Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

EDUCAÇÃO BRASILEIRA

O PROGRAMA RECEBE ESPECIALISTAS PARA FALAR SOBRE EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE DAS ESCOLAS PÚBLICAS E PARTICULARES, O FUTURO DO BRASIL E O ACESSO AO CONHECIMENTO EM PERIFERIAS E TRIBOS INDÍGENAS SÃO ALGUNS DOS TEMAS EM PAUTA. DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 09H30.



METRÓPOLIS

ÚNICO PROGRAMA TOTALMENTE DEDICADO ÀS ARTES NA TV ABERTA, O METRÓPOLIS VALORIZA A CULTURA TRADICIONAL E AS EXPERIMENTAÇÕES E TRAZ O MELHOR DA MÚSICA, CINEMA, TEATRO, LITERATURA, ARTES PLÁSTICAS, GAMES E COMPORTAMENTO. SEGUNDA FEIRA ÀS 18H30.




A ARTE DE VER

O PROGRAMA MOSTRA COMO ADMIRAR E COMPREENDER A ARTE E SEUS TRAÇOS. RELATA COMO ENTENDER OS ELEMENTOS VISUAIS E O CONTEÚDO DE UMA OBRA DE ARTE. DOMINGO ÀS 09H00.

CURSOS UNESP

HISTÓRIA DA MÚSICA, COM A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DE SEGUNDA A SEXTA FEIRA ÀS 17H30.

CURSOS USP

TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO, DE SEGUNDA A SÁBADO ÀS 11H00.

A ARTE DA ESPANHA

ANDREW GRAHAM-DIXOM, CRÍTICO DE ARTE E HISTORIADOR, VIAJA PELO SUL DA ESPANHA PARA EXPLORAR FABULOSOS TESOUROS E CONTAR A HISTÓRIA DE ALGUNS DOS MAIS IMPORTANTES ÍCONES DA ARTE DA ESPANHA. SÉRIE EM TRÊS EPISÓDIOS, PRODUZIDO PELA BBC WORLDWIDE, SEXTA FEIRA 20/09 ÀS 18H30.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 57 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 57 você verá a importância de saber calcular o volume dos sólidos e conhecerá algumas aplicações práticas desses cálculos.

  • 07:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 68 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 68 você vai rever a solução de sistemas e recordará como são os gráficos e a equação de uma reta.

  • 07:31ENERGIA

    ENERGIA 08

  • 08:01ALMANAQUE EDUCACAO

    SOLIDARIEDADE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano têm uma tarefa difícil pela frente: fazer um trabalho pra escola sobre solidariedade. Decididos a produzir algo diferente e autêntico, os amigos acabam convencendo a mãe de Cadu a ajudá-los a colocar em prática um super projeto de distribuição de livros para pessoas carentes nos semáforos. Neste episódio, são apresentados os quadros: Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone perguntam para alunos de escolas públicas: o que é solidariedade? Pílula do Saber: Biblioteca – a origem da palavra biblioteca, curiosidades sobre a biblioteca de Alexandria e a história da primeira biblioteca do Brasil. Pílula do Saber: Palmas: ‘Cauby Peixoto’ explica como surgiu a tradição de pater palmas após uma apresentação. Viver e Aprender: Uma emocionante matéria sobre Kcal Gomes, um agitador cultural de Recife que montou sozinho uma biblioteca para sua comunidade, na periferia da cidade. TV do Cadu: Um decisivo Quis Show com Maria da Conceição, mãe de Cadu. O prêmio, no entanto, será uma surpresa pra ela: ajudar o filho no trabalho de escola sobre solidariedade. Como se Faz: fomos até uma gráfica para mostrar com detalhes todas as etapas no processo de confecção de um livro. Grande Reportagem: uma super reportagem com o jornalista Rodrigo Ratier, que fala de sua iniciativa de distribuir livros para jovens carentes nos faróis, ambulantes e moradores de rua.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 117

    Como ensinar literatura e chamar a atenção dos jovens estudantes para o mundo dos livros? O Entrelinhas mostra técnicas utilizadas por professores de São Paulo. A atriz Walderez de Barros fala sobre sua relação com o dramaturgo Plínio Marcos e sobre sua paixão pela poesia. O programa também apresenta imagens da performance "Eu, Machado de Assis", apresentado na Virada Cultural.

  • 09:02NOSSA LÍNGUA 2010

    O SERTÃO MINEIRO

    BLOCO 1 Tininha Mello e Felipe Reis recitam trechos das obras “Grande Sertão: Veredas” e “Sagarana”, de Guimarães Rosa e falam sobre a cidade natal do autor, Cordisburgos. O quadro “Etimologia” traz a origem do termo “Cordisburgo” e seu significado. O quadro “Curiosidades” traz informações biográficas do autor. O Povo fala responde a enquete: “você já leu alguma obra de Guimarães Rosa?” Felipe Reis interpreta trecho do conto “Corpo Fechado”, de Guimarães Rosa. Tininha Mello entrevista o professor de literatura, Maurício Soares Filho que fala sobre a linguagem e o universo de Guimarães Rosa. O ator Xande Mello, do grupo Poema Novo, interpreta trecho de “Grande Sertão: Veredas”, de Guimarães Rosa e a trecho inicial da canção “Espelho de se rimar” (Xande Mello e Eduardo Pitta), baseada na obra de Guimarães Rosa. BLOCO 2 O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz o plural da palavra ancião, que pode ser anciãos, anciões e anciães. Trecho final da canção “Espelho de se rimar” (Xande Mello e Eduardo Pitta), com o grupo Poema Novo. Cena dramatizada de trecho do conto “Famigerado”, de Guimarães Rosa, interpretada por Felipe Reis, no papel de advogado e dos jagunços na pele de Tininha Mello, Ricardo Sequeira e Mauro Muraro. Quadro CSI-LP a personagem Gilda pergunta ao detetive Bento Montenegro se ele sabe o significado da palavra “famigerado”.. Marília Reis sugere procurar o narrador do conto e interrogá-lo. Bento Montenegro diz que os membros do INL vão fazer uma viagem pelo universo de Guimarães Rosa. BLOCO 3 Os detetives Bento Montenegro e Marília Reis encontram os personagens do conto – o jagunço Damázio (Tininha Mello), e seus capangas Ricardo Sequeira e Mauro Muraro. Damázio está interpelando o “homem do governo”, que também narra o episódio (Felipe Reis). Eles interrompem a cena e tentam descobrir o significado de “famigerado”, adjetivo utilizado pelo narrador para definir o jagunço Damázio. De volta ao INL, Instituto Nossa Língua, os detetives contam com a ajuda do Conselheiro Brás que explica que a palavra “famigerado”, além de significar famoso, afamado, notório, também possui uma conotação negativa, tanto que é comum ela ser aplicada a malfeitores como Damázio. De todo modo, o narrador não mentiu para Damázio. Ele apenas omitiu algumas informações. O narrador se livrou do jagunço que foi embora supondo que o “moço do governo” o elogiara. O narrador usou artifícios semânticos, ou seja, artifícios de sentidos, para enrolar o jagunço. Como nos mostra Guimarães Rosa, entre a palavra e a espada, vence a palavra. Tininha e Felipe encerram o programa interpretando o poema “Um chamado João”, de Carlos Drummond de Andrade, ao som de fundo da canção “Diadorando”, de Zé Modesto, na interpretação de Ceumar

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    GUIOMAR NAMO DE MELLO E BERNADETE GATTI (26/11) VERSÃO CORRIGIDA

    RECÉM-PUBLICADO PELO BANCO MUNDIAL, O LIVRO "PROFESSORES EXCELENTES - COMO MELHORAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NA AMÉRICA LATINA E CARIBE" TRAZ UMA PESQUISA COM MAIS DE 15 MIL SALAS DE AULA EM 3 MIL ESCOLAS DE 7 PAÍSES, INCLUSIVE O BRASIL. A PARTIR DOS DADOS LEVANTADOS NO PERÍODO ENTRE 2009 E 2013, O EDUCAÇÃO BRASILEIRA TRATA DO QUE É NECESSÁRIO PARA MELHORAR A QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL, SOB A PERSPECTIVA DO RECRUTAMENTO, FORMAÇÃO E ESTÍMULO AOS PROFESSORES. AS NOSSAS CONVIDADAS SÃO A PESQUISADORA DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, BERNARDETE GATTI, E A DIRETORA DA ESCOLA BRASILEIRA DE PROFESSORES, GUIOMAR NAMO DE MELLO. ELAS CONVERSARAM COM TATIANA BERTONI E CÁSSIA GODOY.

  • 10:01SAUDE BRASIL

    FARMACOVIGILÂNCIA

    Cada vez mais a ciência avança e desenvolve medicamentos que tem contribuído para a garantia e promoção da saúde. Para se desenvolver um medicamento pesquisa-se anos e são utilizados diversos testes a fim de garantir a sua segurança e eficácia. Mas apesar de todas as pesquisas e testes, alguns medicamentos quando estão no mercado podem apresentar efeitos colaterais prejudiciais a população em gera, ou a públicos específicos. Por isso, para garantir a segurança na utilização destes produtos foi criado o conceito de Farmacovigilância. O principal objetivo da farmacovigilância é fazer a monitoração dos medicamentos que estão no mercado relatando as reações adversas dos produtos.

  • 10:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 26 - A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA

    O PROGRAMA FALA SOBRE O PAPEL DA ATIVIDADE FÍSICA ONTEM, HOJE E SEMPRE. UM GRANDE DESAFIO PARA OS PESQUISADORES DA SAÚDE É DEMONSTRAR QUE A ATIVIDADE FÍSICA CONSTANTE MELHORA A QUALIDADE DE VIDA E PODE ATÉ PROLONGÁ-LA.

  • 11:01CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 33 - DIREITOS E DEVERES - SIMETRIA OU ASSIMETRIA? - PARTE 2

  • 11:32LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 22

    • João, sua literatura e seu trabalho intelectual estão associados a uma trajetória de militância política, pelas minorias etc, ao passo que o Reinaldo apareceu justamente com um livro, Tanto Faz, que joga isso pro alto. Pergunta para vocês dois: a literatura pode e deve ter compromisso com a realidade? • Reinaldo: Tanto Faz surgiu no começo da abertura; havia um cansaço da política, do discurso engajado? • João: que importância teve a contracultura na sua trajetória? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Luiz Roberto Guedes para João Silvério Trevisan (rótulo GLS) • Reinaldo: no seu caso, o rótulo é o da literatura desencanada, hedonista, espontânea – mas vc é tradutor de autores importantes, como Burroughs Thomas Pynchon. Você esconde essas referências? • João: em quais livros entra a temática homoerótica em sua obra? • Reinaldo: o que mudou entre o momento em que escreveu “Tanto Faz” ou “Abacaxi” e o atual, de “Pornopopéia”? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Guedes para Reinaldo (publicidade) • João: como foi sua participação no jornal Lampião? Como surgiu? Quem editava? • Reinaldo: em Tanto Faz, a curtição do protagonista tinha um sentido eufórico, enquanto no Pornopopéia, apesar do humor, ele parece cair de modo compulsivo nessa da espiral de sexo e drogas. O prazer virou uma fissura? • João: o papel da sexualidade mudou, deixou de ser libertária para virar objeto de site de sacanagem, Big Brother, revista de celebridades etc? Pergunta Guedes para Trevisan (cinema) PERGUNTAS BLOCO 4 • João: Ana em Veneza tem como pano de fundo a questão da identidade brasileira, de uma arte brasileira: esse tema ainda é importante no Brasil? • Reinaldo: por que vc ficou tanto tempo sem escrever entre Abacaxi, de 1985, até Órbita dos caracóis, de 2003 e os contos de Umidade, de 2005? • João: Parece que seu novo livro – Rei do Cheiro – tem algo em comum com o universo do Reinaldo Moraes. Vc pode falar um pouco dele?

  • 12:31MOSAICOS

    MUSICAIS - CAETANO VELOSO/ CHICO BUARQUE

    MOSAICOS MUSICAIS: Caetano Veloso e Chico Buarque Programa homenageia Caetano Veloso e Chico Buarque, com participações de A Cor do Som, interpretando músicas como "Beleza Pura", Chico César cantando "Terra", Mallu Magalhães com "Leãozinho". Em homenagem a Chico Buarque, Elba Ramalho interpreta "O Meu Amor", Joyce canta "Samba do Grande Amor", Diogo Nogueira canta "Feijoada Completa", entre outras, e Emilio Santiago interpreta "A Rita".

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 15/06/2018 - LIXO OCEANO (PROJETO TAMAR)

    HOJE FALAMOS SOBRE A QUANTIDADE DE LIXO NOS OCEANOS E O QUE FAZER PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO./ COM A GENTE AQUI NO ESTÚDIO, SILVIA PIEDRA-ITA ROLIM, ASSESSORA TÉCNICA DO PLASTIVIDA./ E HENRIQUE BECKER, COORDENADOR TÉCNICO DO PROJETO TAMAR EM UBATUBA.

  • 14:01CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 27

    Pgm 27 - No ar: 27/10/11 VLADIMIR HERZOG - 36 anos de morte ENTREVISTA IVO HERZOG - Filho Vladimir Herzog A PEDIDO - Disparada Jair Rodrigues OFÍCIO RETRÔ ALFAIATE MODA BRECHÓ ENCERRA MUTANTES

  • 14:30O POVO BRASILEIRO

    BRASIL CAIPIRA

    ESTE PROGRAMA INVESTIGA AS ORIGENS E AS TRANSFORMACOES PELAS QUAIS PASSOU O CHMADO "MUNDO CAIPIRA".NELE,DARCY RIBEIRO FA- LA SOBRE OS BANDEIRANTES,A CACA AOS INDIOS E AO OURO,O SURGI MENTO E A DESCARACTERIZACAO DE MAIS ESSA REGIAO CULTURAL BRA SILEIRA.O PROGRAMA CONTEM IMAGENS ORIGINAIS CAPTADAS NO SUL DE MINAS,EM OURO PRETO E EM SAO PAULO. TAMBEM MOSTRA IMAGENS DA CONGADA E DO MOCAMBIQUE,DANCAS POPU LARES DO MUNDO CAIPIRA,FILMADAS EM 1935 POR T.LEVI-STRAUSS. O JECA TATU E O CAIPIRODROMO.AS INFLUENCIAS DAS MATRIZES POR TUGUESA E NEGRA.O REI DO GADO.A INDUSTRIALIZACAO E A URBANI- ZACAO.TOM ZE DECLAMA OSWALD DE ANDRADE.TRECHOS DE TEXTOS DE SERGIO BUARQUE DE HOLANDA PONTUAM O PROGRAMA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ENDOMETRIOSE NA ADOLESCÊNCIA

    Endometriose é uma doença que tem atingido cada vez mais mulheres e que pode começar ainda na adolescência. Dez por cento das mulheres em idade reprodutiva são afetadas pela endometriose e um dos principais sintomas é muita dor ao menstruar. O médico explicou que muita cólica é sinal de alerta. O legal deste programa é que quem foi falar sobre o problema da filha foi o pai. E ela também participou, mostrando que o assunto não precisa ser tabu entre os homens. O ginecologista também responde dúvida de telespectadora.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 35 ALFABETIZAÇÃO - 18/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO , VAMOS CONVERSAR SOBRE ALFABETIZAÇÃO.// UM PROCESSO QUE NÃO SE RESUME A ENSINAR A LER./ AS CRIANÇAS TAMBÉM PRECISAM ENTENDER O SENTIDO DAS FRASES./ E ISSO ENVOLVE IMAGINAÇÃO, CRIATIVIDADE, RACIOCÍNIO LÓGICO.../ NOSSA CONVIDADA É A CONSULTORA EM EDUCAÇÃO, ILONA BECSKEHÁZY.

  • 15:37DOC TV II

    A PRÓXIMA REFEIÇÃO (AM)

    A Próxima Refeição narra a saga de 86 brasileiros que vivem no interior da Amazônia, na comunidade do Tambor, alto rio Jaú, onde leva-se de 6 a 8 dias para se chegar de barco a partir de Manaus. Lá não moram indios, mas cidadãos brasileiros. Crianças que vão a escola, adultos que votam e idosos que recebem aposentadoria. Brasileiros de uma cultura genuina, calcada na exploração dos recursos naturais. De um Brasil isolado, desconhecido, e único. O tema de A Próxima Refeição parte da busca quase que diária por comida, através da caça e pesca, por madeira para construir suas casas, por palha para cobri-las, pelos mais variados produtos que a natureza oferece e que garantem seu sustento e um minimo de acumulo de dinheiro. Mas sua narrativa não se detém nestas ações. Acaba-se por entrar na vida destas pessoas, em seus anseios, seus problemas, seus conflitos e alegrias, sejam eles concientes ou não. Levanta-se o paradoxo de seu modo de vida versus a auto-sustentabilidade da fonte de todas as suas riquezas, a mãe-natureza. “O que Deus dá nunca acaba”.

  • 16:35INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:48TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

    A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.

  • 17:03NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 57 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 57 você verá a importância de saber calcular o volume dos sólidos e conhecerá algumas aplicações práticas desses cálculos.

  • 17:17NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 68 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 68 você vai rever a solução de sistemas e recordará como são os gráficos e a equação de uma reta.

  • 17:32CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 25 - MOVIMENTOS DE VANGUARDA NO SÉCULO XX - PARTE 02

    NA SEGUNDA PARTE DA AULA, A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA SOBRE A CARREIRA DE SCHOENBERG, O QUE ESSE ARTISTA FEZ PELO MOVIMENTO EXPRESSIONISTA NO SÉCULO XX, SUAS INFLUÊNCIAS E SUAS OBRAS.

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2019

    SALA DE ROTEIRISTAS (FIAM-FAAM)

    Neste programa Aline Jones e Eduardo Guimarães, apresentam o vídeo “Sala de Roteiristas”, produzido por alunos do curso de Radio e TV do FIAM FAAM Centro Universitário. Sobre “Sala de Roteiristas”: Sala de Roteiristas é um Docudrama onde estão reunidos grandes roteiristas brasileiros, falando sobre processo criativo, bloqueio criativo, pesquisa e mercado. Ano de produção: 2018

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 331 - CIÊNCIA DO PASSADO E DO FUTURO

    A DESCOBERTA DE UM CRÂNIO QUASE COMPLETO DE UM ANCESTRAL DO HOMEM, QUE VIVEU HÁ 3 MILHÕES E 800 MIL ANOS, LEVOU OS CIENTISTAS A QUESTIONAREM A IDEIA MAIS ACEITA ATÉ AGORA SOBRE A EVOLUÇÃO HUMANA - E A REPENSAR A TESE DE QUE OS HUMANOS DESCENDEM DE UMA ESPÉCIE PARTICULAR DE PRIMATA. AGORA, COMEÇA A PREVALECER A TEORIA DE QUE PODEM TER EXISTIDO OUTROS ELOS NESSA CADEIA, AUMENTANDO O NÚMERO DE POSSÍVEIS ROTAS EVOLUTIVAS ATÉ OS PRIMEIROS HOMO SAPIENS. SE AS PESQUISAS PARA DETERMINAR DE ONDE VIEMOS CAMINHAM A PASSOS MAIS LENTOS, UM OUTRO CAMPO DA CIÊNCIA AVANÇA RAPIDAMENTE E COMEÇA A CRIAR UM MUNDO NOVO QUE NOS APROXIMA DA FICÇÃO. VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR UMA FIBRA ELÁSTICA DEZ VEZES MAIS RESISTENTE QUE O AÇO? E SE DISSERMOS QUE ESSE MATERIAL PODE VIR DE UMA...CABRA. SIM, MAS UMA CABRA TRANSGÊNICA. E TEM MAIS: OS CIENTISTAS JÁ TEM A FÓRMULA PARA RECRIAR ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS. O PRIMEIRO DELES DEVE SER O MAMUTE, QUE VIVEU HÁ MILHÕES DE ANOS. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA APRESENTA ESSE ADMIRÁVEL MUNDO NOVO.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    ANTONIO FAGUNDES

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:32SP PESQUISA

    AMAZÔNIA

    O SÃO PAULO PESQUISA VAI APRESENTAR O TRABALHO DE UMA BRASILEIRA QUE GANHOU A CAPA DA REVISTA CIENTÍFICA NATURE. A PESQUISADORA LUCIANA VANNI GATTI MOSTROU QUAL O PAPEL DA FLORESTA AMAZÔNICA NO BALANÇO DE EMISSÕES DE CARBONO. A CIENTISTA USOU UM MÉTODO QUE PERMITIU A MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA EM VÁRIOS PONTOS DA FLORESTA, EM DIFERENTES MESES DO ANO, E DESCOBRIU QUE A QUANTIDADE DE CHUVA ALTERA COMPLETAMENTE O PAPEL DA FLORESTA NA EMISSÃO DO CO2, O PRINCIPAL GÁS QUE CONTRIBUI COM O AQUECIMENTO GLOBAL. TAMBÉM NA AMAZÔNIA, UM GRUPO DE CIENTISTAS DE SÃO PAULO INVESTIGA COMO A POLUIÇÃO INTERFERE NA FORMAÇÃO DAS NUVENS, E NO REGIME DE CHUVAS EM VÁRIAS PARTES DO PAÍS.

  • 21:01GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    A CARTA - DE WILLIAM SOMERSET MAUGHAM

    A esposa de um comerciante mata um homem e alega legítima defesa, mas omite que eles eram amantes. É quando a viúva procura o advogado da assassina, chantageando-a com uma carta.

  • 22:01#PROVOCAÇÕES

    #PROVOCAÇÕES - 16 - DAGMAR GARROUX ( TIA DAG )

    Em nova fase, o programa #Provocações, agora comandado por Marcelo Tas, recebe Dagmar Rivieri Garroux, mais conhecida no Brasil e no mundo como Tia Dag. Fundadora da Casa do Zezinho – instituição criada inicialmente para receber filhas de refugiados políticos de zonas de conflito e ditaduras –, ela dedica sua vida, desde os anos 70, à consolidação de um espaço seguro e criativo, a fim de viabilizar que jovens e crianças em situação de alta vulnerabilidade social possam superar suas limitações. Ao longo do programa, a discípula de Paulo Freire relembra experiências pessoais com a violência das ruas, fala sobre infância, tortura e manifesta seu posicionamento sobre a educação no País. ABERTURA: Com a chave na mão quer abrir a porta, não existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas não há mais. E agora, José? O trabalho da minha convidada é inspirado neste poema de Carlos Drummond de Andrade. Só que ela me lembra outro verso do poeta maior: Uma flor nasceu na rua! Seu nome não está nos livros. Mas é realmente uma flor. Furou o asfalto, o tédio... e o ódio. A mulher, que para mim é uma flor, vou logo avisar, é muito brava. Para alguns ela não é flor que se cheira. É educadora, há mais de 25 anos transforma a vida de crianças na periferia de São Paulo. Nós Temos quase a mesma idade, mas fazer o que se a pedagoga Dagmar Garroux, fundadora da ONG Casa do Zezinho, é conhecida no Brasil e no mundo como “tia” Dag. Bem-vinda, tia Dag.

  • 22:31ESCALA MUSICAL

    ESCALA MUSICAL - 04

    Vozes raras em comum, dois timbres muito particulares. Ele é contra-tenor e ela tem pássaros na garganta. A São Paulo do Centro-Oeste de Tetê Espíndola encontra a São Paulo Sulista de Filipe Catto, com escalas: no Parque do Ibirapuera, na Praça Roosevelt. No encontro musical: Índia de J. A. Flores, M. O. Guerrero na versão de José Fortuna.

  • 23:02JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 11/09/2019

  • 00:01MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    LITUÂNIA: TRÁFICO DE MULHERES

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 40 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 40 você verá que as florestas brasileiras estão sendo destruídas pelo desmatamento. Aprenderá que, apesar da exuberância da vegetação, o solo da Amazônia é pobre e, com o desmatamento, a floresta pode se transformar num deserto. Descobrirá também que os povos da floresta sabem preservá-la, permitindo a sua recomposição. Você conhecerá ainda outra floresta importante do Brasil: a Mata Atlântica, que está quase totalmente destruída e o que resta dela precisa ser totalmente preservado.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 48 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 48 você aprenderá como acontece a síntese protéica, um processo complexo que acontece dentro de umas estruturas chamadas ribossomos, que ficam espalhadas pelo citoplasma da célula. Você saberá que três ácidos ribonucléicos participam desse processo: o RNA mensageiro - que tem as informações para determinar a seqüência de aminoácidos que deve compor a molécula de proteína -, o RNA transportador, que carrega o aminoácido correspondente, e o RNA ribossômico, onde acontece todo o processo.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 09

  • 08:02ALMANAQUE EDUCACAO

    SHAKESPEARE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano precisam encenar uma peça de Shakespeare pra escola e Cadu tem uma super idéia: encenar várias peças do dramaturgo inglês em uma só! E mais: os personagens serão representados pelos professores e funcionários da escola. Os amigos só não contavam que teriam de gerenciar uma verdadeira guerra de egos entre os atores... e entre os próprios personagens! Pílulas do Saber: Romeu e Julieta - Um excêntrico Mestre Cuca prepara uma sobremesa com queijo e goiabada. Durante a preparação, ele explica por que o prato recebeu o nome de Romeu e Julieta. Pagar o Mico – Um vaidoso mico-leão-dourado explica o surgimento da expressão “pagar o mico”. TV do Cadu: Cadu comanda um caloroso debate entre os personagens de Shakespeare! Isso vai dar a maior confusão. Grande Reportagem: Cadu e Mano vão até o CPT, Centro de Pesquisas Teatrais, conversar com atores da companhia e com o diretor Antunes Filho sobre a importância da obra de Shakespeare para o teatro e literatura. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber dos alunos de escolas de São Paulo como eles se declaram para a pessoa amada! Ser ou Não Ser: a jovem estudante Bruna Tristão, de 15 anos, cujo maior sonho é ser cantora, bate um papo esclarecedor com a incrível Paula Lima! Túnel do Tempo: resgatamos a incrível imagem do parlamento italiano, que se transformou em um verdadeiro ringue de luta livre em 1994. Um fato vergonhoso para a política daquele país.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 118

    Contrariando a imagem da Argentina "européia", jovem e negro, nascido na periferia, Washington Cucurto procura mostrar em sua literatura os cruzamentos raciais e culturais que compõem o país. O poeta peruano Cesar Vallejo, sempre ligado aos movimentos de vanguarda do começo do século XX, morreu há 70 anos e ganhou homenagem em São Paulo. Joca Reiners Terron comentae as adaptações de clássicos da literatura, já que muitas vezes as pessoas só tiveram acesso a versões curtas e simplificadas.

  • 09:00NOSSA LÍNGUA 2010

    MULHERES NA LITERATURA

    BLOCO 1 Tininha Mello abre o programa interpretando o poema Corridinho, de Adélia Prado. O quadro “Etimologia” traz a origem do termo “poeta”. Felipe Reis entrevista a professora de literatura Nelly Novaes Coelho que fala sobre as principais escritoras brasileiras contextualizando suas obras de acordo com a época de cada uma delas. Entre as escritoras analisadas pela professora Nelly estão Raquel de Queiroz, Lígia Fagundes Telles e Clarice Lispector. BLOCO 2 Felipe e Tininha recebe amigos para um sarau exclusivamente de literatura feita por mulheres. Para começar Felipe lê trecho de conto “Estar sendo. Ter sido”, de Hilda Hilst. Comentário da professora de literatura Luciana Migliaccio sobre a obra de Hilda Hilst e o trecho apresentado. O Jornal Nossa Língua traz um trecho do “Romanceiro da Inconfidência”, de Cecília Meirelles. Felipe Reis pergunta às pessoas se elas sabem o significado da palavra “liberdade”. Tininha Mello lê trecho do “Romanceiro da Inconfidência”, em que Cecília Meireles escreve: “Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” O quadro CSI-LP traz um trecho da letra “O mundo é um moinho”, de Cartola, para análise de interpretação. “.. o mundo é um moinho, vai triturar teus sonhos tão mesquinhos...”, na interpretação de Cazuza. Participação especial de Juliana Costa e Maria Amélia Rocha Lopes que explica aos agentes do INL quem foi Cartola e a poesia que continha em suas letras. BLOCO 3 A equipe do INL investiga as possibilidades de interpretação nos versos . “.. o mundo é um moinho, vai triturar teus sonhos tão mesquinhos. A agente Gilda mostra ao detetive Bento Montenegro outros intérpretes da mesma canção – inclusive o próprio Cartola e Ney Matogrosso. Na versão cantada por Ney Matogrosso eles conseguem entender a intenção de Cartola ”... “.. o mundo é um moinho, vai triturar teus sonhos tão mesquinho...” O Conselheiro Brás explica que o mundo é tão mesquinho. E é ele que vai triturar teus sonhos tão mesquinho e reduzir as ilusões a pó. Cartola escreveu a letra com “mesquinho” no singular, pois o adjetivo forma uma rima perfeita com o substantivo “moinho”. Na seqüência do sarau, Tininha lê um trecho de “A hora da estrela”, de Clarice Lispector. O quadro Socorro! Língua Portuguesa traz a conjugação verbal no modo futuro do subjuntivo dos verbos “ver”, “pôr” e “ter”. Encerrando o sarau, Tininha lê trecho do poema “Com licença poética”, de Adélia Prado. Felipe Reis comenta que esse poema lembra o “O Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade. Eles encerram o sarau ao som de “Mulher (sexo frágil, de Narinha e Erasmo Carlos.

  • 09:32EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    BEATRIZ ABUCHAIM E ELIANA BHERING (03/12)

    SETE MILHÕES E MEIO DE CRIANÇAS BRASILEIRAS ESTÃO MATRICULADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A MAIORIA, CERCA DE 60%, NAS REDES MUNICIPAIS. NESTA EDIÇÃO DO EDUCAÇÃO BRASILEIRA, O ASSUNTO É ESSA ETAPA DO ENSINO E O ARTIGO "MONITORAMENTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA: POSSIBILIDADES E CONTEÚDOS". AS NOSSAS CONVIDADAS SÃO AS AUTORAS, AMBAS PESQUISADORAS DA FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS, ELIANA BHERING E BEATRIZ DE OLIVEIRA ABUCHAIM. ELAS CONVERSARAM COM TATIANA BERTONI E CÁSSIA GODOY.

  • 10:03SAUDE BRASIL

    ATUAÇÃO DO FARMACÊUTICO NO TRATAMENTO DO CÂNCER

    Cada vez mais a ciência avança e desenvolve medicamentos que tem contribuído para a garantia e promoção da saúde. Para se desenvolver um medicamento pesquisa-se anos e são utilizados diversos testes a fim de garantir a sua segurança e eficácia. Mas apesar de todas as pesquisas e testes alguns medicamentos quando estão no mercado podem apresentar efeitos colaterais prejudiciais a população em geral ou a públicos específicos. Por isso, para garantir a segurança na utilização destes produtos foi criado o conceito de Farmacovigilância. O principal objetivo da farmacovigilância é fazer a monitoração dos medicamentos que estão no mercado relatando as reações adversas dos produtos.

  • 10:32BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 26 - STRESS

    NO PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA VAMOS FALAR SOBRE O STRESS. VIDA AGITADA, PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA NO TRABALHO, DESCONTROLE EMOCIONAL, VIOLÊNCIA URBANA E NOITES MAL DORMIDAS SÃO ALGUNS FATORES QUE PODEM LEVAR O INDIVÍDUO AO STRESS E DESENCADEAR OUTRAS DOENÇAS.

  • 11:02CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 34 - DIREITOS E DEVERES - SIMETRIA OU ASSIMETRIA? - PARTE 3

  • 11:33LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 23

    PERGUNTAS BLOCO 1 • Maria Rita: Você acaba de publicar um livro sobre a depressão. Qual a importância desse distúrbio doença psíquica? Existem doenças que traduzem uma época? • Beatriz: Na hora de escrever um romance ou conto, você escolhe um assunto que seja “sintomático”? • Maria Rita: Existe hoje espaço para a intervenção intelectual de um psicanalista? A psicanálise tem repercussão? • Beatriz: A literatura, a ficção, tem algum alcance? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Olgária Matos para Maria Rita Kehl (pobreza do mundo interior) • Beatriz: Pegando carona nessa pergunta, você escreveu o argumento do filme Cronicamente Inviável, do Sergio Bianchi, que expõe o lado perverso das elites brasileiras. Onde existe “mundo interior” nessa realidade dividida entre elites preconceituosas e uma massa de pessoas oprimidas e aterrorizadas? • Maria Rita: na falta de perspectiva de transformações políticas ou econômicas efetivas, a questão ética substituiu as questões infra-estruturais,? (Lembrar Castoriadis) • Beatriz: você estreou com o romance Azul e Dura, que narra história de uma mulher de classe alta que atropela uma inválida; de onde veio essa espécie de cena inaugural da sua obra? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Olgária Matos para Beatriz (tempo da leitura) • Maria Rita: Videologias, escrito com Eugênio Bucci, é uma análise dos mecanismos ideológicos da televisão. O que mudou nos últimos anos na relação da nossa subjetividade com a mídia? • Beatriz: Em Meu Amor, você escreve contos a partir de episódios de grande repercussão como os assassinatos do menino João Helio ou de Isabela Nardoni – mas seu foco é o tratamento que esses assuntos tiveram na mídia. A violência da informação pode indignar tanto quanto a violência em si? • Maria Rita: é como é p/ vc participar desse universo midiático, televisivo? • Beatriz: Vc participou Flip e publicou em Meu Amor um conto – “Comida em Parati” – que contém críticas, ou pelo menos ironias, em relação a essa exposição do autor. Eventos como esse fazem a obra ser substituída pelo autor? PERGUNTAS BLOCO 4 • Maria Rita: quando se fala em depressão, sempre vem à tona a questão dos psicofármacos: remédios psiquiátricos são uma forma de apaziguar os conflitos? • Beatriz: Você passou do tema da culpa social em Azul e Dura, para a culpa política, em Não Falei. Como foi esse processo. A culpa é tão central quanto a depressão? Azul e Dura: "irmandade apátrida" da riqueza globalizada: o "único pecado é o fracasso", Não Falei: "Deixamos isso acontecer, acontecemos esse horror. (...) Talvez jamais alguém tenha me considerado um traidor, a não ser eu mesmo", • Maria Rita: por que o título O tempo e o cão? Vc já lidou pessoalmente com a depressão? • Beatriz: que importância teve o trabalho como editora para sua literatura?

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 542

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - EXTINÇÃO EM MASSA

    PARA FALAR SOBRE A EXTINÇÃO DAS ESPÉCIES E A CONSEQUÊNCIA DISSO PARA A NOSSA VIDA, RECEBEMOS OS BIÓLOGOS DANIEL LAHR , PROFESSOR DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS DA USP E NATALIA PASTERNAK, PESQUISADORA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS TAMBÉM DA USP./ /

  • 14:01CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 28

    Pgm 28 - No ar: 02/11/11 CRÉDITOS - PGM 28 VT VOTO MULHER - 3 de novembro de 1930, as mulheres do Brasil conquistaram o direito de votar VT A PEDIDO/PAULINHO da Viola VT MUSA TONIA CARRERO VT Filme 1 noite em 67 VT FESTIVAL DE MÚSICA RETRÔ 1

  • 14:31O POVO BRASILEIRO

    BRASIL SULINO

    NESTE PROGRAMA DARCY RIBEIRO NOS FALA NAO DE UM,MAS DE TRES BRASIS SULINOS:O DOS INDIOS GUARANIS E DAS MISSOES JESUITI - CAS,QUE GERARAM OS GAUCHOS;O DOS ILHENHOS,QUE PORTUGAL MAN - DOU BUSCAR PARA POR UMA PRESENCA PORTUGUESA.E O DOS GRINGOS, QUE CAIRAM NA REGIAO COMO UMA ONDA". COM IMAGENS CAPTADAS NO RGS(NOS PAMPAS,EM PORTO ALEGRE E NA SERRA GAUCHA),IMAGENS DE ARQUIVO DAS MISSOES E DOS ACORES,E ICONOGRAFIA MUITO VARIADA,O PROGRAMA DESVENDA UM SUL POUCO CONHECIDO:SUL DE NEGROS QUE CULTUAM ORIXAS,SUL DOS SEM-TERRA ,DOS GAUCHOS-A-PE.O VELHO MONDADORI TOCA O "BOI BARROSO". LUPICINIO RODRIGUES CANTA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    SONHO REALIZADO

    Você tem um sonho? Existe no Brasil uma ONG realizadora de sonhos de crianças e jovens que passam por tratamento de uma doença grave: é a Make-A-Wish. Luciana, da ONG, contou como ela funciona. Realizar o sonho de um filho ou filha é ter o próprio sonho. Luciana e Anna Laura foram juntas participar do programa. A filha ficou com sequelas de um tratamento para leucemia. Pediu para a Make-A-Wish uma cachorrinha e foi atendida. O nome dela é Manuela, uma yorkshire. Roberta Garcia, também da ONG, falou sobre outros sonhos e como eles são realizados.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 36 COMPETÊNCIAS BNCC - 19/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE AS COMPETÊNCIAS DOS ALUNOS, QUE DEVEM SER DESENVOLVIDAS A PARTIR DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR.// SEGUNDO O DOCUMENTO, O COMPROMISSO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA É A FORMAÇÃO HUMANA INTEGRAL E A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE JUSTA, DEMOCRÁTICA E INCLUSIVA.// NOSSA CONVIDADA É MARIA INÊS FINI - PRESIDENTE DO INEP.

  • 15:36DOC TV II

    PÉRICLES LEAL CRIADOR ESQUECIDO (PB)

    O documentário Pericles Leal, o criador esquecido é um filme sobre a descoberta de um pioneiro da televisão brasileira que contribuiu para estabelecer as bases da teledramaturgia nacional nos anos cinqüenta quando esse moderno meio de comunicação de massas ainda dava seus primeiros passos atuando na extinta TV Pauista e TV Tupi. A partir do momento original de seus trabalhos de criação, fazendo poemas, contos, crônicas, reportagens, e escrevendo adaptações teatrais para o rádio, com o recurso a depoimento com pessoas que conviveram com ele, o documentário procura mostrar ao espectador, através de fragmentos materiais dessa memória que a semente lançada na Paraíba, guarda relação direta com seu futuro amadurecimento profissional quando passou a criar para a o jornal, a televisão, o mercado editorial de revistas, o teatro, em diversos gêneros. Para fins de uma melhor compreensão do público, o documentário apresenta esse movimento inicial do autor na Paraíba nos anos quarenta.

  • 16:34INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:46TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 8 - MUSEU DO FUTEBOL E FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

    Neste episódio os apresentadores invadem um dos territórios culturais mais procurados pelos moradores da cidade de São Paulo e também por quem está aqui em visita: O Museu do Futebol. E para completar o programa, nossa dupla vai até a Fábrica de Cultura da Vila Brasilândia, onde se reúne jovens dos mais ativos e militantes nos novos ritmos musicais de São Paulo. Futebol e música, duas paixões nacionais num mesmo Território Cultural.

  • 17:03NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 40 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 40 você verá que as florestas brasileiras estão sendo destruídas pelo desmatamento. Aprenderá que, apesar da exuberância da vegetação, o solo da Amazônia é pobre e, com o desmatamento, a floresta pode se transformar num deserto. Descobrirá também que os povos da floresta sabem preservá-la, permitindo a sua recomposição. Você conhecerá ainda outra floresta importante do Brasil: a Mata Atlântica, que está quase totalmente destruída e o que resta dela precisa ser totalmente preservado.

  • 17:19NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 48 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 48 você aprenderá como acontece a síntese protéica, um processo complexo que acontece dentro de umas estruturas chamadas ribossomos, que ficam espalhadas pelo citoplasma da célula. Você saberá que três ácidos ribonucléicos participam desse processo: o RNA mensageiro - que tem as informações para determinar a seqüência de aminoácidos que deve compor a molécula de proteína -, o RNA transportador, que carrega o aminoácido correspondente, e o RNA ribossômico, onde acontece todo o processo.

  • 17:36CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 27 - MÚSICA E POLÍTICA - PARTE 01

    A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, ABORDA O TEMA POLÍTICA. QUAL A INFLUÊNCIA DA POLÍTICA NAS ARTES E PRINCIPALMENTE NA MÚSICA. FALA DOS DOIS TEMAS MARCANTES QUE MUDARAM A HISTÓRIA DO SÉCULO XX E SE REFLETIRAM DIRETAMENTE NA MÚSICA: A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL E A REVOLUÇÃO RUSSA. OS COMPOSITORES PASSAM A INCORPORAR O NOVO ESTILO DE VIDA URBANA ÀS SUAS MÚSICAS.

  • 18:21CULTURA É CURRÍCULO II

    CASA DAS ROSAS

  • 18:34REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1294

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A OBRA QUE REUNE LITERATURA E IMAGENS DO NORDESTE BRASILEIRO. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM UMA INICIATIVA QUE PROMOVE A MODA SUSTENTÁVEL. E AINDA, CIENTISTAS TENTAM EVITAR A EXTINÇÃO DE MAIS UM PRIMATA AMEAÇADO, PARENTE DO FAMOSO DO MICO-LEÃO-DOURADO. A ONG SPVS- SOCIEDADE DE PESQUISA EM VIDA SELVAGEM- CRIOU UM PROGRAMA DE MONITORAMENTO E PROTEÇÃO DO MICO-LEÃO-DA-CARA PRETA , QUE SÓ É ENCONTRADO EM UMA PEQUENA REGIÃO DE MATA ATLÂNTICA. O PROJETO GAVETA ESTIMULA A TROCA E DOAÇÃO DE ROUPAS PARA REDUZIR O CONSUMO E POUPAR O MEIO AMBIENTE. E, A FOTÓGRAFA MAUREEN BISILLIAT LANÇA NOVA EDIÇÃO DE "SERTÕES: LUZ E TREVAS" , LIVRO CLÁSSICO QUE TRAZ FOTOS FEITAS POR ELA E TEXTOS DO ESCRITOR EUCLIDES DA CUNHA.

  • 19:05SE AS ÁRVORES FALASSEM

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    NICETTE BRUNO

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:31SP PESQUISA

    ATIVIDADE SOLAR

    A PESQUISA DEDICADA AO CLIMA ESPECIAL ANALISA PRINCIPALMENTE INFORMAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DO SOL, COMO EXPLOSÕES SOLARES, CAMPO MAGNÉTICO DO SOL E QUANTIDADE DE RADIAÇÃO QUE CHEGA À NOSSA ATMOSFERA. ESSE MONITORAMENTO É IMPORTANTE PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA NO FUNCIONAMENTO DAS COMUNICAÇÕES, TRANSAÇÕES BANCÁRIAS, INTERNET, AVIAÇÃO E ENERGIA. O PROGRAMA APRESENTA A PESQUISA DESENVOLVIDA NO CENTRO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA MACKENZIE, CRAAN, E O MONITORAMENTO REALIZADO NO PROGRAMA DE ESTUDO E MONITORAMENTO BRASILEIRO DO CLIMA ESPACIAL (EMBRACE), DO INPE.

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    A BEATA MARIA DO EGITO - DE RACHEL DE QUEIROZ

    A peça coloca o conflito que se estabelece entre Maria do Egito, a Beata, a fervorosa seguidora do Padre Cícero e o Tenente que comanda o destacamento de um pequeno lugarejo. Esse conflito é mais violento, porque o Tenente acaba por apaixonar-se pela Beata. Amor, Fé, Política, interesses particulares misturam-se nesse drama nordestino.

  • 22:14RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 11 - IGREJA BATISTA - TEMP I

    Na faculdade de teologia, em Vitória, alunos estudam a Bíblia. O pastor Robson Junior, presidente da Convenção Batista Nacional do Espírito Santo, explica o processo de evangelização por meio do estudo. Também analisa a autonomia de cada igreja batista e a evolução, desde a convenção mais tradicional até as renovadas. Em Trindade (GO), Edmilson mostra como é seu envolvimento com a Igreja e a vivência na religião. Em Ibirité (MG), o casal Elias e Andressa relata sua experiência de conversão e como a Escola Bíblica Dominical os ajudou a decidir que queriam fazer parte da Igreja.

  • 22:41ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 02

    Clodoaldo Araujo se encontra com seu amigo Andre Bianchi, que o recebe em San Francisco, e os dois passeiam um pouco pela cidade. Andre Bianchi apresenta uma curiosidade tecnológica ligada a serviços: a Café X, a máquina que serve café automaticamente com o braço de um robô. Clodoaldo Araujo mostra a operação e experimenta o café, não só como uma curiosidade mas também como uma forma de mostrar o quanto a inovação está incorporada e espalhada pelas ruas do Vale do Silício e especificamente de San Francisco. Em seguida, Clodoaldo vai até a aceleradora The Vault e explica como funciona uma aceleradora no Vale do Silício, com entrevistas com Fernando Figueiredo e Rafael Ferra. Finalmente, ele conhece e entrevista os fundadores da Nabis, uma startup especializada num formato inédito e muito curioso de distribuição de maconha.

  • 23:07JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 12/09/2019

  • 00:05MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    FIJI: MULHERES EM CARREIRAS NÃO CONVENCIONAIS

    AS MULHERES QUE HOJE OCUPAM CARGOS E PROFISSOES,QUE ANTES E- RAM EXCLUSIVAS DOS HOMENS, COMO POR EXEMPLO VETERINARIAS E POLICIAIS.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 27 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai aprender um pouco mais sobre o sul e o centro-oeste de nosso país. Regiões que formam o cinturão agrário-industrial mais integrado ao centro econômico do Brasil. Vai ver como essas regiões se consolidaram no desenvolvimento de atividades complementares à indústria, integrando-se, assim, ao ritmo de desenvolvimento do sudeste.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 49 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 49 você verá que o DNA - material genético de todas as células vivas - é formado por uma cadeia dupla de açúcar, fosfato e bases nitrogenadas. Quando a dupla hélice se rompe, podem acontecer dois processos: a transcrição, quando o DNA sintetiza moléculas de RNA, que vão, por sua vez, sintetizar as proteínas, ou a duplicação, quando o DNA faz uma cópia de si mesmo.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 10

  • 08:01ALMANAQUE EDUCACAO

    EDUCAÇÃO INCLUSIVA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu quebra o tornozelo ao tentar uma manobra mais radical de skate e passa a sofrer na pele as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta para frequentar lugares não adaptados. Mas como pra ele e pro Mano tudo vira assunto pro Almanaque, a dupla vai fazer um programa especial sobre inclusão. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílula do Saber: Corpo Humano – um cientista caricato explica as características ósseas do corpo humano. Pílula do Saber: Caixa de Pandora: a curiosa história do mito grego de Pandora. TV do Cadu: uma entrevista com Leonard Ang, brasileiro vencedor do segundo campeonato mundial de aviões de papel, que aconteceu na Áustria. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone pedem a opinião de alunos sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam o Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da arte. Túnel do Tempo: imagens da contusão de Pelé na Copa de 1962, no Chile. A torcida acreditava que sem Pelé o Brasil não seria campeão do mundo, Mas Garrincha chamou para si a responsabilidade e se sagrou uma figura importante na conquista da copa.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 119

    O Entrelinhas acompanhou o lançamento do vigésimo número da revista Inimigo Rumor que foi criada há 10 anos. Uma entrevista com o poeta carioca Lysias Enio, irmão do pianista João Donato e autor de mais de cem letras, que já foram gravadas por grandes nomes da MPB. Andrea Del Fuego fala sobre a obra mais importante do escritor norte-americano William Faulkner. “O som e a fúria” ganhou recentemente uma nova tradução no país.

  • 09:01NOSSA LÍNGUA 2010

    GUIAS TURÍSTICOS

    BLOCO 1 Felipe Reis e Tininha Mello sobre a riqueza de informação e cultura que recebemos quando fazemos turismo. A figura do guia de turismo é importante pois é ele que vai narrar os fatos históricos, descrever a arquitetura do local e as curiosidades de cada lugar visitado. Felipe e Tininha acompanham um passeio turístico pela cidade de São Paulo e conversam com a guia de turismo Regina Silva que fala sobre o marco zero de São Paulo – a Praça da Sé e o Pátio do Colégio, onde foi realizada a primeira missa pelos padres jesuítas, em 25 de janeiro de 1554. Imagens de pontos turísticos da cidade de São Paulo ilustram a narrativa. Felipe entrevista o professor de geografia Paulo Roberto Moraes que faz análise da São Paulo desde a fundação até os dias de hoje. Destaca a influência indígena na língua portuguesa. Tininha lê poema “Prece a Anchieta”, do poeta paulista Guilherme de Almeida. O quadro “Curiosidades” traz o significado do brasão de São Paulo, criado pelo poeta Guilherme de Almeida com a ajuda do desenhista José Washt Rodrigues, que diz “NON DUCOR, DUCO”, que significa “Não sou conduzido, conduzo!”. BLOCO 2 O âncora Gelson Babosa, do Jornal Nossa Língua, introduz o noticiário cantando um trecho da “Canção do Expedicionário”, de Guilherme de Almeida e traz a notícia de que foi reaberto para visitação o Museu Biográfico e Literário Casa Guilherme de Almeida, mais um ponto turístico de São Paulo. Felipe Reis entrevista o poeta e diretor do Museu Biográfico e Literário Casa Guilherme de Almeida, Marcelo Tapia, que fala da importância da obra do poeta paulista. Cenas do Museu mostrando o significativo acervo composto de objetos que pertenceram ao poeta, tradutor, jornalista e advogado paulista, entre outros, obras dos principais artistas modernistas que participaram da Semana de Arte de 22, como Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Lasar Segall e Victor Brecheret. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “turismo”. Povo Fala com as impressões dos turistas sobre a cidade de São Paulo. Felipe continua sua entrevista com o professor de Geografia que agora destaca a influência das colônias portuguesa, espanhola, italiana, alemã, no sotaque da fala paulistana. Trecho da canção “São Paulo, São Paulo”, do grupo Premeditando o breque (Premê) e cenas da cidade para ilustrar o tema. BLOCO 3 Imagens da cidade ao som da “Sinfonia Paulistana”,de Billy Blanco, feita especialmente para a cidade. Esta canção é tema do Jornal da Manhã, da Rádio Jovem PAM de São Paulo. Felipe e Tininha entrevistam o jornalista e âncora do Jornal da Manhã, da Jovem PAN, Joseval Peixoto, o jornal que tem a cara de São Paulo. Joseval fala sobre a dinâmica que os locutores imprimem na transmissão das notícias. O quadro Socorro! Língua Portuguesa traz o uso da forma “vim” em lugar do infinitivo “vir”, No padrão culto da língua, o correto é dizer “vai vir”. Felipe e Tininha encerram o passeio pela cidade de São Paulo ao som da “Sinfonia Paulistana”, de Billy Blanco.

  • 09:31EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    MARIA CLARA DI PIERRO (FE-USP) E MARIA VIRGINIA DE FREITAS (AÇÃO EDUCATIVA) (10/12)

    "EJA EM CHEQUE - DESAFIOS DAS POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO SÉCULO XXI" É O LIVRO DA ONG AÇÃO EDUCATIVA QUE REÚNE CINCO PESQUISAS BASEADAS EM DADOS DO INEP-MEC. A PROFESSORA MARIA CLARA DI PIERRO (FE-USP), AUTORA DE UMAS DELAS, EXPLICA OS PONTOS FUNDAMENTAIS DOS ESTUDOS, DESTACANDO A NECESSIDADE DE FORMALIZAR E DE SE DAR MAIS ATENÇÃO A ESSA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO. AO ANALISAR O IMPACTO DA INCLUSÃO DA EJA NO FUNDEB NO ESTADO DE SÃO PAULO, ELA ENCONTROU DIFICULDADES PARA QUANTIFICAR O INVESTIMENTO DO GOVERNO, POIS SÃO AS MESMAS ESCOLAS E PROFESSORES QUE ATENDEM CRIANÇAS E ADULTOS. O CUSTO, MUITAS VEZES, FICA DILUÍDO. MARIA CLARA DI PIERRO CONVERSOU COM OS JORNALISTAS CÁSSIA GODOY E FÁBIO EITELBERG.

  • 10:02SAUDE BRASIL

    ARTRITE REUMATOIDE 2017

    A artrite reumatoide é uma doença mais comum do que pensamos, pode acometer qualquer pessoa em qualquer idade e atinge cerca de 1% da população, sendo as mulheres mais acometidas do que os homens. Essa enfermidade é considerada uma doença sistêmica e crônica. Significa que, ela pode afetar diversas partes do organismo e, por ser crônica, não se obtém a cura e mas sim o controle.

  • 10:31BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 01 - INTRODUÇÃO À SÉRIE

    A consultora explica o que vai ser tratado na série sobre Medicina de Reabilitação. Fala sobre as diversas deficiências físicas; sobre o percentual de deficientes físicos no Brasil; sobre as principais deficiências frísicas e como são causadas. Há perguntas do povo nas ruas sobre se as pessoas que sofrem lesão medular sentem algum tipo de dor nos membros imobilizados / como a pessoa controla bexiga e intestino se não tem sensibilidade da cintura pra baixo /sobre células-tronco.

  • 11:03CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 35 - DIREITOS / DEVERES - SIMETRIA OU ASSIMETRIA? - PARTE 4

  • 11:34LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 24

    Sinopse PGM 24 Convidados: Psicanalista e ensaísta Renato Mezan e professora de literatura Cleusa Rios P. Passos Tema: No ano em que se comemora os 70 anos de morte de Freud (23/09) o Letra Livre discute a relação entre literatura e psicanálise. No ar: 08 de outubro Cleusa Rios P. Passos Ensaísta e professora do Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da USP, Cleusa Rios Passos representa uma das vertentes mais instigantes dos estudos literários: uma aproximação entre a teoria psicanalítica e as correntes da crítica contemporânea. Seu trabalho oscila da análise de autores e obras específicos – como no livro Guimarães Rosa: do feminino e suas estórias – a ensaios em que estabelece pontes entre os conceitos criados por Freud e conceitos sobre a representação ficcional e o imaginário poético – como em Confluências: crítica literária e psicanálise. Em seu livro mais recente, As Armadilhas do Saber, Cleusa Rios Passos aborda desde Machado Assis, Murilo Mendes e Cecília Meireles até Nelson Rodrigues e Chico Buarque. Renato Mezan Um dos mais importantes psicanalistas do país, Renato Mezan é autor de livros que investigam a obra de Freud tanto na perspectiva da clínica quanto do ponto de vista de seu impacto sobre a cultura do século 20. Freud: A Trama dos Conceitos, um de seus primeiros livros, é uma leitura das contradições, impasses e soluções que constituíram a teoria freudiana. E Freud, Pensador da Cultura é um estudos monumental sobre o ambiente artístico e filosófico no qual surgiu a psicanálise. Seus ensaios – reunidos em livros como A Vingança da Esfinge, Psicanálise, Judaísmo – Ressonâncias e Interfaces da Psicanálise – continua essa reflexão a partir de um amplo espectro de autores e temas, que inclui desde a tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles, à obra do filósofo francês de Michel Foucault. PERGUNTAS BLOCO 1 • Mezan: Esse ano marca os 70 anos da morte de Freud; como foi que a psicanálise se incorporou à cultura contemporânea? Dá para fazer um paralelo com autores como Darwin e Marx? • Cleusa: A psicanálise influenciou a literatura posterior a Freud? • Mezan: E como a literatura serviu a Freud na elaboração da psicanálise? PERGUNTAS BLOCO 2 Pergunta Yudith Rosenbaum para Mezan (psicanálise/literatura policial). • Cleusa: Existem autores mais psicanalíticos? • Mezan: Como Freud se relacionou com os escritores e artistas de seu tempo (questão das vanguardas, fluxo de consciência, escrita automática etc)? • Cleusa: O que é a psicanálise aplicada à literatura e como é vista no meio literário? PERGUNTAS BLOCO 3 Pergunta Yudith para Cleusa (consciência do escritor) • Pedir para Mezan explicar análise que Freud fez da Gradiva de Jensen? • Mezan: Fazer análise inibe a criatividade, resolvendo os conflitos do escritor, eliminando o recalque? • Cleusa: Que diferença existe entre os temas psicológicos da época de Freud e da literatura contemporânea? PERGUNTAS BLOCO 4 • Cleusa: Como a crítica literária navega pelas diferentes escolas da psicanálise? • Para ambos: o único prêmio recebido por Freud foi o prêmio Goethe. Dá para ler seus textos como um romance? • Mezan: Após 70 de morte, a obra de Freud cai em domínio público. O que significa isso em termos de edição e tradução de suas obras?

  • 12:32BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 04 - VIOLÕES

    Com o tema Violões, este programa destaca composições de nomes como Garoto, João Pernambuco e Dilermando Reis, entre outros

  • 13:31PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - AGROTÓXICOS

    PARA FALAR SOBRE OS AGROTÓXICOS , RECEBEMOS A PROFESSORA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA HUMANA DA USP LARISSA MIES BOMBARDI./ ELA É AUTORA DO ATLAS "GEOGRAFIA DO USO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL E CONEXÕES COM A UNIÃO EUROPÉIA" E A NUTRICIONISTA LARA NATACCI /

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 29

    CRÉDITOS - PGM 29 - no ar 10/11/11 VT PRIMAVERA ÁRABE À PEDIDO Samba de Rainha Arquivo Tv Cultura MBP Especial Elis Regina - 1973 VT OFICIO CANETEIRO VT ENCERRA SAMBA RAINHA

  • 14:30O POVO BRASILEIRO

    BRASIL CABOCLO

    "A AMAZONIA E O JARDIM DA TERRA".ASSIM DARCY RIBEIRO ABRE O PROGRAMA CONVIDANDO-NOS A CONHECER E A COMPREENDER MELHOR A FORMACAO E AS CARACTERISTICAS DESSE MUNDO,QUE E O CABOCLO. MUNDO DOS INDIOS,DAS AGUAS E DO MICROSHIP.DE CHICO MENDES E DA ZONA FRANCA DE MANAUS.COM IMAGENS ORIGINAIS CAPTADAS NO AMAZONAS,O PROGRAMA CONTEM AINDA BELISSIMAS IMAGENS ANTIGAS DE INDIOS BRASILEIROS,DE SERINGUEIROS E CASTANHEIROS. A CRIACAO DA TRANSAMAZONICA E A BIODIVERSIDADE.TEXTOS DO PA- DRE VIEIRA E DO MARECHAL RONDON PONTUAM O PROGRAMA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    IRMÃOS COMPANHEIROS

    Muitas pessoas decidem ter mais de um filho para fazer companhia para o primogênito. A gente sempre imagina que os filhos serão amigos e companheiros. Daí eles começam a crescer e vem também algumas brigas. Pais e mães ficam chateados, mas acredite: briga entre irmãos também faz parte do companheirismo entre eles. Falamos sobre amizades e brigas. Como pais devem lidar com as brigas, dicas para irmãos serem companheiros. Dicas para pais não criarem tantas expectativas. Mostramos um vídeo divertido enviado pelos gêmeos adultos Mauricio e Fernando. E eles não revelam quem é quem. Participação de telespectadores no quadro papo de rua.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 37 CRECHES II - 24/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O NOVO PAPEL DAS CRECHES NA VIDA DAS CRIANÇAS E DAS FAMÍLIAS.// PORQUE CRECHE NÃO É SÓ UM LUGAR ONDE OS PAIS DEIXAM OS FILHOS QUANDO VÃO TRABALHAR./ A CRECHE É TAMBÉM O PRIMEIRO AMBIENTE SOCIAL ONDE A CRIANÇA SE DESCOBRE COMO UM INDIVÍDUO./ E VAMOS FALAR TAMBÉM, CLARO, SOBRE A FALTA DE VAGAS NAS CRECHES PÚBLICAS.// NOSSA CONVIDADA É ANA TERESA GAVIÃO.

  • 15:37DOC TV II

    CIDADÃO JACARÉ (CE)

    Em 1941, os pescadores Jacaré, Tatá, Manuel Preto e Jerônimo viajam, por 61 dias, de Fortaleza ao Rio de Janeiro, numa jangada. Na capital da República, levam ao ditador Getúlio Vargas reivindicações trabalhistas. Em 1942, o cineasta Orson Welles vem roda ao Brasil rodar episódios de seu longa It’s all true. Um deles, aborda o carnaval carioca; o outro, a aventura daqueles heróis cearenses. Mas, nas filmagens, Jacaré morre em acidente . Ele presidia a colônia de pescadores da Praia de Iracema e, na época, fizera denúncias sobre escândalos do mundo da pesca. O documentário não é a biografia de um homem. Antes, é o retrato de Manuel Olímpio Meira, o Jacaré, como cidadão. Já adulto, ele se alfabetizou para melhor cumprir sua missão, tornando-se um líder. Carismático, impressionou Welles, ao passo que causava certa desconfiança nas autoridades.

  • 16:36INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:49TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 9 - BIBLIOTECA PARQUE VILLA LOBOS E PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA

    Um parque onde a acessibilidade e a inclusão foi o ponto de partida. Essa pode ser a melhor definição do Parque Villa Lobos, um dos mais frequentados pela população de São Paulo e que, diariamente, oferece inúmeras opções culturais. Entre elas, a BVL, Biblioteca Villa Lobos, uma das finalistas do Prêmio “Biblioteca Pública do Ano”, concedido durante o congresso mundial da “IFLA”, Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecária. Neste programa, Felipe e Tuti mostram porque o Parque Villa Lobos e sua biblioteca dão um show de acessibilidade e qualidade.

  • 17:05NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 27 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai aprender um pouco mais sobre o sul e o centro-oeste de nosso país. Regiões que formam o cinturão agrário-industrial mais integrado ao centro econômico do Brasil. Vai ver como essas regiões se consolidaram no desenvolvimento de atividades complementares à indústria, integrando-se, assim, ao ritmo de desenvolvimento do sudeste.

  • 17:20NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 49 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 49 você verá que o DNA - material genético de todas as células vivas - é formado por uma cadeia dupla de açúcar, fosfato e bases nitrogenadas. Quando a dupla hélice se rompe, podem acontecer dois processos: a transcrição, quando o DNA sintetiza moléculas de RNA, que vão, por sua vez, sintetizar as proteínas, ou a duplicação, quando o DNA faz uma cópia de si mesmo.

  • 17:34CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 29 - MÚSICA E POLÍTICA - PARTE 03

    NA ÚLTIMA PARTE DA AULA, A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA DA ARTE PARA O ESTADO COMUNISTA, UMA ARTE MAIS SIMPLES, CANÇÕES DE PROTESTO COMEÇAM A SURGIR.

  • 18:30A ARTE DA ESPANHA

    A ARTE DA ESPANHA - 01 OS MUROS DO SUL

    No primeiro capítulo desta série, sobre a Arte na Espanha, vamos saber como, no final do século VIII, Córdoba foi transformada pelos árabes invasores, na mais brilhante, rica e movimentada cidade da Europa. Crítico e historiador de arte, Andrew Graham-Dixon, viaja do sul para norte da Espanha para contar a história de alguns dos mais importantes ícones da arte vital. Em uma exploração da Espanha moura, ele conta sobre os muçulmanos, sobre a política da época e explica toda a influência cultural viajando de Córdoba para Granada. Mostra edifícios como a Grande Mesquita de Córdoba, o Alcazar de Sevilha e o Alhambra em Granada. Ele também conta como os mouros introduziram novos alimentos - incluindo frutas cítricas, café e especiarias - na Espanha. No primeiro capítulo desta série, sobre a Arte da Espanha, vamos saber como, no final do século VIII, Córdoba foi transformada pelos árabes invasores, na mais brilhante, rica e movimentada cidade da Europa. Veremos como, durante os século IX e X, o Islã convivia neste sul da Espanha com judeus e cristãos. Além de terem promovido um renascimento cultural e artístico nessa região, com uma Biblioteca com 400.000 exemplares. Os árabes reintroduziram no Ocidente a filosofia grega, desenvolveram o pensamento lógico, e nos legaram o sistema numérico.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    MAURO MENDONÇA

  • 20:32SP PESQUISA

    O RISO

    O RISO E O HUMOR, VISTOS PELAS NEUROCIÊNCIAS E PELA HISTÓRIA CULTURAL.

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    A DAMA DE COPAS E O REI DE CUBA - DE TIMOCHENCO WHEBI

    A amizade que une duas solteironas é perturbada quando uma delas passa a receber as atenções de um antigo admirador da companheira. Tais atenções, porém, têm motivos bem diversos daqueles imaginados pela pobre mulher, que se surpreende com o desfecho totalmente inesperado de seu belo romance.

  • 22:09CAFÉ FILOSÓFICO 2019

    ARTES VISUAIS NA SEMANA DE 22

    Artes Visuais na Semana de 22 Ana Paula Cavalcanti Simioni – cientista social Aqui no Brasil, no Movimento Modernista, algumas mulheres tiveram importância central, entre elas, as pintoras Anita Malfatti e Tarsila do Amaral. Diferente do que acontecia no resto do mundo, já na década de 20, precocemente a arte brasileira deu oportunidade para essas mulheres, mas só tardiamente deu a elas o devido reconhecimento. Os críticos não entendiam obras que iam além do que deveria produzir uma mulher daquela época e elas mesmas se sentiram pressionadas para reproduzir clichês do que era ser mulher. Uma mulher nunca era vista apenas como artista, sua obra estaria sempre relacionada a sua condição de esposa, de mãe e de musa.

  • 23:03JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 13/09/2019

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    ESPANHA: SEXO COM OS ANJOS

    COMO E O TURISMO SEXUAL NA REPUBLICA DOMINICANA,QUE EXPLORA MENINAS DE 13 ANOS.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 58 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 58 você aprenderá que as locuções adverbiais são expressões que funcionam como os advérbios, sendo sempre iniciadas por uma preposição. Conhecerá também um pouco da arte de um artista barroco - primeira escola literária do Brasil - e viu que este estilo do século XVII teve dois grandes nomes entre nós, Gregório de Matos e Padre Antonio Vieira.

  • 08:01AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 14

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: QUASE A METADE DE TUDO QUE É PRODUZIDO NO CAMPO PASSA, DE ALGUMA FORMA, POR UMA COOPERATIVA. O BRASIL TEM MAIS DE 1600 COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS QUE REÚNEM 1 MILHÃO DE ASSOCIADOS E GERAM 200 MIL EMPREGOS. NO OESTE DO PARANÁ A INSPIRAÇÃO VEM DA UNIÃO E DISCIPLINA DAS ABELHAS NA PRODUÇÃO DE MEL. E PRODUTORES DE TILÁPIA SE UNEM PARA CONSEGUIR FINANCIAMENTOS, INSUMOS, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E ENFRENTAR A MAIOR DIFICULDADE: A COMERCIALIZAÇÃO. É NESTE SÁBADO NO AGROCULTURA.

  • 08:33ENERGIA

    ENERGIA 03

  • 09:03MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 67

  • 10:02VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 15

    EP 15 – A empresaria Tatiana Bassi conta como decidiu conciliar o comando do Tempo da Carne com o ciclismo. Mario Canna fala sobre lubrificação. Os soldados: Silvestre e Alencar, da PM, falam sobre a importância do registro dos chassis em sua bicicleta. O Coach Giba Ambrogi fala sobre o seu vínculo com o ciclismo. Garry Fisher conta como inventou a Mountain Bike.

  • 10:33BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 01 - INTRODUÇÃO Á SÉRIE

    A consultora explica o que vai ser tratado na série de programas sobre a Mente Humana. Fala de Freud considerado um dos pensadores que revolucionou o estudo da mente humana; fala do papel do psicanalista, do psiquiatra e do psicólogo; fala de consciência, das predisposições, das heranças genéticas; fala sobre ego, superego e id.

  • 11:01CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 36 - DAS TÉCNICAS ÀS TECNOLOGIAS - PARTE 1

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 25

    • Gloria: como a gente acabou de ver, você se tornou reconhecida por livros sobre etiqueta, moda e comportamento: por que hoje esses temas fazem parte da pauta não apenas de pessoas ligadas à alta sociedade e ao circuito da moda, mas de pessoas voltadas à discussão da cultura?• Olgaria: isso faz parte do projeto da modernidade, de fazer também da vida pessoal uma performance estética, uma obra de arte? (lembrar Benjamin e Michel Onfray, A escultura de si)• Gloria: quem dita a etiqueta e o bom gosto? é sempre a classe dominante? • Olgaria: como você vê a apropriação dos valores estéticos dos “excluídos” pela indústria cultural (relação entre o rock e cultura operária – como no caso dos punks – ou a influência dos rappers sobre a classe média)? Pergunta Jaime Pinsky para Olgária (intelectual público e circulação do saber)• Gloria: Por que no seu livro Chic[érrimo] você criou seções especialmente voltadas à etiqueta das celebridades?• Olgaria: o que seria uma etiqueta de “esquerda”?• Gloria: o fato de termos um presidente de origem operária alterou os parâmetros estéticos, tornou-os mais democráticos ou tolerantes? Pergunta Jaime Pinsky para Gloria (cultura intensifica elegância?) • Olgária: o conhecimento dos códigos culturais pode ser um instrumento de exclusão, como a etiqueta foi nas origens, no Antigo Regime? • Gloria: como você vê matérias que saem em revistas semanais dando dicas para se ter um verniz cultural em reuniões sociais, com dicas de autores/livros que é chic conhecer e citar? • Pergunta da plateia para Olgaria: No capítulo "O teatro do mundo: heróis míticos, revoluções históricas" do livro Adivinhas do tempo, citando Horkheimer, escreve em seu texto que as revoluções até hoje foram traídas porque não levaram em consideração a felicidade pessoal dos indivíduos. Pode-se dizer que o eterno equívoco dos movimentos revolucionários seria sempre ignorar a natureza desejante individual do homem em detrimento de um bem coletivo idealizado e utópico? Rogério Silva de Magalhães • Gloria: existe utopia no mundo da moda? • Olgaria: nós vivemos numa cultura do gozo. Em que medida esse imperativo do prazer é repressivo, normatizador?• Gloria: você tem um twitter seguido por mais de 10 mil pessoas. O que há de saudável ou de patológico, invasivo, nesses fenômenos de exposição da vida privada?• Olgaria: o filósofo Michel Foucault disse num ensaio que hoje a permissividade em relação à exposição do corpo, apesar de aparentemente libertária, exige que só se exponham corpos belos. Existe uma ditadura do belo?

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES COMPOSITORES: RAUL TORRES (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira do compositor Raul Torres, o violeiro Neymar Dias é o entrevistado. Participam deste programa os seguintes artistas: João Pacífico e Adauto Torres, Trio Esmeralda, Inezita Barroso, Carreiro e Praiano, Cezar e Paulinho, AS Galvão, Neymar Dias, Toninho Ferragutti, Craveiro e Cravinho, Mayck e Lyan.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 06/02/2018 - FLORESTA EM PE

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 30

    CRÉDITOS - PGM 30 - NO AR EM 17/11/11 ABRE CONSCIENCIA NEGRA ENTREVISTA EMANOEL ARAUJO MUSA EVA WILMA A PEDIDO EVA WILMA Arquivo TV Cultura Programa Concerto - Maestro João Carlos Martins de 1973 VT ENCERRA FESTIVAL RETRÔ

  • 14:30O POVO BRASILEIRO

    INVENCAO DO BRASIL

    "NOS TEMOS QUE INVENTAR O BRASIL QUE NOS QUEREMOS!",AFIRMA DARCY NO úLTIMO PROGRAMA DA SERIE.PROGRAMA QUE NOS FAZ REFLE TIR SOBRE AS UTOPIAS QUE,DESDE O INICIO,NOS ACOMPANHAM EM NOSSA TRAJETORIA:DA IDEIA DOS TUPI DE UMA TERRA SEM MALES, PASSANDO PELO IDEAL MEDIEVAL DE UM PARAISO TERREAL,ATE O PRO JETO CONTEMPORANEO DE UM BRASIL VIAVEL E POSSIVEL QUE AINDA VAI FLORESCER. PROGRAMA-CALEIDOSCOPIO,"INVENçAO DO BRASIL" REUNE IMAGENS E MANIFESTACOES CULTURAIS ANTIGAS E MODERNAS DAS VARIAS REGI - OES DO BRASIL.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DAR ATENÇÃO AO FILHOS

    Pais e mães trabalham, cuidam da casa, precisam de momentos de descanso e atualmente, como todos, também passam horas no celular. A vida é corrida e atarefada, a gente sabe.... Mas quem tem filhos também já sabe que entre tantas missões tem uma que é fundamental: ter um tempo para dar atenção aos pequenos. Lia percebeu que estava dando muita atenção ao celular e que ele roubava um tempo precioso de ela estar com a filhinha. Passou a desligar o telefone quando está com a filha, para dar atenção exclusiva para ela. Vera falou de como esta atenção é importante, desde bebês. Fizemos um alerta. Filhos precisam de atenção. Depoimentos de telespectadoras sobre o tema.

  • 15:16DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 38 ENSINO SUPERIOR - 26/10/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR.// O NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS AUMENTOU NOS ÚLTIMOS ANOS, MAS SENTAR NOS BANCOS DE UMA UNIVERSIDADE AINDA É UM SONHO INATINGÍVEL PARA MUITOS BRASILEIROS./ ALÉM DISSO, NOSSAS FACULDADES PRECISAM SE MODERNIZAR PARA FORMAR OS PROFISSIONAIS DO SÉCULO 21.// MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO É NOSSA CONVIDADA.

  • 15:37INGLÊS COM MÚSICA IV

    CALIFORNIA KING BED (RIHANNA) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:33PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 6

    Bianca acusa Terezinha, a professora de Matemática, de mudar injustamente a nota de sua prova de 10 para 0. Como a professora não tem evidências de que Bianca colou, a garota acusa-a de discriminá-la e leva o caso à diretoria, certa de que recuperará seu 10. Diante do conflito, a única solução possível, encampada por Zuzu e Edison, é Bianca refazer a prova. A questão é que Bianca, de fato, colou. Agora, ela tem de estudar a sério para provar que pode, sim, tirar uma boa nota. Pedro e Feijão constatam que as meninas do 1º ano só se interessam por garotos do 3º e sonham com o dia em que terão 18 anos. Falta-lhes paciência para esperar mais 3 anos e eles decidem falsificar seus documentos. Para isso, pedem a ajuda de Raul, cadeirante, aluno de outra classe e monitor de informática. Com rgs falsificados, os garotos convidam as garotas para uma “balada” no posto de gasolina do bairro, garantindo que comprarão as bebidas sem maiores problemas. Porém, eles acabam desmascarados na loja de bebidas, e são ameaçados de prisão por um policial. Ao fim, o compreensivo policial dá apenas uma dura e uma “carona” a Pedro até sua casa. Mas ele terá de arcar com as consequências do que fez.

  • 17:02TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 10 - CONDEPHAAT - BENS TOMBADOS NO INTERIOR

    O Condephaat, Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo completa 50 anos. Hoje o nosso programa viaja para o interior de São Paulo, nas cidades de Jundiaí e Paranapiacaba. Lá, nossos apresentadores mostram que os patrimônios históricos fazem parte da construção e memória dessas e de muitas cidades do Estado.

  • 17:18MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 59

    Quem passa um tempo na prisão merece uma chance de recomeçar a vida. É isso que você vai ver no Mackenzie em Movimento desta semana, que mostra um projeto que está ajudando pessoas a reencontrarem o lugar na sociedade. Depois você vai ver uma matéria que aborda uma tendência inevitável: o uso de novas tecnologias em sala de aula. Já tem muito professor se preparando para essa revolução!

  • 17:33MOSAICOS

    MUSICAIS - CAETANO VELOSO/ CHICO BUARQUE

    MOSAICOS MUSICAIS: Caetano Veloso e Chico Buarque Programa homenageia Caetano Veloso e Chico Buarque, com participações de A Cor do Som, interpretando músicas como "Beleza Pura", Chico César cantando "Terra", Mallu Magalhães com "Leãozinho". Em homenagem a Chico Buarque, Elba Ramalho interpreta "O Meu Amor", Joyce canta "Samba do Grande Amor", Diogo Nogueira canta "Feijoada Completa", entre outras, e Emilio Santiago interpreta "A Rita".

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM09 - TEMPORADA 2 - STACEY KENT & JIM TOMLINSON

  • 19:49TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 4 - BIBLIOTECA DE SÃO PAULO - ETEC - ESPAÇO MEMORIA CARANDIRU

    Neste episódio de Territórios Culturais, nossos apresentadores - Felipe e Tuti – invadem o Parque da Juventude, sede da Biblioteca de São Paulo. Espaço de acolhida de jovens e famílias, o Parque da Juventude abrigou - num passado recente - espaço de triste memória: A Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru. Daquele tempo, resiste apenas o Memorial que relembra os dias difíceis do lugar. Ele nós também vamos conhecer.

  • 20:05MINIDOCS - SHOWS

    ORITÁ (PARTICIPAÇÃO VANESSA MORENO)

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 21:00SALA DE CINEMA

    CILDO

    Cildo Meireles é um dos principais artistas plásticos brasileiros em atividade, tendo conquistado em 2008 o prestigiado Premio Velázques de Las Artes Plásticas. Conduzido pelas palavras carismáticas do próprio Cildo, o filme percorre diversas de suas obras, aproximando-se aos poucos de seu pensamento e universo criativo. De 2005 a 2008; do ateliê onde trabalha às grandes exposições internacionais; de Inhotim, em Minas Gerais, à Tate Modern, em Londres; das Inserções em Circuitos Ideológicos ao Desvio para o Vermelho, o filme passeia por suas obras e ideias, em uma trajetória ao mesmo tempo reflexiva e profundamente sensorial.

  • 22:30TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 15 - PALACETE DONA VERIDIANA E CASA DA DONA YAYÁ

    Lasar Segall, Dona Yayá, Dona Veridiana, Parque Buenos Aires... Neste programa Felipe e Tuti invadem um novo território cultural de São Paulo: o bairro de Higienópolis. Desvendando as histórias e equipamentos culturais que existem na região, nossa dupla de apresentadores mergulha num dos pontos mais interessantes da história brasileira: A economia dos barões do café e o movimento modernista.

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 14/09/2019

  • 23:46MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 331 - CIÊNCIA DO PASSADO E DO FUTURO

    A DESCOBERTA DE UM CRÂNIO QUASE COMPLETO DE UM ANCESTRAL DO HOMEM, QUE VIVEU HÁ 3 MILHÕES E 800 MIL ANOS, LEVOU OS CIENTISTAS A QUESTIONAREM A IDEIA MAIS ACEITA ATÉ AGORA SOBRE A EVOLUÇÃO HUMANA - E A REPENSAR A TESE DE QUE OS HUMANOS DESCENDEM DE UMA ESPÉCIE PARTICULAR DE PRIMATA. AGORA, COMEÇA A PREVALECER A TEORIA DE QUE PODEM TER EXISTIDO OUTROS ELOS NESSA CADEIA, AUMENTANDO O NÚMERO DE POSSÍVEIS ROTAS EVOLUTIVAS ATÉ OS PRIMEIROS HOMO SAPIENS. SE AS PESQUISAS PARA DETERMINAR DE ONDE VIEMOS CAMINHAM A PASSOS MAIS LENTOS, UM OUTRO CAMPO DA CIÊNCIA AVANÇA RAPIDAMENTE E COMEÇA A CRIAR UM MUNDO NOVO QUE NOS APROXIMA DA FICÇÃO. VOCÊ CONSEGUE IMAGINAR UMA FIBRA ELÁSTICA DEZ VEZES MAIS RESISTENTE QUE O AÇO? E SE DISSERMOS QUE ESSE MATERIAL PODE VIR DE UMA...CABRA. SIM, MAS UMA CABRA TRANSGÊNICA. E TEM MAIS: OS CIENTISTAS JÁ TEM A FÓRMULA PARA RECRIAR ANIMAIS PRÉ-HISTÓRICOS. O PRIMEIRO DELES DEVE SER O MAMUTE, QUE VIVEU HÁ MILHÕES DE ANOS. ESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA APRESENTA ESSE ADMIRÁVEL MUNDO NOVO.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 47 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

  • 07:45MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 59

    Quem passa um tempo na prisão merece uma chance de recomeçar a vida. É isso que você vai ver no Mackenzie em Movimento desta semana, que mostra um projeto que está ajudando pessoas a reencontrarem o lugar na sociedade. Depois você vai ver uma matéria que aborda uma tendência inevitável: o uso de novas tecnologias em sala de aula. Já tem muito professor se preparando para essa revolução!

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 14

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: QUASE A METADE DE TUDO QUE É PRODUZIDO NO CAMPO PASSA, DE ALGUMA FORMA, POR UMA COOPERATIVA. O BRASIL TEM MAIS DE 1600 COOPERATIVAS AGROPECUÁRIAS QUE REÚNEM 1 MILHÃO DE ASSOCIADOS E GERAM 200 MIL EMPREGOS. NO OESTE DO PARANÁ A INSPIRAÇÃO VEM DA UNIÃO E DISCIPLINA DAS ABELHAS NA PRODUÇÃO DE MEL. E PRODUTORES DE TILÁPIA SE UNEM PARA CONSEGUIR FINANCIAMENTOS, INSUMOS, ASSISTÊNCIA TÉCNICA E ENFRENTAR A MAIOR DIFICULDADE: A COMERCIALIZAÇÃO. É NESTE SÁBADO NO AGROCULTURA.

  • 08:31ENERGIA

    ENERGIA 04

  • 09:03A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 13

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 16

    EP 16 - Neste programa vamos conhecer o primeiro portal brasileiro focado em mobilidade urbana sustentável. Mario Canna, dá dicas de manutenção para as bikes, desta vez fala sobre regulagem. Projeto Pedalando Sem Idade, mostra uma grande iniciativa do organizador Aldo Nakamura, que trabalha em prol das pessoas com idade avançada e pessoas de pouca mobilidade.No final do programa, uma entrevista com o ciclista Vinícius Martins, que conta sobre o evento Inca Divide, que ocorre no Peru.

  • 10:30VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 05

    OLÁ, BEM-VINDOS AO BRASIL QUE PRECISAMOS CONHECER. / HOJE VAMOS VER DE PERTO UM ESPETÁCULO QUE NA ESSÊNCIA É VISUAL: O PÔR DO SOL. / MAS NA PARAÍBA ESTE FENÔMENO ENCANTA NÃO SÓ AOS OLHOS. / ELE TAMBÉM É PARA OS OUVIDOS. / E PARA AGUÇAR AINDA MAIS OS SENTIDOS, VOCÊ VAI CONHECER DUAS DELÍCIAS QUE MEXERAM COM A CABEÇA DO ANTROPÓLOGO GILBERTO FREYRE… PATRIMÔNIO IMATERIAL DE PERNAMBUCO ESTES DOIS BOLOS AJUDAM A ENTENDER AS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL DESDE A COLONIZAÇÃO. / O VITRINE BRASIL COMEÇA AGORA. //

  • 11:00DESAFIANDO A CIÊNCIA - VII

    DESAFIANDO A CIÊNCIA - VII - 04

    A equipe analisa algumas das coisas que ameaçam a segurança de sua família diariamente. Liz descobre por que pedestres velhos e muito jovens podem nunca estar seguros atravessando a rua; no aniversário da milagrosa sobrevivência de Fabrice Muamba, após um ataque cardíaco no Bolton Wanderers, Maggie pergunta quantos jovens poderiam estar carregando uma bomba-relógio similar e como a ciência pode ajudá-los; Maggie também investiga um revolucionário novo curativo de queimaduras que pode reduzir drasticamente o risco de cicatrizes; e Jem vira manequim de teste de colisão quando pergunta por que a legislação européia está se preparando para tornar os assentos voltados para a retaguarda obrigatórios para mais crianças.

  • 11:31A TERRA CONSUMIDA

    O OUTRO LADO DO PARAÍSO

    A PRIMEIRA PARTE DO DOCUMENTARIO,RELATA A EXPERIENCIA DE REDUÇÃO DAS TAXAS DE CRESCIMENTO POPULACIONAL DA INDONÉSIA E DO MÉXICO, PAÍSES DE CARACTERISTICAS TOTALMENTE OPOSTAS,MAS QUE INVESTIRAM NA INFORMACAO E APRESENTAM RESULTADOS SATISFATORIOS.A INDONESIA APOSTOU NA APROXIMACAO COM A COMUNIDADE ,LEVANDO INFORMACAO E SERVICOS A SUAS 67 MIL COMUNIDADES. O MEXICO INVESTIU NA RECONHECIDA FORCA DA MIDIA,DESENVOLVENDO CAMPANHAS EDUCATIVAS PRINCIPALMENTE PARA OS JOVENS E ADOLESCENTES.

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1294

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A OBRA QUE REUNE LITERATURA E IMAGENS DO NORDESTE BRASILEIRO. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM UMA INICIATIVA QUE PROMOVE A MODA SUSTENTÁVEL. E AINDA, CIENTISTAS TENTAM EVITAR A EXTINÇÃO DE MAIS UM PRIMATA AMEAÇADO, PARENTE DO FAMOSO DO MICO-LEÃO-DOURADO. A ONG SPVS- SOCIEDADE DE PESQUISA EM VIDA SELVAGEM- CRIOU UM PROGRAMA DE MONITORAMENTO E PROTEÇÃO DO MICO-LEÃO-DA-CARA PRETA , QUE SÓ É ENCONTRADO EM UMA PEQUENA REGIÃO DE MATA ATLÂNTICA. O PROJETO GAVETA ESTIMULA A TROCA E DOAÇÃO DE ROUPAS PARA REDUZIR O CONSUMO E POUPAR O MEIO AMBIENTE. E, A FOTÓGRAFA MAUREEN BISILLIAT LANÇA NOVA EDIÇÃO DE "SERTÕES: LUZ E TREVAS" , LIVRO CLÁSSICO QUE TRAZ FOTOS FEITAS POR ELA E TEXTOS DO ESCRITOR EUCLIDES DA CUNHA.

  • 13:01RODA VIVA

    JOSÉ CARLOS DIAS

    BRASIL, SETEMBRO DE 2019. O PREFEITO DO RIO, MARCELO CRIVELLA, TENTA RECOLHER LIVROS DA BIENAL. POR QUE? ELE VIU UM BEIJO ENTRE DOIS SUPERHERÓIS HOMENS EM UMA HISTÓRIA EM QUADRINHOS. ANTES DELE, O GOVERNO DE SÃO PAULO VETOU APOSTILAS COM TEXTOS SOBRE ORIENTAÇÃO SEXUAL E IDENTIDADE DE GÊNERO. E O GOVERNO FEDERAL BARROU PATROCÍNIOS A OBRAS COM TEMÁTICAS LGBT. NA MESMA SEMANA, DESCOBRIU-SE QUE DOIS SEGURANÇAS DE UM SUPERMERCADO DE SÃO PAULO FILMARAM UMA SESSÃO DE TORTURA, NA QUAL ESPANCAM E CHICOTEIAM UM MENOR QUE TENTOU ROUBAR QUATRO BARRAS DE CHOCOLATE. FOI NESSE CENÁRIO QUE O HOMEM QUE OCUPA O CENTRO DO RODA VIVA DE HOJE DECIDIU, AOS 80 ANOS, VOLTAR A PRESIDIR UMA COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS E DE COMBATE À VIOLÊNCIA. ADVOGADO, O ENTREVISTADO DE HOJE SE NOTABILIZOU PELA DEFESA DE MAIS DE 500 PRESOS E PERSEGUIDOS POLÍTICOS PELA DITADURA. EX-MINISTRO DA JUSTIÇA, INTEGROU A COMISSÃO DA VERDADE E HOJE PRESIDE A RECÉM CRIADA COMISSÃO ARNS. NO CENTRO DO RODA VIVA, JOSÉ CARLOS DIAS. PARA CONVERSAR COM ELE, NÓS CONVIDAMOS: - RICARDO GALHARDO - REPÓRTER DE POLÍTICA DO JORNAL O ESTADO DE S.PAULO - LAURA DINIZ - DIRETORA DE CONTEÚDO DO SITE JOTA - TATIANA FARAH - REPÓRTER DO BUZZFEED NEWS - SÉRGIO ROXO - REPÓRTER DO JORNAL O GLOBO E DA REVISTA ÉPOCA - LEONARDO SAKAMOTO - COLUNISTA DO PORTAL UOL

  • 14:31ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 02

    Clodoaldo Araujo se encontra com seu amigo Andre Bianchi, que o recebe em San Francisco, e os dois passeiam um pouco pela cidade. Andre Bianchi apresenta uma curiosidade tecnológica ligada a serviços: a Café X, a máquina que serve café automaticamente com o braço de um robô. Clodoaldo Araujo mostra a operação e experimenta o café, não só como uma curiosidade mas também como uma forma de mostrar o quanto a inovação está incorporada e espalhada pelas ruas do Vale do Silício e especificamente de San Francisco. Em seguida, Clodoaldo vai até a aceleradora The Vault e explica como funciona uma aceleradora no Vale do Silício, com entrevistas com Fernando Figueiredo e Rafael Ferra. Finalmente, ele conhece e entrevista os fundadores da Nabis, uma startup especializada num formato inédito e muito curioso de distribuição de maconha.

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES COMPOSITORES: RAUL TORRES (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira do compositor Raul Torres, o violeiro Neymar Dias é o entrevistado. Participam deste programa os seguintes artistas: João Pacífico e Adauto Torres, Trio Esmeralda, Inezita Barroso, Carreiro e Praiano, Cezar e Paulinho, AS Galvão, Neymar Dias, Toninho Ferragutti, Craveiro e Cravinho, Mayck e Lyan.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    ORITÁ (PART. VANESSA MORENO)

    Em um papo entre amigos, o trio conta como sempre trabalharam em conjunto, dividindo todas as etapas de composição, e como se deu o processo de transição para o trabalho autoral na vida de cada um.

  • 16:31MINIDOCS - SHOWS

    ORITÁ (PARTICIPAÇÃO VANESSA MORENO)

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 17:31BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 04 - VIOLÕES

    Com o tema Violões, este programa destaca composições de nomes como Garoto, João Pernambuco e Dilermando Reis, entre outros

  • 18:29SR. BRASIL

    SR. BRASIL 542

  • 19:30MEMORIA MUSICAL

    MEMORIA MUSICAL 03

    PROGRAMA MUSICAL ERUDITO,APRESENTANDO OBRAS DE FRANCISCO MIG NONE,HENRIQUE OSWALD E O PROJETO DE RESTAURACAO DE ANTIGAS PARTITURAS,CHAMADO MEMORIA MUSICAL.

  • 20:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 21:01FIGURAS DA DANÇA 2012

    EDSON CLARO

    Tido por consenso como um dos grandes incentivadores da produção artística no país, Edson Claro rompeu barreiras e preconceitos. Fundou grupos de dança em São Paulo e no Rio Grande do Norte e mudou a forma de se pensar a dança no país ao criar o Método Dança-Educação Física (MDEF), apostando na multidisciplinaridade e acreditando na ligação entre dança e educação física como um processo de educação. Como criador e educador, trabalhou na Faculdade Integrada de Guarulhos e instituiu o Curso de Especialização em Método Dança Educação Física. Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1990, fundou e coordenou a Pós-Graduação Lato Sensu - Dança e Consciência Corporal (1995) e o Curso de Licenciatura em Dança na UFRN (2009). Também criou a Acauã Cia. de Dança (1988), Gaia Cia. de Dança (1990) e a Cia. de Dança dos Meninos (2000). Para Claro, o corpo sempre surpreende quando começa a dançar.

  • 21:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM09 - TEMPORADA 2 - STACEY KENT & JIM TOMLINSON

  • 22:49SE AS ÁRVORES FALASSEM

  • 23:12REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1294

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A OBRA QUE REUNE LITERATURA E IMAGENS DO NORDESTE BRASILEIRO. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM UMA INICIATIVA QUE PROMOVE A MODA SUSTENTÁVEL. E AINDA, CIENTISTAS TENTAM EVITAR A EXTINÇÃO DE MAIS UM PRIMATA AMEAÇADO, PARENTE DO FAMOSO DO MICO-LEÃO-DOURADO. A ONG SPVS- SOCIEDADE DE PESQUISA EM VIDA SELVAGEM- CRIOU UM PROGRAMA DE MONITORAMENTO E PROTEÇÃO DO MICO-LEÃO-DA-CARA PRETA , QUE SÓ É ENCONTRADO EM UMA PEQUENA REGIÃO DE MATA ATLÂNTICA. O PROJETO GAVETA ESTIMULA A TROCA E DOAÇÃO DE ROUPAS PARA REDUZIR O CONSUMO E POUPAR O MEIO AMBIENTE. E, A FOTÓGRAFA MAUREEN BISILLIAT LANÇA NOVA EDIÇÃO DE "SERTÕES: LUZ E TREVAS" , LIVRO CLÁSSICO QUE TRAZ FOTOS FEITAS POR ELA E TEXTOS DO ESCRITOR EUCLIDES DA CUNHA.

  • 23:40PADRE BROWN III

    PADRE BROWN - TEMPORADA III - A FRATERNIDADE UPCOTT

    Episódio 6 - A fraternidade Upcott Padre Brown testemunha o aparente suicídio de um estudante problemático no Seminário Upcott. Convencido de que um assassino está no trabalho, ele convence Sid a ir disfarçado para expulsar o assassino.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 48 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 48 você vai ver como procurar no dicionário provérbios e expressões idiomáticas. Ficará sabendo que consultar médicos e bulas é um bom caminho pra evitar acidentes e, além disso, verá o que aconteceu com o Josué, que se atrapalhou todo consultando uma lista telefônica.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 63 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 63 você verá mais dois tipos de orações subordinadas adverbiais: condicional e concessiva. Saberá que as palavras com a mesma família e raiz são chamadas de palavras cognatas, além de conhecer mais um pouco do romantismo.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 11

  • 08:02ALMANAQUE EDUCACAO

    COMPUTADOR E EDUCAÇÃO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    O último boletim de Cadu não agrada em nada sua mãe, que culpa o uso exagerado do computador pelo baixo rendimento do filho. Com o acesso livre ao micro ameaçado, ele terá de provar que as novas tecnologias, especialmente a informática, podem ser aliadas importantes no aprendizado. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Nuvens - O famoso cientista, inventor, político, filósofo e economista americano Benjamin Franklin dá uma aula sobre nuvens e eletricidade. Tempo – Uma ferreira medieval explica que não é de hoje que as pessoas tentam controlar o tempo! Ela conta que há oito séculos o sino e o relógio iniciaram uma batalha para definir quem marcaria as horas no mundo Ocidental! Fala Aí : Mano na câmera e Cadu no microfone perguntam pra galera: Você já tirou nota baixa? Como foi que você contou para seus pais? Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam o Yahoo para conhecer de perto como funciona o primeiro site de busca do planeta. Tv do Cadu: Um bate papo descontraído com Einsten, que esclarece para o público do Almanaque se ele foi um bom aluno na escola.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 120

    Um programa especial, em homenagem à Ana Cristina César, após 25 anos de sua morte. A professora e ensaísta Heloísa Buarque de Holanda e o poeta Armando Freitas Filho revelam detalhes da personalidade da poeta, suas múltiplas faces, e histórias curiosas de sua vida. Depoimentos de duas estudiosas da poesia de Ana Cristina Cesar: Viviana Bosi e Annita Costa Malufe. E também trechos do curta-metragem que João Moreira Salles realizou em 1990 em homenagem à poeta.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 01 - AIPIM, CASTELINHA, MANDIOCA, MACAXEIRA

    No episódio de hoje, veremos a relação entre a linguagem e a construção de identidade. As variações linguísticas, a comunicação verbal e não verbal, linguagem formal e informal, diferenças entre oralidade e escrita. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:19SE LIGA NA CIÊNCIA

    QUAL O FORMATO DA TERRA?

    Os integrantes do Ciência em Show; Daniel, Gerson e Wilson demonstram como fazer uma experiência que comprova que a Terra é esférica.

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    CRECHES - JOÃO PAULO FAUSTINONI E RUBENS NAVES (21/08)

    O DÉFICIT DE VAGAS EM CRECHES EM SÃO PAULO JÁ ULTRAPASSOU A MARCA DE 150 MIL CRIANÇAS NÃO ATENDIDAS EM JUNHO DESTE ANO. COM O OBJETIVO DE SOLUCIONAR ESTE PROBLEMA, FOI CRIADO UM GRUPO DE TRABALHO FORMADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO, A DEFENSORIA PÚBLICA DE SÃO PAULO, AS ONGS AÇÃO EDUCATIVA E REDE NOSSA SÃO PAULO E ADVOGADOS ESPECIALIZADOS EM QUESTÕES SOCIAIS.

  • 10:04SAUDE BRASIL

    PAF - PARAMILOIDOSE FAMILIAR

    A PAF (Paramiloidose Familiar) é uma doença neurodegenerativa, rara, hereditária, progressiva e crônica que pode ser fatal. Ela também é conhecida por "doença dos pezinhos", pois inicialmente suas manifestações sensitivas acontecem primeiramente nos membros inferiores (pés). A PAF afeta homens e mulheres proporcionalmente e é mais incidente em descendentes de portugueses. Os principais órgãos acometidos pela doença são os nervos periféricos, o coração, o rim.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    01 - PATERNIDADE CUIDADORA

    O impacto positivo da paternidade cuidadora nos filhos, na parceira, do próprio homem e na sociedade. Marcelo Costa, enfermeiro na Maternidade Carmela Dutra (SMS-Rio), Sancler Corrêa, enfermeiro da Clínica da Família Santa Marta (SMS-Rio), e Milena do Carmo, socióloga no Instituto Promundo, conversam sobre o papel de educadores e da própria sociedade na formação desse pai cuidador.

  • 10:46CULTURA É CURRÍCULO II

    FUNDAÇÃO MARIA LUISA E OSCAR AMERICANO

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 37 - DAS TÉCNICAS ÀS TECNOLOGIAS - PARTE 2

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 26

    Sinopse PGM 26 Convidados: Edney Silvestre e Mario Sabino O Letra Livre tem a presença de dois autores que não apenas fazem história no jornalismo cultural, mas que se tornaram dois nomes de destaque em nossa literatura contemporânea: o romancista e contista Mario Sabino e o também romancista Edney Silvestre. • Uma pergunta para ambos, começando pelo Sabino: No seu caso, em que momento o jornalista literário ou de cultura passa para o outro lado do balcão? • Sabino: O jornalismo atrapalha ou ajuda? O processo de escrita é diferente, já que a linguagem da literatura contemporânea tende a ser oblíqua, enviesada, sendo diferente portanto da linguagem do jornalismo? • Edney: A experiência de entrevistar autores inibe? Existem decepções? Não falo de simpatia ou antipatia, mas de uma questão que me parece fundamental na literatura: a capacidade de refletir sobre o ato criativo. Algum autor cresceu (ou descresceu) aos seus pela capacidade (ou pela incapacidade) de falar sobre a própria obra? • Sabino: A reflexão crítica é inerente à criação? Pergunta de Tiago Novaes para Sabino (o sofrimento é essencial para literatura?) – emendar na pergunta trecho da Nota Autoral de A Boca da Verdade: “O mundo pode ser divertido e proporcionar momentos de alegria genuína, mas o que faz a boa literatura é a infelicidade. Ela, a infelicidade, é a roda do mundo do escritor. Os melhores romances e contos são aqueles em que os protagonistas são movidos por angústia, tormento, sofrimento.” • Edney: O que deflagrou seu processo de escrita? É a infelicidade, como no caso do Sabino? • Sabino: Seus 3 livros tem uma pegada “psicanalítica”: seu romance fala do tabu do assassinato ritual do pai e termina com uma referência ao Édipo de Sófocles, O Antinarciso é amarrado por um tema freudiano e A Boca da Verdade começa com um conto sobre a imagem repugnante do pai na morgue. A literatura é uma forma de expiar fantasmas? • Edney: Como surgiu o tema de Se eu fechar os olhos agora, em que a trama policial e a questão da violência das relações sociais no Brasil são deflagradas pela curiosidade juvenil em relação à sexualidade? Pergunta de Tiago Novaes para Edney (revolução e melancolia) • Sabino: A literatura brasileira atual é melancólica? (lembrar referências à literatura italiana de Dante e Leopardi a Montale) • Edney: Se eu fechar os olhos agora tem algo em comum com os recentes Heranças, de Silviano Santiago, Leite Derramado, de Chico Buarque, e Immaculada, de Ivone Benedetti: um enredo atravessado pelas contradições brasileiras e suas elites predatórias. A questão da identidade nacional ainda é central na cultura brasileira? • Sabino: Você parece se afastar dessas questões, a exemplo de um escritor como Bernardo Carvalho? Essa obrigação de falar sobre o Brasil é anacrônica? • Sabino: Como um autor para quem “a infelicidade é a roda do mundo do escritor”, o que vc acha do clima de festas e prêmios literários? • Refazer pergunta para Edney: Prêmios, Flips (e suas franquias) criam uma percepção festiva da literatura? Isso é literatura ou espetáculo? • Sabino: Como jornalista e escritor, você vive entre dois mundos: o que acha sobre o divórcio litigioso entre crítica acadêmica e jornalística? Existe espaço para o intelectual, essa figura tão massacrada pela mídia? • Edney: Se eu fechar os olhos agora foi um caso esporádico ou o início de um projeto literário? O que vem por aí?

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 351

    351 - CHICO BERNARDES O Cultura Livre recebe o cantor e compositor Chico Bernardes que apresenta seu primeiro disco. Além de saber tudo sobre essa estreia, o público ainda confere um acervo especial da TV Cultura e o que as pessoas andam ouvindo pelas ruas da cidade.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 11/03/2019 - PECUARIA AMAZONIA

    PARA FALAR SOBRE OS IMPACTOS DA PECUÁRIA NO DESMATAMENTO DA AMAZÔNIA, A GENTE RECEBE O ENGENHEIRO FLORESTAL PAULO BARRETO, COFUNDADOR E PESQUISADOR ASSOCIADO DO IMAZON, O INSTITUTO DO HOMEM E MEIO AMBIENTE DA AMAZÔNIA./ E O ENGENHEIRO AGRÍCOLA, EDUARDO ASSAD, PESQUISADOR DA EMPRAPA INFORMÁTICA AGROPECUÁRIA E UM DOS RESPONSÁVEIS PELO PLANO ABC, AGRICULTURA DE BAIXA EMISSÃO DE CARBONO, DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA.

  • 14:02CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 31

    PGM 31 - No ar: 24/11/11 CRÉDITOS - PGM 31 VT Dia Internacional da Não Violência a Mulher VT Entrevista Luiza Eluf - Procuradora de Justiça de São Paulo VT Dia Mundial da TV - Arquivo TV Cultura Entrevista Boni 2001 VT OFÍCIO ENGRAXATE VT FESTIVAL MÚSICA RETRÔ 3

  • 14:30GUERRA FRIA

    UMA DESCRICAO PANORAMICA

    NESTE PROGRAMA O TELESPECTADOR TEM CONTATO COM O PANORAMA DO PERIODO DA GUERRA FRIA, QUE TEM INICIO COM O FINAL DA SEGUND GUERRA MUNDIAL E CULMINA EM MEADOS DO ANOS 90, EM CONSEQUEN- CIA DE UMA JUNCAO DE FATORES. ESTE RPOGRAMA E UMA PREVIA DOS DEMAIS.

  • 15:03MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MORDIDA DE ANIMAIS

    Por mais que a gente tome cuidado, acidentes acontecem. Você sabe o que fazer, por exemplo, quando uma criança é mordida por um animal? Mordida de cachorro, de gato. Pode ser um bicho desconhecido ou até mesmo o bicho de estimação da família. Além de cuidar do machucado, há casos em que é preciso tratar com remédios e inclusive vacinar a criança. A mãe conta que é a cachorra da família que morde. Pediatra explica que mordidas na região do rosto são as mais graves. Falamos sobre a vacina da raiva. O veterinário explicou o que é a raiva no cachorro e como ela é transmitida. A doença é fatal. Comentamos sobre outros problemas também ligados a cachorros de rua e gatos.

  • 15:19DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 01 RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 03/09/2018

    ESTREIA AGORA O DE OLHO NA EDUCAÇÃO, PROGRAMA QUE UNE AS TVS PÚBLICAS E EDUCATIVAS DO PAÍS./ ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NÓS VAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL./ HOJE QUEM NOS FAZ COMPANHIA É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. A DIMENSÃO DO ENSINO NO BRASIL./ OS NÚMEROS DE ESTUDANTES, PROFESSORES E ESCOLAS SÃO IMPRESSIONANTES./ O QUE SE BUSCA É A UNIVERSALIZAÇÃO./ PORÉM, A QUALIDADE AINDA DEIXA A DESEJAR, APESAR DO ESFORÇO DOS PROFESSORES E DE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES QUE SENTEM PRAZER EM ESTUDAR./ A BUSCA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DOS ALUNOS É DIÁRIA E ENVOLVE TODO MUNDO NA ROTINA ESCOLAR.

  • 15:37DOC TV II

    A DESCOBERTA DA AMAZÔNIA PELOS TURCOS ENCANTADOS (PA)

    A Descoberta da Amazônia pelos Turcos Encantados é um documentário que registra / recria realidades materiais e imateriais que compõem o universo místico do Tambor de Mina, a mais poderosa religião afro-indígena da Amazônia. O Tambor de Mina é um mundo onde cabem todos os mundos. Lá estão os voduns e orixás africanos, deuses indígenas, nobres encantados - como D. Sebastião e Marques de Pombal - junto com sultões e princesas do Oriente , cuja história remonta a época das Cruzadas.Nos aproximadamente 2.500 terreiros Mina existentes na Grande Belém as princesas turcas Mariana, Herondina e Jarina são as entidades mais cultuadas entre todas que fazem parte do Mundo da Encantaria. Esta devoção por divindades procedentes do Oriente pelo povo afro-caboclo-indígena da Amazônia é explicada pela saga metafísica do Povo da Turquia, contada/cantada pelos adeptos do Tambor de Mina nas suas festas e atos religiosos.

  • 16:36INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:49TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 11 - CONDEPHAAT - CONSERVATÓRIO DRAMÁTICO MUSICAL E VIRADO A PAULISTA

    CONDEPHAAT: Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. O nome é comprido e pode assustar. Mas o que não assusta mesmo são as inúmeras obras espalhadas pela cidade conservadas por este senhor cinquentão, o CONDEPHAAT. Na verdade o CONDEPHAAT completa 50 anos de existência. Por isso Territórios Culturais e seus apresentadores vão conferir de perto o trabalho dessa importante instituição da cultura do nosso Estado.

  • 17:05NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 48 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 48 você vai ver como procurar no dicionário provérbios e expressões idiomáticas. Ficará sabendo que consultar médicos e bulas é um bom caminho pra evitar acidentes e, além disso, verá o que aconteceu com o Josué, que se atrapalhou todo consultando uma lista telefônica.

  • 17:17NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 59 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 59 você conhecerá Baco, também chamado Dionísio, o deus do teatro e do vinho na Antigüidade. Além disso, aprenderá que as orações subordinadas adverbiais são as que têm função de advérbio e conhecerá mais um pouco sobre a obra do poeta barroco Gregório de Matos.

  • 17:32CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 22 - PASSAGEM PARA O SÉCULO XX - PARTE 02

    A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, APRESENTA ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DA MÚSICA DO SÉCULO XX. MANIFESTAÇÕES POLÍTICAS, SEPARAÇÃO ENTRE EXECUTANTE E EXECUTOR, MOVIMENTOS COMO O IMPRESSIONISMO E O EXPRESSIONISMO SERVEM DE BASE PARA OS COMPOSITORES.

  • 18:30METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 383 - 15/09/2019

    HOJE TEM IRENE RAVACHE, AQUI NO ESTÚDIO DO METRÓPOLIS. ELA VEM FALAR DA NOVA PEÇA, "ALMA DESPEJADA", SOBRE UMA MULHER QUE MORREU E FAZ UMA ÚLTIMA VISITA À CASA ONDE MORAVA. A GENTE TAMBÉM VAI MOSTRAR UMA INICIATIVA QUE LEVA OS LIVROS PARA O BAIRRO DE GUAINAZES, ZONA LESTE DE SÃO PAULO. ELES ESTÃO EM GELOTECAS, GALDEIRAS TRANSFORMADAS EM BIBLIOTECAS. TEM NOVA SÉRIE PRA VOCÊ ASSISTIR, COM O ATOR DE COMÉDIAS SACHA BARON COHEN FAZENDO O PAPEL DE UM ESPIÃO. E UM DOCUMENTÁRIO QUE CONTA A HISTÓRIA DE UM GRANDE EMPRESÁRIO DA MÚSICA AMERICANA.

  • 19:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 06

    OLÁ, UM CONVITE PARA NOITE DESTE DOMINGO: QUE TAL CONHECER UM DAS MAIS ANTIGAS E EMBLEMÁTICAS SALAS DE ESPETÁCULO DO BRASIL, QUE FICA RODEADA POR UMA FLORESTA? / UMA VISITA-GUIADA TE LEVA ÀS ENTRANHAS DO TEATRO AMAZONAS. BRASILEIRO COM NOME DE GRINGO. / TOCADOR DE PANDEIRO E RECO-RECO. / O HOMEM QUE MUDOU A BATIDA DO FORRÓ E DEU NOVA PERSONALIDADE AO SAMBA COMPLETARIA AGORA CEM ANOS. / O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR. / SE CHEGUE PRA OUVIR A HISTÓRIA DE JACKSON DO PANDEIRO. //

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    SILVIO DE ABREU

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:31SP PESQUISA

    AMAZÔNIA

    O SÃO PAULO PESQUISA VAI APRESENTAR O TRABALHO DE UMA BRASILEIRA QUE GANHOU A CAPA DA REVISTA CIENTÍFICA NATURE. A PESQUISADORA LUCIANA VANNI GATTI MOSTROU QUAL O PAPEL DA FLORESTA AMAZÔNICA NO BALANÇO DE EMISSÕES DE CARBONO. A CIENTISTA USOU UM MÉTODO QUE PERMITIU A MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA EM VÁRIOS PONTOS DA FLORESTA, EM DIFERENTES MESES DO ANO, E DESCOBRIU QUE A QUANTIDADE DE CHUVA ALTERA COMPLETAMENTE O PAPEL DA FLORESTA NA EMISSÃO DO CO2, O PRINCIPAL GÁS QUE CONTRIBUI COM O AQUECIMENTO GLOBAL. TAMBÉM NA AMAZÔNIA, UM GRUPO DE CIENTISTAS DE SÃO PAULO INVESTIGA COMO A POLUIÇÃO INTERFERE NA FORMAÇÃO DAS NUVENS, E NO REGIME DE CHUVAS EM VÁRIAS PARTES DO PAÍS.

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    O HOMEM QUE GALOPAVA - DE LUIS JARDIM

    Um estranho homem chega em uma cidade e é tido como ladrão de cavalos. As autoridades mandam prendê-lo e o forçam a uma confissão.

  • 22:11GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - A ERA DO CONHECIMENTO

    SÃO PROGRAMAS, EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO PROFISSIONAL EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO DE TRABALHO. O EPISÓDIO DE ESTRÉIA É A ERA DO CONHECIMENTO. NAS PRÓXIMAS SEMANAS, OS TEMAS SÃO: PERFIS E COMPETÊNCIAS; O PROCESSO DE ESCOLHA; PROFISSÃO E ESTILO DE VIDA E PERGUNTAS E RESPOSTAS. ESTE PROGRAMA, A ERA DO CONHECIMENTO, MOSTRA O CURSO QUIROPRAXIA, COM O QUIROPRAXISTA EDUARDO BRACHER, PROF E COORDENADOR DO CURSO DE QUIROPRAXIA DA UNIV. ANHEMBI-MORUMBI.

  • 23:04JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 16/09/2019

  • 23:46MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    JAPÃO: OS DESAFIOS DAS MULHERES ECOLOGISTAS

    O PROGRAMA MOSTRA A ECOLOGISTA YUKINO, QUE CRIOU A REDE MAMA ECO, UM GRUPO DE MAES INTERESSADAS EM QUESTOES AMBIENTAIS.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 8 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você verá como eram as cidades brasileiras na época colonial, como era a vida dos escravos nessas cidades, e as transformações urbanas que aconteceram até hoje. Verá também a importância da preservação da memória histórica das nossas cidades.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    GEOGRAFIA 8 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que, em Geografia, o conceito de região admite muitas interpretações. Verá que os níveis de integração de uma região se dão através de vários estágios de desenvolvimento do sistema urbano: a sementeira, a bacia, e a rede urbana. Constatará que os diferentes níveis de integração destas regiões explicam boa parte das desigualdades regionais, pois levam essas regiões a um ritmo diferenciado de crescimento, e que, no Brasil, esse processo de integração e diferenciação regional iniciou-se com a formação do espaço de produção colonial, que deu origem ao arquipélago mercantil, formado por bacias urbanas situadas nos principais portos do litoral.

  • 07:31ENERGIA

    ENERGIA 12

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu está com o colesterol alto e terá de mudar seus hábitos alimentares. Em busca de uma solução pra esse problema, ele descobrirá junto com seu amigo Mano os muitos benefícios de uma alimentação saudável. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: D. João – O próprio D. João VI explica sua fama de comilão. Lutador de Sumô – Uma curiosa pílula sobre a excêntrica dieta de um lutador de Sumô, que realiza apenas duas refeições diárias. Fala Aí : Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber como anda a alimentação da galera! Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam a Escola Estadual Paulino Nunes Esposo, que desenvolve um projeto no qual os alunos ajudam no plantio da horta da escola e no preparo de refeições. Túnel do Tempo: A emocionante cena protagonizada pela maratonista suiça Gabriela Andersen nas Olimpíadas de Los Angeles, em 1984, quando cruzou cambaleante e completamente exausta a linha de chegada da maratona. Tv do Cadu: Num divertido programa de culinária, o famoso cozinheiro francês Claude Du Rangô ensina Cadu e Mano a preparar uma refeição saudável. Ser ou Não Ser: a estudante Andressa Oliveira bate um papo com a modelo Samira Carvalho e tira todas as dúvidas sobre a profissão. Como se Faz: mostramos com detalhes todo o processo de fabricação de uma vassoura!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 121

    Se Clarice Lispector não gostava de entrevistas, o mesmo não se pode dizer das fotografias. A professora e ensaísta Nádia Battella Gotlib, autora do livro "Clarice Fotobiografia" refaz a trajetória da escritora Clarice Lispector a partir de 800 fotos, muitas delas inéditas. O Entrelinhas traz uma reportagem sobre o Festival da Mantiqueira, e conversa com Milton Hatoum, Nelson Motta, Fernando Morais, Zuenir Ventura, entre outros.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 02 - TINHA UMA IRMÃ NO MEIO DO CAMINHO

    No episódio de hoje, veremos as diferentes formas de intertextualidade em textos verbais e não verbais, como citação, paráfrase e paródia. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:16SE LIGA NA CIÊNCIA

    REPERESENTAÇÕES DA TERRA

    Os integrantes do Ciência em Show; Daniel, Gerson e Wilson demonstram como fazer uma experiência que comprova que a Terra é esférica.

  • 09:32EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    CÉSAR CALLEGARI (28/08)

    CÉSAR CALLEGARI, SECRETÁRIO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO, FALA SOBRE A PROPOSTA DE REFORMA NO ENSINO, APRESENTADA PELA PREFEITURA NO MÊS DE AGOSTO DE 2013. ELE TRATOU DE ASSUNTOS QUE GERARAM POLÊMICA, COMO A REDIVISÃO DOS CICLOS E A POSSIBILIDADE DE REPETÊNCIA DOS ALUNOS. FALOU SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES, QUE SERÁ FEITA EM PARCERIA COM O GOVERNO FEDERAL, E AINDA RESPONDEU QUESTÕES SOBRE A FALTA DE VAGAS EM CRECHES.

  • 10:05SAUDE BRASIL

    CÂNCER DE PULMÃO

    O Câncer de Pulmão é um dos tipos mais agressivos de câncer e é o que mais mata. Mas, felizmente, cada vez mais surgem novos tratamentos que curam ou que garantem a qualidade de vida aos pacientes. Nesse educativo vamos conhecer mais sobre o Câncer de Pulmão, a importância do diagnóstico precoce, os tratamentos e como preveni-lo.

  • 10:32AQUELA CONVERSA

    02 - GENTILEZA NO NAMORO

    O estudante de teatro Marcos Diniz, a assistente social Eliane Gomes, e a pesquisadora da Fiocruz Queiti B. M. Oliveira, fazem uma reflexão sobre relacionamentos saudáveis, construtivos e gentis, a prevenção da violência no namoro e os mitos que sustentam os relacionamentos abusivos.

  • 10:48CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU FERROVIÁRIO AGENOR FRANCISCO FELIZARDO - ASSIS

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 38 - DAS TÉCNICAS ÁS TECNOLOGIAS - PARTE 3

  • 11:31LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 27 (2010)

    Sinopse PGM 27 Convidados: Marina Colasanti e Rodrigo Lacerda. •Marina: você escreveu para revistas femininas e frequentemente aborda questões afetivas na sua obra: como evitar que esse tema se transforme em algo piegas, em consultório sentimental? •Rodrigo: seu livro mais recente, Outra vida, trata de um casamento em crise e você participou na Flip de uma mesa intitulada Separações, com o diretor Domingos de Oliveira. Existe hoje uma preocupação dos escritores em tratar de temas da vida comum? (paralelo com cinema + Coetzee, Philip Roth, Cristovão Tezza) •Para ambos: Hoje cada vez mais os escritores participam de eventos literários: a exposição midiática cancela o poder questionador da literatura, transformando o escritor numa celebridade? (lembrar Apocalípticos e Integrados, Umberto Eco) Pergunta Edward Pimenta para Marina Colasanti (o que falta abordar?) •Rodrigo: Vocês dois escrevem, além de ficção para adultos, livros para o público infanto-juvenil. Como escrever para esses leitores na era dos videogames, canais a cabo e internet? •Marina: Numa entrevista, você declarou: “Os contos de fadas foram mandados para a tinturaria, a fim de limpá-los de qualquer mancha de sangue. O resultado foi que, ao limpar-se o sangue visível, drenou-se também o invisível, aquele que corre nas veias das histórias, que as anima e lhes dá vida. E os belos contos de fadas ficaram pálidos, fracos, com um pé na UTI.” Como é escrever contos de fadas na era do politicamente correto? •Rodrigo: Suas Fábulas para o Ano 2000 forma uma tentativa de atualizar o gênero para uma realidade de roqueiros e internautas? Pergunta Edward Pimenta para Rodrigo (grupos/autores atuais) •Marina: hoje existe uma tendência para o miniconto, mas você já pratica esse gênero há muito tempo (como Zooilógico, A Morada do Ser e Contos de Amor Rasgado). A condensação virou um cacoete? •Rodrigo: em Vista do Rio, você explora de maneira cruel o contraste entre o que a cidade do Rio de Janeiro prometia como projeto de Brasil e a decrepitude do presente. O projeto Brasil naufragou? •Marina: você se considera uma escritora feminista e engajada? Ainda existe espaço para utopias na literatura? •Rodrigo: você estreou com O mistério do leão rampante, romance que é quase uma brincadeira e que teve origem num curso de história (pedir para ele contar a gênese do livro). Já existia o projeto de ser escritor quando você fez o livro? •Marina: você nasceu na Eritreia e morou na Itália. Como isso marcou sua obra? E sua experiência como tradutora? •Rodrigo: você é carioca e neto do ex-governador Carlos Lacerda, mas mora em São Paulo e tem uma visão pessimista do Rio, como metáfora do Brasil. Você procura expiar essa herança pela ficção? •Marina: Pedir p/ ela encerrar falando do livro de memórias que está escrevendo.

  • 12:30MANOS E MINAS III

    DEXTER + PROJETONAVE

    Neste programa o Manos e Minas recebe Dexter. Representando a cena dos slams, King. Matérias: - Nosso videorreporter, Rodney Suguita, fez um perfil do artista visual Robinho Santana. - Fomos conhecer a primeira orquestra de beatmakers do mundo: a Beat Brasilis Orquestra.

  • 13:34PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 27/02/2019 - AQUECIMENTO GLOBAL

    PARA FALAR SOBRE AQUECIMENTO GLOBAL , A GENTE RECEBE A GEÓLOGA SONIA MARIA BARROS DE OLIVEIRA, PROFESSORA DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA USP./ E O ENGENHEIRO ANDRÉ LUIS FERREIRA, DIRETOR-PRESIDENTE DO INSTITUTO DE ENERGIA E MEIO AMBIENTE, O IEMA./

  • 14:04CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 32

    CRÉDITOS - PGM 32 - NO AR EM 01/12/2011 ABRE DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS ENTREVISTA JOSÉ GREGORI RECLAME / HITLER FOLHA MARIO LAGO 100 ANOS A PEDIDO / RAUL SEIXAS MUSA ELZA SOARES

  • 14:30GUERRA FRIA

    A QUESTAO CULTURAL NO MUNDO

    O PROGRAMA RELATA AS INFLUENCIAS DA GUERRA FRIA SOBRE A PRO- DUCAO CULTURAL EM TODO MUNDO, E A UTILIZACAO DOS VALORES CUL TURAIS COMO INSTRUMENTO DE PROPAGANDA IDEOLOGICA. DURANTE A GUERRA FRIA, COMUNISTAS E CAPITALISTAS SERVEN-SE DOS MEIOS DE COMUNICACAO E DE TODAS AS FORMAS DE PRODUCAO CULTURAL PA- RA DIFUNDIR SEUS IDEAIS DE VIDA EM SOCIEDADE.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PRODUÇÃO INDEPENDENTE

    Mariana Kupfer decidiu dividir com futuras mamães os desafios de ter uma maternidade independente. “Eu, mãe e pai”, é o novo livro da apresentadora do canal amar - maternidade e amor. Produção independente. Há mulheres que não são casadas nem tem um companheiro, mas querem muito ser mães. E é possível recorrer à medicina para tornar este sonho realidade. Nós sabemos que com o passar dos anos, as chances de uma mulher engravidar diminuem e a possibilidade de uma gravidez de risco aumentam. Tem gente que diz que bate o relógio biológico e a vontade de ser mãe, mesmo que não haja um homem para ser o pai. Mariana nos contou sua história, que virou livro. Ela pagou por sêmen em clínica nos Estados Unidos. O médico explicou que no Brasil existem doadores de sêmen, mas que o sêmen não pode ser comercializado.

  • 15:17DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 02 - 04/09/2018

    ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUÇÕES PARA A ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É FLÁVIA YURI OSHIMA, JORNALISTA ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO E VENCEDORA DUAS VEZES DO PRÊMIO "JORNALISMO EM EDUCAÇÃO". A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ESTABELECE QUE O ENSINO FUNDAMENTAL COMECE AOS 6 ANOS DE IDADE./ COM UM DETALHE: A CRIANÇA PRECISA COMPLETAR ESSA IDADE MÍNIMA ATÉ O DIA 31 DE MARÇO DO ANO DA MATRÍCULA./ ESSA REGRA VALE PARA O SISTEMA PÚBLICO E PARA O PARTICULAR./ SÓ QUE ALGUMAS FAMÍLIAS NÃO CONCORDAM COM ESSA IDADE MÍNIMA./ ACREDITAM QUE CADA CRIANÇA TEM UM GRAU DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOCIONAL DIFERENTE.

  • 15:34DOC TV II

    O CONTINENTE DE ÉRICO (RS)

    Narrar a vida através da obra. Esse foi o ponto de partida para o documentário “O Continente de Erico”, projeto desenvolvido pela produtora e diretora Liliana Sulzbach (A Invenção da Infância e O Cárcere e a Rua) que obteve financiamento através do II DOCTV – Programa de Fomento à Produção e Teledifusão do Documentário Brasileiro. O filme propõe o registro audiovisual de um dos mais emblemáticos escritores gaúcho, Erico Verissimo, que em 2005 completaria 100 anos de vida. “O Continente de Erico” reconstrói a vida do autor a partir de sua obra maior: O Tempo e o Vento. Busca nos relatos de amigos, parentes e críticos literários os traços pessoais presentes em sua obra, revelando quem era o escritor a partir das histórias e dos personagens que ele mesmo criou. Dessa forma, é possível mostrar a real motivação do romancista ao escrever a trilogia de O Tempo e o Vento – os livros O Continente, O Arquipélago e O Retrato: reconciliar-se com a sua vida pessoal e coma história do RS através de sua obra.

  • 16:32INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 12 - MUSEU DA CASA BRASILEIRA / MIS / MUBE

    Localizados numa região privilegiada de São Paulo, próximo a Avenida Faria Lima, no seu entorno encontramos três museus que fazem parte do nosso imenso território Cultural: O MIS, Museu da Imagem e do Som; o MUBE, Museu Brasileiro da Escultura e o Museu da Casa Brasileira. Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti invadem esse territórios culturais e mostram ao telespectador o motivo de todo o sucesso desse trio de cultura junto ao público de São Paulo.

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 8 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você verá como eram as cidades brasileiras na época colonial, como era a vida dos escravos nessas cidades, e as transformações urbanas que aconteceram até hoje. Verá também a importância da preservação da memória histórica das nossas cidades.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    GEOGRAFIA 8 (MOD.3 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você aprenderá que, em Geografia, o conceito de região admite muitas interpretações. Verá que os níveis de integração de uma região se dão através de vários estágios de desenvolvimento do sistema urbano: a sementeira, a bacia, e a rede urbana. Constatará que os diferentes níveis de integração destas regiões explicam boa parte das desigualdades regionais, pois levam essas regiões a um ritmo diferenciado de crescimento, e que, no Brasil, esse processo de integração e diferenciação regional iniciou-se com a formação do espaço de produção colonial, que deu origem ao arquipélago mercantil, formado por bacias urbanas situadas nos principais portos do litoral.

  • 17:31CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 24 - MOVIMENTOS DE VANGUARDA NO SÉCULO XX - PARTE 01

    A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA SOBRE OS MOVIMENTOS DE VANGUARDA NO SÉCULO XX, O EXPRESSIONISMO E O IMPRESSIONISMO. ELA TRAZ AOS SEUS ALUNOS AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSES ESTILOS E A INFLUÊNCIA DA PINTURA E DA LITERATURA NA MÚSICA.

  • 18:31A TERRA CONSUMIDA

    UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

    A SEGUNDA PARTE DO DOCUMENTARIO,ABORDA EXPERIENCIAS EM DOIS PAISES AFRICANOS,UM DOS CONTINENTES MAIS AFETADOS PELA DIS - PARIDADE ENTRE NASCIMENTO E PRODUCAO DE ALIMENTOS.APESAR DA INFLUENCIA DO ISLAMISMO NO MARROCOS,A REDUCAO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL FOI OBTIDA ATRAVES DE PROGRAMAS DE SAUDE DE MA- ES E FILHOS.APESAR DAS MULHERES DESEMPENHAREM PAPEL FUDAMEN- TAL NA ECONOMIA DE GANA,E O TRADICIONALISMO E A FORCA DOS ANCESTRAIS QUE CONTROLAM O NASCIMENTO DE FILHOS,O QUE TEM GERADO O AUMENTO DA POPULACAO,APESAR DO ESFORCO DE ENTIDADES NAO-GOVERNAMENTAIS INICIAREM COM SUCESSO A DISCUSSAO SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR.

  • 19:29PERSONA EM FOCO

    JOANA FOMM

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:31SP PESQUISA

    ATIVIDADE SOLAR

    A PESQUISA DEDICADA AO CLIMA ESPECIAL ANALISA PRINCIPALMENTE INFORMAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DO SOL, COMO EXPLOSÕES SOLARES, CAMPO MAGNÉTICO DO SOL E QUANTIDADE DE RADIAÇÃO QUE CHEGA À NOSSA ATMOSFERA. ESSE MONITORAMENTO É IMPORTANTE PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA NO FUNCIONAMENTO DAS COMUNICAÇÕES, TRANSAÇÕES BANCÁRIAS, INTERNET, AVIAÇÃO E ENERGIA. O PROGRAMA APRESENTA A PESQUISA DESENVOLVIDA NO CENTRO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA MACKENZIE, CRAAN, E O MONITORAMENTO REALIZADO NO PROGRAMA DE ESTUDO E MONITORAMENTO BRASILEIRO DO CLIMA ESPACIAL (EMBRACE), DO INPE.

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    NAPOLEÃO E ELVIRA - TEATRO DE CORDEL

    O eterno, e nem sempre gratificante jogo entre o vício e a virtude. Uma abordagem do antagonismo maniqueísta entre o bem e o mal. Nesta quadra histórica, de declarado pragmatismo, vale a pena o puro exercício do bem? Este bem, assim exercitado, terá alguma recompensa? Ou, o prazer de praticá-lo perfaz-se em si mesmo? Todas essas colocações, feitas sob a singeleza de um primitivismo de teatro de cordel, vêm ferir nossa sensibilidade e colocar em xeque certos valores sedimentados em nosso hedonístico caráter. Uma peça que entranha suas raízes no mundo ético do brasileiro simples e, por isso, revela o perfil dos valores de nosso povo.

  • 22:10BALANÇO DO SÉCULO XX, PARADIGMAS DO SÉCULO XXI

    FICANTES - PE.JÚLIO LANCELOTTI

    SÉRIE BALANÇO DO SÉC. XX Projeto: Sociedade Contemporânea VIVENDO ALÉM DOS LIMITES - A GLOBALIZAÇÃO NO COTIDIANO Como educar, amar, viver, construir família e trabalhar na era da globalização? Tentaremos responder, analisando as radicais transformações dos laços sociais, bem como os novos sintomas e também as novas soluções. Psicanalistas, juristas, arquitetos, jornalistas, filósofos, teólogos, especialistas das humanidades apresentarão um panorama das principais questões da contemporaneidade, propondo novas categorias de apreensão da satisfação humana. Os temas são variados e instigantes: a música eletrônica e os ouvidos contemporâneos; o luxo sagrado, o luxo democrático e o eterno luxo; o tempo hiper-moderno, a inquietude e a angústia; querer, desejar e os descompassos entre a humanidade e o mundo; amores eventuais, promiscuidades e o ato contemporâneo de “ficar ”; espaços públicos e privados, na arquitetura da globalização; desaprendendo na escola. FICANTES Pe Julio Lancelotti Neste programa o Padre Julio Lancelotti discute o “ficar”, a forma como os jovens da atualidade realizam a aproximação amorosa. Analisa as possíveis origens e conseqüências desse comportamento. Discute a verdadeira dimensão do amor e o papel dos pais na educação para esse amor. Dá um belo exemplo de um amor transcendente e incondicional.

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 17/09/2019

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    ÁUSTRIA: O LADO FEMININO DA TELEVISÃO

    FROM RHETORIC TO REALITY: BROADCASTING FOR CHANGE: THE FEMININE SIDE OF TELEVISION HTTP://WWW.TVE.ORG/MP7/DETAILS.CFM?L=E&FID=2560 TEN YEARS AGO IT WOULD HAVE BEEN UNTHINKABLE TO FIND A WOMEN JOURNALIST AS HEAD OF THE FOREIGN NEWS DEPARTMENT, OR AS HEAD OF PROGRAMMES, AT ORF, AUSTRIAN TELEVISION. NOW THIS HAS HAPPENED. IN FACT MORE THAN 2500 WOMEN HAVE CHOSEN CAREERS AT ORF. SOME OF THE WOMEN WHO'VE BENEFITED FROM THESE CHANGES TALK ABOUT THEIR CLIMB UP THE CAREER LADDER AND DISCUSS THE PREJUDICE THAT OTHER WOMEN STILL FACE. THE 32 PART SERIES, 'FROM RHETORIC TO REALITY', IS AVAILABLE ON FIVE TAPES. TAPE 2 INCLUDES 'THE FEMININE SIDE OF TELEVISION' AND CAN BE BOUGHT SEPARATELY.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 58 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 58 você verá que os números naturais surgiram através da contagem. De acordo com a necessidade e com o desenvolvimento humano, foram se formando novos conjuntos de números. Além disso, conhecerá a reta numérica, infinita, onde cada ponto representa um número.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 69 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 69 você vai rever as progressões geométricas e recordará os principais conceitos de matemática financeira.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 13

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    EJA - EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A mãe de Cadu decide voltar a estudar e se matricula numa classe da EJA na mesma escola do filho. Surpreso e envergonhado com a situação, ele descobrirá que nunca é tarde para as pessoas investirem na própria educação. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Sherlock Holmes – o famoso detetive Sherlock Holmes, criado pelo escritor britânico Sir Arthur Conan Doyle, conta a história de Jack, o estripador, um dos mais misteriosos criminosos de todos os tempos! Idade Média – Numa taverna típica de Idade Média, um casal de europeus fala sobre os curiosos costumes daquela época. Túnel do Tempo: Famoso discurso de Martin Luther King, proferido nos degraus do Lincoln Memorial, em Washington, em 28 de Agosto de 1963. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber da galera nas escolas se eles sentiriam vergonha se seus pais voltassem a estudar na mesma escola que eles. TV do Cadu: Comandando o programa ‘Confissões de um Aborrecente’, o psicanalista Freud recebe Cadu em seu divã. Viver e Aprender: Uma matéria sobre a Estação É Já, um programa de rádio feito por alunos e professores do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos da prefeitura de Florianópolis. Grande Reportagem: Cadu e Mano fazem uma grande investigação sobre a EJA: vão até uma escola estadual onde o curso é oferecido, conversam com pessoas que decidiram voltar a estudar e batem um papo esclarecedor com Sérgio Haddad Coordenador Geral da ONG Ação Educativa.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 122

    O Entrelinhas destaca a produção literária do Japão através de quatro escritores: Yukio Mishima, Junichiro Tanizaki, Yasunari Kawabata e Haruki Murakami. Leiko Gotoda, a principal tradutora da literatura japonesa no Brasil, fala sobre as diferenças culturais entre oriente e ocidente e comenta as dificuldades envolvidas no trabalho de tradução. A cantora mineira Fernanda Takai, que também é descendente de japoneses, fala da sua estréia na literatura com um livro de crônicas.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 03 - O PULSO AINDA PULSA

    No episódio de hoje, veremos os diferentes gêneros textuais e a interpretação de texto. Os componentes de um texto e as etapas do processo de leitura de bulas, cardápios, folhetos de propaganda, matérias de jornais e poemas. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:15SE LIGA NA CIÊNCIA

    QUEM PROCURA ACHA!

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    REGINA SCARPA E JACQUELINE MARTINS - PRÊMIO PROFESSOR NOTA 10 (04/09)

    A EDIÇÃO DESTE ANO DO PRÊMIO EDUCADOR NOTA 10, ORGANIZADO PELA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA, RECEBEU CERCA DE 3 MIL PARTICIPANTES. DESTES, DEZ FORAM ESCOLHIDOS VENCEDORES. NESTE PROGRAMA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, CONVERSAMOS COM A COORDENADORA PEDAGÓGICA DA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA, REGINA SCARPA, E COM UMA DAS PROFESSORAS VENCEDORAS, JACQUELINE MARTINS. ELAS CONTARAM DETALHES SOBRE O PRÊMIO, OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO E QUAL O DIFERENCIAL DE UM PROFESSOR NOTA 10.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    URTICÁRIA CRÔNICA ESPONTÂNEA

    Você já ouviu falar em Urticária? É uma doença mais comum do que imaginamos. Estima-se que cerca de 15% a 20% da população pode apresentar urticária em algum momento da vida. Neste educativo vamos conhecer mais sobre as Urticárias e suas características. Falaremos principalmente sobre a Urticária Crônica Espontânea, o tipo que mais afeta a qualidade de vida dos pacientes. Saiba que Urticária Crônica Espontânea tem tratamento, por isso, procure ajuda médica e não conviva com esse problema!

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    03 - O NOVO HOMEM

    A importância de ampliar o conceito de masculinidade e como formar jovens que sejam aliados na construção da equidade de gênero, na disseminação da cultura de paz e no cuidado com sua saúde, a dos filhos e a dos parceiros. No estúdio, Renan Oliveira, RAP da Saúde (SMS-Rio), Pedro Luís, cantor e compositor, e Marco Aurélio Martins, psicólogo.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU DA IMIGRAÇÃO JAPONESA KKKK - REGISTRO

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 39 - CRESCIMENTO E SUSTENTABILIDADE - A VIDA É SUSTENTÁVEL? - PARTE 1

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 28

    Convidados: Cadão Volpato e Ivana Arruda Leite • Para ambos: Vocês dois estrearam relativamente tarde na literatura. Como a literatura surgiu na trajetória de vocês? • Para ambos: Vocês dois fizeram parte da antologia Geração 90, organizada por Nelson de Oliveira. Pode-se falar numa geração ou numa tendência da literatura brasileira contemporânea? • Para ambos: Que diferença existe entre a literatura produzida no Brasil quando vocês começaram a ler e aquela produzida quando começaram a escrever? • Ivana: No seu caso, a perspectiva feminina é clara, mas parece não se confundir com o feminismo, justamente por conta também de um certo lirismo – confere? • Cadão: O jornalismo estimulou ou inibiu o trabalho literário? • Ivana: Fazer uma coluna sobre a mulher na Revista da Folha não significou de algum modo sucumbir aos estereótipos da afetividade feminina? • Cadão: Indo nesse caminho, seu novo livro Relógio Sem Sol reúne duas narrativas, mas elas contêm várias histórias, como se fossem pequenos romances. No que esse livro difere dos anteriores? • Para ambos: O que a narrativa curta significa em termos de percepção do mundo? • Ivana: No romance Hotel Novo Mundo, em determinado momento a narradora compara o Rio de Janeiro com São Paulo dizendo que o Rio é “uma cidade para semideuses” e que “em São Paulo você pode ser infeliz à vontade”. Você poderia comentar? • Cadão: Parece haver uma diferença de tom entre sua obra literária e seu trabalho como músico. Existe convergência desses dois registros? • Ivana: A personagem de Hotel Novo Mundo retorna do Rio (onde vivia na alta sociedade) para São Paulo (onde encontra pessoas mais autênticas). Esse retorno à vida simples é uma idealização do recolhimento, avesso ao glamour da sociedade do espetáculo? • Cadão: Em Relógio Sem Sol, o desencanto de uma geração que surgiu no fim ditadura parece contrastar com a imagem utópica do roqueiro que quer mudar o mundo com sua guitarra. O que prevalece: o sonho ou a decepção?

  • 12:30MOSAICOS

    MUSICAIS - JORGE BEN JOR/ GILBERTO GIL

    MOSAICOS MUSICAIS: Jorge Ben Jor e Gilberto Gil Nas gravações externas, Bebeto e Nereu fazem interpretações de músicas como "Chove Chuva" e Mas, Que Nada", além de darem seus depoimentos.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 23/01/2018 - DINOSSAUROS BRASILEIROS

    HOJE RECEBEMOS O PALEONTÓLOGO E PROFESSOR DO INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS DA USP LUIZ EDUARDO ANELLI E O ILUSTRADOR CIENTÍFICO E PALEOARTISTA RODOLFO NOGUEIRA. ELES PASSARAM OS ÚLTIMOS ANOS TRABALHANDO EM UM LIVRO QUE TRAZ IMAGENS E INFORMAÇÕES IMPRESSIONANTES SOBRE AS GRANDES ESTRELAS DA PRÉ HISTÓRIA BRASILEIRA: OS DINOSSAUROS E A PAISAGEM EM QUE ELES VIVERAM.

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 33

    PGM 33 - 08/12/11 ABRE/ AI5 - O Dia que não existiu Sobre AI5: Entrevistas com Boris Fausto - Historiador e Cientista Político e Paulo de Tarso Vanucchi - Diretor Instituto Cidadania OFICIO Gibiteiro Festival Retrô 4 Chico Buarque e Elis Regina

  • 14:30GUERRA FRIA

    A CORRIDA ARMAMENTISTA

    O SURGIMENTO DA BOMBA ATOMICA DESENCADEOU O PESADELO DA CHA- MADA "HECATOMBE NUCLEAR", UM RECEIO GENERALIZADO DE QUE O ATAQUE DE UMA DAS SUPERPOTENCIAS INICIARIA UMA GUERRA CUJO DESFECHO SERIA O FIM DA VIDA HUMANA NA TERRA. O PROGRAMA FO- CALIZA A DISPUTA ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E A UNIAO SOVIETICA PELA SUPREMACIA BELICA E MILITAR NOS TEMPOS DA GUERRA FRIA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    SLIME

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 03 SAEB - 05/09/2018

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO ESTÁ COMEÇANDO. UM COMPROMISSO DA REDE DE EMISSORAS PÚBLICAS COM O ENSINO BRASILEIRO, CONSIDERADO PRIMORDIAL PARA FAZER O PAÍS AVANÇAR EM TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE.ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUCÕES NA ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO./

  • 15:30DOC TV II

    MANDINGA EM MANHATTAN (BA)

    Contemplado com o DOC TV, programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura que financia filmes para exibição inédita em rede pública de televisão, o documentário Mandinga em Manhatan, produção baiana assinada pela X Filmes, será lançado em setembro em cadeia nacional. O filme do publicitário e cineasta Lázaro Faria, tem 55 minutos com o roteiro do projeto da jornalista Lúcia Correia Lima e roteiro final da roteirista Isabella Lago. Com locações na Bahia, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Los Angeles, Universidade de Notre Dame e Michigan, Chicago e Nova Iorque, o documentário traz depoimentos de diversos antropólogos e pesquisadores, além de mestres de capoeira responsáveis por divulgar mundialmente a capoeira, que hoje está em mais de 160 países de todos os continentes. O filme é dividido em três momentos: a história da capoeira, com relatos dos mestres antigos, entre eles João Grande e João Pequeno, este ainda residente no Brasil; o fluxo ou ida dos capoeiristas para o exterior; e o refluxo ou retorno dessa divulgação em termos de imagem positiva para o Brasil.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 13 - VIRADA CULTURAL PAULISTA

    O interior de São Paulo também tem Virada cultural. E como tem. O Territórios culturais de hoje viaja às cidades de Mogi das Cruzes e Indaiatuba e acompanha de perto as apresentações em palcos experimentais e também shows de gente como Zeca Baleiro, Nação Zumbi e muito mais! Felipe e Tuti nos mostram tudo isso! Você não pode perder essa Virada! É só ficar ligado em Territórios Culturais de hoje!

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 58 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 58 você verá que os números naturais surgiram através da contagem. De acordo com a necessidade e com o desenvolvimento humano, foram se formando novos conjuntos de números. Além disso, conhecerá a reta numérica, infinita, onde cada ponto representa um número.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 69 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 69 você vai rever as progressões geométricas e recordará os principais conceitos de matemática financeira.

  • 17:30CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 26 - MOVIMENTOS DE VANGUARDA NO SÉCULO XX - PARTE 03

    NA ÚLTIMA PARTE DA AULA, A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA SOBRE O IMPRESSIONISMO. O GRANDE REPRESENTANTE DO GÊNERO NA MÚSICA FOI CLAUDE DEBUSSY, O GRANDE NACIONALISTA FRANCÊS.

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2019

    LINHAS QUE ME LEVAM A VOCÊ (ANHEMBI MORUMBI)

    Neste programa Aline Jones e Eduardo Guimarães, apresentam o vídeo “Linhas que me levam a você”, produzido por alunos do curso de jornalismo da Universidade Anhembi Morumbi. Sobre “Linhas que me levam a você”: O documentário ``Linhas que me levam a você´´ relata histórias que possuem a carta como protagonista e objeto fundamental para a comunicação, mostrando a relevância e importância desse meio na construção das relações humanas. Ano de produção: 2017

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 332 - A ERA DOS DESCOBRIMENTOS

    HÁ CINCO SÉCULOS, UM NAVEGADOR PORTUGUÊS PARTIA PARA UM DOS FEITOS MAIS OUSADOS NA HISTÓRIA DO HOMEM: UMA VIAGEM RUMO AO DESCONHECIDO, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLORAR UMA ROTA ALTERNATIVA PARA O OCEANO PACÍFICO, EVITANDO O JÁ CONHECIDO CAMINHO PELO SUL DA ÁFRICA. O RESULTADO DAQUELA AVENTURA FOI UMA REVOLUÇÃO NA CARTOGRAFIA E NA GEOPOLÍTICA, NUMA ÉPOCA EM QUE PORTUGAL E ESPANHA ERAM AS MAIORES POTÊNCIAS E TAMBÉM RIVAIS. FOI A PRIMEIRA CIRCUNAVEGAÇÃO DA TERRA E O SEPULTAMENTO, NO ÂMBITO DA CIÊNCIA, DA IDEIA DE QUE O PLANETA SERIA PLANO. MUITO ALÉM DO FEITO CIENTÍFICO, A VIAGEM IRIA SE TRANSFORMAR NUMA SEQUÊNCIA DE SURPRESAS PARA FERNÃO DE MAGALHÃES, O COMANDANTE DA FROTA DE CINCO CARAVELAS E SEUS 270 TRIPULANTES. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA CONVIDAMOS VOCÊ PARA UMA VOLTA NO TEMPO, UMA AVENTURA QUE ESTÁ COMPLETANDO 500 ANOS.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    DR. ALFREDO MESQUITA - IN MEMORIAN

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30SP PESQUISA

    O RISO

    O RISO E O HUMOR, VISTOS PELAS NEUROCIÊNCIAS E PELA HISTÓRIA CULTURAL.

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    O VELHO NÔ - DE JOSÉ CONDE

    “O Velho Nô” é a estória de um homem que faz da sua fantasia uma realidade. Ele não vê a pobreza em que vive. Seu futuro não tem nenhuma perspectiva, além da marginalização que o cerca. Seu lirismo e sua poesia o protegem contra uma vida triste e vazia.

  • 22:00#PROVOCAÇÕES

    #PROVOCAÇÕES - 17 - LEANDRO KARNAL

    A semana de 7 de setembro, dia em que é comemorada a Independência do Brasil, é ideal para pensar e repensar o País. Para ajudar Marcelo Tas nessa tarefa, o #Provocações recebe o historiador Leandro Karnal. No programa, o autor de livros como Todos Contra Todos: O Ódio Nosso de Cada Dia e O Dilema do Porco Espinho fala sobre importância de símbolos nacionais, a relevância da história em épocas de enfrentamento e, também, sobre autoritarismo. ABERTURA: "Os grilhões que nos forjava, da perfídia astuto ardil / houve mão mais poderosa: zombou deles o Brasil.// não temais ímpias falanges que apresentam face hostil/ vossos peitos, vossos braços são muralhas do Brasil". Trechos do hino da independência que eu cantei por anos na escola, sem entender patavina. A semana do 7 de setembro é apropriada para pensar o Brasil e a torrente de palavras que recebemos diariamente sobre ele sem desvendar o sentido. para nos ajudar na tarefa, está aqui um pensador, um historiador pop, muito amado e também odiado, no patropi: Leandro Karnal, bem-vindo. Nossas canções cívicas são como o Brasil? Grande demais e impossível de entender?

  • 22:30ESCALA MUSICAL

    ESCALA MUSICAL - 05

    A poesia da palavra entoada e a poesia que, como disseram, renova a tradição na canção brasileira. Dois poetas radicados em São Paulo. Arthur Nogueira, de Belém do Pará; e Lirinha, de Arcoverde. Ao final, juntos interpretam "Três da Madrugada" de Carlos Pinto e Torquato Neto.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 18/09/2019

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    NOVA ZELÂNDIA - MULHERES EM NOVAS MÍDIAS

  • 00:15VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 41 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 41 você verá que o Pantanal é uma região caracterizada pelo ciclo das águas, que governa todas as formas de vida. Verá que existem regiões secas, algumas que alagam nas cheias e, outras, permanentemente alagadas. Cada uma delas possui uma flora e uma fauna diferente. Saberá que os rios que chegam à região trazem sedimentos, fertilizando o solo naturalmente, e descobrirá que o equilíbrio do Pantanal é facilmente quebrado quando ocorre a interferência do homem, despreocupação com o uso racional do solo.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 49 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 49 você verá que o DNA - material genético de todas as células vivas - é formado por uma cadeia dupla de açúcar, fosfato e bases nitrogenadas. Quando a dupla hélice se rompe, podem acontecer dois processos: a transcrição, quando o DNA sintetiza moléculas de RNA, que vão, por sua vez, sintetizar as proteínas, ou a duplicação, quando o DNA faz uma cópia de si mesmo.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 14

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CONSUMO EXCESSIVO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu foi afligido por um mal cada vez mais comum entre os jovens: a febre do consumo excessivo. E para financiar a compra de uma placa de vídeo nova, um par de tênis e rolamentos pro skate, ele e Mano organizam uma rifa na escola! Neste episódio, são apresentados os quadros: Como se Faz: neste epísódio, uma curiosidade high-tech! Mostramos o processo de fabricação de uma placa-mãe, usada nos computadores domésticos. Pílula do Saber: Moedas – uma vendedora de doces explica a incrível história da inveção do dinheiro. E conta todas as curiosidades sobre a protagonista desta história: a moeda. Águia – um biólogo fala sobre as principais características da águia, uma ave de rapina que é conhecida por ter uma visão extremamente aguda. Piratas - uma breve história da pirataria, desde os piratas que aterrorizavam os mares na época das grandes navegações até os piratas virtuais! TV do Cadu: vale tudo por um tostão! Cadu e Mano montam uma divertida paródia dos programas de televendas. Eles recebem no estúdio da TV do Cadu uma caricata vendedora, que usa todo o seu poder de persuasão para vender produtos um tanto extravagantes, como um par de tênis usado e um álbum de figurinhas já completo da Copa de 2006! Ser ou Não Ser: o jovem estudante Rodrigo Honório, cujo objetivo é seguir a carreira de economista, visita a FEA (Faculdade e Economia e Administração) e bate um papo com o professor e economista Joaquim Guilhoto sobre as características da profissão. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber da galera nas escolas: você é consumista? Grande Reportagem: Cadu e Mano vão até a sede do DA (Devedores Anônimos) pra conhecer um pouco mais sobre os problemas que o consumo exagerado e descontrolado pode trazer às pessoas.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 123

    Uma entrevista com Fernando Morais, que acaba de lançar "O mago", a biografia do famoso e polêmico autor de livros esotéricos Paulo Coelho. Uma homenagem ao escritor mineiro, Guimarães Rosa, que nasceu no dia 27 de junho de 1908. Para comemorar o centenário, o Entrelinhas selecionou trechos de várias entrevistas e reportagens especiais sobre o escritor.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 04 - O POETA É UM FINGIDOR

    No episódio de hoje, veremos qual a diferença entre poesia e poema, o que é o eu lírico, as técnicas de declamação e a importância do ritmo e da musicalidade na construção de um poema. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:15SE LIGA NA CIÊNCIA

    O TEMPO NÃO PARA!

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    FERNANDA CAMPAGNUCCI E ANANDA GRINKRAUT - 25/09

    A ONG AÇÃO EDUCATIVA ACABA DE LANÇAR A PUBLICAÇÃO EDUCAÇÃO E DESIGUALDADES NA CIDADE DE SÃO PAULO. PARA EXPLICAR OS NÚMEROS QUE COMPÕEM O ESTUDO, OUVIMOS ANANDA GRINKRAUT, ASSESSORA DO PROGRAMA DIVERSIDADE, RAÇA E PARTICIPAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA, E FERNANDA CAMPAGNUCCI, PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO E UMA DAS EDITORAS DESTE ESTUDO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    SUICÍDIO

    Suicídio: um ato complexo, presente em nosso meio que merece mais atenção. Com grande impacto social e econômico, o suicídio é considerado um sério problema de saúde pública. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, 32 pessoas tiram a própria vida diariamente, colocando o país como oitavo colocado no mundo em taxas de suicídio. Neste educativo, vamos abordar o tema e como podemos ajudar uma pessoa que pensa em se suicidar.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    04 - MEU AMBIENTE

    O adolescente como agente de mudanças, o impacto na escola e na comunidade, sobretudo quanto ao descarte e à reciclagem do lixo. No estúdio, Ives Rocha, assessor técnico do Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), Roberto Trindade, professor do GEO Juan Antonio Samaranch (1ª CRE), em Santa Teresa, e Cris dos Prazeres, coordenadora do projeto ReciclAção – Morro dos Prazeres.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL OSVALDO RUSSOMANO - BRAGANÇA PAULISTA

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 40 - CRESCIMENTO E SUSTENTABILIDADE - A VIDA É SUSTENTÁVEL? - PARTE 2

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 29 - ESPECIAL FACULDADE SÃO FRANCISCO

    Convidados: Décio Pignatari e Lygia Fagundes Telles •Lygia: Você é uma escritora em que o tema da memória é fundamental. Como a experiência de estudar aqui na São Francisco marcou suas memórias e sua ficção? •Décio: No livro Errâncias, você faz uma colagem de lugares e artistas que marcaram sua vida (como Alfredo Volpi, Tarsila do Amaral, Ezra Pound e os compositores Luigi Nono e Rogério Duprat). A São Francisco deixou algum traço no seu imaginário poético? O fato de ter vindo de um bairro operário, em Osasco, o tornava um peixe fora d’água? •Lygia: Foi nesse ambiente que conheceu Mário e Oswald de Andrade e Paulo Emílio Sales Gomes? Como foi sua participação na Academia de Letras da Faculdade e colaboração com os jornais Arcádia e A Balança? •Décio: Foi aqui que conheceu os irmãos Campos? Como surgiu a identificação entre vocês? •Lygia: Você começou a escrever no auge do regionalismo e foi (ao lado de Clarice Lipector) uma precursora da prosa urbana das décadas seguintes. Você pensava em produzir uma guinada na prosa brasileira? •Décio: A poesia concreta foi uma reação à geração de 45? Como foi sua participação no Clube Poesia (que reunia poetas dessa geração), pelo qual publicou seu livro de estreia, O Carrossel? •Lygia: Seus romances são mais realistas e seus contos muitas vezes derivam para o fantástico ou para o alegórico (como “A Caçada”, em que a personagem penetra numa velha tapeçaria, ou “Seminário dos Ratos”, em que os roedores invadem uma cúpula de burocratas). O tema determina a forma ou a forma define o modo de representar? Como é seu processo de criação? •Décio: Como se deu o “salto participante” da poesia concreta, baseado no dito do poeta russo Maiacóvski: “sem forma revolucionária não há arte revolucionária”? •Lygia: Você se considera uma escritora política? •Décio: Que diferença há entre a fase da revista Noigandres e da revista Invenção? Foi a passagem de uma fase mais experimental para outra mais militante? •Lygia: De que maneira o convívio com o grupo da revista Clima influenciou seu trabalho? •Décio: Falando dessa relação com grandes escritores do passado, vocês dois têm livros que partem da obra de Machado de Assis: o roteiro Capitu, da Lygia, e a peça Céu de Lona, do Décio. Por que esse retorno a Machado? •Lygia: pedir para falar sobre o roteiro Capitu. •Décio: Depois de Poesia Pois É Poesia você passou a escrever prosa e teatro. Como o poeta está presente nesses livros? Haverá continuação do projeto teatral iniciado por Céu de Lona? E como surgiu Bili com Limão Verde na Mão?

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 543

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 28/03/2018 - VIDA URBANA E SAUDE

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 34

    Pgm 34 - no ar: 15/12/11 BLOCO 1 ABRE/PINOCHET RECLAME UNICEF ENTREVISTA CAO RATIMBUM BLOCO 02 MUSAS CECÍLIA/CLARICE SIVUCA

  • 14:30GUERRA FRIA

    A CORRIDA ESPACIAL

    NO SECULO XX O DESEJO DE VOAR ESTAVA LATENTE NO GRANDE ESFOR CO TECNOLOGICO EMPREENDIDO NO PERIODO DA GUERRA FRIA. ESTA- DOS UNIDOS E UNIAO SOVIETICA DISPUTAVAM, QUEM OBTERIA PRIMEI RO MAIOR DOMINIO E CONHECIMENTO DO ESPACO. ESTE PROGRAMA MOS TRA AS PRINCIPAIS CONQUISTAS DAS SUPERPOTENCIAS NA BUSCA DA SUPREMACIA ESPACIAL.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    FILHOS X PAIS NAS REDES SOCIAIS

    A garotada gosta de postar nas redes sociais. Os pais e mães também gostam. Mas quando eles postam fotos dos filhos, costuma ter muita reclamação. Pelas nossas redes sociais já chegaram várias mensagens curiosas de mães que foram bloqueadas pelos próprios filhos e filhas, dá pra acreditar? Mariana e Roberta leem comentários que chegaram pelas redes sociais logo na abertura do programa. Mãe que posta escondido dos filhos, filhos que bloqueiam as mães nas redes, tem de tudo. Nossa convidada explica que quando quer postar precisa pedir autorização aos filhos. Eles dizem que os amigos seguem a mãe nas redes e não querem ser ridicularizados. A especialista conta que filhos poderiam até processar os pais. Participação de telespectador no quadro papo de rua.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 04 AULA CRIATIVA - 06/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS AULAS CRIATIVAS./ QUAIS OS RECURSOS E TÉCNICAS QUE PROFESSORES E EDUCADORES ESTÃO USANDO PARA CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS QUE JÁ CRESCERAM USANDO A INTERNET?/ NOSSO CONVIDADO É O PROFESSOR SENIOR DA USP, LUIZ CARLOS DE MENEZES./

  • 15:30DOC TV II

    ASSIM CAMINHA REGÊNCIA (ES)

    A série DOC TV apresenta ao público brasileiro um documentário realizado no Estado do ES: Assim caminha Regência, dirigido por Ricardo Sá O filme conta a história de Miúdo, o protetor da alma do herói Caboclo Bernardo, que em 1887, salvou 128 marinheiros de um naufrágio na Foz do Rio Doce.Seu ato de bravura logo foi reconhecido pela Corte do Brasil, que na época lhe condecorou com uma medalha de ouro de 25 gramas, hoje desaparecida. Esta história foi resgatada por Seu Miúdo, que compôs um hino em homenagem a Caboclo Bernardo, além de outras demonstrações de zelo para com o desconhecido herói.Assim Caminha Regência também resgata a identidade cultural deste lugar distante da civilização. Localizada às margens da foz do rio doce, Regência parece não dar muita atenção aos anseios da modernidade. Talvez por isso lá não exista delegacia, pois não há violência que a demande. O documentário segue então este ritmo ribeirinho, revelando de um lado a relação de Seu Miúdo com o Caboclo Bernardo, de um outro lado contando a história de Regencia e do herói.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 14 - MUSEU PELÉ E SANTOS

    Felipe e Tuti descem a serra e invadem um novo território cultural do estado: Santos, suas praias, sua cultura e toda a história da cidade. Lá, eles visitam o Museu do Café, passeiam de bonde pelo centro histórico, percorrem caminhos antigos na estrada velha que levou os primeiros habitantes do litoral ao planalto e muito mais. Uma viagem no tempo em que nossos apresentadores conhecem de perto tudo o que a cultura de Santos tem para oferecer.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 41 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 41 você verá que o Pantanal é uma região caracterizada pelo ciclo das águas, que governa todas as formas de vida. Verá que existem regiões secas, algumas que alagam nas cheias e, outras, permanentemente alagadas. Cada uma delas possui uma flora e uma fauna diferente. Saberá que os rios que chegam à região trazem sedimentos, fertilizando o solo naturalmente, e descobrirá que o equilíbrio do Pantanal é facilmente quebrado quando ocorre a interferência do homem, despreocupação com o uso racional do solo.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 49 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 49 você verá que o DNA - material genético de todas as células vivas - é formado por uma cadeia dupla de açúcar, fosfato e bases nitrogenadas. Quando a dupla hélice se rompe, podem acontecer dois processos: a transcrição, quando o DNA sintetiza moléculas de RNA, que vão, por sua vez, sintetizar as proteínas, ou a duplicação, quando o DNA faz uma cópia de si mesmo.

  • 17:30CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 28 - MÚSICA E POLÍTICA - PARTE 02

    NA SEGUNDA PARTE DA AULA, A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA DA INCORPORAÇÃO DO JAZZ ÀS MÚSICAS DO SÉCULO XX. O COTIDIANO DAS PESSOAS E TEMAS MAIS MODERNOS PASSAM A FAZER PARTE TAMBÉM DA ÓPERA.

  • 18:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1295

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A EDUCADORA E MUSICÓLOGA QUE PESQUISA A CULTURA DA INFÂNCIA E AS CANTIGAS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS. VOCÊ TAMBÉM ACOMPANHA O ESTUDO INTERNACIONAL QUE COMPROVA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DESMATADAS. E AINDA , ESPECIALISTAS ALERTAM PARA O PERIGO DE CERTAS PLANTAS CULTIVADAS EM CASA: APESAR DE BELAS, VÁRIAS ESPÉCIES PODEM SER TÓXICAS E PROVOCAR DESDE ALERGIAS ATÉ A MORTE . CIENTISTAS DESCOBRIRAM QUE AS FLORESTAS TROPICAIS PODEM SE REGENERAR , MAS, COM PERDA DE BIODIVERSIDADE. E , A PESQUISADORA LYDIA HORTÉLIO, APAIXONADA PELO UNIVERSO LÚDICO DA CRIANÇA, É HOMENAGEADA EM EXPOSIÇÃO DO ITAÚ CULTURAL, EM SÃO PAULO.

  • 19:00ALÉM DA FLORESTA

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    TONY RAMOS

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30SP PESQUISA

    EM BUSCA DA ENERGIA ESCURA - PARTE I

    A EQUIPE DO SP-PESQUISA MOSTRA O TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DO TELESCÓPIO J-PAS, UMA COOPERAÇÃO BRASIL-ESPANHA PARA ESTUDAR A ENERGIA ESCURA. O QUE É ENERGIA ESCURA, A CONCENTRAÇÃO SIMÉTRICA DAS GALÁXIAS, A TECNOLOGIA PARA OBSERVAÇÃO DE 7 BILHÕES DE ANOS LUZ DA HISTÓRIA DO UNIVERSO, E O ENTENDIMENTO ATUAL DA CIÊNCIA SOBRE A COSMOLOGIA SÃO OS TOPICOS TRATADOS EM DOIS PROGRAMAS, GRAVADOS EM SÃO PAULO, EM TERUEL (ONDE FICA O OBSERVATÓRIO), EM GRANADA E EM ANGRA DOS REIS.

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    O ORÁCULO - DE ARTHUR AZEVEDO

    A peça “O Oráculo” de Arthur de Azevedo é uma comédia curta, em um ato, representada pela primeira vez no Rio de Janeiro, no Teatro Recreio Dramático, pela Companhia Dias Braga, em 2 de abril de 1907. Narra a história de um advogado rico, Nélson, que, após manter durante três anos um romance com a viúva Helena, pede conselhos ao comendador Frederico Pontes, “oráculo do amor “, para terminar com tal relação amorosa.

  • 22:00RETRATOS DE FÉ

    RETRATOS DE FÉ - 12 - HARE KRISHNA - TEMP I

    Um líder experiente e um religioso em formação falam da história e a importância do movimento Hare Krishna. O programa apresenta os propósitos sugeridos pela Sociedade Internacional da Consciência de Krishna para a união no espírito de devoção, que descreve práticas diárias, regras morais, literatura védica e alimentação vegana. Em Brasília, Distrito Federal, um adepto do movimento, fala sobre como é conciliar a vida civil e as práticas de canto, estudo e meditação que realiza diariamente em busca da consciência de Krishna. No Paraná, Vaishinavi, que decidiu abrir mão da vida civil pra viver no templo Hare Krishna, fala das práticas rotineiras internas, a adoração às Deidades, a distribuição de livros e o canto nas ruas.

  • 22:30ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 03

    Num episódio todo dedicado a explicar formatos de investimento no Vale do Silício e a deixar mais claro o que é, afinal, o blockchain, Clodoaldo Araujo entrevista Bárbara Minuzzi, sócia da empresa de investimentos Casa de Babel. Em seguida ele vai até Santa Clara, uma cidade próxima a San Francisco, para conhecer, assistir e participar de um fórum global de blockchain - onde conversa com Jonathan Nelson, CEO da Hackers and Founders, e com Gonzalo Juarez, cofundador do aplicativo eTips.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 19/09/2019

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    BRASIL: UMA LINHA TÊNUE

    ESTA SERIE RETRATA A CONDICAO DE VIDA DAS MULHERES EM DIVER- SOS PAISES DO MUNDO. CADA PAIS PARTICIPA COM UM PEQUENO DOCUMENTARIO,FORMANDO AS- SIM UM PAINEL SOBRE DIVERSAS HISTORIAS,QUE RELATAM OS CON - TRASTES NO COTIDIANO DA VIDA DESTAS MULHERES,EM CADA UMA DES TAS SOCIEDADES.COMO BEM MOSTRA O TITULO, A SERIE PREOCUPA-SE EM REVELAR A MULHER,INSERIDA EM CONTEXTOS ONDE NEM SEMPRE O DISCURSO E ATITUDE ANDAM JUNTOS. OS PROGRAMAS,EM DIVERSOS TIPOS DE ABORDAGEM,REVELAM DESDE A VIDA RURAL NO INTERIOR DO EGITO,PASSAM POR UMA MODERNA REDE DE TELEVISAO NA SUECIA,REGISTRAM A ASCENDENCIA DE UMA MULHER RUSSA EM UMA GRANDE INDUSTRIA,E RETRATAM A VIDA DE UMA CATA- DORA DE PAPEL NO BRASIL. NESTE EPISODIO: EM SAO PAULO,TERCEIRA MAIOR CIDADE DO MUNDO E A SEGUNDA MAIS VIOLENTA,ONDE A MAIORIA DAS FAMILIAS SAO CHEFIADAS POR MULHE RES,CONHECEMOS A HISTORIA DE DONA GABRIELA SILVA,UMA CATADO- RA DE LIXO DE 65 ANOS.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 28 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula de hoje você verá que a região nordeste pode ser dividida em quatro partes com características bem definidas: a zona da mata, o agreste, o sertão e o meio-norte. Aprenderá as características de cada uma e verá a importância da região Nordeste na economia nacional.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 50 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 50 você conhecerá a Teoria da Evolução, criada pelo naturalista inglês Charles Darwin, no século XIX, que unificou o pensamento da Biologia. Darwin constatou a existência de indivíduos diferentes na mesma espécie e que a sobrevivência deles dependia do meio. Nesta teleaula, também, você verá a teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo, uma teoria mais recente que aceita a seleção natural e explica a variabilidade genética.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 15

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    NOVA ESTRUTURA FAMILIAR *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    A mãe de Cadu tem um novo amigo. E agora? É namoro ou amizade? Intrigado com essa história, Cadu vai iniciar uma verdadeira investigação sobre o caso. E ainda descobrirá que a família brasileira está de cara nova!

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 124

    Uma reportagem apresentando as principais atrações da Festa Literária de Parati, que vai ser realizada entre os dias 2 e 6 de julho. Antunes Filho, um dos nomes mais importantes do teatro brasileiro fala sobre suas relações com a literatura, que ele sempre procurou levar para os palcos. Veronica Stigger comenta o livro de ensaios, organizado por Paula Braga, que discute o legado de Hélio Oiticica e os diálogos que ele mantinha com outras artes, especialmente a literatura.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 05 - VLADIMIR, O SAPO, E OUTRAS HISTÓRIAS

    No episódio de hoje, veremos a definição de conto e os elementos de um texto de base narrativa. Dos contos de fadas aos contos de terror, passando pelos maiores contistas do Brasil. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:15SE LIGA NA CIÊNCIA

    NO VAI E VEM DA ÁGUAS

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    PATRÍCIA GUEDES E MARIA AMABILE MANSUTTI (09/10)

    O ASSUNTO É EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. PATRÍCIA GUEDES, ESPECIALISTA EM GESTÃO EDUCACIONAL E GERENTE DA FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL, FALA DA PESQUISA QUE OUVIU OS BRASILEIROS SOBRE O ESTUDANTE FICAR MAIS TEMPO NA ESCOLA. MARIA AMABILE, DO CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, CULTURA E AÇÃO COMUNITÁRIA (CENPEC), DIZ QUE É IMPORTANTE CRIAR POLÍTICAS E DIRETRIZES PARA A EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL. AS CONVIDADAS DEBATEM AS CARACTERÍSTICAS E MODELOS DESSE TIPO DE EDUCAÇÃO, AINDA MUITO TÍMIDO NO BRASIL.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    FIBROSE CÍSTICA 2018

    A Fibrose Cística, também conhecida como “mucoviscidose” é uma doença genética, não contagiosa. Na Fibrose Cística todas as secreções do organismo são alteradas. Por uma mutação genética, há um defeito, ou seja, um mau funcionamento das glândulas de secreção e as sudoríparas. Nos últimos anos, os avanços na Medicina e a precocidade do diagnóstico tem ajudado a aumentar a sobrevida e a qualidade de vida dos portadores desta doença. Neste educativo, conheça mais sobre a Fibrose Cística e os avanços em seu tratamento.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    05 - COMIDA DE VERDADE

    Os mitos relacionados às comidas saudáveis, os alimentos naturais e processados e a importância da culinária caseira e das refeições em família são alguns dos assuntos abordados. No estúdio, Jorginete Damião, professora do Instituto de Nutrição da Uerj, Juliana Dias, jornalista e pesquisadora na área de Comunicação, Alimentação e Cultura, e Irma Maria Ferreira, agricultora e comerciante da Feira Agroecológica de Campo Grande.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    MUSEU MUNICIPAL EDWARD C. COSTA - VOTUPORANGA

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 41 - CRESCIMENTO E SUSTENTABILIDADE - A VIDA É SUSTENTÁVEL? - PARTE 3

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 30

    Convidados: Frederico Barbosa e Silviano Santiago •Silviano Santiago: Você é considerado o introdutor do romance pós-moderno no Brasil, com Stella Manhattan e em Em liberdade. Você concorda? E o que são afinal moderno e pós-moderno? •Frederico Barbosa: Você normalmente é associado ao concretismo, considerado o último momento do modernismo brasileiro – mas que ao mesmo tempo deságua na Tropicália. Existe na poesia brasileira essa tensão entre moderno e pós-moderno? (Lembrar do livro Poesia Concreta Brasileira, de Gonzalo Aguilar) •Silviano Santiago: Em Liberdade e Viagem ao México partem de autores reais (Graciliano e Artaud); esses romances são um exercício de estilo ou uma forma de ler esses autores a contrapelo, contra a tradição moderna? •Frederico Barbosa: Falando no Chico Buarque, ainda se coloca a discussão sobre o caráter literário da MPB? •Para ambos: Voltando à pergunta do Rodrigo Lacerda, a discussão sobre identidade nacional ainda tem validade? •emendar na pergunta do Rodrigo: Escolhas diferentes (de pai e filho) dos momentos da poesia de João Cabral. •Silviano Santiago: A crítica é um gênero literário? Você se coloca na contramão da crítica hegemônica no Brasil (formalista de um lado, sociológica de outro)? •Frederico Barbosa: Existe gesto crítico na poesia para além da própria poesia, uma crítica voltada para a sociedade, a história etc.? •Silviano Santiago: No prefácio de Nas malhas da letra, você afirma que seus ensaios são “de maneira sutil – e talvez por isso mesmo envergonhada – comentários” aos seus livros de criação. O que a crítica não enxergou em seus livros? •Silviano Santiago: Embora você se debruce mais sobre a prosa, no ensaio O assassinato de Mallarmé (de Uma literatura nos trópicos), você faz uma crítica severa a poetas dos anos 70 (geração mimeógrafo) dizendo que “o ovo de Colombo dos jovens é que o livro pode ainda ser um objeto mercadoria”. A atual explosão de blogs e revistas independentes reedita essa poesia midiática? •Frederico Barbosa: Como diretor da Casa as Rosas, como você vê essa onda de festas literárias, eventos e ações da internet? •Silviano Santiago: Como a globalização altera a perspectiva latino-americana de representar a realidade e de se apropriar da tradição literária?

  • 12:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 05 - ACORDEON

    Com o tema Acordeon, este programa homenageia os compositores Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/10/2018 - FELICIDADE DESENVOLVIMENTO

    HOJE RECEBEMOS HELIO MATTAR, DIRETOR-PRESIDENTE DO INSTITUTO AKATU PELO CONSUMO CONSCIENTE./ E O ECONOMISTA FABIO GALLO, COORDENADOR DO NÚCLEO DE ESTUDOS SOBRE FELICIDADE DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 35

    PGM 35 - NO AR: 22/12/11 VT ABRE/EXPEDIÇÕES FAMOSAS - Expedições Irmãos Villas Boas VT VILLAS /RONCADOR - Entrevista Marina Villas Boas VT RODA VIVA - Orlando Villas Boas - 10/12/1999 VT OFICIO Presepeiro - Artesão presépios VT ENCERRA - CORAL COCORICÓ - 2005

  • 14:30GUERRA FRIA

    A ESPIONAGEM

    FOI DURANTE A GUERRA FRIA QUE A ESPIONAGEM ADQUIRIU A IMPOR- TANCIA QUE TEM HOJE. A ATIVIDADE LIGAVA-SE DIRETAMENTE A NECESSIDADE QUE AS SUPERPOTENCIAS TINHAM DE SABER DETALHES SOBRE AS NOVAS CONQUISTAS TECNOLOGICAS DO ADVERSARIO. AS ACOES DE ESPIONAGEM DA CIA E DA KGB ERA UM TERMOMETRO DAS RELACOES ENTRE OS ESTADOS UNIDOS E A UNIAO SOVIETICA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DOENÇA CELÍACA

    Muito se fala sobre intolerância a glúten. Mas você sabe quais alimentos contém glúten e o que isso quer dizer? Quem tem intolerância a glúten tem a chamada doença celíaca e precisa seguir uma dieta rigorosa com restrições alimentares. A gente explica o que é a doença. A Nicole descobriu quando tinha uns 2 anos. A restrição alimentar é grande, então com a nutricionista demos algumas opções para quem não pode ingerir glúten. Participação de telespectador no quadro papo de rua.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 05 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 07/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, QUESTÃO APONTADA POR MUITOS COMO UM DOS GRANDES PROBLEMAS DO NOSSO SISTEMA DE ENSINO./ E QUAIS PODEM SER OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA MELHORAR O SALÁRIO DOS EDUCADORES, OS GRANDES RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?/ NOSSA CONVIDADA É GISELA WAJSKOP, SOCIÓLOGA, DOUTORA E PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO./

  • 15:30DOC TV II

    MAESTRO JORGE ANTUNES (DF)

    Durante o regime militar, enquanto diretor do Curso de Composição Musical da Universidade de Brasília, Jorge Antunes desenvolveu intensa atividade cultural e política em Brasília junto a movimentos populares e intelectuais de redemocratização no país. Foi com a “Sinfonia das Buzinas” e o polêmico “Hino Nacional Alternativo” que ele pôde levar sua arte às ruas. É nesse contexto de criação, arte e política que o documentário Maestro Jorge Antunes – polêmica e modernidade se desenvolve. O filme, do cineasta Carlos Del Pino, conta a história deste grande músico através de narrações próprias, onde Jorge Antunes fala de seu passado, de suas reações, de ativismo político, memórias e esquecimentos. A dimensão de sua obra poderá ser compreendida de forma mais abrangente, uma vez que o documentário apresenta junto aos fatos, os posicionamentos, os conceitos e as idéias que norteiam o artista. Também estão presentes depoimentos de colegas, alunos e ex-alunos da Universidade de Brasília; e personalidades do mundo artístico dão o tom de seu reconhecimento.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 15 - PALACETE DONA VERIDIANA E CASA DA DONA YAYÁ

    Lasar Segall, Dona Yayá, Dona Veridiana, Parque Buenos Aires... Neste programa Felipe e Tuti invadem um novo território cultural de São Paulo: o bairro de Higienópolis. Desvendando as histórias e equipamentos culturais que existem na região, nossa dupla de apresentadores mergulha num dos pontos mais interessantes da história brasileira: A economia dos barões do café e o movimento modernista.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    GEOGRAFIA 28 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula de hoje você verá que a região nordeste pode ser dividida em quatro partes com características bem definidas: a zona da mata, o agreste, o sertão e o meio-norte. Aprenderá as características de cada uma e verá a importância da região Nordeste na economia nacional.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 50 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 50 você conhecerá a Teoria da Evolução, criada pelo naturalista inglês Charles Darwin, no século XIX, que unificou o pensamento da Biologia. Darwin constatou a existência de indivíduos diferentes na mesma espécie e que a sobrevivência deles dependia do meio. Nesta teleaula, também, você verá a teoria sintética da evolução ou Neodarwinismo, uma teoria mais recente que aceita a seleção natural e explica a variabilidade genética.

  • 17:30CURSOS UNESP: HISTÓRIA DA MÚSICA II

    PGM 30 - DODECAFONISMO E SERIALISMO - PARTE 01

    A PROFESSORA DOROTÉA KERR, DO DEPARTAMENTO DE MÚSICA DA UNESP, FALA SOBRE O DODECAFONISMO E COMO ESSA NOVA FORMA ROMPE COM O PASSADO DA MÚSICA, DEIXANDO O TONALISMO DE LADO. A CAPACIDADE DE AGRUPAR OS SONS COM LÓGICA NAS COMPOSIÇÕES. O MÉTODO DE COMPOR COM 12 SONS QUE NÃO ESTÃO RELACIONADOS ENTRE SI.

  • 18:30A ARTE DA ESPANHA

    A ARTE DA ESPANHA - 02 O CORAÇÃO OBSCURO

    Andrew Graham-Dixon viaja para o centro do país para explorar a arte espanhola dos séculos XVI e XVII. Do mundo místico de El Greco ao gênio de Velazquez, este foi um momento tão extraordinário que ficou conhecido como a Idade de Ouro. Mas abaixo da superfície cintilante era um coração escuro e selvagem. Viajando da joia arquitetônica de Toledo para a majestosa Madri,Graham-Dixon traça a ascensão e queda do Império Espanhol, a brutal conquista do Novo Mundo e da loucura religiosa da Inquisição, para descobrir como uma história tão violenta poderia produzir a mais bela arte já vista.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    CELSO NUNES

  • 20:30SP PESQUISA

    EM BUSCA DA ENERGIA ESCURA - PARTE II

    A EQUIPE DO SP-PESQUISA MOSTRA O TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DO TELESCÓPIO J-PAS, UMA COOPERAÇÃO BRASIL-ESPANHA PARA ESTUDAR A ENERGIA ESCURA. O QUE É ENERGIA ESCURA, A CONCENTRAÇÃO SIMÉTRICA DAS GALÁXIAS, A TECNOLOGIA PARA OBSERVAÇÃO DE 7 BILHÕES DE ANOS LUZ DA HISTÓRIA DO UNIVERSO, E O ENTENDIMENTO ATUAL DA CIÊNCIA SOBRE A COSMOLOGIA SÃO OS TOPICOS TRATADOS EM DOIS PROGRAMAS, GRAVADOS EM SÃO PAULO, EM TERUEL (ONDE FICA O OBSERVATÓRIO), EM GRANADA E EM ANGRA DOS REIS.

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    SONATA - DE ÉRICO VERÍSSIMO

    Numa atmosfera de realismo fantástico, um jovem professor de piano se vê transportado ao passado, onde encontra o grande amor da sua vida.

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2019

    A DEMOCRACIA E A TIRANIA DA MAIORIA

    CF 07 - A DEMOCRACIA E A TIRANIA DA MAIORIA Luiz Felipe Pondé e Eduardo Wolf – filósofos Num momento em que o mundo fala em crise da democracia, os filósofos Luiz Felipe Pondé e Eduardo Wolf debatem as imperfeições deste regime, levantadas por muitos pensadores ao longo do tempo. Em 1788 por exemplo, a obra “O Federalista”, pergunta como ficariam os interesses da minoria, num regime que prioriza a vontade da maioria. Em 2015, Umberto Eco disse que “o drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade”. Antes disso, o escritor brasileiro Nelson Rodrigues já dizia que “a grande tragédia da democracia é que ela traz à tona a força numérica dos idiotas, que são maioria na humanidade”. Em uma democracia todos devem ter o direito de se expressar, mas a tirania da maioria não seria um problema hoje? Será que todas as opiniões deveriam ter o mesmo peso?

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 20/09/2019

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    ITÁLIA: CINDERELA!?

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 59 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 59 você conhecerá Baco, também chamado Dionísio, o deus do teatro e do vinho na Antigüidade. Além disso, aprenderá que as orações subordinadas adverbiais são as que têm função de advérbio e conhecerá mais um pouco sobre a obra do poeta barroco Gregório de Matos.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 22

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: AS NOVIDADES DA TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA E AS ÚLTIMAS PESQUISAS SOBRE MELHORAMENTO GENÉTICO APRESENTADAS DURANTE A EXPOINTER, UMA DAS MAIORES FEIRAS A CÉU ABERTO DA AMÉRICA LATINA, REALIZADA NO RIO GRANDE DO SUL. E EM UMA FAZENDA NO PARANÁ, VACAS DORMEM EM COLCHÃO DE ESPUMA E NUM ESPAÇO COM AR-CONDICIONADO. A CHAMADA PRÁTICA DE BEM-ESTAR ANIMAL VISA MELHORAR A CRIAÇÃO E GARANTIR MAIOR PRODUTIVIDADE.

  • 08:30ENERGIA

    ENERGIA 05

  • 09:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MOMENTO PAPO DE MÃE II - SÁBADO - 68

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 17

    EP 17 - Neste programa vamos conhecer Eduardo, que trabalha em um banco e apresenta a primeira linha de crédito específica para quem quer comprar bikes elétricas. A Aliança Bike mostra uma pesquisa sobre a tendência no mercado de bicicletas elétricas no Brasil. Um bate papo com a atleta de Mountain Bike, Babi Jechow, que conta sobre suas experiências e sua vida em relação à bicicleta. E para fechar o programa, Juli Hirata, bióloga e ciclista, conta sobre o Projeto Extremos das Américas.

  • 10:30SE AS ÁRVORES FALASSEM

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 42 - CRESCIMENTO E SUSTENTABILIDADE - A VIDA É SUSTENTÁVEL? - PARTE 4

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 31

    Convidados: Renato Janine e Jorge Caldeira: • Renato Janine Ribeiro: Você é professor de ética e frequentemente – como a gente viu na apresentação – escreve sobre o lado teatral da representação na política. A moral (ou a falta dela) e a aparência substituíram a ideia de uma transformação mais profunda das relações sociais? • Jorge Caldeira: O retorno às personagens históricas – como vc faz com Mauá e José Bonifácio – e o boom das biografias indica a volta de uma forma personalista de ver história? Ou é uma forma de recuperar histórias não contadas pela historiografia mais voltada para os grandes processos? • Renato Janine Ribeiro: Cornelius Castoriadis, em As Encruzilhadas do Labirinto, fala que a preocupação contemporânea com a ética (com questões como pena de morte, bioética etc.) corresponde à rejeição da “grande política” e a um “fechamento na esfera privada que caracteriza a época e a ideologia individualista”. Você poderia comentar essa crítica? • Renato Janine Ribeiro: Trazendo a conversa para a literatura, você escreveu bastante sobre Stendhal – escritor que contrapõe a energia individual (como o mito de Napoleão) ao materialismo e à hipocrisia burguesa. Hoje a gente não assiste a um retorno dessa forma de ver e fazer política como afirmação da vontade? É isso que faz Lula sobreviver ao PT? • Renato Janine Ribeiro: Como a literatura é fonte para o filósofo e para o historiador? • Jorge Caldeira: Voltando à pergunta do Jurandir, ao escolher uma personalidade secundária como o padre Guilherme Pompeu de Almeida – protagonista de O Banqueiro do Sertão – você pensou nele mais como personagem ou como representante de um processo? • Renato Janine Ribeiro: Existe uma ética na forma de escrever a história, de escolher os temas, os enfoques? (Lembrar da Meta-história de Hayden White.) Quando você escreve sobre a etiqueta, por exemplo, isso tem uma implicação ética? • Renato Janine Ribeiro: A palavra “intelectual” provoca hoje antipatia, quase aversão. Qual o lugar do intelectual na sociedade? • Jorge Caldeira: Você fez um percurso inverso ao do Renato: saiu do jornalismo para os estudos de maior fôlego. O jornalismo perdeu poder de intervenção pública? • Renato Janine Ribeiro: A diferença entre o acadêmico e o intelectual ficou explícita quando vc escreveu na Folha sobre o caso do menino João Helio, em que expôs os impasses éticos em relação à pena de morte. Você poderia comentar o episódio? • Renato Janine Ribeiro: Fala-se hoje de uma nova direita, de um pensamento supostamente menos dogmático (ideológico) e mais pragmático, racionalista. As diferenças entre esquerda e direita se deslocaram para a discussão entre idealismo e realismo? • Jorge Caldeira: Você escreveu sobre personagens históricos que são “empreendedores”, como Mauá e o padre Guilherme Pompeu de Almeida. Isso não vai na direção de um pensamento mais voltado para a ação prática do que para formação de um projeto político? E no caso do José Bonifácio? (Pedir para explicar o portal) • Renato Janine Ribeiro: Na contramão dessa valorização do privado, você tem refletido muito sobre a função da universidade e da pesquisa na vida pública. Como essa discussão se enquadra no governo neoliberal de um presidente de esquerda?

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES COMPOSITORES: PARDINHO (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Pardinho, com a participação da dupla Carreiro e Pardinho Filho que fala da influência do músico na carreira deles. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Pardinho e Pardal, Tião carreiro, Camargo, Ramiro Viola e Pardine, Brasil e Sabiá, Simone Sperança, Dudu da Viola, Rei Gaspar e Majestade.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 24/01/2019 RELACIONAMENTOS TOXICOS

    HOJE A GENTE RECEBE A PSICÓLOGA LUCIMAR DÊLA ROLI, ESPECIALIZADA EM PSICOLOGIA POSITIVA, ESTUDO CIENTÍFICO DA FELICIDADE./ E O PSICANALISTA RAFAEL COSSI./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 36

    PGM 36 - NO AR: 29/12/11 VT Abre/Cinema - história cinema VT CINEMA BRASIL - O Construtor de Sonhos (sobre Franco Zampari) Entrevista Nydia Licia VT SAO SILVESTRE - historia e curiosidades A pedido - Vila Sésamo - 1972 VT ANO NOVO VELHO - comemorações na década de 70

  • 14:30GUERRA FRIA

    O TERRORISMO

    TERRORISMO, OU SEJA, O USO DA VIOLENCIA SISTEMATICA, COM OBJETIVOS POLITICOS, CONTRA CIVIS OU MILITARES QUE ESTAO EM OPERACAO DE GUERRA. O METODO BASICO DO TERRORISMO E A DESTRU ICAO DA VIDA HUMANA EM NOME DE CERTOS PRINCIPIOS IDEOLOGICOS POLITICOS OU RELIGIOSOS. O PROGRAMA MOSTRA COMO A CHAMADA "CULTURA DA GUERRA FRIA" ESTIMULOU A MULTIPLICACAO DE GRUPOS TERRORISTAS.

  • 15:00SP PESQUISA

    AMAZÔNIA

    O SÃO PAULO PESQUISA VAI APRESENTAR O TRABALHO DE UMA BRASILEIRA QUE GANHOU A CAPA DA REVISTA CIENTÍFICA NATURE. A PESQUISADORA LUCIANA VANNI GATTI MOSTROU QUAL O PAPEL DA FLORESTA AMAZÔNICA NO BALANÇO DE EMISSÕES DE CARBONO. A CIENTISTA USOU UM MÉTODO QUE PERMITIU A MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA EM VÁRIOS PONTOS DA FLORESTA, EM DIFERENTES MESES DO ANO, E DESCOBRIU QUE A QUANTIDADE DE CHUVA ALTERA COMPLETAMENTE O PAPEL DA FLORESTA NA EMISSÃO DO CO2, O PRINCIPAL GÁS QUE CONTRIBUI COM O AQUECIMENTO GLOBAL. TAMBÉM NA AMAZÔNIA, UM GRUPO DE CIENTISTAS DE SÃO PAULO INVESTIGA COMO A POLUIÇÃO INTERFERE NA FORMAÇÃO DAS NUVENS, E NO REGIME DE CHUVAS EM VÁRIAS PARTES DO PAÍS.

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    CAN´T TAKE MY EYES OFF YOU (FRANKIE VALLI) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30PEDRO E BIANCA

    PEDRO E BIANCA - PGM 7

    Deco, um jovem, belo e novo professor de química, parte os corações das alunas na escola. Bianca se apaixona por ele, confunde o comportamento próximo e carinhoso do professor com amor. Pior, ela acredita que é correspondida por Deco. Pedro torna-se amigo de Deco e se beneficia de sua popularidade para atrair a atenção das meninas. Após declarar-se a Deco em um sarau na escola, Bianca espalha pelas redes sociais que está namorando o professor. O caso chega à Diretoria e, como consequência, Deco pede seu afastamento da escola, Bianca acaba sem sua paixão e Pedro sem seu “amigo” mais velho e popular.

  • 17:00TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 16 - MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA E PONTO CHIC

    O bairro da Lapa é um dos territórios culturais de maior tradição em São Paulo. Lá, além de muita história fica a sede de um dos principais equipamentos culturais do estado: o Memorial da América Latina. No programa de hoje Tuti e Felipe invadem o Memorial e revelam tudo o que existe por lá. De quebra, a dupla faz um passeio também pela história de um dos sanduíches mais tradicionais da cidade: O Bauru. O programa está uma delícia. Vale conferir!

  • 17:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 60

    Todo ano ela está de volta para preocupar a gente. É a gripe! Você sabe como se proteger? Existem vários mitos sobre essa doença. Então fique de olho na primeira matéria do programa desta semana, porque a gente vai dar dicas e esclarecer as principais dúvidas relacionadas à gripe. No programa você também vai ver uma entrevista com Daniel Dias, o maior atleta paraolímpico da natação Brasileira e um grande exemplo de superação.

  • 17:30MOSAICOS

    MUSICAIS - JORGE BEN JOR/ GILBERTO GIL

    MOSAICOS MUSICAIS: Jorge Ben Jor e Gilberto Gil Nas gravações externas, Bebeto e Nereu fazem interpretações de músicas como "Chove Chuva" e Mas, Que Nada", além de darem seus depoimentos.

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM10 - TEMPORADA 2 - MOACYR LUZ

  • 19:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 9 - BIBLIOTECA PARQUE VILLA LOBOS E PRÊMIO SÃO PAULO DE LITERATURA

    Um parque onde a acessibilidade e a inclusão foi o ponto de partida. Essa pode ser a melhor definição do Parque Villa Lobos, um dos mais frequentados pela população de São Paulo e que, diariamente, oferece inúmeras opções culturais. Entre elas, a BVL, Biblioteca Villa Lobos, uma das finalistas do Prêmio “Biblioteca Pública do Ano”, concedido durante o congresso mundial da “IFLA”, Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecária. Neste programa, Felipe e Tuti mostram porque o Parque Villa Lobos e sua biblioteca dão um show de acessibilidade e qualidade.

  • 20:00O FUTURO DO PLANETA

    AS FLORESTAS

    ENQUANTO ASSISTIMOS ESTE EPISODIO,UMA FLORESTA GRANDE O SUFI CIENTE PARA ENCHER UM GRANDE ESTADIO DE FUTEBOL,SERA DERRUBA DA.APOS UMA DEVASTACAO DESSA PROPORCAO,NAO APENAS ARVORES, MAS CENTENAS DE PLANTAS,AVES E ANIMAIS FORAM DIZIMADOS. O COMERCIO DE MADEIRA MOVIMENTA BILHOES,TANTO PARA OS PAISES QUE POSSUEM FLORESTAS,COMO PARA AS MADEIREIRAS. A DERRUBADA DE ARVORES POREM,DEVE SER CONTROLADA.CORTAR ARVO RES DE FORMA QUE O MEIO AMBIENTE SOBREVIVA,A SILVICULTURA SUSTENTADA,TECNICA QUE JA VEM SENDO USADA POR ALGUNS PAISES COMO O PERU. UM NOVO TIPO DE SERRARIA PORTATIL FOI DESENVOLVIDA PARA AJU- DAR A CORTAR A MADEIRA SEM DANIFICAR MUITO A FLORESTA.A ASSO CIATION OF ENVIRONMENTALLY CONSCIOUS BUILDERS FOI FUNDADA PA RA CONSCIENTIZAR O COMERCIO DA CONSTRUCAO SOBRE O QUE ESTA ACONTECENDO NAS FORESTAS TROPICAIS,E SOBRE POSSIVEIS ALTERNA TIVAS PARA EVITAR O USO DE MADEIRA DE LEI TROPICAL.

  • 20:30SP PESQUISA

    A MEDICINA NA FLORESTA

    O POTENCIAL MEDICINAL DA BIODIVERSIDADE BRASILEIRA É INCALCULÁVEL E PODE TER O CAMINHO PARA O TRATAMENTO DE INÚMERAS DOENÇAS. O DESAFIO DE REALIZAR ESSE POTENCIAL E DE TRANSFORMAR ESSA MATÉRIA-PRIMA ENCONTRADA NA NATUREZA EM FÁRMACOS É ENFRENTADO PELO CENTRO DE PESQUISA E INOVAÇÃO EM BIODIVERSIDADE E FÁRMACOS (CIBFAR), CEPID CRIADO EM 2013 E FINANCIADO PELA FAPESP. COORDENADO POR GLAUCIUS OLIVA, ATUAL PRESIDENTE DO CNPQ, E INSTALADO NO INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS DA USP, O CENTRO DÁ ATENÇÃO ESPECIAL À BUSCA POR TRATAMENTOS CONTRA AS CHAMADAS DOENÇAS NEGLIGENCIADAS (ASSIM CHAMADAS PORQUE NORMALMENTE ATINGEM AS POPULAÇÕES MAIS POBRES DO PLANETA E, POR ISSO, NÃO ATRAEM O INTERESSE DAS COMPANHIAS FARMACÊUTICAS), COMO LEISHMANIOSE, DOENÇA DE CHAGAS E MALÁRIA.

  • 21:00SALA DE CINEMA

    A CASA DE ALICE

    Alice é uma manicure que tem em torno de 40 anos e está com a vida estagnada. Ela mora na periferia da cidade de São Paulo com seu marido e seus três filhos. Ao lado da família, tenta levar a vida do melhor jeito possível ao enfrentar os problemas do dia-a-dia. Alice sabe que o marido encontra outras mulheres, mas releva porque também sai com outros homens.

  • 22:30SE AS ÁRVORES FALASSEM

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 21/09/2019

  • 23:45MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 332 - A ERA DOS DESCOBRIMENTOS

    HÁ CINCO SÉCULOS, UM NAVEGADOR PORTUGUÊS PARTIA PARA UM DOS FEITOS MAIS OUSADOS NA HISTÓRIA DO HOMEM: UMA VIAGEM RUMO AO DESCONHECIDO, QUE TINHA COMO OBJETIVO EXPLORAR UMA ROTA ALTERNATIVA PARA O OCEANO PACÍFICO, EVITANDO O JÁ CONHECIDO CAMINHO PELO SUL DA ÁFRICA. O RESULTADO DAQUELA AVENTURA FOI UMA REVOLUÇÃO NA CARTOGRAFIA E NA GEOPOLÍTICA, NUMA ÉPOCA EM QUE PORTUGAL E ESPANHA ERAM AS MAIORES POTÊNCIAS E TAMBÉM RIVAIS. FOI A PRIMEIRA CIRCUNAVEGAÇÃO DA TERRA E O SEPULTAMENTO, NO ÂMBITO DA CIÊNCIA, DA IDEIA DE QUE O PLANETA SERIA PLANO. MUITO ALÉM DO FEITO CIENTÍFICO, A VIAGEM IRIA SE TRANSFORMAR NUMA SEQUÊNCIA DE SURPRESAS PARA FERNÃO DE MAGALHÃES, O COMANDANTE DA FROTA DE CINCO CARAVELAS E SEUS 270 TRIPULANTES. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA CONVIDAMOS VOCÊ PARA UMA VOLTA NO TEMPO, UMA AVENTURA QUE ESTÁ COMPLETANDO 500 ANOS.

  • 00:15VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 48 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 48 você vai ver como procurar no dicionário provérbios e expressões idiomáticas. Ficará sabendo que consultar médicos e bulas é um bom caminho pra evitar acidentes e, além disso, verá o que aconteceu com o Josué, que se atrapalhou todo consultando uma lista telefônica.

  • 07:45MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 60

    Todo ano ela está de volta para preocupar a gente. É a gripe! Você sabe como se proteger? Existem vários mitos sobre essa doença. Então fique de olho na primeira matéria do programa desta semana, porque a gente vai dar dicas e esclarecer as principais dúvidas relacionadas à gripe. No programa você também vai ver uma entrevista com Daniel Dias, o maior atleta paraolímpico da natação Brasileira e um grande exemplo de superação.

  • 08:00AGROCULTURA

    AGROCULTURA - 22

    VOCÊ VAI VER NO PROGRAMA AGROCULTURA DESTA SEMANA: AS NOVIDADES DA TECNOLOGIA AGROPECUÁRIA E AS ÚLTIMAS PESQUISAS SOBRE MELHORAMENTO GENÉTICO APRESENTADAS DURANTE A EXPOINTER, UMA DAS MAIORES FEIRAS A CÉU ABERTO DA AMÉRICA LATINA, REALIZADA NO RIO GRANDE DO SUL. E EM UMA FAZENDA NO PARANÁ, VACAS DORMEM EM COLCHÃO DE ESPUMA E NUM ESPAÇO COM AR-CONDICIONADO. A CHAMADA PRÁTICA DE BEM-ESTAR ANIMAL VISA MELHORAR A CRIAÇÃO E GARANTIR MAIOR PRODUTIVIDADE.

  • 08:30ENERGIA

    ENERGIA 06

  • 09:00A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 2

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traço e suas tecnicas de pintura. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 10:00VAMOS PEDALAR IV

    VAMOS PEDALAR IV - 18

    EP 18 - Bia Neres, atleta profissional fala sobre o início de sua carreira e também sobre diversão. Mário Canna dá dicas para manutenção de bicicletas.Uma entrevista com Clint Miller, um australiano apaixonado por BMX e que fundou uma empresa chamada Colony BMX. Instituto Cicloativo do Brasil, apresenta sua proposta, que é fazer o bem e promover a desigualdade social. Para finalizar, uma homenagem a Henrique Avancini, campeão mundial de XCM (2018) e um dos maiores atletas de Mountain Bike do Brasil.

  • 10:30VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 06

    OLÁ, UM CONVITE PARA NOITE DESTE DOMINGO: QUE TAL CONHECER UM DAS MAIS ANTIGAS E EMBLEMÁTICAS SALAS DE ESPETÁCULO DO BRASIL, QUE FICA RODEADA POR UMA FLORESTA? / UMA VISITA-GUIADA TE LEVA ÀS ENTRANHAS DO TEATRO AMAZONAS. BRASILEIRO COM NOME DE GRINGO. / TOCADOR DE PANDEIRO E RECO-RECO. / O HOMEM QUE MUDOU A BATIDA DO FORRÓ E DEU NOVA PERSONALIDADE AO SAMBA COMPLETARIA AGORA CEM ANOS. / O VITRINE BRASIL ESTÁ NO AR. / SE CHEGUE PRA OUVIR A HISTÓRIA DE JACKSON DO PANDEIRO. //

  • 11:00SP PESQUISA

    GRANDES EXTINÇÕES

    A VIDA EXISTE NA TERRA HÁ CERCA DE 4 BILHÕES DE ANOS. MAS, DE TEMPOS EM TEMPOS, UM GRANDE CATACLISMO ACONTECE E QUASE TODAS AS ESPÉCIES SÃO EXTINTAS. OS CIENTISTAS CONHECEM SEIS GRANDES EPISÓDIOS DESSE TIPO NO PASSADO TERRESTRE, E O MAIS AGRESSIVO DELES ¿ OCORRIDO 250 MILHÕES DE ANOS ATRÁS ¿ PODE TER COMEÇADO NA REGIÃO DE ARAGUAINHA, EM MATO GROSSO. A DESCOBERTA, QUE AINDA PRECISA DE MAIS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS PARA SER RATIFICADA, FOI FEITA POR UM GRUPO INTERNACIONAL DE PESQUISADORES, COM MARCANTE PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA (FINANCIADA PELA FAPESP). A EQUIPE DO SP PESQUISA CONVERSOU COM OS PESQUISADORES ENVOLVIDOS NA PESQUISA. TAMBÉM É TEMA DO PROGRAMA A MAIS RECENTE GRANDE PERDA DE ESPÉCIES ACONTECIDA NO CONTINENTE AMERICANO: A DA MEGAFAUNA TERRESTRE. CRIATURAS COMO TIGRES DENTE-DE-SABRE, MAMUTES, PREGUIÇAS-GIGANTES E TATUS-GIGANTES EXISTIAM ATÉ BEM POUCO TEMPO ATRÁS, MAS SUMIRAM DE 15 MIL ANOS PARA CÁ. O QUE ACONTECEU? ESPECULA-SE QUE O HOMEM, RECÉM-CHEGADO AO CONTINENTE AMERICANO, PODE TER TIDO UM PAPEL NISSO. O SP PESQUISA ACOMPANHA A INVESTIGAÇÃO NAS TOCAS DE ALGUMAS DESSAS CRIATURAS GIGANTES.

  • 11:30A TERRA CONSUMIDA

    UMA QUESTÃO DE ESCOLHA

    A SEGUNDA PARTE DO DOCUMENTARIO,ABORDA EXPERIENCIAS EM DOIS PAISES AFRICANOS,UM DOS CONTINENTES MAIS AFETADOS PELA DIS - PARIDADE ENTRE NASCIMENTO E PRODUCAO DE ALIMENTOS.APESAR DA INFLUENCIA DO ISLAMISMO NO MARROCOS,A REDUCAO DO CRESCIMENTO POPULACIONAL FOI OBTIDA ATRAVES DE PROGRAMAS DE SAUDE DE MA- ES E FILHOS.APESAR DAS MULHERES DESEMPENHAREM PAPEL FUDAMEN- TAL NA ECONOMIA DE GANA,E O TRADICIONALISMO E A FORCA DOS ANCESTRAIS QUE CONTROLAM O NASCIMENTO DE FILHOS,O QUE TEM GERADO O AUMENTO DA POPULACAO,APESAR DO ESFORCO DE ENTIDADES NAO-GOVERNAMENTAIS INICIAREM COM SUCESSO A DISCUSSAO SOBRE PLANEJAMENTO FAMILIAR.

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1295

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A EDUCADORA E MUSICÓLOGA QUE PESQUISA A CULTURA DA INFÂNCIA E AS CANTIGAS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS. VOCÊ TAMBÉM ACOMPANHA O ESTUDO INTERNACIONAL QUE COMPROVA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DESMATADAS. E AINDA , ESPECIALISTAS ALERTAM PARA O PERIGO DE CERTAS PLANTAS CULTIVADAS EM CASA: APESAR DE BELAS, VÁRIAS ESPÉCIES PODEM SER TÓXICAS E PROVOCAR DESDE ALERGIAS ATÉ A MORTE . CIENTISTAS DESCOBRIRAM QUE AS FLORESTAS TROPICAIS PODEM SE REGENERAR , MAS, COM PERDA DE BIODIVERSIDADE. E , A PESQUISADORA LYDIA HORTÉLIO, APAIXONADA PELO UNIVERSO LÚDICO DA CRIANÇA, É HOMENAGEADA EM EXPOSIÇÃO DO ITAÚ CULTURAL, EM SÃO PAULO.

  • 13:00RODA VIVA

    MICHEL TEMER (2019)

  • 14:30ROTA DA INOVAÇÃO II

    ROTA DA INOVAÇÃO II - EPISÓDIO 02

    Clodoaldo Araujo se encontra com seu amigo Andre Bianchi, que o recebe em San Francisco, e os dois passeiam um pouco pela cidade. Andre Bianchi apresenta uma curiosidade tecnológica ligada a serviços: a Café X, a máquina que serve café automaticamente com o braço de um robô. Clodoaldo Araujo mostra a operação e experimenta o café, não só como uma curiosidade mas também como uma forma de mostrar o quanto a inovação está incorporada e espalhada pelas ruas do Vale do Silício e especificamente de San Francisco. Em seguida, Clodoaldo vai até a aceleradora The Vault e explica como funciona uma aceleradora no Vale do Silício, com entrevistas com Fernando Figueiredo e Rafael Ferra. Finalmente, ele conhece e entrevista os fundadores da Nabis, uma startup especializada num formato inédito e muito curioso de distribuição de maconha.

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA 2018

    GRANDES COMPOSITORES: PARDINHO (VIOLA 2018)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca a carreira de Pardinho, com a participação da dupla Carreiro e Pardinho Filho que fala da influência do músico na carreira deles. Apresentam músicas compostas por ele os artistas: Pardinho e Pardal, Tião carreiro, Camargo, Ramiro Viola e Pardine, Brasil e Sabiá, Simone Sperança, Dudu da Viola, Rei Gaspar e Majestade.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    ORITÁ (PART. VANESSA MORENO)

    Em um papo entre amigos, o trio conta como sempre trabalharam em conjunto, dividindo todas as etapas de composição, e como se deu o processo de transição para o trabalho autoral na vida de cada um.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    ORITÁ (PARTICIPAÇÃO VANESSA MORENO)

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 17:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 05 - ACORDEON

    Com o tema Acordeon, este programa homenageia os compositores Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Sivuca

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 543

  • 19:30OSESP 2009

    GRANDE CONCERTO 10 ANOS SALA SÃO PAULO

    “Clássicos” reapresenta o concerto especial em comemoração aos dez anos da maior e mais moderna sala de concertos da América Latina: a Sala São Paulo. Sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, a Sala possui quase 1.500 lugares e sua acústica é considerada uma das melhores do mundo. No palco da Sala São Paulo, a OSESP sob regência de seu maestro titular, o francês Yan Pascal Tortelier, toca juntamente com Coro a obra Gloria de Francis Poulenc. Na sequencia, a pianista Maria João Pires entra em cena para interpretar o Concerto nº 20 para piano em ré menor, KV 466 de Wolfgang Amadeus Mozart. Na segunda parte do concerto, a OSESP executa Bachianas brasileiras nº 5 de Heitor Villa-Lobos e a suite de O Pássaro de Fogo de Igor Stravinsky.

  • 21:00FIGURAS DA DANÇA 2012

    ISMAEL IVO

    Criador, diretor, coreógrafo, curador. São muitas as facetas de Ismael Ivo. Nascido em São Paulo, foi para Nova York em 1983, ano em que foi convidado para integrar a companhia júnior do Alvin Ailey Dancer Center. Depois ganhou a Europa. Criou em 1984 o Impuls Tanz – Vienna Internacional Dance Festival e anos depois, tornou-se diretor do festival de dança da Bienal de Veneza. É um grande intérprete e entre seus trabalhos destacam-se obras como: Francis Bacon (1993) com direção de Johann Kresnik, que foi apresentado no Brasil este ano; Tristão e Isolda (1999), que dançou ao lado da brasileira Márcia Haydée, A Paixão Segundo Mateus (2007), Babel: Il Terzo Paradiso (2010), e outros. Radicado na Alemanha há mais de 20 anos, dirigiu a Companhia de Dança do Teatro Nacional Alemão, em Weimar, de 1996 a 2000. Ivo é um dos grandes nomes da dança do Brasil.

  • 21:30DOC TV II

    A PRÓXIMA REFEIÇÃO (AM)

    A Próxima Refeição narra a saga de 86 brasileiros que vivem no interior da Amazônia, na comunidade do Tambor, alto rio Jaú, onde leva-se de 6 a 8 dias para se chegar de barco a partir de Manaus. Lá não moram indios, mas cidadãos brasileiros. Crianças que vão a escola, adultos que votam e idosos que recebem aposentadoria. Brasileiros de uma cultura genuina, calcada na exploração dos recursos naturais. De um Brasil isolado, desconhecido, e único. O tema de A Próxima Refeição parte da busca quase que diária por comida, através da caça e pesca, por madeira para construir suas casas, por palha para cobri-las, pelos mais variados produtos que a natureza oferece e que garantem seu sustento e um minimo de acumulo de dinheiro. Mas sua narrativa não se detém nestas ações. Acaba-se por entrar na vida destas pessoas, em seus anseios, seus problemas, seus conflitos e alegrias, sejam eles concientes ou não. Levanta-se o paradoxo de seu modo de vida versus a auto-sustentabilidade da fonte de todas as suas riquezas, a mãe-natureza. “O que Deus dá nunca acaba”.

  • 22:30ALÉM DA FLORESTA

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1295

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA A EDUCADORA E MUSICÓLOGA QUE PESQUISA A CULTURA DA INFÂNCIA E AS CANTIGAS, BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS. VOCÊ TAMBÉM ACOMPANHA O ESTUDO INTERNACIONAL QUE COMPROVA A RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DESMATADAS. E AINDA , ESPECIALISTAS ALERTAM PARA O PERIGO DE CERTAS PLANTAS CULTIVADAS EM CASA: APESAR DE BELAS, VÁRIAS ESPÉCIES PODEM SER TÓXICAS E PROVOCAR DESDE ALERGIAS ATÉ A MORTE . CIENTISTAS DESCOBRIRAM QUE AS FLORESTAS TROPICAIS PODEM SE REGENERAR , MAS, COM PERDA DE BIODIVERSIDADE. E , A PESQUISADORA LYDIA HORTÉLIO, APAIXONADA PELO UNIVERSO LÚDICO DA CRIANÇA, É HOMENAGEADA EM EXPOSIÇÃO DO ITAÚ CULTURAL, EM SÃO PAULO.

  • 23:30PADRE BROWN III

    PADRE BROWN - TEMPORADA III - O BICHO PAPÃO DE KEMBLEFORD

    Episódio 7 - O Bicho Papão de Kembleford Quando o pai de um jovem escritor é encontrado morto, a tensão aumenta contra os viajantes em Kembleford. Padre Brown deve descobrir a verdade antes de um deles ser enviado para a forca.

  • 00:30VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 49 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 49 você aprenderá que é possível resumir qualquer acontecimento, história ou, até mesmo, uma notícia de jornal. Verá que, mesmo sem perceber, a gente vive lendo resumos e resumindo as coisas que nos acontecem.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 60 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 60 você aprenderá como se usa a vírgula sempre que a ordem do adjunto adverbial é mudada numa oração; conhecerá as principais características do arcadismo, um movimento literário do século XVIII que valorizava a vida no campo e a natureza; verá um poema de Tomás Antônio Gonzaga - o poeta de Marília de Dirceu - e acompanhará uma discussão sobre o que cada um pode fazer em favor da ecologia.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 16

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ADOLESCÊNCIA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano marcam de ir ao cinema com umas amigas. Mas algo terrível acontece: uma espinha enorme surge no nariz de Mano! Buscando a solução pra essa tragédia, os dois amigos vão aprender um pouco mais sobre as mudanças e paranoias que afligem os adolescentes. Neste episódio, são apresentados os quadros: Fala Aí: O que você faz quando aparece uma espinha no seu rosto bem no dia em que vai encontrar uma garota ou garoto com quem tá querendo ficar? Mano e Cadu escutam a opinião da galera sobre essa terrível situação! Pílula do Saber: Adolescência – Uma simpática adolescente explica quando e por que foi criado o conceito de adolescência. E conta como esse público foi retratado por Holywood no decorrer das décadas. Napoleão Bonaparte – O famoso, temido e poderoso imperador francês defende-se da fama de que seria baixinho! Salto Plataforma – Um pequeno histórico do salto plataforma, desde Ésquilo, autor grego de peças de teatro, até os hippies da década de 1970! Grande Reportagem: Cadu, Mano e um grupo de adolescentes conversam com o médico hebiatra Maurício de Souza Lima sobre as mudanças ocorridas no corpo durante a adolescência. TV do Cadu: Um pitoresco cirurgião plástico, especialista em espinhas formado pela Acnes University of Massachussets, realiza uma operação ao vivo no nariz de Mano! Como se Faz: O processo de fabricação da gaze, curativo feito com tecido de algodão. Túnel do Tempo: Uma viagem ao Brasil de 1992, para conhecer os caras-pintadas, nome dado aos estudantes que pintaram o rosto de verde e amarelo e organizaram passeatas por todo país. O objetivo era pedir o afastamento do presidente Fernando Collor de Mello.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 125

    Além de ser um dos grandes poetas do modernismo brasileiro, Manuel Bandeira também se dedicou à crônica e à crítica cultural, parte dessa produção foi reunida em livro. Mário Prata, um dos profissionais da escrita de maior prestígio do país, fala sobre suas múltiplas atividades e também sobre a literatura na era da Internet. Depois de levar Augusto dos Anjos para o palco, o coreógrafo Sandro Borelli agora investe pesado na obra de Franz Kafka.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 06 - UM VÍDEO SOBRE A NOSSA VIDA

    No episódio de hoje, veremos as origens e características da crônica e sua inspiração no cotidiano, as formas de construção e conteúdo de uma crônica, a relação com os vlogs e os grandes cronistas brasileiros. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:15SE LIGA NA CIÊNCIA

    A ÁGUA NOSSA DE CADA DIA

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    NORA RUT KRAWCZYK E CELSO JOÃO FERRETTI - 06/11

    O ENSINO MÉDIO É O ASSUNTO DA CONVERSA COM OS PESQUISADORES NORA RUT KRAWCZYK (FE-UNICAMP) E CELSO JOÃO FERRETTI (CENTRO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO E SOCIEDADE). AMBOS ACOMPANHAM A DISCUSSÃO QUE OCORRE NA COMISSÃO ESPECIAL PARA REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO, DA CÂMARA FEDERAL. QUAIS SÃO AS IDEIAS PARA UM NOVO ENSINO MÉDIO? COMO AS PROPOSTAS PODEM LIDAR COM OS DESAFIOS QUE OS PROFESSORES E JOVENS DE 15 A 17 ANOS ENFRENTAM NA EDUCAÇÃO BÁSICA? O DEPUTADO FEDERAL WILSON FILHO, RELATOR DA COMISSÃO, PARTICIPA POR TELEFONE DO DEBATE.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    HIDROCELE E VARICOCELE

    A saúde dos testículos merece atenção e cuidados em todas as fases da vida. Neste educativo vamos conhecer um pouco mais sobre duas doenças que acometem os testículos: a HIDROCELE e a VARICOCELE. Hidrocele: é um acúmulo de liquido que se forma ao redor do testículo, causando assim o crescimento do saco. Não causa dor e sua principal causa é idiopática. Varicocele: é a dilatação das veias presentes dentro do escroto, a bolsa de pele solta abaixo do pênis que detém os testículos. Condição também conhecida como varizes do testículo ou varizes do escroto. É um problema comum nos homens e está, muitas vezes, associada à infertilidade.

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    07 - PROTAGONISMO JUVENIL

    A participação dos jovens no planejamento e desenvolvimento das ações como recurso para a promoção da saúde e a qualificação das práticas educativas. Vítor da Silva Cândido, estudante de Direito, Lucas Pablo Oliveira, estudante de Comunicação, a assistente social, Roberta Sales e MC Xandy, estudante de Pedagogia, conversam sobre o protagonismo juvenil.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    PALÁCIO DO HORTO

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 43 - A MATEMÁTICA DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) - PARTE 1

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 32

    Convidados: Mario Chamie e Nelson de Oliveira • Chamie: A poesia práxis é considerada um movimento de vanguarda. O que é práxis? • Nelson: Você criou o conceito de Geração 90. O que isso tem a ver com a ideia de vanguarda ou movimento? • Chamie: Ao contrário da poesia concreta, que teve vários seguidores, ficou associada apenas a seu nome. Práxis teve seguidores? Foi um movimento ou uma proposta individual? • Nelson: A rubrica Geração 90 foi acusada de ser mais publicitária do que estética. Ela nasceu de um consenso entre os participantes ou foi uma atitude promocional? • Chamie: Num ensaio de A Palavra Inscrita, vc sugere que a poesia práxis teve influência sobre artistas como Glauber Rocha, José Celso Martinez Corrêa, Osman Lins, Ferreira Gullar e Chico Buarque. Eles reconheceram essa influência? • Chamie: Que caminhos tomou sua poética após práxis? Pegando carona na pergunta do Claudiney, hoje vc é mais ensaísta ou poeta? • Nelson: Você parece beber numa fonte muito diferentes dos escritores da prosa urbana contemporânea, em autores como Murilo Rubião e Campos de Carvalho. Existem linhagens ocultas na literatura brasileira? Você se filia ao surrealismo? (pedir para contar sobre as cartas anônimas e performances de que foi alvo) • Nelson: O que caracteriza a polêmica de hoje? Existe ponto de vista crítica ou é guerra de vaidades? • Chamie: A crítica literária olha para além do mercado, do sistema editorial e dos autores midiáticos? • Nelson: A ensaísta Flora Sussekind associou a micronarrativa e as personagens de identidade instável da literatura contemporânea à perda de sentido de realidade, a uma infraestrutura econômica instável, rarefeita, dominada pela espiral financeira. Nesse contexto, ela cita Subsolo Infinito. Vc se encaixa nesse perfil? Mais que isso: os escritores contemporâneos têm esse grau de reflexão? • Chamie: Como criador de uma proposta poética de cunho também político, a poesia tem hoje algum poder de intervenção na cena cultural ou social? Ela traduz o contexto? • Chamie: Você foi prejudicado por sua atuação política? Você aceitaria um cargo político num governo do PT ou do PSDB? A intelectualidade desses partidos tem autoridade moral para condenar sua participação na gestão do prefeito Reynaldo de Barros? • Nelson: Qual os significado dos blogs e das festas literárias? Elas não criam um ambiente festivo, em que a literatura concilia com o mundo, ao invés de problematizá-lo? • Chamie: Seu romance Pauliceia Dilacerada – que fala do impacto devastador da atuação pública sobre a vida de Mário de Andrade – é uma resposta ao massacre e ao esquecimento que você mesmo sofreu? Você buscou um paralelo entre a atuação de Mário de Andrade e a sua?

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 352

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - LANCHEIRA ESCOLA

    como montar um lancheira saudavel

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 37

    PGM 37 - 05/01/12 VT ABRE/JOGO DA VERDADE com última entrevista Elis Regina - 05/01/1982 Entrevista Salomão Esper À PEDIDO/ELIS Bastidores de Show c/ Elis Regina de 1973 VT OFICIO CHAPELEIRO VT TOY ARTS VT ENCERRA A PEDIDO DAVID BOWIE

  • 14:30GUERRA FRIA

    O BLOCO SOCIALISTA: LESTE EUROPEU

    APOS A SEGUNDA GRANDE GUERRA, O MUNDO E DIVIDIDO EM ESFERAS DE INFLUENCIA DAS SUPERPOTENCIAS. DURANTE 44 ANOS, OS PAISES DA EUROPA ORIENTAL, INTEGRANTES DO BLOCO SOCIALISTA, DAO SUSTENTACAO A POLITICA INTERNACINAL DA UNIAO SOVIETICA. O PROGRAMA MOSTRA O LESTE EUROPEU, NOS ANOS DA GUERRA FRIA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    PUERICULTURA

    Puericultura. Uma palavra difícil que define algo que é um pouco mais simples do que se imagina. É uma especialidade médica da pediatria que leva em conta a criança, sua família e o entorno. É promover a saúde dos nossos pequenos através de uma atenção integral, compreendendo a criança como um ser em desenvolvimento com suas particularidades. Nossa convidada veio com sua filha de apenas 13 dias. Recebeu várias orientações da médica. Explicamos a importância da puericultura, que cuida do bebê como um todo. Ilustramos o programa com uma entrevista com contadora de histórias que falou da importância de lermos para os bebês e crianças e de como isso aproxima pais e filhos. a pediatra também respondeu dúvida de telespectadora.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 07 ENSINO MÉDIO - 11/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO MÉDIO./ A ÚLTIMA ETAPA PARA CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL./ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITIU QUE ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO./ POR QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO?/ QUAIS AS SAÍDAS?/ NOSSA CONVIDADA É ILONA BECSKEHÁZY - CONSULTORA EM EDUCAÇÃO

  • 15:30DOC TV II

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    DON´T STOP BELIEVIN´ (JOURNEY) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 17 - FÁBRICAS DE CULTURA JAÇANÃ E VILA NOVA CACHOEIRINHA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – visitam duas das mais atuantes fábricas de cultura de São Paulo: Jaçanã e Vila Nova Cachoeirinha. De dentro dos estúdios de som dessas fábricas nascem os discos que têm feito a cabeça das comunidades no entorno: O Som das Fábricas, repletos de composições dos próprios frequentadores dessas fábricas de cultura. Um programa que vai no embalo do mais moderno som feito em São Paulo hoje em dia.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 49 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 49 você aprenderá que é possível resumir qualquer acontecimento, história ou, até mesmo, uma notícia de jornal. Verá que, mesmo sem perceber, a gente vive lendo resumos e resumindo as coisas que nos acontecem.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 60 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 60 você aprenderá como se usa a vírgula sempre que a ordem do adjunto adverbial é mudada numa oração; conhecerá as principais características do arcadismo, um movimento literário do século XVIII que valorizava a vida no campo e a natureza; verá um poema de Tomás Antônio Gonzaga - o poeta de Marília de Dirceu - e acompanhará uma discussão sobre o que cada um pode fazer em favor da ecologia.

  • 17:30CURSOS LIVRES: FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE

    ILUMINISMO E A EXPECTATIVA KANTIANA DA EMANCIPAÇÃO - PARTE 01

    PARA FALAR SOBRE ILUMINISMO E EMANCIPAÇÃO NA OBRA DO FILÓSOFO IMMANUEL KANT, O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA SE REFERE AO FAMOSO ARTIGO "RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMINISMO?", PUBLICADO EM 1783 A PEDIDO DE UM JORNAL ALEMÃO, E O CONTRAPÕE COM OS COMENTÁRIOS FEITOS POR OUTRO IMPORTANTE FILÓSOFO, MICHEL FOUCAULT.

  • 18:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 14 - MUSEU PELÉ E SANTOS

    Felipe e Tuti descem a serra e invadem um novo território cultural do estado: Santos, suas praias, sua cultura e toda a história da cidade. Lá, eles visitam o Museu do Café, passeiam de bonde pelo centro histórico, percorrem caminhos antigos na estrada velha que levou os primeiros habitantes do litoral ao planalto e muito mais. Uma viagem no tempo em que nossos apresentadores conhecem de perto tudo o que a cultura de Santos tem para oferecer.

  • 18:30METROPOLIS

  • 19:00VITRINE BRASIL

    VITRINE BRASIL - 07

    OLÁ, O VITRINE BRASIL FOI ATÉ A CIDADE DE BARBACENA, EM MINAS GERAIS, CONHECER O MUSEU DA LOUCURA, QUE CONTA A HISTORIA DO PRIMEIRO HOSPITAL PSIQUIATRICO DO ESTADO. VAMOS EMBARCAR NUMA VIAGEM AO INTERIOR DO AMAZONAS. O DESAFIO PARA CHEGAR EM MUNICIPIOS MAIS DISTANTES DO ESTADO É RECOMPENSADO NO OLHAR DE CADA MORADOR. O ESPETÁCULO DE MARIONETES INVADE A FLORESTA. É O FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA. UM PARQUE SUSTENTÁVEL, A MENOS DE 40 QUILOMETROS DA CIDADE DE SÃO PAULO, ONDE A PALAVRA DE ORDEM É “ DESPERDÍCIO ZERO”. ANDRÉ VASCO SE EMBRENHOU MATA ADENTRO, CAMINHOU PELAS TRILHAS E ANDOU PELAS PASSARELAS NA ALTURA DAS COPAS DAS ÁRVORES./ O VITRINE BRASIL COMEÇA AGORA DIRETO DA MATA ATLÂNTICA./O MÊS MAIS AGUARDADO PELOS NORDESTINOS, CHEGOU! NA CIDADE DE ESTÂNCIA, EM SERGIPE, A FOGUEIRA GIGANTE, OS DOCES E BANDEIROLAS, ANIMAM OS FESTEJOS DO MÊS DE JUNHO./ UMA ÓPERA DE MARIONETES NO MEIO DA FLORESTA AMAZÔNICA! OS MORADORES DO INTERIOR DO AMAZONAS ASSISTEM A UM ESPETÁCULO PELA PRIMEIRA VEZ. / CONHECIDO COMO "AZYLO CENTRAL DE BARBACENA", O PRIMEIRO HOSPITAL PSIQUIATRICO DE MINAS GERAIS COMEÇOU A FUNCIONAR EM 1903. UM LOCAL PARA ONDE MILHARES DE PESSOAS FORAM ENVIADAS PARA TRATAMENTO E MUITAS VEZES, PARA O ESQUECIMENTO. HOJE, A CASA É UM MUSEU E RESGATA UMA PÁGINA TRISTE DA HISTÓRIA MINEIRA.

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    ANTONIO PETRIN

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30TELECONTO

    PRIMA BELINHA 1

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    GREGORIO DE MATTOS, O "BOCA DO INFERNO"

    NESTE PROGRAMA GREGÓRIO DE MATOS, O BOCA DO INFERNO. SÃO ENCENADOS MOMENTOS SIGNIFICATIVOS DA VIDA E DA OBRA DO AUTOR, ALÉM DA MUSICALIZAÇÃO DE ALGUNS DE SEUS MAIS EXPRESSIVOS POEMAS.

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL - PERFIS E COMPETENCIA PROFISSAO GASTRONOMIA.

    A ESCOLHA DA CARREIRA PROFISSIONAL É UMA SÉRIE DE CINCO PROGRAMAS EM QUE O PROFESSOR AIRTON EMBACHER ANALISA OS SIGNIFICADOS DOS CONCEITOS DE ESCOLHA, CARREIRA E PROFISSÃO E TAMBÉM AS MUDANÇAS NO MERCADO DE TRABALHO EM TEMPOS DE GLOBALIZAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO. CADA EPISÓDIO DA SÉRIE INCLUI A APRESENTAÇÃO DE NOVAS PROFISSÕES QUE SÃO OBJETO DE SOLICITAÇÃO CRESCENTE NO MERCADO PROFISSIONAL. NESTE SEGUNDO EPISÓDIO AIRTON EMBACHER ANALISA O PERFIL E AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E CONVIDA O PROFESSOR FRANCISCO REBELLO, INSTRUTOR DO SETOR OPERACIONAL DO CURSO DE GASTRONOMIA DA UNIV. ANHEMBI-MORUMBI, A FALAR ESPECIFICAMENTE DA SUA PROFISSÃO NO MERCADO BRASILEIRO.

  • 22:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 - EMESP E SALA SÃO PAULO

    Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

  • 23:45MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    BULGÁRIA: MULHERES NO PODER

    DO IMPÉRIO OTOMANO AO COMUNISMO E AGORA AO CAPITALISMO, AS MULHERES TRABALHADORAS DA BULGÁRIA TÊM UMA HISTÓRIA ANTIGA. TRAÇANDO SUA HISTÓRIA PARA O NOVO MILÊNIO, ONDE O MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES E AS PRINCIPAIS INSTITUIÇÕES SÃO CHEFIADAS POR MULHERES, ESSA MUDANÇA FICA CLARA. MAS, CONVERSANDO COM ESSAS MULHERES, TAMBÉM FICA ENTENDIDO QUE ALÉM DA LEGISLAÇÃO SOBRE IGUALDADE DE OPORTUNIDADES, ELAS ESTÃO NEGOCIANDO CUIDADOSAMENTE SEUS PAPÉIS DOMÉSTICOS TRADICIONAIS E SUAS ASPIRAÇÕES PROFISSIONAIS.

  • 23:55VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 9 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula nove marca o início da segunda unidade do curso de História. Nesta unidade compreenderemos como as navegações transoceânicas e as interações entre a América e outros continentes modificaram amplas áreas do mundo, entre os séculos XVII e XVIII. Veremos que, no Brasil, as lutas dos escravos e a presença de indígenas, africanos e portugueses deram um formato totalmente original ao que viria a ser o nosso país.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    GEOGRAFIA 9 (MOD.3 - MÉDI0)

    Nesta teleaula você constatará que a distância entre os pontos geográficos na superfície da Terra diminuiu em função dos novos meios de comunicação. Verá que, hoje em dia, o mercado mundial precisa de redes globais de transporte e circulação de informações, e cada vez mais se evidencia a diferença na qualidade e densidade das redes de transporte, energia e telecomunicações entre as economias nacionais. Aprenderá, também, que o traçado das redes tem papel decisivo na organização do espaço geográfico, estabelecendo conexões entre cidades e regiões em uma estrutura mundial de circulação de mercadorias, capitais e informações.

  • 07:30ENERGIA

    ENERGIA 17

  • 08:00ALMANAQUE EDUCACAO

    AMIZADE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano brigam e colocam não só a amizade em perigo, mas também o Almanaque Educação. Como é que o Cadu vai fazer o Almanaque sozinho? E ainda por cima sem a câmera do Mano? Os dois travarão uma verdadeira guerra durante o programa, mas no final descobrirão que um amigo é uma pessoa mais importante do que eles imaginavam. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Duplas – um cantor sertanejo fala sobre duplas famosas: Tom e Jerry, o Gordo e o Magro, Batman e Robin, Zezé di Camargo e Luciano, Pink e o Cérebro, Frodo e Sam... e uma dupla que ficou muito famosa escrevendo contos infantis: os Irmãos Grimm. Rúgbi – uma pílula pra explicar que, ao contrário do que se pode pensar, o rúgbi é um esporte que preza a união e a camaradagem entre as equipes. Fala Aí: Cadu e Mano conversam com a galera sobre amizade e ‘trairagem’! TV do Cadu: Sem a ajuda de Mano, Cadu decide improvisar instrumentos e materiais para sonoplastia e fazer a ‘Rádio do Cadu’, na qual apresentará a incrível orquestra de um homem só! Túnel do Tempo: o Almanaque conta a história da chegada da televisão ao Brasil, que foi inaugurada oficialmente no dia 18 de setembro de 1950, quando a TV Tupi fez sua primeira transmissão. Viver e Aprender: Fomos até Tailândia, interior do Pará, para mostrar um projeto simples, mas que faz a diferença para as comunidades rurais da região: o forno solar, desenvolvido por alunos da Escola Municipal Gabriel Lage da Silva. Grande Reportagem: Cadu e Mano provam que uma amizade pode durar para sempre! Eles entrevistam a dupla sertaneja Paraíso e Mococa, amigos há mais de quarenta anos.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS - 127

    Uma homenagem especial a Antonio Candido, o maior crítico literário do país, que está completando 90 anos de idade. O Entrelinhas exibe depoimentos de dois de seus maiores discípulos, os professores Davi Arrigucci Jr. e Walnice Nogueira Galvão. Emilio Fraia e Vanessa Barbara foram os convidados mais jovens da sexta edição da FLIP. Eles acabam de lançar seu primeiro livro, "O verão do Chibo". Durante a FLIP, eles também comandaram no site do Entrelinhas a criação de uma história coletiva.

  • 09:00MORDE A LÍNGUA

    MORDE A LÍNGUA - 07 - UM MERGULHO NO ESPELHO

    No episódio de hoje, veremos o que é um romance, a estrutura desse tipo de texto, os diferentes tipos de narrador, a diferença entre tempo psicológico e cronológico e entre protagonista e antagonista. Não percam as aventuras de Deíco e Ruiva nessa jornada do aprendizado.

  • 09:15SE LIGA NA CIÊNCIA

    POR DENTRO DA TERRA

  • 09:30EDUCAÇÃO BRASILEIRA

    MARINA M. SOUZA E RAQUEL RUA BAKKE - HISTÓRIA DA ÁFRICA/CULTURA AFRO-BRASILEIRA (20/11)

    1º BLOCO -- HISTÓRIA DA ÁFRICA / MARINA DE MELLO E SOUZA EDERSON GRANETTO ENTREVISTA A HISTORIADORA MARINA DE MELLO E SOUZA, DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, SOBRE A INCLUSÃO NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS BRASILEIRAS DO ENSINO DA CULTURA E DA HISTÓRIA AFRO-BRASILEIRA. EM 2003, A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO FOI ALTERADA PARA DETERMINAR ESSA INCLUSÃO, PRIVILEGIANDO A HISTÓRIA DA ÁFRICA E DOS AFRICANOS, A VIDA DOS NEGROS NO BRASIL, A CULTURA NEGRA BRASILEIRA E O NEGRO NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE NACIONAL. 2º BLOCO -- CULTURA AFRO-BRASILEIRA / RACHEL RUA BAKKE. EDERSON GRANETTO ENTREVISTA A ANTROPÓLOGA RACHEL RUA BAKKE SOBRE O ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA NAS ESCOLAS E SOBRE AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES AO TRATAR DO TEMA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    HANSENÍASE

    Nesse educativo vamos conhecer uma doença antiga, mas que ainda causa medo e estigma por parte da população pela falta de conhecimento. Trata-se da Hanseníase ou Lepra, como era conhecida antigamente. Uma doença infecciosa crônica e que acomete, normalmente, a pele e os nervos das pessoas. Uma doença que tem tratamento e cura!

  • 10:30AQUELA CONVERSA

    08 - MOBILIDADE URBANA

    Mauro Ferreira, diretor do Centro de Educação para o Trânsito/CET-Rio, Christian Costa, coordenador de linhas da Auto Viação 1001, e Clarisse Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (IPTD), debatem a ética do cuidado no trânsito e a importância da participação ativa da sociedade no planejamento da cidade e da mobilidade.

  • 10:45CULTURA É CURRÍCULO II

    FAZENDA BELA ALIANÇA - DESCALVADO

  • 11:00CURSOS USP: TÓPICOS DE ÉTICA E EDUCAÇÃO

    PGM 44 - A MATEMÁTICA DO INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH) - PARTE 2

  • 11:30LETRA LIVRE

    LETRA LIVRE 1

    Mediado pelo crítico literário Manuel da Costa Pinto,o Letra Livre reúne dois escritores de grande repercussão em nossa cena cultural, para discutir temas da sociedade contemporânea, artes, comportamento, política e, sobretudo, literatura. A proposta do Letra Livre é promover um confronto de pontos de vista, permitindo examinar cada tema sob novos ângulos e trazendo a visão singular dos escritores. É gravado no Teatro Franco Zampari e tem a participação da platéia. No programa de estréia, que vai ao dia 05/11, às 20:00, temos como convidados Milton Htoum e Glauco Mattoso.

  • 12:30MANOS E MINAS III

    DEXTER + PROJETONAVE

    Neste programa o Manos e Minas recebe Dexter. Representando a cena dos slams, King. Matérias: - Nosso videorreporter, Rodney Suguita, fez um perfil do artista visual Robinho Santana. - Fomos conhecer a primeira orquestra de beatmakers do mundo: a Beat Brasilis Orquestra.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/03/2019 - SINDROME DE DOWN

    NÃO DEIXE NINGUÉM PARA TRÁS"./ ESTE É O TEMA DO DIA INTERNACIONAL DA SÍNDROME DE DOWN DESTE ANO./ ISSO SIGNIFICA AJUDAR TODOS A TER UMA VIDA PLENA./ JÁ TROUXEMOS AQUI NO PANORAMA MÉDICOS, ESPECIALISTAS./ MAS HOJE VAMOS CONHECER A HISTÓRIA DO ATOR E PRODUTOR ARIEL GOLDENBERG./ DO PROFESSOR DE DANÇA THIAGO RODRIGUES, QUE TAMBÉM É PALESTRANTE./ E DA MAQUIADORA E AUXILIAR DE CABELEIREIRA, JAMILLE ADRIANO ROSA./ FALAMOS SOBRE SÍNDROME DE DOWN E AUTONOMIA./ AGORA, COM A GENTE, A PALESTRANTE E DANÇARINA NÍVEA BERTELLI GRAF./ O ATLETA HENRIQUE RODRIGUEZ VASCOUTO./ E A PSICÓLOGA FABIANA DUARTE, COORDENADORA EDUCACIONAL DO INSTITUTO SIMBORA GENTE./

  • 14:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 38

    PGM 38 - 12/01/12 VT Abre/ Inezita Barroso (entrevista sobre cinema e Viola Minha Viola) RECLAME - praia Matte Leão VT BIQUINI VERAO - Documentário "Memórias de Eva" - 1963 A PEDIDO - Pgm Matéria Prima - 13/08/1990 VT Encerra Musical Inezita Musica Brasileira - 1969

  • 14:30GUERRA FRIA

    O BLOCO SOCIALISTA: ASIA

    O PRIMEIRO REGIME SOCIALISTA DA ASIA SURGIU EM 1924, A MONGO LIA, MAS FOI A ENTRADA DA CHINA NO MUNDO SOCIALISTA QUE ABA- LOU O EQUILIBRIO ENTRE AS GRANDES POTENCIAS NO FINAL DOS ANO 40. O PROGRAMA APONTA OS PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS NA ASIA NA SEGUNDA METADE DO SECULO XX.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MEU FILHO TEM UMA BANDA

    Nós já falamos sobre a importância das aulas de música e da criança aprender um instrumento. Daí dois ou três amiguinhos, ou amiguinhas, que tocam se juntam e então está formada uma banda. Muitos pais se empolgam e incentivam os filhos e filhas e a terem sua própria banda. A dedicação pode fazer a brincadeira ficar séria e até se tornar profissional. Nossa convidada tem duas filhas roqueiras. Ela mostra vídeos das filhas tocando e cantando. O professor explica como é uma aula de banda.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 08 ANALFABETISMO FUNCIONAL - 12/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ANALFABETISMO FUNCIONAL./ MILHÕES DE JOVENS E ADULTOS QUE ATÉ TÊM UM DIPLOMA ESCOLAR, MAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER UMA PLACA DE RUA, NEM SE COMUNICAR DIREITO./ UMA MULTIDÃO DE BRASILEIROS CONDENADOS A SUB-EMPREGOS PORQUE NÃO FORAM EDUCADOS CORRETAMENTE./ NOSSA CONVIDADA É SILVIA GASPARIAN COLELLO, PEDAGOGA E PROFESSORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.

  • 15:30DOC TV II

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    DON´T STOP BELIEVIN´ (JOURNEY) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 18 - SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA E TEATRO SÉRGIO CARDOSO

    O Teatro Sérgio Cardoso é um dos mais tradicionais de São Paulo. Nele, além de peças e espetáculos históricos, há também muita lenda para contar e personagens a descobrir. Felipe e Tuti visitam os bastidores do teatro, descobrem histórias dele e da região – o Bixiga, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo. Para completar o programa, a dupla acompanha a apresentação de um espetáculo da São Paulo Companhia de Dança nos palcos do Sergio Cardoso: O Lago dos Cisnes.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 9 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    A teleaula nove marca o início da segunda unidade do curso de História. Nesta unidade compreenderemos como as navegações transoceânicas e as interações entre a América e outros continentes modificaram amplas áreas do mundo, entre os séculos XVII e XVIII. Veremos que, no Brasil, as lutas dos escravos e a presença de indígenas, africanos e portugueses deram um formato totalmente original ao que viria a ser o nosso país.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    GEOGRAFIA 9 (MOD.3 - MÉDI0)

    Nesta teleaula você constatará que a distância entre os pontos geográficos na superfície da Terra diminuiu em função dos novos meios de comunicação. Verá que, hoje em dia, o mercado mundial precisa de redes globais de transporte e circulação de informações, e cada vez mais se evidencia a diferença na qualidade e densidade das redes de transporte, energia e telecomunicações entre as economias nacionais. Aprenderá, também, que o traçado das redes tem papel decisivo na organização do espaço geográfico, estabelecendo conexões entre cidades e regiões em uma estrutura mundial de circulação de mercadorias, capitais e informações.

  • 17:30CURSOS LIVRES: FILOSOFIA E INTUIÇÃO POÉTICA NA MODERNIDADE

    ILUMINISMO E A EXPECTATIVA KANTIANA DA EMANCIPAÇÃO - PARTE 02

    PARA FALAR SOBRE ILUMINISMO E EMANCIPAÇÃO NA OBRA DO FILÓSOFO IMMANUEL KANT, O PROFESSOR FRANKLIN LEOPOLDO E SILVA SE REFERE AO FAMOSO ARTIGO "RESPOSTA À PERGUNTA: O QUE É O ILUMINISMO?", PUBLICADO EM 1783 A PEDIDO DE UM JORNAL ALEMÃO, E O CONTRAPÕE COM OS COMENTÁRIOS FEITOS POR OUTRO IMPORTANTE FILÓSOFO, MICHEL FOUCAULT.

  • 18:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 34 - APLICATIVO SEC, MAM E MAC

    O melhor de shows, exposições, teatro, dança e visitas culturais do Estado de São Paulo agora está disponível na palma da mão com o aplicativo digital lançado pela Secretaria de Cultura do Estado. Tuti e Felipe desvendam dois dos museus mais famosos de São Paulo, o MAC e o MAM, com a ajuda desse aplicativo. Territórios Culturais traz até você a tecnologia aplicada à cultura. Vale a pena conferir!

  • 18:30A GUERRA CONTRA AS PRAGAS

  • 19:30PERSONA EM FOCO

    DEBORA DUARTE

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 20:30TELECONTO

    PRIMA BELINHA 2

  • 21:00CABARET LITERÁRIO

    FLORILEGIO

    MADAME RENE E SEUS ARTISTAS APRESENTAM O ESPETÁCULO "FLORILÉGIO" BASEADO NO LIVRO "Florilegio da poesia brazileira: ou, collecção das mais notaveis composições dos poetas brasileiros falecidos" de Francisco Adolfo de Varnhagen (Visconde de Porto Seguro). Enquanto o espetáculo acontece, nos bastidores ficamos sabendo das paixões e problemas do elenco, e na platéia a crise pessoal de um cliente melancólico.

  • 22:00BALANÇO DO SÉCULO XX, PARADIGMAS DO SÉCULO XXI

    HOMEM GLOBALIZADO: COM QUE DIREITO?

    SÉRIE BALANÇO DO SÉC. XX Projeto: Sociedade Contemporânea VIVENDO ALÉM DOS LIMITES - A GLOBALIZAÇÃO NO COTIDIANO Como educar, amar, viver, construir família e trabalhar na era da globalização? Tentaremos responder, analisando as radicais transformações dos laços sociais, bem como os novos sintomas e também as novas soluções. Psicanalistas, juristas, arquitetos, jornalistas, filósofos, teólogos, especialistas das humanidades apresentarão um panorama das principais questões da contemporaneidade, propondo novas categorias de apreensão da satisfação humana. Os temas são variados e instigantes: a música eletrônica e os ouvidos contemporâneos; o luxo sagrado, o luxo democrático e o eterno luxo; o tempo hiper-moderno, a inquietude e a angústia; querer, desejar e os descompassos entre a humanidade e o mundo; amores eventuais, promiscuidades e o ato contemporâneo de “ficar ”; espaços públicos e privados, na arquitetura da globalização; desaprendendo na escola. A riqueza da discussão certamente vai nos levar muito além dos limites! Palestra | Homem globalizado, com que direito? Dr. Eduardo Bittar - Faculdade curador: JORGE FORBES Psicanalista e psiquiatra. Pós-graduado em Psicanálise pela Universidade de Paris VIII. É Analista-Membro das Escolas Brasileira e Européia de Psicanálise. Preside o IPLA-Instituto da Psicanálise Lacaniana. Seu último livro: "Você Quer o Que Deseja?", ed. Best-Seller.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

  • 00:00MULHERES: DA RETÓRICA À REALIDADE

    ALEMANHA: AS MULHERES E O TEMPO

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

Contato Voltar

Confirme que você não é um robô!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado