:59CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 21

    CULTURA RETRÔ - PGM 21 NO AR: 15/09 VT LAMARCA VT GREENPEACE - 40 anos fundação A PEDIDOS - Vox Populi Chacrinha VT OFÍCIO PANELEIRO VT OLIVER STONE VT ARRIGO BARNABÉ - 60 anos

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 10

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE CULTIVOS ILICITOS (COLOM- BIA), KAMAYOO (PERU) E ABRACO VERDE (BRASIL).

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ADULTIZAÇÃO

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 17 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR III - 25/09/2018

    VAMOS CONVERSAR SOBRE A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O USO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, SOCIÓLOGA, FOI PRESIDENTE DO INEP, SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E SECRETÁRIA EXECUTIVA DO MEC.// ATUALMENTE, MARIA HELENA É MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

  • 15:44CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 17 - LIED E CHANSON - PARTE 03

    A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, APRESENTA OUTROS COMPOSITORES DE LIED: JOHANNES BRAHMS, HUGO WOLF (QUE SE DEDICA EXCLUSIVAMENTE AO LIED), GUSTAV MAHLER E RICHARD STRAUSS. COM ESSE ESTILO INICIA-SE A TRANSIÇÃO PARA O SÉCULO XX.

  • 16:25CULTURA É CURRÍCULO

    MONUMENTO À INDEPENDÊCIA

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 4 - BIBLIOTECA DE SÃO PAULO - ETEC - ESPAÇO MEMORIA CARANDIRU

    Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 01

    A PARTIR DE HOJE VOCÊ VAI VER O BRASIL PASSAR POR AQUI. A REDE CULTURA, COM DEZESSETE EMISSORAS ESPALHADAS POR TODO O PAÍS, TE LEVA NUMA VIAGEM ONDE O QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR É GENTE. NOSSA PRIMEIRA VIAGEM NOS LEVA AO NORDESTE DO BRASIL. UM DOS ESTADOS ONDE A CULTURA DE AGORA NÃO CANSA DE BEBER NA FONTE DA PRÓPRIA HISTÓRIA. SEJA BEM-VINDO, O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR. VAMOS A CARUARU NA MAIOR FEIRA LIVRE DO MUNDO E TAMBÉM A CASA MUSEU DE MESTRE VITALINO. O FREVO PERMEIA TODA A HISTÓRIA CULTURAL DE PERNAMBUCO.O RITMO E A DANÇA SÃO TÃO IMPORTANTES QUE TÊM ESCOLA E MUSEU DEDICADOS AO FREVO. ANDRÉ VASCO CONVERSA COM A MAIS ANTIGA PASSISTA DE FREVO DO RECIFE.E CONHECE O NOVO GRANDE NOME DO RITMO QUE ACELERA AS PERNAS E O CORAÇÃO.

  • 17:30CURSOS LIVRES: MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL (LEGENDADO)

    ORIGENS DE EMISSÃO GEE - LEG

    NESSA 4ª AULA, O PROFESSOR BRITO MOSTRA COMO OS CIENTISTAS CONSEGUIRAM MEDIR A CONCENTRAÇÃO DE GÁS CARBÔNICO NA ATMOSFERA DE HOJE ATÉ 800 MIL ANOS ATRÁS, ATRAVÉS DA ANÁLISE DE BOLHAS DE AR QUE FICARAM PRESAS NO GELO DE REGIÕES POLARES. ASSIM, FOI POSSÍVEL DESCOBRIR QUE NUNCA NA HISTÓRIA DO PLANETA TERRA HOUVE TANTO CO2 NA ATMOSFERA COMO EXISTE HOJE. NENHUM EVENTO NATURAL CAUSOU TANTO AUMENTO DE DIÓXIDO DE CARBONO NA ATMOSFERA QUANTO A AÇÃO ANTROPOGÊNICA. TODO ESSE GÁS CARBÔNICO PASSOU A SER LIBERADO NA ATMOSFERA A PARTIR DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, DEVIDO À GERAÇÃO DE ENERGIA ATRAVÉS DE COMBUSTÃO PARA O FUNCIONAMENTO DE MÁQUINAS, E MAIS TARDE DO AUTOMÓVEL. ATUALMENTE, OS MAIORES RESPONSÁVEIS PELAS EMISSÕES DE GEE NO MUNDO SÃO A CHINA EM PRIMEIRO LUGAR, OS EUA EM SEGUNDO E A UNIÃO EUROPÉIA EM TERCEIRO. O BRASIL OCUPA UMA CONFORTÁVEL POSIÇÃO EM 18º LUGAR DEVIDO AO USO DE FONTES DE ENERGIA LIMPAS, COMO AS HIDROELÉTRICAS E O ETANOL. PORÉM, DEIXA A DESEJAR QUANDO O ASSUNTO É O USO DA ENERGIA COM EFICIÊNCIA. O DESAFIO DA HUMANIDADE HOJE É PESQUISAR E DESENVOLVER NOVAS FORMAS DE GERAR ENERGIA QUE NÃO DEPENDAM DO PETRÓLEO E NÃO LIBEREM CO2 NA ATMOSFERA.

  • 18:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 4

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 25/02, às 20h, temos como convidadas a escritora Ruth Rocha e a romancista e dramaturga Maria Adelaide Amaral.

  • 18:51CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL OSVALDO RUSSOMANO - BRAGANÇA PAULISTA

  • 19:00SP PESQUISA

    A PESQUISA DO CÂNCER NO BRASIL

    O PROGRAMA SÃO PAULO PESQUISA CONTA O QUE OS CIENTISTAS JÁ SABEM SOBRE COMO O CÂNCER APARECE NO NOSSO ORGANISMO. E ABORDA ISSO POR MEIO DE TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM LABORATÓRIOS DE PESQUISA DE SÃO PAULO. O MÉDICO ROGER CHAMMAS, QUE COORDENA O CENTRO DE INVESTIGAÇÃO TRANSLACIONAL EM ONCOLOGIA DO INSTITUTO DO CÂNCER, EXPLICA COMO A PESQUISA CAMINHA DO PACIENTE PARA O LABORATÓRIO E RETORNA AO PACIENTE EM FORMA DE TRATAMENTO. MITZI BRENTANI E APARECIDA KOIKE, TAMBÉM DA USP, ESTUDAM O CÂNCER DE MAMA E QUEREM SABER POR QUE A DOENÇA TEM APARECIDO TÃO FREQUENTEMENTE EM JOVENS. RAUL MARANHÃO, DO INSTITUTO DO CORAÇÃO, INVESTIGA NANOMEDICAMENTOS PARA O TRATAMENTO DO CÂNCER.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    CÁSSIA KIS

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 326 - O COLAPSO DAS CIVILIZAÇÕES

    ESTARIA A ATUAL CIVILIZAÇÃO A CAMINHO DA AUTO-DESTRUIÇÃO? SERÁ QUE O HOMEM MODERNO TEM UM ENCONTRO COM A HISTÓRIA QUE VAI MARCAR O INÍCIO DO FIM DE TUDO QUE FOI CONSTRUIDO NOS ÚLTIMOS DOIS MIL ANOS? PARA UM GRUPO DE PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE DE CAMBRIDGE, OS FATORES PARA ESSE DECLÍNIO ESTÃO AÍ, AOS OLHOS DE TODOS. SÓ QUE MUITOS NÃO QUEREM ENXERGAR. PARA CITAR APENAS ALGUNS, OS ESTUDIOSOS APONTAM: AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, A DEGRADAÇÃO AMBIENTAL, AS DESIGUALDADES ECONÔMICAS E GOVERNOS AUTORITÁRIOS - QUE ATROPELAM OS DIREITOS CIVIS E AS LIBERDADES FUNDAMENTAIS, CONQUISTADAS AO LONGO DO ÚLTIMO SÉCULO. NUNCA É DEMAIS LEMBRAR, SEGUNDO OS HISTORIADORES, QUE OS GRANDES IMPÉRIOS NÃO FORAM DESTRUÍDOS. ELES SE AUTO-DESTRUIRAM. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, QUE PASSA EM REVISTA AS AMEAÇAS À CIVILIZAÇÃO ATUAL.

  • 21:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1290

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , APAIXONADOS PELA NATUREZA PRATICAM O TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES . SAIBA TAMBÉM QUAL É O RISCO DE UM GRANDE CORPO CELESTE SE CHOCAR CONTRA A TERRA. E AINDA , UMA PLANTA USADA COMO TEMPERO, PODERÁ SER UMA ALIADA NO COMBATE À DENGUE. CIENTISTAS CRIARAM UM EXTRATO À BASE DO AÇAFRÃO-DA-TERRA OU CÚRCUMA QUE DESTRÓI AS LARVAS DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DOENÇA. A AMEAÇA DE UM IMPACTO GIGANTESCO É PEQUENA, MAS AS AGÊNCIAS ESPACIAIS VIGIAM CONSTANTEMENTE OS ASTERÓIDES PRÓXIMOS AO NOSSO PLANETA. E, EM PASSEIOS POR PARQUES E ÁREAS VERDES DAS CIDADES , ADEPTOS DO ECOTURISMO CONHECEM PARTE DA RICA DIVERSIDADE DE PÁSSAROS DO BRASIL/..

  • 21:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 2

    ÍNDIA O episódio mostra a Índia e sua incrível diferença entre a população urbana e a velha e tradicional população rural. Num país que já teve Indira Ghandi como chefe de governo, por mais de 15 anos, o machismo e as resistências continuam, apesar da constituição de 92 garantir a participação feminina. FRANÇA Em matéria de direitos políticos, as mulheres brasileiras no século vinte saíram bem na frente das francesas. Enquanto nós tivemos uma primeira deputada federal já em 1934, a França só deu voz e voto à ala feminina no pós-guerra, a partir de 1945. E até hoje ela reclamam maior participação. AFEGANISTÃO O Afeganistão é uma nação muçulmana e um dos países mais pobres do mundo. É de lá que chega até nós a história de Malai Joya, uma das 48 parlamentares da República Islâmica do Afeganistão. Em meio aos muitos conflitos e à permanente reconstrução do país, sempre invadido,o trabalho dessa mulher afegã decidida e corajosa é um exemplo de compromisso com as causas populares e com a dignidade nacional. JAPÃO É natural que, como um dos sete países mais ricos do mundo, o Japão seja visto pelos países vizinhos como um eldorado promissor. Muitas moças, de um desses vizinhos, as Filipinas , chegam ao Japão com o sonho de um emprego e acabam enfrentando uma realidade cruel, quase sempre o comércio sexual. Conheça a história de uma dessas moças que emigrou e, após ver muitas de suas colegas sendo exploradas fundou o Centro da Migrante Filipina, para tirá-las da marginalidade.

  • 21:54CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DE ARTE SACRA DOS JESUITAS - EMBU

  • 22:00RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 07 - IGREJA PRESBITERIANA - TEMP I

    Um pastor recém-ordenado fala de sua rotina na igreja e do seu processo de formação. Na catedral Evangélica de São Paulo, um reverendo comanda um culto transmitido ao vivo pela rádio da igreja e analisa a importância do trabalho de evangelização a distância, via rádio e internet. Em Vitória, Espírito Santo, e Curitiba, Paraná, praticantes participam de atividades nas suas igrejas e comentam como a religião transformou suas vidas.

  • 22:30ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 10

    Clodoaldo Araujo visita a Silicon House, onde participa de um jantar – que é um dos modos como a empresa aproxima pessoas e promove networking - e conversa com sua fundadora, Andrea Litto, sobre a situação atual da inovação, dos negócios e do empreendedorismo no Vale do Silício. Victor Lombard, um dos empresários associados à história da Silicon House, conta sua história de superação até fundar a empresa Devine. Max Martin, o filho de 13 anos de Andrea Litto, conversa com Clodoaldo e faz a apresentação de um projeto seu envolvendo robótica e saúde. No segundo bloco, Clodoaldo Araujo conversa com Lawrence Murata, um brasileiro formado em Stanford e fundador da Newton Technologies que quer usar Inteligência Artificial para desenvolver projetos e soluções na área do bem estar social.

  • 22:53PROFISSÕES

    ATUÁRIO

    O ATUÁRIO É O PROFISSIONAL QUE ADMINISTRA RISCOS. NORMALMENTE ATUA EM EMPRESAS DE SEGUROS E DE PREVIDÊNCIA, USANDO MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CALCULAR A SOLVÊNCIA DAS EMPRESAS.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 20/02/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 9

    SINOPSE PROGRAMA 09 - VT PARADA GAY - VT PICASSO - VT A PEDIDO - A PEDRA DOS SONHOS - VT RETRÔ HAIR - VT ENCERRAMENTO JOHN LEE HOOKER

  • 00:21CONTOS DA MEIA NOITE

    A FILHA DO PATRAO - ARTUR AZEVEDO

    Na sociedade estratificada do século XIX as verdades morais e o posicionamento social não abriam brechas para mudanças de comportamento. As sanções eram rigorosa, mesmo para as mínimas infrações. Nesse quando, Artur Azevedo coloca o pai negociante, a filha enamorada e o poeta conquistador. O final do conto surpreende pela graça e pelo que hoje chamaríamos de pragmatismo.

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    SERRA LEOA - O CÉU É O LIMITE

    Neste episódio o programa traz a vida de Fatima Kainessie, uma das mulheres que foi capturada e mantida presa por rebeldes na época das guerras. Essa é uma das situações que podem ser presenciadas em Freetown, capital de Serra Leoa na África.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 47

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 05 - ACUPUNTURA NO ESPORTE

    O NOSSO TEMA DESTE PROGRAMA É ACUPUNTURA NO ESPORTE. A ACUPUNTURA É UMA TÉCNICA MILENAR, ORIGINÁRIA DA MEDICINA TRADICIONAL ORIENTAL, DE TRATAMENTO QUE CONSISTE NO ESTÍMULO DE PONTOS DETERMINADOS DA SUPERFÍCIE DA PELE. ELA PASSOU A SER UMA DAS TERAPIAS MAIS PROCURADAS PARA O TRATAMENTO E ALÍVIO DAS DORES. ESSA TÉCNICA JÁ É RECOMENDADA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E NO BRASIL, EM 1995, FOI RECONHECIDA PELO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA E É UTILIZADA INCLUSIVE NO TRATAMENTO DE LESÕES ESPORTIVAS. PARA FALAR SOBRE A ACUPUNTURA NO ESPORTE RECEBEMOS O NOSSO CONSULTOR RICARDO CNEIO ALVES E O MÉDICO ACUPUNTURISTA DOUTOR RICARDO GALOTTI, DO ESPORTE CLUBE CORINTHIANS PAULISTA.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 15

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: PESQUISADORES DESENVOLVEM NOVAS VARIEDADES DE FEIJÃO CARIOCA, O MAIS CONSUMIDO NO BRASIL, PARA GARANTIR GRÃOS COM MAIS QUALIDADE E RESISTENTES AS DOENÇAS./ PLANO SAFRA É LANÇADO COM RECURSOS DE MAIS DE 225 BILHÕES DE REAIS, VERBA RECORDE PARA O SEGURO RURAL E MEIO BILHÃO DE REAIS PARA CONSTRUÇÃO E REFORMA DE CASAS RURAIS.//

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 246

    Zeca Baleiro: O Entrelinhas entrevista o cantor e compositor maranhense sobre a relação entre poesia e letra de música, com destaque para sua parceria com a poeta Hilda Hilst (1930-2004) – que resultou, em 2006, no disco Ode Descontínua e Remota para Flauta e Oboé – De Ariana para Dionísio, no qual musicou um conjunto de 10 poemas hilst ianos. Um dos compositores mais inventivos da música brasileira, Zeca Baleiro disse que, quando falta assunto, ele sempre busca inspiração na poesia. Woody Allen e Machado de Assis: Mais de cem anos depois de sua morte, Machado de Assis continua conquistando leitores pelo mundo. Agora foi a vez de Woody Allen. Numa entrevista ao jornal inglês The Guardian, o diretor americano incluiu Memórias póstumas de Brás Cubas entre seus livros preferidos. A gente mostra a lista de leituras de cabeceira do diretor Woody Allen – que declarou sobre a atualidade e a originalidade de Machado de Assis: “Não pude acreditar que ele viveu há tanto tempo. Você acha que ele escreveu o livro ontem mesmo – de tão moderno e envolvente que é. É uma obra muito, muito original”. Primeiro Leitor: Todo mundo já se perguntou quem tem o privilégio de ler em primeira mão os livros inéditos dos escritores. O Entrelinhas aproveitou algumas entrevistas com escritores que aparecerem no programa (como Bernardo Ajzenberg e Índigo) para fazer a pergunta: afinal, quem é seu primeiro leitor? As respostas foram reunidas no quadro exibido na edição de ste domingo. Juliano Garcia Pessanha: O Entrelinhas conversa com Juliano Garcia Pessanha, autor de quatro livros que mesclam narrativas, ensaios e poemas em prosa. Com uma escrita densa, filosófica, ele transita pelos diversos gêneros literários, mas prefere ficar à margem do mundo literário e suas vaidades. Pessanha conversou sobre suas referências: os filósofos Martin Heidegger, Emil Cioran e Peter Slotrdijk, os cineastas Andei Tarkóvski e Wim Wenders, e escritores como Fernando Pessoa e Kafka.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    BAGUNÇA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Um boato se espalha pela escola de que na última Reunião de Conselho os professores decidiram tomar medidas drásticas para acabar com a bagunça em sala de aula. E uma dessas medidas atingirá diretamente a dupla Cadu e Mano: eles serão colocados em turmas diferentes. Indignados, os amigos farão de tudo para que isso não aconteça!

  • 09:23CULTURA É CURRÍCULO

    PAÇO DAS ARTES

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    DANIEL DIAS DOS SANTOS E ANA PAULA MELLO E SILVA (30/04)

    O INSTITUTO AYRTON SENNA, EM PARCERIA COM A OCDE, ACABA DE REALIZAR UMA PESQUISA SOBRE O IMPACTO DE HABILIDADES NÃO COGNITIVAS NA EDUCAÇÃO. O ESTUDO, QUE FOI FEITO NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO, MAPEOU APROXIMADAMENTE 25 MIL ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. PARA ENTENDER MAIS ESTE LEVANTAMENTO, CONVIDAMOS UM DOS AUTORES DA PESQUISA, DANIEL SANTOS, PROFESSOR DA FACULDADE DE ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO DA USP DE RIBEIRÃO PRETO. CONVIDAMOS PARA PARTICIPAR DA CONVERSA TAMBÉM A PESQUISADORA ANA PAULA MELO DA SILVA, QUE FAZ O SEU MESTRADO SOBRE O MESMO TEMA NA FEA-USP.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    OSTEOARTRITE II

    A Osteoartrite, também chamada de Osteoartrose ou Artrose, é uma das mais prevalentes doenças reumáticas. Afeta as articulações, podendo causar dor, deformações e incapacidades. Um dos grandes desafios é o diagnóstico que ainda é tardio no Brasil. Quanto mais cedo detectada a doença, melhor a chance do paciente conviver com a Osteoartrite, evitando complicações e limitações. O diagnóstico, atualmente, é feito por meio de ressonância nuclear magnética e novos exames que investigam biomarcadores específicos, que possibilita uma detectação mais precoce. Assim, o paciente pode ser orientado quanto às abordagens de tratamento e controle, que envolve atividade física regular, alimentação saudável, medicamentos específicos (sempre orientados pelo médico) e auxílio de terapeutas sempre que necessário. Atualmente há uma série de adequações que podem ser feitas no ambiente e para manuseio de objetos que facilitam a vida diária, inclusive de pacientes que já tenham limitações pela doença. O joelho é uma das articulações mais afetadas pela Osteoartrite, mas a doença pode atingir qualquer região do corpo humano. Essa doença é uma das mais frequentes causas de dor no sistema músculo-esquelético e de incapacidade para o trabalho. É crônica, degenerativa, inflamatória. Um dos sintomas mais comuns, além da dor, e que pode servir de alerta para a busca por atendimento médico, é a rigidez muscular, com enrigecimento e perda de mobilidade. A Osteoartrite afeta a cartilagem, que é um tecido elástico e flexível, que se adere às superfícies articulares dos ossos. Essa cartilagem é fundamental para revestir, proteger, dar forma e sustentação a algumas partes do corpo, e para evitar atrito entre os ossos. Diversos fatores podem afetar a cartilagem: genética, variações hormonais, doenças como o Diabetes, Obesidade. Outro grupo de risco é composto pelos atletas de fim de semana que podem sofrer traumatismos numa bola dividida no futebol e tem uma chance 8 vezes maior de apresentar uma lesão, após alguns anos, comparado a um indivíduo que não tenha sofrido traumas. É fundamental que a pessoa que sente dor (no joelho, nas mãos, na coluna...) ou que tenha enrigecimento muscular, procure um médico. A Osteoartrite não tem cura ainda, mas pode ser controlada para manter o paciente com qualidade de vida. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    PRECONCEITOS

    Neste programa você vai saber quais são os preconceitos mais comuns entre as crianças. A Escritora e Educadora, Dora Incontri, vai falar como os pais devem orientar seu filho a lidar com as diferenças. Fala também das defesas contra os preconceitos e onde ele mais acontece.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 46

    46) “NÃO É O FIM” Bianca se prepara para viver um período longe da Piquerobi, dos amigos, dos pais e de Pedro. Selecionada para o intercâmbio na África do Sul, ela experimenta uma mistura de emoções: por um lado, anseia pela linda experiência de vida; por outro, a separação das pessoas que ama. Pedro finge indiferença à partida da irmã, numa fase de profunda insatisfação consigo mesmo. Tudo na sua vida é mediano: suas notas, seus amores, suas ambições. Até que surge uma chance de brilhar, justamente na festa de formatura da turma do 3º. Pedro nem se dá conta de que seu pesadelo do 1º dia de aulas pode se repetir. Bianca sofre ao perceber que a vida dos amigos seguirá mesmo depois de sua partida e pensa até em desistir da viagem pela qual tanto se esforçou. São momentos decisivos nas vidas de Pedro e Bianca no 1º ano do ensino médio. Um ano que marca, para os irmãos, o ponto de partida de suas jornadas pessoais.

  • 11:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - EMMANUEL NASSAR

    Emmanuel Nassar nos apresenta seu centro urbano, sua fonte de inspiração, a cidade de Belém no Pará. De carro ou a pé, Emmanuel conduz o olhar do espectador na paisagem identificando tudo o que vê de interessante – a vida na rua, as formas de comunicação e de organização popular. Um artista contemporâneo - Emmanuel Nassar tem algo de erudito e popular simultaneamente, é uma espécie de síntese da cultura visual do norte do Brasil, sem ser apenas uma tradução da estética popular brasileira para o campo da cultura erudita.

  • 12:30REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - HELIO DELMIRO

    Neste show gravado em 1984, o guitarrista Helio Delmiro mostra o repertório do seu disco "Chama" , que ele estava lançando na época. Do baião ao jazz , e apresentando uma interpretação muito pessoal para Folha Morta de Ary Barroso, este show valoriza o improviso. Os músicos que acompanham a Helio Delmiro são: ARISMAR DO ESPÍRITO SANTO - CONTRA- BAIXO BOB WYATT - BATERIA MARINHO BOFFA - TECLADOS FERNANDO MARTINS - PIANO

  • 13:22PROFISSÕES

    GERONTÓLOGO

    O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 28/02/2019 - CARNAVAL HISTÓRIA

    OLÁ./ NO RITMO DO CARNAVAL, O PANORAMA FALA HOJE SOBRE A HISTÓRIA DESSA FESTA NO BRASIL./ AS BRINCADEIRAS DE RUA, OS BLOQUINHOS, AS MARCHINHAS, AS FANTASIAS./ A GENTE RECEBE O PROFESSOR IVAN SIQUEIRA, PESQUISADOR DO NÚCLEO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES SOBRE O NEGRO BRASILEIRO DA USP./ A SOCIÓLOGA OLGA RODRIGUES VON "SIMSON", PROFESSORA COLABORADORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNICAMP./ E PARA ANIMAR A NOSSA CONVERSA, O BLOCO ESFARRAPADO, UM DOS MAIS ANTIGOS DE SÃO PAULO./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 22

    CULTURA RETRÔ - PGM 22 NO AR: 22/09 DIA SEM AUTOMÓVEL LANCHONETE CIDADE MUSA RITA HAYWORTH A PEDIDOS - Novos Baianos - 1973 - Preta Pretinha FESTIVAL DE CANNES - estréia há 65 anos JOHN COLTRANE/ENCERRA - nascimento há 85 anos

  • 14:25CULTURA É CURRÍCULO

    MUSEU DE ARTE MODERNA

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 11

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE ASPIRADOR DE PO (CHILE), ENERGIA SOLAR (REP.DOMINICANA), BIOFUMIGACAO (URUGUAI).

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PEDAGOGIA WALDORF

    Há vários métodos de ensino que fogem do que é conhecido como o “tradicional”. Um desses métodos é a pedagogia Waldorf, que foi a escolhida pela Marina Brito para os filhos. A pedagogia Waldorf é uma abordagem pedagógica baseada nos princípios do filósofo austríaco Rudolf Steiner, que procura integrar o desenvolvimento físico, espiritual, intelectual e artístico dos alunos. Elas explicam as aulas, a escola e os métodos de avaliação.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 18 ENSINO TÉCNICO - 27/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE OS CURSOS TÉCNICOS. PARA MUITOS ESTUDANTES, ELES SÃO O PASSAPORTE PARA UMA NOVA PROFISSÃO E UM EMPREGO MELHOR. MAS SERÁ QUE VALE A PENA? PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO, NOSSO CONVIDADO É ALMÉRIO MELQUÍADES DE ARAÚJO - COORDENADOR DO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO DO CENTRO PAULA SOUZA.

  • 15:30CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 19 - ÓPERA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XIX - PARTE 02

    OS COMPOSITORES ESCOLHIDOS PARA REPRESENTAR A ÓPERA NA SEGUNDA METADE DO SÉCULO SÃO: GIUSEPPE VERDI E RICHARD WAGNER. WAGNER É MUITO PARECIDO COM VERDI NOS ASPECTOS ARTÍSTICO E POLÍTICO, PORÉM WAGNER SE ATÉM AOS TEMAS SOBRE A CULTURA E A HISTÓRIA ALEMÃ.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 5 - MUSEU AFRO BRASIL E BAQUE ATITUDE

    No episódio de hoje os apresentadores de Territórios Culturais, Felipe Gaia e Tuti Muller, invadem o Museu Afro e desvendam as muitas exposições –temporárias e permanentes – do lugar. Ainda no Museu Afro, a dupla conhece de perto a ação do Baque Atitude, coletivo da região formado por jovens de comunidades e que realiza – no museu – intervenções a partir dos ritmos brasileiros.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 02

    O VITRINE BRASIL SE ABRE À PARAÍBA. TERRA DE ARIANO SUASSUNA, ASSIS CHATEAUBRIANT, AUGUSTO DOS ANJOS, JOSÉ LINS DO REGO... SÓ PARA CITAR ALGUNS DOS TANTOS PARAIBANOS QUE DEIXARAM O BRASIL MELHOR. O MUSEU DOS TRÊS PANDEIROS É UMA OBRA ARQUITETÔNICA COM A ASSINATURA DE OSCAR NIEMEYER, O QUE JÁ DÁ UMA IMPORTÂNCIA INCRÍVEL AO LUGAR. / MAS DENTRO DO ESPAÇO, A ESTRELA É A HISTÓRIA DA CULTURA BRASILEIRA. ANDRÉ VASCO VASCULHOU O MUSEU E AGORA MOSTRA PARA A GENTE. A VOZ DE VELUDO QUE ENCANTA SEGUIDORES DA INTERNET (OU WEB).AGNES NUNES, UMA MORADORA DE CAMPINA GRANDE COMEÇA A FAZER SUCESSO NO BRASIL INTEIRO. A JOVEM CANTORA AINDA SE DIVIDE ENTRE A ESCOLA E OS POSTS NAS REDES SOCIAIS.MAS SE PREPARA PARA UM FUTURO NA MÚSICA.

  • 17:30CURSOS LIVRES: MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL (LEGENDADO)

    IMPACTOS DAS EMISSÕES DE GEE (LEGENDADO)

    NESTA 5ª E ÚLTIMA AULA DO CURSO SOBRE "MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL", O PROFESSOR BRITO APRESENTA OS IMPACTOS CAUSADOS PELAS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA, QUE RESULTAM EM UM INQUESTIONÁVEL AQUECIMENTO GLOBAL. TAIS IMPACTOS, ILUSTRADOS POR IMAGENS E GRÁFICOS DURANTE A AULA, VÃO DESDE O DEGELO DAS CALOTAS POLARES E O CONSEQÜENTE AUMENTO DO NÍVEL DOS OCEANOS, ATÉ A MUDANÇAS CLIMÁTICAS CAPAZES DE PREJUDICAR A AGRICULTURA OU FAVORECER O AUMENTO DE MOSQUITOS E A TRANSMISSÃO DE DOENÇAS. O PROFESSOR EXPLICA AINDA COMO FUNCIONA O TRABALHO DO IPCC (INTERGOVERNMENTAL PANEL ON CLIMATE CHANGE) PAINEL INTERGOVERNAMENTAL DA MUDANÇA CLIMÁTICA. E, POR FIM, SÃO APRESENTADAS AS PROVIDÊNCIAS QUE PODEM SER TOMADAS PARA REDUZIR AS EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA, E QUE DEPENDEM DE UM GRANDE AVANÇO NO ACORDO ENTRE OS PAÍSES E TAMBÉM DE PESQUISAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS PARA DESCOBRIR MANEIRAS DE PRODUZIR ENERGIA QUE NÃO CAUSEM EMISSÃO DE GÁS CARBÔNICO PARA A ATMOSFERA.

  • 18:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 5

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 0303, às 20h, temos como convidados os escritores Sérgio Sant'anna e Cristóvão Tezza.

  • 18:52CULTURA É CURRÍCULO

    CEUMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTÔNIA

  • 19:00SP PESQUISA

    REDOX

    O SÃO PAULO PESQUISA MOSTRA PESQUISAS QUE ESTUDAM COMO AGEM OS RADICAIS LIVRES. AS SUBSTÂNCIAS QUE DURAM MILIONÉSIMOS DE SEGUNDOS DENTRO DAS CÉLULAS HUMANAS PODEM EXPLICAR PORQUE ENVELHECEMOS, ENGORDAMOS OU DESENVOLVEMOS DOENÇAS DEGENERATIVAS. NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, UM GRUPO DE PESQUISADORES JÁ SABE PORQUE A DIETA DO JEJUM PROVOCA DIABETES EM ANIMAIS DE LABORATÓRIO. UM OUTRO ESTUDO PROCURA ESTABELECER A RELAÇÃO ENTRE OS RADICAIS LIVRES COM O MAL DE ALZHEIMER. E VOCÊ VAI SABER COMO A POLUIÇÃO URBANA PROVOCA DANOS NO DNA HUMANO.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    BRUNA LOMBARDI

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 328 - SEMPRE JOVEM

    EM QUE MOMENTO DA VIDA AS PESSOAS COMEÇAM A SE FECHAR PARA O NOVO? AGARRAM-SE A COSTUMES, HÁBITOS E IDEIAS ADQUIRIDAS NA JUVENTUDE OU NO COMEÇO DA VIDA ADULTA E REJEITAM TUDO QUE CHEGA COM OS NOVOS TEMPOS. A CERTA ALTURA DA VIDA, AS PESSOAS ESTÃO OUVINDO AS MESMAS MÚSICAS DE DÉCADAS ATRÁS, FREQUENTANDO OS MESMOS RESTAURANTES E VIAJANDO PARA OS MESMOS LUGARES. MANTER A MENTE JOVEM É UM DESAFIO PERMANENTE. PARA ISSO, É IMPORTANTE ESTAR ABERTO ÀS MUDANÇAS E AOS SINAIS DE PERIGO. AINDA NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA: SERÁ QUE É POSSÍVEL TURBINAR A INTELIGÊNCIA? A QUE HORA DO DIA O CÉREBRO FUNCIONA MELHOR E DÁ RESPOSTAS MAIS RÁPIDAS. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.

  • 21:00A GRANDE ARTE DOS PAÍSES BAIXOS

    A GRANDE ARTE DOS PAÍSES BAIXOS - DEVANEIOS E PESADELOS

    O crítico de arte, Andrew Graham-Dixon, visita a região dos Países Baixos, explorando como a história influenciou a arte, a arquitetura e a cultura da Bélgica, Holanda e Luxemburgo EP 3 Andrew Graham-Dixon mostra como os Países Baixos ressurgiram para se tornar um líder cultural na era moderna, com artistas como Van Gogh, Mondrian e Magritte.

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2019

    ESCUTEMOS AS CRIANÇAS

    CF 30 - Escutemos as crianças Palestrante: Ana Claudia Arruda Leite - pedagoga O que é uma criança? A pergunta parece simples, mas ao longo da história já recebeu muitas respostas diferentes: um mini adulto, uma “tábula rasa”, uma continuação da vida dos pais... Hoje sabemos que a criança é muito mais do que isso: ela é um outro, um ser que traz em si um modo próprio de perceber a vida e o mundo. Escutar as crianças vai muito além de ouvi-las. E é com esta concepção, que aprendemos que é grande a nossa responsabilidade na relação diária com elas. É no período dos 3 primeiros anos que aprendemos importantes conquistas humanas: andar, falar e pensar, quando formamos as bases cognitivas, emocionais, sensoriais e morais.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 21/02/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 10

    SINOPSE PROGRAMA 10 VT MARCHAS VT A PEDIDO - CASSIANO RICARDO (PGM ENIGMA 1987) VT OFICIO GUARDA-CHUVEIRO VT MEL BROOKS (NASCIA HÁ 85 ANOS) VT BIQUINI (CRIAÇÃO HÁ 65 ANOS) VT ENCERRAMENTO - ALCEU VALENÇA

  • 00:23CONTOS DA MEIA NOITE

    O CEGO E A DANÇARINA - JOÃO GILBERTO NOLL

    O rapaz se posta frente a um destes restaurantes que margeiam a estrada. O estabelecimento se chama "Pathé". O sol é forte, o chão está sequíssimo, gretado. Pela janela ele vê uma garota loira dançando um mambo. Faz inúmeras considerações e imagina insólitas situações cinematográficas. O mambo continua lá dentro. E a dançarina prossegue sua coreografia. De repente, um frio nas costas. E a voz alterada de um rapaz que afirma que o tiro não fora intencional. Que o tio, delegado, lhe dera aquela arma. E que ele não queria alvejar ninguém. O mambo não pára de tocar ...

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    ESPANHA - O PODER E A FÚRIA

    O Episódio mostra uma situação de agressão onde um homem é acusado pela polícia de ter agredido sua mulher.

  • 00:35VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 48

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 06 - ACUPUNTURA E NEUROCIÊNCIA

    NESTE PROGRAMA, VAMOS CONTINUAR O ASSUNTO ACUPUNTURA E FALAR TAMBÉM SOBRE NEUROCIÊNCIA.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 16

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: BRASIL SEDIA FÓRUM MUNDIAL DOS PRODUTORES DE CAFÉ - O MAIOR EVENTO DA CAFEICULTURA DESTE ANO. BAHIA É O SEGUNDO MAIOR PRODUTOR DE ALGODÃO DO BRASIL E EXPORTA 40% PARA PAÍSES ASIÁTICOS.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 247

    Cruzeiro Literário na Amazônia: O Entrelinhas embarca no projeto “Navegar É Preciso” – um cruzeiro literário pelo Rio Negro em companhia de Cristovão Tezza, Mary del Priore e Laurentino Gomes. Iniciativa da Livraria da Vila (SP), o “Navegar É Preciso” singrou as águas do rio amazonense ao som do grupo Mawaca, tendo como atração, além dos debates literários, as contações de histórias de Ilan Brenman. Durante o cruzeiro, o Entrelinhas também conversou com Sylvia Guimarães, fundadora da ONG Vaga Lume, que há dez anos leva bibliotecas para comunidades da Amazônia. Insensato Coração: O programa mostra como a novela da Rede Globo incorpora referências de clássicos da literatura universal. Em capítulos veiculados nos últimos meses, a personagem Norma (vivida por Glória Pires) está na prisão, depois de ser enganada por um golpista (o ator Gabriel Nunes Braga) – e em várias cenas aparece lendo obras de Stendhal e Dostoiévski. O Entrelinhas mostra as relações sutis e eruditas que os autores de Insensato Coração, Gilberto Braga e Ricardo Linhares, estabelecem entre a situação de Norma e a personagem Ralskoninkov, do romance Crime e Castigo, do russo Dostoiévski, e as comparações que ela faz entre o sedutor golpista da novela e Julien Sorel, o arrivista criado por Stendhal (pseudônimo do francês Henri Beyle) em O vermelh o e o negro. As cenas na prisão, de quebra, são uma oportunidade para os autores fazerem, através da personagem, uma apologia da leitura como forma de compreender o comportamento humano. Xico Sá: Jornalista e boêmio, colunista de futebol e comentarista do Cartão Verde, da TV Cultura, quando o assunto é literatura, a matéria-prima de Xico Sá são as relações entre homem e mulher – ou como ele prefere, os “modos de macho e as modinhas de fêmea”. Xico participa do Festival da Mantiqueira – encontro literário que acontece entre os dias 27 e 29 em São Francisco Xavier, no interior de São Paulo – e conversou com o Entrelinhas sobre s eus livros, as personagens de suas crônicas e Big Jato, novo romance que está escrevendo.

  • 09:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 88

  • 09:50PROFISSÕES

    BIOINFORMATA

    USAR CONHECIMENTOS DE BIOLOGIA, QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA NUMA SÓ PROFISSÃO? É O QUE O BIOINFORMATA FAZ.

  • 10:00VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 05

    No programa de hoje vamos bater papo com a instrutora de pilotagem Claudia Franco, que dá aulas de bike, inicialmente para mulheres que não sabiam pedalar e que foi gradualmente ensinando até crianças. Mario Canna nos ensina como armazenar nossas bikes por um longo período de tempo. No segundo bloco, vamos conhecer o jornalista Leandro Bittar, que nos conta com sua paixão tomou força pelo ciclismo. Vamos Pedalar mostra como uma agencia de turismo radical, a Ushuaia Extremo Travels, explora a pratica de ciclismo no gelo. E no ultimo bloco, vamos bater um papo com a jornalista Renata Falzoni, que conta como deixou a dependência de carros de lado e começou a usar a bike como meio de transporte. Ela conseguiu conciliar as suas paixões: fotografia, arquitetura, jornalismo, rádio, cinema com a bicicleta.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    HOMEOPATIA

    Neste programa você vai saber em que situações você deve optar pela homeopatia ou acupuntura. O Pediatra da Escola de Medicina de São Paulo, Dr. Sérgio Furuta, vai falar da Homeopatia e da Acupuntura. Fala também do perfil dos pacientes que migram para essas terapias, da eficácia e das diferenças entre as terapias convencionais e alternativas.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 47 - TEMÁTICO 01

    Preconceito e discriminação são temas bastante discutidos no programa “Pedro e Bianca”. O principal cenário da série - o pátio da escola E. E. Alberto Torres - recebe um grupo de alunos da rede pública estadual, que conversam com os atores Giovanni Gallo (Pedro) e Heslaine Vieira (Bianca) sobre homofobia, racismo, discriminação social, bullying e tantas outras formas de agressão a que estão expostos ou que cometem, no seu dia-a-dia. Uma oportunidade para refletir e rever alguns momentos da série em que estes temas foram abordados.

  • 11:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - GUTO LACAZ

    Guto Lacaz é um artista-inventor, aquele que tem engenhosidade e que investiga o mundo sem dividi-lo em disciplinas ou áreas. Guto é um multimídia, produz esculturas, videoinstalações, eletroperformances, projetos e instrumentos científicos. Sua obra, por vezes lúdica e inusitada, explora o cruzamento entre arte e ciência. Guto nos propõe redescobrir objetos e assim o acompanhamos em visita ao centro da cidade de São Paulo onde compra gadgets e traquitanas para compor suas obras. A relação com a cidade é também explícita na exposição “Maquetes Reunidas” registrada no dia da abertura.

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    SANFONA (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a sanfona como instrumento principal. Adriana entrevista o sanfoneiro Orlando Ribeiro, participaram deste programa os artistas: Lourenço e Lourival, Gauchinha, Duo Ciriema, Zé do Rancho e Rielinho, As Galvão, Trio Juazeiro, Zé Cupido, Berenice Azambuja, Inezita Barroso e Robertinho,Mário Zan, Oswaldinho do Acordeon, Iara e Pontelli, Trio Parada Dura, Caçulinha, Dominguinhos, Carlito, Baduy e Taquinho.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 01/03/2019 - CARNAVAL ESCOLA SAMBA

    O PANORAMA SEGUE NO RITMO DO CARNAVAL./ HOJE VAMOS FALAR DA HISTÓRIA DESSA FESTA NA AVENIDA./ QUAL SAMBA ENREDO QUE MAIS TE MARCOU?/ VAMOS RELEMBRAR ALGUNS DESFILES E PERSONAGENS DAS ESCOLAS DE SAMBA./ A GENTE RECEBE ELIZEU DE MIRANDA CORREA, PROFESSOR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERITAS./ RÉGIA ALVAREZ, PROFESSORA DE ARTES DA FUNDAÇÃO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE BARUERI./ O MÚSICO CHICO SANTANA, PROFESSOR E PESQUISADOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA./ E O PESSOAL DA BATERIA ALCALINA, PRA POR MÚSICA NA NOSSA CONVERSA./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 23

    CULTURA RETRÔ - PGM 23 NO AR: 29/09/11 DIA NAO VIOLENCIA -(Gandhi) RODA VIVA - 25 anos (pgm piloto com Roberto Santos) A PEDIDO - Som Pop com Kid Vinil OFICIO AMOLADOR A PEDIDO - Chuá Chuágua DIA DA MPB - 27/09 Entrevista Fernando Faro - MPB Especial

  • 14:23CULTURA É CURRÍCULO II

    JARDIM ZOOBOTANICO DE FRANCA

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 12

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DO FUNDO MAIA (GUATEMALA), EDUARDO PRIETO (MEXICO) E CADERNO RECICLADO (PERU).

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    SONO DO ADOLESCENTE

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 19 FORMAÇÃO DE ALUNOS 28/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO, A APRENDIZAGEM DE CONHECIMENTOS GERAIS E OS REFLEXOS DESSA FORMAÇÃO NA VIDA PROFISSIONAL DOS ALUNOS.// NOSSO CONVIDADO É FERNANDO BOTELHO - PROFESSOR DE ECONOMIA DA USP E COLABORADOR DO MOVIMENTO "TODOS PELA EDUCAÇÃO"./ ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 82

    Você sabe realmente o que são fake News? E consegue diferenciar uma notícia verdadeira de uma falsa? É bom ficar ligado, porque as fake News estão se espalhando de forma incontrolável e podem manipular a sua opinião. Quer saber como se precaver? É só assistir à primeira matéria do programa, que traz algumas dicas para você. E você já parou para pensar em como o nosso planeta é especial comparado a outros lugares do Sistema Solar? Esse é o tema da estreia do quadro “Pense nisso”, que traz sempre uma matéria curta para fazer você refletir sobre a forma como nós, seres humanos, vivemos.

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 03

    OLÁ, O VITRINE BRASIL DE HOJE DESEMBARCA NO AMAZONAS, UM DOS ESTADOS MAIS EMBLEMÁTICOS DO BRASIL. SESSENTA POR CENTO DELE ABRIGA A SELVA AMAZÔNICA, A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO PLANETA. IMAGINA O QUE ISTO SIGNIFICA EM BIODIVERSIDADE E HISTÓRIAS. ANDRÉ VASCO FOI CONHECER O HOMEM QUE MORA SOZINHO NUMA CIDADE ABANDONADA. E DESVENDOU A POLÊMICA: QUEM VEIO PRIMEIRO? O CALÇADÃO DE COPACABANA NO RIO DE JANEIRO OU O DO LARGO DE SÃO SEBASTIÃO, EM MANAUS? E NAVEGOU ATÉ O ENCONTRO DAS ÁGUAS, UM DOS MAIS INCRÍVEIS FENÔMENOS NATURAIS DO AMAZONAS.

  • 17:30MOSAICOS

    A ARTE DE ELOMAR

    MOSAICOS- A ARTE DE ELOMAR É difícil encontrar similares da obra do compositor e violonista Elomar dentro da música brasileira. Em suas canções, o romanceiro medieval dos reis-cavaleiros se encontra com o cordel dos cantadores anônimos e errantes. Autor de óperas, toadas, peças para violão e canções, Elomar é um artista único. Dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin, o documentário musical recupera no acervo da TV Cultura as participações de Elomar em vários programas da emissora nos últimos 30 anos, como “Especial Parcelada Malunga” (1980), “Vox Populi” (1980) e “Ensaio” (1996). MOSAICOS promove o encontro dos músicos Xangai, Saulo Laranjeira e Dércio Marques, que relembram histórias do amigo e interpretam algumas das músicas clássicas de Elomar, a exemplo de “O Pedido” e “Peão na Amarração”. O repertório do homenageado também é lembrado por outros convidados do especial: o grupo Anima, o violonista João Omar e a cantora Mônica apresentam versões inéditas para clássicos como “Cantiga de amigo” e “Arrumação”.

  • 18:21PROFISSÕES

    CARNAVALESCO

    JORGE FREITAS É O CARNAVALESCO DA ROSAS DE OURO, UMA ESCOLA DE SAMBA TRADICIONAL DE SÃO PAULO. ELE CONTA QUAIS SÃO AS ATRIBUIÇÕES E O DIA A DIA DO PROFISSIONAL MAIS IMPORTANTE DO CARNAVAL.

  • 18:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 04 - VIOLÕES

    Com o tema Violões, este programa destaca composições de nomes como Garoto, João Pernambuco e Dilermando Reis, entre outros

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    NEYMAR DIAS

    O artista fala sobre sua iniciação intuitiva e natural com a viola ainda durante a infância. Ele conta também como eram suas participações nos programas de TV, no início da carreira.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    NEYMAR DIAS

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 21:00SALA DE CINEMA

    JONAS E O CIRCO SEM LONA

    Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

  • 22:30ARTE EM QUESTÃO

    ALBERTO GIACOMETTI

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 22/02/2020

  • 23:45METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 405 - 16/02/2020

    AS INCRÍVEIS INVENÇÕES DO CIENTISTA FRANCÊS LOUIS PASTEUR GANHAM UMA EXPOSIÇÃO. VOCÊ TOMA LEITE DE CAIXINHA E CERVEJA GRAÇAS A ELE. GOSTA DE VIDEOGAME? FALA AÍ O SEU JOGO PREFERIDO...AGORA VOCÊ PODE CONHECER A HISTÓRIA DELE EM UM LIVRO... TEM TAMBÉM OS DEZ ANOS DA BIBLIOTECA DE SÃO PAULO, NO PARQUE DA JUVENTUDE. E O VIDEO INCRÍVEL DAS DANÇARINAS BRASILEIRAS QUE VIRALIZOU NA INTERNET E CONQUISTOU ATÉ O JUSTIN BIEBER.

  • 00:15CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 11

    SINOPSE PROGRAMA 11 VT NOSTRADAMUS - MORTE 445 ANOS VT HEMINGWAY - NASCIMENTO 112 ANOS VT MUSA MARILYN MONROE VT CAMISETAS RETRÔ VT A PEDIDO - MPB Especial Elis Regina - 1973 VT ENCERRAMENTO CARLOS GOMES - NASCIMENTO HÁ 175 ANOS

  • 00:45SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    RÚSSIA - APELANDO PARA O AMOR

    Sinais de Mudança aborda a vida de Olga, uma mulher que viveu uma discriminação por seu marido onde foi abandonada por causa de seu 5° filho que nascera com síndrome de down. O programa mostra a vida de Olga com todas as suas dificuldades de sustentar, orientar e educar seus filhos.

  • 00:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 49

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 07 - NATUROLOGIA

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE NATUROLOGIA, A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS RECURSOS NATURAIS E O SEU USO PARA A PROMOÇÃO, MANUTENÇÃO E TRATAMENTO DA SAÚDE.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 17

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: NO INTERIOR DO PIAUÍ, EM PLENA CAATINGA, UM PROJETO DE IRRIGAÇÃO GARANTE O CULTIVO DA ACEROLA PARA EXPORTAÇÃO. NO AMAZONAS, O AÇAÍ, CONHECIDO COMO FONTE DE ENERGIA, CHAMA ATENÇÃO DO MERCADO EUROPEU. E OS PRINCIPAIS IMPACTOS DO ACORDO DE LIVRE COMERCIO ENTRE MERCOSUL E UNIÃO EUROPEIA PARA PRODUTORES E CONSUMIDORES.

  • 08:30MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 82

    Você sabe realmente o que são fake News? E consegue diferenciar uma notícia verdadeira de uma falsa? É bom ficar ligado, porque as fake News estão se espalhando de forma incontrolável e podem manipular a sua opinião. Quer saber como se precaver? É só assistir à primeira matéria do programa, que traz algumas dicas para você. E você já parou para pensar em como o nosso planeta é especial comparado a outros lugares do Sistema Solar? Esse é o tema da estreia do quadro “Pense nisso”, que traz sempre uma matéria curta para fazer você refletir sobre a forma como nós, seres humanos, vivemos.

  • 08:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 5 - MUSEU AFRO BRASIL E BAQUE ATITUDE

    No episódio de hoje os apresentadores de Territórios Culturais, Felipe Gaia e Tuti Muller, invadem o Museu Afro e desvendam as muitas exposições –temporárias e permanentes – do lugar. Ainda no Museu Afro, a dupla conhece de perto a ação do Baque Atitude, coletivo da região formado por jovens de comunidades e que realiza – no museu – intervenções a partir dos ritmos brasileiros.

  • 09:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    REGRA E CONFUSÃO

  • 10:00VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 06

    No programa de hoje vamos bater papo com a instrutora de pilotagem Claudia Franco, que dá aulas de bike, inicialmente para mulheres que não sabiam pedalar e que foi gradualmente ensinando até crianças. Mario Canna nos ensina como armazenar nossas bikes por um longo período de tempo. No segundo bloco, vamos conhecer o jornalista Leandro Bittar, que nos conta com sua paixão tomou força pelo ciclismo. Vamos Pedalar mostra como uma agencia de turismo radical, a Ushuaia Extremo Travels, explora a pratica de ciclismo no gelo. E no ultimo bloco, vamos bater um papo com a jornalista Renata Falzoni, que conta como deixou a dependência de carros de lado e começou a usar a bike como meio de transporte. Ela conseguiu conciliar as suas paixões: fotografia, arquitetura, jornalismo, rádio, cinema com a bicicleta.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    AVÓS - QUANDO ELES INTERFEREM NA CRIANÇA

    Neste programa você vai saber, quando os avós interferem no relacionamento entre netos e pais. A Psicóloga do Instituto de Psicologia da USP, Leila Cury Tardivo, vai falar dos maiores conflitos entre avós e pais. Fala também porque os avós precisam de netos e porque às vezes eles se tornam pais.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 48 - TEMÁTICO 02

    É na adolescência, fase de transição entre a infância e a idade adulta, o momento em que a palavra responsabilidade começa a fazer sentido. Na série “Pedro e Bianca”, este tema é lembrado em vários episódios – alguns cômicos, outros mais densos. Na arena montada no pátio da E.E. Alberto Torres, alunos da rede pública estadual conversam com os atores Giovanni Gallo e Heslaine Vieira e questionam se as cobranças desta idade e o comprometimento com a escola, a família, os amigos e a sociedade são apenas sinônimos de chatice. A partir da exibição de trechos de episódios da série, tem início um debate revelador.

  • 11:30SUPER IDEIAS

    NECESSIDADE POR VELOCIDADE

    SPARKS OF INVENTION conta histórias incríveis de sorte, coragem e gênio por trás das invenções e inventores que moldaram nosso mundo. Invenções que começam como apenas a partícula de uma idéia rabiscada em um guardanapo, um súbito vislumbre do futuro - a primeira escova de dentes, tênis, dinamite, o carrinho de bebê dobrável - e passou a mudar a maneira como vivemos, transformando muitos de seus fabricantes em milionários. A inovação não precisa vir com um jaleco: avanços revolucionários feitos em mesas de cozinha e bancadas de trabalho em todo o mundo: histórias fascinantes e surpreendentes de genialidade, determinação e sucesso que fizeram milhões para alguns e literalmente mudaram o mundo. Episódio 5: NECESSIDADE DE VELOCIDADE Quatro inovadores inspirados e suas invenções que transformam o transporte para inaugurar a era moderna. De borracha vulcanizada para o avião de combate que inspira um buggy; os tênis que mudam nossos hábitos de lazer e Glenn Curtiss, o engenheiro aeronáutico que assume os irmãos Wright.

  • 12:30BEM BRASIL

    LUIZ TATIT & CONVIDADOS

    Luiz Tatit e seus convidados se apresentam no palco do Bem Brasil com suas canções bem elaboradas

  • 13:30CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA - ZIGGY

  • 14:30FIGURAS DA DANÇA 2014

    MARA BORBA

    Mara Borba é uma artista sensível. Como bailarina usa a dramaticidade para dar corpo às interpretações e tem sua carreira marcada por seu trabalho como coreógrafa. Nos anos 80 foi bailarina do Balé da Cidade de São Paulo, onde também coreografou. Na década de 90 dançou no Deutscher Nationaltheater, em Weimar, Alemanha. Voltou ao Brasil em 2002, e passou a se dedicar à criação de trabalhos de dança associados a terapias corporais. Mudou-se para Florianópolis, em 2006, onde continua sua carreira com intervenções artísticas, trabalhos de cunho social e de composição musical. Mara possui um olhar múltiplo para a arte.

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    CATIRA (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira a Catira, dança marcada pelo ritmo dos pés. Participaram do programa os seguintes artistas: Irídio e Irineu, Catira Ás de Ouro, Os Favoritos da Catira, Catira Brasil, Liu e Léu, Catireiros do Parque, Tarcísio Manuvéi, Catira Raízes do Sertão, João Mulato e Douradinho, Grupo Novos Araçás.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    NEYMAR DIAS

    O artista fala sobre sua iniciação intuitiva e natural com a viola ainda durante a infância. Ele conta também como eram suas participações nos programas de TV, no início da carreira.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    NEYMAR DIAS

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 17:30REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - WAGNER TISO

    Este programa gravado nos estúdios da Tv Cultura em 1980, mostra o compositor , pianista e arranjador mineiro Wagner Tiso , colhendo os frutos do sucesso na apresentção do I Festival Internacional de Jazz de São Paulo. O repertório do progrma esta baseado em 2 albuns solos: ASSIM SEJA DE 1979 e WAGNER TISO DE 1979 que vendeu 20 mil cópias na época. Os músicos que acompanham Wagner Tiso são: MAURO SENISE- FLAUTA LUIS ALVES- BAIXO ACÚSTICO RICARDO SILVEIRA - GUITARRA ROBERTINHO SILVA - BATERIA

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 565

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS EDUARDO GUDIN E LÉLA SIMÕES.

  • 19:30RODA VIVA

    DRAUZIO VARELLA (2020)

    2020 COMEÇOU SOB O ALARME DA EPIDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS, QUE JÁ MATOU MAIS DE 900 PESSOAS NA CHINA E SE ESPALHOU POR MAIS DE 30 PAÍSES. O BRASIL NÃO TEM NENHUM CASO CONFIRMADO DE INFECÇÃO, MAS, AINDA ASSIM, O PÂNICO E A DESINFORMAÇÃO SE ALASTRAM NA MESMA VELOCIDADE DO VÍRUS. O NOSSO ENTREVISTADO DE HOJE É UMA DAS MAIORES AUTORIDADES DO BRASIL EM SAÚDE PÚBLICA. ELE ALIA RIGOR CIENTÍFICO A DIDATISMO, E SEUS ARTIGOS E SÉRIES DE REPORTAGENS VÃO MUITO ALÉM DA ONCOLOGIA, SUA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO. E ELE NÃO SE RESTRINGE À MEDICINA: AOS 76 ANOS, É MARATONISTA E AUTOR DE MAIS DE 15 LIVROS, PREMIADO COM O JABUTI PELO BEST SELLER ESTAÇÃO CARANDIRU, OBRA QUE MARCA O INÍCIO DE SEU MERGULHO NA REALIDADE CARCERÁRIA BRASILEIRA. ASSIM, A EPIDEMIA DE CORONAVÍRUS SERÁ APENAS UM DOS TEMAS QUE VAMOS DISCUTIR NESTA NOITE, PORQUE NO CENTRO DO RODA VIVA ESTÁ O DOUTOR DRAUZIO VARELLA. PARA ESTA ENTREVISTA, NÓS CONVIDAMOS: MARIANA FERRÃO, JORNALISTA ESPECIALISTA EM SAÚDE E BEM-ESTAR E FUNDADORA DA SOUL.ME, HEALTHTECH COM PROPOSITO DE TRANSFORMAR A VIDA DAS PESSOAS CLAUDIA COLLUCCI, REPÓRTER ESPECIAL E COLUNISTA DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO RAFAEL GARCIA, REPÓRTER DE CIÊNCIA DO JORNAL O GLOBO CRISTIANE SEGATTO, COLUNISTA DO UOL VIVA BEM E ROBERTA JANSEN, REPÓRTER ESPECIALIZADA EM SAÚDE DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO

  • 21:00JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM07 - TEMPORADA 2 - MARCELO RAMOS

  • 22:00CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 373

    373 - FAFÁ DE BELÉM A cantora Fafá de Belém pisa no palco do Cultura Livre pela primeira vez para apresentar o disco “Humana”, seu trabalho mais recente. O público também confere um arquivo especial do acervo da TV Cultura.

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1290

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , APAIXONADOS PELA NATUREZA PRATICAM O TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES . SAIBA TAMBÉM QUAL É O RISCO DE UM GRANDE CORPO CELESTE SE CHOCAR CONTRA A TERRA. E AINDA , UMA PLANTA USADA COMO TEMPERO, PODERÁ SER UMA ALIADA NO COMBATE À DENGUE. CIENTISTAS CRIARAM UM EXTRATO À BASE DO AÇAFRÃO-DA-TERRA OU CÚRCUMA QUE DESTRÓI AS LARVAS DO MOSQUITO TRANSMISSOR DA DOENÇA. A AMEAÇA DE UM IMPACTO GIGANTESCO É PEQUENA, MAS AS AGÊNCIAS ESPACIAIS VIGIAM CONSTANTEMENTE OS ASTERÓIDES PRÓXIMOS AO NOSSO PLANETA. E, EM PASSEIOS POR PARQUES E ÁREAS VERDES DAS CIDADES , ADEPTOS DO ECOTURISMO CONHECEM PARTE DA RICA DIVERSIDADE DE PÁSSAROS DO BRASIL/..

  • 23:30PADRE BROWN V

    PADRE BROWN V - O COMPANHEIRO LEPIDOPTERISTA

    EP 9 - O COMPANHEIRO LEPIDOPTERISTA - Enquanto o padre Brown se aproxima da biblioteca móvel de Kembleford, Ada surge para pedir ajuda. Margaret está presa sob uma estante de metal. Padre Brown fica aliviado ao descobrir que ela ainda está viva. Com Margaret agora segura na cama, a Sra. McCarthy insiste em ajudar na biblioteca até que ela melhore. Seu marido Graham os mostra sua loja de fotografia, esbarrando em seu assistente desalinhado Lewis. Mais tarde, o assistente conta um segredo ao padre Brown. E depois, naquela noite, Graham encontra Lewis morto e cabe ao Padre Brown desvendar o mistério de sua morte.

  • 00:30CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 12

    SINOPSE PROGRAMA 12 VT BOMBA NEUTRONS VT LOUIS ARMSTRONG - Morte há 40 anos A PEDIDO - Mundo da Lua - 1991 VT OFÍCIO LUTHIER VT ENCERRAMENTO TOM ZÉ

  • 01:00SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    AFEGANISTÃO - UM COSTUME RUIM

    O programa exibe a vida das mulheres que passaram por diversos tipos de discriminação durante o regime Taliban, no Afeganistão. Depois da queda do regime do Taliban em 2001, o povo afegão teve a chance de respirar novamente, especialmente as mulheres. Elas começaram a reconstruir suas vidas.

  • 01:05VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 50

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 08 - MEDICINA AYURVÉDICA

    HOJE, VAMOS VOLTAR A FALAR SOBRE NATUROLOGIA, ABORDANDO ESPECIFICAMENTE A MEDICINA AYURVÉDICA.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 18

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: FAZENDA URBANA SUBSTITUI SOL POR LÂMPADA LED E TROCA ÁREA GIGANTESCA DE PLANTAÇÃO POR ESPAÇO PEQUENO. ESTA É A APOSTA DO FAZENDEIRO DO FUTURO QUE INVESTE EM INOVAÇÃO. COLHEITA MOVIMENTA CIDADE DO INTERIOR PAULISTA CONHECIDA COMO CAPITAL MUNDIAL DA LARANJA. A PRODUÇÃO DEVE BATER NOVO RECORDE ESTE ANO. É NESTE SÁBADO NO AGROCULTURA.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 248

    Enrique Vila-Matas: O Entrelinhas entrevista um dos maiores nomes da literatura espanhola, conhecido por transformar outros escritores em personagens de seus romances. Vila-Matas acaba de publicar Dublinesca – livro no qual um editor viaja à Irlanda de James Joyce, onde aproveita o Bloomsday (data em que se celebra internacionalmente o autor do romance Ulisses e seu protagonista, Leopold Bloom) para fazer uma espécie de réquiem da literatura no momento em que a era Google substitui a era Gutenberg. Vila-Matas esteve em São Paulo para participar do 3º Congresso de Jornalismo Cultural da revista Cult e para lançar Dublinesca no Instituto Cervantes. Na conversa com o Entrelinhas, além de comentar de seus autores preferidos, ele falou de sua paixão pelo futebol e pelo maior clube de sua Catalunha natal – o Barcelona. Alejandro Jodorowsky: O programa destaca a obra do artista chileno que atua como escritor, quadrinista, dramaturgo e cineasta – mas que prefere o termo “psicomago” para descrever sua imaginação sem limites de gênero ou linguagem. Nossa colaboradora Andrea del Fuego comenta a obra cinematográfica de Jodorowsky, seus romances e HQs, seu diálogo com os surrealistas de Paris (onde vive até hoje) e com o dramaturgo Fernando Arrabal. Mary Del Priore: Com uma sólida atuação universitária e vários livros de referência, Mary Del Priore acabou encontrando um jeito de escrever a história que foge da linguagem acadêmica – sem, porém, perder o rigor documental. Ela participou do cruzeiro literário “Navegar é preciso” (projeto da Livraria da Vila que levou escritores numa viagem pelo rio Negro) e falou para o Entrelinhas sobre seu novo livro: Histórias íntimas – Sexualidade e erotismo na história do Brasil: “Na vida pública, somos super descolados, topamos tudo, somos animadíssimos, não temos vergonha de nada, falamos palavrão, gritamos, ficamos pelados – enfim, vale tudo. Mas, na vida privada, continuamos homofóbicos, racistas e machistas” – diz a autora, que nos reapresenta à história do Brasil com a linguagem envolvente da prosa de ficção: “Quando o historiador vai trabalhar com determinado período, a única maneira de entrar nele período é através da literatura.”

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CORAGEM *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Final do campeonato de futsal. O jogo segue empatado nos acréscimos, quando o juiz marca um pênalti. Diante da torcida, que lota a quadra da escola, ninguém se apresenta pra cobrança. Cadu, então, enche o peito de coragem e assume a responsabilidade. Se ele fizer o gol, o time vence o campeonato; mas se ele perder, o título fica pra outra equipe. Neste inusitado episódio, acompanhamos as conseqüências de cada uma das possibilidades acima na vida de Cadu.

  • 09:23CULTURA É CURRÍCULO II

    FUNDAÇÃO CULTURAL EMA GORDON KLABIN

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    MARIA BEATRIZ LUCE (07/05/2014)

    MARIA BEATRIZ LUCE É MESTRE E DOUTORA EM EDUCAÇÃO E ASSUMIU RECENTEMENTE O CARGO DE SECRETÁRIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA. NESTA CONVERSA, FALAMOS SOBRE OS PROBLEMAS QUE ENVOLVEM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL, A CRISE NO ENSINO MÉDIO, ALÉM DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE).

  • 10:00SAUDE BRASIL

    CASA SEGURA

    Você sabia que a extectativa é de que em 2025 - devemos ter, no mundo, mais de um bilhão de pessoas com mais de 65 anos de idade?! Precisamos, portanto, nos preparar – cada dia mais – para viver, além de mais tempo, melhor, com qualidade de vida. Esse contexto requer uma série de cuidados. Dentre eles, atitudes para tornarmos a casa da gente mais segura. E mais saudável. A CASA SEGURA é uma medida de prevenção com a saúde. Ações simples, pequenas adaptações, podem ajudar a evitar riscos e diminuir o índice de quedas e fraturas. Estima-se que um terço dos atendimentos de lesões traumáticas nos hospitais é composto por pessoas com mais de 60 anos de idade. Mais de 70 por cento dessas lesões ocorrem, por acidente, dentro da casa das pessoas. Metade dos casos pode resultar num tipo de fratura. Ao envelhecermos, vamos, aos poucos, perdendo visão, flexibilidade, olfato, enfim...nossos sentidos vão ficando menos aguçados. O que vai desencadeando algumas limitações, que pedem, cada vez mais, medidas preventivas justamente pra gente não se machucar. É recomendável reolhar, com atenção, cada cômodo dentro de casa para buscar detectar os fatores de risco. E a partir daí tomar uma atitude para minimizar o risco, proteger o ambiente para você mesmo. Por exemplo, na sala, o ideal é ter poucos móveis. Evitar fios soltos e objetos pelo chão. Manter o maior espaço possível para transitar pelo espaço, sem perigo de esbarrar entre cadeiras, sofás e mesas. Outra armadilha, dentro de casa, é o piso. Não deve ser escorregadio. O uso de tapetes soltos também não é aconselhável. No banheiro, além do piso anti-derrapante, principalmente no box, o uso de torneiras fáceis de abrir e fechar, e barras de apoio em alturas variáveis para ajudar a manter o equilíbrio da pessoa. À noite, recomenda-se sempre manter uma certa luminosidade na casa, especialmente, para ajudar no trajeto do quarto ao banheiro. Uma luz baixa, um abajour ligado. Adaptações também podem ajudar a segurar uma colher, manusear uma panela, lavar uma roupa. A casa desempenha um papel fundamental na segurança, saúde e qualidade de vida da pessoa. Uma casa adaptada significa você viver mais e viver melhor. Por isso, devemos procurar ajuda de profissionais que possam orientar sobre como a sua casa pode ficar mais segura. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    MORTE - PERDAS E TRAUMAS

    Neste programa você vai saber como falar da morte com o seu filho. A Professora e Coordenadora do Laboratório de Luto da PUC, Maria Helena Franco, vai orientar como falar da morte para a criança. Fala também de como a criança entende a morte, quais são suas reações mais comuns e quais os traumas que ela pode trazer.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 49 - TEMÁTICO 03

    Sexo em primeiro lugar, sexo em segundo lugar e sexo em terceiro lugar. A piada sobre uma preocupação recorrente na vida dos adolescentes resume a presença deste tema na série “Pedro e Bianca”. E não faltaram episódios discutindo virgindade, gravidez na adolescência, ansiedade pela primeira vez, prevenção, homossexualidade etc. Cobrados pelos amigos, pela família e pela sociedade, alunos da rede pública estadual falam abertamente sobre seus dilemas, prazeres e descobertas, em um bate-papo realizado na E.E. Alberto Torres, cenário do programa, com a apresentação dos protagonistas da série, Giovanni Gallo e Heslaine Vieira.

  • 11:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - ROBERTO BETHONICO

    Foi em Itabira, no interior de Minas Gerais, que o artista plástico Roberto Bethônico nasceu e conviveu com uma das principais questões de seu trabalho: o irreversível. A cidade do ferro foi palco da criação da Companhia Vale do Rio Doce, e numa viagem impressionante à cidade, o artista nos mostra como a exploração do minério transformou a natureza da região e como essa degradação do ambiente é definitiva, não tem mais recuperação. Esse sentimento é traduzido na obra de Bethônico como uma forma de protesto e é o ponto inicial de outras questões que envolvem o cuidado com a vida. São desenhos, objetos, instalações e fotografias que representam poeticamente este universo.

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 374

    374 - CHINA Roberta Martinelli recebe no Cultura Livre o compositor e cantor China. Ele apresenta seu quarto disco, “Manual de Sobrevivência Para Dias Mortos”. O público também confere uma entrevista com a Lorena Calábria que fala sobre o disco “Da Lama ao Caos”, do Chico Science & Nação Zumbi.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - BUMBÁ PATRIMÔNIO

    PARA FALAR SOBRE A INFLUÊNCIA DO BOI BUMBÁ NA CULTURA NACIONAL, A GENTE RECEBE A COORDENADORA DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DO SENAC SÃO PAULO, LÍVIA CRISTINA TONETO, QUE PESQUISOU O BUMBA MEU BOI NA CAPITAL PAULISTA PARA A TESE DE MESTRADO./ E MARCOS APOLO MUNIZ, SECRETÁRIO DE CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 24

    CULTURA RETRÔ - PGM 24 NO AR: 06/10/11 VT TOURADAS - proibição na Espanha + histórico RECLAME À PEDIDO/ENTREVISTA CLARISSE ABUJAMRA Pgm É Proibido Colar - 1999 MUSA SUSAN SARANDON RECLAME JOGOS DE TABULEIRO ENCERRAMENTO Divinas Divas do Jazz

  • 14:25CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 13

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE AGUA EM NAZARE PAULISTA, PERU, URUGUAI E REPUBLICA DOMINICANA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    HIPOTERMIA NEUROPORTETORA

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 20 EDUCAÇÃO INTEGRAL - 26/09/2018

    HOJE NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A EDUCAÇÃO INTEGRAL./ UM NOVO CONCEITO QUE NÃO TEM A VER COM TEMPO, MAS SIM COM UMA APRENDIZAGEM QUE ABRAÇA TODAS AS NECESSIDADES DO ALUNO, DA PESSOA E DO CIDADÃO./ NOSSA CONVIDADA É SIMONE ANDRÉ - GERENTE-EXECUTIVA DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO AYRTON SENNA.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE./ ATÉ LÁ.//

  • 15:30CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 21 - PASSAGEM PARA O SÉCULO XX - PARTE 01

    A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, COMEÇA A TRANSIÇÃO PARA O SÉCULO XX. O EMBATE CAPITALISMO X COMUNISMO INTERFERE TAMBÉM NA MÚSICA. OS MÚSICOS PASSAM A ASSUMIR SUAS POSIÇÕES POLÍTICAS, E A PASSAR ISSO PARA SUAS COMPOSIÇÕES. AS REFERÊNCIAS HISTÓRICAS E CULTURAIS QUE FIZERAM A PASSAGEM DO SÉCULO, QUE, SEGUNDO OS HISTORIADORES, COMEÇA APROXIMADAMENTE EM 1914. O SÉCULO XX FOI MARCADO TAMBÉM PELA EXPANSÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM MASSA, O QUE CONTRIBUIU MUITO PARA A COMPOSIÇÃO E A DIVULGAÇÃO DA MÚSICA.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    DON´T STOP BELIEVIN´ (JOURNEY) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

    A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 04

    OLÁ, O VITRINE BRASIL CHEGA AO PARANÁ E DESEMBARCA EM FOZ DO IGUAÇU, CIDADE QUE FAZ FRONTEIRA COM O PARAGUAI E ARGENTINA. FOZ DO IGUAÇU INVESTE PESADO EM PRESERVAÇÃO E PESQUISA PARA RECUPERAR E MANTER A NATUREZA. DENTRO DA HIDRELÉTRICA DE ITAIPU, ENERGIA LIMPA É A PALAVRA DE ORDEM. TODOS OS CARROS QUE CIRCULAM POR LÁ SÃO ELÉTRICOS OU MOVIDOS À LIXO. QUANDO O ASSUNTO É FAUNA, NO PARQUE DAS CATARATAS DO IGUAÇU, É ATÉ POSSÍVEL CRUZAR COM UMA FAMÍLIA DE ONÇA PINTADA.

  • 17:30REPORTAGEM ESPECIAL

    TELESCÓPIOS DOS ANDES CHILENOS GEMINI SUL E SOAR

    A UNIVESP TV FAZ UMA VISITA AOS TELESCÓPIOS GEMINI SUL E SOAR - SIGLA DE SOUTHERN ASTROFYSICAL RESEARCH TELESCOPE -, LOCALIZADOS EM CERRO PACHÓN, UMA MONTANHA DA CORDILHEIRA DOS ANDES, NO NORTE DO CHILE, A 2700 METROS ACIMA DO NÍVEL DO MAR. O BRASIL FOI O MAIOR INVESTIDOR DO SOAR, INAUGURADO EM 2004, E TEM DIREITO A CINQUENTA NOITES DE OBSERVAÇÃO POR ANO. OS OUTROS PARCEIROS SÃO CHILE E ESTADOS UNIDOS. A EQUIPE ACOMPANHOU DUAS NOITES DE ATIVIDADES NA SALA DE CONTROLE REMOTO DO OBSERVATÓRIO. O OBJETIVO FOI MOSTRAR O TRABALHO DOS ASTRÔNOMOS BRASILEIROS RESIDENTES NO SOAR. ELES ATENDEM PEDIDOS DE COLEGAS DO BRASIL PARA OBSERVAR ESTRELAS E GALÁXIAS.

  • 18:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 6

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/04, às 20h, temos como convidados os escritores Ruy Castro e Paulo Lins.

  • 19:00SP PESQUISA

    AMAZÔNIA

    O SÃO PAULO PESQUISA VAI APRESENTAR O TRABALHO DE UMA BRASILEIRA QUE GANHOU A CAPA DA REVISTA CIENTÍFICA NATURE. A PESQUISADORA LUCIANA VANNI GATTI MOSTROU QUAL O PAPEL DA FLORESTA AMAZÔNICA NO BALANÇO DE EMISSÕES DE CARBONO. A CIENTISTA USOU UM MÉTODO QUE PERMITIU A MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA EM VÁRIOS PONTOS DA FLORESTA, EM DIFERENTES MESES DO ANO, E DESCOBRIU QUE A QUANTIDADE DE CHUVA ALTERA COMPLETAMENTE O PAPEL DA FLORESTA NA EMISSÃO DO CO2, O PRINCIPAL GÁS QUE CONTRIBUI COM O AQUECIMENTO GLOBAL. TAMBÉM NA AMAZÔNIA, UM GRUPO DE CIENTISTAS DE SÃO PAULO INVESTIGA COMO A POLUIÇÃO INTERFERE NA FORMAÇÃO DAS NUVENS, E NO REGIME DE CHUVAS EM VÁRIAS PARTES DO PAÍS.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    CHRISTIANE TORLONI

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 280 - A LONGA JORNADA

    AO LONGO DOS SÉCULOS, O HOMEM PERMITIU RAROS MOMENTOS DE PAZ ÀS BALEIAS. PRIMEIRO, ELAS ERAM CAÇADAS PARA SERVIR DE ALIMENTO, DEPOIS PARA EXTRAÇÃO DO ÓLEO, UTILIZADO NA ILUMINAÇÃO DAS RUAS. DE UNS TEMPOS PARA CÁ, PASSARAM A SER VÍTIMAS DAS REDES DE PESCA OU DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS, QUE TIRAM DOS HABITATS OS PEIXES E MOLUSCOS QUE FAZEM PARTE DE SEU CARDÁPIO. QUANDO ESCAPAM DE UMA CAEM EM OUTRA. AS ORCAS, INJUSTAMENTE CHAMADAS DE BALEIAS ASSASSINAS, AINDA HOJE PASSAM POR EXAUSTIVOS TREINAMENTOS PARA SERVIR DE DIVERSÃO EM PARQUES AQUÁTICOS. JÁ OS TUBARÕES CONSEGUEM ESCAPAR DAS REDES, MAS SÃO CAÇADOS PARA EXTRAÇÃO DAS BARBATANAS. ELES SE DESTACAM EM MEIO À NATUREZA PORQUE DISPÕEM DE UMA VISÃO SUPER APURADA QUE LHES PERMITE ENXERGAR ATÉ NO ESCURO. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.

  • 21:00METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 406 - 23/02/2020

  • 21:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 3

  • 21:54CULTURA É CURRÍCULO II

    PINACOTECA BENEDICTO CALIXTO - SANTOS

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A PAUTA ESQUECIDA - FIM DA UTOPIA

    Fim da Utopia - Aborda os grandes movimentos de idéias no século XX e sua evolução no mundo contemporâneo. Nos versos de grandes poetas, no vigor da arte russa do início do século, no espelho do Art Nouveau, a esperança dos povos se renova e a desesperança ressurge diante da seqüência das guerras.

  • 22:40TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 24/02/2020

  • 23:45CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 13

    SINOPSE PROGRAMA 13 VT REFUGIADOS VT PELÉ - Há 40 anos se despedia da seleção brasileira VT MUSA PAGU (Patrícia Galvão) VT TELEROMANCE - ENTREVISTA ESTHER GÓES (30 anos de Teleromance) A PEDIDO - COCORICÓ VT ENCERRAMENTO CAZUZA - morte há 21 anos

  • 00:09CONTOS DA MEIA NOITE

    FELICIDADE - LUIZ VILELA

    Ao abrir a porta do apartamento, uma surpresa aguardava nosso herói: uma festinha-surpresa em comemoração a seu aniversário. Com o indefectível bolinho, com as competentes velinhas. E a turma cantando o “parabéns p´ra você.” Depois todos a pedir: fala, fala, fala. Mas o que ele tinha a dizer, dentro do seu constrangimento? A mulher acudiu a seu silêncio: é timidez. O empurra-empurra dos convidados, por entre bandejas de docinhos e salgados. E os refrigerantes e cervejas correndo soltos. As “piadas” contadas nas rodinhas e que ele nem consegue ouvir direito. Por fim o refúgio, o Nirvana: tranca-se dentro do banheiro e só, sozinho encontra seu primeiro momento de felicidade envolto pelo silêncio pacificador.

  • 00:15SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    PAQUISTÃO - DO PAQUISTÃO, COM AMOR

    JORNALISTA, EDITORA E ATIVISTA AMBIENTAL, SANEEYA HUSSAIN PERSONIFICA 'FEMINISMO' E 'DIREITO DAS MULHERES' DE FORMA NÃO-DOGMÁTICA, VIVENDO A VIDA EM SEUS PRÓPRIOS TERMOS E - AO FAZÊ-LO - CONTRARIANDO AS TENDÊNCIAS QUE MILITAM CONTRA AS LIBERDADES INDIVIDUAIS DAS MULHERES NO PAQUISTÃO ESPECIFICAMENTE E SUL DA ÁSIA EM GERAL. ESTE FILME CELEBRA SUA VIDA E O LEGADO INSPIRADOR QUE ELA DEIXOU PARA TRÁS.

  • 00:20VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 51

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 09 - IRIDOLOGIA

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE IRIDOLOGIA, A TÉCNICA QUE PERMITE ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO DA ÍRIS – A PARTE COLORIDA DOS OLHOS, AVALIAR O ESTADO GERAL DE SAÚDE DA PESSOA.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 19

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: O SORGO, CEREAL RESISTENTE À SECA E AS ALTAS TEMPERATURAS, GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO NAS LAVOURAS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS. O ESTADO DO PARÁ ABRIGA O MAIOR BANCO GENÉTICO DE CACAU DO MUNDO. SÃO MAIS DE 50 MIL PLANTAS, UMA DAS MAIORES RIQUEZAS AGRÍCOLAS DA AMAZÔNIA.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 249

    Laurentino Gomes: O Entrelinhas entrevista o jornalista Laurentino Gomes, autor dos best sellers 1808 e 1822. Depois do estrondoso sucesso de 1808, em que reconstitui a mudança da corte portuguesa para o Rio de Janeiro, ele lança agora 1822, livro sobre outro marco histórico: a Independência do Brasil. Laurentino participou do cruzeiro literário “Navegar é preciso” (que levou escritores ao rio Negro, na Amazônia) e falou com o Entrelinhas sobre seu jeito novo e envolvente de contar a história. Festival da Mantiqueira: O programa mostra como foi a festa literária que aconteceu em São Francisco Xavier, no último fim de semana. Com participação de autores como Sérgio Sant’Anna, Xico Sá e Márcia Tiburi, o Festival teve como destaque o encontro entre Ignácio de Loyola Brandão e Márcio de Souza. O Entrelinhas conversou com eles pouco antes da mais concorrida mesa do domingo; depois de falarem sobre as viagens literárias que fizeram juntos pela Alemanha e pelo Brasil, Márcio de Souza “revelou” que Loyola é um ótimo cantor de boleros – e o autor de Zero deu uma divertida canja, cantando em espanhol para a câmera do Entrelinhas. Outras atrações foram a homenagem ao escritor gaúcho Moacyr Scliar (morto no início do ano), com leituras de trechos de seus livros precedendo cada mesa, e a divulgação dos finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Federico Andahazi: O Entrelinhas conversou com o romancista argentino, que também participou do Festival da Mantiqueira. Andahazi lançou O Anatomista há mais de 15 anos, mas até hoje esse romance (sobre um personagem histórico que identificou a origem física do prazer feminino: o clitóris) continua gerando polêmica. O escritor falou sobre a perseguição que sofreu em diferentes países e f ez uma comparação entre a censura contemporânea e a Inquisição.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    COMUNICAÇÃO DIGITAL *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu publica no Twitter do Almanaque que fará uma entrevista exclusiva com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Mesmo alertado por Mano, ele confirma pra todos que trasnmitirá a entrevista pela internet, sem perceber que a história vai ganhando proporções gigantescas, saindo completamente do seu controle. Agora os amigos terão de usar toda a criatividade que têm para contornar a situação.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    GIOVANA BARBOSA DE SOUZA E ANA CLÁUDIA ARRUDA LEITE - ALIANÇA PELA INFÂNCIA (28/05)

    VOCÊ SABIA QUE NÓS ESTAMOS NA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR? ESTA MOBILIZAÇÃO É ORGANIZADA AQUI NO BRASIL PELO MOVIMENTO ALIANÇA PELA INFÂNCIA. PARA SABER MAIS SOBRE ESTE MOVIMENTO ENORME E TAMBÉM ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA VIDA DE UMA CRIANÇA, CONVERSAMOS COM GIOVANA BARBOSA DE SOUZA, QUE É REPRESENTANTE DA ALIANÇA PELA INFÂNCIA E TAMBÉM COM A EDUCADORA, COORDENADORA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO INSTITUTO SINGULARIDADES, ANA CLÁUDIA LEITE.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    VITAMINA D

    O Sol é indispensável para a vida e para a nossa saúde. A exposição aos raios ultravioleta, de forma adequada, tem seus benefícios e são fundamentais para o funcionamento do corpo humano. Por meio do sol, o nosso organismo consegue a vitamina D e, com ela, melhora a absorção do cálcio e mantém os nossos ossos fortes e resistentes. Pesquisas apontam que os brasileiros têm falta dessa substância no organismo, mesmo vivendo em um país tropical. Isso acontece porque passamos mais tempo em ambientes fechados e nos expomos cada vez menos aos raios solares. O sol é a principal fonte de vitamina D. Alguns alimentos também possuem essa substância, mas são poucos e a quantidade é insuficiente. Além de manter a saúde óssea, a vitamina D interfere no bom funcionamento de vários órgãos, ajuda na prevenção do câncer, fortalece a imunidade e mantém o equilíbrio do nosso corpo. A deficiência de vitamina D está diretamente ligada com o cálcio. A falta de ambos prejudica a absorção de cálcio, podendo enfraquecer os ossos e ocasionar doenças como a osteoporose. A ausência de vitamina D ou Hipovitaminose D pode acontecer em qualquer idade e não apresenta sinais que sirvam de alerta. O diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais e o tratamento é feito com o uso de suplemento alimentar. É preciso estar atento para manter os níveis adequados de vitamina D no organismo. Muitas vezes, as fontes naturais não são suficientes, sendo necessário adotar o uso de suplemento alimentar. Isso é importante para manter o bom funcionamento do organismo e para garantir uma vida saudável durante toda a existência. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    O QUE FAZER NAS FÉRIAS

    No Programa Tamanho Família, você aprende o planejamento na hora da viagem, a Dra. Renata Waksman (pediatra)e Presidente do Departamento de segurança da criança e do adolescente da sociedade brasileira de pediatria, Irá esclarecer como se deve colher informações sobre os lugares para serem visitados , as condições da alimentação e o preparo para uma boa viagem com crianças e bebês, mesmo no lugar de moradia que não seja uma viagem, pode se ter diversão sem cansaço e desgaste.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 50 - TEMÁTICO 04

    Sexo em primeiro lugar, sexo em segundo lugar e sexo em terceiro lugar. A piada sobre uma preocupação recorrente na vida dos adolescentes resume a presença deste tema na série “Pedro e Bianca”. E não faltaram episódios discutindo virgindade, gravidez na adolescência, ansiedade pela primeira vez, prevenção, homossexualidade etc. Cobrados pelos amigos, pela família e pela sociedade, alunos da rede pública estadual falam abertamente sobre seus dilemas, prazeres e descobertas, em um bate-papo realizado na E.E. Alberto Torres, cenário do programa, com a apresentação dos protagonistas da série, Giovanni Gallo e Heslaine Vieira.

  • 11:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FERNANDO MEIRELLES

    Ele começou arquiteto e urbanista e se transformou num dos cineastas mais reconhecidos no seu país e no exterior. Uma espécie de “embaixador do cinema brasileiro”, esse paulistano começou com uma kombi e uma turma de amigos, importando equipamento direto do Japão, via Paraguai. Com sua turma de amigos do “Olhar Eletrônico”, experimentou na TV brasileira novas idéias e formatos. Foi para a publicidade e, finalmente, fez o que sempre quis: cinema. Diretor de “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles gosta mesmo é de novidades, de desafios.

  • 12:30MANOS E MINAS III

    LAYLAH ARRUDA

    Neste programa o Manos e Minas recebe Laylah Arruda. Representando a cena dos slams, BIRO-BIRO E NENZIN. Matérias: - Nosso videorreporter Rodney Suguita apresenta o perfil do Edson Leite, chef do Sonego Bistrô. - Roberta foi trocar uma ideia com os integrantes do coletivo fotográfico 'Afrotometria'. - um bate papo com as irmãs Joyce e Lucia Venancio, criadoras da Preta Pretinha, incentivam a reflexão sobre a diversidade através das bonecas de pano que produzem .

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 26/06/2018 - GERAÇÃO CANGURU

    HOJE FALAMOS SOBRE A GERAÇÃO CANGURU, OS FILHOS ADULTOS QUE MORAM COM OS PAIS./ COM A GENTE, O EDUCADOR E ESCRITOR ILAN BRENMAN./ E A PSICÓLOGA CLÍNICA MARIANA FIGUEIREDO DEL MONTE.

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 25

    CULTURA RETRÔ - PGM 25 NO AR: 13/10/11 VT CRISTO REDENTOR - 80 anos VT A PEDIDO X-TUDO/Entrevista Fernando Gomes VT OFICIO CONSERTA BRINQUEDOS VT PATINHO BORRACHA VT BRINCADEIRAS RETRÔ - Encerra

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 14

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DA PATAGONIA ARGENTINA E DO CAMINHO DO JAGUAR.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    BULIMIA

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 21 TRANSIÇÃO MUNICÍPIO - 01/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE UM PERÍODO DELICADO PARA OS NOSSOS ESTUDANTES:/ A TRANSIÇÃO DO FUNDAMENTAL 1 PARA O FUNDAMENTAL 2.// UMA FASE QUE JUNTA A ADOLESCÊNCIA COM A TROCA DE APENAS UM PARA VÁRIOS PROFESSORES NA SALA DE AULA./ NOSSO CONVIDADO É FRANCISCO CARBONARI – MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO./ ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:30CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 23 - PASSAGEM PARA O SÉCULO XX - PARTE 03

    O NACIONALISMO PASSA A SER UMA IMPORTANTE FONTE DE INSPIRAÇÃO MUSICAL NO SÉCULO XX. A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA SOBRE AS NOVAS FONTES DE PESQUISA NA MÚSICA, FONTES FOLCLÓRICAS. NO SÉCULO XX, A ARTE PASSA A SER POLITICAMENTE COMPROMETIDA. HÁ UMA PREOCUPAÇÃO, NESSE SENTIDO, DE FAZER UMA ARTE ENGAJADA, E A MÚSICA TAMBÉM SEGUE ESSA TENDÊNCIA. OUTRA EVOLUÇÃO DO SÉCULO É O SURGIMENTO DA MÚSICA ELETRÔNICA (OU ELETROACÚSTICA).

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    DON´T STOP BELIEVIN´ (JOURNEY) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 8 - MUSEU DO FUTEBOL E FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

    Neste episódio os apresentadores invadem um dos territórios culturais mais procurados pelos moradores da cidade de São Paulo e também por quem está aqui em visita: O Museu do Futebol. E para completar o programa, nossa dupla vai até a Fábrica de Cultura da Vila Brasilândia, onde se reúne jovens dos mais ativos e militantes nos novos ritmos musicais de São Paulo. Futebol e música, duas paixões nacionais num mesmo Território Cultural.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 05

    OLÁ, BEM-VINDOS AO BRASIL QUE PRECISAMOS CONHECER. / HOJE VAMOS VER DE PERTO UM ESPETÁCULO QUE NA ESSÊNCIA É VISUAL: O PÔR DO SOL. / MAS NA PARAÍBA ESTE FENÔMENO ENCANTA NÃO SÓ AOS OLHOS. / ELE TAMBÉM É PARA OS OUVIDOS. / E PARA AGUÇAR AINDA MAIS OS SENTIDOS, VOCÊ VAI CONHECER DUAS DELÍCIAS QUE MEXERAM COM A CABEÇA DO ANTROPÓLOGO GILBERTO FREYRE… PATRIMÔNIO IMATERIAL DE PERNAMBUCO ESTES DOIS BOLOS AJUDAM A ENTENDER AS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL DESDE A COLONIZAÇÃO. / O VITRINE BRASIL COMEÇA AGORA. //

  • 17:30REPORTAGEM ESPECIAL

    FOZ DO IGUAÇU A CIDADE QUE APOSTOU NO IDEB

    FOZ DO IGUAÇU TEM A ESCOLA MUNICIPAL COM A MELHOR NOTA NA ÚLTIMA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, O IDEB: É A ESCOLA SANTA RITA DE CÁSSIA, QUE ATINGIU 8,6. A CIDADE AINDA CONTA COM OUTRAS ESCOLAS BEM AVALIADAS E TEM MOSTRADO CRESCIMENTO DAS NOTAS A CADA AVALIAÇÃO. NESSE PROGRAMA, A EQUIPE DA UNIVESP TV MOSTRA QUAIS FORAM AS MUDANÇAS QUE A CIDADE PARANAENSE PROMOVEU PARA ATINGIR ESSES RESULTADOS E AVALIA COMO ISSO SE REFLETE NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO EM SUAS ESCOLAS.

  • 18:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 7

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 19/05, às 20:30h, temos como convidados o jornalista Laurentino Gomes e o romancista Moacyr Scliar.

  • 19:00SP PESQUISA

    ATIVIDADE SOLAR

    A PESQUISA DEDICADA AO CLIMA ESPECIAL ANALISA PRINCIPALMENTE INFORMAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DO SOL, COMO EXPLOSÕES SOLARES, CAMPO MAGNÉTICO DO SOL E QUANTIDADE DE RADIAÇÃO QUE CHEGA À NOSSA ATMOSFERA. ESSE MONITORAMENTO É IMPORTANTE PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA NO FUNCIONAMENTO DAS COMUNICAÇÕES, TRANSAÇÕES BANCÁRIAS, INTERNET, AVIAÇÃO E ENERGIA. O PROGRAMA APRESENTA A PESQUISA DESENVOLVIDA NO CENTRO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA MACKENZIE, CRAAN, E O MONITORAMENTO REALIZADO NO PROGRAMA DE ESTUDO E MONITORAMENTO BRASILEIRO DO CLIMA ESPACIAL (EMBRACE), DO INPE.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    GRANDE OTELO - IN MEMORIAN

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 281 - SEGREDOS DA FELICIDADE

    AO LONGO DA HISTÓRIA, INÚMEROS PENSADORES TENTARAM DECIFRAR ESSE ENIGMA: EXISTE MESMO ALGO QUE SE POSSA CHAMAR DE FELICIDADE? TAMBÉM FORAM MUITAS AS TENTATIVAS DE EXPLICAÇÃO. DE TEMPOS EM TEMPOS, SURGE ALGUMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO. ATÉ ARISTÓTELES, MESTRE DOS MESTRES DO PENSAMENTO, TINHA A SUA. AGORA, UM PESQUISADOR NORTE-AMERICANO APARECE COM UMA NOVA TEORIA, QUE ELE RESUME NO LIVRO "THE HAPPINESS CURVE", A CURVA DA FELICIDADE. JÁ JÁ VAMOS ENTRAR NOS DETALHES, MAS DE FORMA BEM RESUMIDA ELE DEFENDE O PONTO DE VISTA DE QUE, LOGO APÓS A JUVENTUDE, AS PESSOAS TENDEM A SE SENTIR INFELIZES E SÓ O TEMPO E A MATURIDADE VÃO TRAZER DE VOLTA A FELICIDADE. SERÁ MESMO? NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.

  • 21:00ANTUNES FILHO EM PRETO E BRANCO

    IMPLOSÃO

    Paralelo entre a primeira implosão de um prédio em São Paulo: o edifício Mendes Caldeira, em novembro de 1975 e o desmoronamento de um casamento, sufocado pelas necessidades econômicas e problemas de relacionamento que acabam por levá-los de um progressivo afastamento até uma solidão a dois.

  • 22:00BALANÇO DO SÉCULO XX, PARADIGMAS DO SÉCULO XXI

    O REMÉDIO DE EPICURO

    Neste programa, o professor João Quartim de Moraes apresenta inicialmente um pequeno painel histórico do período que marca o inicio da decadência das Polis gregas. Um período de transição na política, na economia e também na filosofia. Dentro desse momento de crise surge a filosofia de Epicuro. O professor João Quartim de Moraes expõe a relevância e influência das idéias de Epicuro para os seus contemporâneos e também a importância que ela tem ainda hoje para a compreensão dos caminhos da moral nos momentos de crise. O filósofo João Quartim de Moraes é professor titular do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade de Campinas, cientitsa político e doutor em Filosofia pela Fondation Nationale de Science Politique, FNSP, França.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 25/02/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 14

    SINOPSE PROGRAMA 14 VT BEATRIZ SEGALL - 85 anos de vida em Julho A PEDIDO - Peter e sua caixa de brinquedos VT RAUL CORTEZ - 5 anos de morte VT AMY RETRÔ - Amy Winehouse VT ENCERRAMENTO MORRISON - Há 40 anos Jim Morrison morreu em Paris

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    NIGÉRIA - SENHORA MECÂNICA

    Este episódio marca a trajetória das Mulheres da Nigéria, que lutam, abrindo espaços para se manterem em uma profissão digna, contudo considerada apenas para homens a profissão de mecânica, a maioria das mulheres na Nigéria têm dificuldade em achar empregos e se sustentar, mas em uma ação revolucionária de Sandra Aguebor Edokpayi um projeto de nome Sra. Mecânica fez com que esse conceito fosse pelo menos amenizado, o episódio traz relatos das mulheres envolvidas no projeto e análise masculina positiva nas ruas do país.

  • 00:35VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 52

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 10 - TERAPIA PRÂNICA - 1

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE TERAPIA PRÂNICA, UMA CIÊNCIA E ARTE DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA QUE UTILIZA AS MÃOS SEM TOCAR NO CORPO FÍSICO DO PACIENTE.O TERAPEUTA PROJETA A ENERGIA EM ALGUNS PONTOS PRINCIPAIS DA ACUPUNTURA, ONDE ESTÃO OS NOSSOS CENTROS DE ENERGIA, OS CHAMADOS CHAKRAS, E TAMBÉM NOS PONTOS SEMI-PRINCIPAIS, CHAMADOS DE CHAKRAS MENORES.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 20

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: CAFÉS ESPECIAIS DA REGIÃO DE CAPARAÓ CAPIXABA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, SE DESTACAM PELA ALTA QUALIDADE E GANHAM FAMA NO BRASIL E NO EXTERIOR. E A PRODUÇÃO DE LEITE ORGÂNICO NO INTERIOR PAULISTA. OS CONSUMIDORES ESTÃO CADA VEZ MAIS INTERESSADOS EM ALIMENTOS NATURAIS E SAUDÁVEIS O QUE TEM LEVADO PRODUTORES A SE ADAPTAREM AO NOVO NEGÓCIO.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 250

    Cristovão Tezza: O Entrelinhas entrevista o escritor que ganhou os principais prêmios literários do Brasil com O filho eterno, de 2007. Tezza fala do desafio de publicar um novo romance após tanto sucesso e comenta seu novo livro, Um Erro Emocional, que se passa no espaço de apenas duas horas. A entrevista também mostra o trabalho de Tezza como teórico da literatura e seu ensaio sobre a obra do pensador russo Mikhail Bakhtin. Alta Ajuda: No Dia dos Namorados, a escritora Ivana Arruda Leite participa do quadro Alta Ajuda, que dá dicas de alta literatura que podem servir de literatura de auto-ajuda. Ivana sugere obras de Cortázar e Machado de Assis para os enamorados – mas também livros de Ian McEwan e Alan Pauls para quem transformou a paixão numa obsessão doentia. Sérgio Sant’Anna: O programa entrevista o escritor carioca, que acaba de lançar O Livro de Praga. O romance faz parte da coleção Amores Expressos – que enviou escritores a diferentes cidades do mundo para escrever uma história de amor. Sérgio Sant’Anna fala sobre sua experiência em Praga e sobre o enredo, repleto de fetiches e perversões, que ele ambientou na capital da República Tcheca. Praga: O Entrelinhas mostra como o livro de Sérgio Sant’Anna surge no momento em que são publicados no Brasil vários livros que também se passam em Praga: além de uma coletânea de Franz Kafka (mais célebre escritor da cidade), um volume de contos de Jan Neruda (escritor do século 19) e livro com peças teatrais e poemas de Václav Havel (autor perseguido pelo regime comunista e se tornou o primeiro presidente eleito da República Tcheca). O programa também destaca o novo romance de Umberto Eco, O Cemitério de Praga, ainda inédito no país.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    EDUCAÇÃO (I TEMPORADA)

    Neste programa o tema Educação será abordado atrevés dos seguintes quadros: Programa 1 - EDUCAÇÃO, PAPEL DE QUEM? 1.Grande REPORTAGEM - Educação: o que pode a parceria família e escola? Neste programa o foco da discussão recairá nas possibilidades de trabalho conjunto entre todos os envolvidos na tarefa de educar, além de pontuar informações sobre a formação da educação brasileira. 2.TELEJORNAL: As profecias relacionadas a tecnologia 3.GAME: Circuito Cultural Municipal (Teatro Municipal) 4.PILULAS DO SABER / CULTURA DE ALMANAQUE: •AL MANAK, palavra de origem árabe que significa: ¨lugar onde os camelos descansavam.¨ Local de pouso das caravanas onde durante a noite se ouviam histórias e se sabia das novidades. •VESTIBULAR, palavra derivada de vestíbulo, que significa ¨portal, porta principal, entrada...¨ Ou seja, é o portal que o aluno tem que passar para chegar à faculdade! •Você sabia que a palavra avião vem do francês ¨avion¨ que por sua vez vem do latim ¨avis¨ e foi criada pelo engenheiro francês Clement Adler. Ele precisava de um nome para batizar o invento dos seus sonhos: uma máquina voadora mais pesada que o ar! Pois é, foi assim que em 1875, ¨avis¨ virou ¨avion¨, ou seja, um pássaro grande. Mas se o francês inventou a palavra, quem inventou o avião de verdade, foi um brasileiro; Santos Dumont, o 14 bis em 1906. . A primeira projeção pública de um filme aconteceu na França, em 1895 e foi realizada pelos irmãos Lumiére. Por isso, Louis Lumiére é considerado o primeiro cineasta de documentários da história do cinema. Já seu irmão August, depois da invenção, largou a câmera e decidiu se tornar médico •PÍLULAS DE SABER. Nos Estados Unidos se encontra o maior número de montanhas russas do mundo. São mais de 700 espalhadas por vários parques temáticos em todo o pais! 4.PALAVRA DE MESTRE : Ciências – O professor Luis Campos traz para o cotidiano do grande público, explicações SOBRE fenômenos físicos, químicos e biológicos. Princípios para a realização das atividades: - a ação sempre tem o caráter de uma investigação; - as questões sempre partem dos personagens da trupe e não do professor; - o professor não responde, sugere uma investigação e sobre o resultado lança novas questões, aprofundando a investigação e incentivando deduções; - para obter a matéria prima necessária para realizar a investigação, o professor sempre sugere (ou solicita) materiais comuns e os personagens exploram o ambiente para encontrá-los. 5.PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES – Antônio Nóbrega 6.HORIZONTES CULTURAIS - Centro de Referência em Educação – Mario Covas 7.AO MESTRE COM CARINHO – cenas do filme a Língua das Mariposas – a importância do professor na vida das pessoas

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    DENISE CARREIRA E ANANDA GRINKRAUT - DE OLHO NOS PLANOS (04/06)

    PARTICIPAM DESTE EDUCAÇÃO BRASILEIRA DENISE CARREIRA E ANANDA GRINKRAUT, RESPECTIVAMENTE COORDENADORA E ASSESSORA DA ONG AÇÃO EDUCATIVA. O ASSUNTO EM PAUTA É O PROGRAMA DE OLHO NO PLANO, UMA INICIATIVA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PLANOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS DE EDUCAÇÃO. COM A VOTAÇÃO DO PNE (PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO), OS ESTADOS E MUNICÍPIOS TERÃO UM ANO PARA FORMAR SEUS PROJETOS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    BIOSSIMILARES

    A maioria dos países do mundo investe de 10% a 12% do PIB em saúde. Os tratamentos estão ficando cada vez mais personalizados e também cada vez mais caros. Hoje existem três tipos de drogas conhecidas e disponibilizadas na saúde: as drogas sintéticas, os medicamentos genéricos e por fim os medicamentos biológicos/biofarmacos que são produzidos ou extraídos de seres vivos por meio de processos biotecnológicos. Várias doenças já estão sendo tratadas por estes medicamentos biológicos que custam mais para o sistema de saúde. Estão sendo introduzidos agora os medicamentos biossimilares ou biológico conhecido. (conforme nomenclatura da Anvisa) Os medicamentos biológicos por serem complexos suas cópias (biossimilares) devem seguir normas e testes rígidos para que ele possua as mesmas propriedades do medicamento referência biológico. No educativo iremos abordar os processos de fabricação, as normas e os medicamentos disponíveis hoje no mercado. O educativo conta com a participação de profissionais de referência na área médica, científica e também da Anvisa-Agência Nacional de Vigilância Sanitária que fiscaliza estes medicamentos.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    VISÃO EMBAÇADA

    Neste programa você vai saber como é a visão da criança desde o nascimento. O Dr. Mauro Plut, Médico Oftalmo Pediatra, vai falar quando a criança passa a enxergar como adulto. Fala Também dos exames que determinam os problemas de visão, como tratá-los e em quais situações uma criança pode necessitar de um óculos.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 51 - TEMÁTICO 05

    Pais, amigos, avós, filhos, irmãos e pais dos amigos, muitos acabam se reinventando ou trocando os papéis, mas a referência é uma só - a família. Esta antiga instituição onde o acolhimento, o não e o sim, a alegria, o exemplo ou a decepção são as raízes para a construção da nossa identidade. A série “Pedro e Bianca” apresenta um retrato bastante fiel da família brasileira e sua diversidade. Neste bate-papo entre alunos da rede pública estadual e os protagonistas da série, realizado na E. E. Alberto Torres, a ficção e a realidade se encontram, através das histórias de cada um.

  • 11:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - CRISTIANO MASCARO

    Mascarianas é um retrato da obra do fotógrafo Cristiano Mascaro, realizado por Caru Alves de Souza e produzido por Tata Amaral. O documentário acompanha o processo criativo do fotógrafo, desde a escolha da câmera até a revelação. Um dos grandes mestres da fotografia, Cristiano Mascaro é conhecido por suas fotografias em preto e branco. Ao longo de mais três décadas de trabalho acompanhou, através das lentes de sua câmera, as profundas transformações pelas quais a cidade de São Paulo passou. O filme conta com o depoimento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o designer Ricardo Otake, os fotógrafos Thomaz Farkas, Tuca Vieira e Rochelle Costi e a galerista Nara Roesler. Mascarianas faz parte da série da TV Cultura, intitulada Grandes Personagens Brasileiros.

  • 12:30MOSAICOS

    MUSICAIS - ALTAMIRO CARRILHO/SEVERINO ARAÚJO E PIXINGUINHA

    MOSAICOS MUSICAIS: ALTAMIRO CARRILHO, SEVERINO ARAÚJO E ORQUESTRA TABAJARA, PIXINGUINHA O programa é fruto das gravações musicais da série Mosaicos. Esse primeiro programa especial, homenageia Severino Araújo e Orquestra Tabajara, Altamiro Carrilho e Pixinguinha. Temos a participação dos seguintes musicos: Léa Freire, Teco Cardoso, Maurício Carrilho, Isaías do Bandolim, Nicolas Krassik, Toninho Carrasqueira, Zequinha do Pandeiro, Zérró Santos, Cuca Teixeira, Michel Ieme, Proveta, Jaime Araújo, Spok, Zérró Santos Big Band Project, Choro Rasgado, Fabiana Cozza, André Mehmari, Danilo Brito, Thiago França, Benedito Lacerda, Verônica Ferriani e Otávio de Souza.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 27/06/2018 - DESLOCAMENTOS POPULAÇÕES

    HOJE FALAMOS SOBRE OS DESLOCAMENTOS FORÇADOS EM TODO O MUNDO./ COM A GENTE, A DEMÓGRAFA ROBERTA GUIMARÃES PERES./ E O PROFESSOR DE DIREITO, GUILHERME ASSIS DE ALMEIDA

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 26

    Pgm 25 - no ar: 20/10/11 VT DESARMAMENTO - 6 anos do Referendo do Estatuto do Desarmamento VT TRICAMPEONATO SENNA - 20 anos do Tricampeonato - Entrevista Roda Viva VT LEON CAKOFF - Homenagem VT ENTREVISTA ROLANDO BOLDRIN - 75 anos de nascimento e arquivo Sr. Brasil ENCERRA MUSICAL ROLANDO BOLDRIN

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 15

    PROGRAMA QUE MOSTRA OS PROJETOS DE AGRICULTURA NA BOLÍVIA, RIO GRANDE DO SUL, MÉXICO E SURINAME.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ÁCIDO FÓLICO

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 22 - LEITURA INFANTIL - 02/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.// ?QUAL O PAPEL DOS PAIS E PROFESSORES NA FORMAÇÃO DOS NOVOS LEITORES?// ?ONDE NÃO HÁ BIBLIOTECAS, COMO TER ACESSO AO UNIVERSO DOS LIVROS?// NOSSA CONVIDADA PARA DEBATER ESSE ASSUNTO É MARISA LAJOLO - ESCRITORA E PROFESSORA DE LITERATURA.// ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:30CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 25 - MOVIMENTOS DE VANGUARDA NO SÉCULO XX - PARTE 02

    NA SEGUNDA PARTE DA AULA, A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA SOBRE A CARREIRA DE SCHOENBERG, O QUE ESSE ARTISTA FEZ PELO MOVIMENTO EXPRESSIONISTA NO SÉCULO XX, SUAS INFLUÊNCIAS E SUAS OBRAS.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    DON´T STOP BELIEVIN´ (JOURNEY) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 9 - BIBLIOTECA PARQUE VILLA LOBOS E PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA

    Um parque onde a acessibilidade e a inclusão foi o ponto de partida. Essa pode ser a melhor definição do Parque Villa Lobos, um dos mais frequentados pela população de São Paulo e que, diariamente, oferece inúmeras opções culturais. Entre elas, a BVL, Biblioteca Villa Lobos, uma das finalistas do Prêmio “Biblioteca Pública do Ano”, concedido durante o congresso mundial da “IFLA”, Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecária. Neste programa, Felipe e Tuti mostram porque o Parque Villa Lobos e sua biblioteca dão um show de acessibilidade e qualidade.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 06

    OLÁ, UM CONVITE PARA NOITE DESTE DOMINGO: QUE TAL CONHECER UM DAS MAIS ANTIGAS E EMBLEMÁTICAS SALAS DE ESPETÁCULO DO BRASIL, QUE FICA RODEADA POR UMA FLORESTA? / UMA VISITA-GUIADA TE LEVA ÀS ENTRANHAS DO TEATRO AMAZONAS. BRASILEIRO COM NOME DE GRINGO. / TOCADOR DE PANDEIRO E RECO-RECO. / O HOMEM QUE MUDOU A BATIDA DO FORRÓ E DEU NOVA PERSONALIDADE AO SAMBA COMPLETARIA AGORA CEM ANOS. / O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR. / SE CHEGUE PRA OUVIR A HISTÓRIA DE JACKSON DO PANDEIRO. //

  • 17:30REPORTAGEM ESPECIAL

    DIREÇÕES - CLASSES SEM MUROS

    O PROGRAMA MOSTRA O PROJETO DA DIRETORA LILIAN CRISTINE MELENS, DA ESCOLA ESTADUAL ARTUR SABÓIA, NA ZONA SUL DA CAPITAL PAULISTA. A ESCOLA DE PRIMEIRO AO QUINTO ANO TEM UMA ORGANIZAÇÃO DIFERENTE DAS OUTRAS DA REDE PÚBLICA. OS ALUNOS ESTÃO DIVIDIDOS EM SALAS DE ACORDO COM O NÍVEL DE APRENDIZAGEM E NÃO SEGUNDO A IDADE, COMO ACONTECE NO SISTEMA OFICIAL. A UNIVESP TV ACOMPANHOU, DURANTE UMA SEMANA, A ROTINA DA ESCOLA E O TRABALHO DA DIRETORA LILIAN. ELA EXPLICOU SUA IDEIA, CONTOU COMO VENCEU A RESISTÊNCIA DE ALGUNS PROFESSORES E FALOU DOS FRUTOS QUE A ESCOLA JÁ ESTÁ COLHENDO.

  • 18:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 8

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é o poeta e linguista Carlos Vogt e o poeta e tradutor Nelson Ascher.

  • 19:00SP PESQUISA

    O RISO

    O RISO E O HUMOR, VISTOS PELAS NEUROCIÊNCIAS E PELA HISTÓRIA CULTURAL.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    ANA ROSA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 282 - GUERRA AO PLÁSTICO

    UMA DAS MAIORES TRAGÉDIAS AMBIENTAIS DO PLANETA, O ACÚMULO DE LIXO PLÁSTICO NOS OCEANOS NÃO PARA DE AUMENTAR. SÃO TRILHÕES DE PEDAÇOS DE PLÁSTICO DOS MAIS VARIADOS TAMANHOS, LANÇADOS NOS MARES. ATRAÍDOS PELAS CORES, PÁSSAROS E ANIMAIS MARINHOS SE ALIMENTAM DESSES DETRITOS. AGORA, DUAS INICIATIVAS PODEM MINIMIZAR O PROBLEMA: UM GRUPO DE CIENTISTAS INTERNACIONAIS, QUE INCLUI ALGUNS BRASILEIROS, DESCOBRIU UMA ENZIMA, CAPAZ DE DEGRADAR RAPIDAMENTE O PLÁSTICO. AO MESMO TEMPO, UMA ONG NORTE-AMERICANA PREPARA UMA GIGANTESCA OPERAÇÃO DE COLETA DOS DETRITOS, QUE TERÁ INÍCIO NOS PRÓXIMOS MESES. NO MATÉRIA DE CAPA DESTA EDIÇÃO.

  • 21:00CAMPUS EM AÇÃO 2019

    TINTA IMPURA (MELIES) + INCONSEQUENTE (ANHEMBI MORUMBI) + LIGA O MIC (ANHEMBI MORUMBI) + DOBERROT (ANHEMBI MORUMBI) + FLUXOS (IESB)

    Neste programa, Aline Jones e Eduardo Guimarães apresentam os vídeos "Tinta Impura" produzido por alunos do curso de produção audiovisual da Faculdades Melies, "Inconsequente", "Liga o Mic" e "Quem Bateu a Cabeça?", video clipes realizados por alunos do curso de Radio, TV e Internet da Anhembi Morumbi e "Fluxos", produzido por alunos do curso de cinema e Midias digitais do IESB. Sobre "Tinta Impura": Um padre recém-formado que é obcecado por escrever livros enfrenta uma situação incomum: a visita de uma velha amiga que tenta avisá-lo do perigo que o espera dentro da misteriosa máquina de escrever. Ano de produção: 2017/2018 Sobre "Inconsequente": A rapper Xuhru canta e juntamente com a Minerva Produções representa, a desigualdade racial, a luta contínua dos negros por seus direitos e resistência. Ano de produção: 2018 Sobre "Liga o Mic": Vídeo Clipe do grupo de rap Cartas na Mesa, realizado pelos alunos do 4º semestre de Radio, TV e Internet da Universidade Anhembi Morumbi. Ano de produção: 2018 Sobre "Quem Bateu a Cabeça?": UMA GAROTA BRIGANDO COM SEU PIOR INIMIGO: ELA MESMA. Sobre "Fluxos": O cansaço, a vida sem sentido em desequilíbrio, os fluxos funcionais pela cidade, não sabemos para onde ir e estamos perdidos. Ano de produção: 2018

  • 21:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 4

    REPÚBLICA TCHECA No episódio, o foco está nos bebês recém-nascidos da República Tcheca. Muitas mães, por serem jovens , medrosas e inexperientes, simplesmente os abandonam. E é a partir desse momento que vamos acompanhar as soluções que a sociedade tcheca vem testando e colocando em prática, para que o problema fique cada vez menor.Razão, coragem e coração aparecem no documentário. FIJI O arquipélago se tornou independente em 1970 mas , desde então , alternam-se períodos de estabilidade democrática com golpes de estado. Em todo o país , principalmente no campo, prevalece a cultura de que as mulheres de Fiji devem ser donas de casa. Apenas isso. Os ventos começam a mudar. Algumas mulheres, pressionadas pela dificuldade econômica da família, começaram a comercializar o que faziam de melhor na cozinha, como picles e chutney de manga. A atividade cresceu, algumas se reuniram em ONGs e a atitude dessas mulheres começa agora acompanhar seus sonhos de um futuro promissor. JORDÂNIA Não basta Um país ter um nível de educação elevado se, quando se trata de acesso ao emprego, há uma grande diferença entre homens e mulheres. A contribuição deste país do Oriente Médio para a série é o relato da dra.Nauál Al Faúr. No papel de educadora e de líder comunitária esta corajosa mulher se dedica a mudar a maneira do povo jordanense enxergar as suas mulheres e as mulheres em geral. Uma batalha que deve ser travada todo dia e que ela, junto a outras militantes, desenvolve com toda a esperança. ITÁLIA Há muitas histórias particulares que são difíceis de se contar. Mas algumas são tão duras que, ficar em silêncio pode ser ainda pior. Rosa, o capítulo que nos chega da Itália, traz o drama de uma mulher que teve seus filhos desaparecidos e que, desde então, não dá descanso às autoridades e à mídia, na busca das crianças. Como o ocorrido envolve o pai dos meninos, na comunidade de Rosa, ela já chegou a ser segregada e tachada de louca. Em um verdadeiro impasse, o documentário italiano nos traz a denúncia aflita de uma mulher que só quer uma coisa: ter seus filhos de volta.

  • 22:00#PROVOCAÇÕES

    #PROVOCAÇÕES - 26 - ELIANE DIAS

    O programa #Provocações, comandado por Marcelo Tas, recebe a empresária do Racionais MC's, Eliane Dias. Conhecida pela sua trajetória profissional e de militância, ela fala sobre temas como racismo, feminismo e do desafio de ser uma líder em um ambiente tão masculino como o rap nacional.

  • 22:30TRAJETÓRIAS

    WANDERLÉA

    Wanderléa é uma das cantoras mais populares do Brasil. Com seu talento e carisma, a cantora tem uma trajetória surpreendente que marcou época, impôs novos estilos e contribuiu para uma mudança comportamental significativa nas décadas de 60 e 70, sobretudo dos jovens. Junto com Roberto Carlos e Erasmo Carlos protagonizou um dos maiores movimentos musicais de massa do país: a Jovem Guarda. O Trajetórias de hoje homenageia a história da cantora Wanderléa. Entrevistadores: José Roberto Walker, Maíra Zimmermann e Martin Cézar Feijó

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 26/02/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 15

    PROGRAMA 15 VT CONCERTO DE BANGLADESH A PEDIDO - VARIG VT BAURU - aniversário da cidade e história do lanche VT JORGE AMADO - em Agosto deste ano Jorge Amado faria 99 anos VT MUSA SÔNIA BRAGA VT ENCERRAMENTO DORIVAL CAYMMI - MPB Especial 1972

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    ÁFRICA DO SUL - TRABALHADORAS NA LINHA

    Na África do Sul as mulheres trabalhadoras de fábricas de tecido foram prejudicadas pela invasão da China deixando muitas mulheres desempregadas, sem estudo a dificuldade de conseguir um emprego melhor é grande incluíndo a precária econômia do próprio país. O preconceito contra mulher culturalmente e desolador, uma mulher sozinha sustenta o marido e filhos e quando não obtém mais sua fonte de sustento é humilhada, desavalorizada por si mesmo perde sua auto-estima.

  • 00:35VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 01

  • 07:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 11 - HOMEOPATIA

    O PROGRAMA EXPLICA O FUNCIONAMENTO DA HOMEOPATIA CLÁSSICA. UM SISTEMA DE TRATAMENTO MÉDICO BASEADO NA LEI DOS SEMELHANTES, NO QUAL QUANTIDADES MUITO PEQUENAS DE REMÉDIO, FORTEMENTE DILUÍDOS, SÃO INGERIDAS PELOS PACIENTES. ESTAS SUBSTÂNCIAS EM GRANDES DOSAGENS, PRODUZEM EFEITOS SEMELHANTES AOS DA DOENÇA QUE ESTÁ SENDO TRATADA EM PEQUENAS TRAZEM A CURA AOS PACIENTES.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 21

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: EM UMA REGIÃO COLONIZADA POR IMIGRANTES ITALIANOS, UMA PEQUENA E CHARMOSA CIDADE NA SERRA GAÚCHA SE DESTACA PELA PRODUÇÃO DE UVAS ESPECIAIS, FRUTO DOS CUIDADOS DE FAMÍLIAS PRODUTORAS. E OS ESPUMANTES E VINHOS FINOS QUE CONQUISTARAM O PALADAR INTERNACIONAL E MAIS DE 500 PRÊMIOS NO BRASIL E EXTERIOR.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 251

    Slavoj Žižek: O Entrelinhas conversa com o filósofo e psicanalista que veio ao Brasil para lançar dois novos livros: Primeiro como tragédia, depois como farsa e Em defesa das causas perdidas. Conhecido por suas posturas polêmicas, mesclando psicanálise com análises marxistas do mundo contemporâneo, o esloveno Žižek também se aventura pelo cinema e já foi tema de documentários que transformaram esse crítico da indústria cultural e do capitalismo avançado num autêntico pensador pop. Ilan Brenman: Na última da série de entrevistas que o Entrelinhas fez durante o cruzeiro literário “Navegar é Preciso” (que levou escritores e leitores ao rio Negro, na Amazônia), o escritor de literatura infanto-juvenil Ilan Brenam fala sobre seus livros e sobre seu trabalho como contador de histórias e formador de professores. Crítico da tendência contemporânea de transformar o livro para crianças em porta-voz de mensagens edificantes e politicamente corretas, Brenman defendeu a seriedade da arte de escrever e falar para os públicos infantil e juvenil: “Livro para criança é coisa séria. Não é livrinho e não é historinha. Todo mundo passa por literatura infantil, os grandes escritores leram literatura infantil. Eu, quando escrevo, nunca subestimo a inteligência da criança. Eu estudo muito, me preparo muito para, na hora da escrita, estar livre desse ranço pedagógico, desse ranço utilitário que a literatura infantil às vezes carrega. Eu falo: não, isso aqui tem de ser arte!” Robert Walser: Admirado por escritores e pensadores como Franz Kafka, Walter Benjamin, Susan Sontag e J.M. Coetzee, o suíço Robert Walser (1878-1956) ainda é pouco conhecido por aqui. Seu livro mais importante, Jakob von Gunten – Um diário, acaba de ser lançado no Brasil e o Entrelinhas mostra como a vida atormentada do escritor, que passou o últimos anos de vida num manicômio, expressa os pesadelos políticos da história do século 20.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CONSUMO

    Neste programa mostraremos as mudanças em nossa língua através do seguinte viés: A Língua é viva! Ela muda, ela se adapta, mas está sempre a serviço de uma comunicação eficiente. A linguagem criada pelos jovens para se comunicarem com rapidez e eficiência afeta a qualidade de suas produções na escola? Como apresentar toda a rica diversidade lingüística da língua portuguesa para os estudantes? Quadros deste programa: 1. GRANDE REPORTAGEM:Mostraremos as várias mudanças que a língua portuguesa sofreu ao longo dos anos. Na primeira parte o bibliófilo José Mindlin nos mostra através dos livros a evolução de nossa língua e num segundo momento, uma professora de português vai a uma Lan House falar sobre como o uso da linguagem na internet afeta ou não o rendimento dos alunos em relação a produção escrita. 2. TELEJORNAL: Informações curiosas relativas ao tema como as novas regras da língua portuguesa e a reforma ortográfica. 3. GAME : Palavras Cruzadas. A trupe apresenta algumas letras e os populares devem montar palavras. 4. MINHA VISÃO DAS COISAS : Populares contam que regras aboliriam da língua portuguesa. 5. PEQUENA HISTÓRIA PARTICULAR: O poeta Glauco Matoso conta um pouco da sua história e das influências que marcaram suas decisões profissionais. 6. PALAVRA DE MESTRE : Professora de Português exemplifica na feira livre o que significa falar certo e falar errado. Usa como referência o poema de Oswald de Andrade – Vício na fala

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    DANIEL CARA - PNE (11/06)

    O COORDENADOR-GERAL DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO, DANIEL CARA, É O CONVIDADO DO EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA COMENTAR OS AVANÇOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS COM OS DEVIDOS DESTAQUES NO ÚLTIMO 3/6/2014 E QUE AGORA ESPERA PELA SANÇÃO DA PRESIDENTE DILMA. APÓS QUATRO ANOS DE TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL, O PNE PREVÊ VINTE METAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO PAÍS. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS AVANÇOS E CONQUISTAS? QUAIS SÃO AS METAS MAIS DESAFIADORAS? QUAIS ACORDOS E MECANISMOS DE CONTROLE PRECISAM SER ACERTADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO BEM SUCEDIDA DO PLANO? A ENTREVISTA FOI DE TATIANA BERTONI E FÁBIO EITELBERG.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO

    Neste educativo iremos abordar o universo das vacinas e a importância do ato vacinal para a prevenção de diversas doenças. Depois da água potável , nenhuma ação em saúde pública teve tanto impacto na prevenção de doenças como a utilização das vacinas. O PNI-Programa Nacional de Vacinação completa 40 anos e é um dos programas de saúde mais bem sucedido no Brasil com destaque internacional. Também será abordado no educativo como funciona as vacinas, os tipos sua segurança e eficácia. Será explicado o que é o efeito rebanho de vacinação que protege a pessoa imunizada e seus familiares. Um dos destaques do educativo será sobre a importância da vacinação contra as Meningites que ainda fazem milhares de vitimas em nosso país. O documentário conta com a participação de profissionais de núcleos de referência da Sociedade Brasileira de Imunização, Sociedade Brasileira de Pediatria e do PNI-Programa Nacional de Imunizações.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    A CRISE DOS SETE ANOS

    Saiba neste programa o que é crise dos sete anos. A Terapeuta Familiar e Psicanalista Infantil, Anne Lise Scappaticci, vai falar sobre a crise dos sete anos. Orienta como os pais podem perceber essa crise, quais as marcas que ela pode trazer e como evitá-la.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 1

    “ENTRE NASCER E MORRER, A GENTE CRESCE” A expectativa, ansiedade, desejos e medos dos irmãos Pedro e Bianca poucas horas antes do primeiro dia de aulas do ensino médio. Pedro está animado, acredita que tudo acontecerá como imagina. Já Bianca mistura medo e ansiedade, às voltas com o cabelo ideal para o primeiro dia. Enquanto os pais, Zuzu e Edison, discutem por causa dos filhos, Vó Arminda, com humor e sabedoria, apoia os netos nesse momento importante de suas vidas. Na escola, Bianca pouco a pouco supera seu medo e impõe sua personalidade. O dia de Pedro é o inverso do que ele sonhou. Ele leva um trote que o expõe diante de todos os alunos e conta com a ajuda de Bianca para conseguir dar a volta por cima. Ao final, novamente unidos, Pedro e Bianca recebem a notícia da inesperada morte da vó Arminda. Pela primeira vez na vida, sentem na própria carne o quanto crescer dói, mas, ao mesmo tempo, é inevitável.

  • 11:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HENFIL

    Henrique de Souza Filho, Henrique Filho e, para a família, Henriquinho. Dono de um humor cáustico e genial, para alguns Henfil “desenhava como se estivesse mastigando pedras”. O documentário Henfil Plural desenha o retrato desse mineiro de Nossa Senhora do Ribeirão das Neves, Minas Gerais, desde seu nascimento em 5 de fevereiro de 1944, até sua morte em 4 de janeiro de 1988, contaminado pelo vírus da AIDS em uma transfusão de sangue. Amigos, familiares, filho e críticos traçam as linhas que compõem o perfil e a alma de um brasileiro que lutou com talento e paixão para transformar o Brasil num país mais justo.

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 566

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS NELSON COELHO DE CASTRO, MONICA TOMASI, MARCO AURÉLIO VASCONCELLOS, MARCELLO CAMINHA, MARTIM CÉSAR, TUCA ANDRADA E MARIANA BALTAR.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 06/07/2018 - FÉRIAS ÓCIO

    HOJE FALAMOS SOBRE O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER NAS FÉRIAS ESCOLARES. COM A GENTE A PEDAGOGA FABIANA MELE E A NEUROPSICÓLOGA, DEBORAH MOSS.

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 27

    Pgm 27 - No ar: 27/10/11 VLADIMIR HERZOG - 36 anos de morte ENTREVISTA IVO HERZOG - Filho Vladimir Herzog A PEDIDO - Disparada Jair Rodrigues OFÍCIO RETRÔ ALFAIATE MODA BRECHÓ ENCERRA MUTANTES

  • 14:30MICRO MACRO

    MICRO MACRO 16

    PROGRAMA QUE MOSTRA PROJETOS NO CHILE, SAO PAULO E OPINIAO DE ESPECIALISTAS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MULHERES E O TRABALHO

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 23 ENSINO À DISTÂNCIA - 03/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE O ENSINO À DISTÂNCIA.// QUAIS AS VANTAGENS?/ QUE CURSOS PODEM SER FEITOS ONLINE?/ E AS AVALIAÇÕES, COMO FUNCIONAM?// ESSA PODE SER A SUA CHANCE DE CONSEGUIR UM DIPLOMA.// NOSSA CONVIDADA PARA ESCLARECER TODAS ESSAS DÚVIDAS É A EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, GUIOMAR NAMO DE MELLO.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:30CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 27 - MÚSICA E POLÍTICA - PARTE 01

    A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, ABORDA O TEMA POLÍTICA. QUAL A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA NAS ARTES E PRINCIPALMENTE NA MÚSICA. FALA DOS DOIS TEMAS MARCANTES QUE MUDARAM A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E SE REFLETIRAM DIRETAMENTE NA MÚSICA: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E A REVOLUÇÃO RUSSA. OS COMPOSITORES PASSAM A INCORPORAR O NOVO ESTILO DE VIDA URBANA ÀS SUAS MÚSICAS.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    DON´T STOP BELIEVIN´ (JOURNEY) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 10 - CONDEPHAAT - BENS TOMBADOS NO INTERIOR

    O Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo completa 50 anos. Hoje o nosso programa viaja para o interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e Paranapiacaba. Lá, nossos apresentadores mostram que os patrimônios históricos fazem parte da construção e memória dessas e de muitas cidades do Estado.

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 07

    OLÁ, O VITRINE BRASIL FOI ATÉ A CIDADE DE BARBACENA, EM MINAS GERAIS, CONHECER O MUSEU DA LOUCURA, QUE CONTA A HISTORIA DO PRIMEIRO HOSPITAL PSIQUIATRICO DO ESTADO. VAMOS EMBARCAR NUMA VIAGEM AO INTERIOR DO AMAZONAS. O DESAFIO PARA CHEGAR EM MUNICIPIOS MAIS DISTANTES DO ESTADO É RECOMPENSADO NO OLHAR DE CADA MORADOR. O ESPETÁCULO DE MARIONETES INVADE A FLORESTA. É O FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA. UM PARQUE SUSTENTÁVEL, A MENOS DE 40 QUILOMETROS DA CIDADE DE SÃO PAULO, ONDE A PALAVRA DE ORDEM É “ DESPERDÍCIO ZERO”. ANDRÉ VASCO SE EMBRENHOU MATA ADENTRO, CAMINHOU PELAS TRILHAS E ANDOU PELAS PASSARELAS NA ALTURA DAS COPAS DAS ÁRVORES./ O VITRINE BRASIL COMEÇA AGORA DIRETO DA MATA ATLÂNTICA./O MÊS MAIS AGUARDADO PELOS NORDESTINOS, CHEGOU! NA CIDADE DE ESTÂNCIA, EM SERGIPE, A FOGUEIRA GIGANTE, OS DOCES E BANDEIROLAS, ANIMAM OS FESTEJOS DO MÊS DE JUNHO./ UMA ÓPERA DE MARIONETES NO MEIO DA FLORESTA AMAZÔNICA! OS MORADORES DO INTERIOR DO AMAZONAS ASSISTEM A UM ESPETÁCULO PELA PRIMEIRA VEZ. / CONHECIDO COMO "AZYLO CENTRAL DE BARBACENA", O PRIMEIRO HOSPITAL PSIQUIATRICO DE MINAS GERAIS COMEÇOU A FUNCIONAR EM 1903. UM LOCAL PARA ONDE MILHARES DE PESSOAS FORAM ENVIADAS PARA TRATAMENTO E MUITAS VEZES, PARA O ESQUECIMENTO. HOJE, A CASA É UM MUSEU E RESGATA UMA PÁGINA TRISTE DA HISTÓRIA MINEIRA.

  • 17:30REPORTAGEM ESPECIAL

    CAMPEÕES DE LEITURA

    A REPORTAGEM ESPECIAL CAMPEÕES DE LEITURA É SOBRE A IDEIA DA EDUCADORA EDILAINE SOARES DE SOUZA, DA ESCOLA ESTADUAL ALFREDO BRESSER, NA ZONA OESTE DE SÃO PAULO. EM 2012, ELA PROPÔS UM CAMPEONATO DE LEITURA PARA A CLASSE DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PROFESSORA REGISTROU A QUANTIDADE DE LIVROS E PÁGINAS QUE CADA ESTUDANTE LEU. NO FINAL DO ANO, O RESULTADO FOI SURPREENDENTE. A UNIVESP TV CONVERSOU COM OS ALUNOS QUE CONQUISTARAM O PÓDIO E COM MAIS DUAS MENINAS QUE SE DESTACARAM NA COMPETIÇÃO. O PROGRAMA TAMBÉM MOSTRA A PRIMEIRA VISITA DESSAS CRIANÇAS A UMA BIBLIOTECA.

  • 18:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 10

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Fernando Bonassi. No ar dia 11 de agosto, às 20:30hs.

  • 19:00SP PESQUISA

    EM BUSCA DA ENERGIA ESCURA - PARTE I

    A EQUIPE DO SP-PESQUISA MOSTRA O TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DO TELESCÓPIO J-PAS, UMA COOPERAÇÃO BRASIL-ESPANHA PARA ESTUDAR A ENERGIA ESCURA. O QUE É ENERGIA ESCURA, A CONCENTRAÇÃO SIMÉTRICA DAS GALÁXIAS, A TECNOLOGIA PARA OBSERVAÇÃO DE 7 BILHÕES DE ANOS LUZ DA HISTÓRIA DO UNIVERSO, E O ENTENDIMENTO ATUAL DA CIÊNCIA SOBRE A COSMOLOGIA SÃO OS TOPICOS TRATADOS EM DOIS PROGRAMAS, GRAVADOS EM SÃO PAULO, EM TERUEL (ONDE FICA O OBSERVATÓRIO), EM GRANADA E EM ANGRA DOS REIS.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    ROBERTO LAGE

  • 20:30MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 283 - ANTÁRTICA

    A QUEM PERTENCE A ANTÁRTICA? POR ENQUANTO, ELA NÃO TEM DONO E SUA OCUPAÇÃO É REGULAMENTADA POR UM TRATADO ASSINADO EM 1959. O NÚMERO DE PAÍSES SIGNATÁRIOS DO TRATADO ORIGINAL AUMENTOU DE 12 PARA 53 E OBSERVA-SE UM CRESCENTE INTERESSE PELOS IMENSOS RECURSOS NATURAIS QUE EXISTEM POR LÁ, INCLUINDO PETRÓLEO, GÁS E MINERAIS VALIOSOS. ESTADOS UNIDOS, CHINA E RÚSSIA SÃO OS PAÍSES QUE MAIS INVESTEM EM PESQUISAS NA ANTÁRTICA. POR ENQUANTO, O TRATADO EM VIGOR PROIBE A EXPLORAÇÃO COMERCIAL NA ÁREA. MAS, QUEM GARANTE QUE NÃO ACONTECERÁ O MESMO QUE SE OBSERVA NO ÁRTICO, ONDE A EXPLORAÇÃO PETROLÍFERA E A ABERTURA DE ROTAS DE NAVEGAÇÃO MUDAM A PAISAGEM DO POLO NORTE. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA É DEDICADA AO ÚNICO CONTINENTE DO PLANETA AINDA PRESERVADO.

  • 21:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1282

    HOJE NO REPÓRTER ECO , VOCÊ ACOMPANHA AS AVENTURAS DE UMA FOTÓGRAFA E AMBIENTALISTA POR MARES E OCEANOS EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE. CONHEÇA TAMBÉM A PESQUISA QUE INDICA A POSSIBILIDADE DE EXISTIR VIDA EM OUTROS PLANETAS DA NOSSA GALÁXIA. E AINDA, O AQUÍFERO GRANDE AMAZÔNIA- O MAIOR RESERVATÓRIO DE ÁGUA DOCE DO MUNDO. O AQUÍFERO TEM UM VOLUME ESTIMADO DE ÁGUA TRÊS VEZES E MEIA MAIOR QUE O GUARANI. ASTRÔNOMOS BRASILEIROS DESCOBREM QUE PLANETAS ROCHOSOS COMO A TERRA, QUE ORBITAM ESTRELAS DA VIA LÁCTEA PODEM ABRIGAR ALGUMA FORMA DE VIDA. E BÁRBARA VEIGA RELATA EM LIVRO AS EXPERIÊNCIAS DE VIAGENS QUE FEZ POR VÁRIOS PAÍSES PARA AJUDAR A PROTEGER A NATUREZA.

  • 21:30SEXO FORTE

    SEXO FORTE 5

  • 22:00RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 08 - IGREJA CATÓLICA ORTODOXA - TEMP I

    Na imponente Catedral Metropolitana Ortodoxa de São Paulo, o recém-ordenado padre Pedro conta como será sua trajetória a partir de agora. Os cantos bizantinos marcam a celebração da Novena de São Miguel, realizada na Igreja Ucraniana de Curitiba. Em Brasília, Antônio auxilia o padre durante a liturgia da Igreja Ortodoxa Grega. Ele avalia a importância da complexa ritualística ortodoxa. No Rio de Janeiro, Rudá e Camila foram batizados na Igreja Ortodoxa Russa e passaram a se chamar Romam e Cássia.

  • 22:30ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 11

    Clodoaldo Araujo entrevista Walter Longo, um dos maiores especialistas no Brasil em tecnologia e inovação. Ex-presidente do Grupo Abril e com extensa passagem pelas agências como mentor de estratégia e inovação do grupo Newcomm, holding de comunicação da poderosas WPP (e que incluía agências como a Young & Rubicam, a Wunderman, a VML e a Grey Brasil), Walter Longo é autor de vários livros sobre inovação. Clodoaldo Araujo e ele vão conversar sobre o Vale do Silício: tudo que representa hoje, tudo que representou para o mundo, tudo que pode representar para o Brasil. Walter Longo já foi presidente da Associação Brasileira de TV por Assinatura, desde 2015 passou a fazer parte do Hall da Fama do Marketing no Brasil, e é sócio de várias empresas digitais. Atualmente é também membro do Conselho de Administração da Sul América, da Portobello e da Neoway, membro do Conselho Consultivo da MGB e da Cacau Show, membro do Comitê Digital e Mentor do Programa de Investimentos em Startups do Hospital Albert Einstein e influenciador relevante do Linkedin, com mais de 500 mil seguidores.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 27/02/2020

  • 00:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 16

    SINOPSE PGM 16 VT DIA TV VT NILTON TRAVESSO VT OFICIO RESTAURADOR DE QUADROS VT FIDEL CASTRO - 85 anos de nascimento VT ENCERRA/CUBANOS - Banda Azúcar e Conexión Caribe Companhia de Dança

  • 00:30SINAIS DE MUDANÇA: MULHERES DO SÉCULO XXI

    ITÁLIA - A GUERRA DE PINA

    Neste episódio Pina uma mulher como poucas, assistente social não tem salário fixo, luta para as famílias terem um teto para morar. Devido ao altíssimo custo dos imóveis, a crise econômica e do crescente número de gente vivendo abaixo da linha de pobreza, muitos inquilinos estão sendo rejeitados. Pina resolveu tomar frente a esta briga estuda caso a caso das famílias despejadas invade prédios abandonados e os transforma em moradia digna com a ajuda das famílias envolvidas.

  • 00:35VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

Contato Voltar

Confirme que você não é um robô!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado