Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O PROGRAMA RECEBE ESPECIALISTAS PARA FALAR SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, O FUTURO DO BRASIL E O ACESSO AO CONHECIMENTO EM PERIFERIAS E TRIBOS INDÍGENAS SÃO ALGUNS DOS TEMAS EM PAUTA. DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 09H30.



METRÓPOLIS

ÚNICO PROGRAMA TOTALMENTE DEDICADO ÀS ARTES NA TV ABERTA, O METRÓPOLIS VALORIZA A CULTURA TRADICIONAL E AS EXPERIMENTAÇÕES E TRAZ O MELHOR DA MÚSICA, CINEMA, TEATRO, LITERATURA, ARTES PLÁSTICAS, GAMES E COMPORTAMENTO. SEGUNDA FEIRA ÀS 18H30.




A ARTE DE VER

O PROGRAMA MOSTRA COMO ADMIRAR E COMPREENDER A ARTE E SEUS TRAÇOS. RELATA COMO ENTENDER OS ELEMENTOS VISUAIS E O CONTEÚDO DE UMA OBRA DE ARTE. DOMINGO ÀS 09H00.

CURSOS USP

TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO, DE SEGUNDA A SÁBADO ÀS 11H00.

CURSOS LIVRES

FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE, COM O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA, DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 17H30.

PEQUIM

SÉRIE COM TRÊS EPISÓDIOS, PRODUZIDA PELA BBC WORLDWIDE, SOBRE A HISTÓRIA E EXPANSÃO DE PEQUIM. SEXTA FEIRA ÀS 18H30.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 61 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 61 você conhecerá as expressões algébricas e suas aplicações. Além disso, verá o que são monômios semelhantes e aprenderá como se faz a redução dos termos de um polinômio.

  • 07:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    ARTES PLÁSTICAS 2 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula veremos que o texto visual é uma forma de expressar idéias e informações através das imagens. Veremos que o ponto, a linha e o plano são alguns elementos da linguagem visual. Aprenderemos que, quanto mais se sabe sobre o artista, sua obra e o tempo em que ele viveu, mais o texto visual tem a nos dizer. E, por fim, ficaremos sabendo um pouco sobre o Modernismo.

  • 07:31ENERGIA

    ENERGIA 28

  • 08:02ALMANAQUE EDUCACAO

    BAGUNÇA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Um boato se espalha pela escola de que na última Reunião de Conselho os professores decidiram tomar medidas drásticas para acabar com a bagunça em sala de aula. E uma dessas medidas atingirá diretamente a dupla Cadu e Mano: eles serão colocados em turmas diferentes. Indignados, os amigos farão de tudo para que isso não aconteça!

  • 08:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 138

    O programa entrevista a escritora gaúcha Cíntia Moscovich, autora de Arquitetura do Arco-Íris, que é um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea e vem sendo comparada a Clarice Lispector. Ela falou sobre o delicado erotismo de seus contos, sobre suas raízes judaicas e sobre o romance Por que sou gorda, mamãe? – um romance supostamente autobiográfico (inspirado pela Carta ao pai de Kafka), que faz da obesidade uma metáfora irônica da neurótica condição moderna. Uma das iniciativas inovadoras que acontecem atualmente em São Paulo é a “Viagem Literária”, um evento promovido pela Secretaria de Estado da Cultura no qual escritores como Luiz Ruffato, Zuenir Ventura, Laurentino Gomes e Lourenço Mutarelli percorrem as cidades do interior do Estado, realizando encontros com o público para difundir o gosto pela leitura. O Entrelinhas acompanhou um dos viajantes dessa caravana literária, o romancista Marçal Aquino, durante um trajeto que levou de São Paulo a Valinhos, onde o autor de Faroestes falou com os leitores. A escritora Andrea del Fuego, colaboradora do Entrelinhas, comenta um dos clássicos da literatura do século XX: o romance Fogo pálido, do escritor russo Vladmir Nabocov que ficou mundialmente conhecido com Lolita.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 08 - SUPER-RUIVA

    No episódio de hoje, veremos a linguagem das histórias em quadrinhos, com todos os seus recursos e significados e como construir uma personagem super-heroína: a Super-Ruiva. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:19SE LIGA NA CIÊNCIA

    É LIXO!

  • 09:34EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    MARILIA DOURADO E DEANNA MARGINI - REGGIO EMILIA

    O TEMA EM PAUTA É A PEDAGOGIA DE REGGIO EMILIA VOLTADA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. NESTA CONVERSA, A PEDAGOGA ITALIANA DENNA MARGINI E A EDUCADORA BRASILEIRA MARÍLIA DOURADO, DA REDSOLARE BRASIL, TROCAM EXPERIÊNCIAS A RESPEITO DA EDUCAÇÃO E DAS NECESSIDADES DA CRIANÇA PEQUENA DA CRECHE E DA PRÉ-ESCOLA. COMO AS ESCOLAS BRASILEIRAS PODEM APROVEITAR A EXPERIÊNCIA DA CIDADE ITALIANA DE REGGIO EMILIA? E DE QUE MANEIRA OS EDUCADORES ITALIANOS PODEM SE INSPIRAR NAS INICIATIVAS DO BRASIL?

  • 10:06SAUDE BRASIL

    ESPECIAL BEBÊS - DE 2 A 3 ANOS

    Na fase entre 2 e 3 anos, a criança começa a se dar conta de que não é o centro do universo. É quando ela se depara com as REGRAS... E que para construir uma convivência saudável é preciso perceber que o MUNDO não é só dela. O MUNDO É NOSSO! É a frase que melhor define este período. Essa fase requer muita habilidade por parte dos pais. Ter calma na hora de ensinar, saber dizer NÃO quando necessário, impor limites. É quando a criança repete o tempo todo perguntas como: O que é isso??? É a idade em que a criança aguça sua curiosidade. Quer saber tudo e experimentar tudo. Por isso é fundamental a colocação de limites que, segundo os especialistas, é necessário até para o crescimento e amadurecimento da criança. A falta pode frustrar, mas implica num desejo. E se não tem desejo, não crescemos. Portanto, impor limites faz parte do processo de educação. Nesta fase, entre 2 e 3 anos, é comum a criança fazer birra para tentar conseguir o que quer É preciso ter equilíbrio. E dizer o não, na hora e do jeito certo. Com calma e firmeza. Para que a criança compreenda que a birra não funciona. E é fundamental, neste período, que os pais não permitam que o filho desrespeite pessoas (outras crianças, adultos ou os próprios pais). É quando se aprende a pedir ‘por favor’. Nessa idade a criança está mais preparada para se ajustar a novas rotinas. Ir à escola é uma delas. É a partir desse período que a criança passa a perceber que os pais se despedem, mas voltam para buscá-la. A criança (a partir de 2 anos): anda em linha reta, sobe e desce escada segurando o corrimão, senta e levanta bem, manipula bem as mãos, pula nos dois pés, puxa e empurra. E por volta dos 3 anos, já consegue: subir escada colocando um pé em cada degrau, pedalar um triciclo, ajudar em pequenas tarefas da casa (guardar livros, lavrar frutas, passar paninho para tirar o pó, ajudar a guardar os brinquedos etc). Depois dos dois anos de idade, continua a descobrir novas palavras a cada dia. E vai aprendendo a pronunciar com mais clareza. Até os 3 anos, já sabe mais de mil palavras. Neste período ocorre a retirada da fralda. Mas, é importante saber que entre 2 e 5 anos, a criança não tem total controle dos esfincters, e portanto pode molhar a cama, muitas vezes, no começo do treino da retirada das fraldas noturnas. É preciso ter calma. É o momento em que a criança começa a interagir com as pessoas e o mundo que a cerca.

  • 10:33AQUELA CONVERSA

    10 - PRIMEIRA INFÂNCIA SAUDÁVEL

    A primeira infância como prioridade para as políticas públicas e “momento ouro” para o desenvolvimento de habilidades para a vida e a saúde. No estúdio, Maria Isabel Abelson, consultora de Primeira Infância e Proteção no Unicef, Maria Lúcia Lara, especialista em Educação Infantil, e Marisa Maia, psicanalista e professora da Maternidade Escola da UFRJ, falam sobre a importância do brincar e da escuta empática das crianças.

  • 10:49CULTURA É CURRÍCULO II

    QUILOMBO CANGUME - ITAOCA

  • 11:02CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 57 - DEMOCRACIA E ELEIÇÃO - PARTE 3

  • 11:31LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 15

    Sinopse PGM 15 Convidados: Carlos Heitor Cony e Nuno Ramos Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 · Cony: depois de escrever Pilatos, vc ficou mais de 20 anos sem escrever. E vc Nuno, lançou seu primeiro livro, Cujo, em 93, quando já tinha mais de. O que desencadeia (ou interrompe) o processo da escrita? · PERGUNTA CRISTOVÃO TEZZA para CONY (relação literatura/jornalismo) · Nuno: Além de escritor e artista plástico, vc é ensaísta e crítico. Que relação há entre reflexão teórica e invenção? · Cony: Existe invenção sem reflexão sobre literatura? E a crítica literária conta na hora de escrever? PERGUNTAS BLOCO 2 · PERGUNTA CRISTOVÃO TEZZA para NUNO (relação arte/literatura) · Cony: fazendo um paralelo com a pergunta do Cristovão, no seu caso a filosofia parece ser um discurso fora da literatura com o qual vc dialoga. Já se disse que O Ventre é um romance existencialista e Informação ao crucificado ecoa a idéia de Nietzsche de que “Deus está morto”. O romance é uma forma de filosofia? · Nuno: vc é formado em filosofia; que papel teve a filosofia na sua formação artística? · Cony: vc é de uma geração em que os intelectuais tinham um papel público, tinham (ou pareciam ter) um poder de intervenção. Ao mesmo tempo vc ironizou isso em Pessach, a travessia. A figura do intelectual como consciência crítica de seu tempo é uma ilusão? O títulos Pilatos indica um gesto de lavar as mãos? · Nuno: o artista (ou o escritor) tem alguma possibilidade de intervir na realidade social? · Cony: pq a indenização que vc recebeu por ter sido perseguido pelo regime militar gerou polêmicas e protestos? PERGUNTAS BLOCO 3 · PERGUNTA MAURICIO SANTANA DIAS para CONY (Casa do Poeta Trágico) - emendar para Nuno: o crítico José Pasta escreve nas orelhas de Ó que o livro é uma “meditação sobre a ruína”. Que fascínio é esse que os escombros exercem sobre vocês? · Nuno: Assim como o Cony tem livros memorialísticos, como Informação ao crucificado e Quase memória, vc começou a escrever a partir de sua experiência no ateliê. A vivência é fundamental ou a poesia é “coisa mental”, como dizia Leonardo da Vinci? · Cony: de que maneira a experiência no seminário marcou sua obra? · Nuno: futebol e música popular, temas de alguns dos textos de Ensaio Geral, são as melhores traduções da realidade brasileira? · Cony: ao escrever vc se preocupa em retratar o Brasil de hoje? · Nuno: o tema de identidade brasileira, tão presente na reflexão sobre a arte no Brasil, ainda faz sentido? PERGUNTAS BLOCO 4 · PERGUNTA MAURICIO SANTANA DIAS para NUNO (poesia sem versos) · emendar na pergunta gravada: Nuno, seus livros parecem mesmo estar numa zona de indefinição: Cujo e o recente Ó são livros de ficção, com minicontos, ou são poesia em prosa? · Cony: o romance é o melhor gênero para representar e discutir a realidade? · Nuno: o poeta João Bandeira me disse que vc tem poemas de juventude publicados numa revista literária; vc pretende publicá-los em livro?

  • 12:31MOSAICOS

    A ARTE DE TOM JOBIM

    MOSAICOS – A ARTE DE TOM JOBIM Documentário musical revê a trajetória do compositor e mestre da bossa nova e traz participações de Danilo Caymmi, Paulo Jobim, Roberto Menescal, Lucio Maia e Maquinado, Arthur Nestrovski, Paula Morelembaum, Dani Gurgel, entre outros, interpretando clássicos do maestro, além de imagens do acervo da TV Cultura protagonizadas pelo próprio homenageado, em programas como "As Nascentes", "3 Antonios e 1 Jobim", etc...

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/05/2018 - ABUSO CRIANÇA

  • 14:01CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 3

    SINOPSE PROGRAMA 03 - VT RESILIÊNCIA - VT PEDIDO - THE SMITHS - VT OFÍCIO RETRÔ - FILMOTECÁRIO - VT MUSA RETRÔ - CATHERINE DENEUVE - VT MODA YSL - VT RETROGAMERS - VT VILA SÉSAMO - CRIAÇÃO GARIBALDO

  • 14:30ANOS DE CHUMBO

    A ALEMANHA NAZISTA

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 21 TRANSIÇÃO MUNICÍPIO - 01/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE UM PERÍODO DELICADO PARA OS NOSSOS ESTUDANTES:/ A TRANSIÇÃO DO FUNDAMENTAL 1 PARA O FUNDAMENTAL 2.// UMA FASE QUE JUNTA A ADOLESCÊNCIA COM A TROCA DE APENAS UM PARA VÁRIOS PROFESSORES NA SALA DE AULA./ NOSSO CONVIDADO É FRANCISCO CARBONARI – MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO./ ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:33DOC TV II

    O HOMEM DO BALÃO EXTRAVAGANTE OU AS ATRIBULAÇÕES DE UM PARAENSE QUE QUASE VOOU (PA)

    Já na segunda metade do século XIX, o balão aerostático continuava a seguir, invariavelmente, aonde os ventos o levassem. Várias experiências haviam sido feitas tentando controlar a direção do vôo. Mudou-se a sua forma de esférica para cilíndrica, à semelhança de um charuto ou um fuso; instalaram-se-lhe aletas e lemes; guarneceram-no com bizarros sistemas de propulsão que se valiam do esforço humano – sempre com resultados insignificantes. Havia qualquer coisa que impedia a dirigibilidade dos balões, algo que limitava a liberdade de deslocamento do homem frente aos ventos.Foi na Amazônia, perto de Belém, que Júlio Cezar Ribeiro de Souza nasceu em 1843 de uma família modesta. Fascinado pelo balão de observação que viu ao servir na Guerra do Paraguai, Júlio Cezar tenta imaginar um meio de libertar os balões da dependência das correntes de ar. Com base em suas observações do vôo das aves, concebe um balão original de invólucro assimétrico, um pouco arredondado e mais largo na metade anterior, ligeiramente afilado atrás. Grandes asas triangulares e uma cauda horizontal, presas a uma vara longitudinal suspensa do invólucro, por cima da barquinha, confeririam-lhe a capacidade de sustentação no ar e de direção de vôo. Júlio Cezar faz vários modelos de teste e apresenta suas teorias sobre a navegação aérea no Instituto Politécnico, no Rio de Janeiro, capital do Império. Poucos dos engenheiros presentes o levam a sério, pois ele não passa de um autodidata sem formação acadêmica, e além disso vem da Amazônia, onde não vive ninguém que tivesse alguma importância. Mas ele é persistente, até obstinado, e finalmente consegue obter, com as bênçãos do Imperador, fundos para ir à França e lá encomendar a confecção de um balão segundo suas especificações.

  • 16:32INGLÊS COM MÚSICA IV

    CIRCLE OF LIFE (ELTON JOHN) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:46TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 31 - PROJETO ESPETÁCULO

    Prepare-se para assistir o projeto Espetáculo que acontece na fábrica de Cultura do bairro Cidade Tiradentes. O bairro que fica na Zona Leste de São Paulo tem uma das cinco fábricas gerenciadas pela Organização Social Catavento e oferece à população uma diversa e intensa programação cultural, com cursos de dança, teatro, música, circo, artes visuais, multimeios, sessões de cinema, shows musicais, bibliotecas e muito mais. No programa Felipe e Tuti acompanham os preparativos e a apresentação Nascenteouvida. O espetáculo já vai começar!

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 61 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 61 você conhecerá as expressões algébricas e suas aplicações. Além disso, verá o que são monômios semelhantes e aprenderá como se faz a redução dos termos de um polinômio.

  • 17:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    ARTES PLÁSTICAS 2 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula veremos que o texto visual é uma forma de expressar idéias e informações através das imagens. Veremos que o ponto, a linha e o plano são alguns elementos da linguagem visual. Aprenderemos que, quanto mais se sabe sobre o artista, sua obra e o tempo em que ele viveu, mais o texto visual tem a nos dizer. E, por fim, ficaremos sabendo um pouco sobre o Modernismo.

  • 17:31CURSOS LIVRES: FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE

    O POETA E OS PARADOXOS DA ENCARNAÇÃO SUBJETIVA DA HISTÓRIA - PARTE 01

    TENDO EM VISTA A PRÓPRIA DEFINIÇÃO QUE O BAUDELAIRE DÁ 'A ARTE - METADE CONTINGENTE, METADE ABSOLUTA - A AULA QUE ACONTECE SOB O TEMA "O POETA E OS PARADOXOS DA ENCARNAÇÃO SUBJETIVA DA HISTÓRIA" TENTA ESCLARECER COMO O POETA, QUE É ENTÃO UM INDIVÍDUO SINGULAR DENTRO DESSA PERSPECTIVA, SE POSICIONA DIANTE DA REALIDADE. A PERGUNTA QUE SE COLOCA, E QUE O PROFESSOR BUSCA RESPONDER: É POSSÍVEL NA MODERNIDADE, NAS CONDIÇÕES DA MODERNIDADE, ENCONTRAR-SE COMO SINGULAR?

  • 18:16TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 33 - PONTOS DE CULTURA

    Acesso democratizado à arte e cultura. Esse é um dos objetivos dos Pontos de Cultura que desde o início do século XXI espalham-se por todo o Brasil. E São Paulo não podia ficar de fora dessa onda. O nosso programa de hoje mostra o trabalho de diferentes Pontos de Cultura do estado de São Paulo numa viagem que vai dos jovens violeiros de Joanópolis às rendeiras de Carapicuíba e ao rap e o slam poetry das quebradas de Santo André. Tuti e Felipe conferem tudo isso bem de perto.

  • 18:32CAMPUS EM AÇÃO 2019

    NOSSO MUNDO AZUL (METODISTA)

    Neste programa Aline Jones e Eduardo Guimarães, apresentam o vídeo “Nosso Mundo Azul”, produzido por alunos do curso de Rádio, TV e Internet da Universidade Metodista de SP. Sobre “Nosso Mundo Azul”: O DOCUMENTÁRIO NOSSO MUNDO AZUL RETRATA A INFLUÊNCIA DO AUDIOVISUAL NA VIDA DE PESSOAS AUTISTAS. OS DOIS PERSONAGENS MARCOS E DANIEL, AMBOS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA, CONTAM SOBRE SUA ROTINA, SONHOS, DIFICULDADES E REALIZAÇÕES DENTRO DO AUDIOVISUAL. Ano de produção: 2018

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 335 - EMPREGOS NO FUTURO

    PRA COMEÇAR, EU TENHO DUAS NOTÍCIAS. UMA BOA E UMA MÁ. VAMOS COMEÇAR PELA MÁ: SE O SEU EMPREGO PODE SER FACILMENTE EXPLICÁVEL, VOCÊ, CERTAMENTE, SERÁ SUBSTITUIDO POR UMA MÁQUINA. AGORA, A BOA NOTÍCIA. O UNIVERSO DIGITAL, QUE VEM TRANSFORMANDO A MANEIRA COMO TRABALHAMOS, TAMBÉM VAI CRIAR NOVAS PROFISSÕES. VOCÊ CONSEGUE SE IMAGINAR COMO UM PSICÓLOGO DE ROBÔS? OU UM ADMINISTRADOR PREDIAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS? ALGUMAS PROFISSÕES TEM FUTURO GARANTIDO. VOCÊ CONFIARIA NUM ROBÔ PARA TRATAR DE SEUS DENTES? FARIA UMA CIRURGIA DELICADA SEM A PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO? ACHA QUE OS MUITO RICOS VÃO ABRIR MÃO DE UM PERSONAL TRAINER; ACREDITA QUE ALGUMA MÁQUINA VAI SUBSTITUIR UM BOM CHEF DE COZINHA? A REVOLUÇÃO DIGITAL TRAZ MUITAS SURPRESAS. NOS ESTADOS UNIDOS, UM ESTUDANTE CRIOU UM SISTEMA PARA CONVERSAR COM O COMPUTADOR UTILIZANDO APENAS O PENSAMENTO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 19:31PERSONA EM FOCO

    CARMEM VERÔNICA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:32TELECONTO

    O MENSAGEIRO 3

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    POESIA SERTANEJA

    O PROGRAMA TEM POR INTENÇÃO MOSTRAR NUM CABARET, POESIAS TÍPICAS SERTANEJAS.

  • 22:00#PROVOCAÇÕES

    #PROVOCAÇÕES - 20 - JOSÉ HAMILTON RIBEIRO

    O PROVOCA DA SEMANA É JOSÉ HAMILTON RIBEIRO Em nova fase, o programa #Provocações, agora comandado por Marcelo Tas, recebe o consagrado jornalista José Hamilton Ribeiro, que é o principal repórter do Globo Rural. Na entrevista, ele fala sobre temas como a Serra Pelada, o papel do jornalismo, desigualdade social e política. “A política é a coisa mais importante para um homem em sociedade. (...) A democracia, com os defeitos que ela tem, é sempre melhor do que uma ditadura”, afirmou ele no programa.

  • 22:31ESCALA MUSICAL

    ESCALA MUSICAL - 08

    Não é São Paulo vista de cima. Nem de baixo. É São Paulo vista por dois músicos que não nasceram na cidade. E no final eles ainda se encontram pra fazer o que fazem de melhor: música. No Escala Musical, o funk, o samba e as experimentações aparecem no reencontro dos parceiros Lucas Santtana e Fernanda Abreu. Parceiros na música, porque no futebol, ele é flamenguista e torcedor do Bahia ao mesmo tempo, enquanto ela é vascaína nível “hard”.

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 09/10/2019

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    ESCÓCIA: MENINA BONITA

    A Grã-Bretanha tem o mais alto índice de gravidez infantil na Europa. Na Escócia, nos arredores de Edimburgo, um projeto original, com base nas escolas, oferece às mães precoces uma chance real de continuar a estudar. Essa unidade de jovens mamães é a única do tipo no país. O programa aborda as dificuldades de mães da Escócia, que tiveram seus filhos precocemente. Veremos depoimentos dessas mães, que trasmitem os sentimentos e os sofrimentos que elas tiveram que passar.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 44 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 44 você aprenderá que a formação de petróleo do gás natural e do carvão mineral é resultado de um longo processo, que demorou 600 milhões de anos. Aprenderá também que existem fontes alternativas de energia, que aproveitam os recursos energéticos naturais. Além disso, verá que a exploração de fontes de energia, renováveis ou não, requer um planejamento cuidadoso, que leve em conta fatores regionais, ambientais, sociais e econômicos.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 3 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá o que são soluções saturadas e insaturadas. Além disso, verá que “fenômeno” significa “acontecimento” e que a Química estuda os fenômenos naturais que ocorrem com a matéria.

  • 07:31ENERGIA

    ENERGIA 29

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CORAGEM *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Final do campeonato de futsal. O jogo segue empatado nos acréscimos, quando o juiz marca um pênalti. Diante da torcida, que lota a quadra da escola, ninguém se apresenta pra cobrança. Cadu, então, enche o peito de coragem e assume a responsabilidade. Se ele fizer o gol, o time vence o campeonato; mas se ele perder, o título fica pra outra equipe. Neste inusitado episódio, acompanhamos as conseqüências de cada uma das possibilidades acima na vida de Cadu.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 139

    No dia das crianças, o programa é todo dedicado à literatura infantil. Ensaísta, crítico de literatura e música, compositor e intérprete, Arthur Nestrovski é hoje um dos mais talentosos autores da literatura infanto-juvenil. Artista plástico e poeta, Alberto Martins usa essas duas linguagens para criar seus livros de poesia para crianças. E o Entrelinhas mostra a rica tradição da poesia infantil, que inclui grandes autores como Cecília Meireles, Mario Quintana e Ferreira Gullar.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 09 - IDEIAS DEMAIS

    No episódio de hoje, veremos o que é argumentação, a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, os diferentes tipos de argumento e as diversas formas de aplicá-los. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:18SE LIGA NA CIÊNCIA

    A VIDA LÁ FORA

  • 09:33EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    GIOVANA BARBOSA DE SOUZA E ANA CLÁUDIA ARRUDA LEITE - ALIANÇA PELA INFÂNCIA (28/05)

    VOCÊ SABIA QUE NÓS ESTAMOS NA SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR? ESTA MOBILIZAÇÃO É ORGANIZADA AQUI NO BRASIL PELO MOVIMENTO ALIANÇA PELA INFÂNCIA. PARA SABER MAIS SOBRE ESTE MOVIMENTO ENORME E TAMBÉM ENTENDER A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA VIDA DE UMA CRIANÇA, CONVERSAMOS COM GIOVANA BARBOSA DE SOUZA, QUE É REPRESENTANTE DA ALIANÇA PELA INFÂNCIA E TAMBÉM COM A EDUCADORA, COORDENADORA DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DE INFÂNCIA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO INSTITUTO SINGULARIDADES, ANA CLÁUDIA LEITE.

  • 10:04SAUDE BRASIL

    ESPECIAL BEBÊS : PREVENÇÃO DE ACIDENTES DOMÉSTICOS

    Criança tem muita energia! E não tem noção de perigo. Conforme a criança vai evoluindo, ganha habilidades, e amplia seu universo. E os riscos também vão aumentando. Cabe a nós, adultos - saber o que fazer, como protegê-los de acidentes, como tornar a nossa casa um lar seguro. Os acidentes domésticos acabam sendo subestimados. Por um lado, porque, a tendência – natural – é achar que não há lugar mais seguro para o filho do que dentro de nossa própria casa. Há também a falta de conhecimento sobre os riscos e sobre as habilidades que a criança vai ganhando com o crescimento e o desenvolvimento. Segundo estatísticas, no Brasil, desde 2002, os acidentes são a principal causa de morte a partir de um ano de idade. E os índices são altos também até a adolescência. Dentre os principais acidentes estão as quedas. O bebê, com 5 meses, rola e pode cair da cama, do sofá ou do trocador. Depois, cai do cadeirão. E também há índice alto de queda de laje, de muro, de escada. É preciso adotar medidas preventivas, colocando grade na janela, cadeirão baixo, retirar tapetes, proibir atividades em lajes e locais altos etc. Queimaduras ocupam a segunda posição na taxa de mortalidade. A criança se queima na água do banho, com a mamadeira, em tomadas, ao colocar a mão no ferro de passar etc. A cozinha é um local de perigo. Por isso, no fogão, panela só com cabo virado para dentro. Após usar o forno, não deixe a criança entrar na cozinha. E mantenha gavetas com facas e tesouras bem trancadas. Cuidado também com esgasgos, asfixias e aspiração de pequenos objetos. A ingestão de balas duras, bola de gude, botões ou peças de brinquedos causam graves acidentes. Afogamentos também podem quando não fatais, gerar sequelas irreversíveis. Crianças de 0 a 3 anos tem a cabeça mais pesada que o corpo. Por isso, se a gente deixa um vaso sanitário aberto ou um balde com água pela casa, a criança curiosa, tenta olhar o que tem dentro, e vira de cabeça para baixo. E não consegue levantar. Outro perigo são as intoxicações, com produtos que a criança ingere porque foram deixados ao alcance dela, como água sanitária, detergentes, álcool, inseticidas, e medicamentos. Aliás, não provoque o vômito pois pode complicar ainda mais as lesões. Entre em contato com o Centro de Controle de Intoxicações (192) para as primeiras providências. E leve a criança a um pronto socorro. Há muitas outras recomendações – com transporte, arma de fogo, mordeduras de animais etc -. Cabe a nós adultos – pais, professores, cuidadores, pediatras, adotar as medidas para que a criança e o adolescente não se machuquem. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:33AQUELA CONVERSA

    21 - BRINCADEIRA, ALEGRIA E SAÚDE

    A importância do brincar para crianças e adultos, o protagonismo da criança e a brincadeira como estratégia de resgate da memória. A palhaça e psicopedagoga da SMS-Rio Cléo Lima, a musicoterapeuta do CAPSad e palhaça Cristiana Brasil e o geógrafo Antônio Carlos Firmino, articulador cultural do Centro Lúdico da Rocinha, falam sobre o tema.

  • 10:49CULTURA É CURRÍCULO II

    JARDIM BOTÂNICO DE BOTUCATU - UNESP

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 58 - DEMOCRACIA E ELEIÇÃO - PARTE 4

  • 11:31LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 16

    Sinopse PGM 16 (no ar: 09/04/2009) Convidados: Lygia Fagundes Telles e Marcelino Freire Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Lygia: Você é autora de romances e contos fundamentais na prosa brasileira, mas nos últimos anos vem publicando livros de crônicas e contos que partem de lembranças e fatos autobiográficos, como Invenção e Memória e Conspiração de Nuvens. Para abordar esse assunto, eu queria chamar uma pergunta feita para você pela escritora Ivana Arruda Leite. Vamos ouvir a pergunta. • Ivana Arruda Leite para Lygia (escrita autobiográfica) Lygia, minha estrela guia, minha meta na vida, como escritora e como mulher. Eu to escrevendo um romance atualmente bastante autobiográfico mas de coisas que aconteceram há muito tempo atrás. E to conseguindo ate me divertir muito com coisas tristézimas e duríssimas de serem vividas, na época. Me diz é sempre assim, a gente só consegue escrever depois que a ferida cicatriza?? • Marcelino: Como você trabalha sua experiência pessoal na ficção? A atenção que dá a aos excluídos, retirantes, empregadas domésticas, é um a questão de compromisso ético ou tem que ver com experiência pessoal? • Lygia: Seus principais romances – Ciranda de Pedra e As Meninas – parecem descrever a saída de um mundo doméstico, protegido pelo jardim da casa paterna, para aos perigos das ruas, para uma exposição ao sexo e às drogas. São romances geracionais? PERGUNTAS BLOCO 2 • Pergunta Fábio Lucas para Marcelino Freire (mini-conto) Marcelino, esta se tornandomoda na literatura brasielira a pratica do miniconto e ele é algo muito sumario. O conto tem uma tradição primeiro folhetinesca, baseado em aventuras e tinha um efeito final que era explosivo. Depois, qdo a ficção a consciência do narrador portanto aos conflitos internos, íntimos, formou-se outro tipo de ficção da qual por exemplo faz parte a Lygia Fagundes Telles. Eu acho que o mini conto acabou se restringindo a jogos de palavras. Eu temo que esse gênero não consiga florescer doq eu já fez. Eu gostaria que vc comentasse esse tema para nos. O Mini conto. • Lygia: Seria correto dizer que seus romances são mais realistas, enquanto boa parte dos contos deriva para o fantástico ou para o alegórico (como “A Caçada”, em que a personagem penetra numa velha tapeçaria, ou “Seminário dos Ratos”, em que os roedores invadem uma cúpula de burocratas)? • Lygia: Como foi sua experiência de escrever o roteiro Capitu com Paulo Emilio Salles Gomes? Como vc lidou com a questão da traição da personagem de Dom Casmurro? PERGUNTAS BLOCO 3 • Pergunta Fábio Lucas para Lygia Fagundes Telles [inveja e ciúme] Lygia, Vc foi uma das primeiras escritoras brasileiras a usar o fluxo da consciência da mulher na ficção. Tematicamente, vc sempre explorou os desencontros da alma. E desses desencontros vc explorou tematicamente, principalmente o ciúme e a inveja. Eu gostaria que vc falasse dessa opção por essa temática. Perguntas de platéia PERGUNTAS BLOCO 4 Pergunta Ivana p/ Marcelino [pessimismo x alegria] Marcelino querido, se eu não te conhecesse e lesse os seus contos eu diria que se trata de uma pessoa muito seria, negativista, pessimista, revoltada com a vida. Um cara irado, nervoso. E eu tenho a felicidade de partilhar amizade com você e sei que não é nada disso. Um cara cheio de esperança , de alegria, que nos anima a todos, cheio de sonhos. Como vc faz e resolve esse descompasso?? • Lygia: Qual a diferença entre ser escritor debaixo de uma ditadura militar (como no caso de As Meninas, escrito no pior momento da repressão) e durante a democracia? Vc se considera uma escritora engajada? • Marcelino: A temática da violência, tão presente nos autores da chamada Geração 90, não contrasta com a euforia midiática dessa geração?

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 546

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 10/10/2018 - CRIANÇA PASSADO

    HOJE A GENTE RECEBE A HISTORIADORA "MÉRI" DEL PRIORE, AUTORA DO LIVRO "HISTÓRIA DAS CRIANÇAS NO BRASIL"./ E A SOCIÓLOGA DA INFÂNCIA ANETE "ABRAMOWITCH", PROFESSORA DA USP./

  • 14:01CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 4

    SINOPSE PROGRAMA 04 - VT CASAMENTOS GAY - VT PEDIDO - LUCILLE BALL - VT MUSA RETRÔ - CARMEN MIRANDA - VT MUSEU LUPA - VT SAX - 165 ANOS DA CRIAÇÃO

  • 14:30ANOS DE CHUMBO

    EXPANSAO DA GUERRA E AS RESISTENCIAS

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    A ESCOLA NA VIDA DAS CRIANÇAS

    A escola faz parte da vida das nossas crianças. Muitas já começam na creche desde bebês e estarão diariamente na escola até a vida adulta. Além disso, são várias horas por dia no ambiente escolar. Tudo isso nos mostra a importância da escola na vida dos nossos filhos. A importância do aprendizado e da convivência escolar. A necessidade de aprender a respeitar escola e professores e de gostar de estudar desde pequenos. Depoimentos de telespectadores sobre o tema e participação no quadro papo de rua.

  • 15:16DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 22 - LEITURA INFANTIL - 02/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.// ?QUAL O PAPEL DOS PAIS E PROFESSORES NA FORMAÇÃO DOS NOVOS LEITORES?// ?ONDE NÃO HÁ BIBLIOTECAS, COMO TER ACESSO AO UNIVERSO DOS LIVROS?// NOSSA CONVIDADA PARA DEBATER ESSE ASSUNTO É MARISA LAJOLO - ESCRITORA E PROFESSORA DE LITERATURA.// ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:33DOC TV II

    ENSOLARADO BYTE (PE)

    Ensolarado Byte é um documentário centrado na trajetória de três artistas-chaves da cena musical pernambucana. O primeiro deles é o DJ e produtor DJ Dolores, pioneiro do Mangue Beat e, hoje, renomado nacional e internacionalmente por seu complexo mix de texturas eletrônicas e orgânicas. O segundo assina simplesmente Neílton, guitarrista da banda de hardcore Devotos, artista plástica e (re)contrutor de artefatos tecnológicos os mais variados. Fecha o trio o coletivo Re:combo, representado por Doktor Mabuse, também pioneiro do Mangue Beat e articulador de uma rica reflexão sobre o uso de conceitos como “copyleft” e “licenças de uso abertas”. Esses três músicos/pensadores/construtores são os fios condutores de uma narrativa que pretende trazer para o público a relação entre a nova música pernambucana – aclamada em todo o país por sua diversidade e vigor criativo – e as tecnologias digitais das últimas duas décadas. No Recife, essa fricção foi incentivada pelo desenvolvimento paralelo da cena cultural deflagrada pelo Mangue Beat e de um complexo tecnológico chamado Porto Digital – situado no “Recife Antigo”, área portuária que traz as marcas da colonização holandesa – com empresas de software de grande dinâmica.Não à toa, um dos hinos do Mangue Beat proclama que “computadores fazem arte, artistas fazem dinheiro”: as respostas que os músicos locais encontraram para os impasses e possibilidades trazidas pela revolução tecnológica estão entre as mais interessantes dos últimos tempos. Seguindo uma tradição da periferia em reinventar paradigmas e ferramentas desenvolvidas no “centro do mundo”, esses artistas encontraram soluções criativas para a produção e distribuição de suas músicas.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CIRCLE OF LIFE (ELTON JOHN) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 32 - MUSEU DE ARTE SACRA E CORDEL

    No Museu de Arte Sacra de São Paulo a tradição e as nossas origens se encontram. A construção localiza em um período colonial no centro da cidade traz ainda uma das coleções de presépio mais famosas do país. E como o assunto é tradição, neste episódio Felipe e Tuti visitam também o IEB, Instituto de Estudos Brasileiros. Lá fazem uma viagem fascinante pelo mundo do cordel, uma das manifestações artísticas mais genuínas do povo nordestino.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 44 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 44 você aprenderá que a formação de petróleo do gás natural e do carvão mineral é resultado de um longo processo, que demorou 600 milhões de anos. Aprenderá também que existem fontes alternativas de energia, que aproveitam os recursos energéticos naturais. Além disso, verá que a exploração de fontes de energia, renováveis ou não, requer um planejamento cuidadoso, que leve em conta fatores regionais, ambientais, sociais e econômicos.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 3 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá o que são soluções saturadas e insaturadas. Além disso, verá que “fenômeno” significa “acontecimento” e que a Química estuda os fenômenos naturais que ocorrem com a matéria.

  • 17:30CURSOS LIVRES: FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE

    O POETA E OS PARADOXOS DA ENCARNAÇÃO SUBJETIVA DA HISTÓRIA - PARTE 02

    TENDO EM VISTA A PRÓPRIA DEFINIÇÃO QUE O BAUDELAIRE DÁ 'A ARTE - METADE CONTINGENTE, METADE ABSOLUTA - A AULA QUE ACONTECE SOB O TEMA "O POETA E OS PARADOXOS DA ENCARNAÇÃO SUBJETIVA DA HISTÓRIA" TENTA ESCLARECER COMO O POETA, QUE É ENTÃO UM INDIVÍDUO SINGULAR DENTRO DESSA PERSPECTIVA, SE POSICIONA DIANTE DA REALIDADE. A PERGUNTA QUE SE COLOCA, E QUE O PROFESSOR BUSCA RESPONDER: É POSSÍVEL NA MODERNIDADE, NAS CONDIÇÕES DA MODERNIDADE, ENCONTRAR-SE COMO SINGULAR?

  • 18:16TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 11 - CONDEPHAAT - CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO MUSICAL E VIRADO A PAULISTA

    CONDEPHAAT: Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. O nome é comprido e pode assustar. Mas o que não assusta mesmo são as inúmeras obras espalhadas pela cidade conservadas por este senhor cinquentão, o CONDEPHAAT. Na verdade o CONDEPHAAT completa 50 anos de existência. Por isso Territórios Culturais e seus apresentadores vão conferir de perto o trabalho dessa importante instituição da cultura do nosso Estado.

  • 18:31REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1298

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, O FOTÓGRAFO ARAQUÉM ALCÂNTARA ALERTA PARA O RITMO ACELERADO DE DESMATAMENTOS E QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O ESTUDO QUE COMPROVA QUE A FLORESTA PERDEU IMPORTANTES ÁREAS PROTEGIDAS. E AINDA, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS INVENTAM UM PROCESSO PARA REAPROVEITAR RESTOS DESCARTADOS PELA INDÚSTRIA. O ESTUDO MOSTRA QUE AS SOBRAS DE MAMÃO E LIMÃO PODEM DEIXAR DE IR PARA O LIXO E GANHAR UM NOVO DESTINO. LEVANTAMENTO DA ONG WWF BRASIL REVELA QUE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO ENCOLHERAM. E, UM DOS MAIS IMPORTANTES FOTÓGRAFOS DE NATUREZA DO MUNDO REGISTRA A BELEZA E A DESTRUIÇÃO DO BIOMA AMAZÔNICO.

  • 19:00ZERO, DEZ, VINTE - AS CRIANÇAS DO RIO

    ZERO, DEZ, VINTE - AS CRIANÇAS DO RIO - PGM 02

    O segundo episódio começa em Tamil Nadu, na Índia, onde Panjy nasceu em uma sociedade onde as crianças vão para o trabalho desde cedo. Da Índia para o norte do Ártico, na Noruega, onde Emelia nasceu em uma família de pescadores. Já na África do Sul, a série, por circunstâncias excepcionais, mostra os dois bebês Justin e Vusumzi.

  • 19:47PERSONA EM FOCO

    JANDIRA MARTINI

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:47TELECONTO

    O MENSAGEIRO 4

  • 21:15CABARET LITERÁRIO

    RENATA PALLOTTINI, A TESTEMUNHA

    O PROGRAMA FAZ HOMENAGEM A POETISA RENATA PALOTINNI.

  • 22:09RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 14 - ESPIRITISMO - TEMP I

    “Retratos de Fé” visita Palmelo, em Goiás, considerada a capital espírita do Brasil para explicar como acontece o desenvolvimento dos dons mediúnicos e como esses dons são colocados à disposição da doutrina. Em Salvador, Bahia, uma líder espírita fala sobre a presença do Espiritismo no mundo e os trabalhos sociais realizados no Brasil. Em Pedro Leopoldo, Minas Gerais e em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o programa acompanha o dia a dia dos praticantes da tradição.

  • 22:36ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 06

    Clodoaldo Araujo visita a Circuit Launch, uma enorme aceleradora de hardware e entrevista Alex Dantas, seu fundador. Ele mostra o espaço onde todos trabalham, explica como funciona uma aceleradora de hardware e porque o sistema de compartilhamento e colaboração é tão importante para o ambiente e a operação de seu negócios. No mesmo episódio, o fundador da Joerobotics, Joe Meisel – que é uma das empresas alocadas na própria Circuit Launch - mostra um protótipo que ensina a conectar circuitos eletrônicos; Blaze Sunders apresenta outro protótipo de um projeto que entrega café diretamente das máquinas em estações de trem; Andrew Etherington, representante da SICK, uma das maiores produtoras de sensores e soluções de aplicações para automação industrial do mundo, dá um depoimento sobre a aceleradora e Dan O’ Mara, um dos sócios da Circuit Launch, comenta sobre a empresa e sobre placas de circuito.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 10/10/2019

  • 23:59MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    CUBA: UM OLHAR DE DENTRO SOBRE NÓS*

    ADOLESCENTES DE CAYO HUESO, UM BAIRRO DE CLASSE MÉDIA EM HAVANA, FALAM SOBRE O TÃO CONHECIDO MACHISMO DAS SOCIEDADES LATINO-AMERICANAS. ESSE MACHISMO AINDA EXISTE E MENINAS E MENINOS APRENDEM PAPÉIS TRADICIONAIS, MAS HÁ UM ACENO PARA MUDANÇAS.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 31 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula vamos iniciar o nosso estudo sobre a América Latina. Você vai ver que a gente faz parte de uma região que apresenta muitas identidades e que isso acontece devido à sua formação histórica e ao seu nível de desenvolvimento.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    SOCIOLOGIA 3

    Na teleaula de número 03 veremos que a cidadania é um vínculo entre as pessoas, o Estado e a sociedade. E que a melhor maneira de exercermos a nossa cidadania é participar. Compreenderemos que esta participação traz direitos e deveres para todos. E que o exercício de nossos direitos depende também do cumprimento dos nossos deveres. Veremos o que é política e a importância que ela tem na vida das pessoas e como a sociedade pode se organizar em instituições para auxiliar o Estado na resolução dos problemas de todos. A isso chamamos de terceiro setor. Ser cidadão de um país não é só ter seus diretos reconhecidos pelo Estado. É também reconhecer as práticas sociais e culturais que fazem com que nós nos sintamos como membros de uma sociedade. Também é ter consciência de que devemos participar da construção e da evolução dessa sociedade, exercendo a nossa cidadania.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 30

  • 08:01ALMANAQUE EDUCACAO

    COMUNICAÇÃO DIGITAL *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu publica no Twitter do Almanaque que fará uma entrevista exclusiva com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Mesmo alertado por Mano, ele confirma pra todos que trasnmitirá a entrevista pela internet, sem perceber que a história vai ganhando proporções gigantescas, saindo completamente do seu controle. Agora os amigos terão de usar toda a criatividade que têm para contornar a situação.

  • 08:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 140

    A escritora cearense Ana Miranda, autora de Boca do Inferno, antecipa para o Entrelinhas detalhes sobre seu novo livro, que sai no início de 2009: Yuxin – que significa “alma” na língua caxinauá – é uma trama ambientada no século XIX e mergulha no imaginário indígena. Ana Miranda falou também sobre o modo, que muitos de seus livros reinventam as biografias de escritores como Gregório de Matos, Augusto dos Anjos e Clarice Lispector. Finalista do prêmio Portugal Telecom, o escritor Julián Fuks fala de seu livro Histórias de Literatura e Cegueira, no qual – a exemplo do procedimento consagrado por Ana Miranda – reescreve as biografias de James Joyce, Jorge Luis Borges e João Cabral de Melo Neto, autores que transformaram a cegueira numa forma de olhar o mundo. ESCRITORES PERSONAGENS. Na esteira das entrevistas com Ana Miranda e Julián Fuks, o Entrelinhas discute essa tradição moderna dos livros que transformam escritores em heróis romanescos (como nos livros de Hermann Broch sobre Virgílio, de Bernard-Henri Lévy sobre Baudelaire e de J. M. Coetzee sobre Dostoiévski) e apresenta um vídeo-poema a partir do romance Em Liberdade, de Silviano Santiago, cujo protagonista é Graciliano Ramos.

  • 09:01MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 10 - A HORA DE UMA ESTRELA

    No episódio de hoje, veremos os diferentes tipos de texto encontrados em jornais e revistas e as características específicas de cada gênero textual. O que são reportagens, artigos de opinião, peças publicitárias e as intenções por trás de cada texto. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:20SE LIGA NA CIÊNCIA

    O JOGO DA VIDA

  • 09:33EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    EDUARDO MARINO E ELY HARASAWA - DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA (02/10)

    ESPECIALISTAS DE DIVERSOS PAÍSES SE REÚNEM EM SÃO PAULO AGORA NO INÍCIO DE OUTUBRO PARA O III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA. PARA SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO, CONVERSAMOS COM EDUARDO MARINO E ELY HARASAWA, AMBOS DA FUNDAÇÃO MARIA CECÍLIA SOUTO VIDIGAL, QUE É QUEM ESTÁ ORGANIZANDO ESTE EVENTO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    CASA SEGURA

    Você sabia que a extectativa é de que em 2025 - devemos ter, no mundo, mais de um bilhão de pessoas com mais de 65 anos de idade?! Precisamos, portanto, nos preparar – cada dia mais – para viver, além de mais tempo, melhor, com qualidade de vida. Esse contexto requer uma série de cuidados. Dentre eles, atitudes para tornarmos a casa da gente mais segura. E mais saudável. A CASA SEGURA é uma medida de prevenção com a saúde. Ações simples, pequenas adaptações, podem ajudar a evitar riscos e diminuir o índice de quedas e fraturas. Estima-se que um terço dos atendimentos de lesões traumáticas nos hospitais é composto por pessoas com mais de 60 anos de idade. Mais de 70 por cento dessas lesões ocorrem, por acidente, dentro da casa das pessoas. Metade dos casos pode resultar num tipo de fratura. Ao envelhecermos, vamos, aos poucos, perdendo visão, flexibilidade, olfato, enfim...nossos sentidos vão ficando menos aguçados. O que vai desencadeando algumas limitações, que pedem, cada vez mais, medidas preventivas justamente pra gente não se machucar. É recomendável reolhar, com atenção, cada cômodo dentro de casa para buscar detectar os fatores de risco. E a partir daí tomar uma atitude para minimizar o risco, proteger o ambiente para você mesmo. Por exemplo, na sala, o ideal é ter poucos móveis. Evitar fios soltos e objetos pelo chão. Manter o maior espaço possível para transitar pelo espaço, sem perigo de esbarrar entre cadeiras, sofás e mesas. Outra armadilha, dentro de casa, é o piso. Não deve ser escorregadio. O uso de tapetes soltos também não é aconselhável. No banheiro, além do piso anti-derrapante, principalmente no box, o uso de torneiras fáceis de abrir e fechar, e barras de apoio em alturas variáveis para ajudar a manter o equilíbrio da pessoa. À noite, recomenda-se sempre manter uma certa luminosidade na casa, especialmente, para ajudar no trajeto do quarto ao banheiro. Uma luz baixa, um abajour ligado. Adaptações também podem ajudar a segurar uma colher, manusear uma panela, lavar uma roupa. A casa desempenha um papel fundamental na segurança, saúde e qualidade de vida da pessoa. Uma casa adaptada significa você viver mais e viver melhor. Por isso, devemos procurar ajuda de profissionais que possam orientar sobre como a sua casa pode ficar mais segura. Mais informações: tv@saudebrasilnet.com.br – www.saudebrasilnet.com.br

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    12 - CRESCER SEM VIOLÊNCIA

    A importância de todos os membros da família, incluindo crianças e adolescentes, serem reconhecidos como sujeitos de direitos, com voz e vez é tema do debate entre Monica Alegre, pediatra e terapeuta familiar, Ana Paula Rodrigues, Coordenadora de Projeto na Fundação Xuxa Meneghel, e Kelly Campos, Coordenadora de Projeto na Organização Núcleo de Atenção à Violência-NAV.

  • 10:46CULTURA É CURRÍCULO II

    CENTRO INTEGRADO DE CIÊNCIA E CULTURA - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 59 - COMO CARACTERIZAR A AUTORIDADE E A AUTORIA EM AMBIENTES IMPREGNADOS DE TECNOLOGIA - PARTE 1

  • 11:33LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 17

    Convidados: Betty Milan e Cláudio Willer Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Betty: Você e o Willer estão identificados com dois fenômenos que tiveram originalmente um papel transgressivo, questionador, mas que hoje parecem incorporados à vida normal das pessoas: o surrealismo, no caso do Willer, a psicanálise, no seu. A psicanálise ainda representa uma forma de ver a realidade fora do senso-comum? Ela é uma fonte para a literatura, como foi para o surrealismo? • Donizete Galvão para Claudio Willer (surrealismo ainda é transgressor?) • Para ambos: Essas duas questões têm que ver com a idéia de que a literatura representa um desvio em relação à linguagem ordinária. O que é a literatura para vocês? PERGUNTAS BLOCO 2 • Pergunta Marcello Rollemberg para Betty Milan – Aliás, a gente tem uma outra pergunta nesse sentido para você, feita pelo poeta Donizete Galvão. • Pergunta Donizete para Betty Milan • Willer: Você faz parte de uma geração poética que buscou referências fora da idéia de uma literatura “nacional”? O Brasil e identidade nacional são um problema ultrapassado? Você se considera um poeta brasileiro? • Betty: Você escreveu livros sobre carnaval e futebol. Essas manifestações nos traduzem melhor do que arte e literatura? PERGUNTAS BLOCO 3 • Pergunta Marcello Rollemberg para Willer [geração 60] • Betty: Vc passou e passa muito tempo fora do Brasil e seus interlocutores parecem ser escritores europeus, franceses (lembrar livros de entrevistas A Força da Palavra e O Século). Qual a relação da sua ficção com a literatura brasileira? Quais suas referências, modelos literários? • Willer: Existem linhagens poéticas que ficaram esquecidas pela critica literária e pelo ensino de literatura? (lembrar de Murilo Mendes e Jorge de Lima como escritores que fogem ao padrão modernista/concreto) • Betty: Como você avalia a prosa contemporânea brasileira? Ela toca nas questões que p/ vc, como psicanalista e escritora, são fundamentais? PERGUNTAS BLOCO 4 Pergunta Donizete Galvão p/ Betty [humor x mimetização da realidade] – Explicar o que é “mimetização da realidade” • Willer: E no seu caso, a anarquia surrealista e beatnik tem função humorística? Ou sua poesia sempre carrega no tom sacrificial: “escrever é matar-se aos poucos”, como vc escreve no poema “A Chegada do Tempo”? • Betty: Vc escreve uma seção chamada “Consultório Sentimental” na revista Veja. Como fazer para isso não virar um balcão de aconselhamentos afetivos, uma repetição de clichês? • Willer: Apesar do caráter visionário, às vezes místico, da sua poesia, sua obra está impregnada pela cidade, em especial pela paisagem caótica de São Paulo. Qual o impacto dessa experiência da metrópole sobre a literatura? • Betty: Falando no tema, tão moderno, da cidade: você poderia escrever crônicas sobre São Paulo da mesma maneira que escreveu sobre Paris? (Mencionar o romance inédito Consolação, que tem uma epígrafe tirada do poema Uivo, de Allen Ginsberg, traduzido por Willer).

  • 12:31BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 08 - SAMBA CHORADO

    Com o tema Samba Chorado, este programa destaca composições de Paulinho da Viola e Cristovão Bastos, entre outros.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 11/10/2018 - CRIANCA PRESENTE

    HOJE A GENTE RECEBE A EDUCADORA E NEUROPSICÓLOGA ADRIANA FÓZ, DIRETORA DA EMPRESA SOCIAL NEUROCONECTE./ E A ESTUDANTE ANNA LUIZA CALIXTO, AUTORA DE QUATRO LIVROS EM DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA./

  • 14:03CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 5

    SINOPSE PROGRAMA 05 - VT ANDREY SAKAROV - VT ENERGIA NUCLEAR - VT A PEDIDO - CASTELO RÁ-TIM-BUM - VT MUSA GRACE KELLY - VT MOTOS CUSTOMIZAÇÃO - VT DENNIS HOPPER - VT ENCERRAMENTO BOB DYLAN

  • 14:30ANOS DE CHUMBO

    A UNIAO SOVIETICA E A GUERRA

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MEU IRMÃO COM DEFICIÊNCIA

    Um filho com deficiência e a família toda deve estar preparada para lidar com a situação. Desde o momento em que se recebe a notícia, pais, mães, e irmãos precisam de apoio e orientação. A mãe e a irmã da Isabela, que tem deficiência, participaram. A irmã fez depoimentos muito comoventes. A especialista explica como a família deve estar preparada para lidar. A coautora do livro “Eu tenho um irmão deficiente” também deu dicas importantes.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 23 ENSINO À DISTÂNCIA - 03/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE O ENSINO À DISTÂNCIA.// QUAIS AS VANTAGENS?/ QUE CURSOS PODEM SER FEITOS ONLINE?/ E AS AVALIAÇÕES, COMO FUNCIONAM?// ESSA PODE SER A SUA CHANCE DE CONSEGUIR UM DIPLOMA.// NOSSA CONVIDADA PARA ESCLARECER TODAS ESSAS DÚVIDAS É A EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO, GUIOMAR NAMO DE MELLO.// ESPERAMOS VOCÊ CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:33DOC TV II

    VILA BELA: TERRA DE COLORES (MT)

    “Vila Bela Terra de Colores" resgata fatos históricos e culturais da primeira capital do Estado, Vila Bela da Santíssima Trindade – situada no extremo-oeste (Vale do Guaporé) fazendo divisa com a Bolívia. As histórias são narradas por quatro moradores da cidade: Zeferino, Nemézia, Bia e Acildo, iniciando com a fundação da cidade no século XVIII com a chegada dos negros, o surgimento da heroína Teresa de Benguela, a visita da Expedição Langsdorff, chegando até os dias de hoje, com Festa do Congo, a Dança do Chorado, o Kanijijn, entre outros. Vila Bela surgiu devido a uma estratégia militar da Coroa Portuguesa para conquistar o território pertencente ä Espanha. Planejada em Portugal, é tida como a Brasília do século XVIII e foi construída com toda grandiosidade da aristocracia portuguesa, na intenção de reproduzir o luxo e suntuosidade de suas cidades. Vila Bela é um lugar único! Está situada entre 3 ecossistemas: Cerrado, Pantanal e Floresta Amazônica, revelando um curioso contraste: No meio da mata, uma cidade com ruas planas e largas, casarões imponentes, casa de ópera e uma igreja matriz gigantesca (a mais famosa ruína de Vila Bela).Até sua história escravocrata é diferente: ao mesmo tempo que havia escravos provenientes de várias regiões do Brasil e da África, que sofriam as piores humilhações – o que fez surgir o Quilombo do Quariterê/Piolho, liderado por Teresa de Benguela -, havia os negros “com habilidades especiais” que não podiam sofrer nenhum tipo de castigo e tinham um tratamento especial na sociedade .

  • 16:32INGLÊS COM MÚSICA IV

    CIRCLE OF LIFE (ELTON JOHN) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 33 - PONTOS DE CULTURA

    Acesso democratizado à arte e cultura. Esse é um dos objetivos dos Pontos de Cultura que desde o início do século XXI espalham-se por todo o Brasil. E São Paulo não podia ficar de fora dessa onda. O nosso programa de hoje mostra o trabalho de diferentes Pontos de Cultura do estado de São Paulo numa viagem que vai dos jovens violeiros de Joanópolis às rendeiras de Carapicuíba e ao rap e o slam poetry das quebradas de Santo André. Tuti e Felipe conferem tudo isso bem de perto.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 31 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula vamos iniciar o nosso estudo sobre a América Latina. Você vai ver que a gente faz parte de uma região que apresenta muitas identidades e que isso acontece devido à sua formação histórica e ao seu nível de desenvolvimento.

  • 17:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    SOCIOLOGIA 3

    Na teleaula de número 03 veremos que a cidadania é um vínculo entre as pessoas, o Estado e a sociedade. E que a melhor maneira de exercermos a nossa cidadania é participar. Compreenderemos que esta participação traz direitos e deveres para todos. E que o exercício de nossos direitos depende também do cumprimento dos nossos deveres. Veremos o que é política e a importância que ela tem na vida das pessoas e como a sociedade pode se organizar em instituições para auxiliar o Estado na resolução dos problemas de todos. A isso chamamos de terceiro setor. Ser cidadão de um país não é só ter seus diretos reconhecidos pelo Estado. É também reconhecer as práticas sociais e culturais que fazem com que nós nos sintamos como membros de uma sociedade. Também é ter consciência de que devemos participar da construção e da evolução dessa sociedade, exercendo a nossa cidadania.

  • 17:30CURSOS LIVRES: FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE

    BAUDELAIRE DIANTE DA MODERNIDADE: UMA "TRANSVALORAÇÃO" POÉTICA? - PARTE 01

    DE QUE FORMA É POSSÍVEL FALAR DE HEROÍSMO DA MODERNIDADE? NA ÚLTIMA AULA DO CURSO DE FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA, O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA FALA SOBRE A ATRIBUIÇÃO DO SIGNIFICADO DE VALOR DA MODERNIDADE POR VIA DA POÉTICA DE BAUDELAIRE. O PROFESSOR UTILIZA, ENTRE OUTRAS REFERÊNCIAS, TRECHOS DE TEXTOS DO FILÓSOFOS WALTER BENJAMIN E MICHEL FOUCAULT QUE DISCUTEM A OBRA DE BAUDELAIRE.

  • 18:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 21 - OFICINA OSWALD DE ANDRADE E CASA MÁRIO DE ANDRADE

    NESTE EPISÓDIO DE TERRITÓRIOS CULTURAIS NOSSOS APRESENTADORES FELIPE E TUTI SÃO RECEPCIONADOS POR DOIS GRANDES ANFITRIÕES DA CULTURA DE SÃO PAULO: OSWALD E MARIO DE ANDRADE, DOIS PAULISTANOS LIGADOS À HISTÓRIA E À CULTURA DO NOSSO PAÍS. NOS EQUIPAMENTOS CULTURAIS QUE LEVAM OS NOMES DESSES DOIS ARTISTAS, FELIPE E TUTI DESCOBREM MAIS SOBRE A HISTÓRIA DE AMBOS E TAMBÉM SOBRE AS AÇÕES REALIZADAS EM CADA UM DESSES ESPAÇOS. E PARA FECHAR O PROGRAMA UMA SURPRESA: O ENCONTRO FICTÍCIO ENTRE MARIO E OSWALD, PERSONAGENS DA PEÇA "ESBARRO" DE AUTORIA DE PASCHOAL DA CONCEIÇÃO E INTERPRETADA PELO AUTOR E POR EDUARDO SILVA. NELA, OS AMIGOS ESCRITORES QUE MORRERAM BRIGADOS SE REENCONTRAM NO CÉU E TENTAM RESOLVER - DEPOIS DE MORTOS - AS DIFERENÇAS QUE TIVERAM AQUI NA TERRA.

  • 18:31PEQUIM

    PEQUIM - 02 BÁRBAROS NO PORTÃO

    Episódio 2 - Bárbaros no Portão Pequim é onde a China e o mundo exterior se encontraram, mediaram e se colidiram. Durante séculos, ocupou a fronteira entre chineses civilização e as tribos nômades da Ásia Central. Em Pequim também, jesuítas missionários primeiro introduziram a ciência ocidental aos imperadores chineses que mais tarde fugiram da cidade em face do avanço dos exércitos ocidentais.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    WOLF MAYA

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:32TELECONTO

    O MENSAGEIRO 5

  • 21:03CAFÉ FILOSÓFICO 2017

    A CRIANÇA E A DISCRIMINAÇÃO

    Série: “Configurações familiares e seus desafios” Curadoria: Maria Aglae Tedesco Villardo Nas múltiplas configurações das famílias na contemporaneidade é relevante a consciência do papel e responsabilidades exercidos em relações permeadas por intenso desequilíbrio de gênero. Refletir sobre as Configurações familiares e seus desafios é o convite que esta série do Café Filosófico nos faz. A criança e a discriminação Com Ivone Ferreira Caetano, desembargadora Há um conceito histórico na criação dos filhos no Brasil apresentado de acordo com as classes sociais, especialmente dos excluídos, tendo em vista os segmentos étnicos e sociais. As transformações e sedimentações da personalidade na infância dependerão do ambiente familiar e social no qual as crianças transitarem. Neste contexto a criança torna-se invisível e, especificamente, a criança negra, a quem era imposta a cultura do silêncio, gerando fugas e suicídios, inclusive analfabetismo. Os resquícios da escravidão e seus efeitos repercutem até hoje.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 11/10/2019

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    LETÔNIA: EXPLORAÇÃO DE MULHERES

    O TELEFONE DO CENTRO LETÃO DE CRISE DE GÊNERO TOCA. A MULHER DO OUTRO LADO DA LINHA É UMA VÍTIMA DO TRÁFICO DE MULHERES QUE PRECISA CONTAR SUA HISTÓRIA. UMA JOVEM QUE, PROCURANDO TRABALHO NO EXTERIOR, RESPONDEU A UM ANÚNCIO OU ACEITOU UM EMPREGO DE UMA AMIGA, MAS SE VIU PRESA EM UM PAÍS ESTRANGEIRO E FORÇADA À PROSTITUIÇÃO. AS MULHERES DA LETÔNIA FORAM TRAFICADAS EM TODA A EUROPA, ATRAVÉS DA ALEMANHA, ITÁLIA, TURQUIA, ESCANDINÁVIA, BEM COMO ISRAEL E EUA. UMA JOVEM TELEFONA PARA CONTAR SOBRE SUA FUGA, COMO CRUZOU SECRETAMENTE AS FRONTEIRAS E A LONGA JORNADA QUE FEZ PARA CASA. MAS MUITAS MULHERES NUNCA VOLTAM.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 62 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 62 você verá um novo tipo de oração subordinada, a subordinada adverbial, que tem a função de advérbio em relação à oração principal. Conhecerá também o romantismo - estilo literário que predominou no início do século XIX - e acompanhará um trecho de José de Alencar, o escritor mais importante do romantismo brasileiro.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 19

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: O SORGO, CEREAL RESISTENTE À SECA E AS ALTAS TEMPERATURAS, GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO NAS LAVOURAS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS. O ESTADO DO PARÁ ABRIGA O MAIOR BANCO GENÉTICO DE CACAU DO MUNDO. SÃO MAIS DE 50 MIL PLANTAS, UMA DAS MAIORES RIQUEZAS AGRÍCOLAS DA AMAZÔNIA.

  • 08:30ENERGIA

    ENERGIA 11

  • 09:01MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 71

  • 10:00SAUDE BRASIL

    OBESIDADE INFANTIL 2019

    A obesidade é considerada uma doença e uma epidemia deste século. Ela acomete pessoas em qualquer idade, mas tem um público que merece cada vez mais atenção: as crianças e os adolescentes. Neste educativo vamos abordar a Obesidade Infantil, conhecer os riscos que ela pode causar e o que é possível fazer para preveni-la e tratá-la.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    11 - CRIANÇA E NATUREZA

    A importância do contato com os demais elementos da natureza para o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social da criança. Daniel Becker, pediatra e professor da UFRJ, Bernard Carvalho, arte educador no Instituto Tear, e Aline Lima, professora e mãe de escoteiro, conversam sobre os riscos do afastamento da natureza e seu impacto negativo na saúde.

  • 11:01CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 60 - COMO CARACTERIZAR A AUTORIDADE E A AUTORIA EM AMBIENTES IMPREGNADOS DE TECNOLOGIA - PARTE 2

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 18

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    ENCONTROS: FAMÍLIAS (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de famílias se apresentando no programa, participam os seguintes artistas: Vieira & Vieirinha, Lui & Léu, Zico & Zeca, Craveiro & Cravinho, Cezar & Paulinho, Ed e Fábio Cesar, André e Andrade, Irmãs Freitas, Bárbara Viola e Sandra Reis, Nonô e Naná, Zita Carreiro e Carreirinho, Joseval e Josiane, Moacyr e Sandra, Almir Sater, Rodrigo Sater e Gisele Sater, Renato Teixeira e Chico Teixeira, Grupa Paranga.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 12/10/2018 - CRIANCAS FUTURO

    ./ HOJE É O DIA DAS CRIANÇAS! E O PANORAMA CONTINUA COM A SÉRIE ESPECIAL "O TEMPO DAS CRIANÇAS"/ VAMOS FALAR SOBRE O AMANHÃ./ O QUE AS CRIANÇAS DESEJAM PARA O PAÍS?/ COM A PALAVRA, ELAS! O FUTURO/

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 34

    Pgm 34 - no ar: 15/12/11 BLOCO 1 ABRE/PINOCHET RECLAME UNICEF ENTREVISTA CAO RATIMBUM BLOCO 02 MUSAS CECÍLIA/CLARICE SIVUCA

  • 14:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    ILAN BRENMAN - LIVROS INFANTIS (02/07)

    A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS DESDE BEBÊS FOI DISCUTIDO PELO ESCRITOR ILAN BRENMAN E PELA PSICOPEDAGOGA MARIA JOSÉ SALATINO DE ASSIS. ELE, TAMBÉM DOUTOR EM EDUCAÇÃO, JÁ PUBLICOU MAIS 60 TÍTULOS PARA ESSE PÚBLICO. ELA DESENVOLVE, COMO COORDENADORA PEDAGÓGICA DA EMEI SGTO MAX WOLF FILHO, O PROJETO "LER É SEMPRE UM PRAZER", QUE ENVOLVE ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E AUTORES. AMBOS CONVERSARAM COM CÁSSIA GODOY.

  • 15:02MOMENTO PAPO DE MÃE II

    CRIANÇAS E O MEIO AMBIENTE

    Crianças e o meio ambiente. Nada como ensinar nossos filhos e filhas desde cedo sobre preservação da natureza. Seja na escola ou em casa, eles podem aprender em todos os lugares. Afinal, conscientizando nossas crianças, elas serão adultos mais responsáveis. Manu Karsten falou da importância da educação ambiental e levou um bichinho, um furão, para o estúdio. As crianças participaram mostrando que já são bem conscientes. E a convidada Fabiola, do Projeto Guri, falou dessa preocupação ambiental que o Guri também tem.

  • 15:17DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 22 - LEITURA INFANTIL - 02/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA DESDE OS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.// ?QUAL O PAPEL DOS PAIS E PROFESSORES NA FORMAÇÃO DOS NOVOS LEITORES?// ?ONDE NÃO HÁ BIBLIOTECAS, COMO TER ACESSO AO UNIVERSO DOS LIVROS?// NOSSA CONVIDADA PARA DEBATER ESSE ASSUNTO É MARISA LAJOLO - ESCRITORA E PROFESSORA DE LITERATURA.// ESPERAMOS VOCÊ, CINCO PARA AS NOVE DA NOITE, LOGO DEPOIS DO HORÁRIO POLÍTICO./ ATÉ LÁ.//

  • 15:35INGLÊS COM MÚSICA IV

    CIRCLE OF LIFE (ELTON JOHN) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 10

    Ao descobrir que Edison parece ter um relacionamento fora do casamento, Pedro revolta-se e assume um comportamento destrutivo. Ele adere a um grupo de pichadores, mas vai longe demais, ao pichar os muros da escola. Isso causa surpresa e graves consequências para ele na escola e em família. Para Bianca, ser virgem começa a ser um problema. Luara descobre tudo e passa a zoar Bianca, prometendo ajudá-la a livrar-se da, para ela, indesejável virgindade. Luara arma um plano que envolve um aluno do 3º numa sala vazia, à espera de Bianca. No entanto, para alívio de Bianca, o garoto topa apenas fingir que transaram, e, com isso, consegue pôr fim às provocações da turma.

  • 17:00TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 22 - PROJETO GURI (POLO JUNDIAÍ E POLO PIRACICABA)

    Territórios Culturais de hoje viaja até às cidades de Piracicaba e Jundiaí, ambas no interior de São Paulo, Lá, Tuti e Felipe – nossos apresentadores –mostram as realizações do Projeto Guri nesses polos. Iniciativa com mais de 20 anos de sucesso, hoje o Projeto Guri está em 270 municípios e atende a 336 pontos entre a Fundação Casa e Polos Regionais.

  • 17:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 63

    Manter a saúde mental hoje em dia nem sempre é fácil. E se você é jovem e enfrenta um cotidiano de pobreza, o desafio é ainda maior. Tanto que um grupo de pesquisadores decidiu estudar o assunto. Por isso, na primeira matéria do programa você vai conhecer um projeto que está estudando a relação entre pobreza e saúde mental entre os jovens. Depois você vai ver uma matéria que revela qual é o animal mais forte do mundo. E pode acreditar: você vai se surpreender!

  • 17:30MOSAICOS

    A ARTE DE TOM JOBIM

    MOSAICOS – A ARTE DE TOM JOBIM Documentário musical revê a trajetória do compositor e mestre da bossa nova e traz participações de Danilo Caymmi, Paulo Jobim, Roberto Menescal, Lucio Maia e Maquinado, Arthur Nestrovski, Paula Morelembaum, Dani Gurgel, entre outros, interpretando clássicos do maestro, além de imagens do acervo da TV Cultura protagonizadas pelo próprio homenageado, em programas como "As Nascentes", "3 Antonios e 1 Jobim", etc...

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM13 - TEMPORADA 2 - MELHORES MOMENTOS

  • 19:29MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    EX4

    A banda veterana conta as dificuldades que tiveram no mercado musical e a trajetória até decidirem focar em um trabalho social em escolas, usando o rock como forma de conscientização para os jovens.

  • 19:59MINIDOCS - SHOWS

    EX4

  • 20:59CAFÉ FILOSÓFICO 2017

    INFÂNCIA E POLÍTICA

    série: O tempo da infância e a infância de nossos tempos curadoria: Julieta Jerusalinsky É inegável a importância da infância no resto da nossa vida. Por isso seria de se esperar que uma cuidadosa atenção fosse dada às nossas crianças. Aos estímulos produzidos pela cultura de cada época, as crianças reagem; através de seu comportamento, fala, linguagem e sintomas. Escutar as respostas que as crianças têm dado diante dos ideais de nosso tempo é o que nos propõe esta série do Café Filosófico. Infância e política com Ilana Katz - psicanalista Contar aos nossos filhos ou netos as histórias de nossa infância, das brincadeiras que fazíamos na rua, no parque, no quintal... é uma forma de estimular a imaginação e fortalecer laços. Mas o espaço geográfico da infância mudou. E mudou também a forma como nos relacionamos, com o colega, com o vizinho… com o outro. E mesmo com os nossos filhos. De qualquer forma, seguimos transmitindo valores, modelos, atitudes... O espaço que reservamos as crianças, a maneira como tecemos nossos laços, o jeito com que lidamos com o outro, tudo isso afeta e constrói a infância de um determinado tempo. A nossa época vem se caracterizando por estabelecer um novo modo de estar com as pessoas, onde não necessariamente corpo e mente estão no mesmo lugar. Como o nosso modo de vida afeta as crianças em sua experiência de ser criança hoje?

  • 22:59JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 12/10/2019

  • 23:44MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 335 - EMPREGOS NO FUTURO

    PRA COMEÇAR, EU TENHO DUAS NOTÍCIAS. UMA BOA E UMA MÁ. VAMOS COMEÇAR PELA MÁ: SE O SEU EMPREGO PODE SER FACILMENTE EXPLICÁVEL, VOCÊ, CERTAMENTE, SERÁ SUBSTITUIDO POR UMA MÁQUINA. AGORA, A BOA NOTÍCIA. O UNIVERSO DIGITAL, QUE VEM TRANSFORMANDO A MANEIRA COMO TRABALHAMOS, TAMBÉM VAI CRIAR NOVAS PROFISSÕES. VOCÊ CONSEGUE SE IMAGINAR COMO UM PSICÓLOGO DE ROBÔS? OU UM ADMINISTRADOR PREDIAL DE ENERGIAS RENOVÁVEIS? ALGUMAS PROFISSÕES TEM FUTURO GARANTIDO. VOCÊ CONFIARIA NUM ROBÔ PARA TRATAR DE SEUS DENTES? FARIA UMA CIRURGIA DELICADA SEM A PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL QUALIFICADO? ACHA QUE OS MUITO RICOS VÃO ABRIR MÃO DE UM PERSONAL TRAINER; ACREDITA QUE ALGUMA MÁQUINA VAI SUBSTITUIR UM BOM CHEF DE COZINHA? A REVOLUÇÃO DIGITAL TRAZ MUITAS SURPRESAS. NOS ESTADOS UNIDOS, UM ESTUDANTE CRIOU UM SISTEMA PARA CONVERSAR COM O COMPUTADOR UTILIZANDO APENAS O PENSAMENTO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 51 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 51 você vai aprender mais sobre os verbos transitivos e os objetos diretos e indiretos. Também vai conhecer palavras que têm o mesmo som quando faladas, mas que significam coisas diferentes. Além disso, acompanhará a continuação da nossa história, sobre a assembléia dos trabalhadores da Companhia Santa Gertrudes.

  • 07:45MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 63

    Manter a saúde mental hoje em dia nem sempre é fácil. E se você é jovem e enfrenta um cotidiano de pobreza, o desafio é ainda maior. Tanto que um grupo de pesquisadores decidiu estudar o assunto. Por isso, na primeira matéria do programa você vai conhecer um projeto que está estudando a relação entre pobreza e saúde mental entre os jovens. Depois você vai ver uma matéria que revela qual é o animal mais forte do mundo. E pode acreditar: você vai se surpreender!

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 19

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: O SORGO, CEREAL RESISTENTE À SECA E AS ALTAS TEMPERATURAS, GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO NAS LAVOURAS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS. O ESTADO DO PARÁ ABRIGA O MAIOR BANCO GENÉTICO DE CACAU DO MUNDO. SÃO MAIS DE 50 MIL PLANTAS, UMA DAS MAIORES RIQUEZAS AGRÍCOLAS DA AMAZÔNIA.

  • 08:30ENERGIA

    ENERGIA 12

  • 09:00A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 6

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 10:00VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 05

    No programa de hoje vamos bater papo com a instrutora de pilotagem Claudia Franco, que dá aulas de bike, inicialmente para mulheres que não sabiam pedalar e que foi gradualmente ensinando até crianças. Mario Canna nos ensina como armazenar nossas bikes por um longo período de tempo. No segundo bloco, vamos conhecer o jornalista Leandro Bittar, que nos conta com sua paixão tomou força pelo ciclismo. Vamos Pedalar mostra como uma agencia de turismo radical, a Ushuaia Extremo Travels, explora a pratica de ciclismo no gelo. E no ultimo bloco, vamos bater um papo com a jornalista Renata Falzoni, que conta como deixou a dependência de carros de lado e começou a usar a bike como meio de transporte. Ela conseguiu conciliar as suas paixões: fotografia, arquitetura, jornalismo, rádio, cinema com a bicicleta.

  • 10:30VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 09

    O VITRINE BRASIL DE HOJE TE LEVA À TRADICIONAL FESTA DO BODE REI, EM CABACEIRAS, CARIRI DA PARAÍBA. //COM DIREITO A CORRIDA DE BODE E GASTRONOMIA COM CARNE DE BODE, É CLARO// VOCÊ VAI SABER PORQUE SOBRAL, NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ SE TORNOU UMA DAS CIDADES MAIS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA MODERNA //E ESTE ANO COMEMORA O CENTENÁRIO DA COMPROVAÇÃO DA TEORIA DA RELATIVIDADE DE ALBERT EINSTEN.//SÃO JOÃO: CARUARU E CAMPINA GRANDE NO AGRESTE NORDESTINO./ A CIDADE DE CARUARU EM PERNAMBUCO E CAMPINA GRANDE NA PARAÍBA SE ORGULHAM EM COMPETIR PARA REALIZAR AS MAIORES FESTAS JUNINAS DO PAÍS. //COM MUITO FORRÓ E COMIDA TÍPICA

  • 11:00DESAFIANDO A CIÊNCIA - VII

    DESAFIANDO A CIÊNCIA - VII - 08

    """A poluição do ar agora perde apenas para o tabagismo como matador no Reino Unido, mas como nação não estamos atingindo metas de redução de emissões. A equipe investiga o que é a poluição do ar, de onde vem e o que está fazendo conosco. . Jem Stansfield revela que o ar mais limpo não significa necessariamente um ar mais saudável; e ele demonstra por que os modernos motores a diesel, apesar de suas crescentes credenciais verdes, podem ser mais poluidores que a gasolina. Maggie Philbin segue alguns passageiros típicos para revelar quanta poluição todos nós realmente respiramos, e ela também descobre como um aditivo de sabão em pó pode transformar todas as nossas roupas em filtros de poluição pessoal. E enquanto as pessoas continuam a se preocupar com a saúde de seus pulmões, Liz Bonnin investiga novas pesquisas que sugerem que pode ser o nosso coração que está mais em risco de poluição do ar ""."

  • 11:30ZERO, DEZ, VINTE - AS CRIANÇAS DO RIO

    ZERO, DEZ, VINTE - AS CRIANÇAS DO RIO - PGM 03

    No terceiro episódio a TVE vai ao norte do Quênia e por 20 anos seguem Erdo, cujo modo de vida nômade está sob ameaça. No norte da Califórnia, onde Stephanie Standley nasce em um mundo onde conflitos comerciais estão ligados à preocupação com o meio ambiente. E ao sul da China - onde a revolução industrial moderna vai transformar a vida do bebê Kay Kay.

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1298

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, O FOTÓGRAFO ARAQUÉM ALCÂNTARA ALERTA PARA O RITMO ACELERADO DE DESMATAMENTOS E QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O ESTUDO QUE COMPROVA QUE A FLORESTA PERDEU IMPORTANTES ÁREAS PROTEGIDAS. E AINDA, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS INVENTAM UM PROCESSO PARA REAPROVEITAR RESTOS DESCARTADOS PELA INDÚSTRIA. O ESTUDO MOSTRA QUE AS SOBRAS DE MAMÃO E LIMÃO PODEM DEIXAR DE IR PARA O LIXO E GANHAR UM NOVO DESTINO. LEVANTAMENTO DA ONG WWF BRASIL REVELA QUE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO ENCOLHERAM. E, UM DOS MAIS IMPORTANTES FOTÓGRAFOS DE NATUREZA DO MUNDO REGISTRA A BELEZA E A DESTRUIÇÃO DO BIOMA AMAZÔNICO.

  • 13:01RODA VIVA

    GILMAR MENDES (2019)

    OLÁ, BOA NOITE. COM TRANSMISSÃO AO VIVO PELA TV CULTURA, EMISSORAS AFILIADAS E CONECTADO NO YOUTUBE, FACEBOOK E TWITTER, O RODA VIVA COMEÇA AGORA./ ELE É UMA DAS FIGURAS MAIS CONTROVERSAS DA HISTÓRIA RECENTE DA REPÚBLICA. PARA UNS, É O PROTETOR DE GARANTIAS E DIREITOS INDIVIDUAIS. PARA OUTROS, É O VILÃO DA LAVA JATO E DO COMBATE À CORRUPÇÃO. QUASE QUATRO ANOS ATRÁS, ESSE CENÁRIO ESTAVA INVERTIDO. NA LINHA DE FRENTE DO ATAQUE AO QUE CHAMAVA DE "CLEPTOCRACIA PETISTA", ELE ERA ACUSADO DE USAR A TOGA PARA PERSEGUIR A ESQUERDA. IRONICAMENTE, A ESQUERDA HOJE CELEBRA SUA TENTATIVA DE EXPOR E CORRIGIR O QUE CONSIDERA ABUSOS DA POLÍCIA FEDERAL E DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. MAS POLÊMICA NÃO É NOVIDADE PARA ELE. ACOSTUMADO A EMBATES DENTRO E FORA DO TRIBUNAL, NÃO SE FURTA A RESPONDER A SEUS CRÍTICOS, NÃO ESCONDE SEUS DESAFETOS E NEM SE OMITE EM CASOS ESPINHOSOS. A LÍNGUA AFIADA DEIXA FERIDAS. RECENTEMENTE, O PAÍS CONHECEU A REVELAÇÃO CHOCANTE DE UM EX-PROCURADOR-GERAL QUE DIZ TER PENSADO EM MATÁ-LO. EM SUAS MÃOS ESTÃO CASOS QUE MOBILIZAM OS EXTREMOS: O PROCESSO QUE PODE LIVRAR O EX-PRESIDENTE LULA DA PRISÃO E A DECISÃO QUE SUSPENDEU INVESTIGAÇÕES CONTRA FABRÍCIO QUEIROZ E O FILHO DO PRESIDENTE, SENADOR FLÁVIO BOLSONARO. NO CENTRO DO RODA VIVA DE HOJE, GILMAR MENDES. PARA CONVERSAR COM GILMAR MENDES, NÓS CONVIDAMOS: - DORA KRAMER - COLUNISTA DA REVISTA VEJA E COMENTARISTA DA RÁDIO BANDNEWS FM - EDUARDO SCOLESE - EDITOR DE PODER DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO - VERA MAGALHÃES - COMENTARISTA DA RÁDIO JOVEM PAN E COLUNISTA DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO E TAMBÉM DO SITE BR POLÍTICO - MÁRCIO FALCÃO - EDITOR DO SITE VORTEX MEDIA - JOSIAS DE SOUZA - COLUNISTA DO PORTAL UOL

  • 14:30ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 06

    Clodoaldo Araujo visita a Circuit Launch, uma enorme aceleradora de hardware e entrevista Alex Dantas, seu fundador. Ele mostra o espaço onde todos trabalham, explica como funciona uma aceleradora de hardware e porque o sistema de compartilhamento e colaboração é tão importante para o ambiente e a operação de seu negócios. No mesmo episódio, o fundador da Joerobotics, Joe Meisel – que é uma das empresas alocadas na própria Circuit Launch - mostra um protótipo que ensina a conectar circuitos eletrônicos; Blaze Sunders apresenta outro protótipo de um projeto que entrega café diretamente das máquinas em estações de trem; Andrew Etherington, representante da SICK, uma das maiores produtoras de sensores e soluções de aplicações para automação industrial do mundo, dá um depoimento sobre a aceleradora e Dan O’ Mara, um dos sócios da Circuit Launch, comenta sobre a empresa e sobre placas de circuito.

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    ENCONTROS: FAMÍLIAS (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de famílias se apresentando no programa, participam os seguintes artistas: Vieira & Vieirinha, Lui & Léu, Zico & Zeca, Craveiro & Cravinho, Cezar & Paulinho, Ed e Fábio Cesar, André e Andrade, Irmãs Freitas, Bárbara Viola e Sandra Reis, Nonô e Naná, Zita Carreiro e Carreirinho, Joseval e Josiane, Moacyr e Sandra, Almir Sater, Rodrigo Sater e Gisele Sater, Renato Teixeira e Chico Teixeira, Grupa Paranga.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    EX4

    A banda veterana conta as dificuldades que tiveram no mercado musical e a trajetória até decidirem focar em um trabalho social em escolas, usando o rock como forma de conscientização para os jovens.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    EX4

  • 17:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 08 - SAMBA CHORADO

    Com o tema Samba Chorado, este programa destaca composições de Paulinho da Viola e Cristovão Bastos, entre outros.

  • 18:21

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 546

  • 19:30LES BALLETS JAZZ DE MONTREAL

  • 21:03CANTEIRO DE OBRAS

    CANTEIRO DE OBRAS (2012)

    CANTEIRO DE OBRAS 2012 - ENSAIO SOBRE O MOVIMENTO É UM FILME DE EVALDO MOCARZEL, QUE REVELA DE DIFERENTES ÂNGULOS OS BASTIDORES DA SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA. NO FILME SÃO MOSTRADOS TRECHOS DAS SEGUINTES OBRAS DO REPERTÓRIO DA SPCD: DOIS A DOIS [GRAND PAS DE DEUX DE O QUEBRA NOZES (1892) E GRAND PAS DE DEUX DE DOM QUIXOTE (1869)], DE MARIUS PETIPA E LEV IVANOV; IN THE MIDDLE, SOMEWHAT ELEVATED (1987), DE WILLIAM FORSYTHE; BALLET 101 (2006), DE ERIC GAUTHIER; SUPERNOVA (2005), DE MARCO GOECKE E BACHIANA N°1 (2012), UMA CRIAÇÃO DE RODRIGO PEDERNEIRAS.

  • 21:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM13 - TEMPORADA 2 - MELHORES MOMENTOS

  • 22:30PRIMEIRA IDADE

    CRIANÇAS DE KIBERA

    Este episódio da série 'Primeira Idade' mostra a dificuldade enfrentada pelas crianças do bairro de Kibera, na periferia da cidade de Nairóbi, capital do país africano Quênia. O programa mostra como é a infância em uma das regiões mais pobres do mundo, e como a educação e as escolas podem fazer a diferença no futuro dessa comunidade e do país.

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1298

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, O FOTÓGRAFO ARAQUÉM ALCÂNTARA ALERTA PARA O RITMO ACELERADO DE DESMATAMENTOS E QUEIMADAS NA AMAZÔNIA. CONHEÇA TAMBÉM O ESTUDO QUE COMPROVA QUE A FLORESTA PERDEU IMPORTANTES ÁREAS PROTEGIDAS. E AINDA, ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS INVENTAM UM PROCESSO PARA REAPROVEITAR RESTOS DESCARTADOS PELA INDÚSTRIA. O ESTUDO MOSTRA QUE AS SOBRAS DE MAMÃO E LIMÃO PODEM DEIXAR DE IR PARA O LIXO E GANHAR UM NOVO DESTINO. LEVANTAMENTO DA ONG WWF BRASIL REVELA QUE AS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DA MAIOR FLORESTA TROPICAL DO MUNDO ENCOLHERAM. E, UM DOS MAIS IMPORTANTES FOTÓGRAFOS DE NATUREZA DO MUNDO REGISTRA A BELEZA E A DESTRUIÇÃO DO BIOMA AMAZÔNICO.

  • 23:30PADRE BROWN III

    PADRE BROWN - TEMPORADA III - O JULGAMENTO DO HOMEM

    Episódio 10 - O Julgamento do Homem Padre Brown envolve-se em um assalto de arte audacioso idealizado por seu adversário Flambeau, que pretende usar o padre e seus amigos para ajudá-lo a resolver um problema antigo.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 52 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 52 você vai aprender o que é regência nominal e regência verbal. Verá como uma preposição pode mudar o sentido de um verbo e saberá o que é a norma culta. Além disso, conhecerá o final da história dos trabalhadores da Santa Gertudres e da discussão sobre o contrato coletivo de trabalho.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 63 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 63 você verá mais dois tipos de orações subordinadas adverbiais: condicional e concessiva. Saberá que as palavras com a mesma família e raiz são chamadas de palavras cognatas, além de conhecer mais um pouco do romantismo.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 31

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    HIGIENE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A criatividade de Cadu está cada vez mais aguçada. Infelizmente, sua preocupação com a higiêne pessoal não anda lá essas coisas: ele dorme sem tomar banho, usa o mesmo par de meias por dias e não escova os dentes após as refeições, o que, além de uma dor de dente insuportável, vai colocá-lo diante de seu maior medo: dentista!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 141

    Em homenagem aos 25 anos de morte da poeta carioca Ana Cristina Cesar, o Entrelinhas reapresenta uma matéria especial, com depoimentos de Heloisa Buarque de Hollanda, Viviana Bosi, Annita Costa Malufe e o poeta Armando Freitas Filho. E uma entrevista com a poeta carioca contemporânea e tradutora Claudia Roquette-Pinto, que fala das transformações de sua poética, de suas paixões literárias e de modo como a as tensões da cidade foram sendo incorporadas a sua obra.

  • 09:00NOSSA LÍNGUA 2010

    SÃO PAULO

    BLOCO 01: A cidade de São Paulo serve como tema central para se falar de poesia e das variantes linguísticas do português falado no Brasil. Tininha Mello e Felipe Reis interpretam trechos de crônicas e poemas que têm São Paulo como inspiração. No programa apresentamos a crônica: “São Paulo, 35 anos”, de Mário Prata e o poema “Quando eu morrer”, de Mário de Andrade. O quadro “Etimologia” fala sobre a origem da palavra “Semáforo” . Já, o “Curiosidades” traz a origem e os significados do termo “Farol” . No quadro “Casos Sujeitos à Investigação”, a equipe do INL (Instituto Nossa Língua) investiga um caso de gênero no “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade. BLOCO 02: O quadro “Jornal Nossa Língua” traz a questão: Onde está a poesia na cidade de São Paulo? Felipe Reis visita o metrô e pergunta aos usuários onde encontramos poesia na capital, se gostam e se conhecem algum poeta. Felipe Reis visita também a Casa das Rosas e entrevista o professor, poeta e diretor da “Poiesis”, Frederico Barbosa. O professor explica como é viver de poesia na cidade de São Paulo. Fala também sobre o público, saraus, casas e projetos ligados a poesia na cidade. Ele também fala dos mistérios por traz da poesia e faz uma análise do poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade. Os detetives do INL continuam investigando o caso de gênero no “Poema de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade BLOCO 03: Continuação do quadro CSI e solução do caso investigado do “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade. Foi um caso de silepse de gênero, A construção “a gente comovido” constitui uma silepse, uma vez que o adjetivo masculino “comovido” se refere a um substantivo feminino “gente”. O programa também traz a as expressões populares e linguagem poética utilizada por Adoniran Barbosa para retratar o modo de falar dos paulistanos da Mooca. Felipe fala um pouco sobre Adoniran Barbosa, um dos grandes nomes do samba paulista. -O Povo Fala responde a enquete: - Você já levou uma “frechada no olhar”? - Já ficou com “reiva” de alguma coisa? - O que acham sobre as expressões de Adoniran Barbosa? O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença entre “geminadas” e “germinadas”. Tininha e Felipe vão até a casa de Arnesto e dão com a cara na porta. Adoniran canta um trecho da canção “Arnesto” . Os dois apresentadores se despedem ao som do “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    DANIEL CARA - PNE (11/06)

    O COORDENADOR-GERAL DA CAMPANHA NACIONAL PELO DIREITO À EDUCAÇÃO, DANIEL CARA, É O CONVIDADO DO EDUCAÇÃO BRASILEIRA PARA COMENTAR OS AVANÇOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS COM OS DEVIDOS DESTAQUES NO ÚLTIMO 3/6/2014 E QUE AGORA ESPERA PELA SANÇÃO DA PRESIDENTE DILMA. APÓS QUATRO ANOS DE TRAMITAÇÃO NO CONGRESSO NACIONAL, O PNE PREVÊ VINTE METAS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO PAÍS. QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS AVANÇOS E CONQUISTAS? QUAIS SÃO AS METAS MAIS DESAFIADORAS? QUAIS ACORDOS E MECANISMOS DE CONTROLE PRECISAM SER ACERTADOS PARA A IMPLEMENTAÇÃO BEM SUCEDIDA DO PLANO? A ENTREVISTA FOI DE TATIANA BERTONI E FÁBIO EITELBERG.

  • 10:01SAUDE BRASIL

    FISSURA LABIOPALATINA (LÁBIO LEPORINO)

    Nesse educativo vamos conhecer um pouco mais sobre a Fissura Labiopalatina, popularmente conhecida como Lábio Leporino, uma malformação congênita de apresentação variável que ocorre durante o desenvolvimento do embrião. É uma doença de grande incidência e cada vez mais vem sendo diagnosticada.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    19 - PRÉ-NATAL DO HOMEM

    O pré-natal do parceiro e o impacto no homem e a prevenção da sífilis congênita. Eduardo Chakora, psicólogo e pesquisador em masculinidade, Téo Cordeiro, coordenador do Grupo de Papais da Casa de Parto David Capistrano/ SMS-Rio, e Melanie Maia, médica de família e comunidade da SMS-Rio.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    CASA MARTIM AFONSO - SÃO VICENTE

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 60 - COMO CARACTERIZAR A AUTORIDADE E A AUTORIA EM AMBIENTES IMPREGNADOS DE TECNOLOGIA - PARTE 2

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 19

    Convidados: Marisa Lajolo e Marcia Camargos No ar: 11/06 Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Por que Lobato se tornou o maior escritor de literatura infanto-juvenil brasileiro? Qual a diferença entre a obra dele e de outros escritores do gênero no Brasil? • A preocupação que Lobato teve de aproximar a linguagem literária da fala coloquial e de criar personagens nacionais foi a grande marca da sua literatura? • Ele criou um estilo brasileiro de fazer ficção? • Que escritores marcaram a literatura de Lobato? • Pode-se dizer que, assim como Euclides da Cunha, ele olhou para um Brasil ignorado pela cultura dos centros urbanos? PERGUNTAS BLOCO 2 • Qual a relação de Monteiro Lobato com os modernistas? • Poderiam explicar o episódio da crítica à exposição de Anita Malfatti? Que peso isso teve na imagem do escritor? • PERGUNTA DO CRÍTICO DE ARTE TADEU CHIARELLI, UM JECA NOS VERNISSAGES • A questão da identidade nacional em geral é vista como uma virtude de modernistas como Mário e Oswald de Andrade, mas com Lobato parece ser o contrário. Ele ficou com imagem de provinciano. Por quê? PERGUNTAS BLOCO 3 • A visão de Lobato como autor infanto-juvenil obscureceu a obra dele como autor de ficção adulta? • Como avaliar a ficção adulta de Lobato? Quais os principais livros? • Como situar tais livros na vertente modernista? • Em quais gêneros literários Lobato escreveu? • Como foi a trajetória de Lobato como editor? Qual sua importância na indústria gráfica brasileira? • Marisa Lajolo: como essa atividade se reflete na produção da obra infantil analisada em Monteiro Lobato Livro a Livro? PERGUNTAS BLOCO 4 • Qual a posição política de Lobato? Por que ele foi preso pelo Estado Novo? • Agora que Barack Obama foi eleito nos Estados Unidos, como vocês avaliam seu único romance, O presidente negro? • O livro – que está longe de ser “politicamente correto” – teve repercussão internacional? • Qual a importância da questão racial em Lobato, lembrando que o título original de O presidente negro era O choque das raças? • Como avaliar as personagens de tia Nastácia e do Jeca Tatu frente aos estereótipos sociais brasileiros?

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 355

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 01/04/2019 - DENGUE AUMENTA

    PARA FALAR SOBRE O AUMENTO DA DENGUE NO PAÍS, RECEBEMOS O BIÓLOGO PAOLO ZANOTTO, PROFESSOR DE VIROLOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA USP./ E O MÉDICO INFECTOLOGISTA ÉSPER KALLÁS, DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 6

    SINOPSE PROGRAMA 06 - VT CONTRACULTURA - VT WALMOR CHAGAS - QUEM SABE, SABE - VT ARQUIVO BEM BRASIL - ERASMOS CARLOS E WANDERLÉIA - VT MUSA LEILA DINIZ - VT A PEDIDO - MUSIKAOS - VT ENCERRAMENTO BANDA PUNK VELOCETTE

  • 14:30ANOS DE CHUMBO

    JAPAO E ESTADOS UNIDOS NA GUERRA

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    APOSENTADORIA DAS MULHERES

    Você que é mãe, já parou para pensar na sua aposentadoria? E sabia que mesmo se você não tiver registro em carteira pode contribuir com a previdência? É importante dizer que, mesmo as mulheres que são donas de casa, também podem se aposentar, desde que paguem o INSS. Quem vai tirar nossas dúvidas é a advogada especialista em previdência social, Maria Faiock. Também participa do papo a mamãe Cristiane Foresti.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 24 IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO - 04/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DO PAÍS E A RETOMADA DO CRESCIMENTO ECONÔMICO NO BRASIL.// NOSSO CONVIDADO É OLAVO NOGUEIRA - DIRETOR DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO.//

  • 15:31DOC TV II

    A PRÓXIMA REFEIÇÃO (AM)

    A Próxima Refeição narra a saga de 86 brasileiros que vivem no interior da Amazônia, na comunidade do Tambor, alto rio Jaú, onde leva-se de 6 a 8 dias para se chegar de barco a partir de Manaus. Lá não moram indios, mas cidadãos brasileiros. Crianças que vão a escola, adultos que votam e idosos que recebem aposentadoria. Brasileiros de uma cultura genuina, calcada na exploração dos recursos naturais. De um Brasil isolado, desconhecido, e único. O tema de A Próxima Refeição parte da busca quase que diária por comida, através da caça e pesca, por madeira para construir suas casas, por palha para cobri-las, pelos mais variados produtos que a natureza oferece e que garantem seu sustento e um minimo de acumulo de dinheiro. Mas sua narrativa não se detém nestas ações. Acaba-se por entrar na vida destas pessoas, em seus anseios, seus problemas, seus conflitos e alegrias, sejam eles concientes ou não. Levanta-se o paradoxo de seu modo de vida versus a auto-sustentabilidade da fonte de todas as suas riquezas, a mãe-natureza. “O que Deus dá nunca acaba”.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

    Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 52 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 52 você vai aprender o que é regência nominal e regência verbal. Verá como uma preposição pode mudar o sentido de um verbo e saberá o que é a norma culta. Além disso, conhecerá o final da história dos trabalhadores da Santa Gertudres e da discussão sobre o contrato coletivo de trabalho.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 63 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 63 você verá mais dois tipos de orações subordinadas adverbiais: condicional e concessiva. Saberá que as palavras com a mesma família e raiz são chamadas de palavras cognatas, além de conhecer mais um pouco do romantismo.

  • 17:30CURSOS LIVRES: FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE

    CIVILIZAÇÃO E PROGRESSO: AMBIVALÊNCIA DA EXPERIÊNCIA POÉTICA EM BAUDELAIRE

    FRANKLIN LEOPOLDO FAZ A LIGAÇÃO ENTRE BAUDELAIRE E A ÉPOCA QUE ELE VIVEU, TRADUZINDO AS QUESTÕES DA INDIVIDUALIDADE E DA SINGULARIDADE DO POETA ABORDADA PELO PENSADOR FRANCÊS. AO MESMO TEMPO MOSTRA COMO ESSA INDIVIDUALIDADE, MUITO MARCANTE NO CASO DELE, NÃO DEIXA DE CORRESPONDER ÁS EXIGÊNCIAS DA ÉPOCA.

  • 18:16TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 2 - FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

    Territórios Culturais viaja hoje para o extremo sul da cidade, na região do Capão Redondo. Berço de um movimento cultural e artístico forte e militante, o Capão abriga uma das Fábricas de Cultura mais atuantes da cidade. Lá, Felipe e Tuti conhecem - além das diversas ações culturais realizadas pela comunidade – Harley e seu grupo vocal que tem bombado na internet: O Quebrada Queer.

  • 18:31METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 387 - 13/10/2019

    DOMINGO NO METRÓPOLIS UM ESTILISTA QUE PENSA ROUPAS PARA TODOS OS CORPOS. O BAIANO ISAAC SILVA. O TEATRO MUSICAL BRASILEIRO EM RISCO. LIMITE PARA CAPTAÇÃO DE RECURSOS PODE INVIABILIZAR PRODUÇÕES. MARCO NANINI NOS CINEMAS VIVENDO OS DRAMAS E SONHOS DE ENFERMEIRO DE 70 ANOS, GAY, APAIXONADO PELA DIVA GRETA GARBO. E DICA DE SÉRIE: BASEADA EM FATOS REAIS, UMA HISTÓRIA SOBRE CASOS DE ESTUPRO NOS ESTADOS UNIDOS.

  • 19:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 10

    O VITRINE BRASIL DE HOJE MERGULHA NO MAR DO ESPÍRITO SANTO //BERÇO DAS BALEIAS JUBARTE NA COSTA BRASILEIRA//NO ESTADO DO PARÁ //O SOL QUE GERA ENERGIA POR UM CUSTO BEM MAIS BAIXO E SEM PREJUDICAR A NATUREZA//NAS DELÍCIAS DA GASTRONOMIA MINEIRA //A VALORIZAÇÃO DOS INGREDIENTES VAI DA COZINHA TRADICIONAL AOS GRANDES CHEFES// A GENTE FAZ UM GIRO EM TRÊS CIDADES DO PAÍS E PERGUNTA: QUAL A COMIDA DE RUA PREFERIDA EM SÃO PAULO, BELÉM DO PARÁ E PARNAIBA NO PIAUÍ?

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    MELHORES MOMENTOS 1 (2017)

  • 20:30TELECONTO

    O COMPRADOR DE FAZENDAS 1

  • 21:01CABARET LITERÁRIO

    OLAVO BILAC

    CABARET LITERÁRIO HOMENAGEIA O POETA OVALO BILAC.

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - PERGUNTAS E RESPOSTAS

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL. SÃO CINCO PROGRAMAS, EXIBIDOS SEMPRE ÀS SEGUNDAS, EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO DE TRABALHO. O EPISÓDIO DE ESTRÉIA É A ERA DO CONHECIMENTO. NAS PRÓXIMAS SEMANAS, OS TEMAS SÃO: PERFIS E COMPETÊNCIAS; O PROCESSO DE ESCOLHA; PROFISSÃO E ESTILO DE VIDA E PERGUNTAS E RESPOSTAS. NO ÚLTIMO EPISÓDIO DA SÉRIE, AIRTON EMBACHER E OS DEMAIS PROFESSORES RESPONDEM ÀS PERGUNTAS DO AUDITÓRIO.

  • 22:49TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 30 - MUSEU CATAVENTO

    Hoje Territórios Culturais visita o museu mais querido do estado de São Paulo. O Museu Catavento que há anos faz a cabeça de crianças, jovens e adultos com obras que instigam e colocam a galera para pensar. Dividido em 4 categorias, universo, vida, engenho e sociedade, o museu é pura descoberta e diversão! Pegue seu ingresso e venha com a gente!

  • 23:04JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 14/10/2019

  • 23:46MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    ÁFRICA DO SUL: UM LUGAR PERIGOSO

    ESTE EPISÓDIO TRAZ O DRAMA DAS MULHERES DA ÁFRICA DO SUL, QUE CONVIVEM DIARIAMENTE COM O ABUSO SEXUAL DOS HOMENS. DE CADA VINTE ACUSADOS DE ESTUPRO, APENAS UM É CONDENADO.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 12 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula veremos que a cultura colonial brasileira, como toda cultura, não veio pronta e acabada, mas que foi se formando dia-a-dia, através do contato das diferentes maneiras de ser e viver trazidas pelos índios, pelos portugueses e pelos africanos. Veremos que a cultura é fruto da convivência entre diferentes. Exemplos é que não faltam.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    GEOGRAFIA 12 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá a importância das geociências na compreensão da história natural do planeta e o uso racional de seus recursos. Verá que a história geológica da Terra é dividida em eras geológicas e que podemos datar os processos naturais que resultaram em mudanças na superfície do planeta. E verá a importância de se conhecer a formação geológica e a dinâmica do relevo para a economia, para a expansão da atividade humana e para a previsão de catástrofes naturais.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 32

  • 08:02ALMANAQUE EDUCACAO

    INTELIGÊNCIA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano convocam o melhor aluno da classe pra ajudá-los a estudar, pois o consideram o cara mais inteligente da escola. Mas por que o Luiz Antônio é mais inteligente do que eles? Só por que ele consegue tirar notas mais altas nas provas? Intrigados com a situação, os amigos decidem investigar o que é essa tal inteligência!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 142

    LIVROS PAGOS. O Entrelinhas trata de um tema polêmico: os livros que são publicados porque os autores pagaram pela edição. O programa entrevistou editores e foi conferir o que os leitores acham desse tipo de publicação, que coloca em xeque o papel das editoras (que, supostamente, deveriam publicar os livros por suas qualidades ou pela expectativa do público, e não por que foram financiados pelos próprios escritores). O Entrelinhas entrevistou o jornalista Ruy Castro, que acaba de lançar Ungáua!, livro que reúne suas crônicas, cheias de bossa e humor, publicadas na Folha de S. Paulo. Ele também falou sobre samba e bossa nova, de suas biografias de personagens como Nelson Rodrigues e Mané Garrincha e do romance Era no tempo do rei.

  • 09:00NOSSA LÍNGUA 2010

    ZOOLÓGICO

    Bloco 1 Tininha e Felipe estão no zoológico e conversam sobre como os animais estão presentes nas expressões linguísticas da língua portuguesa, dando ênfase primeiramente às expressões com a palavra macaco. Tininha explica a Felipe qual a diferença entre elefanta e elefoa, iniciando a etimologia da palavra elefante. Depois da explicação, Felipe lê um trecho do livro “Historias de dois amores”, de Carlos Drummond de Andrade. O quadro Curiosidades explica a famosa expressão “memória de elefante”. Felipe lê trecho do livro “A viagem do elefante”, de José Saramago Bloco 2 Felipe e Tininha dão inicio ao segundo bloco imitando os sons de animais. O “Jornal Nossa Língua’’ fala sobre a expressão vida de cão. Gélson Babosa entrevista o professor de português Odilon Soares Leme e pergunta qual a diferença entre os nomes científicos dos animais e os adjetivos eruditos. Professor também explica que onomatopéia é uma figura de linguagem que reproduz um som com fonema ou palavra dos sons produzidos pelos animais. O povo fala responde a enquete sobre a expressão “vida de cão”, e sobre os adjetivos eruditos – canis familiares, vulpes vulpes e canis lupus. Bloco 3 Felipe e Tininha declamam trecho de “Zoo Zureta”, de Fabrício Corsaletti. Felipe entrevista o ator e professor de Biologia, Eduardo Silva, sobre a possibilidade de relacionar animais e linguagem. O entrevistado também dá a definição de várias expressões apresentadas durante o programa, como por exemplo: “quando a porca torce o rabo”. Trecho da música “Ode aos ratos”, de Chico Buarque. Felipe explica para Tininha o que significa aliteração, o recurso poético da repetição de uma mesma consoante de um enunciado. No quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA, Tininha e Felipe falam sobre o uso correto da conjugação do verbo “por”. Quando se usa “por” e “puser”. O quadro Curiosidades explica a famosa expressão “lágrimas de crocodilo”. Nos créditos, trecho do filme de Humberto Mauro, “A Velha a Fiar”.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    SYLVIA GOUVEA E JANE SIQUEIRA (18/06)

    CERCA DE 3200 PESSOAS SE REUNIRAM EM UM EVENTO EM SÃO PAULO, NO FINAL DO MÊS DE MAIO, PARA DISCUTIR EDUCAÇÃO, MAIS ESPECIFICAMENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. FOI A VI EDIÇÃO DO CONGRESSO ICLOC DE PRÁTICAS NA SALA DE AULA. ICLOC QUER DIZER INSTITUTO CULTURAL LOURENÇO CASTANHO, ENTIDADE RESPONSÁVEL POR ORGANIZAR O ENCONTRO, QUE TEVE A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DE VÁRIAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES. PARA SABER MAIS SOBRE O EVENTO, CONVERSAMOS COM SYLVIA GOUVÊA, DO INSTITUTO CULTURAL LOURENÇO CASTANHO E COM JANE SIQUEIRA, DIRETORA DA ESCOLA ESTADUAL ROMEU DE MORAES, UMA DAS INSTITUIÇÕES PARTICIPANTES DESTE ENCONTRO.

  • 10:02SAUDE BRASIL

    DOR DE CABEÇA

    Dor de Cabeça ou Cefaléia (nome cientifico que se dá para a dor de cabeça), um mal que aflige milhões de pessoas no mundo todo. São vários tipos de dores de cabeça que existem, sendo as dores de cabeça primária: cefaleia tensional e a enxaqueca/migrânea as mais frequentes. A dor de cabeça pode acometer qualquer um de nós, homens, mulheres, idosos e crianças e sua incidência é grande na população principalmente em mulheres. Estima-se que 15% da população brasileira sofra de enxaqueca. O impacto da dor de cabeça nas vidas das pessoas é grande. Ela é responsável por queda de produtividade e por altos índices de falta ao trabalho e também do convívio social

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    21 - BRINCADEIRA, ALEGRIA E SAÚDE

    A importância do brincar para crianças e adultos, o protagonismo da criança e a brincadeira como estratégia de resgate da memória. A palhaça e psicopedagoga da SMS-Rio Cléo Lima, a musicoterapeuta do CAPSad e palhaça Cristiana Brasil e o geógrafo Antônio Carlos Firmino, articulador cultural do Centro Lúdico da Rocinha, falam sobre o tema.

  • 10:46CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DO FOLCLORE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 61 - COMO CARACTERIZAR A AUTORIDADE E A AUTORIA EM AMBIENTES IMPREGNADOS DE TECNOLOGIA - PARTE 3

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 20

  • 12:30MANOS E MINAS III

    EDGAR + PUPILLO

    Neste programa o Manos e Minas recebe Edgard, que vem mostrar as músicas de seu quarto disco 'Ultrassom'. Representando a cena dos slams, Bruno Pastore. Matérias: - No quadro 'Discoteca Básica',a DJ Mariana BoaVentura apresenta seus 5 discos prediletos. - Manos e Minas foi trocar uma ideia com os estudantes secundaristas que protagonizaram e criaram o espetáculo teatral "Quando quebra queima", que conta a história do movimento estudantil a partir da experiência de cada um dos adolescentes na ocupação das escolas públicas em São Paulo, entre 2015 e 2016.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 06/12/2017 - DROGAS ADOLESCÊNCIA

    O PANORAMA DE HOJE FALA SOBRE O PAPEL DOS PAIS NA PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS PELOS FILHOS./ A FORMA COMO OS ADULTOS EXERCEM SUAS FUNÇÕES PODE REDUZIR O RISCO DE ABUSO DE DROGAS NA ADOLESCÊNCIA./ É O QUE DIZ UMA PESQUISA FEITA PELA UNIFESP COM JOVENS BRASILEIROS./ PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO, RECEBEMOS ZILA SANCHEZ, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE MEDICINA PREVENTIVA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO./E O PSIQUIATRA THIAGO MARQUES

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 7

    SINOPSE PROGRAMA 07 - VT MAZZAROPI - ESTRÉIA UM CAIPIRA EM BARILOCHE - VT OFÍCIO PENDULEIRO - VT A PEDIDO - ENSAIO CLARA BECKER - VT ARQUITETURA PRÉDIOS SP - VT GAUDI - VT MODA ACERVO - VT ENCERRAMENTO MAYSA ESTUDOS

  • 14:30ANOS DE CHUMBO

    O BRASIL NA GUERRA

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PARTO EMPELICADO

    Parto empelicado, já ouviu falar? É quando o bebê nasce embalado na bolsa, ou saco amniótico. Os casos são raros, mas é uma imagem muito bonita e emocionante. Agora, imagina, ter quadrigêmeos e 3 nascerem empelicados! Foi o que aconteceu com a Priscila Sandri. Priscila contou como foi o parto e o médico explicou como isso acontece e quais são os cuidados na hora do nascimento. Os quadrigêmeos participaram do programa. Uma fotógrafa especializada em partos contou como é este trabalho.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 25 EDUCAÇÃO INCLUSIVA - 05/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE A INCLUSÃO DE PESSOAS ESPECIAIS NAS ESCOLAS PÚBLICAS. OS OBSTÁCULOS, ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS, AINDA SÃO ENORMES. MAS TAMBÉM JÁ EXISTEM SALAS DE AULA INCLUSIVAS CONSIDERADAS EXEMPLARES AQUI NO BRASIL. NOSSA CONVIDADA É A PEDAGOGA SYLVIA FIGUEIREDO GOUVEA.

  • 15:33DOC TV II

    PÉRICLES LEAL CRIADOR ESQUECIDO (PB)

    O documentário Pericles Leal, o criador esquecido é um filme sobre a descoberta de um pioneiro da televisão brasileira que contribuiu para estabelecer as bases da teledramaturgia nacional nos anos cinqüenta quando esse moderno meio de comunicação de massas ainda dava seus primeiros passos atuando na extinta TV Pauista e TV Tupi. A partir do momento original de seus trabalhos de criação, fazendo poemas, contos, crônicas, reportagens, e escrevendo adaptações teatrais para o rádio, com o recurso a depoimento com pessoas que conviveram com ele, o documentário procura mostrar ao espectador, através de fragmentos materiais dessa memória que a semente lançada na Paraíba, guarda relação direta com seu futuro amadurecimento profissional quando passou a criar para a o jornal, a televisão, o mercado editorial de revistas, o teatro, em diversos gêneros. Para fins de uma melhor compreensão do público, o documentário apresenta esse movimento inicial do autor na Paraíba nos anos quarenta.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 2 - FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

    Territórios Culturais viaja hoje para o extremo sul da cidade, na região do Capão Redondo. Berço de um movimento cultural e artístico forte e militante, o Capão abriga uma das Fábricas de Cultura mais atuantes da cidade. Lá, Felipe e Tuti conhecem - além das diversas ações culturais realizadas pela comunidade – Harley e seu grupo vocal que tem bombado na internet: O Quebrada Queer.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 12 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula veremos que a cultura colonial brasileira, como toda cultura, não veio pronta e acabada, mas que foi se formando dia-a-dia, através do contato das diferentes maneiras de ser e viver trazidas pelos índios, pelos portugueses e pelos africanos. Veremos que a cultura é fruto da convivência entre diferentes. Exemplos é que não faltam.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    GEOGRAFIA 12 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá a importância das geociências na compreensão da história natural do planeta e o uso racional de seus recursos. Verá que a história geológica da Terra é dividida em eras geológicas e que podemos datar os processos naturais que resultaram em mudanças na superfície do planeta. E verá a importância de se conhecer a formação geológica e a dinâmica do relevo para a economia, para a expansão da atividade humana e para a previsão de catástrofes naturais.

  • 17:30CURSOS LIVRES: FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE

    O POETA E OS PARADOXOS DA ENCARNAÇÃO SUBJETIVA DA HISTÓRIA - PARTE 01

    TENDO EM VISTA A PRÓPRIA DEFINIÇÃO QUE O BAUDELAIRE DÁ 'A ARTE - METADE CONTINGENTE, METADE ABSOLUTA - A AULA QUE ACONTECE SOB O TEMA "O POETA E OS PARADOXOS DA ENCARNAÇÃO SUBJETIVA DA HISTÓRIA" TENTA ESCLARECER COMO O POETA, QUE É ENTÃO UM INDIVÍDUO SINGULAR DENTRO DESSA PERSPECTIVA, SE POSICIONA DIANTE DA REALIDADE. A PERGUNTA QUE SE COLOCA, E QUE O PROFESSOR BUSCA RESPONDER: É POSSÍVEL NA MODERNIDADE, NAS CONDIÇÕES DA MODERNIDADE, ENCONTRAR-SE COMO SINGULAR?

  • 18:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 29 - THEATRO SÃO PEDRO

    Felipe e Tuti invademo Território Cultural do Theatro São Pedro, um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo. Além de desvendar o mundo da ópera e os bastidores desse teatro secular, a nossa dupla de apresentadores acompanha a encenação de Jorge Takla da ópera Sonho de Uma Noite Verão, inspirada no texto teatral de William Shakespeare.

  • 18:30POR DENTRO DO CORPO HUMANO

    CRIAÇÃO

    No primeiro episódio, Michael Mosley conta a história da sua criação. Ele traz à vida uma surpreendente pesquisa médica, revelando a sequência improvável de eventos que levaram ao seu nascimento. Usando gráficos de última geração, viajamos com milhões de espermatozóides em sua corrida perigosa em direção ao óvulo, descobrimos as maneiras engenhosas pelas quais o corpo da mulher seleciona o melhor, vê um corpo começar a se auto-montar e, em um televisor, observe um rosto humano se unir. Ao longo do programa, acompanhamos o progresso de um casal que espera trigêmeos; da varredura 4D, quando eles ficam frente a frente com seus bebês para um final dramático - o nascimento. Nós também encontramos uma mulher esperando seu 16º bebê e os gêmeos siameses mais velhos do mundo.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    MELHORES MOMENTOS 2 (2017)

  • 20:30TELECONTO

    O COMPRADOR DE FAZENDAS 2

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    A POÉTICA DOS NOVÍSSIMOS

    O PROGRAMA TEM O OBJETIVO DE DIVULGAR JOVENS POETAS DO PAÍS.

  • 22:02BALANÇO DO SÉCULO XX, PARADIGMAS DO SÉCULO XXI

    ARQUITETURA DA GLOBALIZAÇÃO - RON POMPEI

    SÉRIE BALANÇO DO SÉC. XX Projeto: Sociedade Contemporânea VIVENDO ALÉM DOS LIMITES - A GLOBALIZAÇÃO NO COTIDIANO Como educar, amar, viver, construir família e trabalhar na era da globalização? Tentaremos responder, analisando as radicais transformações dos laços sociais, bem como os novos sintomas e também as novas soluções. Psicanalistas, juristas, arquitetos, jornalistas, filósofos, teólogos, especialistas das humanidades apresentarão um panorama das principais questões da contemporaneidade, propondo novas categorias de apreensão da satisfação humana. Os temas são variados e instigantes: a música eletrônica e os ouvidos contemporâneos; o luxo sagrado, o luxo democrático e o eterno luxo; o tempo hiper-moderno, a inquietude e a angústia; querer, desejar e os descompassos entre a humanidade e o mundo; amores eventuais, promiscuidades e o ato contemporâneo de “ficar ”; espaços públicos e privados, na arquitetura da globalização; desaprendendo na escola. A riqueza da discussão certamente vai nos levar muito além dos limites! curador: JORGE FORBES Psicanalista e psiquiatra. Pós-graduado em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII. É Analista-Membro das Escolas Brasileira e Européia de Psicanálise. Preside o IPLA-Instituto da Psicanálise Lacaniana. Seu último livro: "Você Quer o Que Deseja?", ed. Best-Seller. ARQUITETURA DA GLOBALIZAÇÃO Neste programa, o arquiteto e designer Ron Pompei discute a globalização e a nova humanidade emergente. Deixaríamos de ser apenas analíticos e mecânicos (herança da era industrial) para tornarmo-nos criativos e empáticos. As últimas revelações da ciência indicam que há uma inteligência subjacente na matéria e nas estruturas mínimas da Vida. Somo seres destinados à criação e à transformação.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 15/10/2019

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    UCRÂNIA - MULHERES E PODER: A HISTÓRIA DE LYUDMILA

    LYUDMILA BEZPALKO É A DIRETORA DA BORSCHAA GIVSKY QUÍMICA E FARMACÊUTICA, UMA DAS MAIORES FÁBRICAS DA UCRÂNIA, SE TORNANDO A MAIS JOVEM DIRETORA DESSA INDÚSTRIA NA UNIÃO SOVIÉTICA. ESSE EPISÓDIO CONTA COMO LYUDMILA AINDA ADMINISTRA A FÁBRICA MESMO COM AS MUDANÇAS POLÍTICAS OCORRIDAS EM SEU PAÍS.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 45 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 45 você aprenderá que, na reprodução das plantas e dos animais, uma estrutura masculina se encontra com uma feminina para dar origem a um novo ser vivo, parecido com os seus pais. Verá também que existem variedades dentro de uma mesma espécie e que elas aumentam quando nascem indivíduos com características novas, ausentes nos seus pais.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 4 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você conhecerá o aparelho de destilação, útil para a separação de líquidos com substâncias dissolvidas. Durante a destilação da água, acontecem vários fenômenos: a vaporização, quando ela se transforma em vapor; a ebulição, quando ferve; e a condensação, quando o vapor se transforma em água de novo.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 34

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CORAGEM *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Final do campeonato de futsal. O jogo segue empatado nos acréscimos, quando o juiz marca um pênalti. Diante da torcida, que lota a quadra da escola, ninguém se apresenta pra cobrança. Cadu, então, enche o peito de coragem e assume a responsabilidade. Se ele fizer o gol, o time vence o campeonato; mas se ele perder, o título fica pra outra equipe. Neste inusitado episódio, acompanhamos as conseqüências de cada uma das possibilidades acima na vida de Cadu.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 144

    Autor de livros fundamentais da literatura contemporânea, como O Ventre (publicado há 50 anos), Pilatos e Quase Memória, o escritor carioca Carlos Heitor Cony, fala de sua ficção, dos mais de 20 anos que ficou sem escrever, e sobre as questões éticas e políticas também presentes em sua vivência como jornalista que sempre se opôs aos dogmatismos ideológicos. Fórum das Letras de Ouro Preto. O programa mostra como foi o encontro que aconteceu na cidade mineira entre os dias 5 e 9 de novembro e entrevista escritores que participaram desse que é um dos maiores eventos literários do país. Finalista do prêmio Portugal Telecom com A Chave de Casa, a escritora Tatiana Salem Levy participou do Fórum das Letras de Outro Preto e falou ao Entrelinhas sobre sua trajetória e sobre esse romance, de caráter autobiográfico.

  • 09:00NOSSA LÍNGUA 2010

    FEIRA

    Bloco 01 Felipe e Tininha estão em uma feira para falar da linguagem criativa dos feirantes para anunciar seus produtos. Feirantes e consumidores respondem as enquetes: Como você faz para atrair a atenção do freguês? / Você tem alguma outra maneira de chamar a atenção para o seu produto sem ser gritando? / Que tipos de frases dos feirantes te chamam mais a atenção? / Você já parou numa barraca por causa da cantada do feirante? Tininha e Felipe falam sobre o pregão na feira e o pregão na bolsa de valores. O Jornal Nossa Língua aborda o pregão da bolsa e valores. Felipe Reis vai até a bolsa de valores para conferir o que é pregão. Ele entrevista José Alberto Neto Filho e pergunta a diferença entre o pregão viva-voz e o feito pelo computador. Bloco 02 O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “feira” . Para ilustrar o tema, a canção “A feira”, d’O Rappa, ilustrada com imagens da feira. Felipe entrevista o físico e educador Pierluigi Piazzi e pergunta por que os dias da semana terminam com feira. O quadro “Curiosidades” fala sobre números fracionários. Bloco 03 Felipe declama trecho do poema “Não comerei da alface a verde pétala” de Vinícius de Moraes. Ele e Tininha continuam na feira e falam sobre a “xepa”. O Povo Fala responde a enquete: O que é a xepa? Para ilustrar, a música: “A xepa”, de Ruy Maurity, ilustrada com imagens da feira O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz os equívocos cometidos quando no uso do termo “grama” e dos pronomes relativos “onde” e “aonde”. A música “Feira de Caruaru”, de Luiz Gonzaga encerra o programa.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    JANAÍNA DIOGO E SILVANA RABELLO (09/07)

    UMA PORTARIA DE JUNHO DE 2014 CRIOU NOVAS REGRAS PARA A PRESCRIÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO DO METILFENIDATO, DROGA MAIS USADA EM TODO O PAÍS PARA TRATAR O TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE EM CRIANÇAS, MAIS CONHECIDA PELO NOME COMERCIAL RITALINA. A MEDIDA TENTA LIMITAR O CONSUMO DA DROGA, UM ESTIMULANTE DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, AOS CASOS EM QUE OUTRAS ABORDAGENS COMBINADAS FALHAREM E TAMBÉM MONITORAR O PERÍODO DE USO, JÁ QUE O MEDICAMENTO PODE CAUSAR DEPENDÊNCIA. O AUMENTO CONSIDERÁVEL DA VENDA DESTA SUBSTÂNCIA NO BRASIL NOS ÚLTIMOS ANOS, OS ERROS NO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO E A EFICÁCIA DESTE TRATAMENTO COM REMÉDIOS FORAM ALGUMAS DAS QUESTÕES ABORDADAS PELAS NOSSAS CONVIDADAS: JANAÍNA DIOGO, TÉCNICA EM SAÚDE MENTAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SP, SILVANA RABELLO, DOUTORA EM PSICOLOGIA PELA PUC DE SP E MARIA APARECIDA MOYSES, PROFESSORA TITULAR DO DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DA UNICAMP. ELAS CONVERSARAM COM CÁSSIA GODOY.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    FARMACOVIGILÂNCIA

    Cada vez mais a ciência avança e desenvolve medicamentos que tem contribuído para a garantia e promoção da saúde. Para se desenvolver um medicamento pesquisa-se anos e são utilizados diversos testes a fim de garantir a sua segurança e eficácia. Mas apesar de todas as pesquisas e testes, alguns medicamentos quando estão no mercado podem apresentar efeitos colaterais prejudiciais a população em gera, ou a públicos específicos. Por isso, para garantir a segurança na utilização destes produtos foi criado o conceito de Farmacovigilância. O principal objetivo da farmacovigilância é fazer a monitoração dos medicamentos que estão no mercado relatando as reações adversas dos produtos.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    23 - COMUNICAÇÃO E SAÚDE

    Princípios e desafios da comunicação em saúde nos dias atuais. No estúdio, Nádia Rebouças, consultora de comunicação para transformação, Inesita Soares de Araújo, professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz, e Eduardo Alves, sociólogo e diretor da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) do Observatório de Favelas.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU HISTÓRICO E PEDAGÓGICO BERNARDINO DE CAMPOS - AMPARO

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 63 - ÉTICA E EDUCAÇÃO: CONSCIÊNCIA E SIGNIFICADO DA VIDA - PARTE 2

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 23

    PERGUNTAS BLOCO 1 • Maria Rita: Você acaba de publicar um livro sobre a depressão. Qual a importância desse distúrbio doença psíquica? Existem doenças que traduzem uma época? • Beatriz: Na hora de escrever um romance ou conto, você escolhe um assunto que seja “sintomático”? • Maria Rita: Existe hoje espaço para a intervenção intelectual de um psicanalista? A psicanálise tem repercussão? • Beatriz: A literatura, a ficção, tem algum alcance? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Olgária Matos para Maria Rita Kehl (pobreza do mundo interior) • Beatriz: Pegando carona nessa pergunta, você escreveu o argumento do filme Cronicamente Inviável, do Sergio Bianchi, que expõe o lado perverso das elites brasileiras. Onde existe “mundo interior” nessa realidade dividida entre elites preconceituosas e uma massa de pessoas oprimidas e aterrorizadas? • Maria Rita: na falta de perspectiva de transformações políticas ou econômicas efetivas, a questão ética substituiu as questões infra-estruturais,? (Lembrar Castoriadis) • Beatriz: você estreou com o romance Azul e Dura, que narra história de uma mulher de classe alta que atropela uma inválida; de onde veio essa espécie de cena inaugural da sua obra? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Olgária Matos para Beatriz (tempo da leitura) • Maria Rita: Videologias, escrito com Eugênio Bucci, é uma análise dos mecanismos ideológicos da televisão. O que mudou nos últimos anos na relação da nossa subjetividade com a mídia? • Beatriz: Em Meu Amor, você escreve contos a partir de episódios de grande repercussão como os assassinatos do menino João Helio ou de Isabela Nardoni – mas seu foco é o tratamento que esses assuntos tiveram na mídia. A violência da informação pode indignar tanto quanto a violência em si? • Maria Rita: é como é p/ vc participar desse universo midiático, televisivo? • Beatriz: Vc participou Flip e publicou em Meu Amor um conto – “Comida em Parati” – que contém críticas, ou pelo menos ironias, em relação a essa exposição do autor. Eventos como esse fazem a obra ser substituída pelo autor? PERGUNTAS BLOCO 4 • Maria Rita: quando se fala em depressão, sempre vem à tona a questão dos psicofármacos: remédios psiquiátricos são uma forma de apaziguar os conflitos? • Beatriz: Você passou do tema da culpa social em Azul e Dura, para a culpa política, em Não Falei. Como foi esse processo. A culpa é tão central quanto a depressão? Azul e Dura: "irmandade apátrida" da riqueza globalizada: o "único pecado é o fracasso", Não Falei: "Deixamos isso acontecer, acontecemos esse horror. (...) Talvez jamais alguém tenha me considerado um traidor, a não ser eu mesmo", • Maria Rita: por que o título O tempo e o cão? Vc já lidou pessoalmente com a depressão? • Beatriz: que importância teve o trabalho como editora para sua literatura?

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 547

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 17/12/2018 - EMPREENDEDORISMO

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 9

    SINOPSE PROGRAMA 09 - VT PARADA GAY - VT PICASSO - VT A PEDIDO - A PEDRA DOS SONHOS - VT RETRÔ HAIR - VT ENCERRAMENTO JOHN LEE HOOKER

  • 14:30ANOS DE CHUMBO

    A TECNOLOGIA DA GUERRA

    OS ANOS DA GUERRA ASSISTIRAM A UMA ALIANCA DEFINITIVA ENTRE A CIENCIA E O PODER DE DESTRUICAO. OS GOVERNOS FIZERAM ALTOS INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA BELICA, ATINGINDO O SALDO DE 50 MILHOES DE MORTES. OS FORNOS CREMATORIOS NOS CAMPOS DE CON- CENTRACAO ALEMAES, AS PESQUISAS DE ARMAS BACTERIOLOGICAS DOS JAPONESES, A BOMBA ATOMICA NORTE-AMERICANA, AS BOMBAS VOADO- RAS V-2 ALEMAS E OS EQUIPAMENTOS DE ESPIONAGEM E CONTRA-ES- PIONAGEM DOS PAISES ENVOLVIDOS NO CONFLITO REVELAM A PRESEN- CA MARCANTE DA INDUSTRIA BELICA, DE CIENTISTAS E DE DINHEI- RO. AO TERMINO DO CONFLITO,TUDO SE JUSTIFICOU EM NOME DA CHAMADA "NEUTRALIDADE CIENTIFICA". FOI EM NOME DELA QUE O ALEMAO WERNER VON BRAUN E O JAPONES SHIRO ISHII FORAM PERDOADOS E INCORPORADOS A CIENCIA NORTE-AMERICANA, E QUE O ITALIANO BRUNO PONTECORVO PODE SE TORNAR UM DOS PAIS DA BOMBA ATOMICA SOVIETICA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    FUTEBOL EM FAMÍLIA

    Papo de bola no momento papo de mãe. É, porque tem famílias que levam o futebol muito a sério. E o time de coração chega a ser passado de uma geração para a outra. Mas daí, por exemplo, como é que faz quando o casal torce para times diferentes? Como fica a escolha dos filhos? Cadu conta como é o futebol na família dele. Ele está com camisa do Corinthians. Thais, com camisa do palmeiras, conta que na família dela todos são palmeirenses e ela conheceu o marido na arquibancada durante um jogo. Na família da apresentadora Mariana Kotscho é diferente, cada um torce para um time e mostramos um vídeo contando esse diversidade. Depoimentos de vários telespectadores sobre o tema. Futebol: paixão nacional.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 27 ENSINO DE INGLÊS - 09/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR O ENSINO DO INGLÊS NAS ESCOLAS PÚBLICAS.// O IDIOMA ESTRANGEIRO NOS DÁ ACESSO AO MUNDO E AO MERCADO DE TRABALHO./ SÓ QUE, TAMBÉM NESSA MATÉRIA, NOSSAS ESCOLAS FICAM DEVENDO MUITO AOS ALUNOS.// VAMOS DISCUTIR ESSE ASSUNTO COM SILVIA DONNINI - EX-DIRETORA DO MEC.//

  • 15:30DOC TV II

    A DESCOBERTA DA AMAZÔNIA PELOS TURCOS ENCANTADOS (PA)

    A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados é um documentário que registra / recria realidades materiais e imateriais que compõem o universo místico do Tambor de Mina, a mais poderosa religião afro-indígena da Amazônia. O Tambor de Mina é um mundo onde cabem todos os mundos. Lá estão os voduns e orixás africanos, deuses indígenas, nobres encantados - como D. Sebastião e Marques de Pombal - junto com sultões e princesas do Oriente , cuja história remonta a época das Cruzadas.Nos aproximadamente 2.500 terreiros Mina existentes na Grande Belém as princesas turcas Mariana, Herondina e Jarina são as entidades mais cultuadas entre todas que fazem parte do Mundo da Encantaria. Esta devoção por divindades procedentes do Oriente pelo povo afro-caboclo-indígena da Amazônia é explicada pela saga metafísica do Povo da Turquia, contada/cantada pelos adeptos do Tambor de Mina nas suas festas e atos religiosos.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 4 - BIBLIOTECA DE SÃO PAULO - ETEC - ESPAÇO MEMORIA CARANDIRU

    Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 45 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 45 você aprenderá que, na reprodução das plantas e dos animais, uma estrutura masculina se encontra com uma feminina para dar origem a um novo ser vivo, parecido com os seus pais. Verá também que existem variedades dentro de uma mesma espécie e que elas aumentam quando nascem indivíduos com características novas, ausentes nos seus pais.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    QUÍMICA 4 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você conhecerá o aparelho de destilação, útil para a separação de líquidos com substâncias dissolvidas. Durante a destilação da água, acontecem vários fenômenos: a vaporização, quando ela se transforma em vapor; a ebulição, quando ferve; e a condensação, quando o vapor se transforma em água de novo.

  • 17:30CURSOS LIVRES: FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE

    BAUDELAIRE DIANTE DA MODERNIDADE: UMA "TRANSVALORAÇÃO" POÉTICA? - PARTE 01

    DE QUE FORMA É POSSÍVEL FALAR DE HEROÍSMO DA MODERNIDADE? NA ÚLTIMA AULA DO CURSO DE FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA, O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA FALA SOBRE A ATRIBUIÇÃO DO SIGNIFICADO DE VALOR DA MODERNIDADE POR VIA DA POÉTICA DE BAUDELAIRE. O PROFESSOR UTILIZA, ENTRE OUTRAS REFERÊNCIAS, TRECHOS DE TEXTOS DO FILÓSOFOS WALTER BENJAMIN E MICHEL FOUCAULT QUE DISCUTEM A OBRA DE BAUDELAIRE.

  • 18:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 27 - MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA E RESTAURO PINACOTECA

    As obras de restauração e recuperação do Museu da Língua Portuguesa seguem a todo o vapor. No programa de hoje, Tuti e Felipe invadem essas obras e mostram, em primeira mão, como vai ficar o Museu da Língua Portuguesa após sua restauração. E como a conversa é restauro, os apresentadores atravessam a rua em frente ao Museu da Língua e vão conferir de perto um dos lugares mais secretos e reservados da Pinacoteca do Estado, o setor de conservação e restauro.

  • 18:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1299

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A NOVA EXPEDIÇÃO DA FAMÍLIA SCHURMANN. CONHEÇA TAMBÉM O DOCUMENTÁRIO SOBRE POVOS INDÍGENAS ISOLADOS DO BRASIL. E AINDA, OS IMPACTOS DA PRODUÇÃO E CONSUMO DE CARNE BOVINA. PESQUISAS MOSTRAM QUE A CRIAÇÃO DE GADO ACABA COM ÁREAS DE FLORESTA E A DIETA COM EXCESSO DE PROTEÍNA ANIMAL PREJUDICA A SAÚDE. FILME ALERTA QUE A DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA AMEAÇA A SOBREVIVÊNCIA DE UM GRUPO ISOLADO ,NA TERRA ARARIBÓIA , ESTADO DO MARANHÃO. E , O COMANDANTE DA FAMÍLIA BRASILEIRA DE VELEJADORES FALA SOBRE PRÓXIMA JORNADA EM DEFESA DOS MARES E OCEANOS.

  • 19:00A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    INÉDITOS DIVERSOS 2 (2017)

  • 20:30TELECONTO

    O COMPRADOR DE FAZENDAS 4

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    VICENTE DE CARVALHO - O POETA DO MAR

    ACOMPANHANDO UM GRUPO DE ESTUDANTES EM UMA VIAGEM PARA BERTIOGA, O PROGRAMA CABARET LITERÁRIO CONTA A VIDA E A OBRA DE VICENTE DE CARVALHO, O POETA DO MAR.

  • 22:00RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 15 - IGREJA CATÓLICA BRASILEIRA - TEMP I

    Líderes em São Paulo e em Brasília falam das suas atividades e apresentam alguns ritos da igreja. No Rio de Janeiro e em Lages, Santa Catarina, dois praticantes revelam a importância que a igreja tem em suas vidas.

  • 22:30ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 07

    Num episódio todo dedicado ao papel e a importância das mulheres n o Vale do Silício, Clodoaldo Araujo conversa na Rocket Space com Fernanda Baker, da Apex Brasil e com Maria Fujihara, fundadora e CEO da Sinai Technologies Inc., especialista em cidades e construções sustentáveis e tecnologias exponenciais, sobre a vida no Vale do Silício, o estado da inovação na Califórnia, os usos da Inteligência Artificial e seus projetos de redução de carbono. No segundo bloco, Clodoaldo Araujo entrevista Gloria Hunt, do Consulado do Brasil em San Francisco, que conta sua experiência profissional e seu ponto de vista sobre a inovação no Vale do Silício.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 17/10/2019

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    INGLATERRA - OS VELHOS INVISÍVEIS

    MUITAS APOSENTADAS E APOSENTADOS INGLESES ACHAM QUE VIVEM PERTO OU ABAIXO DA LINHA DE POBREZA.MAS AS MULHERES NESSAS CONDICOES SAO MAIS NUMEROSAS,POR CAUSA DO SISTEMA DE PENSAO BRITANICO,QUE PRESUME QUE AS MULHERES DEVAM SER CUIDADAS PE- LOS SEUS MARIDOS.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 32 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula nós vamos ver os principais aspectos do quadro natural latino americano. Vamos ficar sabendo um pouco mais das diferentes culturas e etnias dos povos ameríndios e do processo de ocupação e colonização dessa região e, também, o papel de nações, como a Inglaterra e os Estados Unidos, na formação da América Latina.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    SOCIOLOGIA 4

    Na teleaula de número 04 você aprenderá que diferenças sociais sempre existiram. Você verá que nossa sociedade nasceu marcada pela injustiça e ainda está muito longe de oferecer condições de vida dignas aos seus cidadãos. Aprenderá, também, que a desigualdade, às vezes, se apóia na idéia errônea de que uns são ‘naturalmente’ melhores do que os outros. Isso não faz sentido, pois os papéis que as pessoas têm na sociedade são construídos socialmente. Todos devem ser tratados de forma igual e, ao mesmo tempo, devem ter suas diferenças respeitadas. E você verá também que há meios de promover a igualdade. Exigir políticas sociais de efeito duradouro é uma delas, além de ver que um simples exemplo pode fazer muito. É só não ficar de braços cruzados.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 35

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    COMUNICAÇÃO DIGITAL *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu publica no Twitter do Almanaque que fará uma entrevista exclusiva com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Mesmo alertado por Mano, ele confirma pra todos que trasnmitirá a entrevista pela internet, sem perceber que a história vai ganhando proporções gigantescas, saindo completamente do seu controle. Agora os amigos terão de usar toda a criatividade que têm para contornar a situação.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 145

    O Entrelinhas entrevistou escritores e leitores que estiveram em Fortaleza na 8º Bienal do Livro do Ceará, cujo tema foi "A Aventura Cultural da Mestiçagem". O programa destaca os ensaios sobre fotografia da escritora norte-americana Susan Sontag, que morreu em 2004 e foi uma das maiores intelectuais contemporâneas. O artista plástico Nuno Ramos fala de seu trabalho como escritor e da relação entre as linguagens visual e poética.

  • 09:00NOSSA LÍNGUA 2010

    GERÚNDIO

    BLOCO 01: O programa traz para discussão a linguagem utilizada pelos atendentes de telemarketing: o uso do gerundismo. Tininha, como atendente de telemarketing, conversa ao telefone com cliente, Felipe Reis, fazendo uso do gerúndio. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra: telemarketing O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA explora o uso do Gerundismo com os atores Felipe Reis, como cliente e Tininha Mello como atendente de telemarketing. O Povo Fala responde a enquete: “Você faz uso do gerúndio? O que acha de quem usa esse estilo?” O quadro “CSI” investiga a expressão “podre de rico”. BLOCO 02: Os detetives do INL (Instituto Nossa Língua), Bento Montenegro (Felipe Reis) e Marília Reis (Tininha Mello) continuam sua investigação sobre a expressão “podre de rico” . O Jornal Nossa Língua fala sobre o Gerundismo. Felipe Reis vai às ruas para descobrir se as pessoas conseguem distinguir a diferença entre “gerúndio” e o “gerundismo” e se sabem o que é endorreia. Felipe também questiona se as pessoas já foram contaminadas pelo vício do gerundismo. BLOCO 03: O Jornal Nossa Língua, com exclusividade, traz o depoimento do “Gerúndio” e também do “Gerundismo”. Felipe Reis entrevista o professor José Simões. Ele esclarece em que situações é correto e necessário o uso do gerúndio e quando não se deve usá-lo. Também responde por que algumas pessoas passaram a condenar todas as formas de gerúndio. Tininha lê de um trecho do artigo de Ruy Castro, “A pobre língua, deformada por novas manias”. Felipe caracterizado como Camões interpreta trecho de “Os Lusíadas – Canto I", de Luís de Camões. Tininha como atendente de telemarketing conversa com o Felipe, no papel de cliente, usando, dessa vez, o uso do discurso direto.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    NEIDE NOFFS E HELENA ALBUQUERQUE (16/07)

    UM PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO, ENCAMINHADO À ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, PREVÊ QUE OS NOVOS DIRETORES DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE SÃO PAULO PASSEM POR FORMAÇÃO, AVALIAÇÃO E, CASO NÃO ATENDAM ÀS EXPECTATIVAS DE DESEMPENHO, POSSAM SER DEMITIDOS. A DIRETORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA PUC DE SP, NEIDE NOFFS, E A PROFESSORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA PUC DE SP, HELENA ALBUQUERQUE, FALARAM SOBRE O PROJETO, AS ATRIBUIÇÕES DOS DIRETORES DE ESCOLA E AS HABILIDADES QUE ESSES PROFISSIONAIS DEVEM TER. ELAS CONVERSARAM COM CÁSSIA GODOY.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO DO CÂNCER

    Cada vez mais a ciência avança e desenvolve medicamentos que tem contribuído para a garantia e promoção da saúde. Para se desenvolver um medicamento pesquisa-se anos e são utilizados diversos testes a fim de garantir a sua segurança e eficácia. Mas apesar de todas as pesquisas e testes alguns medicamentos quando estão no mercado podem apresentar efeitos colaterais prejudiciais a população em geral ou a públicos específicos. Por isso, para garantir a segurança na utilização destes produtos foi criado o conceito de Farmacovigilância. O principal objetivo da farmacovigilância é fazer a monitoração dos medicamentos que estão no mercado relatando as reações adversas dos produtos.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    24 - MÚSICA, SAÚDE E POTÊNCIA

    A música como ferramenta para a promoção e recuperação da saúde. A musicoterapeuta Marly Chagas Oliveira Pinto, vice-presidente da Associação de Musicoterapia do Rio de Janeiro, o músico Marcelo Henrique Pfeil, professor de música da Rede Pública Municipal do Rio de Janeiro, e a psicóloga Nathalia Massi, facilitadora de biodanza, debatem o assunto.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    PINACOTECA MIGUEL DUTRA - PIRACICABA

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 64 - ÉTICA E EDUCAÇÃO: CONSCIÊNCIA E SIGNIFICADO DA VIDA - PARTE 3

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 24

    Sinopse PGM 24 Convidados: Psicanalista e ensaísta Renato Mezan e professora de literatura Cleusa Rios P. Passos Tema: No ano em que se comemora os 70 anos de morte de Freud (23/09) o Letra Livre discute a relação entre literatura e psicanálise. No ar: 08 de outubro Cleusa Rios P. Passos Ensaísta e professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, Cleusa Rios Passos representa uma das vertentes mais instigantes dos estudos literários: uma aproximação entre a teoria psicanalítica e as correntes da crítica contemporânea. Seu trabalho oscila da análise de autores e obras específicos – como no livro Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias – a ensaios em que estabelece pontes entre os conceitos criados por Freud e conceitos sobre a representação ficcional e o imaginário poético – como em Confluências: crítica literária e psicanálise. Em seu livro mais recente, As Armadilhas do Saber, Cleusa Rios Passos aborda desde Machado Assis, Murilo Mendes e Cecília Meireles até Nelson Rodrigues e Chico Buarque. Renato Mezan Um dos mais importantes psicanalistas do país, Renato Mezan é autor de livros que investigam a obra de Freud tanto na perspectiva da clínica quanto do ponto de vista de seu impacto sobre a cultura do século 20. Freud: A Trama dos Conceitos, um de seus primeiros livros, é uma leitura das contradições, impasses e soluções que constituíram a teoria freudiana. E Freud, Pensador da Cultura é um estudos monumental sobre o ambiente artístico e filosófico no qual surgiu a psicanálise. Seus ensaios – reunidos em livros como A Vingança da Esfinge, Psicanálise, Judaísmo – Ressonâncias e Interfaces da Psicanálise – continua essa reflexão a partir de um amplo espectro de autores e temas, que inclui desde a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, à obra do filósofo francês de Michel Foucault. PERGUNTAS BLOCO 1 • Mezan: Esse ano marca os 70 anos da morte de Freud; como foi que a psicanálise se incorporou à cultura contemporânea? Dá para fazer um paralelo com autores como Darwin e Marx? • Cleusa: A psicanálise influenciou a literatura posterior a Freud? • Mezan: E como a literatura serviu a Freud na elaboração da psicanálise? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Yudith Rosenbaum para Mezan (psicanálise/literatura policial). • Cleusa: Existem autores mais psicanalíticos? • Mezan: Como Freud se relacionou com os escritores e artistas de seu tempo (questão das vanguardas, fluxo de consciência, escrita automática etc)? • Cleusa: O que é a psicanálise aplicada à literatura e como é vista no meio literário? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Yudith para Cleusa (consciência do escritor) • Pedir para Mezan explicar análise que Freud fez da Gradiva de Jensen? • Mezan: Fazer análise inibe a criatividade, resolvendo os conflitos do escritor, eliminando o recalque? • Cleusa: Que diferença existe entre os temas psicológicos da época de Freud e da literatura contemporânea? PERGUNTAS BLOCO 4 • Cleusa: Como a crítica literária navega pelas diferentes escolas da psicanálise? • Para ambos: o único prêmio recebido por Freud foi o prêmio Goethe. Dá para ler seus textos como um romance? • Mezan: Após 70 de morte, a obra de Freud cai em domínio público. O que significa isso em termos de edição e tradução de suas obras?

  • 12:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 09 - CHORO CANÇÃO

    Com o tema Choro Canção, este programa homenageia os compositores Tom Jobim e Guinga, entre outros.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 19/12/2018 - TERCEIRO SETOR

    A GENTE RECEBE O PROFESSOR MARCELO MARCHESINI, COORDENADOR DO PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA DO INSPER./ E FRANKLIN FÉLIX, COORDENADOR DE ARTICULAÇÃO E MEMBRO DO CONSELHO DIRETOR DA ABONG, A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORGANIZAÇÕES NÃO-GOVERNAMENTAIS./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 10

    SINOPSE PROGRAMA 10 VT MARCHAS VT A PEDIDO - CASSIANO RICARDO (PGM ENIGMA 1987) VT OFICIO GUARDA-CHUVEIRO VT MEL BROOKS (NASCIA HÁ 85 ANOS) VT BIQUINI (CRIAÇÃO HÁ 65 ANOS) VT ENCERRAMENTO - ALCEU VALENÇA

  • 14:30ANOS DE CHUMBO

    O SALDO DA GUERRA

    A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL TERMINOU COM UM SALDO DE 50 MILHOES DE MORTOS, SENDO 20 MILHOES DE SOVIETICOS E SEIS MILHOES DE JUDEUS. A PROPAGANDA, ARMA FUNDAMENTAL DOS VITORIOSOS, ENAL- TECEU BATALHAS CHEIAS DE GLORIAS E CONSAGROU SEUS HEROIS.MAS SERA POSSIVEL FALAR EM HEROIS E GLORIAS NUMA GUERRA QUE MA- TOU 50 MILHOES DE PESSOAS? AS FORCAS NAZISTAS DEIXARAM PARA TRAS POPULACOES MASSACRADAS EM CIDADES E PAISES DESTRUIDOS, SEM FALAR DE SEUS CAMPOS DE CONCENTRACAO, ONDE MORRERAM MILHOES DE JUDEUS, ESLAVOS,CIGA- NOS, COMUNISTAS, DEFICIENTES FISICOS E HOMOSSEXUAIS. MAS TAMBEM OS ALIADOS COMETERAM CRIMES DE GUERRA: MASSACRA- RAM A POPULACAO CIVIL DE DRESDEN E BERLIM, E LANCARAM BOMBAS ATOMICAS SOBRE HIROSHIMA E NAGASAKI. NO ENTANTO, ALGUEM SAIU GANHANDO COM O CONFLITO, JA QUE OS LUCROS DA GUERRA ULTRA- PASSARAM OS DOIS BILHOES DE LIBRAS ESTERLINAS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MATEMÁTICA DIVERTIDA

    Quando a gente fala em matemática, tem muito estudante que torce o nariz. Mas por que será? Na escola sempre tem os alunos com mais facilidade em exatas e aqueles que se atrapalham com os números e acabam criando um bloqueio com matemática. O professor Fabio mostra que é possível ensinar matemática de uma maneira divertida, despertando o interesse daqueles que tinham dificuldades. Um programa divertido, em que fizemos um desafio do “cubo mágico”. O professor também fez uma demonstração de uma aula divertida e respondeu dúvidas de telespectadoras. O aluno dele, que participou do programa, passou a gostar de matemática e ter mais facilidade.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 28 TECNOLOGIA NAS ESCOLAS - 10/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O USO DA TECNOLOGIA E DA INTERNET NAS ESCOLAS PÚBLICAS.// NOSSA CONVIDADA É MARIA ALICE CARRATURI PEREIRA - EX-PRESIDENTE DA UNIVESP E DIRETORA DO MEC./

  • 15:30DOC TV II

    O CONTINENTE DE ÉRICO (RS)

    Narrar a vida através da obra. Esse foi o ponto de partida para o documentário “O Continente de Erico”, projeto desenvolvido pela produtora e diretora Liliana Sulzbach (A Invenção da Infância e O Cárcere e a Rua) que obteve financiamento através do II DOCTV – Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. O filme propõe o registro audiovisual de um dos mais emblemáticos escritores gaúcho, Erico Verissimo, que em 2005 completaria 100 anos de vida. “O Continente de Erico” reconstrói a vida do autor a partir de sua obra maior: O Tempo e o Vento. Busca nos relatos de amigos, parentes e críticos literários os traços pessoais presentes em sua obra, revelando quem era o escritor a partir das histórias e dos personagens que ele mesmo criou. Dessa forma, é possível mostrar a real motivação do romancista ao escrever a trilogia de O Tempo e o Vento – os livros O Continente, O Arquipélago e O Retrato: reconciliar-se com a sua vida pessoal e coma história do RS através de sua obra.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 5 - MUSEU AFRO BRASIL E BAQUE ATITUDE

    No episódio de hoje os apresentadores de Territórios Culturais, Felipe Gaia e Tuti Muller, invadem o Museu Afro e desvendam as muitas exposições –temporárias e permanentes – do lugar. Ainda no Museu Afro, a dupla conhece de perto a ação do Baque Atitude, coletivo da região formado por jovens de comunidades e que realiza – no museu – intervenções a partir dos ritmos brasileiros.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 32 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula nós vamos ver os principais aspectos do quadro natural latino americano. Vamos ficar sabendo um pouco mais das diferentes culturas e etnias dos povos ameríndios e do processo de ocupação e colonização dessa região e, também, o papel de nações, como a Inglaterra e os Estados Unidos, na formação da América Latina.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    SOCIOLOGIA 4

    Na teleaula de número 04 você aprenderá que diferenças sociais sempre existiram. Você verá que nossa sociedade nasceu marcada pela injustiça e ainda está muito longe de oferecer condições de vida dignas aos seus cidadãos. Aprenderá, também, que a desigualdade, às vezes, se apóia na idéia errônea de que uns são ‘naturalmente’ melhores do que os outros. Isso não faz sentido, pois os papéis que as pessoas têm na sociedade são construídos socialmente. Todos devem ser tratados de forma igual e, ao mesmo tempo, devem ter suas diferenças respeitadas. E você verá também que há meios de promover a igualdade. Exigir políticas sociais de efeito duradouro é uma delas, além de ver que um simples exemplo pode fazer muito. É só não ficar de braços cruzados.

  • 17:30CURSOS LIVRES: FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE

    BAUDELAIRE DIANTE DA MODERNIDADE: UMA "TRANSVALORAÇÃO" POÉTICA? - PARTE 02

    DE QUE FORMA É POSSÍVEL FALAR DE HEROÍSMO DA MODERNIDADE? NA ÚLTIMA AULA DO CURSO DE FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA, O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA FALA SOBRE A ATRIBUIÇÃO DO SIGNIFICADO DE VALOR DA MODERNIDADE POR VIA DA POÉTICA DE BAUDELAIRE. O PROFESSOR UTILIZA, ENTRE OUTRAS REFERÊNCIAS, TRECHOS DE TEXTOS DO FILÓSOFOS WALTER BENJAMIN E MICHEL FOUCAULT QUE DISCUTEM A OBRA DE BAUDELAIRE.

  • 18:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 26 - CINECLUBES (MIS E OFICINA OSWALD DE ANDRADE)

    Territórios Culturais de hoje viaja pelo mundo da sétima arte e conhece os cineclubes do MIS, Museu da Imagem e do Som e da oficina Oswald de Andrade. No MIS, nos tornamos espectadores das sessões que acontecem mensalmente e abrangem tanto o público infantil, como os aficionado e leigos. Já as sessões da casa Oswald de Andrade são novidades para a comunidade do Bom Retiro, mas nem por isso deixam de ter a sua importância e magia. Além disso o programa apresenta uma conversa com especialistas no PROAC, programa de que vem apoiando a cultura e a arte em nosso Estado.

  • 18:30PEQUIM

    PEQUIM - 03 IMPERADORES, CONQUISTADORES E REBELDES

    Episódio 3 - Imperadores, Conquistadores e Rebeldes A capital da China tem sido palco de alguns dos gigantes dos chineses e história do mundo. Das hordas mongóis conquistadoras de Genghis Khan ao exilado e último imperador da China, os anais de Pequim estão repletos de histórias de vitória e derrota, e as façanhas de seus governantes, rebeldes e renegados.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    EDUARDO TOLENTINO

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30TELECONTO

    O MENSAGEIRO 5

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    JORGE DE LIMA

    O PROGRAMA TEM O OBJETIVO DE INCENTIVAR O TELESPECTADOR A LEITURA DE OBRAS DOS AUTORES APRESENTADOS. NESTE PROGRAMA É APRESENTADO O GRANDE POETA JORGE DE LIMA.

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2019

    REDEFINIÇÃO DO HUMANO: IMPACTOS DA TECNOLOGIA

    CF11: A REDEFINIÇÃO DO HUMANO – IMPACTOS DA TECNOLOGIA Com LUIZ ALBERTO OLIVEIRA - físico Conseguir compreender e poder explorar a composição, em escala microscópica, de todo tipo de sistema material, foi uma das mais significativas consequências da revolução científica do início do século XX. Essa tecnologia do infinitesimal nos deu a capacidade surpreendente de intervirmos e manipularmos as formações e funções de moléculas, átomos e partículas. No entanto, desaparecem ou se tornam irrelevantes, diversas categorias que fazem parte do nosso quotidiano – por exemplo, as distinções entre natural e artificial, interior e exterior, sujeito e objeto. Estamos diante de um novo paradigma: a redefinição do humano. Quais as possibilidades que se abrem de transformação nas dimensões ética, política e subjetiva de nosso existir?

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 18/10/2019

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    EGITO: À MODA DAS MULHERES

    NESTE EPISÓDIO, AS MULHERES EGÍPCIAS,DOMINADAS PELA CULTURA PATRIARCAL, À MERCÊ DOS HOMENS EM TODOS OS SENTIDOS.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 63 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 63 você verá mais dois tipos de orações subordinadas adverbiais: condicional e concessiva. Saberá que as palavras com a mesma família e raiz são chamadas de palavras cognatas, além de conhecer mais um pouco do romantismo.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 23

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: CAVALO CRIOULO, RAÇA CONHECIDA PELA FORÇA, AGILIDADE, RESISTÊNCIA, É O ANIMAL-SÍMBOLO DO RIO GRANDE DO SUL. VAMOS MOSTRAR OS MOTIVOS DESTA PAIXÃO DOS CRIADORES GAÚCHOS. E SAFRA DE ALGODÃO BATE RECORDE E BRASIL ESTÁ NO RANKING DOS MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS DO PRODUTO.

  • 08:30ENERGIA

    ENERGIA 13

  • 09:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 72

  • 10:00VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 06

    No programa de hoje vamos bater papo com a instrutora de pilotagem Claudia Franco, que dá aulas de bike, inicialmente para mulheres que não sabiam pedalar e que foi gradualmente ensinando até crianças. Mario Canna nos ensina como armazenar nossas bikes por um longo período de tempo. No segundo bloco, vamos conhecer o jornalista Leandro Bittar, que nos conta com sua paixão tomou força pelo ciclismo. Vamos Pedalar mostra como uma agencia de turismo radical, a Ushuaia Extremo Travels, explora a pratica de ciclismo no gelo. E no ultimo bloco, vamos bater um papo com a jornalista Renata Falzoni, que conta como deixou a dependência de carros de lado e começou a usar a bike como meio de transporte. Ela conseguiu conciliar as suas paixões: fotografia, arquitetura, jornalismo, rádio, cinema com a bicicleta.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    25 - USO E ABUSO DE ÁLCOOL

    Os efeitos do abuso de álcool no cérebro dos adolescentes. O enfermeiro Rogério Ferreira, Diretor do Capsad III Antônio Carlos Mussum (RJ), a psicóloga Cláudia de Paula, Diretora do Capsad III Paulo da Portela (RJ), e a psiquiatra Juliana Copetti, debatem os fatores de risco e proteção.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    CATAVENTO CULTURAL

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 65 - ÉTICA E EDUCAÇÃO: CONSCIÊNCIA E SIGNIFICADO DA VIDA - PARTE 4

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 25

    • Gloria: como a gente acabou de ver, você se tornou reconhecida por livros sobre etiqueta, moda e comportamento: por que hoje esses temas fazem parte da pauta não apenas de pessoas ligadas à alta sociedade e ao circuito da moda, mas de pessoas voltadas à discussão da cultura?• Olgaria: isso faz parte do projeto da modernidade, de fazer também da vida pessoal uma performance estética, uma obra de arte? (lembrar Benjamin e Michel Onfray, A escultura de si)• Gloria: quem dita a etiqueta e o bom gosto? é sempre a classe dominante? • Olgaria: como você vê a apropriação dos valores estéticos dos “excluídos” pela indústria cultural (relação entre o rock e cultura operária – como no caso dos punks – ou a influência dos rappers sobre a classe média)? Pergunta Jaime Pinsky para Olgária (intelectual público e circulação do saber)• Gloria: Por que no seu livro Chic[érrimo] você criou seções especialmente voltadas à etiqueta das celebridades?• Olgaria: o que seria uma etiqueta de “esquerda”?• Gloria: o fato de termos um presidente de origem operária alterou os parâmetros estéticos, tornou-os mais democráticos ou tolerantes? Pergunta Jaime Pinsky para Gloria (cultura intensifica elegância?) • Olgária: o conhecimento dos códigos culturais pode ser um instrumento de exclusão, como a etiqueta foi nas origens, no Antigo Regime? • Gloria: como você vê matérias que saem em revistas semanais dando dicas para se ter um verniz cultural em reuniões sociais, com dicas de autores/livros que é chic conhecer e citar? • Pergunta da plateia para Olgaria: No capítulo "O teatro do mundo: heróis míticos, revoluções históricas" do livro Adivinhas do tempo, citando Horkheimer, escreve em seu texto que as revoluções até hoje foram traídas porque não levaram em consideração a felicidade pessoal dos indivíduos. Pode-se dizer que o eterno equívoco dos movimentos revolucionários seria sempre ignorar a natureza desejante individual do homem em detrimento de um bem coletivo idealizado e utópico? Rogério Silva de Magalhães • Gloria: existe utopia no mundo da moda? • Olgaria: nós vivemos numa cultura do gozo. Em que medida esse imperativo do prazer é repressivo, normatizador?• Gloria: você tem um twitter seguido por mais de 10 mil pessoas. O que há de saudável ou de patológico, invasivo, nesses fenômenos de exposição da vida privada?• Olgaria: o filósofo Michel Foucault disse num ensaio que hoje a permissividade em relação à exposição do corpo, apesar de aparentemente libertária, exige que só se exponham corpos belos. Existe uma ditadura do belo?

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    ENCONTROS: HUMOR (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de humoristas no programa. Os convidados são: Ranchinho II e Banda Sertaneja, Nhá Barbina e Moraes Sarmento, Canário e Passarinho, Nhô Moraes, Paixão e Paxá, Bambuzinho e Juninho, Ary Toledo,Zé Mulato e Cassiano, Craveiro e Cravinho.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 12/03/2019 - MONTADORAS

    PARA FALAR SOBRE O DECLÍNIO DAS MONTADORAS, A GENTE RECEBE O PROFESSOR DE SOCIOLOGIA DA USP, GLAUCO ARBIX, ESPECIALISTA EM TEORIA DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA./ E O ECONOMISTA MARIANO LAPLANE, PROFESSOR DO INSTITUTO DE ECONOMIA DA UNICAMP./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 11

    SINOPSE PROGRAMA 11 VT NOSTRADAMUS - MORTE 445 ANOS VT HEMINGWAY - NASCIMENTO 112 ANOS VT MUSA MARILYN MONROE VT CAMISETAS RETRÔ VT A PEDIDO - MPB Especial Elis Regina - 1973 VT ENCERRAMENTO CARLOS GOMES - NASCIMENTO HÁ 175 ANOS

  • 14:30ANOS DE CHUMBO

    O MUNDO POS-GUERRA

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MATERNIDADE E RELAÇÕES RACIAIS

    Sim, há racismo e ele precisa ser combatido. Houve no mundo um movimento chamado panafricanismo e aconteceu aqui no Brasil também, com o objetivo de resgatar a ancestralidade africana e foi nessa época que nasceu Mafoane Odara, uma das nossas convidadas. Mafoane também levou um livrinho infantil inspirado na infância dela e que a tem como personagem principal. Clélia Rosa explicou sobre os preconceitos que as mães negras enfrentam e falaram sobre como criar seus filhos para que eles cresçam acima do racismo e saibam enfrentar isso. Depoimento de telespectadora sobre o tema.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 29 ENSINO DE PORTUGUÊS - 11/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA.// IMERSOS NO UNIVERSO DAS REDES SOCIAIS E DOS MEMES DA INTERNET, OS JOVENS PARECEM SE AFASTAR CADA VEZ MAIS DA FORMA CULTA DE ESCREVER E SE EXPRESSAR./ QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DISSO PARA O FUTURO E A VIDA PROFISSIONAL?/ NOSSO CONVIDADO É O PROFESSOR PASQUALE CIPRO NETO.

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 11

    Edson e Zuzu se separam. E desta vez, é sério. Bianca e Pedro acompanham impotentes a saída de Edison de casa. Bianca fica sem chão e desconta sua raiva em Zuzu. Titular do time de handebol, ela perde a cabeça em um treino e é afastada da decisão de um torneio entre escolas. Pedro não consegue ficar em casa e, depois de zanzar sem rumo pelo bairro, dorme na casa da Tuca. Entre a amizade, a melancolia da situação e a descoberta de que Tuca é uma menina atraente, acontece algo especial entre eles. Superadas as primeiras e intempestivas reações ao rompimento de seus pais, Pedro e Bianca iniciam o aprendizado de uma nova vida, com a família que eles têm desde que nasceram partida ao meio.

  • 17:00TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 17:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 64

    Há 100 anos terminava um dos conflitos mais sangrentos da história: a Primeira Guerra Mundial. Por isso, nessa edição do programa a gente exibe a primeira parte de uma matéria de dois capítulos sobre o conflito. No primeiro capítulo a gente explica o que provocou essa luta que marcou a história do mundo e matou mais de 10 milhões de soldados. Depois a gente exibe uma matéria que apresenta uma modalidade de doutorado que abre novos caminhos para quem não quer parar de estudar.

  • 17:30MOSAICOS

    A ARTE DE DORIVAL CAYMMI

    MOSAICOS – A ARTE DE DORIVAL CAYMMI Documentário musical revê a trajetória do compositor a parir de diversas imagens do acervo da TV Cultura, com o cantor em apresentações nos programas Especial TV Tupi 1979, MPB Especial 1972, Heineken Concerts 1996, entre muitos outros. Além disso, o programa trás apresentações inéditas de LadodaLua, Céu, Aloísio Menezes interpretando sucessos do cantor dentro dos estúdios da emissora. Para completar, Olivia Hime, Jussara Silveira e Stella Caymmi dão seus depoimentos.

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM01 - TEMPORADA 1 - NELSON AYRES TRIO

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    MINIDOCS - COLETÂNEA - 2ª TEMPORADA

    O episódio mostra um conjunto de todos os artistas, intercalados entre ensaios musicais, imagens de making off e entrevistas que expressam a natureza de cada um deles e suas relações íntimas com a música.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    MINIDOCS - SHOWS - DO PALCO PARA O MUNDO

    Episódio especial sobre poesia com música.

  • 21:00SALA DE CINEMA

    VERMELHO RUSSO

    Marta e Manu são duas jovens atrizes paulistanas que vivem entre o reconhecimento da classe artística e o anonimato perante o grande público. A fim de aprofundar seus conhecimentos sobre a famosa técnica Stanislavskiana de interpretação, elas decidem se embrenhar no rigoroso inverno de Moscou para estudar teatro com o renomado professor Vladimir Poglazov. Entre neve, brigas, amores, personagens tchekovianos e muitos litros de vodka, elas são constantemente testadas pela crueldade do teatro e de uma Rússia majestosa e difícil. E certamente nunca mais serão as mesmas.

  • 22:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 35 - CONSERVATÓRIO DE TATUÍ

    Tatuí, no interior de São Paulo, é conhecida como a cidade mais musical do Estado. Hoje, Territórios Culturais invade Tatuí e Felipe e Tuti vão conhecer o Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, um dos mais respeitados da América Latina. Lá nossa dupla conhece não só as diversas opções de especialização em diferentes campos da arte como também o trabalho de construção de instrumentos musicais, representado pelo ofício da luteria.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 19/10/2019

  • 23:45MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 336 - O PODER DA MENTE

    AFINAL, SERÁ QUE EXISTE A TAL ENERGIA NEGATIVA, QUE ALGUNS PREFEREM CHAMAR DE VIBRAÇÕES? PARA A CIÊNCIA EXISTE O CONTÁGIO EMOCIONAL. SEJA QUAL FOR O NOME, A QUESTÃO É A SEGUINTE: PORQUE ALGUMAS PESSOAS TORNAM O AMBIENTE PESADO E PARECEM TRANSFERIR PARA AS OUTRAS UMA SENSAÇÃO ESTRANHA? POR OUTRO LADO, EXISTEM AQUELAS QUE CONSEQUEM ILUMINAR COM SEU SORRISO QUALQUER AMBIENTE E PASSAM PARA AS DEMAIS UM SENTIMENTO DE CONFORTO E TRANQUILIDADE. ESTUDOS RECENTES MOSTRAM QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO MAIS SENSÍVEIS DO QUE OUTRAS A ESSE TIPO DE CONTATO, MAS É POSSÍVEL DESENVOLVER UMA PROTEÇÃO CONTRA AS FORÇAS NEGATIVAS QUE PAIRAM NO AR. OUTRA QUESTÃO: VOCÊ CONFIA NA SUA INTUIÇÃO? SABIA QUE É POSSÍVEL TREINAR O PROCESSO INTUITIVO? NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 00:15VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 52 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 52 você vai aprender o que é regência nominal e regência verbal. Verá como uma preposição pode mudar o sentido de um verbo e saberá o que é a norma culta. Além disso, conhecerá o final da história dos trabalhadores da Santa Gertudres e da discussão sobre o contrato coletivo de trabalho.

  • 07:45MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 64

    Há 100 anos terminava um dos conflitos mais sangrentos da história: a Primeira Guerra Mundial. Por isso, nessa edição do programa a gente exibe a primeira parte de uma matéria de dois capítulos sobre o conflito. No primeiro capítulo a gente explica o que provocou essa luta que marcou a história do mundo e matou mais de 10 milhões de soldados. Depois a gente exibe uma matéria que apresenta uma modalidade de doutorado que abre novos caminhos para quem não quer parar de estudar.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 23

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: CAVALO CRIOULO, RAÇA CONHECIDA PELA FORÇA, AGILIDADE, RESISTÊNCIA, É O ANIMAL-SÍMBOLO DO RIO GRANDE DO SUL. VAMOS MOSTRAR OS MOTIVOS DESTA PAIXÃO DOS CRIADORES GAÚCHOS. E SAFRA DE ALGODÃO BATE RECORDE E BRASIL ESTÁ NO RANKING DOS MAIORES PRODUTORES MUNDIAIS DO PRODUTO.

  • 08:30ENERGIA

    ENERGIA 14

  • 09:00A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 8

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 10:00VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 07

    No programa de hoje vamos falar e conhecer o Blogueiro E Mochileiro Das Maravilhas, Daniel Thompson que faz suas viagens com a mochila nas costas. Mario Canna dá dicas de quais os tipos de selim /banco da bike devemos escolher. E no segundo bloco conversaremos com o fabricante de bicicletas elétricas, Eduardo Rocha que aponta o crescimento no mercado urbano. Edu capivara, do canal pedaleira, conta como desenvolveu o projeto canal Pedaleira. E no terceiro e ultimo bloco, vamos conhecer a atleta profissional de mountain bike patrícia Loureiro que conta como uma brincadeira de infância tornou sua profissão.

  • 10:30VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 10

    O VITRINE BRASIL DE HOJE MERGULHA NO MAR DO ESPÍRITO SANTO //BERÇO DAS BALEIAS JUBARTE NA COSTA BRASILEIRA//NO ESTADO DO PARÁ //O SOL QUE GERA ENERGIA POR UM CUSTO BEM MAIS BAIXO E SEM PREJUDICAR A NATUREZA//NAS DELÍCIAS DA GASTRONOMIA MINEIRA //A VALORIZAÇÃO DOS INGREDIENTES VAI DA COZINHA TRADICIONAL AOS GRANDES CHEFES// A GENTE FAZ UM GIRO EM TRÊS CIDADES DO PAÍS E PERGUNTA: QUAL A COMIDA DE RUA PREFERIDA EM SÃO PAULO, BELÉM DO PARÁ E PARNAIBA NO PIAUÍ?

  • 11:00DESAFIANDO A CIÊNCIA - VIII

    DESAFIANDO A CIÊNCIA - VIII - 01

    "Os apresentadores Jem Stansfield, Liz Bonnin e Maggie Philbin investigam como a Grã-Bretanha pode ficar sem eletricidade. Vivemos em um mundo onde as luzes estão sempre acesas, mas será esse o caso daqui a 20 anos? Maggie Philbin passa um dia em um dos locais mais secretos da Grã-Bretanha, a sala de controle da National Grid, onde monitora nossa demanda por eletricidade com suprimento. Aqui ela descobre que quase metade de nossa capacidade de geração desaparecerá em nossas vidas. Jem mostra como e por que a maioria de nossa eletricidade agora depende de gás e revela um potencial combustível do futuro - ar líquido. Liz investiga energia renovável e aborda o que poderia realmente oferecer soluções viáveis para nossas necessidades de energia daqui para frente."

  • 11:30COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI

    LIMPEZA

    A água suja matou mais humanos do que todas as guerras da história combinadas, mas nos últimos 150 anos, uma série de ideias radicais, inovações extraordinárias e heróis desconhecidos mudaram nosso mundo e a maneira como vivemos. Steven mergulha em um esgoto para entender o que fez um engenheiro independente decidir erguer toda a cidade de Chicago para construir o primeiro sistema de esgoto dos Estados Unidos abaixo dela. Casas, lojas e hotéis são elevados a 10 metros de altura, enquanto os negócios continuam como de costume. Steven nos conta sobre John Leal e como ele deliberadamente envenenou o abastecimento de água de 200.000 pessoas, mas transformou o modo como vivemos. Em 1908, o consenso era de que o cloro era letal, mas ele pensava de forma diferente. Sem autorização, Leal acrescentou-o à água da cidade e tornou-a segura para beber. Imagine se não tivesse funcionado? Teria sido escrito nos livros de história como assassinato em massa. Não se trata apenas do mundo se tornar um lugar mais limpo. O iphone, o metrô, TVs de tela plana e até mesmo os biquínis são o resultado dos valentes esforços dos heróis desconhecidos da limpeza.

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1299

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A NOVA EXPEDIÇÃO DA FAMÍLIA SCHURMANN. CONHEÇA TAMBÉM O DOCUMENTÁRIO SOBRE POVOS INDÍGENAS ISOLADOS DO BRASIL. E AINDA, OS IMPACTOS DA PRODUÇÃO E CONSUMO DE CARNE BOVINA. PESQUISAS MOSTRAM QUE A CRIAÇÃO DE GADO ACABA COM ÁREAS DE FLORESTA E A DIETA COM EXCESSO DE PROTEÍNA ANIMAL PREJUDICA A SAÚDE. FILME ALERTA QUE A DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA AMEAÇA A SOBREVIVÊNCIA DE UM GRUPO ISOLADO ,NA TERRA ARARIBÓIA , ESTADO DO MARANHÃO. E , O COMANDANTE DA FAMÍLIA BRASILEIRA DE VELEJADORES FALA SOBRE PRÓXIMA JORNADA EM DEFESA DOS MARES E OCEANOS.

  • 13:00RODA VIVA

    TABATA AMARAL

  • 14:30ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 07

    Num episódio todo dedicado ao papel e a importância das mulheres n o Vale do Silício, Clodoaldo Araujo conversa na Rocket Space com Fernanda Baker, da Apex Brasil e com Maria Fujihara, fundadora e CEO da Sinai Technologies Inc., especialista em cidades e construções sustentáveis e tecnologias exponenciais, sobre a vida no Vale do Silício, o estado da inovação na Califórnia, os usos da Inteligência Artificial e seus projetos de redução de carbono. No segundo bloco, Clodoaldo Araujo entrevista Gloria Hunt, do Consulado do Brasil em San Francisco, que conta sua experiência profissional e seu ponto de vista sobre a inovação no Vale do Silício.

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    ENCONTROS: HUMOR (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de humoristas no programa. Os convidados são: Ranchinho II e Banda Sertaneja, Nhá Barbina e Moraes Sarmento, Canário e Passarinho, Nhô Moraes, Paixão e Paxá, Bambuzinho e Juninho, Ary Toledo,Zé Mulato e Cassiano, Craveiro e Cravinho.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    MINIDOCS - COLETÂNEA - 2ª TEMPORADA

    O episódio mostra um conjunto de todos os artistas, intercalados entre ensaios musicais, imagens de making off e entrevistas que expressam a natureza de cada um deles e suas relações íntimas com a música.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    MINIDOCS - SHOWS - DO PALCO PARA O MUNDO

    Episódio especial sobre poesia com música.

  • 17:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 09 - CHORO CANÇÃO

    Com o tema Choro Canção, este programa homenageia os compositores Tom Jobim e Guinga, entre outros.

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 547

  • 19:30CISNE NEGRO CIA. DE DANÇA - ZIGGY

  • 20:15ESPECIAL BALLET

    BALLET IV CENTENÁRIO

  • 21:00FIGURAS DA DANÇA 2011

    CÉLIA GOUVÊA

    A bailarina Célia Gouvêa nasceu em Campinas e é um dos grandes nomes da dança paulista. Dividiu sua carreira entre o Brasil e a Europa e integrou a primeira turma do Mudra - Centro Europeu de Aperfeiçoamento e de Pesquisa dos Intérpretes do Espetáculo, dirigido por Maurice Bejárt (1927-2007). Ao lado de outros criadores fundou, na Bélgica, o Grupo Chandra - Teatro de Pesquisa de Bruxelas, com direção de Micha Van Hoecke. No Brasil coreografou para o Teatro de Dança de São Paulo, Teatro Galpão, Corpo de Baile Municipal (atual Balé da Cidade de São Paulo), Célia Gouvêa Grupo de Dança, Teatro Guaíra, e outras. No exterior, coreografou para nomes como: All Angels Theatre Troupe, de Nova York; Escola Superior de Dança de Lisboa e Companhia de Dança de Lisboa, Portugal; Lyon 5ême e Francheville, na França. É membro fundadora da Cooperativa Paulista dos Bailarinos Coreógrafos de São Paulo.

  • 21:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM01 - TEMPORADA 1 - NELSON AYRES TRIO

  • 22:30A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1299

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, VOCÊ ACOMPANHA A NOVA EXPEDIÇÃO DA FAMÍLIA SCHURMANN. CONHEÇA TAMBÉM O DOCUMENTÁRIO SOBRE POVOS INDÍGENAS ISOLADOS DO BRASIL. E AINDA, OS IMPACTOS DA PRODUÇÃO E CONSUMO DE CARNE BOVINA. PESQUISAS MOSTRAM QUE A CRIAÇÃO DE GADO ACABA COM ÁREAS DE FLORESTA E A DIETA COM EXCESSO DE PROTEÍNA ANIMAL PREJUDICA A SAÚDE. FILME ALERTA QUE A DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA AMEAÇA A SOBREVIVÊNCIA DE UM GRUPO ISOLADO ,NA TERRA ARARIBÓIA , ESTADO DO MARANHÃO. E , O COMANDANTE DA FAMÍLIA BRASILEIRA DE VELEJADORES FALA SOBRE PRÓXIMA JORNADA EM DEFESA DOS MARES E OCEANOS.

  • 23:30PADRE BROWN IV

    PADRE BROWN IV - A MÁSCARA DO DEMÔNIO

    EPISÓDIO 1 - A MÁSCARA DO DEMÔNIO Em preto e branco, Henry encontra Virginia no corredor do Castelo Hellion. A química romântica se constrói entre eles, até que Virginia pede sua fala e fica claro que estamos no set de 'Demon Brides', um filme de terror dirigido pela odiosa Vivian Wolsey. Ele repreende "Virginia", na verdade sua esposa Bebe e diz a nova e mais jovem maçã de seus olhos Paulette para demonstrar como uma linha pode ser entregue com mais inocência. Enquanto isso, a Sra. McCarthy se revolta com tal iniquidade sendo filmada em Kembleford até que Lady Felicia a apresenta a sua velha estrela de cinema e filmes, Rex Bishop, da qual a Sra. McCarthy claramente tem uma queda. Em uma turnê no dia seguinte, eles descobrem o cadáver de Vivian com uma máscara de demônio preso na cabeça. O padre Brown fica imaginando quem é o responsável e por que um ator de sucesso como Rex estrelaria um filme como esse?

  • 00:30VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 53 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 53 você vai conhecer uma nova maneira de formar palavras, chamada de composição. Além disso, vai acompanhar a confusão causada por um funcionário que insiste em seguir as instruções do seu chefe.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 64 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 64 você verá duas figuras de linguagem: a personificação e a hipérbole, que é muito usada em orações subordinadas adverbiais consecutivas. Também aprenderá os diferentes sentidos da palavra "bom" e conhecerá mais um autor romântico, o poeta Casimiro de Abreu.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 36

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    EDUCAÇÃO (I TEMPORADA)

    Neste programa o tema Educação será abordado atrevés dos seguintes quadros: Programa 1 - EDUCAÇÃO, PAPEL DE QUEM? 1.Grande REPORTAGEM - Educação: o que pode a parceria família e escola? Neste programa o foco da discussão recairá nas possibilidades de trabalho conjunto entre todos os envolvidos na tarefa de educar, além de pontuar informações sobre a formação da educação brasileira. 2.TELEJORNAL: As profecias relacionadas a tecnologia 3.GAME: Circuito Cultural Municipal (Teatro Municipal) 4.PILULAS DO SABER / CULTURA DE ALMANAQUE: •AL MANAK, palavra de origem árabe que significa: ¨lugar onde os camelos descansavam.¨ Local de pouso das caravanas onde durante a noite se ouviam histórias e se sabia das novidades. •VESTIBULAR, palavra derivada de vestíbulo, que significa ¨portal, porta principal, entrada...¨ Ou seja, é o portal que o aluno tem que passar para chegar à faculdade! •Você sabia que a palavra avião vem do francês ¨avion¨ que por sua vez vem do latim ¨avis¨ e foi criada pelo engenheiro francês Clement Adler. Ele precisava de um nome para batizar o invento dos seus sonhos: uma máquina voadora mais pesada que o ar! Pois é, foi assim que em 1875, ¨avis¨ virou ¨avion¨, ou seja, um pássaro grande. Mas se o francês inventou a palavra, quem inventou o avião de verdade, foi um brasileiro; Santos Dumont, o 14 bis em 1906. . A primeira projeção pública de um filme aconteceu na França, em 1895 e foi realizada pelos irmãos Lumiére. Por isso, Louis Lumiére é considerado o primeiro cineasta de documentários da história do cinema. Já seu irmão August, depois da invenção, largou a câmera e decidiu se tornar médico •PÍLULAS DE SABER. Nos Estados Unidos se encontra o maior número de montanhas russas do mundo. São mais de 700 espalhadas por vários parques temáticos em todo o pais! 4.PALAVRA DE MESTRE : Ciências – O professor Luis Campos traz para o cotidiano do grande público, explicações SOBRE fenômenos físicos, químicos e biológicos. Princípios para a realização das atividades: - a ação sempre tem o caráter de uma investigação; - as questões sempre partem dos personagens da trupe e não do professor; - o professor não responde, sugere uma investigação e sobre o resultado lança novas questões, aprofundando a investigação e incentivando deduções; - para obter a matéria prima necessária para realizar a investigação, o professor sempre sugere (ou solicita) materiais comuns e os personagens exploram o ambiente para encontrá-los. 5.PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES – Antônio Nóbrega 6.HORIZONTES CULTURAIS - Centro de Referência em Educação – Mario Covas 7.AO MESTRE COM CARINHO – cenas do filme a Língua das Mariposas – a importância do professor na vida das pessoas

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 146

    O Entrelinhas mostra o clima da Balada Literária, o evento que agitou São Paulo por quatro dias – uma programação com escritores em espaços culturais e bares da “Paulicéia Desvairada”. Uma homenagem a um dos maiores intelectuais do século, Claude Lévi Strauss, o criador da Antropologia Estrutural, que faz 100 anos de idade no dia 28 de novembro. Cristovão Tezza e Tatiana salem Levy vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura. E uma entrevista com a escritora Carola Saavedra que é uma das revelações da literatura brasileira e acaba de lançar o romance Flores Azuis.

  • 09:00NOSSA LÍNGUA 2010

    HUMOR

    BLOCO 01: Tininha Mello e Felipe Reis abrem o programa sobre humor com algumas piadas leves. O quadro “Curiosidades” fala sobre o “O Teatro do Absurdo”, criado pelo romeno Eugène Ionesco. Para ilustrar o Teatro do Absurdo, Felipe e Tininha encarnam os personagens da peça “Cantora Careca”, de Eugène Ionesco. Tininha entrevista o professor Eduardo Calbucci sobre o uso do duplo sentido no humor e outros aspectos da língua que podem ser explorados com efeito humorístico. BLOCO 02: Felipe Reis entrevista o humorista e apresentador Marcelo Tas sobre a diferença de fazer o humor escrito e o falado. Marcelo Tas também fala sobre o que entende por “humor”. O Jornal Nossa Língua traz a encenação de um trecho da crônica “Convenções”, de Luis Fernando Veríssimo, com os atores Felipe Reis e Tininha Mello. O Povo Fala responde a enquete: O que você entende por “humor”. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “humor”. Tininha e Felipe interpretam trecho inspirado na crônica “Os diferentes Estilos”, de Paulo Mendes Campos. BLOCO 03: Felipe continua a entrevista com o humorista e apresentador Marcelo Tas. Neste bloco, Tas explica os diferentes aspectos utilizados para realizar o humor nos diversos meios de comunicação. Cenas ilustrativas do personagem Professor Tibúrcio, da série Rá-tim-bum. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença entre os termos “costa” e “costas”. Felipe e Tininha encerram o programa contando piadas leves.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    RAUL PEREZ E ANTONIO LOVATO (23/07)

    ANTONIO LOVATO E RAUL PEREZ SÃO DIRETORES DO DOCUMENTÁRIO QUANDO SINTO QUE JÁ SEI, QUE CONTA EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE EDUCAÇÃO EM VÁRIOS LUGARES DO BRASIL. INFLUENCIADOS PELO QUE VIRAM NA ESCOLA DA PONTE, EM PORTUGAL, OS JOVENS CINEASTAS REGISTRARAM CRIANÇAS E TUTORES EM AÇÃO, CONVERSARAM COM PESQUISADORES E MOSTRARAM QUE UMA EDUCAÇÃO DIFERENTE É POSSÍVEL E ACONTECE. A RELATIVIZAÇÃO DO ESPAÇO E TEMPO DA APRENDIZAGEM, DO PAPEL DO PROFESSOR E O MODO DE AVALIAR OS ALUNOS SÃO ASSUNTOS EM DISCUSSÃO. O FILME, REALIZADO COM FINANCIAMENTO COLETIVO, ESTREIA EM JULHO DE 2014 EM SÃO PAULO E TEM EXIBIÇÕES PREVISTAS EM VÁRIAS CIDADES BRASILEIRAS E NO EXTERIOR.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ARTRITE REUMATOIDE 2017

    A artrite reumatoide é uma doença mais comum do que pensamos, pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade e atinge cerca de 1% da população, sendo as mulheres mais acometidas do que os homens. Essa enfermidade é considerada uma doença sistêmica e crônica. Significa que, ela pode afetar diversas partes do organismo e, por ser crônica, não se obtém a cura e mas sim o controle.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    22 - MULHER-SUJEITO

    Mulheres como sujeitos de direitos, donas de seus corpos e de suas escolhas. Ludmila Cavalcanti, professora do curso de Serviço Social da UFRJ, o psicólogo Marcos Nascimento e Tainá Almeida, do Coletivo Meninas Black Power, debatem a educação de meninas e meninos e as questões das mulheres negras.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DA ENERGIA DE SÃO PAULO

  • 11:00CURSOS LIVRES: MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL (LEGENDADO)

    ESTIMATIVA SIMPLES PARA A TEMPERATURA DO PLANETA - LEG

    NESTA 1ª AULA DO CURSO SOBRE "MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL", O PROFESSOR CARLOS HENRIQUE DE BRITO CRUZ (PROFESSOR DO INSTITUTO DE FÍSICA DA UNICAMP E DIRETOR CIENTÍFICO DA FAPESP) NOS ENSINA QUE O PRINCIPAL EFEITO DA MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL É O AQUECIMENTO GLOBAL, ISTO É, A TEMPERATURA DO NOSSO PLANETA ESTÁ SE ELEVANDO POUCO A POUCO. PARA QUE NÓS POSSAMOS ENTENDER COMO ISSO ESTÁ ACONTECENDO, O PROFESSOR IRÁ NOS MOSTRAR QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS FATORES QUE DETERMINAM A TEMPERATURA DO PLANETA TERRA. PARA ISSO, ELE UTILIZARÁ CONCEITOS SIMPLES DE TERMOLOGIA, ESTUDADOS NAS AULAS DE FÍSICA DO COLEGIAL. ASSIM, PARTINDO DO PRINCÍPIO QUE O PLANETA TERRA ESTÁ EM EQUILÍBRIO TÉRMICO, A ENERGIA QUE ENTRA NO PLANETA DEVE SER IGUAL A QUE SAI. ENTÃO, A ENERGIA DO SOL QUE ENTRA NA TERRA, MENOS A ENERGIA DO SOL QUE É REFLETIDA, DEVE SER IGUAL A ENERGIA QUE A TERRA IRRADIA, MENOS A ENERGIA QUE AS MOLÉCULAS DE EFEITO ESTUFA DA ATMOSFERA ABSORVEM. ASSIM, O PROFESSOR BRITO CHEGARÁ A UMA FÓRMULA SIMPLES PARA CALCULAR A ESTIMATIVA DA TEMPERATURA DO PLANETA TERRA.

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 26

    Sinopse PGM 26 Convidados: Edney Silvestre e Mario Sabino O Letra Livre tem a presença de dois autores que não apenas fazem história no jornalismo cultural, mas que se tornaram dois nomes de destaque em nossa literatura contemporânea: o romancista e contista Mario Sabino e o também romancista Edney Silvestre. • Uma pergunta para ambos, começando pelo Sabino: No seu caso, em que momento o jornalista literário ou de cultura passa para o outro lado do balcão? • Sabino: O jornalismo atrapalha ou ajuda? O processo de escrita é diferente, já que a linguagem da literatura contemporânea tende a ser oblíqua, enviesada, sendo diferente portanto da linguagem do jornalismo? • Edney: A experiência de entrevistar autores inibe? Existem decepções? Não falo de simpatia ou antipatia, mas de uma questão que me parece fundamental na literatura: a capacidade de refletir sobre o ato criativo. Algum autor cresceu (ou descresceu) aos seus pela capacidade (ou pela incapacidade) de falar sobre a própria obra? • Sabino: A reflexão crítica é inerente à criação? Pergunta de Tiago Novaes para Sabino (o sofrimento é essencial para literatura?) – emendar na pergunta trecho da Nota Autoral de A Boca da Verdade: “O mundo pode ser divertido e proporcionar momentos de alegria genuína, mas o que faz a boa literatura é a infelicidade. Ela, a infelicidade, é a roda do mundo do escritor. Os melhores romances e contos são aqueles em que os protagonistas são movidos por angústia, tormento, sofrimento.” • Edney: O que deflagrou seu processo de escrita? É a infelicidade, como no caso do Sabino? • Sabino: Seus 3 livros tem uma pegada “psicanalítica”: seu romance fala do tabu do assassinato ritual do pai e termina com uma referência ao Édipo de Sófocles, O Antinarciso é amarrado por um tema freudiano e A Boca da Verdade começa com um conto sobre a imagem repugnante do pai na morgue. A literatura é uma forma de expiar fantasmas? • Edney: Como surgiu o tema de Se eu fechar os olhos agora, em que a trama policial e a questão da violência das relações sociais no Brasil são deflagradas pela curiosidade juvenil em relação à sexualidade? Pergunta de Tiago Novaes para Edney (revolução e melancolia) • Sabino: A literatura brasileira atual é melancólica? (lembrar referências à literatura italiana de Dante e Leopardi a Montale) • Edney: Se eu fechar os olhos agora tem algo em comum com os recentes Heranças, de Silviano Santiago, Leite Derramado, de Chico Buarque, e Immaculada, de Ivone Benedetti: um enredo atravessado pelas contradições brasileiras e suas elites predatórias. A questão da identidade nacional ainda é central na cultura brasileira? • Sabino: Você parece se afastar dessas questões, a exemplo de um escritor como Bernardo Carvalho? Essa obrigação de falar sobre o Brasil é anacrônica? • Sabino: Como um autor para quem “a infelicidade é a roda do mundo do escritor”, o que vc acha do clima de festas e prêmios literários? • Refazer pergunta para Edney: Prêmios, Flips (e suas franquias) criam uma percepção festiva da literatura? Isso é literatura ou espetáculo? • Sabino: Como jornalista e escritor, você vive entre dois mundos: o que acha sobre o divórcio litigioso entre crítica acadêmica e jornalística? Existe espaço para o intelectual, essa figura tão massacrada pela mídia? • Edney: Se eu fechar os olhos agora foi um caso esporádico ou o início de um projeto literário? O que vem por aí?

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 356

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - DIABETES TIPO 2

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 12

    SINOPSE PROGRAMA 12 VT BOMBA NEUTRONS VT LOUIS ARMSTRONG - Morte há 40 anos A PEDIDO - Mundo da Lua - 1991 VT OFÍCIO LUTHIER VT ENCERRAMENTO TOM ZÉ

  • 14:30O POVO BRASILEIRO

    MATRIZ TUPI

    NESTE PROGRAMA,QUE ABRE A SERIE,DARCY RIBEIRO PERGUNTA: "ANTES DO BRASIL EXISTIR,COMO PODIA EXISTIR O MUNDO? O BRA- SIL NASCE SOB O SIGNO DA UTOPIA." O PROGRAMA RECONSTROI O UNIVERSO DOS POVOS TUPI ANTES DA CHE GADA DOS PORTUGUESES:A ORGANIZACAO DAS ALDEIAS,O SISTEMA DE CRENCAS,A ANRTOPOFAGIA,AS PRATICAS AGRICOLAS,AS GUERRAS E AS FESTAS.FOI CONSTRUIDO COM IMAGENS DE POVOS INDIGENAS BRASI - LEIROS EXTRAIDAS DE DEZENAS DE ARQUIVOS BRASILEIROS E ESTRAN GEIROS,CAPTADAS EM PELICULA E VIDEO DURANTE O SECULO XX. CONTEM CENAS FILMADAS POR DARCY RIBEIRO E FRANZ FORTHMAN EN- TRE OS URUBU-KAAPOR,EM 1950.TRAZ AINDA IMAGENS DOS ORIGINAIS DOS DIARIOS ESCRITOS POR DARCY EM SUA LONGA CONVIVENCIA COM POVOS INDIGENAS,BEM COMO DOCUMENTOS E DESENHOS DOS SECULOS XI E XII,ENTE OUTROS.EXEMPLARES DE OBJETOS INDIGENAS FORAM FILMADOS PARA O PROGRAMA EM MUSEUS E ACERVOS BRASILEIROS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    CARTAS PARA MARIA

    Um assunto difícil, mas necessário. Falar da morte com as crianças. Um tema que costuma ser um tabu nas famílias, mas imagine se morre um pai ou uma mãe. Como conversar sobre esta dor? Um pai resolveu usar uma forma que hoje pode até parecer um pouco ultrapassada: escrever cartas. E assim nasceu “Cartas para Maria”. Participam deste programa o papai Rafael Stein e o psicólogo Tiago Tamborini. Depoimentos e pergunta de telespectadoras sobre o tema.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 30 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 15/10/2018

    NO DIA DOS PROFESSORES, O PROGRAMA DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAI CONVERSAR SOBRE AS DORES E DELÍCIAS DESSA CARREIRA TÃO IMPORTANTE E TÃO DIFÍCIL NO BRASIL DE HOJE./ COMO GARANTIR UMA FORMAÇÃO CONTINUADA E MELHORES SALÁRIOS PARA QUEM EDUCA E FORMA NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?// NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO.//

  • 15:30DOC TV II

    NENÊ MACAGGI - RORAIMA ENTRELINHAS (RR)

    Aos primeiros anos de 1940, Nenê Macaggi era nomeada Delegada Especial dos Índios no então Território do Rio Branco, cargo que foi ocupado no antigo SPI (Serviço de Proteção ao Índio). Sob sua tutela ficaram os Macuxi, Macu, Wapixana, Sapará etc. Matriculada como garimpeira viveu durante quatro anos empunhando a bateia e a peneira, queimando o azougue incrustado no ouro. Hoje, Boa Vista capital do Estado de Roraima proporciona uma visão única e talvez a maior concentração de índios do Brasil. Por mais que a migração indígena tenha começado no final do século XIX, quase todos os dias chegam indígenas à Boa Vista na esperança de uma vida melhor. Indígenas que segundo Jaber Xaud, amigo de Nenê, ela havia conhecido bem: “Dormiu em muitas malocas (a maior delas, do tuxaua Axi, na base do Monte Roraima), comeu de sua damorida (caldo de pimenta) e bebeu do seu pajuaru e caxiri. Assistiu ao ritual de morte e ao batimento de folhas dos pajés, Dançou com os Tuxauas nos caxiris, fez amizade com os pajés, teve intimidade com os usos e costumes dos selvagens e por ele lutou”. Uma mulher que solitariamente desbravou as serras e lavrados desse Estado sem perder a feminilidade, porém com o pulso firme mostrando na década de quarenta o que a mulher poderia realizar. A diretora do Documentário Elena Fioretti é Diretora do Museu Integrado de Roraima, Vice Presidente do Conselho Estadual de Cultura, Membro da Câmara de Patrimônio Histórico Artístico e Museológico e Pesquisadora em Multiculturalismo e Interculturalismo na Região Norte; mostra por meio desse documentário as relações atemporais entre Índios e não Índios (garimpeiros e fazendeiros), deixando a poeira do tempo de lado e expurgando as estórias que envolviam e envolvem as diferentes culturas existentes no então Rio Branco, hoje Roraima.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CRAZY LITTLE THING CALLED LOVE (QUEEN) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

    A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 53 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 53 você vai conhecer uma nova maneira de formar palavras, chamada de composição. Além disso, vai acompanhar a confusão causada por um funcionário que insiste em seguir as instruções do seu chefe.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 64 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 64 você verá duas figuras de linguagem: a personificação e a hipérbole, que é muito usada em orações subordinadas adverbiais consecutivas. Também aprenderá os diferentes sentidos da palavra "bom" e conhecerá mais um autor romântico, o poeta Casimiro de Abreu.

  • 17:30CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    NARRATIVAS SOBRE A HISTÓRIA DE SÃO PAULO E DA NAÇÃO

    A HISTORIADORA VERA BITTENCOURT PARTICIPOU DO CURSO "O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO ", ORGANIZADO PELO MUSEU EM AGOSTO DE 2011. EM SUA AULA A PROFESSORA VERA TRAÇA PARALELOS ENTRE A HISTÓRIA DO MUSEU, INAUGURADO EM 1895, E O DESENVOLVIMENTO DE SÃO PAULO DURANTE OS SÉCULOS 18 E 19. ELA ANALISA ESPECIALMENTE O MOMENTO POLÍTICO NA VIRADA DA DÉCADA DE VINTE, QUANDO O MUSEU SE PREPARAVA PARA COMEMORAR O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. UM DETALHE CURIOSO É QUE FOI NAQUELA ÉPOCA QUE A FRENTE DO MUSEU FOI DINAMITADA PARA CRIAR A COLINA SOBRE A QUAL O PRÉDIO ESTÁ HOJE, COM OS JARDINS NUM PLANO REBAIXADO.

  • 18:30METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 388 - 20/10/2019

  • 19:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 11

    HOJE O VITRINE BRASIL VAI ATÉ RIBEIRÃO CLARO NO PARANÁ//BANHADA PELO RIO PARANAPANEMA, A CIDADE RESPIRA HISTÓRIA E AINDA TEM PAISAGENS EXUBERANTES CHEIAS DE MONTANHAS E CACHOEIRAS//A CIDADE DE GOIÁS, VIU A POETISA CORA CORALINA CRESCER, VIRAR DOCEIRA, E, DEPOIS, UMA DAS PERSONALIDADES MAIS IMPORTANTES DO ESTADO DE GOIÁS.// VAMOS CONHECER UM SERVIÇO GRATUITO QUE EXISTE HÁ QUASE 18 ANOS EM SÃO PAULO,INSPIRADO NO FILME "CENTRAL DO BRASIL" , O PROJETO "ESCREVE CARTAS" AJUDA PESSOAS QUE NÃO SABEM LER E ESCREVER.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    EMILIO FONTANA

  • 20:30TELECONTO

    PUÇANGA 1

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    FAGUNDES VARELLA

    O PROGRAMA TEM POR INTENÇÃO MOSTRAR A OBRA DO POETA FAGUNDES VARELLA, FAZENDO UMA LIGAÇÃO DA MESMA COM A SUA VIDA.

  • 21:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 31 - PROJETO ESPETÁCULO

    Prepare-se para assistir o projeto Espetáculo que acontece na fábrica de Cultura do bairro Cidade Tiradentes. O bairro que fica na Zona Leste de São Paulo tem uma das cinco fábricas gerenciadas pela Organização Social Catavento e oferece à população uma diversa e intensa programação cultural, com cursos de dança, teatro, música, circo, artes visuais, multimeios, sessões de cinema, shows musicais, bibliotecas e muito mais. No programa Felipe e Tuti acompanham os preparativos e a apresentação Nascenteouvida. O espetáculo já vai começar!

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A POESIA REFLEXIVA DE DRUMMOND - NO MEIO DO CAMINHO

    O Prof. Davi Arrigucci Junior fala sobre o universo poético de Carlos Drummond de Andrade. Segundo o Prof. Davi, em termos drummondianos, o poema é justamente um sentimento do mundo lavrado em palavras. Para ele, Carlos Drummond de Andrade é o grande poeta da passagem para a poesia moderna. De acordo com sua análise, para o Drummond chegar à poesia supõe um esforço, a poesia é o resultado de um esforço, de um trabalho, de uma luta com as palavras. Segundo Davi, quando Drummond aparece em 1930, a novidade em sua poesia é que ele traz para o universo da lírica brasileira o pensamento mesclado à expansão lírica. Sua expansão lírica não se dá com a naturalidade corrente, mas se dá mediada por um esforço de pensamento, por um trabalho de reflexão. Nesse programa o prof. Davi Arrigucci analisa principalmente o poema “NO MEIO DO CAMINHO” (de Alguma Poesia, 1930), que para ele, desde o princípio aparece como uma forma de pensar o próprio problema da poesia, ou seja, o problema de como criar a poesia para o Drummond. Outros poemas de Drummond também são analisados no programa tais como: “Cota Zero” e “Anedota Búlgara” (de Alguma Poesia, 1930). Carlos Drummond de Andrade nasceu em 1902 na cidade de Itabira, Minas Gerais, filho de fazendeiros. Viveu sua infância e adolescência no interior de Minas Gerais. A partir de 1920 passa a residir em Belo Horizonte onde se relaciona com jovens escritores. Em 1922 recebe um prêmio de cinqüenta mil reis da revista Novella Mineira, de Belo Horizonte, pelo conto “Joaquim do Telhado”. Em 1926, trabalha no Diário de Minas. Publica, em 1928, o poema “No meio do Caminho” na revista de Antropofagia, que se torna o alvo predileto dos inimigos do Modernismo. Inicia sua carreira de funcionário público na Secretaria de Educação de Minas Gerais. Em 1930, torna-se auxiliar de gabinete da Secretaria do Interior mineira chefiada por Cristiano Machado e , depois, Gustavo Capanema. Publica seu primeiro livro, “Alguma Poesia”. Em 1934 é redator do Estado de Minas e do diário da Tarde. Transfere-se par ao Rio de Janeiro como chefe de gabinete de Capanema, novo ministro da Educação e Saúde. Publica “Brejo das almas” e colabora na Revista Acadêmica, do Rio. Os dois livros (“Alguma Poesia” e “Brejo das almas”) são caracteristicamente modernos. Seguiram-se “Sentimento do Mudo”(1940), “Claro Enigma” e “Contos de Aprendiz (1951), “Lição de Coisas” (1962), “Lição de Amigo” (1982) e muitos outros. O Professor Davi Arrigucci Junior, nasceu em São João da Boa Vista (São Paulo) em 1943. Professor aposentado de teoria literária e literatura comparada na USP, , onde lecionou de 1965 a 1996, crítico e ensaísta consagrado, estreou como romancista com Ugolino e a Perdiz, a “saga” de um caçador quixotesco em busca de uma perdiz encantada. Ao estrear como ficcionista, Arrigucci disse estar sentindo um prazer que não sentia com sua produção anterior de ensaios – o que talvez soe injusto com uma das mais sólidas coleções artigos sobre escritores nacionais e estrangeiros, com destaque para O Escorpião Encalacrado (sobre o argentino Julio Cortázar) e O Cacto e as Ruínas (sobre Manuel Bandeira e Murilo Mendes). Publicou recentemente o livro "Coração Partido", em que analisa a poesia reflexiva de Carlos Drummond de Andrade.

  • 22:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 9 - BIBLIOTECA PARQUE VILLA LOBOS E PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA

    Um parque onde a acessibilidade e a inclusão foi o ponto de partida. Essa pode ser a melhor definição do Parque Villa Lobos, um dos mais frequentados pela população de São Paulo e que, diariamente, oferece inúmeras opções culturais. Entre elas, a BVL, Biblioteca Villa Lobos, uma das finalistas do Prêmio “Biblioteca Pública do Ano”, concedido durante o congresso mundial da “IFLA”, Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecária. Neste programa, Felipe e Tuti mostram porque o Parque Villa Lobos e sua biblioteca dão um show de acessibilidade e qualidade.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

  • 23:45MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    SUÉCIA: A LEI DOS DOIS ANOS

    NESTE EPISODIO VEREMOS QUE UM SUECO AO SE CASAR COM UMA MULHER ESTRANGEIRA,CONSEGUE PERMISSAO P/QUE ESTA ESTRANGEIRA FIQUE RETIDA NO PAIS ATE DOIS ANOS.ASSIM ELES USAM AS MULHERES MAIS CARENTES PARA PROSTITUICAO.

  • 23:55VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 13 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula vamos estudar a Inconfidência Mineira. Vamos aprender seu lema e suas idéias. Vamos conhecer ainda Tiradentes e saber porque ele foi enforcado.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    GEOGRAFIA 13 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que, no passado, as grandes glaciações provocaram mudanças no clima, verá que esses climas que não existem mais são chamados de paleoclimas e estudados através de seus vestígios ainda encontrados. Aprenderá que a Meteorologia ajuda a compreender a distribuição dos fluxos de energia na atmosfera. Verá que o climograma é utilizado para classificar os climas em função dos índices de temperatura e precipitação e verá como a atividade humana está influindo nas mudanças climáticas.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 37

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CONSUMO

    Neste programa mostraremos as mudanças em nossa língua através do seguinte viés: A Língua é viva! Ela muda, ela se adapta, mas está sempre a serviço de uma comunicação eficiente. A linguagem criada pelos jovens para se comunicarem com rapidez e eficiência afeta a qualidade de suas produções na escola? Como apresentar toda a rica diversidade lingüística da língua portuguesa para os estudantes? Quadros deste programa: 1. GRANDE REPORTAGEM:Mostraremos as várias mudanças que a língua portuguesa sofreu ao longo dos anos. Na primeira parte o bibliófilo José Mindlin nos mostra através dos livros a evolução de nossa língua e num segundo momento, uma professora de português vai a uma Lan House falar sobre como o uso da linguagem na internet afeta ou não o rendimento dos alunos em relação a produção escrita. 2. TELEJORNAL: Informações curiosas relativas ao tema como as novas regras da língua portuguesa e a reforma ortográfica. 3. GAME : Palavras Cruzadas. A trupe apresenta algumas letras e os populares devem montar palavras. 4. MINHA VISÃO DAS COISAS : Populares contam que regras aboliriam da língua portuguesa. 5. PEQUENA HISTÓRIA PARTICULAR: O poeta Glauco Matoso conta um pouco da sua história e das influências que marcaram suas decisões profissionais. 6. PALAVRA DE MESTRE : Professora de Português exemplifica na feira livre o que significa falar certo e falar errado. Usa como referência o poema de Oswald de Andrade – Vício na fala

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 147

    Às vésperas da entrada em vigor do Acordo Ortográfico, o Entrelinhas ouviu a opinião de escritores, editores e lingüistas, que analisam o real impacto do acordo. Per Johns, fala da sua condição de “anfíbio lingüístico”, tema de uma obra que se insere na tradição de outros autores que abordaram o estranhamento cultural. O poeta Heitor Ferraz comenta a obra de uma dos maiores escritores da literatura moderna: o italiano Cesare Pavese, cujo centenário de nascimento se comemora esse ano.

  • 09:00NOSSA LÍNGUA 2010

    SAMBA

    BLOCO 01: O programa tem como tema o “samba” e na abertura apresentamos Ney Matogrosso e A Parede interpretando “A ordem é samba”, de Jackson do Pandeiro e Severino Ramos. Felipe e Tininha na quadra da escola de samba Mocidade Alegre perguntam às pessoas quais as músicas que elas conhecem com a palavra “samba”. O quadro “Curiosidades” fala sobre a origem do termo “Samba”. O Jornal Nossa Língua traz a questão da autoria da canção “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida. O âncora Gélson Babosa conversa com o professor e apresentador do programa “O samba pede passagem”, da Rádio USP, Moises da Rocha, sobre os sambas “Lenço no pescoço”, de Wilson Batista e “Rapaz folgado”, de Noel Rosa. BLOCO 02: O bloco abre com trecho da canção “Voz do Morro”, de Zé Kéti, na interpretação do mesmo. Tininha entrevista a sambista Leci Brandão que fala sobre “samba de morro” e a diferença entre as expressões “samba de breque”, “samba canção” e “partido alto”. Leci ilustra a entrevista tocando pandeiro e cantando trechos de canções de diferentes ritmos. O quadro “CSI” investiga o caso de interpretação da personagem Gilda, do INL, entre “vou ser sua” e “você sua” BLOCO 03: A equipe do INL continua a investigação do caso. Felipe entrevista o sambista Arlindo Cruz que explica o que é o samba de raiz e como trabalha as letras de suas canções. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz os problemas de concordância do artigo com os substantivos: as “unha” e “os pé”. Desfecho do CSI. Os detetives Bento Montenegro e Marília Reis e o conselheiro Brás desvendam o mistério do caso: Homofonia – quando duas palavras com grafia e significados diferentes apresentam a mesma pronúncia (vou ser sua/ você sua).

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    RAQUEL SOUZA (06/08)

    O BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO, O BID, DIVULGOU RECENTEMENTE UM ESTUDO QUE APONTA QUE, NO BRASIL, SOMENTE 58% DOS JOVENS TERMINAM O ENSINO O ENSINO MÉDIO. OBSERVANDO OS JOVENS DE CONDIÇÃO SOCIOECONÔMICA MAIS BAIXA, OS NÚMEROS SÃO AINDA MAIS PREOCUPANTES: MENOS DE 30% DELES CONCLUEM ESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, ENQUANTO ENTRE OS MAIS RICOS A PORCENTAGEM É DE 85%. PARA TENTAR ENTENDER QUAIS SÃO AS POSSÍVEIS SAÍDAS PARA ESTE PROBLEMA DO ENSINO MÉDIO, CONVERSAMOS COM RAQUEL SOUZA, QUE É ASSESSORA DA ÁREA DE JUVENTUDE DA ONG AÇÃO EDUCATIVA, QUE RECENTEMENTE LANÇOU UM PROGRAMA CHAMADO TÔ NO RUMO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    PAF - PARAMILOIDOSE FAMILIAR

    A PAF (Paramiloidose Familiar) é uma doença neurodegenerativa, rara, hereditária, progressiva e crônica que pode ser fatal. Ela também é conhecida por "doença dos pezinhos", pois inicialmente suas manifestações sensitivas acontecem primeiramente nos membros inferiores (pés). A PAF afeta homens e mulheres proporcionalmente e é mais incidente em descendentes de portugueses. Os principais órgãos acometidos pela doença são os nervos periféricos, o coração, o rim.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    23 - COMUNICAÇÃO E SAÚDE

    Princípios e desafios da comunicação em saúde nos dias atuais. No estúdio, Nádia Rebouças, consultora de comunicação para transformação, Inesita Soares de Araújo, professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde da Fiocruz, e Eduardo Alves, sociólogo e diretor da Escola Popular de Comunicação Crítica (ESPOCC) do Observatório de Favelas.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DO FUTEBOL

  • 11:00CURSOS LIVRES: MUDANÇA CLIMÁTICA GLOBAL (LEGENDADO)

    EFEITO ESTUFA E A TEMPERATURA DO PLANETA - LEG

    NESTA 2ªAULA, O PROFESSOR BRITO EXPLICA COMO FUNCIONA O EFEITO ESTUFA. NA ATMOSFERA EXISTEM CERTAS MOLÉCULAS QUE ABSORVEM A RADIAÇÃO INFRA-VERMELHA EMITIDA PELA TERRA, COMO É O CASO DO VAPOR DE ÁGUA E DO GÁS CARBÔNICO, ALÉM DO METANO E DO ÓXIDO NÍTRICO. O EFEITO ESTUFA É BOM PARA NÓS HUMANOS E PRA VIDA NO PLANETA, POIS É ELE QUE GARANTE UMA TEMPERATURA ADEQUADA PARA NOSSA EXISTÊNCIA. O PROBLEMA QUE TEMOS AGORA NÃO É O EFEITO ESTUFA EM SI, MAS SIM O AUMENTO DELE, E O PRINCIPAL RESPONSÁVEL POR ISSO É O GÁS CARBÔNICO. ISTO PORQUE MUITAS DAS ATIVIDADES HUMANAS GERAM E LIBERAM GÁS CARBÔNICO, O QUE ESTÁ CAUSANDO A ALTERAÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA ATMOSFERA E O AUMENTO DA PORCENTAGEM DE ENERGIA EMITIDA PELA TERRA QUE FICA RETIDA NA ATMOSFERA (O FATOR G). O PROFESSOR BRITO VAI MOSTRAR UM GRÁFICO DA TEMPERATURA DA TERRA EM FUNÇÃO DE G. NESSE GRÁFICO É POSSÍVEL OBSERVAR QUE QUANTO MAIOR FOR O FATOR G, MAIS A TEMPERATURA DA TERRA SE ELEVA. A QUESTÃO PRA HUMANIDADE AGORA É PREVER DE QUANTO SERÁ ESSE AUMENTO DE TEMPERATURA, POR ISSO SE TORNOU TÃO IMPORTANTE ESTUDAR, ENTENDER E CONHECER MELHOR QUAIS OS MECANISMOS QUE DEFINEM A TEMPERATURA MÉDIA DO PLANETA.

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 27 (2010)

    Sinopse PGM 27 Convidados: Marina Colasanti e Rodrigo Lacerda. •Marina: você escreveu para revistas femininas e frequentemente aborda questões afetivas na sua obra: como evitar que esse tema se transforme em algo piegas, em consultório sentimental? •Rodrigo: seu livro mais recente, Outra vida, trata de um casamento em crise e você participou na Flip de uma mesa intitulada Separações, com o diretor Domingos de Oliveira. Existe hoje uma preocupação dos escritores em tratar de temas da vida comum? (paralelo com cinema + Coetzee, Philip Roth, Cristovão Tezza) •Para ambos: Hoje cada vez mais os escritores participam de eventos literários: a exposição midiática cancela o poder questionador da literatura, transformando o escritor numa celebridade? (lembrar Apocalípticos e Integrados, Umberto Eco) Pergunta Edward Pimenta para Marina Colasanti (o que falta abordar?) •Rodrigo: Vocês dois escrevem, além de ficção para adultos, livros para o público infanto-juvenil. Como escrever para esses leitores na era dos videogames, canais a cabo e internet? •Marina: Numa entrevista, você declarou: “Os contos de fadas foram mandados para a tinturaria, a fim de limpá-los de qualquer mancha de sangue. O resultado foi que, ao limpar-se o sangue visível, drenou-se também o invisível, aquele que corre nas veias das histórias, que as anima e lhes dá vida. E os belos contos de fadas ficaram pálidos, fracos, com um pé na UTI.” Como é escrever contos de fadas na era do politicamente correto? •Rodrigo: Suas Fábulas para o Ano 2000 forma uma tentativa de atualizar o gênero para uma realidade de roqueiros e internautas? Pergunta Edward Pimenta para Rodrigo (grupos/autores atuais) •Marina: hoje existe uma tendência para o miniconto, mas você já pratica esse gênero há muito tempo (como Zooilógico, A Morada do Ser e Contos de Amor Rasgado). A condensação virou um cacoete? •Rodrigo: em Vista do Rio, você explora de maneira cruel o contraste entre o que a cidade do Rio de Janeiro prometia como projeto de Brasil e a decrepitude do presente. O projeto Brasil naufragou? •Marina: você se considera uma escritora feminista e engajada? Ainda existe espaço para utopias na literatura? •Rodrigo: você estreou com O mistério do leão rampante, romance que é quase uma brincadeira e que teve origem num curso de história (pedir para ele contar a gênese do livro). Já existia o projeto de ser escritor quando você fez o livro? •Marina: você nasceu na Eritreia e morou na Itália. Como isso marcou sua obra? E sua experiência como tradutora? •Rodrigo: você é carioca e neto do ex-governador Carlos Lacerda, mas mora em São Paulo e tem uma visão pessimista do Rio, como metáfora do Brasil. Você procura expiar essa herança pela ficção? •Marina: Pedir p/ ela encerrar falando do livro de memórias que está escrevendo.

  • 12:30MANOS E MINAS III

    SINTA A LIGA CREW

    Diretamente da Paraíba, o Manos e Minas recebe o poder feminino do Sinta a Liga Crew. Representando a cena dos slams, a sergipana Blenda Santos. Matérias: - No quadro 'Erick Apresenta', nosso Dj foi conferir a festa de lançamento do vinil do baterista Sorry Drummer - 'Sorry Drummer volume 2'. Lá ele trocou uma ideia com Sorry e com Silvera, produtor musical do projeto. - Nosso videorreporter Rodney Suguita foi trocar uma ideia com o Seu Osvaldo, o primeiro DJ brasileiro, que começou a discotecar em 1958!

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - DOR NAS COSTAS

    PARA FALAR SOBRE DORES NAS COSTAS

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 13

    SINOPSE PROGRAMA 13 VT REFUGIADOS VT PELÉ - Há 40 anos se despedia da seleção brasileira VT MUSA PAGU (Patrícia Galvão) VT TELEROMANCE - ENTREVISTA ESTHER GÓES (30 anos de Teleromance) A PEDIDO - COCORICÓ VT ENCERRAMENTO CAZUZA - morte há 21 anos

  • 14:30O POVO BRASILEIRO

    MATRIZ LUSA

    "ESSE NAVIO,RESSA CRIACAO,E MAIS IMPORTANTE QUE UMA NAU,DES- SAS ESPACIAIS..."ASSIM DARCY RIBEIRO FALA DAS CARAVELAS QUE PERMITIRAM AOS PORTUGUESES DAR INICIO A GLOBALIZACAO DO PLA- NETA.ESTE PROGRAMA RECONSTROI O SOFISTICADO UNIVERSP DOS POR TUGUESES AS VESPERAS DAS VIAGENS DE EXPLORACAO DAS FRONTEI - RAS DO DESCONHECIDO. O PROGRAMA CONTEM IMAGENS DE PORTUGAL PESQUISADAS NA CINEMA- TECA PORTUGUESA E EM OUTROS ACERVOS EUROPEUS.CONTEM VASTA ICONOGRTAFIA REFERENTE AS INFLUENCIAS ARABE E ISRAELITA QUE MARCARAM A PENINSULA IBERICA,ASSIM COMO IMAGENS INEDITAS DAS FESTAS DO ESPIRITO SANTO,NOS ACORES E NO MARANHAO.TOM ZE FA- LA TRECHOS DE POEMAS DE FERNANDO PESSOA.GILBERTO GIL CANTA "PRECE",TAMBEM DE PESSOA.DEPOIMENTOS DO GRANDE PENSADOR POR- TUGUES AGOSTINHO DA SILVA,DE JUDITH CORTESAO E ROBERTO PINHO

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    NASCIMENTO TARDIO

    A gente fala bastante dos riscos de nascer prematuro, mas passar do tempo também pode ser um risco porque a gente sabe que no máximo com 42 semanas o bebê tem que nascer. Para este Momento Papo de Mãe sobre nascimento tardio, nossas convidadas são a Ligia Rodrigues Santos, ginecologista e a mamãe Thais Castro. Vamos mostrar também, no estúdio, um dos exames que são feitos para acompanhar a saúde do bebê no final da gestação, com a Ana Paola Sevilla, ginecologista e especialista em medicina fetal, e a grávida, Rosilene Cavalli. A ginecologista, Ligia também respondeu dúvidas de telespectadoras.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 31 REGIME DE COLABORAÇÃO - 12/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS DISCUTIR O REGIME DE COLABORAÇÃO ENTRE ESTADOS E MUNICÍPIOS NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA. O MECANISMO NÃO É NOVO, MAS AGORA É APONTADO COMO FUNDAMENTAL PARA IMPLEMENTAR A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. NOSSA CONVIDADA É MARIZA ABREU, CONSULTORA EM EDUCAÇÃO

  • 15:30DOC TV II

    O BRASIL QUE COMEÇA NO RIO (RO)

    O documentário que vem de Rondônia mostra histórias de pessoas beiradeiras, entrecortadas por outras pequenas histórias relacionadas ao rio Guaporé , retratando a diversidade cultural da fronteira do noroeste do Brasil com a Bolívia. Conta com as participações especiais do Professor-Doutor da Universidade Federal de Rondônia, Marco Antônio Domingues Teixeira , do poeta Thiago de Mello, do poeta Walter Bártolo , com trilha musical de Bado, Binho, Alkbal e do grupo Quilomboclada. O líder quilombola José Soares Neto, o “Zeca Lula” narra a vida na comunidade de Santo Antônio do Guaporé, caminhando entre afloramentos de urnas funerárias indígenas. O pequeno povoado tem o rio como único elo de ligação com a civilização e é constantemente ameaçado pelo sistema capitalista.Mas às vezes o silêncio se sobrepõe, e o mais importante é a lentidão das águas e da sua gente...Em outro trecho o ex-delegado de Pedras Negras, Ambrósio Paes, questiona o passado e o presente de uma região abandonada pelo poder público. Hoje Pedras Negras é um povoado fantasma, assombrado pelo avanço da soja, que chega já às margens da fronteira... Paes introduz hinos à celebração centenária da Festa da Coroa do Divino Espírito Santo, que congrega os homens e mulheres que vivem no lado brasileiro e no lado boliviano do rio, como Versalhes, Remanso, Surpresa, Pimenteiras, Rolim de Moura do Guaporé e Costa Marques.Com depoimentos de promesseiros e do bispo de Guajará-Mirim,Dom Geraldo Verdier, o documentário também mostra a ótica da ocupação portuguesa no século 18 com a obstinação do Capitão-General Dom Antônio Rolim de Moura que vem com ordens da Coroa para fundar Vila Bela da Santíssima Trindade, a primeira capital do Mato Grosso. O quarto governador da Capitania do Mato Grosso, Luiz Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres edifica o Real Forte Príncipe da Beira no apogeu do período colonial.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CRAZY LITTLE THING CALLED LOVE (QUEEN) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 8 - MUSEU DO FUTEBOL E FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

    Neste episódio os apresentadores invadem um dos territórios culturais mais procurados pelos moradores da cidade de São Paulo e também por quem está aqui em visita: O Museu do Futebol. E para completar o programa, nossa dupla vai até a Fábrica de Cultura da Vila Brasilândia, onde se reúne jovens dos mais ativos e militantes nos novos ritmos musicais de São Paulo. Futebol e música, duas paixões nacionais num mesmo Território Cultural.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 13 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula vamos estudar a Inconfidência Mineira. Vamos aprender seu lema e suas idéias. Vamos conhecer ainda Tiradentes e saber porque ele foi enforcado.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    GEOGRAFIA 13 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que, no passado, as grandes glaciações provocaram mudanças no clima, verá que esses climas que não existem mais são chamados de paleoclimas e estudados através de seus vestígios ainda encontrados. Aprenderá que a Meteorologia ajuda a compreender a distribuição dos fluxos de energia na atmosfera. Verá que o climograma é utilizado para classificar os climas em função dos índices de temperatura e precipitação e verá como a atividade humana está influindo nas mudanças climáticas.

  • 17:30CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    DOS BANDEIRANTES AOS PRÓCERES DA INDEPENDÊNCIA

  • 18:30POR DENTRO DO CORPO HUMANO

    COMO VOCÊ SOBREVIVE

    Este episódio explora a incrível história da maior batalha que a humanidade já enfrentou ... a luta épica para manter nossos corpos vivos. Desde o nosso primeiro batimento cardíaco até o último, a cada segundo de cada dia, permanecendo vivos mesmo para um único batimento cardíaco requer um milagre biológico de cada parte de nossos corpos vastos e complexos. Este programa analisa a incrível luta para se manter vivo e como todos nós experimentamos essa luta em nossas vidas diárias.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    STEPAN NERCESSIAN

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30TELECONTO

    PUÇANGA 2

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    MACHADO DE ASSIS

    O PROGRAMA MOSTRA PARTE DA VIDA DE MACHADO DE ASSIS, E ENFOCA TAMBÉM UM FAMOSO ROMANCE: IAIÁ GARCIA.

  • 22:00BALANÇO DO SÉCULO XX, PARADIGMAS DO SÉCULO XXI

    A INQUIETUDE DO FUTURO - O TEMPO HIPER-MODERNO - GILLES LIPOVETSKY

    SÉRIE BALANÇO DO SÉC. XX Projeto: Sociedade Contemporânea VIVENDO ALÉM DOS LIMITES - A GLOBALIZAÇÃO NO COTIDIANO Como educar, amar, viver, construir família e trabalhar na era da globalização? Tentaremos responder, analisando as radicais transformações dos laços sociais, bem como os novos sintomas e também as novas soluções. Psicanalistas, juristas, arquitetos, jornalistas, filósofos, teólogos, especialistas das humanidades apresentarão um panorama das principais questões da contemporaneidade, propondo novas categorias de apreensão da satisfação humana. Os temas são variados e instigantes: a música eletrônica e os ouvidos contemporâneos; o luxo sagrado, o luxo democrático e o eterno luxo; o tempo hiper-moderno, a inquietude e a angústia; querer, desejar e os descompassos entre a humanidade e o mundo; amores eventuais, promiscuidades e o ato contemporâneo de “ficar ”; espaços públicos e privados, na arquitetura da globalização; desaprendendo na escola. A riqueza da discussão certamente vai nos levar muito além dos limites! curador: JORGE FORBES Psicanalista e psiquiatra. Pós-graduado em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII. É Analista-Membro das Escolas Brasileira e Européia de Psicanálise. Preside o IPLA-Instituto da Psicanálise Lacaniana. Seu último livro: "Você Quer o Que Deseja?", ed. Best-Seller. Palestra : A INQUIETUDE DO FUTURO Gilles Lipovetsky, filósofo e antropólogo, argumenta neste programa que não estamos vivendo, como se costuma crer, numa sociedade pós-moderna, mas, numa sociedade hiper-moderna que é multidemensional, complexa, confusa e paradoxal. O marketing triunfa e o tempo acelera. Fast-food , internet e stress convivem com tai-chi e meditação. Mas não é o caos: há uma luz no fim do túnel.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    IRLANDA - CIRCULANDO

    COMO AS MULHERES IRLANDESAS REAGIRAM E REAGEM AOS ACONTECI- MENTOS VIOLENTOS QUE MARCAM A POLITICA DE SEU PAIS.

  • 00:10LOGO NOVO MULTICULTURA 2018

Contato Voltar

Confirme que você não é um robô!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado