Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

  • 06:00QUAL É, BICHO ?

    PEGADINHA DO MACACO

    Cadu está no Zoolatório brincando de safári com Lino. Os dois desistem da brincadeira e Lino pega o jipe do Cadu sem que este perceba. Camila está no Zoológico e mostra os diferentes tipos de patas, pegadas e rastros dos animais.Nani chega ao Zoolatório e vê Cadu procurando seu jipinho e resolve ajudá-lo a encontrar o brinquedo. Enquanto isso, Lino, que está com o jipe, se esconde. Cadu e Nani seguem várias pegadas que encontram pelo Zoolatório mas nada encontram. A última pista é a pegada de um macaco e finalmente eles encontram o jipinho.

  • 06:30X TUDO (RTB)

    X TUDO 02

  • 07:00TRAÇANDO ARTE II

    VAN GOGH

  • 07:05CULTURA É CURRÍCULO

    ESPECIAL - CULTURA VISUAL

  • 07:15PASSEIO ANIMAL

    DROMEDÁRIO

    Nesse segundo episódio de Passeio Animal, vamos conhecer como o dromedário se comporta, o que come, onde vive e outras curiosidades!

  • 07:20CULTURA É CURRÍCULO

    VIVEIRO MANEQUINHO LOPES

  • 07:30RA-TIM-BUM

    RA-TIM-BUM 03

    OS QUADROS QUE COMPOEM ESTE PROGRAMA: - CASINHA - MICRO-SERIE I - EU, O ABACAXI (RELACIONAR LIMPEZA A SAUDE) - ANIMACAO - PALAVRA PALHACO - ARI NELSON - GOSTO - ENQUETE - GOSTO / JUNTAR 4 - ANIMACAO - PARTES DO CORPO (ARVORE) - ESPELHO - TRABALHO COM BARRO - MULTIDAO - PERTO E LONGE - ESFINGE - GRANDE E PEQUENO - COREOGRAFIA - COORDENACAO MOTORA FINA (DEDINHOS) - TIBURCIO - FUNCAO DA SEMENTE - ESPELHO - PISCINA 1,2,3 - MICRO-SERIE II - EU, O ABACAXI - NINA - RESFRIADO - COREOGRAFIA-CONTAR ATE 2 (BRANCA DE NEVE E OS SETE ANOES) - BARBATANA - DENTRO E FORA - EUCLIDES E SSSILVIA - ALTO E BAIXO - COREOGRAFIA - PRINCESA CRESCENDO (PEQUENO, GRANDE, ALTO E BAIXO) - MICRO-SERIE III - EU, O ABACAXI

  • 08:00O PROFESSOR

    TRANSMISSAO DE CALOR

  • 08:30SE LIGA NA CIÊNCIA

    REPERESENTAÇÕES DA TERRA

    Os integrantes do Ciência em Show; Daniel, Gerson e Wilson demonstram como fazer uma experiência que comprova que a Terra é esférica.

  • 08:45INGLÊS COM MÚSICA IV

    I'VE HAD - THE TIME OF MY LIFE (FILME DIRTY DANCING) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 09:00ARTE & MATEMATICA

    ARTE E NUMEROS

    ESTE PROGRAMA TRACA UMA LINHA CRONOLOGICA DO HOMEM PRIMITIVO ,PASSANDO PELA IDADE MEDIA E CHEGANDO AO RENASCIMENTO NA AR- TE E NA MATEMATICA.DE UM LADO,A SUBSTITUICAO DAS REPRESENTA- COES SIMBOLICAS LIGADAS AO RITUALISMO MAGICO OU A FE CRISTA E DO OUTRO, O CAMINHO QUE VAI DO SENSO NUMERICO PRIMITIVO AS TECNICAS DE CALCULO QUE GEROU A MATEMATICA DEMOCRATICA DOS ALGARISMOS HINDU-ARABICOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS.

  • 09:30CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU FERROVIÁRIO AGENOR FRANCISCO FELIZARDO - ASSIS

  • 09:45HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    O IDEAL DE UM PRÍNCIPE - SONHO E REALIDAE

    O PROGRAMA N.2 FALA SOBRE A CIDADE DE RECIFE QUE RECEBEU O TITULO DE VENEZA BRASILEIRA QUE EM 1640 FOI REDUTO HOLANDÊS. O ARQUITETO PETER PROST FEZ OS PROJETOS PARA A CIDADE QUE TAMBÉM RECEBEU O TITULO DE CIDADE MAURICIA. JOÃO MAURICIO DE NASSAU NASCEU EM 1604 REALIZOU ESTUDOS HUMANÍSTICOS NAS UNIVERSIDADES DA BASILEIA E GENEBRA COMO GOVERNADOR GERAL A REGIÃO QUE SE LOCALIZAVA ENTRE OS ESTADOS DE SERGIPE E MARANHÃO. A ILHA DE ANTONIO VAZ EM FRENTE A RECIFE ESTA SITUADO O PALÁCIO FRIBURGO QUE ERA A SEDE DO GOVERNO. O PALÁCIO DA BOA VISTA TAMBÉM LOCALIZADO EM RECIFE FOI CONSTRUÍDO EM 1643 POR MAURICIO DE NASSAU. O PINTOR E DESENHISTA HOLANDÊS FRANZ POST CHEGOU AO BRASIL AOS 24 ANOS ELABOROU TRABALHOS COMO PAISAGENS, PORTOS E FORTIFICAÇÕES. O PROF PEDRO MANUEL FALA DO TRABALHO DE FRANZ POST COM TEMAS BRASILEIROS. O TRABALHO DO NATURALISTA ALEMÃO GEORG MARCGRAF SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA OUTROS ARTISTAS EUROPEUS . O PROF PEDRO MANUEL FALA DAS TAPEÇARIAS DO PINTOR E DESENHISTA ALBERT ECKHOUT; NARRAÇÃO MARIO LIMA.

  • 10:15CAMPUS EM AÇÃO

    5 VEZES LUANA (ECA/ USP)

    Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschimann apresentam o documentário Cinco Vezes Luana, produzidos pelas alunas do curso de jornalismo da ECA/USP. Sobre o Documentário: O curta documentário "Cinco Vezes Luana" mostra a trajetória da DJ e cantora paulista Luana Hansen: mulher, negra, lésbica, da periferia e rapper independente. Por meio da música e do ativismo feminista, Luana conta como enfrentou o machismo, o racismo e a homofobia em um ambiente preconceituoso e pouco diverso, produzindo seus discos em casa de maneira independente.

  • 10:45ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 02

    O programa tem uma matéria sobre os 400 anos do clássico "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes. Também há duas entrevistas. Uma com o espanhol Enrique Vila Matas, que esteve na FLIP e outra com a capista Moema Cavalcanti.

  • 11:15LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 2

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao ar dia 03/12, às 20:00, temos como convidados Marcelo Rubens Paiva e Marçal Aquino.

  • 12:15A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 2

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traço e suas tecnicas de pintura. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 12:45CULTURA É CURRÍCULO

    VIVEIRO MANEQUINHO LOPES

  • 13:00VILA SESAMO 2015

    SÉSAMO - 2

    BLOCO 1 ABERTURA (FORMIGAS)- 01:00:39:00- 01:01:58:08 Elmo está observando formigas. Ele vai falando para Abby por que gosta tanto de observá-las trabalhando. MIGALHAS PICTURES (O ESPIÃO QUE AMAVA BISCOITOS)-01:01:58:10 - 01:06:53:21 A fim de recuperar a Coroa de Biscoitos, um agente secreto deve ouvir atentamente as instruções dadas por seu chefe. HISTÓRIA CENTRAL (CAÇANDO BORBOLETAS)-01:06:53:22 - 01:10:34:07 Elmo está tentando pegar uma borboleta, e Grover tenta ajuda-lo, pesquisando na internet informações sobre borboletas. Grover sugere alguns planos mirabolantes, mas no final, Elmo acaba preferindo deixar a borboleta livre. CLIPES (EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA)-01:10:34:08 - 01:12:30:28 BLOCO 2 CELEBRIDADE (JAIR – A BARATA DIZ QUE TEM)- 01:12:50:10 - 01:13:55:26 Grover, Tânia e Jair tentam se lembrar de uma canção que fale de insetos; Grover dispara a cantar, mas nenhuma de suas canções fala do tema; até que uma visita inusitada, faz Grover lembrar de uma canção. QUADRO EXTRA (UMA IDEIA BRILHANTE -EP.8)-01:13:55:27 - 01:16:21:20 Em casa, Elmo e Lola estão brincando com Mãe, todas as luzes estão acesas. Quando Elmo liga o ventilador, a luz pisca. Elmo e Lola perguntam o que está acontecendo, Mãe diz que estão gastando muita eletricidade, que devem economizar. Elmo e Lola querem saber como fazer isso. Eles participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, e identificam o que fazer para economizar eletricidade. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (DIGA ESPIRRO-SAÚDE)- 01:16:21:21 - 01:25:22:06 Todos os alunos estão limpando a classe quando Blogg solta os coelhinhos de poeira causando a maior confusão. ENCERRAMENTO (VIRANDO INSETOS)-01:25:22:07 - 01:26:45:01 Elmo e Abby começam a imitar insetos e pequenos animais do jardim. Grilo, formiga, mosca... eles se divertem achando que a imitação está muito boa, até que no final, um sapo aparece no fundo e dá um susto neles.

  • 13:30ALMANAQUE EDUCACAO

    CONSUMO

    Neste programa mostraremos as mudanças em nossa língua através do seguinte viés: A Língua é viva! Ela muda, ela se adapta, mas está sempre a serviço de uma comunicação eficiente. A linguagem criada pelos jovens para se comunicarem com rapidez e eficiência afeta a qualidade de suas produções na escola? Como apresentar toda a rica diversidade lingüística da língua portuguesa para os estudantes? Quadros deste programa: 1. GRANDE REPORTAGEM:Mostraremos as várias mudanças que a língua portuguesa sofreu ao longo dos anos. Na primeira parte o bibliófilo José Mindlin nos mostra através dos livros a evolução de nossa língua e num segundo momento, uma professora de português vai a uma Lan House falar sobre como o uso da linguagem na internet afeta ou não o rendimento dos alunos em relação a produção escrita. 2. TELEJORNAL: Informações curiosas relativas ao tema como as novas regras da língua portuguesa e a reforma ortográfica. 3. GAME : Palavras Cruzadas. A trupe apresenta algumas letras e os populares devem montar palavras. 4. MINHA VISÃO DAS COISAS : Populares contam que regras aboliriam da língua portuguesa. 5. PEQUENA HISTÓRIA PARTICULAR: O poeta Glauco Matoso conta um pouco da sua história e das influências que marcaram suas decisões profissionais. 6. PALAVRA DE MESTRE : Professora de Português exemplifica na feira livre o que significa falar certo e falar errado. Usa como referência o poema de Oswald de Andrade – Vício na fala

  • 14:00O PROFESSOR

    TRANSMISSAO DE CALOR

  • 14:30SE LIGA NA CIÊNCIA

    REPERESENTAÇÕES DA TERRA

    Os integrantes do Ciência em Show; Daniel, Gerson e Wilson demonstram como fazer uma experiência que comprova que a Terra é esférica.

  • 14:45INGLÊS COM MÚSICA IV

    I'VE HAD - THE TIME OF MY LIFE (FILME DIRTY DANCING) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 15:00ARTE & MATEMATICA

    ARTE E NUMEROS

    ESTE PROGRAMA TRACA UMA LINHA CRONOLOGICA DO HOMEM PRIMITIVO ,PASSANDO PELA IDADE MEDIA E CHEGANDO AO RENASCIMENTO NA AR- TE E NA MATEMATICA.DE UM LADO,A SUBSTITUICAO DAS REPRESENTA- COES SIMBOLICAS LIGADAS AO RITUALISMO MAGICO OU A FE CRISTA E DO OUTRO, O CAMINHO QUE VAI DO SENSO NUMERICO PRIMITIVO AS TECNICAS DE CALCULO QUE GEROU A MATEMATICA DEMOCRATICA DOS ALGARISMOS HINDU-ARABICOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS.

  • 15:30CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU FERROVIÁRIO AGENOR FRANCISCO FELIZARDO - ASSIS

  • 15:45HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    O IDEAL DE UM PRÍNCIPE - SONHO E REALIDAE

    O PROGRAMA N.2 FALA SOBRE A CIDADE DE RECIFE QUE RECEBEU O TITULO DE VENEZA BRASILEIRA QUE EM 1640 FOI REDUTO HOLANDÊS. O ARQUITETO PETER PROST FEZ OS PROJETOS PARA A CIDADE QUE TAMBÉM RECEBEU O TITULO DE CIDADE MAURICIA. JOÃO MAURICIO DE NASSAU NASCEU EM 1604 REALIZOU ESTUDOS HUMANÍSTICOS NAS UNIVERSIDADES DA BASILEIA E GENEBRA COMO GOVERNADOR GERAL A REGIÃO QUE SE LOCALIZAVA ENTRE OS ESTADOS DE SERGIPE E MARANHÃO. A ILHA DE ANTONIO VAZ EM FRENTE A RECIFE ESTA SITUADO O PALÁCIO FRIBURGO QUE ERA A SEDE DO GOVERNO. O PALÁCIO DA BOA VISTA TAMBÉM LOCALIZADO EM RECIFE FOI CONSTRUÍDO EM 1643 POR MAURICIO DE NASSAU. O PINTOR E DESENHISTA HOLANDÊS FRANZ POST CHEGOU AO BRASIL AOS 24 ANOS ELABOROU TRABALHOS COMO PAISAGENS, PORTOS E FORTIFICAÇÕES. O PROF PEDRO MANUEL FALA DO TRABALHO DE FRANZ POST COM TEMAS BRASILEIROS. O TRABALHO DO NATURALISTA ALEMÃO GEORG MARCGRAF SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA OUTROS ARTISTAS EUROPEUS . O PROF PEDRO MANUEL FALA DAS TAPEÇARIAS DO PINTOR E DESENHISTA ALBERT ECKHOUT; NARRAÇÃO MARIO LIMA.

  • 16:15CAMPUS EM AÇÃO

    5 VEZES LUANA (ECA/ USP)

    Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschimann apresentam o documentário Cinco Vezes Luana, produzidos pelas alunas do curso de jornalismo da ECA/USP. Sobre o Documentário: O curta documentário "Cinco Vezes Luana" mostra a trajetória da DJ e cantora paulista Luana Hansen: mulher, negra, lésbica, da periferia e rapper independente. Por meio da música e do ativismo feminista, Luana conta como enfrentou o machismo, o racismo e a homofobia em um ambiente preconceituoso e pouco diverso, produzindo seus discos em casa de maneira independente.

  • 16:45ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 02

    O programa tem uma matéria sobre os 400 anos do clássico "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes. Também há duas entrevistas. Uma com o espanhol Enrique Vila Matas, que esteve na FLIP e outra com a capista Moema Cavalcanti.

  • 17:15LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 2

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao ar dia 03/12, às 20:00, temos como convidados Marcelo Rubens Paiva e Marçal Aquino.

  • 18:15A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 2

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traço e suas tecnicas de pintura. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 18:45CULTURA É CURRÍCULO

    ESTAÇÃO PINACOTECA

  • 19:00EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    OCIMAR ALAVARSE E STEFAN MARTINS

    1º BLOCO - OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO - OCIMAR ALAVARSE EDERSON GRANETTO CONVERSA COM OCIMAR ALAVARSE, DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP, SOBRE O MAIS RECENTE RELATÓRIO SOBRE EDUCAÇÃO FEITO PELA ORGANIZAÇÃO PARA A COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO ? OCDE. O PESQUISADOR EXPLICA QUE, APESAR DE O BRASIL TER SE TRANSFORMADO NA "NAÇÃO MAIS DINÂMICA DO MUNDO EM EDUCAÇÃO ENTRE OS ANOS 2000 E 2009", DE ACORDO COM O RELATÓRIO, NOSSOS NÚMEROS AINDA SÃO PRECÁRIOS QUANDO COMPARADOS AOS DE OUTROS PAÍSES E PRECISAMOS INVESTIR MUITO EM TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO PARA ALCANÇAR RESULTADOS SATISFATÓRIOS. 2º BLOCO - INTERNET PARA SURDOS - STEFAN MARTINS EDERSON GRANETTO ENTREVISTA O PESQUISADOR STEFAN JOSÉ OLIVEIRA MARTINS, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA USP, SOBRE A FERRAMENTA QUE DESENVOLVEU PARA AJUDAR OS SURDOS A NAVEGAREM NA INTERNET. O ENGENHEIRO ELÉTRICO EXPLICA COMO DESENVOLVEU A FERRAMENTA, CHAMADA CLAWS, EM SUA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO, COM A ORIENTAÇÃO DA PROFESSORA LÚCIA VILELA LEITE FIGUEIRAS, DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO.

  • 20:00CAMPUS EM AÇÃO

    5 VEZES LUANA (ECA/ USP)

    Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschimann apresentam o documentário Cinco Vezes Luana, produzidos pelas alunas do curso de jornalismo da ECA/USP. Sobre o Documentário: O curta documentário "Cinco Vezes Luana" mostra a trajetória da DJ e cantora paulista Luana Hansen: mulher, negra, lésbica, da periferia e rapper independente. Por meio da música e do ativismo feminista, Luana conta como enfrentou o machismo, o racismo e a homofobia em um ambiente preconceituoso e pouco diverso, produzindo seus discos em casa de maneira independente.

  • 20:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 1 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Esta teleaula 1 é uma introdução ao curso de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Ela mostra como, ao longo das demais teleaulas, você vai namorar a Língua Portuguesa, tendo a oportunidade de conhecê-la melhor. Aprenderá a usá-la em qualquer situação, sem vacilo, sem medo. Saberá que é o importante é reconhecer que a nossa língua é viva. Ela não é estática, ela não está parada, ela acompanha o tempo. E o escritor tem que ter liberdade de usar esta língua no sentido formal e no sentido informal, coloquial.

  • 21:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 1 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 1 você vai aprender que quando falar ou escrever, você será o remetente e, quando ler ou escutar o que alguém diz ou escreve, será o destinatário. Conhecerá também um pouco da história da nossa língua, a Língua Portuguesa, notando a importância de se entender o sentido das palavras. Para terminar, aprenderá que existe também uma variedade culta da língua, que é ensinada na escola.

  • 22:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    CÁLCULO TÉCNICO 1

    O milímetro é uma unidade tão usada na Mecânica que, nos desenhos, essa unidade não vem nem discriminada. Você aprenderá que os submúltiplos do milímetro também são muito comuns na Mecânica, assim como as polegadas fracionárias e as polegadas decimais. Além disso, saberá como transformar milímetros em polegadas.

  • 22:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I'VE HAD - THE TIME OF MY LIFE (FILME DIRTY DANCING) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 22:45CAMPUS EM AÇÃO

    5 VEZES LUANA (ECA/ USP)

    Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschimann apresentam o documentário Cinco Vezes Luana, produzidos pelas alunas do curso de jornalismo da ECA/USP. Sobre o Documentário: O curta documentário "Cinco Vezes Luana" mostra a trajetória da DJ e cantora paulista Luana Hansen: mulher, negra, lésbica, da periferia e rapper independente. Por meio da música e do ativismo feminista, Luana conta como enfrentou o machismo, o racismo e a homofobia em um ambiente preconceituoso e pouco diverso, produzindo seus discos em casa de maneira independente.

  • 23:15CONTOS DA MEIA NOITE

    A INVASAO - RODOLFO KONDER

    A violação da intimidade de sua residência. Brutal. Truculenta. O sadismo0 dos “agentes da oredem” prostando -o no chão. Aos socos, aos chutes, aos ponta – pés. A humilhação da impotência. A falta de ação de alguém inerme e desvalido. A sensação de impotência e raiva misturada a dor das porradas.Os móveis destroçados, as gavetas jogadas no chão, os adornos quebrados. E o bafio da presunçosa pretensão da autoridade. Bestial e ignara. Situações-limite vividas nos dias repressivos de uma ditadura feroz e sanguinária. E a inanidade de qualquer resistência. Pelo menos, naquele momento....

  • 23:25CULTURA É CURRÍCULO

    CEUMA - CENTRO UNIVERSITÁRIO MARIA ANTÔNIA

  • 23:45MANOS E MINAS III

    LAYLAH ARRUDA

    Neste programa o Manos e Minas recebe Laylah Arruda. Representando a cena dos slams, BIRO-BIRO E NENZIN. Matérias: - Nosso videorreporter Rodney Suguita apresenta o perfil do Edson Leite, chef do Sonego Bistrô. - Roberta foi trocar uma ideia com os integrantes do coletivo fotográfico 'Afrotometria'. - um bate papo com as irmãs Joyce e Lucia Venancio, criadoras da Preta Pretinha, incentivam a reflexão sobre a diversidade através das bonecas de pano que produzem .

  • 00:45GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - PERFIS E COMPETENCIA PROFISSAO GASTRONOMIA.

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL É UMA SÉRIE DE CINCO PROGRAMAS EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO PROFISSIONAL. NESTE SEGUNDO EPISÓDIO AIRTON EMBACHER ANALISA O PERFIL E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CONVIDA O PROFESSOR FRANCISCO REBELLO, INSTRUTOR DO SETOR OPERACIONAL DO CURSO DE GASTRONOMIA DA UNIV. ANHEMBI-MORUMBI, A FALAR ESPECIFICAMENTE DA SUA PROFISSÃO NO MERCADO BRASILEIRO.

  • 01:22CONTOS DA MEIA NOITE

    A MENINA - NATÉRCIA CAMPOS

    Uma casa à beira-mar, há muito abandonada. A narradora relembra os tempos gloriosos do local, quando habitado por pescadores. Mas agora vem habitá-la uma família humilde. Pai, mãe e filha. Esta última cativa a narradora por sua pureza infantil e por sua delicadeza. Em vários acontecimentos, que então ocorrem, a narradora ajuda a garota. Até que numa noite de lua cheia, no andar de cima do sobrado, ela se deixa entrever pela criança. Esta fica absolutamente aterrorizada. E a partir daí, a única solução, é a partida da família.

  • 01:45ENSAIO

    PAU BRASIL

    O grupo de musica instrumental Pau Brasil, formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Teco Cardoso, Paulo Belinati e Ricardo Mosca em apresentação e entrevista para o programa Ensaio no lançamento do Cd "Daqui". Formado a mais de 30 anos , nem os próprios integrantes sabem definir ao certo, contam a história da primeira formação, um trio, formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter e Azael Rodrigues. Muitas outras formações surgiram com entradas e saídas. Da participação de Hector Costita, Roberto Sion,Marlui Miranda, Zeca Assumpção entre outros tantos. Impossível enumerar mas todos grandes nomes passaram por lá. Falam da importancia dos shows na praça Benedito Calixto, de Wilson Souto, o Gordo e da gravação do primeiro lp do grupo. Foram diversas tournes pela Europa e indicação para o Grammy Americano. Neste programa , um panorama musical com composições autorais de Paulo Belinati, Nelson Ayres e Teco Cardoso, além de releituras para Baden Powell e Heitor Vila Lobos.

  • 02:45LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 2

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao ar dia 03/12, às 20:00, temos como convidados Marcelo Rubens Paiva e Marçal Aquino.

  • 03:45CABARET LITERÁRIO

    FLORILEGIO

    MADAME RENE E SEUS ARTISTAS APRESENTAM O ESPETÁCULO "FLORILÉGIO" BASEADO NO LIVRO "Florilegio da poesia brazileira: ou, collecção das mais notaveis composições dos poetas brasileiros falecidos" de Francisco Adolfo de Varnhagen (Visconde de Porto Seguro). Enquanto o espetáculo acontece, nos bastidores ficamos sabendo das paixões e problemas do elenco, e na platéia a crise pessoal de um cliente melancólico.

  • 06:00QUAL É, BICHO ?

    PEGADINHA DO MACACO

    Cadu está no Zoolatório brincando de safári com Lino. Os dois desistem da brincadeira e Lino pega o jipe do Cadu sem que este perceba. Camila está no Zoológico e mostra os diferentes tipos de patas, pegadas e rastros dos animais.Nani chega ao Zoolatório e vê Cadu procurando seu jipinho e resolve ajudá-lo a encontrar o brinquedo. Enquanto isso, Lino, que está com o jipe, se esconde. Cadu e Nani seguem várias pegadas que encontram pelo Zoolatório mas nada encontram. A última pista é a pegada de um macaco e finalmente eles encontram o jipinho.

  • 06:30X TUDO (RTB)

    X TUDO 02

  • 07:00TRAÇANDO ARTE II

    VAN GOGH

  • 07:08CULTURA É CURRÍCULO

    ESTAÇÃO PINACOTECA

  • 07:15PASSEIO ANIMAL

    DROMEDÁRIO

    Nesse segundo episódio de Passeio Animal, vamos conhecer como o dromedário se comporta, o que come, onde vive e outras curiosidades!

  • 07:20CULTURA É CURRÍCULO

    VIVEIRO MANEQUINHO LOPES

  • 07:30RA-TIM-BUM

    RA-TIM-BUM 03

    OS QUADROS QUE COMPOEM ESTE PROGRAMA: - CASINHA - MICRO-SERIE I - EU, O ABACAXI (RELACIONAR LIMPEZA A SAUDE) - ANIMACAO - PALAVRA PALHACO - ARI NELSON - GOSTO - ENQUETE - GOSTO / JUNTAR 4 - ANIMACAO - PARTES DO CORPO (ARVORE) - ESPELHO - TRABALHO COM BARRO - MULTIDAO - PERTO E LONGE - ESFINGE - GRANDE E PEQUENO - COREOGRAFIA - COORDENACAO MOTORA FINA (DEDINHOS) - TIBURCIO - FUNCAO DA SEMENTE - ESPELHO - PISCINA 1,2,3 - MICRO-SERIE II - EU, O ABACAXI - NINA - RESFRIADO - COREOGRAFIA-CONTAR ATE 2 (BRANCA DE NEVE E OS SETE ANOES) - BARBATANA - DENTRO E FORA - EUCLIDES E SSSILVIA - ALTO E BAIXO - COREOGRAFIA - PRINCESA CRESCENDO (PEQUENO, GRANDE, ALTO E BAIXO) - MICRO-SERIE III - EU, O ABACAXI

  • 08:00O PROFESSOR

    TRANSMISSAO DE CALOR

  • 08:31SE LIGA NA CIÊNCIA

    REPERESENTAÇÕES DA TERRA

    Os integrantes do Ciência em Show; Daniel, Gerson e Wilson demonstram como fazer uma experiência que comprova que a Terra é esférica.

  • 08:46INGLÊS COM MÚSICA IV

    I'VE HAD - THE TIME OF MY LIFE (FILME DIRTY DANCING) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 09:02ARTE & MATEMATICA

    ARTE E NUMEROS

    ESTE PROGRAMA TRACA UMA LINHA CRONOLOGICA DO HOMEM PRIMITIVO ,PASSANDO PELA IDADE MEDIA E CHEGANDO AO RENASCIMENTO NA AR- TE E NA MATEMATICA.DE UM LADO,A SUBSTITUICAO DAS REPRESENTA- COES SIMBOLICAS LIGADAS AO RITUALISMO MAGICO OU A FE CRISTA E DO OUTRO, O CAMINHO QUE VAI DO SENSO NUMERICO PRIMITIVO AS TECNICAS DE CALCULO QUE GEROU A MATEMATICA DEMOCRATICA DOS ALGARISMOS HINDU-ARABICOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS.

  • 09:33CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU FERROVIÁRIO AGENOR FRANCISCO FELIZARDO - ASSIS

  • 09:46HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    O IDEAL DE UM PRÍNCIPE - SONHO E REALIDAE

    O PROGRAMA N.2 FALA SOBRE A CIDADE DE RECIFE QUE RECEBEU O TITULO DE VENEZA BRASILEIRA QUE EM 1640 FOI REDUTO HOLANDÊS. O ARQUITETO PETER PROST FEZ OS PROJETOS PARA A CIDADE QUE TAMBÉM RECEBEU O TITULO DE CIDADE MAURICIA. JOÃO MAURICIO DE NASSAU NASCEU EM 1604 REALIZOU ESTUDOS HUMANÍSTICOS NAS UNIVERSIDADES DA BASILEIA E GENEBRA COMO GOVERNADOR GERAL A REGIÃO QUE SE LOCALIZAVA ENTRE OS ESTADOS DE SERGIPE E MARANHÃO. A ILHA DE ANTONIO VAZ EM FRENTE A RECIFE ESTA SITUADO O PALÁCIO FRIBURGO QUE ERA A SEDE DO GOVERNO. O PALÁCIO DA BOA VISTA TAMBÉM LOCALIZADO EM RECIFE FOI CONSTRUÍDO EM 1643 POR MAURICIO DE NASSAU. O PINTOR E DESENHISTA HOLANDÊS FRANZ POST CHEGOU AO BRASIL AOS 24 ANOS ELABOROU TRABALHOS COMO PAISAGENS, PORTOS E FORTIFICAÇÕES. O PROF PEDRO MANUEL FALA DO TRABALHO DE FRANZ POST COM TEMAS BRASILEIROS. O TRABALHO DO NATURALISTA ALEMÃO GEORG MARCGRAF SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA OUTROS ARTISTAS EUROPEUS . O PROF PEDRO MANUEL FALA DAS TAPEÇARIAS DO PINTOR E DESENHISTA ALBERT ECKHOUT; NARRAÇÃO MARIO LIMA.

  • 10:16CAMPUS EM AÇÃO

    5 VEZES LUANA (ECA/ USP)

    Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschimann apresentam o documentário Cinco Vezes Luana, produzidos pelas alunas do curso de jornalismo da ECA/USP. Sobre o Documentário: O curta documentário "Cinco Vezes Luana" mostra a trajetória da DJ e cantora paulista Luana Hansen: mulher, negra, lésbica, da periferia e rapper independente. Por meio da música e do ativismo feminista, Luana conta como enfrentou o machismo, o racismo e a homofobia em um ambiente preconceituoso e pouco diverso, produzindo seus discos em casa de maneira independente.

  • 10:46ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 02

    O programa tem uma matéria sobre os 400 anos do clássico "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes. Também há duas entrevistas. Uma com o espanhol Enrique Vila Matas, que esteve na FLIP e outra com a capista Moema Cavalcanti.

  • 11:16LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 2

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao ar dia 03/12, às 20:00, temos como convidados Marcelo Rubens Paiva e Marçal Aquino.

  • 12:15A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 2

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traço e suas tecnicas de pintura. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 12:45CULTURA É CURRÍCULO

    VIVEIRO MANEQUINHO LOPES

  • 13:00VILA SESAMO 2015

    SÉSAMO - 2

    BLOCO 1 ABERTURA (FORMIGAS)- 01:00:39:00- 01:01:58:08 Elmo está observando formigas. Ele vai falando para Abby por que gosta tanto de observá-las trabalhando. MIGALHAS PICTURES (O ESPIÃO QUE AMAVA BISCOITOS)-01:01:58:10 - 01:06:53:21 A fim de recuperar a Coroa de Biscoitos, um agente secreto deve ouvir atentamente as instruções dadas por seu chefe. HISTÓRIA CENTRAL (CAÇANDO BORBOLETAS)-01:06:53:22 - 01:10:34:07 Elmo está tentando pegar uma borboleta, e Grover tenta ajuda-lo, pesquisando na internet informações sobre borboletas. Grover sugere alguns planos mirabolantes, mas no final, Elmo acaba preferindo deixar a borboleta livre. CLIPES (EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA)-01:10:34:08 - 01:12:30:28 BLOCO 2 CELEBRIDADE (JAIR – A BARATA DIZ QUE TEM)- 01:12:50:10 - 01:13:55:26 Grover, Tânia e Jair tentam se lembrar de uma canção que fale de insetos; Grover dispara a cantar, mas nenhuma de suas canções fala do tema; até que uma visita inusitada, faz Grover lembrar de uma canção. QUADRO EXTRA (UMA IDEIA BRILHANTE -EP.8)-01:13:55:27 - 01:16:21:20 Em casa, Elmo e Lola estão brincando com Mãe, todas as luzes estão acesas. Quando Elmo liga o ventilador, a luz pisca. Elmo e Lola perguntam o que está acontecendo, Mãe diz que estão gastando muita eletricidade, que devem economizar. Elmo e Lola querem saber como fazer isso. Eles participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, e identificam o que fazer para economizar eletricidade. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (DIGA ESPIRRO-SAÚDE)- 01:16:21:21 - 01:25:22:06 Todos os alunos estão limpando a classe quando Blogg solta os coelhinhos de poeira causando a maior confusão. ENCERRAMENTO (VIRANDO INSETOS)-01:25:22:07 - 01:26:45:01 Elmo e Abby começam a imitar insetos e pequenos animais do jardim. Grilo, formiga, mosca... eles se divertem achando que a imitação está muito boa, até que no final, um sapo aparece no fundo e dá um susto neles.

  • 13:30ALMANAQUE EDUCACAO

    CONSUMO

    Neste programa mostraremos as mudanças em nossa língua através do seguinte viés: A Língua é viva! Ela muda, ela se adapta, mas está sempre a serviço de uma comunicação eficiente. A linguagem criada pelos jovens para se comunicarem com rapidez e eficiência afeta a qualidade de suas produções na escola? Como apresentar toda a rica diversidade lingüística da língua portuguesa para os estudantes? Quadros deste programa: 1. GRANDE REPORTAGEM:Mostraremos as várias mudanças que a língua portuguesa sofreu ao longo dos anos. Na primeira parte o bibliófilo José Mindlin nos mostra através dos livros a evolução de nossa língua e num segundo momento, uma professora de português vai a uma Lan House falar sobre como o uso da linguagem na internet afeta ou não o rendimento dos alunos em relação a produção escrita. 2. TELEJORNAL: Informações curiosas relativas ao tema como as novas regras da língua portuguesa e a reforma ortográfica. 3. GAME : Palavras Cruzadas. A trupe apresenta algumas letras e os populares devem montar palavras. 4. MINHA VISÃO DAS COISAS : Populares contam que regras aboliriam da língua portuguesa. 5. PEQUENA HISTÓRIA PARTICULAR: O poeta Glauco Matoso conta um pouco da sua história e das influências que marcaram suas decisões profissionais. 6. PALAVRA DE MESTRE : Professora de Português exemplifica na feira livre o que significa falar certo e falar errado. Usa como referência o poema de Oswald de Andrade – Vício na fala

  • 14:00O PROFESSOR

    TRANSMISSAO DE CALOR

  • 14:30SE LIGA NA CIÊNCIA

    REPERESENTAÇÕES DA TERRA

    Os integrantes do Ciência em Show; Daniel, Gerson e Wilson demonstram como fazer uma experiência que comprova que a Terra é esférica.

  • 14:45INGLÊS COM MÚSICA IV

    I'VE HAD - THE TIME OF MY LIFE (FILME DIRTY DANCING) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 15:01ARTE & MATEMATICA

    ARTE E NUMEROS

    ESTE PROGRAMA TRACA UMA LINHA CRONOLOGICA DO HOMEM PRIMITIVO ,PASSANDO PELA IDADE MEDIA E CHEGANDO AO RENASCIMENTO NA AR- TE E NA MATEMATICA.DE UM LADO,A SUBSTITUICAO DAS REPRESENTA- COES SIMBOLICAS LIGADAS AO RITUALISMO MAGICO OU A FE CRISTA E DO OUTRO, O CAMINHO QUE VAI DO SENSO NUMERICO PRIMITIVO AS TECNICAS DE CALCULO QUE GEROU A MATEMATICA DEMOCRATICA DOS ALGARISMOS HINDU-ARABICOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS.

  • 15:34CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU FERROVIÁRIO AGENOR FRANCISCO FELIZARDO - ASSIS

  • 15:46HISTÓRIA DA ARTE NO BRASIL

    O IDEAL DE UM PRÍNCIPE - SONHO E REALIDAE

    O PROGRAMA N.2 FALA SOBRE A CIDADE DE RECIFE QUE RECEBEU O TITULO DE VENEZA BRASILEIRA QUE EM 1640 FOI REDUTO HOLANDÊS. O ARQUITETO PETER PROST FEZ OS PROJETOS PARA A CIDADE QUE TAMBÉM RECEBEU O TITULO DE CIDADE MAURICIA. JOÃO MAURICIO DE NASSAU NASCEU EM 1604 REALIZOU ESTUDOS HUMANÍSTICOS NAS UNIVERSIDADES DA BASILEIA E GENEBRA COMO GOVERNADOR GERAL A REGIÃO QUE SE LOCALIZAVA ENTRE OS ESTADOS DE SERGIPE E MARANHÃO. A ILHA DE ANTONIO VAZ EM FRENTE A RECIFE ESTA SITUADO O PALÁCIO FRIBURGO QUE ERA A SEDE DO GOVERNO. O PALÁCIO DA BOA VISTA TAMBÉM LOCALIZADO EM RECIFE FOI CONSTRUÍDO EM 1643 POR MAURICIO DE NASSAU. O PINTOR E DESENHISTA HOLANDÊS FRANZ POST CHEGOU AO BRASIL AOS 24 ANOS ELABOROU TRABALHOS COMO PAISAGENS, PORTOS E FORTIFICAÇÕES. O PROF PEDRO MANUEL FALA DO TRABALHO DE FRANZ POST COM TEMAS BRASILEIROS. O TRABALHO DO NATURALISTA ALEMÃO GEORG MARCGRAF SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA OUTROS ARTISTAS EUROPEUS . O PROF PEDRO MANUEL FALA DAS TAPEÇARIAS DO PINTOR E DESENHISTA ALBERT ECKHOUT; NARRAÇÃO MARIO LIMA.

  • 16:16CAMPUS EM AÇÃO

    5 VEZES LUANA (ECA/ USP)

    Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschimann apresentam o documentário Cinco Vezes Luana, produzidos pelas alunas do curso de jornalismo da ECA/USP. Sobre o Documentário: O curta documentário "Cinco Vezes Luana" mostra a trajetória da DJ e cantora paulista Luana Hansen: mulher, negra, lésbica, da periferia e rapper independente. Por meio da música e do ativismo feminista, Luana conta como enfrentou o machismo, o racismo e a homofobia em um ambiente preconceituoso e pouco diverso, produzindo seus discos em casa de maneira independente.

  • 16:47ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 02

    O programa tem uma matéria sobre os 400 anos do clássico "Dom Quixote", de Miguel de Cervantes. Também há duas entrevistas. Uma com o espanhol Enrique Vila Matas, que esteve na FLIP e outra com a capista Moema Cavalcanti.

  • 17:15LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 2

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao ar dia 03/12, às 20:00, temos como convidados Marcelo Rubens Paiva e Marçal Aquino.

  • 18:16A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 2

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traço e suas tecnicas de pintura. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 18:56CULTURA É CURRÍCULO

    ESTAÇÃO PINACOTECA

  • 19:02EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    CACAU RHODEN E ANA CLÁUDIA ARRUDA LEITE (22/10)

    O LÚDICO NA VIDA EM GERAL, E TAMBÉM NO ENSINO EM PARTICULAR, ESTÁ EM DISCUSSÃO NO EDUCAÇÃO BRASILEIRA. OS CONVIDADOS SÃO O CINEASTA CACAU RHODEN, DIRETOR DO DOCUMENTÁRIO "TARJA BRANCA" E A PEDAGOGA ANA CLAUDIA ARRUDA LEITE, COORDENADORA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA INFÂNCIA DO INSTITUTO ALANA. ELES CONVERSARAM COM CÁSSIA GODOY.

  • 20:04CAMPUS EM AÇÃO

    5 VEZES LUANA (ECA/ USP)

    Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschimann apresentam o documentário Cinco Vezes Luana, produzidos pelas alunas do curso de jornalismo da ECA/USP. Sobre o Documentário: O curta documentário "Cinco Vezes Luana" mostra a trajetória da DJ e cantora paulista Luana Hansen: mulher, negra, lésbica, da periferia e rapper independente. Por meio da música e do ativismo feminista, Luana conta como enfrentou o machismo, o racismo e a homofobia em um ambiente preconceituoso e pouco diverso, produzindo seus discos em casa de maneira independente.

  • 20:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 1 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Esta teleaula 1 é uma introdução ao curso de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Ela mostra como, ao longo das demais teleaulas, você vai namorar a Língua Portuguesa, tendo a oportunidade de conhecê-la melhor. Aprenderá a usá-la em qualquer situação, sem vacilo, sem medo. Saberá que é o importante é reconhecer que a nossa língua é viva. Ela não é estática, ela não está parada, ela acompanha o tempo. E o escritor tem que ter liberdade de usar esta língua no sentido formal e no sentido informal, coloquial.

  • 21:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 1 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 1 você vai aprender que quando falar ou escrever, você será o remetente e, quando ler ou escutar o que alguém diz ou escreve, será o destinatário. Conhecerá também um pouco da história da nossa língua, a Língua Portuguesa, notando a importância de se entender o sentido das palavras. Para terminar, aprenderá que existe também uma variedade culta da língua, que é ensinada na escola.

  • 22:02NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    CÁLCULO TÉCNICO 1

    O milímetro é uma unidade tão usada na Mecânica que, nos desenhos, essa unidade não vem nem discriminada. Você aprenderá que os submúltiplos do milímetro também são muito comuns na Mecânica, assim como as polegadas fracionárias e as polegadas decimais. Além disso, saberá como transformar milímetros em polegadas.

  • 22:33INGLÊS COM MÚSICA IV

    I'VE HAD - THE TIME OF MY LIFE (FILME DIRTY DANCING) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 22:46CAMPUS EM AÇÃO

    5 VEZES LUANA (ECA/ USP)

    Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschimann apresentam o documentário Cinco Vezes Luana, produzidos pelas alunas do curso de jornalismo da ECA/USP. Sobre o Documentário: O curta documentário "Cinco Vezes Luana" mostra a trajetória da DJ e cantora paulista Luana Hansen: mulher, negra, lésbica, da periferia e rapper independente. Por meio da música e do ativismo feminista, Luana conta como enfrentou o machismo, o racismo e a homofobia em um ambiente preconceituoso e pouco diverso, produzindo seus discos em casa de maneira independente.

  • 23:16CONTOS DA MEIA NOITE

    FRIO - JOAO ANTONIO

    Paraná, escolado malandro frequentador de mesas de sinuca, protege e alberga um frágil menino: um "neguinho" com seus dez anos de idade. Nesta noite, desperta-o e dá-lhe uma missão importante. Deverá levar um embrulho até Perdizes, logo depois do largo Padre Péricles. E o nosso miúdo herói lá vai pela alta noite paulistana, desviando-se de prostitutas, esquivando-se de meganhas.Com medo, fome e principalmente frio. É o inverno de São Paulo.

  • 23:30CULTURA É CURRÍCULO

    INSTITUTO TOMIE OTHAKE

  • 23:45MANOS E MINAS III

    LAYLAH ARRUDA

    Neste programa o Manos e Minas recebe Laylah Arruda. Representando a cena dos slams, BIRO-BIRO E NENZIN. Matérias: - Nosso videorreporter Rodney Suguita apresenta o perfil do Edson Leite, chef do Sonego Bistrô. - Roberta foi trocar uma ideia com os integrantes do coletivo fotográfico 'Afrotometria'. - um bate papo com as irmãs Joyce e Lucia Venancio, criadoras da Preta Pretinha, incentivam a reflexão sobre a diversidade através das bonecas de pano que produzem .

  • 00:45GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - PERFIS E COMPETENCIA PROFISSAO GASTRONOMIA.

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL É UMA SÉRIE DE CINCO PROGRAMAS EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO PROFISSIONAL. NESTE SEGUNDO EPISÓDIO AIRTON EMBACHER ANALISA O PERFIL E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CONVIDA O PROFESSOR FRANCISCO REBELLO, INSTRUTOR DO SETOR OPERACIONAL DO CURSO DE GASTRONOMIA DA UNIV. ANHEMBI-MORUMBI, A FALAR ESPECIFICAMENTE DA SUA PROFISSÃO NO MERCADO BRASILEIRO.

  • 01:22CONTOS DA MEIA NOITE

    A MENINA - NATÉRCIA CAMPOS

    Uma casa à beira-mar, há muito abandonada. A narradora relembra os tempos gloriosos do local, quando habitado por pescadores. Mas agora vem habitá-la uma família humilde. Pai, mãe e filha. Esta última cativa a narradora por sua pureza infantil e por sua delicadeza. Em vários acontecimentos, que então ocorrem, a narradora ajuda a garota. Até que numa noite de lua cheia, no andar de cima do sobrado, ela se deixa entrever pela criança. Esta fica absolutamente aterrorizada. E a partir daí, a única solução, é a partida da família.

  • 01:45ENSAIO

    PAU BRASIL

    O grupo de musica instrumental Pau Brasil, formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Teco Cardoso, Paulo Belinati e Ricardo Mosca em apresentação e entrevista para o programa Ensaio no lançamento do Cd "Daqui". Formado a mais de 30 anos , nem os próprios integrantes sabem definir ao certo, contam a história da primeira formação, um trio, formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter e Azael Rodrigues. Muitas outras formações surgiram com entradas e saídas. Da participação de Hector Costita, Roberto Sion,Marlui Miranda, Zeca Assumpção entre outros tantos. Impossível enumerar mas todos grandes nomes passaram por lá. Falam da importancia dos shows na praça Benedito Calixto, de Wilson Souto, o Gordo e da gravação do primeiro lp do grupo. Foram diversas tournes pela Europa e indicação para o Grammy Americano. Neste programa , um panorama musical com composições autorais de Paulo Belinati, Nelson Ayres e Teco Cardoso, além de releituras para Baden Powell e Heitor Vila Lobos.

  • 02:45LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 2

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao ar dia 03/12, às 20:00, temos como convidados Marcelo Rubens Paiva e Marçal Aquino.

  • 03:45CABARET LITERÁRIO

    FLORILEGIO

    MADAME RENE E SEUS ARTISTAS APRESENTAM O ESPETÁCULO "FLORILÉGIO" BASEADO NO LIVRO "Florilegio da poesia brazileira: ou, collecção das mais notaveis composições dos poetas brasileiros falecidos" de Francisco Adolfo de Varnhagen (Visconde de Porto Seguro). Enquanto o espetáculo acontece, nos bastidores ficamos sabendo das paixões e problemas do elenco, e na platéia a crise pessoal de um cliente melancólico.

  • 04:45VOX POPULI

    SUZANA AMARAL

    SUSANA AMARAL //O PROGRAMA CONTA COM AS PERGUNTAS DOS ESTUDANTES DE CINEMA DA ESCOLA DE COMUNICACOES E ARTES DA USP,COM CRITICOS DE CINEMA,PESSOAS DO POVO,PROFESSORES DE CINEMA,PUBLICITARIOS,ESCRITORES,JORNALISTAS,SOCIOLOGOS,CINEASTAS E DIRETOR DE FOTOGRAFIA./NO PROGRAMA SUSANA AMARAL FALA DE SUA VIDA, SUA CARREIRA,MAIS PRINCIPALMENTE DO SEU SUCESSO COM O FILME "A HORA DA ESTRELA"

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 38

  • 07:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 02 - NUTRIÇÃO NO ESPORTE

    O programa trata da nutrição no esporte. A população em geral e os profissionais da área de saúde têm buscado com grande interesse uma concepção de vida mais saúdavel. Além de atividades físicas regulares, uma alimentação adequada e correta pode fazer a diferença. Para ter boa performance, um atleta precisa ter uma dieta saudável com valores nutricionais suficientes para suprir as suas necessidades energéticas, dependendo do esporte que pratica.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 13

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: A PRODUÇÃO DE FLORES TRANSFORMOU HOLAMBRA, NO INTERIOR PAULISTA, EM UM DOS DESTINOS MAIS ROMÂNTICOS E CHARMOSOS DO ESTADO. A INSPIRAÇÃO VEIO DESTE PARAÍSO FLORIDO, A HOLANDA, NA EUROPA, MAIOR PRODUTORA DO MUNDO. E UMA PLATEIA FORMADA POR COMPRADORES LOTA ARQUIBANCADAS PARA VER UM ESPETÁCULO CURIOSO: UM LEILÃO DE PLANTAS INSPIRADO EM UM MÉTODO HOLANDÊS.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 05

    O programa tem uma matéria sobre a importância da tipografia, uma arte com 600 anos de história. Tem também uma entrevista com o polêmico escritor Marcelo Mirisola e uma matéria sobre o clássico Morte em Veneza. Além disso entrevistamos pessoas nas ruas sobre a relação entre cinema e literatura e sobre as melhores adaptações de livros para o cinema.

  • 09:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 94

  • 10:00VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 17

    No primeiro bloco vamos entrevistar a ciclista e fotógrafa Fabiana Marson que acidentalmente, foca seus trabalhos de fotografia nos ciclistas. Dicas de manutenção com Mario Canna, da Ciclo Urbano, que nos ensina como instalar a iluminação dínamo. No segundo bloco iniciamos com uma reportagem com o campeão brasileiro de MTB, Henrique Avancini, que nos conta como é o processo de treinamento desenvolvido pela NAR, contamos com as participações de Ronaldo Kobal, Supervisor de Avaliações do NAR, Hélio A. C. Souza, HE Treinamento Esportivo, Elias José Correia de Souza. Uma entrevista com o vereador de São Paulo, José Police Neto, que nos explica sobre o projeto de lei 266 que altera a forma de implantação do sistema cicloviário. Juntamente com o Ciclista e Jurista Odir, Daniel Guth, Coordenador de Projetos da Aliance Bike. E no ultimo bloco vamos conhecer o empreendedor Mauro Ribeiro, que após ganhar competições internacionais fundou uma loja especializada em roupas esportivas a qual administra.

  • 10:31TAMANHO FAMÍLIA

    CENSURA E REPRESÃO

    No Tamanho Família com o tema Censura e Repressão a convidada e a Psicológa Rosely Sayão autora dos livros "Como Educar Meu Filho"(coletanêa de textos sobre educação familiar publicados no jornal Folha de São Paulo de 2000 á 2002). A Repressão na visão da Psicológa e vista como algo prioritário para educar seu filho porque o ser humano aceita com as censuras a convivência em sociedade. Os pais contemporâneos não querem ser autoritários não querem se impôr, nisso as crianças impõe seus desejos, e ao invês de obedecerem são obedecidos. Filme indicado pela Psicológa : O Senhor Das Moscas e Programa em TV a Cabo já exibido: Esqueceram de Nós .

  • 11:13PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 38

    38) “A TENTAÇÃO DA OSTENTAÇÃO” O pai de Raul, trabalha como motorista na casa de uma família rica, com a viagem dos patrões, o pai de Raul leva o filho para ajudá-lo a tomar conta da mansão no fim de semana. Raul só não contava com a insistência de Pedro em fazer uma visita e, seu verdadeiro plano, gravar na “casa dos bacanas” um legítimo videoclipe de “funk de ostentação”. Para desespero de Raul, junto com Pedro aparece toda a turma. Até mesmo Bianca, com sua visão crítica da desigualdade do mundo, vai conferir como vivem os ricos e colher material para seu trabalho de Geografia. Vestindo roupas dos donos da mansão, a turma se esbalda na piscina enquanto grava o videoclipe. Mas o pai de Raul volta do aeroporto antes do esperado e provoca a fuga da turma. Tudo acabaria com boas risadas não fosse Bianca, impulsivamente, levar em sua mochila uma peça de roupa da dona da casa. Arrependida, Bianca conta com Pedro para ajudá-la a enfrentar e sair dessa situação.

  • 11:39CURSOS USP: HISTÓRIA DO BRASIL COLONIAL I

    PGM 23 - RELIGIÃO E COLONIZAÇÃO - PARTE 2

    NA SEGUNDA PARTE DA AULA, O PROFESSOR JOÃO PAULO GARRIDO PIMENTA FALA SOBRE A PRESENÇA DAS ORDENS RELIGIOSAS E DO PADROADO DA COROA NO AMBIENTE COLONIAL DO SÉCULO 16, QUE TINHA COMO OBJETIVO PROMOVER A EXPANSÃO CATÓLICA DA FÉ COMO PARTE DO PRÓPRIO EMPREENDIMENTO COLONIAL.

  • 12:31VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    ESPECIAL - ONTEM E HOJE (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a participação de jovens no programa. Convidados deste Viola: João Vitor e Isaac, José Mauro e Polyana, Otávio augusto e Gabriel, Fábio Fernandes, Zé Henrique e Gabriel, Jéssica Santos e Jeniffer, Lucas e Elivelton, Bruna Viola, Lucyana Villar, Lucas Reis e Thácio, Mayck e Lyan.

  • 13:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 05/10/2018 - CONSTITUIÇÃO 30 ANOS

    HOJE FALAMOS SOBRE OS 30 ANOS DA CONSTITUIÇÃO./ COM A GENTE O JURISTA E ESCRITOR PAULO HAMILTON SIQUEIRA JÚNIOR./ E O ADVOGADO, E EX-DEPUTADO CONSTITUINTE FABIO FELDMANN./

  • 14:01CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 12

    SINOPSE PROGRAMA 12 VT BOMBA NEUTRONS VT LOUIS ARMSTRONG - Morte há 40 anos A PEDIDO - Mundo da Lua - 1991 VT OFÍCIO LUTHIER VT ENCERRAMENTO TOM ZÉ

  • 14:30O FUTURO DO PLANETA

    A ENERGIA

    PARA GRANDE PARTE DA POPULACAO MUNDIAL O UNICO COMBUSTIVEL E A MADEIRA.SERA QUE PODEMOS CONTINUAR A RETIRA-LA DE NOSSAS FLORESTAS SEM REPLANTAR?PARA MUITOS A ENERGIA VEM DE COMBUS- TIVEL FOSSIL,QUE ANTES PARECIA INESGOTAVEL.NA CIDADE BRITANI CA DE LEICESTER,IMPLANTOU-SE O PROJETO "CIDADE AMBIENTAL", UM INCENTIVO PARA A POPULACAO USAR TRANSPORTE COLETIVO,REDU- ZINDO A POLUICAO DO AR E ECONOMIZANDO COMBUSTIVEL FOSSIL. O LIXO DOMESTICO JA ESTA SENDO TRATADO DENTRO DE UM ESQUEMA DE RECICLAGEM.O PROXIMO PASSO SERA TRATAR O LIXO COMERCIAL E INDUSTRIAL.A "CIDADE AMBIENTAL" APRESENTARA MELHORIAS AMBIEN TAIS EM BREVE.FORMAS DE ENERGIA RENOVAVEIS,ALETRNATIVAS ES - TAO SENDO PESQUISADAS E DESENVOLVIDAS:ENERGIA PRODUZIDA PELO VENTO,PELAS ONDAS E PELO SOL.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MEU FILHO TEM UMA BANDA

    Nós já falamos sobre a importância das aulas de música e da criança aprender um instrumento. Daí dois ou três amiguinhos, ou amiguinhas, que tocam se juntam e então está formada uma banda. Muitos pais se empolgam e incentivam os filhos e filhas e a terem sua própria banda. A dedicação pode fazer a brincadeira ficar séria e até se tornar profissional. Nossa convidada tem duas filhas roqueiras. Ela mostra vídeos das filhas tocando e cantando. O professor explica como é uma aula de banda.

  • 15:16DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 16 REFORMA DO ENSINO MÉDIO - 24/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO. QUAIS OS PONTOS MAIS POLÊMICOS DA MUDANÇA? COMO VAI FICAR O ENEM? NOSSO CONVIDADO É SIMON SCHWARTZMAN - EDUCADOR E MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS.

  • 15:33INGLÊS COM MÚSICA IV

    CRAZY LITTLE THING CALLED LOVE (QUEEN) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 88

    O ritmo das transformações tecnológicas hoje em dia tem sido tão rápido que às vezes a gente nem consegue acompanhar as novidades. E aí percebe que algumas inovações prometidas no passado começam a ficar cada vez mais viáveis. É o caso da “Internet das coisas”, que pode trazer grandes mudanças no dia a dia. Quer saber mais sobre o assunto? Então dá uma olhada na primeira matéria do programa. Depois nós continuamos falando de tecnologia digital, mostrando as novas demandas do mercado de trabalho para engenheiros

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 15 - PALACETE DONA VERIDIANA E CASA DA DONA YAYÁ

    Lasar Segall, Dona Yayá, Dona Veridiana, Parque Buenos Aires... Neste programa Felipe e Tuti invadem um novo território cultural de São Paulo: o bairro de Higienópolis. Desvendando as histórias e equipamentos culturais que existem na região, nossa dupla de apresentadores mergulha num dos pontos mais interessantes da história brasileira: A economia dos barões do café e o movimento modernista.

  • 17:01VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 03

    OLÁ, O VITRINE BRASIL DE HOJE DESEMBARCA NO AMAZONAS, UM DOS ESTADOS MAIS EMBLEMÁTICOS DO BRASIL. SESSENTA POR CENTO DELE ABRIGA A SELVA AMAZÔNICA, A MAIOR FLORESTA TROPICAL DO PLANETA. IMAGINA O QUE ISTO SIGNIFICA EM BIODIVERSIDADE E HISTÓRIAS. ANDRÉ VASCO FOI CONHECER O HOMEM QUE MORA SOZINHO NUMA CIDADE ABANDONADA. E DESVENDOU A POLÊMICA: QUEM VEIO PRIMEIRO? O CALÇADÃO DE COPACABANA NO RIO DE JANEIRO OU O DO LARGO DE SÃO SEBASTIÃO, EM MANAUS? E NAVEGOU ATÉ O ENCONTRO DAS ÁGUAS, UM DOS MAIS INCRÍVEIS FENÔMENOS NATURAIS DO AMAZONAS.

  • 17:34MOSAICOS

    MUSICAIS - ELIZETH CARDOSO/DICK FARNEY/JOHNNY ALF E BADEN POWELL

    MOSAICOS MUSICAIS: Elizeth Cardoso, Dick Farney, Johnny Alf e Baden Powell O programa é fruto das gravações musicais da série Mosaicos. Esse terceiro programa especial homenageia Elizeth Cardoso, Dick Farney, Johnny Alf e Baden Powell. Temos a participação dos seguintes musicos: Trio Corrente, Celso Lago, Bia Góes, Alaide Costa, Laércio de Freitas, Lito Robledo, Toquinho, Paulinho Pinheiro, Victor Campbell, Evaldo Soares, Douglas Andrade, Alfredo Del Penho, Silvio Gallucci, Airton Fernandes, Azael Rodrigues,Carlos Fernando e Fábio Leandro, Tatiana Parra e Zéli, Roberta Sá e Rodrigo Campello, Leny Andrade e Amilton Godoy

  • 18:34MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    ANNA TRÉA

    A cantora e multi instrumentista conta sobre suas primeiras descobertas dentro da música, sua relação com a dança e a percussão e suas principais influências na música brasileira.

  • 19:02O GOLPE: 1964 - REPORTAGENS

    1968: O GOVERNO COSTA E SILVA E O AI-5

    ÚLTIMA REPORTAGEM DA SÉRIE ESPECIAL SOBRE O GOLPE DE 1964 E SEUS DESDOBRAMENTOS. O ASSUNTO AGORA É O GOVERNO DE ARTHUR DA COSTA E SILVA (1967-1969), QUE ENDURECEU O REGIME MILITAR. COM O ATO INSTITUCIONAL Nº 5, MANDATOS FORAM CASSADOS, O CONGRESSO NACIONAL FOI FECHADO, FORAM SUSPENSOS OS DIREITOS POLÍTICOS DE QUALQUER CIDADÃO E O DIREITO A HABEAS CORPUS E CONFISCADOS OS BENS CONSIDERADOS ILÍCITOS. OS ENTREVISTADOS JOÃO ROBERTO MARTINS FILHO (UFSCAR), MARIA RIBEIRO DO VALLE (UNESP - ARARAQUARA), DANIEL AARÃO REIS FILHO (UFF) E FERREIRA GULLAR (POETA E ENSAÍSTA) REFLETEM SOBRE A CONJUNTURA POLÍTICO-ECONÔMICA DE ENTÃO, A REORGANIZAÇÃO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL E O COMEÇO DA LUTA ARMADA.

  • 19:33O GOLPE: 1964 - SEMINÁRIOS

    COLAPSO DO POPULISMO? A CRISE DO POPULISMO VISTA MEIO SÉCULO DEPOIS - MARCELO RIDENTI, FRANCISCO WEFFORT E FRANCISCO DE OLIVEIRA

    A FFLCH - FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DA USP - PROMOVE UM SEMINÁRIO PARA DISCUTIR O GOLPE CIVIL MILITAR DE 1964. COM O TEMA "COLAPSO NO POPULISMO?" DEBATEDORES COLOCAM SUAS TESES E OPINIÕES SOBRE A CRISE DO POPULISMO CINQUENTA ANOS DEPOIS DO GOLPE. NESTA MESA OS CONVIDADOS SÃO O SOCIÓLOGO E PROFESSOR DA UNICAMP MARCELO RIDENTI; O CIENTISTA SOCIAL E PROFESSOR DA USP FRANCISCO WEFFORT E O SOCIÓLOGO E PROFESSOR DA USP FRANCISCO DE OLIVEIRA.

  • 20:24PROFISSÕES

    VETERINÁRIO

    QUE TAL UM PASSEIO NO ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO COM UMA VETERINÁRIA ESPECIALIZADA EM ANIMAIS SILVESTRES?

  • 20:33MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 337 - LIBERDADE DE IMPRENSA

    UM FANTASMA PERCORRE O PLANETA. DE NORTE A SUL. DE LESTE A OESTE. O FANTASMA QUE AMEAÇA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO. DE UM LADO, GOVERNOS POPULISTAS, À DIREITA E À ESQUERDA, FAZEM CAMPANHAS ABERTAS CONTRA A IMPRENSA LIVRE. OUTROS FECHAM JORNAIS, REVISTAS, EMISSORAS DE RÁDIO E TV, ENQUANTO EM ALGUNS PAÍSES VEÍCULOS INDEPENDENTES NEM CHEGAM A EXISTIR. LEVANTAMENTO DA ORGANIZAÇÃO REPÓRTERES SEM FRONTEIRAS MOSTRA QUE A LIVRE CIRCULAÇÃO DE IDEIAS E DE INFORMAÇÃO ESTÁ SOB PRESSÃO, EM TODO O MUNDO. O GRUPO ATÉ CRIOU UMA CREDENCIAL PARA OS PREDADORES DA IMPRENSA. NOS ESTADOS UNIDOS, AO COMPLETAR MIL DIAS NO GOVERNO, TRUMP BATE NOVOS RECORDES DE MENTIRAS. E MAIS: COMPUTADOR CONSEGUE ESCREVER COMO SE FOSSE UM JORNALISTA E PRODUZ TEXTOS CARREGADOS DE VENENO. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 21:03SALA DE CINEMA

    MESTRE CABELO

    Mestre Cabelo poderia ser considerado um dos maiores violeiros que o Brasil já teve, e também um dos mais desconhecido. Este documentário discute o caminho para a fama da música instrumental no Brasil e porquê alguns (por mais talentosos que sejam) não conseguem atingir o reconhecimento público em vida. Com depoimentos de ícones da música instrumental brasileira como, Hermeto Pascoal, Yamandú Costa, Badi Assad, Raul de Souza, Arismar do Espírito Santo, Caíto Marcondes, Amilton Godoy entre outros.

  • 22:46CONTOS DA MEIA NOITE

    A MENINA - NATÉRCIA CAMPOS

    Uma casa à beira-mar, há muito abandonada. A narradora relembra os tempos gloriosos do local, quando habitado por pescadores. Mas agora vem habitá-la uma família humilde. Pai, mãe e filha. Esta última cativa a narradora por sua pureza infantil e por sua delicadeza. Em vários acontecimentos, que então ocorrem, a narradora ajuda a garota. Até que numa noite de lua cheia, no andar de cima do sobrado, ela se deixa entrever pela criança. Esta fica absolutamente aterrorizada. E a partir daí, a única solução, é a partida da família.

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 04/04/2020

  • 23:46METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2020 - DOMINGO 411 - 29/03/2020

    REPRISE DO ESPECIAL EXIBIDO ORIGINALMENTE DIA 16/02/2020 AS INCRÍVEIS INVENÇÕES DO CIENTISTA FRANCÊS LOUIS PASTEUR GANHAM UMA EXPOSIÇÃO. VOCÊ TOMA LEITE DE CAIXINHA E CERVEJA GRAÇAS A ELE. GOSTA DE VIDEOGAME? FALA AÍ O SEU JOGO PREFERIDO...AGORA VOCÊ PODE CONHECER A HISTÓRIA DELE EM UM LIVRO... TEM TAMBÉM OS DEZ ANOS DA BIBLIOTECA DE SÃO PAULO, NO PARQUE DA JUVENTUDE. E O VIDEO INCRÍVEL DAS DANÇARINAS BRASILEIRAS QUE VIRALIZOU NA INTERNET E CONQUISTOU ATÉ O JUSTIN BIEBER.

  • 00:16VIDA DE CIENTISTA

    VICTOR NUSSENZWEIG

    TATIANA BERTONI ENTREVISTA VICTOR NUSSENZWEIG. PESQUISADOR BRASILEIRO E PROFESSOR DA UNIVERSIDADE DE NOVA YORK, VICTOR É RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE POR SEUS ESTUDOS QUE ENVOLVEM A IMUNIZAÇÃO DA MALÁRIA.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 39

  • 07:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 02 - DOENÇAS RESPIRATÓRIAS

    HOJE VAMOS FALAR DOS PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS. O APARECIMENTO DAS DOENÇAS RESPIRATÓRIAS COMO GRIPES, RESFRIADOS, PNEUMONIAS E CRISES ALÉRGICAS É PREOCUPAÇÃO CONSTANTE PARA QUEM MORA NUMA CIDADE GRANDE COMO SÃO PAULO, ONDE A CONCENTRAÇÃO DE POLUENTES NO AR É MAIOR. PARA SABERMOS COMO CUIDAR E PREVENIR ESSAS DOENÇAS VAMOS CONVERSAR COM O NOSSO CONSULTOR DE SAÚDE DR. CARLOS ALBERTO PASTORE, CLÍNICO E CARDIOLOGISTA DO INSTITUTO DO CORAÇÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP E TAMBÉM COM O DR. ELIE FISS, PROFESSOR TITULAR DA DISCIPLINA DE PNEUMOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DO ABC E DOUTOR PELA FACULDADE DE MEDICINA DA USP.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 14

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: QUASE A METADE DE TUDO QUE É PRODUZIDO NO CAMPO PASSA, DE ALGUMA FORMA, POR UMA COOPERATIVA. O BRASIL TEM MAIS DE 1600 COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS QUE REÚNEM 1 MILHÃO DE ASSOCIADOS E GERAM 200 MIL EMPREGOS. NO OESTE DO PARANÁ A INSPIRAÇÃO VEM DA UNIÃO E DISCIPLINA DAS ABELHAS NA PRODUÇÃO DE MEL. E PRODUTORES DE TILÁPIA SE UNEM PARA CONSEGUIR FINANCIAMENTOS, INSUMOS, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E ENFRENTAR A MAIOR DIFICULDADE: A COMERCIALIZAÇÃO. É NESTE SÁBADO NO AGROCULTURA.

  • 08:31MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 88

    O ritmo das transformações tecnológicas hoje em dia tem sido tão rápido que às vezes a gente nem consegue acompanhar as novidades. E aí percebe que algumas inovações prometidas no passado começam a ficar cada vez mais viáveis. É o caso da “Internet das coisas”, que pode trazer grandes mudanças no dia a dia. Quer saber mais sobre o assunto? Então dá uma olhada na primeira matéria do programa. Depois nós continuamos falando de tecnologia digital, mostrando as novas demandas do mercado de trabalho para engenheiros

  • 08:46TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 11 - CONDEPHAAT - CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO MUSICAL E VIRADO A PAULISTA

    CONDEPHAAT: Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. O nome é comprido e pode assustar. Mas o que não assusta mesmo são as inúmeras obras espalhadas pela cidade conservadas por este senhor cinquentão, o CONDEPHAAT. Na verdade o CONDEPHAAT completa 50 anos de existência. Por isso Territórios Culturais e seus apresentadores vão conferir de perto o trabalho dessa importante instituição da cultura do nosso Estado.

  • 09:02A TERRA CONSUMIDA

    UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

    A SEGUNDA PARTE DO DOCUMENTARIO,ABORDA EXPERIENCIAS EM DOIS PAISES AFRICANOS,UM DOS CONTINENTES MAIS AFETADOS PELA DIS - PARIDADE ENTRE NASCIMENTO E PRODUCAO DE ALIMENTOS.APESAR DA INFLUENCIA DO ISLAMISMO NO MARROCOS,A REDUCAO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL FOI OBTIDA ATRAVES DE PROGRAMAS DE SAUDE DE MA- ES E FILHOS.APESAR DAS MULHERES DESEMPENHAREM PAPEL FUDAMEN- TAL NA ECONOMIA DE GANA,E O TRADICIONALISMO E A FORCA DOS ANCESTRAIS QUE CONTROLAM O NASCIMENTO DE FILHOS,O QUE TEM GERADO O AUMENTO DA POPULACAO,APESAR DO ESFORCO DE ENTIDADES NAO-GOVERNAMENTAIS INICIAREM COM SUCESSO A DISCUSSAO SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR.

  • 10:00VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 18

  • 10:31TAMANHO FAMÍLIA

    RELIGIÃO NA VIDA DAS CRIANÇAS

    No Tamanho Família o Filósofo Professor do Depto. de Teológia da PUC de São Paulo Mario Sergio Cortella, explica que a religião é típico do ser humano,e de como e vista á importância da religião na vida social e psique da criança. Como os adultos influênciam as crianças quanto a escolha de religião a seguir, com qual idade a criança entende a religiosidade e os dogmas, com é entendido a fé, e a morte na visão de uma criança e a fase do ceticismo e da incredulidade das crianças. Físico citado: Steve Walking e Freeman Daisson este autor do livro "Em Louvor Da Diversidade"

  • 11:10PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 39

    39) “NUNCA DIGA ISSO É NATURAL” Edison vai parar no hospital e dá um susto e tanto na família. A partir desse acontecimento, só comida saudável tem lugar à mesa de casa. Mas Bianca leva a nova consciência adquirida longe demais. Ela dá início na Piquerobi a uma campanha agressiva contra a má alimentação e as gordurinhas a mais no corpo alheio. Pedro acha que a irmã exagera e, movido por sua própria culpa em relação à fofinha professora de Filosofia, começa uma campanha contrária a de Bianca: o importante é ser feliz! As coisas se complicam quando Bianca expõe publicamente Daiana, uma aluna gordinha, e promove a garota a símbolo dos riscos de uma alimentação descontrolada. Quem sabe, a partir dessa confusão, Pedro e Bianca não se liguem que a aparência está longe de ser a maneira mais justa de julgar uma pessoa?

  • 11:36COMO CHEGAMOS ATÉ AQUI

    SOM

    Imagine um mundo sem a capacidade de captar ou transmitir som. Cada palavra que falamos seria perdida para sempre. Sem telefones, sem rádio, sem shows de rock no estádio. A jornada de Steven começa nas cavernas de Arcy sur Cure, no norte da França, onde há 10.000 anos, os primeiros vestígios do desejo da raça humana em gravar sons são encontrados. Steven toca com uma banda de jazz e descobre que o movimento pelos direitos civis teria sido muito diferente se não fosse pelo rádio. Ele descobre que o inventor do telefone, Alexander Graham Bell, pensou que o melhor uso para sua invenção seria em sessões de improviso a longa distância; e ao realizar um ultrassom em um golfinho grávido, Steven descobre o quão importante é o papel que o som desempenha no mundo da medicina. Seja na nossa vida profissional, relações raciais, salvando vidas ou alterando radicalmente as nossas cidades, os heróis desconhecidos do som lideraram à frente.

  • 12:31BEM BRASIL

    ZECA BALEIRO

    Zeca Baleiro faz uma ótima apresentação no palco do Bem Brasil

  • 13:48CISNE NEGRO - CALUNGA E SRA. MARGARETH

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES COMPOSITORES: RONALDO VIOLA (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Ronaldo Viola. Participaram desse programa:Ronaldo Viola Filho, João Cravalho, Inezita Barroso, Chico Rocha, Rodrigo Mattos, Praiano, Divino, Donizete, Valdo Reis, Pratini e Rodrigo Mattos.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    ANNA TRÉA

    A cantora e multi instrumentista conta sobre suas primeiras descobertas dentro da música, sua relação com a dança e a percussão e suas principais influências na música brasileira.

  • 16:31MINIDOCS - SHOWS

    ANNA TRÉA (PART. FABIANA COZZA/ TÁSSIA REIS/ SWAMI JR./ ERIC DE OLIVEIRA)

  • 17:31REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - CLARA SVERNER E PAULO MOURA

    Este show faz parte da série PROJETO FUNARTE gravado ao vivo em 1983.Este é é o encontro entre a pianista erudita Clara Sverner com o sax de gafieira de do maestro Paulo Moura. Tocandp de Chiquinha Gonzaga a Radamés Gnatalli eles não se preocuparam com a diversidade de generos e sim com a qualidade musical, respeitando as características de cada um juntamente com os elementos dramáticos.

  • 18:33SR. BRASIL

    SR. BRASIL 553

    ROLANDO RECEBE OS CONVIDADOS WILSON DIAS, TITANE E MARCEL POWELL

  • 19:30RODA VIVA

    SIDARTA RIBEIRO

    UM DOS CIENTISTAS MAIS RENOMADOS DO PAÍS, O CONVIDADO DO RODA VIVA DE HOJE REUNIU DÉCADAS DE ESTUDOS PARA PEDIR QUE AS PESSOAS PRESTEM ATENÇÃO ÀS MENSAGENS DO INCONSCIENTE.// O CHAMADO ESTÁ NO LIVRO "O ORÁCULO DA NOITE", QUE EXPLORA DE MANEIRA INÉDITA A IMPORTÂNCIA DOS SONHOS PARA A EVOLUÇÃO DA HUMANIDADE. // A OBRA PASSEIA POR DIVERSAS ÁREAS DE INVESTIGAÇÃO DA MENTE, DAS TRADIÇÕES TRIBAIS À MEDICINA E À PSICANÁLISE.// SEU AUTOR, UM MILITANTE PELA CIÊNCIA NO BRASIL, PREGA A RESISTÊNCIA À INSÔNIA DO MUNDO E A VALORIZAÇÃO DO SONHO COMO UMA JANELA PARA BUSCAR NAS EXPERIÊNCIAS DO PASSADO AS SOLUÇÕES PARA O FUTURO. PARA FALAR SOBRE ESSES E OUTROS ASSUNTOS, O CONVIDADO DO RODA VIVA DE HOJE É O PROFESSOR TITULAR DE NEUROCIÊNCIA E VICE-DIRETOR DO INSTITUTO DO CÉREBRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE, SIDARTA RIBEIRO. PARA CONVERSAR COM SIDARTA RIBEIRO, NÓS CONVIDAMOS: - BERNARDO ESTEVES - REPÓRTER DA REVISTA PIAUÍ - REINALDO JOSÉ LOPES - REPÓRTER DE CIÊNCIA DO JORNAL FOLHA DE S.PAULO - DANIEL FERNANDES - EDITOR DO NÚCLEO METRÓPOLE DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO - DANILO THOMAZ - COLABORADOR DO JORNAL VALOR ECONÔMICO E DO SITE PORTUGUÊS FUMAÇA - ALEXANDRE VERSIGNASSI - DIRETOR DE REDAÇÃO DA REVISTA SUPERINTERESSANTE

  • 21:01JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2020

    JAZZ SINFÔNICA & FAFÁ DE BELÉM

  • 22:00FERNANDO BUJONES - ESPECIAL

  • 23:08REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1311

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE , CONHEÇA A ORQUESTRA DE SUCATA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM A LUTA POR JUSTIÇA DE UM POVO INDÍGENA/ E AINDA, A REDUÇÃO DE INCENTIVO AO USO DE ENERGIA SOLAR NO BRASIL. A ANEEL PODE CRIAR UMA TAXA SOBRE ENERGIA GERADA NAS RESIDÊNCIAS POR MEIO DE PAINÉIS SOLARES. ÍNDIOS DA ETNIA ASHANIKA ,NO ACRE, QUEREM QUE UMA EMPRESA MADEIREIRA PAGUE A REPARAÇAO PELOS DANOS SOCIOAMBIENTAIS. E ARTISTAS USAM INSTRUMENTOS FEITOS COM MATERIAL RECICLADO PARA LEVAR MÚSICA E O RESPEITO PELO MEIO AMBIENTE NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SÃO PAULO/

  • 23:38PADRE BROWN VI

    PADRE BROWN VI - 03 - O DRAGÃO DE KEMBLEFORD

    Julia Webb exibe seus premiados cestos para a Sra. McCarthy, enquanto Ben Webb apresenta a estação de trem para o inspetor Deepak. Pandora, a nova faxineira de St Mary's, sai do trem e imediatamente frustra McCarthy. Deepak deixa um pôster para Ben e, quando Julia o coloca no quadro de avisos, Ben cai de um ataque cardíaco, lendo: “Aviso de fechamento”. Durante uma reunião na prefeitura, Buddy Arnold diz à multidão que estará executando um serviço de ônibus substituto quando a estação ferroviária fechar, mas Julia não consegue conter a raiva e joga água na cara dele. Segurando uma festa na delegacia na tentativa de salvá-la, Julia ordena que Ben vá ao banheiro para embelezar sua aparência, mas quando ele volta, ele está em um estado muito pior; enfiado dentro de um baú com a cabeça pingando sangue.

  • 00:31VIDA DE CIENTISTA

    UBIRATN D'AMBRÓSIO (30/08)

    UBIRATAN D'AMBRÓSIO É UM DOS PESQUISADORES MAIS IMPORTANTES QUANDO O ASSUNTO É ENSINO DE MATEMÁTICA. ELE COMEÇOU OS ESTUDOS NESTA ÁREA NOS ANOS 50 E FOI O CRIADOR DO TERMO ETNOMATEMÁTICA.

  • 04:45VOX POPULI

    OSWALDO MASSAINI

    PROGRAMA N.201 QUE ENTREVISTA O PRODUTOR DE CINEMA OSWALDO MASSAINI QUE FALA SOBRE O SEU INICIO DE CARREIRA NO CINEMA,ESCOLHA DE ELENCO E DIRETOR E RESPONDE A PERGUNTAS FEITAS PELO PUBLICO;PERGUNTA DO CRITICO DE CINEMA RUBENS EWALD FILHO;O PRODUTOR DE CINEMA OSWALDO MASSAINI FALA SOBRE A EXIBICAO DE FILMES ESTRANGEIROS; AMEACA DE MORTE, COMPETIVIDADE ENTRE TELEVISAO E CINEMA; O PRODUTOR DE CINEMA OSWALDO MASSAINI FALA SOBRE O TRABALHO DO SEU FILHO O DIRETOR ANIBAL MASSAINI;PERGUNTA DO DIRETOR DE CINEMA HECTOR BABENCO;PERGUNTA DO AUTOR DE NOVELAS,TEATRO E CINEMA SILVIO DE ABREU;PERGUNTA DO ATOR JOFRE SOARES;TUDO O QUE FAZ EM CINEMA,DESDE O COMECO ATE HOJE,OPINA SOBRE OS RUMOS DO CINEMA ATUAL,FALA DA TV E DE COMO ELA PODERIA OU NAO TER PREJUDICADO O CINEMA NACIONAL.OS DEPOIMENTOS DO INICIO DO PROGRAMA,SAO DE:FRANCISCO RAMALHO,LYBA FRIEDMAN,IVAN NEGRO,ISOLA CAMPELLO NETO,MARLENE FRANCA SILVIO DE ABREU,JOAO BATISTA DE ANDRADE E HECTOR BABENCO

  • 05:47TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

    A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.

  • 06:00QUAL É, BICHO ?

    O BICHO QUE INVENTA MODA

    Lobato está com dificuldades para encontrar uma roupa para seu encontro com Dona Clotilde, sua namorada. Lino, Cadu e Nani tentam ajudá-lo. Enquanto isso a zoo-repórter Camila, mostra como é a vida dos pingüins.

  • 06:31X TUDO (RTB)

    X TUDO 01

  • 07:01TRAÇANDO ARTE II

    LEONARDO DA VINCI

  • 07:15PASSEIO ANIMAL

    ELEFANTE - (1ª TEMPORADA)

    Fomos até o zoológico de São Paulo para conhecer os animais que vivem por lá. No Passeio Animal, vamos ficar por dentro do que eles gostam de fazer, como se comportam na selva, o que comem, e muito mais! Nesse primeiro episódio, vamos conhecer como o elefante se comporta, o que come, onde vive e outras curiosidades!

  • 07:21CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DA MEMÓRIA DO GÁS

  • 07:31RA-TIM-BUM

    RA-TIM-BUM 01

    QUADROS QUE COMPOEM ESTE PROGRAMA: - CASINHA - MICRO-SERIE I - A CHEGADA DE MOLIBDENIO - ANIMACAO - GRANDE E PEQUENO - ENQUETE - MAO ESPERTA - ANIMACAO - ESTADOS DA AGUA - PEQUENA MULTIDAO - BATER PE' EM RITMO 1 E 2 - ESFINGE - EXERCITAR MEMORIA VISUAL - COREOGRAFIA - EXPRESSAR RELACAO HOMEM-AGUA - TIBURCIO - DENTRO E FORA - ESPELHO - COORDENACAO MUSCULOS DA FACE - FAMILIA TEODORO - PAI E FILHO PULAM A BOLA / MOVIMENTO CO- ORDENADO COM A BOLA - MICRO-SERIE II - A CHEGADA DE MOLIBDENIO - MICRO-SERIE III - A CHEGADA DE MOLIBDENIO - ANIMACAO - GRANDE E PEQUENO - NINA - HABILIDADE MANUAL - PROFESSOR MIGUILIM + ZE - IMITAR SONS - COMO SE FAZ - AGUA - BARBATANA - DENTRO E FORA - BICHOS - ANIMAIS - PINGUIM - DESCRIMINACAO DOS SONS IGUAIS E DIFERENTES - MICRO-SERIE IV - A CHEGADA DE MOLIBDENIO

  • 08:01AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    MATEMÁTICA(6) - 1 - O QUE SÃO NÚMEROS NATURAIS?

  • 09:00

  • 09:45AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    GEOGRAFIA(6)- 1 - FUNDAM. DA GEOGR. ¿ CONCEITOS DE ESPAÇO, PAISAGEM E LUGAR

  • 10:00

  • 10:45AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 48 - NÚMEROS INTEIROS?

  • 11:51AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 99 - O QUE SÃO NÚMEROS REAIS?

  • 12:50AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    MATEMÁTICA(9) - 159 - POTENCIAÇÃO

  • 14:00VILA SESAMO 2015

    SÉSAMO - 1

    BLOCO 1 ABERTURA (PRA COMEÇAR BEM O DIA)- 01:00:39:01-01:02:58:10 Elmo ajuda seu treinador de corrida, Grover, a acalmar a respiração depois de um treino; Grover adora a técnica e diz que está novo em folha. AS AVENTURAS DE ENIO E BETO (BERT THE PIGEON)-01:02:58:11 - 01:07:58:10 Enio hipnotiza Beto e este pensa que é uma pomba. HISTÓRIA CENTRAL (ONDE DÓI)- 01:07:58:11 -01:10:34:04 Elmo não está muito bem; Bel pergunta se ele está com alguma dor; ele diz que sim. Bel tenta adivinhar onde é, e descobre que é dor de saudade, pois o pai do Elmo foi viajar. Ela diz que sabe uma coisa que vai ajudá-lo a melhorar; ela lhe dá um abraço e Elmo se sentem melhor. CLIPES (COMUNIDADE E CIDADANIA)-01:10:34:05-01:12:38:04 BLOCO 2 CELEBRIDADE (MV BILL E O SOLUÇO)-01:12:54:09 - 01:14:30:24 Grover e MV Bill tentam fazer um rap, mas o Grover está com soluço. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (BLOGG OPOSTO)-01:14:30:25 - 01:23:32:03 Blogg é o oposto da forma como ele normalmente é. ENCERRAMENTO (PODE CONTAR COMIGO)- 01:23:32:04 - 01:25:24:00 Grover vai ajudar uma ovelha que pulou alto uma cerca e ficou enroscada nos galhos de uma árvore; mas depois, quem precisa de ajuda é ele.

  • 14:30ALMANAQUE EDUCACAO

    SHAKESPEARE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano precisam encenar uma peça de Shakespeare pra escola e Cadu tem uma super idéia: encenar várias peças do dramaturgo inglês em uma só! E mais: os personagens serão representados pelos professores e funcionários da escola. Os amigos só não contavam que teriam de gerenciar uma verdadeira guerra de egos entre os atores... e entre os próprios personagens! Pílulas do Saber: Romeu e Julieta - Um excêntrico Mestre Cuca prepara uma sobremesa com queijo e goiabada. Durante a preparação, ele explica por que o prato recebeu o nome de Romeu e Julieta. Pagar o Mico – Um vaidoso mico-leão-dourado explica o surgimento da expressão “pagar o mico”. TV do Cadu: Cadu comanda um caloroso debate entre os personagens de Shakespeare! Isso vai dar a maior confusão. Grande Reportagem: Cadu e Mano vão até o CPT, Centro de Pesquisas Teatrais, conversar com atores da companhia e com o diretor Antunes Filho sobre a importância da obra de Shakespeare para o teatro e literatura. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber dos alunos de escolas de São Paulo como eles se declaram para a pessoa amada! Ser ou Não Ser: a jovem estudante Bruna Tristão, de 15 anos, cujo maior sonho é ser cantora, bate um papo esclarecedor com a incrível Paula Lima! Túnel do Tempo: resgatamos a incrível imagem do parlamento italiano, que se transformou em um verdadeiro ringue de luta livre em 1994. Um fato vergonhoso para a política daquele país.

  • 15:01AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    MATEMÁTICA(6) - 1 - O QUE SÃO NÚMEROS NATURAIS?

  • 16:03AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 48 - NÚMEROS INTEIROS?

  • 17:08AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 99 - O QUE SÃO NÚMEROS REAIS?

  • 18:09AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    MATEMÁTICA(9) - 159 - POTENCIAÇÃO

  • 19:15EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    CACAU RHODEN E ANA CLÁUDIA ARRUDA LEITE (22/10)

    O LÚDICO NA VIDA EM GERAL, E TAMBÉM NO ENSINO EM PARTICULAR, ESTÁ EM DISCUSSÃO NO EDUCAÇÃO BRASILEIRA. OS CONVIDADOS SÃO O CINEASTA CACAU RHODEN, DIRETOR DO DOCUMENTÁRIO "TARJA BRANCA" E A PEDAGOGA ANA CLAUDIA ARRUDA LEITE, COORDENADORA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA INFÂNCIA DO INSTITUTO ALANA. ELES CONVERSARAM COM CÁSSIA GODOY.

  • 20:17CAMPUS EM AÇÃO

    EVA FURNARI: HISTÓRIAS E ILUSTRAÇÕES (ANHEMBI MORUMBI)

    Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschimann apresentam o documentário Eva Furnari: Histórias e Ilustrações, produzido pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. Sobre o documentário: Considerada uma das percursoras dos livros com imagens sem palavras no Brasil, criou dezenas de personagens e narrativas, em preto e branco ou colorido, que encantam não só as crianças. Por meio de depoimentos de amigos, críticos literários e especialistas em literatura infantil, o documentário apresenta a obra da escritora e ilustradora Eva Furnari. Documentário produzido em 2015 pelos alunos do curso de JORNALISMO da Universidade Anhembi Morumbi: Adriana Andreu, Amandha Rossette, Caroline Povoleri, Iule Karalkovas, Luiz Carlos Lima, Marcella Bertini. Orientação: Eliane Basso.

  • 20:44NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 1 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Esta teleaula 1 é uma introdução ao curso de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Ela mostra como, ao longo das demais teleaulas, você vai namorar a Língua Portuguesa, tendo a oportunidade de conhecê-la melhor. Aprenderá a usá-la em qualquer situação, sem vacilo, sem medo. Saberá que é o importante é reconhecer que a nossa língua é viva. Ela não é estática, ela não está parada, ela acompanha o tempo. E o escritor tem que ter liberdade de usar esta língua no sentido formal e no sentido informal, coloquial.

  • 21:14PROJETO EMPREENDER

    PROJETO EMPREENDER - 1 - RÓBOTICA - ROBÔ QUE AJUDA TURISTAS

  • 21:23NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 1 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 1 você vai aprender que quando falar ou escrever, você será o remetente e, quando ler ou escutar o que alguém diz ou escreve, será o destinatário. Conhecerá também um pouco da história da nossa língua, a Língua Portuguesa, notando a importância de se entender o sentido das palavras. Para terminar, aprenderá que existe também uma variedade culta da língua, que é ensinada na escola.

  • 22:11NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    CÁLCULO TÉCNICO 1

    O milímetro é uma unidade tão usada na Mecânica que, nos desenhos, essa unidade não vem nem discriminada. Você aprenderá que os submúltiplos do milímetro também são muito comuns na Mecânica, assim como as polegadas fracionárias e as polegadas decimais. Além disso, saberá como transformar milímetros em polegadas.

  • 22:44INGLÊS COM MÚSICA IV

    I'VE HAD - THE TIME OF MY LIFE (FILME DIRTY DANCING) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 23:01CAMPUS EM AÇÃO 2019

    REGRESSO (ECA - USP)

    Neste programa Aline Jones e Eduardo Guimarães, apresentam o vídeo “Regresso”, produzido por alunos do curso Superior do Audiovisual da Universidade de São Paulo. Sobre “Regresso”: Antônio, um velho fazendeiro decadente, vive com sua mulher em sua antiga fazenda no interior de São Paulo. Em uma noite, voltando para sua casa, ele atropela e mata um homem. Assustado, abandona o corpo e foge. O morto é irmão de Jóça, um velho morador local. Jóça deseja vingança pela morte do irmão. Francisco, homem de meia idade e filho de Antônio, retorna depois de anos para tentar resolver a situação. Francisco terá que lidar com o pai que não o perdoou por ter ido embora no passado, assim como deverá também conter a violência que aflora ao seu redor. Ano de produção: 2017

  • 23:30TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 23:47MANOS E MINAS III

    CLUBE DO BALANÇO (2018)

    Neste programa o Manos e Minas recebe Clube do Balanço. Representando a cena dos slams, Marcio Ricardo. Matérias: - Fomos conhecer o projeto que já tem seis anos compartilhando ideias e combate ao racismo. TERÇA AFRO. - No quadro 'Discoteca Básica', o rapper, sambista e ex apresentador do Manos e Minas, MAX B.O, conta quais são os seus 5 discos prediletos.

  • 00:48GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - A ERA DO CONHECIMENTO

    SÃO PROGRAMAS, EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO DE TRABALHO. O EPISÓDIO DE ESTRÉIA É A ERA DO CONHECIMENTO. NAS PRÓXIMAS SEMANAS, OS TEMAS SÃO: PERFIS E COMPETÊNCIAS; O PROCESSO DE ESCOLHA; PROFISSÃO E ESTILO DE VIDA E PERGUNTAS E RESPOSTAS. ESTE PROGRAMA, A ERA DO CONHECIMENTO, MOSTRA O CURSO QUIROPRAXIA, COM O QUIROPRAXISTA EDUARDO BRACHER, PROF E COORDENADOR DO CURSO DE QUIROPRAXIA DA UNIV. ANHEMBI-MORUMBI.

  • 01:47ENSAIO

    BNEGÃO E SELETORES DE FREQUÊNCIA

    Neste programa Fernando Faro recebe BNegão e Seletores de Frequência. Ele fala de sua infância e formação política com lembranças de seu pai. Faz uma cronologia das diversas bandas que participou, entre ela Planet Hemp até chegar nos Seletores de Frequência. Fala do seu mais recente trabalho "TransmutAção" e da importância de gravar o Programa Ensaio.

  • 02:49LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 31

    Convidados: Renato Janine e Jorge Caldeira: • Renato Janine Ribeiro: Você é professor de ética e frequentemente – como a gente viu na apresentação – escreve sobre o lado teatral da representação na política. A moral (ou a falta dela) e a aparência substituíram a ideia de uma transformação mais profunda das relações sociais? • Jorge Caldeira: O retorno às personagens históricas – como vc faz com Mauá e José Bonifácio – e o boom das biografias indica a volta de uma forma personalista de ver história? Ou é uma forma de recuperar histórias não contadas pela historiografia mais voltada para os grandes processos? • Renato Janine Ribeiro: Cornelius Castoriadis, em As Encruzilhadas do Labirinto, fala que a preocupação contemporânea com a ética (com questões como pena de morte, bioética etc.) corresponde à rejeição da “grande política” e a um “fechamento na esfera privada que caracteriza a época e a ideologia individualista”. Você poderia comentar essa crítica? • Renato Janine Ribeiro: Trazendo a conversa para a literatura, você escreveu bastante sobre Stendhal – escritor que contrapõe a energia individual (como o mito de Napoleão) ao materialismo e à hipocrisia burguesa. Hoje a gente não assiste a um retorno dessa forma de ver e fazer política como afirmação da vontade? É isso que faz Lula sobreviver ao PT? • Renato Janine Ribeiro: Como a literatura é fonte para o filósofo e para o historiador? • Jorge Caldeira: Voltando à pergunta do Jurandir, ao escolher uma personalidade secundária como o padre Guilherme Pompeu de Almeida – protagonista de O Banqueiro do Sertão – você pensou nele mais como personagem ou como representante de um processo? • Renato Janine Ribeiro: Existe uma ética na forma de escrever a história, de escolher os temas, os enfoques? (Lembrar da Meta-história de Hayden White.) Quando você escreve sobre a etiqueta, por exemplo, isso tem uma implicação ética? • Renato Janine Ribeiro: A palavra “intelectual” provoca hoje antipatia, quase aversão. Qual o lugar do intelectual na sociedade? • Jorge Caldeira: Você fez um percurso inverso ao do Renato: saiu do jornalismo para os estudos de maior fôlego. O jornalismo perdeu poder de intervenção pública? • Renato Janine Ribeiro: A diferença entre o acadêmico e o intelectual ficou explícita quando vc escreveu na Folha sobre o caso do menino João Helio, em que expôs os impasses éticos em relação à pena de morte. Você poderia comentar o episódio? • Renato Janine Ribeiro: Fala-se hoje de uma nova direita, de um pensamento supostamente menos dogmático (ideológico) e mais pragmático, racionalista. As diferenças entre esquerda e direita se deslocaram para a discussão entre idealismo e realismo? • Jorge Caldeira: Você escreveu sobre personagens históricos que são “empreendedores”, como Mauá e o padre Guilherme Pompeu de Almeida. Isso não vai na direção de um pensamento mais voltado para a ação prática do que para formação de um projeto político? E no caso do José Bonifácio? (Pedir para explicar o portal) • Renato Janine Ribeiro: Na contramão dessa valorização do privado, você tem refletido muito sobre a função da universidade e da pesquisa na vida pública. Como essa discussão se enquadra no governo neoliberal de um presidente de esquerda?

  • 03:49CABARET LITERÁRIO

    OS POETAS DE VILA RICA

    PRÓXIMO AO CARNAVAL UMA ESCOLA DE SAMBA TERÁ COMO ENREDO A INCONFIDÊNCIA MINEIRA E OS POETAS MINEIROS. ENTRE POEMAS E LEMBRANÇAS DE FATOS HISTÓRICOS, A ESCOLA VIVE A SUA PRÓPRIA "INCONFIDÊNCIA" COM TRÁIDORES E TRAÍDOS.

  • 06:00QUAL É, BICHO ?

    PEGADINHA DO MACACO

    Cadu está no Zoolatório brincando de safári com Lino. Os dois desistem da brincadeira e Lino pega o jipe do Cadu sem que este perceba. Camila está no Zoológico e mostra os diferentes tipos de patas, pegadas e rastros dos animais.Nani chega ao Zoolatório e vê Cadu procurando seu jipinho e resolve ajudá-lo a encontrar o brinquedo. Enquanto isso, Lino, que está com o jipe, se esconde. Cadu e Nani seguem várias pegadas que encontram pelo Zoolatório mas nada encontram. A última pista é a pegada de um macaco e finalmente eles encontram o jipinho.

  • 06:30X TUDO (RTB)

    X TUDO 02

  • 07:05TRAÇANDO ARTE II

    VAN GOGH

  • 07:16PASSEIO ANIMAL

    DROMEDÁRIO

    Nesse segundo episódio de Passeio Animal, vamos conhecer como o dromedário se comporta, o que come, onde vive e outras curiosidades!

  • 07:21CULTURA É CURRÍCULO

    ESTAÇÃO PINACOTECA

  • 07:30RA-TIM-BUM

    RA-TIM-BUM 03

    OS QUADROS QUE COMPOEM ESTE PROGRAMA: - CASINHA - MICRO-SERIE I - EU, O ABACAXI (RELACIONAR LIMPEZA A SAUDE) - ANIMACAO - PALAVRA PALHACO - ARI NELSON - GOSTO - ENQUETE - GOSTO / JUNTAR 4 - ANIMACAO - PARTES DO CORPO (ARVORE) - ESPELHO - TRABALHO COM BARRO - MULTIDAO - PERTO E LONGE - ESFINGE - GRANDE E PEQUENO - COREOGRAFIA - COORDENACAO MOTORA FINA (DEDINHOS) - TIBURCIO - FUNCAO DA SEMENTE - ESPELHO - PISCINA 1,2,3 - MICRO-SERIE II - EU, O ABACAXI - NINA - RESFRIADO - COREOGRAFIA-CONTAR ATE 2 (BRANCA DE NEVE E OS SETE ANOES) - BARBATANA - DENTRO E FORA - EUCLIDES E SSSILVIA - ALTO E BAIXO - COREOGRAFIA - PRINCESA CRESCENDO (PEQUENO, GRANDE, ALTO E BAIXO) - MICRO-SERIE III - EU, O ABACAXI

  • 08:00

  • 08:48AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    MATEMÁTICA(6) - 2 - ADIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS: PROPRIEDADES

  • 10:00

  • 10:47AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 49 - REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA

  • 11:00

  • 11:46AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    LÍNGUA PORT.(7) - 17 - SINTAXE - PREDICADO

  • 12:42AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 100 - NUMEROS IRRACIONAIS

  • 13:49AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    MATEMÁTICA(9) - 160 - PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO

  • 14:00

  • 14:46AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    LÍNGUA PORT.(9) - 47 - ARTIGO DE OPINIÃO

  • 15:34VILA SESAMO 2015

    SÉSAMO - 2

    BLOCO 1 ABERTURA (FORMIGAS)- 01:00:39:00- 01:01:58:08 Elmo está observando formigas. Ele vai falando para Abby por que gosta tanto de observá-las trabalhando. MIGALHAS PICTURES (O ESPIÃO QUE AMAVA BISCOITOS)-01:01:58:10 - 01:06:53:21 A fim de recuperar a Coroa de Biscoitos, um agente secreto deve ouvir atentamente as instruções dadas por seu chefe. HISTÓRIA CENTRAL (CAÇANDO BORBOLETAS)-01:06:53:22 - 01:10:34:07 Elmo está tentando pegar uma borboleta, e Grover tenta ajuda-lo, pesquisando na internet informações sobre borboletas. Grover sugere alguns planos mirabolantes, mas no final, Elmo acaba preferindo deixar a borboleta livre. CLIPES (EXPLORAÇÃO CIENTÍFICA)-01:10:34:08 - 01:12:30:28 BLOCO 2 CELEBRIDADE (JAIR – A BARATA DIZ QUE TEM)- 01:12:50:10 - 01:13:55:26 Grover, Tânia e Jair tentam se lembrar de uma canção que fale de insetos; Grover dispara a cantar, mas nenhuma de suas canções fala do tema; até que uma visita inusitada, faz Grover lembrar de uma canção. QUADRO EXTRA (UMA IDEIA BRILHANTE -EP.8)-01:13:55:27 - 01:16:21:20 Em casa, Elmo e Lola estão brincando com Mãe, todas as luzes estão acesas. Quando Elmo liga o ventilador, a luz pisca. Elmo e Lola perguntam o que está acontecendo, Mãe diz que estão gastando muita eletricidade, que devem economizar. Elmo e Lola querem saber como fazer isso. Eles participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, e identificam o que fazer para economizar eletricidade. ESCOLA DE FADAS DA ABBY (DIGA ESPIRRO-SAÚDE)- 01:16:21:21 - 01:25:22:06 Todos os alunos estão limpando a classe quando Blogg solta os coelhinhos de poeira causando a maior confusão. ENCERRAMENTO (VIRANDO INSETOS)-01:25:22:07 - 01:26:45:01 Elmo e Abby começam a imitar insetos e pequenos animais do jardim. Grilo, formiga, mosca... eles se divertem achando que a imitação está muito boa, até que no final, um sapo aparece no fundo e dá um susto neles.

  • 16:01

  • 17:46ALMANAQUE EDUCACAO

    CONSUMO

    Neste programa mostraremos as mudanças em nossa língua através do seguinte viés: A Língua é viva! Ela muda, ela se adapta, mas está sempre a serviço de uma comunicação eficiente. A linguagem criada pelos jovens para se comunicarem com rapidez e eficiência afeta a qualidade de suas produções na escola? Como apresentar toda a rica diversidade lingüística da língua portuguesa para os estudantes? Quadros deste programa: 1. GRANDE REPORTAGEM:Mostraremos as várias mudanças que a língua portuguesa sofreu ao longo dos anos. Na primeira parte o bibliófilo José Mindlin nos mostra através dos livros a evolução de nossa língua e num segundo momento, uma professora de português vai a uma Lan House falar sobre como o uso da linguagem na internet afeta ou não o rendimento dos alunos em relação a produção escrita. 2. TELEJORNAL: Informações curiosas relativas ao tema como as novas regras da língua portuguesa e a reforma ortográfica. 3. GAME : Palavras Cruzadas. A trupe apresenta algumas letras e os populares devem montar palavras. 4. MINHA VISÃO DAS COISAS : Populares contam que regras aboliriam da língua portuguesa. 5. PEQUENA HISTÓRIA PARTICULAR: O poeta Glauco Matoso conta um pouco da sua história e das influências que marcaram suas decisões profissionais. 6. PALAVRA DE MESTRE : Professora de Português exemplifica na feira livre o que significa falar certo e falar errado. Usa como referência o poema de Oswald de Andrade – Vício na fala

  • 18:11AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    MATEMÁTICA(6) - 2 - ADIÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS: PROPRIEDADES

  • 19:21AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 49 - REPRESENTAÇÃO GEOMÉTRICA

  • 20:31AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 100 - NUMEROS IRRACIONAIS

  • 21:32AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    MATEMÁTICA(9) - 160 - PROPRIEDADES DA POTENCIAÇÃO

  • 22:33EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    NILSON MACHADO E UBIRATAN D'AMBROSIO (08/10)

    O LIVRO ENSINO DE MATEMÁTICA É UM DIÁLOGO ENTRE OS EDUCADORES UBIRATAN D?AMBROSIO (UNICAMP) E NILSON MACHADO (FE-USP) SOBRE A NATUREZA E AS DIFICULDADES DA DISCIPLINA. ENTRE AS CONVERGÊNCIAS, OS PESQUISADORES APONTAM OS PROBLEMAS DA MULTIPLICAÇÃO DAS CADEIRAS, A FRAGMENTAÇÃO DO CURRÍCULO E A CARÊNCIA DE SE TRABALHAR TENDO EM VISTA A TRANSDISCIPLINARIDADE.

  • 23:36CAMPUS EM AÇÃO

    CONTRA TEMPOS (MACKENZIE)

    Neste programa, Luiz Hirschmann e Raquel Bertani apresentam o documentário Contra Tempo realizado pelos alunos do curso de jornalismo do Mackenzie. Sobre o Contra Tempo: Uma das convenções culturais mais importantes para dar sentido à sociedade é o que chamamos de “tempo”. O Documentário mostra como sete personagens sentem a passagem e os conflitos que este símbolo gera em suas vidas. Também é o trabalho de quatro jornalistas que buscaram respostas sobre o tempo e acabaram encontrando mais perguntas.

  • 00:04NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 2 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

  • 00:33PROJETO EMPREENDER

    PROJETO EMPREENDER - 2 - EMPRESA DESENV. APPS + INTERAÇÃO CELULAR

  • 00:44NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 2 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 2 você aprenderá por que o certo é dizer meio-dia e meia e não meio-dia e meio. Verá que, na nossa língua, existem diferentes classes de palavras e que uma delas é o substantivo, cuja utilidade é dar nome às coisas. Aprenderá também que as palavras e as frases podem ser usadas no sentido figurado, para dar mais força àquilo que nós queremos dizer.

  • 01:31NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    CÁLCULO TÉCNICO 2

    Quando aquecidos, os materiais sofrem uma dilatação térmica. Você aprenderá que ela ocorre sempre em três dimensões (no comprimento, na largura e na altura) e que ela pode ser volumétrica, superficial ou linear. Você verá também que cada material aumenta suas dimensões quando aquecido e que essa variação de tamanho depende de uma constante característica do material, chamada coeficiente de dilatação térmica.

  • 02:02INGLÊS COM MÚSICA IV

    I'VE HAD - THE TIME OF MY LIFE (FILME DIRTY DANCING) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 02:16CAMPUS EM AÇÃO

    CONTRA TEMPOS (MACKENZIE)

    Neste programa, Luiz Hirschmann e Raquel Bertani apresentam o documentário Contra Tempo realizado pelos alunos do curso de jornalismo do Mackenzie. Sobre o Contra Tempo: Uma das convenções culturais mais importantes para dar sentido à sociedade é o que chamamos de “tempo”. O Documentário mostra como sete personagens sentem a passagem e os conflitos que este símbolo gera em suas vidas. Também é o trabalho de quatro jornalistas que buscaram respostas sobre o tempo e acabaram encontrando mais perguntas.

  • 02:43MANOS E MINAS III

    BRISA FLOW

    No palco do Manos e Minas, Brisa Flow. Cantora, musicista, compositora, poeta, performer e produtora musical, com dois discos lançados, Brisa Flow é apontada como uma das grandes revelações da cena. Filha de chilenos e criada em Minas Gerais, Brisa nos conta como a vivência de culturas diferentes influenciou o seu som. Representando a cena dos slams, Meg. Matérias: - Toda terça-feira rola na Praça da Igreja da Matriz, no Centro de São Bernardo do Campo, a já tradicional Batalha da Matrix. Nesse duelo de MCs, o público escolhe o campeão. Já são seis anos fazendo barulho, com direito a um Festival no parque Cittá di Maróstica, no início de maio. Nosso videorreporter Rodney Zuguita foi sentir o clima da batalha! - o rappar Rico Dalasam dá uma dica de leitura no novo quadro do programa.

  • 03:39GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - PERFIS E COMPETENCIA PROFISSAO GASTRONOMIA.

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL É UMA SÉRIE DE CINCO PROGRAMAS EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO PROFISSIONAL. NESTE SEGUNDO EPISÓDIO AIRTON EMBACHER ANALISA O PERFIL E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CONVIDA O PROFESSOR FRANCISCO REBELLO, INSTRUTOR DO SETOR OPERACIONAL DO CURSO DE GASTRONOMIA DA UNIV. ANHEMBI-MORUMBI, A FALAR ESPECIFICAMENTE DA SUA PROFISSÃO NO MERCADO BRASILEIRO.

  • 04:17ENSAIO

    ANA COSTA

    PGM 964 – ANA COSTA A cantora e compositora carioca Ana Costa conta como começou a cantar nos bares do Rio de Janeiro. Ela também fala como conheceu Martinho da Vila e seus filhos, em Vila Izabel – Rio de Janeiro, onde iniciou sua paixão pela obra do cantor, que por sinal, em seu último CD recém lançado, conta com músicas dele. No programa, Ana Costa também fala sobre sua parceria com a Mart'nália, da qual foi backing vocal e viajou o mundo em tour. Ela ainda conta sobre a emoção de se apresentar na abertura dos jogos olímpicos ao lado do cantor e compositor, Arnaldo Antunes. No programa ela canta músicas com parcerias de Mart'nália, Agrião e Zélia Duncan.

  • 05:20TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

    Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.

  • 06:00QUAL É, BICHO ?

    OS VELHINHOS

    Nani,Cadu e Lino ficam imaginando como seriam quando ficarem mais velhos. Camila mostra quais são e como vivem os animais mais velhos do zoológico: o gibão, a hipopótamo Tetéia, o tamanduá Tatá, a rinocernte Menina e muitos outros. Lobato relembra como foi a inauguração do Zoológico, sua infância e fala das vantagens de se envelhecer.

  • 06:30X TUDO (RTB)

    X TUDO 04

  • 07:04TRAÇANDO ARTE II

    MONET

  • 07:15PASSEIO ANIMAL

    EMU

    Nesse episódio de Passeio Animal, vamos conhecer como o emu se comporta, o que come, onde vive e outras curiosidades relacionadas a esse animal incrível!

  • 07:23CULTURA É CURRÍCULO

    MUSEU AFRO-BRASIL

  • 07:30RA-TIM-BUM

    RA-TIM-BUM 04

    QUADROS QUE COMPOEM ESTE PROGRAMA: - CASINHA I - MICRO-SERIE I - OS JUSTICEIROS (COORDENACAO MOTOA AMPLA) - ANIMACAO - DENTRO E FORA - ARI NELSON - VAMOS BRINCAR COM PNEUS / CONTAR ATE' 3 - ESPELHO - CLIP PNEUS - ARI NELSON - CONTAR ATE' 3 - ENQUETE - CONTAR ATE' 3 - DARLENE E ZE - DENTRO E FORA / PERTO E LONGE - MASCARA - O MISTERIO DO SANDUICHE - RACIOCINIO LOGICO - ENQUETE - CONTAR ATE' 3 - MULTIDAO - PARA CIMA E PARA BAIXO - ESFINGE - MAIS E MENOS - COREOGRAFIA - VELHINHOS - TIBURCIO - O AR ESTA' PERTO DE NOS - ESPELHO - CRIANCAS DESENHANDO - FAMILIA TEODORO - CONTROLE DO CORPO EM MOVIMENTO - MICRO-SERIE II - SOCIALIZACAO - ANIMACAO - CONTAR ATE' 3 - MICRO-SERIE III - HIGIENE - DALILA - CONTAR - PELOTAO - PERTO E LONGE - PORCOS - IMPORTANCIA DO BANHO - SSSILVIA - CONTAR ATE' 3 - ESPELHO - MUSCULO FACIAL - COREOGRAFIA - COORDENACAO MOTORA AMPLA - ASTRONAUTAS - IDENTIFICAR A COR VERMELHA - MICRO-SERIE IV - COORDENACAO MOTORA AMPLA / HIGIENE

  • 08:01AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    MATEMÁTICA(6) - 4 - SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

  • 09:15AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 51 - COMPARAÇÃO Nº INTEIROS

  • 10:31AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 102 - DÍZIMAS PERIÓDICAS E NÃO PERIÓDICAS

  • 11:00

  • 11:48AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    CIÊNCIAS(8) - 39 - TRANSFORMAÇÕES DE ENERGIA

  • 12:29AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    MATEMÁTICA(9) - 162 - POTÈNCIAS COM EXPOENTE FRACIONÁRIO

  • 13:31VILA SESAMO 2015

    SÉSAMO - 4

    BLOCO 1 ABERTURA (ABRIR O POTE)- 01:00:39:00 - 01:01:39:06 Come-come tenta abrir um pote onde estão seus biscoitos. Ele tenta puxar a tampa de diversas maneiras, pede ajuda para Abby e Elmo. Abby percebe que a tampa é de rosca, Come-come abre, come tudo e eles dançam felies. SUPER GROVER 2.0 (SENTEM-SE, VOCÊS ESTÃO BALANÇANDO O BARCO)- 01:01:39:07 - 01:07:40:28 Um elefante e ovelhas aprendem sobre a importância de equilibrar os pesos dos animais dentro de um barco, para que ele não balance e eles caiam na água. CELEBRIDADE (CHICO CESAR – O DOCE)-01:07:40:29 - 01:08:45:06 Come-come está com Chico César para cantar: “O doce”, que fala sobre o doce de batata doce. Na frente deles há uma bacia de batas; Come-come combinou de comê-las só depois de cantarem a música. Ele se desconcentra, erra a letra, mas persiste e consegue cumprir o combinado. AS GRANDES AVENTURAS ENIO & BETO (MEET THE LOCH NESS MONSTER)-01:08:45:07 - 01:13:43:23 Ninguém nunca conseguiu tirar uma foto do legendário Monstro do Lago Ness. Sempre dispostos a um desafio, Ênio e Beto estão na Escócia, tentando conseguir! BLOCO 2 HISTÓRIA CENTRAL (CABEÇA DURA)-01:14:03 - 01:17:04:09 Bel brinca, equilibrando uma bola de futebol na cabeça. Elmo tenta fazer, não consegue e diz que nunca vai conseguir. Bel diz que se Elmo treinar, vai conseguir e eles acabam treinando. MIGALHAS PICTURES (O BISCOITO DE OZ)-01:17:04:10 - 01:22:00:14 Para encontrar o biscoito de Oz, Dorothy precisa lembrar e seguir todas as instruções que foram dadas a ela. CLIPE (DALAYED GRATIFICATION - METLIFE)-01:22:00:14 - 01:24:27:06 ENCERRAMENTO (QUEM ESPERA)-01:24:27:07 - 01:26:34:26 Bel brinca, equilibrando uma bola de futebol na cabeça. Elmo tenta fazer, não consegue e diz que nunca vai conseguir. Bel diz que se Elmo treinar, vai conseguir e eles acabam treinando.

  • 14:00

  • 14:46ALMANAQUE EDUCACAO

    SUSTENTABILIDADE

    Sustentabilidade : o que significa viver em consonância com este conceito? É importante saber que para vivermos num mundo melhor devemos prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido... Focos do programa: • Ações cidadãs que garantem uma vida em consonância com as necessidades reais do planeta, que dizem vai falir!!! • Conjunto de ações voltadas para redução de problemas de ordem econômica, ambiental e social. • O conceito visto de vários pontos de vista. • Temas relacionados ao meio ambiente e a conceitos da ecologia. Atitudes, dicas dos especialistas, o papel de cada um... 1. GRANDE REPORTAGEM: Vamos conhecer quatro histórias diferentes que têm em comum o ideal de preservação do meio-ambiente. Um grande edifício no coração da Avenida Paulista que virou exemplo em coleta seletiva, uma "eco-mãe", uma ong que transforma pneus em arte e uma academia que prega a reutilização de materiais em seus equipamentos: diferentes iniciativas que trabalham dentro dos princípios da sustentabilidade e da inclusão social. 2. TELEJORNAL: Informações curiosas relativas ao tema como o porquê da criação do horário de verão. 3. GAME : Piscina de Bolinhas. Populares mergulham na piscina de bolinhas e “pescam” letras para formar palavras relacionadas ao tema. 4. MINHA VISÃO DAS COISAS : Profissionais de diversas áreas respondem a pergunta “ O que é Sustentabilidade?”. 5. QUANDO EU CRESCER: O garoto Antony quer ser veterinário e recebe várias dicas de profissionais, além de ajudar um funcionário do Zoológico de São Paulo a cuidar de um jacaré. 6. ESCOLA MUNDO A FORA : Mostra o trabalho da Associação Mestres da Obra, que por meio de ateliês instalados em canteiros de obras, transforma trabalhadores da construção civil em artistas.

  • 15:14AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    MATEMÁTICA(6) - 4 - SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

  • 16:19AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 51 - COMPARAÇÃO Nº INTEIROS

  • 17:00

  • 17:45AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 51 - COMPARAÇÃO Nº INTEIROS

  • 18:11AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 102 - DÍZIMAS PERIÓDICAS E NÃO PERIÓDICAS

  • 19:12AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    MATEMÁTICA(9) - 162 - POTÈNCIAS COM EXPOENTE FRACIONÁRIO

  • 20:06EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    CACAU RHODEN E ANA CLÁUDIA ARRUDA LEITE (22/10)

    O LÚDICO NA VIDA EM GERAL, E TAMBÉM NO ENSINO EM PARTICULAR, ESTÁ EM DISCUSSÃO NO EDUCAÇÃO BRASILEIRA. OS CONVIDADOS SÃO O CINEASTA CACAU RHODEN, DIRETOR DO DOCUMENTÁRIO "TARJA BRANCA" E A PEDAGOGA ANA CLAUDIA ARRUDA LEITE, COORDENADORA DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA INFÂNCIA DO INSTITUTO ALANA. ELES CONVERSARAM COM CÁSSIA GODOY.

  • 21:11CAMPUS EM AÇÃO

    DIÁRIO DE BORDO DE UMA VIAGEM À INFÂNCIA (SÃO JUDAS)

    Neste programa, Luiz Hirschmann e Raquel Bertani apresentam o documentário Diario de Bordo de uma viagem à Infancia produzido pelos alunos do curso de Radio e Tv da Universidade São Judas Tadeu. Sobre o documentário: A série "Mundo da Lua", produzida pela TV Cultura na década de 90, volta em mais um diário de bordo do Lucas Silva e Silva. O documentário "Diário de uma viagem para a Infância" é uma conexão entre as pessoas que assistiram a série e aqueles que o produziram. O curta conta sobre os bastidores do "Mundo da Lua" e mostra a paixão de quem assistiu na televisão.

  • 21:40NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 4 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 4 você verá como a condição e a situação social interferem na comunicação e que isso ocorre tanto na fala, quanto na escrita. Estando por baixo, podemos nos paralisar e gaguejar, sem encontrar as palavras certas, na hora adequada. Estando por cima, podemos ficar arrogantes, humilhando os outros com a nossa posição ao invés de convencê-los com os nossos argumentos. Você aprenderá que, conhecendo a língua que falamos, é possível refletir melhor sobre todas essas coisas.

  • 22:08PROJETO EMPREENDER

    PROJETO EMPREENDER - 6 - CRIAÇÃO DE PLATAFORMA COLABORATIVA

  • 22:18NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 4 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 4 você aprenderá que a carta é a forma mais antiga de comunicação entre pessoas distantes umas das outras. Assim como a fala, as cartas podem ter linguagem coloquial ou formal. Verá também como se preenche uma ficha de inscrição para emprego e conhecerá um novo tipo de palavra, o advérbio.

  • 23:05NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    CÁLCULO TÉCNICO 4

    Muitas vezes, o desenho de uma peça para ser torneada pode vir com algumas medidas desconhecidas. Você verá que uma das maneiras existentes de se descobrir essas medidas é verificando se há um triângulo retângulo inscrito na figura, e aprenderá que, nesses casos, pode-se aplicar o teorema de Pitágoras para descobrir a medida que estava faltando.

  • 23:36INGLÊS COM MÚSICA IV

    I'VE HAD - THE TIME OF MY LIFE (FILME DIRTY DANCING) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 23:49CAMPUS EM AÇÃO

    DIÁRIO DE BORDO DE UMA VIAGEM À INFÂNCIA (SÃO JUDAS)

    Neste programa, Luiz Hirschmann e Raquel Bertani apresentam o documentário Diario de Bordo de uma viagem à Infancia produzido pelos alunos do curso de Radio e Tv da Universidade São Judas Tadeu. Sobre o documentário: A série "Mundo da Lua", produzida pela TV Cultura na década de 90, volta em mais um diário de bordo do Lucas Silva e Silva. O documentário "Diário de uma viagem para a Infância" é uma conexão entre as pessoas que assistiram a série e aqueles que o produziram. O curta conta sobre os bastidores do "Mundo da Lua" e mostra a paixão de quem assistiu na televisão.

  • 00:19MANOS E MINAS III

    FILOSOFIA DE RUA

    No palco do Manos e Minas, Filosofia de Rua. Na cena desde do início dos anos 90, em São Paulo com oito discos na bagagem, eles mantém integrantes da formação original, após algumas mudanças. O grupo lançou no ano passado o álbum “Era Pra Ser Assim”, com 11 faixas e que tá disponível nas plataformas digitais. No slam, a poesia Santos Drummond. - no quadro de grafite a arte de Ziza . - dica leitura com Preta Rara. - No quadro Discoteca Básica , Dj Miria Alves mostra os seus 3 discos prediletos. - Yoga no Capão

  • 01:21GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - PROFISSAO E ESTILO DE VIDA

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL. SÃO CINCO PROGRAMAS, EXIBIDOS SEMPRE ÀS SEGUNDAS, EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO DE TRABALHO. O EPISÓDIO DE ESTRÉIA É A ERA DO CONHECIMENTO. NAS PRÓXIMAS SEMANAS, OS TEMAS SÃO: PERFIS E COMPETÊNCIAS; O PROCESSO DE ESCOLHA; PROFISSÃO E ESTILO DE VIDA E PERGUNTAS E RESPOSTAS. ESTE PROGRAMA, PROFISSÃO E ESTILO DE VIDA, INCLUI OS CURSOS DESIGN DE EMBALAGENS, COM MANUEL MULLER, PRESIDENTE DO COMITÊ DE DESIGN ABRA (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMBALAGEM) E PLANEJAMENTO DE GAMES, COM ARAKEN LEÃO DA SILVA, PROFESSOR DOS CURSOS DE DESIGN DE EMBALAGENS E PLANEJAMENTO DE GAMES DA UNIV ANHEMBI-MORUMBI.

  • 02:07ENSAIO

    CHICO CESAR (2016)

    PGM 965 – Chico Cesar Neste programa Fernando Faro conversou com o cantor e compositor que lançou seu novo CD, em 2015. Conta de sua experiência como gestor cultural na Secretaria de Cultura, na Paraíba. E como encontrou São Paulo depois de seis anos. Fala da sua paixão por Bárbara e das composições que fez para ela. Relembra seus mais de 20 anos de carreira e da Mama África. Agradece ao Faro pelo Programa Ensaio.

  • 03:14LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 3

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 07/01, às 20:00, temos como convidados o escritor Modesto Carone, que traduz Kafka e o cronista Xico Sá.

  • 04:16CABARET LITERÁRIO

    GREGORIO DE MATTOS, O "BOCA DO INFERNO"

    NESTE PROGRAMA GREGÓRIO DE MATOS, O BOCA DO INFERNO. SÃO ENCENADOS MOMENTOS SIGNIFICATIVOS DA VIDA E DA OBRA DO AUTOR, ALÉM DA MUSICALIZAÇÃO DE ALGUNS DE SEUS MAIS EXPRESSIVOS POEMAS.

  • 05:18TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 12 - MUSEU DA CASA BRASILEIRA / MIS / MUBE

    Localizados numa região privilegiada de São Paulo, próximo a Avenida Faria Lima, no seu entorno encontramos três museus que fazem parte do nosso imenso território Cultural: O MIS, Museu da Imagem e do Som; o MUBE, Museu Brasileiro da Escultura e o Museu da Casa Brasileira. Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti invadem esse territórios culturais e mostram ao telespectador o motivo de todo o sucesso desse trio de cultura junto ao público de São Paulo.

  • 06:00QUAL É, BICHO ?

    SOLTANDO O GOGÓ

    Camila recebe a visita de sua amiga Maria Afonsa, ou melhor, Mary Fofa, que quer ser uma super star. Camila deixa a amiga com Lino no Zoolatório e vai para Zoológico. Mary quer cantar mas é muito desafinada. cadu chega ao Zoolatório e não enetende o que está acontecendo. Mary resolve montar uma banda, The Animals. Nani chega e vira a mais nova integrante da banda. Eles começam a ensaiar mas nada funciona. Enquanto isso, Camila mostra no zoo os diferentes tipos de sons que os animais fazem. Lino resolve dar aula de canto para Mary, Cadu e Nani. Mary Fofa começa a cantar super bem, Camila chega ao Zoolatório e não acredita no que está acontecendo.

  • 06:30RA-TIM-BUM

    RA-TIM-BUM 06

    QUADROS QUE COMPOEM ESTE PROGRAMA: - CASINHA I - CASILDA OU MOLI - INFORMAR SOBRE A PROFISSAO DE BOMBEIRO - MICRO-SERIE I - TATIANA TATU (NOCOES DE HIGIENE) - ANIMACAO - BOMBEIRO - ENQUETE - IMITAR O SOM DE SIRENE - MASCARA - ALTO E BAIXO - ANIMACAO - LABIRINTO - MULTIDAO - MESES DO ANO - ESFINGE - POSICAO ERRADA - COREOGRAFIA - TRACAS FIGURAS GEOMETRICAS - TIBURCIO - FUNCAO DO OUVIDO - FAMILIA TEODORO - COORDENACAO MOTORA AMPLA - MICRO-SERIE II - NOCOES DE HIGIENE - MICRO-SERIE III - NOCOES DE HIGIENE - ANIMACAO - CURTO / COMPRIDO - NINA - IMPORTANCIA DE TER AMIGOS - COREOGRAFIA - FORMANDO UM CIRCULO - COMO SE FAZ - VIDRO - EUCLIDES E SSSILVIA-DESENVOLVIMENTO NA HABILIDADE DE OUVIR - PORCOS - IMPORTANCIA ESCOVAR OS DENTES - ANIMACAO - PALHACO - COREOGRAFIA - PARA BAIXO - COREOGRAFIA - LAMPADA MAGICA - MICRO-SERIE IV - NOCOES DE HIGIENE - CASINHA - FIM

  • 07:00SR. BRASIL

    SR. BRASIL 527

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE ZECA BALEIRO, ZÉLIA DUNCAN E JOSÉ FERREIRA DE MELO (BARNABÉ)

  • 08:00AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    MATEMÁTICA(6) - 5 - APLICAÇÃO DA SUBTRAÇÃO DE Nº NATURAIS

  • 09:15AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 52 - ADIÇÃO Nº INTEIROS

  • 10:30AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 103 - EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

  • 11:45AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    MATEMÁTICA(9) - 163 - RADICAIS

  • 13:00VILA SESAMO 2015

    SÉSAMO - 5

    BLOCO 1 ABERTURA (AS MIL E UMAS NOITE)-01:00:39:00 - 01:02:38:21 Come-come conta suas versão de “As mil e uma noites” pra Abby; um clássico da narrativa universal. O CANTO DA YARA (AB 134)- 01:02:38:22 - 01:04:20:16 Elmo, após ouvir a lenda da Iara de sua mãe, tenta imaginar como é o seu canto. Grover, atraído pela cantoria, dança suavemente; até que eles ouvem o canto da mãe d´água, Grover fica “hipnotizado”, mas Elmo o desperta, já que o canto da sereia enfeitiça apenas os homens, e não os monstros. AS GRANDES AVENTURAS DE ENIO & BETO(GET THE YETI)-01:04:20:17 - 01:09:18:23 Ênio e Beto estão no Himalaia procurando o raro Pombo Roxo. Mas cuidado! Diz a lenda que o Yeti com o pé grande também vive nessas montanhas! HISTÓRIA CENTRAL (ERA UMA VEZ)-01:09:18:24 -01:12:40:03 Elmo apresenta a história “O príncipe e o gigante”, Bel conta o início, Come-come o fim, mas reparam que falta algo: o meio. Grover chega correndo e conta o meio da história, mas eles se atrapalham e fazem uma tremenda confusão. BLOCO 2 MIGALHAS PICTURES (FÚRIA DE BISCOITOS)-01:12:59:25 - 01:17:54:03 A caminho de encontrar seu pai, o filho de Zeus e seu fiel companheiro devem derrotar uma vaca com o poder de congelar pessoas, ao se lembrarem da localização dos bolos para as cobras dela. CELEBRIDADE (ILAN - ADVINHA A HISTÓRIA)-01:17:54:04 - 01:19:42:08 Ilan Brenman e Abby brincam de “adivinha a história”. O escritor adivinha em qual história Abby estava pensando, faz três casas usando livros e conta para Abby a história dos três porquinhos. QUADRO EXTRA (NOSSA BIBLIOTECA -EP.11)-01:19:42:10 - 01:22:12:20 Bel chega na casa de Elmo com a notícia de que a biblioteca do bairro está quase pronta, só faltam os livros e materiais, que a vizinhança combinou de separar para todos compartilharem na nova biblioteca. Elmo e Bel participam do “Desafio do Elmo”, comandado por Grover, escolhem os materiais que podem compartilhar. Vencem o desafio e no final todos aproveitam a nova biblioteca LENDA BRASILEIRA (EN 134)-01:22:12:21 - 01:23:24:21 Abby e Come-come cantam canção que fala das lendas do Uirapuru, do Muiraquitã e da Mãe-do-ouro. Elmo, Sapo e Bel caracterizam as lendas cantadas. ENCERRAMENTO (CHEGAMOS AO FIM)-01:23:24:22 - 01:25:07:07 Elmo e Bel conversam sobre o dia que tiveram; falam que assim como as histórias, tudo tem começo, meio e fim. Quando ouve a palavra meio, Grover entra em cena pra contar o meio da história que ensaiou; Come-come entra para contar o final e comer biscoitos; Elmo e Bel percebem que vai começar tudo de novo...

  • 13:30ALMANAQUE EDUCACAO

    ÁFRICA

    A África é o continente que reúne os mais antigos testemunhos do homem sobre a terra. Sua diversidade cultural, étnica e natural e que se expressam por meio de centenas de grupos, sistemas de poder, religiões e tecnologias – como a fundição de metais há mais de cinco mil anos – reforçam a importância desta rica diversidade a ser preservada. Neste sentido o que as nossas escolas podem fazer ou já vem fazendo? O que é sabido é que ao resgatar este passado, a população brasileira, além de salvar a si mesma, poderá efetivamente solidarizar-se com a Mãe África e fazer, assim sua parte. QUADROS 1 - GRANDE REPORTAGEM: Neste programa o Almanaque Educação aborda a relação África-Brasil por meio da onda dos cabelos Black. Numa visita ao centro de São Paulo, fomos conversar com a cabeleireira Rúbia, dona de um dos salões de cabelos Black mais tradicionais na capital. No palco, Sandra de Sá e os Meninos do Morumbi dão um colorido especial aos cabelos, com ritmo e alegria genuinamente afro-brasileiros. Trancinhas de raiz, ‘dreads’, apliques... os penteados cheios de estilo transbordam também personalidade, auto-estima e conscientização. 2. TELEJORNAL: Informações curiosas relativas ao tema. 3. GAME : Capitais da África! 4. PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES: Paraibano de Catolé do Rocha, o cantor e compositor Chico César reforça as relações África-Brasil por meio do seu trabalho artístico e ficou conhecido por um visual irreverente e autêntico. No Almanaque Educação, o artista conta histórias da sua infância no interior da Paraíba, como a música passou a fazer parte de sua vida e como as raízes africanas influenciam seu trabalho. Bibliografia do programa • Cultura em movimento – Matizes africanas e ativismo negro no Brasil – volume 2 - Coleção Sankofa • Matizes africanas da cultura brasileira, org. Elisa Larkin Nascimento, Ed. Summus.

  • 14:00AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    MATEMÁTICA(6) - 5 - APLICAÇÃO DA SUBTRAÇÃO DE Nº NATURAIS

  • 15:15AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 52 - ADIÇÃO Nº INTEIROS

  • 16:30AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 103 - EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

  • 17:45AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    MATEMÁTICA(9) - 163 - RADICAIS

  • 19:00EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    NILSON MACHADO E UBIRATAN D'AMBROSIO (08/10)

    O LIVRO ENSINO DE MATEMÁTICA É UM DIÁLOGO ENTRE OS EDUCADORES UBIRATAN D?AMBROSIO (UNICAMP) E NILSON MACHADO (FE-USP) SOBRE A NATUREZA E AS DIFICULDADES DA DISCIPLINA. ENTRE AS CONVERGÊNCIAS, OS PESQUISADORES APONTAM OS PROBLEMAS DA MULTIPLICAÇÃO DAS CADEIRAS, A FRAGMENTAÇÃO DO CURRÍCULO E A CARÊNCIA DE SE TRABALHAR TENDO EM VISTA A TRANSDISCIPLINARIDADE.

  • 20:00CAMPUS EM AÇÃO

    O MAR NÃO ESTÁ PARA PEIXE + UM REGIONALISMO CHAMADO CINEMA NOVO (CPDOC FGV)

    Neste programa Raquel Bertani e Luiz Hirschmann apresentam "O Mar não está pra peixe" e "Um regionalismo chamado cinema novo", produzido pelos alunos da FGV – MBA Cinema – Documentário e CPDOC / FGV – 1ª Oficina de Produção Audiovisual. Sobre "O Mar não está pra peixe": Poesia, esperança e degradação ambiental da Baia de Guanabara são traduzidas na história de vida dos filhos de Benedito, ex-pescador artesanal,atualmente, escritor e poeta. Sobre "Um regionalismo chamado Cinema Novo" Sinopse não enviada pelos alunos.

  • 20:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 5 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 5 você verá como os sufixos são democráticos, aproximando e igualando o poderoso empresário e o quase anônimo operário; o profissional liberal, o engenheiro, e o trabalhador mais simples, o pedreiro. O menos graduado marinheiro e o mais alto na carreira, brigadeiro. Junta ainda quem é rico, milionário, e quem vai perder tudo e ficar pobre, perdulário. E até mesmo o defensor e o infrator da lei. Você também fará uma excursão pelo dicionário, onde verá várias profissões e profissionais

  • 21:00PROJETO EMPREENDER

    PROJETO EMPREENDER - 7 - DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARES

  • 21:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 5 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 5 você verá como a personagem Elvira alterna entre o uso das linguagens informal e coloquial com a colega de trabalho, tomando mais cuidado com as palavras numa situação convencional. Aprenderá também que a Língua Portuguesa adota palavras de origem estrangeira e que algumas dessas palavras já têm uma forma aportuguesada.

  • 22:00OSESP 2019

    A PAIXÃO SEGUNDO SÃO MATEUS DE BACH

    ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO NATHALIE STUTZMANN REGENTE ROBIN TRITSCHLER TENOR (EVANGELISTA) STEPHEN POWELL BARÍTONO (JESUS) MARTINA JANKOVÁ SOPRANO AUDE EXTRÉMO CONTRALTO MIRKO LUDWIG TENOR LEON KOSAVIC BARÍTONO CORO INFANTIL DA OSESP CORO ACADÊMICO DA OSESP CORO DA OSESP Participação de Sabah Teixeira como "Judas" e "Pilatos"; João Vitor Ladeira como "Pedro"; e Erick Souza como "Caifás" Johann Sebastian BACH A Paixão Segundo São Mateus, BWV 244

  • 00:45MANOS E MINAS III

    LARISSA LUZ (2019)

    No palco do Manos e Minas, Larissa Luz. Cantora, compositora e atriz, ela lançou recentemente seu terceiro disco solo, “Trovão”, que foi produzido por Rafa Dias do Attooxxá. A artista baiana transita entre a ancestralidade e os beats eletrônicos. É apontada como uma das grandes revelações da cena musical independente e foi indicada a prêmios importantes recentemente, como o Grammy Latino. No slam, Jhon Conceito, representante do Espírito Santo na última edição do Slam BR. - Odara Negrada. O coletivo criado há cinco anos em São Paulo mistura música e teatro com composições em português e em iorubá. - Discoteca Básica : a DJ Andrea Gram fala sobre os discos que a inspiram. - um grafite do ativista político Mundano. - o rapper Thaíde dá a sua dica de leitura no Manos e Minas.

  • 01:45GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - PERGUNTAS E RESPOSTAS

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL. SÃO CINCO PROGRAMAS, EXIBIDOS SEMPRE ÀS SEGUNDAS, EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO DE TRABALHO. O EPISÓDIO DE ESTRÉIA É A ERA DO CONHECIMENTO. NAS PRÓXIMAS SEMANAS, OS TEMAS SÃO: PERFIS E COMPETÊNCIAS; O PROCESSO DE ESCOLHA; PROFISSÃO E ESTILO DE VIDA E PERGUNTAS E RESPOSTAS. NO ÚLTIMO EPISÓDIO DA SÉRIE, AIRTON EMBACHER E OS DEMAIS PROFESSORES RESPONDEM ÀS PERGUNTAS DO AUDITÓRIO.

  • 02:45ENSAIO

    PAU BRASIL

    O grupo de musica instrumental Pau Brasil, formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter, Teco Cardoso, Paulo Belinati e Ricardo Mosca em apresentação e entrevista para o programa Ensaio no lançamento do Cd "Daqui". Formado a mais de 30 anos , nem os próprios integrantes sabem definir ao certo, contam a história da primeira formação, um trio, formado por Nelson Ayres, Rodolfo Stroeter e Azael Rodrigues. Muitas outras formações surgiram com entradas e saídas. Da participação de Hector Costita, Roberto Sion,Marlui Miranda, Zeca Assumpção entre outros tantos. Impossível enumerar mas todos grandes nomes passaram por lá. Falam da importancia dos shows na praça Benedito Calixto, de Wilson Souto, o Gordo e da gravação do primeiro lp do grupo. Foram diversas tournes pela Europa e indicação para o Grammy Americano. Neste programa , um panorama musical com composições autorais de Paulo Belinati, Nelson Ayres e Teco Cardoso, além de releituras para Baden Powell e Heitor Vila Lobos.

  • 03:45LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 4

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. O programa que vai ao ar dia 25/02, às 20h, temos como convidadas a escritora Ruth Rocha e a romancista e dramaturga Maria Adelaide Amaral.

  • 04:45VOX POPULI

    MARIKA GIDALI

    MARIKA GIDALI(BAILARINA E COREOGRAFA)//PARTICIPACAO:HERODOTO BARBEIRO//PARTICIPANTES PERGUNTADORES:ULDA BITTENCOURT,ANTONIO CARLOS REBESCO,ODETE GERSONI,ELIZABETH MENKES,FLAVIA RODRIGUES,MONICA TALHARI,IVAN RUIZ,GERALDA BEZERRA,GISELA,MARISA MAGALHAES,NAUM ALVES DE SOUZA,HELENA KATZ,VICTOR AUKSTIN,MARIA BONOMI

  • 05:45MOSAICOS

    A ARTE DE JOHNNY ALF

    MOSAICOS_A ARTE DE JOHNNY ALF Programa que retrata pianista e compositor recupera imagens raras de 1969 e traz participações especiais de Alaíde Costa, Laércio de Freitas, Bia Góes, Celso Lago, Lito Robledo e Trio Corrente O documentário musical retrata todas as fases da trajetória de Johnny Alf, que nasceu em 1929, no Rio de Janeiro. Tendo estudado piano clássico na infância, mas com forte influência de autores populares, principalmente os norte-americanos Cole Porter e George Gershwin, Alf se destacou como hamonizador criativo e inovador. Foi um dos fundadores do Sinatra-Farney Fan Club e fez história tocando nas boates do Beco das Garrafas e no bar do Hotel Plaza, locais que ele ajudou a tornar míticos. Em meados da década de 1950, Alf se mudou para São Paulo. Acabou não participando da efervescência carioca da bossa nova, porém contribuiu decisivamente para o sucesso do movimento na capital paulista, onde ele vive até hoje. MOSAICOS apresenta imagens de Johnny Alf de diversas épocas, a exemplo de suas participações no “Ensaio” (1991) – que mostra uma conversa do compositor com Paulinho da Viola –, “Jazz Brasil” (1990) – apresentando um duo de Alf e Baden Powell – e “MPB Especial” (1975) . O destaque entre as imagens de acervo, no entanto, é um registro de 1969, feito nos estúdio da TV Cultura em uma programa intitulado “Música Popular Brasileira”, no qual, ao lado de Alaíde Costa e Quarteto Forma, um inspirado Johnny Alf apresenta os clássicos de seu repertório. Para unir imagens do passado com gravações atuais, MOSAICOS traz depoimentos inéditos do maestro Laércio de Freitas, Alaíde Costa e do contrabaixista Lito Robledo, amigos e parceiros musicais de Alf. O programa apresenta ainda uma nova geração de cantores e instrumentistas interpretando a obra do compositor carioca.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 45

  • 07:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 03 - VIOLÊNCIA E MEDO: O LUGAR DO OUTRO

    O TEMA DE HOJE É "VIOLÊNCIA E MEDO:O LUGAR DO OUTRO." O HOMEM É O ÚNICO ANIMAL CAPAZ DE ATOS DE VIOLÊNCIA PELA PRÓPRIA VIOLÊNCIA, O QUE GERA O MEDO, CAOS, O TERROR E O CAOS. QUANDO SE FALA DE VIOLÊNCIA NO BRASIL A PRIMEIRA IDÉIA QUE NOS VEM À MENTE É A VIOLÊNCIA DO CRIME COMUM, A VIOLÊNCIA DO DELINQUENTE, A VIOLÊNCIA DO BANDIDO, A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E MAIS RECENTEMENTE A VIOLÊNCIA DO CRIME ORGANIZADO. PARA CONVERSAR COM A GENTE SOBRE VIOLÊNCIA E MEDO: O LUGAR DO OUTRO, CONVIDAMOS A PSICANALISTA E PROFESSORA DA FACULDADE DE PSICOLOGIA DA PUC/SP, DRA. ISABEL DA SILVA KAHN MARIN E O SOCIÓLOGO E PESQUISADOR DO NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE A VIOLÊNCIA DA USP, SERGIO ADORNO.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 19

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: O SORGO, CEREAL RESISTENTE À SECA E AS ALTAS TEMPERATURAS, GANHA CADA VEZ MAIS ESPAÇO NAS LAVOURAS EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS. O ESTADO DO PARÁ ABRIGA O MAIOR BANCO GENÉTICO DE CACAU DO MUNDO. SÃO MAIS DE 50 MIL PLANTAS, UMA DAS MAIORES RIQUEZAS AGRÍCOLAS DA AMAZÔNIA.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 12

    O programa traça um paralelo entre a literatura e a fotografia. Há uma matéria com o escritor Cristovão Tezza, sobre seu último romance "O Fotógrafo", que foi premiado pela Academia Brasileira de Letras. Tem também uma entrevista com o fotógrafo Mário Rui Feliciani, que acaba de publicar "Quando o carteiro chegar", um ensaio fotográfico sobre caixas de correio. E uma entrevista com o fotógrafo Cristiano Mascaro falando de suas preferências literárias e da influência da literatura em seu trabalho.

  • 09:00AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    MATEMÁTICA(6) - 4 - SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS NATURAIS

  • 10:00AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 51 - COMPARAÇÃO Nº INTEIROS

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 45

    45) “CADÊ O BEBÊ LINDO, CADÊ?” É o último dia de inscrição num programa de intercâmbio que Bianca quer muito fazer, depois de agendar horário, ela segue para a escola e deixa a casa todinha para Pedro. Confiante de que vai passar de ano raspando, mas vai, ele quer curtir a casa vazia como se não houvesse amanhã. Mas logo chega Ciça, com seu filho nos braços, requisitando Pedro como “babá” enquanto ela vai a uma entrevista de emprego. Como dizer não a Ciça? E alguém aí pode explicar ao Pedro como é que se cuida de um bebê que não para de chorar? Desesperado, ele sai pra uma voltinha na praça e não é que dá certo? Juquinha se acalma e a coisa ainda só melhora: Pedro, tomado por uma linda garota como o pai do bebê, descola seu telefone pra um cineminha. O problema é que... Juquinha sumiu! Já Bianca leva Luara, que está com enjoo e dores que não passam, para o hospital. Há suspeita de gravidez. No final, será que Bianca consegue fazer a inscrição para disputar a vaga no intercâmbio? E Pedro, encontra Juquinha ?

  • 11:30VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 01

    Nesse primeiro bloco fomos conhecer um pouco a linha de produção e a história da LEVORIN uma fábrica brasileira de pneus de bicicleta. Na matéria de manutenção, nosso especialista Mario Canna vai nos falar sobre ferramentas necessárias para cuidar da sua Bike. Já no segundo bloco vamos saber mais sobre o UseBike, um aplicativo para pedalar. Construído como uma solução que pudesse ser o parceiro dos ciclistas em seus deslocamentos diários. Para isso, esse aplicativo para pedalar tem dois focos principais. O primeiro é o mapeamento do ecossistema, os principais pontos de interesse que um ciclista precisaria ao utilizar um aplicativo para pedalar. Outro ponto que não poderia faltar em um aplicativo para pedalar são as rotas, e ele promete tudo isso. Depois fomos conhecer como funciona e qual a importância dos bicicletários, em um bate papo com o pessoal da tembici que administra os bicicletários de São Paulo. No último bloco vamos conversar com Valdinei Calvento Junior, o Cabelo, artista urbano, e saber um pouco da sua história com a bicicleta, enquanto ele faz mais uma das suas obras.

  • 12:00TAMANHO FAMÍLIA

    DEPRESSÃO

    No Tamanho Família de hoje trata-se do assunto da Depressão entre as crianças o psicanalista Fernando Tavares de Lima, expressa que o relacionamento entre os pais e o ambiente pode gerar à depressão nas crianças, a depressão e um estado momentâneo, mas e gerada pela culpa ela se sente responsável por uma situação adversa. A depressão causa mudanças químicas no corpo dos indivíduos e deve ser tratada. Na criança à Depressão gera agressividade diferente na situação do adulto onde se mostra em prostração e introspecção. Site recomendado: www.netpsi.com.br(Núcleo de Estudos Temas em Psicologia).

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES COMPOSITORES: DINO FRANCO (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Dino Franco, com a participação da dupla Adel e Caim que fala da influência e da convivência com o músico na carreira deles. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Inezita Barroso,Adel e Caim, Dino Franco e Mouraí, Zico e Zeca, Dema e Vilino, Liu e Léu, Tião do carro, Sérgio Reis, Goiano e Paraense, Abel e Caim, As Galvão.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 01/04/2019 - DENGUE AUMENTA

    PARA FALAR SOBRE O AUMENTO DA DENGUE NO PAÍS, RECEBEMOS O BIÓLOGO PAOLO ZANOTTO, PROFESSOR DE VIROLOGIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DA USP./ E O MÉDICO INFECTOLOGISTA ÉSPER KALLÁS, DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP./

  • 14:00AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 51 - COMPARAÇÃO Nº INTEIROS

  • 15:00AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 102 - DÍZIMAS PERIÓDICAS E NÃO PERIÓDICAS

  • 16:00INGLÊS COM MÚSICA IV

    I'VE HAD - THE TIME OF MY LIFE (FILME DIRTY DANCING) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 17:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 09

    O VITRINE BRASIL DE HOJE TE LEVA À TRADICIONAL FESTA DO BODE REI, EM CABACEIRAS, CARIRI DA PARAÍBA. //COM DIREITO A CORRIDA DE BODE E GASTRONOMIA COM CARNE DE BODE, É CLARO// VOCÊ VAI SABER PORQUE SOBRAL, NA REGIÃO NORTE DO CEARÁ SE TORNOU UMA DAS CIDADES MAIS IMPORTANTES NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA MODERNA //E ESTE ANO COMEMORA O CENTENÁRIO DA COMPROVAÇÃO DA TEORIA DA RELATIVIDADE DE ALBERT EINSTEN.//SÃO JOÃO: CARUARU E CAMPINA GRANDE NO AGRESTE NORDESTINO./ A CIDADE DE CARUARU EM PERNAMBUCO E CAMPINA GRANDE NA PARAÍBA SE ORGULHAM EM COMPETIR PARA REALIZAR AS MAIORES FESTAS JUNINAS DO PAÍS. //COM MUITO FORRÓ E COMIDA TÍPICA

  • 17:30MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 80

    Você sabe o que é liberdade econômica? O tema foi bastante discutido em 2019 por conta de uma Medida Provisória aprovada pelo Congresso. Mas pouca gente entende o que é liberdade econômica e qual é a sua importância para o desenvolvimento do país. Quer entender melhor o assunto? Então é só ver a primeira matéria do programa. Depois você vai encarar um tema intrigante: afinal, será que os dias estão passando mais rápidos? Veja a resposta a essa pergunta no quadro “Drops de conhecimento”.

  • 17:45DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 10 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 14/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE A FORMAÇÃO E A VALORIZAÇÃO DOS PROFESSORES. / ?AS FACULDADES ESTÃO PREPARANDO BEM OS FUTUROS MESTRES? / O QUE É PRECISO MUDAR PARA QUE QUEM ENSINA, TAMBÉM RECEBA UM ENSINO DE QUALIDADE ?// PARA COMENTAR ESSA QUESTÃO TÃO IMPORTANTE, TEREMOS A COMPANHIA DE GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO./

  • 18:00AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 102 - DÍZIMAS PERIÓDICAS E NÃO PERIÓDICAS

  • 19:00AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    MATEMÁTICA(9) - 162 - POTÈNCIAS COM EXPOENTE FRACIONÁRIO

  • 20:00MOSAICOS

    A ARTE DE PIXINGUINHA

    Programa homenageia os 110 anos de nascimento do compositor carioca, reunindo imagens históricas do acervo da TV Cultura e números musicais inéditos com André Mehmari, Fabiana Cozza, Verônica Ferriani, Danilo Brito e grupo Choro Rasgado. O programa é um documentário musical que conta a trajetória do compositor carioca, a partir de depoimentos de especialistas na obra do autor de “Carinhoso”, como Sérgio Cabral, biógrafo do artista, além de entrevistas com seus admiradores, amigos e parceiros recuperadas do arquivo da TV Cultura, como Tom Jobim, Braguinha, João Bosco, Vinicius de Moraes e Altamiro Carrilho. Outros números musicais, recuperados dos programas MPB Especial, Ensaio, Bem Brasil e outros especiais, também são destaque, com a presença de nomes como Paulo Moura, Joel Nascimento, conjunto Época de Ouro, Laércio de Freitas, Baden Powell, Beth Carvalho, Tom Zé, Sivuca, Pedro Amorim e Paquito D’Rivera. A parte documental, narrada por Rolando Boldrin, recupera fotos do homenageado e exibe imagens do músico extraídas dos documentários “Pixinguinha”, de João Carlos Horta, “Saravah”, de Pierre Barrouh, “Pixinguinha e a velha guarda do samba”, de Thomaz Farkas e Ricardo Dias, e a animação “Alma carioca – um choro de menino”, de William Côgo. Desta forma, unindo registros passados com gravações atuais, MOSAICOS – A ARTE DE PIXINGUINHA prova que a passagem do compositor carioca pela música brasileira é inesquecível e sua obra, atemporal.

  • 21:00SALA DE CINEMA

    TERRA DEU, TERRA COME

    Pedro de Almeida, garimpeiro de 81 anos de idade, comanda como mestre de cerimônias o velório, o cortejo fúnebre e o enterro de João Batista, que morreu com 120 anos. O ritual sucede-se no quilombo Quartel do Indaiá, distrito de Diamantina, Minas Gerais. Com uma canequinha esmaltada, ele joga as últimas gotas de cachaça sobre o cadáver já assentado na cova: “O que você queria taí! Nós não bebeu ela não, a sua taí. Vai e não volta pra me atentar por causa disso não. Faz sua viagem em paz”. Dessa maneira acaba o sepultamento de João Batista, após 17 horas de velório, choro, riso, farra, reza, silêncios, tristeza. No cortejo, muita cantoria com os versos dos vissungos, tradição herdada da áfrica. Descendente de escravos que trabalhavam na extração de diamantes, nas Minas Gerais do tempo do Brasil Império, Pedro é um dos últimos conhecedores dos vissungos, as cantigas em dialeto banguela cantadas durante os rituais fúnebres da região, que eram muito comuns nos séculos 18 e 19. Garimpeiro de muita sorte, Pedro já encontrou diamantes de tesouros que foram enterrados pelos antigos na região de Diamantina. Mas, o primeiro diamante que encontrou, há 70 anos, o tio com quem trabalhava o enterrou e morreu sem dizer onde. Depois disso, viveu sempre em uma sinuca: para reencontrar o diamante só se invocasse a alma de seu tio João dos Santos. “Você precisa ver que botão de mágoa, era um diamante e tanto” Como em um conto de Guimarães Rosa, ao conduzir o funeral de João Batista, Pedro desfia histórias sofisticadas, carregadas de poesia e significados metafísicos, que nos põem em dúvida o tempo inteiro. João Batista tinha pacto com o Diabo? O Diabo existe? Ele está no filme? Estamos sozinhos, ou as almas também estão entre nós? Será que Minas está repleta de tesouros escondidos e almas que pairam a vigiá-los? A atuação de Pedro e seus familiares frente à câmera nos provoca pela sua dramaturgia espontânea, uma potente auto-mise-en-scène. No filme, não se sabe o que é fato e o que é representação, o que é verdade e o que é mentira, o que é cinema e o que é vida, o que é africano e o que é mineiro, brasileiro. E ao sepultar João Batista, Pedro nos aponta a morte eminente de várias tradições africanas que foram parar na região de Diamantina. Ali, ele é o último conhecedor dessas tradições. Depois de passar a vida cantando a despedida dos mortos, como faziam seus ancestrais africanos, ele corre o risco de ser enterrado calado – em silêncio –, ao contrário de uma tradição de séculos.

  • 23:00CAFÉ FILOSÓFICO 2019

    SAÚDE COMO INCLUSÃO SOCIAL

    CF 31 Saúde e inclusão Social Palestrante: Vera Cordeiro – médica Cuidar é anterior ao curar. Não existe cura, não existe saúde sem inclusão social. Tratar da saúde significa ir além do paciente, entender seu entorno, as condições em que ele vive, tanto ambientais como principalmente familiares. É preciso pensar em ações integradas. A atenção à saúde de uma população não é apenas responsabilidade dos pais, ou só do governo e o Brasil é celeiro de inovações sociais da sociedade civil, reconhecidas no mundo mas, ainda pouco conhecidas dentro do próprio país. São iniciativas que comprovam que é possível transformar o panorama da saúde a partir da inclusão social. A médica Vera Cordeiro narra a sua experiência.

  • 00:00TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 00:15VIDA DE CIENTISTA

    HELENA NADER (28/03)

    NESTE PROGRAMA, A CONVIDADA É HELENA NADER, PRESIDENTE DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA. ELA FALA SOBRE O INÍCIO DE SEUS ESTUDOS, A DEFESA DE SEU DOUTORADO E A CARREIRA DE CIENTISTA.

  • 01:15BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 01 - PIXINGUINHA

    Este programa homenageia o compositor e instrumentista Pixinguinha

  • 02:15MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    IVAN LINS + RAFAEL ALTERIO

    Os veteranos da música Rafael Altério e Ivan Lins contam histórias de amizade, explicam mais sobre sua música caipira tradicional e emocionam com suas interpretações.

  • 02:45MINIDOCS - SHOWS

    IVAN LINS + RAFAEL ALTERIO (PART. KLEBER ALBUQUERQUE)

  • 03:45POR DENTRO DO CORPO HUMANO

    CRIAÇÃO

    No primeiro episódio, Michael Mosley conta a história da sua criação. Ele traz à vida uma surpreendente pesquisa médica, revelando a sequência improvável de eventos que levaram ao seu nascimento. Usando gráficos de última geração, viajamos com milhões de espermatozóides em sua corrida perigosa em direção ao óvulo, descobrimos as maneiras engenhosas pelas quais o corpo da mulher seleciona o melhor, vê um corpo começar a se auto-montar e, em um televisor, observe um rosto humano se unir. Ao longo do programa, acompanhamos o progresso de um casal que espera trigêmeos; da varredura 4D, quando eles ficam frente a frente com seus bebês para um final dramático - o nascimento. Nós também encontramos uma mulher esperando seu 16º bebê e os gêmeos siameses mais velhos do mundo.

  • 04:45CABARET LITERÁRIO

    MARIO DE ANDRADE

    NO CABARET LITERÁRIO UM GRUPO DE AMIGOS FAZ UMA FESTA SURPRESA PARA MÁRIO DE ANDRADE. LÁ, OS AMIGOS O EXALTAM, CANTAM E DECLAMAM SEUS POEMAS. TUDO VAI BEM ATÉ A CHEGADA DE UM HOMEM NÃO CONVIDADO QUE ESTÁ EMBREAGADO. ESTE HOMEM QUESTIONA O TIPO DE POESIA FEITO POR MÁRIO DE ANDRADE.

  • 05:45REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - JOÃO BOSCO

    Show gravado em 1987 no Teatro Bandeirantes em comemoração aos 17 aqnos de carreira. João Bosco acopanhado só com seu violão Suguyama desfila alguns sucessos de sua carreira e do disco AI, AI, AI DE MIM, lançado em 1986 . Nesta época ele acabava de voltar de uma bem sucedida tourne pela Europa , na Fança seu disco Ai, Ai, Ai de Mim foi considerado pela crítica do jornal Liberation como o melhor da última safra de estrangeiros.

  • 06:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

    Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.

  • 07:00ENERGIA

    ENERGIA 46

  • 07:30BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 03 - ESPORTE ADAPTADO

    O TEMA DESTE PROGRAMA É O ESPORTE ADAPTADO AO DEFICIENTE FÍSICO. MUITA GENTE ACHA QUE A PESSOA QUE TEM UMA DEFICIÊNCIA FÍSICA É INCAPAZ. PARA ESCLARECER AS POSSIBILIDADES DESTAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS ESTÃO CONSOCO A PROFESSORA DOUTORA LINAMARA RIZZO BATTISTELLA, MÉDICA FISIATRA E DIRETORA DA DIVISÃO DE MEDICINA DE REABILITAÇÃO DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP E SEUS CONVIDADOS.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 20

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: CAFÉS ESPECIAIS DA REGIÃO DE CAPARAÓ CAPIXABA, NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO, SE DESTACAM PELA ALTA QUALIDADE E GANHAM FAMA NO BRASIL E NO EXTERIOR. E A PRODUÇÃO DE LEITE ORGÂNICO NO INTERIOR PAULISTA. OS CONSUMIDORES ESTÃO CADA VEZ MAIS INTERESSADOS EM ALIMENTOS NATURAIS E SAUDÁVEIS O QUE TEM LEVADO PRODUTORES A SE ADAPTAREM AO NOVO NEGÓCIO.

  • 08:30MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 89

  • 08:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 12 - MUSEU DA CASA BRASILEIRA / MIS / MUBE

    Localizados numa região privilegiada de São Paulo, próximo a Avenida Faria Lima, no seu entorno encontramos três museus que fazem parte do nosso imenso território Cultural: O MIS, Museu da Imagem e do Som; o MUBE, Museu Brasileiro da Escultura e o Museu da Casa Brasileira. Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti invadem esse territórios culturais e mostram ao telespectador o motivo de todo o sucesso desse trio de cultura junto ao público de São Paulo.

  • 09:00AULAS EXPOSITIVAS - 6º ANO

    MATEMÁTICA(6) - 5 - APLICAÇÃO DA SUBTRAÇÃO DE Nº NATURAIS

  • 10:00AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 52 - ADIÇÃO Nº INTEIROS

  • 11:00PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 46

    46) “NÃO É O FIM” Bianca se prepara para viver um período longe da Piquerobi, dos amigos, dos pais e de Pedro. Selecionada para o intercâmbio na África do Sul, ela experimenta uma mistura de emoções: por um lado, anseia pela linda experiência de vida; por outro, a separação das pessoas que ama. Pedro finge indiferença à partida da irmã, numa fase de profunda insatisfação consigo mesmo. Tudo na sua vida é mediano: suas notas, seus amores, suas ambições. Até que surge uma chance de brilhar, justamente na festa de formatura da turma do 3º. Pedro nem se dá conta de que seu pesadelo do 1º dia de aulas pode se repetir. Bianca sofre ao perceber que a vida dos amigos seguirá mesmo depois de sua partida e pensa até em desistir da viagem pela qual tanto se esforçou. São momentos decisivos nas vidas de Pedro e Bianca no 1º ano do ensino médio. Um ano que marca, para os irmãos, o ponto de partida de suas jornadas pessoais.

  • 11:30VAMOS PEDALAR III

    VAMOS PEDALAR III - 02

    Nesse primeiro bloco fomos conversar com Bruno Mesquita, piloto de automobilismo que percebeu como o ciclismo pode ajudar na preparação física e na qualidade de vida. Na matéria de manutenção, com Mario Canna, vamos explicar como montar e trocar o pneu da sua bike. Já no segundo bloco vamos conhecer a Escola Park Tool, uma instituição de ensino de qualidade de mecânica de bicicleta. O curso foi trazido ao Brasil pelo empresário Henrique Zompero, um dos sócios-proprietários, os alunos apreendem a correta utilização e os procedimentos padrões da Park Tool mundial. Depois fomos tomar um café e bater um papo com o Fabio Samori, proprietário do Bike café Aro 27 de São Paulo, um dos pioneiros no estilo bike café. No último bloco vamos fazer um passeio na literatura do ciclismo e conversar com o Alex Gomes, autor do Guia do Ciclista Urbano, e saber um pouco de como foi escrever o guia.

  • 12:00TAMANHO FAMÍLIA

    GÊMEOS

    No Tamanho Família você verá as opinões pelo lado médico e psicológico na questão dos gêmeos, o médico pediatra Dr. Carlos Brunini e sua esposa a Psicológa Lourdes Brunini, revelam suas opiniões sobre o assunto de qual a particularidade na gestação de gêmeos, como notícia de gestação de gêmeos causam nos pais e nos familiares, como a gestação de gêmeos se tornou comum por métodos de inseminação, Dr.Carlos explica o diferença entre univitelino e bivitelino, como as crianças devem ser tratadas por ter sua individualidade, a ligação o entendimento e a rivalidade entre as crianças, e o apoio psicológico que a mãe deve ter neste período e após a gestação. Livro recomendado dos autores Pediatra Carlos Brunini e Psicóloga Lourdes Brunini: Como Entender e Criar Seu Filho Para a Vida - Na visão da pediatria e psicologia ED. Aurea - O livro se trata de 160 dúvidas respondidas na criação das crianças.

  • 12:30BEM BRASIL

    MARIANA AYDAR

    Mariana Aydar mostra todo seu talento da MPB no palco do Bem Brasil

  • 13:30PASCOA NA CATEDRAL DA SE

  • 14:30AULAS EXPOSITIVAS - 7º ANO

    MATEMÁTICA(7) - 52 - ADIÇÃO Nº INTEIROS

  • 15:30AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 103 - EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

  • 16:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    RODAS DE VIOLA - 02 (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca as Rodas de Viola que ocorreram no programa.os seguintes músicos participaram deste programa: Inezita Barroso, Adriana Farias,Rodrigo Mattos, Joãozinho, Arnaldo Freitas, Índio Cachoeira, Fernando Deghi, João Lucas, Alexandre, Thiago Santos, Paranaense, Neymar Dias, Bruna Viola, Lucyana, Divino e Donizete, Laura Rocha, Fabinho da Viola.

  • 17:30REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - GRUPO MEDUSA

    Neste programa da série Projeto Funarte, gravado ao vivo no teatro em 1983,temos a apresentação do Grupo Medusa que na época lançava seu segundo disco Ferrovias. Considerado um dos primeiros grupos de musica instrumental dos anos 80 , seus componentes sempre acompanharam as grandes estrelas da MPB.Na época o grupo fez turne pelo Brasil, se apresentou no Festival de Jazz de Paris em 82, com muito sucesso ao se utilizar dos ritmos brasileiros em bons improvisos com destaque para seus musicos. A formação do Medusa é: AMILSON GODOY - PIANO CLAUDIO BERTRAMI - BAIXO OLMIR STOCKER (ALEMÃO) - GUITARRA CHICO MEDORI - BATERIA

  • 18:30AULAS EXPOSITIVAS - 8º ANO

    MATEMÁTICA(8) - 103 - EXPRESSÕES ALGÉBRICAS

  • 19:30AULAS EXPOSITIVAS - 9º ANO

    MATEMÁTICA(9) - 163 - RADICAIS

  • 20:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2020

    JAZZ SINFÔNICA & TOQUINHO

  • 21:30RODA VIVA

    ATILA IAMARINO

    SE EXISTE ALGUM EFEITO POSITIVO EM UMA PANDEMIA QUE ASSOLA O MUNDO TODO, SACODE A POLÍTICA E A ECONOMIA E PARECE LONGE DO FIM É TER RENOVADO A CONFIANÇA DAS PESSOAS NA CIÊNCIA COMO CAMINHO PARA SUPERAR CRISES. O NOSSO ENTREVISTADO DESTA NOITE JÁ ERA UM DIVULGADOR CIENTÍFICO RESPEITADO ANTES DE EPIDEMIOLOGISTAS VIRAREM CELEBRIDADES NA TV E NAS REDES SOCIAIS. MAS EM MENOS DE UM MÊS VIU O "ESPALHAMENTO" DO SEU ALCANCE, PARA USAR O TERMO QUE ELE USA PARA SE REFERIR ÀS EPIDEMIAS QUE ESTUDA. SEU CANAL NO YOUTUBE GANHOU 615 MIL NOVOS INSCRITOS SÓ EM MARÇO. NO TWITTER, FORAM 256 MIL NOVOS SEGUIDORES, E 350 MIL NO INSTAGRAM. O SUCESSO SE DEVE À FORMA DIDÁTICA COM QUE ELE EXPLICA TEMAS COMPLEXOS DA CIÊNCIA. MAS TAMBÉM AO FATO DE QUE FOI UM DOS PRIMEIROS A FAZEREM UM ALERTA CONSIDERADO ALARMISTA POR MUITOS: O DE QUE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS PODERIA LEVAR A MAIS DE UM MILHÃO DE MORTES NO BRASIL CASO MEDIDAS IMEDIATAS NÃO FOSSEM ADOTADAS. PARA ESCLARECER EM QUE MOMENTO DA CRISE ESTAMOS E PARA ONDE PODEMOS IR A DEPENDER DAS NOSSAS ESCOLHAS ESTÁ NO CENTRO DO RODA VIVA O BIÓLOGO ÁTILA IAMARINO. PARA ENTREVISTAR ATILA IAMARINO NÓS CONVIDAMOS: MARIANA VARELLA, EDITORA-CHEFE DO PORTAL DRAUZILO VARELLA MARCELO SOARES, JORNALISTA E DIRETOR DA PLATAFORMA LAGOM DATA FABIANA CAMBRICOLLI, REPÓRTER DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO E MESTRE EM SAÚDE PÚBLICA PELA USP HERTON ESCOBAR, REPÓRTER DO JORNAL DA USP E NILCE MORETTO, JORNALISTA E CRIADORA DOS CANAIS COISA DE NERD E CADÊ A CHAVE, DIRETAMENTE DO CANADÁ

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1312

    OS CORAIS DA AMAZÔNIA, O VALOR DA NATUREZA PRESERVADA E UM PRIMATA VÍTIMA DA FEBRE AMARELA. SÃO OS DESTAQUES DO REPÓRTER ECO DE HOJE: OS BUGIOS,DISPERSORES DE SEMENTES NAS FLORESTAS,FORAM OS QUE MAIS SOFRERAM O IMPACTO DA DOENÇA. CIENTISTAS CALCULAM QUE A VEGETAÇÃO NATIVA PROTEGIDA EM PROPRIEDADES RURAIS ,GERA MAIS DE 6 TRILHÕES DE REAIS POR ANO EM SERVIÇOS PRESTADOS AO MEIO AMBIENTE. E NOVA EXPEDIÇÃO DA ONG GREENPEACE REVELA QUE O SISTEMA DE RECIFES ENTRE O BRASIL E A GUIANA FRANCESA , É RICO EM BIODIVERSIDADE MARINHA.

  • 23:30PADRE BROWN VI

    PADRE BROWN VI - 04 - O ANJO DA MISERICÓRDIA

    Na casa residencial de Powderham House, a senhora McCarthy visita uma amiga, Freda, que parece estar no fim de sua vida com sua doença dolorosa. Com a morte pairando sobre Kembleford, a gangue assiste ao funeral do faz-tudo local, junto com uma nova adição a Caitlin, de Santa Maria, que foi expulsa de um convento. Padre Brown, Sra. McCarthy e Caitlin visitam Freda, onde se deparam com a matrona Sophia depois que ela nega a Freda mais analgésicos. Esperando os outros no salão, Bunty esbarra em sua antiga babá, Ellen, agora em uma cadeira de rodas, mas não deixando que isso pare sua vida. No dia seguinte, quando a Sra. McCarthy recebe uma ligação dizendo que Freda faleceu, uma única pena de pomba branca no local indica que ela pode não ter morrido de causas naturais ...

  • 00:30VIDA DE CIENTISTA

    EDUARDO MOACYR KRIEGER (04/07)

    O MÉDICO GAÚCHO MOACYR KRIEGER, DA FACULDADE DE MEDICINA DA USP, PODE SER CONSIDERADO UM DOS MAIS IMPORTANTES PESQUISADORES DO TEMA HIPERTENSÃO ARTERIAL. RECONHECIDO NO BRASIL E NO EXTERIOR, O PROFESSOR KRIEGER É O NOSSO CONVIDADO DESTE PROGRAMA VIDA DE CIENTISTA.

  • 01:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 02 - PIANO E PRIMÓRDIOS

    Com o tema Piano e Primórdios, este programa destaca composições de nomes como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu.

  • 02:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    5 A SECO

    Em meio à gravação do segundo disco do grupo, mergulhamos na intimidade dos compositores, vendo seu processo criativo, fazendo parte de suas brincadeiras e entendendo como eles veem o 5 a seco.

  • 03:00MINIDOCS - SHOWS

    5 A SECO

  • 04:00CABARET LITERÁRIO

    GONCALVES DIAS AINDA UMA VEZ ADEUS

    UM GRUPO DE ATORES SE REUNE NO CABARET LITERÁRIO PARA PLANEJAR UMA PEÇA E COMEÇAM A FALAR SOBRE GONÇALVES DIAS. DECLAMAM POEMAS E CONTAM A VIDA DO POETA.

  • 05:00REPERTÓRIO POPULAR

    REPERTÓRIO POPULAR - NÁ OZZETTI

    Reedição de show gravado em 1995, onde a cantora e compositora Ná Ozzetti interpreta músicas d o seu segundo disco lançado em 1994 , com o título de Ná. Comn este disco ela recebeu 2 premios Sharp: o de melhor cantora e melhor Disco.Ná pertence a chamada geração da vanguarda paulista dos anos 80. Este show , batizado de Canto Em Qualquer Canto, tem o mesmo nome da música de Itamar Assumpção, que ela assina a letra. Ná também interpreta clássicos com NO Rancho Fundo e outras composições suas. A Banda que acompanha Ná Ozzetti , é formada por:

Contato Voltar

Confirme que você não é um robô!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado