Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

LETRA LIVRE

O Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 2 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 2 você aprenderá que as perguntas pessoais em Inglês começam sempre com "what is?" Saberá como dizer os algarismos de zero a nove na língua inglesa e que, em Inglês, não existe diferença entre os verbos "ser" e "estar": o verbo "to be" vale para os dois casos.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    HISTÓRIA 72 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 72 você vai ficar sabendo por que o muro de Berlim caiu e o que isso representou. Além disso, verá como a abertura econômica e política da ex-União Soviética contribuíram para o fim da guerra fria e vai conferir as guerras e os conflitos que ainda correm ao redor do mundo.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 2

    Você conhecerá o sistema inglês e aprenderá a fazer a sua leitura. Descobrirá, também, por que a conversão é necessária e verá que, com a representação gráfica, fica mais fácil visualizar a equivalência entre os sistemas de medidas.

  • 07:46PROFISSÕES

    DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS

    O DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS OU PROGRAMADOR TRABALHA COM A CRIAÇÃO DE SOFTWARES, APLICATIVOS E MONITORA REDES E SISTEMA DIGITAIS. É UMA PROFISSÃO EM CRESCIMENTO E ATRAI OS JOVENS QUE GOSTAM DE COMPUTAÇÃO.

  • 07:53CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL DE JAÚ

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 30 (2006)

    HISTÓRIAS: "O BUFALO PACIENTE" "O PESCADOR E SUA ESPOSA"

  • 08:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 05

    O programa tem uma matéria sobre a importância da tipografia, uma arte com 600 anos de história. Tem também uma entrevista com o polêmico escritor Marcelo Mirisola e uma matéria sobre o clássico Morte em Veneza. Além disso entrevistamos pessoas nas ruas sobre a relação entre cinema e literatura e sobre as melhores adaptações de livros para o cinema.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 24

    24) “ATÉ AS COBRAS TROCAM DE PELE” Uma visita curricular ao Instituto Butantã reúne as turmas de Pedro e Bianca em um momento explosivo das relações afetivas entre vários alunos e alunas. Bianca teme que todos descubram que ela tem ficado com Leonardo e, para encobrir a relação, simula uma discussão com ele. Tuca e Carla sentem-se atraídas uma pela outra e tentam lidar com essa mistura de sentimentos e temores pela reação dos outros. Pedro quer convencer Ciça a não abandonar a escola – ela teme o afastamento cada vez maior de seu filhinho, que é criado por Sara, sua mãe. Em meio a fofocas e gozações da turma, as personagens vivem o dilema de isolar seus sentimentos – e perder a chance de vivê-los - ou aceitá-los, sabendo que assumirão as consequências que virão quando eles forem expostos.

  • 09:31CULTURA 360

    ARQUITETURA (MACKENZIE) + MARCELO BOSCOLI (PUC) + RUY ESPINHEIRA FILHO (UFBA)

    NA EDIÇÃO DE HOJE, VOCÊ CONFERE UMA ENTREVISTA COM O MÚSICO E PRODUTOR JOÃO MARCELO BÔSCOLI. ELE CONVERSOU COM A EQUIPE DA TV PUC E FALOU SOBRE O FUTURO DA MÚSICA EM TEMPOS DE INTERNET E NOVAS TECNOLOGIAS. ASSUNTOS CULTURAIS É QUE NÃO FALTAM .VOCÊ TAMBÉM VAI CONHECER UM POUCO MAIS DA TRAJETÓRIA DO ESCRITOR RUY ESPINHEIRA FILHO, UM DOS PRINCIPAIS POETAS CONTEMPORÂNEOS DA BAHIA. E A GENTE ABRE ESSA EDIÇÃO FALANDO DE ARQUITETURA. A REPORTAGEM DA TV MACKENZIE OUVIU ESPECIALISTAS DA AREA E NOS CONTA COMO É QUE ANDA ESSA CARREIRA, QUE É BASTANTE PROCURADA POR ESTUDANTES NOS DIAS DE HOJE. BLOCO 2 TODO MUNDO SABE QUE A INTERNET E AS NOVAS TECNOLOGIAS REVOLUCIONARAM AS MANEIRAS DE SE CONSUMIR E DE SE PRODUZIR MÚSICA. PRA ENTENDER MELHOR TODAS ESSAS MUDANÇAS, A REPORTAGEM DA TV PUC CONVERSOU COM O PRODUTOR JOÃO MARCELO BÔSCOLI. ELE COMENTOU OS BENEFÍCIOS E DIFICULDADES QUE A REVOLUÇÃO DIGITAL TROUXE PARA OS ARTISTAS E AINDA FALOU SOBRE COMO A MÃE DELE – A CANTORA ELIS REGINA –, ENCARARIA ESSE CENÁRIO, SE VIVESSE NOS DIAS DE HOJE. BLOCO 3 COM CERCA DE TRINTA LIVROS PUBLICADOS – ENTRE ENSAIOS, FICÇÃO E POESIA –, RUY ESPINHEIRA FILHO POSSUI UMA CARREIRA ADMIRÁVEL. NASCIDO EM SALVADOR MAS CRIADO NO INTERIOR DA BAHIA, AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA, RUY ATUOU COMO JORNALISTA, ADVOGADO E PROFESSOR UNIVERSITÁRIO. MAS A LITERATURA SEMPRE ESTEVE EM PRIMEIRO PLANO. É O QUE ELE CONTA NESSA ENTREVISTA CONCEDIDA À EQUIPE DA TV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA.

  • 10:01SAUDE BRASIL

    DOENÇA DE CROHN

    A DOENÇA DE CROHN TEM MERECIDO CADA DIA MAIS ATENÇÃO. É UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL QUE PODE PREJUDICAR BASTANTE A QUALIDADE DE VIDA DE UMA PESSOA. A DOENÇA DE CROHN É UM PROCESSO INFLAMATÓRIO QUE COMPROMETE TODO O APARELHO DIGESTIVO, DA BOCA ATÉ O INTESTINO GROSSO, O ÂNUS E O RETO. AINDA NÃO SE SABE A CAUSA DA DOENÇA, PORÉM, SABE-SE QUE HÁ UMA PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA. E NÃO É CAUSADA POR PROBLEMAS EMOCIONAIS, AINDA QUE O ESTRESSE SEJA UM AGRAVANTE E INTERFIRA NA EVOLUÇÃO DA DOENÇA. A DOENÇA DE CROHN PODE ACOMETER HOMENS E MULHERES DE QUALQUER IDADE. MAS, TEM UMA PREDILEÇÃO PELAS PESSOAS JOVENS. EM GERAL, QUANDO NÃO TRATADA, A DOENÇA DE CROHN PODE CAUSAR UM IMPACTO IMPORTANTE. CERCA DE VINTE POR CENTO DOS PORTADORES DA DOENÇA REGISTRAM FALTA ÀS ATIVIDADES AO ESTUDO E AO TRABALHO. PORÉM, COM OS AVANÇOS NA MEDICINA, TEM SIDO POSSÍVEL CONTROLAR A DOENÇA E PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE. MAS É MUITO IMPORTANTE QUE AO OBSERVAR SINAIS DE ALERTA, A PESSOA RECORRA AO MÉDICO PARA INVESTIGAR. QUANTO ANTES FOR INSTALADO UM TRATAMENTO ADEQUADO, MENORES AS COMPLICAÇÕES. EM GERAL, OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA DOENÇA DE CROHN SÃO: DIARRÉIA (EM DETERMINADOS CASOS, PODE VIR ACOMPANHADA DE SANGUE), DOR ABDOMINAL (PODENDO OCORRER) CÓLICAS, CANSAÇO, FEBRE (EM ALGUNS CASOS) E EMAGRECIMENTO. MAS, DIANTE DE SINTOMAS, NÃO SE AUTOMEDIQUE. PROCURE UM MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA OU UM PROCTOLOGISTA. DENTRE AS COMPLICAÇÕES DA DOENÇA DE CROHN PODEM OCORRER DE OBSTRUÇÃO INTESTINAL A FÍSTULAS. É COMUM TAMBÉM O PORTADOR DA DOENÇA FICAR DESNUTRIDO E APRESENTAR ANEMIA. POR ISSO, É PRECISO CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO E TER ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL. ORIENTAÇÕES SOBRE A DOENÇA E MEDIDAS PREVENTIVAS NO DOCUMENTÁRIO EDUCATIVO DOENÇA DE CROHN, DO SAÚDE BRASIL, REALIZADO PELA AGUILLA SAÚDE BRASIL (WWW.SAUDEBRASILNET.COM.BR).

  • 10:31TAMANHO FAMÍLIA

    ACIDENTES DOMÉSTICOS

    Saiba neste programa quais são os acidentes domésticos mais comuns. O Médico Toxicologista do Hospital das Clínicas, Dr. Anthony Wong, vai orientar como educar as crianças e prevenir dos acidentes domésticos. Fala também quais são os lugares mais perigosos e como os pais devem se portar diante de um acidente.

  • 11:10LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 2

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao ar dia 03/12, às 20:00, temos como convidados Marcelo Rubens Paiva e Marçal Aquino.

  • 12:06CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 38

    PGM 38 - 12/01/12 VT Abre/ Inezita Barroso (entrevista sobre cinema e Viola Minha Viola) RECLAME - praia Matte Leão VT BIQUINI VERAO - Documentário "Memórias de Eva" - 1963 A PEDIDO - Pgm Matéria Prima - 13/08/1990 VT Encerra Musical Inezita Musica Brasileira - 1969

  • 12:31MANOS E MINAS III

    FILOSOFIA REGGAE

    Neste programa o Manos e Minas recebe Filosofia Reggae.

  • 13:30ALMANAQUE EDUCACAO

    EDUCAÇÃO SEXUAL *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu ganha uma camisinha de Gilberto, o namorado de sua mãe. A partir daí, ele e seu amigo Mano vão investigar “tudo o que sempre quiseram saber sobre sexo, mas tinham vergonha de perguntar” pra poder fazer um Almanaque sobre educação sexual. Porém, uma grande confusão será armada quando a mãe de Cadu achar a camisinha! Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Surdina – um caricato trompetista explica a expressão ‘fazer algo na surdina’, que significa fazer algo escondido. Até tu, Brutus? – uma pílula sobre as mais famosas frases do imperador romano Júlio César. Fala Aí: Cadu e Mano vão pras escolas perguntar pra galera: Os seus pais pegam muito no seu pé? Quando você fica muito tempo no quarto, eles vão ver o que você tá fazendo? Porque você acha que eles fazem isso? Como se Faz: O processo de produção de um preservativo, a popular camisinha. Viver e Aprender: Cadu recebe uma matéria especial vinda de Ponta Grossa, Paraná. É o projeto ‘Menarca de Promoção à Saúde da Menina’, que promove palestras sobre sexualidade para adolescentes de escolas públicas. O mais interessante é que essas palestras são ministradas por adolescentes também! TV do Cadu: Cadu apresenta um programa especial sobre sexo: “Tudo o que você nunca quis saber sobre sexo, mas um dia precisou perguntar”!

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DOENÇA DE CROHN

    A DOENÇA DE CROHN TEM MERECIDO CADA DIA MAIS ATENÇÃO. É UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA INTESTINAL QUE PODE PREJUDICAR BASTANTE A QUALIDADE DE VIDA DE UMA PESSOA. A DOENÇA DE CROHN É UM PROCESSO INFLAMATÓRIO QUE COMPROMETE TODO O APARELHO DIGESTIVO, DA BOCA ATÉ O INTESTINO GROSSO, O ÂNUS E O RETO. AINDA NÃO SE SABE A CAUSA DA DOENÇA, PORÉM, SABE-SE QUE HÁ UMA PREDISPOSIÇÃO GENÉTICA. E NÃO É CAUSADA POR PROBLEMAS EMOCIONAIS, AINDA QUE O ESTRESSE SEJA UM AGRAVANTE E INTERFIRA NA EVOLUÇÃO DA DOENÇA. A DOENÇA DE CROHN PODE ACOMETER HOMENS E MULHERES DE QUALQUER IDADE. MAS, TEM UMA PREDILEÇÃO PELAS PESSOAS JOVENS. EM GERAL, QUANDO NÃO TRATADA, A DOENÇA DE CROHN PODE CAUSAR UM IMPACTO IMPORTANTE. CERCA DE VINTE POR CENTO DOS PORTADORES DA DOENÇA REGISTRAM FALTA ÀS ATIVIDADES AO ESTUDO E AO TRABALHO. PORÉM, COM OS AVANÇOS NA MEDICINA, TEM SIDO POSSÍVEL CONTROLAR A DOENÇA E PROMOVER A QUALIDADE DE VIDA DO PACIENTE. MAS É MUITO IMPORTANTE QUE AO OBSERVAR SINAIS DE ALERTA, A PESSOA RECORRA AO MÉDICO PARA INVESTIGAR. QUANTO ANTES FOR INSTALADO UM TRATAMENTO ADEQUADO, MENORES AS COMPLICAÇÕES. EM GERAL, OS SINTOMAS MAIS COMUNS DA DOENÇA DE CROHN SÃO: DIARRÉIA (EM DETERMINADOS CASOS, PODE VIR ACOMPANHADA DE SANGUE), DOR ABDOMINAL (PODENDO OCORRER) CÓLICAS, CANSAÇO, FEBRE (EM ALGUNS CASOS) E EMAGRECIMENTO. MAS, DIANTE DE SINTOMAS, NÃO SE AUTOMEDIQUE. PROCURE UM MÉDICO GASTROENTEROLOGISTA OU UM PROCTOLOGISTA. DENTRE AS COMPLICAÇÕES DA DOENÇA DE CROHN PODEM OCORRER DE OBSTRUÇÃO INTESTINAL A FÍSTULAS. É COMUM TAMBÉM O PORTADOR DA DOENÇA FICAR DESNUTRIDO E APRESENTAR ANEMIA. POR ISSO, É PRECISO CUIDAR DA ALIMENTAÇÃO E TER ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL. ORIENTAÇÕES SOBRE A DOENÇA E MEDIDAS PREVENTIVAS NO DOCUMENTÁRIO EDUCATIVO DOENÇA DE CROHN, DO SAÚDE BRASIL, REALIZADO PELA AGUILLA SAÚDE BRASIL (WWW.SAUDEBRASILNET.COM.BR).

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 26 - A QUESTÃO DA DEFICIÊNCIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO.

    NO PROGRAMA MEDICINA DE REABILITAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE A QUESTÃO DA DEFICIÊNCIA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. O QUE SIGNIFICA SER DEFICIENTE NOS DIAS DE HOJE? AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, MUITAS VEZES, SE ISOLAM, POR NÃO ACEITAREM A SUA CONDIÇÃO - DISCRIMINADA PELA SOCIEDADE-, E TAMBÉM POR NÃO TEREM OPORTUNIDADES E ACESSO A SERVIÇOS E AO LAZER. COMO TRABALHAR A INCLUSÃO DESSAS PESSOAS NA SOCIEDADE?

  • 15:01MOMENTO PAPO DE MÃE

    VACINAS

    O primeiro ano de vida do bebê é também um ano intenso de vacinas. A carteirinha de vacinação do seu filho ou filha precisa estar em dia. Vacinar protege nossos filhos e também as outras crianças. Assim, inclusive, é que se torna possível erradicar algumas doenças, como aconteceu com a paralisia infantil no Brasil. E as mães não precisam ter pena de vacinar os bebês! O pediatra explica que vacinar os filhos é uma obrigação dos pais e não uma opção e conta que o calendário de vacinação do Brasil é bem completo. O pediatra Fabio Ancona também responde dúvida de telespectador. Ana Paula Faria Fotógrafa Dr. Fabio Ancona Pediatra

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE

    PIOLHO

    O seu filho já vai para a escolinha e de repente, um dia, ele chega com um bilhete em casa em que está escrito: caso de pediculose na classe. Daí você chega a se perguntar que doença grave seria essa e descobre que...nada mais é...do que...piolho! Foi só a gente escrever no nosso facebook sobre este assunto que varias mães comentaram que tem surto de piolho o ano todo nas escolas e elas ficam sem saber como evitar a contaminação ou como tratar da melhor forma. Um assunto que rende bastante. Há várias dicas para tratar da maneira correta e evitar a reinfestação. Viviane Godoy Dona de casa Dra. Valéria Marcondes Dermatologista

  • 15:33ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 05

    O programa tem uma matéria sobre a importância da tipografia, uma arte com 600 anos de história. Tem também uma entrevista com o polêmico escritor Marcelo Mirisola e uma matéria sobre o clássico Morte em Veneza. Além disso entrevistamos pessoas nas ruas sobre a relação entre cinema e literatura e sobre as melhores adaptações de livros para o cinema.

  • 16:01WORD ON THE STREET III

    DATING

    NO EPISÓDIO DESTA SEMANA, ASHLIE ESTÁ PROCURANDO POR UM AMOR E STEPHEN ACONSELHA A ELA IR A UM ENCONTRO RELÂMPAGO. LÁ, ELA ENCONTRA VÁRIOS PRETENDENTES, MAS NENHUM DELES É O IDEAL. STEPHEN, ENTÃO, CONCORDA EM ACOMPANHÁ-LA EM UM ENCONTRO ÀS CEGAS - MAS SERÁ QUE O HOMEM MISTERIOSO É O CARA CERTO? A CORRESPONDENTE AMANDEEP PASSA O DIA COM UM CASAL DE NOIVOS QUE VÃO SE CASAR EM UMA CERIMÔNIA TRADICIONAL NA IGREJA. O MESTRE DA LÍNGUA INGLESA, ROB, NOS MOSTRA ADJETIVOS PARA DESCREVER CARÁTER E APARÊNCIA. E O QUE FAZ AS PESSOAS SE APAIXONAREM? NO QUADRO 'SEAT ON THE STREET', NOSSA ESPECIALISTA NOS AJUDA A ENTENDER A CIÊNCIA POR TRÁS DA ATRAÇÃO.

  • 16:30SE LIGA NA CIÊNCIA

    REPERESENTAÇÕES DA TERRA

    Os integrantes do Ciência em Show; Daniel, Gerson e Wilson demonstram como fazer uma experiência que comprova que a Terra é esférica.

  • 16:46PROFISSÕES

    DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS

    O DESENVOLVEDOR DE SISTEMAS OU PROGRAMADOR TRABALHA COM A CRIAÇÃO DE SOFTWARES, APLICATIVOS E MONITORA REDES E SISTEMA DIGITAIS. É UMA PROFISSÃO EM CRESCIMENTO E ATRAI OS JOVENS QUE GOSTAM DE COMPUTAÇÃO.

  • 16:52CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL DE JAÚ

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 2 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 2 você aprenderá que as perguntas pessoais em Inglês começam sempre com "what is?" Saberá como dizer os algarismos de zero a nove na língua inglesa e que, em Inglês, não existe diferença entre os verbos "ser" e "estar": o verbo "to be" vale para os dois casos.

  • 17:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    HISTÓRIA 72 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 72 você vai ficar sabendo por que o muro de Berlim caiu e o que isso representou. Além disso, verá como a abertura econômica e política da ex-União Soviética contribuíram para o fim da guerra fria e vai conferir as guerras e os conflitos que ainda correm ao redor do mundo.

  • 17:31LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 2

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao ar dia 03/12, às 20:00, temos como convidados Marcelo Rubens Paiva e Marçal Aquino.

  • 18:31PERSONA EM FOCO

    CLAUDIA RAIA

  • 19:31TELECONTO

    HOMEM QUE SABIA JAVANÊS 2

  • 20:01GUERRA FRIA

    A QUESTAO CULTURAL NO MUNDO

    O PROGRAMA RELATA AS INFLUENCIAS DA GUERRA FRIA SOBRE A PRO- DUCAO CULTURAL EM TODO MUNDO, E A UTILIZACAO DOS VALORES CUL TURAIS COMO INSTRUMENTO DE PROPAGANDA IDEOLOGICA. DURANTE A GUERRA FRIA, COMUNISTAS E CAPITALISTAS SERVEN-SE DOS MEIOS DE COMUNICACAO E DE TODAS AS FORMAS DE PRODUCAO CULTURAL PA- RA DIFUNDIR SEUS IDEAIS DE VIDA EM SOCIEDADE.

  • 20:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 12/06/2018 - JUNHO 2013 / 5 ANOS

  • 21:00DOCTV BRASIL IV

    ESPELHO NATIVO

    A comunidade indígena dos Tremembé é protagonista nesse documentário que busca, por meio das relações dos índios com a sociedade “branca”, e da interação dos indígenas com o fazer do documentário, aproximar-se das questões prementes que envolvem o tema indígena no estado do Ceará.

  • 22:00BALANÇO DO SECULO XX, PARADIGMAS DO SECULO XXI

    SEXUALIDADE - FLAVIO GIKOVAT

    Palestra de Flávio Gikovate sobre a relação entre sexo, amor e a sociedade ocidental.

  • 23:03JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 12/06/2018

  • 00:04CONTOS DA MEIA NOITE

    O BUGIO MOQUEADO - MONTEIRO LOBATO

    O conto tem dois focos narrativos: a) Em São Paulo, no centro da cidade, um apostador assiste uma partida de pelota basca.Aí ouve: b) Uma história que se passa em Mato Grosso.Um proprietário rural desconfia dos amores de sua mulher com um empregado.Mata e salga o empregado.Sua carne defumada(moqueada) é guardada na despensa.Todos os dias, obriga a esposa a comer um pouco daquele alimento maldito.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 72 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 72 você conhecerá a fatoração e aprenderá que fatorar um número é escrevê-lo como uma multiplicação de fatores. Além disso, verá como fatorar expressões algébricas aplicando os produtos notáveis e saberá como identificar um trinômio quadrado perfeito.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 3 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 03 você verá que o raciocínio algébrico surgiu, provavelmente, na Índia, e foi sendo aperfeiçoado através dos séculos. Nele, costumamos usar a letra "x" para representar a incógnita, ou seja, o número que estamos procurando. Além disso, aprenderá que, para resolver um problema, montamos uma equação.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 3

    Você poderá conhecer os respectivos da trena e do metro articulado, assim como das réguas de encosto interno, sem encosto, com encosto, da régua de dois encostos e régua rígida de aço carbono com secção retangular.

  • 07:45PROFISSÕES

    FONOAUDIÓLOGO

    CAMILA MERCATELLI É UMA FONOAUDIÓLOGA QUE TRABALHA COM VOZ PROFISSIONAL. EM UMA GRANDE EMISSORA DE TELEVISÃO, ELA DÁ SUPORTE AOS JORNALISTAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS REPORTAGENS.

  • 07:53CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DE ARTE PRIMITIVA JOSÉ NAZARENO MIMESSI - ASSIS

  • 08:01BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 31

    HISTÓRIAS: *PEDRO MALAZARTES E O QUADRO DA VEIA *CAMPO DOS GIGANTES * VELHA À FIAR

  • 08:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 06

    O programa é dedicado ao universo sertanejo e suas muitas veredas. Tem uma entrevista com o escritor cearense Ronaldo Correia de Brito, e outra com o ator e escritor também cearense Gero Camilo, que fala sobre sua paixão por literatura. Ainda tem uma matéria sobre o clássico Grande sertão: veredas e alguns lançamentos de estudos sobre esta obra.

  • 09:01PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 25

    25) “MEU NAMORADO SUMIU” A alegria de Bianca durou pouco. Ao assumir seu namoro com Leonardo, ela sofre com a reprovação de Pedro e um comportamento inesperado do namorado. Leo anda ausente, e tem evitado Bianca. Irritado com Leonardo, Pedro briga com ele e, aparentemente, provoca o seu sumiço. Ninguém sabe por onde ele anda, nem mesmo a sua avó, que o criou desde que a mãe de Leo saiu de sua vida. Acusado pela irmã de ter causado o desaparecimento de Leo, Pedro sente o peso da culpa. A turma toda se mobiliza para achar Leonardo. Pedro e Bianca finalmente encontram Leonardo que revela uma história que mistura raiva e amor por sua mãe. Eles irão se empenhar para ajudar Leo a fazer as pazes com o passado e seguir adiante, agora sem tanta mágoa.

  • 09:32CULTURA 360

    QUADRINHOS (ANHEMBI MORUMBI)+ TANQUÃ (UNIMEP)+ SERVIÇO DE PRETO (UNESP)

    HOJE É A ESTREIA DA NOSSA NOVA TEMPORADA. AQUI VOCÊ ASSISTE AO QUE DE MELHOR OS ESTUDANTES E PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS ESTÃO PRODUZINDO EM AUDIOVISUAL. ABRINDO A EDIÇÃO DE HOJE, VOCÊ CURTE UMA REPORTAGEM DOS ALUNOS DE JORNALISMO DA ANHEMBI-MORUMBI A RESPEITO DAS ADAPTAÇÕES DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA O CINEMA. TANQUÃ É UM BAIRRO DA CIDADE DE PIRACIBACA QUE FICA ÀS MARGENS DO RIO QUE DÁ NOME À CIDADE, NO INTERIOR DE SÃO PAULO.O VILAREJO, QUE EXISTE DESDE A DÉCADA DE 1960, TEM UMA NATUREZA EXUBERANTE E SEUS MORADORES SOBREVIVEM ESPECIALMENTE DA PESCA. NO ENTANTO, A BELEZA E O SOSSÊGO DO TANQUÃ ESTÃO AMEAÇADOS PELA CONSTRUÇÃO DE UMA BARRAGEM QUE IRÁ AMPLIAR A HIDROVIA DO RIO TIETÊ. QUEM NOS CONTA ESSA HISTÓRIA SÃO OS ALUNOS DA UNIMEP. AGORA ABRIMOS ESPAÇO PARA A MÚSICA DOS RAPPERS DANIEL GARNET E PEQNOH (LÊ-SE: DANIEL GARNÊTE E PEQUENO).UMA CURIOSIDADE: O BONITO VIDEOCLIPE DA MÚSICA “SERVIÇO DE PRETO”, QUE VOCÊ CONFERE A SEGUIR, FOI DIRIGIDO PELO PRÓPRIO DANIEL, ALUNO DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP.

  • 10:04SAUDE BRASIL

    GLAUCOMA

    O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for diagnosticada e tratada a tempo. Na maioria dos casos não apresenta sinais de alerta e acometem, em sua maioria, pessoas entre 35 e 40 anos. Estima-se que, no mundo, sete milhões de pessoas sejam cegas dos dois olhos por causa do glaucoma. A doença caracteriza-se por um bloqueio que compromete a produção ou a drenagem do humor aquoso - liquido claro e transparente que nutre toda a estrutura do globo ocular -, causando um aumento da pressão intra-ocular e, com o tempo, danos irreversíveis ao nervo óptico. Há 28 tipos de glaucoma, mais os mais importantes são: o Glaucoma Crônico Simples (ou de ângulo Aberto), o Glaucoma Agudo (ou de ângulo Fechado) e o Glaucoma Congênito, mais raro, porém, grave. Dentre os sintomas e sinais de alerta estão: a necessidade de trocar sempre o grau dos óculos, dificuldade para se acostumar à escuridão, perda da visão lateral, visão embaraçada, dor intensa nos olhos e dor de cabeça. Pessoas com caso de glaucoma na família, miopia acima de 6 graus, que possuam diabetes ou sejam de raça negra, devem ter cuidados redobrados. É fundamental que as visitas ao oftalmologista sejam sempre regulares e, após os 40 anos, mantidas de forma preventiva. Neste programa da série Saúde Brasil, o telespectador saberá quais são os exames que diagnosticam a doença e quais as formas de tratamento e controle do Glaucoma.

  • 10:31TAMANHO FAMÍLIA

    OBESIDADE

    Neste programa você vai entender melhor sobre a obesidade infantil. O Endocrinologista, Dr. Filippo Pedrinola e a Nutricionista, Alessandra Rodrigues, vão nos ajudar a entender algumas questões sobre obesidade. Falam também dos problemas e preconceitos que as crianças obesas enfrentam, quais são as diferenças entre menino obeso e menina obesa e qual é a dieta ideal para essas as crianças.

  • 11:15LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 3

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/01, às 20:00, temos como convidados o escritor Modesto Carone, que traduz Kafka e o cronista Xico Sá.

  • 12:06CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 39

    PGM 39 - 19/01/2012 VT Bipartidarismo Entrevista Cláudio Lembo Reclame Comercial Banespa Ofício Luthier A Pedido Baú de Histórias VT Encerra Tom Zé

  • 12:33ENSAIO

    PAU BRASIL

    O grupo de musica instrumental Pau Brasil, formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Teco Cardoso, Paulo Belinati e Ricardo Mosca em apresentação e entrevista para o programa Ensaio no lançamento do Cd "Daqui". Formado a mais de 30 anos , nem os próprios integrantes sabem definir ao certo, contam a história da primeira formação, um trio, formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter e Azael Rodrigues. Muitas outras formações surgiram com entradas e saídas. Da participação de Hector Costita, Roberto Sion,Marlui Miranda, Zeca Assumpção entre outros tantos. Impossível enumerar mas todos grandes nomes passaram por lá. Falam da importancia dos shows na praça Benedito Calixto, de Wilson Souto, o Gordo e da gravação do primeiro lp do grupo. Foram diversas tournes pela Europa e indicação para o Grammy Americano. Neste programa , um panorama musical com composições autorais de Paulo Belinati, Nelson Ayres e Teco Cardoso, além de releituras para Baden Powell e Heitor Vila Lobos.

  • 13:36ALMANAQUE EDUCACAO

    BALADA - (2010) *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A turma toda se prepara para ir à balada do ano, mas Cadu não tem permissão para sair à noite. Com a ajuda de Mano, ele vai usar todo o seu poder de persuasão para convencer sua mãe a deixá-lo ir a essa festa. No fim, com o fracasso de suas tentativas, reinventará um antigo ditado: se Cadu não vai à balada, a balada vai a Cadu!

  • 14:07SAUDE BRASIL

    GLAUCOMA

    O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira se não for diagnosticada e tratada a tempo. Na maioria dos casos não apresenta sinais de alerta e acometem, em sua maioria, pessoas entre 35 e 40 anos. Estima-se que, no mundo, sete milhões de pessoas sejam cegas dos dois olhos por causa do glaucoma. A doença caracteriza-se por um bloqueio que compromete a produção ou a drenagem do humor aquoso - liquido claro e transparente que nutre toda a estrutura do globo ocular -, causando um aumento da pressão intra-ocular e, com o tempo, danos irreversíveis ao nervo óptico. Há 28 tipos de glaucoma, mais os mais importantes são: o Glaucoma Crônico Simples (ou de ângulo Aberto), o Glaucoma Agudo (ou de ângulo Fechado) e o Glaucoma Congênito, mais raro, porém, grave. Dentre os sintomas e sinais de alerta estão: a necessidade de trocar sempre o grau dos óculos, dificuldade para se acostumar à escuridão, perda da visão lateral, visão embaraçada, dor intensa nos olhos e dor de cabeça. Pessoas com caso de glaucoma na família, miopia acima de 6 graus, que possuam diabetes ou sejam de raça negra, devem ter cuidados redobrados. É fundamental que as visitas ao oftalmologista sejam sempre regulares e, após os 40 anos, mantidas de forma preventiva. Neste programa da série Saúde Brasil, o telespectador saberá quais são os exames que diagnosticam a doença e quais as formas de tratamento e controle do Glaucoma.

  • 14:38BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 01 - INTRODUÇÃO À SÉRIE

    A consultora explica o que vai ser tratado na série sobre Medicina de Reabilitação. Fala sobre as diversas deficiências físicas; sobre o percentual de deficientes físicos no Brasil; sobre as principais deficiências frísicas e como são causadas. Há perguntas do povo nas ruas sobre se as pessoas que sofrem lesão medular sentem algum tipo de dor nos membros imobilizados / como a pessoa controla bexiga e intestino se não tem sensibilidade da cintura pra baixo /sobre células-tronco.

  • 15:07MOMENTO PAPO DE MÃE

    ENJOO

    Neste Momento Papo de Mãe vamos falar sobre enjoo na gravidez. Quando uma mulher diz que está no começo da gravidez às pessoas costumam perguntar se ela está enjoando muito. E isso varia de uma gestante para outra. Há grávidas que nem enjoam. Outras passam realmente muito mal. E há casos em que o enjoo é tão frequente e grave que pode indicar um problema mais sério. A blogueira Francielli Rezende está grávida do segundo filho e vai contar se tem sentido muito enjoo. Para tirar nossas dúvidas convidamos a ginecologista e obstetra Marisa Patriarca que também respondeu dúvida de telespectador. Francielli Rezende Blogueira e Jornalista Marisa Patriarca Ginecologista e Obstetra

  • 15:23MOMENTO PAPO DE MÃE

    AUTONOMIA

    Como saber se já é hora de seu filho comer sozinho, se trocar, tomar banho, escovar os dentes? Adquirir autonomia faz parte do processo de crescimento. Mas qual é a hora certa? Também chega o momento das crianças ajudarem com as tarefas da casa, não só pela autonomia, mas para assumir responsabilidades. E a gente descobre que tudo isso pode começar mais cedo do que imaginamos. Natércia fala também da importância de não fazer as coisas pelos filhos e responde dúvida de telespectador. Renato Kaufmann Escritor Natércia Tiba Psicóloga

  • 15:38NOSSA LÍNGUA 2010

    MÚSICA POPULAR

    BLOCO 1 O programa aborda a linguagem usada na música popular. Felipe abre o programa interpretando um trecho de uma canção do Reginaldo Rossi. Tininha interpreta “Como uma deusa”, da cantora Rosana. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “brega”. Felipe e Tininha cantam trechos de canções populares e as pessoas tentam adivinhar quem canta. O quadro CSI-LP investiga o uso das expressões: “entrega a domicílio” ou “entrega em domicílio”. BLOCO 2 O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a colocação pronominal. Depois de preposição empregamos as formas tônicas dos pronomes pessoais do caso oblíquo, ou seja, depois da preposição “entre” usa-se "mim" no lugar de "eu". Entre mim e você. O Jornal Nossa Língua fala sobre as metáforas usadas pelas músicas ditas “bregas” para enaltecer as mulheres. Felipe Reis conversa com as pessoas na rua para saber que tipo de metáfora amorosa usam pra chamar a pessoa amada. Gelson Babosa recebe no estúdio do jornal Nossa Língua a professora de literatura Luciana Migliaccio que fala sobre as metáforas usadas na letra da canção “Fogo e Paixão”, interpretada pelo Wando. A equipe do INL desvenda mais um caso da língua portuguesa – de acordo com o Corpus do Português é possível verificar que as duas formas são utilizadas e que, inclusive, o uso de “entrega a domicílio” é mais freqüente do que “entrega em domicílio”. BLOCO 3 Felipe Reis entrevista o cantor assumidamente brega, Falcão, que fala sobre a linguagem usada em suas composições. Fala também dos cantores que o inspiraram, como Waldick Soriano, e canta trechos de suas canções, entre elas, Lends picantis in ânus autrem q’sucus est”, I’m not dog no e No cume. Felipe e Tininha, encerram interpretando a canção “Não se vá”, de Jane e Herondi.

  • 16:08WORD ON THE STREET III

    MUSIC

    Neste episódio, Ashlie tem uma apresentação com sua banda e precisa ensaiar muito, mas Stephen também quer participar - mesmo sem saber tocar nenhum instrumento. A repórter Amandeep acompanha os bastidores de uma das bandas indie mais famosas da Inglaterra, a British Sea Power, enquanto eles se preparam para um grande festival. O professor Rob nos dá exemplos de palavras que podem ser tanto verbos quanto substantivos, e ensina como fazer perguntas diretas e indiretas. E com a tecnologia mudando o modo como ouvimos e produzimos músicas, perguntamos ao nosso especialista do 'Seat on the Street' sobre o destino da indústria musical.

  • 16:38SE LIGA NA CIÊNCIA

    QUEM PROCURA ACHA!

  • 16:53PROFISSÕES

    FONOAUDIÓLOGO

    CAMILA MERCATELLI É UMA FONOAUDIÓLOGA QUE TRABALHA COM VOZ PROFISSIONAL. EM UMA GRANDE EMISSORA DE TELEVISÃO, ELA DÁ SUPORTE AOS JORNALISTAS PARA MELHORAR A COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO NAS REPORTAGENS.

  • 17:02CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DE ARTE PRIMITIVA JOSÉ NAZARENO MIMESSI - ASSIS

  • 17:10NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 72 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 72 você conhecerá a fatoração e aprenderá que fatorar um número é escrevê-lo como uma multiplicação de fatores. Além disso, verá como fatorar expressões algébricas aplicando os produtos notáveis e saberá como identificar um trinômio quadrado perfeito.

  • 17:23NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 3 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 03 você verá que o raciocínio algébrico surgiu, provavelmente, na Índia, e foi sendo aperfeiçoado através dos séculos. Nele, costumamos usar a letra "x" para representar a incógnita, ou seja, o número que estamos procurando. Além disso, aprenderá que, para resolver um problema, montamos uma equação.

  • 17:38LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 3

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/01, às 20:00, temos como convidados o escritor Modesto Carone, que traduz Kafka e o cronista Xico Sá.

  • 18:39CAMPUS EM AÇÃO 2018

    PESCADORES DE ITAPOCOROY (UNIVALI)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Pescadores de Itapocoroy” produzido por alunos do curso de jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí. Sobre “Pescadores de Itapocoroy” A Enseada de Itapocoroy é berço de homens do mar. Suas águas calmas embalaram gerações de pescadores no litoral norte de Santa Catarina. É como se fossem heróis de uma resistência que mantém viva a tradição da pesca artesanal. Hoje, enfrentam condições adversas no trabalho enquanto assistem a seus jovens migrarem para outras profissões.

  • 19:09ROTA DA INOVAÇÃO

    SUÍÇA (PARTE I)

    TEMA: A PRECISÃO DA INOVAÇÃO SUÍÇA A viagem pela Rota da Inovação vai até Zurich, para visitar o Instituto Suíço de Arquitetura e Tecnologia, onde está sendo desenvolvido um estudo que visa a utilização de robótica na medicina, fisioterapia e nos esportes. Auxiliando também na criação de próteses mecânicas eficientes para uso humano. Neste instituto também veremos o projeto de uma “Olimpíada de Robôs”, cujo intuito é desenvolver equipamentos mais eficientes e mais próximos dos movimentos e reações humanas. Além do projeto de realidade virtual e robótica que simula o vôo de uma ave. Também visitamos o Centro Olímpico Suíço, onde a robótica e a realidade virtual auxiliam a equipe suíça de remo a obter melhores resultados. No Instituto Suíço de Robótica, descobriremos um estudo que usa a tecnologia de energia solar em drones e aeronaves não tripuladas. Instituto Suíço de Arquitetura e Tecnologia - Inovações no campo da medicina e esportes. Centro Olímpico Suíço - Inovações no campo do esporte e medicina esportiva. Instituto Suíço de Robótica - Inovações nos campos dos transportes e sustentabilidade.

  • 19:39TELECONTO

    HOMEM QUE SABIA JAVANÊS 3

  • 20:14GUERRA FRIA

    A CORRIDA ARMAMENTISTA

    O SURGIMENTO DA BOMBA ATOMICA DESENCADEOU O PESADELO DA CHA- MADA "HECATOMBE NUCLEAR", UM RECEIO GENERALIZADO DE QUE O ATAQUE DE UMA DAS SUPERPOTENCIAS INICIARIA UMA GUERRA CUJO DESFECHO SERIA O FIM DA VIDA HUMANA NA TERRA. O PROGRAMA FO- CALIZA A DISPUTA ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E A UNIAO SOVIETICA PELA SUPREMACIA BELICA E MILITAR NOS TEMPOS DA GUERRA FRIA.

  • 20:44PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 13/06/2018 - COPA RÚSSIA

    HOJE FALAMOS SOBRE A ANFITRIÃ DESTA COPA DO MUNDO , A RÚSSIA./ COM A GENTE, A PROFESSORA DE LITERATURA E CULTURA RUSSAS DA USP , ELENA VÁSSINA./ O EX-JOGADOR E PROFESSOR DE ESCOLINHA DE FUTEBOL DERMIVAL ALMEIDA LIMA, O BAIANO / E O JORNALISTA ESPORTIVO CADU CORTEZ, APRESENTADOR DO JORNAL DA CULTURA PRIMEIRA EDIÇÃO./

  • 21:12DOCTV BRASIL IV

    O ULTIMO QUE SAIR FECHA A PORTA

    O documentário aborda a emigração legal de paulistanos a Quebéc, que vem se intensificando desde a década de 70. Valendo-se de recursos como a animação, o documentário propõe dispositivos para colocar seus personagens como observadores de sua própria vida.

  • 22:12INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO 2014

    MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO MUNDO METROPOLIZADO - SUZANA KHAN RIBEIRO

    Hoje metade das pessoas do planeta mora em áreas urbanas e até 2050 esse número pode triplicar. Se a aglomeração nas cidades facilita a vida, é nesses grandes centros que estão as maiores fontes de emissão de gases de efeito estufa. Enquanto a vida rural ainda se apresenta como um ideal romântico, novas cidades vão sendo criadas e o estilo predatório do modo de vida urbano se tornou um desafio para as próximas gerações. Mas que alternativas o futuro reserva? Nesta série do Invenção do Contemporâneo, a engenheira Suzana Kahn Ribeiro fala sobre mitigação e adaptação das mudanças climáticas em um mundo metropolizado.

  • 23:11JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 13/06/2018

  • 00:13CONTOS DA MEIA NOITE

    O GREMIO - LEO VAZ

    No pequeno vilarejo de Ararucã, funda-se um grêmio cultural. Como em tantas outras iniciativas, a vida dessa entidade também será efêmera. Mas as peripécias que antecedem sua extinção, são cômicas e bem representativas da vida social interiorana da primeira metade do século XX.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 22 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai aprender como a população brasileira cresceu nas últimas décadas; vai ver como os brasileiros se distribuem pelo país de forma desigual e saber o que as migrações têm a ver com isso. Pegue essa carona pra gente saber mais sobre o Brasil.

  • 07:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 17 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 17 você verá como acontece a respiração e os movimentos respiratórios durante a inspiração e a expiração. Além disso, saberá como o oxigênio é transportado dos pulmões até os tecidos do corpo pela hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 4

    Você conhecerá cada detalhe do paquímetro e saberá como ele é usado. Além disso, aprenderá qual é o princípio do nônio e verá o que é o cálculo de resolução.

  • 07:44PROFISSÕES

    ATUÁRIO

    O ATUÁRIO É O PROFISSIONAL QUE ADMINISTRA RISCOS. NORMALMENTE ATUA EM EMPRESAS DE SEGUROS E DE PREVIDÊNCIA, USANDO MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CALCULAR A SOLVÊNCIA DAS EMPRESAS.

  • 07:51CULTURA É CURRÍCULO II

    HORTO FLORESTAL DE LINS

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 32

    HISTÓRIAS: * A HISTÓRIA MAIS LONGA DO MUNDO * VASYA PÉ BRANCO * LELO E A ÁRVORE DA MONTANHA * A MENOR HISTÓRIA DO MUNDO

  • 08:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 07

    O programa tem uma entrevista com o poeta Paulo Henriques Britto, que fala sobre seus contos, poemas e sobre sua formação literária. Tem também uma matéria sobre Samuel Beckett, que teve sua obra analisada e traduzida em vários lançamentos. Há uma matéria feita em um cursinho em São Paulo, abordando a descoberta da literatura nos jovens, e um exemplo de interpretação de poemas de Stela do Patrocínio por Georgette Fadel.

  • 09:01PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 26

    26) “NOSSAS RAÍZES, LEVAMOS COM A GENTE” A rua onde Pedro e Bianca moram entra em ebulição. Uma grande construtora fez uma oferta para comprar todas as casas e lá construir um grande condomínio. Mas a proposta tem de ser aceita coletivamente, sem exceções. A vizinhança está rachada, entre a emoção e a razão. Bianca e Pedro são radicalmente contrários à venda e pressionam seus pais. Mas Zuzu e Edison nunca se entendem ao mesmo tempo: quando um quer ficar, o outro quer vender. Pra complicar, Pedro é ameaçado por Luisão, garoto mais velho, agressivo e grandalhão: se ele não convencer Zuzu e Edison a venderem, vai se arrepender. Entre o medo de apanhar e a tímida voz que lhe manda fazer o que sente, Pedro alia-se a Bianca para tentar impedir o inimaginável: sair da casa onde nasceram no mesmo dia, 15 anos atrás. A batalha contra o representante da construtora será dura e, qualquer que seja o desfecho, os irmãos aprendem que sua história vive dentro deles e que suas raízes serão levadas aonde forem. ________________________________________

  • 09:32CULTURA 360

    TETO (PUC) + UMA LONGA VIAGEM (PUC) + 1932 (UNIFAI) + RUGBY NO BRASIL (ANHEMBI MORUMBI)

    O PROGRAMA DE HOJE VAI APRESENTAR TEMAS BEM VARIADOS. UM VÍDEO PRODUZIDO NA ANHEMBI-MORUMBI REVELA O UNIVERSO DO RUBGY BRASIL, ESPORTE QUE VEM GANHANDO CADA VEZ MAIS ADEPTOS NO PAÍS. OUTRO DESTAQUE DO PROGRAMA VEM DA UNIFAE, COM UM DOCUMENTÁRIO QUE RELEMBRA O OFICIAL ROMÃO GOMES, CONSIDERADO UM DOS HERÓIS PAULISTAS DA REVOLUÇÃO CONSTITUCIONALISTA DE 1932. E PRA COMEÇAR, VAMOS APRESENTAR DUAS PRODUÇÕES DA TV PUC DE SÃO PAULO: A PRIMEIRA, UMA REPORTAGEM SOBRE O PROJETO HUMANITÁRIO TETO. VOCÊ ASSISTE TAMBÉM OUTRA PRODUÇÃO DA TV PUC DE SÃO PAULO: UMA ENTREVISTA COM A CINEASTA LÚCIA MURAT (LÊ-SE: MURÁ) FALANDO DE SEU MAIS NOVO FILME, “UMA LONGA VIAGEM”. O LABORATÓRIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIFAE, POR EXEMPLO, NOS ENVIOU UM DOCUMENTÁRIO HISTÓRICO DEDICADO A ROMÃO GOMES, PERSONAGEM DA REVOLUÇÃO DE 1932. A SELEÇÃO BRASILEIRA DE RUGBY OCUPA APENAS A TRIGÉSIMA-SEXTA POSIÇÃO NO RANKING MUNDIAL. NA AMÉRICA DO SUL, ESTÁ ATRÁS DE ARGENTINA, URUGUAI E CHILE. MAS NOSSOS JOGADORES PROMETEM FAZER BONITO NA OLIMPÍADA DE 2016, NO RIO DE JANEIRO. É O QUE NOS MOSTRA A REPORTAGEM DA ANHEMBI-MORUMBI, QUE CONVERSOU COM ATLETAS E TREINADORES DESSE ESPORTE QUE VEM GANHANDO MUITOS ADEPTOS NO PAIS NOS ÚLTIMOS ANOS.

  • 10:03SAUDE BRASIL

    BEXIGA HIPERATIVA

    Bexiga Hiperativa é um distúrbio urinário que, muitas vezes, deixa de ser diagnosticado e tratado por vergonha ou falta de conhecimento e que compromete muito a qualidade de vida de quem sofre deste mal. Mais comum do que se imagina, a doença costuma acometer homens e mulheres a partir dos 40 anos e sua prevalência aumenta com o avançar da idade. O distúrbio pode ser definido por uma série de sintomas, que faz com que o paciente tenha uma necessidade urgente e freqüente de urinar. Muitas vezes, essa urgência vem seguida de incontinência urinária, chamada de “urgeincontinência”. Os especialistas classificam a Bexiga Hiperativa em dois grandes grupos: um deles é a Bexiga Hiperativa Neurogênica, que ocorre em pacientes com problemas neurológicos centrais ou periféricos, como demência senil ou Alzeimer, por exemplo. O outro grupo é classificado como Bexiga Hiperativa Idiopática, que possui diagnóstico, tratamento, mas cujo fator gerador é desconhecido. Dentre os sintomas principais da Bexiga Hiperativa, que devem ser sinais de alerta para que a pessoa busque ajuda médica, estão a urgência miccional, a urgência com incontinência urinária e o aumento exagerado na freqüência de idas ao banheiro, tanto de dia, quanto à noite. Neste programa da série Saúde Brasil, o telespectador saberá as formas de detecção da doença e as características que a diferem de outros distúrbios da bexiga, como a Incontinência Urinária por Esforço, assim como as formas de tratamento.

  • 10:32TAMANHO FAMÍLIA

    FILHO TEMPORÃO

    Neste programa você vai saber quais são as vantagens e as desvantagens de ser um filho temporão. A Pediatra, Psiquiatra e Psicanalista de Crianças e Adolescentes, Da. Amélia Thereza M. Vasconcellos, vai orientar como criar um filho temporão. Fala também das diferenças entre o filho temporão e os outros filhos.

  • 11:11LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 4

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 25/02, às 20h, temos como convidadas a escritora Ruth Rocha e a romancista e dramaturga Maria Adelaide Amaral.

  • 12:07CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 40

    PGM 40 - 26/01/12 VT Plano Collor / Poupança - 1990 VT ENTREVISTA Zelia Cardoso de Melo VT PATINHO DE BORRACHA A PEDIDO - QUEM SABE, SABE - 1982 VT ENCERRA ORQUESTRA CEAGESP - 1970

  • 12:33SR. BRASIL

    SR. BRASIL 493

  • 13:34ALMANAQUE EDUCACAO

    RESPONSABILIDADE E ORGANIZAÇÃO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A memória de Cadu não anda muito boa: ele esqueceu de entregar um trabalho de história, não se lembrou de pagar o que devia à cantina e deixou de entregar a conta de luz pra sua mãe, o que fez com que a energia de sua casa fosse cortada. Com todos esses problemas aparecendo ao mesmo tempo, Cadu terá de encontrar uma estratégia para conseguir organizar melhor suas responsabilidades.

  • 14:05SAUDE BRASIL

    BEXIGA HIPERATIVA

    Bexiga Hiperativa é um distúrbio urinário que, muitas vezes, deixa de ser diagnosticado e tratado por vergonha ou falta de conhecimento e que compromete muito a qualidade de vida de quem sofre deste mal. Mais comum do que se imagina, a doença costuma acometer homens e mulheres a partir dos 40 anos e sua prevalência aumenta com o avançar da idade. O distúrbio pode ser definido por uma série de sintomas, que faz com que o paciente tenha uma necessidade urgente e freqüente de urinar. Muitas vezes, essa urgência vem seguida de incontinência urinária, chamada de “urgeincontinência”. Os especialistas classificam a Bexiga Hiperativa em dois grandes grupos: um deles é a Bexiga Hiperativa Neurogênica, que ocorre em pacientes com problemas neurológicos centrais ou periféricos, como demência senil ou Alzeimer, por exemplo. O outro grupo é classificado como Bexiga Hiperativa Idiopática, que possui diagnóstico, tratamento, mas cujo fator gerador é desconhecido. Dentre os sintomas principais da Bexiga Hiperativa, que devem ser sinais de alerta para que a pessoa busque ajuda médica, estão a urgência miccional, a urgência com incontinência urinária e o aumento exagerado na freqüência de idas ao banheiro, tanto de dia, quanto à noite. Neste programa da série Saúde Brasil, o telespectador saberá as formas de detecção da doença e as características que a diferem de outros distúrbios da bexiga, como a Incontinência Urinária por Esforço, assim como as formas de tratamento.

  • 14:35BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 01 - O VALOR DA ATIVIDADE FÍSICA

    Os consultores falam sobre a diferença entre atividade física, exercício e esporte; falam das doenças que mais matam hoje e seus fatores de risco; da importância da mudança de estilo de vida; falam que as atividades corriquiras, caseiras, também são atividades físicas; de como a atividade física pode melhorar a saúde das pessoas; freqüência com que se deve fazer exercícios; como fazer caminhadas; subir escadas faz bem; atividade física nas escolas - como está; sedentarismo e uso do computador; benefícios da atividade física também no lado psicológico.

  • 15:06MOMENTO PAPO DE MÃE

    ACUPUNTURA PARA CRIANÇAS

    Muitos adultos conhecem a acupuntura e até já fizeram esse tipo de tratamento, mas nem imaginam que ela é indicada também para crianças e inclusive bebês. É importante ressaltar que a acupuntura é uma técnica chinesa milenar reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. A mamãe Virgínia queria evitar uso de medicamentos e procurou a acupuntura como alternativa para os problemas de prisão de ventre e coriza do bebê e ficou satisfeita com o resultado. Acupuntura também pode ajudar no sono do bebê. Participação em vídeo da pediatra Ana Laura Kawasaka respondendo dúvida de telespectador. Virgínia Balarin Camargo Dentista Lina Ishida Médica acupunturista

  • 15:21MOMENTO PAPO DE MÃE

    FIMOSE

    Uma das primeiras coisas que a gente aprende ao termos um bebê é a maneira certa de limpá-lo e de trocar as fraldas. E sim, limpar a menina é diferente de limpar o menino. Meninas sempre a gente tem que passar o algodão, ou lencinho, de cima para baixo e os meninos, na hora do banho, principalmente, é necessário abrir o pipi para limpar bem. Daí é que surgem muitas dúvidas, então este Momento Papo de Mãe é mais para quem tem meninos. O pipi nasce um pouco colado. Como tratar a chamada fimose? E quando precisa da cirurgia, a circuncisão? Para tirar nossas dúvidas, convidamos o pediatra Zan Mustacchi. E participa da nossa conversa também a mamãe Regina que tem três meninos. O Dr. Zan também responde dúvida de telespectador. Regina Berzins Empresária Zan Mustacchi Pediatra

  • 15:36INGLÊS COM MÚSICA

    WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS - BLOCO 1

  • 15:53INGLÊS COM MÚSICA

    WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS - BLOCO 2

  • 16:05WORD ON THE STREET III

    EDUCATION

    QUANDO O CARRO DE ASHLIE QUEBRA, ELA E STEPHEN DECIDEM APRENDER A CONSERTÁ-LO ELES MESMOS. OS IRMÃOS, ENTÃO, REALIZAM UM CURSO DE MANUTENÇÃO DE AUTOMÓVEIS, MAS NÃO FICA CLARO SABER SE ELES VÃO SER BONS O SUFICIENTE PARA CONSERTAR O "NOVO" CARRO DE STEPHEN! O APRENDIZADO NUNCA ACABA E, NESSA SEMANA, WENDY SE ENCONTRA COM UMA DESIGNER DE MODA QUE TREINOU NO COLÉGIO, MAS SEMPRE CONTINUOU A APRENDER NOVAS TÉCNICAS EM SUA CARREIRA DE SUCESSO. O PERITO EM LÍNGUA INGLESA, ROB, EXPLORA DIFERENTES MANEIRAS DE FALAR SOBRE O FUTURO E COMO USAR A PALAVRA 'SO'. E NO QUADRO 'SEAT ON THE STREET', PERGUNTAMOS À NOSSA ESPECIALISTA COMO A TECNOLOGIA ESTÁ MUDANDO O MUNDO DA EDUCAÇÃO.

  • 16:37SE LIGA NA CIÊNCIA

    O TEMPO NÃO PARA!

  • 16:51PROFISSÕES

    ATUÁRIO

    O ATUÁRIO É O PROFISSIONAL QUE ADMINISTRA RISCOS. NORMALMENTE ATUA EM EMPRESAS DE SEGUROS E DE PREVIDÊNCIA, USANDO MÉTODOS QUANTITATIVOS PARA CALCULAR A SOLVÊNCIA DAS EMPRESAS.

  • 16:58CULTURA É CURRÍCULO II

    HORTO FLORESTAL DE LINS

  • 17:07NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 22 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai aprender como a população brasileira cresceu nas últimas décadas; vai ver como os brasileiros se distribuem pelo país de forma desigual e saber o que as migrações têm a ver com isso. Pegue essa carona pra gente saber mais sobre o Brasil.

  • 17:22NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 17 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 17 você verá como acontece a respiração e os movimentos respiratórios durante a inspiração e a expiração. Além disso, saberá como o oxigênio é transportado dos pulmões até os tecidos do corpo pela hemoglobina contida nos glóbulos vermelhos.

  • 17:36LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 4

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 25/02, às 20h, temos como convidadas a escritora Ruth Rocha e a romancista e dramaturga Maria Adelaide Amaral.

  • 18:37REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1239

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, UMA CONVERSA COM O ESCRITOR E BIÓLOGO MOÇAMBICANO MIA COUTO. NA VIDA DELE, NATUREZA E LITERATURA SE MISTURAM. CONHEÇA TAMBÉM AS IMAGENS DA FAUNA E FLORA DO INTERIOR PAULISTA. E AINDA , UM ESTUDO ANALISA A CAPACIDADE DE REGENERAÇÃO DO CERRADO EM ÁREAS DE PASTAGENS E PLANTAÇÕES. A PESQUISADORA GISELDA DURIGAN ALERTA QUE APESAR DO PODER DE RECUPERAÇÃO, PARTE DO BIOMA PODE SE PERDER PARA SEMPRE COM O AVANÇO DOS DESMATAMENTOS. O FOTÓGRAFO JÚNIOR ESTEVES FAZ UM LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES ENCONTRADAS NA REGIÃO DE BAURU , NO ESTADO DE SÃO PAULO. E MIA COUTO LEMBRA QUE SOMOS PARTE DA TEIA DA VIDA E NÃO DONOS DO DESTINO DE ANIMAIS E PLANTAS DA TERRA.

  • 19:08MESTRES DA LITERATURA

    GUIMARAES ROSA - O MAGICO DO REINO DAS PALAVRAS

    O programa traz uma biografia do escritor Guimarães Rosa através de depoimentos do seu irmão José Luiz Guimarães Rosa e sua filha Vilma Guimarães Rosa, e tambem mostra diversas obras do escritor.

  • 19:38TELECONTO

    HOMEM QUE SABIA JAVANÊS 4

  • 20:09GUERRA FRIA

    A CORRIDA ESPACIAL

    NO SECULO XX O DESEJO DE VOAR ESTAVA LATENTE NO GRANDE ESFOR CO TECNOLOGICO EMPREENDIDO NO PERIODO DA GUERRA FRIA. ESTA- DOS UNIDOS E UNIAO SOVIETICA DISPUTAVAM, QUEM OBTERIA PRIMEI RO MAIOR DOMINIO E CONHECIMENTO DO ESPACO. ESTE PROGRAMA MOS TRA AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DAS SUPERPOTENCIAS NA BUSCA DA SUPREMACIA ESPACIAL.

  • 20:39PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 14/06/2018 - UNIVESP

    HOJE FALAMOS SOBRE O AUMENTO DO INTERESSE PELO ENSINO À DISTÂNCIA./ COM A GENTE , A PRESIDENTE DA UNIVESP, FERNANDA GOUVEIA./ E RICARDO BOCALON, SECRETÁRIO ESTADUAL ADJUNTO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

  • 21:08DOCTV BRASIL IV

    A REVOLTA

    O documentário faz uma revisão histórica sobre a “Revolta dos Posseiros”, conflito agrário ocorrido no sudoeste do Paraná, no qual a população tomou as principais cidades, destituiu as autoridades locais e assumiu o governo da região. A revisão é feita a partir da perspectiva de duas obras literárias: Os dias do Demônio, romance sobre o período, e 1957: A revolta dos posseiros, que traça uma abordagem histórico-sociológica do levante.

  • 22:08TERRADOIS II

    ATÉ ONDE A PELE ESTICA

    Em TERRADOIS, cada vez mais, podemos mais do que queremos. Diante disso, como ficam os limites impostos ao corpo em relação ao avanço da medicina? Darwin e a seleção das espécies sobreviverão numa sociedade onde as mudanças do corpo e o prolongamento da vida são cada vez acessíveis ao ser humano? Estamos preparados para interferir na gênese de nós mesmos? Neste episódio, Evandro acorda numa cama de hospital 25 anos depois de um AVC que o levou ao coma. Para sua surpresa, Virgínia – a esposa – e o mundo que o rodeia já não encontram limites nem mesmo para deter o avanço da morte. A partir de uma abordagem divertida, Evandro tenta sintonizar-se com os novos tempos.

  • 22:40MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    PEDRO ALTERIO + BRUNO PIAZZA - MÚSICA DOS DOIS

    Despretensiosos e descontraídos, os jovens músicos, contam como foi intuitiva sua parceria. Nos surpreendendo com a maturidade de suas interpretações, cheias de boas referências.

  • 23:09JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 14/06/2018

  • 00:12CONTOS DA MEIA NOITE

    DE COMO O NENZINHO CHEGOU A HOMEM - LUIZ VILELA

    Marginal sem referência familiar, Nenzinho é dessas crianças emblemáticas da marginalidade infantil. Tem um guia e ídolo: seu amigo mais velho, Tonho. Nenzinho já fuma e vende jornais. Às vezes, pendurado nos estribos de bondes. mas nas peripécias de sua vida, falta-lhe receber uma lição de Tonho. Aí então, ao executá-la irá se tornar um homem. Irá ?

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 2 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Esta teleaula abre a primeira unidade do curso de História, que estudará a história dos povos indígenas da América, do seu encontro com os europeus no século XV, das relações que, a partir daí, se estabeleceram. Vamos conhecer a importância dos povos da África e do oriente na formação de Portugal e a história desses europeus antes de chegarem à América Portuguesa, o futuro Brasil. Entenderemos, também, o que trouxe os portugueses aqui e aprenderemos sobre a formação do Brasil quando ainda era América Portuguesa.

  • 07:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 2 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 02 você recordará o "present continuous tense". Verá como as frases no "present continuous" são diferentes quando estão na forma interrogativa e que são escritas de uma outra maneira, quando se trata de uma negação. Por fim, você conhecerá mais uma cidade onde se fala a língua inglesa, Londres, a capital da Inglaterra.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 5

    Você aprenderá a ler e interpretar medidas com escala em mm e nônio com 10 e 20 divisões. Dessa forma, poderá praticar bastante a leitura no sistema métrico.

  • 07:45PROFISSÕES

    GESTOR AMBIENTAL

    O GESTOR AMBIENTAL NÃO É ENGENHEIRO, BIÓLOGO NEM ADMINISTRADOR. É O PROFISSIONAL QUE GERE RESÍDUOS, PLANEJA O ARMAZENAMENTO E O DESTINO FINAL DO DESCARTE DE GRANDES INDÚSTRIAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.

  • 07:53CULTURA É CURRÍCULO II

    ESPAÇO DIFUSÃO CIENTIFICA DE FRANCA

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 33

    HISTÓRIAS: * A GULOSA DISFARÇADA * NASRUDIN E O PALACIO DA VERDADE E DA MENTIRA * LELO E A HISTÓRIA DO GATO COMEU * O GÊNIO DA FOGUEIRA

  • 08:32ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 08

    O programa tem uma entrevista com o crítico Davi Arrigucci Jr, que estreou como ficcionista. Tem uma matéria sobre romances policiais e uma entrevista com um garoto de 11 anos que escreveu um livro policial, Rodrigo Pontes Raldi.

  • 09:02PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 27

    27) “FAMÍLIA SABE TUDO” De casa nova – mas nem tanto – Bianca inscreve sua família no programa de TV “Família Sabe Tudo” e é selecionada. O prêmio é - uma reforma completa da casa. Mas pra chegar lá, Zuzu, Edison, Pedro e Bianca precisam estar afinados, um ligado no outro. Bianca não tem dúvidas de que irão ganhar o grande prêmio. Para ela, nenhuma família é tão unida e conectada como a sua. Mas a cadeira da verdade do “Família Sabe Tudo” não perdoa: segredos são revelados, e as brigas começam. Frustrada, menos com a possível perda do prêmio, e mais com suas ilusões desfeitas, Bianca entra em crise. Com a família dividida, a reforma que faria Bianca feliz não é mais a de sua casa, mas de sua própria família.

  • 09:32CULTURA 360

    IMERSÃO ( UNESP) + BIODIESEL (UFBA) + LUTHIERIA SOCIAL (USP PIRACICABA)

    OS ALUNOS DA UNESP,NOS ENVIARAM UMA VIDEOPERFORMANCE BEM POÉTICA EM HOMENAGEM À CIDADE DE PIRACICABA. NO ELENCO, ESTÃO AS ATRIZES MARIA JULIA MINERVINO E LISANI ALBERTINI DE SOUZA. E É COM ESSE TRABALHO QUE ABRIMOS A EDIÇÃO DE HOJE. VOCÊ SABIA QUE O OLÉO VELHO, USADO NA COZINHA EM FRITURAS, PODE SER UMA BOA FONTE DE ENERGIA SUSTENTÁVEL? POIS O LABORATÓRIO DE ENERGIA DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA VEM ESTUDANDO UMA MANEIRA DE TRANSFORMAR OLÉOS VEGETAIS EM BIOCOMBUSTÍVEL.É A REPORTAGEM DA TV UFBA QUE MOSTRA PRA GENTE COMO FUNCIONA ESSA TECNOLOGIA CAPAZ DE MOVIMENTAR UM CARRO E DE GERAR ELETRICIDADE. PRA QUEM NÃO SABE, NA MÚSICA, LUTHIER É UM PERSONAGEM TÃO IMPORTANTE QUANTO O PRÓPRIO ARTISTA. AFINAL DE CONTAS, ELE É O RESPONSÁVEL POR CONSTRUIR OU REFORMAR OS INSTRUMENTOS MUSICAIS. E OLHA SÓ QUE INTERESSANTE. O DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA ESALQ/USP DESENVOLVE UM PROJETO QUE ENSINA A FAZER VIOLÕES A UM PREÇO BEM ACESSÍVEL, USANDO MADEIRA DE EUCAPLIPTO.

  • 10:02SAUDE BRASIL

    LEITE E SAÚDE

    Neste programa você vai conhecer algumas das principais características do leite. Os tipos de leite, nutrientes e os cuidados para mantê-los seguros e saudáveis. Saiba também através da Organização Mundial de Saúde, as recomendações sobre a quantidade que devemos ingerir o leite, para usufruirmos seus benefícios e manter uma vida mais saudável.

  • 10:32TAMANHO FAMÍLIA

    TERAPIA

    Neste programa saiba quando a criança deve ser encaminhada a terapia. A Dra. Vera Ferrari Rego Barros, Diretora do Serviço de Psiquiatria e Psicologia do Instituto da Criança, fala dos conflitos mais comuns que podem levar uma criança a terapia. Fala também como é a terapia com as crianças e como os pais participam dela.

  • 11:13LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 5

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 0303, às 20h, temos como convidados os escritores Sérgio Sant'anna e Cristóvão Tezza.

  • 12:09CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 41

    PGM 41 - 02/02/12 ABRE/JÂNIO QUADROS ENTREVISTA GAUDÊNCIO TORQUATTO (Marketing político Jânio) OFICIO ÓCULOS RETRÔ A PEDIDOS - "Senta que lá vem a história" - 1990 Encerramento - Chico Science - Ensaio 1996

  • 12:33MOSAICOS

    MUSICAIS - NELSON GONÇALVES/ ISAURA GARCIA/ ELIZETH CARDOSO

    MOSAICOS MUSICAIS: Nelson Gonçalves, Elizeth Cardoso e Isaura Garcia O programa mescla homenagens exclusivas de artistas que se apresentaram nos estúdios da TV Cultura e em gravações em locações externas. Para homenagear Nelson Gonçalves, o programa revela apresentações exclusivas de Alexandre Arez, Edith Veiga, Caçulinha, João Macacão, Evaldo Gouveia, etc. Homenageando Isaura Garcia, este musical apresenta Paula Sanches, Claudette Soares, Luciana Alves e Roberto Luna. E para relembrar Elizeth Cardoso, performances de Tatiana Parra, Leny Andrade e Amilton Godoy, Virginia Rosa e Ogair Rosa.

  • 13:35ALMANAQUE EDUCACAO

    ASTRONOMIA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Mano grava um OVNI com sua câmera e mostra para Cadu. Intrigados com as imagens, os dois iniciam uma verdadeira investigação sobre o caso. No meio dessa aventura, vão pesquisar e aprender sobre o universo, as estrelas, vida em outros planetas e sobre os mais curiosos assuntos relacionados ao mundo da astronomia. A turma toda se prepara para ir à balada do ano, mas Cadu não tem permissão para sair à noite. Com a ajuda de Mano, ele vai usar todo o seu poder de persuasão para convencer sua mãe a deixá-lo ir a essa festa. No fim, com o fracasso de suas tentativas, reinventará um antigo ditado: se Cadu não vai à balada, a balada vai a Cadu!

  • 14:05SAUDE BRASIL

    LEITE E SAÚDE

    Neste programa você vai conhecer algumas das principais características do leite. Os tipos de leite, nutrientes e os cuidados para mantê-los seguros e saudáveis. Saiba também através da Organização Mundial de Saúde, as recomendações sobre a quantidade que devemos ingerir o leite, para usufruirmos seus benefícios e manter uma vida mais saudável.

  • 14:34BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 01 - INTRODUÇÃO Á SÉRIE

    A consultora explica o que vai ser tratado na série de programas sobre a Mente Humana. Fala de Freud considerado um dos pensadores que revolucionou o estudo da mente humana; fala do papel do psicanalista, do psiquiatra e do psicólogo; fala de consciência, das predisposições, das heranças genéticas; fala sobre ego, superego e id.

  • 15:05MOMENTO PAPO DE MÃE

    RELAÇÃO BEBÊ COM A COMIDA

    Muitos pais e mãe nos escrevem com dúvidas sobre a alimentação dos filhos. Todos sempre preocupados. Algumas crianças não comem direito, outras não aceitam alguns alimentos. Por isso, neste Momento Papo de Mãe, vamos falar sobre a relação com a comida. Como fazer para que a introdução dos alimentos seja algo natural e saudável? E qual a importância deste equilíbrio no começo da vida para que mais tarde a alimentação não vire um problema? Quem vai responder essas questões para gente é a psiquiatra e especialista no assunto Bacy Bilyk. E a mamãe convidada é a Camila, que tem uma filha de dois anos. Camila Teixeira Empresária Bacy Bilyk Psiquiatra

  • 15:20MOMENTO PAPO DE MÃE

    DOULA

    Muitos profissionais estão envolvidos quando a gente pensa em gravidez e parto: médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas e doulas. Você sabe quem são as doulas? A doula está cada vez mais presente no pré-natal, na hora do parto e às vezes até no pós-parto. Mas afinal que profissão é essa e o que exatamente ela faz? Renata Rocha explica que doulas passam por cursos e que há também doulas voluntárias que atendem em hospitais públicos. A doula não substitui o pai em nenhum momento, está para ajudar o casal. Pode participar da gestação, parto e pós-parto. Renata também responde dúvida de telespectador. Sabrina Canoa Publicitária Renata Rocha Doula e psicóloga perinatal

  • 15:35NOSSA LÍNGUA 2010

    DISCURSO POLÍTICO

    BLOCO 1 O programa aborda o discurso político. Felipe Reis interpreta o discurso de um político pedindo voto da população. Ele é interrompido por uma cidadã que lhe questiona sobre o significa da palavra “política”. O Povo Fala responde a enquete: - “o que é política? / Para que ela serve? / Você sabe a origem do termo “política”? O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “política” e seu significado. Felipe Reis, no papel de bandido, e Tininha Mello, policial, dramatizam cena de lavagem de dinheiro. Tininha pega, em flagrante, Felipe lavando literalmente o dinheiro. Ela explica que “lavagem de dinheiro” é crime. O quadro “Curiosidades” traz o apelido “Águia de Haia” dado ao político, diplomata e escritor baiano, Rui Barbosa, pelo Barão de Rio Branco. Tininha recebe uma carta do namorado na qual ele escreve num tipo de discurso sem sentido para ela, na tentativa de enrolá-la. O Jornal Nossa Língua traz o discurso de um político que tem dificuldades para se comunicar com o povo. Sua assessora tenta ajudá-lo, mas piora a situação. Cena dramatizada com Felipe, no papel de político e, Tininha, no papel da assessora. Na são usados trechos do discurso de Jânio Quadros e Delfim Neto. Felipe Reis foi ouvir das pessoas o que elas entenderam do discurso do político e de sua assessora. O Povo fala respondeu a enquete: “O que quer dizer : a grande causa do processo inflacionário é o déficit orçamentário? E, “a causa da carestia é a roubalheira do governo? BLOCO 2 Felipe entrevista o professor de língua portuguesa Antonio Soares de Abreu que fala sobre a linguagem do discurso vazio. Felipe e Tininha destacam a importância do baiano Dias Gomes na dramaturgia brasileira e citam sua peça teatral Odorico, o Bem-Amado ou Os Mistérios do Amor e da Morte, que inspirou a telenovela O Bem-Amado. Felipe, como o personagem Odorico Paraguaçu, interpreta trecho da peça Odorico, o Bem-Amado, quando o personagem inaugura o tão esperado cemitério de Sucupira. BLOCO 3 Tininha faz leitura do texto “Analfabetismo”, de Machado de Assis, publicado em 1870. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença entre os termos “mandato” e “mandado”. No cemitério de Sucupira, o sufixo Mente, interpretado por Tininha Mello, descansa em paz na sua lápide. O sufixo Mente não permite que o advérbio Agora, interpretado por Felipe Reis, repouse ao seu lado. O sufixo só permite que adjetivos fiquem ao seu lado. E diz que ‘agoramente” não existe! Para encerrar o programa, Felipe Reis, vivenciando o mesmo político da abertura do programa, termina seu discurso pedindo votos ao seu eleitorado. Tininha, que faz o papel de cidadã, diz que pelo discurso afiado, ela até votaria nele. Mas, que se faz necessária uma análise do projeto apresentado para definir os conceitos de participação geral... O que o político não entendeu.

  • 16:07WORD ON THE STREET III

    HISTORY

    NESSA SEMANA, ASHLIE E STEPHEN LEVAM UMA AMIGA AMERICANA, JAY-MARIE, EM UM TOUR POR LONDRES EM UM ÔNIBUS DE DOIS ANDARES. AMBOS QUEREM SER O MELHOR GUIA E COMPETEM PARA VER QUEM DÁ AS INFORMAÇÕES MAIS INTERESSANTES SOBRE LOCAIS COMO A CATEDRAL DE SÃO PAULO E A TRAFALGAR SQUARE. DEPOIS, ASHLIE LEVA JAY-MARIE PARA TOMAR UM CHÁ DA TARDE TIPICAMENTE BRITÂNICO ENQUANTO STEPHEN TEM A CHANCE DE IR AO TOPO DE UM DOS PRÉDIOS MAIS ICÔNICOS DE LONDRES - O BIG BEN. ALGUMAS PESSOAS NO REINO UNIDO SÃO TÃO FASCINADAS POR HISTÓRIA QUE PASSAM O TEMPO RECRIANDO EVENTOS HISTÓRICOS. AMANDEEP SE VESTE COMO UMA PESSOA DA ÉPOCA DA GUERRA CIVIL INGLESA PARA SE JUNTAR A UM GRUPO EM UMA RECONSTRUÇÃO DE UMA FAMOSA BATALHA PARA TOMAR UM CASTELO. O PROFESSOR ROB APONTA ALGUMAS DIFERENÇAS ENTRE O INGLÊS BRITÂNICO E O AMERICANO. E COM CADA VEZ MAIS ARTEFATOS HISTÓRICOS SE TORNANDO DIGITAIS, PERGUNTAMOS AO NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' SOBRE OS DESAFIOS QUE SERÃO ENFRENTADOS PELOS HISTORIADORES FUTUROS.

  • 16:36SE LIGA NA CIÊNCIA

    NO VAI E VEM DA ÁGUAS

  • 16:51PROFISSÕES

    GESTOR AMBIENTAL

    O GESTOR AMBIENTAL NÃO É ENGENHEIRO, BIÓLOGO NEM ADMINISTRADOR. É O PROFISSIONAL QUE GERE RESÍDUOS, PLANEJA O ARMAZENAMENTO E O DESTINO FINAL DO DESCARTE DE GRANDES INDÚSTRIAS E ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.

  • 16:58CULTURA É CURRÍCULO II

    ESPAÇO DIFUSÃO CIENTIFICA DE FRANCA

  • 17:05NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 2 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Esta teleaula abre a primeira unidade do curso de História, que estudará a história dos povos indígenas da América, do seu encontro com os europeus no século XV, das relações que, a partir daí, se estabeleceram. Vamos conhecer a importância dos povos da África e do oriente na formação de Portugal e a história desses europeus antes de chegarem à América Portuguesa, o futuro Brasil. Entenderemos, também, o que trouxe os portugueses aqui e aprenderemos sobre a formação do Brasil quando ainda era América Portuguesa.

  • 17:23NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 2 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 02 você recordará o "present continuous tense". Verá como as frases no "present continuous" são diferentes quando estão na forma interrogativa e que são escritas de uma outra maneira, quando se trata de uma negação. Por fim, você conhecerá mais uma cidade onde se fala a língua inglesa, Londres, a capital da Inglaterra.

  • 17:35LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 5

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 0303, às 20h, temos como convidados os escritores Sérgio Sant'anna e Cristóvão Tezza.

  • 18:37SP PESQUISA

    A VIDA CAIU DO CÉU?

    A ORIGEM DA VIDA SEMPRE INTRIGOU O SER HUMANO. ESTUDOS RECENTES ¿ DESENVOLVIDOS NO BRASIL E NO MUNDO ¿ CONVERGEM PARA A HIPÓTESE DE QUE A VIDA CAIU DO CÉU. O PROGRAMA SP PESQUISA CONTA A ATUAÇÃO DE CIENTISTAS BRASILEIROS NA TENTATIVA DE DESVENDAR ESSE MISTÉRIO. SÃO FÍSICOS E ASTROFÍSICOS QUE DEDICAM HORAS DE OBSERVAÇÃO, EXPERIMENTOS E ESTUDOS NA BUSCA DESSA RESPOSTA. O PROGRAMA TAMBÉM ABORDA O ESTUDO DA PALEONTOLOGIA QUE TENTA DESCREVER A EVOLUÇÃO DA VIDA NA TERRA.

  • 19:06HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    UM AMOR TRANSFORMA BELÉM

    AO CONTRÁRIO O QUE ACONTECEU NO NORDESTE E RECÔNCAVO BAIANO, A ARQUITETURA DO SÉCULO XVIII TEVE POUCO DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO NORTE DO PAÍS. BEM DIFERENTE PORÉM, É A SITUAÇÃO DE BELÉM DO PARÁ, CIDADE ONDE ESTÃO CONCENTRADAS IMPORTANTES CONSTRUÇÕES DESTE PERÍODO.

  • 19:37TELECONTO

    HOMEM QUE SABIA JAVANÊS 5

  • 20:09GUERRA FRIA

    A ESPIONAGEM

    FOI DURANTE A GUERRA FRIA QUE A ESPIONAGEM ADQUIRIU A IMPOR- TANCIA QUE TEM HOJE. A ATIVIDADE LIGAVA-SE DIRETAMENTE A NECESSIDADE QUE AS SUPERPOTENCIAS TINHAM DE SABER DETALHES SOBRE AS NOVAS CONQUISTAS TECNOLOGICAS DO ADVERSARIO. AS ACOES DE ESPIONAGEM DA CIA E DA KGB ERA UM TERMOMETRO DAS RELACOES ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E A UNIAO SOVIETICA.

  • 20:37PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 15/06/2018 - LIXO OCEANO (PROJETO TAMAR)

    HOJE FALAMOS SOBRE A QUANTIDADE DE LIXO NOS OCEANOS E O QUE FAZER PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO./ COM A GENTE AQUI NO ESTÚDIO, SILVIA PIEDRA-ITA ROLIM, ASSESSORA TÉCNICA DO PLASTIVIDA./ E HENRIQUE BECKER, COORDENADOR TÉCNICO DO PROJETO TAMAR EM UBATUBA.

  • 21:10DOCTV BRASIL IV

    OS MAGNÍFICOS

    Inspirado no filme “Soberba” de Orson Welles, Ficando Invisível relata a história de três personagens que herdaram uma vida farta. Em poucos meses, em meados dos anos oitenta, uma praga nas plantações de cacau mudou radicalmente o mundo desses personagens. Apesar de tentar salvarem-se, eles perderam tudo: a condição financeira, o respeito social, o poder, e em alguns casos, até a família e a saúde. Nossos três personagens são ou eram fazendeiros da época de ouro do cacau, no sul da Bahia, e viveram um lento processo de invisibilidade social e por vezes pessoal.

  • 22:08CAFÉ FILOSÓFICO 2017

    DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E NOVAS IMPLICAÇÕES DA RESPONSABILIDADE

    Sinopse série: Novos horizontes da responsabilidade O que entendemos por responsabilidade? Temos consciência das consequências de nossas ações ou mesmo de nossas omissões? Da nossa interferência na vida de outros seres? Nos tornamos capazes, em virtude de nossa própria obra, de destruir a nós mesmos e ao planeta em que habitamos. Diante deste excesso de poder, tornou-se urgente ampliar os horizontes da responsabilidade. Esta série traz uma reflexão filosófica sobre a ética do agir humano, com a contribuição do direito, da política, da psicanálise, da cultura. Fazem parte desta série: Oswaldo Giacoia, Zeljko Loparic, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Lessa, Celso Lafer e Marcio Seligmann Silva. pgm: Desenvolvimento Sustentável e Novas Implicações da Responsabilidade - Celso Lafer e Oswaldo Giacoia Jr A preocupação com o meio ambiente está presente na nossa vida não é de hoje. Desde a Constituição de 88, o Brasil defende legalmente o direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e o dever de preservá-lo. Depois disso, foram diversos encontros e acordos globais em sua defesa, trazendo um conceito ampliado de responsabilidade, tanto no que diz respeito a produção de conhecimento, quanto no plano da ação social e das políticas públicas. Mas será que de fato incorporamos na nossa maneira de ser, de agir e de se relacionar, essas noções de direito e dever em relação ao meio ambiente e à dignidade da vida? Para falar sobre isto, o curador desta série Osvaldo Giacoia Junior convidou o advogado Celso Lafer para uma reflexão jurisfilosófica.

  • 23:09JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 15/06/2018

  • 00:10CONTOS DA MEIA NOITE

    O DICIONARIO - MACHADO DE ASSIS

    Um tanoeiro, chefe de sua corporação profissional, assume o poder. Imediatamente busca uma linhagem nobre para sua pobre família. Depois de determinar que todos - à sua semelhança - fiquem carecas e tenham outras semelhanças físicas com ele...a conformidade moral do seu reino começa pela conformidade física...Agora,quer se casar, mas a eleita prefere um poeta. O Rei faz um concurso de poesia. O eleito pelo coração da bela, ganha o concurso, mas o Rei anula-o três vezes. No final ele perde, pois como conclui Machado de Assis, citando o poeta português Garção: O engenho e a arte vencem a força bruta.

  • 07:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 1

    Nesta teleaula você aprenderá que, antigamente, as medidas se baseavam no corpo humano; mais tarde, foi adotada uma unidade natural que podia ser facilmente copiada. Essa unidade foi chamada de metro e recebeu diversas definições, como você poderá acompanhar.

  • 07:15NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 2

    Você conhecerá o sistema inglês e aprenderá a fazer a sua leitura. Descobrirá, também, por que a conversão é necessária e verá que, com a representação gráfica, fica mais fácil visualizar a equivalência entre os sistemas de medidas.

  • 07:32NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 3

    Você poderá conhecer os respectivos da trena e do metro articulado, assim como das réguas de encosto interno, sem encosto, com encosto, da régua de dois encostos e régua rígida de aço carbono com secção retangular.

  • 07:48NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 4

    Você conhecerá cada detalhe do paquímetro e saberá como ele é usado. Além disso, aprenderá qual é o princípio do nônio e verá o que é o cálculo de resolução.

  • 07:59NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 5

    Você aprenderá a ler e interpretar medidas com escala em mm e nônio com 10 e 20 divisões. Dessa forma, poderá praticar bastante a leitura no sistema métrico.

  • 08:15PROFISSÕES

    MUSEÓLOGO

    ROSA ESTEVES É MUSEÓLOGA DO MUSEU LASAR SEGALL. ESPECIALISTA EM FOTOGRAFIA E NA OBRA DO PINTOR LITUANO, ELA CONTA O DIA A DIA DA PROFISSÃO.

  • 08:24CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DE ARTE SACRA DOS JESUITAS - EMBU

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 09

    O programa discute as relações entre a filosofia e a literatura. Há uma matéria sobre Jean Paul Sartre, uma entrevista com o escritor Jostein Gaarder, autor de "O mundo de Sofia" e outra com a professora de filosofia Olgária Matos.

  • 09:01PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 28

    28) “SE COLAR, COLOU” Pedro tem mais problemas com Inglês do que admite. Enquanto isso, a turma está ansiosa com o show do rapper “Smoody Glow”. O problema é que ninguém na Piquerobi tem grana pra pagar pelo ingresso. A salvação surge quando uma escola de inglês do bairro faz uma promoção: a melhor frase sobre o rapper ganha uma entrada. Bianca, que é boa de inglês, tem certeza de que vai ganhar. Pedro nem esquenta. Adepto do “jeitinho”, ele consegue seu ingresso com um “truta” da escola de inglês e desperta a inveja de todo mundo, especialmente de Bianca. O ingresso torna-se moeda de troca quando Pedro, desesperado com uma prova marcada pela professora de Inglês, pede ajuda à irmã. Para Bianca, a solução é simples: a entrada de Pedro pela cola da prova. O problema é quando o que foi planejado para ser discreto, foge ao controle de Pedro, e se torna uma cola coletiva, facilmente detectável pela professora. E agora, Pedro? E agora, Bianca?

  • 09:31CULTURA 360

    BAIRRO CARIOBA ( UNIMEP) + TOM ZÉ (PUC)+ JACK RONC (UNIFAE)

    NA EDIÇÃO DE HOJE, VOCÊ CONFERE UMA ENTREVISTA COM O COMPOSITOR TOM ZÉ, QUE CONVERSOU COM A REPORTAGEM DA TV PUC, DE SÃO PAULO. DESTACAMOS AINDA UM DOCUMENTÁRIO DA UNIFAE A RESPEITO DO TRABALHO DO ARTISTA PLÁSTICO E PUBLICITÁRIO JACK RONC.JACK RONC FOI UM CRIADOR QUE SE DESTACOU NAS SUAS ÁREAS DE ATUAÇÃO: AS ARTES PLÁSTICAS E A PUBLICIDADE. AO FALECER EM 2011, ELE DEIXOU UMA GRANDE OBRA. REALIZOU DEZENAS DE EXPOSIÇÕES COM SEUS TRABALHOS DE PINTURA E ESCULTURA, E AINDA GANHOU INÚMEROS PRÊMIOS NA PROPAGANDA, ENTRE ELES UM LEÃO DE OURO NO FESTIVAL DE CANNES. MAS PRA ABRIR O PROGRAMA, SELECIONAMOS UM VÍDEO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA UNIMEP, CONTANDO A HISTÓRIA DO BAIRRO CARIOBA, EM PIRACICABA.

  • 10:02SAUDE BRASIL

    RECICLAGEM

    O lixo urbano é um grande desafio da vida moderna nas cidades. A maneira de tratar o lixo é determinante para a preservação do meio ambiente, para nossa qualidade de vida e para o Planeta. Neste programa você vai saber algumas orientações sobre a reciclagem do lixo.

  • 10:32TAMANHO FAMÍLIA

    INTERNET

    Saiba neste programa se o computador é uma boa ferramenta pedagógica para as crianças. A Coordenadora do Laboratório de Investigação de Novos Cenários de Aprendizagem da Escola do Futuro da USP, Silvia Fichmann, fala como o computador está inserido naturalmente na vida das crianças, orienta do que as crianças devem ser protegidas na rede e como evitar a dependência de navegar na internet.

  • 11:10LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 6

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/04, às 20h, temos como convidados os escritores Ruy Castro e Paulo Lins.

  • 12:08CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 42

    PGM 42 - 09/02/12 VT Chico Mendes - Doc "O Sonho de Chico Mendes - 1995" VT entrevista Marina Silva - Doc " Memória do Meio Ambiente - 2003" VT encerra Paul McCartney - homenagem Chico Mendes 1989

  • 12:35VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    ALMIR SATER (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações de Almir Sater em épocas diferentes.

  • 13:34ALMANAQUE EDUCACAO

    ACHADO NÃO É ROUBADO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu acha 150 reais no banheiro da escola. Mano o aconselha a ficar com o dinheiro, afinal, o que é achado não é roubado. Com a consciência limpa, ele decide usar a grana pra comprar um tênis novo. O problema começa quando os amigos descobrem que o dinheiro é, na verdade, de um dos colegas de classe. A turma toda se prepara para ir à balada do ano, mas Cadu não tem permissão para sair à noite. Com a ajuda de Mano, ele vai usar todo o seu poder de persuasão para convencer sua mãe a deixá-lo ir a essa festa. No fim, com o fracasso de suas tentativas, reinventará um antigo ditado: se Cadu não vai à balada, a balada vai a Cadu!

  • 14:04SAUDE BRASIL

    RECICLAGEM

    O lixo urbano é um grande desafio da vida moderna nas cidades. A maneira de tratar o lixo é determinante para a preservação do meio ambiente, para nossa qualidade de vida e para o Planeta. Neste programa você vai saber algumas orientações sobre a reciclagem do lixo.

  • 14:34BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 01 - INTRODUÇÃO À SÉRIE

    Os consultores falam do papel do médico de família; a diferença que existe entre essa especialidade e o clínico geral; diferença no tipo de atendimento; sobre o Programa de Saúde da Família, impulsionado pelo Dr. Adib Jatene, à época Ministro da Saúde; e sobre os assuntos que serão abordados ao longo da série.

  • 15:05MOMENTO PAPO DE MÃE

    FOTOS DE RECÉM-NASCIDO

    Pais corujas inevitavelmente farão muitos cliques do bebê desde a hora do nascimento. E dá para eternizar os primeiros dias do recém-nascido fazendo um ensaio super produzido com profissionais especializados nessas fotos chamadas, em inglês, de new born. Sabem aquelas fotos que mostram o bebê num cenário, com roupinhas especiais, como se ele estivesse até posando pra foto? As sessões para fazer um álbum desses são organizadas com muito cuidado para garantir o conforto e a segurança do bebê. A fotógrafa, Adriana Margotto, irá nos contar sobre esse trabalho. Participação em vídeo do odontopediatra Eduardo Jallas respondendo dúvida de telespectador. Silvana Cambiaghi Executiva de vendas Adriana Margotto Fotógrafa

  • 15:21MOMENTO PAPO DE MÃE

    PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

    Chiado no peito, tosse, dificuldade para respirar. Quando os filhos tem problemas respiratórios, os tratamentos preventivos são fundamentais para que as crises não sejam desencadeadas. Normalmente isso acontece com crianças alérgicas. Mas como saber o que provoca alergia ou ter um diagnóstico preciso? Pode ser rinite, bronquite, asma. São as chamadas doenças do trato respiratório superior. Angela conta como foram as crises e os tratamentos dos filhos. a pediatra Ana Laura Kawasaka também responde dúvida de telespectador. Angela Cortelazzo Dona de casa Ana Laura Kasawaka Pediatra

  • 15:36ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 09

    O programa discute as relações entre a filosofia e a literatura. Há uma matéria sobre Jean Paul Sartre, uma entrevista com o escritor Jostein Gaarder, autor de "O mundo de Sofia" e outra com a professora de filosofia Olgária Matos.

  • 16:06INGLÊS COM MÚSICA

    WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS - BLOCO 1

  • 16:19INGLÊS COM MÚSICA

    WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS - BLOCO 2

  • 16:32SE LIGA NA CIÊNCIA

    A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

  • 16:49PROFISSÕES

    MUSEÓLOGO

    ROSA ESTEVES É MUSEÓLOGA DO MUSEU LASAR SEGALL. ESPECIALISTA EM FOTOGRAFIA E NA OBRA DO PINTOR LITUANO, ELA CONTA O DIA A DIA DA PROFISSÃO.

  • 16:58CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DE ARTE SACRA DOS JESUITAS - EMBU

  • 17:05NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 4

    Você conhecerá cada detalhe do paquímetro e saberá como ele é usado. Além disso, aprenderá qual é o princípio do nônio e verá o que é o cálculo de resolução.

  • 17:19NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 5

    Você aprenderá a ler e interpretar medidas com escala em mm e nônio com 10 e 20 divisões. Dessa forma, poderá praticar bastante a leitura no sistema métrico.

  • 17:34LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 6

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/04, às 20h, temos como convidados os escritores Ruy Castro e Paulo Lins.

  • 18:31JAZZ SINFÔNICA BRASIL

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 06

  • 19:33NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES

    NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES - EPISÓDIO 6

  • 20:03DEU A LOUCA NO MUNDO

  • 22:39MINIDOCS - SHOWS

    PEDRO ALTERIO + BRUNO PIAZZA (PART. RAFAEL ALTERIO)

  • 23:38JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 16/06/2018

  • 00:22ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 45 - TRANSPARÊNCIA NOS GASTOS POLÍTICOS

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 72 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 72 você aprenderá que o termo “pessoa física” se refere aos indivíduos e “pessoa jurídica” às empresas. Verá que muitas palavras que usamos têm origem em outras línguas, e que chamamos essa origem de etimologia. Saberá também de alguns passos necessários pra quem quer abrir uma microempresa e descobrirá que economia informal é toda a atividade que não cumpre as formalidades de registro e pagamento de impostos.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 2 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 2 você aprenderá que as perguntas pessoais em Inglês começam sempre com "what is?" Saberá como dizer os algarismos de zero a nove na língua inglesa e que, em Inglês, não existe diferença entre os verbos "ser" e "estar": o verbo "to be" vale para os dois casos.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 72 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 72 você conhecerá a fatoração e aprenderá que fatorar um número é escrevê-lo como uma multiplicação de fatores. Além disso, verá como fatorar expressões algébricas aplicando os produtos notáveis e saberá como identificar um trinômio quadrado perfeito.

  • 07:46NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 22 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai aprender como a população brasileira cresceu nas últimas décadas; vai ver como os brasileiros se distribuem pelo país de forma desigual e saber o que as migrações têm a ver com isso. Pegue essa carona pra gente saber mais sobre o Brasil.

  • 08:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 2 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Esta teleaula abre a primeira unidade do curso de História, que estudará a história dos povos indígenas da América, do seu encontro com os europeus no século XV, das relações que, a partir daí, se estabeleceram. Vamos conhecer a importância dos povos da África e do oriente na formação de Portugal e a história desses europeus antes de chegarem à América Portuguesa, o futuro Brasil. Entenderemos, também, o que trouxe os portugueses aqui e aprenderemos sobre a formação do Brasil quando ainda era América Portuguesa.

  • 08:17PROFISSÕES

    GERONTÓLOGO

    O GERONTÓLOGO TRABALHA COM O PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E DIALOGA COM MÉDICOS, ENFERMEIROS E PSICÓLOGOS PARA PROPORCIONAR AO IDOSO UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.

  • 08:25CULTURA É CURRÍCULO II

    FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO

  • 08:33ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 10

    O programa tem uma matéria sobre Anton Tchékhov, um dos maiores nomes da literatura russa. Tem também uma entrevista com o poeta Carlito Azevedo no Rio de Janeiro. Há um trecho de "O habitante de Pasárgada", com imagens de Manuel Bandeira e uma matéria sobre o Rio de Janeiro de Machado de Assis.

  • 09:03ARTE & MATEMATICA

    O NUMERO DE OURO

    ESTE PROGRAMA TRAZ O NUMERO DE OURO, QUE E O RESULTADO DA DI VISAO DOS LADOS DE UM RETANGULO AUREO.A PROPORCAO AUREA FOI ELEITA PELOS GREGOS COMO CRITERIO ESTETICO DE PERFEICAO E HARMONIA. NO RENASCIMENTO, A REVALORIZACAO DOS CRITERIOS ES- TETICOS DA GRECIA FEZ RESSURGIR OS ESTUDOS A RESPEITO DESTA PROPORCAO. NO SECULO XII, O MATEMATICO LEONARDO FIBONACCI, ATRAVES DE SEUS ESTUDOS, DESCOBRIU ESTE CHAMADO NUMERO DE OURO E CONS - TATOU QUE A PROPORCAO AUREA NAO ESTA APENAS NOS TRABALHOS ARTISTICOS, MAS SIM, EM TODA A NATUREZA.

  • 09:31INGLÊS COM MÚSICA

    WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS - BLOCO 1

  • 09:49INGLÊS COM MÚSICA

    WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS - BLOCO 2

  • 10:02HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    UM AMOR TRANSFORMA BELÉM

    AO CONTRÁRIO O QUE ACONTECEU NO NORDESTE E RECÔNCAVO BAIANO, A ARQUITETURA DO SÉCULO XVIII TEVE POUCO DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO NORTE DO PAÍS. BEM DIFERENTE PORÉM, É A SITUAÇÃO DE BELÉM DO PARÁ, CIDADE ONDE ESTÃO CONCENTRADAS IMPORTANTES CONSTRUÇÕES DESTE PERÍODO.

  • 10:33OLHANDO PARA O CEU

    A EXPLORACAO ESPACIAL

    "A EXPLORACAO ESPACIAL" E O SEXTO PROGRAMA DA SERIE, QUE RE- LATA OS SEGUINTES ASPECTOS DA CORRIDA ESPACIAL: - DOS PRIMEIROS DESENHOS DE LEONARDO DA VINCI, PARA AS PRI- MEIRAS MAQUINAS VOADORAS, ATE OS SUPERSONICOS MAIS MODERNOS. - DA FICCAO DE JULES VERNE NA SUA "VIAGEM A LUA", A CONQUIS- TA DO HOMEM PELO ESPACO. - A CORRIDA ESPACIAL VINCULADA A DISPUTA POLITICA E ECONOMI- CA DAS POTENCIAS RUSSA E AMERICANA. - UM PANORAMA DO DESENVOLVIMENTO ESPACIAL DOS DEMAIS PAISES E UM ENFOQUE PARA A MISSAO ESPACIAL COMPLETA BRASILEIRA. ALEM DO SET BASICO DE GRAVACAO, NO IAG, GRAVAMOS NO INPE E CTA, EM SAO JOSE DOS CAMPOS. UTILIZAMOS IMAGENS RECEBIDAS DO CENTRO DE LANCAMENTO DE FOGUETES, NO MARANHAO (ALCANTARA) E DA NASA.

  • 11:05PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 29

    29) “PRETO, BRANCO E AMARELO” Quem é aquele cara de feições orientais parado diante da porta da casa de Pedro e Bianca? É a pergunta que passa pelas cabeças de toda a família enquanto Toshiro, tenso, explica num português hesitante com sotaque japonês: ele é filho de Edison. O mundo desaba. Pedro e Bianca oscilam entre a curiosidade por descobrirem um lado oculto do pai e o ciúme do intruso. Ainda que Edison jure que nunca soube ter outro filho além de Pedro e Bianca, Zuzu fica furiosa. E mesmo que ele, desvendada a história, garanta ter namorado a mãe de Toshiro antes deles se conhecerem, Zuzu sente-se traída. Pouco importa, o brasuca japonês é uma ameaça. Mas Toshiro não parece nada ameaçador. Sensível, emotivo, respeitoso, pouco a pouco ele conquista Edison e a família. Nessa mistura de emoções, outra revelação de Toshiro torna a situação ainda mais delicada e imprevisível.

  • 11:36O POVO BRASILEIRO

    BRASIL SERTANEJO

    DARCY RIBEIRO COMENTA"QUALQUER VAQUEIRO SABE,DE EXPERIENCIA PROPRIA,QUANTO CONTRASTAM AS FACILIDADES DSPONIVEIS PARA SO- CORRER A UM TOURO EMPESTADO COM AS DIFICULDADES QUE ENCONTRA PARA MEDICAR UM FILHO ENFERMO."O PROGRAMA TRAZ IMAGENS ORIGI NAIS FILMADAS EM CANUDOS,UAUA,PETROLINA E SAO PAULO.CONTEM UMA VASTA COLECAO DE IMAGENS RARAS EXTRAIDAS DE ARQUIVOS DI- VERSOS,ENTRE AS QUAIS:LAMPIAO E SEU BANDO,PADRE CICERO,LUIZ GONZAGA E SUA SANFONA.E MAIS:CENAS ESCOLHIDAS DE CLASSICOS COMO "DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL",DE GLAUBER ROCHA,"VI - DAS SECAS", DE NELSON PEREIRA DOS SANTOS,"MEMORIAS DO CANGA- CO", DE PAULO GIL SOARES, ENTRE OUTROS. DESTACA AINDA,VASTA ICONOGRAFIA INEDITA RETIRADA DOS ARQUI - VOS DE LINA BO BARDI.NA MUSICA,ALEM DISSO,TEMOS A BANDA CA - BACAL E OS IRMAOS ANICETO,O FORRO DOS INDIOS CARIRI E MESTRE AMBROSIO.TOM ZE CANTA LUIZ GONZAGA.TEXTOS DE GUIMARAES ROSA, ROGER BASTIDE E EUCLIDES DA CUNHA PONTUAM O PROGRAMA.

  • 12:02CAMPUS EM AÇÃO 2018

    PESCADORES DE ITAPOCOROY (UNIVALI)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Pescadores de Itapocoroy” produzido por alunos do curso de jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí. Sobre “Pescadores de Itapocoroy” A Enseada de Itapocoroy é berço de homens do mar. Suas águas calmas embalaram gerações de pescadores no litoral norte de Santa Catarina. É como se fossem heróis de uma resistência que mantém viva a tradição da pesca artesanal. Hoje, enfrentam condições adversas no trabalho enquanto assistem a seus jovens migrarem para outras profissões.

  • 12:32REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1239

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, UMA CONVERSA COM O ESCRITOR E BIÓLOGO MOÇAMBICANO MIA COUTO. NA VIDA DELE, NATUREZA E LITERATURA SE MISTURAM. CONHEÇA TAMBÉM AS IMAGENS DA FAUNA E FLORA DO INTERIOR PAULISTA. E AINDA , UM ESTUDO ANALISA A CAPACIDADE DE REGENERAÇÃO DO CERRADO EM ÁREAS DE PASTAGENS E PLANTAÇÕES. A PESQUISADORA GISELDA DURIGAN ALERTA QUE APESAR DO PODER DE RECUPERAÇÃO, PARTE DO BIOMA PODE SE PERDER PARA SEMPRE COM O AVANÇO DOS DESMATAMENTOS. O FOTÓGRAFO JÚNIOR ESTEVES FAZ UM LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES ENCONTRADAS NA REGIÃO DE BAURU , NO ESTADO DE SÃO PAULO. E MIA COUTO LEMBRA QUE SOMOS PARTE DA TEIA DA VIDA E NÃO DONOS DO DESTINO DE ANIMAIS E PLANTAS DA TERRA.

  • 13:02RODA VIVA

    HENRIQUE MEIRELLES (2018)

    Nascido em Anápolis, Goiás, formou-se em Engenharia pela Escola Politécnica da USP e teve uma longa carreira no mercado financeiro, onde chegou à presidência e ao conselho de administração de instituições como o Bank Boston e Lloyds Bank. De volta ao Brasil, foi eleito deputado federal pelo PSDB, em 2002, mas desligou-se do partido no ano seguinte, para assumir a presidência do Banco Central, à convite do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2012, por meio de sua empresa de consultoria, assessorou o grupo J&F, dos irmãos Joesley e Wesley Batista, mas sem função executiva. Em 2016, assumiu o Ministério da Fazenda, no governo de Michel Temer e, em menos de dois anos, conseguiu, com a ajuda dos demais integrantes da equipe econômica, baixar a inflação e conter a recessão. Em todas as entrevistas, tem defendido as reformas tributária e da Previdência. Aos 72 anos, Henrique Meirelles, pré-candidato à presidência pelo MDB, Henrique Meirelles é o convidado de hoje do Roda Viva. PARA CONVERSAR COM HENRIQUE MEIRELLES, CONVIDAMOS: VINICIUS TORRES FREIRE - COLUNISTA DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO E COMENTARISTA DO JORNAL DA GAZETA./ HELIO MENEZES - ANTROPÓLOGO E PESQUISADOR DO NÚCLEO DE ESTUDOS DOS MARCADORES SOCIAIS DA DIFERENÇA DA USP./ ANDREZA MATAIS - EDITORA DA COLUNA DO ESTADÃO./ CARLOS MELO - CIENTISTA POLÍTICO DO INSPER./ E/ MÍLTON JUNG - ÂNCORA DO JORNAL DA CBN./

  • 14:34ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 45 - TRANSPARÊNCIA NOS GASTOS POLÍTICOS

  • 15:04ARTE & MATEMATICA

    O NUMERO DE OURO

    ESTE PROGRAMA TRAZ O NUMERO DE OURO, QUE E O RESULTADO DA DI VISAO DOS LADOS DE UM RETANGULO AUREO.A PROPORCAO AUREA FOI ELEITA PELOS GREGOS COMO CRITERIO ESTETICO DE PERFEICAO E HARMONIA. NO RENASCIMENTO, A REVALORIZACAO DOS CRITERIOS ES- TETICOS DA GRECIA FEZ RESSURGIR OS ESTUDOS A RESPEITO DESTA PROPORCAO. NO SECULO XII, O MATEMATICO LEONARDO FIBONACCI, ATRAVES DE SEUS ESTUDOS, DESCOBRIU ESTE CHAMADO NUMERO DE OURO E CONS - TATOU QUE A PROPORCAO AUREA NAO ESTA APENAS NOS TRABALHOS ARTISTICOS, MAS SIM, EM TODA A NATUREZA.

  • 15:34INGLÊS COM MÚSICA

    WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS - BLOCO 1

  • 15:52INGLÊS COM MÚSICA

    WITH A LITTLE HELP FROM MY FRIENDS - BLOCO 2

  • 16:04HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    UM AMOR TRANSFORMA BELÉM

    AO CONTRÁRIO O QUE ACONTECEU NO NORDESTE E RECÔNCAVO BAIANO, A ARQUITETURA DO SÉCULO XVIII TEVE POUCO DESENVOLVIMENTO NA REGIÃO NORTE DO PAÍS. BEM DIFERENTE PORÉM, É A SITUAÇÃO DE BELÉM DO PARÁ, CIDADE ONDE ESTÃO CONCENTRADAS IMPORTANTES CONSTRUÇÕES DESTE PERÍODO.

  • 16:35OLHANDO PARA O CEU

    A EXPLORACAO ESPACIAL

    "A EXPLORACAO ESPACIAL" E O SEXTO PROGRAMA DA SERIE, QUE RE- LATA OS SEGUINTES ASPECTOS DA CORRIDA ESPACIAL: - DOS PRIMEIROS DESENHOS DE LEONARDO DA VINCI, PARA AS PRI- MEIRAS MAQUINAS VOADORAS, ATE OS SUPERSONICOS MAIS MODERNOS. - DA FICCAO DE JULES VERNE NA SUA "VIAGEM A LUA", A CONQUIS- TA DO HOMEM PELO ESPACO. - A CORRIDA ESPACIAL VINCULADA A DISPUTA POLITICA E ECONOMI- CA DAS POTENCIAS RUSSA E AMERICANA. - UM PANORAMA DO DESENVOLVIMENTO ESPACIAL DOS DEMAIS PAISES E UM ENFOQUE PARA A MISSAO ESPACIAL COMPLETA BRASILEIRA. ALEM DO SET BASICO DE GRAVACAO, NO IAG, GRAVAMOS NO INPE E CTA, EM SAO JOSE DOS CAMPOS. UTILIZAMOS IMAGENS RECEBIDAS DO CENTRO DE LANCAMENTO DE FOGUETES, NO MARANHAO (ALCANTARA) E DA NASA.

  • 17:07MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    PEDRO ALTERIO + BRUNO PIAZZA - MÚSICA DOS DOIS

    Despretensiosos e descontraídos, os jovens músicos, contam como foi intuitiva sua parceria. Nos surpreendendo com a maturidade de suas interpretações, cheias de boas referências.

  • 17:35JAZZ SINFÔNICA BRASIL

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 06

  • 18:37PRELÚDIO

    PRELÚDIO 2017 - 6ª ELIMINATÓRIA

  • 19:38PRIMEIRO MOVIMENTO

    PRIMEIRO MOVIMENTO - MÚSICA BRASILEIRA

  • 20:42CIRANDA DOS HOMENS... CARNAVAL DOS ANIMAIS - ESPETACULO

  • 22:08FIGURAS DA DANÇA 2014

    JAIR MORAES

    Jair Moraes tem uma trajetória de vida marcada pela entrega e dedicação à arte da dança. Teve como mestras duas figuras emblemáticas: Tatiana Leskova e Eugênia Feodorova (1925-2007). Dançou durante 8 anos no Ballet Gulbenkian, em Lisboa. Na década de 70, a convite de Carlos Trincheiras (1937-1993) torna-se primeiro-bailarino no Ballet Teatro Guaíra (BTG), e no ano seguinte, mestre de balé e assistente de ensaio. Assume a direção do BTG em 1994-1996 e depois retoma suas atividades permanecendo nesta instituição até hoje. Foi partner de grandes estrelas da dança e atuou em diferentes partes do Brasil, como diretor, mestre, coreógrafo e consultor artístico. Desde 2003 é mestre, coreógrafo e diretor da Cia. de Dança Masculina Jair Moraes.

  • 22:35INSPIRA.MOV BRASIL

    NEGRA LI

    Cantora, compositora, rapper e atriz, negra Li tornou-se conhecida a partir da década de 90 com o grupo RZO (ou Rapaziada da Zona Oeste). Desde então, ela se aventurou por outros gêneros musicais, encarnou Maria Madalena no musical Jesus Cristo Superstar e estrelou o filme e a série Antônia. Neste programa, ela conta quais foram as influências que moldaram sua vida pessoal e sua carreira, e que até hoje a inspiram.

  • 23:05REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1239

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, UMA CONVERSA COM O ESCRITOR E BIÓLOGO MOÇAMBICANO MIA COUTO. NA VIDA DELE, NATUREZA E LITERATURA SE MISTURAM. CONHEÇA TAMBÉM AS IMAGENS DA FAUNA E FLORA DO INTERIOR PAULISTA. E AINDA , UM ESTUDO ANALISA A CAPACIDADE DE REGENERAÇÃO DO CERRADO EM ÁREAS DE PASTAGENS E PLANTAÇÕES. A PESQUISADORA GISELDA DURIGAN ALERTA QUE APESAR DO PODER DE RECUPERAÇÃO, PARTE DO BIOMA PODE SE PERDER PARA SEMPRE COM O AVANÇO DOS DESMATAMENTOS. O FOTÓGRAFO JÚNIOR ESTEVES FAZ UM LEVANTAMENTO DAS ESPÉCIES ENCONTRADAS NA REGIÃO DE BAURU , NO ESTADO DE SÃO PAULO. E MIA COUTO LEMBRA QUE SOMOS PARTE DA TEIA DA VIDA E NÃO DONOS DO DESTINO DE ANIMAIS E PLANTAS DA TERRA.

  • 23:35100% BRASIL

    CÉLULAS TRONCO

    As pesquisas com células-tronco no Brasil estão entre as mais desenvolvidas do mundo, mas existem polêmicas sobre a utilização desta técnica. O programa mostra Rivaldo, um atleta que utiliza a tecnologia das próteses para superar limites e mostrar que nada tem mais força que o próprio ser humano. O Brasil é um país de êxitos no mundo da pesquisa e da tecnologia, mas reconhece a troca de saberes entre a medicina formal e o conhecimento popular. O episódio destaca o projeto Curumim, em Recife, que capacita parteiras tradicionais.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 73 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 73 você aprenderá que raiz é uma base comum de significação - que aparece em palavras da mesma família - e acompanhará os passos necessários para abertura de uma microempresa. Além disso, aprenderá os vários sentidos da palavra alucinante e ficará sabendo que um radical é a parte fixa de uma palavra que tem origem latina ou grega, usada para formar outras palavras.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 74 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 74 você acompanhará uma discussão sobre a importância do trabalho na vida de cada um. Aprenderá que Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Mello Neto foram escritores modernistas que inovaram a literatura brasileira e que fazem parte da chamada geração de 45. Além disso, conhecerá poemas modernistas que se referem à ”Canção do Exílio”, do romântico Gonçalves Dias, e também ouvirá um poema completo de Mário Quintana.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 6

    Você verá exemplos de leitura do paquímetro em polegada milesimal, além de aprender como se faz a leitura em polegada fracionária. Conhecerá também uma regra prática que facilita muito a leitura em polegada fracionária.

  • 07:46TRAÇANDO ARTE II

    LEONARDO DA VINCI

  • 07:51CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU FERROVIÁRIO AGENOR FRANCISCO FELIZARDO - ASSIS

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 34

  • 08:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 11

    Programa especial gravado em Portugal. Tem uma matéria sobre a Lisboa de Fernando Pessoa, uma entrevista com a poeta brasileira Dora Ribeiro, que mora em Portugal. Além disso, há uma entrevista com Abel Barros Batista sobre o trabalho da editora Cotovia, que edita livros brasileiros em Lisboa; e uma entrevista com os organizadores da coleção Ponte Velha, que lança livros portugueses no Brasil: Rosa Alice Branco e Rodrigo Petrônio.

  • 09:02PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 30

    30) “CADA VOTO CONTA” É tempo de eleição na Piquerobi. Margaret, do 2º B, faz campanha pela reeleição de sua chapa. Bianca, irritada com o papo demagógico da única candidata, zoa a garota e é desafiada por ela: cruzar os braços e só criticar é fácil. Pronto, a turma tem o estalo: e se eles lançassem sua própria chapa pra concorrer ao Grêmio? Todo mundo se entusiasma, mas a situação muda quando Pedro e Bianca entram em conflito. Ambos se veem como presidentes e nem pensam em abrir negociação. Consequência: os irmãos criam cada um sua própria chapa. A disputa pelo Grêmio, que parecia tranquila, esquenta com 3 chapas disputando palmo a palmo o voto dos alunos. No dia da eleição, um debate entre os candidatos vai definir o ganhador da eleição: Bianca, Pedro ou Margaret? As urnas vão falar. E quando elas falam, nem sempre é bom o que se ouve.

  • 09:31CULTURA 360

    BARÃO DE SERRA NEGRA (UNIMEP) + PRODUÇÃO ARTESANAL DE VINHO (USP PIRACICABA) + TEATRO CEGO (PUC)

    NO PROGRAMA DE HOJE, VOCÊ VAI VER QUE MUITAS VINICOLAS BRASILEIRAS AINDA PRESERVAM A PRODUÇÃO ARTESANAL. UMA REPORTAGEM DA TV USP REVELA QUE FAZER VINHO É UMA TRADIÇÃO QUE PASSA DE PAI PRA FILHO. OUTRO DESTAQUE DESSA EDIÇÃO É A PEÇA TEATRAL “O GRANDE VIÚVO”, UM ESPETÁCULO PIONEIRO DEDICADO AO PÚBLICO CEGO. TODA A ENCENAÇÃO É APRESENTADA NO ESCURO. E A PRA COMEÇAR O PROGRAMA, A GENTE VIAJA ATÉ O INTERIOR DE SÃO PAULO, PRA CONHECER O ESTÁDIO BARÃO DE SERRA NEGRA, CAMPO DO GLORIOSO QUINZE DE PIRACICABA. A HISTÓRIA DO LUGAR VOCÊ CONFERE A SEGUIR, NUM DOCUMENTÁRIO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DO CURSO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA DA UNIMEP.

  • 10:04SAUDE BRASIL

    HIPERTENSÃO ARTERIAL

    A Hipertensão Arterial é uma doença silenciosa que não costuma apresentar sinais que sirvam de alerta. Saiba neste programa uma série de orientações que pode nos ajudar a manter a pressão controlada.

  • 10:31TAMANHO FAMÍLIA

    DESCOBERTA DO SEXO

    Saiba neste programa quando a criança descobre sua sexualidade. O Psicólogo e Sexólogo, Cládio Picazio, vai falar de quando a criança começa a dar os primeiros sinais de descoberta da sexualidade. Fala também da masturbação infantil, como educar e como falar de sexo com seu filho.

  • 11:14LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 7

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 19/05, às 20:30h, temos como convidados o jornalista Laurentino Gomes e o romancista Moacyr Scliar.

  • 12:08CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 43

    PGM 43 - 16/02 VT TEATRO AMAZONAS Repórter Especial - "Teatro Amazonas, o resgate de uma época"- 1989 VT CICLO BORRACHA DOC "A Arvore da Fortuna" - 1992 ENTREVISTA AURÉLIO MICHILES DOC Teatro Amazonas - 2002 A PEDIDOS Vestibular da Canção - 1982 ENTREVISTA SOPRANO ROSANA LAMOSA ENCERRA ROGER WATERS - ópera "Ça Ira" no Teatro Amazonas

  • 12:32CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 314

  • 13:33ALMANAQUE EDUCACAO

    BULLYING *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano sempre se divertiram com as brincadeiras que a turma aprontou com o Pamonha, o nerd da classe. Desconfiados de que estão exagerando, os dois descobrem que o amigo está sendo vítima de bullying e decidem traçar um plano para salvá-lo das zombarias e conscientizar a galera do comportamento.

  • 14:03SAUDE BRASIL

    HIPERTENSÃO ARTERIAL

    A Hipertensão Arterial é uma doença silenciosa que não costuma apresentar sinais que sirvam de alerta. Saiba neste programa uma série de orientações que pode nos ajudar a manter a pressão controlada.

  • 14:33BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 01 - INTRODUÇÃO À SÉRIE

  • 15:03MOMENTO PAPO DE MÃE

    INFECÇÕES NA GRAVIDEZ

    A gravidez é um período de muito cuidado para que a gestante não pegue nenhuma infecção. Neste Momento Papo de Mãe vamos falar sobre prevenção e tratamentos. Algumas infecções podem colocar em risco inclusive o bebê, por isso é tão importante fazer todos os exames necessários durante o pré-natal. A nossa convidada, a blogueira Francielli Rezende, que está grávida do segundo filho e já é mãe do Henrique, de 3 anos, teve infecção urinária na gravidez. Quem vai tirar nossas dúvidas sobre o assunto é a ginecologista e obstetra Marisa Patriarca, que também responde dúvida de telespectador. Francielli Rezende Blogueira/Jornalista Marisa Patriarca Ginecologista e obstetra

  • 15:19MOMENTO PAPO DE MÃE

    TRABALHO DE PARTO

    Programa sobre as horas que antecedem o parto normal, quando a mulher entra em trabalho de parto. Estoura a bolsa, começam as contrações, a dilatação, as dores. Tudo isso faz parte (não necessariamente nesta ordem). O tempo do trabalho de parto varia muito de uma mulher para outra. Pode ser bem rápido ou demorado. Vamos conversar sobre o que é possível fazer nessas horas para ajudar a grávida e o bebê. No parto humanizado, por exemplo, todas essas decisões cabem à gestante e suas vontades devem ser respeitadas. Ligia conta que teve um parto de cócoras sem anestesia e que o marido este ao lado dela o tempo todo. Ligia Chaim Iluminadora Lelah Monteiro Fisioterapeuta pélvica

  • 15:34NOSSA LÍNGUA 2010

    AS COLÔNIAS

    BLOCO 1 Felipe e Tininha introduzem o tema do programa falando sobre o Brasil ter deixado de ser colônia de Portugal a partir de 1822 e que, mesmo assim, continuou a receber colonos, imigrantes de várias partes do mundo que estabeleceram colônias no país. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “colônia” e os seus significados. O Povo Fala responde a enquete: -“você conhece algum estrangeiro que vive no Brasil? De qual país?/ Você se lembra de algum tropeço linguístico dele, alguma pronúncia “engraçada”? Felipe e Tininha, num restaurante, discutem sobre a origem do macarrão. O quadro “Curiosidades” traz as informações sobre as hipóteses da origem do macarrão – textos de civilizações antigas relatam que os assírios e babilônios já comiam um produto cozido à base de cereais e água por volta de dois e quinhentos anos antes de Cristo. Outra história diz ainda que o macarrão teria sido levado à Itália pelo veneziano Marco Pólo, quando ele voltou de uma viagem à China, em 1925.. São muitas histórias... O Jornal Nossa Língua traz a notícia que a globalização tem aumentado a procura por cursos de língua estrangeira. Mais recentemente, por conta das relações econômicas entre Brasil e China, o mandarim tem sido muito procurado pelos brasileiros. Felipe Reis entrevista a professora Shan Shan Fei, que dá curso de mandarim na FAAP. Ela explica quais as principais dificuldades em aprender o idioma. Felipe e professor Eduardo Calbucci conversam com dinamarquês Mad’s que fala das dificuldades de aprendizado da língua portuguesa. BLOCO 2 Felipe e Tininha falam sobre a concentração da colônia italiana nos bairros do Brás, Bexiga e Barra Funda, em São Paulo. Dramatização de um trecho do conto Brás, Bexiga e Barra Funda, do escritor Antônio de Alcântara Machado. Felipe Reis entrevista o professor de literatura Frederico Barbosa que fala sobre a obra de Alcântara Machado e destaca os principais pontos de sua obra. O quadro CSI traz para a investigação a concordância verbal: A frase dita pela concorrente à Miss INL, Gilda, gera uma dúvida levantada pelo detetive Bento Montenegro e quase anula a candidatura da personagem. A frase que gerou a polêmica foi: “A maioria dos eleitores não compareceu às urnas.” BLOCO 3 O Conselheiro Brás explicou que a frase dita por Gilda estava correta pois, no caso, o verbo concorda em número e pessoa com o núcleo do sujeito que é “maioria”. Outra possibilidade seria Gilda dizer: “A maioria dos eleitores não compareceram às urnas”. Quando a palavra “maioria” vem seguida de um especificador no plural, admite-se a concordância no plural. O quadro Curiosidades traz a origem do macarrão. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz o uso da palavra “privilégio” e não “previlégio”. Felipe e Tininha encerram o programa ao som de “Capital do Tempo”, na interpretação de Elza Soares.

  • 16:04WORD ON THE STREET I

    CAMDEN MARKET

    NA PRIMEIRA SEMANA DO PROGRAMA, ASHLIE E STEPHEN ESTÃO NUMA MISSÃO PARA ENCONTRAR O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO PERFEITO PARA A MÃE DELES NO MERCADO CAMDEN, EM LONDRES. ELES PERCEBEM QUE POSSUEM IDEIAS PARECIDAS SOBRE O QUE A MÃE DELES IRIA GOSTAR, MAS ASHLIE LOGO SE DISTRAI DE SUA TAREFA! CAMDEN É CONHECIDA COMO O LOCAL DE NASCIMENTO DO ESTILO PUNK E A REPÓRTER CARMEN CONFERE AS ORIGENS DESSE MOVIMENTO E SUAS INFLUÊNCIAS NA MODA BRITÂNICA E COMO ELE VEM EVOLUINDO NO SÉCULO 21. AS DICAS DA LÍNGUA INGLESA INCLUEM FRASES PARA TE AJUDAR NA HORA DE IR ÀS COMPRAS. E COM MUITOS CONSUMIDORES TENDO MENOS DINHEIRO PARA GASTAR ESSES DIAS, NOSSO ESPECIALISTA DO QUADRO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE ÀS PERGUNTAS SOBRE A CRISE DE CRÉDITO.'

  • 16:34SE LIGA NA CIÊNCIA

    NO VAI E VEM DA ÁGUAS

  • 16:49TRAÇANDO ARTE II

    LEONARDO DA VINCI

  • 16:54CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU FERROVIÁRIO AGENOR FRANCISCO FELIZARDO - ASSIS

  • 17:04NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 73 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 73 você aprenderá que raiz é uma base comum de significação - que aparece em palavras da mesma família - e acompanhará os passos necessários para abertura de uma microempresa. Além disso, aprenderá os vários sentidos da palavra alucinante e ficará sabendo que um radical é a parte fixa de uma palavra que tem origem latina ou grega, usada para formar outras palavras.

  • 17:19NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 74 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 74 você acompanhará uma discussão sobre a importância do trabalho na vida de cada um. Aprenderá que Guimarães Rosa, Clarice Lispector e João Cabral de Mello Neto foram escritores modernistas que inovaram a literatura brasileira e que fazem parte da chamada geração de 45. Além disso, conhecerá poemas modernistas que se referem à ”Canção do Exílio”, do romântico Gonçalves Dias, e também ouvirá um poema completo de Mário Quintana.

  • 17:34LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 7

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 19/05, às 20:30h, temos como convidados o jornalista Laurentino Gomes e o romancista Moacyr Scliar.

  • 18:35METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 318 - 17/06/2018

    DOMINGO NO METRÓPOLIS TEM A RETROSPECTIVA DO ARQUITETO E DESIGNER SÉRGIO RODRIGUES. ELE CRIOU LUGARES E MÓVEIS O PARA O PRAZER DE VIVER. PATO DONALD, MICKEY, ZE CARIOCA ,TIO PATINHAS E COMPANHIA SE DESPEDEM DOS LEITORES NO BRASIL. LITERATURA: UM ORANGOTANGO É O PROTAGONISTA DO NOVO LIVRO DE MARCELO RUBENS PAIVA. TEM AINDA A PRIMEIRA MONTAGEM BRASILEIRA DA ÓPERA "O CAVALEIRO DA ROSA, RICHARD STRAUSS E LANÇAMENTO DO CINEMA: TUGNSTÊNIO, FILME DE HEITOR DHALIA BASEADO NO PREMIADO QUADRINHO DE MARCELO QUINTANILHA.

  • 19:35TELECONTO

    FOGO FRIO 1

  • 20:05GUERRA FRIA

    O TERRORISMO

    TERRORISMO, OU SEJA, O USO DA VIOLENCIA SISTEMATICA, COM OBJETIVOS POLITICOS, CONTRA CIVIS OU MILITARES QUE ESTAO EM OPERACAO DE GUERRA. O METODO BASICO DO TERRORISMO E A DESTRU ICAO DA VIDA HUMANA EM NOME DE CERTOS PRINCIPIOS IDEOLOGICOS POLITICOS OU RELIGIOSOS. O PROGRAMA MOSTRA COMO A CHAMADA "CULTURA DA GUERRA FRIA" ESTIMULOU A MULTIPLICACAO DE GRUPOS TERRORISTAS.

  • 20:38PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/06/2018 - EMPREENDEDORISMO JOVEM

    HOJE FALAMOS SOBRE O CRESCIMENTO DO EMPREENDEDORISMO JOVEM NO PAÍS./ COM A GENTE AQUI NO ESTÚDIO, REJANE RISUENHO, COORDENADORA DO PROGRAMA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DO SEBRAE./ E O EMPREEENDEDOR TIAGO "MITRÔ"./CONTINUE PARTICIPANDO DA NOSSA CONVERSA PELAS REDES SOCIAIS./ PELO FACEBOOK E PELO TWITTER USANDO A HASHTAG PANORAMATVCULTURA.

  • 21:06DOCTV BRASIL IV

    A VISÃO DE DENTRO

    A Visão de Dentro é um documentário sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. Ao contrário da grande mídia, o filme busca aspectos humanos na realidade dos agricultores envolvidos na luta pelo direito ao trabalho na terra.

  • 22:05GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A CONSTRUCAO DO ROMANCE - O FOCO NARRATIVO

    No segundo episódio da série "A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE", o professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas e escritor amazonense Milton Hatoum explica a importância do foco narrativo neste difícil gênero literário que elegeu como seu na publicação da sua primeira obra "Viagem a um certo Oriente", de 1989, e na seguinte "Dois Irmãos", publicado 12 anos depois, em 2000. Ganhou, com cada um de seus livros, o Prêmio Jabuti, categoria romance, da Câmara Brasileira do Livro. Durante o programa, Hatoum - que é também poeta bissexto (publicou poemas na revista Babel em 1979) e ensaísta (é dele o prefácio para o livro "O Oriente é uma Invenção do Ocidente", do inglês Eduard Said - analisa questões relacionadas as possibilidades de foco narrativo através da obra de vários autores e assim como as influências da cultura árabe e da cidade de Manaus no seu processo criativo e o trabalho com as palavras.

  • 23:07JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 18/06/2018

  • 00:08CONTOS DA MEIA NOITE

    ONOFRE, O TERRIVEL - MARQUES REBELO

    Neste conto de Marques Rebelo, o mata-mosquito(herdeiro da política de Osvaldo Cruz), em sua folga de almoço, cisma sobre as injustiças sociais e sobre as condições da higiene urbana.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 3 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 3 você verá como se atende o telefone falando Inglês. Aprenderá também os pronomes pessoais e a usar as frases e palavras mais importantes de uma conversa na língua inglesa pelo telefone.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    HISTÓRIA 73 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 73 você vai ver que a década de 70 foi marcada pelo desenvolvimento da indústria cultural e, principalmente, da televisão. Além disso, saberá que, nesse mesmo período, floresceu a negação dessa mesma indústria, através do movimento chamado "contracultura".

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 7

    Nessa teleaula você aprenderá a fazer a colocação de medida no paquímetro e verá que a conservação do material é um fator muito importante quando o assunto é medição.

  • 07:46TRAÇANDO ARTE II

    VAN GOGH

  • 07:51CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DA IMIGRAÇÃO JAPONESA KKKK - REGISTRO

  • 07:59BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 35

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 12

    O programa traça um paralelo entre a literatura e a fotografia. Há uma matéria com o escritor Cristovão Tezza, sobre seu último romance "O Fotógrafo", que foi premiado pela Academia Brasileira de Letras. Tem também uma entrevista com o fotógrafo Mário Rui Feliciani, que acaba de publicar "Quando o carteiro chegar", um ensaio fotográfico sobre caixas de correio. E uma entrevista com o fotógrafo Cristiano Mascaro falando de suas preferências literárias e da influência da literatura em seu trabalho.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 31

    31) “CARTEIRA ASSINADA” Qual adolescente não quer ter sua própria grana pra fazer o que quiser, sem depender do dinheiro dos pais? Pedro e Bianca não são exceção, e veem uma chance incrível no mural da escola: vaga de estagiário numa empresa de telemarketing. Mal sabem eles, que terão de enfrentar o processo de seleção comandado por um gerente de RH meio amalucado. Ao passarem para a fase final, Pedro e Bianca fazem um pacto: aquele que ganhar o emprego, apoiará o outro. Tão concentrados os irmãos estão na luta pela vaga, que não percebem o que se passa com o pai deles. Edison vive na pele o maior medo de todo pai de família: o desemprego. Com essa nova situação, aquela grana extra que tanto Pedro como Bianca queriam, ainda poderá ser gasta como eles quiserem?

  • 09:30CULTURA 360

    DOE UM LIVRO (PUC) + VILAREJO (UNIMEP) + VITRINISMO (PUC)

    VOCÊ VAI ASSISTIR A UM DOCUMENTÁRIO DA UNIMEP CONTANDO A HISTÓRIA DE ITAQUERI DA SERRA, VILAREJO PERTENCENTE À CIDADE DE ITAPIRA, NO INTERIOR DE SÃO PAULO. TAMBÉM UMA REPORTAGEM DA TV PUC MOSTRANDO COMO AS VITRINES DAS LOJAS INFLUENCIAM OS CONSUMIDORES. ABRIMOS O PROGRAMA COM UMA MATÉRIA A RESPEITO DA CAMPANHA “DOE UM LIVRO”, PROJETO QUE COMEÇOU NA INTERNET, PELO TWITTER, E JÁ ARRECADOU MAIS DE 200 MIL TÍTULOS. COM APENAS DOIS QUARTEIRÕES E CERCA DE 30 HABITANTES, ITAQUERI DA SERRA É UM DISTRITO DE ITAPIRA, CIDADE AQUI DO INTERIOR DE SÃO PAULO. APESAR DE SUA DIMENSÃO REDUZIDA, ITAQUERI DA SERRA APRESENTA HISTÓRIAS BEM INTERESSANTES. E FOI ISSO QUE CHAMOU A ATENÇÃO DE RENATO LAZZARINI, ALUNO DO CURSO DE RÁDIO E TV DA UNIMEP. A PARTIR DE CONVERSAS COM OS MORADORES, RENATO PRODUZIU O DOCUMENTÁRIO “O VILAREJO”, OUTRO DESTAQUE DO CUILTURA 360. AUDIO- VT VIDEO – UNIMEP VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM VITRINISMO? ESSE É O TRABALHO DOS PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS EM MONTAR AS VITRINES DE LOJAS. A FUNÇÃO É ESTIMULAR O DESEJO DO CONSUMIDOR – E QUASE SEMPRE ELES CONSEGUEM. OU VOCÊ NUNCA COMPROU UM PRODUTO SÓ PORQUE ELE ESTAVA BEM APRESENTADO NA VITRINE?CONHEÇA UM POUCO MAIS DAS TÁTICAS USADAS PELOS VITRINISTAS NESSA REPORTAGEM PRODUZIDA PELA TV PUC, DE SÃO PAULO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ENDOMETRIOSE

    A Endometriose é uma doença que além de causar muita dor, dificulta a gravidez de muitas mulheres em idade reprodutiva. Conheça um pouco mais os sintomas de alerta, as complicações e o tratamento da Endometriose, para manter uma melhor qualidade de vida da mulher.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    CUIDADOS COM A PELE

    Neste programa saiba quais são os problemas de pele mais comuns que existem. A Médica Dermatologista Infantil do Hospital das Clínicas, Dra. Maria Célia Rivitti Machado, fala da genética em relação às doenças de pele, das influências do frio, da emoção e da poluição.

  • 11:06LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 8

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é o poeta e linguista Carlos Vogt e o poeta e tradutor Nelson Ascher.

  • 12:05CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 44

    CULTURA RETRÔ - Pgm 44 - no ar: 23/02/12 VT CORONELISMO - Telecurso 2º Grau - 19/05/1978 VT ENTREVISTA ACM NETO VT DOC MULHERES DICA - DOCTV "SANTA DICA DE GUERRA E FÉ" - 2005 VT PROVOCAÇÕES - 2006 VT A PEDIDO Zeca camargo - Ensaio Tim Maia - 1992 VT ENCERRAMENTO - CÁSSIA ELLER

  • 12:30MANOS E MINAS III

    JANINE MATHIAS

    Neste programa o Manos e Minas recebe Janine Mathias. Brasiliense, Janine Mathias carrega o samba em seu DNA artístico. Seu avô tocou pandeiro com Sivuca, seu pai, cantou com Zeca Pagodinho. No programa ela fala sobre sua carreira, o momento atual trabalhando ao lado de Eduardo Brechó e das parcerias que tem desenvolvido com diversos artistas. Representando a cena dos slams, diretamente de MG , WELLINGTON SABINO. Matérias: Fizemos uma visita à exposição UNCATEGORIZED, de CHI MODU, fotógrafo que registrou os maiores nomes do Hip Hop. Fmos conhecer o espaço cultural de resistência negra APARELHA LUZIA.

  • 13:31ALMANAQUE EDUCACAO

    HIGIENE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A criatividade de Cadu está cada vez mais aguçada. Infelizmente, sua preocupação com a higiêne pessoal não anda lá essas coisas: ele dorme sem tomar banho, usa o mesmo par de meias por dias e não escova os dentes após as refeições, o que, além de uma dor de dente insuportável, vai colocá-lo diante de seu maior medo: dentista!

  • 14:02SAUDE BRASIL

    ENDOMETRIOSE

    A Endometriose é uma doença que além de causar muita dor, dificulta a gravidez de muitas mulheres em idade reprodutiva. Conheça um pouco mais os sintomas de alerta, as complicações e o tratamento da Endometriose, para manter uma melhor qualidade de vida da mulher.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 02 - DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

    HOJE VAMOS FALAR DOS PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS. O APARECIMENTO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS COMO GRIPES, RESFRIADOS, PNEUMONIAS E CRISES ALÉRGICAS É PREOCUPAÇÃO CONSTANTE PARA QUEM MORA NUMA CIDADE GRANDE COMO SÃO PAULO, ONDE A CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES NO AR É MAIOR. PARA SABERMOS COMO CUIDAR E PREVENIR ESSAS DOENÇAS VAMOS CONVERSAR COM O NOSSO CONSULTOR DE SAÚDE DR. CARLOS ALBERTO PASTORE, CLÍNICO E CARDIOLOGISTA DO INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP E TAMBÉM COM O DR. ELIE FISS, PROFESSOR TITULAR DA DISCIPLINA DE PNEUMOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC E DOUTOR PELA FACULDADE DE MEDICINA DA USP.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE

    YOGA

    Praticar yoga na gestação é possível e, com orientação, pode fazer muito bem para a grávida. A prática da yoga traz benefícios para o corpo e também para a mente. É uma técnica indiana milenar que já ganhou adeptos no mundo todo. E há vários tipos de yoga. A mãe convidada explicou o tipo de yoga que ela faz, uma hora por dia. Mariana Maffeis Feola Fabiana Saes Psicoterapeuta

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE

    RELAÇÃO COM O BEBÊ NOS PRIMEIROS MESES

    Neste Momento Papo de Mãe a conversa é sobre a relação da mãe com o bebê nos primeiros meses. A vida muda de uma hora para outra, a mulher fica exausta e passa a se dedicar exclusivamente ao recém-nascido. É um período de dedicação, de emoções novas e também hora de se adaptar a uma outra vida. É comum a gente ouvir de muitas mulheres que, ao se deitar, se dão conta de que nem conseguiram tomar banho ou que nem se reconhecem. Então como fazer para não se perder em meio a tantas transformações? A psicanalista Anna Mehoudar vai dar umas dicas e também responde dúvida de telespectador. A mamãe e blogueira Babi Sabbag, que tem um bebê de nove meses, é nossa convidada também e fala dessas dificuldades iniciais. Babi Sabbag Blogueira e youtuber Anna Mehoudar Psicanalista

  • 15:31ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 12

    O programa traça um paralelo entre a literatura e a fotografia. Há uma matéria com o escritor Cristovão Tezza, sobre seu último romance "O Fotógrafo", que foi premiado pela Academia Brasileira de Letras. Tem também uma entrevista com o fotógrafo Mário Rui Feliciani, que acaba de publicar "Quando o carteiro chegar", um ensaio fotográfico sobre caixas de correio. E uma entrevista com o fotógrafo Cristiano Mascaro falando de suas preferências literárias e da influência da literatura em seu trabalho.

  • 16:02WORD ON THE STREET I

    SNOWDON

    NESTA SEMANA, STEPHEN E ASHLIE DECIDEM SAIR DE LONDRES E PASSAR O FIM DE SEMANA EM WALES. AMBOS AMAM O CAMPO, MAS POSSUEM DIFERENTES IDEIAS SOBRE AS ATIVIDADES QUE PRETENDEM REALIZAR. POR SORTE, ELES ENCONTRAM ALGO PARA FAZER. A REPÓRTER CARMEN INVESTIGA O MOTIVO DAS PESSOAS PARTICIPAREM DE ESPORTES RADICAIS - SERÁ POR DIVERSÃO OU POR MEDO? ELA DESCOBRE POR SI MESMA, PARTICIPANDO DE UMA PROVA DE RAFTING. O ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA, ROB, SE DISPÕE A ENSINAR FRASES CHAVE E PONTOS A SEREM ESTUDADOS. E COM AS APOSTAS TÃO ALTAS EM ATLETAS PROFISSIONAIS, NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A PERGUNTAS SOBRE O USO DE DROGAS NO ESPORTE.

  • 16:31SE LIGA NA CIÊNCIA

    A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

  • 16:47TRAÇANDO ARTE II

    VAN GOGH

  • 16:55CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DA IMIGRAÇÃO JAPONESA KKKK - REGISTRO

  • 17:02NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 3 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 3 você verá como se atende o telefone falando Inglês. Aprenderá também os pronomes pessoais e a usar as frases e palavras mais importantes de uma conversa na língua inglesa pelo telefone.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    HISTÓRIA 73 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 73 você vai ver que a década de 70 foi marcada pelo desenvolvimento da indústria cultural e, principalmente, da televisão. Além disso, saberá que, nesse mesmo período, floresceu a negação dessa mesma indústria, através do movimento chamado "contracultura".

  • 17:31LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 8

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é o poeta e linguista Carlos Vogt e o poeta e tradutor Nelson Ascher.

  • 18:31PERSONA EM FOCO

    HUGO POSSOLO

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 19:32TELECONTO

    FOGO FRIO 2

  • 20:02GUERRA FRIA

    O BLOCO SOCIALISTA: LESTE EUROPEU

    APOS A SEGUNDA GRANDE GUERRA, O MUNDO E DIVIDIDO EM ESFERAS DE INFLUENCIA DAS SUPERPOTENCIAS. DURANTE 44 ANOS, OS PAISES DA EUROPA ORIENTAL, INTEGRANTES DO BLOCO SOCIALISTA, DAO SUSTENTACAO A POLITICA INTERNACINAL DA UNIAO SOVIETICA. O PROGRAMA MOSTRA O LESTE EUROPEU, NOS ANOS DA GUERRA FRIA.

  • 20:32PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 19/06/2018

  • 21:02DOCTV BRASIL IV

    CAMISA DE ONZE VARAS

    O documentário Camisa de Onze Varas refaz a trajetória de 12 homens que foram recrutados em 1974 por um “gato”, para trabalhar em uma fazenda no interior do Pará. Esses homens foram escravizados, e para fugir dessa condição enfrentaram uma longa jornada pela selva paraense. Os que conseguiram sobreviver ao caminho de volta recontam sua história que, nesse documentário, é reencenada por jovens moradores da região.

  • 22:02BALANÇO DO SECULO XX, PARADIGMAS DO SECULO XXI

    SER COMPANHEIRO EM TEMPOS DE CRISE - PAULO GAUDENCIO

    Palestra de Paulo Gaudêncio sobre como o casal deve enfrentar a crise no relacionamento e de que maneira, sair dela.

  • 23:02JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 19/06/2018

  • 00:02CONTOS DA MEIA NOITE

    UMA HISTORIA DE JUDAS - JOAO ALPHONSUS

    Sizenando leva pacata e medíocre vida numa pequena cidade. Funcionário público, participa das futricas das nomeações, promoções e expedientes administrativos variados. Ele está em plena sexta-feira santa, sozinho e pachorrento no descanso caseiro. Até que uma visita inesperada vem alterar seu destino. O estranho visitante - que o leva a um ato final desesperado - é Judas Iscariotis, o discípulo que traiu Jesus.

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 73 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 73 você aprenderá a identificar uma equação do segundo grau e a reconhecer seus coeficientes. Além disso, saberá como verificar se um número é solução de uma equação do segundo grau e como se resolvem este tipo de equação quando ela se mostra incompleta.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 4 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 04 você verá como um mesmo problema pode ser resolvido pelo método aritmético, pelo método algébrico e pelo método gráfico. Aprenderá que podemos escolher um ou outro método, mas que resolver o mesmo problema por mais de um método é uma forma segura de ver que não errou. Se as duas respostas forem iguais, é bem provável que estejam certas; se forem diferentes, uma delas está errada.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 8

    O micrômetro é formado, basicamente, de uma porca fixa e um parafuso de alta precisão. Você verá que, dividindo a cabeça do parafuso em partes menores, é possível medir comprimentos menores e conhecerá os principais componentes do micrômetro.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    MICHELANGELO

  • 07:50CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL OSVALDO RUSSOMANO - BRAGANÇA PAULISTA

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 36

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 13

    O programa presta uma homenagem a Mário de Andrade, aproveitando o aniversário de sessenta anos de sua morte. Há uma matéria sobre Mário e uma entrevista com o ator Pascoal da Conceição, que está encenando em São Paulo o poema "Mário de Andrade desce aos infernos". Tem também uma matéria sobre o poeta Roberto Piva, cuja obra está sendo relançada. A matéria inclui trechos do documentário "Assombração urbana com Roberto Piva", de Valesca Dios.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 32

    32) “O SISTEMA” Frustrada e exausta com o novo emprego no telemarketing, Bianca não pode pedir demissão porque agora a família precisa do seu salário. Pedro anda uma pilha de nervos, revoltado por ver seu pai sem emprego depois de anos de trabalho duro e dedicado. Para os dois irmãos, o problema todo é o “sistema”. Mas como mudar isso? Na escola, após uma discussão em sala de aula, Pedro se enturma com alguns veteranos com ideias revolucionárias e confusas e torna-se um agitador dentro da escola. Bianca, a seu modo, também parte para o ataque na empresa de telemarketing, e acha que pode implodir o sistema por dentro ao falar apenas a verdade aos clientes. E aí, os irmãos conseguirão mudar o mundo em apenas um episódio?

  • 09:30CULTURA 360

    MERGULHO LONGHILL (IESB) + FERNANDO MORAIS (ANHEMBI MORUMBI) + BIENAL - LONDON CALLING

    VOCÊ VAI ASSISTIR AO DOCUMENTÁRIO “O RESISTENTE”, UM TRABALHO PRODUZIDO NA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI SOBRE A TRAJETÓRIA DO PREMIADO REPÓRTER E ESCRITOR FERNANDO MORAIS. E VAI VER TAMBÉM UMA ENTREVISTA COM A JOVEM JORNALISTA ADRIANA FARIAS SOBRE SEU PRIMEIRO LIVRO, “LONDON CALLING”, QUE CONTA AS HISTÓRIAS DE BRASILEIROS NA INGLATERRA. PRA ABRIR O PROGRAMA, A GENTE DESTACA O VÍDEOCLIPE “MERGULHO – LONGHILL”, DOS ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO IESB, DE BRASÍLIA. FERNANDO MORAIS É UM DOS PRINCIPAIS NOMES DO JORNALISMO BRASILEIRO. MAIS DO QUE ISSO: É UM GRANDE ESCRITOR, E FOI UM DOS RESPONSÁVEIS POR REVOLUCIONAR O GÊNERO LITERÁRIO DAS BIOGRAFIAS. MORAIS É AUTOR DE BEST SELLERS QUE CONTAM A HISTÓRIA DE PERSONAGENS COMO OLGA BENÁRIO, ASSIS CHATEAUBRIAND E PAULO COELHO. ELE ESCREVEU TAMBÉM GRANDES REPORTAGENS DE VIÉS POLÍTICO, ESPECIALMENTE SOBRE CUBA, COMO OS LIVROS “A ILHA” E O RECENTE “OS ÚLTIMOS SOLDADOS DA GUERRA FRIA”. MAS O PRÓPRIO JORNALISTA TEM UMA VIDA REPLETA DE BOAS HISTÓRIAS E CURIOSIDADES. É O QUE VOCÊ CONFERE AGORA NO DOCUMENTÁRIO “O RESISTENTE”, PRODUZIDO PELOS ALUNOS DE JORNALISMO DA UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI. EM 2011, A ENTÃO ESTUDANTE DE JORNALISMO ADRIANA FARIAS FOI PRA LONDRES FAZER UM INTERCÂMBIO E VOLTOU COM UMA IDEIA PRO SEU TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NA FACULDADE.ELA PRODUZIU UMA REPORTAGEM CONTANDO A VIDA DOS BRASILEIROS QUE VIVEM NA INGLATERRA, COM SEUS SUCESSOS E FRACASSOS. A INICIATIVA DEU TÃO CERTO QUE, ALÉM DE GARANTIR O DIPLOMA PRA ADRIANA, O TRABALHO ACABOU SE TRANSFORMANDO NO LIVRO “LONDON CALLING”, QUE A JORNALISTA LANÇOU NA MAIS RECENTE BIENAL DE SÃO PAULO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    AIDS E ADOLESCENTE

    Neste programa você vai saber quais as dúvidas dos adolescentes em relação á AIDS. Vamos responder questões, esclarecer mitos, orientar quais as medidas de prevenção, tratamento e cuidados básicos.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    IMITAÇÃO - ESPELHO E CONTRASTE

    Os filhos são espelhos dos pais. O Dr. Raul Gorayeb, Psiquiatra e Psicanalista da Escola Paulista de Medicina, vai falar sobre os órgãos sensoriais, sobre os modelos e referências das crianças e como os pais podem ajudar no desenvolvimento harmoniosamente.

  • 11:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 10

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Fernando Bonassi. No ar dia 11 de agosto, às 20:30hs.

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 45

    CULTURA RETRÔ - Pgm 45 - no ar: 01/03/12 VT Doc Indústria Automobilística VT ENTREVISTA Luiz Adelar Scheuer - Roda Viva 1992 VT Ford T - JC de 2008 VT A PEDIDO - Bem Brasil - Marina Lima - 2003 VT ENCERRAMENTO - Wandi Doratiotto na Kombi

  • 12:30ENSAIO

    ANA COSTA

    PGM 964 – ANA COSTA A cantora e compositora carioca Ana Costa conta como começou a cantar nos bares do Rio de Janeiro. Ela também fala como conheceu Martinho da Vila e seus filhos, em Vila Izabel – Rio de Janeiro, onde iniciou sua paixão pela obra do cantor, que por sinal, em seu último CD recém lançado, conta com músicas dele. No programa, Ana Costa também fala sobre sua parceria com a Mart'nália, da qual foi backing vocal e viajou o mundo em tour. Ela ainda conta sobre a emoção de se apresentar na abertura dos jogos olímpicos ao lado do cantor e compositor, Arnaldo Antunes. No programa ela canta músicas com parcerias de Mart'nália, Agrião e Zélia Duncan.

  • 13:30ALMANAQUE EDUCACAO

    INTELIGÊNCIA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano convocam o melhor aluno da classe pra ajudá-los a estudar, pois o consideram o cara mais inteligente da escola. Mas por que o Luiz Antônio é mais inteligente do que eles? Só por que ele consegue tirar notas mais altas nas provas? Intrigados com a situação, os amigos decidem investigar o que é essa tal inteligência!

  • 14:00SAUDE BRASIL

    AIDS E ADOLESCENTE

    Neste programa você vai saber quais as dúvidas dos adolescentes em relação á AIDS. Vamos responder questões, esclarecer mitos, orientar quais as medidas de prevenção, tratamento e cuidados básicos.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 02 - ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE

    O programa é sobre Atividade Física e Saúde. Agitar o corpo faz bem em qualquer lugar hora. Praticar esportes, fazer alguma atividade física, além de ajudar a prevenir doenças podem trazer benefícios para a vida toda.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE

    DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DO BEBÊ

    O primeiro ano do bebê é um período intenso de desenvolvimento, principalmente cerebral. Neste curto espaço de tempo, ele aprende a comer, se prepara para andar e falar. O cérebro é uma das primeiras partes do corpo a se formar no começo da gestação. Os cuidados na gravidez já são fundamentais para que aconteça um crescimento saudável. E depois do nascimento há estímulos importantes que vão ajudar na evolução neurológica da criança. A psiquiatra Bacy Bilyk, do Hospital das Clínicas de São Paulo, estuda este tema e vai explicar para gente, neste Momento Papo de Mãe, o desenvolvimento cerebral do bebê. A mamãe Camila, que tem uma filha de dois anos, também é nossa convidada nesta conversa. Participação em vídeo do odontopediatra Eduardo Jallas respondendo dúvida de telespectador. Camila Teixeira Empresária Bacy Bilyk Psiquiatra

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE

    A PELE DO BEBÊ

    É comum o recém-nascido ter manchinhas pelo corpo e alguns pontos brancos, principalmente no rosto. A pele do bebê é muito sensível. Brotoejas, alergias, assaduras e outros problemas de pele podem aparecer nos primeiros meses. A dermatologista deu várias dicas para evitar e tratar esses problemas, principalmente a assadura que é tão dolorida e também responde dúvida de telespectador. Viviane Godoy Dona de casa Dra. Valéria Marcondes Dermatologista

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    DIALETO CAIPIRA

    BLOCO 1 Felipe e Tininha citam trecho da canção “Viola Quebrada”, de Mário de Andrade, que retrata o modo de falar e de ser do homem do campo. O Povo Fala responde a enquete: “você conhece a origem do termo “caipira”?” O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “caipira”. Felipe Reis entrevista o professor de língua portuguesa Manoel Mouri Santiago, coordenador do Projeto Caipira, da USP, que fala sobre as variantes do português brasileiro e dos registros da linguagem do falar “caipira”. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a conjugação dos verbos “ver”, “mandar”, “fazer” e “deixar” quando vêm seguidos de outros verbos no infinitivo pedem o uso dos pronomes oblíquos no padrão culto da língua. BLOCO 2 Trecho da canção “Viola Quebrada”, de Mário de Andrade, na interpretação de Inezita Barroso para ilustrar o tema. Felipe Reis entrevista o professor de língua portuguesa Maurício Soares Filho que fala sobre a linguagem usada por Mário de Andrade, em “Viola Quebrada”. Tininha fala que não é só na música que a cultura caipira se manifesta. Ela também aparece no cinema. Trechos do filme “Jeca Tatu”, de Milton Amaral, para ilustrar o tema. O quadro “Curiosidades” traz o significado da expressão “jeca-tatu”. Tininha Mello entrevista o professor Maurício Soares Filho que fala sobre a relação do personagem Jeca Tatu com a língua portuguesa. Trecho do filme “Marvada Carne”, de André Klotzel, para ilustrar o tema. BLOCO 3 Tininha Mello entrevista o cantor, compositor e pesquisador Paulo Freire que fala sobre a importância da música caipira para a cultura brasileira. Fala também das suas composições e seu romance Jurupari que tem como tema central a figura do violeiro e as histórias do sertão mineiro. O Jornal Nossa Língua traz como notícia principal um trecho da crônica “O almoço do muchirão”, de Cornélio Pires. Esse trecho é dramatizado pelos atores Felipe Reis, Tininha Mello com a participação do produtor Mauro Muraro. O repórter Felipe Reis conversa com as pessoas na rua pra saber se já participaram de algum “muchirão”. O âncora Gelson Babosa recebe no estúdio o professor de língua portuguesa Henrique Santos Braga que fala sobre o trecho da crônica apresentada, de Cornélio Pires. Felipe Reis e Tininha Mello encerram o programa ao som de Chico Mineiro, de Tonico e Francisco Ribeiro, na interpretação de Tonico e Tinoco.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    NOTTING HILL

    NESSA SEMANA, ASHLIE E STEPHEN TÊM A CHANCE DE PARTICIPAR DO FAMOSO CARNAVAL DE NOTTING HILL, EM LONDRES. ASHLIE ESTÁ ENTUSIASMADA PARA FAZER SUA PRÓPRIA FANTASIA PARA O GRANDE DIA. E STEPHEN ACHA QUE PRECISA DE UMA AULA DE DANÇA PARA APRIMORAR SEUS PASSOS. O REPÓRTER NICK CONFERE A GRÃ-BRETANHA MULTICULTURAL E OS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DELA PARA A SOCIEDADE. ELE CONVERSA COM RECENTES IMIGRANTES E PESSOAS QUE VIVEM LÁ HÁ MUITOS ANOS. O PERITO EM LÍNGUA INGLESA, ROB, DISCUTE SOBRE ADJETIVOS E PALAVRAS USADAS COM ELES. E NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A DIFÍCEIS PERGUNTAS NO DEBATE SOBRE IMIGRAÇÃO.

  • 16:30SE LIGA NA CIÊNCIA

    POR DENTRO DA TERRA

  • 16:45TRAÇANDO ARTE II

    MICHELANGELO

  • 16:50CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL OSVALDO RUSSOMANO - BRAGANÇA PAULISTA

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 73 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 73 você aprenderá a identificar uma equação do segundo grau e a reconhecer seus coeficientes. Além disso, saberá como verificar se um número é solução de uma equação do segundo grau e como se resolvem este tipo de equação quando ela se mostra incompleta.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 4 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 04 você verá como um mesmo problema pode ser resolvido pelo método aritmético, pelo método algébrico e pelo método gráfico. Aprenderá que podemos escolher um ou outro método, mas que resolver o mesmo problema por mais de um método é uma forma segura de ver que não errou. Se as duas respostas forem iguais, é bem provável que estejam certas; se forem diferentes, uma delas está errada.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 10

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Affonso Romano de Sant'Anna e Fernando Bonassi. No ar dia 11 de agosto, às 20:30hs.

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2018

    A JORNADA PARA ODNUM (UNESP BAURU) + EXPEDIÇÃO MORRO DO DIABO - HISTÓRIA (UNOESTE)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “A Jornada para Odnum” produzido por produzido por alunos do curso de Radio e TV da UNESP Bauru e “Expedição Morro do Diabo – História” produzido por alunos do curso de jornalismo da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Sobre “A Jornada para Odnum” Enquanto aguardam a energia voltar, quatro jovens iniciam uma partida de RPG de mesa. Em uma misteriosa taverna medieval no mundo de Odnum, seus personagens podem encontrar muitas aventuras. Isto é, se eles conseguirem manter a atenção no jogo! Ano de produção: 2017 Sobre “Expedição Morro do Diabo – História”: A Reserva Florestal do Morro do Diabo foi criada em 1941. Em 1986, passa a ser Parque Estadual, localizado no Sudoeste Paulista, no município de Teodoro Sampaio. Trata-se de uma das últimas áreas de Mata Atlântica de interior que sobrou dessa região. Ele margeia o rio Paranapanema, que é um divisor natural dos estados de São Paulo e Paraná. O Parque abriga um seleto grupo representante da fauna e flora brasileira. Conheça a história dessa unidade e também o trabalho de preservação e fiscalização que o Parque realiza. Ano de produção: 2016

  • 19:00ROTA DA INOVAÇÃO

    SUÍÇA (PARTE II)

    TEMA: A INOVAÇÃO SUÍÇA NA CIÊNCIA Neste episódio, a Rota da Inovação continua em solo suíço, desta vez na cidade de Berna, famosa por ser o lar do renomado cientista Albert Einstein. E é nesta cidade, que respira ciência, que fomos conhecer a Comissão para Tecnologia e Inovação, onde está sendo desenvolvido por uma startup local, um equipamento que transforma imagens de ossos gerados por raio-x e, através da impressão 3D, é capaz de criar próteses humanas muito mais eficientes. Também visitamos o Centro Paul Klee, que inova ao unir sob o mesmo teto um museu, teatro, centro de convenções e livraria, além de incentivar grupos de estudos inovadores. Visitamos a Sociedade Albert Einstein, instalada na casa onde viveu o famoso cientista, para conversar sobre as invenções e inovações de Einstein, lembrando que a Teoria da Relatividade foi desenvolvida nesta cidade. Comissão para Tecnologia e Inovação - Inovações no campo da medicina. Centro Paul Klee - Inovações no campo do laser e estudos.

  • 19:30TELECONTO

    FOGO FRIO 3

  • 20:00GUERRA FRIA

    O BLOCO SOCIALISTA: ASIA

    O PRIMEIRO REGIME SOCIALISTA DA ASIA SURGIU EM 1924, A MONGO LIA, MAS FOI A ENTRADA DA CHINA NO MUNDO SOCIALISTA QUE ABA- LOU O EQUILIBRIO ENTRE AS GRANDES POTENCIAS NO FINAL DOS ANO 40. O PROGRAMA APONTA OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS NA ASIA NA SEGUNDA METADE DO SECULO XX.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 20/06/2018

  • 21:00DOCTV BRASIL IV

    CARTA SONORA

    O documentário propõe uma reflexão sobre a paisagem sonora da cidade de São Paulo. Através da percepção auditiva de personagens que flanam por lugares distintos da metrópole, Carta Sonora estabelece uma possibilidade de tradução da polifonia da cidade.

  • 22:00INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO 2014

    CIÊNCIA E RESPONSABILIDADE ÉTICA COM AS NOVAS GERAÇÕES - CARLOS NOBRE

    Aumento de gases de efeito estufa, redução da camada de ozônio, desertificação, erosão, ocupação desordenada, poluição, escassez, desperdício... Vivemos uma crise ambiental e climática de graves proporções. Carlos Nobre explica como são feitos os cálculos econômicos que impactam diretamente na medida dos governos para a preservação ambiental para as gerações futuras. Mas para o climatologista a discussão sobre mudanças climáticas, mais que uma questão política e econômica, é antes de tudo uma questão ética.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 20/06/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    A SOMBRA - COELHO NETO

    Enciumado de sua esposa (Celeita), médico resolve eliminá-la de maneira insólita: trata de infectá-la com bacilos. Celeita porém, floresce e torna-se mais bela a cada injeção. Finalmente, superando todos os prazos previsíveis, vem a falecer. Arrependido e atormentado, o marido vê-se perseguido por uma sombra. Até que, totalmente obcecado e neurotizado, vai a uma delegacia de polícia e confessa seu crime. A sombra então, desaparece.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 23 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula, você vai ver que desde o começo a agricultura brasileira foi voltada para a exportação e como isso influiu na paisagem. Vai ver que, na distribuição de terra no país, predominava a grande propriedade; e como isso definiu as relações entre o campo e a cidade. Também vai acompanhar as mudanças na agricultura e seus efeitos para os trabalhadores e para a produção.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 18 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 18 você continuará estudando frases que servem para falar de coisas que se planeja fazer e conhecerá uma estrutura nova, que deve ser usada nas frases em que a expressão "going to" serve para fazer perguntas sobre o futuro. Na parte de turismo da teleaula você conhecerá um lugar exótico, localizado do outro lado do mundo: a Tasmânia.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 9

    Você verá o que são o passo e o nônio, e, também, aprenderá a calcular a resolução de um micrômetro.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    MONET

  • 07:50CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL EDWARD C. COSTA - VOTUPORANGA

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 37

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 14

    Uma reportagem especial gravada em Manaus com o escritor Milton Hatoum, que já recebeu dois prêmios Jabuti e acaba de lançar o romance "Cinzas do Norte". E na semana da criança, o Entrelinhas indica dois clássicos da literatura juvenil: "Os meninos da rua Paulo", de Ferenc Molnár, que foi reeditado e "Minha vida de menina", de Helena Mórley, que ganha agora uma versão para o cinema dirigida por Helena Solberg.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 33

    33) “NADA É PARA SEMPRE?” Amar é mesmo uma complicação. Enquanto a relação de Bianca e Leonardo fica cada vez mais íntima, e ela vive o impasse de transar ou não pela primeira vez, o namoro de Pedro com Roseli sobrevive apenas na cabeça do garoto. Bem que Roseli tenta dar as dicas mais óbvias possíveis de que foi bom, mas acabou. Só quando um novo “amigo” que não desgruda dela entra na história, é que Pedro fica desconfiado e aí o pânico. Ele não está pronto para perder Roseli e faz de tudo para reconquistá-la, mesmo os gestos mais loucos e ridículos de que só um apaixonado é capaz. Paixão, por sinal, é o que faz Bianca vencer seus medos e tomar a decisão de transar com o “experiente” Leonardo. Numa noite em que Zuzu e Edison viajam para o enterro de um vizinho quase centenário, Pedro e Bianca fazem as mesmas loucuras por amor que outros tantos antes deles já fizeram. Dará certo? Os irmãos gêmeos sairão ilesos desta noite especial?

  • 09:30CULTURA 360

    BENEFÍCIOS DA CAMINHADA (UNA) + TÔ TATIANDO (PUC) + COMUNIDADE DA RUA MOSCOU (PUC CAMPINAS)

    UM MINIDOCUMENTÁRIO PRODUZIDO PELOS ALUNOS DA PUC CONTANDO A HISTÓRIA DA COMUNIDADE DA RUA MOSCOU, NA CIDADE DE CAMPINAS,NO INTERIOR DE SÃO PAULO, PRA CONHECER A COMUNIDADE DA RUA MOSCOU.O LUGAR, QUE JÁ É CONSIDERADO A MAIOR ÁREA DE RISCO DA CIDADE, POR CAUSA DA VIOLÊNCIA E PROBLEMAS COM ENCHENTES, VEM PASSANDO UM INTENSO PROCESSO DE URBANIZAÇÃO NOS ÚLTIMOS ANOS. UM GRUPO DE ALUNOS DE JORNALISMO DA PUC DE CAMPINAS CONVERSOU COM ALGUNS MORADORES E LÍDERES COMUNITÁRIOS E PRODUZIU O MINIDOCUMENTÁRIO “MEU LUGAR”, CONTANDO A HISTÓRIA DO BAIRRO. OUTRO DESTAQUE DO PROGRAMA É UMA ENTREVISTA COM A CANTORA ZÉLIA DUNCAN SOBRE SEU NOVO SHOW, “TÔ TATIANDO”. A CANTORA ZÉLIA DUNCAN ESTÁ COMPLETANDO 30 ANOS DE CARREIRA. PRA COMEMORAR, ELA DECIDIU MONTAR UM ESPETÁCULO DEDICADO À OBRA DE UM DE SEUS COMPOSITORES PREDILETOS, LUIZ TATIT.O RESULTADO É O SHOW “TÔ TATIANDO”, QUE TEM DIREÇÃO DA ATRIZ REGINA BRAGA E ESTÁ EM TURNÊ PELO PAÍS. E, PRA COMEÇAR, UMA REPORTAGEM A RESPEITO DOS BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA A SAÚDE E O BEM ESTAR, FEITA PELOS ALUNOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA, DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER

    Saiba neste programa quais são os direitos que os brasileiros asseguram a quem é portador de uma doença grave como o Câncer ou que tenha determinada deficiência. Saiba também de algumas orientações que podem proporcionar alívio a muitas famílias.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    A CRECHE

    Saiba neste programa o que é e para que serve a creche. A Psicóloga Maria Tereza Venceslau, vai explicar o que é e para que serve a creche. Fala também como deve ser a formação dos funcionários, a segurança, o espaço físico de uma creche e quais são as estruturas para um melhor desenvolvimento para a criança.

  • 11:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 11

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Luis Fernando Verissimo e José Miguel Wisnik. No ar dia 11 de setembro, às 23:10hs.

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 46

    CULTURA RETRÔ - Pgm 46 - no ar: 08/03/12 VT ABRE DOC - Design: Versão Brasileira - 1991 Brasil Pensa - 500 anos de design - 1997 VT ENTREVISTA CARLOS MOTTA VT SPAZIO VINTAGE - Roupas militares VT DIA DA MULHER - Doc Memórias de Eva - 1969 VT ENCERRAMENTO - MPB Especial: Quarteto em Cy - 1973

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 494

  • 13:30ALMANAQUE EDUCACAO

    BAGUNÇA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Um boato se espalha pela escola de que na última Reunião de Conselho os professores decidiram tomar medidas drásticas para acabar com a bagunça em sala de aula. E uma dessas medidas atingirá diretamente a dupla Cadu e Mano: eles serão colocados em turmas diferentes. Indignados, os amigos farão de tudo para que isso não aconteça!

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DIREITOS DO PACIENTE COM CÂNCER

    Saiba neste programa quais são os direitos que os brasileiros asseguram a quem é portador de uma doença grave como o Câncer ou que tenha determinada deficiência. Saiba também de algumas orientações que podem proporcionar alívio a muitas famílias.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 02 - NUTRIÇÃO NO ESPORTE

    O programa trata da nutrição no esporte. A população em geral e os profissionais da área de saúde têm buscado com grande interesse uma concepção de vida mais saúdavel. Além de atividades físicas regulares, uma alimentação adequada e correta pode fazer a diferença. Para ter boa performance, um atleta precisa ter uma dieta saudável com valores nutricionais suficientes para suprir as suas necessidades energéticas, dependendo do esporte que pratica.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE

    FEBRE

    Um filho com febre. E vem a preocupação. Levar ao pronto socorro, ligar para o pediatra, esperar um pouco, o que fazer? Se a febre for alta existe algum risco? Os médicos costumam dizer que é preciso ficarmos atentos ao estado geral da criança. Se, mesmo com febre, ela está ativa ou muito apática faz diferença. E será que precisa sempre medicar quando houver febre? O pediatra esclarece que o risco de convulsão por febre é pequeno e também responde dúvida de telespectador. Juliana Meirelles Dona de casa Dr. Fábio Ancona Pediatra

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE

    BATER E MORDER

    Tem criança que passa por aquela fase de bater ou morder. E quando isso acontece, tem de tudo: os pais dos que mordem ficam sem graça, já os pais de quem foi mordido muitas vezes ficam bravos e querem tirar satisfação. Como lidar com essas situações? Esse é um comportamento até considerado comum entre crianças de 1 a 3 anos. Eles se frustram com facilidade e ainda não conseguem controlar seus impulsos. Mas é necessário demonstrar que está errado e impor limites. Renato conta das experiências diferentes com cada filho. A psicóloga Natércia Tiba também responde dúvida de telespectador. Renato Kaufmann Escritor/redator Natércia Tiba Psicóloga

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA

    YOU ARE MY EVERYTHING - BLOCO 1

  • 15:45INGLÊS COM MÚSICA

    YOU ARE MY EVERYTHING - BLOCO 2

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    OXFORD

    NESTE EPISÓDIO, ASHLIE TEM UMA PROVA NA HISTÓRICA UNIVERSIDADE DA CIDADE DE OXFORD, E STEPHEN A CONVENCE A DAR UMAS AULAS DE VOLANTE NO CAMINHO PARA LÁ. ENQUANTO ASHLIE ESTÁ FAZENDO A AVALIAÇÃO, STEPHEN TEM A CHANCE DE EXPLORAR A CIDADE E APROVEITA PARA PREPARAR UMA SURPRESA PARA SUA IRMÃ. COM UM AUMENTO NO NÚMERO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS VINDO PARA O REINO UNIDO, REPÓRTER NICK OBSERVA A VIDA NA UNIVERSIDADE, CONVERSANDO COM ESTUDANTES SOBRE COMO É VIVER LÁ. O ESPECIALISTA NA LÍNGUA INGLESA, ROB, TEM DICAS DE COMO LEMBRAR GRUPOS DE PALAVRAS RELACIONADAS. E COM A TECNOLOGIA PROMOVENDO MUDANÇAS NO MODO COMO APRENDEMOS, NOSSO CONVIDADO DO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A QUESTÕES SOBRE O FUTURO DA EDUCAÇÃO.

  • 16:30SE LIGA NA CIÊNCIA

    É LIXO!

  • 16:45TRAÇANDO ARTE II

    MONET

  • 16:55CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL EDWARD C. COSTA - VOTUPORANGA

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 23 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula, você vai ver que desde o começo a agricultura brasileira foi voltada para a exportação e como isso influiu na paisagem. Vai ver que, na distribuição de terra no país, predominava a grande propriedade; e como isso definiu as relações entre o campo e a cidade. Também vai acompanhar as mudanças na agricultura e seus efeitos para os trabalhadores e para a produção.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 18 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 18 você continuará estudando frases que servem para falar de coisas que se planeja fazer e conhecerá uma estrutura nova, que deve ser usada nas frases em que a expressão "going to" serve para fazer perguntas sobre o futuro. Na parte de turismo da teleaula você conhecerá um lugar exótico, localizado do outro lado do mundo: a Tasmânia.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 11

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. Desta vez, os convidados é são os escritores Luis Fernando Verissimo e José Miguel Wisnik. No ar dia 11 de setembro, às 23:10hs.

  • 18:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1240

    HOJE, NO REPÓRTER ECO VOCÊ ACOMPANHA A HISTÓRIA DE SOBREVIVÊNCIA DOS ÚLTIMOS ÍNDIOS DA ETNIA PIRIPKURA. ONHEÇA TAMBÉM O NOVO LIVRO DE SONIA HIRSCH SOBRE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO. E AINDA, O SUCESSO DA INICIATIVA QUE TENTA DEVOLVER FRAGMENTOS DA MATA ATLÂNTICA À MAIOR CIDADE BRASILEIRA. EM ESQUEMA DE MUTIRÃO , O PROJETO "FLORESTA DE BOLSO" REPLANTA AS ÁRVORES NATIVAS EM ESPAÇOS SEM VEGETAÇÃO. "VIDA QUER VIVER" É A OBRA MAIS RECENTE DESTA PESQUISADORA DA COMIDA QUE NUTRI O CORPO E A ALMA. E DOCUMENTÁRIO CONTA A SAGA DE 2 INDÍGENAS NÔMADES QUE VIVEM ISOLADOS EM UMA ÁREA PROTEGIDA DA AMAZÔNIA, MAS CERCADOS POR FAZENDAS E MADEIREIROS, NO ESTADO DO MATO GROSSO.

  • 19:00MESTRES DA LITERATURA

    JOSE DE ALENCAR - O MULTIPLO

    O programa fala da vida e obra de José de Alencar - O Múltiplo, além de analisar o livro O Guarani.

  • 19:30TELECONTO

    FOGO FRIO 4

  • 20:00GUERRA FRIA

    O TERCEIRO MUNDO: ORIENTE MEDIO

    A SEGUNDA PARTE DO PROGRAMA VAI MOSTRAR COMO O ORIENTE MEDIO SE TORNOU UM DOS CENTROS NERVOSOS DA GUERRA FRIA. NA SEGUNDA METADE DO SECULO XX, A REGIAO TRANSFORMOU-SE NUM GRANDE BAR- RIL DE POLVORA. E' UMA AREA ESTRATEGICA DO PONTO DE VISTA ECONOMICO, PRINCIPALMENTE POR CAUSA DO PETROLEO. E' TAMBEM UM IMPORTANTE CENARIO GEOPOLITICO E MILITAR, PORQUE SERVE DE PASSAGEM ENTRE A EUROPA E A ASIA. DEPOIMENTOS DO RABINO HENRY SOBEL, DO PRESIDENTE DA FEDERACAO ARABE-PALESTINA NO BRASIL, HASAN EL-EMLEH, E DO GEOGRAFO NELSON BACIC OLIC.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/06/2018

  • 21:00DOCTV BRASIL IV

    SOU NEGRO, NÃO SEI SAMBAR

    Sou negro. Minha educação de classe média, em um ambiente predominantemente branco, nunca me incentivou a afirmar minha negritude, apesar de meu avô ser um dos fundadores do movimento negro e da escola de samba Nenê da Vila Matilde. Agora, aos 34 anos, tomei uma decisão: quero aprender a sambar, aprender a tocar cuíca e entrar para a bateria da escola.

  • 22:00TERRADOIS II

    VIVA OU DEIXE MORRER

    Eutanásia, Distanásia, Ortotanásia, suicídio assistido... Em TERRADOIS a morte se multiplicou. Mas como a questão do direito à morte é enfrentada pela pós modernidade? E mais: Como o mundo jurídico lida com esses valores numa sociedade onde, cada vez mais, o direito à individualidade e às escolhas é reivindicado por todos? Neste episódio de TERRADOIS um bem sucedido advogado, no auge da carreira, decide colocar ponto final em sua existência. Para isso, ele contrata um especialista no ofício de matar. A coisa se complica quando tal ato se confunde com a ação de um serial killer e todos na trama passam se tornam suspeitos.

  • 22:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    LABAQ

    A artista nos guia pela sua história com a música, conta a importância dos seus pais nessa caminhada e nos entretém com suas composições em português e espanhol.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 21/06/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    O HOTEL - VICTOR GIUDICE

    Um casal vai passar sua lua-de-mel num hotel à beira-mar. Pouco a pouco, coisas estranhas começam a acontecer. A área da praia para banhos de sol vai sendo confinada; os pratos solicitados ao restaurante, vão sendo substituídos por outros; o café da manhã é substancialmente reduzido. Quando o casal resolve partir e pede sua conta, pedem que aguardem mais 03 dias. Quando o marido desce para acertar as despesas de qualquer maneira, some e retorna horas depois com 03 perfurações: uma abaixo do olho esquerdo, e duas acima do estômago.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 3 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai testemunhar a importância que tiveram, para a humanidade, os viajantes árabes e mouros. Vai entender como eles espalharam pelo mundo muitas informações da região que hoje chamamos Oriente. E vai se surpreender ao constatar como essas informações acabaram por enriquecer culturas tão distantes, chegando ao nosso Brasil, através de Portugal. Vai, ainda, reconhecer a grande importância e a riqueza das civilizações do Oriente.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 3 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 03 você recordará o "simple present". Verá que esse tempo verbal é usado para descrever ações cotidianas e que as frases interrogativas e negativas no "simple present" precisam do auxiliar "do" ou "does". Por fim, conhecerá Canberra, capital da Austrália.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 10

    Você aprenderá a fazer a leitura em micrômetro com resolução de milésimos de polegadas, e nos micrômetros com nônio de resolução de décimos de milésimos de polegadas.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    CÉZANNE

  • 07:50CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL RUY MENESES - BARRETOS

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 38

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 15

    Uma matéria sobre o documentário "Vinicius", do diretor Miguel Faria Jr,em homenagem aos 25 anos da morte do poeta. A matéria tem entrevistas com a produtora Suzana de Moraes e com o diretor Miguel. O programa tem também uma entrevista com a poeta Dora Ferreira da Silva, ganhadora do prêmio Jabuti por seu livro "Hídrias". E o surpreendente gosto literário da cantora Wanessa Camargo. Há ainda trechos de Vinicius e Toquinho cantando "Samba da Volta" no programa MPB Especial, gravado pela TV Cultura nos anos 70.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 34

    34) “TRUTAS E TRAÍRAS” É “Dia das Bruxas” na Piquerobi. Uma festa a fantasia promete animar a turma e, quem sabe, curar a ferida aberta no coração partido de Pedro. Já o coração de Bianca anda a mil, pois ela e Leonardo estão cada vez mais apaixonados. No sábado, a Piquerobi é tomada por sacis, mulas sem cabeça, lendas urbanas e monstros. Entre tentativas dos amigos de ajudar Pedro a conquistar um novo amor e o envolvimento de Bianca, o monstro da traição entre amigos ronda a turma e pode mudar a vida de todos.

  • 09:30CULTURA 360

    EXTRAÇÃO DO VENENO DE ARTRÓPODES (PUC) + CAPINAM (UFBA) + CIRCO DA FÍSICA (USP RIBEIRÃO)

    NESSA EDIÇÃO, A GENTE DESTACA UMA ENTREVISTA COM O POETA BAIANO CAPINAM, PARCEIRO MUSICAL DE GILBERTO GIL E PAULINHO DA VIOLA, ENTRE OUTROS, E TAMBÉM UM GRANDE MILITANTE DA CULTURA BRASILEIRA. PARCEIRO DE GILBERTO GIL, EDU LOBO E PAULINHO DA VIOLA, O BAIANO JOSÉ CARLOS CAPINAM É UM DOS GRANDES LETRISTAS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA.. NA ENTREVISTA QUE VOCÊ ASSISTE CONCEDIDA À TV DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, O POETA NARRA SUA PRODUTIVA TRAJETÓRIA ARTÍSTICA. O CULTURA 360 TAMBÉM FALA DE CIÊNCIA. VOCÊ VAI CONHECER O CIRCO DA FÍSICA, UM PROJETO QUE HÁ DEZ ANOS USA O TEATRO PARA ENSINAR CONCEITOS CIENTÍFICOS. FÍSICA É UM TEMA PARA O QUAL MUITO ESTUDANTE TORCE O NARIZ, NÉ MESMO? MAS PROS ESPECTADORES DO CIRCO DA FÍSICA, O ASSUNTO É MOTIVO DE BOAS RISADAS. CIRCO DA FÍSICA É UM PROJETO QUE HÁ DEZ ANOS FAZ DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA USANDO ELEMENTOS TEATRAIS. NO ESPETÁCULO, ESTUDANTES E EX-ALUNOS DO DEPARTAMENTO DE FÍSICA MÉDICA DA USP SE TRANSFORMAM EM ATORES. ELES SOBEM AO PALCO PRA FAZER EXPERIMENTOS E ENSINAR DE MANEIRA DIVERTIDA OS PRINCIPAIS CONCEITOS DA FÍSICA. E PRA COMEÇAR O PROGRAMA, VOCÊ CONFERE UMA REPORTAGEM QUE MOSTRA UM EQUIPAMENTO DESENVOLVIDO NA PUC CAPAZ DE EXTRAIR VENENO DE ARANHAS, ESCORPIÕES E OUTROS ARTRÓPODES, SEM QUE OS ANIMAIS SEJAM MALTRATADOS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    PSORÍASE

    Psoríase é uma doença de pele que pode causar muitos prejuízos a qualidade de vida do paciente. Neste programa você vai saber algumas orientações que podem nos ajudar a identificar e controlar essa doença.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    AGRESSIVIDADE

    Saiba neste programa como lidar com a agressividade de uma criança. A Psicóloga e Professora da Universidade Federal de São Paulo, Márcia Pedromônico, vai orientar como lidar com as crianças agressivas. Fala também de como identificar essa agressividade, como lidar com as crianças que agridem os pais e qual o papel da escola em relação a isso.

  • 11:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 12

    PERGUNTAS BLOCO 1 Fernando Bonassi p/ Cíntia: Você acredita nessa coisa de "literatura feminina"? Existe "literatura feminina" diferente de "literatura masculina"? Você não acha que essa conversa de "literatura feminina" só serve pra manter a mulher escritora em casa, lavando louça, meio que impedida de atuar nas grandes discussões do país e da própria literatura? • Ferréz: o rótulo “escritor da periferia”, assim como o da “literatura feminina”, também é uma forma de enquadrar o escritor, amenizando o impacto de sua literatura? • Cíntia: literatura tem algum impacto sobre realidade? Ou isso só acontece quando vira filme ou série de TV? PERGUNTAS BLOCO 2 Antonio Dutra para Ferréz • Cíntia: a condição judaica é também uma forma de marginalidade? • Ferréz: pq os artistas da periferia mantêm postura e visual agressivo para protestar contra a violência? Adotando essa postura, não se reforça o preconceito? • Cíntia: no livro Por que sou gorda mamãe? vc lida com um outro tipo de preconceito – o preconceito contra a obesidade. As antigas patrulhas ideológicas deram lugar a uma patrulha sanitária e estética? PERGUNTAS BLOCO 3 Nadia Gotlib para Cíntia (Clarice Lispector) • Ferréz: já ouvi você dizer que um dos escritores mais importantes na sua carreira foi Flaubert. Como esse tipo de referência transparece na sua obra? • Para os dois: Quero fazer uma pergunta que explora a diferença entre vocês dois. Cíntia, vc trata de temas tabu (como o Holocausto) com humor, que é um traço se sua obra. No Ferréz, ao contrário, o humor está ausente. Falta ironia na literatura dita marginal, ou humor é um luxo dos escritores de classe média? • Ferréz: Quando compõe, vc acredita estar fazendo literatura? PERGUNTAS BLOCO 4 Fernando Bonassi p/ Ferréz Ferréz, meu caro: qual é o futuro da periferia, ou dessa idéia de periferia que a gente faz hoje? Você acha que o destino dos miseráveis é se aburguesar? Dá pra ter prosperidade e atitude? • Ferréz: vc se “aburguesou” com o sucesso? • Cíntia: existe contradição entre viver da escrita – dando oficinas, participando de júris, comissões etc – e fazer uma literatura independente, crítica? Antonio Dutra para Cíntia – emendar na pergunta: Vc fez parte de um antologia chamada “Geração 90”; os escritores não estão querendo virar “medalhões” muito rapidamente? • Ferréz: que diferença há entre escritores que tratam da violência tendo vivido isso no cotidiano e a abordagem de escritores de classe média?

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 47

    CULTURA RETRÔ Pgm 47 - no ar: 15/03/12 VT Abre Doc "Design:Versão Brasileira" - 1991 VT Entrevista Oswaldo Mellone - Arquiteto e Design VT A Pedidos - Poema José - Drummond Telecurso 2• grau - Pgm de 1978 VT Entrevista Lygia Fagundes Telles VT DOC CARLOS DRUMMOND - A partilha da poesia - 2002 Conexão Roberto D´Avila - 2002 VT Encerramento Milton Nascimento

  • 12:30MOSAICOS

    A ARTE DE AIRTO MOREIRA

    MOSAICOS – A ARTE DE AIRTO MOREIRA Documentário musical revê a trajetória do percussionista a parir de diversas imagens do acervo da TV Cultura, tais como Ensaio (2003), Misa Espiritual(1984), Especial Flora Plurim & Airto Moreira (1988), entre outros. Além disso, o programa oferece apresentações exclusivas de artistas nos estúdios da emissora (Dinho Nascimento e Três de Paus), além de depoimentos e interpretações (também exclusivas) de José Roberto Bertrami, Alex Malheiros, Caíto Marcondes e Heraldo do Monte.

  • 13:30ALMANAQUE EDUCACAO

    CORAGEM *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Final do campeonato de futsal. O jogo segue empatado nos acréscimos, quando o juiz marca um pênalti. Diante da torcida, que lota a quadra da escola, ninguém se apresenta pra cobrança. Cadu, então, enche o peito de coragem e assume a responsabilidade. Se ele fizer o gol, o time vence o campeonato; mas se ele perder, o título fica pra outra equipe. Neste inusitado episódio, acompanhamos as conseqüências de cada uma das possibilidades acima na vida de Cadu.

  • 14:00SAUDE BRASIL

    PSORÍASE

    Psoríase é uma doença de pele que pode causar muitos prejuízos a qualidade de vida do paciente. Neste programa você vai saber algumas orientações que podem nos ajudar a identificar e controlar essa doença.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 02 - UM PAÍS DE MONSTROS E MARAVILHAS

    O programa fala que a mente humana é um aparelho complexo capaz de criações extraordinárias. Quando ouvimos a música de Mozart e a música de Wagner, certamente vamos ter percepções diferentes de cada compositor. O mesmo acontece quando vemos um filme romântico, um filme de terror ou um filme de ficção científica. O que passa na cabeça desses autores no momento da criação? Nossa mente é um país de monstros e maravilhas?

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE

    TRANSMISSÃO DE VALORES

    Fala-se muito que criar um filho é transmitir valores. São estes conceitos, do que é certo ou errado, que vão formar os adultos do futuro. Mas como garantir que nossas crianças cresçam prezando a honestidade, a responsabilidade e o respeito? Estes que são alguns dos valores tão importantes e que parecem tão esquecidos ultimamente por parte da humanidade. Para este Momento Papo de Mãe sobre transmissão de valores na educação dos nossos filhos, convidamos o professor e consultor em educação, valores humanos, ética e desenvolvimento social Luis Henrique Beust. E a mamãe que participa do papo é Mayra que está grávida do terceiro filho. Mayra Gama Publicitária Prof. Luis Henrique Beust Especialista em desenvolvimento humano

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE

    VALORIZAÇÃO DA INFÂNCIA

    Valorizar a infância é deixar seu filho ou filha aproveitar ao máximo essa fase da vida que, no fundo, dura tão pouco. É saber dos direitos de toda criança e lutar para que eles sejam cumpridos. É cuidar e preservar. Estudos recentes em neurobiologia mostram que o desenvolvimento das estruturas do cérebro responsáveis pelo funcionamento social e emocional no decorrer da vida estão atrelados à qualidade do vínculo entre a criança e seus cuidadores. É responsabilidade o obrigação dos adultos garantir uma infância saudável. Nossas convidadas de hoje para este Momento Papo de Mãe sobre a valorização da infância são a psicóloga Lidia Aratangy e o casal Beatriz e Juarez do Grupo Folia de Reis. Participação em vídeo do pediatra Dr. José Coletti Junior respondendo dúvida de telespectador. Lidia Aratangy Psicóloga Beatriz Zulueta Educadora Juarez Ferreira Educador

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    ROCK BRASILEIRO

    BLOCO 1 Felipe Reis, caracterizado de Raul Seixas e Tininha Mello, de Rita Lee, conduzem o programa e destacam as principais bandas de rock brasileiro. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “rock”. Trecho da canção “Estúpido cupido”, interpretada por Celly Campelo para ilustrar o tema. Felipe e Tininha recebem os covers de Roberto Carlos (Eli) e Wanderléa (Mayara) que canta trecho de “Pare o casamento”, de Resnick/Young – versão de Luis Keller. Felipe e Tininha destacam as principais bandas de rock da década de 80 e trecho da canção “Meninos e Meninas” (Dado Villa-Lobos / Renato Russo/ Marcelo Bonfá), na interpretação da Legião Urbana, ilustra a passagem. Felipe Reis entrevista o professor de língua portuguesa Paulo César Carvalho que comenta a linguagem da letra “Meninos e Meninas” e explica o que é o “pretérito imperfeito e o significado desse adjetivo no trecho “acho que o imperfeito não participa do passado...”. O quadro CSI-LP traz as expressões “risco de vida” e “risco de morte” para serem investigadas. Participação especial da apresentadora Sabrina Parlatore. BLOCO 2 A equipe do INL desvenda mais um caso da língua portuguesa. Os detetives com a ajuda do Conselheiro Brás, após investigação, chegam a conclusão de que a expressão “risco de vida” é mais usada, de acordo com o site Corpus do português. Em casos como esse, é o uso eu dá a norma, e o uso consagrou “Risco de vida”. De acordo com as explicações, “risco de vida” seria a forma elíptica de “risco de perder a vida” ou uma variação de “a vida está em risco”. O quadro Socorro! Língua Portuguesa traz a diferença do uso popular e do uso culto na comunicação social. Quando se fala “o futuro é nós!” o interlocutor está fazendo uso de um registro popular. O registro culto determina a concordância do verbo com o pronome pessoal do caso reto “nós”. Neste caso, o correto seria “o futuro somos nós!”. BLOCO 3 Os personagens Rita Lee (Tininha) e Raul Seixas (Felipe) e seus convidados cantam, com a ajuda do DJ Mauro, trecho de “Mulher de Fases”, dos Raimundos e”A Rosa”, de Chico Buarque. Felipe Reis entrevista o professor de língua portuguesa, Paulo César Carvalho que analisa a letra das duas canções. Enquanto “Mulher de Fases” se vale de registros extremamente coloquiais (com gírias e irregularidades de concordância), “A Rosa” emprega uma linguagem menos coloquial e um vocabulário mais sofisticado. Em relação às características das mulheres, há semelhanças entre as personagens, que mudam facilmente de opinião, caracterizando-se pela volubilidade. Em “Mulher de fases”, a personagem feminina, às vezes, joga as “coisa” do eu lírico fora, às vezes o beija com intensidade. Já em “A Rosa”, entre outras oscilações de humor, “some nas altas da madrugada”, mas “trabalha de plantonista”, “é doida pela Portela”, mas anda “vestida de verde e rosa”, as cores da Mangueira. O Jornal Nossa Língua traz a notícia extraordinária de que alguns cidadãos soteropolitanos afirmam terem visto o pintor surrealista Salvador Dali pintando uma paisagem do pôr do sol. Felipe, na pele de um soteropolitano, recita trecho da canção “Dali de Salvador” (Antonio Pedro/Evandro Mesquita), da Blitz. Felipe Reis conversa com o professor de língua portuguesa Paulo César Carvalho que faz análise do trocadilho que os versos da canção faz entre o pintor surrealista “Salvador Dali” e o advérbio “Dali”. Raul Seixas (Felipe Reis) e Rita Lee (Tininha Mello) e convidados encerram o programa ao som de Raul Seixas (Felipe) cantando “Eu nasci há dez mil anos atrás”, (Raul Seixas/Paulo Coelho).

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    TRANSPORT AND TRAVEL

    NO PROGRAMA DESTA SEMANA, STEPHEN E ASHLIE SERÃO OS ANFITRIÕES DE SEU AMIGO JAZZ, DE CUBA. EM UM DIA VIAJANDO DE TREM, TÁXI E BARCO, ELES CONSEGUEM VER OS PONTOS TURÍSTICOS DE LONDRES E TERMINAM O DIA NAS ALTURAS, CURTINDO A SURPRESA FANTÁSTICA QUE STEPHEN PREPAROU PARA ELES. O REPÓRTER NICK ANALISA A IMPORTÂNCIA DO RIO TÂMISA PARA O CRESCIMENTO DE LONDRES COMO UMA CIDADE, E DESCOBRE ALGUMAS IMAGENS FASCINANTES DE COMO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODERIAM AFETAR OS LONDRINOS NO FUTURO. O EXPERIENTE EM LÍNGUA INGLESA, ROB, AJUDA OS ALUNOS COM ALGUMAS FRASES DIFÍCEIS. E COM O CRESCIMENTO DAS CIDADES, NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' TENTA PREVER COMO NOSSAS CIDADES SERÃO NO FUTURO.

  • 16:30SE LIGA NA CIÊNCIA

    A VIDA LÁ FORA

  • 16:45TRAÇANDO ARTE II

    CÉZANNE

  • 16:55CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL RUY MENESES - BARRETOS

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 3 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai testemunhar a importância que tiveram, para a humanidade, os viajantes árabes e mouros. Vai entender como eles espalharam pelo mundo muitas informações da região que hoje chamamos Oriente. E vai se surpreender ao constatar como essas informações acabaram por enriquecer culturas tão distantes, chegando ao nosso Brasil, através de Portugal. Vai, ainda, reconhecer a grande importância e a riqueza das civilizações do Oriente.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 3 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 03 você recordará o "simple present". Verá que esse tempo verbal é usado para descrever ações cotidianas e que as frases interrogativas e negativas no "simple present" precisam do auxiliar "do" ou "does". Por fim, conhecerá Canberra, capital da Austrália.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 12

    PERGUNTAS BLOCO 1 Fernando Bonassi p/ Cíntia: Você acredita nessa coisa de "literatura feminina"? Existe "literatura feminina" diferente de "literatura masculina"? Você não acha que essa conversa de "literatura feminina" só serve pra manter a mulher escritora em casa, lavando louça, meio que impedida de atuar nas grandes discussões do país e da própria literatura? • Ferréz: o rótulo “escritor da periferia”, assim como o da “literatura feminina”, também é uma forma de enquadrar o escritor, amenizando o impacto de sua literatura? • Cíntia: literatura tem algum impacto sobre realidade? Ou isso só acontece quando vira filme ou série de TV? PERGUNTAS BLOCO 2 Antonio Dutra para Ferréz • Cíntia: a condição judaica é também uma forma de marginalidade? • Ferréz: pq os artistas da periferia mantêm postura e visual agressivo para protestar contra a violência? Adotando essa postura, não se reforça o preconceito? • Cíntia: no livro Por que sou gorda mamãe? vc lida com um outro tipo de preconceito – o preconceito contra a obesidade. As antigas patrulhas ideológicas deram lugar a uma patrulha sanitária e estética? PERGUNTAS BLOCO 3 Nadia Gotlib para Cíntia (Clarice Lispector) • Ferréz: já ouvi você dizer que um dos escritores mais importantes na sua carreira foi Flaubert. Como esse tipo de referência transparece na sua obra? • Para os dois: Quero fazer uma pergunta que explora a diferença entre vocês dois. Cíntia, vc trata de temas tabu (como o Holocausto) com humor, que é um traço se sua obra. No Ferréz, ao contrário, o humor está ausente. Falta ironia na literatura dita marginal, ou humor é um luxo dos escritores de classe média? • Ferréz: Quando compõe, vc acredita estar fazendo literatura? PERGUNTAS BLOCO 4 Fernando Bonassi p/ Ferréz Ferréz, meu caro: qual é o futuro da periferia, ou dessa idéia de periferia que a gente faz hoje? Você acha que o destino dos miseráveis é se aburguesar? Dá pra ter prosperidade e atitude? • Ferréz: vc se “aburguesou” com o sucesso? • Cíntia: existe contradição entre viver da escrita – dando oficinas, participando de júris, comissões etc – e fazer uma literatura independente, crítica? Antonio Dutra para Cíntia – emendar na pergunta: Vc fez parte de um antologia chamada “Geração 90”; os escritores não estão querendo virar “medalhões” muito rapidamente? • Ferréz: que diferença há entre escritores que tratam da violência tendo vivido isso no cotidiano e a abordagem de escritores de classe média?

  • 18:30SP PESQUISA

    CEM - CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE

    OS PESQUISADORES DO CEM, CENTRO DE ESTUDOS DA METRÓPOLE, QUEREM MAPEAR, DESCREVER E ENTENDER AS RECENTES MUDANÇAS OCORRIDAS NAS CIDADES BRASILEIRAS. QUAL FOI E QUAL TEM SIDO O PAPEL DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NESSE PROCESSO? COMO ELAS ATUAM? AO MESMO TEMPO EM QUE OS PESQUISADORES DO CEM ELABORAM TAIS ESTUDOS, OS DADOS ANALISADOS RETORNAM PARA OS GOVERNOS, SUBSIDIANDO DECISÕES POLÍTICAS. O PROGRAMA MOSTRA UMA PARTE DOS RESULTADOS DESSAS PESQUISAS, APRESENTA ALGUNS DOS PROJETOS EM ANDAMENTO NO CEM E CONTA PARTICULARIDADES DA HISTÓRIA DA DESIGUALDADE SOCIAL NO BRASIL.

  • 19:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    ALEIJADINHO, O PROFETA

    NASCIDO ENTRE 1830 E 1838 ANTONIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO, É SEM DÚVIDA O MAIOR ARTISTA DO BRASIL COLÔNIA, E UMA EXPRESSÃO MÁXIMA DA ARTE BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS. ESCULTOR E ARQUITETO DEIXOU IMPRESSA EM INÚMEROS MONUMENTOS SUA MARCA PERSONALÍSSIMA E INCONFUNDÍVEL.

  • 19:30TELECONTO

    FOGO FRIO 5

  • 20:00GUERRA FRIA

    O TERCEIRO MUNDO: AFRICA

    APESAR DA MISERIA, A AFRICA OCUPOU UM LUGAR DE DESTAQUE DU- RANTE A GUERRA FRIA. A LUTA PELA INDEPENDENCIA DESENVOLVIDA EM DIVERSOS PAISES, GANHOU FORCA NA SEGUNDA METADE DO SEC. XX. O APOIO A ESSES GRUPOS NACIONALISTAS POR PARTE DE WASHINGTON E MOSCOU, GANHAVA PONTOS NA DISPUTA IDEOLOGICA DA GUERRA FRIA. ESTE PROGRAMA ANALIZA O PROCESSO DE DESCOLONI- ZACAO DO CONTINENTE NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 22/06/2018

  • 21:00DOCTV BRASIL IV

    MUDERNAGE

    O documentário pretende uma revisão histórica do modernismo goiano nas artes plásticas, observando a relevância desse movimento no contexto da produção cultural do país, além de revelar a produção e os autores do cenário goiano.

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2017

    O TESTEMUNHO COMO CHAVE ÉTICA

    Sinopse série: Novos horizontes da responsabilidade O que entendemos por responsabilidade? Temos consciência das consequências de nossas ações ou mesmo de nossas omissões? Da nossa interferência na vida de outros seres? Nos tornamos capazes, em virtude de nossa própria obra, de destruir a nós mesmos e ao planeta em que habitamos. Diante deste excesso de poder, tornou-se urgente ampliar os horizontes da responsabilidade. Esta série traz uma reflexão filosófica sobre a ética do agir humano, com a contribuição do direito, da política, da psicanálise, da cultura. Fazem parte desta série: Oswaldo Giacoia, Zeljko Loparic, Franklin Leopoldo e Silva, Renato Lessa, Celso Lafer e Marcio Seligmann Silva. pgm: O testemunho como chave ética - Márcio Seligmann Silva O século XX foi marcado por uma sucessão de violências: guerras, genocídios, massacres... milhões de mortes nos quatro cantos do planeta. Também obras e megaprojetos mataram pessoas e deixaram vítimas de desastres, que continuam a devastar a natureza e a dizimar comunidades e culturas locais. Como lidamos com esse acúmulo de violência? Como fica a memória dos mortos e desaparecidos? Traumas e experiências que nos levam a buscar construir uma ética da responsabilidade e do cuidado. Surge a necessidade de discutir e pensar o papel do testemunho é o que nos aponta o historiador Márcio Seligmann Silva.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 22/06/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    CONTO DE VERAO N.02 :BANDEIRA BRANCA

    Ainda criança, Pindaro vai fantasiado a um baile de carnaval. Nota especialmente uma menina, também fantasiada:Janice. Passam a se encontrar em diversos canarvais, em diversas épocas de suas vidas:crianças, semi-adolescentes, mocinhos, sempre dançam juntos quando a banda toca "Bandeira Branca". Um dia, perdem-se de vista e o reencontro se dá num aeroporto,15 anos depois. São dois estranhos, com a verdadeira máscara da velhice.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 6

    Você verá exemplos de leitura do paquímetro em polegada milesimal, além de aprender como se faz a leitura em polegada fracionária. Conhecerá também uma regra prática que facilita muito a leitura em polegada fracionária.

  • 07:15NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 7

    Nessa teleaula você aprenderá a fazer a colocação de medida no paquímetro e verá que a conservação do material é um fator muito importante quando o assunto é medição.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 8

    O micrômetro é formado, basicamente, de uma porca fixa e um parafuso de alta precisão. Você verá que, dividindo a cabeça do parafuso em partes menores, é possível medir comprimentos menores e conhecerá os principais componentes do micrômetro.

  • 07:45NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 9

    Você verá o que são o passo e o nônio, e, também, aprenderá a calcular a resolução de um micrômetro.

  • 08:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 10

    Você aprenderá a fazer a leitura em micrômetro com resolução de milésimos de polegadas, e nos micrômetros com nônio de resolução de décimos de milésimos de polegadas.

  • 08:15TRAÇANDO ARTE II

    ARCIMBOLDO

  • 08:25CULTURA É CURRÍCULO II

    PALÁCIO DO HORTO

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 16

    A musicalidade do rap no novo livro infanto-juvenil "Um garoto chamado Rorbeto", de Gabriel o Pensador. O Entrelinhas conversou com Gabriel sobre poesia, vida e música. A infância de um país na nova obra do escritor israelense Amós Oz. E uma entrevista bem humorada com o poeta Nelson Ascher sobre seu novo livro de poemas "Parte Alguma". Tem também leitores contando quais os livros que marcaram sua infância.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 35

    Desde que Luara ficou com Leonardo e Pedro foi enganado por Raul e Feijão, a turma já não é mais turma. É cada um por si, com seu ressentimento e sua mágoa. Um trabalho de história porém, põe à prova o quão profundo e irreversível é esse afastamento. Pedro disputa com seus ex-amigos o privilégio de entrevistar DJ Vadico, uma lenda viva do bairro que tem muita história, boa e ruim, pra contar. Bianca, que resistia às investidas e tentativas de explicações de Leonardo, concorda em conversar com ele. Tudo acontece na Lanchonete do Seu Fonseca, ponto de encontro tradicional do bairro, que vive um dia dramático. Mas talvez algo renasça em meio à tragédia, o sentimento de que, diante da dor, ter com quem contar, faz toda a diferença no mundo.

  • 09:30CULTURA 360

    CONTARDO CALLIGARIS (ANHEMBI MORUMBI) +100 ANOS DE JOHN CAGE (PUC) + MEFISTO (UNA)

    VOCÊ CONFERE UMA REPORTAGEM DA TV PUC SOBRE CENTENÁRIO DO COMPOSITOR NORTE-AMERICANO JOHN CAGE, O MESTRE DA MÚSICA EXPERIMENTAL. E POR FALAR EM EXPERIMENTALISMO, VOCÊ VERÁ TAMBÉM A ANIMAÇÃO “MEFISTO”, CURTA METRAGEM PRODUZIDO POR ALUNOS DO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA. MAS QUEM ABRE O PROGRAMA SÃO OS ESTUDANTES DA ANHEMBI-MORUMBI, COM UM DOCUMENTÁRIO QUE TRAÇA O PERFIL DO ITALIANO CONTARDO CALLIGARIS, UM DOS MAIS POPULARES PSICANALISTAS EM ATIVIDADE NO BRASIL. EM 2012, O COMPOSITOR NORTE-AMERICANO JOHN CAGE COMPLETARIA CEM ANOS. PIONEIRO DA ELETROACÚSTICA E DA MÚSICA ALEATÓRIA, CAGE FOI UM DOS GRANDES ARTISTAS EXPERIMENTAIS DO SÉCULO 20. O CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DO MÚSICO FOI CELEBRADO NUM EVENTO EM SÃO PAULO, QUE CONTOU COM AS PARTICIPAÇÕES DOS POETAS MULTIMÍDIA ARNALDO ANTUNES E AUGUSTO DE CAMPOS.A REPORTAGEM DA TV PUC ESTEVE LÁ E CONTA COMO FOI. PRA DESTACAR UMA ANIMAÇÃO PRODUZIDA POR ALUNOS DO CURSO DE CINEMA E AUDIOVISUAL DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA. TRATA-SE DE UM CURTA-METRAGEM QUE CONTA A HISTÓRIA DE UM PERSONAGEM QUE OBTÉM VIDA DE ACORDO COM A INTENSIDADE E A DIREÇÃO DA LUZ. CERCADO POR QUATRO PAREDES E EM CONFLITO CONSIGO MESMO, ELE LUTA PRA ENTENDER SEUS PRÓPRIOS SENTIMENTOS.“MEFISTO” É O TÍTULO DO VÍDEO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    AIDS E MULHER

    Neste programa você terá uma série de orientações de como se prevenir e quais medidas devem ser adotadas para evitar a transmissão do HIV de mãe para filho.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    MUDANÇA DE ENDEREÇO

    Neste programa saiba como lidar com seu filho em relação à mudança de endereço. A psicóloga e Coordenadora do CAD, Silvia Amaral, vai falar quais são os pontos positivos de uma mudança de endereço e como ajudar seu filho a se adequar em um novo local.

  • 11:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 13

    Convidados: Márcia Tiburi e Ignácio de Loyola Brandão Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Como disse na apresentação, vocês dois escrevem uma prosa difícil, exigente – mas ambos mantêm trabalho de aproximação do grande público (Marcia na TV e em livros de filosofia p/ não-especialistas; Loyola como cronista). A literatura está fadada a viver num gueto? Nelson de Oliveira p/ Loyola [por que a literatura é tão desprezada pelos editores e pelos leitores europeus e norte-americanos?] • Ser best seller é uma degradação da literatura? [Paulo Coelho] O valor da literatura consiste em não ter um valor de troca? • Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer? PERGUNTAS BLOCO 2 Nelson p/ Márcia: [a principal função da literatura contemporânea é questionar o leitor?] • Fazer a mesma pergunta para Loyola. • Loyola: Vc escreveu um livro – O Anônimo célebre – que ironiza a sociedade do espetáculo. Ao mesmo tempo vc trabalha na Vogue, uma revista de moda. Como vc transita nesses dois mundos (literatura e moda)? • Marcia: trabalhar na TV (Saia Justa) significa participar da sociedade do espetáculo? [lembrar do livro de Marcia sobre Adorno, maior crítico da indústria cultural] • Loyola: em tempos de politicamente correto, há tabus para o escritor? PERGUNTAS BLOCO 3 Veronica Stigger p/ Márcia: [de que forma filosofia, literatura e artes plásticas interagem na sua produção?] • Loyola: vc trabalha com vários gêneros (romance, conto, carta, teatro, crônica). Vc visa públicos diferentes em cada um desses gêneros? • Marcia: Existe transgressão hoje? Transgressão ainda é um valor literário? • Loyola: Seu livro Zero foi censurado pelo regime militar. Existe hoje outro tipo de censura? Censura da crítica, da academia? • Marcia: existe uma ética na literatura? Ela é diferente da ética do filósofo? PERGUNTAS BLOCO 4 Veronica p/ Loyola [qual é o livro que você jamais vai ler?] • Repetir pergunta para Marcia Tiburi. [Lembrar dos panfletos anti-semitas de Céline] • Loyola: vc é conhecido por ser um dos escritores mais identificados com a cidade de São Paulo, mas hoje fala-se mais de literatura da periferia do que literatura urbana. A vivência urbana se deslocou? Ou essa literatura faz parte de um processo de industrialização da miséria? • Marcia: como a tecnologia, a técnica, modifica a subjetividade? Existem personagens características da vida pós-moderna? • Loyola: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal?

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 1

    SINOPSE PROGRAMA 01 - VT INAUGURAÇÃO TV CULTURA - VT CASAMENTO REALEZA - VT TRIBOS NA LÍBIA - VT MUSA RETRÔ: BRIGITTE BARDOT - VT MODA ROCKABILLY - VT MONIQUE MAION - CANTORA JAZZ

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    LIU E LÉU (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Liu e Léu em épocas diferentes.

  • 13:30ALMANAQUE EDUCACAO

    COMUNICAÇÃO DIGITAL *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu publica no Twitter do Almanaque que fará uma entrevista exclusiva com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. Mesmo alertado por Mano, ele confirma pra todos que trasnmitirá a entrevista pela internet, sem perceber que a história vai ganhando proporções gigantescas, saindo completamente do seu controle. Agora os amigos terão de usar toda a criatividade que têm para contornar a situação.

  • 14:00SAUDE BRASIL

    AIDS E MULHER

    Neste programa você terá uma série de orientações de como se prevenir e quais medidas devem ser adotadas para evitar a transmissão do HIV de mãe para filho.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 02 - FIBROMIALGIA

    O programa é sobre Fibromialgia. Doença de causas não muito claras, e às vezes difícil de diagnosticar, a fribromialgia afeta milhões de pessoas no mundo todo.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE

    SEGURANÇA NO PARQUINHO

    É muito bom que as crianças brinquem ao ar livre. As cidades costumam ter praças com parquinhos onde é possível se divertir em balanços, escorregador, gira-gira, tanque de areia e outros brinquedos. Para garantir uma brincadeira saudável e sem acidentes, é importante que os pais estejam atentos a alguns detalhes nesses parquinhos, inclusive daqueles que ficam em clubes, hotéis e escolas. Brinquedos sem conservação, por exemplo, podem ser um risco. São algumas das orientações dadas pela coordenadora nacional da Ong Criança Segura, Gabriela Guida, que também responde pergunta de telespectador. Gabriela Guida Coordenadora Nacional da Ong Criança Segura. Ariane Dias Artesã

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE

    SOLIDARIEDADE COM CRIANÇAS DOENTES

    Se tem uma coisa que todo mundo concorda é que criança nunca deveria ficar doente. Mas, infelizmente, isso acontece e há casos mais graves em que a criança tem que ficar internada, passar por tratamentos difíceis ou nem sempre acessíveis. Nessas horas, além de cuidados médicos entra um trabalho importante feito por outros profissionais para tentar levar um pouco de alegria até as crianças e amenizar dores e angústias. Dependendo da doença da criança, os pais precisam fazer campanhas para conseguir o tratamento e contar com a solidariedade de todos. Neste Momento Papo de Mãe convidamos Wellington Nogueira que é ator, palhaço e fundador do “Doutores da Alegria” e também o casal Rodrigo e Cibele que fizeram uma campanha para encontrar um doador de medula óssea para seu filho mais novo. Wellington Nogueira Fundador do “Doutores da Alegria” Rodrigo Bastos Jornalista Cibele Moro Advogada

  • 15:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 16

    A musicalidade do rap no novo livro infanto-juvenil "Um garoto chamado Rorbeto", de Gabriel o Pensador. O Entrelinhas conversou com Gabriel sobre poesia, vida e música. A infância de um país na nova obra do escritor israelense Amós Oz. E uma entrevista bem humorada com o poeta Nelson Ascher sobre seu novo livro de poemas "Parte Alguma". Tem também leitores contando quais os livros que marcaram sua infância.

  • 16:00INGLÊS COM MÚSICA

    YOU ARE MY EVERYTHING - BLOCO 1

  • 16:15INGLÊS COM MÚSICA

    YOU ARE MY EVERYTHING - BLOCO 2

  • 16:30SE LIGA NA CIÊNCIA

    O JOGO DA VIDA

  • 16:45TRAÇANDO ARTE II

    ARCIMBOLDO

  • 16:55CULTURA É CURRÍCULO II

    PALÁCIO DO HORTO

  • 17:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 9

    Você verá o que são o passo e o nônio, e, também, aprenderá a calcular a resolução de um micrômetro.

  • 17:15NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 10

    Você aprenderá a fazer a leitura em micrômetro com resolução de milésimos de polegadas, e nos micrômetros com nônio de resolução de décimos de milésimos de polegadas.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 13

    Convidados: Márcia Tiburi e Ignácio de Loyola Brandão Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Como disse na apresentação, vocês dois escrevem uma prosa difícil, exigente – mas ambos mantêm trabalho de aproximação do grande público (Marcia na TV e em livros de filosofia p/ não-especialistas; Loyola como cronista). A literatura está fadada a viver num gueto? Nelson de Oliveira p/ Loyola [por que a literatura é tão desprezada pelos editores e pelos leitores europeus e norte-americanos?] • Ser best seller é uma degradação da literatura? [Paulo Coelho] O valor da literatura consiste em não ter um valor de troca? • Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer? PERGUNTAS BLOCO 2 Nelson p/ Márcia: [a principal função da literatura contemporânea é questionar o leitor?] • Fazer a mesma pergunta para Loyola. • Loyola: Vc escreveu um livro – O Anônimo célebre – que ironiza a sociedade do espetáculo. Ao mesmo tempo vc trabalha na Vogue, uma revista de moda. Como vc transita nesses dois mundos (literatura e moda)? • Marcia: trabalhar na TV (Saia Justa) significa participar da sociedade do espetáculo? [lembrar do livro de Marcia sobre Adorno, maior crítico da indústria cultural] • Loyola: em tempos de politicamente correto, há tabus para o escritor? PERGUNTAS BLOCO 3 Veronica Stigger p/ Márcia: [de que forma filosofia, literatura e artes plásticas interagem na sua produção?] • Loyola: vc trabalha com vários gêneros (romance, conto, carta, teatro, crônica). Vc visa públicos diferentes em cada um desses gêneros? • Marcia: Existe transgressão hoje? Transgressão ainda é um valor literário? • Loyola: Seu livro Zero foi censurado pelo regime militar. Existe hoje outro tipo de censura? Censura da crítica, da academia? • Marcia: existe uma ética na literatura? Ela é diferente da ética do filósofo? PERGUNTAS BLOCO 4 Veronica p/ Loyola [qual é o livro que você jamais vai ler?] • Repetir pergunta para Marcia Tiburi. [Lembrar dos panfletos anti-semitas de Céline] • Loyola: vc é conhecido por ser um dos escritores mais identificados com a cidade de São Paulo, mas hoje fala-se mais de literatura da periferia do que literatura urbana. A vivência urbana se deslocou? Ou essa literatura faz parte de um processo de industrialização da miséria? • Marcia: como a tecnologia, a técnica, modifica a subjetividade? Existem personagens características da vida pós-moderna? • Loyola: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal?

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 07 - ESPECIAL ELZA SOARES

  • 19:30NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES

    NOVELA - 65 ANOS DE EMOÇÕES - EPISÓDIO 7

  • 20:00UM VIOLINISTA NO TELHADO

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 23/06/2018

  • 23:45ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 46 - CRIMES AMBIENTAIS URBANOS

  • 00:15VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 73 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 73 você aprenderá que raiz é uma base comum de significação - que aparece em palavras da mesma família - e acompanhará os passos necessários para abertura de uma microempresa. Além disso, aprenderá os vários sentidos da palavra alucinante e ficará sabendo que um radical é a parte fixa de uma palavra que tem origem latina ou grega, usada para formar outras palavras.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 3 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 3 você verá como se atende o telefone falando Inglês. Aprenderá também os pronomes pessoais e a usar as frases e palavras mais importantes de uma conversa na língua inglesa pelo telefone.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 73 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 73 você aprenderá a identificar uma equação do segundo grau e a reconhecer seus coeficientes. Além disso, saberá como verificar se um número é solução de uma equação do segundo grau e como se resolvem este tipo de equação quando ela se mostra incompleta.

  • 07:45NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 23 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula, você vai ver que desde o começo a agricultura brasileira foi voltada para a exportação e como isso influiu na paisagem. Vai ver que, na distribuição de terra no país, predominava a grande propriedade; e como isso definiu as relações entre o campo e a cidade. Também vai acompanhar as mudanças na agricultura e seus efeitos para os trabalhadores e para a produção.

  • 08:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 3 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai testemunhar a importância que tiveram, para a humanidade, os viajantes árabes e mouros. Vai entender como eles espalharam pelo mundo muitas informações da região que hoje chamamos Oriente. E vai se surpreender ao constatar como essas informações acabaram por enriquecer culturas tão distantes, chegando ao nosso Brasil, através de Portugal. Vai, ainda, reconhecer a grande importância e a riqueza das civilizações do Oriente.

  • 08:15TRAÇANDO ARTE II

    VELÁSQUEZ

  • 08:20CULTURA É CURRÍCULO II

    FAZENDA BELA ALIANÇA - DESCALVADO

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 17

    Uma matéria sobre o Corredor Literário na Paulista, evento que reuniu poetas, escritores e artistas em mais de quatrocentas atividades ligadas a literatura. Esta festa literária aconteceu em trinta pontos da Avenida Paulista. O instante e a canção: uma homenagem à poeta Cecília Meireles. E o "Romanceiro da Inconfidência" na visão de Renina Katz, uma artista plástica muito ligada à poesia.

  • 09:00ARTE & MATEMATICA

    MUSICA DAS ESFERAS

    UM PASSEIO PELAS MAIS DIVERSAS SONORIDADES DO PLANETA ATRA - VES DA IDEIA DA MUSICA DAS ESFERAS DE PITAGORAS.CHEGANDO AO FIM A DECIFRAR AS RELACOES MATEMATICAS EXISTENTES NA ESCALA BEM TEMPERADA UTILIZADA PELO COMPOSITOR J.S.BACH.

  • 09:30INGLÊS COM MÚSICA

    YOU ARE MY EVERYTHING - BLOCO 1

  • 09:45INGLÊS COM MÚSICA

    YOU ARE MY EVERYTHING - BLOCO 2

  • 10:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    ALEIJADINHO, O PROFETA

    NASCIDO ENTRE 1830 E 1838 ANTONIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO, É SEM DÚVIDA O MAIOR ARTISTA DO BRASIL COLÔNIA, E UMA EXPRESSÃO MÁXIMA DA ARTE BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS. ESCULTOR E ARQUITETO DEIXOU IMPRESSA EM INÚMEROS MONUMENTOS SUA MARCA PERSONALÍSSIMA E INCONFUNDÍVEL.

  • 10:30OLHANDO PARA O CEU

    ESTRELAS COLORIDAS

    "ESTRELAS COLORIDAS" E O SETIMO PROGRAMA DA SERIE, QUE VERSA SOBRE OS SEGUINTES ASPECTOS DA ASTRONOMIA: - COMO AS ESTRELAS PRODUZEM ENERGIA; - O ESTUDO DAS CARACTERISTICAS DO SOL, ATRAVES DO ESPECTRO- GRAFO BERNARD LYOT. - A FORMACAO DO SOL PARA COMPREENSAO DO NASCIMENTO E MORTE DE UMA ESTRELA. - DIFERENTES FORMAS DA EVOLUCAO ESTELAR QUE RESULTAM EM PUL- SARES, QUASARES, ANAS BRANCAS, ANAS NEGRAS E BURACOS NEGROS. PROGRAMA GRAVADO NO IAG (INSTITUTO ASTRONOMICO E GEOFISICO) E NO OBSERVATORIO BERNARD LYOT, EM CAMPINAS.

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 36

    36) “NO ARMÁRIO” Ah, se a casa do Feijão falasse... Reunida para fazer o trabalho em grupo da Feira de Ciências, a turma parte com tudo para brincar de “gato mia”. Todos se juntam em um quarto escuro e aí acontece: Pedro e alguém se beijam. Mas quem ele beijou? É o que o excitadíssimo Pedro quer descobrir custe o que custar. Luara? Tuca? Fafá? A descoberta provoca uma crise e leva Pedro a procurar pela internet seu irmão Toshiro em busca de aconselhamento. Bianca também quer viver sua nova experiência. Cansada de sofrer por amor, acha que a saída pode ser divertir-se com alguém, sem compromisso. O escolhido é o mito do 3º ano, o pegador Juan Mãos de Cavalo. Mas tanto Pedro como Bianca verão que não há missão mais difícil do que tentar fugir de quem você realmente é.

  • 11:30O POVO BRASILEIRO

    BRASIL CAIPIRA

    ESTE PROGRAMA INVESTIGA AS ORIGENS E AS TRANSFORMACOES PELAS QUAIS PASSOU O CHMADO "MUNDO CAIPIRA".NELE,DARCY RIBEIRO FA- LA SOBRE OS BANDEIRANTES,A CACA AOS INDIOS E AO OURO,O SURGI MENTO E A DESCARACTERIZACAO DE MAIS ESSA REGIAO CULTURAL BRA SILEIRA.O PROGRAMA CONTEM IMAGENS ORIGINAIS CAPTADAS NO SUL DE MINAS,EM OURO PRETO E EM SAO PAULO. TAMBEM MOSTRA IMAGENS DA CONGADA E DO MOCAMBIQUE,DANCAS POPU LARES DO MUNDO CAIPIRA,FILMADAS EM 1935 POR T.LEVI-STRAUSS. O JECA TATU E O CAIPIRODROMO.AS INFLUENCIAS DAS MATRIZES POR TUGUESA E NEGRA.O REI DO GADO.A INDUSTRIALIZACAO E A URBANI- ZACAO.TOM ZE DECLAMA OSWALD DE ANDRADE.TRECHOS DE TEXTOS DE SERGIO BUARQUE DE HOLANDA PONTUAM O PROGRAMA.

  • 12:00CAMPUS EM AÇÃO 2018

    A JORNADA PARA ODNUM (UNESP BAURU) + EXPEDIÇÃO MORRO DO DIABO - HISTÓRIA (UNOESTE)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “A Jornada para Odnum” produzido por produzido por alunos do curso de Radio e TV da UNESP Bauru e “Expedição Morro do Diabo – História” produzido por alunos do curso de jornalismo da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. Sobre “A Jornada para Odnum” Enquanto aguardam a energia voltar, quatro jovens iniciam uma partida de RPG de mesa. Em uma misteriosa taverna medieval no mundo de Odnum, seus personagens podem encontrar muitas aventuras. Isto é, se eles conseguirem manter a atenção no jogo! Ano de produção: 2017 Sobre “Expedição Morro do Diabo – História”: A Reserva Florestal do Morro do Diabo foi criada em 1941. Em 1986, passa a ser Parque Estadual, localizado no Sudoeste Paulista, no município de Teodoro Sampaio. Trata-se de uma das últimas áreas de Mata Atlântica de interior que sobrou dessa região. Ele margeia o rio Paranapanema, que é um divisor natural dos estados de São Paulo e Paraná. O Parque abriga um seleto grupo representante da fauna e flora brasileira. Conheça a história dessa unidade e também o trabalho de preservação e fiscalização que o Parque realiza. Ano de produção: 2016

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1240

    HOJE, NO REPÓRTER ECO VOCÊ ACOMPANHA A HISTÓRIA DE SOBREVIVÊNCIA DOS ÚLTIMOS ÍNDIOS DA ETNIA PIRIPKURA. ONHEÇA TAMBÉM O NOVO LIVRO DE SONIA HIRSCH SOBRE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO. E AINDA, O SUCESSO DA INICIATIVA QUE TENTA DEVOLVER FRAGMENTOS DA MATA ATLÂNTICA À MAIOR CIDADE BRASILEIRA. EM ESQUEMA DE MUTIRÃO , O PROJETO "FLORESTA DE BOLSO" REPLANTA AS ÁRVORES NATIVAS EM ESPAÇOS SEM VEGETAÇÃO. "VIDA QUER VIVER" É A OBRA MAIS RECENTE DESTA PESQUISADORA DA COMIDA QUE NUTRI O CORPO E A ALMA. E DOCUMENTÁRIO CONTA A SAGA DE 2 INDÍGENAS NÔMADES QUE VIVEM ISOLADOS EM UMA ÁREA PROTEGIDA DA AMAZÔNIA, MAS CERCADOS POR FAZENDAS E MADEIREIROS, NO ESTADO DO MATO GROSSO.

  • 13:00RODA VIVA

    OZIRES SILVA (2018)

    RARAS SÃO AS MARCAS DE PRODUTOS BRASILEIROS CONHECIDAS MUNDIALMENTE. UMA DELAS É EMBRAER. OS AVIÕES BRASILEIROS ESTÃO EM AEROPORTOS DE TODO O MUNDO.O FUNDADOR DA EMPRESA, OZIRES SILVA, SE FORMOU EM ENGENHARIA NO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA, O ITA, É CORONEL DA FORÇA AÉREA E PILOTO.// NOS ANOS 60 COORDENOU A EQUIPE QUE CRIOU O BANDEIRANTE,PRIMEIRO AVIãO DE TRANSPORTE PROJETADO E PRODUZIDO EM SÉRIE NO BRASIL ALÉM DE TER PRESIDIDO A EMBRAER, OZIRES FOI PRESIDENTE DA PETROBRAS, DA VARIG E MINISTRO DE ESTADO POR DUAS VEZES, AOS 87 ANOS NÃO PENSA EM APOSENTADORIA,// DIRIGE O GRUPO DE EDUCAÇÃO ANIMA,COM QUATRO UNIVERSIDADES E MAIS DE UMA DEZENA DE CAMPI ESPALHADOS PELO PAÍS E PARTICIPA DE OUTROS PROJETOS NA ÁREA DE TECNOLOGIA. OZIRES SILVA É O ENTREVISTADO DE HOJE DO RODA VIVA. PARA CONVERSAR COM O OZIRES SILVA, CONVIDAMOS: COMANDANTE RUY FLEMMING - PILOTO EXECUTIVO./ CARLOS RYDLEWSKI - REPÓRTER FREELANCER DO JORNAL VALOR ECONÔMICO./ MARIANA BARBOSA - REPÓRTER DO BRAZIL JOURNAL./ JOÃO PAULO MORALEZ - REPÓRTER DA REVISTA TECNOLOGIA E DEFESA./ E/ RUI GONÇALVES - JORNALISTA ESPECIALIZADO EM AVIAÇÃO./

  • 14:30ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 46 - CRIMES AMBIENTAIS URBANOS

  • 15:00ARTE & MATEMATICA

    MUSICA DAS ESFERAS

    UM PASSEIO PELAS MAIS DIVERSAS SONORIDADES DO PLANETA ATRA - VES DA IDEIA DA MUSICA DAS ESFERAS DE PITAGORAS.CHEGANDO AO FIM A DECIFRAR AS RELACOES MATEMATICAS EXISTENTES NA ESCALA BEM TEMPERADA UTILIZADA PELO COMPOSITOR J.S.BACH.

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA

    YOU ARE MY EVERYTHING - BLOCO 1

  • 15:45INGLÊS COM MÚSICA

    YOU ARE MY EVERYTHING - BLOCO 2

  • 16:00HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    ALEIJADINHO, O PROFETA

    NASCIDO ENTRE 1830 E 1838 ANTONIO FRANCISCO LISBOA, O ALEIJADINHO, É SEM DÚVIDA O MAIOR ARTISTA DO BRASIL COLÔNIA, E UMA EXPRESSÃO MÁXIMA DA ARTE BRASILEIRA DE TODOS OS TEMPOS. ESCULTOR E ARQUITETO DEIXOU IMPRESSA EM INÚMEROS MONUMENTOS SUA MARCA PERSONALÍSSIMA E INCONFUNDÍVEL.

  • 16:30OLHANDO PARA O CEU

    ESTRELAS COLORIDAS

    "ESTRELAS COLORIDAS" E O SETIMO PROGRAMA DA SERIE, QUE VERSA SOBRE OS SEGUINTES ASPECTOS DA ASTRONOMIA: - COMO AS ESTRELAS PRODUZEM ENERGIA; - O ESTUDO DAS CARACTERISTICAS DO SOL, ATRAVES DO ESPECTRO- GRAFO BERNARD LYOT. - A FORMACAO DO SOL PARA COMPREENSAO DO NASCIMENTO E MORTE DE UMA ESTRELA. - DIFERENTES FORMAS DA EVOLUCAO ESTELAR QUE RESULTAM EM PUL- SARES, QUASARES, ANAS BRANCAS, ANAS NEGRAS E BURACOS NEGROS. PROGRAMA GRAVADO NO IAG (INSTITUTO ASTRONOMICO E GEOFISICO) E NO OBSERVATORIO BERNARD LYOT, EM CAMPINAS.

  • 17:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    LABAQ

    A artista nos guia pela sua história com a música, conta a importância dos seus pais nessa caminhada e nos entretém com suas composições em português e espanhol.

  • 17:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - 07 - ESPECIAL ELZA SOARES

  • 18:30PRELÚDIO

    PRELÚDIO 2017 - 7ª ELIMINATÓRIA

  • 19:30OPERA A FLAUTA MAGICA

  • 22:00MINIDOCS - SHOWS

    LABAQ (PARTICIPAÇÃO PHIL VERAS)

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1240

    HOJE, NO REPÓRTER ECO VOCÊ ACOMPANHA A HISTÓRIA DE SOBREVIVÊNCIA DOS ÚLTIMOS ÍNDIOS DA ETNIA PIRIPKURA. ONHEÇA TAMBÉM O NOVO LIVRO DE SONIA HIRSCH SOBRE SAÚDE E ALIMENTAÇÃO. E AINDA, O SUCESSO DA INICIATIVA QUE TENTA DEVOLVER FRAGMENTOS DA MATA ATLÂNTICA À MAIOR CIDADE BRASILEIRA. EM ESQUEMA DE MUTIRÃO , O PROJETO "FLORESTA DE BOLSO" REPLANTA AS ÁRVORES NATIVAS EM ESPAÇOS SEM VEGETAÇÃO. "VIDA QUER VIVER" É A OBRA MAIS RECENTE DESTA PESQUISADORA DA COMIDA QUE NUTRI O CORPO E A ALMA. E DOCUMENTÁRIO CONTA A SAGA DE 2 INDÍGENAS NÔMADES QUE VIVEM ISOLADOS EM UMA ÁREA PROTEGIDA DA AMAZÔNIA, MAS CERCADOS POR FAZENDAS E MADEIREIROS, NO ESTADO DO MATO GROSSO.

  • 23:30VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 74 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 74 você aprenderá o que é um contrato social, e como ele determina as atividades de uma empresa e as obrigações de cada sócio. Ficará sabendo que pró-labore é a remuneração dos sócios de uma empresa, e que razão social é o nome legal de uma firma. Além disso, conhecerá um pouco da poesia de Carlos Drummond de Andrade e do poeta português Mario de Sá Carneiro.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 75 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 75 você verá algumas expressões muito usadas em economia e ficará sabendo o que significam algumas delas, para poder entender melhor o que acontece com os nossos salários, com os preços e as contas que a gente paga. Alem disso, conhecerá uma poesia da 3ª fase do modernismo brasileiro.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    METROLOGIA 11

    Os micrômetros internos servem para medição de partes internas das peças. Você conhecerá alguns de seus tipos, como os internos de três contatos, de três contatos com pontas intercambiáveis, e os micrômetros internos de dois contatos: tubular e do tipo paquímetro.

  • 07:45TRAÇANDO ARTE II

    DEGAS

  • 07:50CULTURA É CURRÍCULO II

    FAZENDA PINHAL - SÃO CARLOS

  • 08:00BAÚ DE HISTÓRIAS

    BAÚ DE HISTÓRIAS II - 39

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 18

    O programa tem uma entrevista com o escritor português José Saramago, um dos maiores autores da literatura contemporânea. Ele fala, entre outros assuntos, sobre seu novo livro "As intermitências da morte" que teve o lançamento mundial aqui no Brasil.

  • 09:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 37

    37) “A FERA” A montagem teatral “O Belo e a Fera”, que adapta a história original para a realidade da Piquerobi, envolve toda a turma. Pedro assume naturalmente o papel de “belo”. Agora encontrar a “fera” ideal não é tão fácil. Quer dizer, tem a Vanessão, alvo preferencial de bullying entre os alunos. Bianca resolve assumir a missão de aproximar-se dela e convencê-la de que representar a fera pode ser a solução para os seus problemas de relacionamento. Enquanto isso, Pedro pela primeira vez, se vê na posição de partir o coração de alguém: a grudenta Juju, uma menina do 9º ano do fundamental, que faz de tudo para namorar com ele. Em meio ao dilema de Pedro e o plano desastrado de Bianca, “O Belo e a Fera” conseguirá estrear no dia acertado com o professor de Artes?

  • 09:30CULTURA 360

    FUTEBOL DE MESA (ANHEMBI MORUMBI)+A VIDA POR UM FIO (UNASP)+NUTRIÇÃO (MACKENZIE)

    ABRIMOS O PROGRAMA COM “FUTEBOL DE MESA: ATLETAS DO BOTÃO”, UM DOCUMENTÁRIO FEITO PELOS ALUNOS DA ANHEMBI-MORUMBI. O PESSOAL MARCOU UM GOLAÇO! OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE ADVENTISTA DE SÃO PAULO, A UNASP PRODUZIRAM UM DOCUMENTÁRIO,E FOI SELECIONADOS PELOS CURADORES DO PROGRAMA. O VÍDEO “A VIDA POR UM FIO” TRATA DA IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A ÁGUA. FECHANDO O PROGRAMA TEMOS UMA PRODUÇÃO DA TV MACKENZIE A RESPEITO DE NUTRIÇÃO. POIS É, SE VOCÊ PLANEJA COMEÇAR ALGUMA DESSAS DIETAS MIRACULOSAS, QUE PROMETEM EMAGRECIMENTO EM TEMPO RECORDE, É MELHOR SEGUIR AS ORIENTAÇÕES QUE A NUTRICIONISTA DENISE MADI CARREIRO ENSINA NESSA ENTREVISTA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ESPONDILITE ANQUILOSANTE

    Espondilite Anquilosante é uma das doenças reumáticas mais freqüentes e causa grande impacto na qualidade de vida do portador, também porque costuma ocorrer em idade produtiva. Acomete especialmente homens entre 20 e 40 anos. É caracterizada principalmente por uma inflamação da coluna vertebral. Além das juntas (sacro-ilíacas), a doença pode afetar também as articulações do quadril, ombros e até mesmo dos joelhos e tornozelos. E, ainda, causar uveíte aguda e manifestações cardíacas. A principal causa está relacionada à pré-disposição genética, que pode ser averiguada por um tipo de exame de sangue. Quem tem esse marcador genético tem a tendência de ter a doença mais agressiva. A Espondilite Anquilosante costuma dar muita dor. Ela ocorre principalmente na hora que a pessoa não está em atividade. Alguns sinais da dor que podem servir de alerta e levar ao reumatologista: dor nas costas que dura mais de três meses; dor que começa seu trauma; dor que piora à noite e pela manhã (mesmo em repouso); dor acompanhada de rigidez manital (sensação de que a coluna está ‘travada’). O problema é que, na maioria das vezes, a pessoa acha que a dor foi por causa do esporte ou da posição que ficou no trabalho. E adia buscar ajuda médica, o que retarda o diagnóstico. A evolução e o grau de gravidade da doença pode varia muito de uma pessoa para outra. Mas, em geral, pela inflamação persistente, se não tratada, os ossos das vértebras da coluna crescem e geram dificuldades. O paciente vai perdendo o movimento da coluna e não consegue abaixar para pegar um objeto no chão. Com a evolução, a coluna pode ir curvando e enrijecendo (anquilose). É como se a coluna passasse a ser um bloco só. Detectada a doença, o tratamento pode envolver medicamentos, fisioterapia e terapia ocupacional para melhorar capacidade funcional e diminuir a rigidez. A reabilitação deve ser levada à sério e recomenda-se atividade física (como natação, hidroginástica e caminhada). Em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia para corrigir deformidades. É muito importante descobrir precocemente a doença porque com tratamento correto tem sido, cada dia mais possível controlar a evolução da Espondilite Anquilosante e suas complicações.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    SUPERDOTADOS

    Saiba neste programa como perceber se seu filho é superdotado. A Psicóloga, Maria Tereza Campos, vai falar como interagir com essas crianças, quem mais se incomoda com os talentosos e como eles enxergam o mundo.

  • 11:00LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 14

    Sinopse PGM 14 Convidados: Ana Miranda e Luiz Ruffato Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Ana: Você escreveu livros tendo escritores como personagens e livros com pesquisa histórica: a invenção puramente ficcional se esgotou? • Ruffato: A idéia de representar a formação do proletariado faz parte dessa preocupação em buscar lastro de realidade para a ficção? • Ana: Livros e filmes inspirados em fatos reais, documentários, relatos testemunhais fazem parte dessa tendência? Poeta Diógenes Moura para Ruffato [como fazer com que o texto emocione?] PERGUNTAS BLOCO 2 Historiadora e escritora Márcia Camargos p/ Ana Miranda: [escrever é erguer uma casa?] • Ruffato: Falando em “construção” Inferno provisório retoma a idéia dos grandes panoramas históricos (como ocorre em Balzac). Isso não é incompatível com realidade (e literatura) contemporâneas? • Ana: de que maneira, na ficção, a história pode falar sobre o presente? Como é seu processo de criação a partir da pesquisa histórica e biográfica? • P/ ambos: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal? Diógenes Moura para Ruffato [futebol] PERGUNTAS BLOCO 3 Diógenes p/ Ana [controle das idéias] • Pergunta para ambos sobre poesia: Ruffato/As máscaras singulares; Ana estreou com livro de poesia • Vocês dois lidam com personagens distantes no tempo e espaço: como recriar a linguagem do outro, do diferente, de uma outra época e de realidades distantes ? • Ana: vc muda de estilo dependendo da época em que seus livros estão ambientados? Como é escrever sobre Augusto dos Anjos ou Clarice sem parodiá-los? PERGUNTAS BLOCO 4 Márcia p/ Ruffato: [origens mineiras] • Ana: Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Ruffato: vc organizou duas antologias, para a editora Record, com contos de “mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”. Existe literatura feminina? • Ana: fazer mesma pergunta. • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer?

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 2

    SINOPSE PROGRAMA 02 - VT AYRTON SENNA - VT OSAMA BIN LADEN - VT OFÍCIO RETRÔ - BARBEIRO - VT PEDIDO FERNANDO FARO - MPB ESPECIAL CHICO BUARQUE - VT MODA lIBER MUNDI - VT MUSA RETRÔ - AUDREY HEPBURN - VT COZINHA MUSICAL

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 315

  • 13:30ALMANAQUE EDUCACAO

    EDUCAÇÃO (I TEMPORADA)

    Neste programa o tema Educação será abordado atrevés dos seguintes quadros: Programa 1 - EDUCAÇÃO, PAPEL DE QUEM? 1.Grande REPORTAGEM - Educação: o que pode a parceria família e escola? Neste programa o foco da discussão recairá nas possibilidades de trabalho conjunto entre todos os envolvidos na tarefa de educar, além de pontuar informações sobre a formação da educação brasileira. 2.TELEJORNAL: As profecias relacionadas a tecnologia 3.GAME: Circuito Cultural Municipal (Teatro Municipal) 4.PILULAS DO SABER / CULTURA DE ALMANAQUE: •AL MANAK, palavra de origem árabe que significa: ¨lugar onde os camelos descansavam.¨ Local de pouso das caravanas onde durante a noite se ouviam histórias e se sabia das novidades. •VESTIBULAR, palavra derivada de vestíbulo, que significa ¨portal, porta principal, entrada...¨ Ou seja, é o portal que o aluno tem que passar para chegar à faculdade! •Você sabia que a palavra avião vem do francês ¨avion¨ que por sua vez vem do latim ¨avis¨ e foi criada pelo engenheiro francês Clement Adler. Ele precisava de um nome para batizar o invento dos seus sonhos: uma máquina voadora mais pesada que o ar! Pois é, foi assim que em 1875, ¨avis¨ virou ¨avion¨, ou seja, um pássaro grande. Mas se o francês inventou a palavra, quem inventou o avião de verdade, foi um brasileiro; Santos Dumont, o 14 bis em 1906. . A primeira projeção pública de um filme aconteceu na França, em 1895 e foi realizada pelos irmãos Lumiére. Por isso, Louis Lumiére é considerado o primeiro cineasta de documentários da história do cinema. Já seu irmão August, depois da invenção, largou a câmera e decidiu se tornar médico •PÍLULAS DE SABER. Nos Estados Unidos se encontra o maior número de montanhas russas do mundo. São mais de 700 espalhadas por vários parques temáticos em todo o pais! 4.PALAVRA DE MESTRE : Ciências – O professor Luis Campos traz para o cotidiano do grande público, explicações SOBRE fenômenos físicos, químicos e biológicos. Princípios para a realização das atividades: - a ação sempre tem o caráter de uma investigação; - as questões sempre partem dos personagens da trupe e não do professor; - o professor não responde, sugere uma investigação e sobre o resultado lança novas questões, aprofundando a investigação e incentivando deduções; - para obter a matéria prima necessária para realizar a investigação, o professor sempre sugere (ou solicita) materiais comuns e os personagens exploram o ambiente para encontrá-los. 5.PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES – Antônio Nóbrega 6.HORIZONTES CULTURAIS - Centro de Referência em Educação – Mario Covas 7.AO MESTRE COM CARINHO – cenas do filme a Língua das Mariposas – a importância do professor na vida das pessoas

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ESPONDILITE ANQUILOSANTE

    Espondilite Anquilosante é uma das doenças reumáticas mais freqüentes e causa grande impacto na qualidade de vida do portador, também porque costuma ocorrer em idade produtiva. Acomete especialmente homens entre 20 e 40 anos. É caracterizada principalmente por uma inflamação da coluna vertebral. Além das juntas (sacro-ilíacas), a doença pode afetar também as articulações do quadril, ombros e até mesmo dos joelhos e tornozelos. E, ainda, causar uveíte aguda e manifestações cardíacas. A principal causa está relacionada à pré-disposição genética, que pode ser averiguada por um tipo de exame de sangue. Quem tem esse marcador genético tem a tendência de ter a doença mais agressiva. A Espondilite Anquilosante costuma dar muita dor. Ela ocorre principalmente na hora que a pessoa não está em atividade. Alguns sinais da dor que podem servir de alerta e levar ao reumatologista: dor nas costas que dura mais de três meses; dor que começa seu trauma; dor que piora à noite e pela manhã (mesmo em repouso); dor acompanhada de rigidez manital (sensação de que a coluna está ‘travada’). O problema é que, na maioria das vezes, a pessoa acha que a dor foi por causa do esporte ou da posição que ficou no trabalho. E adia buscar ajuda médica, o que retarda o diagnóstico. A evolução e o grau de gravidade da doença pode varia muito de uma pessoa para outra. Mas, em geral, pela inflamação persistente, se não tratada, os ossos das vértebras da coluna crescem e geram dificuldades. O paciente vai perdendo o movimento da coluna e não consegue abaixar para pegar um objeto no chão. Com a evolução, a coluna pode ir curvando e enrijecendo (anquilose). É como se a coluna passasse a ser um bloco só. Detectada a doença, o tratamento pode envolver medicamentos, fisioterapia e terapia ocupacional para melhorar capacidade funcional e diminuir a rigidez. A reabilitação deve ser levada à sério e recomenda-se atividade física (como natação, hidroginástica e caminhada). Em alguns casos pode ser necessária uma cirurgia para corrigir deformidades. É muito importante descobrir precocemente a doença porque com tratamento correto tem sido, cada dia mais possível controlar a evolução da Espondilite Anquilosante e suas complicações.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 03 - IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

    HOJE NO MÓDULO “QUALIDADE DE VIDA” VAMOS FALAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A NOSSA VIDA. PRATICAR ESPORTE, CORRER,CAMINHAR,ANDAR DE BICICLETA,NADAR, MALHAR DANÇAR, ENFIM, MOVIMENTAR O CORPO ,FAZ BEM PARA A SAÚDE. SEMPRE COM UMA AVALIAÇÃO MÉDICA E RESPEITANDO SEUS LIMITES.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MENTIRAS E FANTASIAS

    As crianças costumam misturar fantasia com realidade e chegam a contar algumas mentiras. Pais e mães ficam com dúvidas nessas horas, sobre como lidar com as pequenas mentiras infantis, assunto deste Momento Papo de Mãe. Até que ponto é apenas algo da idade e quando é necessário se preocupar? Como explicar para as crianças o que é a mentira e que isso não é certo? Cada fase da vida dos nossos filhos nos mostra que sempre temos o que aprender. Nossas convidadas são a psicóloga Rafaela Kahvegian e a Ana Cardoso, que é mãe da Anita de 13 anos e da Aurora de 5. Tivemos também depoimentos de telespectadoras sobre o tema.

  • 15:15MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DE REPENTE GRÁVIDA

    Estava grávida e não sabia. Você deve imaginar: isso é impossível, não acontece. Mas acontece sim. Que o digam a Gabriela e o Anderson. Eles ficaram sabendo que seriam pais na hora do nascimento da Melissa, que está com 11 meses. Os dois vão contar com detalhes pra gente tudo sobre essa história neste Momento Papo de Mãe. Tem mulher que continua menstruando, que praticamente não tem sintomas de uma gravidez e, acredite, gera um bebê sem que a barriga cresça. Quem vai explicar como tudo isso é possível é o Dr. Antonio Pera, ginecologista e obstetra..

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    DRAMATURGIA

    BLOCO 1 Felipe Reis e Tininha Mello mostram nesse programa a arte de contar histórias através da dramaturgia. O quadro “Etimologia” traz a origem do palavra “dramaturgia”. O Povo fala responde a enquete: -“você já leu um livro e depois assistiu ao filme com a história do livro? / quais as diferenças? Felipe conta que escrever uma história para ser publicada em um livro é diferente de escrever a mesma história para ser vista no palco do teatro, no cinema ou na tela da tv. Por isso, muitas vezes, essas histórias precisam passar por uma adaptação. Trecho do filme “O enfermeiro”, direção de Mauro Farias, baseado no conto homônimo de Machado de Assis, para ilustrar o tema. Felipe Reis entrevista o professor de literatura Fernando Marcílio que fala sobre o conto de Machado de Assis, O Enfermeiro e das dificuldades de se adaptar uma obra machadiana. Trecho do filme “O enfermeiro”, com os atores Paulo Autran e Mateus Nachtergaele, para ilustrar o tema. BLOCO 2 O Jornal Nossa Língua fala sobre a tragédia no Rio de Janeiro quando Alaíde Moreira, de 25 anos é atropelada depois de sair enlouquecida pela rua. Alaíde Moreira é personagem central da peça Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues. Trechos do teleteatro 2 “Vestido de Noiva”, da TV Cultura, direção de Antunes Filho, para ilustrar o tema. Felipe Reis entrevista o professor de literatura Maurício Soares Filho que fala sobre a linguagem usada por Nelson Rodrigues em suas obras. O Povo fala responde a enquete: -“O que é um teatro de Arena? O quadro “Curiosidades” traz os significados de “Teatro de Arena”. Trecho do filme “Eles não usam black-tie”, peça teatral de Gianfrancesco Guarnieri adaptada para o cinema, para ilustrar o tema. BLOCO 3 Felipe e Tininha contam que os textos que possibilitam a realização de peças de teatro, filmes, novelas, seriados pertencem ao gênero dramático. Encenação de um trecho da peça “O juiz de paz na roça”, escrita por Martins Pena, em 1837. Felipe Reis no papel de escrivão, Tininha Mello, como juíza e Mauro Muraro como José. Felipe Reis entrevista o professor de literatura, Fernando Marcílio, que fala sobre a linguagem usada por Martins Pena na peça. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença no uso do verbo “depor” como transitivo direto e como transitivo indireto Dramatização do “Auto da Lusitânia”, de Gil Vicente, em que Felipe Reis interpreta os personagens TODO MUNDO e BERZEBU e, Tininha Mello, os personagens NINGUÉM e DINATO. Felipe e Tininha, destacam o filme “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, baseado na obra de mesmo nome, de Machado de Assis. Encerram o programa ao som de Roda Viva, de Chico Buarque.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    BLACKPOOL

    Nesta semana Ashlie e Stephen vão à cidade litorânea de Blackpool e revivem momentos de seus feriados em família. Depois de passear pelo cais, um deles é corajoso o suficiente para andar de montanha russa e ambos dançam no salão na famosa Tower Ballroom, de Blackpool. O repórter Nick compara o prazer do entretenimento tradicional, como o teatro de fantoches "Punch and Judy", com os emocionantes novos jogos virtuais e passatempos. O perito em língua inglesa, Rob, tem várias dicas para os estudantes, incluindo maneiras de fazer sugestões. E o especialista do ‘Seat on the Street’ responde a questões sobre a contínua popularidade de jogos eletrônicos e as mais recentes inovações.

  • 16:30SE LIGA NA CIÊNCIA

    QUAL O FORMATO DA TERRA?

    Os integrantes do Ciência em Show; Daniel, Gerson e Wilson demonstram como fazer uma experiência que comprova que a Terra é esférica.

  • 16:45TRAÇANDO ARTE II

    DEGAS

  • 16:50CULTURA É CURRÍCULO II

    FAZENDA PINHAL - SÃO CARLOS

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 74 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 74 você aprenderá o que é um contrato social, e como ele determina as atividades de uma empresa e as obrigações de cada sócio. Ficará sabendo que pró-labore é a remuneração dos sócios de uma empresa, e que razão social é o nome legal de uma firma. Além disso, conhecerá um pouco da poesia de Carlos Drummond de Andrade e do poeta português Mario de Sá Carneiro.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 75 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 75 você verá algumas expressões muito usadas em economia e ficará sabendo o que significam algumas delas, para poder entender melhor o que acontece com os nossos salários, com os preços e as contas que a gente paga. Alem disso, conhecerá uma poesia da 3ª fase do modernismo brasileiro.

  • 17:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 14

    Sinopse PGM 14 Convidados: Ana Miranda e Luiz Ruffato Seguem os tópicos que foram desenvolvidos: As perguntas quando não mencionadas quem fez ou foi o Manuel (apresentador) ou a platéia: PERGUNTAS BLOCO 1 • Ana: Você escreveu livros tendo escritores como personagens e livros com pesquisa histórica: a invenção puramente ficcional se esgotou? • Ruffato: A idéia de representar a formação do proletariado faz parte dessa preocupação em buscar lastro de realidade para a ficção? • Ana: Livros e filmes inspirados em fatos reais, documentários, relatos testemunhais fazem parte dessa tendência? Poeta Diógenes Moura para Ruffato [como fazer com que o texto emocione?] PERGUNTAS BLOCO 2 Historiadora e escritora Márcia Camargos p/ Ana Miranda: [escrever é erguer uma casa?] • Ruffato: Falando em “construção” Inferno provisório retoma a idéia dos grandes panoramas históricos (como ocorre em Balzac). Isso não é incompatível com realidade (e literatura) contemporâneas? • Ana: de que maneira, na ficção, a história pode falar sobre o presente? Como é seu processo de criação a partir da pesquisa histórica e biográfica? • P/ ambos: é possível identificar na sociedade de hoje um problema crucial que convoque o escritor a escrever ou a literatura é expressão de um imaginário pessoal? Diógenes Moura para Ruffato [futebol] PERGUNTAS BLOCO 3 Diógenes p/ Ana [controle das idéias] • Pergunta para ambos sobre poesia: Ruffato/As máscaras singulares; Ana estreou com livro de poesia • Vocês dois lidam com personagens distantes no tempo e espaço: como recriar a linguagem do outro, do diferente, de uma outra época e de realidades distantes ? • Ana: vc muda de estilo dependendo da época em que seus livros estão ambientados? Como é escrever sobre Augusto dos Anjos ou Clarice sem parodiá-los? PERGUNTAS BLOCO 4 Márcia p/ Ruffato: [origens mineiras] • Ana: Existe uma “literatura brasileira” ou em tempos de globalização isso é um mito ultrapassado? • Ruffato: vc organizou duas antologias, para a editora Record, com contos de “mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira”. Existe literatura feminina? • Ana: fazer mesma pergunta. • Uma pergunta que sempre faço aos convidados: nessa época de tantas mídias e linguagens diferentes, o que só a literatura pode dizer?

  • 18:30METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2018 - DOMINGO 319 - 24/06/2018

  • 19:30TELECONTO

    ANGELICA 1

  • 20:00GUERRA FRIA

    O TERCEIRO MUNDO: AFRICA

    APESAR DA MISERIA, A AFRICA OCUPOU UM LUGAR DE DESTAQUE DU- RANTE A GUERRA FRIA. A LUTA PELA INDEPENDENCIA DESENVOLVIDA EM DIVERSOS PAISES, GANHOU FORCA NA SEGUNDA METADE DO SEC. XX. O APOIO A ESSES GRUPOS NACIONALISTAS POR PARTE DE WASHINGTON E MOSCOU, GANHAVA PONTOS NA DISPUTA IDEOLOGICA DA GUERRA FRIA. ESTE PROGRAMA ANALIZA O PROCESSO DE DESCOLONI- ZACAO DO CONTINENTE NO CONTEXTO DA GUERRA FRIA.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 25/06/2018

  • 21:00DOCTV BRASIL IV

    BIANCHETTI

    Ao longo de 60 anos de atividade como pintor e gravador, Glênio Bianchetti vem construindo uma obra de rara coerência e consistência. Integrante do expressionismo brasileiro, a trajetória do artista resulta da trama que entrecruza as linhas do pensamento humanístico com as da invenção gráfico-pictórica.

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A CONSTRUCAO DO ROMANCE - O TEMPO NARRATIVO

    No terceiro episódio da série "A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE", o professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas e escritor amazonense Milton Hatoum explora os labirintos do tempo na construção narrativa deste difícil gênero literário que elegeu como seu na publicação da sua primeira obra "Viagem a um certo Oriente", de 1989, e na seguinte "Dois Irmãos", publicado 12 anos depois, em 2000. Ganhou, com cada um de seus livros, o Prêmio Jabuti, categoria romance, da Câmara Brasileira do Livro. Durante o programa, Hatoum - que é também poeta bissexto (publicou poemas na revista Babel em 1979) e ensaísta (é dele o prefácio para o livro "O Oriente é uma Invenção do Ocidente", do inglês Eduard Said - analisa questões relacionadas às semelhanças e diferenças entre gêneros literários através da obra de vários autores e assim como as influências da cultura árabe e da cidade de Manaus no seu processo criativo e o trabalho com as palavras.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 25/06/2018

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    O BEBE DE TARLATANA ROSA - JOAO DO RIO

    O Carnaval do Rio de Janeiro dos anos de 1910.O novo Rio, reurbanizado por Pereira Passos, nos três dias de intenso movimento de foliões,até a aventura trágica que encerra a história.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

Contato Voltar

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado