Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 11.544 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Sem transmissão no momento
Multicultura

Sobre o Multicultura Voltar

Canal digital da Fundação Padre Anchieta, o Multicultura conta com uma grade variada e atrativa, que une as novidades do presente ao melhor do passado.

Programas voltados à educação, saúde, cultura, jornalismo, música, infantojuvenil, cinema e documentários, além de atrações inéditas da TV Cultura, são levadas ao ar, diariamente, pelo canal. As produções contemplam os mais diversos públicos e faixas etárias.


O Multicultura é sustentado por três pilares: Multiprogramação, Educação e Acervo.


Multiprogramação

Programas inéditos da TV Cultura são exibidos em horários alternativos no canal digital.


Educação

Além das atrações produzidas pela TV Cultura e UnivespTV, o Multicultura apresenta produções de outras instituições e canais de ensino no Brasil, que destacam conteúdos educacionais.


Acervo

O acervo da TV Cultura é considerado um dos mais ricos do País. No Multicultura, ele está ao alcance do público, que tem como ver e rever os principais programas que foram feitos na história da emissora.

Como Assistir Voltar

Você pode assistir aos programas do Multicultura no seu celular ou tablet pelo aplicativo Cultura Digital, disponível para iOS e Android, e também por streaming neste site. Na TV, a emissora é sintonizada no canal 2.3 da TV digital.


VEJA AQUI como sintonizar o canal.

Grade de Programação Voltar

ENTRELINHAS

O programa incentiva a leitura e divulga para o público a literatura de qualidade por meio de reportagens especiais e entrevistas.

  • 07:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 21

    O som se propaga através de uma onda mecânica. Você aprenderá que as ondas mecânicas têm frequências diferentes e que nossos ouvidos captam sons em apenas uma faixa de frequência. Além disso, conhecerá os cristais piezelétricos e os transdutores, que são dispositivos usados nos ensaios por ultrassom.

  • 07:16NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 22

    Você verá como o ensaio com ultrassom é realizado e aprenderá que existem quatro técnicas que podem ser usadas, dependendo do tipo de peça e do tipo de descontinuidade a ser detectada. Você também conhecerá mais a fundo o equipamento que é usado nesse tipo de ensaio e verá como ele deve ser ajustado à peça ensaiada.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 23

    A radiografia industrial serve pra detectar a descontinuidade dos materiais. Você conhecerá o ensaio por radiografia, verá que tudo começou com o estudo dos raios catódicos e conhecerá a geração dos raios-X e gama. Além disso, aprenderá que filme é utilizado na radiografia industrial.

  • 07:32NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 23

    A radiografia industrial serve pra detectar a descontinuidade dos materiais. Você conhecerá o ensaio por radiografia, verá que tudo começou com o estudo dos raios catódicos e conhecerá a geração dos raios-X e gama. Além disso, aprenderá que filme é utilizado na radiografia industrial.

  • 07:47NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 24

    Você aprenderá sobre a geometria da exposição e a lei do inverso do quadrado da distância. Conhecerá, também, alguns equipamentos para o ensaio de raios-X e verá como se determina o tempo de exposição.

  • 08:04NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ENSAIOS DE MATERIAIS 25

    Nesta teleaula, você relembrará alguns conceitos da radiografia industrial e fará a comparação entre os ensaios de raios-X e gama. Além disso, conhecerá os equipamentos do ensaio por raios gama e verá que ele precisa de uma preparação.

  • 08:19TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 23 – BALLET PARAISÓPOLIS E COLETIVOS

    No programa de hoje Tuti e Felipe assistem a uma apresentação da Companhia de Ballet Paraisópolis que acontece no auditório do Ibirapuera. Lá, o grupo formado por jovens moradores dessa comunidade exibem toda a sua aprendizagem no campo da dança em um espetáculo de muita sensibilidade e aberto a todo o público. Na segunda parte do programa, Territórios Culturais apresenta dois importantes coletivos de São Paulo: O Samba do Congo, na região da Brasilândia e o Oriente-se, grupo de pesquisa teatral formado exclusivamente por atores de São Paulo com origem asiática. Vale a pena conferir!

  • 08:35VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 05 - ACUPUNTURA NO ESPORTE

    O NOSSO TEMA DESTE PROGRAMA É ACUPUNTURA NO ESPORTE. A ACUPUNTURA É UMA TÉCNICA MILENAR, ORIGINÁRIA DA MEDICINA TRADICIONAL ORIENTAL, DE TRATAMENTO QUE CONSISTE NO ESTÍMULO DE PONTOS DETERMINADOS DA SUPERFÍCIE DA PELE. ELA PASSOU A SER UMA DAS TERAPIAS MAIS PROCURADAS PARA O TRATAMENTO E ALÍVIO DAS DORES. ESSA TÉCNICA JÁ É RECOMENDADA PELA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE E NO BRASIL, EM 1995, FOI RECONHECIDA PELO CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA E É UTILIZADA INCLUSIVE NO TRATAMENTO DE LESÕES ESPORTIVAS. PARA FALAR SOBRE A ACUPUNTURA NO ESPORTE RECEBEMOS O NOSSO CONSULTOR RICARDO CNEIO ALVES E O MÉDICO ACUPUNTURISTA DOUTOR RICARDO GALOTTI, DO ESPORTE CLUBE CORINTHIANS PAULISTA.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    COISAS QUE SALVAM X COISAS QUE AMEAÇAM O PLANETA

    QUADROS • GRANDE REPORTAGEM: Hoje o Almanaque Educação vai fazer um passeio em meio à natureza. Nós vamos descer a pé os 7 km da estrada “Caminhos do Mar”, conhecida como antiga estrada de Santos. Para uma verdadeira aula multidisciplinar a céu aberto em plena Serra do Mar, contamos com a companhia do prof. Luís de Campos e de uma turma de alunos de Gestão Ambiental. • HORIZONTES CULTURAIS : Visita de alunos de escola pública ao aquário do Ipiranga. • QUANDO EU CRESCER: Matéria com estudante que tem o sonho de trabalhar com o mar (oceanografia ou oceanologia).

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    SIMETRIAS

    O CONCEITO DE SIMETRIA ESTA INTIMAMENTE LIGADO AO DE EQUILI- BRIO,SEJA EM NOSSO COTIDIANO,SEJA NA MATEMATICA.ESTE PROGRA- MA MOSTRA NA PRATICA ONDE ESTE CONCEITO ESTA PRESENTE NAS O- BRAS DE PINTORES, ARQUITETOS,COMPOSITORES,ENTRE OUTROS PRO - FISSIONAIS. O PROGRAMA ANALISA A SIMETRIA NO QUADRO DE PIERO DELLA FRAN- CESCA;NA OBRA DE ALEIJADINHO;NA MATEMATICA SOB A FORMA DE E- QUACAO; E VOLTANDO AO LADO ARTISTICO, NOS TRABALHOS DE OSCAR NIEMEYER;NA MUSICA DE BACH,ARNOLD SCHOEMBERG E TAMBEM NA EM- BOLADA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    IMPOTENCIA E DOENCAS ASSOCIADAS

    MILHARES DE HOMENS SAO AFETADOS,EM ALGUM MOMENTO DE SUA VI- DA,PELA IMPOTENCIA SEXAUL.MUITAS VEZES,OS PROBLEMAS DE ERE - CAO OCORREM EM FUNCAO DE DOENCAS ASSOCIADAS,COMO DIABETES E HIPERTENSAO.NESTE PROGRAMA VEREMOS ALEM DOS TRATAMENTOS PARA ESTE PROBLEMA,QUEA DISFUNCAO ERETIL PODE SER PREVENIDA LEVAN DO-SE UMA VIDA SAUDAVEL.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO

    No Tamanho Família a convidada, psicanalista e escritora Luciana Saddi, explica a importância do lúdico, na aprendizagem das crianças, como se é usado o lúdico nas brincadeiras e como as crianças exploram as brincadeiras para o melhor entedimento de suas emoções, o lúdico e atividade transformada em brincadeira, os jogos ensinam a respeitar regras e neste momento que a lei entra na vida da criança. Quadro exibido pela psicanalista: Broguel pintor do século XVI, por volta do ano de 1560, representa 80 tipos de brincadeiras e jogos as crianças representadas têm rosto de adulto. Livro recomendado para adultos: O Amor Leva à Um Liquidificador - autora Luciana Saddi Ed. Albuquis Casa do Psicólogo, contos e crônicas sobre amor, morte e sexo.

  • 11:09GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - ROBERTO BETHONICO

    Foi em Itabira, no interior de Minas Gerais, que o artista plástico Roberto Bethônico nasceu e conviveu com uma das principais questões de seu trabalho: o irreversível. A cidade do ferro foi palco da criação da Companhia Vale do Rio Doce, e numa viagem impressionante à cidade, o artista nos mostra como a exploração do minério transformou a natureza da região e como essa degradação do ambiente é definitiva, não tem mais recuperação. Esse sentimento é traduzido na obra de Bethônico como uma forma de protesto e é o ponto inicial de outras questões que envolvem o cuidado com a vida. São desenhos, objetos, instalações e fotografias que representam poeticamente este universo.

  • 12:08CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 19

    Cultura Retrô - PGM 19 VT JK - 109 anos de nascimento À PEDIDO - Confissões de Adolescente VT MUSA GRETA GARBO VT TARSILA 125 anos de nascimento Encerra FREDDIE MERCURY

  • 12:31VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    AS GALVÃO (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações das Galvão em épocas diferentes.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 01/10/2018 - BRASIL SEDENTÁRIO

    HOJE APRESENTAMOS UM PANORAMA SOBRE O SEDENTARISMO NO BRASIL./ COM A GENTE, O FISIOLOGISTA DO EXERCÍCIO DIEGO LEITE DE BARROS./ E O CARDIOLOGISTA NABIL GHORAYEB.

  • 14:00SAUDE BRASIL

    IMPOTENCIA E DOENCAS ASSOCIADAS

    MILHARES DE HOMENS SAO AFETADOS,EM ALGUM MOMENTO DE SUA VI- DA,PELA IMPOTENCIA SEXAUL.MUITAS VEZES,OS PROBLEMAS DE ERE - CAO OCORREM EM FUNCAO DE DOENCAS ASSOCIADAS,COMO DIABETES E HIPERTENSAO.NESTE PROGRAMA VEREMOS ALEM DOS TRATAMENTOS PARA ESTE PROBLEMA,QUEA DISFUNCAO ERETIL PODE SER PREVENIDA LEVAN DO-SE UMA VIDA SAUDAVEL.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 11 - DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO

    Hoje vamos falar sobre “doenças do aparelho digestivo com enfoque nas doenças do intestino”. O câncer de intestino, ou o câncer do cólon e reto, está entre os dez primeiros tipos de câncer mais incidentes no Brasil, atingindo tanto homens como mulheres. Vida sedentária e os maus hábitos alimentares podem facilitar o aparecimento dessa doença.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 11 - DOENÇAS DO APARELHO DIGESTIVO

    Hoje vamos falar sobre “doenças do aparelho digestivo com enfoque nas doenças do intestino”. O câncer de intestino, ou o câncer do cólon e reto, está entre os dez primeiros tipos de câncer mais incidentes no Brasil, atingindo tanto homens como mulheres. Vida sedentária e os maus hábitos alimentares podem facilitar o aparecimento dessa doença.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    O SEIO DA MULHER QUE AMAMENTA

  • 15:16DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 16 REFORMA DO ENSINO MÉDIO - 24/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO. QUAIS OS PONTOS MAIS POLÊMICOS DA MUDANÇA? COMO VAI FICAR O ENEM? NOSSO CONVIDADO É SIMON SCHWARTZMAN - EDUCADOR E MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS.

  • 15:33INGLÊS COM MÚSICA IV

    DON´T STOP BELIEVIN´ (JOURNEY) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 32 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    No fim da Segunda Guerra Mundial, houve um ressurgimento da democracia no Brasil: eleições, afrouxamento da censura, participação popular. O rádio foi o principal veículo de comunicação dessas mudanças. Através dos programas de auditório, das novelas, dos programas humorísticos e de esporte, o rádio traduziu a expansão da cultura popular. O cinema nacional viveu seu momento de glória com as chanchadas. Os intelectuais torciam o nariz, mas o público lotava os cinemas. Outra grande diversão era o teatro de revista, que criticava os costumes e a política, e mostrava mulheres bonitas, com muito brilho e pouca roupa, para a época, é claro. Ao lado de todo esse nacionalismo, havia a influência da cultura americana. Os Estados Unidos, na disputa com a antiga União Soviética pela liderança mundial, começava a usar a cultura como arma de conquista.

  • 16:46NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 32 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 32 você revisará a forma afirmativa passada dos verbos, como em: “I went to the beach”. Além disso, aprenderá a estrutura da forma passada negativa e da forma interrogativa. No "Let’s travel together", você conhecerá a cidade de Dublin, capital da Irlanda.

  • 17:00TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 23 – BALLET PARAISÓPOLIS E COLETIVOS

    No programa de hoje Tuti e Felipe assistem a uma apresentação da Companhia de Ballet Paraisópolis que acontece no auditório do Ibirapuera. Lá, o grupo formado por jovens moradores dessa comunidade exibem toda a sua aprendizagem no campo da dança em um espetáculo de muita sensibilidade e aberto a todo o público. Na segunda parte do programa, Territórios Culturais apresenta dois importantes coletivos de São Paulo: O Samba do Congo, na região da Brasilândia e o Oriente-se, grupo de pesquisa teatral formado exclusivamente por atores de São Paulo com origem asiática. Vale a pena conferir!

  • 17:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 24

    Você talvez já tenha passado por essa situação: você faz as contas e descobre que o seu orçamento mensal ficou mais apertado. Mas às vezes o problema não é falta de dinheiro e sim de planejamento! Será que é o seu caso? Se for, veja a primeira matéria do programa, que traz dicas práticas de planejamento financeiro. E na segunda matéria nós abordamos um tema que intriga muita gente: as possibilidades criadas pela Inteligência Artificial. Até que ponto essa inovação tecnológica pode ameaçar os seres humanos? Veja e descubra.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HISTÓRIA DA ARTE - ROBERTO BETHONICO

    Foi em Itabira, no interior de Minas Gerais, que o artista plástico Roberto Bethônico nasceu e conviveu com uma das principais questões de seu trabalho: o irreversível. A cidade do ferro foi palco da criação da Companhia Vale do Rio Doce, e numa viagem impressionante à cidade, o artista nos mostra como a exploração do minério transformou a natureza da região e como essa degradação do ambiente é definitiva, não tem mais recuperação. Esse sentimento é traduzido na obra de Bethônico como uma forma de protesto e é o ponto inicial de outras questões que envolvem o cuidado com a vida. São desenhos, objetos, instalações e fotografias que representam poeticamente este universo.

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM11 - TEMPORADA 2 - ROBERTO SION

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    BRUNA MORAES

    A artista mais jovem da temporada arrebata qualquer um com a força de sua voz e a consistência de suas composições. Nos encantando também com a maturidade em sua entrevista.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    BRUNA MORAES

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 21:00A MULHER DO TENENTE FRANCÊS

  • 23:09JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 12/01/2019

  • 23:51ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 17 - DIREITO À INFÂNCIA

  • 00:15VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 12 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 12 você conhecerá um pouco mais sobre a profissão de repórter, que como o próprio nome já diz, é aquele que reporta, ou seja, é aquele profissional que ouve, vê, fica ligado em tudo o que acontece, pra depois reportar os fatos para as outras pessoas. Além disso, verá que existem várias maneiras de se fazer um reporte, fato que causará uma grande confusão durante a história contada.

  • 07:13NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 2 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 2 você aprenderá que as perguntas pessoais em Inglês começam sempre com "what is?" Saberá como dizer os algarismos de zero a nove na língua inglesa e que, em Inglês, não existe diferença entre os verbos "ser" e "estar": o verbo "to be" vale para os dois casos.

  • 07:27NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 22 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 22 você aprenderá a encontrar vários divisores de um número através da fatoração. Além disso, descobrirá o Maior Divisor Comum entre dois números, também conhecido por MDC.

  • 07:43NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 5 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 5 você aprenderá que existe uma grande diversidade de vida espalhada pela superfície do Planeta Terra. Cada região do planeta apresenta um conjunto próprio de seres vivos. Algumas regiões possuem uma variedade de seres vivos muito maior do que outras. As florestas tropicais apresentam um número de espécies animais e vegetais muito maior do que se vê nos desertos.

  • 07:56NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 32 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    No fim da Segunda Guerra Mundial, houve um ressurgimento da democracia no Brasil: eleições, afrouxamento da censura, participação popular. O rádio foi o principal veículo de comunicação dessas mudanças. Através dos programas de auditório, das novelas, dos programas humorísticos e de esporte, o rádio traduziu a expansão da cultura popular. O cinema nacional viveu seu momento de glória com as chanchadas. Os intelectuais torciam o nariz, mas o público lotava os cinemas. Outra grande diversão era o teatro de revista, que criticava os costumes e a política, e mostrava mulheres bonitas, com muito brilho e pouca roupa, para a época, é claro. Ao lado de todo esse nacionalismo, havia a influência da cultura americana. Os Estados Unidos, na disputa com a antiga União Soviética pela liderança mundial, começava a usar a cultura como arma de conquista.

  • 08:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 24

    Você talvez já tenha passado por essa situação: você faz as contas e descobre que o seu orçamento mensal ficou mais apertado. Mas às vezes o problema não é falta de dinheiro e sim de planejamento! Será que é o seu caso? Se for, veja a primeira matéria do programa, que traz dicas práticas de planejamento financeiro. E na segunda matéria nós abordamos um tema que intriga muita gente: as possibilidades criadas pela Inteligência Artificial. Até que ponto essa inovação tecnológica pode ameaçar os seres humanos? Veja e descubra.

  • 08:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 06 - ACUPUNTURA E NEUROCIÊNCIA

    NESTE PROGRAMA, VAMOS CONTINUAR O ASSUNTO ACUPUNTURA E FALAR TAMBÉM SOBRE NEUROCIÊNCIA.

  • 09:00INGLÊS COM MÚSICA IV

    DON´T STOP BELIEVIN´ (JOURNEY) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 10:00LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    PARTÍCULAS ELEMENTARES

    PROGRAMA PRODUZIDO PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP / UNIVESP TV.

  • 10:15LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    SISMOLOGIA

    PARA FALAR SOBRE A ATIVIDADE SÍSMICA NO BRASIL A EQUIPE DA UNIVESP TV FOI A SALA DE MONITORAMENTO DA REDE SISMOGRÁFICA INTEGRADA DO BRASIL (REDE BRA-SIS) CONVERSAR COM O PROFESSOR DE GEOFÍSICA DR. MARCELO ASSUMPÇÃO DO IAG-USP.

  • 10:30ES RURAL

    ES RURAL - 03

    O Espírito Santo é um dos maiores produtores de pimenta do reino do Brasil. A produção está concentrada no norte do Estado, principalmente, no município de São Mateus. Por lá, o cultivo da pimenta é uma herança de família. O ES Rural também vai dar dicas para a recuperação de pasto degradado e vai te levar para um passeio por uma colônia de pescadores que resistiu ao tempo no meio da Grande Vitória.

  • 11:00A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 2

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traço e suas tecnicas de pintura. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 11:30O POVO BRASILEIRO

    INVENCAO DO BRASIL

    "NOS TEMOS QUE INVENTAR O BRASIL QUE NOS QUEREMOS!",AFIRMA DARCY NO úLTIMO PROGRAMA DA SERIE.PROGRAMA QUE NOS FAZ REFLE TIR SOBRE AS UTOPIAS QUE,DESDE O INICIO,NOS ACOMPANHAM EM NOSSA TRAJETORIA:DA IDEIA DOS TUPI DE UMA TERRA SEM MALES, PASSANDO PELO IDEAL MEDIEVAL DE UM PARAISO TERREAL,ATE O PRO JETO CONTEMPORANEO DE UM BRASIL VIAVEL E POSSIVEL QUE AINDA VAI FLORESCER. PROGRAMA-CALEIDOSCOPIO,"INVENçAO DO BRASIL" REUNE IMAGENS E MANIFESTACOES CULTURAIS ANTIGAS E MODERNAS DAS VARIAS REGI - OES DO BRASIL.

  • 12:00CAMPUS EM AÇÃO 2018

    O MENINO E O MUNDO: A VIAGEM (BELAS ARTES)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “O Menino e o Mundo: A Viagem Sonora”, produzido por alunos do curso de jornalismo da Belas Artes. Sobre “O Menino e o Mundo: A Viagem Sonora”: O documentário visa analisar como foi feita a trilha sonora da premiada animação brasileira, "O Menino e o Mundo" de Alê Abreu, que foi criada com instrumentos artesanais e sons corporais, além da criatividade no idioma do filme. Ano de produção: 2017

  • 12:00CAMPUS EM AÇÃO 2018

    O MENINO E O MUNDO: A VIAGEM (BELAS ARTES)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “O Menino e o Mundo: A Viagem Sonora”, produzido por alunos do curso de jornalismo da Belas Artes. Sobre “O Menino e o Mundo: A Viagem Sonora”: O documentário visa analisar como foi feita a trilha sonora da premiada animação brasileira, "O Menino e o Mundo" de Alê Abreu, que foi criada com instrumentos artesanais e sons corporais, além da criatividade no idioma do filme. Ano de produção: 2017

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1262

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE , CONHEÇA A POLÊMICA EM TORNO DA CAVA SUBAQUÁTICA DE CUBATÃO, NA BAIXADA SANTISTA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS PESQUISAS PARA TENTAR EVITAR A EXTINÇÃO DE UMA ESPÉCIE DE RAPOSA SÓ ENCONTRADA NO CERRADO BRASILEIRO. E AINDA, O CLUBE DA CAÇAMBA GARIMPA PRECIOSIDADES EM MEIO AO LIXO. OBJETOS E MATERIAIS ENCONTRADOS NAS RUAS DA CAPITAL PAULISTA GANHAM NOVO DESTINO NAS MÃOS DESTES ARTISTAS DA RECICLAGEM. ESTE CIENTISTA ESTUDA O COMPORTAMENTO DA RAPOSA-DO-CAMPO PARA PRESERVAR O ANIMAL AMEAÇADO PELAS AÇÕES HUMANAS E, MORADORES DE CUBATÃO SE MOBILIZAM CONTRA UMA GRANDE CRATERA SUBMERSA ,QUE RECEBE SEDIMENTOS CONTAMINADOS , CONSTRUÍDA PERTO DA ÁREA DE MANGUE- BERÇÁRIO NATURAL DE PEIXES E CRUSTÁCEOS.

  • 13:00RODA VIVA

    JAMES GREEN

    COMO DIRETOR DE UM DOS MAIS IMPORTANTES CENTROS DE ESTUDOS SOBRE O BRASIL NO EXTERIOR, NA UNIVERSIDADE DE BROWN, NOS ESTADOS UNIDOS, ESTÁ À FRENTE DO PROJETO OPENING ARCHIVES, QUE JÁ DIGITALIZOU MILHARES DE DOCUMENTOS SOBRE O PERÍODO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL. AO MESMO TEMPO, ELE TENTA CONSEGUIR A LIBERAÇÃO DE OUTROS MILHARES DE PAPÉIS, MANTIDOS SOB CENSURA. ESSE TRABALHO O TORNOU UM OBSERVADOR PRIVILEGIADO DAQUELE PERÍODO, O QUE O LEVOU A ESCREVER O LIVRO "REVOLUCIONÁRIO E GAY: A EXTRAORDINÁRIA VIDA DE HERBERT DANIEL - PIONEIRO NA LUTA PELA DEMOCRACIA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO". O HISTORIADOR, BRASILIANISTA E ESCRITOR JAMES GREEN É O ENTREVISTADO DE HOJE DO RODA VIVA. PARA CONVERSAR JAMES GREEN, CONVIDAMOS: LISZT VIEIRA - PROFESSOR APOSENTADO DE SOCIOLOGIA DA PUC DO RIO DE JANEIRO E AUTOR DOS LIVROS "OS ARGONAUTAS DA CIDADANIA" E "CIDADANIA E GLOBALIZAÇÃO"./ MARLON WEICHERT - PROCURADOR FEDERAL DOS DIREITOS DO CIDADÃO./ MÁRCIA LIMA - PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA DA USP./ VERA PAIVA - PROFESSORA TITULAR DA USP NA ÁREA DE PSICOLOGIA./ E/ ROLDÃO ARRUDA - JORNALISTA E AUTOR DO LIVRO "DIAS DE IRA", SOBRE O ASSASSINATO DE HOMOSSEXUAIS./

  • 14:30ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 17 - DIREITO À INFÂNCIA

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    AS GALVÃO (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações das Galvão em épocas diferentes.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    BRUNA MORAES

    A artista mais jovem da temporada arrebata qualquer um com a força de sua voz e a consistência de suas composições. Nos encantando também com a maturidade em sua entrevista.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    BRUNA MORAES

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 17:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 08 - SAMBA CHORADO

    Com o tema Samba Chorado, este programa destaca composições de Paulinho da Viola e Cristovão Bastos, entre outros.

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 523

  • 19:30TRIBUTO A CAMARGO GUARNIERI

  • 20:30O SUBLIME NA DANCA - CISNE NEGRO CIA DE DANCA

  • 21:35JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM11 - TEMPORADA 2 - ROBERTO SION

  • 22:30INSPIRA.MOV BRASIL II

    CÉLIA CATUNDA

    11. CÉLIA CATUNDA - Criadora das séries de animação Peixonauta e Show da Luna, Célia Catunda conta neste programa que desde criança sonhava em fazer desenhos animados que tivessem a cara do Brasil. Após uma trajetória cheia de obstáculos, suas produções fazem hoje sucesso entre crianças do mundo inteiro.

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1262

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE , CONHEÇA A POLÊMICA EM TORNO DA CAVA SUBAQUÁTICA DE CUBATÃO, NA BAIXADA SANTISTA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS PESQUISAS PARA TENTAR EVITAR A EXTINÇÃO DE UMA ESPÉCIE DE RAPOSA SÓ ENCONTRADA NO CERRADO BRASILEIRO. E AINDA, O CLUBE DA CAÇAMBA GARIMPA PRECIOSIDADES EM MEIO AO LIXO. OBJETOS E MATERIAIS ENCONTRADOS NAS RUAS DA CAPITAL PAULISTA GANHAM NOVO DESTINO NAS MÃOS DESTES ARTISTAS DA RECICLAGEM. ESTE CIENTISTA ESTUDA O COMPORTAMENTO DA RAPOSA-DO-CAMPO PARA PRESERVAR O ANIMAL AMEAÇADO PELAS AÇÕES HUMANAS E, MORADORES DE CUBATÃO SE MOBILIZAM CONTRA UMA GRANDE CRATERA SUBMERSA ,QUE RECEBE SEDIMENTOS CONTAMINADOS , CONSTRUÍDA PERTO DA ÁREA DE MANGUE- BERÇÁRIO NATURAL DE PEIXES E CRUSTÁCEOS.

  • 23:30100% BRASIL

    TAMAR

    Preservação da natureza e soluções para a poluição são duas bandeiras principais do Brasil para o novo século. O país que polui é o mesmo que mostra resultados animadores por meio da cidadania e da educação dos jovens. O programa apresenta o Projeto Tamar, um exemplo de sucesso na preservação das tartarugas marinhas, e as alternativas para a reciclagem do lixo plástico, principalmente das garrafas PET. O 100% Brasil mostra também o batuque de Carlinhos Brown, que com música e cidadania mudou a vida dos jovens num bairro pobre de Salvador.

  • 00:00VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 13 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 13 você verá que quando uma pessoa dá um recado, às vezes, deixa de mencionar coisas importantes, ou acaba acrescentando coisas que não foram ditas. Aprenderá que, na Língua Portuguesa, a pessoa que fala é representada por dois pronomes pessoais: eu e nós. Uma das diferenças entre eles é que “eu” expressa a idéia de singular, enquanto “nós” expressa a idéia de plural. Saberá que a palavra que vem depois do pronome se chama verbo e que, se você mudar o pronome, o verbo mudará também.

  • 07:11NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 24 (MOD.1 - MÉDIO)

    Na teleaula 24 você aprenderá o que é Literatura, e verá que, para apreciar um livro, é necessário entender todas as passagens dele. Isso porque a Literatura cria um mundo próprio, uma realidade vista pelos olhos do escritor.

  • 07:26NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 1

    Nesta teleaula você conhecerá os rebites, importantes elementos de fixação. Além disso, aprenderá em que situações eles são utilizados e ficará sabendo quais são as especificações para a sua produção.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 24 – MÚSICOS DE RUA

    Projeto musical apresentado nas estações de metrô de São Paulo, “Músicos de Rua” faz parte das ações de Cultura no metrô e oferece à população som de grande qualidade, gratuito e em local público de amplo acesso. Felipe e Tuti embarcam nos vagões do metrô de São Paulo para revelar alguns desses talentos musicais que estão colocando a cultura sonora de São Paulo nos trilhos.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO

    MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA

  • 08:12DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 16 REFORMA DO ENSINO MÉDIO - 24/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO. QUAIS OS PONTOS MAIS POLÊMICOS DA MUDANÇA? COMO VAI FICAR O ENEM? NOSSO CONVIDADO É SIMON SCHWARTZMAN - EDUCADOR E MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 217

    LOU REED. O Entrelinhas de hoje destaca a trajetória do cantor, compositor e poeta Lou Reed, um dos ícones da música pop. Lou Reed era uma das presenças mais aguardadas na Festa Literária Internacional de Paraty, que começa essa semana. O cantor e compositor acabou cancelando sua participação. Mas o livro Atravessar o Fogo, com as letras de Lou Reed, acaba de ser lançado no Brasil. ATORES E LITERATURA. O programa mostra também o modo bem particular com que os atores lidam com os livros e a literatura. A gente conversou com os atores Leona Cavalli, Marat Descartes e Ary França para saber que obras e autores influenciaram suas atuações no teatro, no cinema e na teledramaturgia. LITERATURA COREANA. Entrevistamos escritores de um país que expressa as tensões políticas do mundo contemporâneo: a Coreia do Sul. O Entrelinhas conversou com o professor de literatura Kwon Oh-Ryong, com a poeta Shin Dal Já, com a professora Im Yun Jung e com o contista e romancista Lee Ho-cheol – que nasceu na Coreia do Norte e foi prisioneiro do exército sul-coreano antes de atravessar definitivamente a fronteira que divide os dois países.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ESPECIAL DE FÉRIAS

    QUADROS Grande reportagem - Janeiro é época de férias e de calor... por isso a Grande Reportagem do Almanaque Educação foi até o Parque do Ibirapuera dar dicas de como aproveitar ao máximo uma das épocas mais esperadas do ano, com a ajuda da dermatologista Lucia Mandel. Pra refrescar e garantir saúde de sobra pra curtir a estação, fomos até a feira em companhia da nutricionista Camila Prospero conhecer os alimentos e receitas de sucos que têm tudo a ver com o verão. • MINHA VISÃO DAS COISAS - O QUE VOCÊ MAIS GOSTA DE FAZER NAS SUAS FÉRIAS? • QUANDO EU CRESCER – O SONHO DE QUEM QUER SER BOMBEIRO QUANDO CRESCER! • TÚNEL DO TEMPO – O ARQUIVO VAI TRAZER A TONA MATÉRIAS DE VERÃO • GAME - A BRINCADEIRA DO DIA SERÁ PURA DIVERSÃO!

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    O NUMERO DE OURO

    ESTE PROGRAMA TRAZ O NUMERO DE OURO, QUE E O RESULTADO DA DI VISAO DOS LADOS DE UM RETANGULO AUREO.A PROPORCAO AUREA FOI ELEITA PELOS GREGOS COMO CRITERIO ESTETICO DE PERFEICAO E HARMONIA. NO RENASCIMENTO, A REVALORIZACAO DOS CRITERIOS ES- TETICOS DA GRECIA FEZ RESSURGIR OS ESTUDOS A RESPEITO DESTA PROPORCAO. NO SECULO XII, O MATEMATICO LEONARDO FIBONACCI, ATRAVES DE SEUS ESTUDOS, DESCOBRIU ESTE CHAMADO NUMERO DE OURO E CONS - TATOU QUE A PROPORCAO AUREA NAO ESTA APENAS NOS TRABALHOS ARTISTICOS, MAS SIM, EM TODA A NATUREZA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DOENCAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS

    AS DOENCAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS PODEM SER CAUSADAS POR BACTERIAS,VIRUS,FUNGOS E OUTROS AGENTES.ENTRE AS MAIS COMUNS ESTAO A GONORREIA,A HERPES GENITAL,AS URETRITES NAO GONOCOCI CAS E A AIDS.ALGUNS DOS SINTOMAS SAO LESOES NA PELE,CORRIMEN TO E ARDENCIA.AS DSTS ATINGEM MILHARES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO E TEM CONSEQUENCIAS GRAVES.A SIFILIS,POR EXEMPLO,PODE CAUSAR A DESTRUICAO DE MUSCULOS E OSSOS. A VERGONHA E A FALTA DE INFORMACAO COLABORARAM PARA O ADIA - MENTO DO TRATAMENTO DAS DSTS.NINGUEM FICA DOENTE SOZINHO E A CONVERSA ENTRE OS PARCEIROS SEXUAIS TAMBEM E MUITO IMPORTAN- TE.O TRATAMENTO GERALMENTE E ATRAVES DE ANTIBIOTICOS E PODE ATE INCLUIR CIRURGIAS.USAR CAMISINHA E EVITAR A PROMISCUIDA- DE SAO BONS METODOS DE PREVENCAO.A QUALQUER SINAL DE ALERTA DEVE-SE PROCURAR UM MEDICO.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    A IMPORTÂNCIA DO HUMOR

    No Tamanho Família a convidada é a autora e palestrante comportamental Leila Navarro, discute a relação das crianças e dos adultos com o bom humor, o prazer que está relacionado a aprendizagem, a risada pode ser medicinal em muitos casos, por ela produzir substância de endorfina no corpo, a palestrante da dicas para terapia da risada, e que muito mau humor pode ser doença. Site recomendado: www.leilanavarro.com.br Livro mais recente da autora: Qual É Seu Lugar No Mundo? Ed. Gente. Filme recomendado pela convidada: Mar Adentro (Filme Espanhol).

  • 11:08GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FERNANDO MEIRELLES

    Ele começou arquiteto e urbanista e se transformou num dos cineastas mais reconhecidos no seu país e no exterior. Uma espécie de “embaixador do cinema brasileiro”, esse paulistano começou com uma kombi e uma turma de amigos, importando equipamento direto do Japão, via Paraguai. Com sua turma de amigos do “Olhar Eletrônico”, experimentou na TV brasileira novas idéias e formatos. Foi para a publicidade e, finalmente, fez o que sempre quis: cinema. Diretor de “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles gosta mesmo é de novidades, de desafios.

  • 12:05CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 20

    Cultura Retrô PGM 20 - 08/09/11 VT MAO TSE TUNG - 35 ANOS DE MORTE VT MATÉRIA GLUB GLUB - 20 ANOS DE ESTRÉIA À PEDIDOS - TELEROMANCE MARIA STUART VT TOY ART VT LENNON / IMAGINE - 40 ANOS LANÇAMENTO DISCO "IMAGINE"

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 340

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 340

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 01/10/2018 - BRASIL SEDENTÁRIO

    HOJE APRESENTAMOS UM PANORAMA SOBRE O SEDENTARISMO NO BRASIL./ COM A GENTE, O FISIOLOGISTA DO EXERCÍCIO DIEGO LEITE DE BARROS./ E O CARDIOLOGISTA NABIL GHORAYEB.

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DOENCAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS

    AS DOENCAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS PODEM SER CAUSADAS POR BACTERIAS,VIRUS,FUNGOS E OUTROS AGENTES.ENTRE AS MAIS COMUNS ESTAO A GONORREIA,A HERPES GENITAL,AS URETRITES NAO GONOCOCI CAS E A AIDS.ALGUNS DOS SINTOMAS SAO LESOES NA PELE,CORRIMEN TO E ARDENCIA.AS DSTS ATINGEM MILHARES DE PESSOAS EM TODO O MUNDO E TEM CONSEQUENCIAS GRAVES.A SIFILIS,POR EXEMPLO,PODE CAUSAR A DESTRUICAO DE MUSCULOS E OSSOS. A VERGONHA E A FALTA DE INFORMACAO COLABORARAM PARA O ADIA - MENTO DO TRATAMENTO DAS DSTS.NINGUEM FICA DOENTE SOZINHO E A CONVERSA ENTRE OS PARCEIROS SEXUAIS TAMBEM E MUITO IMPORTAN- TE.O TRATAMENTO GERALMENTE E ATRAVES DE ANTIBIOTICOS E PODE ATE INCLUIR CIRURGIAS.USAR CAMISINHA E EVITAR A PROMISCUIDA- DE SAO BONS METODOS DE PREVENCAO.A QUALQUER SINAL DE ALERTA DEVE-SE PROCURAR UM MEDICO.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 11 - HEPATITE

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE HEPATITES. AS HEPATITES SÃO DOENÇAS PROVOCADAS POR VÁRIOS TIPOS DE VÍRUS COM CARACTERÍSTICAS DISTINTAS. EXISTEM AS HEPATITES DOS TIPOS A, B, C, D e E. NESTE PROGRAMA VAMOS SABER QUAIS SÃO OS SINTOMAS E COMO ELAS SÃO TRANSMITIDAS.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    LÍNGUA DO BEBÊ

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 16 REFORMA DO ENSINO MÉDIO - 24/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO. QUAIS OS PONTOS MAIS POLÊMICOS DA MUDANÇA? COMO VAI FICAR O ENEM? NOSSO CONVIDADO É SIMON SCHWARTZMAN - EDUCADOR E MEMBRO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE CIÊNCIAS.

  • 15:32NOSSA LÍNGUA 2010

    SÃO PAULO

    BLOCO 01: A cidade de São Paulo serve como tema central para se falar de poesia e das variantes linguísticas do português falado no Brasil. Tininha Mello e Felipe Reis interpretam trechos de crônicas e poemas que têm São Paulo como inspiração. No programa apresentamos a crônica: “São Paulo, 35 anos”, de Mário Prata e o poema “Quando eu morrer”, de Mário de Andrade. O quadro “Etimologia” fala sobre a origem da palavra “Semáforo” . Já, o “Curiosidades” traz a origem e os significados do termo “Farol” . No quadro “Casos Sujeitos à Investigação”, a equipe do INL (Instituto Nossa Língua) investiga um caso de gênero no “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade. BLOCO 02: O quadro “Jornal Nossa Língua” traz a questão: Onde está a poesia na cidade de São Paulo? Felipe Reis visita o metrô e pergunta aos usuários onde encontramos poesia na capital, se gostam e se conhecem algum poeta. Felipe Reis visita também a Casa das Rosas e entrevista o professor, poeta e diretor da “Poiesis”, Frederico Barbosa. O professor explica como é viver de poesia na cidade de São Paulo. Fala também sobre o público, saraus, casas e projetos ligados a poesia na cidade. Ele também fala dos mistérios por traz da poesia e faz uma análise do poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade. Os detetives do INL continuam investigando o caso de gênero no “Poema de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade BLOCO 03: Continuação do quadro CSI e solução do caso investigado do “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade. Foi um caso de silepse de gênero, A construção “a gente comovido” constitui uma silepse, uma vez que o adjetivo masculino “comovido” se refere a um substantivo feminino “gente”. O programa também traz a as expressões populares e linguagem poética utilizada por Adoniran Barbosa para retratar o modo de falar dos paulistanos da Mooca. Felipe fala um pouco sobre Adoniran Barbosa, um dos grandes nomes do samba paulista. -O Povo Fala responde a enquete: - Você já levou uma “frechada no olhar”? - Já ficou com “reiva” de alguma coisa? - O que acham sobre as expressões de Adoniran Barbosa? O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença entre “geminadas” e “germinadas”. Tininha e Felipe vão até a casa de Arnesto e dão com a cara na porta. Adoniran canta um trecho da canção “Arnesto” . Os dois apresentadores se despedem ao som do “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    CAMDEN MARKET

    NA PRIMEIRA SEMANA DO PROGRAMA, ASHLIE E STEPHEN ESTÃO NUMA MISSÃO PARA ENCONTRAR O PRESENTE DE ANIVERSÁRIO PERFEITO PARA A MÃE DELES NO MERCADO CAMDEN, EM LONDRES. ELES PERCEBEM QUE POSSUEM IDEIAS PARECIDAS SOBRE O QUE A MÃE DELES IRIA GOSTAR, MAS ASHLIE LOGO SE DISTRAI DE SUA TAREFA! CAMDEN É CONHECIDA COMO O LOCAL DE NASCIMENTO DO ESTILO PUNK E A REPÓRTER CARMEN CONFERE AS ORIGENS DESSE MOVIMENTO E SUAS INFLUÊNCIAS NA MODA BRITÂNICA E COMO ELE VEM EVOLUINDO NO SÉCULO 21. AS DICAS DA LÍNGUA INGLESA INCLUEM FRASES PARA TE AJUDAR NA HORA DE IR ÀS COMPRAS. E COM MUITOS CONSUMIDORES TENDO MENOS DINHEIRO PARA GASTAR ESSES DIAS, NOSSO ESPECIALISTA DO QUADRO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE ÀS PERGUNTAS SOBRE A CRISE DE CRÉDITO.'

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    MY GIRL (THE TEMPTATIONS) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 24 – MÚSICOS DE RUA

    Projeto musical apresentado nas estações de metrô de São Paulo, “Músicos de Rua” faz parte das ações de Cultura no metrô e oferece à população som de grande qualidade, gratuito e em local público de amplo acesso. Felipe e Tuti embarcam nos vagões do metrô de São Paulo para revelar alguns desses talentos musicais que estão colocando a cultura sonora de São Paulo nos trilhos.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 13 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 13 você verá que quando uma pessoa dá um recado, às vezes, deixa de mencionar coisas importantes, ou acaba acrescentando coisas que não foram ditas. Aprenderá que, na Língua Portuguesa, a pessoa que fala é representada por dois pronomes pessoais: eu e nós. Uma das diferenças entre eles é que “eu” expressa a idéia de singular, enquanto “nós” expressa a idéia de plural. Saberá que a palavra que vem depois do pronome se chama verbo e que, se você mudar o pronome, o verbo mudará também.

  • 17:11NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 24 (MOD.1 - MÉDIO)

    Na teleaula 24 você aprenderá o que é Literatura, e verá que, para apreciar um livro, é necessário entender todas as passagens dele. Isso porque a Literatura cria um mundo próprio, uma realidade vista pelos olhos do escritor.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FERNANDO MEIRELLES

    Ele começou arquiteto e urbanista e se transformou num dos cineastas mais reconhecidos no seu país e no exterior. Uma espécie de “embaixador do cinema brasileiro”, esse paulistano começou com uma kombi e uma turma de amigos, importando equipamento direto do Japão, via Paraguai. Com sua turma de amigos do “Olhar Eletrônico”, experimentou na TV brasileira novas idéias e formatos. Foi para a publicidade e, finalmente, fez o que sempre quis: cinema. Diretor de “Cidade de Deus”, Fernando Meirelles gosta mesmo é de novidades, de desafios.

  • 18:30METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 348 - 13/01/2019

    HOJE NO METROPÓLIS TEM MORAES MOREIRA FALANDO DE CORDEL E DO NOVO ÁLBUM! E MAIS MÚSICA UM NOVO TALENTO BAIANO NO ESTÚDIO JOCYARA. E A VOLTA DOS PERNAMBUCANOS DO CORDEL DO FOGO ENCANTADO. TEATRO: O GRUPO TAPA COMEMORA 40 ANOS DE PALCO COM UM CLÁSSICO DE TCHEKOV. EXPOSIÇÃO: A POPULAÇÃO AFRODESCENDENTE DO URUGUAI NOS QUADROS DE PEDRO FIGARI. UMA CONVERSA SOBRE FEMINISMO NEGRO COM A ATIVISTA NORTE AMERICANA PATRICIA HILL COLLINS. TEM - OS DESTAQUES DA TEMPORADA ERUDITA NESTE ANO. E NO CINEMA: OS FILMES MAIS AGUARDADOS DE 2019.

  • 19:31TELECONTO

    TIO PEDRO 1

  • 20:00SP PESQUISA

    AMAZÔNIA

    O SÃO PAULO PESQUISA VAI APRESENTAR O TRABALHO DE UMA BRASILEIRA QUE GANHOU A CAPA DA REVISTA CIENTÍFICA NATURE. A PESQUISADORA LUCIANA VANNI GATTI MOSTROU QUAL O PAPEL DA FLORESTA AMAZÔNICA NO BALANÇO DE EMISSÕES DE CARBONO. A CIENTISTA USOU UM MÉTODO QUE PERMITIU A MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA EM VÁRIOS PONTOS DA FLORESTA, EM DIFERENTES MESES DO ANO, E DESCOBRIU QUE A QUANTIDADE DE CHUVA ALTERA COMPLETAMENTE O PAPEL DA FLORESTA NA EMISSÃO DO CO2, O PRINCIPAL GÁS QUE CONTRIBUI COM O AQUECIMENTO GLOBAL. TAMBÉM NA AMAZÔNIA, UM GRUPO DE CIENTISTAS DE SÃO PAULO INVESTIGA COMO A POLUIÇÃO INTERFERE NA FORMAÇÃO DAS NUVENS, E NO REGIME DE CHUVAS EM VÁRIAS PARTES DO PAÍS.

  • 20:00SP PESQUISA

    AMAZÔNIA

    O SÃO PAULO PESQUISA VAI APRESENTAR O TRABALHO DE UMA BRASILEIRA QUE GANHOU A CAPA DA REVISTA CIENTÍFICA NATURE. A PESQUISADORA LUCIANA VANNI GATTI MOSTROU QUAL O PAPEL DA FLORESTA AMAZÔNICA NO BALANÇO DE EMISSÕES DE CARBONO. A CIENTISTA USOU UM MÉTODO QUE PERMITIU A MEDIÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DOS GASES DE EFEITO ESTUFA EM VÁRIOS PONTOS DA FLORESTA, EM DIFERENTES MESES DO ANO, E DESCOBRIU QUE A QUANTIDADE DE CHUVA ALTERA COMPLETAMENTE O PAPEL DA FLORESTA NA EMISSÃO DO CO2, O PRINCIPAL GÁS QUE CONTRIBUI COM O AQUECIMENTO GLOBAL. TAMBÉM NA AMAZÔNIA, UM GRUPO DE CIENTISTAS DE SÃO PAULO INVESTIGA COMO A POLUIÇÃO INTERFERE NA FORMAÇÃO DAS NUVENS, E NO REGIME DE CHUVAS EM VÁRIAS PARTES DO PAÍS.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 14/01/2019 - SERIE DESAFIOS SAUDE

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    O HOMEM QUE GALOPAVA - DE LUIS JARDIM

    Um estranho homem chega em uma cidade e é tido como ladrão de cavalos. As autoridades mandam prendê-lo e o forçam a uma confissão.

  • 21:01GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    O HOMEM QUE GALOPAVA - DE LUIS JARDIM

    Um estranho homem chega em uma cidade e é tido como ladrão de cavalos. As autoridades mandam prendê-lo e o forçam a uma confissão.

  • 22:16GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A CONSTRUCAO DO ROMANCE - O FOCO NARRATIVO

    No segundo episódio da série "A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE", o professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas e escritor amazonense Milton Hatoum explica a importância do foco narrativo neste difícil gênero literário que elegeu como seu na publicação da sua primeira obra "Viagem a um certo Oriente", de 1989, e na seguinte "Dois Irmãos", publicado 12 anos depois, em 2000. Ganhou, com cada um de seus livros, o Prêmio Jabuti, categoria romance, da Câmara Brasileira do Livro. Durante o programa, Hatoum - que é também poeta bissexto (publicou poemas na revista Babel em 1979) e ensaísta (é dele o prefácio para o livro "O Oriente é uma Invenção do Ocidente", do inglês Eduard Said - analisa questões relacionadas as possibilidades de foco narrativo através da obra de vários autores e assim como as influências da cultura árabe e da cidade de Manaus no seu processo criativo e o trabalho com as palavras.

  • 23:01JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 14/01/2019

  • 23:46CONTOS DA MEIA NOITE

    O RELÓGIO DE PÊNDULO - MENALTON BRAFF

    MENALTON BRAFF, AUTOR DE TEXTOS CARREGADOS DE INTENSA DRAMATICIDADE EM QUE SE COLOCAM – NUMA ARDIDURA FICCIONAL APARENTEMENTE SIMPLES – AS GRANDES PERPLEXIDADES DO HOMEM. DIANTE DE SI MESMO E DIANTE DA VIDA. O CONTO "O RELÓGIO DE PÊNDULO" TEM UM SABOR NITIDAMENTE PROUSTIANO. O RETORNO DE ABELARDO NÃO SERIA A TENTATIVA DE RESGATE DE UM TEMPO INEXORAVELMENTE PERDIDO? NÃO ESTARIA AÍ O CONCEITO DE QUE TODO O PARAÍSO É UM PARAÍSO PERDIDO? DE QUE OS SERES E AS COISAS ESTÃO MUITO MAIS NO TEMPO QUE NO ESPAÇO? O TEMPO QUE FLUI POR TODA NARRATIVA, SE IMPÕE EXPLÍCITO. NO VELHO RELÓGIO DE PÊNDULO DA SALA, NAS BADALADAS DO RELÓGIO DA MATRIZ, NA AUSÊNCIA DE RELÓGIO NO PUNHO DE ABELARDO. E, AO FIM E AO CABO, PERFAZ SUA DURAÇÃO, DEIXANDO COMO MARCA SENSÍVEL ''O CHEIRO FORTE DE ESTRADA''.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 3 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 3 você verá como se atende o telefone falando Inglês. Aprenderá também os pronomes pessoais e a usar as frases e palavras mais importantes de uma conversa na língua inglesa pelo telefone.

  • 07:13NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 23 (MOD.4 - MÉDIO)

    Na teleaula 23, você vai estudar o calor e as suas unidades. Também vai conhecer o que é a capacidade térmica de um corpo e o que é o calor específico de uma substância.

  • 07:28NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 2

    Nesta teleaula você conhecerá os rebites, importantes elementos de fixação. Além disso, aprenderá em que situações eles são utilizados e ficará sabendo quais são as especificações para a sua produção.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 25 – SP ESCOLA DE TEATRO E MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL

    Felipe e Tuti visitam uma das praças mais descoladas do território cultural de São Paulo: A Praça Roosevelt. Lá, eles conhecem a sede da SP ESCOLA DE TEATRO e conversam com alunos, professores e frequentadores do local. Ainda neste programa a dupla de apresentadores visita o Museu da Diversidade, na Estação República do metrô e batem um papo com representantes da diversidade étnica e de gênero. Gente que têm se destacado por sua atuação marcante na cultura do Estado.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO

    SÍTIO MORRINHOS

  • 08:06DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 17 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR III - 25/09/2018

    VAMOS CONVERSAR SOBRE A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O USO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, SOCIÓLOGA, FOI PRESIDENTE DO INEP, SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E SECRETÁRIA EXECUTIVA DO MEC.// ATUALMENTE, MARIA HELENA É MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 218

    ESCRITORES TCHECOS. O Entrelinhas mostra uma entrevista com escritores da República Tcheca feita durante a Feira do Livro de Buenos Aires – onde eles participaram também da 2ª Bienal Borges-Kafka. JULIO CORTAZAR. O programa destaca ainda o livro Papéis Inesperados, com vários textos de ficção, poemas e artigos inéditos de Julio Cortázar que ficaram guardados por 25 anos nas gavetas de uma escrivaninha, na casa de sua primeira mulher. NELSON DE OLIVEIRA. O Entrelinha entrevistou um autor que tem uma grande afinidade com cronistas do absurdo como Kafka, Borges e Cortázar: o escritor paulista Nelson de Oliveira – que acaba de publicar um novo romance: Poeira: Demônios e Maldições. PREMIO SP DE LITERATURA. Foram anunciados os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura – a mais importante premiação para romances publicados no Brasil.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CAMINHO DAS ÁGUAS

    QUADROS • GRANDE REPORTAGEM – Na Grande Reportagem do Almanaque Educação vamos falar dos rios da cidade de São Paulo. Com a ajuda do historiador Janes Jorge, vamos entender a importância dos rios na cidade e a influencia da cidade na rota dos rios. E como a água chega até a nossa casa? Fomos até a Estação do Guaraú, na Serra da Cantareira, que abastece metade da região metropolitana de São Paulo conversar com a Gerente de Tratamento Cláudia Mota e entender o caminho das águas! • PALAVRA DE MESTRE – ABORDAGEM APOIADA NA LINHA DA CURIOSIDADE • HORIZONTES CULTURAIS – O QUADRO MOSTRARÁ A VISITA DE ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL AO PROJETO “DE OLHO NO TIETÊ”, ESTUDO DO MEIO REALIZADO DE BARCO PELO RIO TIETÊ. • INTERVENÇÃO DE RUA – Tem pescaria no Almanaque Educação

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    MUSICA DAS ESFERAS

    UM PASSEIO PELAS MAIS DIVERSAS SONORIDADES DO PLANETA ATRA - VES DA IDEIA DA MUSICA DAS ESFERAS DE PITAGORAS.CHEGANDO AO FIM A DECIFRAR AS RELACOES MATEMATICAS EXISTENTES NA ESCALA BEM TEMPERADA UTILIZADA PELO COMPOSITOR J.S.BACH.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    TABAGISMO

    O TABAGISMO E A DOENCA QUE MAIS MATA HOJE,MESMO SENDO EVITA- VEL.A POPULACAO ESTA COMECANDO A FUMAR CADA VEZ MAIS CEDO, POR QUERER OU POR "TABELA". O QUE GERA A DEPENDENCIA DO CIGARRO,QUAIS AS CONSEQUENCIAS D DO VICIO,OS TIPOS DE DEPENDENCIA E COMO LARGAR O FUMO,SAO ALGUMAS DAS PERGUNTAS RESPONDIDAS NESTE PROGRAMA.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    O PRIMEIRO FILHO

    NESTE PROGRAMA, OS ASSUNTOS ABORDADOS SÃO DE TOTAL IMPORTÂNCIA PARA AS RECENTES MAMÃES. O DR. JOSÉ CORIOLANO BARROS, MÉDICO E PEDIATRA ENCARREGADO NO SETOR DE BERÇÁRIO, ANEXO A MATERNIDADE DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS EM SÃO PAULO, VAI ESCLARECER A IMPORTÂNCIA DOS EXAMES PRÉ-NATAL, DE UM PEDIATRA NEONATOLOGISTA NA SALA DE PARTO E DA PARTICIPAÇÃO DO PAI NA VIDA DA CRIANÇA. FALA TAMBÉM DAS DIFERENÇAS DE UMA GRAVIDEZ PLANEJADA E DE UMA ESPONTÂNEA, DA CESÁRIA E DO PARTO NORMAL, DA DEPRESSÃO PÓS-PARTO, AMAMENTAÇÃO, DO PRIMEIRO BANHO E DE UMA SÉRIE DE ORIENTAÇÕES E CUIDADOS QUE SE DEVE TER COM O PRIMEIRO FILHO.

  • 11:06GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - INEZITA BARROSO

    Inezita Barroso apresenta o Viola, Minha Viola desde 1980 na TV Cultura. Mas antes disso, Inezita atuou em cinema, gravou samba, freqüentou a boêmia paulistana, viu florescer o Teatro Brasileiro de Comédia e foi a primeira cantora contratada da TV Record. Cinqüenta e sete anos de carreira profissional passados a limpo - uma justa homenagem a quem se transformou de dondoquinha paulistana em dama da música regional, folclórica e caipira.

  • 12:05CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 21

    CULTURA RETRÔ - PGM 21 NO AR: 15/09 VT LAMARCA VT GREENPEACE - 40 anos fundação A PEDIDOS - Vox Populi Chacrinha VT OFÍCIO PANELEIRO VT OLIVER STONE VT ARRIGO BARNABÉ - 60 anos

  • 12:30MANOS E MINAS III

    PREGADOR LUO (2018)

    Neste programa o Manos e Minas recebe Pregador Luo. Representando a cena dos slams, Igor Chico. Matérias: - Manos e Minas foi acompanhar a final do SlamBR 2018. O evento contou com a participação de poetas de 18 estados diferentes e foi realizado no Sesc Pinheiros. - Fomos trocar uma ideia com as meninas do coletivo Manifesto Crespo.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 14/01/2019 - SERIE DESAFIOS SAUDE

  • 14:00SAUDE BRASIL

    TABAGISMO

    O TABAGISMO E A DOENCA QUE MAIS MATA HOJE,MESMO SENDO EVITA- VEL.A POPULACAO ESTA COMECANDO A FUMAR CADA VEZ MAIS CEDO, POR QUERER OU POR "TABELA". O QUE GERA A DEPENDENCIA DO CIGARRO,QUAIS AS CONSEQUENCIAS D DO VICIO,OS TIPOS DE DEPENDENCIA E COMO LARGAR O FUMO,SAO ALGUMAS DAS PERGUNTAS RESPONDIDAS NESTE PROGRAMA.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 11 - MEU AMIGO É DIFERENTE

    O PROGRAMA FALA SOBRE COMO LIDAMOS COM NOSSAS DIFERENÇAS. SER DIFERENTE NÃO QUER DIZER - SER INCAPAZ OU INFERIOR. TODO SER HUMANO É DOTADO DE QUALIDADES ESPECIAIS. SEJA BRANCO, AFRODESCENDENTE, ORIENTAL, INDÍGENA, RICO OU POBRE, TODO CIDADÃO MERECE CARINHO, RESPEITO E ATENÇÃO. FALA AINDA SOBRE INCLUSÃO SOCIAL DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS E MOSTRA TRECHOS DO DOCUMENTÁRIO "DO LUTO À LUTA" DE EVALDO MOCARZEL.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    RELACTAÇÃO

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 17 BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR III - 25/09/2018

    VAMOS CONVERSAR SOBRE A NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E O USO DA TECNOLOGIA NAS ESCOLAS. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É MARIA HELENA GUIMARÃES DE CASTRO, SOCIÓLOGA, FOI PRESIDENTE DO INEP, SECRETÁRIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO E SECRETÁRIA EXECUTIVA DO MEC.// ATUALMENTE, MARIA HELENA É MEMBRO DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

  • 15:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 218

    ESCRITORES TCHECOS. O Entrelinhas mostra uma entrevista com escritores da República Tcheca feita durante a Feira do Livro de Buenos Aires – onde eles participaram também da 2ª Bienal Borges-Kafka. JULIO CORTAZAR. O programa destaca ainda o livro Papéis Inesperados, com vários textos de ficção, poemas e artigos inéditos de Julio Cortázar que ficaram guardados por 25 anos nas gavetas de uma escrivaninha, na casa de sua primeira mulher. NELSON DE OLIVEIRA. O Entrelinha entrevistou um autor que tem uma grande afinidade com cronistas do absurdo como Kafka, Borges e Cortázar: o escritor paulista Nelson de Oliveira – que acaba de publicar um novo romance: Poeira: Demônios e Maldições. PREMIO SP DE LITERATURA. Foram anunciados os vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura – a mais importante premiação para romances publicados no Brasil.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    SNOWDON

    NESTA SEMANA, STEPHEN E ASHLIE DECIDEM SAIR DE LONDRES E PASSAR O FIM DE SEMANA EM WALES. AMBOS AMAM O CAMPO, MAS POSSUEM DIFERENTES IDEIAS SOBRE AS ATIVIDADES QUE PRETENDEM REALIZAR. POR SORTE, ELES ENCONTRAM ALGO PARA FAZER. A REPÓRTER CARMEN INVESTIGA O MOTIVO DAS PESSOAS PARTICIPAREM DE ESPORTES RADICAIS - SERÁ POR DIVERSÃO OU POR MEDO? ELA DESCOBRE POR SI MESMA, PARTICIPANDO DE UMA PROVA DE RAFTING. O ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA, ROB, SE DISPÕE A ENSINAR FRASES CHAVE E PONTOS A SEREM ESTUDADOS. E COM AS APOSTAS TÃO ALTAS EM ATLETAS PROFISSIONAIS, NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A PERGUNTAS SOBRE O USO DE DROGAS NO ESPORTE.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    MY GIRL (THE TEMPTATIONS) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 25 – SP ESCOLA DE TEATRO E MUSEU DA DIVERSIDADE SEXUAL

    Felipe e Tuti visitam uma das praças mais descoladas do território cultural de São Paulo: A Praça Roosevelt. Lá, eles conhecem a sede da SP ESCOLA DE TEATRO e conversam com alunos, professores e frequentadores do local. Ainda neste programa a dupla de apresentadores visita o Museu da Diversidade, na Estação República do metrô e batem um papo com representantes da diversidade étnica e de gênero. Gente que têm se destacado por sua atuação marcante na cultura do Estado.

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 3 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 3 você verá como se atende o telefone falando Inglês. Aprenderá também os pronomes pessoais e a usar as frases e palavras mais importantes de uma conversa na língua inglesa pelo telefone.

  • 17:14NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 23 (MOD.4 - MÉDIO)

    Na teleaula 23, você vai estudar o calor e as suas unidades. Também vai conhecer o que é a capacidade térmica de um corpo e o que é o calor específico de uma substância.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - INEZITA BARROSO

    Inezita Barroso apresenta o Viola, Minha Viola desde 1980 na TV Cultura. Mas antes disso, Inezita atuou em cinema, gravou samba, freqüentou a boêmia paulistana, viu florescer o Teatro Brasileiro de Comédia e foi a primeira cantora contratada da TV Record. Cinqüenta e sete anos de carreira profissional passados a limpo - uma justa homenagem a quem se transformou de dondoquinha paulistana em dama da música regional, folclórica e caipira.

  • 18:30PERSONA EM FOCO

    MELHORES MOMENTOS 3 (2018)

  • 19:30TELECONTO

    TIO PEDRO 2

  • 20:00SP PESQUISA

    ATIVIDADE SOLAR

    A PESQUISA DEDICADA AO CLIMA ESPECIAL ANALISA PRINCIPALMENTE INFORMAÇÕES SOBRE O COMPORTAMENTO DO SOL, COMO EXPLOSÕES SOLARES, CAMPO MAGNÉTICO DO SOL E QUANTIDADE DE RADIAÇÃO QUE CHEGA À NOSSA ATMOSFERA. ESSE MONITORAMENTO É IMPORTANTE PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA NO FUNCIONAMENTO DAS COMUNICAÇÕES, TRANSAÇÕES BANCÁRIAS, INTERNET, AVIAÇÃO E ENERGIA. O PROGRAMA APRESENTA A PESQUISA DESENVOLVIDA NO CENTRO DE ASTRONOMIA E ASTROFÍSICA MACKENZIE, CRAAN, E O MONITORAMENTO REALIZADO NO PROGRAMA DE ESTUDO E MONITORAMENTO BRASILEIRO DO CLIMA ESPACIAL (EMBRACE), DO INPE.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 15/01/2019 - DESAFIOS BOLSONARO: SEGURANCA

    RECEBEMOS O SOCIÓLOGO DAVID MARQUES, COORDENADOR DE PROJETOS DO FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA./ E O PROFESSOR RAFAEL ALCADIPANI, PESQUISADOR EM SEGURANÇA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS./

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    NAPOLEÃO E ELVIRA - TEATRO DE CORDEL

    O eterno, e nem sempre gratificante jogo entre o vício e a virtude. Uma abordagem do antagonismo maniqueísta entre o bem e o mal. Nesta quadra histórica, de declarado pragmatismo, vale a pena o puro exercício do bem? Este bem, assim exercitado, terá alguma recompensa? Ou, o prazer de praticá-lo perfaz-se em si mesmo? Todas essas colocações, feitas sob a singeleza de um primitivismo de teatro de cordel, vêm ferir nossa sensibilidade e colocar em xeque certos valores sedimentados em nosso hedonístico caráter. Uma peça que entranha suas raízes no mundo ético do brasileiro simples e, por isso, revela o perfil dos valores de nosso povo.

  • 22:12BALANÇO DO SECULO XX, PARADIGMAS DO SECULO XXI

    CAIO PRADO JUNIOR, O SENTIDO DA COLONIZAÇÃO E A REVOLUÇÃO BRASILEIRA - PROFº RUBENS LEÃO REGO

    O programa traz o tema “Caio Prado Júnior: o Sentido da Colonização e a Revolução” desenvolvido pelo historiador Fernando Novais e pelo professor Rubens Murilo Rego. De acordo com o professor Fernando Novais, ao escrever o livro “Formação do Brasil Contemporâneo", Caio Prado Júnior evitou o anacronismo porque ele fez o recorte inicial da história do Brasil no território da colonização, e nem é o território da colonização portuguesa, é o da colonização em geral. Segundo sua análise, o sentido da colonização é uma sociedade que se organiza voltada para fora, para produzir para o centro, para a metrópole. Na análise do Professor Rubens Murilo, Caio Prado pensava a ‘revolução brasileira’ como uma transformação necessária e fundamental na sociedade brasileira. Segundo sua opinião, Caio Prado pensou a necessidade de transformação democrática da sociedade brasileira na sua radicalidade e substantividade. Para ele a luta democrática ou democratização da sociedade deveria implicar, por um lado na ruptura radical com a ordem econômica e social capitalista e por outro, na progressiva diminuição das enormes desigualdades sociais, econômicas e políticas, historicamente produzidas e reproduzidas na formação social brasileira e que tem suas raízes na forma como o Brasil integrou o seu desenvolvimento na ordem capitalista internacional. Fernando Novais é historiador, professor aposentado do Departamento de História da USP e professor do Instituto de Economia da Unicamp. É autor do livro: "Portugal e Brasil na Crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808)" e diretor da série "História da Vida Privada no Brasil", entre outros. Rubem Murilo Leão Rego é Diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Escreveu o livro Sentimento do Brasil – Caio Prado Júnior: Continuidades e mudanças no desenvolvimento da sociedade brasileira.

  • 23:10JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 15/01/2019

    DEPOIS DE ASSINAR MEDIDA FACILITANDO A POSSE DE ARMA DE FOGO, PRESIDENTE JAIR BOLSONARO DEFENDE MUDANÇA NA LEI PARA GARANTIR QUE O CIDADÃO ANDE ARMADO./ ======== NOVA REGRA DÁ DIREITO A QUATRO ARMAS POR PESSOA E LICENÇA VÁLIDA POR DEZ ANOS/ ====== CEARÁ COMEÇA A CONVOCAR POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS DA RESERVA PARA AJUDAR A COMBATER A ONDA DE VIOLÊNCIA./ ------- ABAIXO ASSINADO COM MAIS DE SEISSENTAS MIL ASSINATURAS PEDE VOTAÇÃO ABERTA PARA A ESCOLHA DOS PRESIDENTES DA CÂMARA E DO SENADO./ ----- PARLAMENTO BRITÂNICO REJEITA O PLANO PARA O BREXIT E COLOCA EM JOGO O CARGO DA PRIMEIRA-MINISTRA./ ----- CHEGA AO BRASIL, CAMPANHA MUNDIAL QUE EXIGE DO COMÉRCIO E FABRICANTES O CONSERTO DOS PRODUTOS./ ==== SEM FUNCIONÁRIOS NA CASA BRANCA POR CAUSA DA PARALISAÇÃO DO GOVERNO, DONALD TRUMP SERVE PIZZA AOS VISITANTES./ ===== DOBRA O NÚMERO DE PESSOAS COM MAIS DE CINQUENTA ANOS QUE VOLTOU A ESTUDAR NO BRASIL. ======== ARMA DE FOGO LICENÇA DE 10 ANOS E 4 ARMAS POR PESSOA ==== VIOLÊNCIA NO CEARÁ PMS DA RESERVA VÃO COMBATER A CRIMINALIDADE === VOTAÇÃO NO CONGRESSO ABAIXO-ASSINADO TENTA DERRUBAR O VOTO SECRETO ==== BREXIT PLANO DE THERESA MAY É DERRUBADO NO PARLAMENTO ==== DIREITO DE CONSERTAR REPARAR O PRODUTO PARA EVITAR A COMPRA DE UM NOVO ==== PIZZA E HAMBURGUER COMIDA DELIVERY NA CASA BRANCA ==== VOLTA ÀS AULAS DOBRA O NÚMERO DE ALUNOS COM MAIS DE 50 ANOS

  • 00:08CONTOS DA MEIA NOITE

    A MENINA - NATÉRCIA CAMPOS

    Uma casa à beira-mar, há muito abandonada. A narradora relembra os tempos gloriosos do local, quando habitado por pescadores. Mas agora vem habitá-la uma família humilde. Pai, mãe e filha. Esta última cativa a narradora por sua pureza infantil e por sua delicadeza. Em vários acontecimentos, que então ocorrem, a narradora ajuda a garota. Até que numa noite de lua cheia, no andar de cima do sobrado, ela se deixa entrever pela criança. Esta fica absolutamente aterrorizada. E a partir daí, a única solução, é a partida da família.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 23 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 23 você verá que fração é um número que representa parte de um todo que foi dividido em partes exatamente iguais. Além disso, verá alguns exemplos de frações, como 2/3 do total de votos, meia laranja, 1/4 de 12 bolas de futebol.

  • 07:14NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 34 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 34 você conhecerá a fórmula utilizada para somar os termos de uma progressão aritmética, compreenderá a dedução desta fórmula e verá como aplicá-la em situações práticas.

  • 07:26NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 3

    Você verá como se trabalha com o rebite na prática e como se faz a rebitagem. Além disso, descobrirá que existem duas maneiras de executar esta operação: o processo manual e o mecânico.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 26 – CINECLUBES (MIS E OFICINA OSWALD DE ANDRADE)

    Territórios Culturais de hoje viaja pelo mundo da sétima arte e conhece os cineclubes do MIS, Museu da Imagem e do Som e da oficina Oswald de Andrade. No MIS, nos tornamos espectadores das sessões que acontecem mensalmente e abrangem tanto o público infantil, como os aficionado e leigos. Já as sessões da casa Oswald de Andrade são novidades para a comunidade do Bom Retiro, mas nem por isso deixam de ter a sua importância e magia. Além disso o programa apresenta uma conversa com especialistas no PROAC, programa de que vem apoiando a cultura e a arte em nosso Estado.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO

    CASA DO BANDEIRANTE

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 01 RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 03/09/2018

    ESTREIA AGORA O DE OLHO NA EDUCAÇÃO, PROGRAMA QUE UNE AS TVS PÚBLICAS E EDUCATIVAS DO PAÍS./ ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NÓS VAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL./ HOJE QUEM NOS FAZ COMPANHIA É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. A DIMENSÃO DO ENSINO NO BRASIL./ OS NÚMEROS DE ESTUDANTES, PROFESSORES E ESCOLAS SÃO IMPRESSIONANTES./ O QUE SE BUSCA É A UNIVERSALIZAÇÃO./ PORÉM, A QUALIDADE AINDA DEIXA A DESEJAR, APESAR DO ESFORÇO DOS PROFESSORES E DE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES QUE SENTEM PRAZER EM ESTUDAR./ A BUSCA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DOS ALUNOS É DIÁRIA E ENVOLVE TODO MUNDO NA ROTINA ESCOLAR.

  • 08:33ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 220

    WENDY GUERRA. O Entrelinhas entrevistou Wendy Guerra, a escritora e jornalista cubana que foi uma das estrelas da última Flip. Ela falou sobre o livro Nunca fui primeira dama, um retrato irônico da ilha de Fidel Castro. LIEV TOLSTÓI. O programa destaca também o clássico Ressurreição, último dos grandes romances escritos pelo russo Liev Tolstoi, que morreu há 100 anos. Esse livro sobre culpa e expiação tem vários traços autobiográficos e acaba de ganhar uma nova tradução, feita diretamente do russo pelo escritor Rubens Figueiredo. BIENAL DO LIVRO. Com uma intensa programação de lançamentos e debates, o maior evento do mercado editorial brasileiro começou em plena sexta-feira 13, num encontro com José Mojica Marins (criador do Zé do Caixão) e com escritores brasileiros que embarcaram na onda internacional da literatura sobre vampiros. AZAR NAFISI. Outro destaque da Bienal de São Paulo foi a iraniana Azar Nafisi, que também participou da Flip e falou do livro Lendo Lolita em Teerã, que trata da condição feminina sob o regime dos aiatolás.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    VIDA CONTEMPORÂNEA

    QUADROS • GRANDE REPORTAGEM - HOJE A GRANDE REPORTAGEM DO ALMANAQUE EDUCAÇÃO VAI FALAR DO COMPORTAMENTO NOS TEMPOS MODERNOS. COM UMA TURMA QUE PRATICA O LE PARKOUR, VAMOS CONHECER UM ESPORTE QUE PROMOVE A INTERVENÇÃO URBANA, UMA ATITUDE MODERNA QUE DÁ UM NOVO SENTIDO PARA O ESPAÇO EM QUE VIVEMOS. • MINHA VISÃO DAS COISAS - CHUMBINHO E SUSPIRO NAS RUAS ENTREVISTAM MÉDICO, VENDEDOR, BANCÁRIO, ENGENHEIRO, MECÂNICO ETC E PERGUNTAM SE ELES TRABALHAM “NO QUE QUERIAM SER QUANDO CRESCER?” E SE NÃO TRABALHAM, “POR QUE ACHAM QUE NÃO CONSEGUIRAM”. • TÚNEL DO TEMPO MATERIAL DA TV CULTURA SOBRE A VIDA NAS GRANDES CIDADES (TRÂNSITO E TRANSPORTE, PESSOAS CONSUMINDO, CÂMERAS ESCONDIDAS, FAST FOOD, ESPORTES PRATICADOS EM PARQUES E NO MINHOCÃO) • QUANDO EU CRESCER - EDIÇÃO DE TRECHOS DE IMAGENS DO GAROTO QUE QUER SER LOCUTOR ESPORTIVO (PGM 14), DA GAROTA QUE QUER SER PILOTA DE AVIÃO, (PGM 9), DO GAROTO QUE QUER SER JOGADOR DE FUTEBOL, (PGM 2). A EDIÇÃO DESTACA O ROSTO SONHADOR DAS CRIANÇAS.

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    A MATEMATICA DA MUSICA

    COMO O CONHECIMENTO DAS FRACOES PODE ESCLARECER OS MISTERIOS DA MUSICA?E ISSO QUE PRETENDE ESTE PROGRAMA AO MOSTRAR QUE POR TRAS DAS SENSACOES DE TENSAO E REPOUSO AUDITIVAS, PRESEN TES DAS MUSICAS DE EPOCAS E POUCOS DISTINTOS, ESTAO FRACOES MUITO SIMPLES.VEREMOS TAMBEM QUE A INCORPORACAO OU NAO DES - SAS DISSONANCIAS - RELACOES NUMERICAS COMPLEXAS -E QUE DERAM A COR DO SOM DAS MUSICAS CHINESAS, MEDIEVAL OU MODERNA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    LER/DORT

    DORES POR LESOES OSTEO-MUSCULARES SAO COMUNS NAS PESSOAS POR MOTIVOS PROFISSIONAIS OU AMADORES(COMO TOCAR INSTRUMENTOS, PRATICAR ESPORTES...).AS LER/DORT TEM CURA E NESTE PROGRAMA HA UM ESCLARECIMENTO SOBRE AS CAUSAS,OS TRATAMENTOS E AS CON SEQUENCIAS DAS LER/DORT.

  • 10:31TAMANHO FAMÍLIA

    SAIR DAS FRALDAS

    Nete programa, os assuntos abordados serão os cuidados e a adequação das crianças com as fraldas. O Dr. Ruy Pupo Filho, Pediatra Neonatologista, vai falar das diferenças de higiêne entre os meninos e as meninas, dos cuidados com o bebê na praia, das assaduras e também vai orientar qual é a melhor hora da criança abandonar as fraldas.

  • 11:10GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HENFIL

    Henrique de Souza Filho, Henrique Filho e, para a família, Henriquinho. Dono de um humor cáustico e genial, para alguns Henfil “desenhava como se estivesse mastigando pedras”. O documentário Henfil Plural desenha o retrato desse mineiro de Nossa Senhora do Ribeirão das Neves, Minas Gerais, desde seu nascimento em 5 de fevereiro de 1944, até sua morte em 4 de janeiro de 1988, contaminado pelo vírus da AIDS em uma transfusão de sangue. Amigos, familiares, filho e críticos traçam as linhas que compõem o perfil e a alma de um brasileiro que lutou com talento e paixão para transformar o Brasil num país mais justo.

  • 12:05CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 22

    CULTURA RETRÔ - PGM 22 NO AR: 22/09 DIA SEM AUTOMÓVEL LANCHONETE CIDADE MUSA RITA HAYWORTH A PEDIDOS - Novos Baianos - 1973 - Preta Pretinha FESTIVAL DE CANNES - estréia há 65 anos JOHN COLTRANE/ENCERRA - nascimento há 85 anos

  • 12:30MOSAICOS

    MUSICAIS - TIÃO CARREIRO/ELOMAR/TONICO E TINOCO E NELSON CAVAQUINHO

    MOSAICOS MUSICAIS: TIÃO CARREIRO, ELOMAR, TONICO E TINOCO, NELSON CAVAQUINHO O programa é fruto das gravações musicais da série Mosaicos. Esse quarto programa especial, homenageia TIÃO CARREIRO, ELOMAR, TONICO E TINOCO, NELSON CAVAQUINHO. Temos a participação dos seguintes musicos: Joel e Geovan Luis Fernando e João Pinheiro Neymar Dias Trio Inezita Barroso, João Mulato, Mococa e Paraíso Mônica Albuquerque e Luiz Dunnighan João Omar Grupo Anima Giana Viscardi Grupo Ó do Borogodó Ângela Evans Nelson Sargento e Carlinhos Vergueiro Matuto Moderno Violeiros Matutos Duo Canta Viola Pena Branca e Renato Teixeira

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 15/01/2019 - DESAFIOS BOLSONARO: SEGURANCA

    RECEBEMOS O SOCIÓLOGO DAVID MARQUES, COORDENADOR DE PROJETOS DO FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA./ E O PROFESSOR RAFAEL ALCADIPANI, PESQUISADOR EM SEGURANÇA DA FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS./

  • 14:00SAUDE BRASIL

    LER/DORT

    DORES POR LESOES OSTEO-MUSCULARES SAO COMUNS NAS PESSOAS POR MOTIVOS PROFISSIONAIS OU AMADORES(COMO TOCAR INSTRUMENTOS, PRATICAR ESPORTES...).AS LER/DORT TEM CURA E NESTE PROGRAMA HA UM ESCLARECIMENTO SOBRE AS CAUSAS,OS TRATAMENTOS E AS CON SEQUENCIAS DAS LER/DORT.

  • 14:31BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 11 - LOMBALGIA E DOR NAS COSTAS

    O PROGRAMA TRATA DA LOMBALGIA, A POPULAR DOR NAS COSTAS CAUSADA PELA MÁ POSTURA, TENSÃO MUSCULAR, TRAUMAS, INFLAMAÇÕES OU MESMO HÉRNIA

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    GRAVIDEZ PSICOLÓGICA

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 01 RADIOGRAFIA DA EDUCAÇÃO - 03/09/2018

    ESTREIA AGORA O DE OLHO NA EDUCAÇÃO, PROGRAMA QUE UNE AS TVS PÚBLICAS E EDUCATIVAS DO PAÍS./ ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES NÓS VAMOS DISCUTIR A SITUAÇÃO DO ENSINO NO BRASIL./ HOJE QUEM NOS FAZ COMPANHIA É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO. A DIMENSÃO DO ENSINO NO BRASIL./ OS NÚMEROS DE ESTUDANTES, PROFESSORES E ESCOLAS SÃO IMPRESSIONANTES./ O QUE SE BUSCA É A UNIVERSALIZAÇÃO./ PORÉM, A QUALIDADE AINDA DEIXA A DESEJAR, APESAR DO ESFORÇO DOS PROFESSORES E DE GRANDE PARTE DOS ESTUDANTES QUE SENTEM PRAZER EM ESTUDAR./ A BUSCA PARA DESENVOLVER O POTENCIAL DOS ALUNOS É DIÁRIA E ENVOLVE TODO MUNDO NA ROTINA ESCOLAR.

  • 15:33NOSSA LÍNGUA 2010

    ZOOLÓGICO

    Bloco 1 Tininha e Felipe estão no zoológico e conversam sobre como os animais estão presentes nas expressões linguísticas da língua portuguesa, dando ênfase primeiramente às expressões com a palavra macaco. Tininha explica a Felipe qual a diferença entre elefanta e elefoa, iniciando a etimologia da palavra elefante. Depois da explicação, Felipe lê um trecho do livro “Historias de dois amores”, de Carlos Drummond de Andrade. O quadro Curiosidades explica a famosa expressão “memória de elefante”. Felipe lê trecho do livro “A viagem do elefante”, de José Saramago Bloco 2 Felipe e Tininha dão inicio ao segundo bloco imitando os sons de animais. O “Jornal Nossa Língua’’ fala sobre a expressão vida de cão. Gélson Babosa entrevista o professor de português Odilon Soares Leme e pergunta qual a diferença entre os nomes científicos dos animais e os adjetivos eruditos. Professor também explica que onomatopéia é uma figura de linguagem que reproduz um som com fonema ou palavra dos sons produzidos pelos animais. O povo fala responde a enquete sobre a expressão “vida de cão”, e sobre os adjetivos eruditos – canis familiares, vulpes vulpes e canis lupus. Bloco 3 Felipe e Tininha declamam trecho de “Zoo Zureta”, de Fabrício Corsaletti. Felipe entrevista o ator e professor de Biologia, Eduardo Silva, sobre a possibilidade de relacionar animais e linguagem. O entrevistado também dá a definição de várias expressões apresentadas durante o programa, como por exemplo: “quando a porca torce o rabo”. Trecho da música “Ode aos ratos”, de Chico Buarque. Felipe explica para Tininha o que significa aliteração, o recurso poético da repetição de uma mesma consoante de um enunciado. No quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA, Tininha e Felipe falam sobre o uso correto da conjugação do verbo “por”. Quando se usa “por” e “puser”. O quadro Curiosidades explica a famosa expressão “lágrimas de crocodilo”. Nos créditos, trecho do filme de Humberto Mauro, “A Velha a Fiar”.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    NOTTING HILL

    NESSA SEMANA, ASHLIE E STEPHEN TÊM A CHANCE DE PARTICIPAR DO FAMOSO CARNAVAL DE NOTTING HILL, EM LONDRES. ASHLIE ESTÁ ENTUSIASMADA PARA FAZER SUA PRÓPRIA FANTASIA PARA O GRANDE DIA. E STEPHEN ACHA QUE PRECISA DE UMA AULA DE DANÇA PARA APRIMORAR SEUS PASSOS. O REPÓRTER NICK CONFERE A GRÃ-BRETANHA MULTICULTURAL E OS BENEFÍCIOS E DESAFIOS DELA PARA A SOCIEDADE. ELE CONVERSA COM RECENTES IMIGRANTES E PESSOAS QUE VIVEM LÁ HÁ MUITOS ANOS. O PERITO EM LÍNGUA INGLESA, ROB, DISCUTE SOBRE ADJETIVOS E PALAVRAS USADAS COM ELES. E NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A DIFÍCEIS PERGUNTAS NO DEBATE SOBRE IMIGRAÇÃO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    MY GIRL (THE TEMPTATIONS) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:46TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 26 – CINECLUBES (MIS E OFICINA OSWALD DE ANDRADE)

    Territórios Culturais de hoje viaja pelo mundo da sétima arte e conhece os cineclubes do MIS, Museu da Imagem e do Som e da oficina Oswald de Andrade. No MIS, nos tornamos espectadores das sessões que acontecem mensalmente e abrangem tanto o público infantil, como os aficionado e leigos. Já as sessões da casa Oswald de Andrade são novidades para a comunidade do Bom Retiro, mas nem por isso deixam de ter a sua importância e magia. Além disso o programa apresenta uma conversa com especialistas no PROAC, programa de que vem apoiando a cultura e a arte em nosso Estado.

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 23 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 23 você verá que fração é um número que representa parte de um todo que foi dividido em partes exatamente iguais. Além disso, verá alguns exemplos de frações, como 2/3 do total de votos, meia laranja, 1/4 de 12 bolas de futebol.

  • 17:16NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 34 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 34 você conhecerá a fórmula utilizada para somar os termos de uma progressão aritmética, compreenderá a dedução desta fórmula e verá como aplicá-la em situações práticas.

  • 17:31GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - HENFIL

    Henrique de Souza Filho, Henrique Filho e, para a família, Henriquinho. Dono de um humor cáustico e genial, para alguns Henfil “desenhava como se estivesse mastigando pedras”. O documentário Henfil Plural desenha o retrato desse mineiro de Nossa Senhora do Ribeirão das Neves, Minas Gerais, desde seu nascimento em 5 de fevereiro de 1944, até sua morte em 4 de janeiro de 1988, contaminado pelo vírus da AIDS em uma transfusão de sangue. Amigos, familiares, filho e críticos traçam as linhas que compõem o perfil e a alma de um brasileiro que lutou com talento e paixão para transformar o Brasil num país mais justo.

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2018

    OS RITUAIS CULINÁRIOS DOS SONAIAB (UNEB)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo “Rituais Culinários entre os Sanaiab” produzido por alunos do curso de Relações públicas da UNEB - Universidade do Estado da Bahia. Sobre “Rituais Culinários entre os Sanaiab”: Documentário sobre cultura e alimentação na Bahia. Ano de produção: 2014

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 294 - A VERDADE SOBRE A MENTIRA

    PORQUE AS PESSOAS MENTEM TANTO? ELAS MENTEM PARA OS PAIS, PARA OS AMIGOS, PARA OS COLEGAS DA ESCOLA OU DO TRABALHO. PARA OS CHEFES, ENTÃO, NEM SE FALA....DÃO DESCULPAS QUE, NA VERDADE, SÃO MENTIRAS, PEQUENAS OU GRANDES, DEPENDENDO DA SITUAÇÃO. E TEM MAIS: A MAIORIA DAS PESSOAS MENTE PRA ELAS PRÓPRIAS. ALGUMAS TENTAM SE CONVENCER DE QUE SÃO MAIS INTELIGENTES OU MAIS BONITAS DO QUE REALMENTE SÃO. OUTRAS CRIAM FANTASIAS E EMBARCAM NUMA VIAGEM IMAGINÁRIA, EM MUITOS CASOS, BEM DISTANTES DA VIDA QUE LEVAM. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA, QUE VAI INVESTIGAR O QUE SE PASSA NO CÉREBRO DAS PESSOAS, VAMOS LEVANTAR AINDA UMA OUTRA QUESTÃO: ATÉ QUE PONTO É POSSÍVEL TOMAR DECISÕES, NO TRABALHO OU NA VIDA, COM BASE NA INTUIÇÃO? DESCUBRA NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 19:30TELECONTO

    TIO PEDRO 3

  • 20:00SP PESQUISA

    O RISO

    O RISO E O HUMOR, VISTOS PELAS NEUROCIÊNCIAS E PELA HISTÓRIA CULTURAL.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 16/01/2019 - PANORAMA -: EDUCAÇÃO

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    O VELHO NÔ - DE JOSÉ CONDE

    “O Velho Nô” é a estória de um homem que faz da sua fantasia uma realidade. Ele não vê a pobreza em que vive. Seu futuro não tem nenhuma perspectiva, além da marginalização que o cerca. Seu lirismo e sua poesia o protegem contra uma vida triste e vazia.

  • 22:16INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO 2014

    REINVENÇÕES DO BRASIL REPUBLICANO - RENATO LESSA

    O CIENTISTA POLÍTICO RENATO LESSA ANALISA O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA REPÚBLICA BRASILEIRA, DESTACANDO SEUS PRINCIPAIS LEGADOS. UM DESSES LEGADOS SERIA O DESCOMPASSO ENTRE O DIREITO CONSTITUCIONAL E A EFETIVA PARTICIPAÇÃO DA POPULAÇÃO NOS PROCESSOS POLÍTICOS, QUE REMONTA ÀS PRIMEIRAS ELEIÇÕES BRASILEIRAS, DE 1894, QUANDO MENOS DE 1% DA POPULAÇÃO EXERCEU O DIREITO AO VOTO. CORONELISMO, CARÊNCIA DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO POPULAR, FRAGMENTAÇÃO DO PODER E A IDEIA DE QUE O CONGRESSO É UM PODER AUTÔNOMO TAMBÉM SÃO OUTROS LEGADOS DE NOSSA HISTÓRIA ANALISADOS NO PROGRAMA. PARA LESSA, A DESCONEXÃO ENTRE A SOCIEDADE E A ESFERA POLÍTICA SERIA UMA CARACTERÍSTICA ESTRUTURAL DA EXPERIÊNCIA REPUBLICANA BRASILEIRA E TERIA CRIADO UMA DICOTOMIA ENTRE O "PAÍS REAL" E O "PAÍS CONSTITUCIONAL".

  • 23:11JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 16/01/2019

    BRASIL PEDE À ARGENTINA UM MERCOSUL MAIS ENXUTO E ACERTA COM O PAÍS VIZINHO TRATADO PARA EXTRADIÇÃO./ ======= POSSE DE ARMA DE FOGO, MESMO APÓS FLEXIBILIZAÇÃO, AINDA SEGUE REGRAS, BUROCRACIA E TREINAMENTO, QUE DIFICULTAM A COMPRA. ( sonora: "...o processo continua muito caro e burocrático") ====== PRESIDENTE JAIR BOLSONARO SANCIONA ORÇAMENTO DESTE ANOS COM VETOS EM ÁREAS DA REFORMA AGRÁRIA E DO JUDICIÁRIO/ ====== SINDICATOS EM SÃO PAULO AMEAÇAM TIRAR REAJUSTE DE TRABALHADORES QUE NÃO PAGAREM MENSALIDADE. / ===== THERESA MAY SOBREVIVE NOVAMENTE AO VOTO DE DESCONFIANÇA DO PARLAMENTO E SEGUIRÀ À FRENTE DO BREXIT. ===== EM RONDÔNIA, UMA BANCA DE FRUTAS E DOCES NA ESTRADA SEM VENDEDOR DEPENDE DA HONESTIDADE DOS CLIENTES. ( sonora: "...gente espera que os ladrões não passem por aqui e que a dona tenha lucro") === GINASTA DOS ESTADOS UNIDOS SE TORNA ESTRELA NO YOUTUBE APÓS APRESENTAÇÃO NOTA DEZ/ ( sobe som ) ===GC === ARMA DE FOGO VALORES, IDADE, BUROCRACIA E TREINAMENTO ESTÃO MANTIDOS ===== R$ 3.3 TRILHÕES ORÇAMENTO É SANCIONADO COM VETOS ===== SINDICATO MENSALIDADE PARA PARTICIPAR DE ACORDO COLETIVO ==== BREXIT THERESA MAY DEVE APRESENTAR NOVA PROPOSTA ==== PEGUE E PAGUE BANCA DE FRUTA SEM VENDEDOR ==== THRILLER GINASTA AMERICANA FAZ EXIBIÇÃO NOTA 10

  • 00:11CONTOS DA MEIA NOITE

    UM APOLOGO - MACHADO DE ASSIS

    A agulha e a linha conversam no ateliê de uma modista.Cada qual gaba suas próprias virtudes e capacidades.Até que, pronto o vestido, a linha sabe que vai comparecer ao baile de gala, enquanto que a consolação da agulha, é queixar-se ao expediente alfinete.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 6 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 6 você conhecerá duas pessoas que estão tentando recuperar a mata natural em Jabuti e Cumbuco; saberá que o basalto é um tipo de rocha que se originou da lava de vulcões que existiam há milhões de anos. Aprenderá também que é difícil plantar em solos como os da praia. Esse solo precisa ser modificado para se tornar fértil. As rochas, quando sofrem a ação do sol, chuva e vento por milhões de anos, se desgastam e dão origem ao solo. A terra roxa é formada principalmente por argila, que possui grãos pequenos. A areia é formada por grãos maiores que os da argila. Os solos com maior quantidade de argila são chamados de argilosos. Os solos com maior quantidade de areia são chamados arenosos.

  • 07:12NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 48 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 48 você aprenderá como acontece a síntese protéica, um processo complexo que acontece dentro de umas estruturas chamadas ribossomos, que ficam espalhadas pelo citoplasma da célula. Você saberá que três ácidos ribonucléicos participam desse processo: o RNA mensageiro - que tem as informações para determinar a seqüência de aminoácidos que deve compor a molécula de proteína -, o RNA transportador, que carrega o aminoácido correspondente, e o RNA ribossômico, onde acontece todo o processo.

  • 07:27NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 4

    Dentre os principais tipos de rebitagem, estão a rebitagem de recobrimento, a de recobrimento simples e a de recobrimento duplo. Você aprenderá as três, além de ver como são feitos os cálculos envolvidos neste processo. Além disso, você conhecerá alguns dos principais defeitos de rebitagem e as ferramentas que são usadas na eliminação desses defeitos.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 27 – MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA E RESTAURO PINACOTECA

    As obras de restauração e recuperação do Museu da Língua Portuguesa seguem a todo o vapor. No programa de hoje, Tuti e Felipe invadem essas obras e mostram, em primeira mão, como vai ficar o Museu da Língua Portuguesa após sua restauração. E como a conversa é restauro, os apresentadores atravessam a rua em frente ao Museu da Língua e vão conferir de perto um dos lugares mais secretos e reservados da Pinacoteca do Estado, o setor de conservação e restauro.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO

    MUSEU DE ARTE MODERNA

  • 08:13DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 02 - 04/09/2018

    ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUÇÕES PARA A ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É FLÁVIA YURI OSHIMA, JORNALISTA ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO E VENCEDORA DUAS VEZES DO PRÊMIO "JORNALISMO EM EDUCAÇÃO". A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ESTABELECE QUE O ENSINO FUNDAMENTAL COMECE AOS 6 ANOS DE IDADE./ COM UM DETALHE: A CRIANÇA PRECISA COMPLETAR ESSA IDADE MÍNIMA ATÉ O DIA 31 DE MARÇO DO ANO DA MATRÍCULA./ ESSA REGRA VALE PARA O SISTEMA PÚBLICO E PARA O PARTICULAR./ SÓ QUE ALGUMAS FAMÍLIAS NÃO CONCORDAM COM ESSA IDADE MÍNIMA./ ACREDITAM QUE CADA CRIANÇA TEM UM GRAU DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOCIONAL DIFERENTE.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 221

    JOHN BOYNE. O Entrelinhas entrevistou o escritor irlandês John Boyne, que participou da Bienal do Livro de São Paulo. Ele falou sobre seus romances que partem de episódios históricos, como O Menino do Pijama Listrado e O Garoto no Convés. VERONICA STIGGER. O Entrelinhas conversou com a escritora Veronica Stigger. Ela falou sobre o humor negro do livro de contos Os Anões, que acaba de ser lançado, e sobre seu primeiro livro infantojuvenil: Dora e o Sol. NURUDDIN FARAH. O nosso colaborador Allan da Rosa comenta a obra de Nuruddin Farah, um dos maiores escritores da África contemporânea.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    MEMÓRIAS

    QUADROS • Grande Reportagem – Relembrar o passado para entender o presente e projetar o futuro. É assim que Karen Worcman, diretora do Museu da Pessoa, define a importância do registro das histórias de vida no Museu, criado em 1992. Em um programa sobre Memória, a Grande Reportagem do Almanaque Educação foi bater um papo com Karen e conhecer como funciona esse museu virtual. • Pequenas Histórias - quadro que vai privilegiar passagens em que personagens falam de fatos do passado que repercutiram em suas vidas futuras tanto profissional como emocionalmente. • Túnel do Tempo - imagens da TV Cultura que nos remetam a memória do Brasil e do mundo através dos tempos • Minha Visão das Coisas - Dorinha conversa com jovens nas ruas fazendo as seguintes perguntas: Por que é que dizem que o nosso país não tem memória? Prá você, o que significa preservar a memória de um povo? O bairro que você mora tem memória? O que é a memória de uma cidade para você? • Horizontes Culturais - a TV Cultura em parceria com a FDE e a secretaria de educação tem levado aos estudantes paulistas da rede estadual de ensino a série cultura é currículo. São episódios sobre locais da cidade de São Paulo onde ao mesmo tempo em que encontramos arte e cultura contemporânea, a memória do povo brasileiro se mantém preservada...

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    TEMPO E INFINITO

    ESTE PROGRAMA TRAZ DIVERSAS VISOES E ABORDAGENS RELATIVAS AO TEMPO, NAS ARTES E AS CIENCIAS.A PRIMEIRA OBSERVACAO E SOBRE A CONTRADICAO DO TEMPO:POR UM LADO, E SIMETRICO PELO RITMO CONSTANTE DO SEU FLUIR E,POR OUTRO, E ASSIMETRICO, POR ANDAR SEMPRE NA MESMA DIRECAO E IMPOSSIBILITA DESFAZER ALGO JA FEI TO. AS RELACOES DO TEMPO COM AS PERCEPCOES HUMANAS SAO RESSALTA- DAS POR ESPECTADORES DE UMA EXPOSICAO DE ARTE,NA QUAL UNS SENTEM O TEMPO FLUIR MAIS VELOZMENTE E OUTROS MAIS LENTAMEN- TE.AS ARTES,CLASSICAMENTE, SE DIVIDEM EM ARTES DO TEMPO E DO ESPACO. MUSICA, CINEMA,TEATRO,ENTRE OUTRAS, SAO ARTES DO TEMPO, NAS QUAIS UMA OBRA E APRECIADA DE ACORDO COM SEU TEMPO PROPRIO. JA NA ARQUITETURA, NA ESCULTURA E NA PINTURA, O ESPACO E DE- TERMINADO PELA OBRA, MAS O TEMPO FICA A CARGO DO OBSERVADOR.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    OSTEOARTRITE (OSTEOARTROSE)

    DOENCA ESTRITAMENTE LIGADA A IDADE,A OSTEOARTRITE ATINGE NOR MALMENTE PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS.APESAR DE AS VEZES ATIN GIR PESSOAS MAIS JOVENS.QUAL E O PROCESSO QUE GERA A OSTEOAR TROSE,COMO TRATA-LA,EVITA-LA E CURA-LA.ESTE PROGRAMA TRAZ DE POIMENTOS DE ESPECIALISTAS E PACIENTES.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    MENINOS E MENINAS

    Neste programa o Dr. Luiz Kuschnir, Psiquiatra Coordenador do Centro de Estudos de Identidade do Homem e da Mulher, vai esclarecer qual é a educação mais adequada para o menino e para a menina. Fala também de seus valores, amadurecimentos, desenvolvimentos emocionais, conflitos, papeis e fases na vida da criança.

  • 11:08GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - CRISTIANO MASCARO

    Mascarianas é um retrato da obra do fotógrafo Cristiano Mascaro, realizado por Caru Alves de Souza e produzido por Tata Amaral. O documentário acompanha o processo criativo do fotógrafo, desde a escolha da câmera até a revelação. Um dos grandes mestres da fotografia, Cristiano Mascaro é conhecido por suas fotografias em preto e branco. Ao longo de mais três décadas de trabalho acompanhou, através das lentes de sua câmera, as profundas transformações pelas quais a cidade de São Paulo passou. O filme conta com o depoimento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o designer Ricardo Otake, os fotógrafos Thomaz Farkas, Tuca Vieira e Rochelle Costi e a galerista Nara Roesler. Mascarianas faz parte da série da TV Cultura, intitulada Grandes Personagens Brasileiros.

  • 12:06CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 23

    CULTURA RETRÔ - PGM 23 NO AR: 29/09/11 DIA NAO VIOLENCIA -(Gandhi) RODA VIVA - 25 anos (pgm piloto com Roberto Santos) A PEDIDO - Som Pop com Kid Vinil OFICIO AMOLADOR A PEDIDO - Chuá Chuágua DIA DA MPB - 27/09 Entrevista Fernando Faro - MPB Especial

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 520

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE ZÉ TOBIAS E REGINA DIAS

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 16/01/2019 - PANORAMA -: EDUCAÇÃO

  • 14:00SAUDE BRASIL

    OSTEOARTRITE (OSTEOARTROSE)

    DOENCA ESTRITAMENTE LIGADA A IDADE,A OSTEOARTRITE ATINGE NOR MALMENTE PESSOAS COM MAIS DE 60 ANOS.APESAR DE AS VEZES ATIN GIR PESSOAS MAIS JOVENS.QUAL E O PROCESSO QUE GERA A OSTEOAR TROSE,COMO TRATA-LA,EVITA-LA E CURA-LA.ESTE PROGRAMA TRAZ DE POIMENTOS DE ESPECIALISTAS E PACIENTES.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    QUALIDADE DE VIDA - 12 - ALERGIAS

    O programa fala sobre as alergias. Manifestada muitas vezes pelas crises de espirros, nariz entupido, tosse, coceiras, urticárias, dor abdominal e diarréia. As alergias são cada vez mais comuns, principalmente, por causa da poluição. Os médicos esclarecem que a alergia é uma resposta imunológica e alertam para necessidade do acompanhamento de um especialista.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DEPENDÊNCIA DAS REDES SOCIAIS

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 02 - 04/09/2018

    ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUÇÕES PARA A ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É FLÁVIA YURI OSHIMA, JORNALISTA ESPECIALIZADA EM EDUCAÇÃO E VENCEDORA DUAS VEZES DO PRÊMIO "JORNALISMO EM EDUCAÇÃO". A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO ESTABELECE QUE O ENSINO FUNDAMENTAL COMECE AOS 6 ANOS DE IDADE./ COM UM DETALHE: A CRIANÇA PRECISA COMPLETAR ESSA IDADE MÍNIMA ATÉ O DIA 31 DE MARÇO DO ANO DA MATRÍCULA./ ESSA REGRA VALE PARA O SISTEMA PÚBLICO E PARA O PARTICULAR./ SÓ QUE ALGUMAS FAMÍLIAS NÃO CONCORDAM COM ESSA IDADE MÍNIMA./ ACREDITAM QUE CADA CRIANÇA TEM UM GRAU DE DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E EMOCIONAL DIFERENTE.

  • 15:32ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 220

    WENDY GUERRA. O Entrelinhas entrevistou Wendy Guerra, a escritora e jornalista cubana que foi uma das estrelas da última Flip. Ela falou sobre o livro Nunca fui primeira dama, um retrato irônico da ilha de Fidel Castro. LIEV TOLSTÓI. O programa destaca também o clássico Ressurreição, último dos grandes romances escritos pelo russo Liev Tolstoi, que morreu há 100 anos. Esse livro sobre culpa e expiação tem vários traços autobiográficos e acaba de ganhar uma nova tradução, feita diretamente do russo pelo escritor Rubens Figueiredo. BIENAL DO LIVRO. Com uma intensa programação de lançamentos e debates, o maior evento do mercado editorial brasileiro começou em plena sexta-feira 13, num encontro com José Mojica Marins (criador do Zé do Caixão) e com escritores brasileiros que embarcaram na onda internacional da literatura sobre vampiros. AZAR NAFISI. Outro destaque da Bienal de São Paulo foi a iraniana Azar Nafisi, que também participou da Flip e falou do livro Lendo Lolita em Teerã, que trata da condição feminina sob o regime dos aiatolás.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    OXFORD

    NESTE EPISÓDIO, ASHLIE TEM UMA PROVA NA HISTÓRICA UNIVERSIDADE DA CIDADE DE OXFORD, E STEPHEN A CONVENCE A DAR UMAS AULAS DE VOLANTE NO CAMINHO PARA LÁ. ENQUANTO ASHLIE ESTÁ FAZENDO A AVALIAÇÃO, STEPHEN TEM A CHANCE DE EXPLORAR A CIDADE E APROVEITA PARA PREPARAR UMA SURPRESA PARA SUA IRMÃ. COM UM AUMENTO NO NÚMERO DE ESTUDANTES ESTRANGEIROS VINDO PARA O REINO UNIDO, REPÓRTER NICK OBSERVA A VIDA NA UNIVERSIDADE, CONVERSANDO COM ESTUDANTES SOBRE COMO É VIVER LÁ. O ESPECIALISTA NA LÍNGUA INGLESA, ROB, TEM DICAS DE COMO LEMBRAR GRUPOS DE PALAVRAS RELACIONADAS. E COM A TECNOLOGIA PROMOVENDO MUDANÇAS NO MODO COMO APRENDEMOS, NOSSO CONVIDADO DO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A QUESTÕES SOBRE O FUTURO DA EDUCAÇÃO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    MY GIRL (THE TEMPTATIONS) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 27 – MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA E RESTAURO PINACOTECA

    As obras de restauração e recuperação do Museu da Língua Portuguesa seguem a todo o vapor. No programa de hoje, Tuti e Felipe invadem essas obras e mostram, em primeira mão, como vai ficar o Museu da Língua Portuguesa após sua restauração. E como a conversa é restauro, os apresentadores atravessam a rua em frente ao Museu da Língua e vão conferir de perto um dos lugares mais secretos e reservados da Pinacoteca do Estado, o setor de conservação e restauro.

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 6 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 6 você conhecerá duas pessoas que estão tentando recuperar a mata natural em Jabuti e Cumbuco; saberá que o basalto é um tipo de rocha que se originou da lava de vulcões que existiam há milhões de anos. Aprenderá também que é difícil plantar em solos como os da praia. Esse solo precisa ser modificado para se tornar fértil. As rochas, quando sofrem a ação do sol, chuva e vento por milhões de anos, se desgastam e dão origem ao solo. A terra roxa é formada principalmente por argila, que possui grãos pequenos. A areia é formada por grãos maiores que os da argila. Os solos com maior quantidade de argila são chamados de argilosos. Os solos com maior quantidade de areia são chamados arenosos.

  • 17:14NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 48 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 48 você aprenderá como acontece a síntese protéica, um processo complexo que acontece dentro de umas estruturas chamadas ribossomos, que ficam espalhadas pelo citoplasma da célula. Você saberá que três ácidos ribonucléicos participam desse processo: o RNA mensageiro - que tem as informações para determinar a seqüência de aminoácidos que deve compor a molécula de proteína -, o RNA transportador, que carrega o aminoácido correspondente, e o RNA ribossômico, onde acontece todo o processo.

  • 17:31GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - CRISTIANO MASCARO

    Mascarianas é um retrato da obra do fotógrafo Cristiano Mascaro, realizado por Caru Alves de Souza e produzido por Tata Amaral. O documentário acompanha o processo criativo do fotógrafo, desde a escolha da câmera até a revelação. Um dos grandes mestres da fotografia, Cristiano Mascaro é conhecido por suas fotografias em preto e branco. Ao longo de mais três décadas de trabalho acompanhou, através das lentes de sua câmera, as profundas transformações pelas quais a cidade de São Paulo passou. O filme conta com o depoimento do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, o designer Ricardo Otake, os fotógrafos Thomaz Farkas, Tuca Vieira e Rochelle Costi e a galerista Nara Roesler. Mascarianas faz parte da série da TV Cultura, intitulada Grandes Personagens Brasileiros.

  • 18:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1263

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE SÃO PAULO QUE PROMOVE O APRENDIZADO DE HABILIDADES PARA CRESCER E ENFRENTAR AS ADVERSIDADES DA VIDA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS VANTAGENS PARA A SAÚDE DE UMA FARINHA À BASE DO BAMBU. E AINDA , NOVO ESTUDO COMPROVA O DESAPARECIMENTO DE ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA. EM CINCO SÉCULOS, A FLORESTA PERDEU MAIS DE 70 POR CENTO DOS SEUS MAMÍFEROS. PESQUISADORES CRIAM UMA FARINHA FEITA A PARTIR DO CAULE JOVEM DESTA PLANTA , QUE PODE AJUDAR NO CONTROLE DA DIABETES E DA OBESIDADE. SITUADA EM UMA DAS REGIÕES MAIS VIOLENTAS DA CAPITAL PAULISTA, A ESCOLA DA RESILIÊNCIA PROMOVE O APRENDIZADO DA CONFIANÇA , DA FORÇA DE VONTADE E DA PAZ.

  • 19:00MESTRES DE OFICIO

    BORRACHA NO PARA

  • 19:32TELECONTO

    TIO PEDRO 4

  • 20:00SP PESQUISA

    EM BUSCA DA ENERGIA ESCURA - PARTE I

    A EQUIPE DO SP-PESQUISA MOSTRA O TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DO TELESCÓPIO J-PAS, UMA COOPERAÇÃO BRASIL-ESPANHA PARA ESTUDAR A ENERGIA ESCURA. O QUE É ENERGIA ESCURA, A CONCENTRAÇÃO SIMÉTRICA DAS GALÁXIAS, A TECNOLOGIA PARA OBSERVAÇÃO DE 7 BILHÕES DE ANOS LUZ DA HISTÓRIA DO UNIVERSO, E O ENTENDIMENTO ATUAL DA CIÊNCIA SOBRE A COSMOLOGIA SÃO OS TOPICOS TRATADOS EM DOIS PROGRAMAS, GRAVADOS EM SÃO PAULO, EM TERUEL (ONDE FICA O OBSERVATÓRIO), EM GRANADA E EM ANGRA DOS REIS.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 17/01/2019 - SÉRIE DESAFIOS: MEIO AMBIENTE

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    O ORÁCULO - DE ARTHUR AZEVEDO

    A peça “O Oráculo” de Arthur de Azevedo é uma comédia curta, em um ato, representada pela primeira vez no Rio de Janeiro, no Teatro Recreio Dramático, pela Companhia Dias Braga, em 2 de abril de 1907. Narra a história de um advogado rico, Nélson, que, após manter durante três anos um romance com a viúva Helena, pede conselhos ao comendador Frederico Pontes, “oráculo do amor “, para terminar com tal relação amorosa.

  • 21:50TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 6 - PINACOTECA E SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

    Neste programa, Tuti e Felipe – apresentadores do Territórios Culturais – invadem a região da Luz, no centro histórico de São Paulo. Lá, eles visitam a Pinacoteca e exposições que ocorrem no local. Vão também ao Jardim da Luz – um dos lugares públicos mais antigos de São Paulo e um verdadeiro museu de esculturas a céu aberto. Para completar a invasão, eles participam de um espetáculo em 360O interativo produzido pela São Paulo Companhia de Dança e apresentado nas dependências da Pina.

  • 22:08TERRADOIS II

    HUMANIDADE 2.0

    Como vai a educação e a escola em Terra Dois? Quais os limites entre educar e ensinar? Até onde vai a responsabilidade da família e começa a da escola na formação dos nossos jovens? Neste episódio, nos vemos diante das dificuldades dos pais e da diretora de uma escola moderna - até então considerada modelo e avançada – em enfrentar as posturas de uma criança já nascida num mundo Terra Dois.

  • 23:02JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 17/01/2019

    MINISTRO DO SUPREMO MANDA SUSPENDER A INVESTIGAÇÃO DO CASO FABRÍCIO QUEIROZ, EX-ASSESSOR DE FLÁVIO BOLSONARO./ ======= CHANCELERES DE PAÍSES DO CONTINENTE SE REÚNEM COM DISSIDENTES VENEZUELANOS EM BRASÍLIA./ ==== OLAVO DE CARVALHO, GURU DA EXTREMA DIREITA, RECLAMA DA VIAGEM DE PARLAMENTARES DO P-S-L À CHINA./ ( sobe som: "...não sou guru dessa porcaria") ==== CARRO BOMBA DEIXA PELO MENOS 9 MORTOS EM ACADEMIA DE POLÍCIA DA COLÔMBIA./ ===== NO DESAFIO DOS DEZ ANOS NA INTERNET, NÃO SÓ A IMAGEM MUDA, MAS A OPINIÃO TAMBÉM./ (sonora: "Só pensava em casa e ter filho. Hoje eu mudei quero outras coisas... ====== PAÍSES EM CONFLITO ARMADO OU CONSIDERADOS HOSTIS ENTRAM O ROTEIRO TURÍSTICO DE BRASILEIROS/ ===== ESPAÇOS CULTURAIS E DE LEITURA FAZEM A ALEGRIA DA CRIANÇADA NAS FÉRIAS./ ( sonora: eu brinco, me divirto, gosto muito") ===gc === GRUPO DE LIMA ENCONTRO EM BRASÍLIA AMPLIA PRESSÃO SOBRE A VENEZUELA ==== GURU ESCRITOR OLAVO DE CARVALHO CRITICA O PSL ==== TERRORISMO NA COLÔMBIA MORTOS E FERIDOS EM ACADEMIA DE POLÍCIA ==== DESAFIO DOS 10 ANOS FOTOS E MUDANÇA DE OPINIÃO ==== TURISMO DE AVENTURA BRASILEIROS PROCURAM ÁREAS EM CONFLITO ==== QUESTÃO DE CLASSE LITERATURA E BRINCADEIRAS LÚDICAS

  • 00:02CONTOS DA MEIA NOITE

    ZAP - MOACYR SCLIAR

    Um jovem desiludido acaba encontrando num canal de TV a figura paterna de forma insólita.

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 33 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai estudar o que aconteceu na política dos anos 50, quando o mundo estava dividido entre os países capitalistas e os socialistas. Aprenderá como o presidente Juscelino Kubitscheck conseguiu progredir 50 anos em 05. O clima de modernização, que envolvia o mundo, chegou ao Brasil através de novos costumes e um período fértil para a cultura e para as artes.

  • 07:16NOVO TELECURSO - NOVO TELECURSO - INGLÊS 33 (MOD.2 - MÉDIO) - BLOCO ÚNICO.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 5

    Você vai conhecer os pinos e as cupilhas - também chamadas de contrapinos -, vai aprender como e quando eles são usados e saberá quais são as pequenas diferenças que esses elementos de fixação têm entre si.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 28 – PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES E PROAC

    A qualificação em artes é um programa de formação, voltado à orientação artística de grupos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Territórios Culturais de hoje invade os palcos desse projeto. Esse ano os espetáculos acontecem na oficina Oswald de Andrade. O programa contribui com a descentralização de polos culturais e movimenta o circuito cultural dos municípios qualificando artistas locais e promovendo a circulação de espetáculos. Tuti e Felipe conferem tudo isso bem de perto.

  • 08:01CULTURA É CURRÍCULO

    INSTITUTO TOMIE OTHAKE

  • 08:11DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 03 SAEB - 05/09/2018

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO ESTÁ COMEÇANDO. UM COMPROMISSO DA REDE DE EMISSORAS PÚBLICAS COM O ENSINO BRASILEIRO, CONSIDERADO PRIMORDIAL PARA FAZER O PAÍS AVANÇAR EM TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE.ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUCÕES NA ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO./

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 222

    SAMBA E LITERATURA. O Entrelinhas destaca o diálogo entre literatura e música popular e os centenários de Adoniram Barbosa e Noel Rosa em entrevistas com Martinho da Vila e Hermínio Bello de Carvalho Adoniran e Noel, 100 anos. O programa faz uma homenagem aos centenários de nascimento de dois grandes poetas do samba: o carioca Noel Rosa e o paulista Adoniran Barbosa. A matéria traz entrevista com Celso de Campos Jr., biógrafo de Adoniran, e com o sambista Martinho da Vila, que acaba de lançar o CD Poeta da cidade, em homenagem ao “poeta de Vila Isabel”. Martinho, que tem dez livros publicados, fala também de sua recente candidatura a uma vaga na Academia Brasileira de Letras – e explica que concorreu como um gesto simb� �lico pela inclusão de um negro na instituição criada pelo mulato Machado de Assis. Hermínio Bello de Carvalho. O Entrelinhas mostra um lado pouco conhecido do sambista carioca que é autor de clássicos da música popular brasileira como “Alvorada” (em parceria com Cartola e Carlos Cachaça) e “Doce de Coco” (com Jacob do Bandolim). Com uma obra literária que não se confunde com suas letras mu sicais, Hermínio Bello de Carvalho escreveu vários livros e teve seus poemas selecionados na antologia Embornal. Em entrevista ao programa, Hermínio fala de sua relação com a poesia de Mário de Andrade, Manuel Bandeira e, sobretudo, Carlos Drummond de Andrade – com quem manteve uma correspondência que será lançada em livro este mês. Alguma Poesia. Carlos Drummond de Andrade também é destaque do Entrelinhas: o programa mostra a edição especial, em comemoração aos 80 anos de publicação de seu primeiro livro, Alguma Poesia. O volume reproduz em fac-símile o exemplar que pertenceu ao próprio poeta mineiro, com anotações e correções que seriam incorporadas às edições subseqüentes desse marco da literatura brasileira, cujos poemas são a mais perfeita realização das propostas do Modernismo.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    CONHECIMENTO

    Quadros • GRANDE REPORTAGEM - NUM PROGRAMA ONDE O CONHECIMENTO É O FOCO, O ALMANAQUE EDUCAÇÃO USOU UMA EXPOSIÇÃO EM SÃO PAULO PARA ENTENDER O UNIVERSO QUE ENVOLVE O SABER. COM A AJUDA DO FÍSICO E PROFESSOR DA UNICAMP MARCELO KNOBEL, FOMOS CONHECER O LEGADO DEIXADO PELO CIENTISTA ALBERT EINSTEIN E COMPREENDER COMO SUAS PESQUISAS FORAM INFLUENCIADAS POR ÁREAS COMO CULTURA, MÚSICA, HISTÓRIA E FILOSOFIA. É O CONHECIMENTO E SUA MULTIDISCIPLINARIDADE. • MINHA VISÃO DAS COISAS – O QUADRO VAI MOSTRAR, POR MEIO DE RESPOSTAS, UM PAINEL COM ALGUNS FRAGMENTOS DO “CONHECIMENTO” DOS PARTICIPANTES SOBRE ALGUNS DOS TEMAS DISCUTIDOS. • TÚNEL DO TEMPO - MATERIAL DA TV CULTURA SOBRE O CONHECIMENTO (IMAGENS DE PESQUISADORES, CONSTRUÇÕES ARQUITETÔNICAS, DEBATES DE INTELECTUAIS, IMAGENS DE PESQUISAS E AVANÇOS ESPACIAIS ETC.) • PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES - EDIÇÃO RÁPIDA DE VÁRIOS “PEQUENAS HISTÓRIAS PARTICULARES” QUE FORAM AO AR NOS EPISÓDIOS DO ALMANAQUE. • HORIZONTES CULTURAIS - IMAGENS DE DIVERSOS LOCAIS DO PGM CULTURA É CURRÍCULO: MUSEUS, VIVEIRO MANEQUINHO LOPES, CASA DOS BANDEIRANTES • QUANDO EU CRESCER - QUADRO EM QUE UMA ALUNA DA ESCOLA PÚBLICA QUE SONHA SER PROFESSORA VAI SABER O QUE É NECESSÁRIO PARA A PROFISSÃO. ELA CONVERSA COM O PROFESSOR FERNANDO ALMEIDA, QUE EXPLICA QUAIS OS PASSOS PARA CHEGAR A SER PROFESSOR E FALA SOBRE O OFÍCIO DA PROFISSÃO.

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    A FORMA DENTRO DA FORMA

    ESTE PROGRAMA BORDA O FASCINIO QUE AS FORMAS GEOMETRICAS EXERCEM SOBRE OS HOMENS, O QUAL PODE SER OBSERVADO EM INUME- RAS OBRAS DE ARTE DAS MAIS DIVERSAS CIVILIZACOES.ESTE FASCI- NIO E ANTERIOR AO NASCIMENTO DA GEOMETRIA COMO CIENCIA:QUAN- DO UM HOMEM PRIMITIVO ESCOLHE O ESPACO DE UMA CAVERNA PARA SUA HABITACAO, E COMPARA O TAMANHO DELE COM O DA CAVERNA,ES- TA FAZENDO GEOMETRIA, COMO EXPLICA O PROF.LUIZ BARCO.OUTROS EXEMPLOS CITADOS ENVOLVEM OS EGIPCIOS E OS GREGOS.O PROGRAMA TRAZ DIVERSAS REPRESENTACOES DO ESPACO,COMECANDO MAIS DE 4 MIL ANOS ATRAS. ESTA EDICAO DESTACA AINDA A DIMENSAO DO TEMPO, INTRODUZIDA NAS PINTURAS COM A REPRESENTACAO DE PROFUNDIDADE,A TERCEIRA DIMENSAO DO ESPACO.O USO SISTEMATICO DA PERSPECTIVA LEVOU AR TISTAS NO SECULO XIX A BUSCAR OUTRAS FORMAS DE REPRESENTACAO DO ESPACO TRIDIMENSIONAL. EM SEGUIDA, O PROFESSOR BARCO AFIRMA QUE A GEOMETRIA EUCLI DIANA,BASE DA PERSPECTIVA,VIGOROU COM O PARADIGMA DA MATEMA- TICA E DAS CIENCIAS ATE O SECULO XIX, QUANDO NASCERAM NOVAS GEOMETRIAS, IGUALMENTE VALIDAS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    LOMBALGIA

    UM PROBLEMA DE SAUDE PUBLICA POR SUA FREQUENCIA (JA QUE DE 80 A 90 POR CENTO DAS PESSOAS TEM,OU VAO TER DOR NAS COSTAS ALGUM DIA),A LOMBALGIA PODE ACOMETER PESSOAS DAS MAIS DIFE - RENTES IDADES E CLASSES SOCIAIS.NESTE PROGRAMA, EXPLICA-SE EM QUE PARTE DA COLUNA ACONTECE, QUAIS AS CAUSAS,OS TIPOS DE LOMBALGIAS,AS MANEIRAS PARA PREVENI-LAS E COMO TRATA-LAS.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    ABRINQ

    Neste programa vamos conhecer a Fundação ABRINQ, que é uma entidade que surgiu em um grande movimento de revolta com a violência entre as crianças e adolescentes. O Dr. Rubens Novaes, Presidente da Fundação, esclarece que através desse movimento, um grupo de Empresários ligados a fabricação de brinquedos, resolveram instituir uma entidade para lutar pela causa da criança e do adolescente, fazendo com que toda à sociedade se mobiliza-se em defesa de seus direitos.

  • 11:10GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - ADONIRAN BARBOSA

    Filho de imigrantes italianos e nascido no interior de São Paulo em 1912, João Rubinato até tentou trabalhar como pintor, mascate, torneiro mecânico e garçom, entre outras profissões. Mas não funcionou. Tentou entrar para o teatro e não conseguiu. Quis ser cantor no rádio e não deu certo. Mas não desistiu. Depois de anos de persistência, tornou-se ator-cômico na Rádio Cruzeiro do Sul. Essa é apenas uma das tantas histórias que revelam a origem e a vida de um dos criadores do samba paulistano: Adoniran Barbosa.

  • 12:07CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 24

    CULTURA RETRÔ - PGM 24 NO AR: 06/10/11 VT TOURADAS - proibição na Espanha + histórico RECLAME À PEDIDO/ENTREVISTA CLARISSE ABUJAMRA Pgm É Proibido Colar - 1999 MUSA SUSAN SARANDON RECLAME JOGOS DE TABULEIRO ENCERRAMENTO Divinas Divas do Jazz

  • 12:32BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 09 - CHORO CANÇÃO

    Com o tema Choro Canção, este programa homenageia os compositores Tom Jobim e Guinga, entre outros.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 17/01/2019 - SÉRIE DESAFIOS: MEIO AMBIENTE

  • 14:00SAUDE BRASIL

    LOMBALGIA

    UM PROBLEMA DE SAUDE PUBLICA POR SUA FREQUENCIA (JA QUE DE 80 A 90 POR CENTO DAS PESSOAS TEM,OU VAO TER DOR NAS COSTAS ALGUM DIA),A LOMBALGIA PODE ACOMETER PESSOAS DAS MAIS DIFE - RENTES IDADES E CLASSES SOCIAIS.NESTE PROGRAMA, EXPLICA-SE EM QUE PARTE DA COLUNA ACONTECE, QUAIS AS CAUSAS,OS TIPOS DE LOMBALGIAS,AS MANEIRAS PARA PREVENI-LAS E COMO TRATA-LAS.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 12 - ATIVIDADE FÍSICA E A CRIANÇA NA VISÃO MÉDICA

    O PROGRAMA FALA SOBRE A ATIVIDADE FÍSICIA DAS CRIANÇAS. UMA CRIANÇA FISICAMENTE ATIVA TEM MAIOR PROBABILIDADE DE SE TORNAR UM ADULTO ATIVO, COM GANHO EXTRAORDINÁRIO PARA SUA SAÚDE.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    LINGUAGEM NAS REDES

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 03 SAEB - 05/09/2018

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO ESTÁ COMEÇANDO. UM COMPROMISSO DA REDE DE EMISSORAS PÚBLICAS COM O ENSINO BRASILEIRO, CONSIDERADO PRIMORDIAL PARA FAZER O PAÍS AVANÇAR EM TODOS OS SEGMENTOS DA SOCIEDADE.ATÉ O SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES, ESTAREMOS DISCUTINDO PROBLEMAS E APRESENTANDO SOLUCÕES NA ÁREA EDUCACIONAL. NOSSA CONVIDADA DESTA NOITE É A PROFESSORA GUIOMAR NAMO DE MELLO, EDUCADORA E MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO PAULO./

  • 15:34NOSSA LÍNGUA 2010

    ECONOMÊS

    BLOCO 01: Felipe e Tininha falam sobre a linguagem utilizada na economia – o economês. Eles saem às ruas para perguntar o que as pessoas entendem por “economia”. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “Economia” Em “Leitura” apresentamos trecho de crônica escrita por Machado de Assis, em um jornal. O quadro “CSI” faz investigação sobre a letra do Hino Nacional Brasileiro. A personagem Marilia pergunta às pessoas qual o significado dos versos “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas/ De um povo heroico o brado retumbante”? BLOCO 02: Gelson Babosa, âncora do “Jornal Nossa Língua” fala sobre os altos e baixos do mercado e chama o repórter Felipe Reis que entrevista, com exclusividade, o “mercado” personificado pela atriz Tininha Mello. O professor Eduardo Lopes, que acompanhou a entrevista fala sobre a figura de linguagem “prosopopéia”. Felipe também entrevista a jornalista e comentarista de economia, Denise Campos de Toledo, da Rádio Jovem PAM. Ela fala sobre a linguagem econômica utilizada nos meios de comunicação. Os detetives do INL continuam a investigação sobre a letra do Hino Nacional Brasileiro BLOCO 03: Os detetives Bento Montenegro e Marília Reis e o conselheiro Brás solucionam o caso do estilo utilizado por Osório Duque Estrada nos versos do Hino Nacional Brasileiro: a “Ordem inversa”. Por ser um texto poético, faz uso da rima e da métrica regular. A inversão da ordem faz com que os dois versos em questão tenham 10 sílabas poéticas, mantendo a métrica regular. Com os versos na ordem indireta, “retumbante” rima com “instante” colaborando para a musicalidade do texto. O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a dúvida na conjugação verbal do verbo intervir: Interveio / Interviu Trecho da música: “Dívida – O Rappa” O Povo Fala responde a enquete: Você sabe o que é superávit, commodity, descapitalização...? O quadro “Curiosidades” fala sobre “escambo”: a forma utilizada antigamente para as transações comerciais quando não existia o dinheiro.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    TRANSPORT AND TRAVEL

    NO PROGRAMA DESTA SEMANA, STEPHEN E ASHLIE SERÃO OS ANFITRIÕES DE SEU AMIGO JAZZ, DE CUBA. EM UM DIA VIAJANDO DE TREM, TÁXI E BARCO, ELES CONSEGUEM VER OS PONTOS TURÍSTICOS DE LONDRES E TERMINAM O DIA NAS ALTURAS, CURTINDO A SURPRESA FANTÁSTICA QUE STEPHEN PREPAROU PARA ELES. O REPÓRTER NICK ANALISA A IMPORTÂNCIA DO RIO TÂMISA PARA O CRESCIMENTO DE LONDRES COMO UMA CIDADE, E DESCOBRE ALGUMAS IMAGENS FASCINANTES DE COMO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS PODERIAM AFETAR OS LONDRINOS NO FUTURO. O EXPERIENTE EM LÍNGUA INGLESA, ROB, AJUDA OS ALUNOS COM ALGUMAS FRASES DIFÍCEIS. E COM O CRESCIMENTO DAS CIDADES, NOSSO ESPECIALISTA DO 'SEAT ON THE STREET' TENTA PREVER COMO NOSSAS CIDADES SERÃO NO FUTURO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    MY GIRL (THE TEMPTATIONS) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 28 – PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO EM ARTES E PROAC

    A qualificação em artes é um programa de formação, voltado à orientação artística de grupos de teatro e de dança no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo. Territórios Culturais de hoje invade os palcos desse projeto. Esse ano os espetáculos acontecem na oficina Oswald de Andrade. O programa contribui com a descentralização de polos culturais e movimenta o circuito cultural dos municípios qualificando artistas locais e promovendo a circulação de espetáculos. Tuti e Felipe conferem tudo isso bem de perto.

  • 17:01NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 33 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai estudar o que aconteceu na política dos anos 50, quando o mundo estava dividido entre os países capitalistas e os socialistas. Aprenderá como o presidente Juscelino Kubitscheck conseguiu progredir 50 anos em 05. O clima de modernização, que envolvia o mundo, chegou ao Brasil através de novos costumes e um período fértil para a cultura e para as artes.

  • 17:18NOVO TELECURSO - NOVO TELECURSO - INGLÊS 33 (MOD.2 - MÉDIO) - BLOCO ÚNICO.

  • 17:32GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - ADONIRAN BARBOSA

    Filho de imigrantes italianos e nascido no interior de São Paulo em 1912, João Rubinato até tentou trabalhar como pintor, mascate, torneiro mecânico e garçom, entre outras profissões. Mas não funcionou. Tentou entrar para o teatro e não conseguiu. Quis ser cantor no rádio e não deu certo. Mas não desistiu. Depois de anos de persistência, tornou-se ator-cômico na Rádio Cruzeiro do Sul. Essa é apenas uma das tantas histórias que revelam a origem e a vida de um dos criadores do samba paulistano: Adoniran Barbosa.

  • 18:30TERRAS DAS MONÇÕES

    À ESPERA DAS CHUVAS

    Viajando da região costeira no norte da Austrália, até os picos do Himalaia, esse episódio oferece um pouco da variedade da vida selvagem e das culturas extraordinárias de diferentes regiões, e revela como a monção funciona.

  • 19:30TELECONTO

    TIO PEDRO 5

  • 20:00SP PESQUISA

    EM BUSCA DA ENERGIA ESCURA - PARTE II

    A EQUIPE DO SP-PESQUISA MOSTRA O TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DO TELESCÓPIO J-PAS, UMA COOPERAÇÃO BRASIL-ESPANHA PARA ESTUDAR A ENERGIA ESCURA. O QUE É ENERGIA ESCURA, A CONCENTRAÇÃO SIMÉTRICA DAS GALÁXIAS, A TECNOLOGIA PARA OBSERVAÇÃO DE 7 BILHÕES DE ANOS LUZ DA HISTÓRIA DO UNIVERSO, E O ENTENDIMENTO ATUAL DA CIÊNCIA SOBRE A COSMOLOGIA SÃO OS TOPICOS TRATADOS EM DOIS PROGRAMAS, GRAVADOS EM SÃO PAULO, EM TERUEL (ONDE FICA O OBSERVATÓRIO), EM GRANADA E EM ANGRA DOS REIS.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/01/2019 - SÉRIE DESAFIOS: ECONOMIA

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    ACIDENTE EM SUMAÚMA - DE JOSÉ JACINTO VEIGA

    Acidente em Sumaúma é um dos contos que compõe o livro “A Estranha Máquina Extraviada” de José J. Veiga, onde o realismo mágico encontrado em suas obras anteriores, cede lugar a um aprofundamento no fantástico, seja oscilando para o alegórico, seja para o absurdo. Acidente em Sumaúma conta a história de um mascate que ao chegar em Sumaúma vai enfrentar situações insólitas, desde o espancamento cruel e sem sentido de um lobo logo no início, a participação do jantar com a família de seu Viriates, em que a naturalidade da convivência com o espantoso, envolve a narrativa numa atmosfera de hesitação de que se nutre o fantástico, até o final onde a presença da morte parece evidente.

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2018

    O CANSAÇO DA FICÇÃO

    Série Emblemas literários do presente CF 23 - o cansaço da ficção - com Julián Fuks, escritor A imaginação já viveu dias melhores. Por toda parte nota-se uma impaciência em relação à invenção – na literatura, no cinema, nas artes. Escritores, cineastas e artistas, então, se veem cada vez mais apegados ao real, vasculhando um mundo presente e cotidiano em busca de histórias que ainda mereçam ser contadas. são múltiplos os efeitos desse cansaço da ficção: entre eles, talvez, o desinteresse pelas utopias, a proliferação de ameaças distópicas encravadas no real. Quando o leitor passa a rejeitar os romances, quando o autor passa a desconfiar da sua escrita, a literatura se aproxima mais e mais do documental. Se coloca na busca pela verdade das experiências vividas. O escritor Julián Fuks conta da sua experiência de criar uma ficção documental a partir da história de sua família. O passado sendo recordado e, ao mesmo tempo, sendo recriado, numa literatura da pós-memória.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 18/01/2019

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    DE CIMA PARA BAIXO - ARTHUR AZEVEDO

    Na hierarquia burocrática a prepotência do mais graduado é sempre compensada pela subserviência do menos graduado. Desde o gabinete de sua majestade D. Pedro II, até o contínuo, o procedimento permanece inalterável, até acabar num rosnado afetivo de um cachorro espancado.

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 1

    Nesta teleaula você conhecerá os rebites, importantes elementos de fixação. Além disso, aprenderá em que situações eles são utilizados e ficará sabendo quais são as especificações para a sua produção.

  • 07:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 1

    Nesta teleaula você conhecerá os rebites, importantes elementos de fixação. Além disso, aprenderá em que situações eles são utilizados e ficará sabendo quais são as especificações para a sua produção.

  • 07:14NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 2

    Nesta teleaula você conhecerá os rebites, importantes elementos de fixação. Além disso, aprenderá em que situações eles são utilizados e ficará sabendo quais são as especificações para a sua produção.

  • 07:15NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 2

    Nesta teleaula você conhecerá os rebites, importantes elementos de fixação. Além disso, aprenderá em que situações eles são utilizados e ficará sabendo quais são as especificações para a sua produção.

  • 07:27NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 3

    Você verá como se trabalha com o rebite na prática e como se faz a rebitagem. Além disso, descobrirá que existem duas maneiras de executar esta operação: o processo manual e o mecânico.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 3

    Você verá como se trabalha com o rebite na prática e como se faz a rebitagem. Além disso, descobrirá que existem duas maneiras de executar esta operação: o processo manual e o mecânico.

  • 07:40NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 4

    Dentre os principais tipos de rebitagem, estão a rebitagem de recobrimento, a de recobrimento simples e a de recobrimento duplo. Você aprenderá as três, além de ver como são feitos os cálculos envolvidos neste processo. Além disso, você conhecerá alguns dos principais defeitos de rebitagem e as ferramentas que são usadas na eliminação desses defeitos.

  • 07:45NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 4

    Dentre os principais tipos de rebitagem, estão a rebitagem de recobrimento, a de recobrimento simples e a de recobrimento duplo. Você aprenderá as três, além de ver como são feitos os cálculos envolvidos neste processo. Além disso, você conhecerá alguns dos principais defeitos de rebitagem e as ferramentas que são usadas na eliminação desses defeitos.

  • 08:00NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 5

    Você vai conhecer os pinos e as cupilhas - também chamadas de contrapinos -, vai aprender como e quando eles são usados e saberá quais são as pequenas diferenças que esses elementos de fixação têm entre si.

  • 08:01NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 5

    Você vai conhecer os pinos e as cupilhas - também chamadas de contrapinos -, vai aprender como e quando eles são usados e saberá quais são as pequenas diferenças que esses elementos de fixação têm entre si.

  • 08:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 29 – THEATRO SÃO PEDRO

    Felipe e Tuti invademo Território Cultural do Theatro São Pedro, um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo. Além de desvendar o mundo da ópera e os bastidores desse teatro secular, a nossa dupla de apresentadores acompanha a encenação de Jorge Takla da ópera Sonho de Uma Noite Verão, inspirada no texto teatral de William Shakespeare.

  • 08:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 29 – THEATRO SÃO PEDRO

    Felipe e Tuti invademo Território Cultural do Theatro São Pedro, um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo. Além de desvendar o mundo da ópera e os bastidores desse teatro secular, a nossa dupla de apresentadores acompanha a encenação de Jorge Takla da ópera Sonho de Uma Noite Verão, inspirada no texto teatral de William Shakespeare.

  • 08:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 07 - NATUROLOGIA

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE NATUROLOGIA, A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS RECURSOS NATURAIS E O SEU USO PARA A PROMOÇÃO, MANUTENÇÃO E TRATAMENTO DA SAÚDE.

  • 08:32VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 07 - NATUROLOGIA

    HOJE VAMOS FALAR SOBRE NATUROLOGIA, A CIÊNCIA QUE ESTUDA OS RECURSOS NATURAIS E O SEU USO PARA A PROMOÇÃO, MANUTENÇÃO E TRATAMENTO DA SAÚDE.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ATITUDES

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    ATITUDES

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    A FORMA QUE SE TRANFORMA

    ESTE PROGRAMA DESTACA A TOPOLOGIA,GEOMETRIA CRIADA NO SECULO XX E QUE ESTUDA A ELASTICIDADE DOS OBJETOS. SE UMA PECA E CONSTRUIDA SEM TIRAR OU ACRESCENTAR PEDACOS TEM-SE UMA SERIE DE TRANSFORMACOES CONTINUAS.UM DOS OBJETOS MAIS CURIOSOS ESTUDADOS PELA TOPOLOGIA E A FITA DE MOEBIUS. TRATA-SE DE UMA SUPERFICIE UNILATERAL,INTERESSANTE E PARADO- XAL, QUE INTRIGOU MATEMATICOS,ARTISTAS,PSICOLOGOS,E TODOS OS QUE JA SE DEFRONTARAM COM ELA.ESSE CASO RARO DE TOPOLOGIA E MOSTRADO DETALHADAMENTE NO PROGRAMA. OUTROS TIPOS DE TOPOLOGIA ANALISADOS SAO A ARTE ORIGAMI E OS POEMAS DE AUGUSTO DE CAMPOS E DO ARTISTA PLASTICO JULIO PLA- ZA.

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    A FORMA QUE SE TRANFORMA

    ESTE PROGRAMA DESTACA A TOPOLOGIA,GEOMETRIA CRIADA NO SECULO XX E QUE ESTUDA A ELASTICIDADE DOS OBJETOS. SE UMA PECA E CONSTRUIDA SEM TIRAR OU ACRESCENTAR PEDACOS TEM-SE UMA SERIE DE TRANSFORMACOES CONTINUAS.UM DOS OBJETOS MAIS CURIOSOS ESTUDADOS PELA TOPOLOGIA E A FITA DE MOEBIUS. TRATA-SE DE UMA SUPERFICIE UNILATERAL,INTERESSANTE E PARADO- XAL, QUE INTRIGOU MATEMATICOS,ARTISTAS,PSICOLOGOS,E TODOS OS QUE JA SE DEFRONTARAM COM ELA.ESSE CASO RARO DE TOPOLOGIA E MOSTRADO DETALHADAMENTE NO PROGRAMA. OUTROS TIPOS DE TOPOLOGIA ANALISADOS SAO A ARTE ORIGAMI E OS POEMAS DE AUGUSTO DE CAMPOS E DO ARTISTA PLASTICO JULIO PLA- ZA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DOR NEUROPATICA

    PODENDO ATINGIR HOMENS OU MULHERES,A DOR NAS ESTRUTURAS NER- VOSAS PODE OCORRER COM OU SEM ESTIMULO.COM ISSO,POR MUITO TEMPO,FOI CONSIDERADA COMO DOR PSICOLOGICA.RECONHECIDA HOJE COMO DOR ORGANICA,A DOR NEUROPATICA TEM COMO CARACTERISTICA O FATO DE SER CRONICA E NAO CURAR COM TRATAMENTO. NO PROGRAMA, VARIOS MEDICOS EXPLICAM O QUE E, O QUE CAUSA, E COMO CONTROLAR A DOR NEUROPATICA.QUAIS SUAS CARACTERISTICAS E TIPOS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DOR NEUROPATICA

    PODENDO ATINGIR HOMENS OU MULHERES,A DOR NAS ESTRUTURAS NER- VOSAS PODE OCORRER COM OU SEM ESTIMULO.COM ISSO,POR MUITO TEMPO,FOI CONSIDERADA COMO DOR PSICOLOGICA.RECONHECIDA HOJE COMO DOR ORGANICA,A DOR NEUROPATICA TEM COMO CARACTERISTICA O FATO DE SER CRONICA E NAO CURAR COM TRATAMENTO. NO PROGRAMA, VARIOS MEDICOS EXPLICAM O QUE E, O QUE CAUSA, E COMO CONTROLAR A DOR NEUROPATICA.QUAIS SUAS CARACTERISTICAS E TIPOS.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    IRMÃO MAIS VELHO, DO MEIO E CAÇULA

    Neste programa você vai entender melhor as diferenças entre o filho mais velho, do meio e caçula. A Dra. Nise Brito, Psicóloga membro do Grupo de Pesquisa do Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, vai falar sobre a experimentação dos pais com o primeiro filho, dos perfis psicológicos, disputas, fases, tendências e interesses de cada um deles.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    IRMÃO MAIS VELHO, DO MEIO E CAÇULA

    Neste programa você vai entender melhor as diferenças entre o filho mais velho, do meio e caçula. A Dra. Nise Brito, Psicóloga membro do Grupo de Pesquisa do Ambulatório de Neurologia do Hospital das Clínicas de São Paulo, vai falar sobre a experimentação dos pais com o primeiro filho, dos perfis psicológicos, disputas, fases, tendências e interesses de cada um deles.

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FLÁVIO RANGEL

    Flávio Rangel – o teatro na palma da mão é um documentário sobre um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro. Com Antunes Filho, Antônio Abujamra, José Renato, Gianfrancesco Guarnieri e José Celso, formou a primeira geração de diretores a realizar espetáculos e liderar grupos de teatro genuinamente brasileiros. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro como Gimba, O Pagador de Promessas, Liberdade Liberdade, O Santo Inquérito, Piaf, Amadeus e Cyrano de Bergerac. Portanto, a história de Flávio Rangel é também a história do teatro brasileiro. Desafiando a passagem do tempo, seu legado continua vivo na memória daqueles que o conheceram e assistiram aos seus espetáculos. Mais do que isso, sua obra virou parâmetro de qualidade técnica e artística. O momento mais importante do teatro brasileiro é contado no documentário por aqueles que o viveram. Protagonizado por Flávio Rangel, apresenta imagens inéditas de montagens teatrais, além de um samba composto por Flávio numa gravação também inédita de Elis Regina. Mas o documentário não se encerra no passado: traz para os dias de hoje a discussão sobre teatro, arte e cultura de um modo geral no Brasil.

  • 11:09GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FLÁVIO RANGEL

    Flávio Rangel – o teatro na palma da mão é um documentário sobre um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro. Com Antunes Filho, Antônio Abujamra, José Renato, Gianfrancesco Guarnieri e José Celso, formou a primeira geração de diretores a realizar espetáculos e liderar grupos de teatro genuinamente brasileiros. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro como Gimba, O Pagador de Promessas, Liberdade Liberdade, O Santo Inquérito, Piaf, Amadeus e Cyrano de Bergerac. Portanto, a história de Flávio Rangel é também a história do teatro brasileiro. Desafiando a passagem do tempo, seu legado continua vivo na memória daqueles que o conheceram e assistiram aos seus espetáculos. Mais do que isso, sua obra virou parâmetro de qualidade técnica e artística. O momento mais importante do teatro brasileiro é contado no documentário por aqueles que o viveram. Protagonizado por Flávio Rangel, apresenta imagens inéditas de montagens teatrais, além de um samba composto por Flávio numa gravação também inédita de Elis Regina. Mas o documentário não se encerra no passado: traz para os dias de hoje a discussão sobre teatro, arte e cultura de um modo geral no Brasil.

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 25

    CULTURA RETRÔ - PGM 25 NO AR: 13/10/11 VT CRISTO REDENTOR - 80 anos VT A PEDIDO X-TUDO/Entrevista Fernando Gomes VT OFICIO CONSERTA BRINQUEDOS VT PATINHO BORRACHA VT BRINCADEIRAS RETRÔ - Encerra

  • 12:07CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 25

    CULTURA RETRÔ - PGM 25 NO AR: 13/10/11 VT CRISTO REDENTOR - 80 anos VT A PEDIDO X-TUDO/Entrevista Fernando Gomes VT OFICIO CONSERTA BRINQUEDOS VT PATINHO BORRACHA VT BRINCADEIRAS RETRÔ - Encerra

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    CRAVEIRO E CRAVINHO (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Craveiro e Cravinho em épocas diferentes.

  • 12:30VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    CRAVEIRO E CRAVINHO (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Craveiro e Cravinho em épocas diferentes.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/01/2019 - SÉRIE DESAFIOS: ECONOMIA

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/01/2019 - SÉRIE DESAFIOS: ECONOMIA

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DOR NEUROPATICA

    PODENDO ATINGIR HOMENS OU MULHERES,A DOR NAS ESTRUTURAS NER- VOSAS PODE OCORRER COM OU SEM ESTIMULO.COM ISSO,POR MUITO TEMPO,FOI CONSIDERADA COMO DOR PSICOLOGICA.RECONHECIDA HOJE COMO DOR ORGANICA,A DOR NEUROPATICA TEM COMO CARACTERISTICA O FATO DE SER CRONICA E NAO CURAR COM TRATAMENTO. NO PROGRAMA, VARIOS MEDICOS EXPLICAM O QUE E, O QUE CAUSA, E COMO CONTROLAR A DOR NEUROPATICA.QUAIS SUAS CARACTERISTICAS E TIPOS.

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DOR NEUROPATICA

    PODENDO ATINGIR HOMENS OU MULHERES,A DOR NAS ESTRUTURAS NER- VOSAS PODE OCORRER COM OU SEM ESTIMULO.COM ISSO,POR MUITO TEMPO,FOI CONSIDERADA COMO DOR PSICOLOGICA.RECONHECIDA HOJE COMO DOR ORGANICA,A DOR NEUROPATICA TEM COMO CARACTERISTICA O FATO DE SER CRONICA E NAO CURAR COM TRATAMENTO. NO PROGRAMA, VARIOS MEDICOS EXPLICAM O QUE E, O QUE CAUSA, E COMO CONTROLAR A DOR NEUROPATICA.QUAIS SUAS CARACTERISTICAS E TIPOS.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 12 - NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA

    O PROGRAMA FALA SOBRE A NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA. LEVANDA A QUESTÃO DE TODO MUNDO ACHA LINDO UM BEBÊ GORDINHO, RECHONCHUDO, COM AQUELE ASPECTO BEM FOFINHO.MAS, SERÁ QUE ESSAS CRIANÇAS GORDINHAS SÃO MESMO SAUDÁVEIS? OS HÁBITOS ALIMENTARES DA INFÂNCIA TÊM INFLUÊNCIA POR TODA A VIDA.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 12 - NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA

    O PROGRAMA FALA SOBRE A NUTRIÇÃO NA INFÂNCIA. LEVANDA A QUESTÃO DE TODO MUNDO ACHA LINDO UM BEBÊ GORDINHO, RECHONCHUDO, COM AQUELE ASPECTO BEM FOFINHO.MAS, SERÁ QUE ESSAS CRIANÇAS GORDINHAS SÃO MESMO SAUDÁVEIS? OS HÁBITOS ALIMENTARES DA INFÂNCIA TÊM INFLUÊNCIA POR TODA A VIDA.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    RELAÇÃO DA MÃE COM A FILHA ADOLESCENTE

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    RELAÇÃO DA MÃE COM A FILHA ADOLESCENTE

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 04 AULA CRIATIVA - 06/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS AULAS CRIATIVAS./ QUAIS OS RECURSOS E TÉCNICAS QUE PROFESSORES E EDUCADORES ESTÃO USANDO PARA CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS QUE JÁ CRESCERAM USANDO A INTERNET?/ NOSSO CONVIDADO É O PROFESSOR SENIOR DA USP, LUIZ CARLOS DE MENEZES./

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 04 AULA CRIATIVA - 06/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS AULAS CRIATIVAS./ QUAIS OS RECURSOS E TÉCNICAS QUE PROFESSORES E EDUCADORES ESTÃO USANDO PARA CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS QUE JÁ CRESCERAM USANDO A INTERNET?/ NOSSO CONVIDADO É O PROFESSOR SENIOR DA USP, LUIZ CARLOS DE MENEZES./

  • 15:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    MY GIRL (THE TEMPTATIONS) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 15:32INGLÊS COM MÚSICA IV

    MY GIRL (THE TEMPTATIONS) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 33 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai estudar o que aconteceu na política dos anos 50, quando o mundo estava dividido entre os países capitalistas e os socialistas. Aprenderá como o presidente Juscelino Kubitscheck conseguiu progredir 50 anos em 05. O clima de modernização, que envolvia o mundo, chegou ao Brasil através de novos costumes e um período fértil para a cultura e para as artes.

  • 16:32NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 33 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai estudar o que aconteceu na política dos anos 50, quando o mundo estava dividido entre os países capitalistas e os socialistas. Aprenderá como o presidente Juscelino Kubitscheck conseguiu progredir 50 anos em 05. O clima de modernização, que envolvia o mundo, chegou ao Brasil através de novos costumes e um período fértil para a cultura e para as artes.

  • 16:45NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 33 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 33 você vai lembrar que é possível obter o passado dos verbos regulares acrescentando "ed" após o verbo e que, para os verbos irregulares, não há uma regra definida. Além disso, vai rever que o auxiliar "did" é usado para fazer perguntas no passado e que o "didn’t" é o auxiliar de verbos, no passado, quando a frase é negativa.

  • 16:48NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 33 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 33 você vai lembrar que é possível obter o passado dos verbos regulares acrescentando "ed" após o verbo e que, para os verbos irregulares, não há uma regra definida. Além disso, vai rever que o auxiliar "did" é usado para fazer perguntas no passado e que o "didn’t" é o auxiliar de verbos, no passado, quando a frase é negativa.

  • 17:00TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 29 – THEATRO SÃO PEDRO

    Felipe e Tuti invademo Território Cultural do Theatro São Pedro, um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo. Além de desvendar o mundo da ópera e os bastidores desse teatro secular, a nossa dupla de apresentadores acompanha a encenação de Jorge Takla da ópera Sonho de Uma Noite Verão, inspirada no texto teatral de William Shakespeare.

  • 17:02TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 29 – THEATRO SÃO PEDRO

    Felipe e Tuti invademo Território Cultural do Theatro São Pedro, um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo. Além de desvendar o mundo da ópera e os bastidores desse teatro secular, a nossa dupla de apresentadores acompanha a encenação de Jorge Takla da ópera Sonho de Uma Noite Verão, inspirada no texto teatral de William Shakespeare.

  • 17:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 25

    A Rússia é um verdadeiro oásis literário. Muitos dos maiores clássicos da literatura foram escritos por autores russos. Mas o que você realmente sabe sobre literatura russa? Quer saber o que ela tem de tão especial? Então veja a primeira matéria do nosso programa. A gente também traz matérias sobre alguns lançamentos de livros que valem a pena você conhecer. E no quadro “Drops de conhecimento” você vai descobrir de onde veio o costume de se celebrar o aniversário. Você sabia que antigamente nem todo mundo podia comemorar?

  • 17:18MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 25

    A Rússia é um verdadeiro oásis literário. Muitos dos maiores clássicos da literatura foram escritos por autores russos. Mas o que você realmente sabe sobre literatura russa? Quer saber o que ela tem de tão especial? Então veja a primeira matéria do nosso programa. A gente também traz matérias sobre alguns lançamentos de livros que valem a pena você conhecer. E no quadro “Drops de conhecimento” você vai descobrir de onde veio o costume de se celebrar o aniversário. Você sabia que antigamente nem todo mundo podia comemorar?

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FLÁVIO RANGEL

    Flávio Rangel – o teatro na palma da mão é um documentário sobre um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro. Com Antunes Filho, Antônio Abujamra, José Renato, Gianfrancesco Guarnieri e José Celso, formou a primeira geração de diretores a realizar espetáculos e liderar grupos de teatro genuinamente brasileiros. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro como Gimba, O Pagador de Promessas, Liberdade Liberdade, O Santo Inquérito, Piaf, Amadeus e Cyrano de Bergerac. Portanto, a história de Flávio Rangel é também a história do teatro brasileiro. Desafiando a passagem do tempo, seu legado continua vivo na memória daqueles que o conheceram e assistiram aos seus espetáculos. Mais do que isso, sua obra virou parâmetro de qualidade técnica e artística. O momento mais importante do teatro brasileiro é contado no documentário por aqueles que o viveram. Protagonizado por Flávio Rangel, apresenta imagens inéditas de montagens teatrais, além de um samba composto por Flávio numa gravação também inédita de Elis Regina. Mas o documentário não se encerra no passado: traz para os dias de hoje a discussão sobre teatro, arte e cultura de um modo geral no Brasil.

  • 17:33GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FLÁVIO RANGEL

    Flávio Rangel – o teatro na palma da mão é um documentário sobre um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro. Com Antunes Filho, Antônio Abujamra, José Renato, Gianfrancesco Guarnieri e José Celso, formou a primeira geração de diretores a realizar espetáculos e liderar grupos de teatro genuinamente brasileiros. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro como Gimba, O Pagador de Promessas, Liberdade Liberdade, O Santo Inquérito, Piaf, Amadeus e Cyrano de Bergerac. Portanto, a história de Flávio Rangel é também a história do teatro brasileiro. Desafiando a passagem do tempo, seu legado continua vivo na memória daqueles que o conheceram e assistiram aos seus espetáculos. Mais do que isso, sua obra virou parâmetro de qualidade técnica e artística. O momento mais importante do teatro brasileiro é contado no documentário por aqueles que o viveram. Protagonizado por Flávio Rangel, apresenta imagens inéditas de montagens teatrais, além de um samba composto por Flávio numa gravação também inédita de Elis Regina. Mas o documentário não se encerra no passado: traz para os dias de hoje a discussão sobre teatro, arte e cultura de um modo geral no Brasil.

  • 18:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM05 - TEMPORADA 2 - NELSON AYRES & MONICA SALMASO

  • 18:32JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM05 - TEMPORADA 2 - NELSON AYRES & MONICA SALMASO

  • 19:30MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    GUILHERME RIBEIRO

    O músico experiente apresenta o acordeão em um ambiente inusitado e nos conta quais são suas referências e como elas influenciam o som que ele cria.

  • 19:32MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    GUILHERME RIBEIRO

    O músico experiente apresenta o acordeão em um ambiente inusitado e nos conta quais são suas referências e como elas influenciam o som que ele cria.

  • 20:00MINIDOCS - SHOWS

    GUILHERME RIBEIRO

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 20:02MINIDOCS - SHOWS

    GUILHERME RIBEIRO

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 21:00PLATOON

  • 21:05PLATOON

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 19/01/2019

  • 23:07JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 19/01/2019

  • 23:45ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 18 - FEMINICÍDIO

  • 23:49ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 18 - FEMINICÍDIO

  • 00:15VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 13 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 13 você verá que quando uma pessoa dá um recado, às vezes, deixa de mencionar coisas importantes, ou acaba acrescentando coisas que não foram ditas. Aprenderá que, na Língua Portuguesa, a pessoa que fala é representada por dois pronomes pessoais: eu e nós. Uma das diferenças entre eles é que “eu” expressa a idéia de singular, enquanto “nós” expressa a idéia de plural. Saberá que a palavra que vem depois do pronome se chama verbo e que, se você mudar o pronome, o verbo mudará também.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 3 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 3 você verá como se atende o telefone falando Inglês. Aprenderá também os pronomes pessoais e a usar as frases e palavras mais importantes de uma conversa na língua inglesa pelo telefone.

  • 07:30NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 23 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 23 você verá que fração é um número que representa parte de um todo que foi dividido em partes exatamente iguais. Além disso, verá alguns exemplos de frações, como 2/3 do total de votos, meia laranja, 1/4 de 12 bolas de futebol.

  • 07:45NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 6 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 6 você conhecerá duas pessoas que estão tentando recuperar a mata natural em Jabuti e Cumbuco; saberá que o basalto é um tipo de rocha que se originou da lava de vulcões que existiam há milhões de anos. Aprenderá também que é difícil plantar em solos como os da praia. Esse solo precisa ser modificado para se tornar fértil. As rochas, quando sofrem a ação do sol, chuva e vento por milhões de anos, se desgastam e dão origem ao solo. A terra roxa é formada principalmente por argila, que possui grãos pequenos. A areia é formada por grãos maiores que os da argila. Os solos com maior quantidade de argila são chamados de argilosos. Os solos com maior quantidade de areia são chamados arenosos.

  • 08:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 33 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai estudar o que aconteceu na política dos anos 50, quando o mundo estava dividido entre os países capitalistas e os socialistas. Aprenderá como o presidente Juscelino Kubitscheck conseguiu progredir 50 anos em 05. O clima de modernização, que envolvia o mundo, chegou ao Brasil através de novos costumes e um período fértil para a cultura e para as artes.

  • 08:15MACKENZIE EM MOVIMENTO

    MACKENZIE EM MOVIMENTO - 25

    A Rússia é um verdadeiro oásis literário. Muitos dos maiores clássicos da literatura foram escritos por autores russos. Mas o que você realmente sabe sobre literatura russa? Quer saber o que ela tem de tão especial? Então veja a primeira matéria do nosso programa. A gente também traz matérias sobre alguns lançamentos de livros que valem a pena você conhecer. E no quadro “Drops de conhecimento” você vai descobrir de onde veio o costume de se celebrar o aniversário. Você sabia que antigamente nem todo mundo podia comemorar?

  • 08:30VIVER NATURAL

    VIVER NATURAL 08 - MEDICINA AYURVÉDICA

    HOJE, VAMOS VOLTAR A FALAR SOBRE NATUROLOGIA, ABORDANDO ESPECIFICAMENTE A MEDICINA AYURVÉDICA.

  • 09:00INGLÊS COM MÚSICA IV

    MY GIRL (THE TEMPTATIONS) SÁBADO

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 10:00LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    O ELÉTRON

    O PROGRAMA MOSTRA COMO A CIÊNCIA AVANÇOU NO CONHECIMENTO DO ELÉTRON E DE SEUS ATRIBUTOS: MASSA, CARGA E SPIN.

  • 10:15LICENCIATURA EM CIÊNCIAS

    BAGRE CEGO DE IPORANGA

    A EQUIPE DA UNIVESP TV VIAJOU ATÉ OS MUNICÍPIOS DE IPORANGA E APIAÍ, NO INTERIOR DE SÃO PAULO, PARA CONHECER O BAGRE CEGO DE IPORANGA, O PRIMEIRO PEIXE DE CAVERNA DESCRITO NA AMÉRICA DO SUL. PARA ENTENDER MELHOR COMO ESTA ESPÉCIE SE DESENVOLVEU, A REPORTAGEM ENTREVISTOU PESQUISADORES E VISITOU UMA DAS CAVERNAS DO PARQUE ESTADUAL TURÍSTICO DO ALTO RIBEIRA, O PETAR.

  • 10:30ES RURAL

    ES RURAL - 04

    O ES Rural desta semana te leva para um passeio por duas cidades do Espírito Santo: Guarapari e Anchieta. Conhecida como “Cidade Saúde”, Guarapari guarda um mistério: areias com poder terapêutico de cura. Já Anchieta, no litoral sul capixaba, é considerado um santuário de fé e de belezas naturais. O local foi escolhido por São José de Anchieta para passar os últimos anos de vida.

  • 11:00A ARTE DE VER

    A ARTE DE VER 3

    O programa mostra a arte de admirar e compreender a arte e seus traços. Relata como entender os elementos visuais e o conteúdo de uma obra de arte.

  • 11:30LEITURAS DO BRASIL

    CASA GRANDE & SENZALA

    O DUMENTARIO PROCURA ENFATIZAR AS INFLUENCIAS DO ENCONTRO DAS TRES RACAS: COLONIZADOR (BRANCO), O INDIO E O NEGRO, DES TACANDO PRINCIPALMENTE A HERANCA CULTURAL DE CADA UMA DELAS PRESENTE NOS DIAS ATUAIS. O PAPEL DO SENHOR DE ENGENHO COMO CENTRO DA SOCIEDADE QUE ABRANGIA OS LIMITES DO LATIFUNDIO DE ACUCAR, O DONO ABSOLUTO DE TUDO; A PRESENCA DA IGREJA, QUE NO BRASIL TOMOU A FORMA DE PEQUENAS CAPELAS AO LADO DA CASA- GRANDE; O ENCONTRO COM A COMUNIDADE INDIGENA, ATE ENTAO NUMA CONVIVENCIA HARMONIOSA COM A NATUREZA E A CHEGADA DOS NEGROS NA CONDICAO DE ESCRAVOS PARA SUBSTITUIR O INDIO NO CULTIVO DA CANA. O PRIMEIRO BLOCO DO PROGRAMA APRESENTA O AUTOR GILBERTO FREYRE - O QUE O MOTIVO PARA A CONFECCAO DO LIVRO "CASA-GRAN DE", INCLUSIVE TRAZENDO TRECHO DE SONORA (VOX POPULI 1980 E 1984) E COMENTA A "ENTRADA" DOS PORTUGUESES NO BRASIL. O SEGUNDO BLOCO TRAZ A RELACAO COLONIZADOR-INDIO; TRAZ NOVA- MENTE TRECHO COM GERALDO FREYRE FALANDO DA PRESENCA DA INDIA NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA; COMECA A INTRODUZIR O NE- GRO COMO NOVA FORCA DE TRABALHO. O TERCEIRO BLOCO E CENTRADO NA FIGURA DO NEGRO: SUA COLABORA CAO NA FORMACAO DA FAMILIA BRASILEIRA DENTRO DA CASA-GRANDE.

  • 12:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1263

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE SÃO PAULO QUE PROMOVE O APRENDIZADO DE HABILIDADES PARA CRESCER E ENFRENTAR AS ADVERSIDADES DA VIDA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS VANTAGENS PARA A SAÚDE DE UMA FARINHA À BASE DO BAMBU. E AINDA , NOVO ESTUDO COMPROVA O DESAPARECIMENTO DE ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA. EM CINCO SÉCULOS, A FLORESTA PERDEU MAIS DE 70 POR CENTO DOS SEUS MAMÍFEROS. PESQUISADORES CRIAM UMA FARINHA FEITA A PARTIR DO CAULE JOVEM DESTA PLANTA , QUE PODE AJUDAR NO CONTROLE DA DIABETES E DA OBESIDADE. SITUADA EM UMA DAS REGIÕES MAIS VIOLENTAS DA CAPITAL PAULISTA, A ESCOLA DA RESILIÊNCIA PROMOVE O APRENDIZADO DA CONFIANÇA , DA FORÇA DE VONTADE E DA PAZ.

  • 13:00RODA VIVA

    ALEXANDRE KALACHE (2018)

    CARIOCA DE COPACABANA, ELE SE FORMOU EM MEDICINA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, FEZ MESTRADO NA LONDON SCHOOL OF TROPICAL MEDICINE E CONQUISTOU O TÍTULO DE PHD PELA UNIVERSIDADE DE LONDRES. NA SEQUÊNCIA, TORNOU-SE MEMBRO DO ROYAL COLLEGE, NO REINO UNIDO, E PASSOU A LECIONAR NA UNIVERSIDADE DE OXFORD. EM MAIS UM SALTO NA CARREIRA QUE O LEVARIA A SE TORNAR UM DOS MAIORES ESPECIALISTAS, NO BRASIL E NO MUNDO, EM LONGEVIDADE, ASSUMIU A DIREÇÃO DO PROGRAMA DE ENVELHECIMENTO SAUDÁVEL, DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, EM GENEBRA. ATUALMENTE, É CO-DIRETOR DO CENTRO INTERNACIONAL DE LONGEVIDADE, PARA O BRASIL, ALÉM DE CUMPRIR EXTENSA AGENDA DE PALESTRAS NO PAÍS E NO EXTERIOR. O RODA VIVA RECEBE NESTA NOITE O MÉDICO GERONTÓLOGO ALEXANDRE KALACHE. PARA CONVERSAR COM O DOUTOR ALEXANDRE CONVIDAMOS: MARILIA LOUVISON - PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE POLÍTICA, GESTÃO E SAÚDE DA FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA DA USP./ ALEXANDRE SILVA - FISIOTERAPEUTA, DOUTOR EM SAÚDE PÚBLICA PELA USP E PROFESSOR DA FACULDADE DE MEDICINA DE JUNDIAÍ E DA UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL./ DÉBORA FREITAS - APRESENTADORA E REPÓRTER DA RÁDIO CBN./ EGIDIO DÓREA - COORDENADOR DO PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA À TERCEIRA IDADE E DO PROGRAMA DE ENVELHECIMENTO ATIVO, AMBOS DA USP./ E/ CLAUDIA FLÓ - PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO DE GERONTOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA E COORDENADORA DA ÁREA TÉCNICA DE SAÚDE DO IDOSO DA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE SÃO PAULO./

  • 14:30ORDEM DO DIA II

    ORDEM DO DIA II - 18 - FEMINICÍDIO

  • 15:00VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAIS 2017

    CRAVEIRO E CRAVINHO (VIOLA 2017)

    Programa especial do Viola, Minha Viola com a apresentação de Adriana Farias que destaca algumas participações da dupla Craveiro e Cravinho em épocas diferentes.

  • 16:00MINIDOCS - DOCUMENTÁRIOS

    GUILHERME RIBEIRO

    O músico experiente apresenta o acordeão em um ambiente inusitado e nos conta quais são suas referências e como elas influenciam o som que ele cria.

  • 16:30MINIDOCS - SHOWS

    GUILHERME RIBEIRO

    MINIDocs são duas séries de 12 shows cada, realizados nas casas Tom Jazz e Teatro Vivo!

  • 17:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 09 - CHORO CANÇÃO

    Com o tema Choro Canção, este programa homenageia os compositores Tom Jobim e Guinga, entre outros.

  • 18:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 520

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE ZÉ TOBIAS E REGINA DIAS

  • 19:30INTERLUDIO / DIVINEIA / RESIPSA

  • 21:00FIGURAS DA DANÇA 2014

    PAULO PEDERNEIRAS

    Paulo Pederneiras é diretor, iluminador e cenógrafo. Assina projetos museográficos, de iluminação de óperas e intervenções no Brasil e exterior. Iniciou-se no mundo das artes como iluminador no Grupo Trans-Forma, de Marilene Martins, em Belo Horizonte, e posteriormente, em conjunto com seus irmãos, um grupo de amigos e o apoio dos pais - que cedem a casa onde moram - tem a iniciativa de fundar um grupo de dança, surgindo assim, o Grupo Corpo. Desde o início, atua como diretor-geral e artístico do Corpo e assina diversos projetos de iluminação e cenografia, que em conjunto com as coreografias de Rodrigo Pederneiras, resultam em uma singularidade artística e brasileira.

  • 21:30JAZZ SINFÔNICA BRASIL 2018

    JAZZ SINFÔNICA BRASIL - PGM05 - TEMPORADA 2 - NELSON AYRES & MONICA SALMASO

  • 22:30INSPIRA.MOV BRASIL II

    ERICO BORGO

    12. ERICO BORGO - Designer e empreendedor, Erico Borgo é cofundador do Omelete. Ele conta neste programa como sua paixão por quadrinhos e super-heróis o levou a criar um dos principais sites sobre a cultura nerd no país e virar referência na área. Ao descrever sua trajetória, ele aponta a importância de saber aproveitar as oportunidades que se apresentam, mesmo que elas não correspondam ao plano inicial.

  • 23:00REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1263

    NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA UMA ESCOLA DA PERIFERIA DE SÃO PAULO QUE PROMOVE O APRENDIZADO DE HABILIDADES PARA CRESCER E ENFRENTAR AS ADVERSIDADES DA VIDA. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM AS VANTAGENS PARA A SAÚDE DE UMA FARINHA À BASE DO BAMBU. E AINDA , NOVO ESTUDO COMPROVA O DESAPARECIMENTO DE ANIMAIS DA MATA ATLÂNTICA. EM CINCO SÉCULOS, A FLORESTA PERDEU MAIS DE 70 POR CENTO DOS SEUS MAMÍFEROS. PESQUISADORES CRIAM UMA FARINHA FEITA A PARTIR DO CAULE JOVEM DESTA PLANTA , QUE PODE AJUDAR NO CONTROLE DA DIABETES E DA OBESIDADE. SITUADA EM UMA DAS REGIÕES MAIS VIOLENTAS DA CAPITAL PAULISTA, A ESCOLA DA RESILIÊNCIA PROMOVE O APRENDIZADO DA CONFIANÇA , DA FORÇA DE VONTADE E DA PAZ.

  • 23:30100% BRASIL

    TAMAR

    Preservação da natureza e soluções para a poluição são duas bandeiras principais do Brasil para o novo século. O país que polui é o mesmo que mostra resultados animadores por meio da cidadania e da educação dos jovens. O programa apresenta o Projeto Tamar, um exemplo de sucesso na preservação das tartarugas marinhas, e as alternativas para a reciclagem do lixo plástico, principalmente das garrafas PET. O 100% Brasil mostra também o batuque de Carlinhos Brown, que com música e cidadania mudou a vida dos jovens num bairro pobre de Salvador.

  • 00:00VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 14 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 14 você verá uma situação em que será necessária a transmissão de recados. Você aprenderá que o jeito de transmitir um recado vai ter algum efeito na pessoa que o receberá. A capacidade de entender não é a mesma para todas as pessoas. Quem recebe o recado tenta compreendê-lo, mas a medida da compreensão pode variar de pessoa a pessoa. De qualquer jeito, sempre é necessário um esforço de quem recebe o recado para tentar entender.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 25 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 25 você verá o que é, para que serve e como se faz um memorando. Aprenderá também que a expressão que repete uma mesma idéia usando outras palavras se chama expressão pleonástica e lerá um trecho de carta que envolve três grandes escritores brasileiros: Machado de Assis, José de Alencar e Castro Alves.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 6

    Todo o parafuso é composto por uma rosca e você começará seu aprendizado sobre parafusos com elas. Você as conhecerá segundo seus perfis: triangular, trapezoidal, redondo, quadrado e a rosca dente de serra. Além disso, aprenderá sobre os sentidos de uma rosca, assim como sobre a nomenclatura da rosca métrica e da rosca Whitworth.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 30 – MUSEU CATAVENTO

    Hoje Territórios Culturais visita o museu mais querido do estado de São Paulo. O Museu Catavento que há anos faz a cabeça de crianças, jovens e adultos com obras que instigam e colocam a galera para pensar. Dividido em 4 categorias, universo, vida, engenho e sociedade, o museu é pura descoberta e diversão! Pegue seu ingresso e venha com a gente!

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO

    MUBE - MUSEU BRASILEIRO DE ESCULTURA

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 04 AULA CRIATIVA - 06/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS AULAS CRIATIVAS./ QUAIS OS RECURSOS E TÉCNICAS QUE PROFESSORES E EDUCADORES ESTÃO USANDO PARA CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS QUE JÁ CRESCERAM USANDO A INTERNET?/ NOSSO CONVIDADO É O PROFESSOR SENIOR DA USP, LUIZ CARLOS DE MENEZES./

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 223

    Ferreira Gullar, 80 anos. O Entrelinhas entrevista aquele que é considerado o maior poeta contemporâneo do Brasil. Aos 80 anos, comemorados neste 10 de setembro, Gullar continua fiel a uma poesia que, segundo suas próprias palavras, “nasce do espanto” e expressa sua perplexidade diante do mundo. Estrela da última Flip, ele falou ao Entrelinhas em Paraty sobre seu novo livro, Em Alguma Parte Alguma, que será lançado esta semana em São Paulo. Chacal. O programa destaca também Uma História à Margem, livro de memórias em que o poeta carioca Chacal se define como um “mercador de palavras” e recapitula sua trajetória como um dos grandes nomes da chamada “geração marginal”. Composta por ele e por escritores como Ana Cristina Cesar, Cacaso e Nicolas Behr, esse movimento espontâneo e contracultural optou por ficar à margem da vida literária oficial (imprimindo suas poesias em mimeógrafos) para fazer a poesia saltar do papel e entrar na vida real. Clássicos na TV. O Entrelinhas conversa com três roteiristas de televisão – Walcyr Carrasco, Thelma Guedes e Guilherme Vasconcelos – sobre a adaptação de rom ances para as telenovelas: eles contam como (sem que a gente perceba) muitas histórias e personagens das novelas são inspiradas em grandes clássicos da literatura como Balzac, Machado de Assis e Jorge Amado. Yoko Ono. No quadro “Estante do Escritor”, em que escritores lêem seus autores preferidos, a artista plástica, escritora e performer Lenora de Barros lê poemas da também artista plástica Yoko Ono, provando por que a controvertida mulher do “beatle” John Lennon se transformou num ícone das vanguardas de Nova York.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    MEDICINA ESPORTIVA - (II TEMPORADA)*(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu convida seu melhor amigo, o Mano, pra fazer parte do Almanaque Educação. Juntos, eles iniciam o processo de criação do programa e gravam, além da opinião da galera nas escolas, uma entrevista muito louca com o Batman, na TV do Cadu. Além disso, usam a criatividade na preparação da primeira grande reportagem, sobre medicina esportiva.

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    CAOS

    O CHOQUE GERADO PELAS TEORIAS MATEMATICAS MODERNAS E PELO CONHECIMENTO DA MECANICA QUANTICA FOI SEMELHANTE AO ESPANTO PELA ARTE ABSTRATA MODERNA.O PROGRAMA EXPLICA A TEORIA DO CA OS E PASSEIA PELO MUNDO DAS PINTURAS ABSTRATAS DO INICIO DO SECULO.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    CANCER INFANTIL

    O CANCER INFANTIL,NAO E MAIS SINONIMO DE MORTE.FELIZMENTE A CIENCIA EVOLUIU E O PROGUINOSTICO E MUITO FAVORAVEL HOJE EM DIA. O CANCER AINDA E A TERCEIRA CAUSA DE MORTE NA FAIXA ETARIA DE 0 A 15 ANOS.E PRECISO ATENCAO DOBRADA A QUESTAO DO DIAG- NOSTICO PRECOCE. OS MAIS FREQUENTES,DOS DIVERSOS TIPOS DE CANCER QUE ACOMETEM AS CRIANCAS SAO:LEUCEMIA,TUMORES DO SISTEMA NERVOSO,LINFOMAS O CANCER E GENETICO E NAO HEREDITARIO.A CURA E FEITA COM QUI MIOTERAPIA.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    ATIVIDADE ESPORTIVA

    Neste programa você vai saber qual é a melhor idade para a criança iniciar os esportes. O Dr. Túrbio Leite, Fisiologista e a Dra. Maysa Agreste, Psicóloga, vão falar também dos limites, restrições e quais os tipos de esportes mais adequados para cada idade.

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FLÁVIO RANGEL

    Flávio Rangel – o teatro na palma da mão é um documentário sobre um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro. Com Antunes Filho, Antônio Abujamra, José Renato, Gianfrancesco Guarnieri e José Celso, formou a primeira geração de diretores a realizar espetáculos e liderar grupos de teatro genuinamente brasileiros. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro como Gimba, O Pagador de Promessas, Liberdade Liberdade, O Santo Inquérito, Piaf, Amadeus e Cyrano de Bergerac. Portanto, a história de Flávio Rangel é também a história do teatro brasileiro. Desafiando a passagem do tempo, seu legado continua vivo na memória daqueles que o conheceram e assistiram aos seus espetáculos. Mais do que isso, sua obra virou parâmetro de qualidade técnica e artística. O momento mais importante do teatro brasileiro é contado no documentário por aqueles que o viveram. Protagonizado por Flávio Rangel, apresenta imagens inéditas de montagens teatrais, além de um samba composto por Flávio numa gravação também inédita de Elis Regina. Mas o documentário não se encerra no passado: traz para os dias de hoje a discussão sobre teatro, arte e cultura de um modo geral no Brasil.

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 26

    Pgm 25 - no ar: 20/10/11 VT DESARMAMENTO - 6 anos do Referendo do Estatuto do Desarmamento VT TRICAMPEONATO SENNA - 20 anos do Tricampeonato - Entrevista Roda Viva VT LEON CAKOFF - Homenagem VT ENTREVISTA ROLANDO BOLDRIN - 75 anos de nascimento e arquivo Sr. Brasil ENCERRA MUSICAL ROLANDO BOLDRIN

  • 12:30CULTURA LIVRE

    CULTURA LIVRE 339

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 18/01/2019

  • 14:00SAUDE BRASIL

    CANCER INFANTIL

    O CANCER INFANTIL,NAO E MAIS SINONIMO DE MORTE.FELIZMENTE A CIENCIA EVOLUIU E O PROGUINOSTICO E MUITO FAVORAVEL HOJE EM DIA. O CANCER AINDA E A TERCEIRA CAUSA DE MORTE NA FAIXA ETARIA DE 0 A 15 ANOS.E PRECISO ATENCAO DOBRADA A QUESTAO DO DIAG- NOSTICO PRECOCE. OS MAIS FREQUENTES,DOS DIVERSOS TIPOS DE CANCER QUE ACOMETEM AS CRIANCAS SAO:LEUCEMIA,TUMORES DO SISTEMA NERVOSO,LINFOMAS O CANCER E GENETICO E NAO HEREDITARIO.A CURA E FEITA COM QUI MIOTERAPIA.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 12 - PRAZER DE ESTUDAR

    O PROGRAMA FALA SOBRE O HÁBITO DE ESTUDAR. ELE EXIGE DEDICAÇÃO, TRABALHO E, PRINCIPALMENTE, INTERESSE. A FALTA DE VONTADE PARA SE DEDICAR AOS ESTUDOS, O DESÂNIMO QUE MUITAS CRIANÇAS MANIFESTAM, PODEM SER INTERPRETADOS COMO PREGUIÇA O QUE NEM SEMPRE É VERDADE.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ALERGIAS RESPIRATÓRIAS

    Bebês e crianças com alergias respiratórias. A prevenção é importante para que aquilo que começa como alergia não se torne uma infecção grave. Alérgicos, em geral, ficam mais resfriados e os quadros com comprometimento respiratório merecem atenção. O quarto das crianças alérgicas deve ser especial e os pais precisam de alguns cuidados.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 04 AULA CRIATIVA - 06/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS FALAR SOBRE AS AULAS CRIATIVAS./ QUAIS OS RECURSOS E TÉCNICAS QUE PROFESSORES E EDUCADORES ESTÃO USANDO PARA CONQUISTAR A ATENÇÃO DOS ALUNOS QUE JÁ CRESCERAM USANDO A INTERNET?/ NOSSO CONVIDADO É O PROFESSOR SENIOR DA USP, LUIZ CARLOS DE MENEZES./

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    FEIRA

    Bloco 01 Felipe e Tininha estão em uma feira para falar da linguagem criativa dos feirantes para anunciar seus produtos. Feirantes e consumidores respondem as enquetes: Como você faz para atrair a atenção do freguês? / Você tem alguma outra maneira de chamar a atenção para o seu produto sem ser gritando? / Que tipos de frases dos feirantes te chamam mais a atenção? / Você já parou numa barraca por causa da cantada do feirante? Tininha e Felipe falam sobre o pregão na feira e o pregão na bolsa de valores. O Jornal Nossa Língua aborda o pregão da bolsa e valores. Felipe Reis vai até a bolsa de valores para conferir o que é pregão. Ele entrevista José Alberto Neto Filho e pergunta a diferença entre o pregão viva-voz e o feito pelo computador. Bloco 02 O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra “feira” . Para ilustrar o tema, a canção “A feira”, d’O Rappa, ilustrada com imagens da feira. Felipe entrevista o físico e educador Pierluigi Piazzi e pergunta por que os dias da semana terminam com feira. O quadro “Curiosidades” fala sobre números fracionários. Bloco 03 Felipe declama trecho do poema “Não comerei da alface a verde pétala” de Vinícius de Moraes. Ele e Tininha continuam na feira e falam sobre a “xepa”. O Povo Fala responde a enquete: O que é a xepa? Para ilustrar, a música: “A xepa”, de Ruy Maurity, ilustrada com imagens da feira O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz os equívocos cometidos quando no uso do termo “grama” e dos pronomes relativos “onde” e “aonde”. A música “Feira de Caruaru”, de Luiz Gonzaga encerra o programa.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    BLACKPOOL

    Nesta semana Ashlie e Stephen vão à cidade litorânea de Blackpool e revivem momentos de seus feriados em família. Depois de passear pelo cais, um deles é corajoso o suficiente para andar de montanha russa e ambos dançam no salão na famosa Tower Ballroom, de Blackpool. O repórter Nick compara o prazer do entretenimento tradicional, como o teatro de fantoches "Punch and Judy", com os emocionantes novos jogos virtuais e passatempos. O perito em língua inglesa, Rob, tem várias dicas para os estudantes, incluindo maneiras de fazer sugestões. E o especialista do ‘Seat on the Street’ responde a questões sobre a contínua popularidade de jogos eletrônicos e as mais recentes inovações.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) SEGUNDA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 30 – MUSEU CATAVENTO

    Hoje Territórios Culturais visita o museu mais querido do estado de São Paulo. O Museu Catavento que há anos faz a cabeça de crianças, jovens e adultos com obras que instigam e colocam a galera para pensar. Dividido em 4 categorias, universo, vida, engenho e sociedade, o museu é pura descoberta e diversão! Pegue seu ingresso e venha com a gente!

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    PORTUGUÊS 14 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 14 você verá uma situação em que será necessária a transmissão de recados. Você aprenderá que o jeito de transmitir um recado vai ter algum efeito na pessoa que o receberá. A capacidade de entender não é a mesma para todas as pessoas. Quem recebe o recado tenta compreendê-lo, mas a medida da compreensão pode variar de pessoa a pessoa. De qualquer jeito, sempre é necessário um esforço de quem recebe o recado para tentar entender.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    PORTUGUÊS 25 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 25 você verá o que é, para que serve e como se faz um memorando. Aprenderá também que a expressão que repete uma mesma idéia usando outras palavras se chama expressão pleonástica e lerá um trecho de carta que envolve três grandes escritores brasileiros: Machado de Assis, José de Alencar e Castro Alves.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - FLÁVIO RANGEL

    Flávio Rangel – o teatro na palma da mão é um documentário sobre um dos mais importantes diretores do teatro brasileiro. Com Antunes Filho, Antônio Abujamra, José Renato, Gianfrancesco Guarnieri e José Celso, formou a primeira geração de diretores a realizar espetáculos e liderar grupos de teatro genuinamente brasileiros. Flávio Rangel encenou mais de 50 espetáculos que marcaram a história do teatro como Gimba, O Pagador de Promessas, Liberdade Liberdade, O Santo Inquérito, Piaf, Amadeus e Cyrano de Bergerac. Portanto, a história de Flávio Rangel é também a história do teatro brasileiro. Desafiando a passagem do tempo, seu legado continua vivo na memória daqueles que o conheceram e assistiram aos seus espetáculos. Mais do que isso, sua obra virou parâmetro de qualidade técnica e artística. O momento mais importante do teatro brasileiro é contado no documentário por aqueles que o viveram. Protagonizado por Flávio Rangel, apresenta imagens inéditas de montagens teatrais, além de um samba composto por Flávio numa gravação também inédita de Elis Regina. Mas o documentário não se encerra no passado: traz para os dias de hoje a discussão sobre teatro, arte e cultura de um modo geral no Brasil.

  • 18:30METROPOLIS

    METRÓPOLIS 2019 - DOMINGO 349 - 20/01/2019

  • 19:30HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    TERRA DESOLADA

    No primeiro episódio, o século 16. Os primeiros momentos daquela que hoje é a maior cidade do país, mas que por décadas foi apenas a vila mais distante do litoral paulista, numa época em que o Brasil ainda era apenas a América Portuguesa.

  • 20:00SP ARQUEOLOGIA

    SÍTIO LÍTICO (IPEÚNA, SP)

    ACOMPANHAMOS A PESQUISA DE CAMPO DE ASTOLFO ARAÚJO EM IPEÚNA, SÃO PAULO. ELE É PROFESSOR DO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP E DESENVOLVE UM PROJETO FINANCIADO PELA FAPESP PARA ENTENDER COMO OCORREU A OCUPAÇÃO DOS PALEOÍNDIOS ONDE HOJE É NOSSO ESTADO. PARA ISSO, TRABALHA NO SÍTIO ARQUEOLÓGICO LAGOA DO CAMARGO, ONDE ENCONTROU MATERIAL LÍTICO, OU SEJA, PEDRA LASCADA PELO HOMEM DO PASSADO COM O INTUITO DE CAÇAR E CORTAR ALIMENTOS.

  • 20:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 3 - MUSEU DA IMIGRAÇÃO E MEMORIAL DA RESISTÊNCIA

    Neste episódio de Territórios Culturais, Felipe e Tuti – nossos apresentadores – “invadem” dois museus intimamente ligados à história de São Paulo: O Memorial da Resistência, onde nos anos de chumbo da ditadura militar funcionou a prisão do DEOPS e hoje é uma homenagem aos que lutaram pela democracia no Brasil. Nossos apresentadores “invadem” também o Museu da Imigração, localizado onde – no passado – funcionou a hospedaria dos imigrantes, local em que eram recebidas as famílias que aqui chegavam em navios vindos da Europa e que tanto contribuíram para a história de São Paulo.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/01/2019

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    SONATA - DE ÉRICO VERÍSSIMO

    Numa atmosfera de realismo fantástico, um jovem professor de piano se vê transportado ao passado, onde encontra o grande amor da sua vida.

  • 22:00GRANDES CURSOS CULTURA NA TV

    A CONSTRUCAO DO ROMANCE - O TEMPO NARRATIVO

    No terceiro episódio da série "A CONSTRUÇÃO DO ROMANCE", o professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas e escritor amazonense Milton Hatoum explora os labirintos do tempo na construção narrativa deste difícil gênero literário que elegeu como seu na publicação da sua primeira obra "Viagem a um certo Oriente", de 1989, e na seguinte "Dois Irmãos", publicado 12 anos depois, em 2000. Ganhou, com cada um de seus livros, o Prêmio Jabuti, categoria romance, da Câmara Brasileira do Livro. Durante o programa, Hatoum - que é também poeta bissexto (publicou poemas na revista Babel em 1979) e ensaísta (é dele o prefácio para o livro "O Oriente é uma Invenção do Ocidente", do inglês Eduard Said - analisa questões relacionadas às semelhanças e diferenças entre gêneros literários através da obra de vários autores e assim como as influências da cultura árabe e da cidade de Manaus no seu processo criativo e o trabalho com as palavras.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 21/01/2019

  • 23:45CONTOS DA MEIA NOITE

    A MEDALHA - LYGIA FAGUNDES TELLES

    Adriana retorna da noite.Passa pelo quarto da mãe paralítica.Discutem.A mãe lembra-lhe que é véspera de seu casamento.Recorda-lhe sua vida dissoluta e cínica.Ao fim, dá-lhe uma medalha de estimação que foi de sua avó e de sua própria mãe.Adriana retira-se. Envolve com uma fita, o pescoço de seu gato Romi volta para o quarto de sua mãe.Abre a porta e empurra suavemente o gato condecorado ao encontro da cadeira da velha paralítica.

  • 23:55VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 4 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 4 você aprenderá que “may I help you?” é a expressão usada para oferecer ajuda a outras pessoas. Verá que as imagens, os números e as palavras que você já sabe ajudam a entender as informações de um folheto. Além disso, entenderá a diferença entre “this” e “that” e como usar essas palavras do jeito certo.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 24 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai conhecer as formas de propagação de calor, a condução, a convecção e a radiação, além de aprender sobre materiais condutores e isolantes de calor.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 7

    Você vai aprender quais são as partes básicas dos parafusos e conhecerá os quatro grandes grupos nos quais são divididos esses elementos de fixação: passantes, não passantes, de pressão e prisioneiros. Você também estudará os tipos de parafusos de acordo com as formas de cabeça, formato do corpo e as pontas de cada um. Além disso, conferirá os dispositivos de atarraxamento de um parafuso e os fatores que precisam ser considerados na hora de prendê-lo.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 31 – PROJETO ESPETÁCULO

    Prepare-se para assistir o projeto Espetáculo que acontece na fábrica de Cultura do bairro Cidade Tiradentes. O bairro que fica na Zona Leste de São Paulo tem uma das cinco fábricas gerenciadas pela Organização Social Catavento e oferece à população uma diversa e intensa programação cultural, com cursos de dança, teatro, música, circo, artes visuais, multimeios, sessões de cinema, shows musicais, bibliotecas e muito mais. No programa Felipe e Tuti acompanham os preparativos e a apresentação Nascenteouvida. O espetáculo já vai começar!

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO

    JARDIM ZOOLÓGICO

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 05 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 07/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, QUESTÃO APONTADA POR MUITOS COMO UM DOS GRANDES PROBLEMAS DO NOSSO SISTEMA DE ENSINO./ E QUAIS PODEM SER OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA MELHORAR O SALÁRIO DOS EDUCADORES, OS GRANDES RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?/ NOSSA CONVIDADA É GISELA WAJSKOP, SOCIÓLOGA, DOUTORA E PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO./

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 224

    ONDJAKI. O Entrelinhas entrevista o escritor angolano Ondjaki. Com romances, poemas, infantojuvenis e peças teatrais, o angolano (que vive no Rio de Janeiro) vem dando voz à juventude que circula pelas ruas de Luanda, sua cidade natal. Ele é finalista do prêmio Portugal Telecom de Literatura com Avó Dezanove e o segredo do soviético e acaba de lançar no Brasil seu segundo romance, Quantas madrugadas tem a noite. FERNANDO PESSOA. Fizemos uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, onde acontece a exposição Fernando Pessoa, plural como o universo. A mostra explora a vida do escritor português que criou vários “heterônimos”, personalidades com biografias e obras poéticas autônomas. VILA-MATAS. O programa mostra Bartleby e Companhia, romance do espanhol Enrique Vila-Matas, baseado numa célebre novela de Herman Melville. JOSÉ CARLOS HONÓRIO. O Entrelinhas conversou com José Carlos Honório, um dos livreiros mais conhecidos dos leitores de São Paulo. Há quase 30 anos, ele atende os frequentadores da livraria Cultura, no Conjunto Nacional, sempre com dicas preciosas. Também já faz tempo que Zé Carlos, como é chamado carinhosamente pelo público, transformou sua paixão pelos livros em poesia: ele acaba de lançar seu sexto livro, Dias de Colecionar Borboletas.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    SOLIDARIEDADE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano têm uma tarefa difícil pela frente: fazer um trabalho pra escola sobre solidariedade. Decididos a produzir algo diferente e autêntico, os amigos acabam convencendo a mãe de Cadu a ajudá-los a colocar em prática um super projeto de distribuição de livros para pessoas carentes nos semáforos. Neste episódio, são apresentados os quadros: Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone perguntam para alunos de escolas públicas: o que é solidariedade? Pílula do Saber: Biblioteca – a origem da palavra biblioteca, curiosidades sobre a biblioteca de Alexandria e a história da primeira biblioteca do Brasil. Pílula do Saber: Palmas: ‘Cauby Peixoto’ explica como surgiu a tradição de pater palmas após uma apresentação. Viver e Aprender: Uma emocionante matéria sobre Kcal Gomes, um agitador cultural de Recife que montou sozinho uma biblioteca para sua comunidade, na periferia da cidade. TV do Cadu: Um decisivo Quis Show com Maria da Conceição, mãe de Cadu. O prêmio, no entanto, será uma surpresa pra ela: ajudar o filho no trabalho de escola sobre solidariedade. Como se Faz: fomos até uma gráfica para mostrar com detalhes todas as etapas no processo de confecção de um livro. Grande Reportagem: uma super reportagem com o jornalista Rodrigo Ratier, que fala de sua iniciativa de distribuir livros para jovens carentes nos faróis, ambulantes e moradores de rua.

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    BELO

    PODEMOS FALAR EM ESTETICA MATEMATICA ? CERTAMENTE QUE SIM.E TALVEZ O HORROR QUE A MAIORIA DOS ESTUDANTES SENTEM PELA DIS CIPLINA ESCOLAR DAS CONTAS E DOS NUMEROS SE DEVA AO FATO DE QUE NINGUEM ATENTOU QUE POR TRAS DE UMA EQUACAO,POR MAIS SIM PLES QUE ELA SEJA, EXISTE UMA INTENSA BELEZA QUE PODE (E DE- VE) SER APRECIADA COMO SE APRECIA UM QUADRO. O PROGRAMA TAMBEM VIAJARA NO TEMPO E BUSCARA ESCLARECER UM POUCO DA EVOLUCAO DO CONCEITO DE BELO NAS ARTES ATRAVES DOS TEMPOS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP)

    A TROMBOSE VENOSA , PODE SER SUPERFICIAL OU PROFUNDA.QUANDO ATINGE O SISTEMA VENOSO PROFUNDO ELA ADQUIRE UMA GRAVIDADE MAIOR. A MAIORIA DOS CASOS DE TROMBOSE E NA VEIA DA COXA,VIRILHA OU BATATA DA PERNA. ELA PODE OCORRER EM QUALQUER IDADE,INCLUSIVE EM CRIANCAS E JOVENS,POREM,A MAIORIA DOS CASOS OCORRE ACIMA DOS 40ANOS. A CURA,VEM COM O TRATAMENTO ATRAVES DE FISIOTERAPIAS E MEDI- CAMENTOS.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    A PRIMEIRA DENTIÇÃO

    Neste programa você vai entender a importância de uma boa dieta na gravidez, em relação a formação dos dentes da criança. A Odontopediatra, Dra. Maria Salete Nahas Corrêa, vai orientar sobre a higiene da criança, qual é o melhor momento de levá-la ao dentista, como escovar os dentes e como evitar a cárie precoce na infância. Fala também da importância da amamentação e do desmame, do uso das dedeiras e de uma série de dicas para uma melhor dentição.

  • 11:00GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - MARIKA GIDALI

    Ela nasceu em Budapeste, mas dançou o Brasil como poucos: Marika Gidali, fundadora do Ballet Stagium, de São Paulo, rompeu fronteiras, tirou a sapatilha e subiu ao palco levando santos e orixás. Retratou o índio brasileiro, o operário, o folclore, o oprimido e o opressor, Marika do Brasil Gidali revela a história dessa bailarina talentosa por nascimento e inquieta por opção.

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 27

    Pgm 27 - No ar: 27/10/11 VLADIMIR HERZOG - 36 anos de morte ENTREVISTA IVO HERZOG - Filho Vladimir Herzog A PEDIDO - Disparada Jair Rodrigues OFÍCIO RETRÔ ALFAIATE MODA BRECHÓ ENCERRA MUTANTES

  • 12:30MANOS E MINAS III

    DEXTER + PROJETONAVE

    Neste programa o Manos e Minas recebe Dexter. Representando a cena dos slams, King. Matérias: - Nosso videorreporter, Rodney Suguita, fez um perfil do artista visual Robinho Santana. - Fomos conhecer a primeira orquestra de beatmakers do mundo: a Beat Brasilis Orquestra.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 21/01/2019

  • 14:00SAUDE BRASIL

    TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP)

    A TROMBOSE VENOSA , PODE SER SUPERFICIAL OU PROFUNDA.QUANDO ATINGE O SISTEMA VENOSO PROFUNDO ELA ADQUIRE UMA GRAVIDADE MAIOR. A MAIORIA DOS CASOS DE TROMBOSE E NA VEIA DA COXA,VIRILHA OU BATATA DA PERNA. ELA PODE OCORRER EM QUALQUER IDADE,INCLUSIVE EM CRIANCAS E JOVENS,POREM,A MAIORIA DOS CASOS OCORRE ACIMA DOS 40ANOS. A CURA,VEM COM O TRATAMENTO ATRAVES DE FISIOTERAPIAS E MEDI- CAMENTOS.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    PROMOÇÃO DE SAÚDE - 12 - ATIVIDADE FÍSICA E A CRIANÇA NA VISÃO MÉDICA

    O PROGRAMA FALA SOBRE A ATIVIDADE FÍSICIA DAS CRIANÇAS. UMA CRIANÇA FISICAMENTE ATIVA TEM MAIOR PROBABILIDADE DE SE TORNAR UM ADULTO ATIVO, COM GANHO EXTRAORDINÁRIO PARA SUA SAÚDE.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    ENSINO FUNDAMENTAL 1

    Quando as crianças estão na educação infantil, pais e mães muitas vezes tem dúvidas sobre a idade certa para entrar no ensino fundamental 1, antigamente chamado de primário. Ele vai do primeiro ao quinto ano. A psicopedagoga explica as diferenças no ritmo de cada criança com diferença de idade de um ano. Explica como se dá a alfabetização nesta fase e como se dão as relações. Explicamos o que mudou na educação nos últimos anos.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 05 FORMAÇÃO DE PROFESSORES - 07/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES, QUESTÃO APONTADA POR MUITOS COMO UM DOS GRANDES PROBLEMAS DO NOSSO SISTEMA DE ENSINO./ E QUAIS PODEM SER OS CAMINHOS POSSÍVEIS PARA MELHORAR O SALÁRIO DOS EDUCADORES, OS GRANDES RESPONSÁVEIS PELA FORMAÇÃO DAS NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS?/ NOSSA CONVIDADA É GISELA WAJSKOP, SOCIÓLOGA, DOUTORA E PESQUISADORA EM EDUCAÇÃO./

  • 15:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 224

    ONDJAKI. O Entrelinhas entrevista o escritor angolano Ondjaki. Com romances, poemas, infantojuvenis e peças teatrais, o angolano (que vive no Rio de Janeiro) vem dando voz à juventude que circula pelas ruas de Luanda, sua cidade natal. Ele é finalista do prêmio Portugal Telecom de Literatura com Avó Dezanove e o segredo do soviético e acaba de lançar no Brasil seu segundo romance, Quantas madrugadas tem a noite. FERNANDO PESSOA. Fizemos uma visita ao Museu da Língua Portuguesa, onde acontece a exposição Fernando Pessoa, plural como o universo. A mostra explora a vida do escritor português que criou vários “heterônimos”, personalidades com biografias e obras poéticas autônomas. VILA-MATAS. O programa mostra Bartleby e Companhia, romance do espanhol Enrique Vila-Matas, baseado numa célebre novela de Herman Melville. JOSÉ CARLOS HONÓRIO. O Entrelinhas conversou com José Carlos Honório, um dos livreiros mais conhecidos dos leitores de São Paulo. Há quase 30 anos, ele atende os frequentadores da livraria Cultura, no Conjunto Nacional, sempre com dicas preciosas. Também já faz tempo que Zé Carlos, como é chamado carinhosamente pelo público, transformou sua paixão pelos livros em poesia: ele acaba de lançar seu sexto livro, Dias de Colecionar Borboletas.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    NIGHTOUT

    NESTE EPISÓDIO, STEPHEN E ASHLIE ESTÃO NA BUSCA DA NOITE PERFEITA. ELES COMEÇAM COM UMA BEBIDA EM UM TRADICIONAL PUB INGLÊS. TODOS TÊM IDEIAS DIFERENTES SOBRE COMO SE DIVERTIR, MAS ELES TERMINAM A NOITE COM MUITO ENTRETENIMENTO. A REPÓRTER CARMEN NOS MOSTRA A IMPORTÂNCIA DOS PUBS NA CULTURA INGLESA, E AINDA INVESTIGA O QUE ESTÁ SENDO FEITO EM RELAÇÃO AO AUMENTO NO CONSUMO DE ÁLCOOL ENTRE OS JOVENS. O EXPERIENTE EM LÍNGUA INGLESA, ROB, SUGERE PALAVRAS E FRASES QUE AJUDAM ESTRANGEIROS A SE VIRAREM NOS BARES INGLESES. E NOSSA ESPECIALISTA DO QUADRO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A DURAS PERGUNTAS SOBRE O PROBLEMA DE DOWNLOADS ILEGAIS DE MÚSICAS E COMO ESSA INDÚSTRIA ESTÁ SE ADAPTANDO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) TERÇA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 31 – PROJETO ESPETÁCULO

    Prepare-se para assistir o projeto Espetáculo que acontece na fábrica de Cultura do bairro Cidade Tiradentes. O bairro que fica na Zona Leste de São Paulo tem uma das cinco fábricas gerenciadas pela Organização Social Catavento e oferece à população uma diversa e intensa programação cultural, com cursos de dança, teatro, música, circo, artes visuais, multimeios, sessões de cinema, shows musicais, bibliotecas e muito mais. No programa Felipe e Tuti acompanham os preparativos e a apresentação Nascenteouvida. O espetáculo já vai começar!

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    INGLÊS 4 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 4 você aprenderá que “may I help you?” é a expressão usada para oferecer ajuda a outras pessoas. Verá que as imagens, os números e as palavras que você já sabe ajudam a entender as informações de um folheto. Além disso, entenderá a diferença entre “this” e “that” e como usar essas palavras do jeito certo.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    FÍSICA 24 (MOD.4 - MÉDIO)

    Nesta teleaula você vai conhecer as formas de propagação de calor, a condução, a convecção e a radiação, além de aprender sobre materiais condutores e isolantes de calor.

  • 17:30GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS

    GRANDES PERSONAGENS BRASILEIROS - MARIKA GIDALI

    Ela nasceu em Budapeste, mas dançou o Brasil como poucos: Marika Gidali, fundadora do Ballet Stagium, de São Paulo, rompeu fronteiras, tirou a sapatilha e subiu ao palco levando santos e orixás. Retratou o índio brasileiro, o operário, o folclore, o oprimido e o opressor, Marika do Brasil Gidali revela a história dessa bailarina talentosa por nascimento e inquieta por opção.

  • 18:30PERSONA EM FOCO

    JONAS BLOCH

    Persona em Foco é um programa de entrevistas focado nos grandes nomes da dramaturgia brasileira. São sempre dois entrevistadores ligados à dramaturgia fazendo perguntas ao convidado. A plateia e formada por alunos de teatro. O mediador do programa é Atílio Bari.

  • 19:30HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    DESCOBERTA DO OURO

    Procurado desde a chegada dos portugueses, o ouro é finalmente descoberto em grande escala, na última década do século XVII, por paulistas que se aventuravam atrás do metal precioso em Minas Gerais.

  • 20:00SP ARQUEOLOGIA

    SÍTIO CERÂMICO (PERUÍBE, SP)

    CONHECEMOS O TRABALHO DE PLÁCIDO CALI, DOUTOR EM ARQUEOLOGIA PELO MAE-USP E RESPONSÁVEL PELA MUSEALIZAÇÃO DO SÍTIO HISTÓRICO E CERÂMICO DAS RUÍNAS DA IGREJA SÃO JOÃO BATISTA (ABAREBEBÊ), EM PERUÍBE, LITORAL PAULISTA. ELE PARTICIPOU DAS ESCAVAÇÕES QUE ENCONTRARAM MILHARES DE OBJETOS EM CERÂMICA, O MESMO MATERIAL QUE COLETOU EM TRABALHOS DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL NO PERÍMETRO URBANO DO MUNICÍPIO. PLÁCIDO LEVOU NOSSA EQUIPE AO MUSEU DE ARQUEOLOGIA DA CIDADE E A UMA ALDEIA INDÍGENA, ONDE CRIANÇAS JOGAM FUTEBOL SOBRE UM SÍTIO ARQUEOLÓGICO A CÉU ABERTO.

  • 20:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 1 – EMESP E SALA SÃO PAULO

    Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti – a partir das linhas de metrô do Centro da cidade de São Paulo – visitam a Sala São Paulo, considerada uma das melhores salas de concerto do mundo; conhecem a sua programação e atravessando a rua, visitam a EMESP – Escola de Musica do Estado – responsável pela formação de diversos profissionais da área musical, inclusive integrantes das orquestras que se apresentam no espaço da Sala São Paulo.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 22/01/2019

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    A BEATA MARIA DO EGITO - DE RACHEL DE QUEIROZ

    A peça coloca o conflito que se estabelece entre Maria do Egito, a Beata, a fervorosa seguidora do Padre Cícero e o Tenente que comanda o destacamento de um pequeno lugarejo. Esse conflito é mais violento, porque o Tenente acaba por apaixonar-se pela Beata. Amor, Fé, Política, interesses particulares misturam-se nesse drama nordestino.

  • 22:00BALANÇO DO SECULO XX, PARADIGMAS DO SECULO XXI

    FLORESTAN FERNANDES E A ESCOLA PAULISTA DE SOCIOLOGIA

    A partir da análise do livro de Florestan Fernandes, “A Revolução Burguesa no Brasil”, a professora Maria Arminda faz um panorama da constituição da moderna sociedade brasileira. Segundo sua opinião, a revolução burguesa no Brasil resultou de um modo particular da combinação de formas não homólogas e como um processo que envolveu agentes modernizadores, mas cujo raio de ação limitou-se a certas esferas da vida social, sem a capacidade de atingir o conjunto da sociedade. A obra de Florestan Fernandes é reveladora da assimilação diferenciada das diversas contribuições da melhor teoria das Ciências Sociais. De acordo com a professora Maria Arminda, Florestan Fernandes foi o sociólogo que encarnou de modo mais completo o projeto de Sociologia e o projeto das Ciências Sociais desenvolvidos na USP. Ele criou uma reflexão que contemplava todos os campos, o campo da pesquisa, da discussão teórica e metodológica. Tudo isso, fez com que ele se tornasse o sociólogo central para se compreender a chamada sociologia paulista. Maria Arminda do Nascimento Arruda é professora do Departamento de Ciências Políticas da FFLCH-USP e secretária executiva da Associação Nacional de Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs). É autora dos livros: "Florestan Fernandes - Mestre da sociologia moderna.. São Paulo", "Paralelo 15", "Metrópole e Cultura São Paulo no Século XX. Bauru/SP", "Mitologia da Mineiridade. O Imaginario Mineiro Na Vida Politica e Cultural do Brasil: São Paulo", "Mitologia da Mineiridade. O Imaginario Mineiro Na Vida Politica e Cultural do Brasil", "A Embalagem do Sistema. A Publicidade No Capitalismo Brasileiro.. São Paulo: DUAS CIDADES".

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 22/01/2019

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    DUELO DE FARRAPOS - SIMÕES LOPES NETO

    Na guerra farropilha, os insurretos mantém um código de honra e de cavalheirismo, apesar da perseguição incessante que lhes move o então Barão de Caxias, no comando das forças imperiais.Aqui, dois altos oficiais da República de Piratini se desentendem por problemas de "rabo de saia".Pelejam. Um deles é ferido.Mas o cavalheirismo prevalece contra ódios ou vinganças possíveis.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 24 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 24 você aprenderá que frações diferentes podem representar quantidades iguais. Quando isso acontece, diz-se que essas frações são equivalentes. Também verá que, num grupo de frações equivalentes, a mais simples é aquela que divide o todo no menor número de partes.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 35 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 35 você aprenderá a identificar e a construir progressões geométricas. Além disso, saberá como determinar a razão delas e como descobrir qualquer um de seus termos.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 8

    Nesta teleaula você conhecerá diversos tipos de parafusos: o de cabeça sextavada, o com sextavado interno, o sem cabeça com sextavado interno, o de cabeça com fenda, o de cabeça redonda com fenda, o de cabeça cilíndrica boleada com fenda, o de cabeça escareada boleada com fenda e os vários tipos de parafusos com rosca soberba para madeira.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 32 – MUSEU DE ARTE SACRA E CORDEL

    No Museu de Arte Sacra de São Paulo a tradição e as nossas origens se encontram. A construção localiza em um período colonial no centro da cidade traz ainda uma das coleções de presépio mais famosas do país. E como o assunto é tradição, neste episódio Felipe e Tuti visitam também o IEB, Instituto de Estudos Brasileiros. Lá fazem uma viagem fascinante pelo mundo do cordel, uma das manifestações artísticas mais genuínas do povo nordestino.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO

    MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 06 FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - 10/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE OS PROGRAMAS DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO SUPERIOR./ ? SERÁ QUE AS BOLSAS DE ESTUDO E OS FINANCIAMENTOS ESTÃO, DE FATO, DANDO ACESSO A QUEM QUER CHEGAR À UNIVERSIDADE ?/ E COMO CONSEGUIR PAGAR A CONTA, DEPOIS DE PEGAR O DIPLOMA?//

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 225

    Claude Chabrol. O Entrelinhas presta uma homenagem ao cineasta francês, que morreu este mês, mostrando como diretor da nouvelle vague sempre manteve uma relação estreita com a literatura, levando para as telas um dois maiores clássicos da literatura: o romance Madame Bovary, de Gustave Flaubert. Joca Reiners Terron. Um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea, o escritor fala de suas experiências no Egito para escrever o romance Do fundo do poço se vê a lua. O livro faz parte da coleção “Amores Expressos”, da Companhia das Letras – projeto no qual escritores brasileiros viajaram para diferentes cidades do mundo para escrever uma história de amor. Terron passou uma temporada no Cairo e compôs um enredo mirabolante, sobre um transexual brasileiro que vive no submundo da capital egípcia e é obcecado pela rainha Cleópatra e sua encarnação hollywoodiana, a atriz Elizabeth Taylor. Literatura africana. O programa entrevista Abdourahman Waberi, saudado pelo francês Le Clézio (no discurso de recepção do prêmio Nobel de Literatura, em 2008) como um dos grandes escritores contemporâneos da África. Nascido no Djibuti em 1965, Waberi ainda é pouco conhecido no Brasil, mas esteve este ano em São Paulo para participar de um encontro na Casa das Áfricas, onde conversou com o poeta e arte-educador Allan da Rosa, colaborador do Entrelinhas. Primeiro Leitor. O Entrelinhas estreia o quadro “Primeiro Leitor”, em que os escritores revelam quem são aquelas pessoas que têm o privilégio de ler seus textos inéditos. Nessa edição, o romancista e contista carioca Sérgio Sant’Anna conta quem é seu primeiro leitor.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    SHAKESPEARE *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu e Mano precisam encenar uma peça de Shakespeare pra escola e Cadu tem uma super idéia: encenar várias peças do dramaturgo inglês em uma só! E mais: os personagens serão representados pelos professores e funcionários da escola. Os amigos só não contavam que teriam de gerenciar uma verdadeira guerra de egos entre os atores... e entre os próprios personagens! Pílulas do Saber: Romeu e Julieta - Um excêntrico Mestre Cuca prepara uma sobremesa com queijo e goiabada. Durante a preparação, ele explica por que o prato recebeu o nome de Romeu e Julieta. Pagar o Mico – Um vaidoso mico-leão-dourado explica o surgimento da expressão “pagar o mico”. TV do Cadu: Cadu comanda um caloroso debate entre os personagens de Shakespeare! Isso vai dar a maior confusão. Grande Reportagem: Cadu e Mano vão até o CPT, Centro de Pesquisas Teatrais, conversar com atores da companhia e com o diretor Antunes Filho sobre a importância da obra de Shakespeare para o teatro e literatura. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone querem saber dos alunos de escolas de São Paulo como eles se declaram para a pessoa amada! Ser ou Não Ser: a jovem estudante Bruna Tristão, de 15 anos, cujo maior sonho é ser cantora, bate um papo esclarecedor com a incrível Paula Lima! Túnel do Tempo: resgatamos a incrível imagem do parlamento italiano, que se transformou em um verdadeiro ringue de luta livre em 1994. Um fato vergonhoso para a política daquele país.

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    DO ZERO AO INFINITO

    ESTE PROGRAMA E UMA INTRODUCAO A SERIE,COMO UMA ESPECIE DE GUIA.APONTA A POSSIBILIDADE DE LANCAR NOVOS OLHARES SOBRE VELHAS COISAS (TANTO NA ARTE COMO NA MATEMATICA) E FALA DE MANEIRA ABRANGENTE SOBRE OS TEMAS MATEMATICOS QUE SERAO ENFO CADOS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    ANTICONCEPCAO

    ESTE PROGRAMA ABORDA E DISCUTE A RESPEITO DE TODOS OS METO - DOS CONTRACEPTIVAS,PILULA,DIU,ESPERMICIDA,DIAFRAGMA,CAMI - SINHA,VASECTOMIA E LIGADURA DE TROMPAS,ALEM DOS CHAMADOS ME- TODOS COMPORTAMENTAIS,COMO COITO INTERROMPIDO E "TABELINHA" COM TANTOS ANTICPONCEPCIONAIS DISPONIVEIS,A ESCOLHA DO MAIS ADEQUADPO DEPENDE DA AVALIACAO DE UMA SERIE DE CRITERIOS.POR ISSO E FUNDAMENTAL QUE A MULHER CONHECA O PROPRIO CORPO E SAIBA QUAIS OS PROS E CONTRAS DE CADA METODO. O PROGRAMA ES- CLARECE AINDA QUE A CONSULTA PERIODICA AO GINECOLOGISTA E VI TAL PARA A SAUDE DA MULHER.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    RÓTULOS E APELIDOS

    Neste programa você vai saber como os rótulos e apelidos podem interferir na formação psicológica da criança. A Terapeuta e Escritora, Mônica Guttmann, vai falar dos apelidos que são carinhosos e dos que são preconceituosos. Fala também da receptividade desses apelidos e de como lidar com eles.

  • 11:00CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    NARRATIVAS SOBRE A HISTÓRIA DE SÃO PAULO E DA NAÇÃO

    A HISTORIADORA VERA BITTENCOURT PARTICIPOU DO CURSO "O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO ", ORGANIZADO PELO MUSEU EM AGOSTO DE 2011. EM SUA AULA A PROFESSORA VERA TRAÇA PARALELOS ENTRE A HISTÓRIA DO MUSEU, INAUGURADO EM 1895, E O DESENVOLVIMENTO DE SÃO PAULO DURANTE OS SÉCULOS 18 E 19. ELA ANALISA ESPECIALMENTE O MOMENTO POLÍTICO NA VIRADA DA DÉCADA DE VINTE, QUANDO O MUSEU SE PREPARAVA PARA COMEMORAR O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. UM DETALHE CURIOSO É QUE FOI NAQUELA ÉPOCA QUE A FRENTE DO MUSEU FOI DINAMITADA PARA CRIAR A COLINA SOBRE A QUAL O PRÉDIO ESTÁ HOJE, COM OS JARDINS NUM PLANO REBAIXADO.

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 28

    Pgm 28 - No ar: 02/11/11 CRÉDITOS - PGM 28 VT VOTO MULHER - 3 de novembro de 1930, as mulheres do Brasil conquistaram o direito de votar VT A PEDIDO/PAULINHO da Viola VT MUSA TONIA CARRERO VT Filme 1 noite em 67 VT FESTIVAL DE MÚSICA RETRÔ 1

  • 12:30MOSAICOS

    A ARTE DE MARTINHO DA VILA

    MOSAICOS – A ARTE DE MARTINHO DA VILA Abrindo sua temporada 2008, o programa MOSAICOS apresenta um especial em homenagem ao cantor e compositor Martinho da Vila, que completou 70 anos em fevereiro de 2008. O documentário musical retrata todas as fases da carreira artística do sambista de Vila Isabel e traz as participações de Luiz Carlos da Vila, Cláudio Jorge, Thalma de Freitas, Moysés Marques e do Quinteto em Branco e Preto. O especial de Martinho da Vila recupera as participações do cantor e compositor nos programas “MPB Especial (1972), “Panorama” (1979), “A Benção, Clementina” (1979), “Ensaio” (1990, 1992 e 1999), “Especial Coisa de Deus” (1997), “Metrópolis” (1998), “Bem Brasil” (1995 e 2000) e “No Butiquim do Martinho” (2001). “Martinho tem uma ligação clara e definitiva com o sentimento popular, ele atinge o povo mesmo. É a identidade total com a alma do povo brasileiro”, explica o músico Cláudio Jorge, em depoimento para o programa. Dirigido por Nico Prado e com narração de Rolando Boldrin, MOSAICOS – A ARTE DE MARTINHO DA VILA se completa com as participações dos cantores Thalma de Freitas e Moyséis Marques e do grupo Quinteto em Branco e Preto, que interpretam grandes clássicos do repertório do homenageado, como “Disrtimia”, “Casa de bamba” e “No embalo da Vila”.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 22/01/2019

  • 14:00SAUDE BRASIL

    ANTICONCEPCAO

    ESTE PROGRAMA ABORDA E DISCUTE A RESPEITO DE TODOS OS METO - DOS CONTRACEPTIVAS,PILULA,DIU,ESPERMICIDA,DIAFRAGMA,CAMI - SINHA,VASECTOMIA E LIGADURA DE TROMPAS,ALEM DOS CHAMADOS ME- TODOS COMPORTAMENTAIS,COMO COITO INTERROMPIDO E "TABELINHA" COM TANTOS ANTICPONCEPCIONAIS DISPONIVEIS,A ESCOLHA DO MAIS ADEQUADPO DEPENDE DA AVALIACAO DE UMA SERIE DE CRITERIOS.POR ISSO E FUNDAMENTAL QUE A MULHER CONHECA O PROPRIO CORPO E SAIBA QUAIS OS PROS E CONTRAS DE CADA METODO. O PROGRAMA ES- CLARECE AINDA QUE A CONSULTA PERIODICA AO GINECOLOGISTA E VI TAL PARA A SAUDE DA MULHER.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MEDICINA DE REABILITAÇÃO - 13 - AMPUTAÇÕES E MÁ-FORMAÇÃO NA INFÂNCIA

    O PROGRAMA FALA SOBRE A AMPUTAÇÃO E MÁ FORMAÇÃO EM CRIANÇAS. ESTAS CRIANÇAS SÃO, MUITAS VEZES, SUBMETIDAS A VÁRIOS PROCEDIMENTOS CIRÚRGICOS QUE DEMANDAM LONGO PERÍODO DE ACOMPANHAMENTO, E PODEM TRAZER GRAVES CONSEQÜÊNCIAS DE ORDEM EMOCIONAL, PSICOLÓGICA E DE FORMAÇÃO ESCOLAR.

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    INSÔNIA INFANTIL

    Se um bebê ou criança não dorme bem, o sono dos pais também vai mal. E existe a insônia infantil, que pode acontecer logo nos primeiros meses de vida. Mas como saber se é insônia e o que fazer? A especialista explica os sintomas da insônia e o tratamento

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 06 FINANCIAMENTO ESTUDANTIL - 10/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO, VAMOS CONVERSAR SOBRE OS PROGRAMAS DE INCENTIVO À EDUCAÇÃO SUPERIOR./ ? SERÁ QUE AS BOLSAS DE ESTUDO E OS FINANCIAMENTOS ESTÃO, DE FATO, DANDO ACESSO A QUEM QUER CHEGAR À UNIVERSIDADE ?/ E COMO CONSEGUIR PAGAR A CONTA, DEPOIS DE PEGAR O DIPLOMA?//

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    GERÚNDIO

    BLOCO 01: O programa traz para discussão a linguagem utilizada pelos atendentes de telemarketing: o uso do gerundismo. Tininha, como atendente de telemarketing, conversa ao telefone com cliente, Felipe Reis, fazendo uso do gerúndio. O quadro “Etimologia” traz a origem da palavra: telemarketing O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA explora o uso do Gerundismo com os atores Felipe Reis, como cliente e Tininha Mello como atendente de telemarketing. O Povo Fala responde a enquete: “Você faz uso do gerúndio? O que acha de quem usa esse estilo?” O quadro “CSI” investiga a expressão “podre de rico”. BLOCO 02: Os detetives do INL (Instituto Nossa Língua), Bento Montenegro (Felipe Reis) e Marília Reis (Tininha Mello) continuam sua investigação sobre a expressão “podre de rico” . O Jornal Nossa Língua fala sobre o Gerundismo. Felipe Reis vai às ruas para descobrir se as pessoas conseguem distinguir a diferença entre “gerúndio” e o “gerundismo” e se sabem o que é endorreia. Felipe também questiona se as pessoas já foram contaminadas pelo vício do gerundismo. BLOCO 03: O Jornal Nossa Língua, com exclusividade, traz o depoimento do “Gerúndio” e também do “Gerundismo”. Felipe Reis entrevista o professor José Simões. Ele esclarece em que situações é correto e necessário o uso do gerúndio e quando não se deve usá-lo. Também responde por que algumas pessoas passaram a condenar todas as formas de gerúndio. Tininha lê de um trecho do artigo de Ruy Castro, “A pobre língua, deformada por novas manias”. Felipe caracterizado como Camões interpreta trecho de “Os Lusíadas – Canto I", de Luís de Camões. Tininha como atendente de telemarketing conversa com o Felipe, no papel de cliente, usando, dessa vez, o uso do discurso direto.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    BIG MEAL

    Nesta semana, a Ashlie faz aniversário e Stephen promete preparar uma refeição especial para ela. Eles vão para o bairro de China Town a fim de pegarem umas dicas de um chef chinês, mas na hora de pôr a mão na massa, Stephen percebe que vai precisar de ajuda. A repórter Carmen dá uma olhada na variedade extraordinária de comidas disponíveis no Reino Unido e descobre como os pratos típicos locais estão sendo reinventados usando ingredientes de diferentes culturas. O professor de inglês, Rob, mostra aos estudantes várias maneiras de se usar a palavra 'get'. E com a obesidade se tornando um problema cada vez maior no mundo, nossa especialista do ‘Seat on the Street’ responde a questões sobre as causas da obesidade e os esforços que estão sendo feitos para combater esse problema.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) QUARTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 32 – MUSEU DE ARTE SACRA E CORDEL

    No Museu de Arte Sacra de São Paulo a tradição e as nossas origens se encontram. A construção localiza em um período colonial no centro da cidade traz ainda uma das coleções de presépio mais famosas do país. E como o assunto é tradição, neste episódio Felipe e Tuti visitam também o IEB, Instituto de Estudos Brasileiros. Lá fazem uma viagem fascinante pelo mundo do cordel, uma das manifestações artísticas mais genuínas do povo nordestino.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    MATEMÁTICA 24 (MOD.2 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula 24 você aprenderá que frações diferentes podem representar quantidades iguais. Quando isso acontece, diz-se que essas frações são equivalentes. Também verá que, num grupo de frações equivalentes, a mais simples é aquela que divide o todo no menor número de partes.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    MATEMÁTICA 35 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 35 você aprenderá a identificar e a construir progressões geométricas. Além disso, saberá como determinar a razão delas e como descobrir qualquer um de seus termos.

  • 17:30CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    NARRATIVAS SOBRE A HISTÓRIA DE SÃO PAULO E DA NAÇÃO

    A HISTORIADORA VERA BITTENCOURT PARTICIPOU DO CURSO "O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO ", ORGANIZADO PELO MUSEU EM AGOSTO DE 2011. EM SUA AULA A PROFESSORA VERA TRAÇA PARALELOS ENTRE A HISTÓRIA DO MUSEU, INAUGURADO EM 1895, E O DESENVOLVIMENTO DE SÃO PAULO DURANTE OS SÉCULOS 18 E 19. ELA ANALISA ESPECIALMENTE O MOMENTO POLÍTICO NA VIRADA DA DÉCADA DE VINTE, QUANDO O MUSEU SE PREPARAVA PARA COMEMORAR O CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL. UM DETALHE CURIOSO É QUE FOI NAQUELA ÉPOCA QUE A FRENTE DO MUSEU FOI DINAMITADA PARA CRIAR A COLINA SOBRE A QUAL O PRÉDIO ESTÁ HOJE, COM OS JARDINS NUM PLANO REBAIXADO.

  • 18:30CAMPUS EM AÇÃO 2018

    O LADO "I" DO BIXIGA (ANHEMBI MORUMBI)

    Neste programa Aline Jones e Miguel Coelho, apresentam o vídeo ““O Lado “I” do Bixiga”, produzido por alunos do curso de jornalismo da Anhembi Morumbi. Sobre “O Lado “I” do Bixiga”: O Lado “I” do Bixiga traz aos espectadores a influência afrodescendente e italiana, exibe um panorama do local com ênfase em sua cultura, boemia e tradição festiva, além da relevância do bairro no desenvolvimento da cidade de São Paulo. Este documentário traz o lado “I” do Bixiga, que é escrito com I, e mostra que além das tradicionais cantinas e gastronomia italiana, o bairro é lar de uma forte cultura, de moradores que se dedicam para que o seu nome e sua história não se percam ao longo do tempo. Ano de produção: 2017

  • 19:00MATÉRIA DE CAPA

    MATÉRIA DE CAPA 276 - GALÁPAGOS

    ISOLADO NO OCEANO PACÍFICO, A QUASE MIL QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA DA COSTA DO EQUADOR, O ARQUIPÉLAGO DE GALÁPAGOS POSSUI UMA FAUNA EXTREMAMENTE RICA E ÚNICA. DESDE QUE FOI VISITADO PELO NATURALISTA BRITÂNICO CHARLES DARWIN, EM 1831, O CONJUNTO DE ILHAS SE TORNOU UMA ESPÉCIE DE SÍMBOLO DAS PESQUISAS SOBRE A TEORIA DA EVOLUÇÃO. FOI LÁ QUE DARWIN APROFUNDOU OS ESTUDOS QUE O LEVARIAM, DUAS DÉCADAS DEPOIS, A PUBLICAR O LIVRO "A ORIGEM DAS ESPÉCIES", A OBRA QUE DEFENDE A IDEIA DA SELEÇÃO NATURAL E É CONSIDERADA FUNDAMENTAL PARA EXPLICAR AS TRANSFORMAÇÕES DA VIDA NA TERRA AO LONGO DE BILHÕES DE ANOS. PARA VER DE PERTO ESSE QUE É TIDO COMO O MAIOR LABORATÓRIO VIVO DE BIOLOGIA DO MUNDO, A REPÓRTER ADELE SANTELLI FOI A GALÁPAGOS E AGORA CONTA O QUE VIU. NESTA EDIÇÃO DO MATÉRIA DE CAPA.

  • 19:30HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    O QUADRILÁTERO DO AÇÚCAR

    A cana-de-açúcar ajuda a expandir o território paulista, promove o estabelecimento de cidades no interior, faz fortunas e traz mudanças significativas na região, como a substituição dos escravos índios por negros.

  • 20:00SP ARQUEOLOGIA

    SÍTIO RUPESTRE (ITAPEVA, SP)

    NA COMPANHIA DA ARQUEÓLOGA LUANA ALBERTO, FOMOS A ITAPEVA CONHECER ALGUNS DOS SÍTIOS DE PINTURAS RUPESTRES QUE ELA MAPEOU AO LONGO DA PESQUISA DE MESTRADO NO MAE-USP. LUANA, AO LADO DO TAMBÉM ARQUEÓLOGO SILVIO ARAÚJO, MOSTROU AS RIQUEZAS DO ABRIGO DE ITAPEVA E DE OUTROS DOIS PAREDÕES QUE SERVIRAM DE MORADA AOS ANTIGOS HABITANTES DA REGIÃO.

  • 20:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

    A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 23/01/2019

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    TERRA NATAL - DE ODUVALDO VIANNA

    “Terra Natal”, conta a historia de um brasileiro que vai aos EUA e fica maravilhado com o progresso de lá. Resolve empregar maquinaria e métodos adquiridos na terra de Tio Sam, fracassando na empreitada.

  • 22:00INVENÇÃO DO CONTEMPORÂNEO 2014

    O DESAFIO DO NOVO ACORDO GLOBAL DE CLIMA - TASSO AZEVEDO

    O que será do clima do planeta? Porque esse assunto se tornou uma das mais importantes discussões de nosso tempo e o que isso tem a ver com o cotidiano de cada um de nós? A comunidade científica aponta a emissão de gases de efeito estufa como a principal responsável pelo aumento da temperatura na Terra. Governantes e sociedade debatem a responsabilidade de cada país e de cada um de nós nas transformações climáticas do planeta. Estas reflexões fazem parte da série “mudanças climáticas: rumo a um novo acordo global”, uma parceria da Cpfl Cultura e Planeta Sustentável, que teve como convidados: o cientista Carlos Nobre, a engenheira de produção Suzana Kahn Ribeiro, o economista indiano Pavan Sukdev e o engenheiro florestal Tasso Azevedo, curador da série que neste programa fala sobre o desafio para o novo acordo global de clima. Ele nos remete a questionamentos a respeito da economia que queremos seguir para um desenvolvimento sustentável e, se ainda há tempo de reverter com nossas ações o aquecimento do planeta, de que forma?

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 23/01/2019

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    UMA VELA PARA DARIO - DALTON TREVISAN

    Um pobre transeunte sente-se mal, em pleno centro da cidade. Encosta-se a uma parede e desfalece.A multidão, entre curiosa e falsamente solidária, depena o cadáver.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 7 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 7 você aprenderá que a camada de ar que envolve a Terra se chama atmosfera. A atmosfera é formada basicamente de nitrogênio, oxigênio e gás carbônico. A concentração do ar varia conforme a altitude do local. Perto do mar, o ar é o mais concentrado possível. No topo das grandes montanhas, o ar é menos concentrado. O ar, as rochas, a água dos rios, lagos e oceanos, nós mesmos e tudo o que fabricamos, enfim, tudo o que fica sobre o chão, está preso à Terra. Isso acontece porque a Terra exerce uma atração sobre eles. O nome dessa atração é gravidade.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 49 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 49 você verá que o DNA - material genético de todas as células vivas - é formado por uma cadeia dupla de açúcar, fosfato e bases nitrogenadas. Quando a dupla hélice se rompe, podem acontecer dois processos: a transcrição, quando o DNA sintetiza moléculas de RNA, que vão, por sua vez, sintetizar as proteínas, ou a duplicação, quando o DNA faz uma cópia de si mesmo.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 9

    Para a produção de roscas triangulares são necessários cálculos técnicos. Você aprenderá a fazê-los, estudará os formulários para cálculos e constatará as diferenças entre rosca métrica e rosca Whitworth. Além disso, analisará as características dos três principais sistemas de roscas.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 33 – PONTOS DE CULTURA

    Acesso democratizado à arte e cultura. Esse é um dos objetivos dos Pontos de Cultura que desde o início do século XXI espalham-se por todo o Brasil. E São Paulo não podia ficar de fora dessa onda. O nosso programa de hoje mostra o trabalho de diferentes Pontos de Cultura do estado de São Paulo numa viagem que vai dos jovens violeiros de Joanópolis às rendeiras de Carapicuíba e ao rap e o slam poetry das quebradas de Santo André. Tuti e Felipe conferem tudo isso bem de perto.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO

    MEMORIAL DO IMIGRANTE

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 07 ENSINO MÉDIO - 11/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO MÉDIO./ A ÚLTIMA ETAPA PARA CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL./ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITIU QUE ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO./ POR QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO?/ QUAIS AS SAÍDAS?/ NOSSA CONVIDADA É ILONA BECSKEHÁZY - CONSULTORA EM EDUCAÇÃO

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 226

    LUIZ SCHWARCZ. O Entrelinhas entrevista Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras. Ele acaba de lançar o livro Linguagem de Sinais, que reúne contos marcados por situações de estranhamento e pelas memórias familiares. FRIDA KAHLO. O programa destaca o livro Frida Kahlo: Suas Fotos, que reúne imagens inéditas da artista mexicana que teve uma vida turbulenta: sofreu um acidente que a mutilou, foi casada com o muralista Diego Rivera e viveu num momento de efervescência da cultura latino-americana. MASH-UP NOVELS E CLUBE DE AUTORES. O Entrelinhas mostra duas formas diferentes de escrever e de editar livros: as mash-up novels – gênero novo que mistura enredos e personagens de livros de outros autores, criando efeitos completamente inesperados - e o Clube de Autores – uma iniciativa que permite aos escritores editarem e venderem seus livros pela Internet, sem nenhum custo. A gente conversou com um editor do Clube de Autores e com um escritor que lançou sua mash-up novel por lá.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    EDUCAÇÃO INCLUSIVA *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    Cadu quebra o tornozelo ao tentar uma manobra mais radical de skate e passa a sofrer na pele as dificuldades que uma pessoa com deficiência enfrenta para frequentar lugares não adaptados. Mas como pra ele e pro Mano tudo vira assunto pro Almanaque, a dupla vai fazer um programa especial sobre inclusão. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílula do Saber: Corpo Humano – um cientista caricato explica as características ósseas do corpo humano. Pílula do Saber: Caixa de Pandora: a curiosa história do mito grego de Pandora. TV do Cadu: uma entrevista com Leonard Ang, brasileiro vencedor do segundo campeonato mundial de aviões de papel, que aconteceu na Áustria. Fala Aí: Mano na câmera e Cadu no microfone pedem a opinião de alunos sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sociedade. Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam o Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos comprometida com a construção de uma sociedade inclusiva por meio da arte. Túnel do Tempo: imagens da contusão de Pelé na Copa de 1962, no Chile. A torcida acreditava que sem Pelé o Brasil não seria campeão do mundo, Mas Garrincha chamou para si a responsabilidade e se sagrou uma figura importante na conquista da copa.

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    ARTE E NUMEROS

    ESTE PROGRAMA TRACA UMA LINHA CRONOLOGICA DO HOMEM PRIMITIVO ,PASSANDO PELA IDADE MEDIA E CHEGANDO AO RENASCIMENTO NA AR- TE E NA MATEMATICA.DE UM LADO,A SUBSTITUICAO DAS REPRESENTA- COES SIMBOLICAS LIGADAS AO RITUALISMO MAGICO OU A FE CRISTA E DO OUTRO, O CAMINHO QUE VAI DO SENSO NUMERICO PRIMITIVO AS TECNICAS DE CALCULO QUE GEROU A MATEMATICA DEMOCRATICA DOS ALGARISMOS HINDU-ARABICOS MUNDIALMENTE CONHECIDOS.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    TOC - TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

    O TOC E CARACTERIZADO POR OBSESSOES E COMPULSOES,QUE MUITAS VEZES SAO CONFUNDIDAS COM ESQUISITICES.O PROGRAMA DESTACA A IMPORTANCIA DE UM DIAGNOSTICO RAPIDO E DO FIM DO PRECONCEITO E IMPORTANTE SABER DIFERENCIAR O JEITO PERFECCIONISTA E OS COMPORTAMENTOS REPETITIVOS DOS SINTOMAS DO TOC.OS QUE SOFREM DESSE MAL PODEM DESENVOLVER OBSESSOES SEXUAIS,RELIGIOSAS OU DE CONTAMINACAO (ESTA ULTIMA LEVA UMA PESSOA AO ATO COMPULSI VO DE SE LAVAR). COMPULSOES DE ORDENACAO E SIMETRIA,DE VERIFICACAO E DE REPE TICAO TAMBEM SAO COMUNS.DEVE-SE BUSCAR AJUDA MEDICA QUANDO OS SINTOMAS COMECAM A ATRAPALHAR A EXECUCAO DE ATIVIDADES RO TINEIRAS E DIFICULTA RELACIONAMENTOS,PROVOCANDO SOFRIMENTO E ANGUSTIA. OS TRATAMENTOS PARA O TOC SAO CADA VEZ MAIS EFICAZES E ABRAN GEM MEDICAMENTOS E PSICOTERAPIAS,ESPECIALMENTE A CHAMADA TE- RAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA.AS TERAPIAS PODEM ENVOLVER TAMBEM OS FAMILIARES QUE PARTICIPAM DOS RITUAIS DO PACIENTE. QUANDO O DIAGNOSTICO E PRECOCE,AS CONDICOES DE VIDA DO PACI- ENTE MELHORAM MAIS FACILMENTE.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    CIÚME

    O ciúme é um alerta de que algo está errado. Neste programa você vai aprender como lidar com o problema. O Dr. Eduardo Ferreira Santos, Psiquiatra, explica qual a diferença entre o ciúme e a inveja, fala do ciúme entre irmãos e orienta como identificá-lo.

  • 11:00CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    DOS BANDEIRANTES AOS PRÓCERES DA INDEPENDÊNCIA

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 29

    CRÉDITOS - PGM 29 - no ar 10/11/11 VT PRIMAVERA ÁRABE À PEDIDO Samba de Rainha Arquivo Tv Cultura MBP Especial Elis Regina - 1973 VT OFICIO CANETEIRO VT ENCERRA SAMBA RAINHA

  • 12:30SR. BRASIL

    SR. BRASIL 521

    ROLANDO BOLDRIN RECEBE LAÉRCIO ILHABELA, OSNI RIBEIRO, SAMBA DE GAVETA

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 23/01/2019

  • 14:00SAUDE BRASIL

    TOC - TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

    O TOC E CARACTERIZADO POR OBSESSOES E COMPULSOES,QUE MUITAS VEZES SAO CONFUNDIDAS COM ESQUISITICES.O PROGRAMA DESTACA A IMPORTANCIA DE UM DIAGNOSTICO RAPIDO E DO FIM DO PRECONCEITO E IMPORTANTE SABER DIFERENCIAR O JEITO PERFECCIONISTA E OS COMPORTAMENTOS REPETITIVOS DOS SINTOMAS DO TOC.OS QUE SOFREM DESSE MAL PODEM DESENVOLVER OBSESSOES SEXUAIS,RELIGIOSAS OU DE CONTAMINACAO (ESTA ULTIMA LEVA UMA PESSOA AO ATO COMPULSI VO DE SE LAVAR). COMPULSOES DE ORDENACAO E SIMETRIA,DE VERIFICACAO E DE REPE TICAO TAMBEM SAO COMUNS.DEVE-SE BUSCAR AJUDA MEDICA QUANDO OS SINTOMAS COMECAM A ATRAPALHAR A EXECUCAO DE ATIVIDADES RO TINEIRAS E DIFICULTA RELACIONAMENTOS,PROVOCANDO SOFRIMENTO E ANGUSTIA. OS TRATAMENTOS PARA O TOC SAO CADA VEZ MAIS EFICAZES E ABRAN GEM MEDICAMENTOS E PSICOTERAPIAS,ESPECIALMENTE A CHAMADA TE- RAPIA COMPORTAMENTAL COGNITIVA.AS TERAPIAS PODEM ENVOLVER TAMBEM OS FAMILIARES QUE PARTICIPAM DOS RITUAIS DO PACIENTE. QUANDO O DIAGNOSTICO E PRECOCE,AS CONDICOES DE VIDA DO PACI- ENTE MELHORAM MAIS FACILMENTE.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MENTE HUMANA - 13 - EDUCAÇÃO TEM A VER COM POLÍTICA?

    NO PROGRAMA MENTE HUMANA, VAMOS TRATAR DE EDUCAÇÃO E POLÍTICA. QUE RESSONÂNCIA ESSAS DUAS PALAVRAS TÊM? COMO CONECTAR EDUCAÇÃO E POLÍTICA? EDUCAÇÃO TEM A VER COM POLÍTICA? PARA FALAR SOBRE ESSE TEMA RECEBEMOS O PROFESSOR DOUTOR JOSÉ SÉRGIO FONSECA DE CARVALHO, DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP; E O PSICANALISTA PAULO CÉSAR ENDO, DO DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM DO DESENVOLVIMENTO E DA PERSONALIDADE, E DOUTOR PELO INSTITUTO DE PSICOLOGIA DA USP, AUTOR DO LIVRO A VIOLÊNCIA NO CORAÇÃO DA CIDADE: UM ESTUDO PSICANALÍTICO, PRÊMIO JABUTI 2006 NA CATEGORIA EDUCAÇÃO, PSICOLOGIA E PSICANÁLISE. ATUALMENTE, A MAIORIA DOS ESTUDIOSOS SE DIVIDE EM DUAS CORRENTES: PARA UNS, POLÍTICA É A CIÊNCIA DO ESTADO. PARA OUTROS, É A CIÊNCIA DO PODER. O QUE É POLÍTICA EXATAMENTE?

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    DIABETES INFANTIL

    Mas há crianças desenvolvendo também a diabetes do tipo 2, que é adquirida de acordo com maus hábitos de vida. E que era mais comum em adultos. Daniela contou como descobriu a diabetes da filha, tipo 1. Sophia também participou, contou como é, mostrou o aparelhinho que usa.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 07 ENSINO MÉDIO - 11/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ENSINO MÉDIO./ A ÚLTIMA ETAPA PARA CONCLUIR A EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL./ O MINISTRO DA EDUCAÇÃO ADMITIU QUE ESTAMOS NO FUNDO DO POÇO EM RELAÇÃO AO ENSINO MÉDIO./ POR QUE CHEGAMOS A ESSE PONTO?/ QUAIS AS SAÍDAS?/ NOSSA CONVIDADA É ILONA BECSKEHÁZY - CONSULTORA EM EDUCAÇÃO

  • 15:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 226

    LUIZ SCHWARCZ. O Entrelinhas entrevista Luiz Schwarcz, editor da Companhia das Letras. Ele acaba de lançar o livro Linguagem de Sinais, que reúne contos marcados por situações de estranhamento e pelas memórias familiares. FRIDA KAHLO. O programa destaca o livro Frida Kahlo: Suas Fotos, que reúne imagens inéditas da artista mexicana que teve uma vida turbulenta: sofreu um acidente que a mutilou, foi casada com o muralista Diego Rivera e viveu num momento de efervescência da cultura latino-americana. MASH-UP NOVELS E CLUBE DE AUTORES. O Entrelinhas mostra duas formas diferentes de escrever e de editar livros: as mash-up novels – gênero novo que mistura enredos e personagens de livros de outros autores, criando efeitos completamente inesperados - e o Clube de Autores – uma iniciativa que permite aos escritores editarem e venderem seus livros pela Internet, sem nenhum custo. A gente conversou com um editor do Clube de Autores e com um escritor que lançou sua mash-up novel por lá.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    LOCH NESS

    NESTE PROGRAMA, ASHLIE E STEPHEN DECIDEM CAMINHAR PELOS PLANALTOS DA ESCÓCIA. ELES VIAJAM DE BARCO NO LAGO NESS E STEPHEN TEM CERTEZA DE QUE VÃO ENCONTRAR O MONSTRO DE LAGO NESS, MAS ASHLIE NÃO ACREDITA NA CRIATURA. A ESCÓCIA É UMA DAS NAÇÕES QUE FORMAM O REINO UNIDO. O REPÓRTER NICK EXPLICA ESSA RELAÇÃO E DÁ ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE OS OUTROS TRÊS PAÍSES - INGLATERRA, PAÍS DE GALES E IRLANDA DO NORTE. O ESPECIALISTA EM LÍNGUA INGLESA, ROB, AJUDA OS ALUNOS COM AS FRASES CONDICIONAIS. E NOSSO PERITO DO 'SEAT ON THE STREET' RESPONDE A QUESTÕES SOBRE QUEM FAZ AS LEIS NA INGLATERRA E SE A RAINHA É REALMENTE A PESSOA MAIS PODEROSA DO PAÍS.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) QUINTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 33 – PONTOS DE CULTURA

    Acesso democratizado à arte e cultura. Esse é um dos objetivos dos Pontos de Cultura que desde o início do século XXI espalham-se por todo o Brasil. E São Paulo não podia ficar de fora dessa onda. O nosso programa de hoje mostra o trabalho de diferentes Pontos de Cultura do estado de São Paulo numa viagem que vai dos jovens violeiros de Joanópolis às rendeiras de Carapicuíba e ao rap e o slam poetry das quebradas de Santo André. Tuti e Felipe conferem tudo isso bem de perto.

  • 17:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    CIÊNCIAS 7 (MOD.1 - FUNDAMENTAL)

    Na teleaula 7 você aprenderá que a camada de ar que envolve a Terra se chama atmosfera. A atmosfera é formada basicamente de nitrogênio, oxigênio e gás carbônico. A concentração do ar varia conforme a altitude do local. Perto do mar, o ar é o mais concentrado possível. No topo das grandes montanhas, o ar é menos concentrado. O ar, as rochas, a água dos rios, lagos e oceanos, nós mesmos e tudo o que fabricamos, enfim, tudo o que fica sobre o chão, está preso à Terra. Isso acontece porque a Terra exerce uma atração sobre eles. O nome dessa atração é gravidade.

  • 17:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    BIOLOGIA 49 (MOD.1 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 49 você verá que o DNA - material genético de todas as células vivas - é formado por uma cadeia dupla de açúcar, fosfato e bases nitrogenadas. Quando a dupla hélice se rompe, podem acontecer dois processos: a transcrição, quando o DNA sintetiza moléculas de RNA, que vão, por sua vez, sintetizar as proteínas, ou a duplicação, quando o DNA faz uma cópia de si mesmo.

  • 17:30CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    DOS BANDEIRANTES AOS PRÓCERES DA INDEPENDÊNCIA

  • 18:30REPORTER ECO

    REPÓRTER ECO 1265

    OLÁ, NO REPÓRTER ECO DE HOJE, CONHEÇA AS PESQUISAS RECENTES QUE TENTAM DESVENDAR OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO. VOCÊ ACOMPANHA TAMBÉM O PROJETO DE PRESERVAÇÃO DA LONTRA. E AINDA, UMA CONFECÇÃO TRANSFORMA SOBRAS DE TECIDOS EM ROUPAS DA MOD/. OS MATERIAIS DESCARTADOS SÃO COSTURADOS POR MULHERES HABILIDOSAS QUE GANHARAM UM NOVO DESTINO. ESTE ANIMAL, QUE VIVE NOS RIOS E LAGOS E SE ALIMENTA DE PEIXES, É VÍTIMA DA CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS E DA PERDA DE HÁBITAT . E AINDA, UMA ENTREVISTA SOBRE OS AVANÇOS DA ASTRONOMIA COM O ASTROFÍSICO E DIVULGADOR CIENTÍFICO, GUSTAVO ROJAS .

  • 19:00MESTRES DE OFICIO

    MADEIRA EM SAO PAULO

    ESTE EPISODIO MOSTRA ALGUNS ARTESAOS QUE TRABALHAM COM MACHE TARIA,TECNICA DE UNIR PEQUENOS PEDACOS DE DIFERENTES MADEI - RAS,COMBINANDO CORES,TEXTURAS E FORMAS.ESTA TECNICA DA ORI - GEM A LINDOS OBJETOS DE DECORACAO,MOVEIS E REVESTIMENTOS. A MACHETARIA E MILENAR,DATA DE 3.000 A.C. SEGUNDO OS ARTESA- OS,QUE MOSTRAM AINDA A BUSCA PELA MATERIA PRIMA(GERALMENTE ORIUNDA DA RECICLAGEM DE MOVEIS VELHOS E QUEBRADOS,E DE SO - BRAS DE SERRARIAS).

  • 19:30HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    A INDEPENDÊNCIA E SÃO PAULO

    A chegada da Corte Portuguesa ao Brasil, no século 19, trouxe mudanças para a então pobre e decadente São Paulo, que ganha importância política e econômica e tem papel decisivo no processo que leva à independência do Brasil.

  • 20:00SP ARQUEOLOGIA

    SÍTIO HISTÓRICO (GUARULHOS, SP)

    NOSSA REPORTAGEM CONHECEU AS RUÍNAS DE MINERAÇÃO DO SÉCULO XVI EM GUARULHOS, GRANDE SÃO PAULO, NA COMPANHIA DA ARQUEÓLOGA CLÁUDIA PLENS. DOUTORA PELO MAE-USP E PROFESSORA DA UNIFESP, CLÁUDIA LEVANTOU TODO O PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO DO MUNICÍPIO.

  • 20:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 12 - MUSEU DA CASA BRASILEIRA / MIS / MUBE

    Localizados numa região privilegiada de São Paulo, próximo a Avenida Faria Lima, no seu entorno encontramos três museus que fazem parte do nosso imenso território Cultural: O MIS, Museu da Imagem e do Som; o MUBE, Museu Brasileiro da Escultura e o Museu da Casa Brasileira. Neste programa os apresentadores Felipe e Tuti invadem esse territórios culturais e mostram ao telespectador o motivo de todo o sucesso desse trio de cultura junto ao público de São Paulo.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 24/01/2019

  • 21:00GRANDE TEATRO EM PRETO E BRANCO

    A DAMA DE COPAS E O REI DE CUBA - DE TIMOCHENCO WHEBI

    A amizade que une duas solteironas é perturbada quando uma delas passa a receber as atenções de um antigo admirador da companheira. Tais atenções, porém, têm motivos bem diversos daqueles imaginados pela pobre mulher, que se surpreende com o desfecho totalmente inesperado de seu belo romance.

  • 22:00TERRADOIS II

    VERDADES & MENTIRAS

    Pós verdade. Essa foi a palavra escolhida como a mais representativa de 2016 tanto nos Estados Unidos como na Inglaterra. Talvez nada caracterize mais a sociedade pós moderna, suas afirmações e deformações do que esse termo: a pós verdade. Quando a razão aristotélica deixa de ser suficiente para explicar os novos tempos, a verdade absoluta desaparece – ou fica claro que jamais existiu – e o que surge são as diferentes versões do fato, muito mais importante para as pessoas do que o próprio fato. Nas dependências de um clube de futebol, uma jovem promessa recém negociada com a Europa se vale da ajuda de um consultor de imagem e crises para blindá-lo da sua própria verdade.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 24/01/2019

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    EU ESTAVA ALI DEITADO - LUIZ VILELA

    Encolhido em sua cama, observando o vento que fustigava as rosas do jardim, Carlos vai se enteirando da separação de seus pais.Num monólogo interior, relembra os diálogos com a mãe e com o pai. E desvalido, imóvel, inerte permanece "ali deitado".

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 06:50VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

  • 07:00NOVO TELECURSO - ENSINO FUNDAMENTAL

    HISTÓRIA 34 (MOD.3 - FUNDAMENTAL)

    Nesta teleaula você vai saber que conseqüências a renúncia de Jânio Quadros trouxe para a nossa história; como foi o período parlamentarista no Brasil, que teve como presidente João Goulart. E, finalmente, vai conhecer como foi o golpe militar de abril de 64.

  • 07:15NOVO TELECURSO - ENSINO MÉDIO

    INGLÊS 34 (MOD.2 - MÉDIO)

    Nesta teleaula 34 você verá quais são as principais características da narrativa. Além disso, verá que o verbo "there" + "to be" corresponde ao verbo haver e conhecerá Washington D.C., a capital dos Estados Unidos.

  • 07:30NOVO TELECURSO - PROFISSIONALIZANTE

    ELEMENTOS DE MÁQUINAS 10

    Sempre ligada ao parafuso, a porca é um elemento de fixação que permite a movimentação das peças conectadas. Você conhecerá suas principais funções e a aplicação de seus perfis, em conjuntos mecânicos. Aprenderá também sobre algumas porcas especiais para aperto manual - como a borboleta e a porca recartilhada - e saberá como e onde deve ser aplicada a porca para aumentar a resistência de fixação.

  • 07:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 26 – CINECLUBES (MIS E OFICINA OSWALD DE ANDRADE)

    Territórios Culturais de hoje viaja pelo mundo da sétima arte e conhece os cineclubes do MIS, Museu da Imagem e do Som e da oficina Oswald de Andrade. No MIS, nos tornamos espectadores das sessões que acontecem mensalmente e abrangem tanto o público infantil, como os aficionado e leigos. Já as sessões da casa Oswald de Andrade são novidades para a comunidade do Bom Retiro, mas nem por isso deixam de ter a sua importância e magia. Além disso o programa apresenta uma conversa com especialistas no PROAC, programa de que vem apoiando a cultura e a arte em nosso Estado.

  • 08:00CULTURA É CURRÍCULO

    MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

  • 08:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 08 ANALFABETISMO FUNCIONAL - 12/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ANALFABETISMO FUNCIONAL./ MILHÕES DE JOVENS E ADULTOS QUE ATÉ TÊM UM DIPLOMA ESCOLAR, MAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER UMA PLACA DE RUA, NEM SE COMUNICAR DIREITO./ UMA MULTIDÃO DE BRASILEIROS CONDENADOS A SUB-EMPREGOS PORQUE NÃO FORAM EDUCADOS CORRETAMENTE./ NOSSA CONVIDADA É SILVIA GASPARIAN COLELLO, PEDAGOGA E PROFESSORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.

  • 08:30ENTRELINHAS

    ENTRELINHAS 228

    Bernardo Ajzenberg. O Entrelinhas entrevista o escritor paulistano, finalista do prêmio Portugal Telecom de Literatura com o romance Olhos Secos. A literatura de Ajzenberg não trata de tensões sociais agudas, como a violência urbana, ou de personagens com graves desvios de comportamento; justamente por isso, ele é um dos poucos autores da prosa brasileira contemporânea que conseguem fazer grande literatura com problemas cotidianos, conflitos psicológicos e impasses afetivos. Suso Cecchi D’Amico. O programa presta uma homenagem à escritora e roteirista italiana que morreu em Roma no mês de julho, aos 96 anos. Principal parceira do diretor Luchino Visconti , Suso adaptou para as telas algumas obras-primas da ficção universal, como Noites Brancas, de Dostoiévski, O Estrangeiro, de Albert Camus, e O Leopardo, de Tomasi di Lampedusa – obras que fizeram dela a maior “romancista do cinema”. Graphic novels. O Entrelinhas destaca também um projeto editorial em que escritores e desenhistas se reúnem para criar graphic novels (ou romances em quadrinhos). Publicado pela Companhia das Letras, o primeiro livro da série foi Cachalote, de Rafael Coutinho e Daniel Galera. O programa conversou com o escritor Emilio Fraia e com o quadrinista DW Ribatski sobre o próximo lançamento, a graphic novel “Campo em Branco”. Estante do Escritor. No quadro em que escritores leem trechos de seus livros preferidos, a filósofa Olgária Matos leu uma passagem de Em Busca do Tempo Perdido, do romancista francês Marcel Proust.

  • 09:00ALMANAQUE EDUCACAO

    COMPUTADOR E EDUCAÇÃO *(VER ESCOLA 2.0 (2009))

    O último boletim de Cadu não agrada em nada sua mãe, que culpa o uso exagerado do computador pelo baixo rendimento do filho. Com o acesso livre ao micro ameaçado, ele terá de provar que as novas tecnologias, especialmente a informática, podem ser aliadas importantes no aprendizado. Neste episódio, são apresentados os quadros: Pílulas do Saber: Nuvens - O famoso cientista, inventor, político, filósofo e economista americano Benjamin Franklin dá uma aula sobre nuvens e eletricidade. Tempo – Uma ferreira medieval explica que não é de hoje que as pessoas tentam controlar o tempo! Ela conta que há oito séculos o sino e o relógio iniciaram uma batalha para definir quem marcaria as horas no mundo Ocidental! Fala Aí : Mano na câmera e Cadu no microfone perguntam pra galera: Você já tirou nota baixa? Como foi que você contou para seus pais? Grande Reportagem: Cadu e Mano visitam o Yahoo para conhecer de perto como funciona o primeiro site de busca do planeta. Tv do Cadu: Um bate papo descontraído com Einsten, que esclarece para o público do Almanaque se ele foi um bom aluno na escola.

  • 09:30ARTE & MATEMATICA

    O ARTISTA E O MATEMATICO

    ESTE PROGRAMA FALA DA RECENTE SEPARACAO ENTRE ARTISTA E MA - TEMATICO, TOMANDO COMO EXEMPLO LEONARDO DA VINCI.COMENTA OS CASAMENTOS MAIS DIRETOS DESSAS DUAS AREAS ATRAVES DE DOIS EXEMPLOS BASTANTE DISTINTOS:A ARQUITETURA (TRADICIONALMENTE LIGADA A MATEMATICA ATRAVES DA FIGURA DO CALCULISTA) E A AR- TE CONCRETA QUE BUSCAVA UMA EXPRESSAO DIRETAMENTE LILGADA A RAZAO MATEMATICA.

  • 10:00SAUDE BRASIL

    DIABETES E DISFUNCAO ERETIL

    A DIABETES E UM DISTURBIO DO METABOLISMO QUE AFETA OS ACUCA- RES,GORDURAS E PROTEINAS DO CORPO E TEM O TIPO 1 E O TIPO 2. MEDICOS ESPECIALISTAS EXPLICAM ESSES DOIS TIPOS,COMO OCORREM O PORQUE E COMO TRATAR. A DISFUNCAO ERETIL,CHAMADA ANTIGAMENTE DE IMPOTENCIA,PODE ESTAR ASSOCIADA A DIABETES.OS ESPECIALISTAS EXPLICAM OS SIN- TOMAS DO DIAGNOSTICO,COMO TRATAR O PROBLEMA FISICO E PSICO - LOGICO E ONDE E COMO PROCURAR AJUDA MEDICA.

  • 10:30TAMANHO FAMÍLIA

    BRINQUEDOS

    Saiba neste programa quais são os brinquedos mais adequados para seus filhos, quais não podem faltar em casa e quais devem ser evitados. Participam do programa a Coordenadora do Núcleo de Estudos do Brincar, Maria Ângela Barbato Carneiro e a Técnica de Segurança do Brinquedo do INMETRO, Milene Cleto da Fonseca.

  • 11:00CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    SÃO PAULO NAS ROTAS DO COMÉRCIO COLONIAL

  • 12:00CULTURA RETRÔ

    CULTURA RETRÔ 30

    CRÉDITOS - PGM 30 - NO AR EM 17/11/11 ABRE CONSCIENCIA NEGRA ENTREVISTA EMANOEL ARAUJO MUSA EVA WILMA A PEDIDO EVA WILMA Arquivo TV Cultura Programa Concerto - Maestro João Carlos Martins de 1973 VT ENCERRA FESTIVAL RETRÔ

  • 12:30BRASIL TOCA - CHORO

    BRASIL TOCA - CHORO - 10 - NOVAS LINGUAGENS

    Com o tema Novas Linguagens, este programa traz interpretações de músicas dos compositores Hamilton de Holanda, Mauricio Carrilho, Toninho Ferragutti e Nailor Proveta, entre outros.

  • 13:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 24/01/2019

  • 14:00SAUDE BRASIL

    DIABETES E DISFUNCAO ERETIL

    A DIABETES E UM DISTURBIO DO METABOLISMO QUE AFETA OS ACUCA- RES,GORDURAS E PROTEINAS DO CORPO E TEM O TIPO 1 E O TIPO 2. MEDICOS ESPECIALISTAS EXPLICAM ESSES DOIS TIPOS,COMO OCORREM O PORQUE E COMO TRATAR. A DISFUNCAO ERETIL,CHAMADA ANTIGAMENTE DE IMPOTENCIA,PODE ESTAR ASSOCIADA A DIABETES.OS ESPECIALISTAS EXPLICAM OS SIN- TOMAS DO DIAGNOSTICO,COMO TRATAR O PROBLEMA FISICO E PSICO - LOGICO E ONDE E COMO PROCURAR AJUDA MEDICA.

  • 14:30BOM DIA SAÚDE

    MÉDICO DE FAMÍLIA - 13 - DIARRÉIAS

    NO PROGRAMA “MÉDICO DE FAMÍLIA”, VAMOS FALAR SOBRE DIARRÉIAS. AS DIARRÉIAS, NO BRASIL, SÃO A PRINCIPAL CAUSA DE DESNUTRIÇÃO E MORTALIDADE INFANTIL. QUAIS SÃO AS CAUSAS DAS DIARRÉIAS? COMO TRATAR E COMO SE PREVENIR?

  • 15:00MOMENTO PAPO DE MÃE II

    MIOPIZAÇÃO

    Você já ouviu falar que os casos de miopia estão crescendo bastante? E sabe qual é o motivo disso? Especialistas acreditam que o grande vilão é o celular. As pessoas passam muitas horas com os olhos fixos no aparelho e deixam de olhar para o horizonte. A especialista explica que para quem já tem tendência a ter miopia, o uso exagerado de eletrônicos pode aumentar o grau. Ela também respondeu dúvida de telespectadora.

  • 15:15DE OLHO NA EDUCAÇÃO

    DE OLHO NA EDUCAÇÃO - 08 ANALFABETISMO FUNCIONAL - 12/09/2018

    NO DE OLHO NA EDUCAÇÃO VAMOS CONVERSAR SOBRE O ANALFABETISMO FUNCIONAL./ MILHÕES DE JOVENS E ADULTOS QUE ATÉ TÊM UM DIPLOMA ESCOLAR, MAS NÃO CONSEGUEM ENTENDER UMA PLACA DE RUA, NEM SE COMUNICAR DIREITO./ UMA MULTIDÃO DE BRASILEIROS CONDENADOS A SUB-EMPREGOS PORQUE NÃO FORAM EDUCADOS CORRETAMENTE./ NOSSA CONVIDADA É SILVIA GASPARIAN COLELLO, PEDAGOGA E PROFESSORA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA USP.

  • 15:30NOSSA LÍNGUA 2010

    SÃO PAULO

    BLOCO 01: A cidade de São Paulo serve como tema central para se falar de poesia e das variantes linguísticas do português falado no Brasil. Tininha Mello e Felipe Reis interpretam trechos de crônicas e poemas que têm São Paulo como inspiração. No programa apresentamos a crônica: “São Paulo, 35 anos”, de Mário Prata e o poema “Quando eu morrer”, de Mário de Andrade. O quadro “Etimologia” fala sobre a origem da palavra “Semáforo” . Já, o “Curiosidades” traz a origem e os significados do termo “Farol” . No quadro “Casos Sujeitos à Investigação”, a equipe do INL (Instituto Nossa Língua) investiga um caso de gênero no “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade. BLOCO 02: O quadro “Jornal Nossa Língua” traz a questão: Onde está a poesia na cidade de São Paulo? Felipe Reis visita o metrô e pergunta aos usuários onde encontramos poesia na capital, se gostam e se conhecem algum poeta. Felipe Reis visita também a Casa das Rosas e entrevista o professor, poeta e diretor da “Poiesis”, Frederico Barbosa. O professor explica como é viver de poesia na cidade de São Paulo. Fala também sobre o público, saraus, casas e projetos ligados a poesia na cidade. Ele também fala dos mistérios por traz da poesia e faz uma análise do poema “No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade. Os detetives do INL continuam investigando o caso de gênero no “Poema de sete faces”, de Carlos Drummond de Andrade BLOCO 03: Continuação do quadro CSI e solução do caso investigado do “Poema de Sete Faces”, de Carlos Drummond de Andrade. Foi um caso de silepse de gênero, A construção “a gente comovido” constitui uma silepse, uma vez que o adjetivo masculino “comovido” se refere a um substantivo feminino “gente”. O programa também traz a as expressões populares e linguagem poética utilizada por Adoniran Barbosa para retratar o modo de falar dos paulistanos da Mooca. Felipe fala um pouco sobre Adoniran Barbosa, um dos grandes nomes do samba paulista. -O Povo Fala responde a enquete: - Você já levou uma “frechada no olhar”? - Já ficou com “reiva” de alguma coisa? - O que acham sobre as expressões de Adoniran Barbosa? O quadro SOCORRO! LÍNGUA PORTUGUESA traz a diferença entre “geminadas” e “germinadas”. Tininha e Felipe vão até a casa de Arnesto e dão com a cara na porta. Adoniran canta um trecho da canção “Arnesto” . Os dois apresentadores se despedem ao som do “Trem das Onze”, de Adoniran Barbosa.

  • 16:00WORD ON THE STREET I

    BESTIVAL

    NO EPISÓDIO DESTA SEMANA, ASHLIE E STEPHEN VÃO PARA A ILHA DE WIGHT. ASHLIE ESTÁ ANSIOSA PARA ACAMPAR EM SUA BARRACA, MAS STEPHEN TEM OUTRAS IDEIAS. AMBOS ENTRAM NO ESPÍRITO DA VIDA AO AR LIVRE COM UM CHURRASCO, MAS AS COISAS NÃO OCORREM COMO O PLANEJADO. A REPÓRTER CARMEN NOS CONTA SOBRE A HISTÓRIA DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA NA INGLATERRA. ELA DESCOBRE O QUE FAZ DE UM CARRO UM CLÁSSICO E QUE TIPOS DE CARROS ESTAREMOS DIRIGINDO NO FUTURO. O PROFESSOR DE INGLÊS ROB TEM VÁRIAS DICAS PARA OS ESTUDANTES, INCLUINDO MANEIRAS DE USAR DOIS VERBOS JUNTOS. E COM A CRESCENTE PREOCUPAÇÃO ACERCA DOS DANOS AMBIENTAIS, NOSSA ESPECIALISTA DO QUADRO 'SEAT ON THE STREET' FALA SOBRE AS MAIORES CAUSAS DA POLUIÇÃO.

  • 16:30INGLÊS COM MÚSICA IV

    I WON'T GIVE UP (JASON MRAZ) SEXTA

    A QUARTA TEMPORADA DO PROGRAMA INGLÊS COM MÚSICA CONTINUA AOS SÁBADOS E COM AS VERSÕES DIÁRIAS DE 15 MINUTOS. NA TV CULTURA = SEGUNDA A SEXTA ÀS 19H45 E AOS SÁBADOS DAS 14H ÀS 15H. COM ROUPAGEM NOVA O PROGRAMA DE AUDITÓRIO, SUCESSO DE AUDIÊNCIA ENTRE 1969 E 1981 - TEM SIDO APRESENTADO NA UNIVESP TV E TV CULTURA DESDE O FINAL DE 2010 COM ENORME SUCESSO. PROVA DISSO E QUE O PROGRAMA CHEGOU A QUARTA TEMPORADA. PARCERIA ENTRE A UNIVESP TV (CANAL DIGITAL 2.2 DA FUNDAÇÃO PADRE ANCHIETA), TV CULTURA, CENTRO PAULA SOUZA E A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO, O INGLÊS COM MÚSICA TEM POR OBJETIVO INCENTIVAR O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA DE UMA FORMA DESCONTRAÍDA, POR MEIO DE LETRAS DE MÚSICAS E JOGOS ENTRE EQUIPES FORMADAS POR ESTUDANTES DAS ESCOLAS TÉCNICAS (ETECS) E ESCOLAS ESTADUAIS DE SÃO PAULO. A APRESENTAÇÃO DO INGLÊS COM MÚSICA É FEITA PELA ATRIZ E CANTORA AMANDA ACOSTA E PELA PROFESSORA DE INGLÊS MARISA LEITE DE BARROS, CRIADORA DA VERSÃO ANTERIOR NA DÉCADA DE 70. AMANDA ACOSTA CANTOU ACOMPANHADA DE SUA BANDA, FORMADA POR TRÊS MÚSICOS: MARCELO RIBEIRO(BAIXO), CELIO GLOUSTER (BATERISTA) E RUBEM CABRERA (TECLADOS). AS GRAVAÇÕES DOS PROGRAMAS ACONTECERAM NO TEATRO FRANCO ZAMPARI

  • 16:45TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 29 – THEATRO SÃO PEDRO

    Felipe e Tuti invademo Território Cultural do Theatro São Pedro, um dos mais antigos e tradicionais de São Paulo. Além de desvendar o mundo da ópera e os bastidores desse teatro secular, a nossa dupla de apresentadores acompanha a encenação de Jorge Takla da ópera Sonho de Uma Noite Verão, inspirada no texto teatral de William Shakespeare.

  • 17:00EXPRESSO BRASIL

    O SAO PAULO DE HAROLDO DE CAMPOS

    EXPRESSO BRASIL E UMA VIAGEM DE REDESCOBERTA DO BRASIL NA VI SAO PESSOAL DE UMA PERSONALIDADE LIGADA A CADA ESTADO DA FE- DERACAO.SAO ESCRITORES,MUSICOS,CINEASTAS,ARTISTAS PLASTICOS, ATORES,TODOS COM TRABALHOS REPRESENTATIVOS NA CULTURA NACIO- NAL,QUE APRESENTAM SUAS IMPRESSOES SOBRE PAISAGENS NATURAIS, CARACTERISTICAS DO POVO,EXPRESSOES DA FALA,PRODUCAO CULTURAL ,CULINARIA,HISTORIAS E TRADICOES. O POETA CONCRETISTA HAROLDO DE CAMPOS,MOSTRA OS SIMBOLOS DA CIDADE DE SAO PAULO,FALA DA MISTURA DE RACAS,DA CONSTANTE MODIFICACAO DAS CONSTRUCOES E CONVERSA COM O MUSICO ARNALDO ANTUNES. O PROGRAMA COMECA COM OS SIMBOLOS DA CIDADE DE SAO PAULO,PAS TEL E SUCO DE CANA,A POPULAR GARAPA.A PARTIR DESTAS CENAS HA ROLDO DE CAMPOS LEMBRA DE SUA INFANCIA.NASCIDO NOS ARREDORES DA AVENIDA ANGELICA,ELE RECORDA QUE COSTUMAVA JOGAR FUTEBOL NA RUA E TORCIA PELO CORINTHIANS.NOS QUINTAIS DAS VELHAS CA- SAS PAULISTANAS,APRONTAVA TRAQUINAGENS,CHEGANDO INCLUSIVE A COLOCAR FOGO NUM COQUEIRO. QUAL A CARACTERISTICA DA POPULACAO DE SAO PAULO?UMA PESQUISA NAS RUAS DA CAPITAL MOSTRA QUE A POPULACAO VIVE SOB O SIGNO DA VELOCIDADE.MAS PARA O POETA,O POVO DE SAO PAULO NAO PODE SER REDUZIDO A UM MODELO.ELE ACREDITA QUE O PAULISTA E COMO O PERSONAGEM MACUNAIMA DE MARIO DE ANDRADE,UM HEROI NAO DEFI NIDO,SEM UMA CARACTERISTICA MARCANTE.HAROLDO DE CAMPOS RE - CONHECE APENAS QUE,NA CULINARIA,O ESTADO TEM UM PRATO DOMI - NANTE,O MACARRAO,FRUTO DA INFLUENCIA ITALIANA. HA MAIS DE 30 ANOS HAROLDO DE CAMPOS MORA EM UMA CASA NA RUA MONTE ALEGRE,MESMA RUA ONDE ESTA A PUC(PONTIFICIA UNIVERSIDA DE CATOLICA),FACULDADE ONDE VEIO TRABALHAR.PARA ELE,A MONTE ALEGRE E UM OASIS EM MEIO A EDIFICIOS.ELE COMENTA QUE,COM A ENORME QUANTIDADE DE LIVROS QUE POSSUI,NAO PODERIA MORAR EM UM PREDIO,POIS O APARTAMENTO NAO RESITIRIA A ESTE ACERVO. IMAGENS ANTIGAS DE UM BONDE E DO VIADUTO DO CHA REMETEM A CI DADE DE SAO PAULO HA ALGUNS ANOS.REFERINDO-SE A DERRUBADA DAS ANTIGAS CONSTRUCOES,PARA O SURGIMENTO DE EDIFICIOS CADA VEZ MAIS MODERNOS,HAROLDO DE CAMPOS COMENTA,"SAO PAULO E UMA CIDADE CURIOSA.NAO TEM MEMORIA".PARA O POETA,A AVENIDA PAU - LISTA E UM EXEMPLO DESTAS MUDANCAS.ELE AFIRMA QUE A CIDADE TEM UM CARATER METAMORFO.UMA DINAMICA DE CRIAR MONUMENTOS SOBRE MONUMENTOS,COMO AS ESCULTURAS DA ARTISTA PLASTICA DENI SE MILAN,QUE ESTA PRESENTE NO PROGRAMA,EXPLICANDO SEU TRABA- LHO DE ARTE PUBLICA. A CIDADE TAMBEM APARECE NA OBRA DE HAROLDO DE CAMPOS.ELE CON DUZ UMA VISITA AO PATIO DO COLEGIO,ONDE JOSE DE ANCHIETA FUN DOU A CAPITAL DO ESTADO E LE UM POEMA EM HOMENAGEM AO JESUI- TA.NO LOCAL,REFORCA A ESTRANHA CONJUNCAO DE ARRANHA-CEUS E A CASA DO CATEQUIZADOR EM ESTILO COLONIAL.OUTRO MARCO DA CIDA- DE E O TERRACO ITALIA,QUE PERMITE UMA BELA VISTA DE SP. HAROLDO DE CAMPOS CONFIDENCIA QUE COSTUMAVA LEVAR VISITANTES DO EXTERIOR AO ALTO DO PREDIO. "OS CONFLITOS SAO APAZIGUADOS EM SAO PAULO",AFIRMA.ELE ANALI SA QUE NA CIDADE ACONTECE ALGO ORIGINAL COMO O CASAMENTO EN- TRE POVOS QUE VIVEM EM CONFLITO NO EXTERIOR,COMO JUDEUS E A- RABES.ELE DIZ,"A MAIOR COLONIA JAPONESA DO MUNDO ESTA EM SP" UM EXEMPLO E O TEMPLO QUE VISITA,CONSTRUIDO NA CIDADE DE ITA PECERICA DA SERRA,REPRODUZINDO UM TEMPLO DE OURO,COM UM LAGO ,UM BOSQUE E UM CEMITERIO JAPONES.O MUSICO ARNALDO ANTUNES APARECE NO PROGRAMA CANTANDO UMA CANCAO QUE REFORCA A MULTI- PLICIDADE DOS HABITANTES DO ESTADO.

  • 17:30CURSOS LIVRES: O MUSEU PAULISTA E A HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    SÃO PAULO NAS ROTAS DO COMÉRCIO COLONIAL

  • 18:30TERRAS DAS MONÇÕES

    DILÚVIO

    A força total das monções finalmente chega. Dilúvio segue o drama que se revela quando o clima se torna caótico no subcontinente índico e no sudeste da Ásia, desde as primeiras gotas de chuva, até as enxurradas torrenciais.

  • 19:30HISTÓRIAS DA HISTÓRIA DE SÃO PAULO

    NOVAS IDEIAS

    A cidade de São Paulo que até os anos vinte do século 19 tinha sua população longe do núcleo urbano e mal falava o português , se transforma com a criação da Academia de Direito , atual Faculdade de Direito da USP . No Largo São Francisco nasce uma geração de escritores . Nascem também novas idéias que levarão a importantes transformações políticas no país , como o abolicionismo.

  • 20:00SP ARQUEOLOGIA

    SÍTIO PRÉ-HISTÓRICO - SAMBAQUI (ILHA COMPRIDA, SP)

    SP ARQUEOLOGIA VAI AO LITORAL SUL DE SÃO PAULO ENCONTRAR MARIA CRISTINA MINEIRO SCATAMACCHIA, LIVRE DOCENTE EM ARQUEOLOGIA BRASILEIRA PELO MUSEU DE ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DA USP. LÁ, FOMOS CONHECER UM SAMBAQUI (MONTE DE CONCHAS, EM TUPI) EM ILHA COMPRIDA, MARCA DOS PRIMEIROS HABITANTES DA REGIÃO, QUE ERAM COLETORES-PESCADORES.

  • 20:15TERRITÓRIOS CULTURAIS

    PGM 7 - CASA DAS ROSAS E AVENIDA PAULISTA

    A Avenida Paulista é um grande território cultural de São Paulo. Nela concentram-se museus e centro culturais que – aos fins de semana – reúnem visitantes de várias partes do Brasil e do mundo. Neste programa, nossos apresentadores invadem a Casa das Rosas – a primeira biblioteca especializada em poesia de São Paulo, os subterrâneos de estações de metrô da região e suas exposições de arte além de muitos outros pontos ligados à arte e cultura localizados no corredor da Avenida Paulista, uma grande artéria pleno coração do moderno centro de São Paulo.

  • 20:30PROGRAMA PANORAMA

    PROGRAMA PANORAMA - 25/01/2019 - PANORAMA NOVOS PAULISTANOS

  • 21:00MARIO SÃO PAULO DE ANDRADE

  • 22:00CAFÉ FILOSÓFICO 2018

    ESTAMOS NO CAMINHO CERTO? COMO SABER?

    Série Educação: tensões e tendências CF 24 Estamos no caminho certo? Como saber? Bruno Tovar Falciano – mestre em educação O Brasil ocupa um dos últimos lugares no ranking mundial de educação. Este é o resultado de uma avaliação educacional mundial, o PISA, aplicado em mais de 60 países. Mas será que um mesmo teste que é aplicado em tão diferentes contextos traduz a realidade de cada um deles? Esta é uma reflexão que também podemos trazer para pensar se em nosso país, com toda sua dimensão e diversidade: quais tem sido os critérios internos de avaliação para saber se estamos bem ou estamos mal na educação? A avaliação educacional poderia nos fornecer evidências para a construção e monitoramento de políticas públicas. Entretanto, nem sempre medimos o que fazemos, entendemos o que medimos ou os resultados obtidos iluminam os caminhos que desejamos seguir. Há muito a avançar na construção de instrumentos que meçam com mais precisão um fenômeno tão complexo como o da aprendizagem.

  • 23:00JORNAL DA CULTURA

    JORNAL DA CULTURA - 25/01/2019

  • 00:00CONTOS DA MEIA NOITE

    A ARANHA - ORIGENES LESSA

    O Melo, proprietário de uma fazenda na alta paulista, toca violino. Um dia, das trincas de sua moradia rural, aparece uma aranha. Temível na aparência, acaba revelendo-se uma amante da boa música que Melo vai tocando. Até que um desavisado visitante comete um erro fatal.

  • 00:10VINHETA MULTICULTURA

    VINHETA MULTICULTURA 2018

Contato Voltar

Confirme que você não é um robô!

Sua mensagem foi enviada com sucesso! breve retornaremos.

Ocorreu um erro, tente novamente mais tarde, obrigado